News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

record.pt

Começou "pelo sótão", levou o Leixões à UEFA e substituiu treinador preso: Carvalhal na 1.ª pessoa

Treinador do Sp. Braga escreve no 'The Coaches Voice' e conta parte da sua história


Carlos Carvalhal escreveu uma carta no 'The Coachs Voice', site que dá voz aos treinadores, que ali contam histórias e algumas das suas experiências. O técnico do Sp. Braga recordou alguns dos momentos mais marcantes da sua carreira, uma carreira que começou "pelo sótão", como o próprio explica.

"Atualmente, há dois caminhos distintos para nos tornarmos técnicos. Um deles é ter sido um grande jogador e receber a oportunidade de comandar um grande clube. Assim, num ou dois anos já terá a experiência de ter comandado grandes jogadores. O outro é começar pelo sótão. E demora mais tempo. Como no meu caso, pode demorar mais de 15 anos", explicou Carvalhal.

O treinador lembrou a passagem pelo Leixões, entre 2001 e 2003. "Eu já estava na 1.ª Divisão quando o presidente do Leixões me ligou. Os meus amigos disseram-me: 'Estás maluco! Tens a oportunidade de continuar a trabalhar na primeira divisão. Por que motivo queres ir para a terceira?' Foi simples. Fui assistir a um dos jogos deles. Era uma tarde de quarta-feira e havia 8 mil pessoas no estádio. Imediatamente após a partida disse ao presidente: 'Quero ficar aqui'."

O técnico acreditou que podia levar o Leixões ao primeiro escalão. "O primeiro ano foi incrível. Fizemos algo que ninguém tinha conseguido antes em Portugal: levámos uma equipa da 3.ª divisão à final da Taça de Portugal, garantindo uma vaga na Liga Europa."

Mas a segunda temporada em Matosinhos não foi assim tão boa. "Um dia o presidente veio ao treino e assistiu ao nosso trabalho tático. Ele viu como nos preparávamos para um jogo importante no fim de semana. Depois do treino disse-me: 'Preciso de falar contigo. Temos que ganhar este jogo'. 'Sim, eu sei', respondi. (...) 'Mas com estes jogadores não vamos ganhar. É melhor que troques isto e aquilo...' Disse que não o faria. 'Jogaremos com a equipa que eu escolhi e acho que vamos ganhar'.

Carvalhal recorda que ficou no ar a ameaça que se não ganhasse seria despedido. O Leixões venceu, por 2-1. "Depois do jogo, fui falar com o presidente e demiti-me. 'Quer escolher a equipa? Então, o senhor pode ser o treinador. Vou-me embora'. Foi um momento triste. Era um clube que eu gostava muito. Ainda gosto. Porém, um técnico precisa ter 100% de autonomia. Eu sou 100% responsável tanto pelas vitórias como pelas derrotas."

O treinador explica depois que uma das tarefas que tem em mãos é a motivação dos jogadores. Conta que na primeira vez que esteve no V. Setúbal os jogadores não recebiam há três ou quatro meses. Houve um incidente disciplinar com um futebolista e Carvalhal ameaçou-o com o despedimento. Imediatamente recebeu a visita do capitão, a interceder pelo compenheiro, mas o técnico mostrou-se irredutível. Até que cedeu e disse: "Está bem, façamos um acordo: se ganharmos o jogo no domingo, ele não será despedido".

"Os jogadores uniram-se para ganhar o jogo e salvaram o emprego do colega. Para usar este tipo de estratégia é preciso conhecer bem os jogadores. Conhecer a personalidade deles. Só aí se poderá tirar o máximo das suas capacidades", explica o treinador.

Mas o Besiktas foi o seu maior desafio. "Por que foi tão difícil? Imagina isto: assumes um clube num momento crítico porque o técnico que irás substituir foi preso e deste a tua palavra de que devolverás o cargo assim que ele sair da prisão. Foi deste modo que comecei no Besiktas. Estava a trabalhar com a equipa técnica que pertencia ao antigo treinador, num país em que ninguém me conhecia e sem dominar a língua. Mas, três meses depois da minha chegada, os adeptos gritavam o meu nome."

O treinador saiu da prisão e Carvalhal ficou. "Eles sabiam que os adeptos não iam aceitar a minha demissão. Sobretudo porque íamos jogar com o Sp. Braga na fase seguinte da Liga Europa, o clube de minha cidade, que eu conhecia tão bem. Fiquei porque íamos com o Sp. Braga. A solução encontrada foi colocar o antigo treinador como diretor desportivo. Fiquei a trabalhar com um diretor desportivo que queria ser o técnico, os meus adjuntos eram dele e eu continuava sem dominar a língua, portanto sem entender muitas vezes o que eles estavam a dizer."

Carvalhal, que mais uma vez se recusou a colocar em campo os jogadores que não eram escolhidos por si, acabou por deixar a Turquia e teve a oportunidade de treinar em Inglaterra. "Quando aceitei a proposta do Sheffield Wednesday, senti-me como se estivesse no paraíso. Antes da minha primeira conferência de imprensa, as pessoas diziam: 'Carlos, prepara-te'. Mas eu pensei: 'estive na Turquia com 30 câmaras e 50 jornalistas a metralhar perguntas bem espinhosas. E sobrevivi'.

E a concluir, Carlos Carvalhal deixa uma certeza: "O meu caminho foi longo. Vivi muitos momentos de vitórias e derrotas. Estou orgulhoso por ter subido na carreira ao ultrapassar muitos desafios pelo caminho. O que me deu uma experiência enorme. E deixou-me pronto para qualquer coisa."

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/detalhe/comecou-pelo-sotao-levou-o-leixoes-a-uefa-e-substituiu-treinador-preso-carvalhal-na-1-pessoa?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga: Artur Soares Dias apita visita do líder Sporting à Pedreira

A Federação Portuguesa de Futebol divulgou esta sexta-feira a lista dos árbitros nomeados os jogos da 29.ª jornada da Liga, deixando apenas em aberto o embate entre os algarvios Farense e Portimonense, marcado para terça-feira.

Assim, Artur Soares Dias foi o eleito para apitar a visita do líder Sporting a Braga, no domingo, enquanto Hélder Malheiro vai apitar a receção do Benfica ao Santa Clara e Hugo Miguel foi o escolhido para a deslocação do FC Porto a Moreira de Cónegos, ambos na segunda-feira.

Os árbitros da 29.ª jornada da Liga

Boavista-Marítimo
Árbitro: João Pinheiro
Assistentes: Tiago Costa e Nuno EIras
4.º árbitro: Iancu Vasilica
VAR: Luís Ferreira
AVAR: Luciano Maia
 

Rio Ave-Paços de Ferreira
Árbitro: Manuel Oliveira
Assistentes: Tiago Leandro e Nélson Cunha
4.º árbitro: Carlos Macedo
VAR: Vítor Ferreira
AVAR: Paulo Miranda

SC. Braga-Sporting

Árbitro: Artur Soares Dias
Assistentes: Rui Licínio e Paulo Soares
4.º árbitro: Manuel Mota
VAR: Tiago Martins
AVAR: Hugo Ribeiro


Belenenses SAD-Gil Vicente
Árbitro: Tiago Martins
Assistentes: Pedro Mota e Hugo Ribeiro
4.º árbitro: João Bento
VAR: Rui Oliveira
AVAR: Carlos Campos

Benfica-Santa Clara
Árbitro: Hélder Malheiro
Assistentes: Rui Cidade e Gonçalo Freire
4.º árbitro: Hugo Silva
VAR: Luís Godinho
AVAR: Valter Rufo

Nacional-Vitória SC
Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Bruno Rodrigues e Pedro Martins
4.º árbitro: Ricardo Baixinho
VAR: Vasco Santos
AVAR: Sérgio Jesus

Famalicão-Tondela
Árbitro: Rui Costa
Assistentes: Nuno Manso e João Bessa Silva
4.º árbitro: João Gonçalves
VAR: Gustavo Correia
AVAR: Inácio Pereira

Moreirense-FC Porto
Árbitro: Hugo Miguel
Assistentes: Bruno Jesus e Ricardo Santos
4.º árbitro: Cláudio Pereira
VAR: António Nobre
AVAR: André Campos

em: https://maisfutebol.iol.pt/arbitros/29-jornada/liga-artur-soares-dias-apita-visita-do-lider-sporting-a-pedreira

Lipeste

jornaldenegocios.pt

Braga quer abandonar estádio de 200 milhões e construir um novo por 60 milhões

Rui Neves





Pretende dizer adeus ao mais caro estádio do Euro-2004 e regressar ao 1.º de Maio, propondo-se requalificar o velhinho recinto que abandonou há 17 anos, dotando-o de uma capacidade para 20 mil espetadores, e construir um edifício multiusos com "food court", escritórios e hotel.

Inicialmente orçado em 32,5 milhões de euros, a fatura do estádio que foi construído em Braga para o Euro-2004 ainda não está fechada, mas já ultrapassa os 180 milhões de euros. Depois de vários processos judiciais, estando atualmente mais em curso no valor de 10 milhões, o custo final deverá aproximar-se dos 200 milhões de euros.

Mas esta joia arquitetónica assinada por Souto Moura, que se tornou o mais caro estádio do Euro-2004, nunca foi amado na cidade, sofrendo de várias patologias em termos de acessibilidade e conforto para os adeptos e seus utilizadores.

De propriedade municipal, que tem vindo a assumir não só o serviço da dívida como os elevados encargos anuais de manutenção do estádio, a Câmara de Braga até já equacionou referendar a venda do recinto, mas viria a desistir da ideia, que poderá novamente surgir nas Autárquicas deste ano. 

Há anos que o SC Braga liderado por António Salvador não esconde o desejo de regressar ao velho estádio 1.º de Maio, tendo recentemente apresentado à autarquia um projeto de requalificação da sua antiga "casa", que está orçado em 60 milhões de euros, num investimento suportado totalmente pelo clube contra uma concessão por cerca de 80 anos.

No estudo entregue à Edilidade presidida por Ricardo Rio, a 15 de dezembro passado, o SC Braga propõe-se dotar o 1.º de Maio com "20 mil lugares de lotação com a melhor experiência de estádio possível - 'Close to the Action'", assim como a "cobertura integral das áreas de bancada para maior conforto dos espetadores" e "estacionamento para cerca de 800 veículos ligeiros".

Novidade adicional: "Para o modelo de negócio do Sporting Clube de Braga, é fundamental complementar o estádio com actividades que gerem fluxo todos os dias da semana. Nesse sentido, propõe-se ocupar o atual campo de treinos com um edifício multiusos que albergará estacionamento público, 'food court', escritórios e hotel", lê-se no mesmo estudo, a que o Negócios teve acesso.

Porta da Maratona e fachada preservadas

Segundo o clube, o desenho que é proposto " é totalmente compatível com a atual implantação do pavilhão do ABC", mas admite "a possibilidade de este ser reconstruído e/ou ampliado".

E lembra que "é intenção da Câmara Municipal de Braga unir os parques da Ponte e do Monte Picoto, criando um grande parque central que integrará o Estádio 1.º de Maio, a piscina municipal, o pavilhão do ABC e o Altice Forum".

Assim, defende, "o estádio, a piscina, o 'food court', o pavilhão e o hotel serão o cerne do futuro parque central da cidade, contribuindo decisivamente para a sua afirmação como o principal polo de entretenimento e lazer do município", adiantando ainda que, "a poente do estádio, na zona dos campos das Camélias, será construído um novo complexo totalmente destinado ao atletismo".

De resto, respeitando o "edifício notável" e a "memória coletiva dos adeptos do Braga, e dos bracarenses em geral", o projeto de requalificação do 1.º de Maio contempla a preservação, "em toda a sua extensão, da Porta da Maratona e a fachada do estádio.

Câmara de Braga chuta novo estádio para canto

Acontece que o presidente da Câmara de Braga não concorda com o projeto e, em declarações à Rádio Universitária do Minho (RUM), esta sexta-feira, 23 de abril, disse mesmo ter já rejeitado a ideia, esclarecendo que o objetivo do executivo municipal é "a reabilitação" do estádio projetado por Souto Moura, sendo que já foi necessário "interromper a atividade em algumas zonas do próprio estádio, por razões de segurança".

"Estamos a finalizar um estudo por parte da Universidade do Minho para conhecermos todas as patologias existentes e as necessidades de reforço infraestrutural. Julgo que todos os bracarenses ambicionam a reabilitação desse estádio e não a construção de um novo estádio", defendeu Ricardo Rio.

Segundo o autarca, a intenção que lhe foi transmitida pelo presidente do clube passava por "um conjunto de ideias não para reabilitar, mas para criar uma nova infraestrutura".

"Não houve adesão à proposta", garantiu Rio, adiantando que não fecha a porta a uma possível colaboração com o clube, desde que as propostas em cima da mesa "respeitem os princípios da salvaguarda patrimonial do próprio Estádio", ressalvou, ainda em declarações à RUM.

"Esta vontade que me foi transmitida pelo presidente [do clube] vem corroborar uma conclusão que já muitos bracarenses tinham tirado que é a de que o novo Estádio Municipal foi um desbaratar de recursos públicos, que nem sequer serve ao SC Braga", rematou Rio.

em: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/braga-quer-abandonar-estadio-de-200-milhoes-e-construir-um-novo-por-60-milhoes

Lipeste

abola.pt

Tiago Esgaio garantido até 2025
Por Nuno Saraiva

Tiago Esgaio vai ser jogador do SC Braga a partir da próxima temporada. O lateral-direito português vai assinar contrato até 2025 e, assim, juntar-se ao irmão Ricardo no plantel dos minhotos.

 

A BOLA sabe que o acordo entre SC Braga e Belenenses SAD está alinhavado e será fechado na próxima semana. Os bracarenses vão pagar 300 mil euros por Tiago Esgaio, que estava a entrar no último ano de contrato com o clube lisboeta.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-04-23/sc-braga-tiago-esgaio-garantido-ate-2025/887707/471

Lipeste

ojogo.pt

Carvalhal: ″Ser treinador? Há dois caminhos: ter sido um grande jogador ou começar pelo sótão″

Carlos Carvalhal, treinador do Braga, escreveu uma carta no "The Coaches Voice", site onde os treinadores contam muitas das suas experiências durante as carreiras.

Dois caminhos para ser-se treinador: "Atualmente, há dois caminhos distintos para nos tornarmos treinadores. Um é ter sido um grande jogador e receber a oportunidade de orientar um grande clube. Assim, num ou dois anos já terá a experiência de ter comandado grandes jogadores. O outro é começar pelo sótão, e demora mais tempo. Como no meu caso, pode demorar mais de 15 anos."

Como foi "parar" ao Leixões [entre 2001 e 2003]: "Eu já estava na primeira divisão quando o presidente do Leixões me telefonou. Os meus amigos disseram-me: 'Estás maluco! Tens a oportunidade de continuar a trabalhar na primeira divisão. Por que razão queres ir para a terceira?' Foi simples: fui assistir a um jogo deles. Era uma quarta-feira à tarde e havia oito mil pessoas no estádio. Imediatamente após a partida disse ao presidente: 'Quero ficar aqui'."

Primeira época no Leixões: "O primeiro ano foi incrível. Fizemos algo que ninguém tinha conseguido antes em Portugal: levámos uma equipa da 3.ª divisão à final da Taça de Portugal, garantindo uma vaga na Liga Europa."

Segunda temporada no emblema matosinhense: "Um dia o presidente foi ao treino e assistiu ao nosso trabalho tático. Viu como nos estávamos a preparar para um jogo importante no fim de semana. Depois do treino disse-me: 'Preciso de falar contigo. Temos de ganhar este jogo'. 'Sim, eu sei', respondi. 'Mas com estes jogadores não vamos ganhar, é melhor que troques isto e aquilo...' Disse que não o faria. 'Vamos jogar com a equipa que eu escolhi e acho que vamos ganhar.'"

Demissão após o jogo: "Depois do jogo, fui falar com o presidente e demiti-me. 'Quer escolher a equipa? Então pode ser o treinador. Vou embora'. Foi um momento triste, porque era um clube do qual eu gostava muito. Ainda gosto. No entanto, um treinador precisa de ter 100 por cento de autonomia. Eu sou 100 por cento responsável tanto pelas vitórias como pelas derrotas."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carvalhal-ser-treinador-ha-dois-caminhos-ter-sido-um-grande-jogador-ou-comecar-pelo-sotao-13605789.html

Lipeste

ojogo.pt

Carvalhal conta episódio insólito: ″Imagina que o treinador que vais substituir foi preso...″

Treinador do Braga escreveu carta no "The Coaches Voice", site site onde os treinadores contam muitas das suas experiências durante as carreiras.

Besiktas foi o maior desafio da carreira: "Por que foi tão difícil? Imagina isto: assumes um clube num momento crítico porque o treinador que vais substituir foi preso e deste a tua palavra de que vais devolver o cargo assim que sair da prisão. Foi desta forma que comecei no Besiktas. Estava a trabalhar com a equipa técnica que pertencia ao antigo treinador, num país em que ninguém me conhecia e sem dominar a língua. Mas, três meses depois da minha chegada, os adeptos gritavam o meu nome."

Carvalhal ficou depois de o antigo treinador sair da prisão: "Eles sabiam que os adeptos não iam aceitar a minha demissão, principalmente porque íamos jogar com o Braga na fase seguinte da Liga Europa, o clube de minha cidade, que eu conhecia tão bem. A solução encontrada foi colocar o antigo treinador como diretor desportivo. Fiquei a trabalhar com um diretor desportivo que queria ser o treinador, os meus adjuntos eram dele e eu continuava sem dominar a língua, e por isso sem entender muitas vezes o que eles estavam a dizer."

Sheffield Wednesday: "Quando aceitei a proposta do Sheffield Wednesday, senti-me como se estivesse no paraíso. Antes da minha primeira conferência de Imprensa, as pessoas diziam: 'Carlos, prepara-te'. Mas eu pensei: 'estive na Turquia com 30 câmaras e 50 jornalistas a metralhar perguntas bem espinhosas. E sobrevivi'".

Balanço: "O meu caminho foi longo, vivi muitas vitórias e derrotas. Estou orgulhoso por ter subido na carreira ao ultrapassar muitos desafios pelo caminho, o que me deu uma experiência enorme e me deixou preparado para qualquer coisa."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carvalhal-conta-episodio-insolito-imagina-que-o-treinador-que-vais-substituir-foi-preso-13605943.html

Lipeste

zerozero.pt

Tiago Esgaio ruma a SC Braga e Belenenses SAD recebe compensação
Luís Rocha

O lateral direito vai ser reforço arsenalista para a próxima época e vai assinar contrato por quatro temporadas. As três partes já têm o negócio selado e o acordo é total entre as três partes.

Ao que o zerozero apurou, há entendimento entre os dois clubes, com o Belenenses SAD a receber 300 mil euros pelo passe de um jogador que tinha mais um ano de contrato.

À partida, Tiago Esgaio vai encontrar o irmão Ricardo (a menos que este seja transferido), curiosamente competidor direto pela mesma posição.

Depois de duas épocas em crescendo e de plena afirmação nos azuis, o defesa, de 25 anos, está prestes a dar o salto para um patamar que engloba presença nas competições europeias.

em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=320731

Lipeste

record.pt

Salvador apresenta recandidatura: conheça a lista e as figuras da Comissão de Honra

Eleições para os órgãos sociais do Sp. Braga estão agendadas para 21 de maio próximo


António Salvador, presidente do Sp. Braga desde 2003, apresenta por esta altura a sua recandidatura a mais um mandato e já é conhecida a lista que irá ser submetida ao ato eleitoral agendado para o próximo dia 21 de maio.

Nota para a inclusão de Luís Machado, antigo presidente do clube, como líder do Conselho Geral, para a vaga atualmente ocupada por Fernando Oliveira. No Conselho Fiscal surge o nome de Gaspar Vieira de Castro e na Assembleia Geral o de José Manuel Fernandes, duas figuras que exercem atualmente essas funções.

Na lista de vice-presidentes da direção, nota para as entradas de Joel Pereira, Cláudio Couto e Hugo Vieira, não estando incluído na lista o nome de Fernando Parente, vice-presidente da direção em exercício. Gaspar Borges, Hernâni Portovedo, Manuel Silva Costa, Manuel Sá Serino e Paulo Jorge Resende mantêm-se no lote de vice-presidentes.

Apoio de Abel, Custódio, Trincão ou Nuno Gomes

Ao mesmo tempo que foi divulgada a lista candidata ao ato eleitoral, foi conhecida ainda a lista de figuras ilustres que integram a Comissão de Honra de apoio à recandidatura de António Salvador. Destaque para antigos treinadores como Abel Ferreira, Custódio ou Domingos Paciência, mas também para ex-jogadores do clube, entre eles Trincão, Mossoró, Marcelo Goiano, Nuno Gomes, Quim ou Karoglan.

Por José Mário e André Gonçalves

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/salvador-apresenta-recandidatura-conheca-a-lista-e-as-figuras-da-comissao-de-honra?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

zerozero.pt

Artur Soares Dias dirige duelo entre Sporting e SC Braga: os árbitros escolhidos para esta jornada

A Secção Profissional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, os árbitros escolhidos para esta jornada da Liga NOS, incluindo para o duelo entre SC Braga e Sporting, decisivo para as contas do título, e que vai ser dirigido por Artur Soares Dias.

O árbitro da Associação de Futebol do Porto vai ser assistido por Rui Licínio e Paulo Soares e por Tiago Martins no VAR. Por sua vez, Hélder Malheiro ficará a cargo do Benfica x Santa Clara - Rui Cidade e Gonçalo Freire serão os assistentes e Luís Godinho o VAR - e Hugo Miguel do Moreirense x FC Porto - assistido por Bruno Jesus e Ricardo Santos e por António Nobre no VAR.

Fica apenas a faltar saber a nomeação do Conselho de Arbitragem para o dérbi algarvio entre o Portimonense e o Farense, agendado para a próxima terça-feira, que fecha esta 29ª jornada.

Eis as nomeações para esta jornada da Liga NOS:

Boavista FC-Marítimo M.
Árbitro: João Pinheiro
Assistentes: Tiago Costa e Nuno EIras
4.º árbitro: Iancu Vasilica
VAR: Luís Ferreira
AVAR: Luciano Maia

Rio Ave FC-FC Paços de Ferreira
Árbitro: Manuel Oliveira
Assistentes: Tiago Leandro e Nélson Cunha
4.º árbitro: Carlos Macedo
VAR: Vítor Ferreira
AVAR: Paulo Miranda

SC Braga-Sporting CP

Árbitro: Artur Soares Dias
Assistentes: Rui Licínio e Paulo Soares
4.º árbitro: Manuel Mota
VAR: Tiago Martins
AVAR: Hugo Ribeiro


Belenenses SAD-Gil Vicente FC
Árbitro: Tiago Martins
Assistentes: Pedro Mota e Hugo Ribeiro
4.º árbitro: João Bento
VAR: Rui Oliveira
AVAR: Carlos Campos

SL Benfica-CD Santa Clara
Árbitro: Hélder Malheiro
Assistentes: Rui Cidade e Gonçalo Freire
4.º árbitro: Hugo Silva
VAR: Luís Godinho
AVAR: Valter Rufo

CD Nacional-Vitória SC
Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Bruno Rodrigues e Pedro Martins
4.º árbitro: Ricardo Baixinho
VAR: Vasco Santos
AVAR: Sérgio Jesus

FC Famalicão-CD Tondela
Árbitro: Rui Costa
Assistentes: Nuno Manso e João Bessa Silva
4.º árbitro: João Gonçalves
VAR: Gustavo Correia
AVAR: Inácio Pereira

Moreirense FC-FC Porto
Árbitro: Hugo Miguel
Assistentes: Bruno Jesus e Ricardo Santos
4.º árbitro: Cláudio Pereira
VAR: António Nobre
AVAR: André Campos

Domingo, 25 Abril 2021 - 20:00
Estádio Municipal de Braga
Artur Soares Dias

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=320738

Lipeste

jogo.pt

António Salvador: o motivo da recandidatura e jogo com o Sporting "como outro qualquer"

Presidente do Braga em declarações à SIC Notícias.

Recandidatura: "

Fez em fevereiro 18 anos que cá cheguei. É uma honra para mim defender este clube. [quero] Continuar o trabalho que temos vindo a fazer, em crescendo, com transparência, rigor, sustentabilidade em todas as áreas. É isso que me leva a recandidatar. Para continuar este trabalho que entendo que ainda não está concluído, ainda para mais nesta altura, de pandemia, o clube precisa de continuação, sustentabilidade rigorosa para ultrapassar este momento.

Rivalidade particular com o Sporting? 

"A rivalidade é com todos os clubes, o Braga ao longo desta ultima década habituou-nos - e é o caminho que percorremos todos os dias -, a encurtar distâncias para os outros, para cima, e o Sporting é um deles, como Benfica e FC Porto.

Jogo com Sporting no domingo, mais pressão?

"Domingo é mais um jogo como outro qualquer. O Braga vai entrar para vencer, como em todos os campos que entra, com ambição de vencer qualquer jogo. É completamente igual, não altera nada a ambição, neste momento, no futuro ou para atrás. A ambição é a mesma. Importante é focar jogo a jogo para chegar ao fim da época e chegar o mais acima possível."

Lutar por lugar europeu:

"Temos feito isso, no ano passado ficámos no pódio, estamos todos muito próximos, o nosso caminho é um caminho árduo, duro, contra grandes equipas. O campeonato está muito equilibrado, muito difícil. Vamos lutar jogo a jogo.

Diferença de orçamentos e aproximação aos grandes:

"É um problema que vivemos em Portugal, infelizmente. É uma das lutas que temos de trabalhar, encurtar distâncias, especialmente em questões orçamentais, para os grandes. A diferença é muito grande para esses clubes [três grandes]. Agora com a centralização dos direitos televisivos, há que encurtar distâncias para que haja campeonato, não só para o Braga, mas para todas as equipas. Mais equidade em termos financeiros para que clubes possam lutar com as mesmas armas."

Interesse em Tiago Esgaio:

"Não vou anunciar nem comentar nada. o Braga está, como é natural, a preparar a próxima época e todas os bons jogadores, nas posições que necessitem de ser reforçadas, estaremos atentos a eles. A grande base da equipa está construída, vai passar para a próxima época e portanto não estamos preocupados com isso."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/antonio-salvador-o-motivo-da-recandidatura-e-jogo-com-o-sporting-como-outro-qualquer-13606546.html

Lipeste

pressnet.pt

SC. Braga quer voltar ao Estádio 1º de Maio e requalificação custa cerca de 60 milhões de euros

Arsenalistas querem regressar à sua antiga casa.

SC Braga quer regressar ao estádio 1º de Maio, 17 anos depois de ter abandonado este recinto, propriedade do Município. O clube já apresentou à autarquia um projeto de requalificação do velho estádio, que está orçado em cerca de 60 milhões de euros.

Este investimento será, na sua totalidade, suportado pelo clube, contra uma concessão na casa das oito décadas.

O projeto prevê 20.000 lugares nas bancadas, estacionamento para 800 viaturas, possibilidade de recuperação do pavilhão do ABC e pista de atletismo nas Camélias.

em: https://pressnet.pt/2021/04/23/sp-braga-quer-voltar-ao-estadio-1o-de-maio-e-requalificacao-custa-cerca-de-60-milhoes-de-euros/

Lipeste

tribunaexpresso.pt

António Salvador quer regressar ao Estádio 1.º de Maio. Abandono da Pedreira gera tensão entre Câmara e Sporting de Braga
Isabel Paulo

O presidente do Sporting de Braga volta a apresentar-se, esta sexta-feira, a mais quatro anos de mandato. Na manga tem um projeto de requalificação majestática do velhinho 1.º Maio, obra que custará €70 milhões aos cofres do clube. Ricardo Rio dá nega por considerar que não salvaguarda traça do estádio, património municipal e Monumento de Interesse Público

No dia em que vai anunciar aos sócios nova candidatura à presidência do Sporting de Braga, António Salvador leva na manga um projeto para requalificar de raiz o histórico 1.º de Maio, estádio em avançado estado de degradação e onde os minhotos jogaram até 2004. A desejada mudança de casa está longe de ser pacífica, não só porque a Câmara de Braga alega que o projeto apresentado à autarquia, em dezembro último, desvirtua a traça original do estádio inaugurado em 1950, mas também pela perplexidade que a deserção da Pedreira pode causar.

Em causa está o abandono de um dos estádios mais caros do Euro 2004, que custou ao erário municipal mais de €150 milhões e é desde sempre considerado a obra do regime socialista do ex-dinossauro autárquico Mesquita Machado. Gizado pela mão do arquiteto Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker 2011, o estádio carrega a originalidade de só ter bancadas laterais, inovação que faz do recinto uma meca de estudantes de arquitetura, mas nunca convenceu os adeptos.

Com uma lotação de 30 mil lugares, as bancadas íngremes e de difícil acesso são um dos motivos de descontentamento, a somar à queixa que, sem bancadas de topo, perde-se o clamor da assistência no apoio à equipa. "Não é um coliseu. É pouco amigável para os adeptos e jogadores", refere ao Expresso fonte próxima do clube, defensora da mudança.

Apesar de não fechar as portas a uma possível colaboração com o clube local, Ricardo Rio alertou, esta sexta-feira, à Rádio Universidade do Minho, que essa eventualidade dependerá da "salvaguarda patrimonial do próprio Estádio", propriedade da autarquia e edifício classificado Monumento de Interesse Público.

O novo 1.º de Maio

Na proposta enviada à Câmara de Braga, em dezembro de 2020, António Salvador comprometia-se a financiar a totalidade da reabilitação do recinto e área envolvente, desde que o município cedesse o espaço e os terrenos em redor por um prazo de 80 anos. No projeto de renovação, a que o Expresso teve acesso, a direção do Sporting de Braga compromete-se a preservar a fachada e a emblemática Porta da Maratona, datada do Estado Novo, enquanto o interior do edificado seria todo modificado para acolher todas as valências de um estádio moderno.

A lotação idealizada é de 20 mil lugares e de espaço 'Close to the Action', ou seja, com bancadas anfiteatro, integralmente cobertas e com vários tipos de tipologias: famílias, empresas e adeptos de equipas visitantes, além de camarote presidencial e lounge VIP com 100 lugares e áreas de apoio. Acessibilidades para espetadores de mobilidade reduzida, estacionamento para 800 carros e acesso distinto para autocarros de jogadores à zona de balneários são outras das valências previstas.

A requalificação do ABC faz também parte do pacote de ampliação e reabilitação, enquanto o atual campo de treinos daria lugar a um edifício multiusos que albergará estacionamento público, piscina, 'food court', escritórios e um hotel. Se o projeto vier a acontecer, o clube pretende criar ainda um espaço exterior destinado a lazer e atividades de ar livre no Parque da Ponte, um modelo de negócio que o presidente da Câmara de Braga defende irá criar uma zona de centralidade na cidade.

Ainda longe de ter luz verde por parte do executivo municipal, o presidente da Câmara de Braga concorda ser imperioso requalificar o velhinho 1.º de Maio, referindo que a autarquia e a Universidade do Minho estão a finalizar um levantamento das patologias da infraestrutura, antes de avançar para a reabilitação.

Segundo o autarca do PSD, a proposta de António Salvador, mais do que reabilitar, passa por criar uma nova infraestrutura que não respeita o património do próprio estádio, razão pela qual não houve adesão do executivo municipal. E Ricardo Rio, que desde os tempos de vereador da oposição sempre defendeu a requalificação do antigo estádio bracarense em detrimento da construção do novo, não esconde que a troca de estádio vem corroborar a conclusão de muitos bracarenses: "A de que o novo Estádio Municipal foi um desbaratar de recursos públicos, que nem sequer serve ao SC Braga".

em: https://tribunaexpresso.pt/futebol-nacional/2021-04-23-Antonio-Salvador-quer-regressar-ao-Estadio-1.-de-Maio.-Abandono-da-Pedreira-gera-tensao-entre-Camara-e-Sporting-de-Braga-54b2a7ee

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

SC. Braga: Tiago Esgaio é reforço por quatro temporadas

Belenenses SAD recebe 300 mil euros

Pedro Jorge da Cunha

Negócio fechado: Tiago Esgaio assinou por quatro temporadas e será jogador do SC Braga a partir da próxima temporada, sabe o Maisfutebol.

Tiago tinha contrato com o Belenenses até 2022 e justificou um investimento de 300 mil euros, de acordo com informação recolhida junto da SAD dos azuis.

Tiago vai juntar-se em Braga ao irmão Ricardo, dois anos mais velho, e terá a oportunidade de jogar pela primeira vez ao seu lado como profissional. Os irmãos Esgaio são naturais da Nazaré e começaram a jogar no clube local, o Grupo Desportivo Os Nazarenos.

Enquanto Ricardo saiu para o Sporting em 2005, Tiago Esgaio mudou-se para a União de Leiria e por lá ficou até 2013, altura em que foi contratado pelo Rio Ave. Fez um ano nos juniores rioavistas e passou depois por Caldas (2014 a 2016), Torreense (2016 a 2019) e, finalmente, Belenenses SAD. Nos azuis fez, até agora, 60 jogos e quatro golos.

Tiago Esgaio é o primeiro reforço assegurado pelo SC. Braga para a próxima época. 

em: https://maisfutebol.iol.pt/mercado/belenenses-sad/sp-braga-tiago-esgaio-e-reforco-por-quatro-temporadas


Lipeste

abola.pt

Sporar é baixa

Decisivo no triunfo sobre o Boavista - e já o tinha sido nos três pontos arrancados a muito custo em Faro -, Sporar constitui baixa de vulto para a receção ao Sporting, marcada para este domingo (20 horas).

Numa altura que parece estar a crescer de protagonismo comparativamente a Abel Ruiz, o esloveno tem acesso vedado a este jogo, uma vez que ainda pertence aos leões.

em:
https://www.abola.pt/Clubes/2021-04-24/sc-braga-sporar-e-baixa/887752/471

Lipeste

ojogo.pt

António Salvador sobre o Municipal de Braga: ″Foi construído para ganhar prémios de arquitetura″

Presidente do Braga quer reconstruir o Estádio 1.º de Maio, demolindo as bancadas e o seu interior, em franco processo de degradação, mas mantendo a fachada e "todo o património".

O presidente do Braga, António Salvador, revelou hoje, na apresentação da sua recandidatura à liderança do clube, o desejo de reconstruir o antigo Estádio 1.º de Maio, transformando-o num recinto de "terceira geração".

Com o lema "Este é o nosso Braga", o dirigente apresentou o seu programa eleitoral para o quadriénio 2021/25, cujas eleições decorrem em 21 de maio, sobressaindo a intenção de encontrar "uma solução para aproximar o clube ao centro da cidade, um estádio de terceira geração virado" para os sócios, adeptos e suas famílias.

Nesse sentido, António Salvador revelou ter apresentado à Câmara Municipal de Braga, em 15 de dezembro de 2020, uma proposta de projeto de requalificação do 1.º de Maio elaborado por uma equipa de arquitetos que construiu a Cidade do Futebol da Federação Portuguesa de Futebol e o Estádio do Dragão.

"Durante um ano fizemos um estudo, em que ouvimos os sócios e os adeptos, a sociedade e o tecido empresarial para melhorar o atual estádio [municipal] e a conclusão foi que ele não serve para os adeptos e que é um entrave para o crescimento do Braga, porque não foi construído para a vertente desportiva e para a emoção do que é um jogo de futebol. O estádio foi construído para ganhar prémios de arquitetura", disse.

Por isso, António Salvador quer reconstruir o Estádio 1.º de Maio, demolindo as bancadas e o seu interior, em franco processo de degradação, mas mantendo a fachada e "todo o património", construindo um estádio coberto, sem pista de atletismo (seria construída uma a poucas centenas de metros, no Parque das Camélias), para 20.000 espetadores, num custo de cerca de 60 milhões de euros, totalmente pago pelo clube.

No campo relvado anexo ao Estádio 1.º de Maio, seria construído um edifício para fins comerciais.

"Queremos transformar urbanisticamente aquela zona, criando uma nova centralização para o dia-a-dia, desde o Parque da Ponte até ao Monte do Picoto, e não apenas para o fim de semana", disse.

Confrontado com a rejeição da proposta, já esta sexta-feira, em declarações à Rádio Universitária do Minho, por Ricardo Rio, António Salvador respondeu que "há um equívoco" do autarca, que terá entendido que haveria uma demolição total do estádio, o que não acontecerá, explicou o presidente arsenalista.

Salvador abordou ainda o pedido de António Pedro Peixoto, seu adversário em 2017 e que não avançou este ano, de rever os estatutos que obrigam a que um candidato tenha que incluir na sua lista proponente ao Conselho Geral (órgão consultivo do clube formado por antigos presidentes e sócios beneméritos) alguém que o integre, desiderato que não foi conseguido pelo antigo guarda-redes de futsal do Sporting de Braga.

"Esses estatutos já existiam quando cá cheguei há 18 anos. O Conselho Geral é um órgão consultivo, não tem ação direta na gestão ativa do clube. Acho muito bem que sejam os antigos presidentes a presidir ao Conselho Geral e que mudem a um novo mandato", disse.

António Salvador disse ainda que, nos próximos quatro anos, quer continuar a "encurtar distâncias" para os três grandes do futebol português, mas não assumiu o desejo de ser campeão nacional e frisou a vontade de concluir a segunda fase da cidade desportiva, nomeadamente o pavilhão multiúsos, obra que está em andamento.

Joel Pereira, atual diretor para as modalidades, Hugo Vieira (coordenador do futebol de formação) e Cláudio Couto são as novidades na lista candidata para a nova direção.

Mantêm-se José Manuel Fernandes na presidência da mesa da assembleia-geral e Gaspar Vieira de Castro na presidência do Conselho Fiscal, surgindo Luís Machado, antigo presidente da direção na década de 90 no século passado, como presidente do Conselho Geral.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/antonio-salvador-sobre-o-municipal-de-braga-foi-construido-para-ganhar-premios-de-arquitetura-13606903.html

Lipeste

ojogo.pt

O Braga pretende voltar ao 1º de Maio e António Salvador explicou o projeto

No campo relvado anexo ao Estádio 1.º de Maio, seria construído um edifício para fins comerciais.

O presidente do Braga, António Salvador, revelou , na apresentação da sua recandidatura à liderança do clube, o desejo de reconstruir o antigo Estádio 1.º de Maio, transformando-o num recinto de "terceira geração".

António Salvador revelou ter apresentado à Câmara Municipal de Braga, em 15 de dezembro de 2020, uma proposta de projeto de requalificação do 1.º de Maio elaborado por uma equipa de arquitetos que construiu a Cidade do Futebol da Federação Portuguesa de Futebol e o Estádio do Dragão.

Por isso, o presidente braguista quer reconstruir o Estádio 1.º de Maio, demolindo as bancadas e o seu interior, em franco processo de degradação, mas mantendo a fachada e "todo o património", construindo um estádio coberto, sem pista de atletismo (seria construída uma a poucas centenas de metros, no Parque das Camélias), para 20.000 espetadores, num custo de cerca de 60 milhões de euros, totalmente pago pelo clube.

No campo relvado anexo ao Estádio 1.º de Maio, seria construído um edifício para fins comerciais.

"Queremos transformar urbanisticamente aquela zona, criando uma nova centralização para o dia-a-dia, desde o Parque da Ponte até ao Monte do Picoto, e não apenas para o fim de semana", disse.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/o-braga-pretende-voltar-ao-1-de-maio-e-antonio-salvador-explicou-o-projeto-13606931.html

Lipeste

record.pt

Salvador aponta fasquia: «Queremos, no mínimo, igualar o pódio da época passada»

Presidente mostra-se confiante em conquistar, igualmente, a Taça de Portugal


O Sp. Braga mantém-se a dois pontos do Benfica, portanto ainda acalenta a esperança de terminar o campeonato no 3.º lugar, repetindo o feito da época passada. Só que desta vez, o 3.º lugar dá acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões e António Salvador aponta a essa fasquia.

"Estamos concentrados no próximo jogo e queremos a melhor classificação possível. Estamos na luta pelo pódio e queremos, no mínimo, igualar a época passada", referiu o presidente minhoto, que ainda espera erguer a Taça de Portugal: "Só depois é que vamos pensar na Taça de Portugal. Vamos querer ganhar, obviamente, mas o importante é que só pode levar a conquistar alguma coisa estando nos momentos de decisão."

Declarações de António Salvador à margem da apresentação da sua candidatura às eleições do clube. António Pedro Peixoto ponderou candidatar-se, tal como em 2017, mas não avançou com o candidatura.

"A decisão é dele, não posso convencê-lo a ir a eleições. É importante haver candidaturas, era importante o debate, que as ideias fossem discutidas, mas se não houver candidaturas cá estarei para discutir as minhas ideias com os sócios", disse António Salvador, confrontado com o apelo de Peixoto em prol de uma revisão estatutária relativamente à obrigação de existir um membro do Conselho Geral da direção em funções em cada lista candidata aos órgãos sociais.

"Não me vou pronunciar, porque não alterámos os estatutos durante a minha presidência. Mas é preciso dizer que este é um órgão meramente consultivo, não nenhuma função executiva constituída por pessoas que foram eleitas presidentes. Há 19 pessoas nesse órgão e defendo que em cada mandato deve haver um presidente diferente", apontou.

Por José Mário e André Gonçalves

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/salvador-aponta-fasquia-queremos-no-minimo-igualar-o-podio-da-epoca-passada?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Salvador sobre a requalificação do 1.º de Maio: «Adeptos merecem estádio apelativo»

Projeto de requalificação do velho recinto foi apresentado à CM Braga e custa 60 milhões de euros


À margem da apresentação da sua recandidatura, António Salvador falou sobre o Estádio Municipal de Braga e a ambição já assumida pelo próprio presidente de regressar ao Estádio 1.º de Maio no futuro. O jornal Correio da Manhã noticiou o projeto em causa, que implicará uma verba a rondar os 60 milhões de euros.

"[O Municipal] Não é o melhor para os adeptos. No futuro iremos encontrar uma solução para que os nossos adeptos consigam ter um estádio em condições, apelativo, em condições para as famílias, sócios e adeptos puderem utilizar e ver o seu clube", apontou Salvador, confrontado com declarações de que Ricardo Rio, o presidente da Câmara Municipal, teria recusado o projeto.

"Há certamente um equívoco do senhor presidente porque queremos conservar todo o rico património que o Estádio 1.º Maio tem. Foi esse o projeto que apresentámos, mas isso não depende agora de mim. Os sócios e adeptos e cidade têm de decidir. O que apresentámos é que a requalificação não seria custeada pela Câmara, era toda suportada pelo Sp. Braga. Os nossos adeptos merecem um estádio diferente daquele que têm", acrescentou.

"Em dezembro foi apresentado ao senhor presidente da Câmara um estudo que foi trabalhado durante um ano, andámos a auscultar os sócios, adeptos, tecido empresarial, toda a sociedade para perceber o que era melhor para o estádio. O estádio onde estamos hoje não serve porque não está direcionada para a vertente desportiva, da emoção, de um jogo de futebol, antes para conquistar prémios de arquitetura. Quem manda são os sócios e isso aconteceu recentemente com a Superliga", apontou Salvador.

"Aquela auscultação foi muito clara, contratámos arquitetos que fez a Cidade do Futebol, uma empresa consultora para a construção de estádios e foi apresentada uma requalificação para o 1.º de Maio, mantendo todo o património que lá está, demolindo apenas as bancadas e a parte interior. Se querem assistência terá de ser assim. Além disso, criar uma centralização com o Parque da Ponte e o Picoto, um grande parque verde com 60 hectares de terreno, bem como uma pista de atletismo [nas Camélias]. A partir daqui está nas mãos do senhor presidente e estou em crer que a autarquia reconhece que o atual estádio não é o melhor para os adeptos, para as famílias verem o seu clube", acrescentou.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/salvador-sobre-a-requalificacao-do-1-de-maio-adeptos-merecem-estadio-apelativo?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

António Salvador: «Continua a haver proteção a alguns clubes»

Focou crescimento do Sp. Braga nos últimos anos e o combate na luta contra as desigualdades


António Salvador abordou a desigualdade entre os três maiores clubes de Portugal e os restantes para dizer que ainda há "proteção a alguns clubes". O presidente dos arsenalistas focou esse trabalho que tem permitido ao Sp. Braga aproximar-se de Benfica, FC Porto e Sporting.

"Sempre disse que temos vindo a encurtar essa distância, batemo-nos com qualquer clube cá dentro e lá fora e temos sido uma referência para Portugal na Europa. O clube tem tido uma estabilidade todos os anos. Penso que, desde que cheguei, só por uma vez ficámos fora da Europa. E isso diz bem da estabilidade do clube. Estivemos perto de ser campeões e só não fomos em 2010 porque havia – e ainda há – proteção a alguns clubes. Temos tentado combater essa desigualdade desde que cheguei", afirmou António Salvador.

O presidente arsenalista apontou o dedo aos três grandes. "O FC Porto, Benfica e Sporting indignaram-se com a Superliga europeia, indignaram-se com a diferença de orçamentos, mas é isso que se passa cá dentro do país e não vejo ninguém indignar-se", apontou, regozijando-se com a centralização dos direitos televisivos.

Por outro lado, apontou o dedo ao governo por ainda não permitir público nos estádios. "O futebol tem sido discriminado. Não se consegue perceber como é que o governo continua a desprezar um dos grandes motores da economia em Portugal", disse.

Por José Mário e André Gonçalves

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/antonio-salvador-continua-a-haver-protecao-a-alguns-clubes?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais