News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braga / Guimarães

Started by magico_scbraga, 28 de May de 2013, 00:59

Previous topic - Next topic

magico_scbraga

Começo, antes de tudo, por dizer que, apesar de apreciar a rivalidade entre Braga e Guimarães, não sou a favor de que se criem divisionismos. E digo também que me desagrada ver que a rivalidade entre estas duas cidades descamba, muitas vezes, em situações menos dignas (ex: incidentes entre "adeptos" no Afonso Henriques).

No entanto, e porque não gosto de ver o nome do meu clube e da minha cidade serem achincalhados na comunicação social, senti necessidade de abrir este tópico.
E isto porque ao longo dos tempos tenho assistido a tentativas de menorização do nosso clube e da nossa cidade, em detrimento da cidade de Guimarães.

Lanço aqui uma série de questões que, penso eu, merecem uma abordagem e uma reflexão crítica por parte do universo de adeptos do SC Braga.

Em primeiro lugar, confesso que, embora não devesse, continuo a ficar indignado com as constantes provocações de que somos alvos por parte da Comunicação Social, que em relação ao Vitória de Guimarães tem sempre uma posição de autêntico fascínio.
Ainda ontem assisti a um comentário do Ribeiro Cristóvão que me deixou atónito. Dizia ele, na sua veste de quase imperador do comentário futebolístico, que o VSC é o 4º clube em número de sócios.
Perante isto, a minha reacção não poderia ser outra que não a de verdadeiro espanto, sabendo eu que o clube que ocupa essa posição é o nosso Braga, que já ultrapassou a barreira dos 30 mil sócios.
Ora, sabendo que o VSC tem, aproximadamente, 26 mil sócios, concluo, talvez inadvertidamente, que eles são, não o 4º clube, mas o 5º.
Sim, nós, com mais de 30 mil sócios, ocupamos a 4º posição em número.
E, numa tentativa desenfreada de branqueamento das evidências, a nossa "imprensa" encara isto como normal.
Disse o sr. Paulo Garcia que o VSC foi, neste ano, 0 4º clube com melhores assistências (ainda que com uns míseros 3 mil adeptos face ao SCB). E aí, de facto, não mente.
Sucede, no entanto, que o Braga, que ficou durante largos anos à frente do VSC em termos de assistências, nunca foi alvo de destaque ou, sequer, de reconhecimento.
Além disso, já sabemos com o que podemos contar quanto ao tratamento dado às borlas.
Quando o Braga oferece 1 bilhete a cada sócio, o espalhafato nos jornais é tremendo e surgem títulos como "Braga abre as portas do AXA", "Braga dá borlas".
Quando o Vitória, como aconteceu frente ao Gil, oferece 5 bilhetes a cada sócio, os títulos são estes : "Vitória chama os adeptos"; "Adeptos convidados a entrar".
Coisas parecidas. Tratamento semelhante, portanto.

Em segundo lugar, fico indignado quando ouço jornalistas e comentadores, que nunca devem ter saído de Lisboa, afirmar que o Vitória é diferente do Braga porque os seus adeptos são única e exclusivamente do Vitória, não tendo outro clube.
Não digo que os adeptos do VSC não sejam fiéis, porque o são, e, em certa medida, isso algo que merece ser elogiado.
No entanto, não aceito que colem aos adeptos do Braga o rótulo de bi-clubistas. Não aceito e não tolero que os adeptos do Braga estejam sempre a ser acusados de apoiar outro clube que não o seu SC Braga.
Essas situações, existindo, são pontuais, mas também existem em Guimarães!

Finalmente, e porque não me quero alongar, vou referir-me à diferença de tratamento que estas duas cidades merecem.
Hoje, no Diário do Minho, li um artigo que se referia ao nascimento de Portugal e à fundação da nacionalidade portuguesa.
Segundo o artigo, que vem confirmar aquilo que muitos de nós já sabiamos, mas que a imprensa entende ignorar, o documento que certifica o nascimento de Portugal foi assinado em Braga, pelo Arcebispo D. Paio Mendes e por D. Afonso Henriques.
A luta que D. Afonso Henriques travou contra sua mãe decorreu, obviamente, em S. Mamede (Guimarães), mas teria sido impossível de concretizar sem o apoio dispensado pela cidade de Braga.
Sabendo disto, pergunto : qual é a cidade apelidada de "berço da Nação" ? Guimarães, obviamente.
Costuma dizer-se : "A César o que é de César". Verdade. Concordo em absoluto.
E Guimarães é, certamente, berço da Nação. Mas também Braga o é. Creio que, perante os factos evidenciados, seria forçoso, pelo menos, que Braga fosse alvo da referência dos jornalistas portugueses.
Braga, a cidade mais antiga de Portugal, é alvo de desconsideração inaceitável por parte da Comunicação Social portuguesa.
Podem dizer que se trata de fervor bairrista, e eu não nego que isso possa ser verdade, mas fiquei indignado quando soube que nenhum canal televisivo se dignou a vir a Braga a propósito do evento "Braga Romana", que todos os anos atrai milhares de pessoas à nossa cidade.
Um evento que, salvaguardadas as devidas distâncias, se assemelha a um verdadeiro S. João.
E, por falar em S. João, também sabemos que as televisões portuguesas, incluindo a televisão pública (?), raramente fazem referência ao nosso S. João.

Podem achar que este último ponto, que faz uma breve referência à nossa história, não é relevante. Admito que pensem assim.
Mas é algo que não me deixa indiferente porque diz, acima de tudo, respeito às nossas origens e aos nossos antepassados.
Antepassados riquíssimos que não têm sido alvo do merecido destaque. E esta cidade, a cidade de Braga, a cidade mais antiga de Portugal, merece um pouco mais de respeito. E, quando falo em Braga-cidade, falo também no Braga-clube.
Trata-se, em meu entender, de duas realidades que estão indelevelmente ligadas e, por isso, gostaria que os foristas (braguistas, quase todos bracarenses) tivessem a oportunidade de abordar este tema.
Não se trata de trazer para o futebol aspectos que lhe são completamente alheios, pois seria, por exemplo, estranho que alguém se referisse ao SC Braga sem se referir, por inerência, à cidade de Braga.

Deixem a vossa opinião.

Saudações!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

200% Braga - B3

Antes de mais, quero dar os parabéns pelo texto bem formulado e de agradável leitura e agradecer por tão bem expôr aquilo que me parece ser o sentimento de um braguista "filho de boa gente".

Particularizando, vou pegar na questão do bi-clubismo. Tenho um amigo que é natural de Guimarães e adepto ferrenho do clube da cidade. No último Porto - Benfica tal é o meu espanto quando o vejo gritar efusivamente o 2º golo do Porto, aí achei por bem perguntar a título de "mera curiosidade", qual provocação, "Então mas nós em Braga é que somos os adeptos de dois clubes e vocês em Guimarães é que são os bairristas e os puros. E agora estás a gritar o golo do Porto? O que é que o Guimarães ganha com isso?", ao que, orgulhoso, me responde "Oh meu filho, eu sempre disse 1º sou 100% portista e depois é que sou 100% do Vitória!".
Depois deste episódio, rendi-e às evidências e hoje sou mais realista e acho que nunca vamos conseguir ser tão bons como eles. É uma "guerra" que não podemos ganhar. Nesse dia fiquei realmente a perceber porque é que eles são "únicos".

BRAGA FOREVER

#2
Com estes elogios da comunicação social ao v.GUIMARÃES pela conquista da taça de Portugal, estão necessariamente a elogiar uma localidade que pertence ao distrito de Braga!

Tem o mesmo significado como se fosse o Vilaverdense ou o Merelinense a ganhar a taça.

Não esquecendo a título de exemplo como em todos os clubes de menor expressão do distrito de Braga, que tiveram no jogo da taça da liga em casa contra o Benfica o dobro dos adeptos lampiões em relação á minoria dos adeptos do clube da casa...não interessa à comunicação social falar dos factores negativos...

Imaginem só a grandeza daquela localidade que para tirar a carta de condução precisam de vir a Braga...

Falemos do nosso Enorme Braga, pois O ORGULHO DO MINHO SOMOS NÓS!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Kriticus

Prémio de 300 mil euros pela Taça

Pela conquista da Taça de Portugal, depois de ter ganho ao Benfica por 2-1, o Vitória vai receber 300 mil euros, valor destinado pela Federação Portuguesa de Futebol à equipa vencedora na final do Jamor.

E é precisamente essa a quantia que a SAD vimaranense entendeu distribuir pelos jogadores e equipa técnica, como prémio pelo feito histórico do clube minhoto e que foi efusivamente celebrado pelas gentes de Guimarães.


@ A BOLA

Só 300 mil? A Taça da Liga dá bastante mais dinheiro, não dá? Pelo menos na teoria...

enormeBRAGA

Grande texto mágico, aliás como tem sido hábito.
Do queria acrescentar, que esse tal jornaleiro, salientou o facto de que o país vizinho teria 10 000 cadeiras vendidas. Porém, esqueceu-se se dizer, que muito certamente mais de metade não foram vendidas mas sim oferecidas. Dá-me a sensação que eles falam, mas não têm noção nenhuma da realidade. Como já fiz referência, a família da minha mãe, é de Badajoz, e não há, nenhum que seja 100% "bitoriano"... aliás,o meu avô, é encarnado, todos os outros são tripeiros. coisa muito comum naquelas paragens.

Outra coisa que me deixou perplexo, foi o facto de desconhecerem a casa do Porto, existente naquela cidade... porra, eles tem blog e facebook... ou o núcleo SD, também existente...

em relação à cidade em si, apenas deixo para todos uma pequena reflexão.
Imaginem que a " Noite Branca" fosse no Porto ou em Lisboa... não me admirava nada que fosse alvo de transmissão televisiva... como foi em Braga, safoda...

O meu pai sempre me disse...

Eles têm medo, muito medo da cidade dos arcebispos, e quando se fez o referendo sobre a regionalização, que foi aprovada, mas que foram rejeitadas as regiões, e bem a meu ver, queriam-nos juntar com o Porto... eu pergunto " porque ***** precisamos nós do Porto? "
e respondo, " eles é que percisam de nós "

Somos de Braga, somos daquele cantinho, quem se meter com os de Braga. leva logo no focinho...
#VãoTerDeContarConnosco

Duarte

#5
Penso que a principal diferença reside no facto de em Guimarães os adeptos dos outros clubes gostarem do Vitória e assim passam uma imagem de união e unidade, aqui os dos outros clubes até gostam de se afirmar anti-Braga, não há um sentimento de união pelo clube que representa a sua terra. Isso pode ser consequência do facto de a cidade ter crescido muito com gente de fora e que não criou o sentimento de pertença.. É uma coisa natural quando se está a falar de uma cidade cosmopolita, como em Lisboa e no Porto acontece o mesmo, Coímbra e o seu clube também sofre do mesmo mal... consequências de sermos uma grande cidade.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

ferna

Braga cidade, não podemos continuar a cultivar que Portugal Nasceu em Guimarães, o que é errado, a meu modesto ver.

Guimarães foi, apenas, o campo de Batalha. O que seria de Portugal sem o nosso Arcebispo D. João Peculiar?

Deixo aqui para todos pensarem e comessarem a dizer onde, efetivamente começou Portugal.

Quanto ao futebol, apesar de ser um dos que não gosta desse clube a sul do Ave, dou os parabéns, todavia foi uma vitória sujinha... sujinha. Golo fora de jogo, e a comunicação social, nada. Nós perdemos uma Europa Liga com um golo fora de jogo e a comunicação social... nada.

Freitas

Grande texto, com o qual me identifico plenamente. Agora a culpa também é nossa, quando falo nossa, falo das instituições importantes da cidade, pois não sabemos defender e divulgar a nossa história. Essa historinha do berço na nação é contada aos meninos nas aulas de história, mas deviam era contar toda a verdade.
P.S: Se alguém conseguir arranjar o texto do Rui Ferreira da pag10 do Diario do Minho do dia 27 de Maio de 2013 era fantástico. Colocavamos aqui no SUPERBRAGA, espalhavamos pelas redes sociais, etc....no fundo é apenas repor a c verdade os factos de que a maioria dos portugueses desconhecem! E mais...nunca se esqueçam...ANTES DE EXISTIR PORTUGAL JÁ BRAGA ERA CAPITAL!
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

barinho

Mais um exemplo da cegueira que existe em relação a esse clube

http://visaodemercado.blogspot.pt/2013/05/vitoria-de-guimaraes-mais-que-vitoria.html

Braga clube e Braga cidade têm que se saber "vender" mais.Temos tantas coisas boas mas parece que nos contentamos em apenas ser bons ao invés de fazer questão de o demonstrar para fora.Temos que ter mais orgulho e vontade de afirmar a todos aquilo que realmente somos.Bem sei que a CS tem uma ideia feita de nós e que não quer desfazer porque não lhes convém.Mas há que fazer um esforço nesse sentido!

JRGR

Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.

Quanto à CS a história é outra: eles, CS, têm medo das gentes de Guimarães, por razões passadas. Logo, a falta de respeito que demonstram para connosco, tem a ver com a impunidade dos nossos responsáveis. Claro que não estou a incentivar à violência mas que se exija respeito.

Quanto aos factos históricos, também já falei nisso, só demonstram ignorância: Guimarães primeira capital, Braga local da fundação através da chamada "via burocrática". Quem "governava" nessa época? A Igreja, logo... Mas, sinceramente, isto é o que menos me interessa!...

Todos unidos vamos conseguir evoluir com sustentabilidade.

disco infiltrator

Caso ajude no debate, copio a minha opinião sobre este assunto que estava em um outro tópico ontem:

"Os comentários que estão a surgir a propósito do impacto que teve na media o Vitória ter ganho a Taça e as habituais comparações que são feitas com o SCB, são consequência de algo que está muito errado na atual administração do SCB e para a qual muitos Braguistas chamam a atenção mas, infelizmente, sem reflexos práticos.

Seria interessante, penso eu, debatermos este assunto em outro tópico pois é, para mim, um dos pontos que mais me incomoda quando penso no SCB e no caminho que poderemos seguir.

Resumidamente, continuo a assistir a um Presidente (e respectiva direcção) que não comunica com os sócios, que não os valoriza e nem lhes dá a atenção e respeito que lhe são devidos. A imagem que se passa para fora, e principalmente para aqueles que não conhecem a realidade atual da cidade de Braga e da região, é que o maior ativo do SCB é o Salvador e a sua gestão. Em Guimarães, a imagem que continuamente se passa é que o maior ativo do Vitória são os seus sócios e adeptos que estão sempre com a equipa mesmo nos piores momentos. Isto faz toda a diferença. Em Braga, todos sabemos que as coisas estão a mudar e para bem melhor. Sabemos que os Braguistas estão a crescer, que estamos (felizmente) bem longe do tempo do benfica mandar quando vinha a Braga e que temos adeptos e sócios que seguem o SCB para todo o lado. Mas isso sabemos nós, poucos de fora falam nisso e dão valor a isso. Porque? Porque os primeiros que deverão valorizar os adeptos do SCB terão que ser os próprios adeptos, os Braguistas, os Bracarenses e.....o Presidente e Direcção do clube. Isso não acontece. As entrevistas ao Presidente são sempre centradas na sua pessoa e na sua gestão. Esse trabalho tem mérito mas o clube não vai acabar quando o Salvador sair. O Braga só irá crescer se tiver mais gentes identificadas e que se sintam parte do projeto do SCB. Em Guimarães fazem isso muito bem, em Braga não fazemos isso.

Os adeptos do SCB são os principais Embaixadores do clube. Eu moro fora de Portugal e tento sempre divulgar o SCB, distribuir cachecois e promover a imagem do nosso clube. Acredito que todos fazemos isso mas esse é um trabalho de formiguinha que demora anos e anos a ser construído. A Direcção é que tem que reforçar esse trabalho e indicar um caminho em conjunto e comunhão com sócios e adeptos do SCB. Isso simplesmente não é feito. É preciso ter cuidado com a comunicação é preciso se criar uma sintonia entre adeptos e direcção.

Caso contrário, continuaremos sempre a viver neste mito das comparações com o Vitória, de situações equivocadas e muitas vezes reforçadas por porta-vozes que se criaram e que nada conhecem da realidade do SCB. Tomei conhecimento que, na recente Feira do Livro de Celorico de Basto, o Futre perguntou ao Marcelo Rebelo de Sousa (ambos presentes) porque em Braga as pessoas eram divididas entre o benfica e o Braga e em Guimarães eram só do Vitória. Como seria de se esperar, a resposta do MRS seguiu carregada de disparates e própria de alguém que não conhece a realidade do SCB e das suas gentes. Isso acontece, ainda e em grande parte, por falta de comunicação e divulgação do que é hoje o SCB. É preciso que esta direção comunique, que crie uma identificação forte com os sócios e a cidade. É muito injusto lermos coisas nos jornais e sermos abordados por pessoas de outras cidades e clubes ainda com ideias erradas sobre o SCB e os seus adeptos. O facto de incomodar é chato, mas o grave é que esta imagem errada e essa falta de comunicação e imagem prejudicam imenso o crescimento do clube.

O Vitória bateu no fundo (desceu de divisão) mas suportou-se na imagem que criou de adeptos plenamente identificados com a cidade e o clube. Conseguiram voltar muito graças a essa imagem que criaram. Em Braga, precisamos disso e nesse aspecto o Salvador é péssimo. Custa-me observar que muitos sócios deixem o futuro do clube entregue nas mãos do Salvador sem sequer questionarem. A gestão deste Presidente tem muitos méritos mas, como até observamos esta época, está longe de ser perfeita. Os sócios deverão ser mais interventivos e colocarem essas questões fundamentais para o clube no momento e espaço próprios. Deverão apoiar a direção mas sem nunca deixarem de questionar quando se sentem mal representados."

rpo.castro

Quote from: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.
A mim só me interessa que o Braga ganhe.
Se o badajoz for à champions ou para a 2ª B não faz grande diferença. Nem me importa que fiquem em 2º no campeonato, desde que o Braga fique em 1º.
Quem não sente não é filho de boa gente.

disco infiltrator

Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 13:13
Quote from: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.
A mim só me interessa que o Braga ganhe.
Se o badajoz for à champions ou para a 2ª B não faz grande diferença. Nem me importa que fiquem em 2º no campeonato, desde que o Braga fique em 1º.

Não posso concordar. A última coisa que eu queria era que o meu clube se transformasse num Monaco e que dessa forma ganhasse muitos títulos. Preferia ver o meu Braga a jogar na segunda divisão do que estar a jogar a final da Champions League transformado num Monaco.

Penso que é fundamental que esta Direção se aproxime mais dos sócios e adeptos, que se reforce muito a identificação do clube com a cidade e região. Só dessa forma o clube irá continuamente crescer, independentemente da direção que estiver no cargo ou de potenciais investidores que vão aparecendo e desaparecendo.


rpo.castro

Quote from: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 13:54
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 13:13
Quote from: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.
A mim só me interessa que o Braga ganhe.
Se o badajoz for à champions ou para a 2ª B não faz grande diferença. Nem me importa que fiquem em 2º no campeonato, desde que o Braga fique em 1º.

Não posso concordar. A última coisa que eu queria era que o meu clube se transformasse num Monaco e que dessa forma ganhasse muitos títulos. Preferia ver o meu Braga a jogar na segunda divisão do que estar a jogar a final da Champions League transformado num Monaco.

Penso que é fundamental que esta Direção se aproxime mais dos sócios e adeptos, que se reforce muito a identificação do clube com a cidade e região. Só dessa forma o clube irá continuamente crescer, independentemente da direção que estiver no cargo ou de potenciais investidores que vão aparecendo e desaparecendo.
Mónaco  ???

Atendendo ao tópico em questão, só me estou a referir à rivalidade com o Guimarães, e o meu post é no sentido que só o Braga interessa, e não o badajoz. Quanto à forma de gestão do Braga há muitos outros tópicos para isso ser discutido.
Quem não sente não é filho de boa gente.

set5

#14
Antes de mais, queria elogiar o fórum que já venho lendo há algum tempo, contudo nunca escrevi até hoje. Não sei se há uma faixa etária predominante ou se é um grupo de amigos, mas criei conta para poder contribuir com a minha opinião para o bem do meu clube do coração (isto partindo do principio que alguém no nosso clube se deve dar ao trabalho de ver o que pensam os seus adeptos) :).

Sendo um estudante universitário, no minho, mais concretamente no pólo de azurém, este ano, tenho vindo a conhecer a realidade da vida ''pra lá das taipas''. Queria desde já dizer que o meu ódio áquele clube não tem rival, mas, acho eu, consigo separar as águas e ter uma visão mais ou menos factual do que se passa.
Desde criança que ia com o meu pai ver os jogos todos (ou quase, salvo raras excepções), ainda no velhinho 1º de Maio, e em todos os meus 19 anos de vida nunca partilhei o meu amor clubístico com um qualquer clube que não o da minha terra. Braga é uma cidade maravilhosa, sem comparação possível a Guimarães, quer em beleza, quer em número de habitantes. Digo isto porque? O braga, tivessem sido tomadas opções diferentes ao longo dos últimos anos, já podia estar a anos-luz do vítoria de Guimarães, quer em adeptos nas bancadas, quer nos outros parâmetros todos.

O que difere no que toca ás duas instituições é a capacidade de merchandising do vitoria, e a falta dela no braga.

Se no futebol, dentro das quatro linhas o braga tem condições superiores, no futebol fora delas o braga, infelizmente, e a meu honesto ver, perde.
Vou enumerar algumas situações que não acho que tenham sido bem pensadas cá em ''portugal'', mas que em ''espanha'' foram bem cuidadas:

      •   Ponto 1: A localização do estádio, a meu ver, foi um falhanço autentico, assim como o seu desenho. Pedia-se um ''anfiteatro'' onde se pudesse ver bem o espectáculo do futebol, e não uma obra de arte. Essas pertencem nos museus. Pedia-se também um espaço mais perto do centro (por exemplo: onde hj é o parque das camélias em 2004 era um espaço abandonado, onde se apenas se guardavam as vaquinhas durante a agro.) Não me importava nada de trocar o axa por um estádio com o desenho do de aveiro ou coimbra, ou mesmo Guimarães.

      •   Ponto 2: embora neste se esteja a trabalhar melhor,  as lojas do braga não são facilmente descobertas por um turista que nunca cá esteve por exemplo (excepção feita ao cubículo do braga parque, e, aberto este mês, o quiosque da avenida). Era preciso uma megastore, junto ao estádio, por exemplo, em vez de 5 pontinhos espalhados por aí. Lembro-me em sevilla em 2010, comprei uma camisola do sevilla porque a loja estava lá a jeito, senão também eu não a ia encontrar. A loja do Guimarães, bem no centro e próximo do estádio, deve ser das lojas que mais vende por lá. A toda a hora passo por gente com aquele casacos do vitoria.

      •   O clube pouco ou nada faz para agradecer os seus adeptos mais ''fieis''.
Semana sim, semana não ouve-se o presidente do vitoria enaltecer a massa associativa, enquanto que por cá, nada.

Sobre o primeiro ponto, pouco ou nada haverá a fazer, mas os restantes podem ser alterados para melhor.
Obrigado pela atenção, e dou os meus parabéns desde já ao fórum, que está muito bem conseguido.

ric

Não vou perder tempo em comparações.
Vou apenas dizer que a mudança de opinião, de visibilidade, de alteração de paradigmas fazem-se e constroiem-se como se um material se tratasse.
vender imagem, uma imagem de maraca é coisa de profissionais.
Até os politicos os têm e conseguem ...milagres.
E qtas vezes vezes vemos um vilão sair em ombros?

Ora , tudo isto para dizer que a imagem constroi-se. pode benficiar do aspecto original, autentico. Mas se essa imagem não é passada , então contratam-se profissionais.

è por isto que digo que no clube e na cidade nos faltam "fazedores de opinião", lobbys fortes e "pessoas bem colocadas". Para além claro de uma estratégia bem pensada de afirmação e marketing.

Sem ter muitas das vantagens de Lisboa e porto, Braga e o clube pode aproveitar outras ondas, mostrar diferenças, elevar o que tem de bom.

A CS desportiva não reconhce o Braga? falta lobby, tratar bem os jornalistas, mostrar-lhes o que temos de bom, dar-lhes graxa... sim, graxa. Porque não? Não são eles os fazedores de opinião? há uns anos escrevia-se na Bola: O ninho da aguia acabou em Braga. Não se explorou mais isso. Não se redefiniu prioridades de assumir o Braga como um clube regional e com algumas raizes nacionais e internacionais. Hoje, parece-me que as RP do nosso Braga não são eficazes.

Vou confessar-lhes um segredo: há uns anos estava no SCB ã tratar da coordenação com a CS. Estava o Braga nos primórdios das taças Uefas (Vitesse, Shalke,...). O clube tratou de forma afável, intimista, sem sobranceria os jornalistas. Ainda hoje encontro alghuns grandes nomes do jornalismo desportivo e todos se lembram dessas jornadas. e todos me dizem que hoje é bem diferente... aquilo que podiamos ganhar e explorar ( a nossa simpatia, a afabilidade minhota, o bom trato) está a perder-se com o excessivo profissionalismo, o calculismo, a frieza nas relações, o tique de novo rico do futebol nacional...

na nossa cidade, parece-me que tb falta alguma humildade no tratmento e exploração da imagem BRAGA. o facto de não termos rpesença assídua nas TVS mostra claramente que nos falta...qq coisa. talvez exageremos um pouco ao achar que são os outros que nos devem "vir comer á mão". Eu acho que não. Se procuramos vender o nosso produto, saibamos faz^-lo com as nossas melhores armas. E não "armando-nos" em maiores...

Hoje temos uma cidade fulkgurante, pujante, com alguns dos melhores cientistas nacionais, ~com um clube em ascensão e muitos outros a "lamberem" os títulos.
Ainda agora fomos campeões em boccia e não sublimamos estes acontecimentos. Se falamos mal da CS nacional, cadê a nossa? onde está a defesa, intransigente, das nossas coisas e da nossa gente?

Se precisamos de saber algo da cidade , as radios estão lá mas sem o directo, o espointaneo. Continuam no seu habitual "copy - paste". Onde estão as coberturas directas dos factos mais relevantes da cidade? As radios e jornais estiveram "a sério" na Braga Romana?trnsmitiram os seus valores, procuraram divulgar? Não, parece-me que fizeram o trivial...

temos de mudar de estilo. para mim é isto.

ric

é verdade:

gostaria de ver este ano, uma verdaeira SUPERTAÇA MINHOTA.
Braga e gum,araes podiam jogar , amigavelmente, para comemorar os canecos que vieram para o Minho.

áh, é verdade...uns anormais iriam estragar tudo....

tenho pena... seria uma Festa bonita...

Pé Ligeiro

#17
Quote from: ric on 28 de May de 2013, 17:38
é verdade:

gostaria de ver este ano, uma verdaeira SUPERTAÇA MINHOTA.
Braga e gum,araes podiam jogar , amigavelmente, para comemorar os canecos que vieram para o Minho.

áh, é verdade...uns anormais iriam estragar tudo....

tenho pena... seria uma Festa bonita...

Sem dúvida que sim!
Seria um interessante regresso ao passado em que ainda se podia assistir aos jogos sem se ser incomodado. Nessa altura disputava-se a Taça Amizade entre o Braga e o Vitória, tendo depois acabado por efeito daqueles que nunca deviam ser autorizados a assitirem a um jogo de futebol.
BRAGA SEMPRE MAIS!

disco infiltrator

Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 14:01
Quote from: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 13:54
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 13:13
Quote from: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.
A mim só me interessa que o Braga ganhe.
Se o badajoz for à champions ou para a 2ª B não faz grande diferença. Nem me importa que fiquem em 2º no campeonato, desde que o Braga fique em 1º.

Não posso concordar. A última coisa que eu queria era que o meu clube se transformasse num Monaco e que dessa forma ganhasse muitos títulos. Preferia ver o meu Braga a jogar na segunda divisão do que estar a jogar a final da Champions League transformado num Monaco.

Penso que é fundamental que esta Direção se aproxime mais dos sócios e adeptos, que se reforce muito a identificação do clube com a cidade e região. Só dessa forma o clube irá continuamente crescer, independentemente da direção que estiver no cargo ou de potenciais investidores que vão aparecendo e desaparecendo.
Mónaco  ???

Atendendo ao tópico em questão, só me estou a referir à rivalidade com o Guimarães, e o meu post é no sentido que só o Braga interessa, e não o badajoz. Quanto à forma de gestão do Braga há muitos outros tópicos para isso ser discutido.

Penso que ficou clara a minha ideia mas vou reforçar. Para mim, o mais importante não é que o Braga ganhe sempre ou que tenha títulos. Isso é muito importante mas não é o fundamental. Títulos até são relativamente fáceis de se conseguirem, como demonstra o exemplo que dei para ilustrar. É possível que o Monaco para o ano seja campeão de França e que, em 2 ou 3 anos, esteja a disputar a Champions. Como é possível que daqui a 5 anos esteja de volta à segunda divisão. O Monaco, com a chegada deste novo investidor, apenas tem dinheiro. Mais nada. Falta tudo o resto para ser um grande clube: uma grande torcida, uma identificação dos adeptos com o clube, cidade e região, mística, tradição, paixão etc etc Isso não se consegue com dinheiro mas é isso que faz um clube ser grande. O Chelsea, que por acaso até já era um clube com tradição antes da chegada do dinheiro russo, por muitos títulos que vença e por muito dinheiro que tenha, nunca será um clube da dimensão de um Liverpool ou de um MU.

Para mim, é fundamental que exista uma massa de adeptos grande e forte, que se identifiquem com o clube e com a região. Que exista uma comunhão entre os adeptos e sócios e a direção do clube. Que se trabalhe o marketing e que se comunique para se chamarem novos adeptos. Nesse ponto o SCB tem muito que trabalhar.

O set5 deu alguns exemplos pertinentes, infelizmente não será fácil mudarmos o estádio da CMB (que para mim é uma tragédia) mas podem-se trabalhar os outros pontos.

rpo.castro

Quote from: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 20:01
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 14:01
Quote from: disco infiltrator on 28 de May de 2013, 13:54
Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2013, 13:13
Quote from: JRGR on 28 de May de 2013, 12:52
Já o disse aqui, não me interessa se eles têm ou não mais sócios ou mais assistências do que nós, desde que consigamos ganhar títulos e eles não e, claro, desde que a evolução do clube não seja posta em causa.
A mim só me interessa que o Braga ganhe.
Se o badajoz for à champions ou para a 2ª B não faz grande diferença. Nem me importa que fiquem em 2º no campeonato, desde que o Braga fique em 1º.

Não posso concordar. A última coisa que eu queria era que o meu clube se transformasse num Monaco e que dessa forma ganhasse muitos títulos. Preferia ver o meu Braga a jogar na segunda divisão do que estar a jogar a final da Champions League transformado num Monaco.

Penso que é fundamental que esta Direção se aproxime mais dos sócios e adeptos, que se reforce muito a identificação do clube com a cidade e região. Só dessa forma o clube irá continuamente crescer, independentemente da direção que estiver no cargo ou de potenciais investidores que vão aparecendo e desaparecendo.
Mónaco  ???

Atendendo ao tópico em questão, só me estou a referir à rivalidade com o Guimarães, e o meu post é no sentido que só o Braga interessa, e não o badajoz. Quanto à forma de gestão do Braga há muitos outros tópicos para isso ser discutido.

Penso que ficou clara a minha ideia mas vou reforçar. Para mim, o mais importante não é que o Braga ganhe sempre ou que tenha títulos. Isso é muito importante mas não é o fundamental. Títulos até são relativamente fáceis de se conseguirem, como demonstra o exemplo que dei para ilustrar. É possível que o Monaco para o ano seja campeão de França e que, em 2 ou 3 anos, esteja a disputar a Champions. Como é possível que daqui a 5 anos esteja de volta à segunda divisão. O Monaco, com a chegada deste novo investidor, apenas tem dinheiro. Mais nada. Falta tudo o resto para ser um grande clube: uma grande torcida, uma identificação dos adeptos com o clube, cidade e região, mística, tradição, paixão etc etc Isso não se consegue com dinheiro mas é isso que faz um clube ser grande. O Chelsea, que por acaso até já era um clube com tradição antes da chegada do dinheiro russo, por muitos títulos que vença e por muito dinheiro que tenha, nunca será um clube da dimensão de um Liverpool ou de um MU.

Para mim, é fundamental que exista uma massa de adeptos grande e forte, que se identifiquem com o clube e com a região. Que exista uma comunhão entre os adeptos e sócios e a direção do clube. Que se trabalhe o marketing e que se comunique para se chamarem novos adeptos. Nesse ponto o SCB tem muito que trabalhar.

O set5 deu alguns exemplos pertinentes, infelizmente não será fácil mudarmos o estádio da CMB (que para mim é uma tragédia) mas podem-se trabalhar os outros pontos.
isto já é de disco riscado...

o tópico chama-se "Braga/Guimarães" não champions dos russos
Quem não sente não é filho de boa gente.