News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

record.pt


Fadiga e jejum afastaram Al Musrati

Líbio não saltou do banco em Vila do Conde pelo acumular do cansaço recente e do jejum


A ausência de Al Musrati do onze do Sp. Braga na partida com o Rio Ave, no último sábado, foi uma das novidades promovidas por Carlos Carvalhal. Neste caso devido à junção de duas situações: o cansaço físico acumulado pelo camisola 8 nos últimos tempos e o Ramadão, cumprido religiosamente pelo líbio.

Uma combinação terrível para um profissional de futebol que estava a cumprir quase sempre os 90 minutos dos encontros nos últimos dois meses (só tinha sido poupado da segunda mão da eliminatória europeia diante da Roma), com um papel importante no miolo ainda mais vincado no período de lesão de André Castro.

Relativamente ao jejum, este é caso único no plantel de Carlos Carvalhal, sendo que o clube tem procurado dar todas as condições necessárias para que Al Musrati possa estar em plenas condições em cada sessão de treino ou nos jogos. Um processo que tem sido acompanhado bem de perto pelo departamento de nutrição dos guerreiros do Minho, que inclusive proporcionou um reforço alimentar para que Al Musrati pudesse ingerir assim que o sol se pôs em Vila do Conde.

Ao não o lançar nos Arcos, Carlos Carvalhal permitiu um descanso importante ao líbio, que já estará mais fresco para enfrentar o próximo ciclo de jogos, sendo que no calendário seguem-se receções ao Boavista e ao Sporting. E Al Musrati será uma peça importante para a equipa voltar às grandes exibições e resultados.

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/fadiga-e-jejum-afastaram-al-musrati?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16188186043872&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Ffadiga-e-jejum-afastaram-al-musrati


Lipeste

bancada.pt

Veja o programa da 28.ª jornada da I Liga. Datas e horários de todos os jogos

Sporting recebe Belenenses SAD e perseguidor FC Porto também joga em casa com o Vitória.

Sporting recebe Belenenses SAD e perseguidor FC Porto também joga em casa com o Vitória

O Sporting procura na quarta-feira conservar a invencibilidade na I Liga frente ao Belenenses SAD, numa 28.ª jornada em que o perseguidor FC Porto recebe o Vitória de Guimarães e o Benfica visita o Portimonense. A ronda arranca já na terça-feira, com o Paços de Ferreira-Farense, a partir das 20h00.

Cinco dias depois do regresso às vitórias, no estádio do Farense (1-0), após empates com Moreirense e Famalicão, ambos a um golo, os leões vão tentar prolongar um recorde de 27 jogos seguidos sem perder na mesma época para o campeonato, na segunda partida sem o treinador Rúben Amorim, a cumprir uma suspensão de 15 dias.

Em Alvalade, às 21h15, o Sporting, com 69 pontos, defrontará um Belenenses SAD motivado pelo triunfo sobre o Marítimo (2-0), precedido de uma igualdade em Braga (1-1), que o colocou no 12.º lugar, com 30 pontos, oito acima da zona de despromoção direta.

A sete jornadas do final da I Liga, os verde e brancos tentam, pelo menos, segurar a vantagem de seis pontos para o FC Porto, segundo classificado, enquanto o Benfica, terceiro, já está a distantes 12, e o SC Braga - equipa que irá visitar na ronda seguinte -, quarto, a 14.

Na quinta-feira, às 21h00, os dragões, que somaram na casa do Nacional o sexto triunfo seguido na prova (1-0), encerram a jornada diante do Vitória de Guimarães, sexto, com 38 pontos, cujo recente ciclo de cinco derrotas terminou na receção ao Santa Clara (triunfo por 1-0).

Focado no acesso direto à Liga dos Campeões, sem descurar uma eventual aproximação na luta pela revalidação do título, o FC Porto tem agora seis pontos de vantagem sobre o Benfica, que, duas horas antes, enfrenta o Portimonense, nono colocado.

Em plena melhor série de resultados nesta temporada, com três vitórias seguidas na I Liga, os algarvios recebem os encarnados, que foram surpreendidos na ronda anterior pelo Gil Vicente (derrota por 2-1), interrompendo séries de seis triunfos consecutivos e sete jornadas sem sofrer golos.

Já o SC Braga falhou a oportunidade de igualar o Benfica no terceiro lugar, ao empatar em casa do Rio Ave (0-0), antes de receber na quarta-feira, às 19h00, o Boavista, 14.º, invicto há três jogos e inserido numa acesa luta pela permanência.

Dessa contenda fazem parte Marítimo, em lugar de play-off de manutenção com o terceiro colocado da II Liga, e Rio Ave, que se defrontam na quarta-feira, enquanto o Gil Vicente enfrenta o rival minhoto Famalicão e o Tondela recebe o lanterna-vermelha Nacional.

O Farense, outro dos clubes em zona de despromoção, tentará prolongar a pior fase da época do Paços de Ferreira, com três desaires seguidos, na terça-feira, no arranque de uma ronda que trará, no dia seguinte, a visita do Moreirense ao terreno do Santa Clara.

Programa da 28.ª jornada:

- Terça-feira, 20 de abril:

Paços de Ferreira-Farense, 20h00

- Quarta-feira, 21 de abril:

Santa Clara-Moreirense, 14h30 locais (15h30, horas de Lisboa)
Marítimo-Rio Ave, 17h00
SC Braga-Boavista, 19h00
Sporting-Belenenses SAD, 21h15

- Quinta-feira, 22 de abril:

Tondela-Nacional, 15h00
Gil Vicente-Famalicão, 17h00
Portimonense-Benfica, 19h00
FC Porto-Vitória, 21h00

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/veja-o-programa-da-28a-jornada-da-i-liga-datas-e-horarios-de-todos-os-jogos

Lipeste

bancada.pt

Em mensagem irónica, porta-voz do clube minhoto deixa questão para "ajudar amigo" em trabalho académico

A arbitragem do recente Farense-Sporting, no qual o conjunto algarvio se queixou do trabalho de Hugo Miguel continua a dar que falar e Alexandre Carvalho, diretor de Comunicação e Imagem do SC Braga, deixa uma questão em jeito de pedido para o trabalho académico "de um amigo" a respeito dos "limites da falta de vergonha", mostrando imagens de um lance em que Tomás Tavares, do Farense, caiu na área leonina, mas Hugo Miguel e o videoárbitro nada assinalaram.

"Ora então, ajudem-me se faz favor", começa por pedir Alexandre Carvalho numa publicação partilhada nas redes sociais carregada de ironia ao visar o lance do jogo que deixou os leões mais próximos do título, depois de somarem nova vitória pela margem mínina e deixarem para trás mais um pedaço de 'estrada' neste campeonato. "Isto, para algumas pessoas tendenciosas e pouco honestas, não é penálti, certo?", interroga Alexandre Carvalho.

O porta-voz do emblema minhoto liderado por António Salvador pede ainda desculpa pelo "incómodo" ao mencionar este lance de arbitragem do jogo do Sporting mas, sustenta, que o faz pois pretende ajudar um amigo. "Desculpem-me o incómodo, mas é para um amigo que está a fazer um trabalho universitário sobre os limites da falta de vergonha", pode ler-se na publicação de Alexandre Carvalho, que faz acompanhar as palavras de indignação com um vídeo que mostra o lance em que Tomás Tavares cai na área do Sporting na sequência de um lance com Nuno Mendes.

A jogada teve lugar aos 44 minutos da partida, numa altura em que a equipa de Rúben Amorim já vencia por uma bola a zero, resultado que acabaria por se tornar final quando Hugo Miguel apitou para o término do encontro no Estádio de S. Luís, em Faro, no Algarve, permitindo aos leões um regresso aos triunfos depois de jogos empates consecutivos no campeonato.

Este lance, de resto, já mereceu contestação por parte do FC Porto que, pela voz de Francisco J. Marques, e numa publicação também ela irónica, lamentou que o jogo do Sporting frente ao Farense não tivesse a tecnologia do videoárbitro. "Foi uma pena que este jogo em Faro não tenha tido VAR. Se tivesse tido com certeza estes lances teriam sido corrigidos", comentou Francisco J. Marques, no Twitter, seguindo uma linha crítica que também Jorge Costa, treinador do Farense, deixou nos comentários ao encontro.

Logo na entrevista rápida após a partida, o treinador do Farense, Jorge Costa, falou sobre o lance em que os algarvios pediram penálti, referindo ainda outras decisões da arbitragem contestadas pelos algarvios. "Há um penálti sonegado. Só quatro ou cinco pessoas é que não viram", criticou Jorge Costa. "Só quatro ou cinco pessoas é que não viram o penálti. Depois há interpretações e cada pessoa justifica como quer. É um facto, há um penálti que foi sonegado, numa altura em que podíamos ter empatado. Também é um facto que houve só três minutos de descontos. Há outra decisão [golo anulado por fora de jogo, aos 81 minutos] em que se percebe qual é a equipa grande e qual é a que está em dificuldades".

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/falta-de-vergonha-sc-braga-critica-arbitragem-do-sporting-no-algarve

Lipeste

correiodominho.pt

Sporting de Braga entrega galardões 'Legião de Ouro'

Cerimónia decorreu apenas com a presença dos galardoados em face dos constrangimentos pandémicos. Líder fala em orgulho e dedicação ao clube.

O Sporting Clube de Braga realizou no último fim-de-semana a cerimónia de entrega dos Galardões 'Legião de Ouro', este ano num formato diferente do habitual em face dos constrangimentos provocados pela pandemia.

Presentes no Auditório do Estádio Municipal de Braga estiveram apenas elementos da estrutura do clube, entre eles os presidentes do clube e da Assembleia-Geral, António Salvador e José Manuel Fernandes, respectivamente, e também os nomeados que foram recebendo os galardões das mais diversas categorias.

Antes da cerimónia de entrega, o líder dos arsenalistas deixou umas palavras aos galardoados.
"Este é um ano atípico, a Gala Legião de Ouro 2021 não pode ser realizada com a pompa e a circunstância que todos gostaríamos. No entanto, o SC Braga não podia deixar de reconhecer a excelência de todos aqueles que ao longo do último ano carregaram, com orgulho e dedicação, este símbolo", sublinhou o presidente dos arsenalistas.

Atleta Amador do Ano
Abílio Gonçalves (Boccia)

Jovem Atleta do Ano
João Peixoto (Atletismo)

Atleta Revelação
David Carmo (Futebol)

Guerreiro Cidade Desportiva
Rodrigo Gomes

Parceiro do Ano
AMCO Intermediários de Crédito, Lda

Prémio Fidelização Corporate
ABB

Prémio Carreira
Dr. Vítor Moreira

Atleta do Ano
Júlio Ferreira (Taekwondo)

Futebolista do Ano
Paulinho

Treinador do Ano
Luís Cameira (Natação)

Guerreiro Ouro e Mérito
Hospital de Braga (Profissionais de Saúde)

Guerreiro de Honra
Sócios do SC Braga

Guerreiro Reconhecimento Centenário - distinguidos todos os treinadores que, ao longo dos últimos 100 anos, conquistaram títulos nacionais e internacionais no futebol (masculino e feminino da I Divisão), como também os técnicos com mais títulos nacionais e internacionais conquistados em cada uma das modalidades do clube

Manuel Palmeira
Vencedor Taça de Portugal 1965/66

Hilário Conceição
Vencedor Taça da Federação Portuguesa de Futebol em 1976/77

Carlos Baptista
Vencedor do campeonato nacional de juniores em 1976/77 e do campeonato nacional de juvenis em 1980/81

Jorge Jesus
Vencedor Taça Intertoto em 2008/09

Domingos Paciência
Finalista da Liga Europa 2010/11

José Peseiro
Vencedor Taça da Liga em 2012/13

Pedro Duarte
Vencedor do Campeonato Nacional de Juniores em 2013/14

Paulo Fonseca
Vencedor Taça de Portugal em 2015/16

Miguel Santos
Vencedor do Campeonato Nacional Feminino, da Supertaça Feminina (2018/19) e da Taça de Portugal Feminina (2019/20)

Rúben Amorim
Vencedor da Taça da Liga em 2019/20

Sameiro Araújo
Treinadora com mais títulos no Atletismo (37)

Luís Marta
Treinador com mais títulos no Boccia (10)

João Roque
Treinador com mais títulos no Bilhar (9)

Joaquim Peixoto
Treinador com mais títulos no Taekwondo (9)

Bruno Torres
Treinador com mais títulos no Futebol de Praia (7)

José Borges
Treinador com mais títulos na Natação (4).

em:
https://correiodominho.pt/noticias/sporting-de-braga-entrega-galardoes-legiao-de-ouro/130443


Lipeste

zerozero.pt

Sporar não fica na Pedreira e Trabzonspor pode ser solução

Já a pensar na próxima época, o SC Braga fez saber que não vai acionar a opção de compra por Andraž Šporar, avançado esloveno que está emprestado pelo Sporting até ao final da temporada.

Segundo o jornal O Jogo, o salário elevado - que está a ser suportado pelos leões até ao final da presente época -  e a afirmação de Abel Ruiz levaram o clube minhoto a procurar outra solução no mercado. 

Três meses depois de ter chegado à Pedreira, através da transferência de Paulinho para Alvalade, Šporar tem tido algumas dificuldades em afirmar-se nas opções de Carlos Carvalhal. Com uma opção de compra fixada nos 7,5 milhões, o avançado de 27 anos só marcou dois golos, diante do Vitória SC e Farense,  e ambos como suplente utilizado.

Neste sentido, o jornal turco Fotomac aponta o Trabzonspor como um dos destinos para o avançado esloveno. A mesma fonte acrescenta que o clube turco também está a tentar o regresso de Alexander Sorloth, avançado que esteve emprestado na época 2019/2020, onde marcou 33 golos em 49 jogos.

Contratado ao Slovan Bratislava no mercado de inverno de 2020, o avançado esloveno realizou 38 jogos pelo Sporting e fez o gosto ao pé por 11 vezes. Tem contrato até 2025 com os leões.

em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=320190

Lipeste

Leiria recebe final da Taça Revelação em 11 de maio

Em 2019/20, a competição foi suspensa devido à pandemia da covid-19

A final da segunda edição da Taça Revelação vai ser disputada no Estádio Municipal de Leiria em 11 de maio, revelou hoje a Federação Portuguesa de Futebol, numa nota publicada no seu site oficial.

Neste momento, as equipa de sub-23 do Estoril Praia, Leixões, SC Braga, Famalicão, Belenenses SAD, Marítimo, Benfica e Portimonense SC estão ainda em prova.

Em 2018/19, na primeira edição da prova, a Taça Revelação foi conquistada pelo Desportivo das Aves, numa final realizada em Águeda. Em 2019/20, a competição foi suspensa devido à pandemia da covid-19.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/leiria-recebe-final-da-taca-revelacao-em-11-de-maio

Lipeste



UEFA aprova novo formato das provas europeias: conheça as novidades

Novos formatos aprovados em reunião do Comité Executivo, um dia depois do anúncio da criação de uma Superliga Europeia, por parte de doze clubes


A UEFA aprovou esta segunda-feira, em reunião do Comité Executivo, o modelo a adotar nas competições europeias de clubes a partir de 2024.

As novidades:

LIGA DOS CAMPEÕES


- Passa de 32 para 36 equipas

- A habitual fase de grupos dá lugar a uma liga única, sendo que cada equipa faz, no mínimo, dez jogos contra dez adversários diferentes (cinco em casa e cinco fora);

- os oito primeiros classificados desta Liga qualificam-se para a fase a eliminar;

- as equipas classificadas entre o 9.º e o 24.º lugar vão disputar um playoff para determinar quem passa aos oitavos de final;

- uma das vagas adicionais será para o terceiro classificado do país que estiver na quinta posição do ranking da UEFA. Outra vaga será atribuída a um campeão nacional, aumentando assim de quatro para cinco o número de clubes qualificados pelo denominado «Caminho dos Campeões». As outras duas vagas serão para os clubes com o melhor coeficiente entre aqueles que não tiverem garantido a qualificação mas que tenham garantido vaga para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, para a Liga Europa ou para a Liga Conferência.

LIGA EUROPA/LIGA CONFERÊNCIA

- o formato será idêntico ao da Liga dos Campeões, com apenas um grupo que junta todas as equipas, sendo que na Liga Europa cada equipa fará oito jogos nessa fase, e na Liga Conferência serão seis encontros;

- está em discussão ainda, mas a UEFA admite, desde já, alargar ambas as competições também para 36 equipas.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-campeoes/liga-europa/uefa-aprova-novo-formato-das-provas-europeias-conheca-as-novidades

Lipeste

bancada.pt

"SC Braga é liminarmente contra a criação da Superliga Europeia"

Guerreiros do Minho repudiam divisão do futebol entre "clubes ricos e os restantes"[/b]

O Sporting de Braga manifestou-se hoje "liminarmente contra a criação da Superliga Europeia", por entender que o futebol não pode ser dividido entre "clubes ricos e os restantes" e aponta uma contradição aos três 'grandes' portugueses.

"O Sporting de Braga é liminarmente contra a criação da Superliga Europeia, pois entende que o futebol não poderá nunca ser dividido entre os clubes ricos e os restantes", afirmou à agência Lusa fonte oficial do clube liderado por António Salvador.

Segundo a mesma fonte, "esta foi, aliás, uma posição amplamente manifestada ao longo de todo o processo que visou a centralização dos direitos televisivos em Portugal".

"Por isso, não deixa de ser curioso ver os clubes que se mostraram contra a centralização em Portugal (Benfica, Sporting e FC Porto) virem agora indignar-se com esta situação. É, no mínimo, irónico...", conclui.

No domingo, 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália anunciaram a criação de uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA, às federações nacionais e a vários outros emblemas.

AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham "uniram-se na qualidade de clubes fundadores" da Superliga, indica o comunicado, acrescentando que a competição vai iniciar-se "o mais brevemente possível".

Os promotores da Superliga adiantam que a prova será disputada por 20 clubes, pois, aos 15 fundadores - apesar de terem sido anunciados apenas 12 -, juntar-se-ão mais cinco clubes, qualificados anualmente, com base no desempenho da época anterior.

A época arrancará em agosto, com dois grupos de 10 equipas e os jogos, em casa e fora, serão realizados a meio da semana, mas todos os clubes participantes continuarão a disputar as respetivas ligas nacionais.

Os três primeiros classificados de cada grupo e os vencedores de um 'play-off' entre os quarto e quinto posicionados disputarão os quartos de final, em duas mãos, seguindo-se a fase a eliminar até ao jogo decisivo, em terreno neutro.

O comunicado dos 12 clubes surgiu no mesmo dia em que a UEFA reafirmou que excluirá os clubes que integrem uma eventual Superliga europeia de futebol, e que tomará "todas as medidas necessárias, a nível judicial e desportivo", para inviabilizar a criação de um "projeto cínico".

Na luta contra a pretensão de alguns dos mais poderosos clubes da Europa, a UEFA disse contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.

Em janeiro, a FIFA já tinha avisado, num comunicado conjunto com as confederações do futebol mundial, que impediria de participar nas suas competições qualquer clube ou jogador que integrasse uma eventual competição de elite, disputada por convite por alguns dos maiores clubes europeus.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-e-liminarmente-contra-a-criacao-da-superliga-europeia

Lipeste

desporto.sapo.pt

Superliga: Sporting de Braga "liminarmente contra" nova prova

Os três primeiros classificados de cada grupo e os vencedores de um 'play-off' entre os quarto e quinto posicionados disputarão os quartos de final, em duas mãos, seguindo-se a fase a eliminar até ao jogo decisivo, em terreno neutro.

O Sporting de Braga manifestou-se hoje "liminarmente contra a criação da Superliga Europeia", por entender que o futebol não pode ser dividido entre "clubes ricos e os restantes" e aponta uma contradição aos três 'grandes' portugueses.

"O Sporting de Braga é liminarmente contra a criação da Superliga Europeia, pois entende que o futebol não poderá nunca ser dividido entre os clubes ricos e os restantes", afirmou à agência Lusa fonte oficial do clube liderado por António Salvador.

Segundo a mesma fonte, "esta foi, aliás, uma posição amplamente manifestada ao longo de todo o processo que visou a centralização dos direitos televisivos em Portugal".

"Por isso, não deixa de ser curioso ver os clubes que se mostraram contra a centralização em Portugal (Benfica, Sporting e FC Porto) virem agora indignar-se com esta situação. É, no mínimo, irónico...", conclui.

No domingo, 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália anunciaram a criação de uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA, às federações nacionais e a vários outros emblemas.

AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham "uniram-se na qualidade de clubes fundadores" da Superliga, indica o comunicado, acrescentando que a competição vai iniciar-se "o mais brevemente possível".

Os promotores da Superliga adiantam que a prova será disputada por 20 clubes, pois, aos 15 fundadores - apesar de terem sido anunciados apenas 12 -, juntar-se-ão mais cinco clubes, qualificados anualmente, com base no desempenho da época anterior.

A época arrancará em agosto, com dois grupos de 10 equipas e os jogos, em casa e fora, serão realizados a meio da semana, mas todos os clubes participantes continuarão a disputar as respetivas ligas nacionais.

Os três primeiros classificados de cada grupo e os vencedores de um 'play-off' entre os quarto e quinto posicionados disputarão os quartos de final, em duas mãos, seguindo-se a fase a eliminar até ao jogo decisivo, em terreno neutro.

O comunicado dos 12 clubes surgiu no mesmo dia em que a UEFA reafirmou que excluirá os clubes que integrem uma eventual Superliga europeia de futebol, e que tomará "todas as medidas necessárias, a nível judicial e desportivo", para inviabilizar a criação de um "projeto cínico".

Na luta contra a pretensão de alguns dos mais poderosos clubes da Europa, a UEFA disse contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.

Em janeiro, a FIFA já tinha avisado, num comunicado conjunto com as confederações do futebol mundial, que impediria de participar nas suas competições qualquer clube ou jogador que integrasse uma eventual competição de elite, disputada por convite por alguns dos maiores clubes europeus.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/superliga-sporting-de-braga-liminarmente-contra-nova-prova

Lipeste

www.ojogo.pt

Braga é contra a Superliga e visa Benfica, FC Porto e Sporting: ″É, no mínimo, irónico...″

Braga "liminarmente contra" nova prova europeia, a Superliga


O Braga manifestou-se esta segunda-feira "liminarmente contra a criação da Superliga Europeia", por entender que o futebol não pode ser dividido entre "clubes ricos e os restantes" e aponta uma contradição aos três grandes portugueses.

"O Sporting de Braga é liminarmente contra a criação da Superliga Europeia, pois entende que o futebol não poderá nunca ser dividido entre os clubes ricos e os restantes", afirmou à agência Lusa fonte oficial do clube liderado por António Salvador.

Segundo a mesma fonte, "esta foi, aliás, uma posição amplamente manifestada ao longo de todo o processo que visou a centralização dos direitos televisivos em Portugal".

"Por isso, não deixa de ser curioso ver os clubes que se mostraram contra a centralização em Portugal (Benfica, Sporting e FC Porto) virem agora indignar-se com esta situação. É, no mínimo, irónico...", conclui.

No domingo, 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália anunciaram a criação de uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA, às federações nacionais e a vários outros emblemas.

AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham "uniram-se na qualidade de clubes fundadores" da Superliga, indica o comunicado, acrescentando que a competição vai iniciar-se "o mais brevemente possível".

Os promotores da Superliga adiantam que a prova será disputada por 20 clubes, pois, aos 15 fundadores - apesar de terem sido anunciados apenas 12 -, juntar-se-ão mais cinco clubes, qualificados anualmente, com base no desempenho da época anterior.

A época arrancará em agosto, com dois grupos de 10 equipas e os jogos, em casa e fora, serão realizados a meio da semana, mas todos os clubes participantes continuarão a disputar as respetivas ligas nacionais.

Os três primeiros classificados de cada grupo e os vencedores de um 'play-off' entre os quarto e quinto posicionados disputarão os quartos de final, em duas mãos, seguindo-se a fase a eliminar até ao jogo decisivo, em terreno neutro.

O comunicado dos 12 clubes surgiu no mesmo dia em que a UEFA reafirmou que excluirá os clubes que integrem uma eventual Superliga europeia de futebol, e que tomará "todas as medidas necessárias, a nível judicial e desportivo", para inviabilizar a criação de um "projeto cínico".

Na luta contra a pretensão de alguns dos mais poderosos clubes da Europa, a UEFA disse contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.

Em janeiro, a FIFA já tinha avisado, num comunicado conjunto com as confederações do futebol mundial, que impediria de participar nas suas competições qualquer clube ou jogador que integrasse uma eventual competição de elite, disputada por convite por alguns dos maiores clubes europeus.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/braga-e-contra-a-superliga-e-aponta-a-benfica-fc-porto-e-sporting-e-no-minimo-ironico-13589001.html

Lipeste

record.pt


Sp. Braga "liminarmente contra" a Superliga Europeia e com crítica aos três grandes

Clube minhoto defende que o futebol não deve ser dividido entre os clubes ricos e os restantes


O SC Braga manifestou-se esta segunda-feira "liminarmente contra a criação da Superliga Europeia", por entender que o futebol não pode ser dividido entre "clubes ricos e os restantes" e aponta uma contradição aos três 'grandes' portugueses.

"O Sp. Braga é liminarmente contra a criação da Superliga Europeia, pois entende que o futebol não poderá nunca ser dividido entre os clubes ricos e os restantes", afirmou à agência Lusa fonte oficial do clube liderado por António Salvador.

Segundo a mesma fonte, "esta foi, aliás, uma posição amplamente manifestada ao longo de todo o processo que visou a centralização dos direitos televisivos em Portugal".

"Por isso, não deixa de ser curioso ver os clubes que se mostraram contra a centralização em Portugal (Benfica, Sporting e FC Porto) virem agora indignar-se com esta situação. É, no mínimo, irónico...", conclui.

No domingo, 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália anunciaram a criação de uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA, às federações nacionais e a vários outros emblemas.

AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham "uniram-se na qualidade de clubes fundadores" da Superliga, indica o comunicado, acrescentando que a competição vai iniciar-se "o mais brevemente possível".

Os promotores da Superliga adiantam que a prova será disputada por 20 clubes, pois, aos 15 fundadores - apesar de terem sido anunciados apenas 12 -, juntar-se-ão mais cinco clubes, qualificados anualmente, com base no desempenho da época anterior.

A época arrancará em agosto, com dois grupos de 10 equipas e os jogos, em casa e fora, serão realizados a meio da semana, mas todos os clubes participantes continuarão a disputar as respetivas ligas nacionais.

Os três primeiros classificados de cada grupo e os vencedores de um 'play-off' entre os quarto e quinto posicionados disputarão os quartos de final, em duas mãos, seguindo-se a fase a eliminar até ao jogo decisivo, em terreno neutro.

O comunicado dos 12 clubes surgiu no mesmo dia em que a UEFA reafirmou que excluirá os clubes que integrem uma eventual Superliga europeia de futebol, e que tomará "todas as medidas necessárias, a nível judicial e desportivo", para inviabilizar a criação de um "projeto cínico".

Na luta contra a pretensão de alguns dos mais poderosos clubes da Europa, a UEFA disse contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.

Em janeiro, a FIFA já tinha avisado, num comunicado conjunto com as confederações do futebol mundial, que impediria de participar nas suas competições qualquer clube ou jogador que integrasse uma eventual competição de elite, disputada por convite por alguns dos maiores clubes europeus

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/sp-braga-liminarmente-contra-a-superliga-europeia-e-com-critica-aos-tres-grandes?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais





Lipeste


Lipeste

record.pt

Milhões exigem inversão do ciclo no SC. Braga

Nas duas últimas épocas, os minhotos já tinham sido irregulares na reta final do campeonato


O SC Braga atravessa o pior momento deste campeonato, ao ter somado apenas seis pontos nas últimas cinco jornadas. Os guerreiros não conseguiram igualar o Benfica, que perdeu em casa, mas ainda estão dentro da luta pelo acesso aos milhões da Liga dos Campeões. "Assumimos a responsabilidade e a vontade de conquistar todo os pontos que ainda estão em disputa. Nós vamos com tudo", resumiu Fransérgio, no Instagram.

Mas isso obriga a que os guerreiros consigam inverter o atual ciclo negativo e os próximos jogos diante de Boavista e Sporting, ambos na Pedreira, são essenciais para comprovar essa capacidade de reação do conjunto orientado por Carlos Carvalhal.

A verdade é que esta é a terceira época consecutiva em que o Sp. Braga faz uma reta final de campeonato tremida. Em 2018/19, os guerreiros chegaram a estar na vice-liderança mas acabaram no 4º lugar da Liga, após cinco derrotas nas últimas oito jornadas. "Foi uma ponta final desastrosa", disse, à data, António Salvador, a propósito da prestação da equipa liderada por Abel Ferreira. Na temporada passada, o clube perdeu terreno com Custódio ao leme, mas já com Artur Jorge conseguiu, apenas na última jornada, alcançar o 3º lugar e o acesso direto à Liga Europa. Esta época, estava no 2º lugar antes desta sequência...

É para o 3º lugar que olha o Sp. Braga, ainda que não dependa apenas de si para garantir uma vaga na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Sporar na mira turca

O nome de Sporar foi associado pela imprensa turca ao Trabzonspor, atual 4.º classificado do campeonato da Turquia, ao ser mencionado como potencial alvo do clube no próximo defeso. Sporar, recorde-se, está emprestado pelo Sporting e, tal como já demos conta, o Sp. Braga não deverá exercer a opção de compra de 7,5 milhões de euros pelo avançado esloveno.

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/milhoes-exigem-inversao-do-ciclo-no-sp-braga?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16189102051352&amp_ct=1618910206902&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fmilhoes-exigem-inversao-do-ciclo-no-sp-braga

Lipeste

abola.pt

Zé Carlos aprende com Esgaio

Aos 22 anos, Zé Carlos fez o primeiro jogo como titular no Campeonato pelo SC Braga e respondeu mais uma vez positivamente à confiança que Carlos Carvalhal lhe deu de ser o número 2 do indiscutível Esgaio, que só à 27.ª jornada foi forçado a falhar um compromisso da Liga, por castigo.


Zé Carlos tinha de aproveitar tão rara oportunidade, rara mesmo pela fiabilidade e elevada rotação do dono do lugar e o jovem que passou por Leça e Leixões mostrou que está cada vez mais capacitado a constituir alternativa, fazendo com que o treinador dispense qualquer adaptação em nome da experiência.


Mesmo sem estar a ganhar, Carvalhal foi com Zé Carlos até ao fim e esses 90 minutos vão, seguramente, representar um grande bálsamo anímico para a reta final da temporada.

em:
https://www.abola.pt/Clubes/2021-04-20/sc-braga-ze-carlos-aprende-com-esgaio/887235/471