superbraga.com

Superbraga - O Fórum "Super"... => 1 - Futebol / Clube / SAD => Topic started by: magico_scbraga on 28 de May de 2013, 00:59

Title: Braga / Guimarães
Post by: magico_scbraga on 28 de May de 2013, 00:59
Começo, antes de tudo, por dizer que, apesar de apreciar a rivalidade entre Braga e Guimarães, não sou a favor de que se criem divisionismos. E digo também que me desagrada ver que a rivalidade entre estas duas cidades descamba, muitas vezes, em situações menos dignas (ex: incidentes entre "adeptos" no Afonso Henriques).

No entanto, e porque não gosto de ver o nome do meu clube e da minha cidade serem achincalhados na comunicação social, senti necessidade de abrir este tópico.
E isto porque ao longo dos tempos tenho assistido a tentativas de menorização do nosso clube e da nossa cidade, em detrimento da cidade de Guimarães.

Lanço aqui uma série de questões que, penso eu, merecem uma abordagem e uma reflexão crítica por parte do universo de adeptos do SC Braga.

Em primeiro lugar, confesso que, embora não devesse, continuo a ficar indignado com as constantes provocações de que somos alvos por parte da Comunicação Social, que em relação ao Vitória de Guimarães tem sempre uma posição de autêntico fascínio.
Ainda ontem assisti a um comentário do Ribeiro Cristóvão que me deixou atónito. Dizia ele, na sua veste de quase imperador do comentário futebolístico, que o VSC é o 4º clube em número de sócios.
Perante isto, a minha reacção não poderia ser outra que não a de verdadeiro espanto, sabendo eu que o clube que ocupa essa posição é o nosso Braga, que já ultrapassou a barreira dos 30 mil sócios.
Ora, sabendo que o VSC tem, aproximadamente, 26 mil sócios, concluo, talvez inadvertidamente, que eles são, não o 4º clube, mas o 5º.
Sim, nós, com mais de 30 mil sócios, ocupamos a 4º posição em número.
E, numa tentativa desenfreada de branqueamento das evidências, a nossa "imprensa" encara isto como normal.
Disse o sr. Paulo Garcia que o VSC foi, neste ano, 0 4º clube com melhores assistências (ainda que com uns míseros 3 mil adeptos face ao SCB). E aí, de facto, não mente.
Sucede, no entanto, que o Braga, que ficou durante largos anos à frente do VSC em termos de assistências, nunca foi alvo de destaque ou, sequer, de reconhecimento.
Além disso, já sabemos com o que podemos contar quanto ao tratamento dado às borlas.
Quando o Braga oferece 1 bilhete a cada sócio, o espalhafato nos jornais é tremendo e surgem títulos como "Braga abre as portas do AXA", "Braga dá borlas".
Quando o Vitória, como aconteceu frente ao Gil, oferece 5 bilhetes a cada sócio, os títulos são estes : "Vitória chama os adeptos"; "Adeptos convidados a entrar".
Coisas parecidas. Tratamento semelhante, portanto.

Em segundo lugar, fico indignado quando ouço jornalistas e comentadores, que nunca devem ter saído de Lisboa, afirmar que o Vitória é diferente do Braga porque os seus adeptos são única e exclusivamente do Vitória, não tendo outro clube.
Não digo que os adeptos do VSC não sejam fiéis, porque o são, e, em certa medida, isso algo que merece ser elogiado.
No entanto, não aceito que colem aos adeptos do Braga o rótulo de bi-clubistas. Não aceito e não tolero que os adeptos do Braga estejam sempre a ser acusados de apoiar outro clube que não o seu SC Braga.
Essas situações, existindo, são pontuais, mas também existem em Guimarães!

Finalmente, e porque não me quero alongar, vou referir-me à diferença de tratamento que estas duas cidades merecem.
Hoje, no Diário do Minho, li um artigo que se referia ao nascimento de Portugal e à fundação da nacionalidade portuguesa.
Segundo o artigo, que vem confirmar aquilo que muitos de nós já sabiamos, mas que a imprensa entende ignorar, o documento que certifica o nascimento de Portugal foi assinado em Braga, pelo Arcebispo D. Paio Mendes e por D. Afonso Henriques.
A luta que D. Afonso Henriques travou contra sua mãe decorreu, obviamente, em S. Mamede (Guimarães), mas teria sido impossível de concretizar sem o apoio dispensado pela cidade de Braga.
Sabendo disto, pergunto : qual é a cidade apelidada de "berço da Nação" ? Guimarães, obviamente.
Costuma dizer-se : "A César o que é de César". Verdade. Concordo em absoluto.
E Guimarães é, certamente, berço da Nação. Mas também Braga o é. Creio que, perante os factos evidenciados, seria forçoso, pelo menos, que Braga fosse alvo da referência dos jornalistas portugueses.
Braga, a cidade mais antiga de Portugal, é alvo de desconsideração inaceitável por parte da Comunicação Social portuguesa.
Podem dizer que se trata de fervor bairrista, e eu não nego que isso possa ser verdade, mas fiquei indignado quando soube que nenhum canal televisivo se dignou a vir a Braga a propósito do evento "Braga Romana", que todos os anos atrai milhares de pessoas à nossa cidade.
Um evento que, salvaguardadas as devidas distâncias, se assemelha a um verdadeiro S. João.
E, por falar em S. João, também sabemos que as televisões portuguesas, incluindo a televisão pública (?), raramente fazem referência ao nosso S. João.

Podem achar que este último ponto, que faz uma breve referência à nossa história, não é relevante. Admito que pensem assim.
Mas é algo que não me deixa indiferente porque diz, acima de tudo, respeito às nossas origens e aos nossos antepassados.
Antepassados riquíssimos que não têm sido alvo do merecido destaque. E esta cidade, a cidade de Braga, a cidade mais antiga de Portugal, merece um pouco mais de respeito. E, quando falo em Braga-cidade, falo também no Braga-clube.
Trata-se, em meu entender, de duas realidades que estão indelevelmente ligadas e, por isso, gostaria que os foristas (braguistas, quase todos bracarenses) tivessem a oportunidade de abordar este tema.
Não se trata de trazer para o futebol aspectos que lhe são completamente alheios, pois seria, por exemplo, estranho que alguém se referisse ao SC Braga sem se referir, por inerência, à cidade de Braga.

Deixem a vossa opinião.

Saudações!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: 200% Braga - B3 on 28 de May de 2013, 02:17
Antes de mais, quero dar os parabéns pelo texto bem formulado e de agradável leitura e agradecer por tão bem expôr aquilo que me parece ser o sentimento de um braguista "filho de boa gente".

Particularizando, vou pegar na questão do bi-clubismo. Tenho um amigo que é natural de Guimarães e adepto ferrenho do clube da cidade. No último Porto - Benfica tal é o meu espanto quando o vejo gritar efusivamente o 2º golo do Porto, aí achei por bem perguntar a título de "mera curiosidade", qual provocação, "Então mas nós em Braga é que somos os adeptos de dois clubes e vocês em Guimarães é que são os bairristas e os puros. E agora estás a gritar o golo do Porto? O que é que o Guimarães ganha com isso?", ao que, orgulhoso, me responde "Oh meu filho, eu sempre disse 1º sou 100% portista e depois é que sou 100% do Vitória!".
Depois deste episódio, rendi-e às evidências e hoje sou mais realista e acho que nunca vamos conseguir ser tão bons como eles. É uma "guerra" que não podemos ganhar. Nesse dia fiquei realmente a perceber porque é que eles são "únicos".
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: BRAGA FOREVER on 28 de May de 2013, 02:34
Com estes elogios da comunicação social ao v.GUIMARÃES pela conquista da taça de Portugal, estão necessariamente a elogiar uma localidade que pertence ao distrito de Braga!

Tem o mesmo significado como se fosse o Vilaverdense ou o Merelinense a ganhar a taça.

Não esquecendo a título de exemplo como em todos os clubes de menor expressão do distrito de Braga, que tiveram no jogo da taça da liga em casa contra o Benfica o dobro dos adeptos lampiões em relação á minoria dos adeptos do clube da casa...não interessa à comunicação social falar dos factores negativos...

Imaginem só a grandeza daquela localidade que para tirar a carta de condução precisam de vir a Braga...

Falemos do nosso Enorme Braga, pois O ORGULHO DO MINHO SOMOS NÓS!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Kriticus on 28 de May de 2013, 09:31
Prémio de 300 mil euros pela Taça

Pela conquista da Taça de Portugal, depois de ter ganho ao Benfica por 2-1, o Vitória vai receber 300 mil euros, valor destinado pela Federação Portuguesa de Futebol à equipa vencedora na final do Jamor.

E é precisamente essa a quantia que a SAD vimaranense entendeu distribuir pelos jogadores e equipa técnica, como prémio pelo feito histórico do clube minhoto e que foi efusivamente celebrado pelas gentes de Guimarães.


@ A BOLA (http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=404867)

Só 300 mil? A Taça da Liga dá bastante mais dinheiro, não dá? Pelo menos na teoria...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: enormeBRAGA on 28 de May de 2013, 10:01
Grande texto mágico, aliás como tem sido hábito.
Do queria acrescentar, que esse tal jornaleiro, salientou o facto de que o país vizinho teria 10 000 cadeiras vendidas. Porém, esqueceu-se se dizer, que muito certamente mais de metade não foram vendidas mas sim oferecidas. Dá-me a sensação que eles falam, mas não têm noção nenhuma da realidade. Como já fiz referência, a família da minha mãe, é de Badajoz, e não há, nenhum que seja 100% "bitoriano"... aliás,o meu avô, é encarnado, todos os outros são tripeiros. coisa muito comum naquelas paragens.

Outra coisa que me deixou perplexo, foi o facto de desconhecerem a casa do Porto, existente naquela cidade... porra, eles tem blog e facebook... ou o núcleo SD, também existente...

em relação à cidade em si, apenas deixo para todos uma pequena reflexão.
Imaginem que a " Noite Branca" fosse no Porto ou em Lisboa... não me admirava nada que fosse alvo de transmissão televisiva... como foi em Braga, safoda...

O meu pai sempre me disse...

Eles têm medo, muito medo da cidade dos arcebispos, e quando se fez o referendo sobre a regionalização, que foi aprovada, mas que foram rejeitadas as regiões, e bem a meu ver, queriam-nos juntar com o Porto... eu pergunto " porque ***** precisamos nós do Porto? "
e respondo, " eles é que percisam de nós "

Somos de Braga, somos daquele cantinho, quem se meter com os de Braga. leva logo no focinho...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Duarte on 28 de May de 2013, 10:12
Penso que a principal diferença reside no facto de em Guimarães os adeptos dos outros clubes gostarem do Vitória e assim passam uma imagem de união e unidade, aqui os dos outros clubes até gostam de se afirmar anti-Braga, não há um sentimento de união pelo clube que representa a sua terra. Isso pode ser consequência do facto de a cidade ter crescido muito com gente de fora e que não criou o sentimento de pertença.. É uma coisa natural quando se está a falar de uma cidade cosmopolita, como em Lisboa e no Porto acontece o mesmo, Coímbra e o seu clube também sofre do mesmo mal... consequências de sermos uma grande cidade.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: ferna on 28 de May de 2013, 10:35
Braga cidade, não podemos continuar a cultivar que Portugal Nasceu em Guimarães, o que é errado, a meu modesto ver.

Guimarães foi, apenas, o campo de Batalha. O que seria de Portugal sem o nosso Arcebispo D. João Peculiar?

Deixo aqui para todos pensarem e comessarem a dizer onde, efetivamente começou Portugal.

Quanto ao futebol, apesar de ser um dos que não gosta desse clube a sul do Ave, dou os parabéns, todavia foi uma vitória sujinha... sujinha. Golo fora de jogo, e a comunicação social, nada. Nós perdemos uma Europa Liga com um golo fora de jogo e a comunicação social... nada.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Freitas on 28 de May de 2013, 10:54
Grande texto, com o qual me identifico plenamente. Agora a culpa também é nossa, quando falo nossa, falo das instituições importantes da cidade, pois não sabemos defender e divulgar a nossa história. Essa historinha do berço na nação é contada aos meninos nas aulas de história, mas deviam era contar toda a verdade.
P.S: Se alguém conseguir arranjar o texto do Rui Ferreira da pag10 do Diario do Minho do dia 27 de Maio de 2013 era fantástico. Colocavamos aqui no SUPERBRAGA, espalhavamos pelas redes sociais, etc....no fundo é apenas repor a c verdade os factos de que a maioria dos portugueses desconhecem! E mais...nunca se esqueçam...ANTES DE EXISTIR PORTUGAL JÁ BRAGA ERA CAPITAL!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: barinho on 28 de May de 2013, 11:33
Mais um exemplo da cegueira que existe em relação a esse clube

http://visaodemercado.blogspot.pt/2013/05/vitoria-de-guimaraes-mais-que-vitoria.html

Braga clube e Braga cidade têm que se saber "vender" mais.Temos tantas coisas boas mas parece que nos contentamos em apenas ser bons ao invés de fazer questão de o demonstrar para fora.Temos que ter mais orgulho e vontade de afirmar a todos aquilo que realmente somos.Bem sei que a CS tem uma ideia feita de nós e que não quer desfazer porque não lhes convém.Mas há que fazer um esforço nesse sentido!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.

Quanto à CS a história é outra: eles, CS, têm medo das gentes de Guimarães, por razões passadas. Logo, a falta de respeito que demonstram para connosco, tem a ver com a impunidade dos nossos responsáveis. Claro que não estou a incentivar à violência mas que se exija respeito.

Quanto aos factos históricos, também já falei nisso, só demonstram ignorância: Guimarães primeira capital, Braga local da fundação através da chamada "via burocrática". Quem "governava" nessa época? A Igreja, logo... Mas, sinceramente, isto é o que menos me interessa!...

Todos unidos vamos conseguir evoluir com sustentabilidade.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 13:10
Caso ajude no debate, copio a minha opinião sobre este assunto que estava em um outro tópico ontem:

"Os comentários que estão a surgir a propósito do impacto que teve na media o Vitória ter ganho a Taça e as habituais comparações que são feitas com o SCB, são consequência de algo que está muito errado na atual administração do SCB e para a qual muitos Braguistas chamam a atenção mas, infelizmente, sem reflexos práticos.

Seria interessante, penso eu, debatermos este assunto em outro tópico pois é, para mim, um dos pontos que mais me incomoda quando penso no SCB e no caminho que poderemos seguir.

Resumidamente, continuo a assistir a um Presidente (e respectiva direcção) que não comunica com os sócios, que não os valoriza e nem lhes dá a atenção e respeito que lhe são devidos. A imagem que se passa para fora, e principalmente para aqueles que não conhecem a realidade atual da cidade de Braga e da região, é que o maior ativo do SCB é o Salvador e a sua gestão. Em Guimarães, a imagem que continuamente se passa é que o maior ativo do Vitória são os seus sócios e adeptos que estão sempre com a equipa mesmo nos piores momentos. Isto faz toda a diferença. Em Braga, todos sabemos que as coisas estão a mudar e para bem melhor. Sabemos que os Braguistas estão a crescer, que estamos (felizmente) bem longe do tempo do benfica mandar quando vinha a Braga e que temos adeptos e sócios que seguem o SCB para todo o lado. Mas isso sabemos nós, poucos de fora falam nisso e dão valor a isso. Porque? Porque os primeiros que deverão valorizar os adeptos do SCB terão que ser os próprios adeptos, os Braguistas, os Bracarenses e.....o Presidente e Direcção do clube. Isso não acontece. As entrevistas ao Presidente são sempre centradas na sua pessoa e na sua gestão. Esse trabalho tem mérito mas o clube não vai acabar quando o Salvador sair. O Braga só irá crescer se tiver mais gentes identificadas e que se sintam parte do projeto do SCB. Em Guimarães fazem isso muito bem, em Braga não fazemos isso.

Os adeptos do SCB são os principais Embaixadores do clube. Eu moro fora de Portugal e tento sempre divulgar o SCB, distribuir cachecois e promover a imagem do nosso clube. Acredito que todos fazemos isso mas esse é um trabalho de formiguinha que demora anos e anos a ser construído. A Direcção é que tem que reforçar esse trabalho e indicar um caminho em conjunto e comunhão com sócios e adeptos do SCB. Isso simplesmente não é feito. É preciso ter cuidado com a comunicação é preciso se criar uma sintonia entre adeptos e direcção.

Caso contrário, continuaremos sempre a viver neste mito das comparações com o Vitória, de situações equivocadas e muitas vezes reforçadas por porta-vozes que se criaram e que nada conhecem da realidade do SCB. Tomei conhecimento que, na recente Feira do Livro de Celorico de Basto, o Futre perguntou ao Marcelo Rebelo de Sousa (ambos presentes) porque em Braga as pessoas eram divididas entre o benfica e o Braga e em Guimarães eram só do Vitória. Como seria de se esperar, a resposta do MRS seguiu carregada de disparates e própria de alguém que não conhece a realidade do SCB e das suas gentes. Isso acontece, ainda e em grande parte, por falta de comunicação e divulgação do que é hoje o SCB. É preciso que esta direção comunique, que crie uma identificação forte com os sócios e a cidade. É muito injusto lermos coisas nos jornais e sermos abordados por pessoas de outras cidades e clubes ainda com ideias erradas sobre o SCB e os seus adeptos. O facto de incomodar é chato, mas o grave é que esta imagem errada e essa falta de comunicação e imagem prejudicam imenso o crescimento do clube.

O Vitória bateu no fundo (desceu de divisão) mas suportou-se na imagem que criou de adeptos plenamente identificados com a cidade e o clube. Conseguiram voltar muito graças a essa imagem que criaram. Em Braga, precisamos disso e nesse aspecto o Salvador é péssimo. Custa-me observar que muitos sócios deixem o futuro do clube entregue nas mãos do Salvador sem sequer questionarem. A gestão deste Presidente tem muitos méritos mas, como até observamos esta época, está longe de ser perfeita. Os sócios deverão ser mais interventivos e colocarem essas questões fundamentais para o clube no momento e espaço próprios. Deverão apoiar a direção mas sem nunca deixarem de questionar quando se sentem mal representados."
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 28 de May de 2013, 13:13
Quote from: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.
A mim só me interessa que o Braga ganhe.
Se o badajoz for à champions ou para a 2ª B não faz grande diferença. Nem me importa que fiquem em 2º no campeonato, desde que o Braga fique em 1º.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 13:54
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 13:13
Quote from: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.
A mim só me interessa que o Braga ganhe.
Se o badajoz for à champions ou para a 2ª B não faz grande diferença. Nem me importa que fiquem em 2º no campeonato, desde que o Braga fique em 1º.

Não posso concordar. A última coisa que eu queria era que o meu clube se transformasse num Monaco e que dessa forma ganhasse muitos títulos. Preferia ver o meu Braga a jogar na segunda divisão do que estar a jogar a final da Champions League transformado num Monaco.

Penso que é fundamental que esta Direção se aproxime mais dos sócios e adeptos, que se reforce muito a identificação do clube com a cidade e região. Só dessa forma o clube irá continuamente crescer, independentemente da direção que estiver no cargo ou de potenciais investidores que vão aparecendo e desaparecendo.

Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 28 de May de 2013, 14:01
Quote from: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 13:54
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 13:13
Quote from: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.
A mim só me interessa que o Braga ganhe.
Se o badajoz for à champions ou para a 2ª B não faz grande diferença. Nem me importa que fiquem em 2º no campeonato, desde que o Braga fique em 1º.

Não posso concordar. A última coisa que eu queria era que o meu clube se transformasse num Monaco e que dessa forma ganhasse muitos títulos. Preferia ver o meu Braga a jogar na segunda divisão do que estar a jogar a final da Champions League transformado num Monaco.

Penso que é fundamental que esta Direção se aproxime mais dos sócios e adeptos, que se reforce muito a identificação do clube com a cidade e região. Só dessa forma o clube irá continuamente crescer, independentemente da direção que estiver no cargo ou de potenciais investidores que vão aparecendo e desaparecendo.
Mónaco  ???

Atendendo ao tópico em questão, só me estou a referir à rivalidade com o Guimarães, e o meu post é no sentido que só o Braga interessa, e não o badajoz. Quanto à forma de gestão do Braga há muitos outros tópicos para isso ser discutido.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: set5 on 28 de May de 2013, 14:57
Antes de mais, queria elogiar o fórum que já venho lendo há algum tempo, contudo nunca escrevi até hoje. Não sei se há uma faixa etária predominante ou se é um grupo de amigos, mas criei conta para poder contribuir com a minha opinião para o bem do meu clube do coração (isto partindo do principio que alguém no nosso clube se deve dar ao trabalho de ver o que pensam os seus adeptos) :).

Sendo um estudante universitário, no minho, mais concretamente no pólo de azurém, este ano, tenho vindo a conhecer a realidade da vida ''pra lá das taipas''. Queria desde já dizer que o meu ódio áquele clube não tem rival, mas, acho eu, consigo separar as águas e ter uma visão mais ou menos factual do que se passa.
Desde criança que ia com o meu pai ver os jogos todos (ou quase, salvo raras excepções), ainda no velhinho 1º de Maio, e em todos os meus 19 anos de vida nunca partilhei o meu amor clubístico com um qualquer clube que não o da minha terra. Braga é uma cidade maravilhosa, sem comparação possível a Guimarães, quer em beleza, quer em número de habitantes. Digo isto porque? O braga, tivessem sido tomadas opções diferentes ao longo dos últimos anos, já podia estar a anos-luz do vítoria de Guimarães, quer em adeptos nas bancadas, quer nos outros parâmetros todos.

O que difere no que toca ás duas instituições é a capacidade de merchandising do vitoria, e a falta dela no braga.

Se no futebol, dentro das quatro linhas o braga tem condições superiores, no futebol fora delas o braga, infelizmente, e a meu honesto ver, perde.
Vou enumerar algumas situações que não acho que tenham sido bem pensadas cá em ''portugal'', mas que em ''espanha'' foram bem cuidadas:

      •   Ponto 1: A localização do estádio, a meu ver, foi um falhanço autentico, assim como o seu desenho. Pedia-se um ''anfiteatro'' onde se pudesse ver bem o espectáculo do futebol, e não uma obra de arte. Essas pertencem nos museus. Pedia-se também um espaço mais perto do centro (por exemplo: onde hj é o parque das camélias em 2004 era um espaço abandonado, onde se apenas se guardavam as vaquinhas durante a agro.) Não me importava nada de trocar o axa por um estádio com o desenho do de aveiro ou coimbra, ou mesmo Guimarães.

      •   Ponto 2: embora neste se esteja a trabalhar melhor,  as lojas do braga não são facilmente descobertas por um turista que nunca cá esteve por exemplo (excepção feita ao cubículo do braga parque, e, aberto este mês, o quiosque da avenida). Era preciso uma megastore, junto ao estádio, por exemplo, em vez de 5 pontinhos espalhados por aí. Lembro-me em sevilla em 2010, comprei uma camisola do sevilla porque a loja estava lá a jeito, senão também eu não a ia encontrar. A loja do Guimarães, bem no centro e próximo do estádio, deve ser das lojas que mais vende por lá. A toda a hora passo por gente com aquele casacos do vitoria.

      •   O clube pouco ou nada faz para agradecer os seus adeptos mais ''fieis''.
Semana sim, semana não ouve-se o presidente do vitoria enaltecer a massa associativa, enquanto que por cá, nada.

Sobre o primeiro ponto, pouco ou nada haverá a fazer, mas os restantes podem ser alterados para melhor.
Obrigado pela atenção, e dou os meus parabéns desde já ao fórum, que está muito bem conseguido.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: ric on 28 de May de 2013, 17:36
Não vou perder tempo em comparações.
Vou apenas dizer que a mudança de opinião, de visibilidade, de alteração de paradigmas fazem-se e constroiem-se como se um material se tratasse.
vender imagem, uma imagem de maraca é coisa de profissionais.
Até os politicos os têm e conseguem ...milagres.
E qtas vezes vezes vemos um vilão sair em ombros?

Ora , tudo isto para dizer que a imagem constroi-se. pode benficiar do aspecto original, autentico. Mas se essa imagem não é passada , então contratam-se profissionais.

è por isto que digo que no clube e na cidade nos faltam "fazedores de opinião", lobbys fortes e "pessoas bem colocadas". Para além claro de uma estratégia bem pensada de afirmação e marketing.

Sem ter muitas das vantagens de Lisboa e porto, Braga e o clube pode aproveitar outras ondas, mostrar diferenças, elevar o que tem de bom.

A CS desportiva não reconhce o Braga? falta lobby, tratar bem os jornalistas, mostrar-lhes o que temos de bom, dar-lhes graxa... sim, graxa. Porque não? Não são eles os fazedores de opinião? há uns anos escrevia-se na Bola: O ninho da aguia acabou em Braga. Não se explorou mais isso. Não se redefiniu prioridades de assumir o Braga como um clube regional e com algumas raizes nacionais e internacionais. Hoje, parece-me que as RP do nosso Braga não são eficazes.

Vou confessar-lhes um segredo: há uns anos estava no SCB ã tratar da coordenação com a CS. Estava o Braga nos primórdios das taças Uefas (Vitesse, Shalke,...). O clube tratou de forma afável, intimista, sem sobranceria os jornalistas. Ainda hoje encontro alghuns grandes nomes do jornalismo desportivo e todos se lembram dessas jornadas. e todos me dizem que hoje é bem diferente... aquilo que podiamos ganhar e explorar ( a nossa simpatia, a afabilidade minhota, o bom trato) está a perder-se com o excessivo profissionalismo, o calculismo, a frieza nas relações, o tique de novo rico do futebol nacional...

na nossa cidade, parece-me que tb falta alguma humildade no tratmento e exploração da imagem BRAGA. o facto de não termos rpesença assídua nas TVS mostra claramente que nos falta...qq coisa. talvez exageremos um pouco ao achar que são os outros que nos devem "vir comer á mão". Eu acho que não. Se procuramos vender o nosso produto, saibamos faz^-lo com as nossas melhores armas. E não "armando-nos" em maiores...

Hoje temos uma cidade fulkgurante, pujante, com alguns dos melhores cientistas nacionais, ~com um clube em ascensão e muitos outros a "lamberem" os títulos.
Ainda agora fomos campeões em boccia e não sublimamos estes acontecimentos. Se falamos mal da CS nacional, cadê a nossa? onde está a defesa, intransigente, das nossas coisas e da nossa gente?

Se precisamos de saber algo da cidade , as radios estão lá mas sem o directo, o espointaneo. Continuam no seu habitual "copy - paste". Onde estão as coberturas directas dos factos mais relevantes da cidade? As radios e jornais estiveram "a sério" na Braga Romana?trnsmitiram os seus valores, procuraram divulgar? Não, parece-me que fizeram o trivial...

temos de mudar de estilo. para mim é isto.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: ric on 28 de May de 2013, 17:38
é verdade:

gostaria de ver este ano, uma verdaeira SUPERTAÇA MINHOTA.
Braga e gum,araes podiam jogar , amigavelmente, para comemorar os canecos que vieram para o Minho.

áh, é verdade...uns anormais iriam estragar tudo....

tenho pena... seria uma Festa bonita...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Pé Ligeiro on 28 de May de 2013, 17:43
Quote from: ric on 28 de May de 2013, 17:38
é verdade:

gostaria de ver este ano, uma verdaeira SUPERTAÇA MINHOTA.
Braga e gum,araes podiam jogar , amigavelmente, para comemorar os canecos que vieram para o Minho.

áh, é verdade...uns anormais iriam estragar tudo....

tenho pena... seria uma Festa bonita...

Sem dúvida que sim!
Seria um interessante regresso ao passado em que ainda se podia assistir aos jogos sem se ser incomodado. Nessa altura disputava-se a Taça Amizade entre o Braga e o Vitória, tendo depois acabado por efeito daqueles que nunca deviam ser autorizados a assitirem a um jogo de futebol.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 20:01
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 14:01
Quote from: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 13:54
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 13:13
Quote from: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.
A mim só me interessa que o Braga ganhe.
Se o badajoz for à champions ou para a 2ª B não faz grande diferença. Nem me importa que fiquem em 2º no campeonato, desde que o Braga fique em 1º.

Não posso concordar. A última coisa que eu queria era que o meu clube se transformasse num Monaco e que dessa forma ganhasse muitos títulos. Preferia ver o meu Braga a jogar na segunda divisão do que estar a jogar a final da Champions League transformado num Monaco.

Penso que é fundamental que esta Direção se aproxime mais dos sócios e adeptos, que se reforce muito a identificação do clube com a cidade e região. Só dessa forma o clube irá continuamente crescer, independentemente da direção que estiver no cargo ou de potenciais investidores que vão aparecendo e desaparecendo.
Mónaco  ???

Atendendo ao tópico em questão, só me estou a referir à rivalidade com o Guimarães, e o meu post é no sentido que só o Braga interessa, e não o badajoz. Quanto à forma de gestão do Braga há muitos outros tópicos para isso ser discutido.

Penso que ficou clara a minha ideia mas vou reforçar. Para mim, o mais importante não é que o Braga ganhe sempre ou que tenha títulos. Isso é muito importante mas não é o fundamental. Títulos até são relativamente fáceis de se conseguirem, como demonstra o exemplo que dei para ilustrar. É possível que o Monaco para o ano seja campeão de França e que, em 2 ou 3 anos, esteja a disputar a Champions. Como é possível que daqui a 5 anos esteja de volta à segunda divisão. O Monaco, com a chegada deste novo investidor, apenas tem dinheiro. Mais nada. Falta tudo o resto para ser um grande clube: uma grande torcida, uma identificação dos adeptos com o clube, cidade e região, mística, tradição, paixão etc etc Isso não se consegue com dinheiro mas é isso que faz um clube ser grande. O Chelsea, que por acaso até já era um clube com tradição antes da chegada do dinheiro russo, por muitos títulos que vença e por muito dinheiro que tenha, nunca será um clube da dimensão de um Liverpool ou de um MU.

Para mim, é fundamental que exista uma massa de adeptos grande e forte, que se identifiquem com o clube e com a região. Que exista uma comunhão entre os adeptos e sócios e a direção do clube. Que se trabalhe o marketing e que se comunique para se chamarem novos adeptos. Nesse ponto o SCB tem muito que trabalhar.

O set5 deu alguns exemplos pertinentes, infelizmente não será fácil mudarmos o estádio da CMB (que para mim é uma tragédia) mas podem-se trabalhar os outros pontos.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 28 de May de 2013, 20:39
Quote from: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 20:01
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 14:01
Quote from: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 13:54
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 13:13
Quote from: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.
A mim só me interessa que o Braga ganhe.
Se o badajoz for à champions ou para a 2ª B não faz grande diferença. Nem me importa que fiquem em 2º no campeonato, desde que o Braga fique em 1º.

Não posso concordar. A última coisa que eu queria era que o meu clube se transformasse num Monaco e que dessa forma ganhasse muitos títulos. Preferia ver o meu Braga a jogar na segunda divisão do que estar a jogar a final da Champions League transformado num Monaco.

Penso que é fundamental que esta Direção se aproxime mais dos sócios e adeptos, que se reforce muito a identificação do clube com a cidade e região. Só dessa forma o clube irá continuamente crescer, independentemente da direção que estiver no cargo ou de potenciais investidores que vão aparecendo e desaparecendo.
Mónaco  ???

Atendendo ao tópico em questão, só me estou a referir à rivalidade com o Guimarães, e o meu post é no sentido que só o Braga interessa, e não o badajoz. Quanto à forma de gestão do Braga há muitos outros tópicos para isso ser discutido.

Penso que ficou clara a minha ideia mas vou reforçar. Para mim, o mais importante não é que o Braga ganhe sempre ou que tenha títulos. Isso é muito importante mas não é o fundamental. Títulos até são relativamente fáceis de se conseguirem, como demonstra o exemplo que dei para ilustrar. É possível que o Monaco para o ano seja campeão de França e que, em 2 ou 3 anos, esteja a disputar a Champions. Como é possível que daqui a 5 anos esteja de volta à segunda divisão. O Monaco, com a chegada deste novo investidor, apenas tem dinheiro. Mais nada. Falta tudo o resto para ser um grande clube: uma grande torcida, uma identificação dos adeptos com o clube, cidade e região, mística, tradição, paixão etc etc Isso não se consegue com dinheiro mas é isso que faz um clube ser grande. O Chelsea, que por acaso até já era um clube com tradição antes da chegada do dinheiro russo, por muitos títulos que vença e por muito dinheiro que tenha, nunca será um clube da dimensão de um Liverpool ou de um MU.

Para mim, é fundamental que exista uma massa de adeptos grande e forte, que se identifiquem com o clube e com a região. Que exista uma comunhão entre os adeptos e sócios e a direção do clube. Que se trabalhe o marketing e que se comunique para se chamarem novos adeptos. Nesse ponto o SCB tem muito que trabalhar.

O set5 deu alguns exemplos pertinentes, infelizmente não será fácil mudarmos o estádio da CMB (que para mim é uma tragédia) mas podem-se trabalhar os outros pontos.
isto já é de disco riscado...

o tópico chama-se "Braga/Guimarães" não champions dos russos
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 20:55
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 20:39
Quote from: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 20:01
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 14:01
Quote from: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 13:54
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 13:13
Quote from: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.
A mim só me interessa que o Braga ganhe.
Se o badajoz for à champions ou para a 2ª B não faz grande diferença. Nem me importa que fiquem em 2º no campeonato, desde que o Braga fique em 1º.

Não posso concordar. A última coisa que eu queria era que o meu clube se transformasse num Monaco e que dessa forma ganhasse muitos títulos. Preferia ver o meu Braga a jogar na segunda divisão do que estar a jogar a final da Champions League transformado num Monaco.

Penso que é fundamental que esta Direção se aproxime mais dos sócios e adeptos, que se reforce muito a identificação do clube com a cidade e região. Só dessa forma o clube irá continuamente crescer, independentemente da direção que estiver no cargo ou de potenciais investidores que vão aparecendo e desaparecendo.
Mónaco  ???

Atendendo ao tópico em questão, só me estou a referir à rivalidade com o Guimarães, e o meu post é no sentido que só o Braga interessa, e não o badajoz. Quanto à forma de gestão do Braga há muitos outros tópicos para isso ser discutido.

Penso que ficou clara a minha ideia mas vou reforçar. Para mim, o mais importante não é que o Braga ganhe sempre ou que tenha títulos. Isso é muito importante mas não é o fundamental. Títulos até são relativamente fáceis de se conseguirem, como demonstra o exemplo que dei para ilustrar. É possível que o Monaco para o ano seja campeão de França e que, em 2 ou 3 anos, esteja a disputar a Champions. Como é possível que daqui a 5 anos esteja de volta à segunda divisão. O Monaco, com a chegada deste novo investidor, apenas tem dinheiro. Mais nada. Falta tudo o resto para ser um grande clube: uma grande torcida, uma identificação dos adeptos com o clube, cidade e região, mística, tradição, paixão etc etc Isso não se consegue com dinheiro mas é isso que faz um clube ser grande. O Chelsea, que por acaso até já era um clube com tradição antes da chegada do dinheiro russo, por muitos títulos que vença e por muito dinheiro que tenha, nunca será um clube da dimensão de um Liverpool ou de um MU.

Para mim, é fundamental que exista uma massa de adeptos grande e forte, que se identifiquem com o clube e com a região. Que exista uma comunhão entre os adeptos e sócios e a direção do clube. Que se trabalhe o marketing e que se comunique para se chamarem novos adeptos. Nesse ponto o SCB tem muito que trabalhar.

O set5 deu alguns exemplos pertinentes, infelizmente não será fácil mudarmos o estádio da CMB (que para mim é uma tragédia) mas podem-se trabalhar os outros pontos.
isto já é de disco riscado...

o tópico chama-se "Braga/Guimarães" não champions dos russos

Era exatamente sobre isso que que estava a escrever mas lamento que não tenhas entendido
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Lateralus on 28 de May de 2013, 22:16
Em relação ao tema, esta situação deve-se em exclusivo à mentalidade portuguesa, especialmente da CS, que teima em querer viver no passado. Já tem a ideia feita de que a cidade de Guimarães apoia incondicionalmente o clube da terra e não é agora que a vão mudar, mesmo com vários indícios que apontam noutra direcção. Ou ninguém se lembra que os mesmos indivíduos que hoje apoiam e se dizem vitorianos foram os mesmos que (não) estiveram lá quando o clube mais precisou, na chamada operação "Todos por uma paixão", que foi um falhanço redondo? Ou os mesmos que ainda há dois anos abandonaram o Jamor aos 65 minutos? E muitos outros exemplos haverá.

Óbvio que é muito mais fácil continuar a publicitar e a repetir a mesma ideia até à exaustão, em vez de se procurar pela verdade e se fazer pesquisa jornalística séria e isenta. Faz parte da nossa própria natureza rejeitar novas ideias e agarrarmo-nos aos que sempre demos por garantido. Por isso se vê sempre os mesmos partidos no Governo. Mas isso já é outras conversas.

Contudo, não é preciso estar a denegrir o nosso vizinho para chegarmos aos nossos intentos. Tudo o que se tem que fazer é apenas publicitar mais os nosso próprios feitos. Somos um clube que leva sempre bastante gente fora, mesmo a campos bastantes distantes, como na Madeira. É pena que isso não seja mais destacado pela Direcção, jogadores, treinadores e até pelo tratador de relva, se tal for necessário. Quando isso for feito, o resto vai por arrasto.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 28 de May de 2013, 22:24
Sem dúvida que se vem alimentando um "mito" desde há largos anos, com a complacência da imprensa de Lisboa, que olha para Guimarães como uma "vilazinha" simpática, inofensiva - e com aquele sentimentalismo romântico do "berço da pátria" a ajudar à simpatia.

Relativamente a nós, os olhos são já outros: somos uma cidade maior (provavelmente 3.ª do país),que supostamente deveria ser capital de uma região (Minho) - o que tem vindo sido minado cada vez mais nas últimas décadas (como abaixo explico) - e ainda por cima como clube já comecámos a incomodar muita gente... Têm algum receio do que possamos crescer, atento o potencial, e por isso estão-nos sempre a dar para trás e a minar com a ajuda a outros clubes da região, nomeadamente o espanhóis, para nos menorizar. Sempre e quanto podem.

Mas há também muito "nacional-parolismo" e ignorância de quem nunca saiu de Lisboa e não tem sequer ideia do que seja o Minho. Quem já trabalhou por esse país fora, e em particular em Lisboa, sabe isso muito bem. Há muito parolo ignorante alfacinha que nunca saiu daquela cidade, e, muitos deles, nem o Porto conhecem! E estou a falar de gente como jornalistas, magistrados, funcionários públicos com funções destacadas, etc!! Não conhecem! A sério! Não saíram da área da dita "grande Lisboa" e Algarve.
É o pais que conhecem... e o resto para eles é paisagem. Mas é que é mesmo, e repetem isso não por mera chacota, mas por verdadeira convicção: o país que conta é esse!
Aliás, quem normalmente é do Porto e vai para Lisboa, apanha um choque  ;D  É que mesmo o Porto nada conta! (aliás, isso esteve muito na afirmação de raiva do FCP)
Esta é que é a verdadeira realidade deste país: alguns fazem-no com intenção, mas outros é mesmo por pura e dura ignorância!

Não vale muito a pena martirizarmo-nos: nós para eles não contamos para nada, e, se falam de nós é apenas "de lado" para falar do que lhes interessa (benfas, zbording, etc).

*******    *******  ********  *******  *******  *******  *******  ********  *******

Quanto às relações entre Braga e Guimarães, aqui entre nós e não propriamente tendo a ver com os "alfaces" - a quem estas coisas passam ao lado - a coisa é muito mais grave  >:( >:( >:(
Vou repetir o que escrevi aqui no tópico do "Guimerdães B x Braga B" e respectivo castigo aplicado:

Quote from: jaimec on 01 de March de 2013, 23:40
Quote from: Zeus on 01 de March de 2013, 23:31
Isto está a tomar dimensões que podem realmente acabar muito mal.
Nós aqui todos recreminámos o que se passou no jogo com o Paços, ... passado uma semana ainda não ouvi nenhum vitoriano a dizer que foi mal feito, para eles foi mto bem feito porque ...

Nem eu. Nem um para amostra ! É incrível que não haja UM com bom senso. Ou então o bom-senso lá práquelas bandas é só para quem não escreve comentários na net ... deve ser isso.

Realmente são únicos, estúpidos como mais ninguém. Nem benfiquistas, nem portistas, nem sportinguistas são tão desprezíveis neste aspecto ... há sempre um no meio do lixo que vem da maioria, que tem a honestidade de assumir erros próprios, quando acontecem. Dos únicos, nem um! Eu não vi.

Pois, essa é que é a grande questão nisto tudo: o complexo de inferioridade (estão-se sempre a comparar com Braga) e o ódio que têm a Braga!
E não é só no futebol, eu também lá estudei e conheço bem a mentalidade daqueles tipos.
Por isso, é que acho que nesta história do policiamento, a Direcção deles previu o que ia acontecer com a ausência de policiamento (estava-se mesmo a ver, face a esse ódio que nos têm) e simplesmente "não se importou com o que sabia que ia acontecer". Unicamente colocou os seus adeptos todos juntinhos e bem perto dos nossos, para quando ocorressem os problemas os deles estarem em esmagadora maioria.
É esta atitude - mais do que irresponsável, verdadeiramente criminosa - que eu critico, não só neste tópico mas noutro em que escrevi "contra a violência - carta aberta à Direcção do VSC", em que está lá tudo.
Era mais do que exigível face ao que se passou que a Direcção deles pedisse desculpa ao nosso clube - pois no mínimo tem responsabilidades no não acautelar os problemas com o necessário policiamento - a justificação do dinheiro é ridícula: quer quanto ao montante em causa, quer porque depois dos problemas vai-lhes ficar mais caro, quer porque a Polícia foi lá mesmo sem ser requisitada e eles não pediram a entrada ANTES dos problemas - dando-se depois ao desplante de dizer que já lá estavam por perto e demorarm muito a reagir! Então, se não tivessem vindo, como eles pretendiam, seriam mais rápidos? É preciso ter lata! - quer até, mesmo que não fosse lá a policia, pelas suas responsabilidades ao não terem posicionado os adeptos do Braga numa bancada isolada (p.ex. bancada sul), e, ao invés, terem fechado a bancada sul e colocado a claque deles e os restantes sócios numa bancada contígua ao sítio onde meteram os 30 ou 40 adeptos do Braga. Isso nada tem a ver com a Polícia!
Isto foi criminoso, podia ter morrido alguém! No mínimo de uma irresponsabilidade arrepiante.
E não digam que foi por causa de exigências corporativas da PSP: se havia problemas e discordavam com as exigências, tinham na mesma que pagar e assegurar policiamento deste jogo, podendo depois denunciar publicamente o problema e junto do responsáveis da Liga, do Ministro responsável e até da comunicação social - denunciando esse suposto aproveitamento.
Mas não podem, a pretexto de não concordarem com exigências da PSP, deixar um jogo destes sem polícia!! Isso foi verdadeiramente irresponsável e criminoso, e só por sorte as consequências não foram maiores!
Poderiam existir várias famílias de luto nesta altura e termos um conflito de uma gravidade social entre 2 cidades inédita no nosso país.
Mesmo assim, pela sua atitude, colocaram estas rivalidades e provocações num patamar de gravidade inédito.
Exigia-se no mínimo um pedido de desculpas ao Braga e aos seus adeptos pelo que aconteceu, e pela sua irrresponsabilidade total (e na minha opinião até criminosa) na organização deste jogo.
É que não foi meia-dúzia de adeptos: foi muito mais grave, foi uma coisa de organização da Direcção de um clube.
Mas, face ao tal complexo de inferioridade e ódio que têm para com Braga, não me admiro que não haja UM ÚNICO ADEPTO daquela terra que se tenha sentido incomodado com o nojo que ali se passou.
(Muito menos o Rui Vitória - coitado, é funcionário deles, perdia o "tacho", e "não os tem no sítio" para isso)
Contrariamente à consciência crítica revelada imediatamente neste fórum por muitos adeptos do Braga, na condenação e repúdio de actos de adeptos nossos que causaram problemas (que eu em algumas alturas até acho que vai claramente longe demais) da parte deles não houve UM ÚNICO que revele bom senso, educação e civismo, assumindo inequivocamente a culpa do clube deles no que se passou! UM!
Até parece que não foi no CAMPO deles, numa partida ORGANIZADA por eles, com agressões praticadas por ADEPTOS deles.
Não - dizem que não têm culpa!
É uma coisa doentia: naquela cidade ninguém pode dizer o que quer que seja em favor de Braga!
É DOENTIO! UM PROBLEMA SOCIAL GRAVE, QUE MAIS TARDE OU MAIS CEDO VAI DAR M****!
E NÃO É SÓ NO FUTEBOL: é um discurso "social", uma mentalidade alimentada por todos naquela cidade, de que os políticos se fazem "paladinos" para cavalgar nesse populismo!
Este ódio por eles fomentado vai dar mer**! Da grossa.

Os políticos dali são os primeiros a fomentar isso:
1)- quando criaram a Universidade do Minho exigiram um Pólo lá (Azurém)
2)- agora que fizeram a REGIONALIZAÇÃO - NUTS III - obrigaram à DIVISÃO DO MINHO em 2 regiões minúsculas (reparem no mapa - das mais pequenas no país!!): a região do Cávado (sede em Braga) e a região do Ave (sede em Guimarães).
3)-Até o Tribunal da Relação conseguiram desviar para Guimarães.
É UM VERDADEIRO ATENTADO A BRAGA VISTA ENQUANTO CAPITAL DA REGIÃO - QUE PAULATINAMENTE O TEM DEIXADO DE SER POR OBRA SISTEMÁTICA DESTES INDIVÍDUOS CRIANDO UMA DIVISÃO QUE SERÁ UMA "BOMBA-RELÓGIO".

É UM PROBLEMA SOCIAL, CAVALGADO PELOS POLÍTICOS LOCAIS, E QUE TEM NO FUTEBOL TAMBÉM EXPRESSÃO.
MAS, ESTE COMPLEXO DE GUIMARÃES EM RELAÇÃO A BRAGA, OU OS POLÍTICOS TOMAM MEDIDAS RESPONSÁVEIS, OU VAI DAR MERD* DA GROSSA MAIS TARDE OU MAIS CEDO.
(eles - políticos, e sobretudo políticos locais de guimarães, não só não exigem que se acabe com este complexo em relação a Braga, dizendo que já é tempo de parar com essas comparações e rivalidades estúpidas, como preferem "cavalgar" esse populismo - não só não condenam como alimentam).
Naquela cidade estão sempre a falar e rir-se destas guerrinhas e só falam nisto!
Aqui em Braga, as pessoas nem conhecem qual a dimensão desse ódio, e limitam-se a seguir a sua vida no dia-a-dia, e nem se lembram de Guimarães, a não ser por estas alturas do futebol.
Mas  no caso deles não é só no futebol - é em tudo e todos os dias! É uma obssesão doentia. Uma fobia, mentalidade, ódio social.
E, realmente, era preciso que existissem pessoas de lá que tivessem "espinha" e dignidade moral, para, contrariando populismos e ódios estúpidos (e muito perigosos), se erigir em nome da urbanidade, do civismo, da educação - e dizer que é altura de parar com estes ódios e perseguições ridículas.
Antes que seja tarde!...
Eles dizem que foram o berço de Portugal e têm orgulho nisso, mas Braga já foi capital do maior reino do noroeste penisular, o primeiro a separar-se do Império Romano e a cunhar moeda própria (e que abrangia desde territórios abaixo de Coimbra, todo o norte deste país e Galiza, e até terras de Leon - ver no wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_Suevo )
È uma cidade que já cá estava muito antes, multi-milenar: já existia aqui uma povoação dos Brácaros (celtas) antes dos romanos, que depois a transformaram em Bracara Augusta - tem mais de 2000 anos! É das cidades mais antigas, milenares e históricas de toda a península ibérica! Guimarães "tem as suas raízes" já no Sec. X depois de Cristo - ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guimar%C3%A3es  (fala-se de Briteiros e das Taipas de épocas anteriores, mas como sabemos isso nada tem a ver com Guimarães).
Braga foi um dos maiores centros religiosos da igreja católica, disputando a predominância na Península Ibérica diretamente com Santiago de Compostela - detém ainda oficialmente o título reconhecido pelo Papa de "Primaz das Hespanhas"!
Enfim, é preciso que os políticos terminem de vez com estas provocações, antes que algo de muito grave aconteça...

P.S. - E quando acontecer algo grave não venham depois culpar o futebol: o futebol é apenas a ocasião que lhes serve de pretexto!
O problema é o ódio e mentalidade que por ali se implantou e que cada vez mais tem sido alimentada (ver casos políticos que acima cito). E é um problema que existe lá - aqui existe alguma rivalidade, mas não tem comparação com a mentalidade daquela gente.
Fala quem vive presentemente em Braga, mas já estudou em Guimarães (e, curiosamente, cresceu e passou grande parte da sua vida num outro concelho do Minho), e que se sente essencialmente MINHOTO - com a sua natural e histórica capital em BRAGA. Há até muita gente do norte de Portugal e Galiza que procuram retomar a afinidade da antiga GALÉCIA dos romanos... com natural capital histórica e sentimental em Braga!
E não é meramente "por ser de Braga" - apesar de ter nascido aqui e estar aqui a trabalhar há muitoas anos - que digo isto... é porque quem conhece ambas as cidades sabe que esta é sem dúvida a verdade e o fundo do problema (que aliás teve repercussao nas várias discussões políticas que acima elenco).
Isto é um rastilho social de um conflito social entre 2 cidades MUITO PERIGOSO!
ALGUÉM COM RESPONSABILIDADES DE AMBOS OS LADOS QUE VENHA A TERREIRO PÚBLICO ALERTAR PARA ESTE PROBLEMA E ACABAR COM ESTAS MENTALIDADES TACANHAS!
Antes que seja tarde...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: GALEGO on 28 de May de 2013, 22:33
Meus caros amigos e companheiros foristas :

Fico grandemente preocupado ao constatar que o triunfo do Bitorinha sobre o SLB haja desatado na colectividade de adeptos do Braga, uma súbita enfermedade de entrar en comparaçoes, debates, pros e contras... com o VSC como grande preocupaçao de todos os intervinientes neste agitado movemento....

Com todos os respeitos, meus caros amigos, nao devería preocuparnos o que faça ou deixe de fazer o VSC.
A nossa permanente preocupaçao tem que ser sempre o Braga, sem mais. O importante é  que nos sejamos capazes de fazer as coisas bem,
de formar um bom plantel, competitivo, entregado á causa; ter um bom treinador... ser capazes de chegar a grande nível á eliminatoria da Europa League para nao ter sorpresas, etc.etc.
O resto, desde o meu humilde ponto de vista, é gastar forças em tareias que pouco beneficio pode trazer...

Ora bem : é comprensível que o triunfo do Bitorinha fosse como uma acendalha aproximada á madeira do nosso malestar acumulado na época que remata. Agora toca apagar o fogo.

Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Dracul on 28 de May de 2013, 22:43
Também sou da opinião que a comunicação social afecta aos clubes da capital olha para Guimarães e para o Vitória e os vê como um clube pequeno e que pouco incomoda. Já o Braga anda a fazer-lhes sombra há algum tempo e incomoda. É ver que o zbording está a perder o estatuto de grande por nossa causa.
E é mesmo certo, certinho que a capital e arredores é onde há mais parolos que desconhecem por completo o resto do país. Vivem de ideias feitas e é difícil que aquelas cabeças burras encaixem coisas novas.
Para essa gente o Minho é um sítio onde se come bem, onde há vinho verde e onde chove muito. De longe a longe visitam o Norte, que para eles é uma terra de bárbaros, e se puderem gostam de exibir a camisola do "glorioso".
Como os jornaleiros insistem na tecla de que os adeptos do Vitória só têm um clube, o parolame da capital e arredores come e cala.
O Braga já deixou de ser o clube simpático que era, até por azar eliminou recentemente o "glorioso" em duas meias-finais. Por isso, há que pôr esses gajos no sítio, pensam eles.
Resumindo, esta vitória do Vitória é mais um pretexto para picar o Braga e tentar rebaixar-nos perante o nosso eterno rival.

Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Pé Ligeiro on 28 de May de 2013, 22:47
Quote from: GALEGO on 28 de May de 2013, 22:33
Meus caros amigos e companheiros foristas :

Fico grandemente preocupado ao constatar que o triunfo do Bitorinha sobre o SLB haja desatado na colectividade de adeptos do Braga, uma súbita enfermedade de entrar en comparaçoes, debates, pros e contras... com o VSC como grande preocupaçao de todos os intervinientes neste agitado movemento....

Com todos os respeitos, meus caros amigos, nao devería preocuparnos o que faça ou deixe de fazer o VSC.
A nossa permanente preocupaçao tem que ser sempre o Braga, sem mais. O importante é  que nos sejamos capazes de fazer as coisas bem,
de formar um bom plantel, competitivo, entregado á causa; ter um bom treinador... ser capazes de chegar a grande nível á eliminatoria da Europa League para nao ter sorpresas, etc.etc.
O resto, desde o meu humilde ponto de vista, é gastar forças em tareias que pouco beneficio pode trazer...

Ora bem : é comprensível que o triunfo do Bitorinha fosse como uma acendalha aproximada á madeira do nosso malestar acumulado na época que remata. Agora toca apagar o fogo.

De acordo!

NB: Atenção que as tareias acima mencionadas, não mais não são do que pacíficas tarefas...  ;)
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Vasco Soares on 28 de May de 2013, 22:49
Tou de acordo com a maioria dos comentários\razões para o que se discute.
Mas é isso mesmo discussão do sexo dos anjos, acho que devíamos ver a coisa mais terra a terra .
Eu ja trabalhei mto anos em Guimarães, e o que acho é que a grd diferença entre os 15 mil fieis de um lado e do outro.
Em Guimarães ha , a meu ver um orgulho vitoriano, não digo melhor , mas mais vincado isso é.
Ha um sentimento de posse em relação ao clube em Guimarães que não ha em braga, em coisas banais como ter um estádio próprio, dado , roubado, vendido, não interessa, como ter um complexo desportivo onde os sócios se juntar para viver o vitoria, para falar bem ou mal mas acima de tudo falar do clube.
Vejam que nos nem depois de milhões de euros ganhos não temos um raio de uma sede condigna. Temos uma lojita vergonhosa no braga parque, sim vergonhosa que tem uma pessoa a atender, e quem for pa comprar merchandiding tem que tar minutos largos na fila, porque ha gente pa tirar quotas , ou vice-versa.
Precisávamos de uma loja proactiva, de uma sede espacosa, com gente animada, com gente alegre, com vários serviços com espaço pa amigos que se encontrem num espaço desse pudessem tomar um café, um sumo, pessoas que antes de irem ao sardinha biba ou a outro sitio qualquer dissessem o ponto de encontro é na sede do braga.
Acho que as vezes queremos dar\ter uma explicação académica para algo, QD na minha opinião é na essência do povo, dos sócios que está a solução de alguns problemas de enraizamentó, de ver florar o tal sentimento braguista que nos falamos, mas que na verdade não o vivemos, por varias razões, mas ao fim e ao cabo não temos condições físicas, logísticas para que se comece a partir do 0 até ao 100.
Edit : este comentário foi de telemóvel, não sei se ao nível da escrita e da ideia vai passar o verdadeira ideia que queria transmitir.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: set5 on 28 de May de 2013, 23:25
Sem me querer intrometer, mas penso que esta discussão, se bem aproveitada pode ser muito proveitosa para o crescimento social do clube. Há coisas muito mal pensadas, como a gestão de espaços pelo sporting clube de braga. E, nós, adeptos e sócios podemos ajudar a melhorar estas situações dando opiniões e sugestões.

A meu ver não basta ir as escolas. Neste momento é preciso um espaço grande (a meu ver seria benéfico se fosse colado ao estadio), onde os bracarenses possam passar uma tarde, a tomar um café, ou a ver a loja do clube, ou o museu mesmo. Sei que não tem a mínima comparação possível, mas deixo o exemplo do novo estádio de baseball dos NY Yankees. Entre o exterior e o estadio propriamente dito, tem como que um centro comercial, com várias cadeias de fast food e uma gigante loja do clube.

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/22/Yankee-stadium-great-hall.jpg/640px-Yankee-stadium-great-hall.jpg)

Podem-me chamar sonhador, mas o ideal era ter uma área onde a comunidade bracarense pudesse passar uma tarde antes dos jogos (e gastar lá o seu dinheirinho em prol do clube :D), do género da que eu mostro em cima. Uma megastore do clube, com os troféus ganhos em exibição num museu novo, e alguns restaurantes e cafés para passar tempo e comer antes dos jogos, que, por norma sao pelas 8h, por isso dava jeito.

Não sei se isto estará bem enquadrado, mas não sabia onde meter :)
Cumprimentos
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 28 de May de 2013, 23:35
Quote from: set5 on 28 de May de 2013, 23:25
Sem me querer intrometer, mas penso que esta discussão, se bem aproveitada pode ser muito proveitosa para o crescimento social do clube. Há coisas muito mal pensadas, como a gestão de espaços pelo sporting clube de braga. E, nós, adeptos e sócios podemos ajudar a melhorar estas situações dando opiniões e sugestões.

A meu ver não basta ir as escolas. Neste momento é preciso um espaço grande (a meu ver seria benéfico se fosse colado ao estadio), onde os bracarenses possam passar uma tarde, a tomar um café, ou a ver a loja do clube, ou o museu mesmo. Sei que não tem a mínima comparação possível, mas deixo o exemplo do novo estádio de baseball dos NY Yankees. Entre o exterior e o estadio propriamente dito, tem como que um centro comercial, com várias cadeias de fast food e uma gigante loja do clube.

Podem-me chamar sonhador, mas o ideal era ter uma área onde a comunidade bracarense pudesse passar uma tarde antes dos jogos (e gastar lá o seu dinheirinho em prol do clube :D), do género da que eu mostro em cima. Uma megastore do clube, com os troféus ganhos em exibição num museu novo, e alguns restaurantes e cafés para passar tempo e comer antes dos jogos, que, por norma sao pelas 8h, por isso dava jeito.

Não sei se isto estará bem enquadrado, mas não sabia onde meter :)
Cumprimentos
Nem o porto consegue fazer isso porque:

a) o estádio não está numa zona central
b) não há um nº suficiente de pessoas para alimentar esses serviços

O Estádio está mal localizado? Para os adeptos está, mas em termos urbanísticos/económicos está onde poderia estar.
Agora um local de convivio dos braguistas, com serviço de loja e montra, bem localizado isso sim faz falta.
A loja do bingo está num local central mas está enfiada num buraco.
Na rua do souto com tantas lojas vazias, acho que se conseguiria fazer algo melhor lá.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Minhoto21 on 28 de May de 2013, 23:36
Braga é uma cidade cosmopolita, não faz sentido compará-la a guimarães.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: set5 on 28 de May de 2013, 23:50
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 23:35
Quote from: set5 on 28 de May de 2013, 23:25
Sem me querer intrometer, mas penso que esta discussão, se bem aproveitada pode ser muito proveitosa para o crescimento social do clube. Há coisas muito mal pensadas, como a gestão de espaços pelo sporting clube de braga. E, nós, adeptos e sócios podemos ajudar a melhorar estas situações dando opiniões e sugestões.

A meu ver não basta ir as escolas. Neste momento é preciso um espaço grande (a meu ver seria benéfico se fosse colado ao estadio), onde os bracarenses possam passar uma tarde, a tomar um café, ou a ver a loja do clube, ou o museu mesmo. Sei que não tem a mínima comparação possível, mas deixo o exemplo do novo estádio de baseball dos NY Yankees. Entre o exterior e o estadio propriamente dito, tem como que um centro comercial, com várias cadeias de fast food e uma gigante loja do clube.

Podem-me chamar sonhador, mas o ideal era ter uma área onde a comunidade bracarense pudesse passar uma tarde antes dos jogos (e gastar lá o seu dinheirinho em prol do clube :D), do género da que eu mostro em cima. Uma megastore do clube, com os troféus ganhos em exibição num museu novo, e alguns restaurantes e cafés para passar tempo e comer antes dos jogos, que, por norma sao pelas 8h, por isso dava jeito.

Não sei se isto estará bem enquadrado, mas não sabia onde meter :)
Cumprimentos
Nem o porto consegue fazer isso porque:

a) o estádio não está numa zona central
b) não há um nº suficiente de pessoas para alimentar esses serviços

O Estádio está mal localizado? Para os adeptos está, mas em termos urbanísticos/económicos está onde poderia estar.
Agora um local de convivio dos braguistas, com serviço de loja e montra, bem localizado isso sim faz falta.
A loja do bingo está num local central mas está enfiada num buraco.
Na rua do souto com tantas lojas vazias, acho que se conseguiria fazer algo melhor lá.

Eu próprio admiti que estaria a sonhar :) agora, não deixa de ser preciso mudar alguma coisa/alguem no departamento de marketing do braga.

Off-topic: Aquelas ''piscinas''... não estará na altura de um ''ou vai ou racha'' naquilo? Não sei se não se poderia fazer alguma coisa diferente e útil daquilo. Assim embargado como está, dá um aspecto terrível áquela zona.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: magico_scbraga on 29 de May de 2013, 00:43
Concordo com o que diz o Vasco Soares. É um texto que vale a pena ler e reler, vindo de alguém que trabalhou durante alguns anos em Guimarães.
Queria, no entanto, fazer um pequeno "aditamento" à minha intervenção, porque não quero correr o risco de ser mal interpretado.
Quando criei o tópico sob o título "Braga / Guimarães", fi-lo numa perspectiva de comparação entre as duas cidades e as suas gentes, e não numa perspectiva de rivalização e de combate. E foi, aliás, com esse objectivo que entre "Braga" e "Guimarães" coloquei uma "barra" e não um "vs".

Queria também dizer, a propósito das intervenções do Vasco Soares e do Ric, que reconheço que existe alguma culpa, ou contribuição, dos bracarenses para este estado de coisas.
Continuamos a falhar na projecção da "marca" (não é um termo que me agrade) Braga. Braga enquanto cidade e, por arrasto, Braga enquanto clube.
Temos verificado, ao longo dos anos, que continuamos a não valorizar devidamente os feitos que vamos conseguindo.
Seja por falta de vontade, seja por displicência, não temos sabido fazer com que reconheçam a Braga e ao SC Braga os méritos que lhes são devidos.
E, a meu ver, teríamos a obrigação de, enquanto cidade histórica e relevante no panorama português, promover aquilo que é nosso.
Neste aspecto, é inacreditável que algumas "inverdades", como aquelas de que falei a propósito do nascimento de Portugal, continuam a passar despercebidas aos olhos dos próprios bracarenses.
E é, por exemplo, frustrante constatar que temos uma Direcção que é incapaz de ter uma palavra de apreço e de estima para com os milhares de adeptos do SC Braga.
Fizemos, por exemplo, uma deslocação fantástica a Coimbra mas, fruto da inépcia, permitimos que ela passasse despercebida.
Conseguimos, ao longo da época, e sobretudo nos maus momentos, não baixar as assistências de forma minimamente significativa.
Apoiamos este clube durante todo o ano. Somos pessoas orgulhosas naquilo que é verdadeiramente nosso. E prova disso são deslocações como as que conseguimos fazer a Leiria, Figueira da Foz (2009/2010)e Guimarães (2010/2011).
Enchemos o AXA na meia-final da Liga Europa, sabendo nós que os bilhetes eram caros e eram, além disso, reservados em exclusivo aos sócios. Algo que valoriza ainda mais este feito.
E, no entanto, temos uma Direcção que nunca consegue elogiar estas grandes manifestações de clubismo.
Sim, uma Direcção que permite que na Comunicação Social sejam ditas as maiores barbaridades e mentiras sobre nós, sem que nunca se tenha preocupado em desmascarar estes "mitos".

Concordando, portanto, com o Vasco Soares e com o Ric, só me resta admitir que há muita culpa da nossa parte.
Temos de saber criar, na nossa cidade, um sentimento de pertença e de bairrismo. Temos que ser mais empenhados. Mais activos. E, acima de tudo, mais orgulhosos.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: JuBraga on 29 de May de 2013, 00:55
Quote from: set5 on 28 de May de 2013, 23:50
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 23:35
Quote from: set5 on 28 de May de 2013, 23:25
Sem me querer intrometer, mas penso que esta discussão, se bem aproveitada pode ser muito proveitosa para o crescimento social do clube. Há coisas muito mal pensadas, como a gestão de espaços pelo sporting clube de braga. E, nós, adeptos e sócios podemos ajudar a melhorar estas situações dando opiniões e sugestões.

A meu ver não basta ir as escolas. Neste momento é preciso um espaço grande (a meu ver seria benéfico se fosse colado ao estadio), onde os bracarenses possam passar uma tarde, a tomar um café, ou a ver a loja do clube, ou o museu mesmo. Sei que não tem a mínima comparação possível, mas deixo o exemplo do novo estádio de baseball dos NY Yankees. Entre o exterior e o estadio propriamente dito, tem como que um centro comercial, com várias cadeias de fast food e uma gigante loja do clube.

Podem-me chamar sonhador, mas o ideal era ter uma área onde a comunidade bracarense pudesse passar uma tarde antes dos jogos (e gastar lá o seu dinheirinho em prol do clube :D), do género da que eu mostro em cima. Uma megastore do clube, com os troféus ganhos em exibição num museu novo, e alguns restaurantes e cafés para passar tempo e comer antes dos jogos, que, por norma sao pelas 8h, por isso dava jeito.

Não sei se isto estará bem enquadrado, mas não sabia onde meter :)
Cumprimentos
Nem o porto consegue fazer isso porque:

a) o estádio não está numa zona central
b) não há um nº suficiente de pessoas para alimentar esses serviços

O Estádio está mal localizado? Para os adeptos está, mas em termos urbanísticos/económicos está onde poderia estar.
Agora um local de convivio dos braguistas, com serviço de loja e montra, bem localizado isso sim faz falta.
A loja do bingo está num local central mas está enfiada num buraco.
Na rua do souto com tantas lojas vazias, acho que se conseguiria fazer algo melhor lá.

Eu próprio admiti que estaria a sonhar :) agora, não deixa de ser preciso mudar alguma coisa/alguem no departamento de marketing do braga.

Off-topic: Aquelas ''piscinas''... não estará na altura de um ''ou vai ou racha'' naquilo? Não sei se não se poderia fazer alguma coisa diferente e útil daquilo. Assim embargado como está, dá um aspecto terrível áquela zona.

Em relação àquelas piscinas eu já dei esta ideia (a amigos braguistas), gostaram da ideia mas era muito arriscado: Fazer como à bera do estádio da luz; clubismos à parte, mas aqueles graffitis dão outro ar à coisa. Quem tivesse jeito poderia fazer uma coisa parecida que, para além de dar alguma "função" aquilo, também era uma espécie de amostra do que poderiam encontrar no Axa.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Freitas on 31 de May de 2013, 11:19
Vou deixar aqui um blog muito interessante sobre BRAGA:
http://bragamaior.blogspot.pt/ (http://bragamaior.blogspot.pt/)
Neste blog tem um texto que todos os verdadeiros bracarenses deveriam difundir pelas redes socias e que diz o seguinte:
Já agora os parabéns ao autor do BLOG - RUI FERREIRA

"Foi há precisamente 885 anos, ou seja, a 27 de maio de 1128, que foi subscrita na cidade de Braga a certidão de nascimento de Portugal. Nesse dia, de grata memória, o Arcebispo de Braga D. Paio Mendes e D. Afonso Henriques, príncipe em pleno duelo com sua mãe pelo governo do condado portucalense, assinaram um documento que firmou uma aliança decisiva para fazer nascer Portugal.
Neste manuscrito, guardado a sete chaves no Arquivo Distrital de Braga, podemos observar as assinaturas legíveis de D. Afonso Henriques e do Arcebispo de Braga D. Paio Mendes. Para além de renovar o apoio declarado às pretensões do Infante, o Arcebispo Primaz vê fortalecidos os seus poderes sobre o Couto de Braga e, em troca, confere apoio militar na guerra contra D.ª Teresa. Este suporte militar permitiu a D. Afonso Henriques vencer a batalha mais importante da sua vida: S. Mamede, que se deu a 24 de Junho do mesmo ano, perto de Guimarães. Foi deste conluio que nasceu Portugal.
D. Afonso Henriques compromete-se, caso consiga tomar posse do condado, a ampliação dos limites do couto de Braga e a atribuição ao Arcebispo de Braga das funções de capelão-mor e chanceler-mor da cúria régia. A catedral bracarense ficou com direito de cunhar moeda para auxiliar às despesas da sua reconstrução, já que havia sido muito danificada pelos maiorinos de Dona Teresa, nas suas disputas contra a desobediência de D. Paio Mendes. O documento diz expressamente: «Assim como meu avô, el-rei D. Afonso, auxiliou a construir a igreja de Santiago, do mesmo modo dou eu e concedo a Santa Maria de Braga o direito de cunhar moeda para construir a sua igreja».
É impossível, ainda, isolar a assinatura deste documento do duelo religioso e político entre Braga e Toledo e Braga e Compostela. D. Afonso Henriques compreendeu bem a importância que Braga e o seu arcebispo tinham para o auxiliar a obter o governo e a garantir a independência de Portugal. Por isso mesmo, aquele que viria a ser o primeiro Rei de Portugal comprometeu-se a apoiar a causa da Igreja de Braga contra a Sé de Compostela, que pretendia retirar o poder e influência do Arcebispo de Braga sobre as dioceses galegas, e também da causa de Braga contra Toledo, dado que ambas revindicavam o estatuto do Primado sobre a Igreja peninsular. Foram estas causas eclesiásticas, de grande relevância naquele tempo, que fortaleceram os ímpetos independentistas de D. Afonso Henriques e dos fidalgos de Entre-Douro-e-Minho.
Os Arcebispos de Braga foram sempre os primeiros apoiantes do surgimento da nova nação. Para além de D. Paio Mendes, que governou a cidade e arquidiocese de Braga entre 1118 e 1137, D. João Peculiar vai tornar-se, na opinião creditada de José Mattoso, como a segunda figura da nossa independência nacional. Este prelado foi o autor moral do reconhecimento papal do novo Reino, que só haveria de chegar em maio de 1179, através da bula "Manifestis Probatum".
Ora, se a história popular criou o mito de Guimarães como berço da nacionalidade, há que acrescentar que foi em Braga que tudo se definiu. Se há legitimidade para Guimarães ufanar-se de ser o berço da nação, então Braga terá também disponibilidade nesse ensejo. Aqui nasceu Portugal poderá ser aplicado a Braga, com toda a propriedade. Não se trata de nenhum laivo de fervor bairrista, apenas de retificar a verdade histórica, tantas vezes ocultada por romantismos e lendas.
Se o slogan escolhido pelo Estado Novo para rebatizar a cidade de Guimarães - Aqui nasceu Portugal! - é apropriado, dado ter sido Guimarães o palco da batalha decisiva nas aspirações nacionais, é certo também que teve um impacto errático nas populações, dado ter-se criado a ideia que se refere ao nascimento de D. Afonso Henriques.
Quantos bracarenses sabem da existência deste documento ou da importância que teve para o nascimento de Portugal? Muito poucos seguramente. Há um bairrismo sadio que é importante aprendermos com os nossos vizinhos vimaranenses, tão ciosos que são da sua história e orgulho local. A verdade é que ambas as cidades podem reivindicar esse título com total propriedade, mas apenas uma o utiliza.
O dia 27 de Maio de 1128 responde a quem fala de duas cidades inimigas. Nada disso! Braga e Guimarães, de mãos dadas, fundaram um país. Em Braga concretizou-se o plano e em Guimarães verteu-se o sangue... Por isso, podemos dizer com toda a propriedade: aqui, efetivamente, nasceu Portugal!

Publicada por Rui Ferreira

ERA ESTA A HISTÓRIA QUE DEVIA SER CONTADA NOS LIVROS ESCOLARES. A VERDADEIRA E COMPLETA! FAÇAM UM FAVOR A BRAGA ESPALHEM ISTO PELAS REDES SOCIAIS; ENVIEM ISTO PARA OS MEDIA,ETC.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 31 de May de 2013, 14:35
Pois é, a batalha foi junto a Guimarães, mas os homens que a travaram foram aqueles que o Afonso Henriques veio pedir a Braga, ao Arcebispo D. Paio Mendes! - como muito bem explica o blog e o documento guardado no Arquivo. Recorde-se que Braga era uma cidade muito maior, sendo uma das mais antigas da Península Ibérica e rivalizava pelo poder na Igreja com Santiago de Compostela e Toledo - Braga foi, e continua hoje a ser, reconhecida pelo Papado como "A PRIMAZ DE TODAS AS HESPANHAS!" (E recorde-se que Braga é mais de 1000 anos mais velha que Guimarães, que naquela época era apenas um castelo e meia-dúzia de casas mais abaixo). MAIS DO QUE O CASTELO DE GUIMARÃES, O BERÇO DE PORTUGAL É A SÉ DE BRAGA! E digo-o: infelizmente! Atento o despezo a que hoje Braga é votada em termos nacionais e internacionais :( 
Se não o tivesse sido, séríamos hoje parte de uma bem mais feliz e unida: Galécia - Galiza (da qual Braga chegou antes a ser capital durante séculos)
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 31 de May de 2013, 14:46
Quote from: Nakamura on 31 de May de 2013, 14:35
Pois é, a batalha foi junto a Guimarães, mas os homens que a travaram foram aqueles que o Afonso Henriques veio pedir a Braga, ao Arcebispo D. Paio Mendes! - como muito bem explica o blog e o documento guardado no Arquivo. Recorde-se que Braga era uma cidade muito maior, sendo uma das mais antigas da Península Ibérica e rivalizava pelo poder na Igreja com Santiago de Compostela e Toledo - Braga foi, e continua hoje a ser, reconhecida pelo Papado como "A PRIMAZ DE TODAS AS HESPANHAS!" (E recorde-se que Braga é mais de 1000 anos mais velha que Guimarães, que naquela época era apenas um castelo e meia-dúzia de casas mais abaixo). MAIS DO QUE O CASTELO DE GUIMARÃES, O BERÇO DE PORTUGAL É A SÉ DE BRAGA! E digo-o: infelizmente! Atento o despezo a que hoje Braga é votada em termos nacionais e internacionais :( 
Se não o tivesse sido, séríamos hoje parte de uma bem mais feliz e unida: Galécia - Galiza (da qual Braga chegou antes a ser capital durante séculos)
Era mais de espanha, coisa que já experimentaram e não resultou muito bem...
Apesar de tudo ainda tenho orgulho de ser português e de dizer bem alto "graças a Deus não nasci espanhol."
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 31 de May de 2013, 15:17
Quote from: rpo.castro on 31 de May de 2013, 14:46
Quote from: Nakamura on 31 de May de 2013, 14:35
Pois é, a batalha foi junto a Guimarães, mas os homens que a travaram foram aqueles que o Afonso Henriques veio pedir a Braga, ao Arcebispo D. Paio Mendes! - como muito bem explica o blog e o documento guardado no Arquivo. Recorde-se que Braga era uma cidade muito maior, sendo uma das mais antigas da Península Ibérica e rivalizava pelo poder na Igreja com Santiago de Compostela e Toledo - Braga foi, e continua hoje a ser, reconhecida pelo Papado como "A PRIMAZ DE TODAS AS HESPANHAS!" (E recorde-se que Braga é mais de 1000 anos mais velha que Guimarães, que naquela época era apenas um castelo e meia-dúzia de casas mais abaixo). MAIS DO QUE O CASTELO DE GUIMARÃES, O BERÇO DE PORTUGAL É A SÉ DE BRAGA! E digo-o: infelizmente! Atento o despezo a que hoje Braga é votada em termos nacionais e internacionais :( 
Se não o tivesse sido, séríamos hoje parte de uma bem mais feliz e unida: Galécia - Galiza (da qual Braga chegou antes a ser capital durante séculos)
Era mais de espanha, coisa que já experimentaram e não resultou muito bem...
Apesar de tudo ainda tenho orgulho de ser português e de dizer bem alto "graças a Deus não nasci espanhol."

A Galiza não é a mesma coisa que Espanha!!

Desculpem, pois é claramente "off-topic", mas se quiserem:

"Depois do século VI, o nome de Hispania viria perder o significado geográfico que possuía até então, para designar o território governado pelos visigodos. Ao mesmo tempo, "Galécia" tornar-se-ia o nome do território governado pelos reis suevos. A península Ibérica ficava repartida assim em duas entidades administrativas, Hispania e Galécia, mantendo-se assim por mais de cinco séculos.

O fim das monarquias sueva e visigoda não mudou esta nomeação da península Ibérica, que ficava partilhada assim em duas entidades geográficas, Hispânia e Gallaecia, mantendo-se assim por mais de cinco séculos. Eram usadas fórmulas tais como Galletiam et Ispaniam6 ,Hispaniae et Galiiciae7 , Hispaniis et Gallicis regionibus8 , presentes ao longo de toda a Idade Média.9 .

No início do século XII, a Galiza começou a fragmentar-se, nomeadamente em 1108 com a independência de Portugal, e que acabaria por excluir Leão (com Astúrias, Estremadura) e Castela, tornando-se reinos. No final do século XII, Galiza, Leão, Castela e Portugal já eram reinos diferentes."


Para conhecimentos mais profundos no tema:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_da_Galiza
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Rui Silva on 31 de May de 2013, 17:01
Quote from: ric on 28 de May de 2013, 17:38
é verdade:

gostaria de ver este ano, uma verdaeira SUPERTAÇA MINHOTA.
Braga e gum,araes podiam jogar , amigavelmente, para comemorar os canecos que vieram para o Minho.

áh, é verdade...uns anormais iriam estragar tudo....

tenho pena... seria uma Festa bonita...

Isto sim seria uma grande iniciativa.

Conseguir realizar um jogo entre as duas equipas como forma de celebrar as vitórias conseguidas nas taças, seria uma demonstração de grandeza de ambos os clubes (e também dos seus dirigentes).
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 31 de May de 2013, 17:15
Essa supertaça minhota até podia chamar-se "Taça das Taças"
Já houve anos em que Braga e Guimarães tiveram os seus torneios. Porque não fazer um torneio minhoto com as 3/4 equipas profissionais, ou chamar o Celta de Vigo e Corunha?

Podia-se fazer um torneio de pré-temporada com 2 jogos para cada equipa e que todos anos ia rodando de cidade.



Off-topic:

Quote from: Nakamura on 31 de May de 2013, 15:17

"Depois do século VI, o nome de Hispania viria perder o significado geográfico que possuía até então, para designar o território governado pelos visigodos. Ao mesmo tempo, "Galécia" tornar-se-ia o nome do território governado pelos reis suevos. A península Ibérica ficava repartida assim em duas entidades administrativas, Hispania e Galécia, mantendo-se assim por mais de cinco séculos.

O fim das monarquias sueva e visigoda não mudou esta nomeação da península Ibérica, que ficava partilhada assim em duas entidades geográficas, Hispânia e Gallaecia, mantendo-se assim por mais de cinco séculos. Eram usadas fórmulas tais como Galletiam et Ispaniam6 ,Hispaniae et Galiiciae7 , Hispaniis et Gallicis regionibus8 , presentes ao longo de toda a Idade Média.9 .

No início do século XII, a Galiza começou a fragmentar-se, nomeadamente em 1108 com a independência de Portugal, e que acabaria por excluir Leão (com Astúrias, Estremadura) e Castela, tornando-se reinos. No final do século XII, Galiza, Leão, Castela e Portugal já eram reinos diferentes."


Para conhecimentos mais profundos no tema:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_da_Galiza[/size]
Pois mas a galiza, desde o fim do reino suevo nunca mais existiu como reino autónomo.
O máximo que conseguiu até à era moderna, foi ter exactamente o mesmo estatuto do condado portucalense, que salvo erro foi doado ao irmão do conde D. Henrique (ambos crusados, como recompensa pela ajuda prestada na guerra contra os mouros receberam do rei de leão o condado e a mão das filhas do rei em casamento.

Se não tivesse havido a independência de Portugal, tudo o que se pode fazer é especular.
Mas dado o fraco apoio dos movimentos autonómicos galegos, e estando galiza e condado portucalense governados por 2 suseranos diferentes, parece-me que o mais lógico era acontecer o que aconteceu: continuarem integradas no reino de Leão até serem absorvidas por Castela e depois redundar na junção de toda a Espanha.

Seríamos bem mais felizes? Sabe-se lá.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 31 de May de 2013, 17:50
 ;D ;D ;D ;D
Não vale a pena alongarmo-nos em assuntos políticos e sentimentais, ainda por cima off-topic...
Mas as "Nações" (realidades históricas e sociológicas) nem sempre coincidem com os "Estados" (estruturas jurídicas) - como bem sabemos. Um dos bons exemplos é precisamente a atual Espanha - um estado que tem no seu interior várias nações. E a nação Galega tem também raízes no norte de Portugal (coisa de que também Lisboa não quer nem ouvir falar e que em Portugal também nunca ninguém ousou "pegar pelos cornos" e assumir... LOOL não deixa de ser divertido outro mito do Estado Novo: de que Portugal é o herdeiro direto da velha "Lusitania" dos romanos!... LOOOL - foi difícil para esses historiadores do regime "passarem o testemunho" de um território concentrado exclusivamente a sul do Douro, para outro [o Condado Portucalense] concentrado por sua vez a norte desse Rio Douro!... ;D Mas a propaganda lá conseguiu que o mito pegasse... e houvesse uma "continuidade histórica" que tudo justificasse)". NÓS É QUE NÃO NOS DEVEMOS ESQUECER! Porque é a nós (minhotos em geral, e BRAGA em particular devido à sua fortíssima importância nesse contexto) a quem sempre é negligenciada e escondida a sua importância política e histórica!! Somos nós que temos que nos lembrar... porque os outros todo o interesse têm em nos menosprezar e varrer isso para o baú da História.
P.S. - Não me interessa que outros não gostem de remexer nessas coisas - se não nos reconhecem as nossas raízes e nos negligenciam, temos que ser nós a ter orgulho e a transmiti-las aos nossos filhos!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Dracul on 31 de May de 2013, 21:42
Quote from: Nakamura on 31 de May de 2013, 17:50
;D ;D ;D ;D
Não vale a pena alongarmo-nos em assuntos políticos e sentimentais, ainda por cima off-topic...
Mas as "Nações" (realidades históricas e sociológicas) nem sempre coincidem com os "Estados" (estruturas jurídicas) - como bem sabemos. Um dos bons exemplos é precisamente a atual Espanha - um estado que tem no seu interior várias nações. E a nação Galega tem também raízes no norte de Portugal (coisa de que também Lisboa não quer nem ouvir falar e que em Portugal também nunca ninguém ousou "pegar pelos cornos" e assumir... LOOL não deixa de ser divertido outro mito do Estado Novo: de que Portugal é o herdeiro direto da velha "Lusitania" dos romanos!... LOOOL - foi difícil para esses historiadores do regime "passarem o testemunho" de um território concentrado exclusivamente a sul do Douro, para outro [o Condado Portucalense] concentrado por sua vez a norte desse Rio Douro!... ;D Mas a propaganda lá conseguiu que o mito pegasse... e houvesse uma "continuidade histórica" que tudo justificasse)". NÓS É QUE NÃO NOS DEVEMOS ESQUECER! Porque é a nós (minhotos em geral, e BRAGA em particular devido à sua fortíssima importância nesse contexto) a quem sempre é negligenciada e escondida a sua importância política e histórica!! Somos nós que temos que nos lembrar... porque os outros todo o interesse têm em nos menosprezar e varrer isso para o baú da História.
P.S. - Não me interessa que outros não gostem de remexer nessas coisas - se não nos reconhecem as nossas raízes e nos negligenciam, temos que ser nós a ter orgulho e a transmiti-las aos nossos filhos!

E é bom que as pessoas saibam que a antiga Lusitania romana tinha como capital Emerita Augusta, que hoje em dia é a cidade de Mérida - em Espanha. Nós nunca fomos lusitanos, mas sim galaicos.
Mas Lisboa e Madrid, com a sua ânsia centralizadora, sempre gostaram de escrever a história como lhes convinha mais, abafando a verdade histórica.
É por isso que nas escolas não se fala da Galécia e se ensina os meninos a falar à lisboeta, porque falar à moda do Norte é ser parolo. Mas a verdade é que a língua portuguesa nasceu aqui.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: limascb on 31 de May de 2013, 21:58
Quote from: set5 on 28 de May de 2013, 23:25
Sem me querer intrometer, mas penso que esta discussão, se bem aproveitada pode ser muito proveitosa para o crescimento social do clube. Há coisas muito mal pensadas, como a gestão de espaços pelo sporting clube de braga. E, nós, adeptos e sócios podemos ajudar a melhorar estas situações dando opiniões e sugestões.

A meu ver não basta ir as escolas. Neste momento é preciso um espaço grande (a meu ver seria benéfico se fosse colado ao estadio), onde os bracarenses possam passar uma tarde, a tomar um café, ou a ver a loja do clube, ou o museu mesmo. Sei que não tem a mínima comparação possível, mas deixo o exemplo do novo estádio de baseball dos NY Yankees. Entre o exterior e o estadio propriamente dito, tem como que um centro comercial, com várias cadeias de fast food e uma gigante loja do clube.

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/22/Yankee-stadium-great-hall.jpg/640px-Yankee-stadium-great-hall.jpg)

Podem-me chamar sonhador, mas o ideal era ter uma área onde a comunidade bracarense pudesse passar uma tarde antes dos jogos (e gastar lá o seu dinheirinho em prol do clube :D), do género da que eu mostro em cima. Uma megastore do clube, com os troféus ganhos em exibição num museu novo, e alguns restaurantes e cafés para passar tempo e comer antes dos jogos, que, por norma sao pelas 8h, por isso dava jeito.

Não sei se isto estará bem enquadrado, mas não sabia onde meter :)
Cumprimentos

O sporting tem algo semelhante, a Alvalaxia...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Sérgio Gonçalves on 31 de May de 2013, 23:55
A história de Portugal é muito mal contada, mas isso é normal neste país que a despreza e desvaloriza tudo o que é seu. É genético ou coisa que o valha.

Braga é e será sempre Braga! Sempre.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: magico_scbraga on 01 de June de 2013, 02:39
Quote from: Sérgio Gonçalves on 31 de May de 2013, 23:55
A história de Portugal é muito mal contada, mas isso é normal neste país que a despreza e desvaloriza tudo o que é seu. É genético ou coisa que o valha.

Braga é e será sempre Braga! Sempre.

O que tu dizes é verdade, mas nós não podemos manter esta atitude de resignação e de verdadeira apatia.
Temos de relevar aquilo que é nosso, aquilo que é de Braga, bem como os feitos que podem ser atribuídos a esta cidade fantástica.
Há um sentimento de bairrismo que não se deve perder. E há, por isso, que lutar pela afirmação da cidade que é a nossa. Se não o fizermos, ninguém o fará por nós.
Vale-nos que, actualmente, temos a garantia de que os mais novos são mais apegados à sua cidade do que alguns "velhos do Restelo".
Tenho pena que isso se tenha devido, em grande parte, ao crescimento do SC Braga, porque o sucesso de um clube pode ser efémero. Mas há valores que, na minha opinião, devem perdurar independentemente dos resultados. Falo do amor à cidade e ao seu SC Braga. Ganhe ou perca.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 01 de June de 2013, 14:33
Bem, este tópico tornou-se no fundo na discussão da grande questão de fundo desta região do Minho e da preponderância milenar de Braga nessa questão - que tem sido minada nas últimas décadas por uma rivalidade criada durante a propaganda nacionalista do Estado Novo ao afirmar Guimarães como o berço sentimental e histórico da pátria (Portugal), e cada vez mais exponenciado durante a democracia pelos políticos locais em conluio com o poder central.

Que ninguém se iluda: esta é a questão de fundo e um facto de suprema importância para toda a região (Minho) e para Braga em particular - sendo a região do Minho retalhada e ficando sem o seu histórico pólo aglutinador: Braga.

Nesse aspecto, a Universidade do Minho tem sido um verdadeiro desastre e uma aberração na defesa da integridade histórica e afirmação da região com o seu histórico pólo aglutinador - foi logo minada à partida pela aliança dos políticos locais de Guimarães (que não dormem) com o poder alfacinha.

Foi um mito criado durante o Estado Novo e que deu a Guimarães a importância histórica que nunca antes teve!
Sejamos claros, e assumamos de uma vez por todas o "boi pelos cornos": ao contrário do imponente passado histórico de Braga (como uma das maiores e mais antigas metrópoles da Ibéria Romana e depois capital do Reino Suevo do noroeste peninsular, e um dos maiores centros cristãos na Reconquista), a única importância que Guimarães teve foi ser o local do castelo onde se fixou Afonso Henriques durante os primeiros anos da afirmação autonómica do seu Condado Portucalense (sendo que ainda durante a vida de Afonso Henriques foi logo trocada por Coimbra, e, depois, por Lisboa).
Guimarães nunca foi uma grande cidade e com peso histórico: era uma coisa minúscula com um castelo e duas ou três casas - um pouco à semelhança da Póvoa de Lanhoso e respectivo castelo para onde fugiu a mãe de Afonso Henriques quando perdeu a batalha! Deixemo-nos de mitos e de tretas!
Não foi por acaso que quando Afonso Henriques precisou de enfrentar a sua mãe, teve que ir a Braga pedir homens para lutar ao Arcebispo:  porque Braga é que sempre foi historicamente, e pelo menos desde os romanos, a grande cidade da região!!
Até ao Sec.XX Guimarães era uma coisa provinciana, uma pequena cidade local, ou vila, sem qualquer preponderância regional ou internacional (ao contrário de Braga).
Com a industrialização no século passado é que criou um certo dinamismo industrial, e, cavalgando o mito do "berço", ganhou asas para afrontar diretamente Braga. Nunca antes o teve!
Está-se é a alimentar isso AGORA! Pela primeira vez em milénios!

E não são coisas de "brincadeiras" ou "politiquices": são questões de intriguice política cujo "deixar andar" resultará inevitavelmente num conflito social e civil grave!


Isto só tem piada para eles (porque sentem que lhes está a ser reconhecida uma importância que nunca tiveram) e para os ingénuos daqui e de Lisboa e Porto (também interessado em ser o único interlocutor do norte), pois o que se está a criar sibilinamente é um problema social e político sério, a partir do nada, e culminará no futuro num qualquer confronto! Inevitável - será uma questão de tempo e de "detonador".
E isto a partir do nada (sem bases históricas ou sociais para isso) e simplesmente contando com a passividade e inércia das gentes de Braga e do activismo militante de todos nesta causa em Guimarães.

E Guimarães tem sido mediaticamente alimentada com esse mito de "berço da pátria" ou "primeira capital de Portugal", pois foi a maneira que Lisboa (sobretudo durante o nacionalismo reintroduzido pelo Estado Novo) encontrou para minar todo o potencial autonómico que Braga sempre teve para representar toda esta região - o Minho - da qual foi capital durante séculos e que se integrava numa identidade nacional do noroeste peninsular - a Galiza - que nada tinha a ver com o resto de Portugal (a Lusitânia).

Este potencial aglutinador de Braga tem vindo a ser politicamente destruído (de forma dramática!) nas últimas décadas, com os factos que acima descrevo (e outros, como o facto de Guimarães ter até  conseguido a "sua" auto-estrada - a A7 - que liga toda a sua região do Ave recentemente criada para si).

E CONTRA ISTO NINGUÉM DE BRAGA LEVANTA A VOZ!
CONTRA ESTA ABERRAÇÃO HISTÓRICA... NÃO HÁ NINGUÉM QUE DEFENDA ESTA CIDADE E REGIÃO.
NEM DA UNIVERSIDADE DO MINHO (minada!), NEM DA CÂMARA MUNICIPAL... NADA!

AGORA NEM DISTRITO HÁ!
ACABOU. NINGUEM PODE DIZER QUE SOMOS SEQUER CAPITAL DE DISTRITO!
AGORA FICAMOS À FRENTE DA MICRO-REGIÃO DO CÁVADO (basicamente é esta linha Braga, Barcelos, Esposende) E ELES COM A REGIÃO DO AVE (com Famalicão, Fafe, e as terras de Basto - tudo ligado pela auto-estrada A7).
NEM SEQUER TEMOS GOVERNO CIVIL! ISSO ACABOU!
Niguém pode dizer que somos capital do Minho, ou, até, sequer já, do Baixo Minho!
Isso foi-nos minado sibilinamente, sem que ninguém de Braga se tenha insurgido.

E pronto, eis como se destrói uma região (cujo perigo para Lisboa é ter raízes muito diferentes do resto do país - Lusitania) e  a sua capital histórica.

DESCULPEM, ESTE OFF-TOPIC E O ESCREVER EM MAIÚSCULAS COMO SE ESTIVESSE A BERRAR, MAS ESTOU FARTO DE VER QUE NINGUÉM COM PESO POLÍTICO SE LEVANTA EM NOME DESTA REGIÃO!

Agora até os vão apaparicando com "Capital Europeia da Cultura 2012", "Capital Europeia do Desporto 2013", Museus, Orquestras, etc! TUDO SE FAZ PARA OS PROMOVER!!

E a esta cidade de Braga, o que deram nas últimas décadas?
Um chupa-chups embrulhado em  "C. E. Juventude 2012, para calar os meninos...

Era estas questões que os Bracarenses e Minhotos em geral deveria levantar, em alta voz e na praça pública, desmistificando o mito e repondo os factos da História!

Mas ao contrário do fundador deste tópico, eu não  tenho qualque esperança, ainda que os mais jovens agora estejam mais instruídos e informados: quem é que se levanta contra isto?
Não vejo nada...

E, se os políticos locais são de uma enorme vileza, os que se prepararam para lhes suceder são simplesmente boçais! Uns pacóvios. Basta olhar bem para as suas caras!!
Olhem bem para as caras nos cartazes de quem vamos eleger para representar esta cidade/região!!  >:( >:(

As coisas começarão a mudar em cada um de nós.
Mas é difícil, até porque a maioria dos que votam são da geração geriátrica, e os mais novos (e cultos) fogem para o estrangeiro.
Por isso é que cada um dos que fica tem que fazer mais! Tem que dar "tudo por tudo".
É o futuro da nossa cidade e região que está a ser roubado!
E JÁ VAMOS TARDE! MUITO TARDE!
Para trazer estas questões "à luz do dia" e não sibilinamente nos gabinetes e nos corredores do poder, onde temos sido sistematicamente batidos, por falta de políticos com qualidade e capacidade!
Nem que tenhamos que sair à rua e trazer para a luz do dia o conflito que outros vão criando e tentando esconder!


E o futebol não é o principal foco ou problema desta questão!
É apenas um fenómeno social de imensa visibilidade onde ela se reflete - e por isso tem o potencial de ser onde a coisa possa "estoirar", mais dia menos dia...
Mas esta rivalidade fomentada, tem-se menifestado em todos os sectores da vida social e política - e enquanto Guimarães tem sido proactiva (e de que maneira), Braga anda a dormir...

E até por isso tenho pena dos últimos acontecimentos desportivos...
Tinha esperança que esse - o nosso clube - fosse o último bastião de resistência de Braga enquanto afirmação minhota.
Mas até nisso fomos minados nos últimos anos: ninguém deu grande relevo aos nossos enormes feitos (não apenas nacionais, mas INTERNACIONAIS - com jogos contra Milão, Liverpool, Arsenal, PSG, etc) e dão um relvo desmesurado a uma taça que conquistaram por  falta de comparência psicológica na final do opositor que os tinha levado ao colo até à final.

A grande questão será sempre esta: vamos continuar a ver este filme, sem nada fazer?
Será provavelmente a questão de fundo que toda a gente desta região (cujo representante máximo acabou por restar este clube) deveria debater - mas porventura noutro tópico!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: magico_scbraga on 01 de June de 2013, 15:32
Nakamura, eu tenho esperança numa alteração da situação. Tenho esperança em que a minha cidade se consiga (re)afirmar como uma cidade pujante, orgulhosa e dinâmica.
E para essa minha esperança muito tem contribuído o crescimento do nosso Braga!
Mas a verdade é uma : nós temos muita responsabilidade neste estado de coisas pois, enquanto os de Guimarães defendiam com unhas e dentes aquilo que é seu, nós andamos a dormir!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 01 de June de 2013, 15:38
É isso! Tens toda a razão. E parece é que vamos acordar tarde... quando quisermos mudar as coisas já elas estão criadas e irreversíveis (e não fomos "tidos nem achados", nem os nossos políticos mostraram qualquer capacidade)! Esta questão da regionalização com a NUTS III e divisão salomónica do Baixo Minho em duas micro-regiões ("Cávado" e "Ave"), as mais pequenas de todo o país (!), está-se mesmo a ver que doi de propósito/a pedido!
ISTO FAZ ALGUM SENTIDO?? Olhem para essas micro-regiões e comparem com o resto das regiões do país!! Faz algum sentido? Interessa a quem?? Ao Minho enquanto região? A Braga?
ESTA QUESTÃO TERIA QUE SER TRAZIDA PARA A LUZ DO DIA E CONFRONTADA/ATACADA JÁ!! E provavelmente já vamos muito tarde.... Será a raiz da divisão "de facto" e já implementada/oficializada no terreno!  >:( >:(
Isto já há muito que deixou de ser uma "sã rivalidade"... ou uma "brincadeira" entre cidades vizinhas...
ACORDEM PARA A VIDA!! Pois ao intervalo já temos o jogo praticamente praticamente perdido.
E antes fosse no futebol...
ISTO DEVERIA SER TRANSFORMADO NUM DOS TEMAS CENTRAIS DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS...

Vejam a dimensão das regiões no contexto nacional aqui (regiões 2 e 3 no mapa):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidades_Territoriais_Estat%C3%ADsticas_de_Portugal

E os concelhos integrantes destas mini-regiões aqui: (repare-se que até Póvoa de Lanhoso (!) e Vieira do Minho (!) deixaram de ter sede em Braga, para passarem para Guimarães!!)
http://2.bp.blogspot.com/-shYNEEqst2E/TwXOxt-Gp5I/AAAAAAAAAIg/YyTfgP9eJSI/s1600/mapanorte.JPG

E não se deixem eganar pelo epíteto "sub-regiões": estas serão as novas divisões administrativas que irão substituir os distritos em tudo, e que terão relevo em termos nacionais e da União Europeia!

O diploma que as criou em 2002 (o link está abaixo) fala claramente na "alterações da estrutura administrativa" que integram "alterações do perfil sócio-económico das regiões".

E estas serão as verdadeiras regiões, pois o NUTS I limita-se a dividir Portugal Continental das ilhas, e o NUTS II cria apenas as cinco macro regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve.
Por isso, esta divisão pela NUTS III é que vem substituir a anterior divisão dos distritos, promovendo Guimarães e espezinhando Braga.

É a nova regionalização - e a que ficou a contar para tudo (não apenas para efeitos "estatísticos" como eufemisticamente às vezes a querem "impingir" - para tudo: para organização das estruturas administrativas, de ordenamento território e dos poderes públicos, dos hospitais, etc.
Basta ver que ainda agora, na revisão do novo "Mapa judiciário dos Tribunais", foi a que foi seguida!
Portanto já está aí desde há uma década: instituída e formalizada - é a nova regionalização (pelo menos até que a consigamos mudar)!

Foi criada "na secretaria" em 2002 (já que a regionalização não avançou por referendo):
http://dre.pt/pdf1sdip/2002/11/255A00/71017103.pdf

E foi revista em 2008 - e reparem que até nessa revisão de 2008 se deu mais dois concelhos minhotos a Guimarães (Cabeceiras de Basrto e Mondim de Basto), para a compensar pela transferência de outros dois (Trofa e Santo Tirso) para a região do Grande Porto.
http://www.iapmei.pt/iapmei-leg-03p.php?lei=6442

Tudo se abotoa à medida... excepto Braga! >:(
Pois... Já acordaram?

O Minho enquanto região, oficialmente, já não existe!
Perceberam bem? O Minho agora é só um rio!!

Como região passou por decreto a existir  apenas o "Norte" (sede no... Porto) que integra estas sub-regiões (verdadeiras unidades administrativas e territoriais):
- Minho-Lima (onde ficou intocado todo o distrito de Viana do Castelo);
- Cávado (sede Braga);
- Ave (sede em Guimarães);
- Tâmega;
- Grande Porto;
- Douro;
- Entre Douro e Vouga;
- Alto Trás os Montes.

Pois... há gente que continua ainda a pensar que ainda existem "distritos" e "governos civis" e que "Braga é capital da região do Minho" e sede do distrito do Baixo Minho... Pois... não acordem, não!

P.S. - É que nem neste modelo isto faz qualquer sentido: não acredito que Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso prefiram ficar centradas em Guimarães, em vez de Braga!! É qualquer coisa de profundamente absurdo (e só demonstra a manipulação que os políticos proactivos deles conseguem junto do Poder central... Emídios Guerreiros e outros que tais).
De caminho para abolição desta estupidez de regionalização, começávamos logo por recentrar estes dois concelhos - no que é absolutamente inacreditável, tal a proximidade física e sentimental que têm por Braga e a distância face a Guimarães)!! Aliás, todo o modelo é estúpido... mas para começar era já por aí!!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 01 de June de 2013, 18:14
Aliás, se as pessoas de Braga querem realmente defender a sua terra (e região) e se interessam por ela, tendo em conta o atrás exposto, têm que o manifestar de forma pública e notória  - e seria de começar a pensar seriamente numa petição à Assembleia da República (que aliás devia ser promovida pelos próprios representantes políticos locais de Braga) ou num boicote eleitoral dos bracarenses nas próximas eleições autárquicas, para demonstrar a sua total indignação contra a instituição crescente destas redefinições administrativas "de secretaria" - sempre em prol da promoção do mito "berço".
De qualquer modo, em democracia, estas alterações de estrutura administrativa deveriam ser referendadas pelo Povo! Ou então deixem estar as regiões e distritos como os herdamos dos tempos do Estado Novo (que pelo menos não eram tão estúpidos!
Pois, como diz o povo, "quem cala... consente!"
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 01 de June de 2013, 20:05
Quote from: Nakamura on 01 de June de 2013, 15:38
É isso! Tens toda a razão. E parece é que vamos acordar tarde... quando quisermos mudar as coisas já elas estão criadas e irreversíveis (e não fomos "tidos nem achados", nem os nossos políticos mostraram qualquer capacidade)! Esta questão da regionalização com a NUTS III e divisão salomónica do Baixo Minho em duas micro-regiões ("Cávado" e "Ave"), as mais pequenas de todo o país (!), está-se mesmo a ver que doi de propósito/a pedido!
ISTO FAZ ALGUM SENTIDO?? Olhem para essas micro-regiões e comparem com o resto das regiões do país!! Faz algum sentido? Interessa a quem?? Ao Minho enquanto região? A Braga?
ESTA QUESTÃO TERIA QUE SER TRAZIDA PARA A LUZ DO DIA E CONFRONTADA/ATACADA JÁ!! E provavelmente já vamos muito tarde.... Será a raiz da divisão "de facto" e já implementada/oficializada no terreno!  >:( >:(
Isto já há muito que deixou de ser uma "sã rivalidade"... ou uma "brincadeira" entre cidades vizinhas...
ACORDEM PARA A VIDA!! Pois ao intervalo já temos o jogo praticamente praticamente perdido.
E antes fosse no futebol...
ISTO DEVERIA SER TRANSFORMADO NUM DOS TEMAS CENTRAIS DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS...

Vejam a dimensão das regiões no contexto nacional aqui (regiões 2 e 3 no mapa):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidades_Territoriais_Estat%C3%ADsticas_de_Portugal

E os concelhos integrantes destas mini-regiões aqui: (repare-se que até Póvoa de Lanhoso (!) e Vieira do Minho (!) deixaram de ter sede em Braga, para passarem para Guimarães!!)
http://2.bp.blogspot.com/-shYNEEqst2E/TwXOxt-Gp5I/AAAAAAAAAIg/YyTfgP9eJSI/s1600/mapanorte.JPG

E não se deixem eganar pelo epíteto "sub-regiões": estas serão as novas divisões administrativas que irão substituir os distritos em tudo, e que terão relevo em termos nacionais e da União Europeia!

O diploma que as criou em 2002 (o link está abaixo) fala claramente na "alterações da estrutura administrativa" que integram "alterações do perfil sócio-económico das regiões".

E estas serão as verdadeiras regiões, pois o NUTS I limita-se a dividir Portugal Continental das ilhas, e o NUTS II cria apenas as cinco macro regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve.
Por isso, esta divisão pela NUTS III é que vem substituir a anterior divisão dos distritos, promovendo Guimarães e espezinhando Braga.

É a nova regionalização - e a que ficou a contar para tudo (não apenas para efeitos "estatísticos" como eufemisticamente às vezes a querem "impingir" - para tudo: para organização das estruturas administrativas, de ordenamento território e dos poderes públicos, dos hospitais, etc.
Basta ver que ainda agora, na revisão do novo "Mapa judiciário dos Tribunais", foi a que foi seguida!
Portanto já está aí desde há uma década: instituída e formalizada - é a nova regionalização (pelo menos até que a consigamos mudar)!

Foi criada "na secretaria" em 2002 (já que a regionalização não avançou por referendo):
http://dre.pt/pdf1sdip/2002/11/255A00/71017103.pdf

E foi revista em 2008 - e reparem que até nessa revisão de 2008 se deu mais dois concelhos minhotos a Guimarães (Cabeceiras de Basrto e Mondim de Basto), para a compensar pela transferência de outros dois (Trofa e Santo Tirso) para a região do Grande Porto.
http://www.iapmei.pt/iapmei-leg-03p.php?lei=6442

Tudo se abotoa à medida... excepto Braga! >:(
Pois... Já acordaram?

O Minho enquanto região, oficialmente, já não existe!
Perceberam bem? O Minho agora é só um rio!!

Como região passou por decreto a existir  apenas o "Norte" (sede no... Porto) que integra estas sub-regiões (verdadeiras unidades administrativas e territoriais):
- Minho-Lima (onde ficou intocado todo o distrito de Viana do Castelo);
- Cávado (sede Braga);
- Ave (sede em Guimarães);
- Tâmega;
- Grande Porto;
- Douro;
- Entre Douro e Vouga;
- Alto Trás os Montes.

Pois... há gente que continua ainda a pensar que ainda existem "distritos" e "governos civis" e que "Braga é capital da região do Minho" e sede do distrito do Baixo Minho... Pois... não acordem, não!

P.S. - É que nem neste modelo isto faz qualquer sentido: não acredito que Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso prefiram ficar centradas em Guimarães, em vez de Braga!! É qualquer coisa de profundamente absurdo (e só demonstra a manipulação que os políticos proactivos deles conseguem junto do Poder central... Emídios Guerreiros e outros que tais).
De caminho para abolição desta estupidez de regionalização, começávamos logo por recentrar estes dois concelhos - no que é absolutamente inacreditável, tal a proximidade física e sentimental que têm por Braga e a distância face a Guimarães)!! Aliás, todo o modelo é estúpido... mas para começar era já por aí!!

Nakamura este é um tema que não estou por dentro, mas agradeço o teu esforço em alertares para esta situação.
O que aqui escreves-te, e acredito que seja assim mesmo, é gravíssimo! Não sei como isto não desponta o mínimo de reacção da cidade (pelo menos que se veja) nomeadamente dos seus líderes.

Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 02 de June de 2013, 10:59
Old School,
Isto não desperta qualquer reação nos líderes da nossa cidade, porque querem não querem mostrar a sua incompetência e preferem assim varrer isto para debaixo do "tapete". Para não terem que prestar contas aos bracarenses. Devem até ter algum receio da reação das pessoas de Braga (quando se forem  apercebendo mais tarde do que se andou a fazer nos últimos anos) e estão à espera que isto seja um facto consumado, para ser um "sapo" para se engolir sem qualquer outro remédio pelas populações, e os líderes políticos responsáveis já lá não estejam e possam fazer o habitual "jogo do empurra de culpas".
Não te iludas: compete-nos a nós  defender esta cidade e seu património, porque a eles só lhes interessam os negócios...
E não tenhas dúvidas, (nem é preciso saber muito de Direito para compreender o que acima escrevi), está lá tudo e é mesmo assim: desde 2002 foi atribuída oficialmente e em todos os documentos da estrutura administrativa uma importância a Guimarães equivalente à de Braga, dividindo o Baixo Minho em duas regiões - a do "Cávado" e a do "Ave", sendo esta última maior e com sede em Guimarães - e eles até têm sido premiados com inúmeros eventos e instituições para promoção dessa cidade nos últimos anos - e tido mais importância do que Braga nos últimos anos.
A única coisa que ia equilibrando (e até ocultando) isto era o muito maior sucesso desportivo do nosso clube (mas repara que mesmo nos últimos anos dourados do nosso clube, com estrondosos sucessos internacionais, não deixaram nunca de colocar os espanhóis como nossos rivais... iguais).
Era preciso acordar e provocar reações em todos os núcleos políticos partidários de Braga relativamente a esta gravissima questão!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 02 de June de 2013, 12:48
Quote from: Nakamura on 02 de June de 2013, 10:59
Old School,
Isto não desperta qualquer reação nos líderes da nossa cidade, porque querem não querem mostrar a sua incompetência e preferem assim varrer isto para debaixo do "tapete". Para não terem que prestar contas aos bracarenses. Devem até ter algum receio da reação das pessoas de Braga (quando se forem  apercebendo mais tarde do que se andou a fazer nos últimos anos) e estão à espera que isto seja um facto consumado, para ser um "sapo" para se engolir sem qualquer outro remédio pelas populações, e os líderes políticos responsáveis já lá não estejam e possam fazer o habitual "jogo do empurra de culpas".
Não te iludas: compete-nos a nós  defender esta cidade e seu património, porque a eles só lhes interessam os negócios...
E não tenhas dúvidas, (nem é preciso saber muito de Direito para compreender o que acima escrevi), está lá tudo e é mesmo assim: desde 2002 foi atribuída oficialmente e em todos os documentos da estrutura administrativa uma importância a Guimarães equivalente à de Braga, dividindo o Baixo Minho em duas regiões - a do "Cávado" e a do "Ave", sendo esta última maior e com sede em Guimarães - e eles até têm sido premiados com inúmeros eventos e instituições para promoção dessa cidade nos últimos anos - e tido mais importância do que Braga nos últimos anos.
A única coisa que ia equilibrando (e até ocultando) isto era o muito maior sucesso desportivo do nosso clube (mas repara que mesmo nos últimos anos dourados do nosso clube, com estrondosos sucessos internacionais, não deixaram nunca de colocar os espanhóis como nossos rivais... iguais).
Era preciso acordar e provocar reações em todos os núcleos políticos partidários de Braga relativamente a esta gravissima questão!

Para quem está de fora é difícil analisar como estas alterações estão a acontecer, o que é facto é que são alterações substanciais e a cidade, líderes e bracarenses no geral, deviam estar atentos para não sairmos prejudicados com decisões que, à partida, serão irreversíveis.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Dracul on 02 de June de 2013, 18:10
Um exemplo deste lobby que favorece os nossos vizinhos foi a ida do Tribunal da Relação para Guimarães. É tão absurdo que nem se compreende como Braga aceitou esta decisão. Assim como seria absurdo o Tribunal da Relação ser em Penafiel em vez de ser no Porto, ou ser na Figueira da Foz em vez de ser em Coimbra.

Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 02 de June de 2013, 19:31
Já agora deixo aqui mais um cargo que foi hoje ocupado por um Espanhol:
http://www.guimaraesdigital.com/index.php?a=noticias&id=52633

Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: set5 on 02 de June de 2013, 20:00
Alguem me consegue explicar porque é que a universidade do minho é, a unica (acho eu) do país que está dividida em duas cidades? Sendo que as duas cidade em questão se detestam, ainda pior.

Não percebo qual é o motivo. Eu estudo no pólo de azurem, e deixem-me que vos diga, aquilo parece-me que foi uma birra de algum politico espanhol. Porque é que não há certos cursos na capital do minho, só para haver em espanha? Não percebo, e é frustrante, pois, eu querendo economizar o máximo possivel nos custos da minha educação, tenho de gastar balurdios em transportes para aquela terriola horrivel.

Deve ter sido a decisão mais patética de sempre, e mais patético é quem deixou.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 02 de June de 2013, 20:24
Quote from: set5 on 02 de June de 2013, 20:00
Alguem me consegue explicar porque é que a universidade do minho é, a unica (acho eu) do país que está dividida em duas cidades? Sendo que as duas cidade em questão se detestam, ainda pior.

Não percebo qual é o motivo. Eu estudo no pólo de azurem, e deixem-me que vos diga, aquilo parece-me que foi uma birra de algum politico espanhol. Porque é que não há certos cursos na capital do minho, só para haver em espanha? Não percebo, e é frustrante, pois, eu querendo economizar o máximo possivel nos custos da minha educação, tenho de gastar balurdios em transportes para aquela terriola horrivel.

Deve ter sido a decisão mais patética de sempre, e mais patético é quem deixou.
Para conseguir agregar ambas cidades e principalmente ambos os tecidos empresariais, o que até é bem pensado, não fosse a chico-espertice de andarem a tentar roubar uma à outra.
Só com o apoio de ambos se consegue uma universidade com alguma dimensão.

Sairia te bem mais caro se não houvesse universidade do minho.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 02 de June de 2013, 20:39
As razões que levam a estas alterações desconheço, mas reparo que várias instituições passam daqui para lá e não me recordo de nenhuma que tenha passado de lá para cá...

O Mesquita Machado vai sair da autarquia, e pelas últimas sondagens existe alguma possibilidade de Ricardo Rio assumir a câmara, não interessa a cor política de cada um, mas ganhe quem ganhar espero que olhe com atenção para estas questões que se têm aqui falado. O cidadão comum pode sempre tentar alterar algo, mas acho que quem ocupa este tipo de cargos tem sempre mais hipóteses de fazer alguma coisa.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Dracul on 02 de June de 2013, 20:44
Quote from: rpo.castro on 02 de June de 2013, 20:24
Quote from: set5 on 02 de June de 2013, 20:00
Alguem me consegue explicar porque é que a universidade do minho é, a unica (acho eu) do país que está dividida em duas cidades? Sendo que as duas cidade em questão se detestam, ainda pior.

Não percebo qual é o motivo. Eu estudo no pólo de azurem, e deixem-me que vos diga, aquilo parece-me que foi uma birra de algum politico espanhol. Porque é que não há certos cursos na capital do minho, só para haver em espanha? Não percebo, e é frustrante, pois, eu querendo economizar o máximo possivel nos custos da minha educação, tenho de gastar balurdios em transportes para aquela terriola horrivel.

Deve ter sido a decisão mais patética de sempre, e mais patético é quem deixou.
Para conseguir agregar ambas cidades e principalmente ambos os tecidos empresariais, o que até é bem pensado, não fosse a chico-espertice de andarem a tentar roubar uma à outra.
Só com o apoio de ambos se consegue uma universidade com alguma dimensão.

Sairia te bem mais caro se não houvesse universidade do minho.

Concordo em parte com o que dizes, mas Coimbra tem a Universidade de Coimbra, o Porto tem a Universidade do Porto e em geral é assim, com as excepções do Minho, da UTAD e do Algarve.
Braga tem capacidade para ter uma universidade só sua, sem precisar de polos fora do seu concelho. O polo de Azurém foi para dar um brinde aos brilhas, tal como o Tribunal da Relação que eu já referi anteriormente.
Na política há um lobby que tenta tirar o valor histórico e a importância real de Braga. Não esquecer que aquele ressabiado do Cirilo já foi Governador Civil do distrito de Braga.
A capital da cultura foi outro brinde do poder político àquela terra.

Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 02 de June de 2013, 21:37
Quote from: Dracul on 02 de June de 2013, 20:44
Concordo em parte com o que dizes, mas Coimbra tem a Universidade de Coimbra, o Porto tem a Universidade do Porto e em geral é assim, com as excepções do Minho, da UTAD e do Algarve.
Braga tem capacidade para ter uma universidade só sua, sem precisar de polos fora do seu concelho. O polo de Azurém foi para dar um brinde aos brilhas, tal como o Tribunal da Relação que eu já referi anteriormente.
Na política há um lobby que tenta tirar o valor histórico e a importância real de Braga. Não esquecer que aquele ressabiado do Cirilo já foi Governador Civil do distrito de Braga.
A capital da cultura foi outro brinde do poder político àquela terra.
Coimbra é coimbra, sem comparação com as restantes universidades.
UTAD tem 2 polos e chegou a ter um 3º em miranda do douro, a UBI não está em nenhuma capital de distrito, está junto do maior polo industrial e em Braga tens 2 grandes polos industriais e ligaram-se os 2 senão provavelmente até seria em guimarães que tem uma polo empresarial maior (obviamente aqui conta a industria transformadora, excluindo-se os empreiteiros).

Agora tudo o que é de guimarães é mau? Coisas como estas tornam a discussão sem sentido e retiram força  às pretensões que possam ter legitimidade.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: set5 on 02 de June de 2013, 22:11
Quote from: rpo.castro on 02 de June de 2013, 21:37
Quote from: Dracul on 02 de June de 2013, 20:44
Concordo em parte com o que dizes, mas Coimbra tem a Universidade de Coimbra, o Porto tem a Universidade do Porto e em geral é assim, com as excepções do Minho, da UTAD e do Algarve.
Braga tem capacidade para ter uma universidade só sua, sem precisar de polos fora do seu concelho. O polo de Azurém foi para dar um brinde aos brilhas, tal como o Tribunal da Relação que eu já referi anteriormente.
Na política há um lobby que tenta tirar o valor histórico e a importância real de Braga. Não esquecer que aquele ressabiado do Cirilo já foi Governador Civil do distrito de Braga.
A capital da cultura foi outro brinde do poder político àquela terra.
Coimbra é coimbra, sem comparação com as restantes universidades.
UTAD tem 2 polos e chegou a ter um 3º em miranda do douro, a UBI não está em nenhuma capital de distrito, está junto do maior polo industrial e em Braga tens 2 grandes polos industriais e ligaram-se os 2 senão provavelmente até seria em guimarães que tem uma polo empresarial maior (obviamente aqui conta a industria transformadora, excluindo-se os empreiteiros).

Agora tudo o que é de guimarães é mau? Coisas como estas tornam a discussão sem sentido e retiram força  às pretensões que possam ter legitimidade.

Sem estar a dizer que tudo o que é de guimarães é mau, pode-se dizer que braga nada quer com aquela ''cidade''. E Braga em nada precisa de guimaraes para sobreviver. Não se devia querer juntar á força ''água e azeite''
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Dracul on 02 de June de 2013, 22:13
Quote from: rpo.castro on 02 de June de 2013, 21:37
Quote from: Dracul on 02 de June de 2013, 20:44
Concordo em parte com o que dizes, mas Coimbra tem a Universidade de Coimbra, o Porto tem a Universidade do Porto e em geral é assim, com as excepções do Minho, da UTAD e do Algarve.
Braga tem capacidade para ter uma universidade só sua, sem precisar de polos fora do seu concelho. O polo de Azurém foi para dar um brinde aos brilhas, tal como o Tribunal da Relação que eu já referi anteriormente.
Na política há um lobby que tenta tirar o valor histórico e a importância real de Braga. Não esquecer que aquele ressabiado do Cirilo já foi Governador Civil do distrito de Braga.
A capital da cultura foi outro brinde do poder político àquela terra.
Coimbra é coimbra, sem comparação com as restantes universidades.
UTAD tem 2 polos e chegou a ter um 3º em miranda do douro, a UBI não está em nenhuma capital de distrito, está junto do maior polo industrial e em Braga tens 2 grandes polos industriais e ligaram-se os 2 senão provavelmente até seria em guimarães que tem uma polo empresarial maior (obviamente aqui conta a industria transformadora, excluindo-se os empreiteiros).

Agora tudo o que é de guimarães é mau? Coisas como estas tornam a discussão sem sentido e retiram força  às pretensões que possam ter legitimidade.


Eu não disse que tudo o que é de Guimarães é mau, mas nenhuma universidade tem forçosamente que estar associada a um polo industrial.
Braga é a capital do Minho e a capital do distrito, é a maior cidade do Norte (exceptuando o Porto, é claro), não tem que estar dependente de ninguém para atrair investimentos.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 02 de June de 2013, 22:31
Quote from: rpo.castro on 02 de June de 2013, 20:24
Quote from: set5 on 02 de June de 2013, 20:00
Alguem me consegue explicar porque é que a universidade do minho é, a unica (acho eu) do país que está dividida em duas cidades? Sendo que as duas cidade em questão se detestam, ainda pior.

Não percebo qual é o motivo. Eu estudo no pólo de azurem, e deixem-me que vos diga, aquilo parece-me que foi uma birra de algum politico espanhol. Porque é que não há certos cursos na capital do minho, só para haver em espanha? Não percebo, e é frustrante, pois, eu querendo economizar o máximo possivel nos custos da minha educação, tenho de gastar balurdios em transportes para aquela terriola horrivel.

Deve ter sido a decisão mais patética de sempre, e mais patético é quem deixou.
Para conseguir agregar ambas cidades e principalmente ambos os tecidos empresariais, o que até é bem pensado, não fosse a chico-espertice de andarem a tentar roubar uma à outra.
Só com o apoio de ambos se consegue uma universidade com alguma dimensão.

Sairia te bem mais caro se não houvesse universidade do minho.

Então por essa lógica - para "agregar os tecidos empresariais das duas cidades" - a Universidade do Minho teria que criar, não dois, mas 4 pólos!!
Ou será que Barcelos e Famalicão são menos minhotas, ou têm menos tecido empresarial que importasse ligar do que Guimarães??

E por essa lógica, Setúbal (que ao que julgo só tem um Instituto politécnico) deveria reivindicar um Pólo da Universidade de Lisboa!! (até porque do seu tecido empresarial faz parte a "Autoeuropa / volkswagen" de Palmela, que é só o maior complexo industrial do país).

Isso é quererem arranjar justificações para decisões políticas!
E justifica-se com "o pé que estiver mais à mão"...
Não é o facto de estar em Guimarães ou Braga que importa ao tecido empresarial: repare-se que até em acesso directo, Braga é a cidade nuclear do chamado quadrilátero Braga-Barcelos-Famalicão-Guimarães, para as outras!
Mas isso - essa centralidade histórica e geográfica - não lhe tem servido para rigorosamente nada!

Por isso, só não vê o que se tem passado nas últimas décadas de Guimarães relativamente a Braga quem não quer ver! E há muita gente que se recusa a ver o que está mesmo em frente aos seus olhos!
Então vou dizê-lo de forma clara, para que ninguém diga que "não sabia": desde há décadas que Guimarães se recusa a ser submetida hierarquicamente a Braga no que quer que seja!!
É esse o plano que têm traçado para a sua cidade e têem-no conseguido - já está oficializada a equiparação e mais uma divisão do Minho que mina inexoravelmente e historicamente a preponderância de Braga.
A verdade é que já está praticamente conseguido! Alguém se lembra de um exemplo inverso de relevo nas últimas décadas?

Há é muita gente de Braga que nem se dá conta do sucedido, e quem se dá conta está caladinha porque se recusa a admiti-lo publicamente!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 02 de June de 2013, 22:32
Quem diz que Braga não precisa de Guimarães não sabe do que fala. Esta é a principal razão porque o país está no ponto em que está. Todos precisamos de todos e só unidos podemos criar e desenvolver projectos de futuro. A alternativa é desperdiçar dinheiro, recursos e oportunidades (comparem os turistas no Minho vs turistas na cidade do porto, só para dar um exemplo).
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 02 de June de 2013, 22:43
Claro que todos precisamos de entreajuda e cooperação, mas isso nada tem a ver com o tema.
O tema é a divisão que foi criada no Minho porque uma cidade que - por provincianismo e complexo de inferioridade, ou se quiseres "birrinha parola" - desde há umas décadas a esta parte tem como plano estratégico alterar a estrutura administrativa e territorial secular que rege este território.
Há muito que deixou de ser uma simples "rivalidadezinha tradicional entre vizinhos" ou "bairrismo", para se tornar um derdadeiro desígnio de autonomia e de afirmação, por todos eles compartilhado e trabalhado - e que tem sido meticulosamente cumprido! Uma emancipação e sublevação face ao poder aglutinador da região minhota personificado por Braga.

Quanto à cooperação, nada a opôr, e junte-lhes outras grandes cidades do Minho, como Barcelos e Famalicão (entre outras). O centro dessa cooperação só poderia ser um! E toda a região se aglutinava e ganhava força!
Mas não foi isso que aconteceu... e a culpa não é seguramente de Braga.

Mas podemos sempre pôr uma pála nos nossos olhos e fazer de conta que não vemos nada!
Aliás, é com isso que eles contam! Como têm contado até agora nos últimos anos...

Como alguém dizia acima: a responsabilidade primeira é dos nossos políticos locais (mas em última instância é nossa) - E estão aí à porta eleições autárquicas, sendo que aqui em Braga parece que serão renhidas! - Há então é que os confrontar com esta grave questão e exigir que mostrem posição firme, sem tibiezas cobardes e sem deixar que as coisas se vão minando sibilinamente na secretaria... e que mostrem serviço efectivo!! (já dei a ideia de petições ao poder central, de manifestações/boicotes locais, etc. Temos é mostrar que estamos a ver que nos estão a comer a sopa!

Ou as coisas serão cada vez pior... sendo uma confrontação grave e directa no futuro uma questão de tempo.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 02 de June de 2013, 23:24
Isto desta inventada região do "Ave",foi criada de propósito para Guimarães, é tão absurdo, mas tão absurdo... mas TÃO ABSURDO (!), que eu não páro de raciocinar...

Porque raio se foram buscar as bacias dos rios para se criar estas divisões administrativas!??
Isso faz algum sentido - histórico, sociológico, cultural??
Então, por essa lógica, porque razão o Alto-Minho (antigo distrito de Viana do Castelo) continuou intocável com a designação ridicula de "Minho-Lima"??

Seguindo a mesma lógica - de bacias de rios [isto, se fosse para rir, até poderiamos dizer que foi criado pelo Instituto Hidrográfico! ;D ] - mas seguindo então essa (nova) lógica dos rios: porque não se divide então o Alto Minho, como se fez com o Baixo Minho, criando então, também aí, duas regiões: a região do "Minho" (com sede em Caminha ou Valença, p.ex.) e a região do "Lima" (com sede em Viana do Castelo)??

Onde é que está o raio do critério??!

Fica à atenção de Caminha!!
Ficam legitimados para se começarem a "armar ao pingarelho"!

Ou Valença!!
Já é uma cidadezinha jeitosa... está ali mesmo ao lado de Tui... tem a vantagem de estar numa posição central face aos outros concelhos junto ao rio Minho...

Força!! Amandem-se todos!
Isto depois de aberta a porta... vale tudo!!

O que importa é só criatividade nos argumentos, e "engenho e arte" nas secretarias de Lisboa!

Isto é só  :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Até dá para rir... o problema é a gravidade do que está na base disto...     
Com tantos problemas neste país e ainda vêm armar esta merd*!...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Trovisco7 on 02 de June de 2013, 23:53
Quote from: Nakamura on 02 de June de 2013, 22:31
Quote from: rpo.castro on 02 de June de 2013, 20:24
Quote from: set5 on 02 de June de 2013, 20:00
Alguem me consegue explicar porque é que a universidade do minho é, a unica (acho eu) do país que está dividida em duas cidades? Sendo que as duas cidade em questão se detestam, ainda pior.

Não percebo qual é o motivo. Eu estudo no pólo de azurem, e deixem-me que vos diga, aquilo parece-me que foi uma birra de algum politico espanhol. Porque é que não há certos cursos na capital do minho, só para haver em espanha? Não percebo, e é frustrante, pois, eu querendo economizar o máximo possivel nos custos da minha educação, tenho de gastar balurdios em transportes para aquela terriola horrivel.

Deve ter sido a decisão mais patética de sempre, e mais patético é quem deixou.
Para conseguir agregar ambas cidades e principalmente ambos os tecidos empresariais, o que até é bem pensado, não fosse a chico-espertice de andarem a tentar roubar uma à outra.
Só com o apoio de ambos se consegue uma universidade com alguma dimensão.

Sairia te bem mais caro se não houvesse universidade do minho.
[/q

Então por essa lógica - para "agregar os tecidos empresariais das duas cidades" - a Universidade do Minho teria que criar, não dois, mas 4 pólos!!
Ou será que Barcelos e Famalicão são menos minhotas, ou têm menos tecido empresarial que importasse ligar do que Guimarães??

E por essa lógica, Setúbal (que ao que julgo só tem um Instituto politécnico) deveria reivindicar um Pólo da Universidade de Lisboa!! (até porque do seu tecido empresarial faz parte a "Autoeuropa / volkswagen" de Palmela, que é só o maior complexo industrial do país).

Isso é querem arranjar justificações... não é o facto de estar em Guimarães ou Braga que importa ao tecido empresarial: repare-se que até em acesso directo, Braga é a cidade nuclear do chamado quadrilátero Braga-Barcelos-Famalicão-Guimarães, para as outras!
Mas isso - essa centralidade histórica e geográfica - não lhe tem servido para rigorosamente nada!

Por isso, só não vê o que se tem passado nas últimas décadas de Guimarães relativamente a Braga quem não quer ver! E há muita gente que se recusa a ver o que está mesmo em frente aos seus olhos!
Então vou dizê-lo de forma clara: desde há décadas que Guimarães se recusa a ser submetida hierarquicamente a Braga no que quer que seja!!
É esse o plano que têm traçado para a sua cidade e têem-no conseguido - já está oficializada a equiparação e mais uma divisão do Minho que mina inexoravelmente e historicamente a preponderância de Braga.

Há é muita gente de Braga que nem se dá conta do sucedido, e que se dá conta está caladinha porque se recusa a admiti-lo publicamente!

Algumas explicações para a divisão da Universidade de Braga.

A Universidade do Minho está localizada com a sua reitoria na cidade "Nuclear" do Minho e tem um Polo,
ou desdobramento numa outra cidade como todos sabemos, como também poderia ter em Barcelos e
Famalicão, que são cidades equivalentes a Guimarães. Só não têm porque não se mexeram e por verem
pela ordem natural das coisas, que a sua sede com toda a plenitude, deveria ser na Capital do Minho e
com o nome de Universidade de Braga, como são as outras na generalidade. A Viana do Castelo, que é
Capital do Distrito de Viana, foi proposta a  Faculdade de Construção e Engenharia Naval. Não quiseram.
A razão de não ser Universidade de Braga e ter um desdobramento em Guimarães, deve-se a razões
políticas. Por forte interferência das forças vivas de Guimarães, através da acção do pai de Freitas do Amaral (uma família da Póvoa de Varzim), desenvolveram influências para levar a universidade TODA para
Guimarães e dum forma habilidosa instalarem-na nas Taipas e tudo isto com forte movimentação, pelo que
viria a ser o primeiro reitor - Prof. Loyd Braga. Este senhor prejudicou gravemente a nossa cidade e como
"reconhecimento" tem uma praça com o seu nome na cidade, quando deveria ser considerado "persona
non grata".
Para quem não sabe, a Cidade de Braga já pugnava pela universidade desde a década de 50, quando
pretendeu a instalação da faculdade de Medicina. Só havia em Coimbra e Lisboa. As forças vivas do Porto,
ao saberem dessa iniciativa de Braga, movimentaram-se para que fosse instalada no Porto. Mais tarde
quiseram a instalação da de Direito que também só havia em Lisboa e Coimbra. Igualmente desenvolveram
a mesma acção para não deixar instalar em Braga, mas sim no Porto. Portanto esta cidade também nos tem
prejudicado muito, como estão ávidos de tudo, tudo o que pode sobrar a Lisboa eles agarram e não deixam
nada para ninguém.
Isto de Guimarães aparecer neste contexto, foi apenas o aproveitamento do momento revolucionário pós
25 de Abril, quando já estava decidida a instalação da universidade em Braga, com a ajuda de forças
políticas com intenções duvidosas, apareceram a baralhar tudo isto. Só não foi para Guimarãres totalmente
por decisão do Ministério da Educação da altura dum Governo pós revolucionário, formado a seguir à Junta
de Salvação  Nacional, que teve como ministro da educação o Major Victor Alves, que para calar essa gente de Guimarães, decidiu que se instalariam lá as engenharias, atendendo ao teor têxtil da região.
Peço desculpa pelo alongamento, mais haveria para contar, mas não consegui ser mais resumido.

Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Augusto Gomes on 03 de June de 2013, 00:13
Braga sempre foi uma pedra no sapato de Guimarães, que teve sempre a vantagem de estar no coração do Minho, sendo que Guimarães faz (fazia quando integrava Vizela) até fronteira com o Distrito do Porto.
Mas Braga, contra Guimarães, nunca conseguiu atrair para junto de si o apoio de Viana do Castelo, sempre muito sedenta da superioridade do regional por via do MAR, e de estar no eixo Porto - Espanha, antes da existência das autoestradas...Mas o poder economico de Guimarães no pós guerra, com os texteis, confecções e cutelarias, associado ao poder do futebol do Vitória,  deram muito poder a Guimarães até à crise industrial e e liberalização do comércio mundial.Foi isso que levou ao fraccionamento da Universidade da Universidade do Minho entre Braga e Guimarães, sendo que o parente pobre, Viana , ficaria com algo ligado à industria naval, que acho que nunca foi concretizado...Daí também a desconfiança histórica Braga/Viana do Castelo, que a inexistência de uma via rápida Braga-Viana também potenciou (ainda hoje não existe...). Historicamente, a divisão dos pólos da Universidade do Minho teve preponderância no período ligado ao VI Governo Constitucional, liderado por Pinheiro de Azevedo.Era também o regresso de muitos professores universitários das universidades das colónias que encontraram na Universidade do Minho um poiso magnifico, bem como muitos funcionários públicos que retornaram...
O poder sácarneirista (Sá Carneiro) estava também a expandir-se ( o VI Governo Governo Constitucional era uma amalgama de partidos) e tinha em Guimarães um representante que naquela altura tinha algum poder, nada mais nada menos que Eurico de Melo, á época Governador Civil de Braga...A ele se deve em grande parte a colocação das engenharias em Guimarães na divisão do bolo dos pólos...Ao que consta, na época, Braga quase estava a conseguir enganar Guimarães...Penso que, hoje, Braga tem de qualquer modo o grosso da coluna das faculdades...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: semprebraga on 03 de June de 2013, 00:40
Quote from: Augusto Gomes on 03 de June de 2013, 00:13
Braga sempre foi uma pedra no sapato de Guimarães, que teve sempre a vantagem de estar no coração do Minho, sendo que Guimarães faz (fazia quando integrava Vizela) até fronteira com o Distrito do Porto.
Mas Braga, contra Guimarães, nunca conseguiu atrair para junto de si o apoio de Viana do Castelo, sempre muito sedenta da superioridade do regional por via do MAR, e de estar no eixo Porto - Espanha, antes da existência das autoestradas...Mas o poder economico de Guimarães no pós guerra, com os texteis, confecções e cutelarias, associado ao poder do futebol do Vitória,  deram muito poder a Guimarães até à crise industrial e e liberalização do comércio mundial.Foi isso que levou ao fraccionamento da Universidade da Universidade do Minho entre Braga e Guimarães, sendo que o parente pobre, Viana , ficaria com algo ligado à industria naval, que acho que nunca foi concretizado...Daí também a desconfiança histórica Braga/Viana do Castelo, que a inexistência de uma via rápida Braga-Viana também potenciou (ainda hoje não existe...). Historicamente, a divisão dos pólos da Universidade do Minho teve preponderância no período ligado ao VI Governo Constitucional, liderado por Pinheiro de Azevedo.Era também o regresso de muitos professores universitários das universidades das colónias que encontraram na Universidade do Minho um poiso magnifico, bem como muitos funcionários públicos que retornaram...
O poder sácarneirista (Sá Carneiro) estava também a expandir-se ( o VI Governo Governo Constitucional era uma amalgama de partidos) e tinha em Guimarães um representante que naquela altura tinha algum poder, nada mais nada menos que Eurico de Melo, á época Governador Civil de Braga...A ele se deve em grande parte a colocação das engenharias em Guimarães na divisão do bolo dos pólos...Ao que consta, na época, Braga quase estava a conseguir enganar Guimarães...Penso que, hoje, Braga tem de qualquer modo o grosso da coluna das faculdades...

Excelente análise.

Em relação à ligação a Viana, o problema é que todo o Norte foi construído a pensar no Porto e as vias-rápidas que existem têm sempre uma de duas funções: ou ligam o Porto a qualquer lado; ou constituem-se como anéis concêntricos à volta do Porto. Por isso estamos tão mal servidos.

Quanto a Guimarães, eles gozam da melhor imprensa do país. Nisso estamos todos de acordo. E chamo a vossa atenção para dois factos que me foram transmitidos por adeptos do VSC. Em primeiro, que o jogo com o Gil Vicente teve uma assistência inferior à declarada (são eles próprios que dizem). Em segundo, como pode até ler-se nos fóruns e dos facebooks, houve vários sócios do VSC que compraram bilhetes com os respectivos cartões e foram para o Jamor apoiar o Benfica. Se fosse em Braga, imaginam a polémica que seria e o alarido nos jornais não imaginam?
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: jaimeh on 03 de June de 2013, 00:45
Quote from: semprebraga on 03 de June de 2013, 00:40
Quote from: Augusto Gomes on 03 de June de 2013, 00:13
Braga sempre foi uma pedra no sapato de Guimarães, que teve sempre a vantagem de estar no coração do Minho, sendo que Guimarães faz (fazia quando integrava Vizela) até fronteira com o Distrito do Porto.
Mas Braga, contra Guimarães, nunca conseguiu atrair para junto de si o apoio de Viana do Castelo, sempre muito sedenta da superioridade do regional por via do MAR, e de estar no eixo Porto - Espanha, antes da existência das autoestradas...Mas o poder economico de Guimarães no pós guerra, com os texteis, confecções e cutelarias, associado ao poder do futebol do Vitória,  deram muito poder a Guimarães até à crise industrial e e liberalização do comércio mundial.Foi isso que levou ao fraccionamento da Universidade da Universidade do Minho entre Braga e Guimarães, sendo que o parente pobre, Viana , ficaria com algo ligado à industria naval, que acho que nunca foi concretizado...Daí também a desconfiança histórica Braga/Viana do Castelo, que a inexistência de uma via rápida Braga-Viana também potenciou (ainda hoje não existe...). Historicamente, a divisão dos pólos da Universidade do Minho teve preponderância no período ligado ao VI Governo Constitucional, liderado por Pinheiro de Azevedo.Era também o regresso de muitos professores universitários das universidades das colónias que encontraram na Universidade do Minho um poiso magnifico, bem como muitos funcionários públicos que retornaram...
O poder sácarneirista (Sá Carneiro) estava também a expandir-se ( o VI Governo Governo Constitucional era uma amalgama de partidos) e tinha em Guimarães um representante que naquela altura tinha algum poder, nada mais nada menos que Eurico de Melo, á época Governador Civil de Braga...A ele se deve em grande parte a colocação das engenharias em Guimarães na divisão do bolo dos pólos...Ao que consta, na época, Braga quase estava a conseguir enganar Guimarães...Penso que, hoje, Braga tem de qualquer modo o grosso da coluna das faculdades...

Excelente análise.

Em relação à ligação a Viana, o problema é que todo o Norte foi construído a pensar no Porto e as vias-rápidas que existem têm sempre uma de duas funções: ou ligam o Porto a qualquer lado; ou constituem-se como anéis concêntricos à volta do Porto. Por isso estamos tão mal servidos.

Quanto a Guimarães, eles gozam da melhor imprensa do país. Nisso estamos todos de acordo. E chamo a vossa atenção para dois factos que me foram transmitidos por adeptos do VSC. Em primeiro, que o jogo com o Gil Vicente teve uma assistência inferior à declarada (são eles próprios que dizem). Em segundo, como pode até ler-se nos fóruns e dos facebooks, houve vários sócios do VSC que compraram bilhetes com os respectivos cartões e foram para o Jamor apoiar o Benfica. Se fosse em Braga, imaginam a polémica que seria e o alarido nos jornais não imaginam?

Eles não enganam ninguém!!

(http://i186.photobucket.com/albums/x217/_jaimeh/Braga/EspanholAnormal.jpg)
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: semprebraga on 03 de June de 2013, 00:55
Quote from: jaimeh on 03 de June de 2013, 00:45
Quote from: semprebraga on 03 de June de 2013, 00:40
Quote from: Augusto Gomes on 03 de June de 2013, 00:13
Braga sempre foi uma pedra no sapato de Guimarães, que teve sempre a vantagem de estar no coração do Minho, sendo que Guimarães faz (fazia quando integrava Vizela) até fronteira com o Distrito do Porto.
Mas Braga, contra Guimarães, nunca conseguiu atrair para junto de si o apoio de Viana do Castelo, sempre muito sedenta da superioridade do regional por via do MAR, e de estar no eixo Porto - Espanha, antes da existência das autoestradas...Mas o poder economico de Guimarães no pós guerra, com os texteis, confecções e cutelarias, associado ao poder do futebol do Vitória,  deram muito poder a Guimarães até à crise industrial e e liberalização do comércio mundial.Foi isso que levou ao fraccionamento da Universidade da Universidade do Minho entre Braga e Guimarães, sendo que o parente pobre, Viana , ficaria com algo ligado à industria naval, que acho que nunca foi concretizado...Daí também a desconfiança histórica Braga/Viana do Castelo, que a inexistência de uma via rápida Braga-Viana também potenciou (ainda hoje não existe...). Historicamente, a divisão dos pólos da Universidade do Minho teve preponderância no período ligado ao VI Governo Constitucional, liderado por Pinheiro de Azevedo.Era também o regresso de muitos professores universitários das universidades das colónias que encontraram na Universidade do Minho um poiso magnifico, bem como muitos funcionários públicos que retornaram...
O poder sácarneirista (Sá Carneiro) estava também a expandir-se ( o VI Governo Governo Constitucional era uma amalgama de partidos) e tinha em Guimarães um representante que naquela altura tinha algum poder, nada mais nada menos que Eurico de Melo, á época Governador Civil de Braga...A ele se deve em grande parte a colocação das engenharias em Guimarães na divisão do bolo dos pólos...Ao que consta, na época, Braga quase estava a conseguir enganar Guimarães...Penso que, hoje, Braga tem de qualquer modo o grosso da coluna das faculdades...

Excelente análise.

Em relação à ligação a Viana, o problema é que todo o Norte foi construído a pensar no Porto e as vias-rápidas que existem têm sempre uma de duas funções: ou ligam o Porto a qualquer lado; ou constituem-se como anéis concêntricos à volta do Porto. Por isso estamos tão mal servidos.

Quanto a Guimarães, eles gozam da melhor imprensa do país. Nisso estamos todos de acordo. E chamo a vossa atenção para dois factos que me foram transmitidos por adeptos do VSC. Em primeiro, que o jogo com o Gil Vicente teve uma assistência inferior à declarada (são eles próprios que dizem). Em segundo, como pode até ler-se nos fóruns e dos facebooks, houve vários sócios do VSC que compraram bilhetes com os respectivos cartões e foram para o Jamor apoiar o Benfica. Se fosse em Braga, imaginam a polémica que seria e o alarido nos jornais não imaginam?

Eles não enganam ninguém!!

(http://i186.photobucket.com/albums/x217/_jaimeh/Braga/EspanholAnormal.jpg)

Nas imagens vê-se uma faixa de benfiquistas no meio dos adeptos do VSC. Eles dizem que foram os bilhetes da AF Braga o que não pode ser verdade porque esses bilhetes eram para outro sector.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Duarte on 03 de June de 2013, 00:57
Quote from: Dracul on 02 de June de 2013, 20:44
Quote from: rpo.castro on 02 de June de 2013, 20:24
Quote from: set5 on 02 de June de 2013, 20:00
Alguem me consegue explicar porque é que a universidade do minho é, a unica (acho eu) do país que está dividida em duas cidades? Sendo que as duas cidade em questão se detestam, ainda pior.

Não percebo qual é o motivo. Eu estudo no pólo de azurem, e deixem-me que vos diga, aquilo parece-me que foi uma birra de algum politico espanhol. Porque é que não há certos cursos na capital do minho, só para haver em espanha? Não percebo, e é frustrante, pois, eu querendo economizar o máximo possivel nos custos da minha educação, tenho de gastar balurdios em transportes para aquela terriola horrivel.

Deve ter sido a decisão mais patética de sempre, e mais patético é quem deixou.
Para conseguir agregar ambas cidades e principalmente ambos os tecidos empresariais, o que até é bem pensado, não fosse a chico-espertice de andarem a tentar roubar uma à outra.
Só com o apoio de ambos se consegue uma universidade com alguma dimensão.

Sairia te bem mais caro se não houvesse universidade do minho.

A capital da cultura foi outro brinde do poder político àquela terra.


A CApital da Cultura não foi nenhum brinde, foi totalmente merecido para uma cidade que tem/teve uns governantes que souberam valorizar e investir na história, património e cultura da sua cidade.
A Capital da Juventude é que foi um brinde para Braga para não ficarmos a chuchar no dedo (estou a exagerar porque também foi merecido, porque a juventude é um factor potencial e concorremos com outras cidades europeias).
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Trovisco7 on 03 de June de 2013, 01:15
Quote from: Augusto Gomes on 03 de June de 2013, 00:13
Braga sempre foi uma pedra no sapato de Guimarães, que teve sempre a vantagem de estar no coração do Minho, sendo que Guimarães faz (fazia quando integrava Vizela) até fronteira com o Distrito do Porto.
Mas Braga, contra Guimarães, nunca conseguiu atrair para junto de si o apoio de Viana do Castelo, sempre muito sedenta da superioridade do regional por via do MAR, e de estar no eixo Porto - Espanha, antes da existência das autoestradas...Mas o poder economico de Guimarães no pós guerra, com os texteis, confecções e cutelarias, associado ao poder do futebol do Vitória,  deram muito poder a Guimarães até à crise industrial e e liberalização do comércio mundial.Foi isso que levou ao fraccionamento da Universidade da Universidade do Minho entre Braga e Guimarães, sendo que o parente pobre, Viana , ficaria com algo ligado à industria naval, que acho que nunca foi concretizado...Daí também a desconfiança histórica Braga/Viana do Castelo, que a inexistência de uma via rápida Braga-Viana também potenciou (ainda hoje não existe...). Historicamente, a divisão dos pólos da Universidade do Minho teve preponderância no período ligado ao VI Governo Constitucional, liderado por Pinheiro de Azevedo.Era também o regresso de muitos professores universitários das universidades das colónias que encontraram na Universidade do Minho um poiso magnifico, bem como muitos funcionários públicos que retornaram...
O poder sácarneirista (Sá Carneiro) estava também a expandir-se ( o VI Governo Governo Constitucional era uma amalgama de partidos) e tinha em Guimarães um representante que naquela altura tinha algum poder, nada mais nada menos que Eurico de Melo, á época Governador Civil de Braga...A ele se deve em grande parte a colocação das engenharias em Guimarães na divisão do bolo dos pólos...Ao que consta, na época, Braga quase estava a conseguir enganar Guimarães...Penso que, hoje, Braga tem de qualquer modo o grosso da coluna das faculdades...
Sr. Augusto Gomes
Li com atenção as suas considerações.
Gostaria de lhe dar uma resposta conveniente, mas parece-me que através deste Forum, fica fora do
contexto.
Vejo que revela algumas ideias, mas um tanto ou quanto embaralhadas quando insinua pedras no
sapato...
Se quiser dar continuidade ao assunto, sugiro o meu e-mail <trovisco7@gmail.com> onde terei oportunidade de o confrontar com a realidade das coisas, não pondo qualquer obstáculo á sua
publicação no Superbraga se a moderação não obstar.
Cumprimentos
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Golbery on 04 de June de 2013, 22:04
Meus caros,

por muito proveitosa que seja esta troca de ideias, não se esqueçam que é sobre estas rivalidades que assenta o poder macrocéfalo de Lisboa...  ::)

... "Dividir para reinar"... eis, em resumo, a estratégia dos sucessivos governos centralistas que temos tido...

Desculpem a presunção mas sei do que falo: morei lá + de 10 anos e sei como "as coisas" funcionam e como os políticos da "província" quando chegam lá são + papistas que o Papa...  ::)

Em suma: uma tristeza de elites que nós (tristemente) elegemos a cada legislatura...  :(
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Sérgio Gonçalves on 04 de June de 2013, 22:26
Se Guimarães está a levar a deles avante nem sei para que criaram o concelho de Vizela há coisa 15 anos...acho que andam a criar guerras onde, sinceramente, elas não existem. Estou como o rpo.castro:

Quote from: rpo.castro on 02 de June de 2013, 22:32
Quem diz que Braga não precisa de Guimarães não sabe do que fala. Esta é a principal razão porque o país está no ponto em que está. Todos precisamos de todos e só unidos podemos criar e desenvolver projectos de futuro. A alternativa é desperdiçar dinheiro, recursos e oportunidades (comparem os turistas no Minho vs turistas na cidade do porto, só para dar um exemplo).
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Sérgio Gonçalves on 04 de June de 2013, 22:44
E outra coisa, isso de sermos Galaicos tem muito que se lhe diga. Fomos nós que nos quisemos tornar independentes e não quisemos nada com os Galegos que apoiavam D. Teresa. Nós os descendentes dos minhotos que apoiaram D. Afonso Henriques é que demos um pontapé no cú aos Galegos. Nós é que nos quisemos separar. Somos um pais unido há mais de 900 anos e ainda me vem falar num povo tribal (celta) que andava mais tempo em guerra entre eles do que com os vizinhos. Nesta região existiam mais de 20 tribos. Que raio de unidade era essa? Quando os romanos cá chegaram limitaram-se a fazer aquilo que sempre fizeram, manter as divisões que existiam e impor alguma ordem, tendo então criado essa regiao da Galecia. Depois é folclore, vieram os suevos que ficaram com este canto e proclamaram Braga como capital. Depois com Mouros ficamos sem nada e depois com reconquista crista foram sendo criados vários reinos e várias separações. Entre elas surge o condado Portucalense e depois é o que todos sabemos.
E só mais uma achega nos dias de hoje é muito dificil dizer se os Lusitanos eram ou não celtas, tal como os Galaicos...é tanta a confusão e a falta de informação que torna dificil qualquer analise que se queira séria.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Trovisco7 on 04 de June de 2013, 22:58
Quote from: Duarte on 03 de June de 2013, 00:57
Quote from: Dracul on 02 de June de 2013, 20:44
Quote from: rpo.castro on 02 de June de 2013, 20:24
Quote from: set5 on 02 de June de 2013, 20:00
Alguem me consegue explicar porque é que a universidade do minho é, a unica (acho eu) do país que está dividida em duas cidades? Sendo que as duas cidade em questão se detestam, ainda pior.

Não percebo qual é o motivo. Eu estudo no pólo de azurem, e deixem-me que vos diga, aquilo parece-me que foi uma birra de algum politico espanhol. Porque é que não há certos cursos na capital do minho, só para haver em espanha? Não percebo, e é frustrante, pois, eu querendo economizar o máximo possivel nos custos da minha educação, tenho de gastar balurdios em transportes para aquela terriola horrivel.

Deve ter sido a decisão mais patética de sempre, e mais patético é quem deixou.
Para conseguir agregar ambas cidades e principalmente ambos os tecidos empresariais, o que até é bem pensado, não fosse a chico-espertice de andarem a tentar roubar uma à outra.
Só com o apoio de ambos se consegue uma universidade com alguma dimensão.

Sairia te bem mais caro se não houvesse universidade do minho.

A capital da cultura foi outro brinde do poder político àquela terra.


A CApital da Cultura não foi nenhum brinde, foi totalmente merecido para uma cidade que tem/teve uns governantes que souberam valorizar e investir na história, património e cultura da sua cidade.
A Capital da Juventude é que foi um brinde para Braga para não ficarmos a chuchar no dedo (estou a exagerar porque também foi merecido, porque a juventude é um factor potencial e concorremos com outras cidades europeias).
Ao aventar-se que a Capital da Cultura não foi um brinde e afirmar-se que foi totalmente merecido, só se
está a esquecer que a primeira candidatura a essa Capital foi Braga e muito tempo antes. Mas aí uma vez
mais a organização habilidosa (sabe-se lá com que custos) das forças influentes de Guimarães, torpedeou
pela calada essa pretensão. Tudo isto, porque Braga, na sua boa fé e com a importância que globalmente
todos reconhecem, aguarda calmamente sem habilidades, que as coisas sejam decididas com naturalidade.
E neste caso teremos de reconhecer que Braga foi uma vez mais "comida" por Guimarãres.
Ponderando alguns acontecimentos de há uns anos para cá, verifica-se que Braga tem de estar atenta
às suas pretensões, ORGANIZANDO-SE para fazer frente a esses habilidosos, caso contrário, quando der por ela, estará outra vez ultrapassada.
Para quem não sabe, a decisão da Capital da Cultura ter sido atribuída a Guimarães, foi da Ministra Pires
de Lima dum governo socialista. Essa ministra, por essa decisão, foi substituída no Governo, e daí para
Braga ter alguma compensação, foi-lhe atribuída a Capital da Juventude. O despacho ardiloso da ministra
era irredutível e até colocou mal o País por ter sido atribuída a uma cidade de tão pequena dimensão.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Suevo-Bracarense on 04 de June de 2013, 23:33
Apenas para acrescentar mais alguns dados.

Foi, efectivamente, Braga a aventar em 1º lugar com a possibilidade de ser CEC, contudo, porque, simultaneamente, surgiu a possibilidade de se instalar o INL, foi dado como que uma opção, ou uma ou outra.

É discutível, se foi a melhor opção. Na minha opinião, se tivéssemos mesmo que abdicar de uma em detrimento da outra, parece-me bem, pois penso que na próxima década podemos ser nós CEC.

Quanto à ministra, se pensarmos que foi ela a decidir, ainda tinha outra agravante, que é o facto de ser natural desta cidade.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Trovisco7 on 05 de June de 2013, 00:04
Quote from: Suevo-Bracarense on 04 de June de 2013, 23:33
Apenas para acrescentar mais alguns dados.

Foi, efectivamente, Braga a aventar em 1º lugar com a possibilidade de ser CEC, contudo, porque, simultaneamente, surgiu a possibilidade de se instalar o INL, foi dado como que uma opção, ou uma ou outra.

É discutível, se foi a melhor opção. Na minha opinião, se tivéssemos mesmo que abdicar de uma em detrimento da outra, parece-me bem, pois penso que na próxima década podemos ser nós CEC.

Quanto à ministra, se pensarmos que foi ela a decidir, ainda tinha outra agravante, que é o facto de ser natural desta cidade.
A sua observação é pertinente. Na altura em que respondi não me ocorreu referir essa escolha com o INL.
É verdade, e sei isso por pessoa altamente colocada na Câmara, mas que não me convém revelar. Temos
também de ter em conta que esse dilema se deve a pressões vindas do lado de lá da Falperra, que
pretendiam qualquer coisa.
De facto a ministra em causa é natural de Braga onde iniciou a sua vida académica, mas atendendo ao
contexto, teve de decidir desse modo, o que terá de se compreender.
Quanto à opção do INL, sem dúvida que foi a melhor e mais conveniente porque é um projecto de futuro
e não uma coisa de carater temporário como foi a Capital da Cultura, que teve como grande benefício um
acumular de dívidas a fornecedores, que não se sabe quando será pago e por quem.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: sedas on 05 de June de 2013, 00:46
Quote from: Golbery on 04 de June de 2013, 22:04
Meus caros,

por muito proveitosa que seja esta troca de ideias, não se esqueçam que é sobre estas rivalidades que assenta o poder macrocéfalo de Lisboa...  ::)

... "Dividir para reinar"... eis, em resumo, a estratégia dos sucessivos governos centralistas que temos tido...

Desculpem a presunção mas sei do que falo: morei lá + de 10 anos e sei como "as coisas" funcionam e como os políticos da "província" quando chegam lá são + papistas que o Papa...  ::)

Em suma: uma tristeza de elites que nós (tristemente) elegemos a cada legislatura...  :(

E isto no Desporto, especialmente no futebol também se vê...

Ou acham que é só por mero acaso que Portugal é o único país da Europa em que no futebol profissional só existem campeões nacionais da I divisão em 2 cidades??

Infelizmente esta divisão e esta luta constante (que neste momento até não tem muita razão de ser pois a nível futebolístico era como estarmos em luta com Rio Ave, Nacional ou Marítimo) só nos prejudica, e até é potenciada por uma comunicação social que só quer que ela se alastre para poder esconder outras coisas (como o constante favorecimento aos 3 estarolas) 
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Duarte on 05 de June de 2013, 01:49
Quote from: Trovisco7 on 04 de June de 2013, 22:58
Quote from: Duarte on 03 de June de 2013, 00:57
Quote from: Dracul on 02 de June de 2013, 20:44
Quote from: rpo.castro on 02 de June de 2013, 20:24
Quote from: set5 on 02 de June de 2013, 20:00
Alguem me consegue explicar porque é que a universidade do minho é, a unica (acho eu) do país que está dividida em duas cidades? Sendo que as duas cidade em questão se detestam, ainda pior.

Não percebo qual é o motivo. Eu estudo no pólo de azurem, e deixem-me que vos diga, aquilo parece-me que foi uma birra de algum politico espanhol. Porque é que não há certos cursos na capital do minho, só para haver em espanha? Não percebo, e é frustrante, pois, eu querendo economizar o máximo possivel nos custos da minha educação, tenho de gastar balurdios em transportes para aquela terriola horrivel.

Deve ter sido a decisão mais patética de sempre, e mais patético é quem deixou.
Para conseguir agregar ambas cidades e principalmente ambos os tecidos empresariais, o que até é bem pensado, não fosse a chico-espertice de andarem a tentar roubar uma à outra.
Só com o apoio de ambos se consegue uma universidade com alguma dimensão.

Sairia te bem mais caro se não houvesse universidade do minho.

A capital da cultura foi outro brinde do poder político àquela terra.


A CApital da Cultura não foi nenhum brinde, foi totalmente merecido para uma cidade que tem/teve uns governantes que souberam valorizar e investir na história, património e cultura da sua cidade.
A Capital da Juventude é que foi um brinde para Braga para não ficarmos a chuchar no dedo (estou a exagerar porque também foi merecido, porque a juventude é um factor potencial e concorremos com outras cidades europeias).
Ao aventar-se que a Capital da Cultura não foi um brinde e afirmar-se que foi totalmente merecido, só se
está a esquecer que a primeira candidatura a essa Capital foi Braga e muito tempo antes. Mas aí uma vez
mais a organização habilidosa (sabe-se lá com que custos) das forças influentes de Guimarães, torpedeou
pela calada essa pretensão. Tudo isto, porque Braga, na sua boa fé e com a importância que globalmente
todos reconhecem, aguarda calmamente sem habilidades, que as coisas sejam decididas com naturalidade.
E neste caso teremos de reconhecer que Braga foi uma vez mais "comida" por Guimarãres.
Ponderando alguns acontecimentos de há uns anos para cá, verifica-se que Braga tem de estar atenta
às suas pretensões, ORGANIZANDO-SE para fazer frente a esses habilidosos, caso contrário, quando der por ela, estará outra vez ultrapassada.
Para quem não sabe, a decisão da Capital da Cultura ter sido atribuída a Guimarães, foi da Ministra Pires
de Lima dum governo socialista. Essa ministra, por essa decisão, foi substituída no Governo, e daí para
Braga ter alguma compensação, foi-lhe atribuída a Capital da Juventude. O despacho ardiloso da ministra
era irredutível e até colocou mal o País por ter sido atribuída a uma cidade de tão pequena dimensão.
A CEJ não foi nenhuma compensação porque o Governo não tem influência nenhuma na atribuição desse título, trata-se de uma candidatura europeia.

Como já aqui foi dito, ou era o INL ou a CEC. E até arrisco dizer que nós é que roubamos o INL a Guimarães (é lá onde estão quase todas as Engenharias e o centro tecnológico AvePark nas Taipas, onde se iria situar o INL). Fazia mais sentido ser lá o INL assim como fez mais sentido ser lá a CEC pelo que a cidade valorizou e investiu na sua hstória, monumentos/património e equipamentos/eventos culturais.
Culturalmente Guimarães é muito mais evoluída que Braga e só diz o contrário quem tem bairrismo cego, e como tal o título de CEC foi-lhe muito bem atribuído.. e até digo que daqui a 10 anos será Coimbra em vez de Braga.. somos uma cidade amorfa e sem massa crítica e que não sabe valorizar a sua história e o que tem de bom (como tem vindo a ser provado neste tópico) mas que tem começado a acordar agora e ainda bem.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Noddy on 05 de June de 2013, 12:18
Porque já aqui li alguns atentados ao estado do conhecimento historico do passado do actual territorio portugues vou apenas aqui deixar alguns esclarecimentos vistos do lado de um profissional da área.
Atenção  não sou dono do conhecimento histórico e a história tal como qualquer outtra ciencia é passivel de outras interpretações.
Assento como base de discussão e à priori que, sendo um seguidor de Popper, a ideia (ou tese) que em seguida apresento é a que mais resiste a refutações e que por isso será a mais acertada até que outra a substitua.

Inciou-se a discussão através de um belissimo texto do meu colega Rui Ferreira (ao qual reconheço grandes méritos na área) no qual era levantada a hipotese de que teria sido gizado em Braga o futuro reino de Portugal  que, em Guimaraes, apenas de teria concrectizado esse designio. Assim sendo, seria legitimo também a Braga reclamar o Berço da Nacionalidade. No fundo R. Ferreira defende a tese que em Braga se puxaram os cordeis com que se manietaram os "militares" em Guimaraes e , como tal, ambas as cidades podem proclamar-se o berço da nacionalidade.
Não creio, no entanto, que qualquer cidade possa reclamar esse estatuto de forma ofical. Se por um lado a assinatura de um convénio entre o Arcebispo de Braga e D. Afonso Henriques não cria por si só um reino e se não cria, não gera e como não gera não há criança (nacionalidade); por outro lado não é uma batalha que por si só forma um reino, não podemos pensar que as tropas de Afonso Henriques chegaram a S. Mamede, venceram e pronto, já esta, esta criado um reino. A criação de um reino como todos imaginamos envolve uma serie de batalhas, avanços e recuos, vitoria e derrotas, acordos e desacordos. Como bem diz R. Ferreira a ideia de Berço de Nacionalidade a Guimarãraes foi uma ideia do Estado Novo, inserida  numa corrente hsitorica culturalista muito em voga na altura e que chegou alias a ser utilizada pelo Estado Nacional Socialista (Estado Nazi) para justificar a existência de uma raça ariana, vinda já desde o neolitico seguindo uma tradição campaniforme. Esta ideia pretertada pelo estado Novo foi passando durante decadas no imaginario Portugues e Viamranense até que se assumiu como uma verdade absoluta.

Gostaria ainda de chamar atenção de todos para a falta de provas historico – arqueologicas da Batalha de S. Mamede. A despeito de varias intervenções arqueologicas na zona nunca foi descoberto qualquer vestigio da batalha (ao contrario de por exemplo a Batalha de Aljubarrota ou das batalhas em Chaves das Invasoes Francesas, só para citar alguns exemplos). Ou seja se a histriografia tradicional coloca uma batalha em S. Mamede Guimaraes a verdade é que a arqueologia não a comprova (pelo menos no estado actual dos conhecimentos).

Ultimamente em Braga, e este post é bem prova disso, tem vindo a criar a ideia de uma Braga Capital antes da nacionalidade . Uma Bracara Augusta , capital da provincia romana da Galecia, e uma Braga capital do Reino Suevo. Sim é provado pela histografia que durante estes dois periodos a zona actualmente ocupada pelo concelho de Guimarães esteve subjugada a uma capital em Braga. Mesmo antes da elevação de Braga  a capital de provincia nas reformas administrativas de Diocleciano em 284 – 288, Bracra Augusta detinha já um papel importante na provincia romana da Tarraconense com Capital de Conventus Juridicus. Embora tendo sido efectivamente capital dominando vastos territorios no Noroeste Peninsular, não se pode assumir que Braga é ou foi capital do um proto-estado Português. Na verdade Braga foi capital de uma provincia romana com sede em Roma e mais tarde capital do Reino Suevo.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 05 de June de 2013, 12:52
Quote from: Sérgio Gonçalves on 04 de June de 2013, 22:44
E outra coisa, isso de sermos Galaicos tem muito que se lhe diga. Fomos nós que nos quisemos tornar independentes e não quisemos nada com os Galegos que apoiavam D. Teresa. Nós os descendentes dos minhotos que apoiaram D. Afonso Henriques é que demos um pontapé no cú aos Galegos. Nós é que nos quisemos separar. Somos um pais unido há mais de 900 anos e ainda me vem falar num povo tribal (celta) que andava mais tempo em guerra entre eles do que com os vizinhos. Nesta região existiam mais de 20 tribos. Que raio de unidade era essa? Quando os romanos cá chegaram limitaram-se a fazer aquilo que sempre fizeram, manter as divisões que existiam e impor alguma ordem, tendo então criado essa regiao da Galecia. Depois é folclore, vieram os suevos que ficaram com este canto e proclamaram Braga como capital. Depois com Mouros ficamos sem nada e depois com reconquista crista foram sendo criados vários reinos e várias separações. Entre elas surge o condado Portucalense e depois é o que todos sabemos.
E só mais uma achega nos dias de hoje é muito dificil dizer se os Lusitanos eram ou não celtas, tal como os Galaicos...é tanta a confusão e a falta de informação que torna dificil qualquer analise que se queira séria.

É verdade que nós (os de "entre douro e minho" digamos assim) é que nos quisemos separar e dar um pontapé nos Galegos.

E também é verdade que não é fácil reconstruir com rigor científico o passado desta região (sendo certo que contudo também há muitas coisas que são inequívocas e cientificamente demonstradas).

Mas mais fácil do que tudo isso é cada um percorrer as regiões e tirar as suas próprias conclusões: ir à Galiza (não apenas junto à fronteira mas até zonas mais a norte - Corunha, Ortigueira, etc), e ver se sente mais afinidades com essa gente ou se sente mais afinidades com Lisboa, Alentejo, Algarve, etc.

Cada um tirará as suas conclusões!
Não sei se serei o único a identificar-me mais com aquele povo e a sentir-me totalemente em casa cada vez que lá vou. Mais lá do que Alentejo ou Algarve, p.ex., onde, sinceramente, apesar de falar a mesma língua, sinto que estou a falar com outra gente, com outros costumes, outra forma ancestral de encarar a vida... Não sei se é do clima, se é do meio envolvente/natureza, se de que raio é! Que sinto mais afinidade quando estou na Galiza, sinto!

E isto apesar de séculos e séculos de separação histórica e políticas centralizadoras e de aniquilação das culturas e identidade regional deliberadamente levadas a cabo por Madrid e Lisboa. É obra!
A ideia com que fico é que talvez haja mesmo um povo com cultura e identidade milenar que sobrevive a tudo isto. Pois as semelhanças sobrepõe-se às diferenças. Apesar do Afonso Henriques e os outros que viram a seguir e das divisões que se foram criando.

Não quer dizer particularmente nada: a História foi o que foi e neste momento há dois Estados completamente sedimentados na Península Ibérica!

Poderá haver até quem diga que não passam de sentimentalismos.

O que sei é que nunca ninguém reconheceu a importância de Braga enquanto pólo aglutinador desta região do Noroeste Peninsular.
Lisboa nem quer ouvir falar nestas coisas, e como digo nos livros de história, isto vem tudo embrulhado como "Lusos", sucessores da "Lusitania", o Viriato, e coisa e tal... convém enquanto capital centralizadora, para colar/unir o país.

Mas chegamos a um ponto em que temos que lembrar a nossa diferença regional e não a deixar enterrar... pois esse é passado e património nosso - e se os outros nos desprezam ao menos lembremo-lo nós!

Sem "medos" e como pessoas crescidas e democráticas: esta região do Minho tem uma origem histórica e cultural que não é igual à das outras do país! E nessa região Braga sempre foi o grande pólo aglutinador!

Querem-nos "enterrar e varrer para debaixo do tapete"... e centralizar uma política de afirmação de Lisboa e arredores, com um eventual contra-pólo no Porto (quando se lembram) e o mito simbólico do "berço" criado pelo Estado Novo a fundir/justificar este país.

Consegui-lo-ão se continuarmos passivos e a ser "comidos" como temos sido!
Mas, se realmente temos interesse no nosso destino, se calhar convinha lembrar-lhes o que é esta cidade e o que é esta região!! Se é que já não é tarde!

Talvez assim quando alguém voltar a perguntar ao Prof. Martelo na Feira do Livro de Celorico de Basto porque é que as pessoas da cidade não apoiam tanto o Braga como noutras cidades, ele possa dizer: Braga não é um clube de uma cidade, é um clube de toda uma região! Mais do que da cidade, é sobretudo um clube de quem se sente Minhoto - ao contrário de clubes "de cidade/bairro"!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: disco infiltrator on 05 de June de 2013, 17:26
Não preciso de ir ao Alentejo nem ao Algarve, eu sinto-me em casa na Galiza muito mais do que em Coimbra (por exemplo). Em Vigo, Coruna, Ferrol, La Guardia etc etc sinto-me perfeitamente em casa e identificado com a cultura e gentes locais. Mas isso é muito compreensível, somos parte do mesmo povo.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Dracul on 05 de June de 2013, 21:33
Praticamente não há diferenças entre um galego e um minhoto porque temos as mesmas origens. E se repararem bem, a língua galega é muito parecida com o português que nós falamos aqui no Minho.
Eu também me sinto em casa em qualquer parte da Galiza, o mesmo já não acontece na capital, Alentejo ou Algarve.
É pena é que muita gente ache parolo falar à moda do Minho e queira imitar o irritante sotaque lisboeta, mas isto é fruto de muitos anos de colonização cultural por parte da capital. E a culpa principal é da televisão, com noticiários, telenovelas e outras pimbalhadas "made in Lisboa".
Ao contrário da Galiza, não temos um verdadeiro canal de televisão regional.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: magico_scbraga on 06 de June de 2013, 00:35
Eu sei que fui eu quem iniciou o tópico mas não quis que o discurso fosse o de considerar como mau tudo aquilo que é de Guimarães.
Rivalidades à parte, Guimarães é uma cidade muito bonita, com muita história e com gente boa. E gente que, tal como nós, se orgulha do que é seu.
Quanto a dizerem que a CEC foi uma prenda dada a Guimarães, não digo que não possa ser verdade.
Mas eu, bracarense e braguista de gema, fui lá muitas vezes durante o período da CEC e fiquei rendido, tal era a organização e a adesão das pessoas.
Se é uma prenda, não sei, mas eles, pela organização que demonstraram e pelos espéctaculos que deram, fizeram por merecê-la.
E não sei, sinceramente, se nós, em virtude de um certo comodismo instalado na presidência da nossa Câmara Municipal, seriamos, neste momento, capazes de fazer algo tão bom como aquilo que eles, durante a CEC, fizeram.

Na verdade, aquilo contra que eu me insurgi foi o tratamento de que nós, Braga, somos alvo na Comunicação Social. E disse que nós, ao contrário dos nossos vizinhos, não conseguimos fazer passar a nossa palavra.
Haverá, por vezes, muita má vontade por parte de quem a nós se refere nos meios televisivos, mas nós, enquanto grande cidade, temos o dever de lutar pelo reconhecimento que esta nossa cidade tanto merece.
Não vivemos para sermos reconhecidos por quem quer que seja, é verdade, mas também não vivemos para sermos alvo de um tratamento tão descuidado.
A propósito, agora que se aproxima o S.João, apelo-vos a que estejam atentos quanto à presença, ou não, das estações televisivas na nossa cidade..
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Baldinotti on 06 de June de 2013, 10:59
Quote from: magico_scbraga on 06 de June de 2013, 00:35
Eu sei que fui eu quem iniciou o tópico mas não quis que o discurso fosse o de considerar como mau tudo aquilo que é de Guimarães.
Rivalidades à parte, Guimarães é uma cidade muito bonita, com muita história e com gente boa. E gente que, tal como nós, se orgulha do que é seu.
Quanto a dizerem que a CEC foi uma prenda dada a Guimarães, não digo que não possa ser verdade.
Mas eu, bracarense e braguista de gema, fui lá muitas vezes durante o período da CEC e fiquei rendido, tal era a organização e a adesão das pessoas.
Se é uma prenda, não sei, mas eles, pela organização que demonstraram e pelos espéctaculos que deram, fizeram por merecê-la.
E não sei, sinceramente, se nós, em virtude de um certo comodismo instalado na presidência da nossa Câmara Municipal, seriamos, neste momento, capazes de fazer algo tão bom como aquilo que eles, durante a CEC, fizeram.

Na verdade, aquilo contra que eu me insurgi foi o tratamento de que nós, Braga, somos alvo na Comunicação Social. E disse que nós, ao contrário dos nossos vizinhos, não conseguimos fazer passar a nossa palavra.
Haverá, por vezes, muita má vontade por parte de quem a nós se refere nos meios televisivos, mas nós, enquanto grande cidade, temos o dever de lutar pelo reconhecimento que esta nossa cidade tanto merece.
Não vivemos para sermos reconhecidos por quem quer que seja, é verdade, mas também não vivemos para sermos alvo de um tratamento tão descuidado.
A propósito, agora que se aproxima o S.João, apelo-vos a que estejam atentos quanto à presença, ou não, das estações televisivas na nossa cidade..

Sei que um dos programas da tarde(nao me recordo qual) será transmitido em directo de Braga no dia de S. João!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Sérgio Gonçalves on 07 de June de 2013, 09:47
Epa eu dou de barato que vocês se sintam em casa nessas regiões, é um direito que vos assiste. Podem dizer que tem mais "afinidade" com os galegos do que com os Lisboetas, é algo que vos diz respeito. Mas agora reparem numa coisa, os trasmontanos, são nosso vizinhos e vocês já viram o sotaque deles? Tem alguma coisa a ver com o nosso? E em Mirando do Douro que até falam Mirandês? Não vêm que é esta diferença, esta riqueza que torna o nosso país especial?

Honestamente sinto-me muito melhor no Porto, Aveiro, Coimbra ou Lisboa do que em Vigo, Coruna ou Santiago. Nós somos um país há 900 anos, 900!!! Não são 100 ou 200, são 900 anos de lutas, de sacrifícios em conjunto. Mas se logo não quiserem ver o Ronaldo sempre podem mudar para a TV Galiza.

Já o disse em tempos, acho que muitas pessoas falam por falar, eu vivi algum tempo em Lisboa e nunca senti qualquer problema com os Lisboetas. Só quem não se sente seguro de si é que fica aborrecido por gozarem com o nosso sotaque. Eu exibo-o com orgulho e nunca ninguém me tentou rebaixar. Muitas vezes notava que eles até tinham inveja de não ter o orgulho na terra deles como eu tenho na minha. No meu vira, nas minhas papas de sarrabulho ou no S. João, nas Feiras Novas, no sotaque ou no clube que defendia com unhas e dentes.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Noddy on 07 de June de 2013, 10:37
Existem diferenças estruturantes entre o Norte e o Sul de Portugal, principalmante entre a zona a norte e  a a zona a sul do Douro até ao Algarve.
Estas diferenças inciaram-se mais ao menos no periodo neolitico (pelo menos considerando o estado actual do conhecimento cientifico) e encontram-se materializadas quer  no tipo de estruturas e arquitecturas dos povoados quer nas materialidades  cerâmicas que as populações de então utilizavam e que chegaram até aos nossos dias. Na verdade as cerâmicas neoliticas a norte do Douro são profusamente decoradas em relação às do Sul do Douro. Na verdade no centro do pais elas apresentam decoração pobre e se, falarmos do Alentejo então sem qualquer decoração. Um colega meu dizia até em brincadeira que nós no Norte somos "barrocos" desde o neolítico.
Existem efectivamente diferenças substanciais entre as populações do Norte e do Sul diferenças essas patentes até os nossos dias e que se revelam nas cosmogonias  de uns e outros. O Norte é mais católico, o Sul mais comunista, por ex.

No entendimento de muitos investigadores (entre os quais me incluo) estas diferenças estão já patentes há milhares de anos e estão relacionadas com a própria paisagem que cria um efeito psicosomático nas populações e que as faz ter diferentes entendimentos sobre a vida e o mundo que a rodeia.

Mas será por isso que deve existir uma dicotomia Norte / Sul e que essa dicotomia deve ser fomentada? Não este é um fenómeno natural e que se deve entender com naturalidade e numa base de tolerância à diferença. Tolerância esta que deve existir entre bracarenses e vimaranenses. Afinal não somos assim tão diferentes. Acho inclusivamente que deviamos ajudar a equipa do VSC neste fase tão complicada financeiramente porque não se esqueçem que... "não há bem que dure sempre, nem mal que nunca acabe", podemos vir a precisar deles... (Deus queira que não, mas...)
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Augusto Gomes on 09 de June de 2013, 01:37
Estas diferenças entre povo do norte e do sul são, como se costuma dizer, análises de "malha fina", complexas e não levam em conta os movimentos de massas...
Por exemplo, 50% da população de Lisboa e arredores é proveniente de fora, muita do norte/centro do país e também do Alentejo.
Mesmo o sotaque, hoje está muito diluído, com a instrução pública em geral e também com a locução universal da radio e televisão, as diferenças foram assimiladas.
Por exemplo, a minha pronuncia dita minhota é universal e não é diferente da do Herman José ou do Fernando Correia (locutor)...Também é certo que não digo "morcãoe"...
Agora ao nível do povo pouco letrado (com a escolaridade obrigatória ou nem isso - e ainda há muito), é possível, de facto, verem-se nuances de pronuncia...
Diferente será a atitude face à religião, muito mais católica no norte, por razões sociológicas mais profundas.Já a questão de a população do sul ser "mais comunista", isso deve-se, para além da questão religiosa de base,  também à industrialização e à proletarização na agricultura do sul, onde não há pequena propriedade...E a presença da mourama no sul do pais mais tempo não islamizou em nada aquela região...
Depois, dizem-se também coisas discutiveis, tais como o "transmontano abre a a sua casa a todos" (e o minhoto , não?) e que no sul os vizinhos não se cumprimentam nos apartamentos (e os minhotos cumprimentam-se?não me parece...vejo isso no meu prédio...).
É evidente que o ambiente do "pátio das cantigas" e das "casa baixinhas e juntas" passou e era isso que socializava as pessoas...
Mas com o tempo tudo vai ficar mais homogéneo!
Mas, em Portugal somos 90% iguais e foi isso que nos salvaguardou através dos tempos...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 17 de June de 2013, 10:51
"V. GUIMARÃES
Douglas está de saída


O guarda-redes do Vitória de Guimarães, Douglas, pode ser o próximo jogador a deixar o Vitória, depois das saídas de Tiago Rodrigues e Ricardo (FC Porto), Soudani (Dínamo de Zagreb) e Baldé (Celtic).
O jogador tem mais um ano de contrato com o clube bracarense e apesar de ter recebido uma proposta para renovar não aceitou, o que pode indiciar a sua despedida de Guimarães."

CORREIO DO MINHO 17-06-2013

Afinal os gajos também são bracarenses?
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: sedas on 17 de June de 2013, 11:21
Quote from: rpo.castro on 17 de June de 2013, 10:51
"V. GUIMARÃES
Douglas está de saída


O guarda-redes do Vitória de Guimarães, Douglas, pode ser o próximo jogador a deixar o Vitória, depois das saídas de Tiago Rodrigues e Ricardo (FC Porto), Soudani (Dínamo de Zagreb) e Baldé (Celtic).
O jogador tem mais um ano de contrato com o clube bracarense e apesar de ter recebido uma proposta para renovar não aceitou, o que pode indiciar a sua despedida de Guimarães."

CORREIO DO MINHO 17-06-2013

Afinal os gajos também são bracarenses?

Claro que são...
Fazem parte da AF Braga, são de uma cidade do distrito de Braga, sempre que têm de preencher papéis importantes têm de colocar Distrito: Braga..

Dai serem chamados de bracarenses..
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: lipe on 17 de June de 2013, 13:02
Quote from: sedas on 17 de June de 2013, 11:21
Quote from: rpo.castro on 17 de June de 2013, 10:51
"V. GUIMARÃES
Douglas está de saída


O guarda-redes do Vitória de Guimarães, Douglas, pode ser o próximo jogador a deixar o Vitória, depois das saídas de Tiago Rodrigues e Ricardo (FC Porto), Soudani (Dínamo de Zagreb) e Baldé (Celtic).
O jogador tem mais um ano de contrato com o clube bracarense e apesar de ter recebido uma proposta para renovar não aceitou, o que pode indiciar a sua despedida de Guimarães."

CORREIO DO MINHO 17-06-2013

Afinal os gajos também são bracarenses?

Claro que são...
Fazem parte da AF Braga, são de uma cidade do distrito de Braga, sempre que têm de preencher papéis importantes têm de colocar Distrito: Braga..

Dai serem chamados de bracarenses..
E ao Domingo de manhã é vê-los no Santuário do Sameiro. Veem à capital rezar!!!!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Duarte on 18 de June de 2013, 00:42
Quote from: lipe on 17 de June de 2013, 13:02
Quote from: sedas on 17 de June de 2013, 11:21
Quote from: rpo.castro on 17 de June de 2013, 10:51
"V. GUIMARÃES
Douglas está de saída


O guarda-redes do Vitória de Guimarães, Douglas, pode ser o próximo jogador a deixar o Vitória, depois das saídas de Tiago Rodrigues e Ricardo (FC Porto), Soudani (Dínamo de Zagreb) e Baldé (Celtic).
O jogador tem mais um ano de contrato com o clube bracarense e apesar de ter recebido uma proposta para renovar não aceitou, o que pode indiciar a sua despedida de Guimarães."

CORREIO DO MINHO 17-06-2013

Afinal os gajos também são bracarenses?

Claro que são...
Fazem parte da AF Braga, são de uma cidade do distrito de Braga, sempre que têm de preencher papéis importantes têm de colocar Distrito: Braga..

Dai serem chamados de bracarenses..
E ao Domingo de manhã é vê-los no Santuário do Sameiro. Veem à capital rezar!!!!
E de tarde estão no BragaParque ou aproveitam para passear no centro DA CIDADE ;D
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 24 de June de 2013, 21:34
Os gajos da aldeia até têm o dia 24 de junho como feriado, para poderem descansar após terem passado a noite de S. João em na Capital do Distrito. :D
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 29 de June de 2013, 17:45
Presidente da República agracia Cidade de Guimarães com Ordem de Sant'Iago da Espada

    O Presidente da República decidiu agraciar a Cidade de Guimarães com o título de Membro Honorário da Ordem de Sant'Iago da Espada, relevando assim o papel que a cidade assumiu enquanto importante polo cultural, nomeadamente mercê das realizações artísticas e científicas registadas nas últimas décadas.

    Destinada a distinguir o mérito literário, científico e artístico, a Ordem Militar de Sant'Iago da Espada é atribuída a Guimarães com um parecer favorável do Conselho das Antigas Ordens Militares, que sublinhou a forte vertente cultural da cidade, evidenciando-se, a par de dinâmico polo empresarial, pela diversidade e o pioneirismo das manifestações que vem promovendo, tanto no domínio artístico como no científico.

    O trabalho de recuperação e reabilitação do centro histórico, no âmbito da candidatura a Património Mundial da UNESCO, com várias intervenções premiadas, os restauros do Palácio Vila-Flor, hoje um moderno centro cultural, e do antigo Mercado Municipal, transformado na também premiada Plataforma das Artes e da Criatividade, bem como o êxito alcançado com a realização da Capital Europeia da Cultura, em 2012 – que deixou uma rede de equipamentos que continua operacional –, todos são exemplos que granjearam as atenções nacionais e internacionais para a cidade conhecida como o "berço da Nação".

    Designada Cidade Europeia do Desporto no corrente ano, Guimarães distinguiu-se também, no domínio científico, pela instalação do AvePark – parque de Ciência e Tecnologia – um núcleo de investigação e desenvolvimento que associa o município à Universidade do Minho e a várias associações empresariais, onde está sediado, por exemplo, o Instituto Europeu de Medicina Regenerativa de Tecidos.

In http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=75056

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=LtWEmVLkNnk&feature=player_embedded

Foi a 1ª fez que o Cavaco atribuiu o título de Membro Honorário a uma cidade portuguesa, pelos vistos eles lá se vão mexendo... acorda Braga.

Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 30 de June de 2013, 15:03
Isto acaba por ser deprimente - ver tudo o que tem sido oferecido àquela aldeia e o que NADA é atribuído a Braga!
Ainda agora estava a ver no novísso PAVILHÃO MULTIUSOS deles mais um evento desportivo de relevo internacional: a Liga Mundial de Voleibol (Portugal x Japão).

É verdade que só estavam a ver meia-dúzia de pessoas, mas o evento foi para lá - bem como muitos outros, no âmbito da Capital Europeia do Desporto 2013.

Cá temos... o velhinho Pavilhão Flávio Sá Leite  >:(
E um esboço de "piscina olímpica" a céu aberto...

A CULPA TAMBÉM É NOSSA! - se bem que não totalmente: não percebo como é que numa suposta Democracia os habitantes duma grande cidade são obrigados a ter a governá-los uma pessoa imposta pelas aldeias das redondezas!!  >:( >:(


   
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Sérgio Gonçalves on 01 de July de 2013, 09:55
Quote from: Nakamura on 30 de June de 2013, 15:03
Isto acaba por ser deprimente - ver tudo o que tem sido oferecido àquela aldeia e o que NADA é atribuído a Braga!
Ainda agora estava a ver no novísso PAVILHÃO MULTIUSOS deles mais um evento desportivo de relevo internacional: a Liga Mundial de Voleibol (Portugal x Japão).

É verdade que só estavam a ver meia-dúzia de pessoas, mas o evento foi para lá.

Cá temos... o velhinho Pavilhão Flávio Sá Leite  >:(
E um esboço de "piscina olímpica" a céu aberto...

A CULPA TAMBÉM É NOSSA! - se bem que não totalmente: não percebo como é que numa suposta Democracia os habitantes duma grande cidade são obrigados a ter a governá-los uma pessoa imposta pelas aldeias das redondezas!!  >:( >:(




Oh Nakamura explica lá isso sff? O Mesquita é um ser enviado por Guimarães?
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: carvalhobrg on 01 de July de 2013, 11:49
Não é segredo nenhum que o mesquita ganha as eleições nas freguesias periféricas.

nós temos as infra estruturas para bater guimarães em tudo, mas a verdade é que deixamos as mesmas envelhecer a um ponto inacreditável. O PEB perdeu n de eventos para o multiusos porque está "desfeito" e cobra caríssimo.

Os responsáveis da nossa cidade adormeceram à sombra e a verdade é que nós não temos porque perdemos as estruturas mas acima de tudo não queremos fazer. Andamos atrás das coisas mas as nossas entidades não se candidatam e não querem saber.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 01 de July de 2013, 15:49
Quote from: Sérgio Gonçalves on 01 de July de 2013, 09:55
Quote from: Nakamura on 30 de June de 2013, 15:03
Isto acaba por ser deprimente - ver tudo o que tem sido oferecido àquela aldeia e o que NADA é atribuído a Braga!
Ainda agora estava a ver no novísso PAVILHÃO MULTIUSOS deles mais um evento desportivo de relevo internacional: a Liga Mundial de Voleibol (Portugal x Japão).

É verdade que só estavam a ver meia-dúzia de pessoas, mas o evento foi para lá.

Cá temos... o velhinho Pavilhão Flávio Sá Leite  >:(
E um esboço de "piscina olímpica" a céu aberto...

A CULPA TAMBÉM É NOSSA! - se bem que não totalmente: não percebo como é que numa suposta Democracia os habitantes duma grande cidade são obrigados a ter a governá-los uma pessoa imposta pelas aldeias das redondezas!!  >:( >:(




Oh Nakamura explica lá isso sff? O Mesquita é um ser enviado por Guimarães?


Sergio, o CarvalhoBrg já explicou no post anterior: não é de Guimarães, é mesmo das aldeias à volta que o poder local de Braga é eleito.

Isto já fica "off-topic", mas também tem muito a ver para explicar o declínio a que Braga chegou.
E,por favor, não vejam estas opiniões como "partiditarismos"! Não tenho qualquer interesse em atacar a pessoa "A" ou "B" o partido "X" ou "Y", até porque às tantas já votei nestes, e naqueles, e naqueloutros. São apenas pistas para reflexão - que a nossa cidade há muito exige. Pungentemente! Que tanta gente quotidianamente fala, mas depois nada se faz.


Então aí vai:

A cidade é o caixote de lixo dos políticos locais, enquanto a elite vive nas colinas dos ricos e aldeias periféricas - esta é que é a realidade!

Braga foi transformada num enorme bairro social, onde vivem sobretudo as classes baixa e média-baixa, em conjunto com os imigrantes (romenos, brasileiros), sem qualquer qualidade de vida e com enormes carências em equipamentos sociais e desportivos.


Tudo foi feito nas freguesias à volta, que têm melhor qualidade de vida, e a cidade foi totalmente abandonada e negligenciada - transformada no palco das mais inacreditaveis negociatas e tropelias imobiliárias!

E isso nota-se! Vou-te dar um exemplo bem elucidativo (mas podes replicar exponencialmente noutras coisas): eu vivo na freguesia de São  Victor (que é a maior freguesia urbana do centro de Braga) e quero jogar ténis!

Andei a ver: se for ao "Vivó Local", (café + campo de ténis situado em Lamaçães, atrás do "MediaMarkt"), pago 7,5 euros por hora! Contudo, se fosse residente(com cartão de eleitor) de Lamaçães, já só se pagaria €5! :o

Temos esta loucura: como do meu lado da rua pertence a São Victor (só os números ímpares), pago €7,5!
Do outro lado da minha rua (números pares - já eleitores de Lamaçães), e toda a chamada "colina dos ricos" que se segue para a periferia, já só pagam €5! - bastando apresentar no acto o cartão de eleitor.

Faz algum sentido? As Juntas não têm qualquer orçamento e política local: isso pertence às Câmaras Municipais!! Mesmo que o recinto fosse construído pela Junta de freguesia de Lamaçães (o que duvido), Lamaçães NÃO TEM QUALQUER RECEITA PRÓPRIA QUE LHE PERMITA CONSTRUIR E GERIR UMA INFRAESTRUTURA DAQUELAS "só para os seus"!
Recebem verbas da autarquia (Câmara Municipal) que todos pagamos!!
Então porquê ser eu Bracarense de 2.ª, e pagar para a colina dos ricos viver melhor do que eu??
 
Mas isto não fica por aqui!!
Continuei, e vim a descobrir que noutra freguesia da periferia - Real - também há campos de ténis... Novos.
Preço? €10 por hora!
Quanto? Sim, €10 por hora. Tiveram ainda a lata de me dizer "mas se trouxer um colega só pagam €5 cada um!" LOOOL
Mas, pormenor revoltante: se for eleitor da freguesia de Real, pode jogar 1 hora por semana Á BORLA!!  :o :o

Fui então junto às "piscinas da Rodovia". Pensei "Ora aí está: são campos de ténis no meio da cidade e estão na minha freguesia - São Victor!"
Preço: €7,04 por hora durante o dia, €7,90 à noite.
Pergunta: "E eu, que sou de São Victor, que desconto tenho?"
Resposta "Nenhum!" Aqui é todos igual!
What the fuck??!!

Conclusão: eu não sou bracarense de 1.ª (p.ex. "Real" - com 1 hora grátis), nem de 2.ª (p.ex. "Lamaçães", com 1 hora a €5). Sou já bracarense de 3.ª: estou destinado a viver no meio deste enorme bairro social, sem qualquer qualidade de vida... PAGANDO AINDA POR CIMA UMA TAXA DE I.M.I. SUPERIOR À DAS FREGUESIAS DA PERIFERIA!!

Onde está, por exemplo, um grande Parque Urbano (para os habitantes "entafulhados" no centro e sem acesso à natureza), como todas as cidades - grandes, médias e até pequenas - deste país? Não estou a falar de jardinzinhos, como o laguinho denominado "Parque da Ponte", ou o ainda mais rídiculo, mas pomposamente anunciado "Parque Urbano de lamaçães" (que, para aqueles que nem sabem o que é, desde já explico que são nada mais, nada menos, que aqueles 2 pedacinhos de terreno abaixo do "Holmes Place" - ver aqui a pompa e circunstância do anúncio e o ridiculo da coisa: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=683924).

E não me falem nos eternamente efabulados e adiados pseudo-parques "Norte" (junto ao estádio) ou nas "Sete Fontes". Além de serem treta (não se vê nada), são mais uma vez, FORA DO CENTRO DA CIDADE!

Agora, arranjaram uma candidatura comunitária para reabilitar as margens do Rio Este e do Monte Picoto.
Pensei: "Alto! O Rio é bem visto - atravessa o centro da cidade!! Finalmente  :D"
Mas... mais uma vez era treta.
Não falo dos problemas das obras terem entretanto parado a meio (isso acontece).
Falo de na "zona dos Galos" se deixar aquelas casas velhas e degradas continuarem nas margens do rio, sem haver expropriação - mediante justa indemnização, claro - daqueles 2 pardieiros degradados (sim, bastava demolir 2 casas velhas!) e fazer uma marginal do Rio em condições!

Não! Se forem ver o projecto, quando as obras forem retomadas, nada daquilo será melhorado: simplesmente a via de bicicletas/pedonal junto ao rio contornará esse quarteirão todo, e naqueles metros seguirá... junto à estrada, pela Rua dos Barbosas!!
Então para que mexeram naquilo? Para ficar igual??
Onde ficam as melhorias?
Conclusão: sacaram-se milhões de euros à Europa para "uma operação de cosmética e ficar tudo igual" junto ao Rio...
É uma espécie de limpeza (e, de facto, cada 20 anos fazem isto - dão uns retoques nas margens do Este, para ficar tudo na mesma!).
WTF??

Porque raio há dinhero para tanta coisa, mas não há para coisas ÓBVIAS PARA A IMAGEM E MELHORIA DESTA CIDADE: p.ex. é uma vergonha termos o nosso Estádio Municipal tapado por 2 ou 3 casas (com galinheiros e tudo) ali à frente!!
Vem pessoal de todo o mundo ver o Estádio e... é a vergonha que todos conhecemos! Até dói, ver aquelas pessoas cehgarem ali e verem aquilo... está lá atrás, encostado num cantinho, tapado por 2 ou 3 residências - sem uma ampla avenida de entrada que destaque todo o seu valor como obra de arte/engenharia - que seria uma mais-valia para a cidade e turismo. E, aliás, terá sido essa mesmo a intenção da escolha deste projecto, que tão caro ficou! Mas não, no final houve balúrdios de dinheiro, mas não se conseguiu arranjar dinheiro para compensar aquelas famílias  desviando-as nem que fosse para outra casa nova 200 ou 300 metros mais abaixo (e compensando-as monetariamente com um qualquer montante a acordar, claro).

A mesma coisa junto ao Rio Este! Não se consegue expropriar 2 casebres velhos e horríveis em pleno centro da cidade (Zona dos Galos) mediante uma justa indemnização a esses 2 proprietários??
Mas que raio!! São só dois (2)!! (mais abaixo, a casa apalaçada é bonita e aproveitável). Porque é que o centro da cidade há-de ficar sempre uma esterqueira?? Porquê??

Porque é que há dinheiro para umas coisas, mas para tratar devidamente A PARTE TURÍSTICA E NÚCLEO CENTRAL/URBANO já não?

Agora vão fazer o tal Parque... no Monte do Picoto!
Desde já não percebo a estupidez de se fazer um Parque por um monte acima!!
Em Lisboa (Parque Eduardo VII), no Porto, em Famalicão, em Barcelos, até em Guimerdães (lá está!) os Parques Urbanos são isso mesmo:
-Parques (planos, não montes): e
-Urbanos (junto ao centro urbano e não nas periferias)!!
O Picoto é um Monte (não atrai intuitivamente as pessoas ir para lá, subir aquilo)!
E fica numa das saídas da cidade!!

Para Monte já tínhamos o Bom Jesus!!
Para quê duplicar e fazer outro monte idêntico?

O único sítio onde ainda há terrenos para se fazer um verdadeiro Parque Urbano em Braga, que esteja no centro urbano, sirva a maior parte da sua população, seja de fácil acesso e plano, são os terrenos que ainda existem entre Lamaçães (atrás da EB 2/3 de Lamaçães) e que se prolongam até àquela parte traseira da Casa de Saúde de Nogueiró, passando ainda para os campos do outro lado da Av. João II).
Esse é que era um Parque Urbano - plano - no meio da cidade, que a nossa cidade há muito deveria ter para os seus habitantes!!

Ainda para mais, esses terrenos são já em parte do Estado (atrás da EB 2/3 de Lamaçães são do Ministério da Agricultura - esperemos é que continuem assim...).
São o último sítio possível: quando se perderem devido a construção (e não deve demorar muito) ficaremos eternamente enjaulados no meio deste enorme bairro social e selva de pedra.

Aqueles que foram a Sevilha de certeza que se perderam no meio daquele enorme parque no meio da cidade. Já nem falo dos que foram a Londres... (pois isso já é totalmente outro mundo).

Mas nem precisamos de exemplos de grandes metrópoles...
Como disse, basta ver os exemplos aqui do lado.

Como Famalicão:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1552461

Ou Santo Tirso:
http://www.cm-stirso.pt/pages/116

Ou Porto:
http://media.rtp.pt/blogs/primaverasound/artigos/parque-da-cidade-e-um-cenario-como-nunca-se-viu/

Enfim, só nós!
Só nós é que é este imenso "bairro social".  :( :(
E um Monte para subir.
Ou melhor, se contarmos com o Bom Jesus, são já dois!

Fica a ideia: um Parque Urbano... no Sameiro!

Isto é que vai ser qualidade de vida: passear com as namoradas, os nossos idosos, de bicicleta ou com os nossos animais de estimação... monte acima!!

Bem, puxaram-me o paleio... e foi demais.

Só para não confundirem isto com politiquice (à qual sou totalmente alheio), deixo aqui a minha aprovação a coisas recentes BEM FEITAS na minha opinião:
- Muito boa requalificação da Av. Central, mais aberta, mais ampla, mais bonita (já agora, falta - quando puderem - mudar aqueles horríveis candeeiros em bola, por uns belos candeeiros clássicos e em menor número). Mas ficou bem.
- Muito boa requalificação do Largo Carlos Amarante (foi pena, foi antes terem deixado construir aquele mamarracho "Liberdade Street Fashion" com aqueles materiais e volumetria - que com as suas traseiras altas, pretas e envidraçadas, estraga a fotografia de toda a praça... não é?? E estamos a falar de coisas feitas agora, não nos anos 70 do século passado).
- Boa requalificação da zona da Capela de São João e Parque da Ponte (cujo único problema é resumir-se a um espaço minúsculo).

Enfim, estou farto de apelar a que se lute por uma cidade melhor.
Mas era preciso mais empenho, sobretudo por parte dos mais novos... que teriam que vir para a rua e manifestar-se nestas questões e lutar pela sua cidade (olha, foi por uma coisa destas que se desencadeou a revolta na Turquia, que fez com que desde logo mudassem os planos de exploração imobiliária para aquele local).
Mas aqui não vejo nada disso. Ninguém (ou muito poucos) quer(em) saber!  :(
E a corja vai continuando a espalhar o seu resto de destruição e de declínio desta cidade.
Onde cada vez se vive com menos qualidade.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Sérgio Gonçalves on 01 de July de 2013, 16:06
Nakamura tinha percebido mal.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: joaoscbsousa on 01 de July de 2013, 22:20
Comparar Braga com Guimarães é dificil, mas vejo bem mais pobreza quando vou ao porto e a guimaraes(cidade infestada de ciganos) de que quando estou em Braga, Braga possui um patrimonio grandiosíssimo, para quem nao sabe existem mais de 100 edificios religiosos no concelho de braga (incluindo 3 basílicas e 1 catedral), a nossa praça da republica é sem duvida das mais belas de portugal, já para não falar daquele que é conhecido como um dos mais belos e elogiados estádios do mundo, moro em frança e sei que a  a nossa cidade é conhecida além fronteiras como a 3ª cidade portuguesa e capital do minho (região de onde são a maioria dos emigrantes portugueses expalhados pelo mundo), já para não falar das magnificas festas como a braga romana, são joão, noite branca, enterro da gata etc.. Aqui em França a maioria das cidades estão mortas nesse aspecto e quando existe alguma festividade é sempre algo muito expensivo. O que provoca indignação na maioria dos Bracarenses é vermos na tv todos os dias lisboa porto lisboa porto lisboa porto como se o resto nao existisse, quanto á cidade de guimarães penso que só está a nossa frente nas estrategias de markting e no aproveitamento do patrimonio (embora seja um patrimônio bem inferior ao nosso). Só para quem não sabe o municipio de Braga cresceu  em população nos ultimos anos, enquanto o mesmo não se pode dizer de Porto e Guimaraes.... Não podemos culpar a nossa cidade pela crise que se vive, pois para quem nao sabe há outras que estão num estado bem pior..
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: ruipmorgado on 02 de July de 2013, 03:43
Epá... Nakamura até concordo contigo em grande parte do que dizes, mas chamar "laguinho" ao nosso parque da ponte ou dizer que o rio este não mudou nada nos ultimos 20 anos é de bradar aos céus!

O nosso parque da ponte mete inveja a muitos parques espalhados por esse país fora (incluindo no porto). Não é muito grande mas está organizado e muito bem aproveitado. O rio este comparado com o que era há 20 anos atrás também não tem nada a ver... a água é finalmente transparente, as margens estão bem melhores do que estavam (e estão a ficar ainda melhores) e à excepção dessa zona dos galos que referes está tudo praticamente impecável.

Para além do mais essa questão dos espaços verdes é cliché... Temos um Bom Jesus pertíssimo do centro da cidade, temos um parque da ponte no centro, temos um parque da rodovia no centro, temos uma area pedonal sem igual no centro com diversos jardins.

Penso que para as dimensões da cidade não está mau.

Acho muito mais urgente arranjar solução para outras situações. O "parque norte" está uma lástima, o edificio do dolce vita vai precisar de restauro antes de abrir o que quer que seja lá, continuamos com inúmeros edificios degradados e "abandonados" num centro histórico que se está a reerguer, temos um "mamarracho" a apodrecer onde era o hospital de s.marcos e um projecto do picoto que não sai do sitio.

Temos muitos defeitos, sim, mas não vamos cair no erro de deitar abaixo tudo o que temos de bom, só porque sim.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Pedro A. on 02 de July de 2013, 03:47
Quote from: ruipmorgado on 02 de July de 2013, 03:43
Epá... Nakamura até concordo contigo em grande parte do que dizes, mas chamar "laguinho" ao nosso parque da ponte ou dizer que o rio este não mudou nada nos ultimos 20 anos é de bradar aos céus!

O nosso parque da ponte mete inveja a muitos parques espalhados por esse país fora (incluindo no porto). Não é muito grande mas está organizado e muito bem aproveitado. O rio este comparado com o que era há 20 anos atrás também não tem nada a ver... a água é finalmente transparente, as margens estão bem melhores do que estavam (e estão a ficar ainda melhores) e à excepção dessa zona dos galos que referes está tudo praticamente impecável.

Para além do mais essa questão dos espaços verdes é cliché... Temos um Bom Jesus pertíssimo do centro da cidade, temos um parque da ponte no centro, temos um parque da rodovia no centro, temos uma area pedonal sem igual no centro com diversos jardins.

Penso que para as dimensões da cidade não está mau.

Acho muito mais urgente arranjar solução para outras situações. O "parque norte" está uma lástima, o edificio do dolce vita vai precisar de restauro antes de abrir o que quer que seja lá, continuamos com inúmeros edificios degradados e "abandonados" num centro histórico que se está a reerguer, temos um "mamarracho" a apodrecer onde era o hospital de s.marcos e um projecto do picoto que não sai do sitio.

Temos muitos defeitos, sim, mas não vamos cair no erro de deitar abaixo tudo o que temos de bom, só porque sim.
Os dos outros é que é bom...
Eu cá já passei por grande parte das grandes cidades deste país e não trocava Braga por nada. A Braga só falta ter mar porque de resto...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Nakamura on 02 de July de 2013, 12:37
O Parque da Ponte é muito bonito e a recuperação foi boa - como disse.
Mas é de facto muito, muito pequeno (se ainda desse para esticar a área de contacto com a natureza até à zona das Camélias, com inclusão das infraestruturas desportivas e de diversão infantil aí existentes...).
É bom, mas muito pequeno! Resume-se a dar a volta ao laguinho  :(

Quanto à questão dos espaços verdes: para quem vive no meio da cidade e rodeado por uma selva de pedra é essencial para um mínimo de qualidade de vida (desporto, lazer, saúde, relaxamento, convívio com família, combate ao stress, refrescamento no verão, etc, etc, etc).

Se posso pegar no carro e ir para o Bom Jesus? Posso, e é o que tenho feito algumas vezes.
Mas não é a mesma coisa do que ter um Parque Urbano - no centro da cidade.
Não é a mesma coisa porque não é tão intuitivo (só a logística de ter que preparar tudo - carro, bicicleta, etc - para ir lá para cima, por um lado, bem como a necessidade de ter que se ter transporte - carro - por outro, desmotiva a maior parte das vezes - o que não aconteceria se tivéssemos aqui na cidade), onde fosse um ponto de encontro fácil com outras pessoas para conviver - é isso a qualidade de vida!
Basta imaginar um grupo de miúdos que se quer encontrar, fazer uns jogos improvisados, estar bem junto à natureza... como é que vão fazer para ir para o Bom Jesus, ou até mesmo para o Picoto? É melhor a situação actual em que ficam aí pelas entradas de uns prédios?
Não é cliché! Quem foi a cidades como Madrid ou Barcelona, sabe bem do que estou a falar - mas nem pedia tanto (!), pois sei que é outro campeonato.

É claro que se Braga tivesse mar ou um grande rio seria diferente! Concordo plenamente!
São áreas de natureza e de lazer que proporcionam naturalmente uma qualidade de vida significativamente acrescida.
Mas é precisamente por isso, por não ter mar ou rio, que Braga precisa acrescidamente de criar uma excelente área de convívio e de contacto com a natureza! Na cidade - e não na periferia!
(p.ex. estudei em Coimbra há 20 anos, e uma das coisas que mais mudou a cidade - e lhe veio trazer toda  uma nova qualidade de vida que não tinha - foi a requalificação como espaço verde de toda a margem do Mondego. E olhem que também aí não foi fácil, pois além do dinheiro, também tiveram que tirar dali coisas - algumas emblemáticas, como o recinto da "queima das fitas" ("queimódromo") que teve que ser passado para o outro lado do rio mondego, já na freguesia de Santa Clara. Mas teve que ser, apesar dos estudantes não gostarem... Fizeram muito bem)

E isto tem tudo a ver com a discussão deste tópico:
a afirmação de Braga, por contraponto  com os nossos vizinhos e a outras cidades portuguesas, tem que ter respaldo pela imagem que projecta a todos os títulos enquanto cidade!!

Com as suas infraestruturas, os seus eventos, as suas áreas de lazer de qualidade de vida, o seu urbanismo/turismo, o seu património arquitectónico e natural.
É isso que contribui para a sua afirmação!

E Braga tem cuidado muito pouco disso!
Braga deve promover-se como uma cidade com pólos de atração, com qualidade de vida, com dimensão e com infraestruturas.
Só assim pode aspirar a ser o pólo aglutinador e dinamizador de toda esta região do Minho que queremos ser!

Além dos exemplos que acima deixo para valorizar a cidade, deixo outra reflexão que seria de enorme impacto nacional e internacional:
Todos sabemos que Braga é uma cidade ímpar nos seus monumentos religiosos.
Mas muitos têm um enorme defeito: há muitas igrejas onde foi permitido construir (desde há séculos) encostadas aos templos, que lhes roubam todo o valor artístico, turístico e arquitectónico e são uma frustração para os turistas... :(

É pena, mas é um fenómeno muito de Braga: casas encostadas às igrejas, roubando-lhes o destaque e o valor artístico/arquitectónico.
Agora que está, está... Mas é pena!
Não dá para mexer em tudo, por isso deixo apenas uma grande esperança e pista para reflexão:

Conforme atrás defendi que era preciso destacar e volirizar devidamente o nosso Estádio, retirando da frente aquelas 2 ou 3 casas (mediante indemnização) e fazendo do estádio um grandioso ex-libris e pólo de atração de turistas... tenho outra ideia idêntica para a :

-Se virem os mapas do Sec.XVI (há um no Rossio da Sé, no muro, junto àqueles símbolos dos vários concelhos do distrito), a Sé estava em destaque no centro da cidade sózinha a toda a volta e com um largo à sua frente.
O que eu venho imaginando é isto: já imaginaram se Sua Eminência Arcebispo de Braga autorizasse que fosse transferido o Tesouro da Sé para outro edifício junto à Sé (por exemplo, um dos palacetes da rua que está logo em frente quem sai da Sé), permitindo que a Catedral ficasse outra vez destacada em todo o seu esplendor retirando aquele apêndice/edificado na Travessa do Cabido??
Transformar-se-ia definitivamente num enorme ex-libris nacional e internacional (podendo nós começá-lo a projectar verdadeiramente como rival do de Santiago de Compostela, senão pela arquitectura pelo menos como contraponto histórico e cultural)!

A ideia seria simplesmente deitar abaixo aqueles escassos edifícios que estão "colados" à Sé (é fácil identificá-los, é aquela parte pintada de branco que nada tem a ver com a Sé original e que se interpõe entre esta e a Rua do Souto) situados na Travessa do Cabido (é claro que ficaria sempre a Igreja da Misericórdia e até à parte dos claustros).
Obviamente, teria que ser devidamente estudado o que deveria/poderia ou não ser feito, mas que a Sé readquirisse o protagonismo e a visão de quem passa na Rua do Souto - e em toda a volta!

Acho que isso seria um projecto fabuloso para Braga! O nosso símbolo! Nacional e internacional!
Ainda com maior orgulho! Devolvido à sua dignidade e originalidade!

A Igreja como instituição altamente conservadora que é, irá provavelmente opor-se (pelo menos inicialmente) a mexer no que quer que seja! É sempre a primeira reação e mais fácil: "deixa estar"!
Mas se refletir bem e estudar a questão, vai ver que teria inúmeras vantagens disso!
A Igreja não se pode deixar parar e definhar no tempo: tem que ser uma igreja viva, que acompanha o seu tempo e se valoriza com ele!
A Sé e a Igreja de Braga veriam o seu papel reforçado como símbolo central de toda esta região.
Teriam o apoio político local e poderiam e deveriam fazer o que se faz em todas as catedrais por essa Europa fora: passar a cobrar uma taxa de entrada aos tristas! (não aos fiéis). É isso que se faz por essa Europa fora, a começar na vizinha Espanha.
Dinheiro esses para financiar as alterações e a própria obra social da Igreja!
Beneficiaria a Igreja e a cidade, com muito mais turistas decorrentes da projecção da Catedral.

Enfim, lembrei-me disso quando veio cá a Udinese e um grupo de italianos que passava por mim na Rua do Souto me perguntou onde era a Catedral. Quando eu lhes disse que era ali mesmo ao lado (tinham vindo da estação de combóios a pé, com um guia na mão, e procuravam à volta a Sé, encontrando-se ao lado da Travessa do Cabido) nem queriam acreditar...  :(
Mesmo dando-lhes o desconto de saber que em Itália as catedrais são colossais (quem lá esteve, sabe bem a distãncia a que estão das nossas), a verdade é que a importância da nossa catedral merecia outro destaque.

Seria o nosso grande símbolo (já é, está é abafada pelo edificado à volta que lhe retira o protagonismo e valor que deveria ter) e enorme pólo de atração - tal como o Estádio (em termos de obra moderna e nos moldes que acima referi - com outra entrada, outro impacto).

Quanto à Sé: tal mudança teria que obviamente ser primeiro estudada, e bem planeada com a Igreja.
Mas a própria Igreja, nomeadamente a de Braga, veria o seu património e importância exponencialmente valorizados com a projecção da Sé!
O poder local apenas deveria era disponibilizar-se a ajudar nessa mudança e restauração da importância, destaque e centralidade da Sé!

São os tais projectos que criariam verdadeiro impacto na imagem e projecção da cidade, nacional e internacionalmente - atraindo turistas, dinamizando a economia, e afirmando a cidade.
Tal como está hoje, temos que reconhecer que acaba por ser uma frustração e não estar à altura do que os turistas esperam apreciar, e conseguem - mesmo em cidades próximas.

Lá está, só com isto que acima referi:
1) se tivéssemos a Sé com a centralidade e destaque que deveria ter (espaço desimpedido em todo o seu redor e grande visibilidade - a maior que os estudos arquitectónicos conseguirem - a partir da Rua do Souto e fazendo mesmo a ligação arquitectónica com o Largo do Paço, do outro lado da Rua do Souto);

2) Um Estádio Municipal com a entrada que aquela obra merecia - imponente e sem aquelas 2 ou 3 casas à frente;

3) Um grande parque urbano dentro da cidade e de fácil acessibilidade para os moradores do seu núcleo urbano - espaço de convívio, de lazer, de contacto com a natureza, de qualidade paisagítica e arquitectónica (e, nestes moldes, já só vejo possível um grande parque destes em Lamaçães).

Imaginem a cidade e a projecção - nacional e internacional - que não conseguiríamos!!
Subiríamos vários patamares, mesmo para a escala europeia!
Era, na minha opinião, o que esta cidade merecia!

Assim, claro que nós bracarenses continuamos a usufruir das coisas boas da nossa cidade e a não a trocar por nada! Simplesmente não estamos a valorizar todo o seu potencial!

E a afirmá-la de forma inequívoca como grande e histórica cidade europeia, capital de toda esta região!  :)
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: ZT143 on 09 de July de 2013, 21:38
alguem tem a imagem de um biclubista no estadio da com a camisola da espanholada e cachecol do guimaraes?
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: DiogoEA on 09 de July de 2013, 22:18
Quote from: ZT143 on 09 de July de 2013, 21:38
alguem tem a imagem de um biclubista no estadio da com a camisola da espanholada e cachecol do guimaraes?

Aqui tens. Usa-a bem ;D

(http://i44.tinypic.com/m9wocn.jpg)


Se for para uma discussão acerca de biclubistas para aqueles lados, tenho muitos outros tesourinhos, já vivo prevenido para quando entro numa dessas...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: enormeBRAGA on 09 de July de 2013, 22:38
Quote from: Nakamura on 02 de July de 2013, 12:37


Nakamura, estou totalmente de acordo como que escreves, faz falta à cidade, muita falta esse protagonismo que alguns monumentos históricos, não só a Sé, deveriam ter, dou-te como exemplo o Palácio do Raio, que ficou ali entalado, junto à Fonte do Ídolo

Em relação a um parque, ou uma área "verde", que tal aproveitar aquele parque de estacionamento anexo ao complexo da rodovia, onde está a Ass. de Futebol de Braga, e várias associações, naquelas casinhas que se estendem até à Repsol? Há ali muito espaço abandonado, que, juntamente com o parque de estacionamento, ainda que não sendo muito extenso, daria perfeitamente para construir uma zona verde ampla, e bastante central.
Fica a ideia...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Kriticus on 09 de July de 2013, 23:14
Quote from: Diogo-scb on 09 de July de 2013, 22:18
Quote from: ZT143 on 09 de July de 2013, 21:38
alguem tem a imagem de um biclubista no estadio da com a camisola da espanholada e cachecol do guimaraes?

Aqui tens. Usa-a bem ;D

(http://i44.tinypic.com/m9wocn.jpg)


Se for para uma discussão acerca de biclubistas para aqueles lados, tenho muitos outros tesourinhos, já vivo prevenido para quando entro numa dessas...

Partilha, Diogo ;D
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Aquiles on 10 de July de 2013, 00:30
Não percebo...
Este tópico não pertence a este Forum, pelo menos na minha opinião.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: ZT143 on 10 de July de 2013, 01:37
partilha ai para um gajo rir-se
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 18 de July de 2013, 01:21
Notícia relativa ao nascimento de Portugal:

(https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/294136_468931073183199_505479011_n.jpg)


Notícia relativa ao nascimento de Afonso Henriques:

(https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1012860_691682824181989_1479666645_n.jpg)


Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: barinho on 30 de July de 2013, 11:51
Mais uma prova de que a CS gosta muito de lamber as botas a estes gajos...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=418165
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 30 de July de 2013, 12:45
Quote from: barinho on 30 de July de 2013, 11:51
Mais uma prova de que a CS gosta muito de lamber as botas a estes gajos...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=418165

É mais um reforço do el mito, mas temos de lhe tirar o chapéu porque fazem-no bem, pena nós (Clube) que até não precisávamos de inventar, não sabermos potenciar dignamente o apoio dos nossos adeptos e a forma como acompanhamos o clube pois isso traria ainda mais gente para junto do Braga.
Se para eles terem 3000 bilhetes vendidos, com preços que começam nos 5 euros para uma final, que decorre em Aveiro, é algo de extraordinário... não percebo como com 8000 lugares anuais vendidos é muito bom se no ano passado disseram que tinham 13 000, não percebo como vão chegar ao final de Agosto com 30 000 sócios se neste momento têm cerca de 26 000?...
Enfim muita areia para os olhos, já é normal nas pré-épocas, nesta fase de venda de lugares anuais saírem noticias destas em relação ao Guimarães, a isto chama-se estratégia. Porque será que este Pedro Manuel Couto decidiu escrever este texto, o que o moveu? Talvez fosse bom perceber estas coisas... Nós que contratamos jornalistas para o dep. de comunicação nada, ainda por cima somos sempre entalados pelos media... dep. de marketing já nem sei se existe com as mudanças recentes na estrutura... acorda Braga!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Edu_scb on 30 de July de 2013, 12:48
Até no estrangeiro os espanhóis são vistos como a equipa mais conhecida por de trás dos três grandes...

http://todosobrecamisetas.blogspot.pt/2013/07/camisolas-nike-do-vitoria-de-guimaraes.html

É triste...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: RibeiroSCB on 30 de July de 2013, 12:58
wtv, vcs dao tanta importância a *****...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: krugger on 30 de July de 2013, 13:07
O Forum é livre e so le quem quer, mas sinceramente estão a dar importancia a mais a Guimarães, eles que sejam o que quiserem, se a historia esta mal contada esta visto que nng quer revela.... pá ca**** no assunto, é dar-lhes a importancia que nao têm....
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Vasco Soares on 30 de July de 2013, 13:56
Quote from: barinho on 30 de July de 2013, 11:51
Mais uma prova de que a CS gosta muito de lamber as botas a estes gajos...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=418165
É um facto, o que dizes barinho, mas quem souber ler, a propria noticia contradiz-se a ela propria.
Senao vejamos, dizem que tem 27 mil socios, e 8300 cadeiras anuais vendidas, ora menos de um terço do numero de socios é que tem cadeira, nao vejo onde esteja o tal amor incondicional, o tal fervor clubista.
Menos de 1 em cada 3 tem lugar anual, grande coisa diria eu e qualquer pessoa de bom senso...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: jaimec on 30 de July de 2013, 14:19
Quote from: Edu_scb on 30 de July de 2013, 12:48
Até no estrangeiro os espanhóis são vistos como a equipa mais conhecida por de trás dos três grandes...

http://todosobrecamisetas.blogspot.pt/2013/07/camisolas-nike-do-vitoria-de-guimaraes.html

É triste...

Não me digas que estiveste congelado desde 1980 e escreveste isto sem te informares muito... Juízo !
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: BRAGA FOREVER on 30 de July de 2013, 14:22
O Guimarães é passado...Nunca mais será um clube de referência a nível de resultados desportivos.

Não percam tempo no nosso fórum a falar de clubes de 2ª linha do futebol Português.

Falemos dos 3 estarolas que são realmente os nossos directos adversários para os objectivos deste campeonato.

O ORGULHO DO MINHO SOMOS NÓS!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: barinho on 30 de July de 2013, 14:27
Não pus o link para dar importância aos espanhois.Foi para demonstrar mais uma vez como a CS lhes lambe as botas duma forma descarada,enquanto que a nós nos ignora.Praticamente não houve destaque quando chegamos a 30 mil sócios,eles vão quase em 27 mil e dizem que no espaço dum mês devem chegar aos 30 mil.Como?!Nós podemos levar milhares a jogos fora,eles numa semana vendem 3 mil para uma final e já são espectaculares.Eles vendem 8 mil e tal cadeiras são fantásticos,nós vendemos 10 mil não se diz nada.Curioso é que ainda há umas semanas tinha lido noutro jornal que a venda não estava a ir muito bem porque no mesmo espaço de tempo tinha-se vendido menos 1000 cadeiras que no ano passado...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Eskol on 30 de July de 2013, 14:33
Quote from: BRAGA FOREVER on 30 de July de 2013, 14:22
O Guimarães é passado...Nunca mais será um clube de referência a nível de resultados desportivos.

Não percam tempo no nosso fórum a falar de clubes de 2ª linha do futebol Português.

Falemos dos 3 estarolas que são realmente os nossos directos adversários para os objectivos deste campeonato.

O ORGULHO DO MINHO SOMOS NÓS!

3 estarolas? acho que é mais 2,5 estarolas (Se é que me entendes....)
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: BRAGA FOREVER on 30 de July de 2013, 16:00
Quote from: Duffman on 30 de July de 2013, 14:33
Quote from: BRAGA FOREVER on 30 de July de 2013, 14:22
O Guimarães é passado...Nunca mais será um clube de referência a nível de resultados desportivos.

Não percam tempo no nosso fórum a falar de clubes de 2ª linha do futebol Português.

Falemos dos 3 estarolas que são realmente os nossos directos adversários para os objectivos deste campeonato.

O ORGULHO DO MINHO SOMOS NÓS!

3 estarolas? acho que é mais 2,5 estarolas (Se é que me entendes....)

Essa foi muito baixa... ;D ;D ;D ;D
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Kriticus on 31 de July de 2013, 15:57
(https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1098465_10200346029038794_647072152_n.jpg)

No ano passado lembro-me de ter pago 10€ (bilhete comprado na loja do Braga Parque) para ir ver o jogo de pré-época do Braga em Barcelos. Este ano, o adversário é de menor gabarito, pelo que baixaram o preço de público para metade, procurando ajusta-lo à realidade do jogo...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: jaimeh on 31 de July de 2013, 23:12
Quote from: Kriticus on 31 de July de 2013, 15:57
(https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1098465_10200346029038794_647072152_n.jpg)

No ano passado lembro-me de ter pago 10€ (bilhete comprado na loja do Braga Parque) para ir ver o jogo de pré-época do Braga em Barcelos. Este ano, o adversário é de menor gabarito, pelo que baixaram o preço de público para metade, procurando ajusta-lo à realidade do jogo...

Já estavam fartos de não ganhar a Taça no próprio estádio, daí uma equipa mais acessível!  ;D
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: PAF on 01 de August de 2013, 02:37
Hoje passei por Guimarães e vi um (deve haver mais) placard gigante a anunciar uma exposição qualquer sobre o dia da vitória da taça... por cá ganha-se taças e escondem-na, nem sequer aos sócios a mostram!
São estas pequenas coisas que tornam também os clubes grandes... o nosso nisto é tão, mas tão pequeno que ao lado de alguns da regional até se deve envergonhar!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: disco infiltrator on 01 de August de 2013, 03:08
Quote from: PAF on 01 de August de 2013, 02:37
Hoje passei por Guimarães e vi um (deve haver mais) placard gigante a anunciar uma exposição qualquer sobre o dia da vitória da taça... por cá ganha-se taças e escondem-na, nem sequer aos sócios a mostram!
São estas pequenas coisas que tornam também os clubes grandes... o nosso nisto é tão, mas tão pequeno que ao lado de alguns da regional até se deve envergonhar!

Já desisti de esperar coisas boas desta direcção, sinceramente começo a fartar-me. É muita falta de respeito e consideração acumulada e a paciência tem limites. Podem argumentar com o crescimento do clube e melhoria da situação financeira mas isso é apenas uma parte. Em tudo o resto esta direcção (este Presidente) é péssima.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Braga1921 on 01 de August de 2013, 03:15
Quote from: disco infiltrator on 01 de August de 2013, 03:08
Quote from: PAF on 01 de August de 2013, 02:37
Hoje passei por Guimarães e vi um (deve haver mais) placard gigante a anunciar uma exposição qualquer sobre o dia da vitória da taça... por cá ganha-se taças e escondem-na, nem sequer aos sócios a mostram!
São estas pequenas coisas que tornam também os clubes grandes... o nosso nisto é tão, mas tão pequeno que ao lado de alguns da regional até se deve envergonhar!

Já desisti de esperar coisas boas desta direcção, sinceramente começo a fartar-me. É muita falta de respeito e consideração acumulada e a paciência tem limites. Podem argumentar com o crescimento do clube e melhoria da situação financeira mas isso é apenas uma parte. Em tudo o resto esta direcção (este Presidente) é péssima.

A nossa direcção é perita numa coisa : Transferências / Lucro / Estabilidade financeira, nisso devemos ser mesmo o topo do nosso campeonato. Mas em termos de marketing , valorização do clube e promoção do mesmo, deixa muito a desejar.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Sérgio Gonçalves on 01 de August de 2013, 10:08
O que dizem é verdade, a não exposição da Taça da Liga num jogo do ultimo campeonato foi uma falha grave. Mas quantos de vós já foram ver o museu do clube? Aconselho vivamente. Há aspectos a melhorar evidentemente, mas também devemos reconhecer o que está bem e o nosso museu é um local espetacular e com grande fervor clubista. Vale bem a pena.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Eskol on 01 de August de 2013, 11:20
se o Braga é grande e merece o estatuto de grande nao deve fazer festa por uma misera taça da liga que não vale nada.
aos nossos hermanos a festa que eles fizeram com a Taça só mostra como são pequenos. repara, ja mostraram a taça não sei quantas vezes, a época acabou e continuavam à volta da taça, a época vai começar e eles ainda andam com a taça!!! achas que algum dos 3 estarolas fazia uma festa assim por causa da TP?

quanto à direção estou muito contente, não me interessa que eles sejam zero no marketing, desde que tenhamos uma boa situação financeira, pagamos salários, contratamos a 0 e vendemos por milhões e a equipa jogue bem eu não peço mais nada ao Salvador.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: PAF on 01 de August de 2013, 13:54
Quote from: Duffman on 01 de August de 2013, 11:20
se o Braga é grande e merece o estatuto de grande nao deve fazer festa por uma misera taça da liga que não vale nada.
aos nossos hermanos a festa que eles fizeram com a Taça só mostra como são pequenos. repara, ja mostraram a taça não sei quantas vezes, a época acabou e continuavam à volta da taça, a época vai começar e eles ainda andam com a taça!!! achas que algum dos 3 estarolas fazia uma festa assim por causa da TP?

quanto à direção estou muito contente, não me interessa que eles sejam zero no marketing, desde que tenhamos uma boa situação financeira, pagamos salários, contratamos a 0 e vendemos por milhões e a equipa jogue bem eu não peço mais nada ao Salvador.

A Taça é o 2º troféu mais importante em Portugal. Eles sabem valorizar isso, e mais ainda sabem vender o seu peixe bem vendido! E é tão difícil de ganhar que nós em quase 100 anos só ganhamos uma!
A taça da liga não é o expoente dos troféus, mas foi ganho por nós e devemos valorizar isso, mais ainda num clube que pouco ganha (é que quem lê algumas pessoas parece que temos 10 ligas e 20 taças!).

No lançamento da época uma frase tão simples como " junta-te aos guerreiros para lutar por mais trofeús com a imagem da taça por exemplo! (a super bock tinha cartazes na cidade a dar os parabéns ao clube pela conquista da Taça... alguém acha que esses cartazes aparecem por obra do espirito santo? Aparecem porque sabem que isso lhes traz visibilidade e obviamente dinheiro.
Aqui ganhamos a taça e parece que temos vergonha de a ter ganho quase parece crime de tão incógnita que ficou.

Quanto ao Braga ser grande, (para além do termo grande já me enjoar) deve ser anedota! Mas grande em quê? 3 ou 4 épocas de bom nível fazem um clube grande? Se isso faz, o Setubal é grande, o belenenses é grande, o Boavista é grande e até o Guimarães é grande e se calhar ainda há por aí mais!
E não conheço nenhum grande clube sem marketing, pelo contrário é bem provável que pelo marketing geralmente se distinga os grandes clubes, que mais não seja pelos valores que recebem nessas área.

Eu também estou contente com a direcção... mas pedir mais numa coisa tão óbvia nos dias de hoje parece-me uma obrigação ! A falta de consideração para com os adeptos em geral é tanta que por vezes cansa! E o curioso é que aqueles que dizem e criticam e muito a comunicação social que com o Guimarães sobrevalorizam tudo (e em minha opinião é verdade, tal como com o Slb por exemplo) são os mesmos que dizem que isso cá por Braga não importa para nada.
O Marketing traz dinheiro, geralmente até pode trazer muito dinheiro,e nisso nós somos um pouco acima de zero.
Quanto ao museu, eu já o vi, mas acredito que 90% (ou mais) dos sócios nem sequer sabem que ele existe! Nunca ninguém lhes disse que ele existia tão pouco! (se puser no google museu sc Braga dá nenhum resultado!!) Mesmo as visitas ao estádio podiam e deviam ser mais divulgadas.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Eskol on 01 de August de 2013, 15:50
quanto a ser "grande" não sei se te lembras foi o salvador que começou com isso. com isso ele quer dizer o óbvio, atualmente somos a 3º força futebolística nacional, quer os sportinguistas queiram quer não.

a taça da liga para mim não me interessa, é uma palhaçada de um troféu que só serve para as equipas grandes ganharem (já reparaste que o Porto ainda não está longe do benfica em nº de taças pq o benfica tem aquelas taças da liga). para mim a taça só serviu para dar mais 1M ao braga.

tu vai ver como para o ano os da aldeia ainda vão falar da taça e se vão gabar que eliminaram o braga para a ganhar
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: ddbraga on 01 de August de 2013, 19:25
Ui como isto vai...
Nós própios a dizer que não somos grandes e não temos taças para tal :o ?
O marketing pode não ser o melhor mas dizer que 90% dos sócios não sabem que temos museu...
E também acho que toda a gente sabe que pode visitar o estadio, quem não sabe pergunta na loja... No site tem bem descrito os preços e o horário!

Por fim... por favor não sejamos nós a humilhar e a duvidar deste GRANDE E ENORME BRAGA!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Armando Coelho on 01 de August de 2013, 21:25
Em matéria de dar tiros nos pés, os adeptos do Braga são reis.

Por favor, parem de fazer publicidade a favor dos espanholitos, sempre a dar destaque aos habitantes da "espanholândia". É guimerdães para cima é guimerdães para baixo, já enoja.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Augusto Gomes on 02 de August de 2013, 00:49
O Salvador queria era a Taça de Portugal e não propriamente a Taça da Liga...
É azar mesmo!Na época em o Braga ganha uma taça da Liga, dificílima de ganhar, por que teve que afastar, designadamente, o Vitória, em Guimarães, o Benfica e o Porto, sendo que este último nunca dá baldas, isto é não dá milho aos pardais...(Ao contrário do Benfica que é passarinho, que sendo rei das Taças de Portugal, foi à final nos últimos 8 anos, duas vezes apenas, com Setúbal e Guimarães, passarinhos, claro, e deu bodo aos pobres...), o Vitória ganha a prova rainha...
Além que vai directo à fase de grupo da Liga Europa e o Braga não...
Só azares!E com uma equipa de reduzido valor e barata!
Assim, Salvador teve que esconder a Taça...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: PAF on 02 de August de 2013, 01:38
Quote from: ddbraga on 01 de August de 2013, 19:25
Ui como isto vai...
Nós própios a dizer que não somos grandes e não temos taças para tal :o ?
O marketing pode não ser o melhor mas dizer que 90% dos sócios não sabem que temos museu...
E também acho que toda a gente sabe que pode visitar o estadio, quem não sabe pergunta na loja... No site tem bem descrito os preços e o horário!

Por fim... por favor não sejamos nós a humilhar e a duvidar deste GRANDE E ENORME BRAGA!

Que muita gente (a grande maioria) não sabem nem fazem a mínima ideia que temos museu isso te garanto... experimenta perguntar aos sócios que conheces (já nem digo a adeptos em geral)  Melhor se puseres no google museu SC Braga aparecem as visitas ao estádio (que referem memorial, nem especificamente museu), não deixa de ser curioso que uma das primeiras coisas que aparece também é a tão polémica visita do Salvador ao museu do Sporting o que não deixa de ser irónico.

Quanto ao ser grande que muitos parecem querer adoptar para o nosso clube, se gera assim tão indignação, deixo a pergunta somos grandes em quê? Somos grandes como os ditos grandes? Somos grandes em adeptos, somos grandes em troféus? Ou somos grandes noutra coisa qualquer que ainda não percebi?
Para mim os grandes são os alvos a abater, mas não para sermos grandes como eles, apenas e só para sermos respeitados, como temos vindo a ser cada vez mais.

Para mim ser de um clube respeitado e respeitador é meio caminho (ou o caminho todo) para ser grande, embora para alguns só as vitórias importem.
Quanto ao Guimarães,  quando falei deles foi unicamente no aspecto se eles fizeram/ fazem coisas boas onde está o mal de as copiar? E se possível fazer melhor! A mim parece-me unicamente uma atitude inteligente.
Isto é que faz os clubes grandes, saber ver o que os outros fazem bem e fazer melhor.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 02 de August de 2013, 10:04
Ver e aprender com os bons exemplos só temos a ganhar, os espanhóis estão constantemente a copiar-nos e com isso também vão crescendo, foi com as visitas às escolas, foi com a campanha dos Conquistadores depois de nos termos lançado a dos Gverreiros, foi com a loja no Shopping... etc, etc.

Se dentro do clube não temos um departamento de marketing que saiba potenciar o clube e o seu crescimento como merece que ao menos veja o que é bem feito mesmo a nível internacional.

Quanto a ser "grande", isso já leva para outro assunto um pouco off-topic, mas penso que não temos sabido criar a melhor estratégia de comunicação nesse sentido, este texto para mim sintetiza a estória do "grande" ou pelo menos um pouco do que deveria ser o nosso discurso:

(https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/604064_384494038293570_172761655_n.jpg)
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: lipe on 02 de August de 2013, 13:01
Quote from: PAF on 02 de August de 2013, 01:38
Quote from: ddbraga on 01 de August de 2013, 19:25
Ui como isto vai...
Nós própios a dizer que não somos grandes e não temos taças para tal :o ?
O marketing pode não ser o melhor mas dizer que 90% dos sócios não sabem que temos museu...
E também acho que toda a gente sabe que pode visitar o estadio, quem não sabe pergunta na loja... No site tem bem descrito os preços e o horário!

Por fim... por favor não sejamos nós a humilhar e a duvidar deste GRANDE E ENORME BRAGA!

Que muita gente (a grande maioria) não sabem nem fazem a mínima ideia que temos museu isso te garanto... experimenta perguntar aos sócios que conheces (já nem digo a adeptos em geral)  Melhor se puseres no google museu SC Braga aparecem as visitas ao estádio (que referem memorial, nem especificamente museu), não deixa de ser curioso que uma das primeiras coisas que aparece também é a tão polémica visita do Salvador ao museu do Sporting o que não deixa de ser irónico.

Quanto ao ser grande que muitos parecem querer adoptar para o nosso clube, se gera assim tão indignação, deixo a pergunta somos grandes em quê? Somos grandes como os ditos grandes? Somos grandes em adeptos, somos grandes em troféus? Ou somos grandes noutra coisa qualquer que ainda não percebi?
Para mim os grandes são os alvos a abater, mas não para sermos grandes como eles, apenas e só para sermos respeitados, como temos vindo a ser cada vez mais.

Para mim ser de um clube respeitado e respeitador é meio caminho (ou o caminho todo) para ser grande, embora para alguns só as vitórias importem.
Quanto ao Guimarães,  quando falei deles foi unicamente no aspecto se eles fizeram/ fazem coisas boas onde está o mal de as copiar? E se possível fazer melhor! A mim parece-me unicamente uma atitude inteligente.
Isto é que faz os clubes grandes, saber ver o que os outros fazem bem e fazer melhor.

As pessoas não sabem que temos museu? Então onde raio pensam elas que guardamos os troféus? Será que são derretidos?
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: PAF on 02 de August de 2013, 13:55
Ter museu não é ter um sitio para pôr as taças ( o nosso museu é uma amostra do que deve ser um museu)... embora para muitos o museu seja as taças, o que mostra logo uma grande limitação! Um museu deve ser a história de um clube desde que nasce até à actualidade, em minha opinião bem mais importante que as taças, é ter as figuras que marcaram o clube ao longo da sua vida, porque um clube não se faz só de troféus, sendo nós um bom exemplo disso no futebol, diga-se! Apesar de poucos troféus, temos muita história.

Por exemplo Benfica e porto estão a fazer ou a terminar os seus museus e as taças até já estavam expostas, pelo menos algumas.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: JP73 on 02 de August de 2013, 14:01
Ha comentarios que dão vontade de rir, e este de mostrar o ultimo trofeu, e mais um.

Quem gosta do ENORME de corpo e alma, teve como eu oportunidade de ver o trofeu e até tocar e beijar, em coimbra o mesmo foi mostrado a todos os adeptos presentes alguns deles até tiveram a sorte de invadirem o cterreno de jogo e tocar no trofeu, depois no principio da madrugada o mesmo voltou a ser apresentado a grande multidão que esperou todos os herois.

Quem gosta do ENORME de corpo e alma, houve a radio que mais divulga o SC BRAGA, antena minho, que todos os dias divulga a existencia de visitas guiadas ao estadio, estas visitas incluem para que não sabe a visita a sala de trofeus.

Quem gosta do ENORME de corpo e alma, sabe e percebe perfeitamente que no ultimo jogo em casa, tinham todos que estar concentrados no jogo.

Quem gosta do ENORME de corpo e alma, entende perfeitamente que para o nosso vizinho e rival, em todos os anos de existencia da prova TAÇA DE PORTUGAL,  nunca a tinha ganho, o SC BRAGA ja a tem desde o ano 66.

Quem gosta do ENORME de corpo e alma, sabe que na 6ª edição da taça da liga e a primeira final do nosso clube ganhamos esse trofeu.

Quem gosta do ENORME de corpo e alma, ainda se lembra da final da liga europa em DUBLIM, da conquista da INTERTORTO, do segundo lugar no campeonato, (não ficamos em primeiro, mas o pais viu porque!!!)

Quem gosta do ENORME de corpo e alma,, sabe que temos de nos concentrar em mais, muitas mais conquistas....

FAÇAM UMA VISITA AO ESTADIO, QUEM GOSTA DO SC BRAGA, DEVE FAZE-LO



Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Sérgio Gonçalves on 02 de August de 2013, 17:26
Quote from: PAF on 02 de August de 2013, 13:55
Ter museu não é ter um sitio para pôr as taças ( o nosso museu é uma amostra do que deve ser um museu)... embora para muitos o museu seja as taças, o que mostra logo uma grande limitação! Um museu deve ser a história de um clube desde que nasce até à actualidade, em minha opinião bem mais importante que as taças, é ter as figuras que marcaram o clube ao longo da sua vida, porque um clube não se faz só de troféus, sendo nós um bom exemplo disso no futebol, diga-se! Apesar de poucos troféus, temos muita história.

Por exemplo Benfica e porto estão a fazer ou a terminar os seus museus e as taças até já estavam expostas, pelo menos algumas.

O museu do Braga pode não ser o protótipo de museu que ambicionas, mas tem a história do clube (pelo menos a que se sabe) lá exposta. Pode não chegar aos calcanhares do museu Cosme Damião do Benfica (dizem que é impressionante), mas tem muita história do clube. Há seguramente aspetos a melhorar, há sempre, mas é um local onde se respira muito Braga...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 03 de August de 2013, 22:24
Quote from: jaimeh on 31 de July de 2013, 23:12
Quote from: Kriticus on 31 de July de 2013, 15:57
(https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1098465_10200346029038794_647072152_n.jpg)

No ano passado lembro-me de ter pago 10€ (bilhete comprado na loja do Braga Parque) para ir ver o jogo de pré-época do Braga em Barcelos. Este ano, o adversário é de menor gabarito, pelo que baixaram o preço de público para metade, procurando ajusta-lo à realidade do jogo...

Já estavam fartos de não ganhar a Taça no próprio estádio, daí uma equipa mais acessível!  ;D

2,5€ para os sócios dos dois clubes, sinto que nos últimos anos fui roubado.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Braga1921 on 03 de August de 2013, 22:26
Quote from: Old School on 03 de August de 2013, 22:24
Quote from: jaimeh on 31 de July de 2013, 23:12
Quote from: Kriticus on 31 de July de 2013, 15:57
(https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1098465_10200346029038794_647072152_n.jpg)

No ano passado lembro-me de ter pago 10€ (bilhete comprado na loja do Braga Parque) para ir ver o jogo de pré-época do Braga em Barcelos. Este ano, o adversário é de menor gabarito, pelo que baixaram o preço de público para metade, procurando ajusta-lo à realidade do jogo...

Já estavam fartos de não ganhar a Taça no próprio estádio, daí uma equipa mais acessível!  ;D

2,5€ para os sócios dos dois clubes, sinto que nos últimos anos fui roubado.

Tudo normal , os Espanhóis não são o Braga , claro que connosco o preço é sempre superior. A prova disso é que o Gil está a golear (4-1) e ainda faltam 15m para o fim, souberam escolher bem o adversário para ficar com a taça em casa.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Eskol on 03 de August de 2013, 22:58
Quote from: Braga1921 on 03 de August de 2013, 22:26
Quote from: Old School on 03 de August de 2013, 22:24
Quote from: jaimeh on 31 de July de 2013, 23:12
Quote from: Kriticus on 31 de July de 2013, 15:57
(https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1098465_10200346029038794_647072152_n.jpg)

No ano passado lembro-me de ter pago 10€ (bilhete comprado na loja do Braga Parque) para ir ver o jogo de pré-época do Braga em Barcelos. Este ano, o adversário é de menor gabarito, pelo que baixaram o preço de público para metade, procurando ajusta-lo à realidade do jogo...

Já estavam fartos de não ganhar a Taça no próprio estádio, daí uma equipa mais acessível!  ;D

2,5€ para os sócios dos dois clubes, sinto que nos últimos anos fui roubado.

Tudo normal , os Espanhóis não são o Braga , claro que connosco o preço é sempre superior. A prova disso é que o Gil está a golear (4-1) e ainda faltam 15m para o fim, souberam escolher bem o adversário para ficar com a taça em casa.

o gil este ano promete. a equipa parece bem feita e equilibrada, ao contrário do ano passado.
Mas também, quem é que em casa não goleia o bitorinha?
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Vasco Soares on 04 de August de 2013, 20:37
Não sabia bem onde postar por isso vai mesmo aqui.
A "coisa" não é grave por aí alem, mas... Ter no coração da cidade um "estáminé" com uma gigantesca foto nas costas do referido "posto de atendimento" de alguns guerreiros que ja não o são (Viana e mossoró) ja não é de bom tom (digo eu) mas pior , é depois de ja ter-mos novo patrocinador (banco bic) apresentado com pompa e circunstância , depois de uma alta figura do referido banco ter estado sentado ao lado de salvador no jogo de 6a feira, mas dizia eu pior é ainda que para alem dos guerreiros que ja não o são, ainda estão vestidos de "axa" , ora isto é um promenor dirão a maioria, mas para mim é falta de respeito para com o novo patrocinador e jogadores que estão no plantel, mas siga pa bingo que ninguém quer saber disso para nada...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Sif on 04 de August de 2013, 22:52
mas essa imagem faz alusão à conquista da taça da liga. toda a gente diz que o Braga nao divulga a conquista da taça, e nesse local esta bem visivel a conquista.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 06 de August de 2013, 13:22
"Dos mais de 8 mil bilhetes enviados pela FPF para o jogo da supertaça, até ao momento o badajoz vendeu menos de metade dos bilhetes"

O JOGO

Compreende-se porque os cerca de 152.270 habitantes de badajoz não irão comparcer:
-Preços proibitivos (5 a 15€);
-Deslocação: 306 km (3h e 30m) de distância (ida, por Portalegre e via IC8 segundo o google);
-Se levaram 4 do gil...
-Necessidade de poupar para irem a Felgueiras na 1ª jornada
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 07 de August de 2013, 12:46
Quote from: barinho on 30 de July de 2013, 11:51
Mais uma prova de que a CS gosta muito de lamber as botas a estes gajos...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=418165

E as repercussões que isso depois atinge alimentando el mito:

http://www.vavel.com/br/futebol-internacional/254706-empolgada-com-primeiro-titulo-da-historia-torcida-do-guimaraes-promete-lotar-mais-do-que-nunca-seu-estadio.html
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: superbracarense on 07 de August de 2013, 15:09
Boa tarde,na minha opinião este tópico não faz o menor sentido,isto é estar a concentrar forças em assuntos sem importância alguma,ao invés de estarmos concentrados em apoiar e melhorar o que é nosso.
Isto é dar valor ao Guimarães,valor esse que eles não merecem nem detêm,nós é que lhe estamos a dar!
Deixem o Guimarães em paz,viver os sonhos deles,que sejam felizes!
A mim este tópico envergonha-me,como Braguista sinto-me magoado ao entrar no site dos nossos adeptos e dar de caras com um tópico onde se valoriza o clube da cidade vizinha,sim valoriza,porque não valorizar é indiferença,isso sim!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: ZT143 on 12 de August de 2013, 02:45
(https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/998759_638606049491511_2006671402_n.jpg)


mais uma fresquinha
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Arsenalista on 12 de August de 2013, 11:27
Quote from: superbracarense on 07 de August de 2013, 15:09
Boa tarde,na minha opinião este tópico não faz o menor sentido,isto é estar a concentrar forças em assuntos sem importância alguma,ao invés de estarmos concentrados em apoiar e melhorar o que é nosso.
Isto é dar valor ao Guimarães,valor esse que eles não merecem nem detêm,nós é que lhe estamos a dar!
Deixem o Guimarães em paz,viver os sonhos deles,que sejam felizes!
A mim este tópico envergonha-me,como Braguista sinto-me magoado ao entrar no site dos nossos adeptos e dar de caras com um tópico onde se valoriza o clube da cidade vizinha,sim valoriza,porque não valorizar é indiferença,isso sim!

Não podia estar mais de acordo, porque não passar este tópico para a secção de Assuntos genéricos?
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 17 de August de 2013, 17:13
Quote from: agarb13 on 17 de August de 2013, 15:21
Isto. Está lá à meses e ninguém tem a decência de limpar aquilo. Incompetência da parte do Braga.
Aqui no fórum há quem suje muito mais a imagem do SC Braga com as suas incitações à violência!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: scb21braga on 18 de August de 2013, 00:03
Quote from: rpo.castro on 17 de August de 2013, 17:13
Quote from: agarb13 on 17 de August de 2013, 15:21
Isto. Está lá à meses e ninguém tem a decência de limpar aquilo. Incompetência da parte do Braga.
Aqui no fórum há quem suje muito mais a imagem do SC Braga com as suas incitações à violência!


Queres portanto dizer que uma coisa invalida a outra?
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 18 de August de 2013, 10:10
Quote from: scb21braga on 18 de August de 2013, 00:03
Quote from: rpo.castro on 17 de August de 2013, 17:13
Quote from: agarb13 on 17 de August de 2013, 15:21
Isto. Está lá à meses e ninguém tem a decência de limpar aquilo. Incompetência da parte do Braga.
Aqui no fórum há quem suje muito mais a imagem do SC Braga com as suas incitações à violência!


Queres portanto dizer que uma coisa invalida a outra?
Quero dizer o que disse e nada mais
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 24 de August de 2013, 14:22
Afinal parece que Braga também tem um castelo, está e ao abandono...:

http://bragaon.blogspot.com.au/2013/08/o-que-diriam-turistas-e-bracarenses-se.html
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 29 de October de 2013, 12:21
VIVER EM BRAGA É BOM...COMPROVADAMENTE

Há alguns dias, um estudo europeu comprovava que noventa e cinco por cento dos bracarenses gostam de viver em Braga.

Era uma das conclusões do Eurobarómetro da Comissão Europeia, relativo à 'Percepção da qualidade de vida nas cidades europeias', e que foi divulgado ontem.
O inquérito foi realizado em 79 cidades europeias, de todos os Estados-Membros da União Europeia, bem como a Islândia, Noruega, Suíça e Turquia. Braga, Lisboa e arredores foram as cidades portuguesas chamadas a avaliar satisfação dos habitantes relativamente às infraestruturas, à facilidade de encontrar emprego e habitação, à segurança e aos serviços públicos.

No caso da saúde, 58% dos bracarenses inquiridos estão satisfeitos, e só 14% estão totalmente insatisfeitos. Os transportes públicos satisfazem muito 59% dos bracarenses e, no acesso à cultura, 60% dos inquiridos responderam afirmativamente.
Quase 80 por cento dos bracarenses consideram a cidade limpa e segura e elogiam a boa integração das pessoas estrangeiras.

Se estes números devem elevar a auto-estima dos bracarenses e daqueles que governam a cidade – no poder ou na oposição, sem que se sintam envergonhados – é bom notar alguns dados que escaparam
às notícias.

Assim, Braga bate Lisboa na qualidade de vida, neste estudo que envolveu 83 cidades e a coloca em 24.º lugar, vencendo também Lisboa na categoria de melhores espaços públicos. Também na segurança, Braga fica a léguas de Lisboa.

Mais, Braga ocupa o primeiro lugar, entre 83 cidades, nos melhores estabelecimentos de ensino o que deve potenciar a Cidade dos Arcebispos como Cidade da Educação.
Mas há outro capítulo em que Braga ocupa o primeiro lugar entre as 83 cidades. A capital do Minho é a cidade europeia onde é mais fácil comprar casa a preços razoáveis. Lisboa aparece em 24.º lugar.
Se olharmos estes números e os compararmos com cidades como Lisboa, Manchester, Paris, Atenas, Zurique, Viena, Munique, Oslo, Málaga, Malmoe, Lille, Hamburgo, Estrasburgo, Helsínquia e Praga, podemos afirmar comprovadamente que Bracara Augusta é uma cidade europeia de corpo inteiro, onde é bom viver, comprovadamente.

Rentabilizar, turisticamente, estes números, é uma oportunidade a não desperdiçar. Braga destaca-se na Europa como cidade jovem, segura, limpa, educadora e acolhedora, com um património ímpar (material e espiritual) que lhe dá uma singularidade sem par.

in CORREIO DO MINHO 29-10-2013
Title: Afinal há vida inteligente em Marrocos
Post by: rpo.castro on 24 de November de 2013, 00:24
A prova não veio através de uma sonda da NASA mas no Correio do Minho:

Quote
Correio do Minho: O que espera do jogo entre o Benfica e o Sporting de Braga?

ANA ISABEL, Estudante Enfermagem:
"Espero que o Braga ganhe. Sou de Guimarães, gosto do Guimarães e do Braga, porque são da nossa terra. Que o Braga ganhe os três pontos."
Title: Re: Afinal há vida inteligente em Marrocos
Post by: disco infiltrator on 24 de November de 2013, 00:48
Quote from: rpo.castro on 24 de November de 2013, 00:24
A prova não veio através de uma sonda da NASA mas no Correio do Minho:

Quote
Correio do Minho: O que espera do jogo entre o Benfica e o Sporting de Braga?

ANA ISABEL, Estudante Enfermagem:
"Espero que o Braga ganhe. Sou de Guimarães, gosto do Guimarães e do Braga, porque são da nossa terra. Que o Braga ganhe os três pontos."

Mas é, com toda a certeza, assim que eu penso e é assim que todos os minhotos devem pensar!!! Devemos torcer pelo clube que representa a nossa cidade e região e ter simpatia pelos clubes que também representam o nosso Minho!!!! Por essa mesma razão fiquei enormemente feliz quando o Celta (dos nossos irmãos galegos) espetaram 7 aos lampiões!
Title: Re: Afinal há vida inteligente em Marrocos
Post by: ComContaPesoEMedida on 24 de November de 2013, 19:49
Quote from: rpo.castro on 24 de November de 2013, 00:24
A prova não veio através de uma sonda da NASA mas no Correio do Minho:

Quote
Correio do Minho: O que espera do jogo entre o Benfica e o Sporting de Braga?

ANA ISABEL, Estudante Enfermagem:
"Espero que o Braga ganhe. Sou de Guimarães, gosto do Guimarães e do Braga, porque são da nossa terra.   Que o Braga ganhe os três pontos."


rpo.castro, desculpa pegar no teu texto mas tenho que lhe dar outro destaque! Temos que abrir os olhos!!!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Augusto Gomes on 25 de November de 2013, 00:51
Pois, é por isso que Celta de Vigo e Desportivo da Corunha se adoram, nunca andando à porrada,  são todos galegos e têm lingua e cultura própria...
A rivalidade regional existe e pronto, somente se diluiria se houvesse um fosso grande entre um primeiro e os demais, o que quase nunca acontece...
Ainda me lembro de alguns jogos Braga- Merelim, nas camadas jovens, de cortar à faca, principalmente nos jogos fora...e são ambos clubes de Braga, mas nesses escalões conseguem ser competitivos quanto baste...
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: disco infiltrator on 25 de November de 2013, 11:46
Quote from: Augusto Gomes on 25 de November de 2013, 00:51
Pois, é por isso que Celta de Vigo e Desportivo da Corunha se adoram, nunca andando à porrada,  são todos galegos e têm lingua e cultura própria...
A rivalidade regional existe e pronto, somente se diluiria se houvesse um fosso grande entre um primeiro e os demais, o que quase nunca acontece...
Ainda me lembro de alguns jogos Braga- Merelim, nas camadas jovens, de cortar à faca, principalmente nos jogos fora...e são ambos clubes de Braga, mas nesses escalões conseguem ser competitivos quanto baste...

Sim, a rivalidade regional existe. Se levada de uma forma desportiva e divertida, é muito saudável. No entanto, entre um clube do Minho e um clube de Lisboa eu vou querer que o clube do Minho fique por cima. Pode existir um caso particular em que isso prejudique diretamente o SCB mas, regra geral, entre um clube do Minho e um clube de Lisboa eu prefiro sempre o clube do Minho.

Conheço bem a Galiza e imagino que muito galegos pensem da mesma forma. Por muita rivalidade que exista, com certeza que preferem um clube da Região a uma clube de Madrid....
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 24 de January de 2014, 10:53
Comboio 'Celta' vai ligar Braga a Vigo ainda este ano

Vereador do Ambiente assegura ter recebido informação que o 'Celta', comboio que liga Porto a Vigo, terá paragem em Nine, uma de manhã e outra à tarde.

O comboio 'Celta', que desde Julho do ano passado liga, sem paragens, as estações de Campanhã (Porto) a Vigo (Guixar) vai ter, ainda no decurso deste ano, uma paragem em Nine. Quem o afirma é Altino Bessa, vereador do pelouro do Ambiente, Energias e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Braga.

"Soube directamente de Madrid, nas negociações onde esteve o ministro da Economia, terça-feira à noite, que ficou acordado que o comboio Celta Porto-Vigo teria uma paragem em Nine, uma de manhã e outra à tarde", disse ao Correio do Minho o vereador da autarquia bracarense, acrescentando que essa paragem será para "breve prazo", faltando apenas a conclusão de alguns pormenores com os vizinhos espanhóis.

O vereador diz que há muito tempo persegue a concretização desta decisão, tendo levado o assunto ao parlamento, antes da suspensão do mandato enquanto deputado, e apresentado, inclusive, uma requerimento em Julho do ano transacto. "Quando o secretário de Estado da Economia veio a Braga, num encontro do CDS-PP, desafiei-o também a exercer influência junto do governo, junto do ministro e junto também do secretário de Estado dos Transportes para que o comboio tivesse uma paragem, pelo menos, em Nine, pólo que agregava Famalicão, Barcelos e Braga", acrescenta.

Altino Bessa diz que seria um erro "colossal, estratégico" para a região e para Braga o facto de ser excluído deste projecto. "Estamos a falar de um potencial de cerca de 400 a 500 mil pessoas. Estamos a falar do concelho de Braga, do concelho de Famalicão, de Bacelos e também, de certa forma, do concelho de Guimarães", diz.  Antevendo a sessão inaugural do trajecto, o vereador refere que gostava de agregar uma comitiva que fizesse o trajecto que inclui, em primeiro lugar, uma ligação entre a estação de Braga e Nine, local onde os convidados passariam para o 'Celta' numa viagem em direcção a Vigo "para promovermos Braga junto da população local". Altino Bessa refere ainda que esta sessão inaugural serviria para mostrar também aos espanhóis que Braga está ao seu alcance numa viagem de duas horas.


Dar a Braga a centralidade que merece

A ligação a Vigo, que será feita agora também através do comboio 'Celta' deverá acrescentar inúmeras vantagens ao turismo bracarense, nomeadamente com visita de mais espanhóis à região. O mesmo se espera com a região espanhola que vê também nesta ligação muitas vantagens.
Através deste e de outros meios, Altino Bessa quer potenciar Braga como região com enormes potencialidades, dando-lhe a centralidade que ela merece. Apesar do concelho receber mais turistas, o vereador refere que o Porto continua a agregar maior parte destes turistas. "O ano passado o Aeroporto do Porto recebeu seis milhões e duzentos mil passageiros. Mas o número de pessoas que vem a Braga é muito residual. Geralmente vêm do Porto, vão a Braga, Guimarães e vão embora. Tudo no mesmo dia, não ficam cá. Deveríamos trazer essas pessoas, levá-las ao Gerês, ao S.Bento, trazê-los a Braga, fazê-los dormir, consumir, levá-los a Guimarães, Barcelos, Famalicão. Há muita coisa boa para ver, um potencial enorme do ponto de vista gastronómico, turístico, da natureza, do enoturismo", diz o vereador, acrescentando que Braga "tem obrigação de fazer esse papel. Esse é o entendimento do que defendo para Braga porque, efectivamente, é uma cidade que é capital de distrito, a cidade maior e mais importante e que pode ter esta influência numa região, assumir-se como o pólo dinamizador".

Altino Bessa é da opinião que Braga tem perdido a centralidade que outrora teve. "Guetizou-se Braga, de alguma forma, em rivalidades com outras cidades, quando devia estar acima dessas pequenas guerrilhas", afirma ainda.

IN Correio do Minho

Além deste serviço, desde Dezembro que o Intercidades liga Braga a Lisboa:

"CP lança serviço Intercidades no eixo Braga-Lisboa
A partir de domingo, passam de oito para dez as ligações sem transbordos entre as duas cidades. Novo comboio vai demorar mais 30 minutos do que o Alfa Pendular entre a cidade do Minho e a capital, mas será sete euros mais barato."

http://www.publico.pt/local/noticia/cp-lanca-servico-intercidades-no-eixo-bragalisboa-1615967
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 07 de February de 2014, 14:14
2 exemplos a seguir:

"Galo cativa turistas no aeroporto
O Município de Barcelos está a dinamizar acções promocionais a partir do seu tradicional galo no aeroporto do Porto e na Galiza com vista a captar turistas..."


"A Câmara Municipal de Viana do Castelo participa, até ao próximo domingo, na 15ª edição do Salão de Gastronomia e Turismo – XANTAR - uma feira de âmbito internacional orientada fundamentalmente para o produto Gastronomia e Vinhos.
Viana do Castelo faz-se representar nesta feira com um stand de promoção turística e tem mesmo um dia dedicado ao seu município, onde serão levadas a cabo iniciativas que prometem surpreender os visitantes, entre as quais uma prova de vinhos e até um show cooking.
Com esta promoção turística, Viana do Castelo pretende apresentar aos visitantes do certame os vários produtos e serviços turísticos existentes em Viana do Castelo..."

CORREIO DO MINHO 6-FEV-14
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 06 de October de 2014, 22:35
Não sabia em que tópico por isto deixo aqui, hoje o programa "Prós e Contras" é sobre Braga e em directo do Theatro Circo, a partir das 22h35, na RTP 1, fica a informação para quem quiser acompanhar.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: LS on 06 de October de 2014, 22:39
Vinha dizer o mesmo, está lá o presidente da camara.
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: Legião on 06 de October de 2014, 22:56
Está a ser interessante ;)

(https://scontent-a-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10153653_619355331519465_1990856754748000052_n.jpg?oh=e3fd9b437185f20a4c8660eab65b174c&oe=54BD1A29)
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: magico_scbraga on 06 de October de 2014, 23:37
A nossa cidade já merecia este destaque há muito tempo!
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: rpo.castro on 07 de October de 2014, 09:29
Quote from: Old School on 06 de October de 2014, 22:56
Está a ser interessante ;)

(https://scontent-a-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10153653_619355331519465_1990856754748000052_n.jpg?oh=e3fd9b437185f20a4c8660eab65b174c&oe=54BD1A29)
Se não é a sala mais bonita do país, anda lá perto
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: dioogo on 07 de October de 2014, 12:14
A apresentadora até ficou parva, disse que nao imaginava que a sala fosse esgotar daquela maneira... é a força de Braga
Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: MeZut# on 07 de October de 2014, 14:00
Estive presente e todos os intervenientes na minha opinião estiveram muito bem. O Theatro Circo é a sala mais bonita de Portugal e uma das mais bonitas do mundo, e as gentes de Braga são fantásticas! Juventude, confiança, simpatia e sempre com um sorriso na cara.
Parabéns à RTP pela vinda que segundo a apresentadora estava à mais de um ano para se realizar!
Como já referi, penso que todos estiveram bem e elevaram ainda mais a nossa cidade.

Por último, referir o que para mim foi o ponto negativo, mas compreendo a existência do mesmo perante a televisão e a transmissão para todo o território nacional e algum internacional: Não se debateram alguns pontos mais negativos da cidade e que deveriam ter vindo ao de cima, como referi, entendo perfeitamente não se ter falado deles!
Ainda um ponto "negativo", mas se calhar estou a puxar demasiado a brasa à minha/nossa sardinha, o facto de não se falar no SCB como uma das referências a nível nacional e mundial no plano desportivo e muito conhecimento internacional que dá à cidade e muita atração que trás (principalmente a nível de jogos europeus!)

Mais uma vez, muito orgulhoso da minha/nossa cidade, da minha/vossa universidade, das nossas tradições, da nossa cultura e por sermos a cidade que somos, parabéns à RTP e a todos os intervenientes na conversa!

#EstamosJuntos

Title: Re: Braga / Guimarães
Post by: barinho on 07 de October de 2014, 15:37
Um programa que pode ser que abra os olhos a muita gente neste País.Tal como no futebol,Braga é completamente desprezada pela CS deste País quando deveria ser destacada e deveria ser um exemplo a seguir.

Tenho um orgulho imenso em ser desta região e principalmente desta cidade.Vi muita gente nas redes sociais a manifestar o mesmo depois deste programa.Pena é que quando o tema é desporto o orgulho vá pelo cano abaixo em favor de ter orgulho em apoiar quem ganha mais...