News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

APITO DOURADO...

Started by Pé Ligeiro, 23 de May de 2006, 11:34

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Dez processos para Morgado

Maria José Morgado, a procuradora-adjunta que tutela o chamado caso "Apito Dourado", chamou a si dez processos, entre os quais figuram o das agressões ao ex-vereador de Gondomar Ricardo Bexiga e a fuga de informação que terá levado o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, a ir para Espanha, no início das averiguações, evitando a detenção pela Polícia Judiciária. O pacote de processos avocados pela equipa que coordena a investigação engloba ainda o caso recentemente reaberto contra Pinto da Costa, a propósito do jogo FC Porto-Estrela da Amadora, em 24 de Janeiro de 2004, e também pela investigação à gestão do Metro do Porto, pelos jogos Nacional-Benfica e FC Porto-Beira-Mar e pela alegada falsificação das classificações dos árbitros.


IN O JOGO

BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Autoridades analisam 36 casos de viciação de resultados desportivos  


Pouco mais de um mês depois de ter assumido efectivamente funções, a equipa de Maria José Morgado divulgou o primeiro balanço de actividade, no âmbito das certidões do processo Apito Dourado.

Soube-se que neste momento estão ainda em investigação 36 casos de corrupção desportiva (jogos com viciação de resultados), tendo sido já proferidas três acusações, para além da do processo principal, que corre paralelamente em Gondomar.

Das 78 certidões extraídas no âmbito do Apito Dourado, há ainda 11 investigações que dizem respeito a crimes económicos ou outros e três processos conexos que ainda se mantêm abertos.

Nas mãos de Morgado encontram-se dez investigações pendentes, sendo que uma delas - a do jogo Porto-Estrela e que envolve, entre outros Pinto da Costa - se encontra numa situação indefinida. Já foi alvo de um despacho de reabertura, mas, como ainda está a correr o prazo de reclamação, não foi considerada pendente.

A informação divulgada durante a tarde de ontem no site da Procuradoria-Geral da República (PGR) é inédita no MP. O objectivo, afirma-se no documento, é assegurar a transparência da investigação. E esclarecer o papel da equipa nomeada por Pinto Monteiro e que tem Maria José Morgado como líder. "A primeira [função] corresponde à direcção e coordenação nacional em ordem a promover a eficácia, celeridade e boa conclusão destes inquéritos", pode ler-se no documento que diz ser a segunda intervenção da equipa "a execução directa da investigação criminal e do exercício da acção penal nos inquéritos tramitados à equipa".

O mesmo documento realça ainda que 14 processos foram avocados pelo grupo liderado por Maria José Morgado, estando quatro deles já arquivados. O PÚBLICO sabe que um se refere às suspeitas de tráfico de influências que atingiam Sousa Cintra, ex-presidente do Sporting. Os restantes são casos já arquivados que a investigação chamou a si e no âmbito dos quais poderá ainda produzir despachos de reabertura.

É no distrito judicial do Porto que se mantém pendente o maior número de investigações: 27, segundo os dados divulgados pela PGR, dos quais 10 têm a ver com suspeitas de crimes económicos e/ou tráfico de influências, mas fora do âmbito desportivo.

Por sua vez, em Guimarães, mantêm-se pendentes nove inquéritos (um por crime económico, oito por corrupção desportiva), tendo já havido uma acusação nessa comarca. A mesma refere-se a uma situação de posse de arma proibida que foi imputada a Pedro Sanhudo, árbitro do Baixo Tâmega, depois da mesma arma de defesa pessoal, que não se encontrava legalizada, ter-lhe sido apreendida em casa durante a busca das autoridades.

Lisboa e Coimbra são os distritos judiciais para onde foi enviado o menor número de certidões. No primeiro deram entrada apenas 11, sendo que seis deles se referiam a casos ocorridos na Madeira. No distrito judicial de Lisboa (ainda que na comarca do Funchal) foram também deduzidas duas acusações, havendo ainda a registar um processo arquivado na sequência da investigação de um "favor".

Por último, no distrito judicial de Coimbra também já foram arquivados dois processos, tendo sido acusado, na comarca da Figueira da Foz, o árbitro Paulo Baptista e Valentim Loureiro. Mantêm-se pendentes três investigações.

IN PUBLICO



Isto aos poucos vai avançando...
BRAGA SEMPRE MAIS!

antimouros

a anabela é que tem razão ! investiguem o veiga e o lfv ! investiguem como ´e que o slmerda ganhou o campeonato de ha 2 anos ! INVESTIGUEM so no norte é que ha corrupção ?

lipe

Agora estão a investigar jogadores.

Nas noticias da uma hora falaram num alegado emvolvimento de um jogador da União de Leiria que foi aliciado ??? aquando da realização da super taça com o porto em 2003.

Mais achas para um processo sem fim á vista.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

antimouros

lipe mas tu acreditas nisso ? ninguem acredita nisso ! como se o porto precissase de comprar alguem ! ja agora investiguem como o porto ganhou a taça uefa, taça dos campeoes e intercontinental....abram os olhos ! 20 anos de sucesso faz muito azia a certos clubes da capital.


força BRAGA
viva o NORTE

lipe

Quote from: antimouros on 10 de February de 2007, 15:07
lipe mas tu acreditas nisso ? ninguem acredita nisso ! como se o porto precissase de comprar alguem ! ja agora investiguem como o porto ganhou a taça uefa, taça dos campeoes e intercontinental....abram os olhos ! 20 anos de sucesso faz muito azia a certos clubes da capital.


força BRAGA
viva o NORTE
Eu disse que ta a correr um investigação, quanto ao resultado esperemos para ver.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Pé Ligeiro

A corrupção não é boa ou má por ser feita no Norte ou no Sul! A corrupçãp é má em si mesma! É um mal que infesta a sociedade! É a negação da transparência, da lealdade, da justiça!

A corrupção devia ser combatida por todos! Aqueles que são pessoas de bem, não admitem qualquer tipo de corrupção!

Corrupção é falsidade! É crime!


BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Morgado investiga aliciamento a futebolistas para favorecer adversários


A equipa liderada por Maria José Morgado está a investigar suspeitas de aliciamento de futebolistas para favorecimento da equipa rival. O "Correio da Manhã" avança hoje que o jogo FC Porto-União de Leiria, a contar para a Supertaça de 2002/2003, está sob suspeita.

No seu suplemento "Correio Sport", o "Correio da Manhã" afirma ter apurado que um conhecido agente da FIFA terá pago, através de um intermediário, 25 mil euros a um jogador da União de Leiria.

De acordo com as informações recolhidas pelo jornal, o agente da FIFA, "à data com excelentes relações no universo portista", terá já "assumido o referido pagamento", considerado suspeito pela equipa de Morgado.

O diário ressalva, porém, que, até agora, "nenhum dos indícios de corrupção, activa e passiva, está provado", mas lembra que "só a simples tentativa de aliciamento (...) já constitui crime".

O jogo em causa entre FC Porto-União de Leiria foi ganho pelos dragões por 1-0.

IN PUBLICO

BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

'Apito' - Caso já tinha sido arquivado pelo DIAP do Porto
Morgado reabre processo de Valentim e Camilo Silva


A equipa de Maria José Morgado está a analisar de novo o caso do suposto empréstimo de 500 mil euros ao Boavista por parte do empreiteiro Joaquim Camilo, feito através de um cheque endossado a Valentim Loureiro. Trata--se da segunda certidão do processo 'Apito Dourado', que já tinha sido arquivada pelo DIAP do Porto e que agora a magistrada reabre.

A investigação – que levou mesmo a que a residência de Valentim Loureiro no Porto fosse revistada, a 20 de Abril de 2004 – suspeitou de que se tratasse de um empréstimo ao clube pago com 'favores' ao empreiteiro por parte da Câmara de Gondomar. Os dirigentes axadrezados disseram ser um simples sinal da compra de um terreno ao lado do Bessa XXI.

Valentim Loureiro foi escutado a pedir a devolução do cheque e a PJ do Porto considerou tratar-se de um pagamento de 'luvas'. A defesa de Valentim justificou que se tratava de uma garantia sobre o tal empréstimo de 500 mil euros, esclarecimento aceite pelo DIAP do Porto, que arquivou o caso sem fazer mais diligências do que as já realizadas pelo Ministério Público de Gondomar.

A alegada interferência do Major teria passado ainda pela adjudicação ao empreiteiro de uma obra na Estrada Nacional 222, como contrapartida para o empréstimo. O facto de, mais tarde, se ter apurado que a obra não foi entregue à empresa de Alberto Couto Alves, como supostamente teria pedido Joaquim Camilo, amigo de ambos, contribuiu também para o arquivamento do caso.

Valentim Loureiro e Joaquim Camilo Nunes da Silva estavam indiciados por um eventual crime de tráfico de influência e de corrupção.

O processo não tem qualquer ligação com a gestão de Valentim Loureiro à frente da Metro do Porto, ao contrário do que chegou a ser noticiado aquando da ida da magistrada ao Porto.

EVANGELISTA PEDE INVESTIGAÇÃO

O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Joaquim Evangelista, mostrou-se ontem surpreendido com a notícia do Correio da Manhã sobre a investigação de eventuais aliciamentos a jogadores, mas revelou que esses casos devem ser investigados "até às últimas consequências". "Não é um fenómeno habitual em Portugal", afirmou Evangelista, acrescentando: "se existem casos, devem ser investigados até às últimas consequências".

O Correio da Manhã noticiou ontem que a equipa liderada pela procuradora-geral adjunta, Maria José Morgado, está a investigar o eventual aliciamento a jogadores, "alegadamente corrompidos para ajudarem rivais a atingir determinados fins". Em causa estarão pagamentos suspeitos feitos a atletas na final da Supertaça entre o FC Porto e a U. Leiria, em 2002/2003.

IN CM
BRAGA SEMPRE MAIS!

Migu3l Cruz

Isto já nada me surpreende, viva portugal!!! Paraíso para os corruptos!!!
Só espero que depois disto tudo que prendam todos os culpados, mas isso é impossível, porque infelizmente só o peixe pequeno é que vai preso, pk os grandes tubarões esses ficam como se não tivesse acontecido nada.
Enfim....
Braga Cidade e Clube sempre no coração

JR1287

Quote from: antimouros on 10 de February de 2007, 15:07
lipe mas tu acreditas nisso ? ninguem acredita nisso ! como se o porto precissase de comprar alguem ! ja agora investiguem como o porto ganhou a taça uefa, taça dos campeoes e intercontinental....abram os olhos ! 20 anos de sucesso faz muito azia a certos clubes da capital.

1. Eu acredito que o Pinto da Costa é capaz de tudo!!!!!

2. De certeza que queres que investiguem? Ou achas que os árbitros das competições europeias e internacionais também não são corrompíveis? Quem faz batota em portugal de certeza que se puder fazer lá fora também faz!!! E o fcp é o rei da batota - desconfio que de todos os títulos que ganhou, só um ou dois é que foram limpinhos, penso eu de que...

3. Gostava de ver este antimouros a defender o BRAGA de vez em quando... Só o vejo a falar do porto e a defender o PC... Já não há pachorra!!!

Ana Cunha

Quote from: JR2969 on 12 de February de 2007, 12:55
Quote from: antimouros on 10 de February de 2007, 15:07
lipe mas tu acreditas nisso ? ninguem acredita nisso ! como se o porto precissase de comprar alguem ! ja agora investiguem como o porto ganhou a taça uefa, taça dos campeoes e intercontinental....abram os olhos ! 20 anos de sucesso faz muito azia a certos clubes da capital.

1. Eu acredito que o Pinto da Costa é capaz de tudo!!!!!

2. De certeza que queres que investiguem? Ou achas que os árbitros das competições europeias e internacionais também não são corrompíveis? Quem faz batota em portugal de certeza que se puder fazer lá fora também faz!!! E o fcp é o rei da batota - desconfio que de todos os títulos que ganhou, só um ou dois é que foram limpinhos, penso eu de que...

3. Gostava de ver este antimouros a defender o BRAGA de vez em quando... Só o vejo a falar do porto e a defender o PC... Já não há pachorra!!!

Vê o que esse antimouros tem por baixo do nick dele... Por mim, nem resposta merece! Que mude de fórum (e já vai tarde!).

BRAGA FOREVER

Augusto Duarte condenado por posse ilegal de arma

Augusto Duarte foi condenado esta terça-feira pelo Tribunal de Braga por posse ilegal de arma e vai pagar uma multa de 750 euros.

A arma, de calibre 6.35 mm, tinha sido encontrada pela Policia Judiciária na casa do árbitro, em Dezembro de 2004, quando efectuou buscas no âmbito do processo «Apito Dourado».

Nessa altura Augusto Duarte prestou depoimento no Tribunal de Gondomar, por suspeita de crimes de corrupção passiva e corrupção activa na forma de cumplicidade. Sob suspeita estavam os jogos F.C. Porto-Beira Mar e Nacional-Benfica. O caso foi mais tarde arquivado, mas a procuradora Maria José Morgado decidiu recentemente reabrir os processos.

Mais futebol



Por isso é que roubam sem medo! ;D


S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Pé Ligeiro

Processos - Maria José Morgado define prazos
Corrupção desportiva concluída até final de Maio


Maria José Morgado quer que os inquéritos do processo 'Apito Dourado' relacionados com a corrupção desportiva estejam concluídos até final de Maio. Segundo dados divulgados pela procuradora-geral adjunta, há 33 certidões "pendentes" distribuídas por várias comarcas, como a do Porto (17), Guimarães (oito) e Coimbra (três).


A equipa de Maria José Morgado também está a investigar alguns processos. Um deles – reaberto pela magistrada em Janeiro – tem a ver com o jogo em que o FC Porto venceu (2-0) ao Estrela da Amadora, na época 2003/2004. Entre os suspeitos de terem praticado crimes de corrupção desportiva, estão, entre outros, o árbitro Jacinto Paixão, os dirigentes Pinto da Costa e Reinaldo Teles, e o empresário de jogadores António Araújo.

Para conseguir que dentro de três meses haja despachos finais, que podem ser de acusação ou de arquivamento, a magistrada está a contar com a colaboração dos representantes do Ministério Público e das delegações da PJ que investigam processos derivados do 'Apito Dourado'.

Maria José Morgado, aliás, já sublinhou o "empenho" que tem sido revelado pelo director nacional da PJ, Alípio Ribeiro, bem como o "profissionalismo e dedicação" manifestados pelos inspectores da Brigada da Directoria do Porto.

Dos processos relativos a crimes de corrupção desportiva que foram enviados de Gondomar para 33 comarcas, até ontem apenas três tiveram despachos de acusação: dois na Madeira e um na Figueira da Foz. Neste último, o Ministério Público acusou Valentim Loureiro de corrupção desportiva activa e o árbitro Paulo Baptista de corrupção desportiva activa. Em causa está o jogo em que a Naval venceu (1-0) o Chaves (II Liga, época 2003/04), dirigido por Paulo Baptista. Os peritos que analisaram o vídeo do jogo (os ex-árbitros Jorge Coroado, Vítor Pereira e Adelino Antunes) concluíram que Paulo Baptista cometeu três erros, todos em favor da Naval.

Quanto aos crimes de natureza económica relacionados com o processo 'Apito Dourado', presentemente a ser investigados pela equipa de Maria José Morgado e por outros representantes do Ministério Público, o CM sabe que a conclusão de alguns depende da resposta a cartas rogatórias enviadas para instituições bancárias no estrangeiro.

No entanto, há casos que sofreram recentemente alguma evolução. Foi o que aconteceu na semana passada, quando João Loureiro, presidente do Boavista, foi ouvido na PJ do Porto, como arguido, no âmbito de uma investigação relacionada com o processo 'Apito Dourado', em que estão em causa eventuais ilegalidades cometidas aquando do loteamento de terrenos do clube, junto ao Estádio do Bessa.

AUGUSTO DUARTE CONDENADO

O Tribunal de Braga condenou o árbitro Augusto Duarte a 150 dias de multa, à taxa diária de cinco euros, por posse ilegal de arma, naquela que, segundo fonte judicial, terá sido a primeira sentença de um caso relacionado com o processo 'Apito Dourado'.

A juíza Luísa Alvoeiro considerou como crime o facto de o árbitro ter em sua posse uma pistola Perfecta Autum, calibre 6.35, que, na altura em que lhe foi apreendida pela Polícia Judiciária (em Dezembro de 2004, na segunda fase do processo 'Apito Dourado) não se encontrava nem registada nem manifestada.

Após a leitura da sentença, o advogado do árbitro, Marcelino Pires, pediu uma cópia do acórdão, que condenou o seu cliente a pagar uma multa de 750 euros, situação que, de acordo com fonte judicial, indica que irá recorrer para a Relação de Guimarães.

Augusto Duarte foi nomeado para, no domingo, dirigir o Chaves-Trofense (Liga de Honra). Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, disse ontem que vai manter a nomeação, por não ter sido oficialmente informado da condenação do juiz de Braga. O CM tentou contactar Augusto Duarte e o seu defensor, Marcelino Viegas, o que não foi possível até ao fecho desta edição.

PINTO DA COSTA RECORRE NO CASO DAS PROSTITUTAS

Pinto da Costa, Reinaldo Teles e o empresário de jogadores António Araújo entregaram na procuradoria-geral da República uma reclamação sobre a decisão de Maria José Morgado ter reaberto o processo das prostitutas disponibilizadas aos árbitros Jacinto Paixão, Manuel Quadrado e José Chilrito, após o jogo em que o FC Porto venceu (2-0) o Estrela da Amadora, relativo à 19.ª jornada da I Liga, na época 2003/04.

Segundo apurou o CM, os requerimentos dos três arguidos, indiciados por crimes de corrupção desportiva, já foram anexados ao processo, mas só serão apreciados pelo procurador-geral da República, Pinto Monteiro, a partir do dia 23, data em que termina o prazo em que é possível avançar com reclamações hierárquicas do despacho de Maria José Morgado.

A procuradora-geral adjunta determinou a reabertura do processo no dia 16 de Janeiro, depois de ter ouvido Carolina Salgado, ex-companheira de Pinto da Costa, confirmar que, a mando do líder dos dragões, o empresário António Araújo, Reinaldo Teles e Joaquim Pinheiro recrutavam raparigas em bares do Porto que punham à disposição de árbitros. Segundo Carolina Salgado, esse procedimento tinha como objectivo pagar arbitragens favoráveis aos portistas, frisando que além de prostitutas os árbitros também recebiam dinheiro, sendo que uma destas situações aconteceu no jogo FC Porto-Estrela da Amadora, dirigido por Jacinto Paixão.

Maria José Morgado considerou o depoimento de Carolina como um novo elemento de prova, pelo que decidiu reabrir um processo que havia sido arquivado pelo Departamento Central de Investigação Penal do Porto.

IN CM
BRAGA SEMPRE MAIS!

Carvalhinha

Desde que a Sr. Maria José Morgado foi eleita para tomar conta deste caso, estou a ver progressos! Muito bem!

Kramer

Estou a ver é muita conversa e pouca acção :( :(

Em Itália em pouco tempo ficou tudo resolvido... 
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

«bracaras«

Estamos em Portugal.. Acho que tá tudo dito...

JR1287

Olhem que, comparado com o que é costume, até está a correr muito bem... Eu estou a gostar!

antimouros

fdx mas porque raio o fcporto havia de comprar o arbitro contra o "poderoso" estrela da amadora ??? nacional benfica ?? deixem me rir como se fosse preciso pagar a alguem para esses coxos perderem ! abram os olhos amigos braguistas isto nao passa de uma cabala contra os clubes do norte, hoje é o fcp amanha somos nos ! acordem ! isto nao passa de uma cabala, de um esquema da comunicaçao social, do poder lisboeta para destruir o poder nortenho, eles tem inveja de nos porque sabem que somos superiores ! nos nao temos sangue mouro nas nossas veias amigos...lutemos contra estes infieis do sul ......eles ja começaram a atacar nos tambem de certa forma, vejam as noticias e vejam o ataque que a comunicação social lisboeta anda a fazer à nossa empresa Bragaparques.....concidencia ?



força BRAGA !
viva o NORTE

anti lampioes ate morrer !

Gambit

Quote from: antimouros on 15 de February de 2007, 22:06
fdx mas porque raio o fcporto havia de comprar o arbitro contra o "poderoso" estrela da amadora ??? nacional benfica ?? deixem me rir como se fosse preciso pagar a alguem para esses coxos perderem ! abram os olhos amigos braguistas isto nao passa de uma cabala contra os clubes do norte, hoje é o fcp amanha somos nos ! acordem ! isto nao passa de uma cabala, de um esquema da comunicaçao social, do poder lisboeta para destruir o poder nortenho, eles tem inveja de nos porque sabem que somos superiores ! nos nao temos sangue mouro nas nossas veias amigos...lutemos contra estes infieis do sul ......eles ja começaram a atacar nos tambem de certa forma, vejam as noticias e vejam o ataque que a comunicação social lisboeta anda a fazer à nossa empresa Bragaparques.....concidencia ?



força BRAGA !
viva o NORTE

anti lampioes ate morrer !
Estás a passar ao lado de uma grande carreira de comediante, moço!!