News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braga / Guimarães

Started by magico_scbraga, 28 de May de 2013, 00:59

Previous topic - Next topic

disco infiltrator

Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 20:39
Quote from: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 20:01
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 14:01
Quote from: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 13:54
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 13:13
Quote from: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.
A mim só me interessa que o Braga ganhe.
Se o badajoz for à champions ou para a 2ª B não faz grande diferença. Nem me importa que fiquem em 2º no campeonato, desde que o Braga fique em 1º.

Não posso concordar. A última coisa que eu queria era que o meu clube se transformasse num Monaco e que dessa forma ganhasse muitos títulos. Preferia ver o meu Braga a jogar na segunda divisão do que estar a jogar a final da Champions League transformado num Monaco.

Penso que é fundamental que esta Direção se aproxime mais dos sócios e adeptos, que se reforce muito a identificação do clube com a cidade e região. Só dessa forma o clube irá continuamente crescer, independentemente da direção que estiver no cargo ou de potenciais investidores que vão aparecendo e desaparecendo.
Mónaco  ???

Atendendo ao tópico em questão, só me estou a referir à rivalidade com o Guimarães, e o meu post é no sentido que só o Braga interessa, e não o badajoz. Quanto à forma de gestão do Braga há muitos outros tópicos para isso ser discutido.

Penso que ficou clara a minha ideia mas vou reforçar. Para mim, o mais importante não é que o Braga ganhe sempre ou que tenha títulos. Isso é muito importante mas não é o fundamental. Títulos até são relativamente fáceis de se conseguirem, como demonstra o exemplo que dei para ilustrar. É possível que o Monaco para o ano seja campeão de França e que, em 2 ou 3 anos, esteja a disputar a Champions. Como é possível que daqui a 5 anos esteja de volta à segunda divisão. O Monaco, com a chegada deste novo investidor, apenas tem dinheiro. Mais nada. Falta tudo o resto para ser um grande clube: uma grande torcida, uma identificação dos adeptos com o clube, cidade e região, mística, tradição, paixão etc etc Isso não se consegue com dinheiro mas é isso que faz um clube ser grande. O Chelsea, que por acaso até já era um clube com tradição antes da chegada do dinheiro russo, por muitos títulos que vença e por muito dinheiro que tenha, nunca será um clube da dimensão de um Liverpool ou de um MU.

Para mim, é fundamental que exista uma massa de adeptos grande e forte, que se identifiquem com o clube e com a região. Que exista uma comunhão entre os adeptos e sócios e a direção do clube. Que se trabalhe o marketing e que se comunique para se chamarem novos adeptos. Nesse ponto o SCB tem muito que trabalhar.

O set5 deu alguns exemplos pertinentes, infelizmente não será fácil mudarmos o estádio da CMB (que para mim é uma tragédia) mas podem-se trabalhar os outros pontos.
isto já é de disco riscado...

o tópico chama-se "Braga/Guimarães" não champions dos russos

Era exatamente sobre isso que que estava a escrever mas lamento que não tenhas entendido

Lateralus

Em relação ao tema, esta situação deve-se em exclusivo à mentalidade portuguesa, especialmente da CS, que teima em querer viver no passado. Já tem a ideia feita de que a cidade de Guimarães apoia incondicionalmente o clube da terra e não é agora que a vão mudar, mesmo com vários indícios que apontam noutra direcção. Ou ninguém se lembra que os mesmos indivíduos que hoje apoiam e se dizem vitorianos foram os mesmos que (não) estiveram lá quando o clube mais precisou, na chamada operação "Todos por uma paixão", que foi um falhanço redondo? Ou os mesmos que ainda há dois anos abandonaram o Jamor aos 65 minutos? E muitos outros exemplos haverá.

Óbvio que é muito mais fácil continuar a publicitar e a repetir a mesma ideia até à exaustão, em vez de se procurar pela verdade e se fazer pesquisa jornalística séria e isenta. Faz parte da nossa própria natureza rejeitar novas ideias e agarrarmo-nos aos que sempre demos por garantido. Por isso se vê sempre os mesmos partidos no Governo. Mas isso já é outras conversas.

Contudo, não é preciso estar a denegrir o nosso vizinho para chegarmos aos nossos intentos. Tudo o que se tem que fazer é apenas publicitar mais os nosso próprios feitos. Somos um clube que leva sempre bastante gente fora, mesmo a campos bastantes distantes, como na Madeira. É pena que isso não seja mais destacado pela Direcção, jogadores, treinadores e até pelo tratador de relva, se tal for necessário. Quando isso for feito, o resto vai por arrasto.

Nakamura

#22
Sem dúvida que se vem alimentando um "mito" desde há largos anos, com a complacência da imprensa de Lisboa, que olha para Guimarães como uma "vilazinha" simpática, inofensiva - e com aquele sentimentalismo romântico do "berço da pátria" a ajudar à simpatia.

Relativamente a nós, os olhos são já outros: somos uma cidade maior (provavelmente 3.ª do país),que supostamente deveria ser capital de uma região (Minho) - o que tem vindo sido minado cada vez mais nas últimas décadas (como abaixo explico) - e ainda por cima como clube já comecámos a incomodar muita gente... Têm algum receio do que possamos crescer, atento o potencial, e por isso estão-nos sempre a dar para trás e a minar com a ajuda a outros clubes da região, nomeadamente o espanhóis, para nos menorizar. Sempre e quanto podem.

Mas há também muito "nacional-parolismo" e ignorância de quem nunca saiu de Lisboa e não tem sequer ideia do que seja o Minho. Quem já trabalhou por esse país fora, e em particular em Lisboa, sabe isso muito bem. Há muito parolo ignorante alfacinha que nunca saiu daquela cidade, e, muitos deles, nem o Porto conhecem! E estou a falar de gente como jornalistas, magistrados, funcionários públicos com funções destacadas, etc!! Não conhecem! A sério! Não saíram da área da dita "grande Lisboa" e Algarve.
É o pais que conhecem... e o resto para eles é paisagem. Mas é que é mesmo, e repetem isso não por mera chacota, mas por verdadeira convicção: o país que conta é esse!
Aliás, quem normalmente é do Porto e vai para Lisboa, apanha um choque  ;D  É que mesmo o Porto nada conta! (aliás, isso esteve muito na afirmação de raiva do FCP)
Esta é que é a verdadeira realidade deste país: alguns fazem-no com intenção, mas outros é mesmo por pura e dura ignorância!

Não vale muito a pena martirizarmo-nos: nós para eles não contamos para nada, e, se falam de nós é apenas "de lado" para falar do que lhes interessa (benfas, zbording, etc).

*******    *******  ********  *******  *******  *******  *******  ********  *******

Quanto às relações entre Braga e Guimarães, aqui entre nós e não propriamente tendo a ver com os "alfaces" - a quem estas coisas passam ao lado - a coisa é muito mais grave  >:( >:( >:(
Vou repetir o que escrevi aqui no tópico do "Guimerdães B x Braga B" e respectivo castigo aplicado:

Quote from: jaimec on 01 de March de 2013, 23:40
Quote from: Zeus on 01 de March de 2013, 23:31
Isto está a tomar dimensões que podem realmente acabar muito mal.
Nós aqui todos recreminámos o que se passou no jogo com o Paços, ... passado uma semana ainda não ouvi nenhum vitoriano a dizer que foi mal feito, para eles foi mto bem feito porque ...

Nem eu. Nem um para amostra ! É incrível que não haja UM com bom senso. Ou então o bom-senso lá práquelas bandas é só para quem não escreve comentários na net ... deve ser isso.

Realmente são únicos, estúpidos como mais ninguém. Nem benfiquistas, nem portistas, nem sportinguistas são tão desprezíveis neste aspecto ... há sempre um no meio do lixo que vem da maioria, que tem a honestidade de assumir erros próprios, quando acontecem. Dos únicos, nem um! Eu não vi.

Pois, essa é que é a grande questão nisto tudo: o complexo de inferioridade (estão-se sempre a comparar com Braga) e o ódio que têm a Braga!
E não é só no futebol, eu também lá estudei e conheço bem a mentalidade daqueles tipos.
Por isso, é que acho que nesta história do policiamento, a Direcção deles previu o que ia acontecer com a ausência de policiamento (estava-se mesmo a ver, face a esse ódio que nos têm) e simplesmente "não se importou com o que sabia que ia acontecer". Unicamente colocou os seus adeptos todos juntinhos e bem perto dos nossos, para quando ocorressem os problemas os deles estarem em esmagadora maioria.
É esta atitude - mais do que irresponsável, verdadeiramente criminosa - que eu critico, não só neste tópico mas noutro em que escrevi "contra a violência - carta aberta à Direcção do VSC", em que está lá tudo.
Era mais do que exigível face ao que se passou que a Direcção deles pedisse desculpa ao nosso clube - pois no mínimo tem responsabilidades no não acautelar os problemas com o necessário policiamento - a justificação do dinheiro é ridícula: quer quanto ao montante em causa, quer porque depois dos problemas vai-lhes ficar mais caro, quer porque a Polícia foi lá mesmo sem ser requisitada e eles não pediram a entrada ANTES dos problemas - dando-se depois ao desplante de dizer que já lá estavam por perto e demorarm muito a reagir! Então, se não tivessem vindo, como eles pretendiam, seriam mais rápidos? É preciso ter lata! - quer até, mesmo que não fosse lá a policia, pelas suas responsabilidades ao não terem posicionado os adeptos do Braga numa bancada isolada (p.ex. bancada sul), e, ao invés, terem fechado a bancada sul e colocado a claque deles e os restantes sócios numa bancada contígua ao sítio onde meteram os 30 ou 40 adeptos do Braga. Isso nada tem a ver com a Polícia!
Isto foi criminoso, podia ter morrido alguém! No mínimo de uma irresponsabilidade arrepiante.
E não digam que foi por causa de exigências corporativas da PSP: se havia problemas e discordavam com as exigências, tinham na mesma que pagar e assegurar policiamento deste jogo, podendo depois denunciar publicamente o problema e junto do responsáveis da Liga, do Ministro responsável e até da comunicação social - denunciando esse suposto aproveitamento.
Mas não podem, a pretexto de não concordarem com exigências da PSP, deixar um jogo destes sem polícia!! Isso foi verdadeiramente irresponsável e criminoso, e só por sorte as consequências não foram maiores!
Poderiam existir várias famílias de luto nesta altura e termos um conflito de uma gravidade social entre 2 cidades inédita no nosso país.
Mesmo assim, pela sua atitude, colocaram estas rivalidades e provocações num patamar de gravidade inédito.
Exigia-se no mínimo um pedido de desculpas ao Braga e aos seus adeptos pelo que aconteceu, e pela sua irrresponsabilidade total (e na minha opinião até criminosa) na organização deste jogo.
É que não foi meia-dúzia de adeptos: foi muito mais grave, foi uma coisa de organização da Direcção de um clube.
Mas, face ao tal complexo de inferioridade e ódio que têm para com Braga, não me admiro que não haja UM ÚNICO ADEPTO daquela terra que se tenha sentido incomodado com o nojo que ali se passou.
(Muito menos o Rui Vitória - coitado, é funcionário deles, perdia o "tacho", e "não os tem no sítio" para isso)
Contrariamente à consciência crítica revelada imediatamente neste fórum por muitos adeptos do Braga, na condenação e repúdio de actos de adeptos nossos que causaram problemas (que eu em algumas alturas até acho que vai claramente longe demais) da parte deles não houve UM ÚNICO que revele bom senso, educação e civismo, assumindo inequivocamente a culpa do clube deles no que se passou! UM!
Até parece que não foi no CAMPO deles, numa partida ORGANIZADA por eles, com agressões praticadas por ADEPTOS deles.
Não - dizem que não têm culpa!
É uma coisa doentia: naquela cidade ninguém pode dizer o que quer que seja em favor de Braga!
É DOENTIO! UM PROBLEMA SOCIAL GRAVE, QUE MAIS TARDE OU MAIS CEDO VAI DAR M****!
E NÃO É SÓ NO FUTEBOL: é um discurso "social", uma mentalidade alimentada por todos naquela cidade, de que os políticos se fazem "paladinos" para cavalgar nesse populismo!
Este ódio por eles fomentado vai dar mer**! Da grossa.

Os políticos dali são os primeiros a fomentar isso:
1)- quando criaram a Universidade do Minho exigiram um Pólo lá (Azurém)
2)- agora que fizeram a REGIONALIZAÇÃO - NUTS III - obrigaram à DIVISÃO DO MINHO em 2 regiões minúsculas (reparem no mapa - das mais pequenas no país!!): a região do Cávado (sede em Braga) e a região do Ave (sede em Guimarães).
3)-Até o Tribunal da Relação conseguiram desviar para Guimarães.
É UM VERDADEIRO ATENTADO A BRAGA VISTA ENQUANTO CAPITAL DA REGIÃO - QUE PAULATINAMENTE O TEM DEIXADO DE SER POR OBRA SISTEMÁTICA DESTES INDIVÍDUOS CRIANDO UMA DIVISÃO QUE SERÁ UMA "BOMBA-RELÓGIO".

É UM PROBLEMA SOCIAL, CAVALGADO PELOS POLÍTICOS LOCAIS, E QUE TEM NO FUTEBOL TAMBÉM EXPRESSÃO.
MAS, ESTE COMPLEXO DE GUIMARÃES EM RELAÇÃO A BRAGA, OU OS POLÍTICOS TOMAM MEDIDAS RESPONSÁVEIS, OU VAI DAR MERD* DA GROSSA MAIS TARDE OU MAIS CEDO.
(eles - políticos, e sobretudo políticos locais de guimarães, não só não exigem que se acabe com este complexo em relação a Braga, dizendo que já é tempo de parar com essas comparações e rivalidades estúpidas, como preferem "cavalgar" esse populismo - não só não condenam como alimentam).
Naquela cidade estão sempre a falar e rir-se destas guerrinhas e só falam nisto!
Aqui em Braga, as pessoas nem conhecem qual a dimensão desse ódio, e limitam-se a seguir a sua vida no dia-a-dia, e nem se lembram de Guimarães, a não ser por estas alturas do futebol.
Mas  no caso deles não é só no futebol - é em tudo e todos os dias! É uma obssesão doentia. Uma fobia, mentalidade, ódio social.
E, realmente, era preciso que existissem pessoas de lá que tivessem "espinha" e dignidade moral, para, contrariando populismos e ódios estúpidos (e muito perigosos), se erigir em nome da urbanidade, do civismo, da educação - e dizer que é altura de parar com estes ódios e perseguições ridículas.
Antes que seja tarde!...
Eles dizem que foram o berço de Portugal e têm orgulho nisso, mas Braga já foi capital do maior reino do noroeste penisular, o primeiro a separar-se do Império Romano e a cunhar moeda própria (e que abrangia desde territórios abaixo de Coimbra, todo o norte deste país e Galiza, e até terras de Leon - ver no wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_Suevo )
È uma cidade que já cá estava muito antes, multi-milenar: já existia aqui uma povoação dos Brácaros (celtas) antes dos romanos, que depois a transformaram em Bracara Augusta - tem mais de 2000 anos! É das cidades mais antigas, milenares e históricas de toda a península ibérica! Guimarães "tem as suas raízes" já no Sec. X depois de Cristo - ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guimar%C3%A3es  (fala-se de Briteiros e das Taipas de épocas anteriores, mas como sabemos isso nada tem a ver com Guimarães).
Braga foi um dos maiores centros religiosos da igreja católica, disputando a predominância na Península Ibérica diretamente com Santiago de Compostela - detém ainda oficialmente o título reconhecido pelo Papa de "Primaz das Hespanhas"!
Enfim, é preciso que os políticos terminem de vez com estas provocações, antes que algo de muito grave aconteça...

P.S. - E quando acontecer algo grave não venham depois culpar o futebol: o futebol é apenas a ocasião que lhes serve de pretexto!
O problema é o ódio e mentalidade que por ali se implantou e que cada vez mais tem sido alimentada (ver casos políticos que acima cito). E é um problema que existe lá - aqui existe alguma rivalidade, mas não tem comparação com a mentalidade daquela gente.
Fala quem vive presentemente em Braga, mas já estudou em Guimarães (e, curiosamente, cresceu e passou grande parte da sua vida num outro concelho do Minho), e que se sente essencialmente MINHOTO - com a sua natural e histórica capital em BRAGA. Há até muita gente do norte de Portugal e Galiza que procuram retomar a afinidade da antiga GALÉCIA dos romanos... com natural capital histórica e sentimental em Braga!
E não é meramente "por ser de Braga" - apesar de ter nascido aqui e estar aqui a trabalhar há muitoas anos - que digo isto... é porque quem conhece ambas as cidades sabe que esta é sem dúvida a verdade e o fundo do problema (que aliás teve repercussao nas várias discussões políticas que acima elenco).
Isto é um rastilho social de um conflito social entre 2 cidades MUITO PERIGOSO!
ALGUÉM COM RESPONSABILIDADES DE AMBOS OS LADOS QUE VENHA A TERREIRO PÚBLICO ALERTAR PARA ESTE PROBLEMA E ACABAR COM ESTAS MENTALIDADES TACANHAS!
Antes que seja tarde...

GALEGO

Meus caros amigos e companheiros foristas :

Fico grandemente preocupado ao constatar que o triunfo do Bitorinha sobre o SLB haja desatado na colectividade de adeptos do Braga, uma súbita enfermedade de entrar en comparaçoes, debates, pros e contras... com o VSC como grande preocupaçao de todos os intervinientes neste agitado movemento....

Com todos os respeitos, meus caros amigos, nao devería preocuparnos o que faça ou deixe de fazer o VSC.
A nossa permanente preocupaçao tem que ser sempre o Braga, sem mais. O importante é  que nos sejamos capazes de fazer as coisas bem,
de formar um bom plantel, competitivo, entregado á causa; ter um bom treinador... ser capazes de chegar a grande nível á eliminatoria da Europa League para nao ter sorpresas, etc.etc.
O resto, desde o meu humilde ponto de vista, é gastar forças em tareias que pouco beneficio pode trazer...

Ora bem : é comprensível que o triunfo do Bitorinha fosse como uma acendalha aproximada á madeira do nosso malestar acumulado na época que remata. Agora toca apagar o fogo.


Dracul

Também sou da opinião que a comunicação social afecta aos clubes da capital olha para Guimarães e para o Vitória e os vê como um clube pequeno e que pouco incomoda. Já o Braga anda a fazer-lhes sombra há algum tempo e incomoda. É ver que o zbording está a perder o estatuto de grande por nossa causa.
E é mesmo certo, certinho que a capital e arredores é onde há mais parolos que desconhecem por completo o resto do país. Vivem de ideias feitas e é difícil que aquelas cabeças burras encaixem coisas novas.
Para essa gente o Minho é um sítio onde se come bem, onde há vinho verde e onde chove muito. De longe a longe visitam o Norte, que para eles é uma terra de bárbaros, e se puderem gostam de exibir a camisola do "glorioso".
Como os jornaleiros insistem na tecla de que os adeptos do Vitória só têm um clube, o parolame da capital e arredores come e cala.
O Braga já deixou de ser o clube simpático que era, até por azar eliminou recentemente o "glorioso" em duas meias-finais. Por isso, há que pôr esses gajos no sítio, pensam eles.
Resumindo, esta vitória do Vitória é mais um pretexto para picar o Braga e tentar rebaixar-nos perante o nosso eterno rival.


Pé Ligeiro

Quote from: GALEGO on 28 de May de 2013, 22:33
Meus caros amigos e companheiros foristas :

Fico grandemente preocupado ao constatar que o triunfo do Bitorinha sobre o SLB haja desatado na colectividade de adeptos do Braga, uma súbita enfermedade de entrar en comparaçoes, debates, pros e contras... com o VSC como grande preocupaçao de todos os intervinientes neste agitado movemento....

Com todos os respeitos, meus caros amigos, nao devería preocuparnos o que faça ou deixe de fazer o VSC.
A nossa permanente preocupaçao tem que ser sempre o Braga, sem mais. O importante é  que nos sejamos capazes de fazer as coisas bem,
de formar um bom plantel, competitivo, entregado á causa; ter um bom treinador... ser capazes de chegar a grande nível á eliminatoria da Europa League para nao ter sorpresas, etc.etc.
O resto, desde o meu humilde ponto de vista, é gastar forças em tareias que pouco beneficio pode trazer...

Ora bem : é comprensível que o triunfo do Bitorinha fosse como uma acendalha aproximada á madeira do nosso malestar acumulado na época que remata. Agora toca apagar o fogo.

De acordo!

NB: Atenção que as tareias acima mencionadas, não mais não são do que pacíficas tarefas...  ;)
BRAGA SEMPRE MAIS!

Vasco Soares

Tou de acordo com a maioria dos comentários\razões para o que se discute.
Mas é isso mesmo discussão do sexo dos anjos, acho que devíamos ver a coisa mais terra a terra .
Eu ja trabalhei mto anos em Guimarães, e o que acho é que a grd diferença entre os 15 mil fieis de um lado e do outro.
Em Guimarães ha , a meu ver um orgulho vitoriano, não digo melhor , mas mais vincado isso é.
Ha um sentimento de posse em relação ao clube em Guimarães que não ha em braga, em coisas banais como ter um estádio próprio, dado , roubado, vendido, não interessa, como ter um complexo desportivo onde os sócios se juntar para viver o vitoria, para falar bem ou mal mas acima de tudo falar do clube.
Vejam que nos nem depois de milhões de euros ganhos não temos um raio de uma sede condigna. Temos uma lojita vergonhosa no braga parque, sim vergonhosa que tem uma pessoa a atender, e quem for pa comprar merchandiding tem que tar minutos largos na fila, porque ha gente pa tirar quotas , ou vice-versa.
Precisávamos de uma loja proactiva, de uma sede espacosa, com gente animada, com gente alegre, com vários serviços com espaço pa amigos que se encontrem num espaço desse pudessem tomar um café, um sumo, pessoas que antes de irem ao sardinha biba ou a outro sitio qualquer dissessem o ponto de encontro é na sede do braga.
Acho que as vezes queremos dar\ter uma explicação académica para algo, QD na minha opinião é na essência do povo, dos sócios que está a solução de alguns problemas de enraizamentó, de ver florar o tal sentimento braguista que nos falamos, mas que na verdade não o vivemos, por varias razões, mas ao fim e ao cabo não temos condições físicas, logísticas para que se comece a partir do 0 até ao 100.
Edit : este comentário foi de telemóvel, não sei se ao nível da escrita e da ideia vai passar o verdadeira ideia que queria transmitir.

set5

Sem me querer intrometer, mas penso que esta discussão, se bem aproveitada pode ser muito proveitosa para o crescimento social do clube. Há coisas muito mal pensadas, como a gestão de espaços pelo sporting clube de braga. E, nós, adeptos e sócios podemos ajudar a melhorar estas situações dando opiniões e sugestões.

A meu ver não basta ir as escolas. Neste momento é preciso um espaço grande (a meu ver seria benéfico se fosse colado ao estadio), onde os bracarenses possam passar uma tarde, a tomar um café, ou a ver a loja do clube, ou o museu mesmo. Sei que não tem a mínima comparação possível, mas deixo o exemplo do novo estádio de baseball dos NY Yankees. Entre o exterior e o estadio propriamente dito, tem como que um centro comercial, com várias cadeias de fast food e uma gigante loja do clube.



Podem-me chamar sonhador, mas o ideal era ter uma área onde a comunidade bracarense pudesse passar uma tarde antes dos jogos (e gastar lá o seu dinheirinho em prol do clube :D), do género da que eu mostro em cima. Uma megastore do clube, com os troféus ganhos em exibição num museu novo, e alguns restaurantes e cafés para passar tempo e comer antes dos jogos, que, por norma sao pelas 8h, por isso dava jeito.

Não sei se isto estará bem enquadrado, mas não sabia onde meter :)
Cumprimentos

rpo.castro

Quote from: set5 on 28 de May de 2013, 23:25
Sem me querer intrometer, mas penso que esta discussão, se bem aproveitada pode ser muito proveitosa para o crescimento social do clube. Há coisas muito mal pensadas, como a gestão de espaços pelo sporting clube de braga. E, nós, adeptos e sócios podemos ajudar a melhorar estas situações dando opiniões e sugestões.

A meu ver não basta ir as escolas. Neste momento é preciso um espaço grande (a meu ver seria benéfico se fosse colado ao estadio), onde os bracarenses possam passar uma tarde, a tomar um café, ou a ver a loja do clube, ou o museu mesmo. Sei que não tem a mínima comparação possível, mas deixo o exemplo do novo estádio de baseball dos NY Yankees. Entre o exterior e o estadio propriamente dito, tem como que um centro comercial, com várias cadeias de fast food e uma gigante loja do clube.

Podem-me chamar sonhador, mas o ideal era ter uma área onde a comunidade bracarense pudesse passar uma tarde antes dos jogos (e gastar lá o seu dinheirinho em prol do clube :D), do género da que eu mostro em cima. Uma megastore do clube, com os troféus ganhos em exibição num museu novo, e alguns restaurantes e cafés para passar tempo e comer antes dos jogos, que, por norma sao pelas 8h, por isso dava jeito.

Não sei se isto estará bem enquadrado, mas não sabia onde meter :)
Cumprimentos
Nem o porto consegue fazer isso porque:

a) o estádio não está numa zona central
b) não há um nº suficiente de pessoas para alimentar esses serviços

O Estádio está mal localizado? Para os adeptos está, mas em termos urbanísticos/económicos está onde poderia estar.
Agora um local de convivio dos braguistas, com serviço de loja e montra, bem localizado isso sim faz falta.
A loja do bingo está num local central mas está enfiada num buraco.
Na rua do souto com tantas lojas vazias, acho que se conseguiria fazer algo melhor lá.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Minhoto21

Braga é uma cidade cosmopolita, não faz sentido compará-la a guimarães.

set5

Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 23:35
Quote from: set5 on 28 de May de 2013, 23:25
Sem me querer intrometer, mas penso que esta discussão, se bem aproveitada pode ser muito proveitosa para o crescimento social do clube. Há coisas muito mal pensadas, como a gestão de espaços pelo sporting clube de braga. E, nós, adeptos e sócios podemos ajudar a melhorar estas situações dando opiniões e sugestões.

A meu ver não basta ir as escolas. Neste momento é preciso um espaço grande (a meu ver seria benéfico se fosse colado ao estadio), onde os bracarenses possam passar uma tarde, a tomar um café, ou a ver a loja do clube, ou o museu mesmo. Sei que não tem a mínima comparação possível, mas deixo o exemplo do novo estádio de baseball dos NY Yankees. Entre o exterior e o estadio propriamente dito, tem como que um centro comercial, com várias cadeias de fast food e uma gigante loja do clube.

Podem-me chamar sonhador, mas o ideal era ter uma área onde a comunidade bracarense pudesse passar uma tarde antes dos jogos (e gastar lá o seu dinheirinho em prol do clube :D), do género da que eu mostro em cima. Uma megastore do clube, com os troféus ganhos em exibição num museu novo, e alguns restaurantes e cafés para passar tempo e comer antes dos jogos, que, por norma sao pelas 8h, por isso dava jeito.

Não sei se isto estará bem enquadrado, mas não sabia onde meter :)
Cumprimentos
Nem o porto consegue fazer isso porque:

a) o estádio não está numa zona central
b) não há um nº suficiente de pessoas para alimentar esses serviços

O Estádio está mal localizado? Para os adeptos está, mas em termos urbanísticos/económicos está onde poderia estar.
Agora um local de convivio dos braguistas, com serviço de loja e montra, bem localizado isso sim faz falta.
A loja do bingo está num local central mas está enfiada num buraco.
Na rua do souto com tantas lojas vazias, acho que se conseguiria fazer algo melhor lá.

Eu próprio admiti que estaria a sonhar :) agora, não deixa de ser preciso mudar alguma coisa/alguem no departamento de marketing do braga.

Off-topic: Aquelas ''piscinas''... não estará na altura de um ''ou vai ou racha'' naquilo? Não sei se não se poderia fazer alguma coisa diferente e útil daquilo. Assim embargado como está, dá um aspecto terrível áquela zona.

magico_scbraga

Concordo com o que diz o Vasco Soares. É um texto que vale a pena ler e reler, vindo de alguém que trabalhou durante alguns anos em Guimarães.
Queria, no entanto, fazer um pequeno "aditamento" à minha intervenção, porque não quero correr o risco de ser mal interpretado.
Quando criei o tópico sob o título "Braga / Guimarães", fi-lo numa perspectiva de comparação entre as duas cidades e as suas gentes, e não numa perspectiva de rivalização e de combate. E foi, aliás, com esse objectivo que entre "Braga" e "Guimarães" coloquei uma "barra" e não um "vs".

Queria também dizer, a propósito das intervenções do Vasco Soares e do Ric, que reconheço que existe alguma culpa, ou contribuição, dos bracarenses para este estado de coisas.
Continuamos a falhar na projecção da "marca" (não é um termo que me agrade) Braga. Braga enquanto cidade e, por arrasto, Braga enquanto clube.
Temos verificado, ao longo dos anos, que continuamos a não valorizar devidamente os feitos que vamos conseguindo.
Seja por falta de vontade, seja por displicência, não temos sabido fazer com que reconheçam a Braga e ao SC Braga os méritos que lhes são devidos.
E, a meu ver, teríamos a obrigação de, enquanto cidade histórica e relevante no panorama português, promover aquilo que é nosso.
Neste aspecto, é inacreditável que algumas "inverdades", como aquelas de que falei a propósito do nascimento de Portugal, continuam a passar despercebidas aos olhos dos próprios bracarenses.
E é, por exemplo, frustrante constatar que temos uma Direcção que é incapaz de ter uma palavra de apreço e de estima para com os milhares de adeptos do SC Braga.
Fizemos, por exemplo, uma deslocação fantástica a Coimbra mas, fruto da inépcia, permitimos que ela passasse despercebida.
Conseguimos, ao longo da época, e sobretudo nos maus momentos, não baixar as assistências de forma minimamente significativa.
Apoiamos este clube durante todo o ano. Somos pessoas orgulhosas naquilo que é verdadeiramente nosso. E prova disso são deslocações como as que conseguimos fazer a Leiria, Figueira da Foz (2009/2010)e Guimarães (2010/2011).
Enchemos o AXA na meia-final da Liga Europa, sabendo nós que os bilhetes eram caros e eram, além disso, reservados em exclusivo aos sócios. Algo que valoriza ainda mais este feito.
E, no entanto, temos uma Direcção que nunca consegue elogiar estas grandes manifestações de clubismo.
Sim, uma Direcção que permite que na Comunicação Social sejam ditas as maiores barbaridades e mentiras sobre nós, sem que nunca se tenha preocupado em desmascarar estes "mitos".

Concordando, portanto, com o Vasco Soares e com o Ric, só me resta admitir que há muita culpa da nossa parte.
Temos de saber criar, na nossa cidade, um sentimento de pertença e de bairrismo. Temos que ser mais empenhados. Mais activos. E, acima de tudo, mais orgulhosos.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

JuBraga

Quote from: set5 on 28 de May de 2013, 23:50
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 23:35
Quote from: set5 on 28 de May de 2013, 23:25
Sem me querer intrometer, mas penso que esta discussão, se bem aproveitada pode ser muito proveitosa para o crescimento social do clube. Há coisas muito mal pensadas, como a gestão de espaços pelo sporting clube de braga. E, nós, adeptos e sócios podemos ajudar a melhorar estas situações dando opiniões e sugestões.

A meu ver não basta ir as escolas. Neste momento é preciso um espaço grande (a meu ver seria benéfico se fosse colado ao estadio), onde os bracarenses possam passar uma tarde, a tomar um café, ou a ver a loja do clube, ou o museu mesmo. Sei que não tem a mínima comparação possível, mas deixo o exemplo do novo estádio de baseball dos NY Yankees. Entre o exterior e o estadio propriamente dito, tem como que um centro comercial, com várias cadeias de fast food e uma gigante loja do clube.

Podem-me chamar sonhador, mas o ideal era ter uma área onde a comunidade bracarense pudesse passar uma tarde antes dos jogos (e gastar lá o seu dinheirinho em prol do clube :D), do género da que eu mostro em cima. Uma megastore do clube, com os troféus ganhos em exibição num museu novo, e alguns restaurantes e cafés para passar tempo e comer antes dos jogos, que, por norma sao pelas 8h, por isso dava jeito.

Não sei se isto estará bem enquadrado, mas não sabia onde meter :)
Cumprimentos
Nem o porto consegue fazer isso porque:

a) o estádio não está numa zona central
b) não há um nº suficiente de pessoas para alimentar esses serviços

O Estádio está mal localizado? Para os adeptos está, mas em termos urbanísticos/económicos está onde poderia estar.
Agora um local de convivio dos braguistas, com serviço de loja e montra, bem localizado isso sim faz falta.
A loja do bingo está num local central mas está enfiada num buraco.
Na rua do souto com tantas lojas vazias, acho que se conseguiria fazer algo melhor lá.

Eu próprio admiti que estaria a sonhar :) agora, não deixa de ser preciso mudar alguma coisa/alguem no departamento de marketing do braga.

Off-topic: Aquelas ''piscinas''... não estará na altura de um ''ou vai ou racha'' naquilo? Não sei se não se poderia fazer alguma coisa diferente e útil daquilo. Assim embargado como está, dá um aspecto terrível áquela zona.

Em relação àquelas piscinas eu já dei esta ideia (a amigos braguistas), gostaram da ideia mas era muito arriscado: Fazer como à bera do estádio da luz; clubismos à parte, mas aqueles graffitis dão outro ar à coisa. Quem tivesse jeito poderia fazer uma coisa parecida que, para além de dar alguma "função" aquilo, também era uma espécie de amostra do que poderiam encontrar no Axa.

Freitas

Vou deixar aqui um blog muito interessante sobre BRAGA:
http://bragamaior.blogspot.pt/
Neste blog tem um texto que todos os verdadeiros bracarenses deveriam difundir pelas redes socias e que diz o seguinte:
Já agora os parabéns ao autor do BLOG - RUI FERREIRA

"Foi há precisamente 885 anos, ou seja, a 27 de maio de 1128, que foi subscrita na cidade de Braga a certidão de nascimento de Portugal. Nesse dia, de grata memória, o Arcebispo de Braga D. Paio Mendes e D. Afonso Henriques, príncipe em pleno duelo com sua mãe pelo governo do condado portucalense, assinaram um documento que firmou uma aliança decisiva para fazer nascer Portugal.
Neste manuscrito, guardado a sete chaves no Arquivo Distrital de Braga, podemos observar as assinaturas legíveis de D. Afonso Henriques e do Arcebispo de Braga D. Paio Mendes. Para além de renovar o apoio declarado às pretensões do Infante, o Arcebispo Primaz vê fortalecidos os seus poderes sobre o Couto de Braga e, em troca, confere apoio militar na guerra contra D.ª Teresa. Este suporte militar permitiu a D. Afonso Henriques vencer a batalha mais importante da sua vida: S. Mamede, que se deu a 24 de Junho do mesmo ano, perto de Guimarães. Foi deste conluio que nasceu Portugal.
D. Afonso Henriques compromete-se, caso consiga tomar posse do condado, a ampliação dos limites do couto de Braga e a atribuição ao Arcebispo de Braga das funções de capelão-mor e chanceler-mor da cúria régia. A catedral bracarense ficou com direito de cunhar moeda para auxiliar às despesas da sua reconstrução, já que havia sido muito danificada pelos maiorinos de Dona Teresa, nas suas disputas contra a desobediência de D. Paio Mendes. O documento diz expressamente: «Assim como meu avô, el-rei D. Afonso, auxiliou a construir a igreja de Santiago, do mesmo modo dou eu e concedo a Santa Maria de Braga o direito de cunhar moeda para construir a sua igreja».
É impossível, ainda, isolar a assinatura deste documento do duelo religioso e político entre Braga e Toledo e Braga e Compostela. D. Afonso Henriques compreendeu bem a importância que Braga e o seu arcebispo tinham para o auxiliar a obter o governo e a garantir a independência de Portugal. Por isso mesmo, aquele que viria a ser o primeiro Rei de Portugal comprometeu-se a apoiar a causa da Igreja de Braga contra a Sé de Compostela, que pretendia retirar o poder e influência do Arcebispo de Braga sobre as dioceses galegas, e também da causa de Braga contra Toledo, dado que ambas revindicavam o estatuto do Primado sobre a Igreja peninsular. Foram estas causas eclesiásticas, de grande relevância naquele tempo, que fortaleceram os ímpetos independentistas de D. Afonso Henriques e dos fidalgos de Entre-Douro-e-Minho.
Os Arcebispos de Braga foram sempre os primeiros apoiantes do surgimento da nova nação. Para além de D. Paio Mendes, que governou a cidade e arquidiocese de Braga entre 1118 e 1137, D. João Peculiar vai tornar-se, na opinião creditada de José Mattoso, como a segunda figura da nossa independência nacional. Este prelado foi o autor moral do reconhecimento papal do novo Reino, que só haveria de chegar em maio de 1179, através da bula "Manifestis Probatum".
Ora, se a história popular criou o mito de Guimarães como berço da nacionalidade, há que acrescentar que foi em Braga que tudo se definiu. Se há legitimidade para Guimarães ufanar-se de ser o berço da nação, então Braga terá também disponibilidade nesse ensejo. Aqui nasceu Portugal poderá ser aplicado a Braga, com toda a propriedade. Não se trata de nenhum laivo de fervor bairrista, apenas de retificar a verdade histórica, tantas vezes ocultada por romantismos e lendas.
Se o slogan escolhido pelo Estado Novo para rebatizar a cidade de Guimarães - Aqui nasceu Portugal! - é apropriado, dado ter sido Guimarães o palco da batalha decisiva nas aspirações nacionais, é certo também que teve um impacto errático nas populações, dado ter-se criado a ideia que se refere ao nascimento de D. Afonso Henriques.
Quantos bracarenses sabem da existência deste documento ou da importância que teve para o nascimento de Portugal? Muito poucos seguramente. Há um bairrismo sadio que é importante aprendermos com os nossos vizinhos vimaranenses, tão ciosos que são da sua história e orgulho local. A verdade é que ambas as cidades podem reivindicar esse título com total propriedade, mas apenas uma o utiliza.
O dia 27 de Maio de 1128 responde a quem fala de duas cidades inimigas. Nada disso! Braga e Guimarães, de mãos dadas, fundaram um país. Em Braga concretizou-se o plano e em Guimarães verteu-se o sangue... Por isso, podemos dizer com toda a propriedade: aqui, efetivamente, nasceu Portugal!

Publicada por Rui Ferreira

ERA ESTA A HISTÓRIA QUE DEVIA SER CONTADA NOS LIVROS ESCOLARES. A VERDADEIRA E COMPLETA! FAÇAM UM FAVOR A BRAGA ESPALHEM ISTO PELAS REDES SOCIAIS; ENVIEM ISTO PARA OS MEDIA,ETC.
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

Nakamura

#34
Pois é, a batalha foi junto a Guimarães, mas os homens que a travaram foram aqueles que o Afonso Henriques veio pedir a Braga, ao Arcebispo D. Paio Mendes! - como muito bem explica o blog e o documento guardado no Arquivo. Recorde-se que Braga era uma cidade muito maior, sendo uma das mais antigas da Península Ibérica e rivalizava pelo poder na Igreja com Santiago de Compostela e Toledo - Braga foi, e continua hoje a ser, reconhecida pelo Papado como "A PRIMAZ DE TODAS AS HESPANHAS!" (E recorde-se que Braga é mais de 1000 anos mais velha que Guimarães, que naquela época era apenas um castelo e meia-dúzia de casas mais abaixo). MAIS DO QUE O CASTELO DE GUIMARÃES, O BERÇO DE PORTUGAL É A SÉ DE BRAGA! E digo-o: infelizmente! Atento o despezo a que hoje Braga é votada em termos nacionais e internacionais :( 
Se não o tivesse sido, séríamos hoje parte de uma bem mais feliz e unida: Galécia - Galiza (da qual Braga chegou antes a ser capital durante séculos)

rpo.castro

Quote from: Nakamura on 31 de May de 2013, 14:35
Pois é, a batalha foi junto a Guimarães, mas os homens que a travaram foram aqueles que o Afonso Henriques veio pedir a Braga, ao Arcebispo D. Paio Mendes! - como muito bem explica o blog e o documento guardado no Arquivo. Recorde-se que Braga era uma cidade muito maior, sendo uma das mais antigas da Península Ibérica e rivalizava pelo poder na Igreja com Santiago de Compostela e Toledo - Braga foi, e continua hoje a ser, reconhecida pelo Papado como "A PRIMAZ DE TODAS AS HESPANHAS!" (E recorde-se que Braga é mais de 1000 anos mais velha que Guimarães, que naquela época era apenas um castelo e meia-dúzia de casas mais abaixo). MAIS DO QUE O CASTELO DE GUIMARÃES, O BERÇO DE PORTUGAL É A SÉ DE BRAGA! E digo-o: infelizmente! Atento o despezo a que hoje Braga é votada em termos nacionais e internacionais :( 
Se não o tivesse sido, séríamos hoje parte de uma bem mais feliz e unida: Galécia - Galiza (da qual Braga chegou antes a ser capital durante séculos)
Era mais de espanha, coisa que já experimentaram e não resultou muito bem...
Apesar de tudo ainda tenho orgulho de ser português e de dizer bem alto "graças a Deus não nasci espanhol."
Quem não sente não é filho de boa gente.

Nakamura

#36
Quote from: rpo.castro on 31 de May de 2013, 14:46
Quote from: Nakamura on 31 de May de 2013, 14:35
Pois é, a batalha foi junto a Guimarães, mas os homens que a travaram foram aqueles que o Afonso Henriques veio pedir a Braga, ao Arcebispo D. Paio Mendes! - como muito bem explica o blog e o documento guardado no Arquivo. Recorde-se que Braga era uma cidade muito maior, sendo uma das mais antigas da Península Ibérica e rivalizava pelo poder na Igreja com Santiago de Compostela e Toledo - Braga foi, e continua hoje a ser, reconhecida pelo Papado como "A PRIMAZ DE TODAS AS HESPANHAS!" (E recorde-se que Braga é mais de 1000 anos mais velha que Guimarães, que naquela época era apenas um castelo e meia-dúzia de casas mais abaixo). MAIS DO QUE O CASTELO DE GUIMARÃES, O BERÇO DE PORTUGAL É A SÉ DE BRAGA! E digo-o: infelizmente! Atento o despezo a que hoje Braga é votada em termos nacionais e internacionais :( 
Se não o tivesse sido, séríamos hoje parte de uma bem mais feliz e unida: Galécia - Galiza (da qual Braga chegou antes a ser capital durante séculos)
Era mais de espanha, coisa que já experimentaram e não resultou muito bem...
Apesar de tudo ainda tenho orgulho de ser português e de dizer bem alto "graças a Deus não nasci espanhol."

A Galiza não é a mesma coisa que Espanha!!

Desculpem, pois é claramente "off-topic", mas se quiserem:

"Depois do século VI, o nome de Hispania viria perder o significado geográfico que possuía até então, para designar o território governado pelos visigodos. Ao mesmo tempo, "Galécia" tornar-se-ia o nome do território governado pelos reis suevos. A península Ibérica ficava repartida assim em duas entidades administrativas, Hispania e Galécia, mantendo-se assim por mais de cinco séculos.

O fim das monarquias sueva e visigoda não mudou esta nomeação da península Ibérica, que ficava partilhada assim em duas entidades geográficas, Hispânia e Gallaecia, mantendo-se assim por mais de cinco séculos. Eram usadas fórmulas tais como Galletiam et Ispaniam6 ,Hispaniae et Galiiciae7 , Hispaniis et Gallicis regionibus8 , presentes ao longo de toda a Idade Média.9 .

No início do século XII, a Galiza começou a fragmentar-se, nomeadamente em 1108 com a independência de Portugal, e que acabaria por excluir Leão (com Astúrias, Estremadura) e Castela, tornando-se reinos. No final do século XII, Galiza, Leão, Castela e Portugal já eram reinos diferentes."


Para conhecimentos mais profundos no tema:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_da_Galiza

Rui Silva

Quote from: ric on 28 de May de 2013, 17:38
é verdade:

gostaria de ver este ano, uma verdaeira SUPERTAÇA MINHOTA.
Braga e gum,araes podiam jogar , amigavelmente, para comemorar os canecos que vieram para o Minho.

áh, é verdade...uns anormais iriam estragar tudo....

tenho pena... seria uma Festa bonita...

Isto sim seria uma grande iniciativa.

Conseguir realizar um jogo entre as duas equipas como forma de celebrar as vitórias conseguidas nas taças, seria uma demonstração de grandeza de ambos os clubes (e também dos seus dirigentes).

rpo.castro

Essa supertaça minhota até podia chamar-se "Taça das Taças"
Já houve anos em que Braga e Guimarães tiveram os seus torneios. Porque não fazer um torneio minhoto com as 3/4 equipas profissionais, ou chamar o Celta de Vigo e Corunha?

Podia-se fazer um torneio de pré-temporada com 2 jogos para cada equipa e que todos anos ia rodando de cidade.



Off-topic:

Quote from: Nakamura on 31 de May de 2013, 15:17

"Depois do século VI, o nome de Hispania viria perder o significado geográfico que possuía até então, para designar o território governado pelos visigodos. Ao mesmo tempo, "Galécia" tornar-se-ia o nome do território governado pelos reis suevos. A península Ibérica ficava repartida assim em duas entidades administrativas, Hispania e Galécia, mantendo-se assim por mais de cinco séculos.

O fim das monarquias sueva e visigoda não mudou esta nomeação da península Ibérica, que ficava partilhada assim em duas entidades geográficas, Hispânia e Gallaecia, mantendo-se assim por mais de cinco séculos. Eram usadas fórmulas tais como Galletiam et Ispaniam6 ,Hispaniae et Galiiciae7 , Hispaniis et Gallicis regionibus8 , presentes ao longo de toda a Idade Média.9 .

No início do século XII, a Galiza começou a fragmentar-se, nomeadamente em 1108 com a independência de Portugal, e que acabaria por excluir Leão (com Astúrias, Estremadura) e Castela, tornando-se reinos. No final do século XII, Galiza, Leão, Castela e Portugal já eram reinos diferentes."


Para conhecimentos mais profundos no tema:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_da_Galiza[/size]
Pois mas a galiza, desde o fim do reino suevo nunca mais existiu como reino autónomo.
O máximo que conseguiu até à era moderna, foi ter exactamente o mesmo estatuto do condado portucalense, que salvo erro foi doado ao irmão do conde D. Henrique (ambos crusados, como recompensa pela ajuda prestada na guerra contra os mouros receberam do rei de leão o condado e a mão das filhas do rei em casamento.

Se não tivesse havido a independência de Portugal, tudo o que se pode fazer é especular.
Mas dado o fraco apoio dos movimentos autonómicos galegos, e estando galiza e condado portucalense governados por 2 suseranos diferentes, parece-me que o mais lógico era acontecer o que aconteceu: continuarem integradas no reino de Leão até serem absorvidas por Castela e depois redundar na junção de toda a Espanha.

Seríamos bem mais felizes? Sabe-se lá.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Nakamura

#39
 ;D ;D ;D ;D
Não vale a pena alongarmo-nos em assuntos políticos e sentimentais, ainda por cima off-topic...
Mas as "Nações" (realidades históricas e sociológicas) nem sempre coincidem com os "Estados" (estruturas jurídicas) - como bem sabemos. Um dos bons exemplos é precisamente a atual Espanha - um estado que tem no seu interior várias nações. E a nação Galega tem também raízes no norte de Portugal (coisa de que também Lisboa não quer nem ouvir falar e que em Portugal também nunca ninguém ousou "pegar pelos cornos" e assumir... LOOL não deixa de ser divertido outro mito do Estado Novo: de que Portugal é o herdeiro direto da velha "Lusitania" dos romanos!... LOOOL - foi difícil para esses historiadores do regime "passarem o testemunho" de um território concentrado exclusivamente a sul do Douro, para outro [o Condado Portucalense] concentrado por sua vez a norte desse Rio Douro!... ;D Mas a propaganda lá conseguiu que o mito pegasse... e houvesse uma "continuidade histórica" que tudo justificasse)". NÓS É QUE NÃO NOS DEVEMOS ESQUECER! Porque é a nós (minhotos em geral, e BRAGA em particular devido à sua fortíssima importância nesse contexto) a quem sempre é negligenciada e escondida a sua importância política e histórica!! Somos nós que temos que nos lembrar... porque os outros todo o interesse têm em nos menosprezar e varrer isso para o baú da História.
P.S. - Não me interessa que outros não gostem de remexer nessas coisas - se não nos reconhecem as nossas raízes e nos negligenciam, temos que ser nós a ter orgulho e a transmiti-las aos nossos filhos!