News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

O Jogo










off topic




Lipeste

record.pt

O que falta jogar a Sporting, FC Porto, Benfica e Sp. Braga até final do campeonato

Leões voltaram a tropeçar e já só têm 4 pontos de avanço para os dragões


Mais uma jornada disputada e a tabela da Liga NOS volta a ganhar emoção. O Sporting tropeçou na receção ao Belenenses SAD, todos os restantes 'grandes' triunfaram e, a seis jogos do final, os dois primeiros estão separados por 4 jogos. Temos luta até final!

1.º Sporting, 70 pontos/28 jogos

29.ª Sp. Braga (f)
30.ª Nacional (c)
31.ª Rio Ave (f)
32.ª Boavista (c)
33.ª Benfica (f)
34.ª Marítimo (c)

2.º FC Porto, 66/28

29.ª Moreirense (f)
30.ª Famalicão (c)
31.ª Benfica (f)
32.ª Farense (c)
33.ª Rio Ave (f)
34.ª Belenenses SAD (c)

3.º Benfica, 60/28

29.ª Santa Clara (c)
30.ª Tondela (f)
31.ª FC Porto (c)
32.ª Nacional (f)
33.ª Sporting (c)
34.ª V. Guimarães (f)

4.º Sp. Braga, 58/28

29.ª Sporting (c)
30.ª Marítimo (f)
31.ª P. Ferreira (c)
32.ª Gil Vicente (f)
33.ª Moreirense (c)
34.ª Portimonense (f)

Por Record:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/detalhe/o-que-falta-jogar-a-sporting-fc-porto-benfica-e-sp-braga-ate-final-do-campeonato?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Oportunidade para Rui Fonte frente ao Sporting

Ausência de Sporar, emprestado pelos leões, pode marcar regresso após lesão


Andraz Sporar não vai poder ser opção para Carlos Carvalhal no jogo deste domingo, diante do Sporting, por estar no Minho emprestado pelos leões. Uma ausência que, desde logo, garante a continuidade de Abel Ruiz no eixo do ataque e, simultaneamente, abre a porta da convocatória a Rui Fonte.

O avançado, de 30 anos, voltou aos treinos na última paragem para as seleções – após oito meses a recuperar de lesão – e até já fez um jogo e um golo pela equipa B. Agora poderá ir, pelo menos, para o banco da principal e, se participar no duelo de domingo, deixará de poder ser utilizado na B na fase de subida do Campeonato de Portugal, de acordo com o regulamento.

O mesmo se aplica já a Vítor Oliveira, jovem avançado de 21 anos que já foi utilizado por Carlos Carvalhal. 

Por André Gonçalves:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/oportunidade-para-rui-fonte-frente-ao-sporting?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

SC Braga-Sporting: Minhotos ganharam fulgor ante o leão e dificultam contas finais

Derradeiros três embates em Braga para a Liga findaram com vitória dos da casa


Na primeira volta, o Sporting recebeu e venceu os pupilos de Carlos Carvalhal por dois golos sem resposta, apontados por Pote e Matheus Nunes. Na final da Allianz Cup, o Sporting voltou a levar a melhor, por 1-0, face ao golo do espanhol Pedro Porro.

Na casa bracarense, os verde e brancos continuam a dominar mas este tem vindo a minguar com o passar dos anos. Neste momento, o Sporting soma 30 vitórias em 64 embates diante do SC Braga, com os minhotos na condição de visitados. Vinte e duas vitórias sorriram à formação do Bom Jesus, número que tem vindo a crescer desde o início do século: nos últimos 21 encontros o SC Braga ganhou 10 e perdeu 11, um desempenho bem melhor do que nos 43 jogos anteriores.

A verdade é que nas últimas deslocações do Sporting ao Municipal de Braga os leões perderam sempre e pelo mesmo resultado: 1-0. Em 2019/20, ainda com Rúben Amorim no cargo dos minhotos, Francisco Trincão marcou o único golo do jogo.

Esta nova realidade também ganhou um outro espectro fora das quatro linhas. Alan, agora diretor de relações institucionais do SC. Braga, garantiu que os minhotos são agora o "terceiro grande". Nélson Pereira, então coordenador dos treinadores de guarda-redes, retorquiu e ofereceu uma "visita guiada ao Museu Sporting".

Relação direta até nas transferências

Esta época foi também pródiga em mudanças diretas entre os dois clubes. Paulinho esteve para ser reforço do Sporting no verão mas adiou o ingresso em Alvalade para janeiro. O avançado internacional português custou 16 milhões de euros por 70 por cento aos cofres dos verde e brancos e, em sentido contrário, rumaram Borja (com o passe avaliado em 3 milhões de euros) e Sporar (por empréstimo).

Antes, como é sabido ainda durante 2019/20, já Rúben Amorim tinha ingressado no emblema lisboeta a troco de 10 milhões de euros. Depois da Allianz Cup arrebatada ainda no Minho, repetiu o feito no Sporting, já em 2020/21.

SC Braga acima do Sporting começou a ser real

O SC. Braga nunca foi campeão nacional na sua história ao contrário do Sporting que já o conseguiu por 18 vezes. De qualquer forma, é factual o progresso classificativo dos bracarenses cujo melhor lugar da tabela é um 2º lugar, alcançado em 2009/10, com Domingos Paciência ao leme.

Contando com essa ocasião, foram já três as vezes em que o SC. Braga acabou acima do Sporting desde o início de 2010, algo raro até há pouco tempo. As épocas 2012/13 e 2019/20 foram as outras em que os minhotos conseguiram acabaram acima do rival lisboeta.

Histórico de confrontos Sp. Braga-Sporting:

64J  22V  12E  30D  80GM  100GS


SC Braga e Sporting têm protagonizado uma luta recente pelos lugares europeus no campeonato nacional, fruto do crescimento bracarense nos últimos anos, coincidente com a presidência de António Salvador.

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/amp/sp-braga-sporting-minhotos-ganharam-fulgor-ante-o-leao-e-dificultam-contas-finais?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16191651754466&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fdetalhe%2Fsp-braga-sporting-minhotos-ganharam-fulgor-ante-o-leao-e-dificultam-contas-finais

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

SC Braga ainda projeta venda de David Carmo entre 20 a 25 milhões

Alvo recente do Liverpool, jovem central tem contrato até 2025 e cláusula de rescisão de 40 milhões de euros

Bruno Andrade

David Carmo teve «pé e meio no Liverpool» em janeiro, como assumiu recentemente o presidente António Salvador, e o Sp. Braga continua a projeta uma venda entre 20 e 25 milhões de euros. A grave lesão no tornozelo direito sofrida em fevereiro não diminuiu as esperanças de uma transferência de impacto na próxima temporada, possivelmente até nos mesmos moldes discutidos recentemente com o emblema inglês.

O clube minhoto rejeitou um empréstimo pago até junho deste ano, proposto pelos «reds» no valor de aproximadamente 4 milhões de euros, sendo que o acordo previa também uma opção de compra de 20 milhões de euros. No total, um negócio que poderia ter atingido 24 milhões de euros.

Ainda na negociação com os ingleses, que caiu por pressão de Carlos Carvalhal e também pela proximidade com o fecho do mercado de inverno na Europa, os bracarenses ficariam com 20 por cento de mais-valia numa eventual nova transferência.

«Em janeiro, David Carmo teve um pé e meio no Liverpool, mas acabámos por retê-lo. É um jogador que apesar de estar lesionado neste momento continua a ter vários pretendentes, inclusivamente em Espanha», afirmou o presidente do Sp. Braga, na última segunda-feira, em declarações ao jornal espanhol Marca.

Na visão de Salvador, entre outros motivos, o clube minhoto recusou a proposta do Liverpool porque não teria tempo para buscar à pressa um substituto para o internacional português sub-21, que, poucas semanas depois, fraturou o tornozelo direito, na meia-final da Taça de Portugal, diante do FC Porto.

Aos 21 anos, David Carmo, recorde-se, tem cláusula de rescisão de 40 milhões de euros e contrato até junho de 2025.

em: https://maisfutebol.iol.pt/mercado/liverpool/sp-braga-ainda-projeta-venda-de-david-carmo-entre-20-a-25-milhoes

Lipeste

correiodominho.pt

Al Musrati espreita o regresso; Herói contra o Boavista não joga
Ricardo Anselmo

O duelo de depois de amanhã, domingo, frente ao Sporting, a contar para a 29.ª jornada da I Liga, pode marcar o regresso de Al Musrati à competição. O médio internacional líbio de 25 anos falhou os dois últimos jogos do SC Braga (Rio Ave, fora, e Boavista, em casa) devido à gestão cirúrgica a que Carlos Carvalhal está 'obrigado', uma vez que o centro-campista tem cumprido, desde o passado dia 12 de Abril, o período de Ramadão - nono mês do calendário islâmico, no qual os muçulmanos praticam o quarto dos cinco pilares do Islão, o ritual de jejum entre o nascer e o pôr do sol.
Quer isto dizer que Al Musrati não come nem ingere qualquer alimento ou líquido por um período de cerca de 13 horas por dia, tendo em conta que, por estes dias, em Portugal, o sol nasce perto das sete horas da manhã e põe-se cerca de 20 minutos depois das oito da noite. Vai dái, é necessário um trabalho cuidado e articulado entre a equipa técnica e médica do clube, sobretudo com nutricionista/fisiologista, no sentido de se encontrar uma alternativa para que o atleta se possa manter minimamente nutrido e em condições de treinar e/ou jogar.
Nesse sentido, o horário do jogo com os leões (20 horas) pode ser um elemento facilitador, uma vez que pouco tempo depois do apito inicial o sol pôr-se-á e, dessa forma, Musrati, se começar no banco como nas últimas partidas, tem condições para ingerir algumas vitaminas ou nutrientes que lhe permitam, eventualmente, dar o seu contributo no segundo tempo.

O mais provável será que Carlos Carvalhal mantenha o onze titular que iniciou o jogo com o Boavista, podendo ou não, também de acordo com as incidências da partida, optar pelo lançamento de Musrati, quiçá, em detrimento de João Novais, aquele que é a alternativa directa ao centro-campista líbio. Tudo isto num sentido hipotético, embora haja, de facto, uma possibilidade real de Musrati voltar à competição.
Num outro âmbito, nota para Sporar, o ponta-de-lança esloveno que vestiu a pele de herói ao marcar o golo da vitória frente ao Boavista mas que não poderá dar o seu contributo à equipa com o Sporting, uma vez que está em Braga precisamente por empréstimo da equipa verde-e-branca.

em: https://correiodominho.pt/noticias/al-musrati-espreita-o-regresso-heroi-contra-o-boavista-nao-joga/130505


Lipeste

diariodominho.sapo.pt

Ausência de público com mais impacto na arbitragem do que nas equipas

Realçou à Lusa Pedro Esteves, coordenador do grupo de investigação do Instituto Politécnico de Braga.

A ausência de público nos estádios de futebol provocada pela pandemia de covid-19 tem maior impacto sobre a arbitragem do que sobre as equipas que disputam a Liga portuguesa, segundo um estudo hoje divulgado.

"As equipas que jogam em casa tendem a ter maior probabilidade de vencer um jogo, isto é, o efeito de jogar em casa prevalece, independentemente da existência de público ou não", realçou à Lusa Pedro Esteves, coordenador do grupo de investigação do Instituto Politécnico de Braga.

A percentagem de pontos ganhos pelas equipas que jogaram em 'casa' subiu de 52% (jogos com público) para 57% (jogos sem público), de acordo com o estudo, que teve como objetivo avaliar o impacto da ausência de público no desempenho dos jogadores e das equipas de arbitragem na Liga 2019/20 e 2020/21, com base em dados até à 20.ª jornada.

em : https://diariodominho.sapo.pt/2021/04/22/ausencia-de-publico-com-mais-impacto-na-arbitragem-do-que-nas-equipas/

Lipeste

abola.pt

António Salvador vai sozinho a votos

António Salvador tem já garantida a reeleição no próximo ato eleitoral, agendado para o dia 21 de maio.

O atual presidente do SC Braga avança para mais um mandato sem oposição, isto depois de António Pedro Peixoto, conhecido no mundo do futebol por Pli, ter anunciado, através das suas redes sociais, que não estaria disponível para fazer frente ao atual líder dos arsenalistas, invocando razões de natureza socioeconómicas e também estatutárias.

António Salvador promove hoje, às 18 horas, no Melia Hotel, uma conferência de Imprensa para assinalar o arranque da campanha da sua candidatura ao quadriénio 2021-2025.

No evento, o presidente da SAD e do clube minhoto estará disponível para abordar alguns assuntos relacionados com a atualidade dos guerreiros e também para dar a conhecer aos associados e simpatizantes do SC Braga as linhas mestras do seu programa eleitoral.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-04-23/sc-braga-antonio-salvador-vai-sozinho-a-votos/887630/471

Lipeste

ojogo.pt

Braga assegura reforço para 2021/22: Tiago vai lutar por lugar no onze com o irmão

Poucas horas depois de ter ajudado o Belenenses a empatar com o Sporting, em Alvalade, Tiago Esgaio acertou todos os detalhes da transferência para o Minho na próxima temporada.

Tiago Esgaio, jogador polivalente do Belenenses, é o primeiro reforço do Braga para a próxima época. O irmão de Ricardo Esgaio já se comprometeu com os minhotos tendo em vista um contrato de quatro épocas, isto é, válido até junho de 2025.

A parte do negócio que está por esclarecer tem a ver com as contrapartidas que o Belenenses vai receber, visto que o jogador tem contrato com os azuis por mais uma temporada.

Poucas horas depois de ter ajudado a equipa de Petit a somar um ponto importante no jogo com o Sporting, em Alvalade, Tiago Esgaio, na companhia dos seus representantes, acertou os detalhes da transferência para o Braga na próxima época. O interesse dos bracarenses no jogador já tinha sido manifestado há algum tempo e nas últimas horas o assunto mereceu os acertos finais. De acordo com o que O JOGO apurou, Tiago Esgaio esteve, na quinta-feira, mesmo reunido com os altos responsáveis bracarenses.

Ricardo Esgaio foi, naturalmente, uma peça importante para a transferência ser bem sucedida, não só pelos conselhos transmitidos a Tiago, que é dois anos mais novo, mas também pela imagem que lhe passou do clube bracarense em termos de objetivos e de projeto. Tiago Esgaio começou por ser médio e depois recuou para defesa, tanto podendo jogar à direita como à esquerda. Caso Ricardo Esgaio permaneça no Braga - e este é um ponto que não está garantido, sendo um jogador com muito mercado -, vai, assim, lutar com o irmão por um lugar no onze de Carlos Carvalhal.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/braga-assegura-reforco-para-202122-tiago-vai-lutar-por-lugar-no-onze-com-o-irmao-13603637.html




Lipeste

bancada.pt

Veja o programa da 29.ª jornada da I Liga, com epicentro no Minho

Sporting desloca-se ao reduto do SC Braga, FC Porto viaja até Moreira de Cónegos

O Sporting visita no domingo o campo do SC Braga, no jogo grande da 29.ª jornada, que promete ser um teste de fogo para o líder da I Liga, proibido de voltar a deixar fugir pontos. 

Com muita atenção ao encontro no Minho vai estar o FC Porto. O segundo classificado, a quatro pontos do rival lisboeta, desloca-se na segunda-feira ao terreno do Moreirense, no mesmo dia em que o Benfica, terceiro, recebe o aspirante europeu Santa Clara. 

A passar pela pior fase da temporada, com três empates e apenas uma vitória nos últimos quatro jogos, o Sporting vai efetuar, na teoria, uma das deslocações mais complicadas em todo o campeonato, a casa de um Sporting de Braga, quarto posicionado, que já chegou a estar na luta pelo título, mas que agora tens as atenções viradas para o acesso à Liga dos Campeões. 

A equipa de Rúben Amorim, que vai voltar a estar ausente, devido a castigo, viaja para o Minho com apenas quatro pontos de vantagem sobre o seu principal perseguidor, numa altura em que tem apresentado um futebol cinzento, tendo mesmo ficado apenas a segundos, na última jornada perante o Belenenses SAD (2-2), de sofrer a primeira derrota na prova. 

Por isso mesmo, um triunfo no terreno SC Braga, algo que aconteceu pela última vez em abril de 2017, poderá impulsionar o Sporting para as últimas rondas do campeonato, e para o tão desejado título, ausente de Alvalade há duas décadas, ou então, um empate ou a primeira derrota poderá complicar ainda mais a tarefa dos leões e colocar o nível de pressão no 'vermelho'. 

Por seu lado, também a passar por uma fase algo irregular, com dois triunfos e dois empates nas últimas partidas, a formação de Carlos Carvalhal está praticamente obrigada a vencer para continuar a sonhar com o regresso à Champions, numa luta com o Benfica pelo terceiro lugar, com os minhotos a chegarem a esta ronda com menos dois pontos que os 'encarnados'. 

Na primeira volta, em Alvalade, o Sporting venceu por 2-0, com um golo de Pedro Gonçalves, que na última ronda foi ultrapassado pelo suíço Seferovic (Benfica) no topo da lista dos melhores marcadores. 

Já com conhecimento do resultado do duelo no Minho, o FC Porto vai tentar em Moreira de Cónegos chegar à oitava vitória consecutiva e alimentar ainda mais a possibilidade de revalidar o título nacional, objetivo que voltou a ser bem possível devido à recente queda do Sporting. 

Após uma época desgastante, em que esteve a lutar em várias frentes, mais recentemente nos quartos de final da Liga dos Campeões, a formação de Sérgio Conceição chega a esta fase com as atenções todas viradas para a I Liga e, nesta ronda, tem pela frente um Moreirense que está num tranquilo oitavo lugar e que ainda pode desejar o acesso às competições europeias, apesar de ter apenas um triunfo nos últimos seis jogos. 

Na primeira volta, no Dragão, o FC Porto venceu por 3-0. 

À espera de um valente tropeção de Sporting e sobretudo do FC Porto vai estar o Benfica, que recebe na Luz o Santa Clara, sétimo classificado, equipa que 'roubou' pontos à formação de Jorge Jesus, com um empate (1-1) no Açores, na primeira volta. 

O Benfica, que está a seis pontos do FC Porto e a 10 do Sporting, vem de uma goleada motivadora sobre o Portimonense (5-1), no Algarve, mas na última vez que jogou no Estádio da Luz foi surpreendido pelo Gil Vicente (2-0). 

O Santa Clara procura em Lisboa comprovar o estatuto de candidato às competições europeias da próxima época, objetivo que foi nas últimas semanas assumido pelo presidente do clube açoriano e de uma forma mais tímida pelo técnico Daniel Ramos. 

A jornada abre oficialmente no domingo às 15h00, com o Boavista a receber, no Estádio do Bessa, o Marítimo, num duelo entre emblemas que estão na luta pela manutenção, e termina na terça-feira, com o dérbi algarvio entre Farense e Portimonense, no São Luís. 

Programa da 29.ª jornada

- Domingo, 25 de abril:

Boavista-Marítimo, 15h00
Rio Ave-Paços de Ferreira, 17h30
SC Braga-Sporting, 20h00 

- Segunda-feira, 26 de abril:
Belenenses SAD-Gil Vicente, 17h00
Benfica-Santa Clara, 19h00
Nacional-Vitória de Guimarães, 19h00
Famalicão-Tondela, 19h00
Moreirense-FC Porto, 21h15 

- Terça-feira, 27 de abril:
Farense-Portimonense, 21h45 

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/veja-o-programa-da-29a-jornada-da-i-liga-com-epicentro-no-minho

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga: uma nota máxima e diversidade de clubes na equipa da 28.ª ronda

Nove clubes representados e um Pepe como o vinho do Porto.

O defesa central do FC Porto teve a única nota máxima da jornada 28, nas notas atribuídas pelos jornalistas do Maisfutebol.

Isso coloca-o em destaque numa equipa da semana muito eclética, com nove clubes representados.

Apesar do percalço frente ao Belenenses, que resultou no empate e consequente perda de dois importantes pontos na luta pelo título, o Sporting é um dos dois clubes que colocam dois jogadores na equipa da jornada 28.

O central-goleador Sebastian Coates e Nuno Mendes integram um onze que tem também dois jogadores do Sp. Braga: Fransérgio e Nico Gaitán, que conseguiu a nota mais alta da Sofascore, (
https://www.sofascore.com/sporting-braga-boavista/VjbsZjb )
parceiro do Maisfutebol.

De resto, Léo Jardim (Boavista), Wink (Marítimo), Iván Jaime (Famalicão), Ryan Gauld (Farense), Seferovic (Benfica) e Cassierra (Belenenses) acabam de compor a equipa ideal da jornada.


em:
https://maisfutebol.iol.pt/fc-porto/equipa-jornada/liga-uma-nota-maxima-e-diversidade-de-clubes-na-equipa-da-28-ronda


Lipeste

zerozero.pt

Os jogadores mais pontuados

ONZE ZZ DA JORNADA | Goleadores à frente, gladiadores atrás

Hugo Filipe Martins

Mais uma ronda que chegou ao fim, mais uma oportunidade para conhecermos as principais figuras do Campeonato, neste caso através do «Onze ZZ» da 28.ª jornada. O zerozero reuniu as notas da performance dos jogadores ao longo desta ronda e apresenta-lhe agora os principais destaques.

As notas são atribuídas pelo jornalista que faz o acompanhamento da partida ao minuto e pelo jornalista que assiste ao encontro no estádio, para que o nível de subjetividade seja o mais reduzido possível, e podem ser consultadas no final de todas as partidas, no campo performance presente na ficha de jogo.

Esta jornada teve destaques no ataque, mas não só. Seferovic e Cassierra bisaram e são destaques óbvios da ronda 28, enquanto na baliza Kritciuk foi o guarda-redes mais pontuado pelas intervenções em Alvalade, onde se destaca o penálti defendido após remate de João Mário. Destaque ainda para dois centrais goleadores e Pepe, que foi o homem do jogo no Dragão. Por fim importa lembrar o forte impacto de Iván Jaime, que saiu do banco para bisar, e de Nuno Mendes, que sem marcar e assistir acabou por ser o melhor da jornada na faixa esquerda.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=320709

Lipeste

abola.pt

Esgaio atinge número redondo na Liga frente ao Sporting

O SC Braga-Sporting, domingo à noite, é o jogo grande da 29.ª jornada da Liga, assumindo-se, também, especial para Ricardo Esgaio, que, salvo qualquer imponderável de última hora, será um dos titulares da equipa de Carlos Carvalhal, atingindo, diante do clube onde se formou como jogador e homem - e iniciou a carreira como sénior -, a marca redonda de 150 jogos no principal escalão do futebol português. Uma fasquia de respeito para um jogador que tem evoluído bastante nas últimas temporadas e que já reclama outros voos.

O início da odisseia de Ricardo Esgaio na elite aconteceu no já longínquo 5 de janeiro de 2013, dia em que foi lançado pelo belga Franky Vercauteren, então treinador dos leões, num jogo disputado em Alvalade frente ao Paços de Ferreira, orientado por Paulo Fonseca, atual treinador da Roma - os castores venceram pela margem mínima, graças a um golo do peruano Paolo Hurtado.

O lateral-direito entrou nos instantes finais da partida, mas não conseguiu evitar a derrota dos leões perante uma formação que nessa época terminou o Campeonato na terceira posição, ganhando o acesso a uma pré-eliminatória da Champions. Foi um início de uma longa caminhada que conta, então, com 149 partidas, uma carreira em que Esgaio subiu pulso, sendo, neste momento, o capitão de um clube com a dimensão do SC Braga.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-04-23/sc-braga-esgaio-atinge-numero-redondo-na-liga-frente-ao-sporting/887679/471

Lipeste

ojogo.pt

Braga quer voltar ao Estádio 1.º de Maio e paga a requalificação

Clube tem um projeto para regressar ao histórico espaço, mas a Câmara Municipal de Braga não concorda com a ideia


O Braga quer voltar a jogar no Estádio 1.º de Maio e fazer daquele recinto a sua casa oficial, ao invés de utilizar o Estádio Municipal de Braga, propriedade da autarquia local.

O clube liderado por António Salvador entregou em dezembro uma proposta ao autarca Ricardo Rio, em que se compromete a pagar as obras de requalificação do 1º de Maio, orçadas em 60 milhões de euros, e em troca pede a cedência dos terrenos onde está o antigo recinto.

Entende o Braga que a requalificação do histórico estádio servirá mais apropriadamente os interesses do clube e dos seus sócios. Caso o projeto vá para a frente, o clube arsenalista ficará com um recinto com capacidade para cerca de 20 mil lugares e direcionado para as famílias e serviços comerciais, isto devido à localização privilegiado do espaço, situado em plena cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Braga não concorda com o projeto e, em declarações à RUM, disse ter rejeitado a ideia. "Não houve adesão à proposta. Há uns meses foi apresentada uma proposta à Câmara Municipal para a construção de um novo estádio, no local onde agora está o 1.º de Maio", disse Ricardo Rio.

Apesar de o autarca ter falado na construção de um novo estádio, a ideia do Braga é somente a da requalificação do antigo espaço.

Certo é que o atual Estádio Municipal de Braga, elaborado pelo arquiteto Souto de Moura, não serve nem os interesses do clube nem os da autarquia. "Esta vontade que me foi transmitida pelo presidente [do Braga] vem corroborar uma conclusão que já muitos bracarenses tinham tirado, que é a de que o novo Estádio Municipal foi um desbaratar de recursos públicos, que nem sequer serve ao SC Braga", disse ainda Ricardo Rio. A Pedreira teve um custo total superior a 160 milhões de euros.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/braga-quer-voltar-ao-estadio-1-de-maio-e-paga-a-requalificacao-13604768.html