News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

abola.pt

António Conceição: «É bem possível discutir o título»

António Conceição, selecionador dos Camarões, homem com história com a camisola arsenalista, pede uma estratégia mais forte na definição de objetivos para o Campeonato Sente que faltaram reforços na reabertura do mercado

«O SC Braga foi durante grande parte da época a equipa que melhor futebol praticou. Pensei que podia ser este ano, mas vejo-a a ter de dar esse salto mental. É bem possível discutir o título. A qualidade dos jogadores e o rendimento da equipa ano após ano isso o demonstram», evidencia António Conceição, taxativo quanto ao caminho a seguir. Com Carvalhal: «O Carlos, pelo seu conhecimento e experiência, deve continuar este caminho e a estrutura do SC Braga deve possibilitar-lhe que possa atingir outros objetivos.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-05-26/sc-braga-antonio-conceicao-e-bem-possivel-discutir-o-titulo/891689/471


Lipeste

zerozero.pt

SC Braga não quer nova novela e estipula data para negociar Esgaio com o Sporting

Dez milhões até 10 de junho... ou pagar a cláusula de 20. O SC Braga já tem conhecimento do interesse do Sporting na contratação de Ricardo Esgaio e para evitar outro processo moroso, colocou data limite para o negócio se realizar.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo jornal Record e dá conta da exigência bracarense neste processo, sendo que o jogador já foi informado disso mesmo por António Salvador.

Concretizando-se a transferência pelos 10 milhões falados, o Sporting pagaria apenas oito milhões, já que possui 20 por cento do passe do lateral-direito e o valor do negócio seria reduzido devido a esse aspeto.

Assim, os minhotos querem evitar nova novela de mercado, escaldados com as que foram relativas às transferências de Rúben Amorim e Paulinho para Alvalade.

em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=324418

Lipeste

correiodominho.pt

Carmo, Moura e Iuri sem descanso

A grande maioria dos atletas da equipa principal já foi libertada para gozar um período de férias após o término de uma época longa e muito desgastantes Mas contam-se algumas excepções, desde logo o trio de atletas que continua a recuperar das respectivas lesões graves.
David Carmo, Francisco Moura e Iuri Medeiros mantêm os respectivos planos de recuperação e vão continuar a comparecer, pelo menos na grande maioria dos dias (gozarão, também eles, um período de férias), na Academia para serem sujeitos ao acompanhamento por parte da equipa médica do clube.
Os três veem com bons olhos a possibilidade de serem incluídos, desde o início ou numa fase mais avançada, nos trabalhos de pré-temporada, embora estejam em patamares distintos de evolução.
O primeiro azarado acabou por ser Francisco Moura que, numa altura em que se vinha afirmando, lesionou-se com gravidade no joelho esquerdo, em Novembro, com um tempo estimado de paragem de seis meses. No final de Junho, Moura já deverá estar operacional.
Seguiu-se Iuri Medeiros, que fez uma rutura de ligamentos no joelho esquerdo num jogo com o Santa Clara, no final de Janeiro. O extremo, que entretanto viu a opção de compra ser accionada por parte do SC Braga, aponta ao regresso para meados de Julho, muito provavelmente já com a pré-temporada em adamento.
Mais tarde, David Carmo, na primeira mão da meia-final da Taça, com o FC Porto, teve uma lesão arrepiante - fractura da tíbia e do perónio -, com um tempo de paragem estimado de quatro meses (até Junho/Julho).
Recuperados na totalidade, os três configurar-se-ão como importantes 'reforços' para Carvalhal atacar a próxima época.

em: https://www.correiodominho.pt/noticias/carmo-moura-e-iuri-sem-descanso/131125

Lipeste

record.pt

«Conquista da Taça de Portugal é um grito de revolta»

SC Braga 'regressa' a Coimbra e lembra que as capacidades da equipa foram questionadas


"A conquista da Taça de Portugal é considerada ainda um grito de revolta. Todos sabemos que questionaram as nossas capacidades, mas acreditamos sempre em nós, acreditamos sempre que íamos dar uma alegria a toda a Legião Bracarense", pode ler-se na newsletter do SC Braga, a última da temporada 2020/21, publicada esta quarta-feira.

O feito alcançado em Coimbra pela equipa de Carlos Carvalhal domina o texto, onde sobram os elogios ao coletivo: "A inspiração e o compromisso dos nossos atletas dentro das quatro linhas frente ao Benfica é algo que nos orgulha, que nos apaixona. A defesa do Matheus na primeira parte; o chapéu do Piazon no 1-0; a frieza do Ricardo Horta no 2-0 e a dedicação e superação de todos os nossos Gverreiros nas suas tarefas dentro de campo ficarão gravados para sempre na nossa memória. Mostraram que somos uma verdadeira equipa, uma verdadeira família." Num plano extra-futebol são igualmente evidenciadas as conquistas atingidas por atletas das outras modalidades, com especial destaque para o nadador José Paulo Lopes, que conseguiu a qualificação para os Jogos Olímpicos: "Pela primeira vez na história, o nosso Clube terá dois atletas nos Jogos Olímpicos e um nos Paralímpicos. Obrigado, Tamila Holub, José Paulo e José Carlos Macedo. Vocês são um exemplo para todos os atletas."

Depois de umas palavras dedicadas aos adeptos do SC Braga - "Vocês também são responsáveis por todos estes feitos" -, a newsletter fica, assim, concluída: "Os festejos terminaram. Hoje inicia-se a todo o vapor a preparação de 2021/22 e a nossa ambição é vencer. Seja onde ou contra quem for. Juntos. Sempre

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/conquista-da-taca-de-portugal-e-um-grito-de-revolta?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

ojogo.pt

"Conquista da Taça é considerada um grito de revolta", afirma o Braga

Emblema arsenalista enaltece a conquista da terceira Taça de Portugal do clube.

O Braga recorreu esta quarta-feira à newsletter do clube para enaltecer a conquista da Taça de Portugal, feito que coroou a semana em que José Paulo Lopes, nadador dos arsenalistas, alcançou a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

"Uma semana verdadeiramente inesquecível na história do nosso Clube. Conquistámos a tão desejada Taça de Portugal e o nosso Gverreiro José Paulo Lopes conseguiu a qualificação para os Jogos Olímpicos. Dois feitos enormes e que comprovam que o esforço diário e a dedicação permanente compensam. A inspiração e o compromisso dos nossos atletas dentro das quatro linhas frente ao Benfica é algo que nos orgulha, que nos apaixona. (...) Mostraram que somos uma verdadeira equipa, uma verdadeira família", começa por assinalar o emblema minhoto, apontando a num "grito de revolta".

"A conquista da Taça de Portugal é considerada ainda um grito de revolta. Todos sabemos que questionaram as nossas capacidades, mas acreditamos sempre em nós, acreditamos sempre que íamos dar uma alegria a toda a Legião Bracarense", acrescenta o Braga, que deixa ainda uma nota de agradecimento aos adeptos, assim como um desejo para 2021/22.

"Por último, uma palavra para vocês, Legião. Vocês também são responsáveis por todos estes feitos. O vosso apoio na partida e na chegada aos nossos campeões nunca será esquecido por todos os que o vivenciariam. Não temos dúvidas: vocês são os melhores adeptos do mundo. Contámos com todos já na próxima temporada. Os festejos terminaram. Hoje inicia-se a todo o vapor a preparação de 2021/22 e a nossa ambição é vencer. Seja onde ou contra quem for", rematam os arsenalistas.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/conquista-da-taca-e-considerada-um-grito-de-revolta-afirma-o-braga-13770839.html

Lipeste

desporto.sapo.pt

"Acreditamos sempre que íamos dar uma alegria a toda a Legião Bracarense"

Na newsletter do SC Braga destaca-se a conquista da Taça de Portugal e o "grito de revolta" do emblema bracarense.

"A conquista da Taça de Portugal é considerada ainda um grito de revolta. Todos sabemos que questionaram as nossas capacidades, mas acreditamos sempre em nós, acreditamos sempre que íamos dar uma alegria a toda a Legião Bracarense", pode ler-se na última newsletter do clube publicada esta quarta-feira.

No texto é também enaltecido o espírito da equipa. "A inspiração e o compromisso dos nossos atletas dentro das quatro linhas frente ao Benfica é algo que nos orgulha, que nos apaixona. A defesa do Matheus na primeira parte; o chapéu do Piazon no 1-0; a frieza do Ricardo Horta no 2-0 e a dedicação e superação de todos os nossos Gverreiros nas suas tarefas dentro de campo ficarão gravados para sempre na nossa memória. Mostraram que somos uma verdadeira equipa, uma verdadeira família."

Há espaço também para as outras modalidades, com particular destaque para o nadador José Paulo Lopes que logrou a qualificação para os Jogos Olímpicos.

"Pela primeira vez na história, o nosso Clube terá dois atletas nos Jogos Olímpicos e um nos Paralímpicos. Obrigado, Tamila Holub, José Paulo e José Carlos Macedo. Vocês são um exemplo para todos os atletas."

No final, uma palavra ainda para os adeptos. "Vocês também são responsáveis por todos estes feitos. Os festejos terminaram. Hoje inicia-se a todo o vapor a preparação de 2021/22 e a nossa ambição é vencer. Seja onde ou contra quem for. Juntos. Sempre!."

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-de-portugal/artigos/acreditamos-sempre-que-iamos-dar-uma-alegria-a-toda-a-legiao-bracarense

Lipeste

record.pt

SC Braga multado em 12.495 euros por declarações sobre o VAR

Newsletter de 3 de novembro teve críticas às arbitragens das seis jornadas inaugurais da Liga


O SC Braga foi punido pelo Conselho de Disciplina da FPF em 12.495 euros devido a declarações sobre arbitragem proferidas na newsletter semanal do clube, no caso concreto aquela que foi publicada no dia 3 de novembro de 2020.

Essa newsletter surgiu depois da vitória por 1-0 sobre o Famalicão, mas onde o SC Braga considerou ter sido prejudicado por decisões de arbitragem e, particularmente, do VAR nas primeiras seis rondas da Liga NOS. "Objetivo alcançado, mas com nervos desnecessários criados por uma figura que, na sua génese, chegou ao futebol para ajudar, mas que nos últimos tempos... só tem prejudicado o jogo e a veracidade do mesmo. Falamos, obviamente, do VAR. Sem nos focarmos no jogo 'X' ou 'Y', a verdade é que os erros que têm sido cometidos ao longo das primeiras 6 jornadas são incompreensíveis à luz da presença de uma ferramenta que consegue repetir os lances e analisá-los de vários ângulos. Se as decisões são mal tomadas (e temos vários exemplos disso), então só podemos estar a falar de uma de duas explicações: ou má fé ou falta de qualidade", lia-se na publicação de 3 de novembro (
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/sp-braga-atira-se-ao-var-ou-ma-fe-ou-falta-de-qualidade ) passado.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/sp-braga-multado-em-12495-euros-por-declaracoes-sobre-o-var?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

As palavras de António Salvador ao grupo antes do... banho de champanhe

SC Braga divulga imagens inéditas da festa no balneário após a conquista da Taça de Portugal


O SC Braga vai divulgar esta noite imagens inéditas da festa dos arsenalistas após a conquista da Taça de Portugal, no último domingo, com triunfo por 2-0 sobre o Benfica.  Mas esta tarde já lançou um aperitivo nas redes sociais, onde surge o presidente do clube, António Salvador, a dirigir algumas palavras ao grupo.

"Hoje vocês mostraram em campo a força que nós temos, o que temos feito ao longo da época, o nosso trajeto... Este título é todo vosso, vosso e do nosso treinador e da sua equipa técnica", disse António Salvador ao grupo, antes do inevitável banho de champanhe.

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1397592931037548556?s=20

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/as-palavras-de-antonio-salvador-ao-grupo-antes-do-banho-de-champanhe?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

proscout.pt

Resumo Individual Liga NOS 2020/2021

A ProScout decidiu analisar alguns dados individuais da Liga NOS 2020/2021. De forma a considerar apenas uma amostra estatisticamente significativa e relevante, retirámos da nossa base de dados jogadores com menos de 10 jogos.

Desarmes

No capítulo defensivo, a nível de desarmes, é possível ver a eficácia de jogadores como Jackson Porozo (92%), David Carmo (88%) e Diogo Queirós (87%). Curiosamente o top 3 é constituído por jogadores sub-22. O defesa do Boavista tem em média 1,3 desarmes por jogo, o central do Braga 2,1 e Diogo Queirós 0,75. Jan Vertonghen é o primeiro jogador da lista dos primeiros quatro classificados no que toca a jogadores com melhor eficácia de desarme. O belga aparece em 7º lugar com 79% de sucesso, um dado demonstrativo da importância e da qualidade de Vertonghen na defesa do Benfica.

Relativamente ao número de desarmes por jogo, destaque para o top 5 ser constituído maioritariamente por médios. João Palhinha (Sporting) e Jean (Marítimo) têm em média 6 desarmes por partida, com uma eficácia de 56% e 54% respectivamente. Logo a seguir surge o lateral direito do Nacional, Kalindi, com 5,6 desarmes por jogo e 53% de sucesso. Paulinho do Boavista aparece na 4ª posição com 5,5 desarmes e 46% de eficácia e Fábio Pacheco do Moreirense fecha o top 5 com 5,4 desarmes e 48% de eficácia.

Passes

A nível de passes podemos destacar os jogadores que criam mais oportunidades para a sua equipa através de key passes. O top 5 é constituído por quatro jogadores do top 3 e ainda Ricardo Quaresma. Otávio é o jogador da Liga com mais passes chave por jogo (1,96). Segue-se Pedro Gonçalves (1,91), Corona (1,83), Pizzi (1,56) e o extremo do Vitória (1,54).

No capítulo da eficácia, o top 5 conta com dois médios defensivos e três defesas centrais. Daniel Bragança (93%) e os restantes com 92%, Bruno Rodrigues, Julian Weigl, Pepe e Diogo Leite. Dos cinco, o médio alemão é quem completa mais passes por jogo, em média 60.

Dribles

A nível de dribles podemos destacar os elementos mais irreverentes e criativos do nosso campeonato. Os jogadores no canto inferior direito com 100% de eficácia são centrais com poucas tentativas de dribles e por isso pouco relevantes do ponto de vista estatístico.

Destaque para Rafa Silva com 7 dribles por jogo e uma eficácia de 63%. Com 6 dribles por jogo também há Rochinha, Rúben Vinagre, Marcus Edwards e Gil Dias, com 56%, 57%, 60%, 62% e 63% de sucesso respectivamente.

Ataque

Ofensivamente decidimos olhar para os avançados com menos de 21 anos que alinharam esta temporada na Liga NOS. Estes jogadores são os que apresentam números para analisar e comparar entre eles. Nem todos marcaram golos e nos gráficos correspondentes são apresentados somente aqueles que conseguiram meter a bola nas balizas dos seus adversários.

Nome Nacionalidade Equipa Idade

Abel Ruiz Espanha Sporting de Braga 21

Darwin Nuñez Uruguai Benfica 21

Derik Lacerda Brasil Moreirense 21

Evanilson Brasil Porto 21

Gonçalo Ramos PortugalbBenfica 19

Jefferson Brasil Marítimo 21

Leonardo Campana Equador Famalicão 20

Lyle Foster África do Sul Vitória Sport Clube 20

Noah Holm NorueganVitória Sport Clubev19

Pedro Mendes Portugal Nacional 21

Samuel Lino Brasil Gil Vicente 21

Tiago Tomás PortugalbSporting 18

Golos

Analisámos a capacidade goleadora dos avançados que marcaram pelo menos um golo pela sua equipa nesta edição da Liga NOS.

O primeiro gráfico representa os golos marcados versus os minutos jogados pelos 6 jogadores que já fizeram beijar a bola no fundo das redes.

Destaque para Samuel Lino com o número de golos marcados, destacando-se dos outros avançados com os 9 tentos obtidos. No entanto, o mais eficaz é Gonçalo Ramos que apenas em 94 minutos obteve 2 golos. O avançado do Benfica conseguiu a proeza de marcar um golo por cada 47 minutos.

Os restantes avançados pelos golos marcados e pelos minutos jogados encontram-se de acordo com a linha de tendência do gráfico.

No gráfico seguinte podemos constatar que o mais rematador por cada 90 minutos jogados às balizas dos adversários é Gonçalo Ramos com 3,98 remates. O avançado português e Leonardo Campana são os mais concretizadores e conseguem atingir os 40% de conversão.

Acima das médias dos remates em cada 90 minutos encontram-se dois jovens (Evanilson e Darwin Núñez) mas não conseguem estar acima da linha média da conversão de golos. Neste gráfico podemos destacar Evanilson que apesar de alinhar em 15 jogos e atuando 449 minutos apresenta um rendimento interessante na conversão de remates em golos.

No gráfico seguinte concluímos de que e além de Samuel Lino estar acima da linha de tendência também se encontram os jovens Darwin Núñez e Gonçalo Ramos. De acordo com a linha de tendência Samuel Lino tem 3 golos acima do expectável observado. Um jovem com faro para o golo.

Uma componente importante na análise tem a ver com a capacidade dos jogadores rematarem à baliza. No gráfico seguinte encontramos alguns números curiosos na observação dos mesmos. Um facto interessante é que 1 dos 12 jovens – Lyle Foster – que tem mais eficácia nos remates à baliza não marcou nenhum golo. Só Leonardo Campana tem mais eficácia nos remates e conseguiu meter 2 vezes a bola nas balizas dos adversários. Aconteceu na jornada 28 contra o Gil Vicente e na jornada 29 contra o Tondela.

Já os mais rematadores são os têm mais golos mas com menos percentagem de remates à baliza. Darwin Núñez com 57 remates e 22 à baliza, Samuel Lino com 51/22 e Tiago Tomás com 32/13.

Assistências

Nem só de golos vivem os avançados. Uma forma de se analisarem os jogadores é que não podemos dissociar os golos com o trabalho de equipa desenvolvido pelos avançados. Um dos factores que evidenciam as caraterísticas dos jogadores é a sua capacidade de ajudar a equipa e neste ponto iremos ver a capacidade de ajuda para a equipa na questão das assistências.

No gráfico seguinte são apresentados os números das assistências por minutos jogados. Darwin Núñez e Abel Ruiz são os destaques nas assistências e denotam a sua intervenção no trabalho de equipa. Com o seu contributo, com 3 e 10 assistências, nomeadamente Abel Ruiz e Darwin Núñez, o rendimento da equipa aumenta e poderão ser criadas novas situações de finalização.

Duelos Aéreos

Outros dos aspectos a considerar na posição de avançado é a capacidade de ganhar duelos aéreos no último terço do campo. A mobilidade ou o posicionamento dentro da área dos 11 metros é determinante quando temos jogadores com a capacidade de ganhar os duelos aéreos.

O gráfico seguinte espelha os Duelos Aéreos Ganhos versus os Duelos Aéreos por 90 Minutos. Estes duelos incluem quer os atacantes, quer os defensivos quando os avançados têm tarefas defensivas.

Da observação do gráfico o jovem com mais duelos aéreos ganhos é Gonçalo Ramos com 70% valendo-se da sua altura de 1,85m. Já com 1,80m, Tiago Tomás, é o jovem que menos duelos ganha (18%).

Dribles

Um avançado não vive só de golos e para se completar tem que ter a capacidade de drible para muitas vezes no duelo directo com o defesa ganhar espaço e ter espaço para rematar.

O destaque neste ponto recai sobre 3 avançados que se situam acima da linha de tendência dos 50%. Samuel Lino com 67% de sucesso nos dribles e Abel Ruiz e Evanilson com 56% são os mais criativos. Se analisarmos aqueles que tentam mais fintar o adversário não podemos deixar de fora Tiago Tomás que conseguiu com sucesso 28 dribles e Darwin Núñez com 45.

Acções Defensivas

Nos dias de hoje qualquer jogador tem que ter várias características e tem que saber defender para que a equipa possa usufruir da capacidade total das suas potencialidades.

Neste contexto podemos destacar pela positiva os avançados Evanilson e Samuel Lino pelas intervenções defensivas em prol da sua equipa. Os 63% e 48% das ações defensivas destes 2 jovens vêm reforçar a ideia que os avançados são essenciais nas ações defensivas.

Apesar dos poucos jogos realizados por Evanilson constatamos que teve 15 ações defensivas ganhas. Quanto a Samuel Lino teve 48 ações defensivas com êxito.

Avançados

Pelo explanado nos pontos anteriores podemos tirar algumas conclusões. Os jogadores com mais potencial, tendo em conta os números apresentados na análise efetuada são Samuel Lino e Abel Ruiz.

Samuel Lino marcou 9 golos nos 2072 minutos em que esteve presente em 32 jogos no Gil Vicente. Nestes 33 jogos, alinhou de 21 de início. Abel Ruiz marcou 3 golos nos 1292 minutos em que esteve presente em 25 jogos no Sporting de Braga. Nestes 25 jogos, alinhou de 16 de início.

Também podemos destacar 2 jovens que apesar de não terem jogado muito pelas suas equipas demonstraram muito potencial. Evanilson e Gonçalo Ramos merecem ser destacados pelos números apresentados. O avançado do Porto marcou 3 golos nos 449 minutos que esteve em campo nos 15 jogos efetuados (alinhando somente em 4 jogos de início). Já Gonçalo Ramos tem um feito de marcar 2 golos em 94 minutos. Esteve em campo 4 jogos nunca alinhando de início.

em: https://www.proscout.pt/resumo-individual-liga-nos-2020-2021/



Lipeste




Lipeste

record.pt

Samuel Lino é alvo do SC Braga para o ataque

Contactos pelo extremo do Gil Vicente já começaram e clubes irão sentar-se em breve para conversar


Samuel Lino é um dos alvos do Sp. Braga para a temporada 2021/22. Segundo apurou Record, o emblema arsenalista já deu a conhecer o seu interesse no jogador, dando início a contactos exploratórios. Até ao momento, os guerreiros não foram além da abordagem, mas irão sentar-se em breve a conversar com o Gil Vicente, a fim de compreender as pretensões dos galos. Certo, para já, é que estes últimos acreditam que serão capazes de obter um encaixe considerável por uma das peças principais desta temporada.

Olhando à pré-época que se avizinha, os arsenalistas veem em Samuel Lino, de 21 anos, muito potencial e uma característica que pode ser determinante: a polivalência. De lembrar que, esta temporada, o extremo de raiz jogou quase toda a época a ponta-de-lança, marcando 11 jogos em 37 jogos. Apenas com Rui Fonte e Abel Ruiz para jogar na frente em 2021/22, sendo que este último arranca a época mais tarde devido ao Europeu de sub-21, e pensando na sempre possível saída de Ricardo Horta, os arsenalistas podem usufruir deste predicado para matar dois coelhos de uma cajadada só.

Agora figura de destaque na Liga NOS, Samuel Lino só começou a jogar aos 17 anos, dando os primeiros passos no São Bernardo, do Brasil. Há dois anos, estava a jogar no Campeonato Paulista A2, espécie de 6ª divisão nacional. O possível salto para Braga é, por isso, mais um passo numa subida a pulso.

Multa pesada

A SAD foi multada pelo CD da FPF em 12.495 euros por críticas ao VAR na newsletter do clube de 3 de novembro de 2020.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/samuel-lino-e-alvo-do-sp-braga-para-o-ataque?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais



Lipeste

abola.pt

Carvalhal já desenha o eixo da defesa

Encerrada a temporada com a conquista da Taça de Portugal, havendo ainda jogadores apetecíveis no mercado, como são os casos de Esgaio, Al Musrati e Ricardo Horta, o SC Braga já procura estruturar linhas mestras na definição do próximo plantel e, independentemente das saídas que se venham a verificar entre o núcleo duro, há já um ponto de ordem na cabeça de Carlos Carvalhal, discutido e maturado com a Administração liderada por António Salvador.


Há um setor que precisa de ser reforçado e rejuvenescido, que é o eixo da defesa. O desenho ideal está feito, mas requer negociações, jogos de cintura e anuências. 

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-05-27/sc-braga-carvalhal-ja-desenha-o-eixo-da-defesa/891818/471

Lipeste

O Jogo

MES­MO SEM FOR­MA­ÇÃO, SA­MU­EL LI­NO VEN­CEU DA­DOS

Avan­ça­do bra­si­lei­ro de 21 anos foi o me­lhor mar­ca­dor da equi­pa na épo­ca ago­ra fin­da, as­su­min­do um pa­pel de­ter­mi­nan­te na con­cre­ti­za­ção do prin­ci­pal ob­je­ti­vo, a per­ma­nên­cia.

A tem­po­ra­da 2020/21 não foi de afir­ma­ção, mas de "ex­plo­são" do ta­len­to do jo­vem jo­ga­dor que na épo­ca pas­sa­da, a de es­treia, con­tou com a for­te con­cor­rên­cia de San­dro Li­ma.

De­pois de se ter es­tre­a­do na I Di­vi­são do fu­te­bol na­ci­o­nal, na épo­ca an­te­ri­or, con­tra­ta­do pe­lo Gil Vi­cen­te ao S. Ber­nar­do, clu­be dos es­ca­lões se­cun­dá­ri­os do Bra­sil, o avan­ça­do, que tem na ve­lo­ci­da­de e re­pen­tis­mo du­as das su­as prin­ci­pais ca­rac­te­rís­ti­cas, pas­sou es­sa tem­po­ra­da na "som­bra" do com­pa­tri­o­ta, San­dro Li­ma, na al­tu­ra, o me­lhor mar­ca­dor dos gi­lis­tas, so­man­do 13 go­los em 36­ jo­gos.Na­ al­tu­ra, "Sa­mu" mar­cou ape­nas dois go­los em 26 en­con­tros, sen­do que, des­tes, só foi ti­tu­lar em seis.

Com a saí­da do ex­pe­ri­en­te avan­ça­do pa­ra os chi­ne­ses do Ti­an­jin Te­da - es­tá ago­ra na Tur­quia, no Genç­ler­bir­li­gi -, Sa­mu­el Li­no ga­nhou es­pa­ço, ba­ten­do a con­cor­rên­cia de "pe­sos pe­sa­dos" co­mo Hu­go Vi­ei­ra e o in­ter­na­ci­o­nal ira­qui­a­no, Alaa Ab­bas. O bra­si­lei­ro foi, du­ran­te gran­de par­te des­ta tem­po­ra­da, o do­no da po­si­ção mais avan­ça­da do ata­que, tan­to com Rui Al­mei­da, co­mo com o seu su­ces­sor Sa­mu­el Li­no foi o me­lhor mar­ca­dor do Gil Vi­cen­te em 2020/21 no co­man­do téc­ni­co gi­lis­ta, o atu­al trei­na­dor, Ri­car­do So­a­res.

Pra­ti­ca­men­te sem for­ma­ção de ba­se, o ata­can­te só co­me­çou a jo­gar fu­te­bol aos 16 anos, mais con­cre­ta­men­te em ja­nei­ro de 2017, nos sub19 do São Ber­nar­do. Ape­sar da inex­pe­ri­ên­cia, "Sa­mu" aca­bou, es­ta tem­po­ra­da, por con­se­guir nú­me­ros idên­ti­cos aos de San­dro Li­ma, fa­zen­do 11 go­los em 37 jo­gos, des­ta vez a mai­o­ria, 22, co­mo ti­tu­lar, ape­sar de ter per­di­do al­gum es­pa­ço com a che­ga­da, em ja­nei­ro, do pon­ta-de-lan­ça em­pres­ta­do pe­lo Spor­ting, Pe­dro Mar­ques. No en­tan­to, mes­mo sal­tan­do do ban­co, Sa­mu­el Li­no con­se­guiu ter um pa­pel de­ci­si­vo, mar­can­do, des­de en­tão, nes­sa qua­li­da­de, dois go­los nas vi­tó­ri­as fren­te ao Na­ci­o­nal e ao Rio Ave.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210527/281861531416230