News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braga / Guimarães

Started by magico_scbraga, 28 de May de 2013, 00:59

Previous topic - Next topic

ruipmorgado

Epá... Nakamura até concordo contigo em grande parte do que dizes, mas chamar "laguinho" ao nosso parque da ponte ou dizer que o rio este não mudou nada nos ultimos 20 anos é de bradar aos céus!

O nosso parque da ponte mete inveja a muitos parques espalhados por esse país fora (incluindo no porto). Não é muito grande mas está organizado e muito bem aproveitado. O rio este comparado com o que era há 20 anos atrás também não tem nada a ver... a água é finalmente transparente, as margens estão bem melhores do que estavam (e estão a ficar ainda melhores) e à excepção dessa zona dos galos que referes está tudo praticamente impecável.

Para além do mais essa questão dos espaços verdes é cliché... Temos um Bom Jesus pertíssimo do centro da cidade, temos um parque da ponte no centro, temos um parque da rodovia no centro, temos uma area pedonal sem igual no centro com diversos jardins.

Penso que para as dimensões da cidade não está mau.

Acho muito mais urgente arranjar solução para outras situações. O "parque norte" está uma lástima, o edificio do dolce vita vai precisar de restauro antes de abrir o que quer que seja lá, continuamos com inúmeros edificios degradados e "abandonados" num centro histórico que se está a reerguer, temos um "mamarracho" a apodrecer onde era o hospital de s.marcos e um projecto do picoto que não sai do sitio.

Temos muitos defeitos, sim, mas não vamos cair no erro de deitar abaixo tudo o que temos de bom, só porque sim.

Pedro A.

Quote from: ruipmorgado on 02 de July de 2013, 03:43
Epá... Nakamura até concordo contigo em grande parte do que dizes, mas chamar "laguinho" ao nosso parque da ponte ou dizer que o rio este não mudou nada nos ultimos 20 anos é de bradar aos céus!

O nosso parque da ponte mete inveja a muitos parques espalhados por esse país fora (incluindo no porto). Não é muito grande mas está organizado e muito bem aproveitado. O rio este comparado com o que era há 20 anos atrás também não tem nada a ver... a água é finalmente transparente, as margens estão bem melhores do que estavam (e estão a ficar ainda melhores) e à excepção dessa zona dos galos que referes está tudo praticamente impecável.

Para além do mais essa questão dos espaços verdes é cliché... Temos um Bom Jesus pertíssimo do centro da cidade, temos um parque da ponte no centro, temos um parque da rodovia no centro, temos uma area pedonal sem igual no centro com diversos jardins.

Penso que para as dimensões da cidade não está mau.

Acho muito mais urgente arranjar solução para outras situações. O "parque norte" está uma lástima, o edificio do dolce vita vai precisar de restauro antes de abrir o que quer que seja lá, continuamos com inúmeros edificios degradados e "abandonados" num centro histórico que se está a reerguer, temos um "mamarracho" a apodrecer onde era o hospital de s.marcos e um projecto do picoto que não sai do sitio.

Temos muitos defeitos, sim, mas não vamos cair no erro de deitar abaixo tudo o que temos de bom, só porque sim.
Os dos outros é que é bom...
Eu cá já passei por grande parte das grandes cidades deste país e não trocava Braga por nada. A Braga só falta ter mar porque de resto...

Nakamura

O Parque da Ponte é muito bonito e a recuperação foi boa - como disse.
Mas é de facto muito, muito pequeno (se ainda desse para esticar a área de contacto com a natureza até à zona das Camélias, com inclusão das infraestruturas desportivas e de diversão infantil aí existentes...).
É bom, mas muito pequeno! Resume-se a dar a volta ao laguinho  :(

Quanto à questão dos espaços verdes: para quem vive no meio da cidade e rodeado por uma selva de pedra é essencial para um mínimo de qualidade de vida (desporto, lazer, saúde, relaxamento, convívio com família, combate ao stress, refrescamento no verão, etc, etc, etc).

Se posso pegar no carro e ir para o Bom Jesus? Posso, e é o que tenho feito algumas vezes.
Mas não é a mesma coisa do que ter um Parque Urbano - no centro da cidade.
Não é a mesma coisa porque não é tão intuitivo (só a logística de ter que preparar tudo - carro, bicicleta, etc - para ir lá para cima, por um lado, bem como a necessidade de ter que se ter transporte - carro - por outro, desmotiva a maior parte das vezes - o que não aconteceria se tivéssemos aqui na cidade), onde fosse um ponto de encontro fácil com outras pessoas para conviver - é isso a qualidade de vida!
Basta imaginar um grupo de miúdos que se quer encontrar, fazer uns jogos improvisados, estar bem junto à natureza... como é que vão fazer para ir para o Bom Jesus, ou até mesmo para o Picoto? É melhor a situação actual em que ficam aí pelas entradas de uns prédios?
Não é cliché! Quem foi a cidades como Madrid ou Barcelona, sabe bem do que estou a falar - mas nem pedia tanto (!), pois sei que é outro campeonato.

É claro que se Braga tivesse mar ou um grande rio seria diferente! Concordo plenamente!
São áreas de natureza e de lazer que proporcionam naturalmente uma qualidade de vida significativamente acrescida.
Mas é precisamente por isso, por não ter mar ou rio, que Braga precisa acrescidamente de criar uma excelente área de convívio e de contacto com a natureza! Na cidade - e não na periferia!
(p.ex. estudei em Coimbra há 20 anos, e uma das coisas que mais mudou a cidade - e lhe veio trazer toda  uma nova qualidade de vida que não tinha - foi a requalificação como espaço verde de toda a margem do Mondego. E olhem que também aí não foi fácil, pois além do dinheiro, também tiveram que tirar dali coisas - algumas emblemáticas, como o recinto da "queima das fitas" ("queimódromo") que teve que ser passado para o outro lado do rio mondego, já na freguesia de Santa Clara. Mas teve que ser, apesar dos estudantes não gostarem... Fizeram muito bem)

E isto tem tudo a ver com a discussão deste tópico:
a afirmação de Braga, por contraponto  com os nossos vizinhos e a outras cidades portuguesas, tem que ter respaldo pela imagem que projecta a todos os títulos enquanto cidade!!

Com as suas infraestruturas, os seus eventos, as suas áreas de lazer de qualidade de vida, o seu urbanismo/turismo, o seu património arquitectónico e natural.
É isso que contribui para a sua afirmação!

E Braga tem cuidado muito pouco disso!
Braga deve promover-se como uma cidade com pólos de atração, com qualidade de vida, com dimensão e com infraestruturas.
Só assim pode aspirar a ser o pólo aglutinador e dinamizador de toda esta região do Minho que queremos ser!

Além dos exemplos que acima deixo para valorizar a cidade, deixo outra reflexão que seria de enorme impacto nacional e internacional:
Todos sabemos que Braga é uma cidade ímpar nos seus monumentos religiosos.
Mas muitos têm um enorme defeito: há muitas igrejas onde foi permitido construir (desde há séculos) encostadas aos templos, que lhes roubam todo o valor artístico, turístico e arquitectónico e são uma frustração para os turistas... :(

É pena, mas é um fenómeno muito de Braga: casas encostadas às igrejas, roubando-lhes o destaque e o valor artístico/arquitectónico.
Agora que está, está... Mas é pena!
Não dá para mexer em tudo, por isso deixo apenas uma grande esperança e pista para reflexão:

Conforme atrás defendi que era preciso destacar e volirizar devidamente o nosso Estádio, retirando da frente aquelas 2 ou 3 casas (mediante indemnização) e fazendo do estádio um grandioso ex-libris e pólo de atração de turistas... tenho outra ideia idêntica para a :

-Se virem os mapas do Sec.XVI (há um no Rossio da Sé, no muro, junto àqueles símbolos dos vários concelhos do distrito), a Sé estava em destaque no centro da cidade sózinha a toda a volta e com um largo à sua frente.
O que eu venho imaginando é isto: já imaginaram se Sua Eminência Arcebispo de Braga autorizasse que fosse transferido o Tesouro da Sé para outro edifício junto à Sé (por exemplo, um dos palacetes da rua que está logo em frente quem sai da Sé), permitindo que a Catedral ficasse outra vez destacada em todo o seu esplendor retirando aquele apêndice/edificado na Travessa do Cabido??
Transformar-se-ia definitivamente num enorme ex-libris nacional e internacional (podendo nós começá-lo a projectar verdadeiramente como rival do de Santiago de Compostela, senão pela arquitectura pelo menos como contraponto histórico e cultural)!

A ideia seria simplesmente deitar abaixo aqueles escassos edifícios que estão "colados" à Sé (é fácil identificá-los, é aquela parte pintada de branco que nada tem a ver com a Sé original e que se interpõe entre esta e a Rua do Souto) situados na Travessa do Cabido (é claro que ficaria sempre a Igreja da Misericórdia e até à parte dos claustros).
Obviamente, teria que ser devidamente estudado o que deveria/poderia ou não ser feito, mas que a Sé readquirisse o protagonismo e a visão de quem passa na Rua do Souto - e em toda a volta!

Acho que isso seria um projecto fabuloso para Braga! O nosso símbolo! Nacional e internacional!
Ainda com maior orgulho! Devolvido à sua dignidade e originalidade!

A Igreja como instituição altamente conservadora que é, irá provavelmente opor-se (pelo menos inicialmente) a mexer no que quer que seja! É sempre a primeira reação e mais fácil: "deixa estar"!
Mas se refletir bem e estudar a questão, vai ver que teria inúmeras vantagens disso!
A Igreja não se pode deixar parar e definhar no tempo: tem que ser uma igreja viva, que acompanha o seu tempo e se valoriza com ele!
A Sé e a Igreja de Braga veriam o seu papel reforçado como símbolo central de toda esta região.
Teriam o apoio político local e poderiam e deveriam fazer o que se faz em todas as catedrais por essa Europa fora: passar a cobrar uma taxa de entrada aos tristas! (não aos fiéis). É isso que se faz por essa Europa fora, a começar na vizinha Espanha.
Dinheiro esses para financiar as alterações e a própria obra social da Igreja!
Beneficiaria a Igreja e a cidade, com muito mais turistas decorrentes da projecção da Catedral.

Enfim, lembrei-me disso quando veio cá a Udinese e um grupo de italianos que passava por mim na Rua do Souto me perguntou onde era a Catedral. Quando eu lhes disse que era ali mesmo ao lado (tinham vindo da estação de combóios a pé, com um guia na mão, e procuravam à volta a Sé, encontrando-se ao lado da Travessa do Cabido) nem queriam acreditar...  :(
Mesmo dando-lhes o desconto de saber que em Itália as catedrais são colossais (quem lá esteve, sabe bem a distãncia a que estão das nossas), a verdade é que a importância da nossa catedral merecia outro destaque.

Seria o nosso grande símbolo (já é, está é abafada pelo edificado à volta que lhe retira o protagonismo e valor que deveria ter) e enorme pólo de atração - tal como o Estádio (em termos de obra moderna e nos moldes que acima referi - com outra entrada, outro impacto).

Quanto à Sé: tal mudança teria que obviamente ser primeiro estudada, e bem planeada com a Igreja.
Mas a própria Igreja, nomeadamente a de Braga, veria o seu património e importância exponencialmente valorizados com a projecção da Sé!
O poder local apenas deveria era disponibilizar-se a ajudar nessa mudança e restauração da importância, destaque e centralidade da Sé!

São os tais projectos que criariam verdadeiro impacto na imagem e projecção da cidade, nacional e internacionalmente - atraindo turistas, dinamizando a economia, e afirmando a cidade.
Tal como está hoje, temos que reconhecer que acaba por ser uma frustração e não estar à altura do que os turistas esperam apreciar, e conseguem - mesmo em cidades próximas.

Lá está, só com isto que acima referi:
1) se tivéssemos a Sé com a centralidade e destaque que deveria ter (espaço desimpedido em todo o seu redor e grande visibilidade - a maior que os estudos arquitectónicos conseguirem - a partir da Rua do Souto e fazendo mesmo a ligação arquitectónica com o Largo do Paço, do outro lado da Rua do Souto);

2) Um Estádio Municipal com a entrada que aquela obra merecia - imponente e sem aquelas 2 ou 3 casas à frente;

3) Um grande parque urbano dentro da cidade e de fácil acessibilidade para os moradores do seu núcleo urbano - espaço de convívio, de lazer, de contacto com a natureza, de qualidade paisagítica e arquitectónica (e, nestes moldes, já só vejo possível um grande parque destes em Lamaçães).

Imaginem a cidade e a projecção - nacional e internacional - que não conseguiríamos!!
Subiríamos vários patamares, mesmo para a escala europeia!
Era, na minha opinião, o que esta cidade merecia!

Assim, claro que nós bracarenses continuamos a usufruir das coisas boas da nossa cidade e a não a trocar por nada! Simplesmente não estamos a valorizar todo o seu potencial!

E a afirmá-la de forma inequívoca como grande e histórica cidade europeia, capital de toda esta região!  :)

ZT143

alguem tem a imagem de um biclubista no estadio da com a camisola da espanholada e cachecol do guimaraes?
SCB | ABC | HCB | Braga Warriors | Braga Rugby | CTB

DiogoEA

Quote from: ZT143 on 09 de July de 2013, 21:38
alguem tem a imagem de um biclubista no estadio da com a camisola da espanholada e cachecol do guimaraes?

Aqui tens. Usa-a bem ;D

Se for para uma discussão acerca de biclubistas para aqueles lados, tenho muitos outros tesourinhos, já vivo prevenido para quando entro numa dessas...

enormeBRAGA

Quote from: Nakamura on 02 de July de 2013, 12:37

Nakamura, estou totalmente de acordo como que escreves, faz falta à cidade, muita falta esse protagonismo que alguns monumentos históricos, não só a Sé, deveriam ter, dou-te como exemplo o Palácio do Raio, que ficou ali entalado, junto à Fonte do Ídolo

Em relação a um parque, ou uma área "verde", que tal aproveitar aquele parque de estacionamento anexo ao complexo da rodovia, onde está a Ass. de Futebol de Braga, e várias associações, naquelas casinhas que se estendem até à Repsol? Há ali muito espaço abandonado, que, juntamente com o parque de estacionamento, ainda que não sendo muito extenso, daria perfeitamente para construir uma zona verde ampla, e bastante central.
Fica a ideia...
#VãoTerDeContarConnosco

Kriticus

Quote from: Diogo-scb on 09 de July de 2013, 22:18
Quote from: ZT143 on 09 de July de 2013, 21:38

Aqui tens. Usa-a bem ;D

Se for para uma discussão acerca de biclubistas para aqueles lados, tenho muitos outros tesourinhos, já vivo prevenido para quando entro numa dessas...

Partilha, Diogo ;D

Aquiles

Não percebo...
Este tópico não pertence a este Forum, pelo menos na minha opinião.

ZT143

partilha ai para um gajo rir-se
SCB | ABC | HCB | Braga Warriors | Braga Rugby | CTB

Legião

Notícia relativa ao nascimento de Portugal:

Notícia relativa ao nascimento de Afonso Henriques:

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

barinho

Mais uma prova de que a CS gosta muito de lamber as botas a estes gajos...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=418165

Legião

Quote from: barinho on 30 de July de 2013, 11:51

É mais um reforço do el mito, mas temos de lhe tirar o chapéu porque fazem-no bem, pena nós (Clube) que até não precisávamos de inventar, não sabermos potenciar dignamente o apoio dos nossos adeptos e a forma como acompanhamos o clube pois isso traria ainda mais gente para junto do Braga.
Se para eles terem 3000 bilhetes vendidos, com preços que começam nos 5 euros para uma final, que decorre em Aveiro, é algo de extraordinário... não percebo como com 8000 lugares anuais vendidos é muito bom se no ano passado disseram que tinham 13 000, não percebo como vão chegar ao final de Agosto com 30 000 sócios se neste momento têm cerca de 26 000?...
Enfim muita areia para os olhos, já é normal nas pré-épocas, nesta fase de venda de lugares anuais saírem noticias destas em relação ao Guimarães, a isto chama-se estratégia. Porque será que este Pedro Manuel Couto decidiu escrever este texto, o que o moveu? Talvez fosse bom perceber estas coisas... Nós que contratamos jornalistas para o dep. de comunicação nada, ainda por cima somos sempre entalados pelos media... dep. de marketing já nem sei se existe com as mudanças recentes na estrutura... acorda Braga!
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Edu_scb

Até no estrangeiro os espanhóis são vistos como a equipa mais conhecida por de trás dos três grandes...

http://todosobrecamisetas.blogspot.pt/2013/07/camisolas-nike-do-vitoria-de-guimaraes.html

É triste...
De punhos cerrados não se pode apertar a mão a ninguém.
FORÇA BRAGA!!!!!!

RibeiroSCB

wtv, vcs dao tanta importância a *****...

krugger

O Forum é livre e so le quem quer, mas sinceramente estão a dar importancia a mais a Guimarães, eles que sejam o que quiserem, se a historia esta mal contada esta visto que nng quer revela.... pá ca**** no assunto, é dar-lhes a importancia que nao têm....

Vasco Soares

Quote from: barinho on 30 de July de 2013, 11:51

É um facto, o que dizes barinho, mas quem souber ler, a propria noticia contradiz-se a ela propria.
Senao vejamos, dizem que tem 27 mil socios, e 8300 cadeiras anuais vendidas, ora menos de um terço do numero de socios é que tem cadeira, nao vejo onde esteja o tal amor incondicional, o tal fervor clubista.
Menos de 1 em cada 3 tem lugar anual, grande coisa diria eu e qualquer pessoa de bom senso...

jaimec

Quote from: Edu_scb on 30 de July de 2013, 12:48
Até no estrangeiro os espanhóis são vistos como a equipa mais conhecida por de trás dos três grandes...

http://todosobrecamisetas.blogspot.pt/2013/07/camisolas-nike-do-vitoria-de-guimaraes.html

É triste...

Não me digas que estiveste congelado desde 1980 e escreveste isto sem te informares muito... Juízo !

BRAGA FOREVER

O Guimarães é passado...Nunca mais será um clube de referência a nível de resultados desportivos.

Não percam tempo no nosso fórum a falar de clubes de 2ª linha do futebol Português.

Falemos dos 3 estarolas que são realmente os nossos directos adversários para os objectivos deste campeonato.

O ORGULHO DO MINHO SOMOS NÓS!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

barinho

Não pus o link para dar importância aos espanhois.Foi para demonstrar mais uma vez como a CS lhes lambe as botas duma forma descarada,enquanto que a nós nos ignora.Praticamente não houve destaque quando chegamos a 30 mil sócios,eles vão quase em 27 mil e dizem que no espaço dum mês devem chegar aos 30 mil.Como?!Nós podemos levar milhares a jogos fora,eles numa semana vendem 3 mil para uma final e já são espectaculares.Eles vendem 8 mil e tal cadeiras são fantásticos,nós vendemos 10 mil não se diz nada.Curioso é que ainda há umas semanas tinha lido noutro jornal que a venda não estava a ir muito bem porque no mesmo espaço de tempo tinha-se vendido menos 1000 cadeiras que no ano passado...

Eskol

Quote from: BRAGA FOREVER on 30 de July de 2013, 14:22
O Guimarães é passado...Nunca mais será um clube de referência a nível de resultados desportivos.

Não percam tempo no nosso fórum a falar de clubes de 2ª linha do futebol Português.

Falemos dos 3 estarolas que são realmente os nossos directos adversários para os objectivos deste campeonato.

O ORGULHO DO MINHO SOMOS NÓS!

3 estarolas? acho que é mais 2,5 estarolas (Se é que me entendes....)