News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

ojogo.pt

Destino traçado: Sporar deixa o Braga no final da época e abre vaga no ataque

Salários elevados de Andraz Sporar, que serão integralmente suportados pelo Sporting até ao fim da época, utilização pontual e afirmação de Abel Ruiz fazem o Braga procurar outra opção.

Apontado como alvo do Trabzonspor pela Imprensa turca, Andraz Sporar deixará o Braga no fim da época, altura em que termina o empréstimo do jogador do Sporting. O internacional esloveno não está a conseguir impor-se (voltou ao banco de suplentes na partida com o Rio Ave) e tem um salário incomportável para a realidade dos minhotos, pelo que a sociedade desportiva não acionará a opção de compra do passe, fixada em 7,5 milhões de euros, e até já procura no mercado uma nova opção para o ataque, que se juntará a Abel Ruiz, Rui Fonte e Vítor Oliveira, não havendo para já certezas quanto ao regresso de Guilherme Schettine, cedido ao Almería.

A devolução do avançado é subscrita por Carlos Carvalhal, que tem dado mais tempo de jogo a Ruiz, com o espanhol a corresponder com golos e boas exibições, e de certo modo já estava há muito prevista. É que Sporar aufere acima de 1,2 milhões por época e só chegou à Pedreira no mercado de inverno, no âmbito da transferência de Paulinho (rendeu 16 milhões de euros por 70% do passe), na condição de que o Sporting ficasse responsável pelo pagamento integral dos salários.

O futuro de Sporar voltará a estar nas mãos do clube de Alvalade, mas uma eventual venda também será negócio para o Braga, conforme ficou acordado na mesma altura, com o clube minhoto a garantir "um direito de vitrine mínimo de 10%, que poderá chegar a 15% conforme o valor de uma futura transferência" na janela do mercado de verão.

O rendimento do ponta de lança tem sido, de resto, pouco consistente. Em 14 jogos pelos bracarenses, apenas faturou diante do Vitória de Guimarães e Farense, sempre como suplente utilizado, ganhando maior notoriedade na partida disputada no Estádio de São Luís, em Faro, por ter assinado aos 90"+1" o golo do triunfo.

Como prémio, teve a oportunidade de alinhar de início na partida seguinte, frente ao Belenenses, e acabaria substituído na segunda parte por Ruiz, numa altura em que Carvalhal tentava tudo para evitar um empate.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/destino-tracado-sporar-deixa-o-braga-no-final-da-epoca-e-abre-vaga-no-ataque-13590022.html

Lipeste

ojogo.pt

Salvador e uma comparação com FC Porto, Benfica e Sporting: ″Temos de arriscar mais″

Presidente do Braga concedeu uma entrevista ao jornal espanhol "Marca" e falou sobre o mercado.

António Salvador, presidente do Braga, concedeu uma entrevista ao jornal espanhol "Marca" e falou sobre a estrutura do clube minhoto no que toca à habilidade no mercado de transferências. O líder do clube minhoto foi questionado sobre os jogadores que já venceu aos chamados "três grandes" e explicou que o Braga está obrigado a ser rigoroso nas compras que faz.

"Temos uma excelente estrutura de scouting e, nesse sentido, beneficiamos do facto de termos uma menor capacidade financeira. E porque nos beneficia? Porque temos de ser mais rigorosos e rápidos na análise e na contratação de jogadores. Também porque temos de arriscar mais", disse Salvador, fazendo uma comparação com FC Porto, Benfica e Sporting.

"Qualquer um dos três procura jogadores consolidados e paga por eles. Nós temos de contratar jogadores que ainda não estejam no radar e assegurar-nos que encontrem o seu espaço aqui. Felizmente, temos conseguido isso", observou.

A transferência de Francisco Trincão para o Barcelona ainda está bem fresca na memória. Há mais na formação? "Não, cada jogador é único, mas temos outros jogadores cobiçados, mas apenas irão sair pelo preço certo", respondeu.

O jornal Marca também recordou as saídas de Paulinho e Rúben Amorim para o Sporting por um bom montante. A publicação questiona se o Braga se tornou mesmo perito na venda de técnicos. "Foi um valor razoável por um dos melhores treinadores portugueses da nova geração. Antes, a poucos dias de começar a pré-época, vendemos por 2,5 milhões o Abel Ferreira, que treina o Palmeiras e ganhou a Libertadores. Esperava que Rúben Amorim ficasse por muitos anos, mas não foi possível. O Sporting veio buscá-lo e isso tem preço: a cláusula de rescisão", explicou.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/salvador-e-uma-comparacao-com-fc-porto-benfica-e-sporting-temos-de-arriscar-mais-13590262.html

Lipeste

ojogo.pt

Salvador e a centralização dos direitos televisivos: ″É importante para todo o futebol português″

Presidente do Braga, em entrevista à "Marca", afirma que os três grandes são protegidos e lembra o campeonato perdido em 2010


António Salvador prestou uma longa entrevista à "Marca", jornal espanhol a quem lembra desigualdades várias e críticas à proteção dos três grandes: "Esta é a parte positiva da desigualdade, de termos conseguido fazer muito com menos do que os outros têm. É evidente que existe um sentimento permanente de injustiça quando vejo as diferenças que existem na distribuição do dinheiro proveniente dos direitos televisivos, um fosso que continua a crescer. Temos de avançar rapidamente para a centralização dos direitos e não o digo apenas pelo Braga, mas por ser importante para todo o futebol português. Se queremos ser mais competitivos a nível europeu necessitamos mitigar as diferenças de orçamento."

Lembrando que a proposta da Liga e da Federação tem "resistências" de alguns clubes, o líder do Braga vinca que "todos os clubes devem ter capacidade de formar boas equipas. Sem isto, o campeonato perde competitividade e, em consequência, interesse."

De seguida, deixou a entender que a influência de Benfica, Sporting e FC Porto é difícil de combater. "Passámos a fase da afirmação, da estabilidade e agora vamos na da consolidação total. O título é um objetivo de todos, mas sabemos que não jogamos com condições iguais. Sabemos que um dia ele vai chegar, mas sabemos que existe uma proteção dada aos três grandes. São, em regra geral, eles que vencem o campeonato e levam uma proteção, mesmo que inconsciente, dos árbitros. Se não fosse esta proteção teríamos sido campeões em 2010 [recorda o segundo lugar atrás do Benfica, na primeira época de Jesus na Luz]", termina.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/salvador-pede-centralizacao-dos-direitos-televisivos-e-importante-para-todo-o-futebol-portugues-13590268.html

Lipeste

ojogo.pt

″David Carmo esteve com pé e meio no Liverpool e mesmo estando lesionado...″

Declarações de António Salvador em entrevista ao jornal "Marca".

António Salvador concedeu uma entrevista ao jornal espanhol "Marca", numa conversa na qual admitiu que esteve muito perto de vender David Carmo para o Liverpool, numa informação que O JOGO tinha avançado em tempo oportuno. "Temos de vender todos os anos. Em janeiro, por exemplo, David Carmo teve um pé e meio no Liverpool, mas acabámos por segurá-lo. Apesar de estar lesionado, continua a ter vários pretendentes, incluindo de Espanha", explicou o presidente do Braga.

Salvador explicou depois que o clube tem de fazer vendas todas as épocas para equilibrar as finanças. "Temos de receber entre 12,5 e 15 milhões em transferências. Este é um ponto estabelecido se quisermos continuar no mesmo nível em que estivemos durante a última década. Este ano teremos de fazer mais perante os danos causados pela pandemia", vincou.

Refira-se que, no que toca a David Carmo, o central não joga desde fevereiro, depois de uma grave lesão sofrida frente ao FC Porto.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/david-carmo-esteve-com-pe-e-meio-no-liverpool-e-mesmo-lesionado-13590316.html

Lipeste

ojogo.pt

Como encara Abel Ruiz o rótulo de jogador mais caro da história do Braga

Declarações do avançado espanhol em entrevista ao jornal "Marca".

Abel Ruiz chegou ao Braga, oriundo do Barcelona, no mercado de inverno da passada temporada e mostra-se encantado no clube minhoto. O avançado destaca, em entrevista ao jornal espanhol "Marca", a forma como foi recebido.

"Trataram-me muito bem desde que cheguei e isso fez com que a adaptação fosse muito mais fácil. Tanto as pessoas do clube como os adeptos deram-me muito carinho e estou muito agradecido. Já levo um ano aqui e estou contente pela decisão que tomei. Há muito nível aqui", referiu.

Com a transferência de Paulinho para o Sporting, Abel Ruiz ganhou mais espaço. "É um grande jogador e com o qual não só aprendi muito, como também me dava muito bem. Trabalhei sempre para desfrutar dos minutos que tenho agora. O meu objetivo é ajudar a equipa em tudo o que puder", comentou, indiferente ao estatuto de jogador mais caro do Braga.

"O Braga apostou forte em mim e eu quis vir sabendo isso. Vou para o campo para desfrutar e sem pensar em mais nada. É o que gosto de fazer e o que tento fazer no campo. Recebi muito carinho dos adeptos e isso ajuda muito", garantiu, referindo como objetivo o apuramento para a Champions e a conquista da Taça de Portugal, numa final com o Benfica, no próximo mês de maio.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/como-encara-abel-ruiz-o-rotulo-de-jogador-mais-caro-da-historia-do-braga-13590321.html

Lipeste

marca.com

SC Braga, el nuevo 'grande' del fútbol portugués

Los 'guerreros del Miño' celebran su centenario codeándose con Oporto, Sporting y Benfica. Su método crea escuela: compra barato, revaloriza y vende caro

El fútbol no tiene lógica, pero tiene método. Los grandes presupuestos ayudan, pero no garantizan resultados. El fútbol es impredecible y el éxito depende principalmente del talento, la planificación y el trabajo que hace cada club.

Por todo ello una ciudad de alrededor de 160.000 habitantes, en el norte de Portugal, se ha convertido, en la última década, en la tercera ciudad portuguesa más relevante y más presente en los medios de comunicación de nuestros vecinos. No es por su industria, ni por las monumentales escalinatas del Bom Jesus ni por su turismo, que también es relevante -Braga fue elegida como 'Mejor destino europeo' para visitar en 2021-, sino por el club que lleva el nombre de la ciudad.

El Sporting Clube de Braga se ha ganado por méritos propios un lugar entre los grandes del fútbol portugués. Compra barato, revaloriza y vende caro. Esta parece ser la fórmula del éxito encontrada por António Salvador, presidente del club, para ratificar a los 'guerreros del Minho' como la nueva 'joya' del campeonato portugués.

2003, el origen del cambio

Cuando Salvador (foto) fue elegido en 2003, el club atravesaba una profunda crisis financiera y luchaba por evitar el descenso. Allí empezó la metamorfosis y hoy, dieciocho años después, no queda nada de esa sombra. El SC Braga es un club maduro, con estabilidad directiva y una cultura organizativa que le han hecho acortar distancias en el capítulo deportivo con el Benfica, el Oporto o el Sporting... pese a que las diferencias presupuestarias que los separan son gigantes.

El Braga llega al año de su centenario sin haber conseguido alzarse con el trofeo más cotizado, el título de campeón de Liga, aunque estuvo muy cerca de lograrlo en 2010, cuando los 'guerreros' llevaron la disputa por el título hasta la última ronda. Terminaron a sólo dos puntos de un 'súper' Benfica donde se alineaban Javier Saviola, Pablo Aimar, Di María, David Luiz e incluso el actual entrenador del Sporting de Portugal, Rúben Amorim.

De hecho, si al fútbol se jugara con las reglas del golf y existiera una suerte de 'hándicap' para compensar la desigualdad presupuestaria, el Braga se habría coronado campeón debido a la gran diferencia de talento y masa salarial que separaba al Benfica y a los 'guerreros' ese curso.

Jorge Jesus era, también en ese momento, el entrenador del Benfica. Fue, curiosamente, el primer técnico que el Braga vendió. Un año antes, 'JJ' dirigía al cuadro del Miño y, a cambio de su traspaso, António Salvador recibió 750.000 euros. Muy lejos, eso sí, de los 10 millones que la temporada pasada recibió del Sporting CP por Rubén Amorim, el entrenador que en apenas un mes podría convertirse en campeón de Portugal.

Jugará la final de Copa

El SC Braga sigue aspirando a garantizarse un puesto de acceso a la Liga de Campeones este curso. Ya tiene garantizada, eso sí, su presencia en la final de la Copa de Portugal, tras eliminar al Oporto. Ahora le espera el Benfica.

En un año en el que un número anormal de lesiones ha condicionado al equipo, Carlos Carvalhal (foto) ( https://www.marca.com/futbol/liga-portuguesa/2020/12/03/5fbe7e6d22601d324e8b4570.html ) en su segunda etapa como técnico de un club al que también representó como jugador, garantiza el fútbol más atractivo de la liga portuguesa. Nadie puede quitarle ese título.

En la última década, el equipo nunca ha perdido competitividad. Siempre ha ido descubriendo talento en sus equipos de formación o en jugadores que otros no han 'visto'.

Es el caso de Abel Ruiz (foto) o Al Musrati, dos de los futbolistas que más han destacado en la versión 2020-21 del SC Braga y que ya despiertan el interés de clubes más pudientes. Cada año se rehace el equipo y cada año surgen nuevos protagonistas. Rafa, Trincao y Pedro Neto son sólo tres ejemplos de la nueva generación de talento luso que el Braga descubrió y valoró. Todos supusieron excelentes ventas y representan la mejor prueba del excelente trabajo realizado en el club.

El SC Braga ha conseguido el estatus de cuarto 'grande' del fútbol portugués. Sólo le falta el título de campeón de Liga en su historial, ya centenario, pero nadie entre los 'guerreros' duda de que llegará. No pudo ser en 2010, pero la ambición sigue intacta. António Salvador no se da un plazo para alcanzarlo, pero dice que "ese día llegará".

Aniversario

Fundado el 19 de enero de 1921, el Braga cuenta con cerca de 20.000 socios y 13 modalidades. Destaca la apuesta que el club hizo por el fútbol femenino, que esta temporada ganó la Copa de Portugal y que la pasada temporada se coronó campeón nacional.

Ciudad Deportiva

En 2017 se concluyeron las obras de la primera fase de la Ciudad Deportiva. Cuando se complete la segunda fase, a finales de este año, la inversión ascenderá a 36 millones de euros y, además de la estructura que albergará los equipos de fútbol profesional y un estadio con capacidad para 2.500 personas, la Ciudad Deportiva de Braga contempla, además, un pabellón polideportivo y un área administrativa. La centralización del club será entonces una realidad. "Si queremos seguir creciendo, este trabajo fue fundamental. No hay buena base de formación sin buenas condiciones y es en eso que apostamos", dice António Salvador. "Cuando termine la segunda fase tendremos una de las mejores academias de Europa", añade.

Finalista de la Europa League

En 2011, un año después de perder el título de campeón de Liga ante el Benfica en la última ronda, el Braga se tomó revancha, eliminando a los 'Águilas' en la semifinal de la Europa League y sellando su presencia en la final. No ganó, pero consolidó la dimensión europea del club que, desde 2004, sólo una vez no estuvo presente en las competiciones de la UEFA. En 2009, el SC Braga ganó la Copa Intertoto, con Jorge Jesus a la cabeza.

Un club que forma y sabe vender

Diego Costa fue el primer traspaso del SC Braga al Atlético de Madrid, en 2010. El club recibió 2,5 millones de euros por el 60% del pase, seguido por Pizzi en 2011, a cambio de 13,5 millones. Otro de los 'guerreros' vendidos a España fue Aderlan Santos, que en 2015 llegó a Valencia por 9,5 millones, pero el traspaso récord se produjo esta temporada: Trincao le costó a las arcas del Barcelona 30 millones.

em:
https://www.marca.com/futbol/liga-portuguesa/2021/04/20/607df30ae2704e06438b4613.html


Lipeste

marca.com

SC Braga, o novo 'grande' do futebol português
Os 'Guerreros do Minho' festejam o seu centenário a morder o Porto, o Sporting e o Benfica. O seu método faz escola: compre barato, valorize e venda caro.

Por ALBERTO RUBIO

O futebol não tem lógica, mas tem método. Orçamentos grandes ajudam, mas não garantem resultados. O futebol é imprevisível e o sucesso depende principalmente do talento, planejamento e trabalho que cada clube realiza.

Por tudo isto, uma cidade com cerca de 160 mil habitantes , no norte de Portugal, tornou-se, na última década, a terceira cidade portuguesa mais relevante e a mais presente nos meios de comunicação dos nossos vizinhos. Não é pela sua indústria, nem pelos degraus monumentais do Bom Jesus, nem pelo seu turismo, que também é relevante - Braga foi eleita como 'Melhor destino europeu' para se visitar em 2021-, mas pelo clube que leva o nome da cidade.


O Sporting Clube de Braga conquistou para si um lugar entre os grandes nomes do futebol português. Compre na baixa, reavalie e venda na alta. Esta parece ser a fórmula de sucesso encontrada por António Salvador, presidente do clube, para ratificar os 'guerreiros minhotes' como a nova 'joia' do campeonato português.

2003, a origem da mudança

Quando Salvador (foto) foi eleito, em 2003, o clube passava por uma profunda crise financeira e lutava para evitar o rebaixamento. Aí começou a metamorfose e hoje, dezoito anos depois, nada dessa sombra permanece. O SC Braga é um clube maduro, com estabilidade de gestão e uma cultura organizacional que o tem feito encurtar distâncias no capítulo desportivo com o Benfica, o Porto ou o Sporting ... apesar de as diferenças orçamentais que os separam serem enormes.

O Braga chega ao ano do centenário sem ter conseguido conquistar o troféu mais cobiçado, o título de campeão da liga, embora tenha estado muito perto de o conseguir em 2010, quando os 'guerreiros' levaram a disputa do título até à última jornada. Terminaram a apenas dois pontos de um 'super' Benfica onde se alinharam Javier Saviola, Pablo Aimar, Di María, David Luiz e até o actual treinador do Sporting de Portugal, Rúben Amorim.

De facto, se o futebol se jogasse com as regras do golfe e existisse uma espécie de 'handicap' a compensar a desigualdade orçamental, o Braga teria sido coroado campeão pela grande diferença de talento e salário que separava o Benfica dos 'guerreiros 'esse curso.

Jorge Jesus era, também nessa altura, o treinador do Benfica. Foi, curiosamente, o primeiro treinador que o Braga vendeu. Um ano antes, 'JJ' dirigia a equipa do Minho e, em troca da sua transferência, António Salvador recebeu 750 mil euros. Muito longe, sim, dos 10 milhões que recebeu do Sporting CP na temporada passada para Rubén Amorim , o treinador que em apenas um mês poderá sagrar-se campeão de Portugal.

Vai jogar a final da Taça

O SC Braga continua a ambicionar garantir um lugar na Liga dos Campeões este ano. Já está garantida, sim, a sua presença na final da Taça de Portugal, após eliminação do Porto. Agora o Benfica espera por si.

Num ano em que um número anormal de lesões condicionou a equipa, Carlos Carvalhal (foto), 
Carlos Carvalhal (foto) ( https://www.marca.com/futbol/liga-portuguesa/2020/12/03/5fbe7e6d22601d324e8b4570.html ) na sua segunda fase como treinador de um clube que também representou como jogador, garante o futebol mais atractivo do campeonato português. Ninguém pode tirar esse título.

Na última década, a equipe nunca perdeu competitividade. Sempre foi descobrindo talentos em seus times de treinamento ou em jogadores que outros não 'viram'.

É o caso de Abel Ruiz (foto) ou Al Musrati, dois dos jogadores que mais se destacaram na versão 2020-21 do SC Braga e que já despertam o interesse dos clubes mais afluentes. Todos os anos a equipa é refeita e todos os anos surgem novos protagonistas. Rafa, Trincão e Pedro Neto são apenas três exemplos da nova geração de talentos portugueses que Braga descobriu e apreciou. Todas foram excelentes vendas e representam a melhor prova do excelente trabalho realizado no clube.


O SC Braga alcançou o estatuto de quarto 'grande' do futebol português. Só falta o título de campeão da liga em sua história, já centenário, mas ninguém entre os 'guerreiros' duvida que ele virá. Não poderia ser em 2010, mas a ambição permanece intacta. António Salvador não se dá prazo para o cumprir, mas diz que "esse dia vai chegar".

Aniversário

Fundado em 19 de janeiro de 1921, Braga conta com cerca de 20.000 associados e 13 modalidades. Ressalta-se o compromisso que o clube assumiu com o futebol feminino, que nesta temporada conquistou a Taça de Portugal e na última temporada sagrou-se campeã nacional.

Cidade Deportiva

Em 2017, foram concluídas as obras da primeira fase da Cidade do Esporte. Quando estiver concluída a segunda fase, no final deste ano, o investimento ascenderá a 36 milhões de euros e, para além da estrutura que vai acolher as equipas de futebol profissional e um estádio com capacidade para 2.500 pessoas, a Cidade Desportiva de Braga inclui, além disso, um pavilhão desportivo e uma área administrativa . A centralização do clube será então uma realidade. "Se queremos continuar a crescer, este trabalho foi fundamental. Não existe uma boa base de treino sem boas condições e é nisso que apostamos", afirma António Salvador. "Quando terminar a segunda fase teremos uma das melhores academias da Europa", acrescenta.

Finalista da Liga Europa

Em 2011, um ano depois de perder o título de campeão da liga para o Benfica na última jornada, o Braga vingou-se, eliminando os 'Águilas' nas meias-finais da Liga Europa e selando a sua presença na final. Não venceu, mas consolidou a dimensão europeia do clube que, desde 2004, apenas uma vez não estava presente nas competições da UEFA . Em 2009, o SC Braga conquistou a Taça Intertoto, com Jorge Jesus à frente.

Um clube que sabe formar e sabe vender

Diego Costa foi a primeira transferência do SC Braga para o Atlético de Madrid, em 2010. O clube recebeu 2,5 milhões de euros por 60% do passe, seguido de Pizzi em 2011, em troca de 13,5 milhões. Outro dos 'guerreiros' vendidos à Espanha foi Aderlan Santos, que chegou a Valência por 9,5 milhões em 2015, mas a transferência recorde ocorreu nesta temporada: Trincao custou aos cofres do Barcelona 30 milhões.

em:
https://www.marca.com/futbol/liga-portuguesa/2021/04/20/607df30ae2704e06438b4613.html

Lipeste

marca.com

António Salvador, presidente del Braga: "Es urgente centralizar los derechos televisivos"

El presidente de los 'guerreros del Miño' ha reducido la brecha con los 'históricos'... pero demanda un reparto más justo para pelear en igualdad y aspirar a todo

Antonio Salvador, presidente del Braga.

Hablar del presidente del SC Braga es hablar de gestión y éxito a partes iguales que se reflejan en la historia más reciente del club. Luchando contra la evidente desigualdad presupuestaria que protege a los tradicionales 'grandes' portugueses, António Salvador ha sido el gran responsable en la forma en que llevó al club al nivel que tiene hoy. Conciliando la venta de jugadores con el rendimiento deportivo (incluso la temporada pasada quedó en tercer lugar, por delante del Sporting), el Braga celebra el centenario con una dinámica única en su historia, ganándose un lugar propio en la mesa de los grandes del fútbol portugués.

Dieciocho años después de asumir la presidencia del club, ¿esperaba haber ganado ya el título de campeón de Portugal?

Hay tres fases distintas que deben separarse. En los primeros años, tras asumir la dirección del club, era imposible pensar en ganar algo. De hecho, recuerdo que cuando me invitaron a dirigir el club, ¡pensé que me quedaría solo 2 ó 3 años! Llegué con el objetivo de salvar al club del caos en el que se encontraba (deportiva y económicamente) y luego volver a mi vida empresarial. Era necesario equilibrar económicamente el club y dotarlo de herramientas de gestión e infraestructura que no tenía. El club pasó por momentos muy complicados. En la segunda fase, con el club ya estabilizado, lo importante era mantener al SC Braga en la lucha por las primeras posiciones y por la conquista de los distintos títulos. No es difícil caminar hasta allí en un momento u otro; lo que sí es difícil es estar en la cima de la pirámide cada temporada. Ahora estamos en la tercera fase: la de la plena consolidación del SC Braga. El título es la ambición de todos, pero es un objetivo difícil dados los medios desiguales que nos separan del Oporto, del Benfica o del Sporting y, además, la excesiva protección de la que se benefician. Sin embargo, sé que algún día sucederá.

Pero esa diferencia, al menos en términos deportivos, se ha reducido significativamente. El SC Braga compite en igualdad con alguno de estos equipos.

Es cierto que sí, pero para llegar hasta aquí lo tuvimos que hacer más y mejor que cualquiera de ellos en lo que se refiere a descubrir talentos. Hemos podido hacer más con incomparablemente menos. Esta es la parte 'positiva' de esta desigualdad, pero es evidente que vivo con un sentimiento permanente de injusticia cuando miro el tema de los derechos televisivos y las diferencias que existen en la distribución de estos fondos que siguen creciendo. Tenemos que avanzar urgentemente hacia la centralización de los derechos de televisión y lo digo no sólo en interés del SC Braga, sino de todo el fútbol portugués. Si queremos ser más competitivos a nivel europeo, necesitamos mitigar las diferencias presupuestarias y sólo hay una forma de lograrlo: centralizando los derechos de televisión.

¿Llegará pronto este cambio?

Eso espero, pero sé que habrá múltiples resistencias. Aquellos que reciben más (y sólo son tres clubes) ciertamente intentarán retrasar el proceso. Es una promesa del actual presidente de la Liga, Pedro Proença, que, con el apoyo de la Federación Portuguesa de Fútbol, espero que se pueda cumplir en poco tiempo. Los responsables del fútbol, pero también de los clubes que hoy reciben una gran parte de los derechos televisivos, deben darse cuenta de que todos los clubes deben tener las condiciones y los medios para construir buenos equipos. Sin esto, el campeonato pierde competitividad y, en consecuencia, interés. Cuanto más demoremos la centralización de los derechos de televisión, más lejos estaremos del resto de Europa.

"Ganar la Liga es nuestra ambición y sé que algún día sucedera"

António Salvador, presidente del Braga

Dijo que el Benfica, el Sporting y el Oporto se benefician de una protección excesiva.? A qué se refiere exactamente?

Tradicionalmente, es uno de esos clubes el que siempre gana el campeonato y, por regla general, estos tres clubes siempre se benefician, por parte de los árbitros, aunque sea inconscientemente, de una protección que nosotros (y cuando hablo de nosotros, me refiero a todos los demás clubes de Portugal) no tenemos. Y esto es algo a lo que también nos tenemos que enfrentar. En mi opinión, si no fuera por esta protección, el SC Braga ya habría sido campeón en 2010, pero eso es pasado y en el fútbol lo que importa es el futuro. El SC Braga ha sido un ejemplo para los clubes, tanto en Portugal como en Europa, que pretenden alcanzar estándares más altos.

Cuando habla de protección, ¿se refiere a beneficiados?

Es una posible interpretación de mis palabras (risas)...

Ya vendió jugadores al Oporto, al Benfica y al Sporting. Es el SC Braga el club más ágil para descubrir talento en Portugal?

Tenemos una excelente estructura de 'scouting' y, en ese sentido, nos beneficiamos del hecho de que tenemos menor capacidad financiera. 

Y por qué nos beneficiamos? 

Porque tenemos que ser más rigurosos y rápidos en el análisis y en la contratación de jugadores. También porque tenemos que arriesgar más. Cualquiera de los tres clubes citados anteriormente buscan jugadores consolidados y pagan por ellos. Nosotros tenemos que buscar jugadores que aún no han aparecido en el radar y asegurarnos de que encuentren su sitio aquí. Afortunadamente, venimos lográndolo.

El SC Braga ya ha demostrado que es un excelente club de formación, ¿puede retener este talento en el club?

Lo hemos retenido todo lo posible, pero todos los años tenemos que vender. En enero, por ejemplo, David Carmo tenía pie y medio en el Liverpool, pero acabamos reteniéndolo. Es un jugador que, a pesar de estar lesionado actualmente, sigue teniendo varios pretendientes, incluso en España... Para tener un presupuesto equilibrado tenemos que recibir de 12,5 a 15 millones al año en concepto de traspasos. Éste es un punto establecido si queremos continuar al mismo nivel en el que hemos estado durante la última década. Este año tendremos que hacer más para resistir los daños causados por la pandemia.

Hay otro Trincao en el club?

No, porque cada jugador es único, pero tenemos otros jugadores que son muy codiciados. Sin embargo, sólo saldrán al precio correcto.

Es un negociador duro, como lo demuestran los dos últimos acuerdos con Sporting, Paulinho (16 millones) y el técnico Ruben Amorin (10). ¿Es otro mercado que descubrió el SC Braga, el de vender entrenadores?

(Risas) Nada de eso, es un valor razonable para uno de los mejores entrenadores portugueses de la nueva generación. Incluso antes, a pocos días de comenzar la pretemporada, vendimos por 2,5 millones a Abel Ferreira, técnico que actualmente lidera al Palmeiras y que ganó la Copa Libertadores. Una vez más apostamos y arriesganos con dos entrenadores jóvenes, que venían de nuestros niveles formativos. Esperaba que Rúben Amorim pudiera quedarse varios años con nosotros. No fue posible, el Sporting vino a buscarlo y eso tiene su precio: la cláusula de rescisión.

em:
https://www.marca.com/futbol/liga-portuguesa/2021/04/20/607db00eca4741d31f8b45ff.html

Lipeste

António Salvador, presidente do Braga: "É urgente centralizar os direitos televisivos"

O presidente dos 'guerreiros do Minho' reduziu o fosso com o 'histórico' ... mas exige uma distribuição mais justa para lutar com igualdade e aspirar a tudo


Por ALBERTO RUBIO

Para falar do presidente do SC Braga é falar de gestão e sucesso em partes iguais, que se refletem na história mais recente do clube. Na luta contra a evidente desigualdade orçamental que protege os tradicionais 'grandes' portugueses, António Salvador tem sido o grande responsável pela forma como trouxe o clube ao nível que está hoje. Conciliando la venta de jugadores con el rendimiento deportivo (incluso la temporada pasada quedó en tercer lugar, por delante del Sporting), el Braga celebra el centenario con una dinámica única en su historia, ganándose un lugar propio en la mesa de los grandes del fútbol português.

M: Dezoito anos depois de assumir a presidência do clube, esperava já ter conquistado o título de campeão português?

AS: Existem três fases distintas que devem ser separadas. Nos primeiros anos, após assumir a liderança do clube, era impossível pensar em ganhar alguma coisa. Na verdade, lembro-me de quando fui convidado para dirigir o clube, pensei que só ficaria 2 ou 3 anos! Cheguei com o objetivo de salvar o clube do caos em que se encontrava (esportiva e financeiramente) e depois retornar à minha vida empresarial. Era preciso equilibrar financeiramente o clube e dotá-lo de ferramentas de gestão e infraestrutura que ele não possuía. O clube passou por momentos muito difíceis. Na segunda fase, com o clube já estabilizado, o importante era manter o SC Braga na luta pelas primeiras posições e pela conquista dos diferentes títulos. Não é difícil andar lá em um ponto ou outro; o difícil é estar no topo da pirâmide a cada temporada. Agora estamos na terceira fase: a da consolidação total do SC Braga. O título é ambição de todos, mas é um objectivo difícil devido aos meios desiguais que nos separam do Porto, do Benfica ou do Sporting e, além disso, a protecção excessiva de que beneficiam. Porém, eu sei que um dia isso vai acontecer.

M: Mas essa diferença, pelo menos em termos esportivos, foi reduzida significativamente. O SC Braga compete em pé de igualdade com uma destas equipas.

AS: É verdade que sim, mas para chegar aqui tivemos que fazer mais e melhor do que qualquer um deles na descoberta de talentos . Conseguimos fazer mais com incomparavelmente menos. Esta é a parte 'positiva' desta desigualdade, mas é evidente que vivo com um sentimento permanente de injustiça quando olho para a questão dos direitos televisivos e as diferenças que existem na distribuição destes fundos que continuam a crescer. Temos de avançar com urgência para a centralização dos direitos televisivos e digo isto não só no interesse do SC Braga, mas de todo o futebol português. Se queremos ser mais competitivos a nível europeu, temos de atenuar as diferenças orçamentais e só existe uma forma de o conseguir: centralizando os direitos televisivos.

M: Essa mudança virá em breve?

AS: Espero que sim, mas sei que haverá várias resistências. Quem recebe mais (e são apenas três clubes) certamente tentará atrasar o processo. É uma promessa do actual presidente da Liga, Pedro Proença, que, com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, espero que se cumpra dentro de pouco tempo. Os responsáveis ​​pelo futebol, mas também pelos clubes que hoje detêm grande parte dos direitos televisivos, devem perceber que todos os clubes devem ter as condições e os meios para construir boas equipas. Sem isso, o campeonato perde competitividade e, conseqüentemente, interesse. Quanto mais atrasarmos a centralização dos direitos de televisão, mais longe estaremos do resto da Europa.


Ganhar a Liga é a nossa ambição e sei que um dia isso vai acontecer"
António Salvador, presidente de Braga

M: Disse que Benfica, Sporting e Porto beneficiam de uma protecção excessiva. O que você quer dizer exatamente?

AS: Tradicionalmente, é um daqueles clubes que sempre ganha o campeonato e, via de regra, esses três clubes beneficiam sempre, pelos árbitros, ainda que inconscientemente, de uma proteção que nós (e quando falo de nós, quero dizer a todos os outros clubes de Portugal) não temos. E isso é algo que também temos que enfrentar. Na minha opinião, se não fosse por esta protecção, o SC Braga já teria sido campeão em 2010, mas isso é o passado e no futebol o que importa é o futuro. O SC Braga tem sido um exemplo para clubes, tanto de Portugal como da Europa, que procuram atingir padrões mais elevados.

M: Quando você fala em proteção, está se referindo a beneficiários?

AS: É uma interpretação possível das minhas palavras (risos) ...

M: Já vendeu jogadores ao Porto, Benfica e Sporting. O SC Braga é o clube mais ágil para descobrir talentos em Portugal?

AS: Temos uma excelente estrutura de scouting e, nesse sentido, beneficiamos do facto de termos menos capacidade financeira. E por que nos beneficiamos? Porque temos que ser mais rigorosos e rápidos na análise e recrutamento de jogadores. Também porque temos que arriscar mais. Qualquer um dos três clubes mencionados acima está procurando jogadores estabelecidos e pagando por eles. Temos que procurar jogadores que ainda não apareceram no radar e nos certificar de que eles encontrem seu lugar aqui. Felizmente, temos feito isso.


M: O SC Braga já mostrou que é um excelente clube de formação, consegue reter esse talento no clube?

AS: Nós o guardamos tanto tempo quanto possível, mas todos os anos temos que vender. Em janeiro, por exemplo, David Carmo tinha um pé e meio no Liverpool, mas acabamos retendo ele. É um jogador que, apesar de estar lesionado, continua a ter vários pretendentes, mesmo em Espanha ... Para ter um orçamento equilibrado temos de receber entre 12,5 e 15 milhões por ano em transferências. Este é um ponto estabelecido se quisermos continuar no mesmo nível que estivemos na última década. Neste ano, teremos que fazer mais para resistir aos danos causados ​​pela pandemia.

M: Existe outro Trincao no clube?

AS: Não, porque cada jogador é único, mas temos outros jogadores muito procurados. No entanto, eles virão apenas com o preço correto.

M: É um negociador duro, como mostram os dois últimos acordos com o Sporting, Paulinho (16 milhões) e o técnico Ruben Amorin (10). É outro mercado que o SC Braga descobriu, o da venda de treinadores?(Risos)

AS: Nada disso, é um valor razoável para um dos melhores treinadores portugueses da nova geração. Antes mesmo, com poucos dias de pré-temporada, vendemos por 2,5 milhões a Abel Ferreira, técnico que hoje comanda o Palmeiras e que conquistou a Copa Libertadores. Mais uma vez apostamos e arriscamos com dois jovens treinadores, vindos dos nossos níveis de formação. Eu esperava que Rúben Amorim pudesse ficar conosco por vários anos. Não foi possível, o Sporting veio procurá-lo e isso tem o seu preço: a cláusula rescisória.

em: https://www.marca.com/futbol/liga-portuguesa/2021/04/20/607db00eca4741d31f8b45ff.html

Lipeste

marca.com

Abel Ruiz: "En el Braga hay mucho nivel"

El español es el fichaje más caro de la historia del Braga está respondiendo con goles: suma 10 este temporada


En enero de 2020, al tiempo que el Barça fichaba a Trincao, el Braga pagaba 8 kilos por una de las grandes perlas del fútbol español: Abel Ruiz (Almussafes, 2000).

M: Cambió el Barcelona por el SC Braga a mitad de la temporada pasada. Cómo va su adaptación al SC Braga y al campeonato de Portugal?

R: Desde que llegué me han tratado muy bien y eso ha hecho que mi adaptación sea mucho más fácil. Tanto la gente que trabaja en el club como los aficionados me han dado mucho cariño y estoy súper agradecido. Ya llevo un año aquí y estoy contento de haber tomado la decisión de venir. Hay mucho nivel aquí.

M: La marcha de Paulinho al Sporting le abrió las puertas de la titularidad y parece que está mostrando sus cualidades. Cómo fue ese proceso?

R: Paulinho era un grandísimo jugador del cual aprendí mucho y con el que me llevaba muy bien. Siempre trabajé para poder disfrutar de los minutos que estoy teniendo. Mi objetivo es siempre ayudar al equipo en todo lo que pueda.

M: Es el jugador más caro de la historia del club. Eso le pesa?

R: Bueno, al final el Braga apostó fuerte por mí y yo quise venir aquí sabiendo eso. Salgo al campo a disfrutar y sin pensar en nada más. Es lo que me gusta hacer y es lo que intento hacer cada vez que salgo al campo. He recibido mucho cariño de todos los aficionados desde que llegué y eso ayuda mucho.

"El Braga apostó fuerte por mí y estoy muy feliz de haber venido"
Abel Ruiz, delantero del Braga

M: El SC Braga es un club con historia, pero aún no ha conseguido el título de Liga. Siente que el club está preparado para llegar a otros niveles?

R: El club está creciendo mucho. Siento una fuerza colectiva y creo que en el club están todos implicados en hacer del Braga un club aún más fuerte, ya no solo a nivel nacional, sino a nivel europeo.

M: Desde el punto de vista de las infraestructuras, ¿está el SC Braga al nivel de los mejores?

R: Sí, por supuesto. Las instalaciones son muy buenas y están trabajando en ampliarlas, así que van a ser aún mejores.

M: Hasta dónde puede llegar el SC Braga en un futuro inmediato?

R: Bueno, de momento pensamos partido a partido y así es como se crece. Es lo que nos está haciendo estar cerca de posiciones europeas y creo que todos tenemos el objetivo este año de entrar en la Champions League. Además, tenemos aún la final de la Copa de Portugal, que después de llegar y perder la final de la Copa de la Liga tenemos muchas ganas de jugarla y ganarla.

M: Ha sido titular en los tres partidos de la selección sub 21 y seguro que estará en el Europeo de la categoría. En vista de lo que ha hecho en su club, ¿cree que puede llegar a la absoluta?

R: La verdad es que estoy muy contento, Luis De la Fuente y el cuerpo técnico de la sub21 confiaron en mí para estar en la fase de grupos y espero poder estar en la fase final y poder traer el Europeo a España. La absoluta es un sueño y trabajo día a día para conseguir mis sueños. Ojalá pueda llegar ese momento.

em: https://www.marca.com/futbol/liga-portuguesa/2021/04/20/607db441ca4741d2628b461e.html

Lipeste

marca.com

Abel Ruiz: "Em Braga há muito nível"

O espanhol é a contratação mais cara da história do Braga está respondendo com gols: ele tem 10 nesta temporada


Por Alberto Rubio

Em janeiro de 2020, na época em que o clube fichaba a Trincão, Braga 8 quilos pagos por uma das grandes pérolas do futebol espanhol: Abel Ruiz (Almussafes, 2000) .

M: Trocou o Barcelona pelo SC Braga a meio da época passada. Como está a sua adaptação ao SC Braga e ao campeonato português?

R: Desde que cheguei me trataram muito bem e isso facilitou muito a minha adaptação. Tanto as pessoas que trabalham no clube quanto os torcedores me deram muito amor e estou muito grato. Já estou aqui há um ano e estou feliz por ter decidido vir. Há muito nível aqui.

M: A saída de Paulinho para o Sporting abriu as portas da posse e parece que está a mostrar as suas qualidades. Como foi esse processo?

R: O Paulinho foi um grande jogador com quem aprendi muito e com quem me dei muito bem. Sempre trabalhei para poder aproveitar os minutos que estou tendo. Meu objetivo é sempre ajudar a equipe no que puder.

M: É o jogador mais caro da história do clube. Isso pesa sobre você?

R: Pois é, no final o Braga apostou muito em mim e queria vir cá sabendo disso. Saio a campo para curtir e sem pensar em mais nada. É o que eu gosto de fazer e é o que tento fazer sempre que entro em campo. Tenho recebido muito amor de todos os fãs desde que cheguei e isso ajuda muito.

O Braga apostou forte em mim e estou muito feliz por ter vindo"
Abel Ruiz, atacante do Braga

M: O SC Braga é um clube com história, mas ainda não conquistou o título do campeonato. Você acha que o clube está pronto para atingir outros níveis?

R: O clube está crescendo muito. Sinto uma força colectiva e acredito que todos no clube estão empenhados em fazer do Braga um clube ainda mais forte, não só a nível nacional, mas também a nível europeu

M: Do ponto de vista das infraestruturas, está o SC Braga ao nível dos melhores?

R: Sim claro. As instalações são muito boas e eles estão trabalhando para ampliá-las, então ficarão ainda melhores.

M: Até onde pode ir o SC Braga no futuro imediato?

R: Bem, por enquanto pensamos jogo a jogo e é assim que cresce. É o que nos aproxima das posições europeias e creio que todos temos o objetivo este ano de entrar na Champions League. Além disso, ainda temos a final da Taça de Portugal, que depois de chegarmos e perdermos a final da Taça da Liga queremos muito jogar e ganhar.

M: Ele tem sido titular nas três partidas da seleção sub-21 e com certeza estará no Europeu da categoria. Pelo que você tem feito no seu clube, acha que pode chegar ao absoluto?

R: A verdade é que estou muito feliz, Luis De la Fuente e a comissão técnica Sub-21 confiaram em mim para a fase de grupos e espero poder estar na fase final e poder trazer o Campeonato da Europa para Espanha. O absoluto é um sonho e trabalho todos os dias para realizar meus sonhos. Espero que esse momento chegue.

em: https://www.marca.com/futbol/liga-portuguesa/2021/04/20/607db441ca4741d2628b461e.html

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Salvador: «David Carmo teve um pé e meio no Liverpool»

Presidente do Sp. Braga falou também em entrevista à Marca sobre saída de Ruben Amorim e centralização de direitos


António Salvador revelou que no último mercado de inverno o Sp. Braga esteve prestes a fazer uma grande venda para o futebol inglês.

«Em janeiro, David Carmo teve um pé e meio no Liverpool, mas acabámos por retê-lo. É um jogador que apesar de estar lesionado neste momento continua a ter vários pretendentes, inclusivamente em Espanha», afirmou o presidente do Sp. Braga em declarações ao jornal espanhol Marca.

Além da revelação sobre o jovem central de 21 anos, Salvador salientou que o clube tem de fazer «12,5 a 15 milhões de ano em vendas» para manter um orçamento equilibrado e recordou a saída de Ruben Amorim para o Sporting: «Dez milhões de euros é um valor razoável para um dos melhores treinadores portugueses da nova geração. Esperava que Ruben Amorim ficasse vários anos connosco, mas isso não foi possível. O Sporting veio buscá-lo e isso tem um preço: a cláusula de rescisão.»

Na entrevista, o presidente do clube minhoto salientou também o facto de o Sp. Braga ter de arriscar mais do que os três grandes para detetar mais cedo talentos e vincou a sua defesa em relação à centralização de direitos televisivos: «Temos de avançar urgentemente com a centralização. Se queremos ser mais competitivos a nível europeu temos de mitigar as diferenças. Os três grandes, que recebem mais, tentarão atrasar o processo.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/mercado/salvador-em-janeiro-david-carmo-teve-um-pe-e-meio-no-liverpool

Lipeste

bancada.pt

"SC Braga é o novo grande que compra barato e vende caro. Faz escola", diz Marca

Jornal espanhol com longo artigo sobre o crescimento da equipa de António Salvador


As sucessivas campanhas que o SC Braga tem realizado no plano europeu aliadas à luta que tem dado no plano interno não passam despercebidas a nada nem a ninguém e, em Espanha, o jornal Marca dedica um longo artigo, nesta terça-feira, a falar sobre o crescimento da equipa liderada por António Salvador que "é o novo grande que compra barato, revaloriza e vende caro". E este método "faz escola", refere a Marca.

Deixando claro que o futebol "não tem lógica mas tem método", o SC Braga é referido como sendo, nos últimos anos, uma forte bandeira da cidade dos arcebispos, também conhecida mundialmente pelas atrações turísticas como o Bom Jesus e o Sameiro. "O SC Braga conquistou um lugar por mérito próprio entre os grandes do futebol", sob tutela de António Salvador que transformou o clube na "nova jóia" do futebol português.

A Marca lembra que quando António Salvador foi eleito para o primeiro mandato, o SC Braga lutava para não descer à II Liga e quase 20 anos depois mudou o contexto e estes 'guerreiros do Minho' procuram atingir outros objetivos. "O SC Braga é um clube maduro, com estabilidade diretiva, cultura organizativa que encurtou distâncias para Benfica, FC Porto e Sporting." Mas o título de campeão não mora ainda nas vitrines bracarenses, embora não seja esquecida a luta que o SC Braga de Domingos Paciência deu ao Benfica até à última jornada na época 2009/10, com a Marca a lembrar que esse SC Braga só foi superado por um Benfica com Javier Saviola, Pablo Aimar, Di María, David Luiz e Rúben Amorim. 

Jorge Jesus treinava esse Benfica que tinha depositado uma verba na conta arsenalista para contratar o técnico, uma verba, ainda assim, muito inferior aos valores envolvidos na transferência de Rúben Amorim para Alvalade, como menciona a Marca, é ainda destacado o futebol praticado pela equipa agora orientada por Carlos Carvalhal. "O título de melhor futebol praticado ninguém lhes tira", refere o diário espanhol, realçando que nos últimos anos o SC Braga "nunca perdeu competitividade e encontrou sempre soluções para formar o plantel", sendo mencionados os casos das apostas em Al Musrati e Abel Ruiz mas também a projeção dada a nomes como Rafa, Trincã e Pedro Neto. "São apenas três nomes da nova geração de talento luso que o SC Braga descobriu e valorizou".

Por tudo isto, o jornal Marca não tem dúvidas em salientar que "o SC Braga já conquistou o estatuto de quarto grande do futebol português. Só lhe falta o título de campeão mas ninguém tem dúvidas de que os guerreiros lá vão chegar", sustentando essa ambição no centro de formação, a Cidade Desportiva, que foi construída nos últimos anos e que tem dado novos talentos à equipa bracarense e à Seleção Nacional que tem neste SC Braga com "dimensão europeia" um dos seus servidores fundamentais no que a jogadores diz respeito. Por isso, a fechar, a Marca descreve o SC Braga como um clube "que forma e sabe vender".

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-e-o-novo-grande-que-compra-barato-revaloriza-e-vende-caro-diz-marca

Lipeste

bancada.pt

"Vivo com um sentimento permanente de injustiça", diz António Salvador

"Esses três [Benfica, FC Porto e Sporting] são sempre beneficiados pelos árbitros", lamenta presidente bracarense


António Salvador nunca escondeu que sonha ver o SC Braga campeão nacional, embora realce, em entrevista ao diário espanhol Marca, que, em Portugal, há alguns obstáculos que o clube minhoto enfrenta em comparação com os rivais Benfica, FC Porto e Sporting. "Esses três são sempre beneficiados por parte dos árbitros, embora seja inconscientemente. Há uma proteção que nós, e quando falo em nos refiro-me aos outros clubes de Portugal, não temos".

"Temos que enfrentar esta situação. Em minha opinião, se não fosse esta proteção, o SC Braga já tinha sido campeão em 2010. Mas isso é passado e no futebol o que importa é o futuro. O SC Braga é um exemplo para os clubes, tanto em Portugal como na Europa, que pretendem alcançar feitos mais altos", indicou António Salvador, insistindo que sonha com o dia em que os minhotos se vão sagrar campeões nacionais. "É uma ambição de todos mas é um objetivo difícil face aos meios desiguais que nos separam de FC Porto, Benfica, Sporting e outros", referiu Salvador, insistindo na "excessiva proteção que beneficiam". "Apesar disso, algum dia isso ocorrerá", vaticina o presidente dos bracarenses, que falava ao jornal Marca à margem de uma grande reportagem feita pelos espanhóis sobre o clube que "compra barato e vende caro".

E para lá chegar, António Salvador conta com o método de descoberta precoce de talentos que podem ajudar o sonho a realizar-se. O presidente do emblema bracarense salienta que, em Braga, fazem "mais com incomparavelmente menos". "Esta é a parte positiva desta desigualdade", declarou Salvador, não negando que vive "com um sentimento permanente de injustiça quando vejo o tema dos direitos televisivos e as diferenças que existem na distribuição de fontas que vão crescendo".

Os valores envolvidos na centralização dos direitos televisivos têm dado que falar e António Salvador antence "múltiplas resistências". "Os que recebem mais e são apenas três clubes certamente que vão tentar retardar esse processo", indicou o presidente do SC Braga, esperando que Pedro Proença cumpra com a promessa de centralizar os direitos televisivos. "É uma promessa do presidente da Liga Pedro Proença que, com o apoio da Federação Portuguesa de Futebo espero que se possa cumprir em pouco tempo."

António Salvador explicou ainda que é importante avançar com a centralização dos direitos televisivos para reduzir as diferências de orçamentos. "Se queremos ser mais competitivos a nível europeu necessitamos mitigar as diferenças de orçamento", afirmou, acrescentando ainda que "todos os clubes devem ter capacidade de formar boas equipas". "Sem isto, o campeonato perde competitividade e, em consequência, interesse", avisa o presidente do SC Braga.

Nesta entrevista ao jornal Marca, António Salvador explicou ainda que a aposta em treinadores para valorizar irá continuar, lembrando que, recentemente, vendeu Rúben Amorim ao Sporting mas esperava continuar com o técnico por muitos anos. Tal não foi possível mas o Sporting teve de 'bater' a cláusula de rescisão, recordou o líder do emblema arsenalista.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/vivo-com-um-sentimento-permanente-de-injustica-diz-antonio-salvador

Lipeste

desporto.sapo.pt

António Salvador revela que David Carmo esteve com "pé e meio" em Inglaterra e o desejo de ter mantido Amorim por mais tempo

O presidente do SC Braga concedeu uma entrevista ao jornal espanhol 'Marca'.

António Salvador, presidente do SC Braga, revelou que David Carmo esteve prestes a deixar o clube no último mercado de inverno para rumar ao Liverpool.

Em entrevista ao jornal espanhol Marca, o líder dos arsenalistas afirmou que o jogador esteve muito perto de seguir para Inglaterra em janeiro e que atualmente, mesmo lesionado, continua a ter pretendentes.

"Temos retido o talento possível, mas todos os anos temos de vender. Em janeiro, por exemplo, o David Carmo esteve com pé e meio no Liverpool, mas acabamos por mantê-lo. É um jogador que apesar de estar lesionado atualmente, continua a ter muito interessados, inclusive em Espanha", afirmou.

Além dos talentos jovens que o SC Braga tem na equipa, António Salvador foi ainda questionado se o mercado de treinadores seria um negócio descoberto pelo clube, depois da ida de Rúben Amorim ter rendido 10 milhões de euros.

"Nada disso, é um valor razoável para um dos melhores treinadores portugueses da nova geração. Antes, a poucos dias de começar a pré-temporada, vendemos o Abel Ferreira por 2,5 milhões, técnico que lidera o Palmeiras e ganhou a Libertadores. Apostámos e arriscámos com dois jovens treinadores, que vinham dos nossos escalões de formação", disse.

António Salvador afirmou ainda que tinha expetativa que Rúben Amorim permanecesse mais tempo em Braga.

"Esperava que Rúben Amorim pudesse ficar vários anos connosco. Não foi possível, o Sporting veio busca-lo e isso tem o seu preço: a cláusula de rescisão", notou.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/antonio-salvador-revela-que-david-carmo-esteve-com-pe-e-meio-em-inglaterra-e-o-desejo-de-ter-mantido-amorim-por-mais-tempo

Lipeste

zerozero.pt

«David Carmo teve um pé e meio no Liverpool»

David Carmo foi, durante a primeira metade da época, uma das grandes figuras do SC Braga. O jovem defesa central ganhou a confiança de Carlos Carvalhal e as suas exibições despertaram algumas atenções lá fora...principalmente do Liverpool. 

Esta terça-feira, chegou a confirmação. Em entrevista ao jornal espanhol Marca, António Salvador, presidente do emblema minhoto, confirmou que o jovem de 21 anos, que está atualmente a recuperar de uma lesão grave, chegou a ter quase tudo acertado para representar o Liverpool.

«Em janeiro, David Carmo teve um pé e meio no Liverpool, mas acabámos por retê-lo. É um jogador que apesar de estar lesionado neste momento continua a ter vários pretendentes, inclusivamente em Espanha», confirmou o dirigente bracarense, que falou ainda da venda de Rúben Amorim.

«Dez milhões de euros é um valor razoável para um dos melhores treinadores portugueses da nova geração. Esperava que Ruben Amorim ficasse vários anos connosco, mas isso não foi possível. O Sporting veio buscá-lo e isso tem um preço: a cláusula de rescisão», acrescentou. 

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=320285

Lipeste

zerozero.pt

Os ausentes da ronda 28 Lesionados, castigados e em dúvida para esta jornada

De partida para a 28ª jornada, olhamos para aqueles que não vão poder estar (castigados, lesionados ou outras razões de impedimento) e para os que ainda são dúvida.

Em qualquer altura, pode ver aqui a atualização dos jogadores na folha de ausências do campeonato.

Paços de Ferreira x Farense 20/04 20:00 SportTv 1

Paços de Ferreira: Mohamed Diaby (Rotura tendão de aquiles); Marco Baixinho (Lesão Muscular);
Farense: Rafael Defendi (Fratura); Nikola Stojiljkovic (Lesão Muscular); Madi Queta (Lesão); Bilel Aouacheria (Lesão); Hugo Seco (Lesão)

Santa Clara x Moreirense 21/04 15:30 SportTv 2

Santa Clara: Júlio Romão (Lesão Joelho); Cryzan (Lesão);
Moreirense: Sori Mané (Lesão Joelho); Pedro Amador (Lesão Joelho); Pedro Nuno (Lesão Joelho); Derik Lacerda (Lesão); Steven Vitória (Expulsão)

Marítimo x Rio Ave 21/04 17:00 SportTv 1

Marítimo: Sassá (Lesão); Léo Andrade (Lesão pé direito); Milson (Covid19); Marcelo Hermes (Série Amarelos);
Rio Ave: Júnio Rocha (Lesão); Nikola Jambor (Lesão); André Pereira (Lesão); Rafael Camacho (Em dúvida); Pedro Amaral (Série Amarelos)

SC Braga x Boavista 21/04 19:00 SportTv 5

SC Braga:
Francisco Moura (Lesão Joelho); Iuri Medeiros (Lesão Joelho); David Carmo (Lesão);
Boavista: Miguel Reisinho (Lesão); Javi García (Lesão Muscular); Ricardo Mangas (Em dúvida)

Sporting x Belenenses SAD 21/04 21:15 SportTv 1

Sporting:
?
Belenenses SAD:
?

CD Tondela x Nacional 22/04 15:00 SportTv 1

CD Tondela: João Pedro (Série Amarelos);
Nacional: Daniel Guimarães (Lesão); Witi (Em dúvida); Vincent Koziello (Em dúvida); Francisco Ramos (Em dúvida)

Gil Vicente x FC Famalicão 22/04 17:00 SportTv 2

Gil Vicente: Miullen (Lesão); Boubacar Hanne (Lesão); Alaa Abbas (Lesão Joelho);
FC Famalicão: Bruno Jordão (Lesão Muscular); Leonardo Campana (Lesão); Ivo Rodrigues (Em dúvida);

Portimonense x Benfica 22/04 19:00 SportTv 1

Portimonense: Lucas Fernandes (Lesão); Pedro Sá (Série Amarelos);
Benfica: André Almeida (Lesão Joelho); Andreas Samaris (Lesão); Tiago Araújo (Fratura); Nuno Tavares (Em dúvida); João Ferreira (Entorse);

FC Porto x V. Guimarães 22/04 21:00 SportTv 2

FC Porto: Mouhamed Mbaye (Lesão); Otávio (Lesão Muscular); Zaidu Sanusi (Lesão Muscular);
V. Guimarães: Joseph Amoah (Lesão Muscular); Ricardo Quaresma (Lesão Muscular); Nicolas Tié (Lesão); Jhonatan Luiz (Lesão);

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=320291


Lipeste

pressnet.pt

Superliga: Sporting de Braga "liminarmente contra" nova prova

Os três primeiros classificados de cada grupo e os vencedores de um 'play-off' entre os quarto e quinto posicionados disputarão os quartos de final, em duas mãos, seguindo-se a fase a eliminar até ao jogo decisivo, em terreno neutro


O Sporting de Braga manifestou-se hoje "liminarmente contra a criação da Superliga Europeia", por entender que o futebol não pode ser dividido entre "clubes ricos e os restantes" e aponta uma contradição aos três 'grandes' portugueses.

"O Sporting de Braga é liminarmente contra a criação da Superliga Europeia, pois entende que o futebol não poderá nunca ser dividido entre os clubes ricos e os restantes", afirmou à agência Lusa fonte oficial do clube liderado por António Salvador.

Segundo a mesma fonte, "esta foi, aliás, uma posição amplamente manifestada ao longo de todo o processo que visou a centralização dos direitos televisivos em Portugal".

"Por isso, não deixa de ser curioso ver os clubes que se mostraram contra a centralização em Portugal (Benfica, Sporting e FC Porto) virem agora indignar-se com esta situação. É, no mínimo, irónico...", conclui.

No domingo, 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália anunciaram a criação de uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA, às federações nacionais e a vários outros emblemas.

AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham "uniram-se na qualidade de clubes fundadores" da Superliga, indica o comunicado, acrescentando que a competição vai iniciar-se "o mais brevemente possível".

Os promotores da Superliga adiantam que a prova será disputada por 20 clubes, pois, aos 15 fundadores – apesar de terem sido anunciados apenas 12 -, juntar-se-ão mais cinco clubes, qualificados anualmente, com base no desempenho da época anterior.

A época arrancará em agosto, com dois grupos de 10 equipas e os jogos, em casa e fora, serão realizados a meio da semana, mas todos os clubes participantes continuarão a disputar as respetivas ligas nacionais.

Os três primeiros classificados de cada grupo e os vencedores de um 'play-off' entre os quarto e quinto posicionados disputarão os quartos de final, em duas mãos, seguindo-se a fase a eliminar até ao jogo decisivo, em terreno neutro.

O comunicado dos 12 clubes surgiu no mesmo dia em que a UEFA reafirmou que excluirá os clubes que integrem uma eventual Superliga europeia de futebol, e que tomará "todas as medidas necessárias, a nível judicial e desportivo", para inviabilizar a criação de um "projeto cínico".

Na luta contra a pretensão de alguns dos mais poderosos clubes da Europa, a UEFA disse contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.

Em janeiro, a FIFA já tinha avisado, num comunicado conjunto com as confederações do futebol mundial, que impediria de participar nas suas competições qualquer clube ou jogador que integrasse uma eventual competição de elite, disputada por convite por alguns dos maiores clubes europeus.

em: https://pressnet.pt/2021/04/19/superliga-sporting-de-braga-liminarmente-contra-nova-prova/

Lipeste

pressnet.pt

Jogos de futebol em Portugal vão passar a ter árbitros... franceses

Portugal e França vão ter intercâmbio de árbitros


A Federação Portuguesa de Futebol revelou, nesta segunda-feira, que Portugal vai passar a contar com árbitros franceses nas equipas de arbitragem de campo e de VAR, no âmbito de um intercâmbio de árbitros entre os dois países.

"O intercâmbio abrange os campeonatos das ligas profissionais dos dois países e envolve equipas de arbitragem de campo e de VAR, sempre que a nomeação for para uma prova que recorra a esta tecnologia", pode ler-se no comunicado publicado pela Federação Portuguesa de Futebol.

José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, também já reagiu a esta medida: "O nosso objetivo é oferecer aos árbitros as melhores condições que contribuam para a sua evolução, seja no âmbito da formação, do conhecimento, da tecnologia, mas também noutras dimensões. Nesse sentido, a oportunidade que proporcionamos a nível de experiências internacionais é muito importante para o crescimento dos nossos árbitros".

em: https://pressnet.pt/2021/04/19/jogos-de-futebol-em-portugal-vao-passar-a-ter-arbitros-franceses/