News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braga / Guimarães

Started by magico_scbraga, 28 de May de 2013, 00:59

Previous topic - Next topic

Nakamura

#80
Quote from: Sérgio Gonçalves on 04 de June de 2013, 22:44
E outra coisa, isso de sermos Galaicos tem muito que se lhe diga. Fomos nós que nos quisemos tornar independentes e não quisemos nada com os Galegos que apoiavam D. Teresa. Nós os descendentes dos minhotos que apoiaram D. Afonso Henriques é que demos um pontapé no cú aos Galegos. Nós é que nos quisemos separar. Somos um pais unido há mais de 900 anos e ainda me vem falar num povo tribal (celta) que andava mais tempo em guerra entre eles do que com os vizinhos. Nesta região existiam mais de 20 tribos. Que raio de unidade era essa? Quando os romanos cá chegaram limitaram-se a fazer aquilo que sempre fizeram, manter as divisões que existiam e impor alguma ordem, tendo então criado essa regiao da Galecia. Depois é folclore, vieram os suevos que ficaram com este canto e proclamaram Braga como capital. Depois com Mouros ficamos sem nada e depois com reconquista crista foram sendo criados vários reinos e várias separações. Entre elas surge o condado Portucalense e depois é o que todos sabemos.
E só mais uma achega nos dias de hoje é muito dificil dizer se os Lusitanos eram ou não celtas, tal como os Galaicos...é tanta a confusão e a falta de informação que torna dificil qualquer analise que se queira séria.

É verdade que nós (os de "entre douro e minho" digamos assim) é que nos quisemos separar e dar um pontapé nos Galegos.

E também é verdade que não é fácil reconstruir com rigor científico o passado desta região (sendo certo que contudo também há muitas coisas que são inequívocas e cientificamente demonstradas).

Mas mais fácil do que tudo isso é cada um percorrer as regiões e tirar as suas próprias conclusões: ir à Galiza (não apenas junto à fronteira mas até zonas mais a norte - Corunha, Ortigueira, etc), e ver se sente mais afinidades com essa gente ou se sente mais afinidades com Lisboa, Alentejo, Algarve, etc.

Cada um tirará as suas conclusões!
Não sei se serei o único a identificar-me mais com aquele povo e a sentir-me totalemente em casa cada vez que lá vou. Mais lá do que Alentejo ou Algarve, p.ex., onde, sinceramente, apesar de falar a mesma língua, sinto que estou a falar com outra gente, com outros costumes, outra forma ancestral de encarar a vida... Não sei se é do clima, se é do meio envolvente/natureza, se de que raio é! Que sinto mais afinidade quando estou na Galiza, sinto!

E isto apesar de séculos e séculos de separação histórica e políticas centralizadoras e de aniquilação das culturas e identidade regional deliberadamente levadas a cabo por Madrid e Lisboa. É obra!
A ideia com que fico é que talvez haja mesmo um povo com cultura e identidade milenar que sobrevive a tudo isto. Pois as semelhanças sobrepõe-se às diferenças. Apesar do Afonso Henriques e os outros que viram a seguir e das divisões que se foram criando.

Não quer dizer particularmente nada: a História foi o que foi e neste momento há dois Estados completamente sedimentados na Península Ibérica!

Poderá haver até quem diga que não passam de sentimentalismos.

O que sei é que nunca ninguém reconheceu a importância de Braga enquanto pólo aglutinador desta região do Noroeste Peninsular.
Lisboa nem quer ouvir falar nestas coisas, e como digo nos livros de história, isto vem tudo embrulhado como "Lusos", sucessores da "Lusitania", o Viriato, e coisa e tal... convém enquanto capital centralizadora, para colar/unir o país.

Mas chegamos a um ponto em que temos que lembrar a nossa diferença regional e não a deixar enterrar... pois esse é passado e património nosso - e se os outros nos desprezam ao menos lembremo-lo nós!

Sem "medos" e como pessoas crescidas e democráticas: esta região do Minho tem uma origem histórica e cultural que não é igual à das outras do país! E nessa região Braga sempre foi o grande pólo aglutinador!

Querem-nos "enterrar e varrer para debaixo do tapete"... e centralizar uma política de afirmação de Lisboa e arredores, com um eventual contra-pólo no Porto (quando se lembram) e o mito simbólico do "berço" criado pelo Estado Novo a fundir/justificar este país.

Consegui-lo-ão se continuarmos passivos e a ser "comidos" como temos sido!
Mas, se realmente temos interesse no nosso destino, se calhar convinha lembrar-lhes o que é esta cidade e o que é esta região!! Se é que já não é tarde!

Talvez assim quando alguém voltar a perguntar ao Prof. Martelo na Feira do Livro de Celorico de Basto porque é que as pessoas da cidade não apoiam tanto o Braga como noutras cidades, ele possa dizer: Braga não é um clube de uma cidade, é um clube de toda uma região! Mais do que da cidade, é sobretudo um clube de quem se sente Minhoto - ao contrário de clubes "de cidade/bairro"!

disco infiltrator

Não preciso de ir ao Alentejo nem ao Algarve, eu sinto-me em casa na Galiza muito mais do que em Coimbra (por exemplo). Em Vigo, Coruna, Ferrol, La Guardia etc etc sinto-me perfeitamente em casa e identificado com a cultura e gentes locais. Mas isso é muito compreensível, somos parte do mesmo povo.

Dracul

Praticamente não há diferenças entre um galego e um minhoto porque temos as mesmas origens. E se repararem bem, a língua galega é muito parecida com o português que nós falamos aqui no Minho.
Eu também me sinto em casa em qualquer parte da Galiza, o mesmo já não acontece na capital, Alentejo ou Algarve.
É pena é que muita gente ache parolo falar à moda do Minho e queira imitar o irritante sotaque lisboeta, mas isto é fruto de muitos anos de colonização cultural por parte da capital. E a culpa principal é da televisão, com noticiários, telenovelas e outras pimbalhadas "made in Lisboa".
Ao contrário da Galiza, não temos um verdadeiro canal de televisão regional.

magico_scbraga

Eu sei que fui eu quem iniciou o tópico mas não quis que o discurso fosse o de considerar como mau tudo aquilo que é de Guimarães.
Rivalidades à parte, Guimarães é uma cidade muito bonita, com muita história e com gente boa. E gente que, tal como nós, se orgulha do que é seu.
Quanto a dizerem que a CEC foi uma prenda dada a Guimarães, não digo que não possa ser verdade.
Mas eu, bracarense e braguista de gema, fui lá muitas vezes durante o período da CEC e fiquei rendido, tal era a organização e a adesão das pessoas.
Se é uma prenda, não sei, mas eles, pela organização que demonstraram e pelos espéctaculos que deram, fizeram por merecê-la.
E não sei, sinceramente, se nós, em virtude de um certo comodismo instalado na presidência da nossa Câmara Municipal, seriamos, neste momento, capazes de fazer algo tão bom como aquilo que eles, durante a CEC, fizeram.

Na verdade, aquilo contra que eu me insurgi foi o tratamento de que nós, Braga, somos alvo na Comunicação Social. E disse que nós, ao contrário dos nossos vizinhos, não conseguimos fazer passar a nossa palavra.
Haverá, por vezes, muita má vontade por parte de quem a nós se refere nos meios televisivos, mas nós, enquanto grande cidade, temos o dever de lutar pelo reconhecimento que esta nossa cidade tanto merece.
Não vivemos para sermos reconhecidos por quem quer que seja, é verdade, mas também não vivemos para sermos alvo de um tratamento tão descuidado.
A propósito, agora que se aproxima o S.João, apelo-vos a que estejam atentos quanto à presença, ou não, das estações televisivas na nossa cidade..
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Baldinotti

Quote from: magico_scbraga on 06 de June de 2013, 00:35
Eu sei que fui eu quem iniciou o tópico mas não quis que o discurso fosse o de considerar como mau tudo aquilo que é de Guimarães.
Rivalidades à parte, Guimarães é uma cidade muito bonita, com muita história e com gente boa. E gente que, tal como nós, se orgulha do que é seu.
Quanto a dizerem que a CEC foi uma prenda dada a Guimarães, não digo que não possa ser verdade.
Mas eu, bracarense e braguista de gema, fui lá muitas vezes durante o período da CEC e fiquei rendido, tal era a organização e a adesão das pessoas.
Se é uma prenda, não sei, mas eles, pela organização que demonstraram e pelos espéctaculos que deram, fizeram por merecê-la.
E não sei, sinceramente, se nós, em virtude de um certo comodismo instalado na presidência da nossa Câmara Municipal, seriamos, neste momento, capazes de fazer algo tão bom como aquilo que eles, durante a CEC, fizeram.

Na verdade, aquilo contra que eu me insurgi foi o tratamento de que nós, Braga, somos alvo na Comunicação Social. E disse que nós, ao contrário dos nossos vizinhos, não conseguimos fazer passar a nossa palavra.
Haverá, por vezes, muita má vontade por parte de quem a nós se refere nos meios televisivos, mas nós, enquanto grande cidade, temos o dever de lutar pelo reconhecimento que esta nossa cidade tanto merece.
Não vivemos para sermos reconhecidos por quem quer que seja, é verdade, mas também não vivemos para sermos alvo de um tratamento tão descuidado.
A propósito, agora que se aproxima o S.João, apelo-vos a que estejam atentos quanto à presença, ou não, das estações televisivas na nossa cidade..

Sei que um dos programas da tarde(nao me recordo qual) será transmitido em directo de Braga no dia de S. João!

Sérgio Gonçalves

Epa eu dou de barato que vocês se sintam em casa nessas regiões, é um direito que vos assiste. Podem dizer que tem mais "afinidade" com os galegos do que com os Lisboetas, é algo que vos diz respeito. Mas agora reparem numa coisa, os trasmontanos, são nosso vizinhos e vocês já viram o sotaque deles? Tem alguma coisa a ver com o nosso? E em Mirando do Douro que até falam Mirandês? Não vêm que é esta diferença, esta riqueza que torna o nosso país especial?

Honestamente sinto-me muito melhor no Porto, Aveiro, Coimbra ou Lisboa do que em Vigo, Coruna ou Santiago. Nós somos um país há 900 anos, 900!!! Não são 100 ou 200, são 900 anos de lutas, de sacrifícios em conjunto. Mas se logo não quiserem ver o Ronaldo sempre podem mudar para a TV Galiza.

Já o disse em tempos, acho que muitas pessoas falam por falar, eu vivi algum tempo em Lisboa e nunca senti qualquer problema com os Lisboetas. Só quem não se sente seguro de si é que fica aborrecido por gozarem com o nosso sotaque. Eu exibo-o com orgulho e nunca ninguém me tentou rebaixar. Muitas vezes notava que eles até tinham inveja de não ter o orgulho na terra deles como eu tenho na minha. No meu vira, nas minhas papas de sarrabulho ou no S. João, nas Feiras Novas, no sotaque ou no clube que defendia com unhas e dentes.
Sócio nº 2014

Noddy

Existem diferenças estruturantes entre o Norte e o Sul de Portugal, principalmante entre a zona a norte e  a a zona a sul do Douro até ao Algarve.
Estas diferenças inciaram-se mais ao menos no periodo neolitico (pelo menos considerando o estado actual do conhecimento cientifico) e encontram-se materializadas quer  no tipo de estruturas e arquitecturas dos povoados quer nas materialidades  cerâmicas que as populações de então utilizavam e que chegaram até aos nossos dias. Na verdade as cerâmicas neoliticas a norte do Douro são profusamente decoradas em relação às do Sul do Douro. Na verdade no centro do pais elas apresentam decoração pobre e se, falarmos do Alentejo então sem qualquer decoração. Um colega meu dizia até em brincadeira que nós no Norte somos "barrocos" desde o neolítico.
Existem efectivamente diferenças substanciais entre as populações do Norte e do Sul diferenças essas patentes até os nossos dias e que se revelam nas cosmogonias  de uns e outros. O Norte é mais católico, o Sul mais comunista, por ex.

No entendimento de muitos investigadores (entre os quais me incluo) estas diferenças estão já patentes há milhares de anos e estão relacionadas com a própria paisagem que cria um efeito psicosomático nas populações e que as faz ter diferentes entendimentos sobre a vida e o mundo que a rodeia.

Mas será por isso que deve existir uma dicotomia Norte / Sul e que essa dicotomia deve ser fomentada? Não este é um fenómeno natural e que se deve entender com naturalidade e numa base de tolerância à diferença. Tolerância esta que deve existir entre bracarenses e vimaranenses. Afinal não somos assim tão diferentes. Acho inclusivamente que deviamos ajudar a equipa do VSC neste fase tão complicada financeiramente porque não se esqueçem que... "não há bem que dure sempre, nem mal que nunca acabe", podemos vir a precisar deles... (Deus queira que não, mas...)

Augusto Gomes

Estas diferenças entre povo do norte e do sul são, como se costuma dizer, análises de "malha fina", complexas e não levam em conta os movimentos de massas...
Por exemplo, 50% da população de Lisboa e arredores é proveniente de fora, muita do norte/centro do país e também do Alentejo.
Mesmo o sotaque, hoje está muito diluído, com a instrução pública em geral e também com a locução universal da radio e televisão, as diferenças foram assimiladas.
Por exemplo, a minha pronuncia dita minhota é universal e não é diferente da do Herman José ou do Fernando Correia (locutor)...Também é certo que não digo "morcãoe"...
Agora ao nível do povo pouco letrado (com a escolaridade obrigatória ou nem isso - e ainda há muito), é possível, de facto, verem-se nuances de pronuncia...
Diferente será a atitude face à religião, muito mais católica no norte, por razões sociológicas mais profundas.Já a questão de a população do sul ser "mais comunista", isso deve-se, para além da questão religiosa de base,  também à industrialização e à proletarização na agricultura do sul, onde não há pequena propriedade...E a presença da mourama no sul do pais mais tempo não islamizou em nada aquela região...
Depois, dizem-se também coisas discutiveis, tais como o "transmontano abre a a sua casa a todos" (e o minhoto , não?) e que no sul os vizinhos não se cumprimentam nos apartamentos (e os minhotos cumprimentam-se?não me parece...vejo isso no meu prédio...).
É evidente que o ambiente do "pátio das cantigas" e das "casa baixinhas e juntas" passou e era isso que socializava as pessoas...
Mas com o tempo tudo vai ficar mais homogéneo!
Mas, em Portugal somos 90% iguais e foi isso que nos salvaguardou através dos tempos...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

rpo.castro

"V. GUIMARÃES
Douglas está de saída


O guarda-redes do Vitória de Guimarães, Douglas, pode ser o próximo jogador a deixar o Vitória, depois das saídas de Tiago Rodrigues e Ricardo (FC Porto), Soudani (Dínamo de Zagreb) e Baldé (Celtic).
O jogador tem mais um ano de contrato com o clube bracarense e apesar de ter recebido uma proposta para renovar não aceitou, o que pode indiciar a sua despedida de Guimarães."

CORREIO DO MINHO 17-06-2013

Afinal os gajos também são bracarenses?
Quem não sente não é filho de boa gente.

sedas

Quote from: rpo.castro on 17 de June de 2013, 10:51
"V. GUIMARÃES
Douglas está de saída


O guarda-redes do Vitória de Guimarães, Douglas, pode ser o próximo jogador a deixar o Vitória, depois das saídas de Tiago Rodrigues e Ricardo (FC Porto), Soudani (Dínamo de Zagreb) e Baldé (Celtic).
O jogador tem mais um ano de contrato com o clube bracarense e apesar de ter recebido uma proposta para renovar não aceitou, o que pode indiciar a sua despedida de Guimarães."

CORREIO DO MINHO 17-06-2013

Afinal os gajos também são bracarenses?

Claro que são...
Fazem parte da AF Braga, são de uma cidade do distrito de Braga, sempre que têm de preencher papéis importantes têm de colocar Distrito: Braga..

Dai serem chamados de bracarenses..

lipe

Quote from: sedas on 17 de June de 2013, 11:21
Quote from: rpo.castro on 17 de June de 2013, 10:51
"V. GUIMARÃES
Douglas está de saída


O guarda-redes do Vitória de Guimarães, Douglas, pode ser o próximo jogador a deixar o Vitória, depois das saídas de Tiago Rodrigues e Ricardo (FC Porto), Soudani (Dínamo de Zagreb) e Baldé (Celtic).
O jogador tem mais um ano de contrato com o clube bracarense e apesar de ter recebido uma proposta para renovar não aceitou, o que pode indiciar a sua despedida de Guimarães."

CORREIO DO MINHO 17-06-2013

Afinal os gajos também são bracarenses?

Claro que são...
Fazem parte da AF Braga, são de uma cidade do distrito de Braga, sempre que têm de preencher papéis importantes têm de colocar Distrito: Braga..

Dai serem chamados de bracarenses..
E ao Domingo de manhã é vê-los no Santuário do Sameiro. Veem à capital rezar!!!!
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Duarte

Quote from: lipe on 17 de June de 2013, 13:02
Quote from: sedas on 17 de June de 2013, 11:21
Quote from: rpo.castro on 17 de June de 2013, 10:51
"V. GUIMARÃES
Douglas está de saída


O guarda-redes do Vitória de Guimarães, Douglas, pode ser o próximo jogador a deixar o Vitória, depois das saídas de Tiago Rodrigues e Ricardo (FC Porto), Soudani (Dínamo de Zagreb) e Baldé (Celtic).
O jogador tem mais um ano de contrato com o clube bracarense e apesar de ter recebido uma proposta para renovar não aceitou, o que pode indiciar a sua despedida de Guimarães."

CORREIO DO MINHO 17-06-2013

Afinal os gajos também são bracarenses?

Claro que são...
Fazem parte da AF Braga, são de uma cidade do distrito de Braga, sempre que têm de preencher papéis importantes têm de colocar Distrito: Braga..

Dai serem chamados de bracarenses..
E ao Domingo de manhã é vê-los no Santuário do Sameiro. Veem à capital rezar!!!!
E de tarde estão no BragaParque ou aproveitam para passear no centro DA CIDADE ;D
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

rpo.castro

Os gajos da aldeia até têm o dia 24 de junho como feriado, para poderem descansar após terem passado a noite de S. João em na Capital do Distrito. :D
Quem não sente não é filho de boa gente.

Legião

Presidente da República agracia Cidade de Guimarães com Ordem de Sant'Iago da Espada

    O Presidente da República decidiu agraciar a Cidade de Guimarães com o título de Membro Honorário da Ordem de Sant'Iago da Espada, relevando assim o papel que a cidade assumiu enquanto importante polo cultural, nomeadamente mercê das realizações artísticas e científicas registadas nas últimas décadas.

    Destinada a distinguir o mérito literário, científico e artístico, a Ordem Militar de Sant'Iago da Espada é atribuída a Guimarães com um parecer favorável do Conselho das Antigas Ordens Militares, que sublinhou a forte vertente cultural da cidade, evidenciando-se, a par de dinâmico polo empresarial, pela diversidade e o pioneirismo das manifestações que vem promovendo, tanto no domínio artístico como no científico.

    O trabalho de recuperação e reabilitação do centro histórico, no âmbito da candidatura a Património Mundial da UNESCO, com várias intervenções premiadas, os restauros do Palácio Vila-Flor, hoje um moderno centro cultural, e do antigo Mercado Municipal, transformado na também premiada Plataforma das Artes e da Criatividade, bem como o êxito alcançado com a realização da Capital Europeia da Cultura, em 2012 – que deixou uma rede de equipamentos que continua operacional –, todos são exemplos que granjearam as atenções nacionais e internacionais para a cidade conhecida como o "berço da Nação".

    Designada Cidade Europeia do Desporto no corrente ano, Guimarães distinguiu-se também, no domínio científico, pela instalação do AvePark – parque de Ciência e Tecnologia – um núcleo de investigação e desenvolvimento que associa o município à Universidade do Minho e a várias associações empresariais, onde está sediado, por exemplo, o Instituto Europeu de Medicina Regenerativa de Tecidos.

In http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=75056

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=LtWEmVLkNnk&feature=player_embedded

Foi a 1ª fez que o Cavaco atribuiu o título de Membro Honorário a uma cidade portuguesa, pelos vistos eles lá se vão mexendo... acorda Braga.

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Nakamura

#94
Isto acaba por ser deprimente - ver tudo o que tem sido oferecido àquela aldeia e o que NADA é atribuído a Braga!
Ainda agora estava a ver no novísso PAVILHÃO MULTIUSOS deles mais um evento desportivo de relevo internacional: a Liga Mundial de Voleibol (Portugal x Japão).

É verdade que só estavam a ver meia-dúzia de pessoas, mas o evento foi para lá - bem como muitos outros, no âmbito da Capital Europeia do Desporto 2013.

Cá temos... o velhinho Pavilhão Flávio Sá Leite  >:(
E um esboço de "piscina olímpica" a céu aberto...

A CULPA TAMBÉM É NOSSA! - se bem que não totalmente: não percebo como é que numa suposta Democracia os habitantes duma grande cidade são obrigados a ter a governá-los uma pessoa imposta pelas aldeias das redondezas!!  >:( >:(


   

Sérgio Gonçalves

Quote from: Nakamura on 30 de June de 2013, 15:03
Isto acaba por ser deprimente - ver tudo o que tem sido oferecido àquela aldeia e o que NADA é atribuído a Braga!
Ainda agora estava a ver no novísso PAVILHÃO MULTIUSOS deles mais um evento desportivo de relevo internacional: a Liga Mundial de Voleibol (Portugal x Japão).

É verdade que só estavam a ver meia-dúzia de pessoas, mas o evento foi para lá.

Cá temos... o velhinho Pavilhão Flávio Sá Leite  >:(
E um esboço de "piscina olímpica" a céu aberto...

A CULPA TAMBÉM É NOSSA! - se bem que não totalmente: não percebo como é que numa suposta Democracia os habitantes duma grande cidade são obrigados a ter a governá-los uma pessoa imposta pelas aldeias das redondezas!!  >:( >:(




Oh Nakamura explica lá isso sff? O Mesquita é um ser enviado por Guimarães?
Sócio nº 2014

carvalhobrg

Não é segredo nenhum que o mesquita ganha as eleições nas freguesias periféricas.

nós temos as infra estruturas para bater guimarães em tudo, mas a verdade é que deixamos as mesmas envelhecer a um ponto inacreditável. O PEB perdeu n de eventos para o multiusos porque está "desfeito" e cobra caríssimo.

Os responsáveis da nossa cidade adormeceram à sombra e a verdade é que nós não temos porque perdemos as estruturas mas acima de tudo não queremos fazer. Andamos atrás das coisas mas as nossas entidades não se candidatam e não querem saber.

Nakamura

#97
Quote from: Sérgio Gonçalves on 01 de July de 2013, 09:55
Quote from: Nakamura on 30 de June de 2013, 15:03
Isto acaba por ser deprimente - ver tudo o que tem sido oferecido àquela aldeia e o que NADA é atribuído a Braga!
Ainda agora estava a ver no novísso PAVILHÃO MULTIUSOS deles mais um evento desportivo de relevo internacional: a Liga Mundial de Voleibol (Portugal x Japão).

É verdade que só estavam a ver meia-dúzia de pessoas, mas o evento foi para lá.

Cá temos... o velhinho Pavilhão Flávio Sá Leite  >:(
E um esboço de "piscina olímpica" a céu aberto...

A CULPA TAMBÉM É NOSSA! - se bem que não totalmente: não percebo como é que numa suposta Democracia os habitantes duma grande cidade são obrigados a ter a governá-los uma pessoa imposta pelas aldeias das redondezas!!  >:( >:(




Oh Nakamura explica lá isso sff? O Mesquita é um ser enviado por Guimarães?


Sergio, o CarvalhoBrg já explicou no post anterior: não é de Guimarães, é mesmo das aldeias à volta que o poder local de Braga é eleito.

Isto já fica "off-topic", mas também tem muito a ver para explicar o declínio a que Braga chegou.
E,por favor, não vejam estas opiniões como "partiditarismos"! Não tenho qualquer interesse em atacar a pessoa "A" ou "B" o partido "X" ou "Y", até porque às tantas já votei nestes, e naqueles, e naqueloutros. São apenas pistas para reflexão - que a nossa cidade há muito exige. Pungentemente! Que tanta gente quotidianamente fala, mas depois nada se faz.


Então aí vai:

A cidade é o caixote de lixo dos políticos locais, enquanto a elite vive nas colinas dos ricos e aldeias periféricas - esta é que é a realidade!

Braga foi transformada num enorme bairro social, onde vivem sobretudo as classes baixa e média-baixa, em conjunto com os imigrantes (romenos, brasileiros), sem qualquer qualidade de vida e com enormes carências em equipamentos sociais e desportivos.


Tudo foi feito nas freguesias à volta, que têm melhor qualidade de vida, e a cidade foi totalmente abandonada e negligenciada - transformada no palco das mais inacreditaveis negociatas e tropelias imobiliárias!

E isso nota-se! Vou-te dar um exemplo bem elucidativo (mas podes replicar exponencialmente noutras coisas): eu vivo na freguesia de São  Victor (que é a maior freguesia urbana do centro de Braga) e quero jogar ténis!

Andei a ver: se for ao "Vivó Local", (café + campo de ténis situado em Lamaçães, atrás do "MediaMarkt"), pago 7,5 euros por hora! Contudo, se fosse residente(com cartão de eleitor) de Lamaçães, já só se pagaria €5! :o

Temos esta loucura: como do meu lado da rua pertence a São Victor (só os números ímpares), pago €7,5!
Do outro lado da minha rua (números pares - já eleitores de Lamaçães), e toda a chamada "colina dos ricos" que se segue para a periferia, já só pagam €5! - bastando apresentar no acto o cartão de eleitor.

Faz algum sentido? As Juntas não têm qualquer orçamento e política local: isso pertence às Câmaras Municipais!! Mesmo que o recinto fosse construído pela Junta de freguesia de Lamaçães (o que duvido), Lamaçães NÃO TEM QUALQUER RECEITA PRÓPRIA QUE LHE PERMITA CONSTRUIR E GERIR UMA INFRAESTRUTURA DAQUELAS "só para os seus"!
Recebem verbas da autarquia (Câmara Municipal) que todos pagamos!!
Então porquê ser eu Bracarense de 2.ª, e pagar para a colina dos ricos viver melhor do que eu??
 
Mas isto não fica por aqui!!
Continuei, e vim a descobrir que noutra freguesia da periferia - Real - também há campos de ténis... Novos.
Preço? €10 por hora!
Quanto? Sim, €10 por hora. Tiveram ainda a lata de me dizer "mas se trouxer um colega só pagam €5 cada um!" LOOOL
Mas, pormenor revoltante: se for eleitor da freguesia de Real, pode jogar 1 hora por semana Á BORLA!!  :o :o

Fui então junto às "piscinas da Rodovia". Pensei "Ora aí está: são campos de ténis no meio da cidade e estão na minha freguesia - São Victor!"
Preço: €7,04 por hora durante o dia, €7,90 à noite.
Pergunta: "E eu, que sou de São Victor, que desconto tenho?"
Resposta "Nenhum!" Aqui é todos igual!
What the fuck??!!

Conclusão: eu não sou bracarense de 1.ª (p.ex. "Real" - com 1 hora grátis), nem de 2.ª (p.ex. "Lamaçães", com 1 hora a €5). Sou já bracarense de 3.ª: estou destinado a viver no meio deste enorme bairro social, sem qualquer qualidade de vida... PAGANDO AINDA POR CIMA UMA TAXA DE I.M.I. SUPERIOR À DAS FREGUESIAS DA PERIFERIA!!

Onde está, por exemplo, um grande Parque Urbano (para os habitantes "entafulhados" no centro e sem acesso à natureza), como todas as cidades - grandes, médias e até pequenas - deste país? Não estou a falar de jardinzinhos, como o laguinho denominado "Parque da Ponte", ou o ainda mais rídiculo, mas pomposamente anunciado "Parque Urbano de lamaçães" (que, para aqueles que nem sabem o que é, desde já explico que são nada mais, nada menos, que aqueles 2 pedacinhos de terreno abaixo do "Holmes Place" - ver aqui a pompa e circunstância do anúncio e o ridiculo da coisa: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=683924).

E não me falem nos eternamente efabulados e adiados pseudo-parques "Norte" (junto ao estádio) ou nas "Sete Fontes". Além de serem treta (não se vê nada), são mais uma vez, FORA DO CENTRO DA CIDADE!

Agora, arranjaram uma candidatura comunitária para reabilitar as margens do Rio Este e do Monte Picoto.
Pensei: "Alto! O Rio é bem visto - atravessa o centro da cidade!! Finalmente  :D"
Mas... mais uma vez era treta.
Não falo dos problemas das obras terem entretanto parado a meio (isso acontece).
Falo de na "zona dos Galos" se deixar aquelas casas velhas e degradas continuarem nas margens do rio, sem haver expropriação - mediante justa indemnização, claro - daqueles 2 pardieiros degradados (sim, bastava demolir 2 casas velhas!) e fazer uma marginal do Rio em condições!

Não! Se forem ver o projecto, quando as obras forem retomadas, nada daquilo será melhorado: simplesmente a via de bicicletas/pedonal junto ao rio contornará esse quarteirão todo, e naqueles metros seguirá... junto à estrada, pela Rua dos Barbosas!!
Então para que mexeram naquilo? Para ficar igual??
Onde ficam as melhorias?
Conclusão: sacaram-se milhões de euros à Europa para "uma operação de cosmética e ficar tudo igual" junto ao Rio...
É uma espécie de limpeza (e, de facto, cada 20 anos fazem isto - dão uns retoques nas margens do Este, para ficar tudo na mesma!).
WTF??

Porque raio há dinhero para tanta coisa, mas não há para coisas ÓBVIAS PARA A IMAGEM E MELHORIA DESTA CIDADE: p.ex. é uma vergonha termos o nosso Estádio Municipal tapado por 2 ou 3 casas (com galinheiros e tudo) ali à frente!!
Vem pessoal de todo o mundo ver o Estádio e... é a vergonha que todos conhecemos! Até dói, ver aquelas pessoas cehgarem ali e verem aquilo... está lá atrás, encostado num cantinho, tapado por 2 ou 3 residências - sem uma ampla avenida de entrada que destaque todo o seu valor como obra de arte/engenharia - que seria uma mais-valia para a cidade e turismo. E, aliás, terá sido essa mesmo a intenção da escolha deste projecto, que tão caro ficou! Mas não, no final houve balúrdios de dinheiro, mas não se conseguiu arranjar dinheiro para compensar aquelas famílias  desviando-as nem que fosse para outra casa nova 200 ou 300 metros mais abaixo (e compensando-as monetariamente com um qualquer montante a acordar, claro).

A mesma coisa junto ao Rio Este! Não se consegue expropriar 2 casebres velhos e horríveis em pleno centro da cidade (Zona dos Galos) mediante uma justa indemnização a esses 2 proprietários??
Mas que raio!! São só dois (2)!! (mais abaixo, a casa apalaçada é bonita e aproveitável). Porque é que o centro da cidade há-de ficar sempre uma esterqueira?? Porquê??

Porque é que há dinheiro para umas coisas, mas para tratar devidamente A PARTE TURÍSTICA E NÚCLEO CENTRAL/URBANO já não?

Agora vão fazer o tal Parque... no Monte do Picoto!
Desde já não percebo a estupidez de se fazer um Parque por um monte acima!!
Em Lisboa (Parque Eduardo VII), no Porto, em Famalicão, em Barcelos, até em Guimerdães (lá está!) os Parques Urbanos são isso mesmo:
-Parques (planos, não montes): e
-Urbanos (junto ao centro urbano e não nas periferias)!!
O Picoto é um Monte (não atrai intuitivamente as pessoas ir para lá, subir aquilo)!
E fica numa das saídas da cidade!!

Para Monte já tínhamos o Bom Jesus!!
Para quê duplicar e fazer outro monte idêntico?

O único sítio onde ainda há terrenos para se fazer um verdadeiro Parque Urbano em Braga, que esteja no centro urbano, sirva a maior parte da sua população, seja de fácil acesso e plano, são os terrenos que ainda existem entre Lamaçães (atrás da EB 2/3 de Lamaçães) e que se prolongam até àquela parte traseira da Casa de Saúde de Nogueiró, passando ainda para os campos do outro lado da Av. João II).
Esse é que era um Parque Urbano - plano - no meio da cidade, que a nossa cidade há muito deveria ter para os seus habitantes!!

Ainda para mais, esses terrenos são já em parte do Estado (atrás da EB 2/3 de Lamaçães são do Ministério da Agricultura - esperemos é que continuem assim...).
São o último sítio possível: quando se perderem devido a construção (e não deve demorar muito) ficaremos eternamente enjaulados no meio deste enorme bairro social e selva de pedra.

Aqueles que foram a Sevilha de certeza que se perderam no meio daquele enorme parque no meio da cidade. Já nem falo dos que foram a Londres... (pois isso já é totalmente outro mundo).

Mas nem precisamos de exemplos de grandes metrópoles...
Como disse, basta ver os exemplos aqui do lado.

Como Famalicão:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1552461

Ou Santo Tirso:
http://www.cm-stirso.pt/pages/116

Ou Porto:
http://media.rtp.pt/blogs/primaverasound/artigos/parque-da-cidade-e-um-cenario-como-nunca-se-viu/

Enfim, só nós!
Só nós é que é este imenso "bairro social".  :( :(
E um Monte para subir.
Ou melhor, se contarmos com o Bom Jesus, são já dois!

Fica a ideia: um Parque Urbano... no Sameiro!

Isto é que vai ser qualidade de vida: passear com as namoradas, os nossos idosos, de bicicleta ou com os nossos animais de estimação... monte acima!!

Bem, puxaram-me o paleio... e foi demais.

Só para não confundirem isto com politiquice (à qual sou totalmente alheio), deixo aqui a minha aprovação a coisas recentes BEM FEITAS na minha opinião:
- Muito boa requalificação da Av. Central, mais aberta, mais ampla, mais bonita (já agora, falta - quando puderem - mudar aqueles horríveis candeeiros em bola, por uns belos candeeiros clássicos e em menor número). Mas ficou bem.
- Muito boa requalificação do Largo Carlos Amarante (foi pena, foi antes terem deixado construir aquele mamarracho "Liberdade Street Fashion" com aqueles materiais e volumetria - que com as suas traseiras altas, pretas e envidraçadas, estraga a fotografia de toda a praça... não é?? E estamos a falar de coisas feitas agora, não nos anos 70 do século passado).
- Boa requalificação da zona da Capela de São João e Parque da Ponte (cujo único problema é resumir-se a um espaço minúsculo).

Enfim, estou farto de apelar a que se lute por uma cidade melhor.
Mas era preciso mais empenho, sobretudo por parte dos mais novos... que teriam que vir para a rua e manifestar-se nestas questões e lutar pela sua cidade (olha, foi por uma coisa destas que se desencadeou a revolta na Turquia, que fez com que desde logo mudassem os planos de exploração imobiliária para aquele local).
Mas aqui não vejo nada disso. Ninguém (ou muito poucos) quer(em) saber!  :(
E a corja vai continuando a espalhar o seu resto de destruição e de declínio desta cidade.
Onde cada vez se vive com menos qualidade.

Sérgio Gonçalves

Nakamura tinha percebido mal.
Sócio nº 2014

joaoscbsousa

Comparar Braga com Guimarães é dificil, mas vejo bem mais pobreza quando vou ao porto e a guimaraes(cidade infestada de ciganos) de que quando estou em Braga, Braga possui um patrimonio grandiosíssimo, para quem nao sabe existem mais de 100 edificios religiosos no concelho de braga (incluindo 3 basílicas e 1 catedral), a nossa praça da republica é sem duvida das mais belas de portugal, já para não falar daquele que é conhecido como um dos mais belos e elogiados estádios do mundo, moro em frança e sei que a  a nossa cidade é conhecida além fronteiras como a 3ª cidade portuguesa e capital do minho (região de onde são a maioria dos emigrantes portugueses expalhados pelo mundo), já para não falar das magnificas festas como a braga romana, são joão, noite branca, enterro da gata etc.. Aqui em França a maioria das cidades estão mortas nesse aspecto e quando existe alguma festividade é sempre algo muito expensivo. O que provoca indignação na maioria dos Bracarenses é vermos na tv todos os dias lisboa porto lisboa porto lisboa porto como se o resto nao existisse, quanto á cidade de guimarães penso que só está a nossa frente nas estrategias de markting e no aproveitamento do patrimonio (embora seja um patrimônio bem inferior ao nosso). Só para quem não sabe o municipio de Braga cresceu  em população nos ultimos anos, enquanto o mesmo não se pode dizer de Porto e Guimaraes.... Não podemos culpar a nossa cidade pela crise que se vive, pois para quem nao sabe há outras que estão num estado bem pior..