News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

APITO DOURADO...

Started by Pé Ligeiro, 23 de May de 2006, 11:34

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

(continuação1)

JORGE COSTA

"PRESSÃO JUNTO DA CÂMARA"

Jorge Costa, secretário de Estado das Obras Públicas do XV Governo Constitucional, presidido por Durão Barroso, recebeu vários telefonemas de Valentim Loureiro. No dia 23 de Dezembro de 2003, o major ligou-lhe, questionando-o sobre a adjudicação da Estrada Nacional 222, em Gaia. A 26 de Fevereiro de 2004, Valentim passa o telemóvel ao filho João Loureiro para este falar ao governante sobre a possibilidade de o Inatel, instituição do Estado, ceder terrenos à Câmara do Porto, que por sua vez os cederia ao Boavista. Um plano para pagar o novo estádio do Bessa e verbas na ordens dos 14 milhões de euros.

Jorge Costa (JC) - Estou!

Valentim Loureiro (VL) - Estou!

JC: Olá!

VL - Então o meu amigo?, o que é que está a fazer?

JC - Vou apresentar cumprimentos ao primeiro-ministro, agora!

VL - Olha que bonito!

(...)

VL - E lá a tal 222?, como é que ficou? Não sabe?

JC - Ainda não está concluído a análise!

VL - Ãh?!

JC - Estão a tratar da análise das propostas!

VL - Ah!, ainda estão...!

E! Estão, estão! Estão!

VL - Fartaram-se de me chatear com isso!

JC - ...(imperceptível)...

VL - Veja lá isso, então! Depois falamos, amanhã ou depois!

JC - Está! OK!

VL - Um abraço!

JC - Um abraço!

(.....)

Jorge Costa (JC) - Eu, entretanto falei com o... já agora... com o secretário de Estado do Trabalho... e ele disse-me...

João Loureiro (JL) - Sim...

JC -... que já tem uma solução engendrada com a Câmara do Porto.

JL - Tem duas soluções...

JC - É...

JL - ...que já me foi presente pelo Ribeirinho...

JC - É....

JL - ... Depois, você, se quiser, até fale com o Ribeirinho, que... mas eu, assim, basicamente, digo-lhe o que é... é uma de duas... situações: ou... eh... a Câmara do Porto... ou o INATEL cede os... terrenos... à Câmara do Porto... eh... e a Câmara do Porto... eh... depois, cede-os ao Boavista, com a obrigatoriedade de o Boavista... eh... fazer lá... enfim... os melhoramentos desportivos e de conceder dez por cento da capacidade construtiva ao... ao INATEL... não... não é nada de especial... é uma coisa... eh... julgo que relativamente justa, ou a Câmara do Porto expropria os terrenos, cede-os ao Boavista, e depois, o Boavista tem que pagar à Câmara do Porto o equivalente.

JC - Hum, hum...

JL - ... ao valor da expropriação. Também...

JC - hum, hum...

JL - Pronto. Eu só não disse que sim nem que não.

JC - É preciso...

JL- ... porque eu gostava de saber o valor.

JC -... é saber qual é o valor da expropriação.

JL - É exactamente!

JC - Exactamente!

JL - Exactamemte!

JC - Claro! Está bem.

JL - Mas está bem encaminhado! Isto está bem encaminhado.

JC - É.. é... ele disse-me isso... eu... eu estive com ele, na semana passada, para aí na quarta ou quinta-feira, e ele disse-me que... que isso estava bem encaminhado... que ele já tinha... tinha estado... até tinha estado lá com o vereador da Câmara do Porto e tinham estado a discutir a solução.

JL - Eu, entretanto, estive... eh ... estive... tenho estado em reuniões com a SOMAGO, vou ter mais uma, agora, salvo erro, terça-feira... e, mais ou menos, o que lhes estou a propor... eh... é o seguinte, e com isso, pelos meus cálculos... eh... nós... eh... pagamos... acabamos de pagar o Estádio. Na íntegra. Portanto... nós temos que quantificar o valor global da obra... nós vamos puxar o máximo que pudermos, eles vão puxar para eles... pronto! Há-de dar um número qualquer.

JC - Hum, hum...

JL - ... Eh... que dá, para já... para já! - eu espero ainda, aumentar - mas, com a capacidade actual, já dá dois... dois milhões de euros... e...q...o... fazemos também um contrato de promessa de cedência do... lote que vai... que faz parte daquela reclamação que fizemos ao PDM, de construção ali, nos... nos campos de treinos...

JC - Hum, hum....

JL - ... que dará, sensivelmente, - eu já fixei com eles o preço, 100 contos o metro quadrado, - dará, sensivelmente, cinco milhões de euros. Pronto. Dois e cinco, sete. Eh... com aquilo que ainda lhes vamos entregar do... e que é real... do topo Sul, e não sei quê (...) que mais...

JC- Exacto...

JL-... uma série de outras merdas, pá... pronto, dá mais valor. Ficará a faltar, no fim, sensivelmente, à volta de 14 milhões de euros. (Pausa). Se, aquilo lá em baixo, der esse valor, está pago!.

JC - Hum, hum... hum... Claro.

JL - Agora, o que eu quero fazer com eles - e ... e eles estão a estudar, - é, já num documento, fazer um acordo final, com valor da obra... ah! E entretanto... portanto... fazíamos esses dois contratos- promessa e fazíamos o aceite de letras... de letras, de garantia - portanto, não é para eles irem descontar -, de garantia, relativamente ao remanescente...

JC - Hum, hum...

JL -... e depois, essas letras eram-nos devolvidas... quando... eh... se chegasse... (imperceptível)...

JC - A fazer a escritura definitiva.

JL - ... pelo valor daquela parte do sinal...

JC - Exactamente...

JL - ... está a ver?

JC - Hum, hum.... hum, hum...

JL - Conclusão: ficamos com isto pago, e depois, depende... da nossa capacidade de implementar, ou não, as soluções... pronto. Mas isto era óptimo, porquê? Porque eu, com este documento... depois, esse documento serve como... como pressão, junto da Câmara, para nos autorizarem construção que dê para pagar o...

JC- Exactamente...

JL - ... Está a ver?

JC - Exactamente.

ALFREDO SOBRAL

"O SENHOR É UM BUROCRATA"

Nas chamadas telefónicas interceptadas pela PJ, há uma - registada no dia 25 de Fevereiro de 2004, às 17.00 horas – em que Valentim Loureiro levanta voz para um funcionário da Direcção Geral das Pescas, Alfredo Sobral. Em causa a selagem de uma câmara frigorífica, que o major pretende evitar.

Voz feminina - Direcção Geral das Pescas, boa tarde!

Valentim Loureiro - Estou! Ligue-me ao Sr... ao Sr. Dr., faz favor! Ao Dr. ... - como é que se chama? - ...Sobral, Sobral!

Voz feminina - Está bem, está bem!

(Alfredo) Sobral (S) - Estou, estou!

VL - Sim!

S - Estou, Sr. Major! Como está?

VL - Ó Sr. Dr., já recebeu aí o tal relatório?

S: O relatório do IGAI ... (dirigindo-se a terceiro: pergunte-me ali se está ali o relatório... - imperceptível-)

VL - Mas, agora, há aqui outra coisa relativamente àquilo que o senhor mandou!

S - Diga, diga!

VL - É que aqui diz assim: "Os representantes do IDICT e da Autoridade de Saúde sugerem"!

S: Não! Se o senhor vir...

VL: Não há aqui nenhuma ordem!

S - Não! No fax que eu lhe mandei...

VL - No fax que o senhor me mandou... - ora pegue lá, se faz favor, se o tiver aí à mão! - ...

S - Estou! Tenho aqui sim...

VL- Então, o que é que diz?

S - "No seguimento do nosso telefonema e para que possa analisar, junto envio a cópia do Auto de Vistoria, 14 ..., onde da parte do IDICT e da Autoridade..."...

VL - Não, mas... mas leia o relatório... o relatório que foi feito pelos representantes do IDICT e do Aut...

S - "Os representantes da Autoridade de Saúde sugerem..."

VL - Sugerem!

S - Exactamente!

VL -Mas o que são sugestões?! Não são ordens!!!

S - Ó...ó...ó Sr. Major,...

VL - Desculpe lá! Ó Dr., desculpe lá!

S - Ouça, mas...

VL - Desculpe lá, ...isto é urna sugestão!

S - Sim...

VL - Não é uma ordem para fazer num prazo tal!!! Desculpe lá!

(...)

VL - Tem alguma ordem de prazo?! Mande-ma, se faz favor! Se tem, mande-ma, pá, que eu não tenho aqui, pá! Eu ... - ouça! - ...eu admito perfeitamente que aqui não estejam a cumprir! E, se não estiverem, a razão é vossa! Mas, perante isto, não me parece!

S - Não sei, já... isso já é...

VL- Não sabe, porra???!!! Então o Dr. está aí e não sabe, *****???!!!

S - Já... já é uma questão de...de...de...de entendimento jurídico, não é?

VL - Entendimento jurídico, o quê???!!! Uma sugestão???!!!

S - Ó Sr ó Sr. Major, ...espere aí espere aí! Desculpe-me lá, eu mandei-lhe a folha dois e três, falta a... Na última folha,

VL - Ora, um momento!

S - Veja-me a última folha desse Auto!

VL - Ora, aqui está: "Os representantes não sei o quê..." ...e depois?

S - Sim, sim, mas, na última folha,...

VL - Qual última folha?

S - ...na última, antes das assinaturas, na folha dez, dez...

VL - Dez, dez...

S - Não está aí no Auto que lhe mandei...

VL - (Dirigindo-se a terceiro: Folha dez, dez, pá!) ...Não me mandaram dez, dez! Tenho nove, dez; oito, dez; ... (Dirigindo-se a terceiros: Ora, vê lá se está aí alguma dez, dez!)

S - Dez, dez!

VL - dez, dez... não está aqui nenhuma, pá!

S -Ó Sr. Major,

VL - Isto foi o que veio!

S: Não, não, que eu, agora, mandei-Ihe só a oito e nove, onde está feita a referência a esses...

VL: Pronto! Então, mande-me lá a dez, dez, pá!

S - A dez/dez diz assim, no último parágrafo,: 'No que respeita às anomalias...

VL - Mas mande-ma, se faz favor, então, também!

S - ...apontadas...

VL - Mas diga lá, então, o que é que diz na última, dez, dez!

S -... "No que respeita às restantes anomalias apontadas, que visam a melhor das condições estruturais, face à natureza e dimensão...

VL - Sim...

S - ...bem como do estado físico das câmaras frigoríficas...

VL: Sim...

S - ... de conservação de congelados, é entendimento dos peritos poder vir a ser concedido...

VL - Poder vir!

S - .. um prazo até trinta de Março de dois mil e três, para apresentar à Entidade Coordenadora o respectivo projecto das alterações."

VL - Poder! Mas aí não... não... não manda, pá! Desculpe lá, pá!

S - Ó Sr. Major,...

VL - Desculpe lá! Aí não está dado nenhum prazo para isto! Mas ó...ó...ó Dr., desculpe lá, *****! O senhor sabe ler, eu também! Não é preciso sermos juristas! Não há aqui, que eu saiba, nenhuma ordem concreta: "Até tan- tos do tal, isto tem que estar feito, sob pena de... "!

S - Pois mas isso...

VL - Como?!

S - ...repare...no...na...em...em sede...em sede de...de...de uma vistoria, o procedimento que se costuma ter é assim! Depois, a Entidade Coordenadora é que lhe vem a definir um prazo de...

VL - Ó Dr., mas onde é que há alguém que tenha definido o prazo?! Desculpe lá, mostre-me isso, para eu ter a ...para vos dar razão, pá!

S -... ... Sr. Major,...

VL - Eu quero-vos dar razão, pá, mas...mas tem que me dar documentos! Se não me der documentos, como é que eu lhe dou razão???!!! Mas mande lá...a dez, dez! Isso aí não determina nada. Desculpe lá, pá!

S - ... Repare que... a única coisa que há, por essa ordem de ideias, nem deviam ter marcado a vistoria! Nem deviam ter mandado...

VL - Ò... ó... ó... ó Sr. Dr., ... ó Sr. Dr., eu também mando fazer vistorias, *****, pá!!!

S - Eu sei que sim...

VL - E a gente, para fazer vistorias, tem que dar um prazo!!!

S - Exacto...

VL - (gritando): Tem que dar um prazo, findo o qual... - ouça! - (...)

S - Mas, ó Sr. Major, não... a fábrica não foi encerrada, a única coisa que...

VL (gritando) - Não, o quê?! O senhor encerrou os frigoríficos, como é que trabalham???!!! O peixe está lá todo dentro!

S - Não, ainda tem muito aqui no coiso ... segundo me disseram,...

VL - Tem muito aonde???!!!

S - ...ainda tinha muito peixe aqui! Da outra vez, transferiram ainda estavam a trabalhar com o peixe da 'Frigomato"!

(...)

VL (gritando) - Ó...ó...ó Dr., mas aqui pode perigar???!!! Mas... - dá-me licença?! - ...mas pode perigar ...uma ***** que está a funcionar mal há um ano e tal e que vocês não deram uma data limite para reparar???!!! Pode perigar???!!!

(...)

VL (gritando) - Eu digo-lhe esta ***** à sua frente, à frente do Secretário de

Estado, do Ministro e do primeiro-ministro! O senhor é urn burocrata!

S - Ò Sr. Major,

VL (gritando) - O senhor não está a perceber o que eu lhe estou a dizer, *****!

S - Não estou a perceber, não.

(...)

VL (gritando) - O senhor é uma *****, que não devia estar nesse lugar!... porque... sabe porquê?, porque o senhor não tem cabeça para pensar!

(...)

S - ...mas sem cabeça, continuo a ser educado com o senhor!

(...)

VL (gritando): OIhe, vá bardamerda, que não estou para o aturar!

(...)

S - Está a ver...? Mas, apesar disso, sou educado

VL - (dirigindo-se a terceiro) : Vá chatear o *****!!! Quern é este gajo, pá?!

Voz masculina - É ...um merdilheiro qualquer. (...)

IN CM

Até Jorge Costa andava metido nisto! ;)

(CONTINUA)
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

(continuação 2)

JOÃO MOURA

"O MEU NOME É UOF MEI"

No dia 17 de Abril de 2004, às 19.20 horas, Valentim Loureiro fez-se passar por um cidadão de raça negra, recém chegado da África do Sul quando telefonou a João Moura, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto e promotor imobiliário.

João Moura - Estou?

Valentim Loureiro - Boa tarde.

JM - Boa tarde.

VL - Se pode ver um... ... urm apartamento?

JM - Como?

VM - Se pode ver um apartamento ... na neste prédio aqui na ... na Circunvalação?

JM - Se pode ver?

VL - Sim.

JM - Pode!

VL - 0 senhor tem apartamento ainda, para venda... disponível?

JM - Tenho. tenho

VL - Ah! Estou chegando da África do Sul ... eu queria investir aí num... ... numa meia dúzia.

JM- Pronto

VL - Para investimento...

JM - Para investimento. Então, tenho aqui.

JM - Pronto, o senhor, se desse aqui urna saltadazinha à Areosa, nós falávamos um bocadinho e eu ... dava-se uma ligadela e via-se...

VL - Pois ... eh ... eu sou de raça negra!

JM -Como?

VL- E ... sou de raça negra!

JM - Ah! Não faz m... e ... pois

VL - Não sei se ... já tive para comprar e depois ... eu não quero criar problema, não é?

SM - Não, não, não!

VL - E... portanto, não queria ir e depois... eh ... o prédio é do senhor rnesmo?

JM - E sim.

VL - Ai é seu mesmo...

JM -E.

VL - ... propriedade sua. Sim. Disseram-me que era do Presidente da Câmara...

SM - Como?

VL - Disseram-me que era do Presidente da Câmara!

SM - Não. É do Presidente da Junta de Rio Tinto.

VL - Ai, da Junta!!

(Conversa sem interesse)

JM - Pronto. 0 senhor marca uma hora, nem que seja às ... nem que seja as oito horas da manhã!

VL - Sete horas da manhã, eu era capaz de estar lá no ... naquele (?Stand) que o senhor tem na frente, hã?

JM - Sete horas da manhã?

VL - Sim senhor.

JM - Pronto! Eu estou às sete horas da manhã.

VL - Ok. Então é Uof Mei, o meu nome.

JM-Como?

VL - Uof Mei.

EX-GOVERNANTES DEFENDEM-SE: AS EXPLICAÇÕES DOS POLÍTICOS ESCUTADOS

ALFREDO SOBRAL: MAJOR TEVE DE PEDIR DESCULPAS POR ESCRITO

Alfredo Sobral, que hoje em dia trabalha na direcção dos Serviços Veterinários do Norte, disse ao CM que não queria prestar qualquer declaração sobre a conversa que teve com Valentim Loureiro.

O CM sabe, no entanto, que Alfredo Sobral avançou com uma queixa por difamação contra o Major. Julgado no Tribunal de Matosinhos, em 2005, Valentim foi obrigado a pedir desculpas por escrito a Alfredo Sobral, tendo ainda de pagar uma indemnização de 3750 euros, verba que foi entregue à instituição Caminho, de Matosinhos.

JOÃO MOURA: "NÃO COMPROU NENHUM APARTAMENTO"

João Moura já não é presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto. "O PSD perdeu por 200 e tal votos para o Bloco de Esquerda. Agora pertenço à assembleia de freguesia", disse ontem ao CM. Sobre a conversa com Uof Mei (Valentim Loureiro) assegura que na altura não se apercebeu de que do outro lado da linha estava Valentim Loureiro, de quem se diz "muito amigo". "Mais tarde ele disse-me que tinha feito uma brincadeira. E não me comprou nenhum apartamento", acrescentou João Moura.

MIGUEL RELVAS: "ESTOU DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA"

Miguel Relvas, actual deputado do PSD, assegurou estar de "consciência tranquila". "As escutas já foram publicadas noutros jornais. Nessas escutas apareço como membro do Governo a dizer que a lei deve ser cumprida. Mais, estão em causas processos arquivados em que nunca fui ouvido, nem como testemunha nem como nada. Por isso, repito, estou de consciência tranquila", acrescentou.

HERMÍNIO LOUREIRO: "NUNCA FUI OUVIDO"

Hermínio Loureiro, actual presidente da Liga, tem uma "vaga ideia" da conversa que teve com Valentim Loureiro em Novembro de 2003, quando exercia o cargo de secretário de Estado do Desporto: "O que posso dizer... que nunca fui ouvido no processo. E que o Major Valentim Loureiro, como presidente da Liga, ligou-me várias vezes para tratar de assuntos relativos ao futebol profissional. Não entendi essas conversas como forma de pressão. Foram perfeitamente normais."

JORGE COSTA: "NUNCA FUI OUVIDO SOBRE ESSAS MATÉRIAS"

Jorge Costa, actual deputado do PSD, disse ao CM que não se lembrava das conversas que teve com Valentim Loureiro quando exerceu o cargo de secretário de Estado das Obras Públicas (Dezembro de 2003): "Nunca fui ouvido em circunstância alguma relativamente a essas matérias."

JOSÉ LUÍS ARNAUT: "FICOU PROVADO QUE NADA FIZ DE ILEGÍTIMO"

José Luís Arnaut, actual deputado do PSD, assegurou que nunca deu andamento aos pedidos de Valentim Loureiro em relação ao empréstimo da Caixa Geral de Depósitos a Sousa Cintra: "O que se provou neste processo foi que nada fiz de ilegítimo, embora tenha respondido aos telefonemas com simpatia e cortesia. Por isso, estou de consciência tranquila. Mais, a Caixa já desmentiu qualquer contacto meu e também nunca aconteceu nenhum pedido de empréstimo."

CRONOLOGIA DO PROCESSO

24/01/2004

Na véspera de um jogo do Porto com o Estrela da Amadora, Pinto da Costa e António Araújo são escutados a falar de 'fruta' (prostitutas) para dar ao árbitro Jacinto Paixão.

20/04/2004

É desencadeada, no Porto, a operação 'Apito Dourado'. São detidas 16 pessoas, dirigentes e árbitros de futebol, entre as quais o Major Valentim Loureiro e Pinto de Sousa.

02/12/2004

Buscas na casa de Pinto da Costa e na SAD do Porto. O empresário António Araújo e os árbitros Augusto Duarte, Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado são detidos.

07/12/2004

Pinto da Costa é interrogado no Tribunal de Gondomar, depois de se ter apresentado à juíza de instrução, e sai em liberdade após pagar uma caução de 200 mil euros.

25/01/2005

O vereador do PS de Gondomar, Ricardo Bexiga, é violentamente agredido por encapuzados, no Porto. Dois dias depois apresenta queixa na PJ contra desconhecidos.

05/04/2005

A PJ do Porto conclui a investigação da operação 'Apito Dourado' e remete o processo para o Ministério Público de Gondomar. O caso é entregue ao procurador Carlos Teixeira.

31/01/06

Ministério Público acusa 27 arguidos no processo de Gondomar e extrai 81 certidões que são remetidas a diversas comarcas. Valentim Loureiro e Pinto de Sousa são acusados.

20/04/2006

O Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto arquiva o caso das prostitutas, que envolve Pinto da Costa e o árbitro Jacinto Paixão no âmbito do jogo Porto vs Estrela.

14/09/06

É divulgado o parecer elaborado pelo constitucionalista Gomes Canotilho, a pedido da defesa dos arguidos, que considera inconstitucional a legislação sobre corrupção no desporto.

07/12/2006

A publicação do livro 'Eu, Carolina', da autoria da ex-companheira de Pinto da Costa, ressuscita o caso 'Apito Dourado' ao revelar novos dados sobre o processo.

14/12/2006

O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, nomeia Maria José Morgado como coordenadora do caso 'Apito Dourado', com poderes para reabrir processos.

09/01/2007

Carolina Salgado é ouvida pela primeira vez pela procuradora Maria José Morgado. A ex-companheira de Pinto da Costa confirma as acusações reveladas no livro.

16/01/2007

Maria José Morgado decide reabrir o processo que envolve Pinto da Costa e o árbitro Jacinto Paixão. Após reclamação, Pinto Monteiro confirma a decisão da procuradora.

30/01/2007

Carolina Salgado é interrogada durante duas horas no Tribunal de Vila Nova de Gaia no âmbito de um dos vários processos que a opõem a Jorge Nuno Pinto da Costa.

31/01/2007

Termina a fase de instrução do processo de Gondomar. Após o debate instrutório, o juiz Pedro Miguel Vieira marca para 6 de Março a divulgação do despacho de pronúncia.

05/02/2007

O procurador-geral da República considera que a nomeação de Maria José Morgado está a gerar um "efeito em cadeia" no combate à corrupção e exige resultados até ao final do ano.

10/02/2007

O árbitro Jacinto Paixão e o seu assistente, José Chilrito, são interrogados pela PJ. Sob suspeita está o jogo Boavista vs Estrela da Amadora na época 2003/04.

14/02/2007

Maria José Morgado revela que os inquéritos do 'Apito Dourado' sobre corrupção desportiva vão estar concluídos até ao final do mês de Maio.

06/03/2007

O juiz Pedro Miguel Vieira decide que 24 arguidos do processo de Gondomar vão a julgamento. Valentim Loureiro, Pinto de Sousa e José Luís Oliveira são pronunciados.

08/03/2007

O líder da claque dos Super Dragões, Fernando Madureira, é constituído arguido no âmbito do processo 'Apito Dourado' por suspeita de envolvi-mento nas agressões a Bexiga.

12/03/2007

Pinto da Costa, acusado por Salgado de ser o mandante das agressões a Ricardo Bexiga, é ouvido pela equipa de Morgado e constituído arguido.

IN CM
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pedro-SCB

Quote from: Ferreira-Braga on 14 de April de 2007, 20:20

JORGE COSTA

"PRESSÃO JUNTO DA CÂMARA"

Jorge Costa, secretário de Estado das Obras Públicas do XV Governo Constitucional, presidido por Durão Barroso, recebeu vários telefonemas de Valentim Loureiro. No dia 23 de Dezembro de 2003, o major ligou-lhe, questionando-o sobre a adjudicação da Estrada Nacional 222, em Gaia. A 26 de Fevereiro de 2004, Valentim passa o telemóvel ao filho João Loureiro para este falar ao governante sobre a possibilidade de o Inatel, instituição do Estado, ceder terrenos à Câmara do Porto, que por sua vez os cederia ao Boavista. Um plano para pagar o novo estádio do Bessa e verbas na ordens dos 14 milhões de euros.

Até Jorge Costa andava metido nisto! ;)

(CONTINUA)

Era este o Jorge Costa! ;)

Pé Ligeiro

Operação 'Apito Dourado': Magistrados nas escutas
Polícia e juízes pediam favores

Valentim Loureiro e Pinto da Costa faziam questão de manter uma boa relação com magistrados e polícias que mais tarde poderiam ser "úteis" noutro tipo de circunstâncias.

A maioria das situações detectadas nas escutas telefónicas no âmbito do processo Apito Dourado passam mesmo pela oferta de bilhetes para jogos internacionais, que o magistrado Carlos Teixeira considerou configurarem o crime de corrupção e serem passíveis de infracção disciplinar no caso dos magistrados que solicitaram as ofertas.

Outras há que não deram origem a qualquer extracção de certidão criminal, por nem sequer se ter determinado quem eram os envolvidos. No entanto, fica claro como se processava algumas teias de favores. Exemplo disso é uma conversa entre Pinto da Costa e o empresário Jorge Mendes, onde o dirigente portista pede ao segundo para arranjar um clube da 2.ª divisão para um guarda-redes que eles próprios consideram não ser especialmente dotado.

O motivo, no entanto, é claro: Pinto da Costa quer que o empresário faça o favor ao irmão do jogador, comissário da PSP de Gaia, cujo cargo, segundo Pinto da Costa, "tem sempre interesse".

Dois dos magistrados envolvidos nesta situação (pedido de bilhetes) são Antero Luís, na altura juiz de 1.ª instância, actualmente director do SIS, e Madeira Pinto, juiz desembargador da Relação do Porto e à data magistrado do Tribunal de Menores.

Segundo as escutas, que deram origem a uma das certidões, Antero Luís pretenderia bilhetes para a inauguração do Estádio da Luz, enquanto Madeira Pinto queria assistir ao encontro Porto-Manchester. Os pedidos foram feitos através do advogado Lourenço Pinto e tiveram como interlocutores Valentim Loureiro e Pinto da Costa. Lourenço Pinto garantiu que os bilhetes foram pagos.

Houve também um caso investigado pelas autoridades que dizia respeito a um contrato de trabalho do filho do juiz Costa Mortágua, celebrado com a Câmara de Gondomar. O contrato chegou a ser apreendido durante uma busca à autarquia, mas as autoridades não conseguiram demonstrar que tinha havido tráfico de influências.

JUIZ COSTA MORTÁGUA

"ESSE NÃO PODE SER, QUE ESSE É SPORTINGUISTA"

Valentim Loureiro liga ao presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, o juiz Costa Mortágua, a propósito de declarações prestadas por Dias da Cunha. O magistrado dá-lhe conta de que as afirmações de Saldanha Sanches que também merecem participação e acaba a prometer abrir um inquérito ao dirigente do Sporting e arranjar um colega que não seja sportinguista.

Costa Mortágua (CM) - ...em directo...que...os grandes clubes..ele disse, à cabeça, que os grandes responsáveis pela corrupção, pelo que está mal no futebol, - aquelas merdas todas, aqueles chavões! - que eram os dois nomes: Gilberto Madaíl e Valentim Loureiro! Exactamente assim, pá!!

Valentim Loureiro (VL) - Não me diga que isso, também tem que se fazer uma participação para a...criminal, ou não?!

CM: – Essa... essa... essa é que sim. Essa, eu chamei a atenção disso ao Madaíl.

VL: O senhor é da área, porra! O que é que lhe parece? Hã?

CM - Eu chamei a atenção ao Madaíl, que me disse...que ia..tentar obter a cassete. Eu ontem falei com ele...falei com ele...ele vai hoje à Suíça, mas segunda-feira vamos aí faze...vou tentar, pá!... não deixar esfriar isto...

VL - Para ele coisa, e... e transcreve-a?...Para ele

CM - E porque...essa é que fala mesmo com os...vem com os nomes à cabeça! Está a ver... o Saldanha Sanches é um fiscalista, não percebe nada de futebol, pá...e, chega ali, debita um ódio terrível em cinco minutos, pá...

VL - Quê? Os responsáveis são A e B! Prontos! Come também.

CM - A e B! À cabeça! Nomes e tudo!

VL - Come também!

CM - É que não é o Presid... é: Gilberto Madaíl e Valentim Loureiro. Quer dizer... cidadãos...

VL -Nós é que somos os responsáveis?...

CM - Exactamente! Oh pá, não pode ser!

VL - Tem que dizer porquê!

CM - Pá! Evidente, pá! É evidente! (...) Eu disse ao Madaíl para arranjar a cassete da SIC, pá... porque essa é fundamental, está lá o nome... os dois nomes e... eh pá, eu fiquei... eu fiquei... achei aquilo horrível.

VL: - Está bem. OK. Mas, ouça: essa, se for, ´é... é... participação, nem é preciso falar... é pumba!

CM - Pumba! Essa é directa, pá!

VL - Percebe? Pumba! (risos)

CM - Essa é directo!

VL - O resto é conversa...

CM - Eh... qua... não diga nada que...

VL - Não, não, não!

CM - Diga... Não! Diga que... diga que vai mandar para o Conselho de Justiça, e tal, não faça considerações, porque eu, na próxima reunião...

VL - Sim...

CM - Vou... vou mandar... abrir um inquérito..

VL - É...

CM - ... e vou pôr um colega a ouvi-lo.

VL - Sim, sim! Eu tenho lá um gajo bom, pá! Aquele gajo que conseguiu engavetar o Pimenta!

CM - Sim. Mas esse não pode ser, que esse é sportinguista.

VL - Ai é?

CM - Pois. Porque eles também não têm tempo, e tal. Simplesmente, eu vou tentar pôr outro... outro gajo, sem ser ele...

VL - Sim... sim...

JORGE MENDES

"O GAJO É LÁ DA POLÍCIA, EM GAIA, TEM ALGUM INTERESSE"

Pinto da Costa pediu ao empresário para 'observar' um guarda-redes, que um comissário da Polícia de Gaia lhe pediu para contratar. O empresário diz que o jogador não é para o Porto, mas o dirigente insiste, e aproveita também para tentar saber se o polícia tem algum interesse.

Pinto da Costa (PC) - Olhe uma coisa... você conhece? ... aquele jogador, um gajo chamado Colaço, que é guarda-redes do Fão...? Sabe quem é?

Jorge Mendes (JM) - Ó pá, aquilo é da zona lá do Carlos... é da zona dele... é capaz... ele mora ali ao pé, como ele vê muito essa equipa... mas eu posso perguntar!

PC - Pergunte só...

JM- ... Não lhe vou dizer já!

PC-- É que veio aqui um... gajo, que é irmão dele...

JM- Ahhhhhh! Espere aí! Espere aí!

PC- Um gajo que é...

JM- Não é nada disso! Já sei o que é que você está a falar! Está a falar do comissário da Polícia!

PC-- Exacto!

JM- É pá, mas ouça lá! – Isto aqui estamos a falar os dois! – esqueça lá o guarda-redes, *****!

PC-- Não vale nada?

JM- Ó pá, é normal... é normal... - a indicação que eu tenho, que nunca o vi, mas não é para o Porto nem pensar nisso! Nem coisa que se pareça!

PC-- Não, não!... mas ele também não era para o Porto! Ele, era "para ver se o puxava... se ajudava o rapaz, que ele era seu jogador, estava a jogar"...

JM- Ele disse-me, ontem... ele foi, ontem, lá ao meu escritório! Não me lar... está sempre... anda sempre atrás de mim, foi lá ontem, ao escritório o gajo!

PC - Um gajo magrinho, não é?

JM- Sim, magrinho... é comissário da Polícia!

PC - Exacto!

JM- Que é... que é... pronto! que está a jogar muito bem, não sei quê! Mas eu não sei o nível dele! Mas eu posso perguntar, depois digo-lhe!

PC-- Pergunte e ... e, depois, diga-me! É que o gajo é comissário lá da Polícia, em Gaia, tem sempre interesse!

JM- Está bem! Olhe uma coisa...

PC-- E veja lá se sabe como... se o polícia vale alguma coisa!

JM- Está! Eu digo-lhe alguma coisa!

PC-- OK! Está!

JM- Até já, até já!

LOURENÇO PINTO

" O LELLO DISSE-ME QUE ATÉ ME AGRADECIA MUITO"

Pinto da Costa e Lourenço Pinto decidem não apresentar queixa contra uma procuradora, que "tem muito peso", mas avançam com uma contra a socialista Ana Gomes porque José Lello até agradecia.

LP — Agora, a ... a Liga... o Major fodeu-me para aqui a cabeça... já tenho procuração da..da..da Federação e da Liga, para fazer o processo contra a Ana Gomes, não é?

PC— Sim

LP — Isso vou fazer! Agora contra a procuradora... eu estou a ver se arranjo matéria, não é? Mas não sei se tenho matéria para... para...

PC— Não, e o Major disse-me que as declarações dela que não têm nada... o próprio Major me disse que até... Não, nem acho que se deva, agora, estar a... meter com a procuradora...

LP — Nada, nada! Nem de perto nem de longe!

PC— Não porque aquilo também representa um grupo que tem... ela não é sozinha...

LP— É e tem peso, a gaja tem peso!

PC— Acho que nem o Major - e o meu amigo muito menos - está para meter-se nisso!

LP — Não, não eu não me meto nada nisso! Agora, contra a Ana Gomes... contra a Ana Gomes... vou-lhe chegar!

PC— Ah, isso é diferente! Claro!

LP — Ela chamou-nos 'gabirus', não é?

PC— 'Gabirus' que não pagam impostos!

LP — É! Essa vai comer, não é? Vai comer!

PC— É... ela vai para o Parlamento Europeu, que eles querem-se ver livres dela!

LP — Pois mas... mas vêem-se livres dela mas mandam-na para um tacho bestial, não é?

PC— Pois é!

LP — Mandam-na para um tacho bestial!! O Lello disse--me que... que... até me agradecia muito que fizéssemos a queixa porque queriam ver--se livres dela...

PC— Pois!

LP— ... e, portanto, a queixa dá mais... mais força para... para a gaja desandar, não é?

CAROLINA REITERA ACUSAÇÕES CONTRA PINTO DA COSTA

Carolina Salgado reiterou ontem, no Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto (DIAP), que Pinto da Costa e Reinaldo Teles foram avisados de que, no âmbito do processo 'Apito Dourado', iam ser detidos pela Polícia Judiciária, o que permitiu aos dois dirigentes do FC Porto não estarem em casa no dia 2 de Dezembro de 2004.

Segundo soube o CM, Carolina Salgado foi ontem ouvida no DIAP do Porto, no decurso do inquérito sobre as queixas, por difamação, que lhe foram movidas por causa do livro 'Eu, Carolina', no qual escreveu que Pinto da Costa, Reinaldo Teles e o irmão deste último, Joaquim Pinheiro, souberam antecipadamente que iam ser detidos pela PJ. Perante o representante do Ministério Público que a inquiriu, Carolina confirmou tudo o que consta no livro. Sobre Pinto da Costa, Carolina Salgado repetiu ainda que foi ele quem pagou 10 mil euros aos agressores do ex-vereador do PS de Gondomar, Ricardo Bexiga. Confirmou ainda que o médico Fernando Póvoas lhe receitou medicamentos que lhe fizeram mal e que os motoristas de Pinto da Costa, Afonso e Nuno Santos, a agrediram, situações que também descreveu no livro 'Eu, Carolina'.

CASA NO BRASIL

O CM soube, ainda, que Pinto da Costa terá adquirido uma casa em Fortaleza, no Brasil, e que estará a preparar o casamento com a sua actual companheira, a brasileira Lisa.

"ESCUTAS ILEGAIS"

O major Valentim Loureiro considera ilegal a transcrição de escutas que não deram origem a processo-crime. por isso não comenta o que o Correio da Manhã tem vindo a publicar.

CAROLINA

Carolina diz no livro que Pinto da Costa pediu ao juiz Mortágua para o albergar em casa quando 'fugiu'.

"NÃO TENHO IDEIA"

Contactado pelo CM, o juiz Costa Mortágua afirmou não ter nada a "comunicar" sobre as escutas, limitando-se a dizer: "Não tenho ideia. Podem publicar à vontade".

JUIZ DO PORTO

O conselheiro Costa Mortágua, que chegou a ser desembargador na Relação do Porto, é apanhado em várias escutas, onde manifesta ser um portista ferrenho.

JORGE MENDES

O empresário Jorge Mendes, também visado nas escutas, esteve incontactável durante o dia de ontem não sendo, por isso, possível ao CM obter uma reacção.

IN CM

Isto promete....
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Operação 'Apito Dourado'
Arbitragem nas mãos de Morgado

Três anos depois do processo 'Apito Dourado' ter sido tornado público – foi a 20 de Abril de 2004 que a PJ do Porto desencadeou a operação que levou à detenção de 17 pessoas –, permanece em inquérito a maior certidão extraída do processo: a que diz respeito às classificações na arbitragem.

A maioria dos factos que versam sobre Pinto da Costa também ainda está em inquérito, enquanto as situações relativas ao Gondomar Sport Clube, que motivaram o início das intercepções, devem ser enviadas para julgamento nos próximos dias.

PROCESSO EM LISBOA

A maior certidão do 'Apito Dourado', que visa mais de 80 arguidos, não será enviada para o Porto, após dedução da acusação.

Nesse caso, o julgamento terá de se fazer em Lisboa, por ser aí que funciona a sede da Federação, podendo aquela transformar-se na maior acusação envolvendo responsáveis do futebol.

As investigações permanecem neste momento a cargo da equipa liderada pela magistrada Maria José Morgado e dizem respeito às classificações na arbitragem. Pinto da Costa, Valentim e João Loureiro, Isabel Damasceno ou Pinto de Sousa são alguns do réus num inquérito que visa esclarecer a alteração sucessiva das classificações dos árbitros. Neste processo foi constituído arguido um funcionário da Federação que seria responsável pela adulteração, no sistema informático, das notas atribuídas aos árbitros.

OUTROS CASOS

R. BEXIGA

A agressão a Ricardo Bexiga, ex-vereador da Câmara Municipal de Gondomar, permanece em inquérito com a equipa de Maria José Morgado. Pinto da Costa, Carolina Salgado e Fernando Madureira já foram constituídos arguidos por suspeita de envolvimento.

B.-MAR-PORTO

Carolina Salgado disse nas declarações que prestou à procuradora-geral adjunta Maria José Morgado ter visto Pinto da Costa entregar um envelope, que presumia ter dinheiro, ao árbitro Augusto Duarte. O processo, que tinha sido arquivado, foi reaberto.

BOAVISTA

O advogado de João Loureiro tornou ontem público que foram arquivadas as suspeitas de corrupção no jogo Belenenses-Boavista. No âmbito do 'Apito Dourado', Loureiro está apenas acusado de um crime de corrupção relacionado com o Boavista-E. Amadora.

IN CM

Força Maria!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

'Apito Dourado': Crimes de corrupção desportiva
Morgado força acusação do Apito

A procuradora do Ministério Público de Vila Verde, que assina mais uma acusação do 'Apito Dourado', neste caso visando, entre outros, o ex-árbitro Martins dos Santos, defendeu o arquivamento do processo, alegando que os factos apurados não eram suficientes para sustentar uma acusação pública. A troca de correspondência foi feita com a equipa coordenada por Maria José Morgado que, no entanto, teve um entendimento diferente e determinou que a magistrada deveria mesmo acusar os arguidos dos crimes de corrupção desportiva.

Em causa estava um jogo da 3.ª Divisão, que se realizou no Estádio Cruz de Reguengo, em Vila Verde, Braga, a 10 de Abril de 2004. O jogo foi arbitrado por Daniel Santos, filho de Martins do Santos, e as suspeitas davam conta de um alegado benefício ao Vilaverdense, em prejuízo do Sport Clube Maria da Fonte.

A sustentar a extracção de certidões, determinada por Carlos Teixeira, procurador de Gondomar, estariam então escutas telefónicas feitas a Martins dos Santos. Aquele havia recebido um telefonema do director desportivo do Vilaverdense para que o filho beneficiasse o seu clube. A conversa indicia que já teria havido um contacto anterior. "Eu já lhe disse que não há... por aí não há problema", respondeu o ex-árbitro.

Ainda segundo apurou Carlos Teixeira, o director desportivo do Vilaverdense terá garantido a Martins dos Santos que o observador também seria pressionável.

Antes do início do jogo as autoridades interceptaram ainda outra escuta entre Martins dos Santos e o filho, onde aquele dava conta ao pai que estava muito satisfeito pela prenda recebida: uma meia libra. Terá dito mesmo assim que contava que a oferta fosse um relógio.

DEFESA CONTESTA ACUSAÇÃO

A defesa dos arguidos contesta a acusação. E entre os factos alegados durante a abertura de instrução está precisamente a troca de correspondência entre a magistrada que tutelava o inquérito e a equipa de Morgado.

Essas informações deveriam então ser confidenciais e não estarem anexas ao processo. Desconhece-se os motivos por que se mantiveram nos autos, mas agora servirão para descredibilizar uma acusação. Até porque a magistrada que a subscreve afinal não concorda com ela.

Refira-se que Martins dos Santos já tinha sido acusado noutra certidão do 'Apito Dourado'. Foi também um jogo de 3.ª categoria, realizado na Madeira. Neste caso, o processo também se encontra em instrução, aguardando o tribunal por informações pedidas a Gondomar.

SAIBA MAIS

24 arguidos foram pronunciados pelo Tribunal de Gondomar no processo principal. O julgamento deverá ser brevemente marcado.

82 certidões foram extraídas após a dedução de acusação em Gondomar. Neste momento, só se encontram pendentes 13 inquéritos e já foram deduzidas seis acusações.

SEGREDO

A instrução neste processo foi agora aberta, mas os arguidos requereram a manutenção do segredo de justiça

ESCUTAS

Martins dos Santos foi um dos árbitros então na 1.ª categoria cujo telefone esteve durante vários meses sob escuta das autoridades

IN CM

Força Maria!
É urgente fazer uma limpeza!
BRAGA SEMPRE MAIS!

BetaMin

Muito bem informados. Sim, senhor.  ??? 

(S)oon(C)hampion(B)raga

o Pinto da Costa afirma no seu livro que a ex-Alternadeira e também sua Ex-Companheira o ameaçou de que se ele não lhe desse 500mil euros ela falava tudo que sabia!!!

mas ora expliquem a ver se eu entendo... o Pinto da Costa alega que não fez nada e que é totalmente inocente... logo se ele próprio afirma que ela o ameaçou de que se não lhe desse os 500mil euros ela falava tudo que sabia - e ao que parece não deu pq ela falou - é porque havia alguma coisa - talvez muito - para ser dito/falado!!! ou fui eu que entendi mal???
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Pé Ligeiro

Futebol: FC Porto - Políticos em força no apoio à candidatura de Pinto da Costa

Porto, 20 Abr (Lusa) - Um antigo presidente da República, um ministro, 32 deputados, dois deputados europeus e 13 presidentes de câmara subscreveram a recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FC Porto, inseridos num grupo de 12.500 apoiantes.
Ramalho Eanes é o nome mais sonante do grupo que continua ao lado de Pinto da Costa, que tem a seu lado a Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, 25 deputados do PS, seis do PSD e um do PP, bem como os "europeus" Elisa Ferreira e Francisco Assis.
Entre as principais figuras públicas que subscreveram um documento de apoio estão ainda os administradores bancários Artur Santos Silva (BPI) e Alípio Dias (BCP).
O movimento de apoio à recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FC Porto - há três anos recolheu mais de 20.000 assinaturas - recebeu ainda o entusiasmo de 80 casas e filiais do clube, que enviaram cartas a dar conta disso mesmo.
"Se Pinto da Costa (tem 69 anos) tiver saúde, lucidez, capacidade e querer, daqui a três anos esta comissão volta aqui a propor o seu nome para presidente", vincou Fernando Cerqueira, líder do movimento que entregou hoje (data limite) a candidatura do dirigente a um novo mandato de três anos.
Presidente há 25 anos, Pinto da Costa, que não deverá ter concorrência eleitoral, faz-se acompanhar de Sardoeira Pinto, na Assembleia Geral, e, como novidade, apresenta o empresário Adolfo Roque a liderar o Conselho Fiscal, até agora dirigido por Domingos Matos.
Há três anos, Pinto da Costa recolheu 99,25 por cento dos 1.060 votantes.

IN EXPRESSO

A política e os políticos no seu melhor!

"Um antigo presidente da República, um ministro, 32 deputados, dois deputados europeus e 13 presidentes de câmara subscreveram a recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FC Porto"

Os políticos era suposto serem gente de bem! Gente de bem não se coloca ao lado de pessoas indiciadas por crimes de corrupção e outros!

Neste triste país vale tudo! Quanto mais corrupto fores, mais apoios terás!
BRAGA SEMPRE MAIS!

aurelio

Quote from: Ferreira-Braga on 23 de April de 2007, 00:39
Quanto mais corrupto fores, mais apoios terás![/color]

Não tenha dúvidas!!! Este nosso país é uma vergonha!!!

Pé Ligeiro

19:15 - Apito Dourado
Juiz de Gondomar proíbe acesso ao processo para evitar a publicação das escutas

Pedro Miguel Vieira, juiz de instrução do Tribunal de Gondomar afecto ao processo "Apito Dourado", proibiu o acesso ao processo, com excepção das partes interessadas, para evitar fugas de informação. Pedro Miguel Vieira emitiu um despacho vedando a consulta do processo, que só será permitida mediante um despacho seu a autorizá-lo expressamente. O juiz não especifica as razões que o moveram a tomar esta atitude, mas tudo aponta para a intenção de evitar novas revelações de partes processuais relevantes, como as escutas telefónicas. A decisão judicial seguiu-se a reclamações de alguns dos arguidos que protestaram por alegada violação do segredo de justiça. Recorde-se que vão a julgamento 24 dos 27 acusados pelo Ministério Público, entre os quais os ex-presidentes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Valentim Loureiro, do Gondomar SC, José Luís Oliveira, e do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Pinto de Sousa.

IN O JOGO

Não se sabendo o que está nas escutas, é mais fácil aos corruptos safarem-se....

BRAGA SEMPRE MAIS!

Pedro-SCB

João Loureiro ilibado no processo de inquérito relativo ao Belenenses-Boavista de 2004

João Loureiro foi ilibado no processo de inquérito relativo ao Belenenses-Boavista de 28 de Fevereiro de 2004, já arquivado pelo Ministério Público, no âmbito do Apito Dourado, informou esta quinta-feira o advogado do presidente do clube axadrezado, Luís Miguel Novais.

Na notificação recebida pelo jurista, a equipa coordenada por Maria José Morgado assume que «tendo em conta as diligências efectuadas, não resultam indícios suficientes de que qualquer dos arguidos tivessem dado ou prometido a qualquer dos elementos da equipa de arbitragem do jogo Belenenses-Boavista, vantagem patrimonial ou não patrimonial para praticarem actos contrários às leis do jogo que beneficiassem a equipa do Boavista».

in maisfutebol

Ficará td ilibado....

Pé Ligeiro

Liga autorizada a investigar «apito dourado»
[ 2007/05/02 | 17:32 ]
Redacção MaisFutebol

O Conselho de Justiça frustou a tentativa da União de Leiria de parar um inquérito disciplinar da Liga ao «apito dourado».

A decisão do CJ foi tomada no passado dia 20 de Abril e agora comunicada aos dois clubes envolvidos e à Comissão Disciplinar da Liga, que ordenara o inquérito em Setembro de 2006.

De acordo com o que Maisfutebol apurou, mal tomou conhecimento da abertura do inquérito, a 19 de Setembro de 2006, a U. Leiria recorreu para o Conselho de Justiça.

O inquérito fora aberto pela CD com base numa exposição entregue pelo Benfica na Liga e Federação e referente ao caso «apito dourado».

A U. Leiria entendeu que a CD não possuía competência e recorreu para o órgão de apelo, o Conselho de Justiça da FPF. Que agora veio dizer, entre outras coisas, que os leirienses não são parte no caso e por isso não podiam tentar parar o inquérito.

Na prática, esta decisão significa que a CD está autorizada a dirigir um inquérito disciplinar, com base nas certidões extraídas do processo «apito dourado».

O inquérito em questão foi aberto em Setembro de 2006, ainda durante a gestão da anterior CD. Entretanto, a nova Comissão Disciplinar já teve um encontro com a equipa do Ministério Público, a que solicitou as certidões. Aguarda-se agora pelo avanço dos procedimentos.

IN MAISFUTEBOL

Será uma manobra para silenciar o Apito?

Será a forma de subtrair o processo à justiça civil (tribunais comuns)?

BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Apito dourado: PJ "invadiu" Câmara de Gondomar
SEGUNDO VALENTIM LOUREIRO FOI TUDO APENAS "SHOW-OFF" DA JUDICIÁRIA 

Carlos Teixeira, o procurador adjunto de Gondomar, continua com Valentim Loureiro no ponto de mira. Ontem, logo pela manhã, uma equipa de nove inspectores da Polícia Judiciária entrou nas instalações da câmara com um mandado de busca e causou alguma agitação na sede da autarquia presidida por Valentim Loureiro, que considerou tudo "show-off" da PJ.

O major reagiu à hora do almoço, em conferência de imprensa, tendo sido ele próprio a informar que uma das certidões que originou a busca tem a ver com o processo Apito Dourado e as restantes com obras municipais.

A construção de um parque de estacionamento, o alojamento de uma família e um plano de urbanização são alguns dos casos em apreciação.

Diz Valentim
Quanto ao processo que directamente tem a ver com o Apito Dourado, trata-se de um caso quase caricato. Como o Tribunal de Gondomar estava com problemas logísticos, Valentim Loureiro alugou uma fotocopiadora que instalou no tribunal para fotocopiar as muitas folhas do processo e terá sido uma funcionária da câmara que tratou do assunto.   ??? ??? ???

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

braga2007

este processo nao vai dar em nada

Pé Ligeiro

Apito Dourado: Sanhudo citado em 3 processos
PELO CONSELHO DE DISCIPLINA DA FPF

O nome do árbitro Pedro Sanhudo (Porto) surge em três dos cinco processos disciplinares instaurados 4 de Maio pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no âmbito do dossier Apito Dourado.

Segundo a Agência Lusa estes processos são os primeiros instaurados pelo CD da FPF que resultam de informações obtidas directamente da equipa liderada pela Procuradora Adjunta, Maria José Morgado, e não do Tribunal de Matosinhos.

A instauração dos processos é efectuada com base no comunicado oficial 383, de 9 de Maio, os quais têm em linha de conta "indícios de corrupção em jogos oficiais", não são, no entanto, fornecidos detalhes sobre os encontros em causa nem os respectivos escalões.

Data: Segunda-feira, 14 Maio de 2007 - 18:25

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Apito Dourado: Instrução na fase final
PAULO BAPTISTA E VALENTIM LOUREIRO TENTAM ANULAR ACUSAÇÃO

É já na próxima semana que se realiza, no tribunal da Figueira da Foz, o debate instrutório do caso relativo ao jogo Naval 1.º de Maio-Desportivo Chaves relativo à época de 2003/2004. Valentim Loureiro e o árbitro Paulo Baptista foram acusados mas requereram a abertura da instrução, faltando agora apenas a sua fase final para depois o juiz de instrução se pronunciar. Valentim Loureiro está acusado de um crime de corrupção desportiva activa e o árbitro Paulo Baptista de um crime de corrupção desportiva passiva.

Segundo o MP, Baptista forneceu a Valentim uma lista de observadores amigos com o objectivo de obter uma boa nota no jogo em questão. O relatório de peritagem, no qual esteve envolvido Vítor Pereira, actual presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, apurou três erros favoráveis à equipa da Naval. Júlio Mouco, ex-membro da CA da Liga, e Aprígio Santos, líder da Naval, eram suspeitos mas não foram acusados pelo Ministério Público.

O presidente da Naval confessou a Valentim o desejo de subir à Liga principal mas estava com receio de ver a sua equipa prejudicada pelas arbitragens. Na conversa que teve com Baptista, Valentim pediu-lhe para não prejudicar o presidente da Naval. "É um jogo para você brilhar...", disse o então presidente da Liga ao árbitro. Note-se que Valentim Loureiro está pronunciado no caso dos jogos do Gondomar e acusado no caso do jogo Boavista-Estrela da Amadora.

Autor: E .Q.
Data: Quarta-feira, 23 Maio de 2007 - 03:40

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Apito Dourado: Instrução progride
CASO QUE ENVOLVE MARTINS DOS SANTOS

Está a avançar no 2.º Juízo do Tribunal do Funchal a instrução do processo que visa António Henriques, ex-dirigente do Conselho de Arbitragem da FPF, e Martins dos Santos, ex-árbitro de 1.ª categoria.

Esta semana foram ouvidas algumas testemunhas de defesa de Martins dos Santos, como foi o caso do observador de árbitros Cândido Gouveia. Martins dos Santos está acusado de 1 crime de corrupção desportiva passiva e António Henriques de 1 crime de corrupção desportiva activa.

Segundo o Ministério Público, Henriques ligou a Martins dos Santos a pedir-lhe para beneficiar o Marítimo num jogo com o Nacional, na época de 2003/2004. O ex-árbitro prometeu fazer tudo o que estivesse ao seu alcance e, depois do jogo, disse que foi "complicadíssimo" ajudar o Marítimo nessa partida em que bateu o Nacional da Madeira.

Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
Data: Sexta-feira, 25 Maio de 2007 - 03:18

IN RECORD

Vamos lá ver o que isto vai dar!
Por mim, já lhes tinha arranjado emprego...
BRAGA SEMPRE MAIS!

Ana Cunha

Quem me dera que isto desse em alguma coisa mas em Portugal tenho sérias dúvidas...

Pé Ligeiro

Apito Dourado: 39 árbitros arguidos
AVANÇA O CORREIO DA MANHÃ

O Correio da Manhã informa hoje que a "Liga e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) estão a notificar os árbitros envolvidos no 'Apito Dourado' de que já são arguidos também em processos disciplinares".

O jornal escreve que a "maior certidão, que originou a constituição de um elevado número de arguidos, diz respeito às classificações dos árbitros".

De acordo com o Correio da Manhã "há 39 que são arguidos e cujos inquéritos vão agora transitar para a justiça desportiva".

"O Ministério Público acredita que havia deliberadamente e de forma reinterada " viciação" das classificações dos árbitros, o que levava a que a qualidade individual fosse preterida em função dos "interesses das associações distritais e regionais de futebol e também dos dirigentes", pode ler-se.

Os árbitros contactados negaram a notificação. "Desconheço o assunto. Não fui notificado de nada. Não tenho mais qualquer comentário a fazer", disse, por exemplo, Lucílio Baptista.

ÁRBITROS NOTIFICADOS

LUCÍLIO BAPTISTA
RUI SILVA
AUGUSTO DUARTE
ARTUR SOARES DIAS
CARLOS XISTRA
PAULO PEREIRA
JOÃO VILAS BOAS
NUNO ALMEIDA
COSME MACHADO
PAULO BAPTISTA
BRUNO PAIXÃO