News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

Sorteio da Taça de Portugal realiza-se hoje e define caminho até à final

O caminho para a final da Taça de Portugal define-se hoje no sorteio dos oitavos, quartos e meias-finais, que já conta com sete apurados da I Liga, dois da II Liga e três do Campeonato de Portugal.

FC Porto, detentor do troféu, Benfica, recordista de vitórias na prova (com 26 troféus), e Sporting, líder da I Liga, estão entre os sete primodivisionários qualificados para esta fase, quando ainda faltam disputar quatro encontros da quarta ronda, todos marcados para 23 de dezembro.

Nesse dia, em que se joga também a Supertaça Cândido Oliveira (entre o campeão FC Porto e o Benfica, finalista vencido da Taça da época passada), Marítimo, Belenenses SAD e Nacional, da I Liga, recebem, respetivamente, Salgueiros, Sporting de Espinho e Leixões, enquanto o Gil Vicente visita a União de Leiria, em encontros adiados devido a casos de covid-19.

O sorteio de hoje, marcado para as 17h00, que vai ser realizado sem os representantes dos clubes, devido à pandemia, vai determinar já os embates dos oitavos de final, mas também os alinhamentos dos quartos e das meias-finais.

O Estoril Praia, líder da II Liga e 'carrasco' do Boavista, e Académico de Viseu são as equipas do segundo escalão já qualificadas para os 'oitavos', enquanto Torreense, Estrela da Amadora e Fafe são os representantes do Campeonato de Portugal.

Os jogos dos oitavos de final vão ser disputados entre 12 e 14 de janeiro de 2021, os dos quartos entre 27 e 29 de janeiro, enquanto as meias-finais, jogadas a duas mãos, têm datas previstas para 09 e 11 de fevereiro e 02 e 04 de março.

A final está agendada para 23 de maio, quatro dias depois do fim dos dois principais escalões.

Equipas:

- I Liga (7): Sporting, Rio Ave, Moreirense, Santa Clara, FC Porto, Benfica e SC Braga
- II Liga (2): Estoril Praia e Académico de Viseu
- Campeonato de Portugal (3): Fafe, Estrela da Amadora e Torreense

Jogos ainda por disputar da quarta eliminatória:

- Quarta-feira, 23 de dezembro:
Marítimo (I) - Salgueiros (CP), 11h00
União de Leiria (CP) - Gil Vicente (I), 16h00
Belenenses SAD (I) - Sporting de Espinho (CP), 19h00
Nacional (I) - Leixões (II), 20h00

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sorteio-da-taca-de-portugal-realiza-se-hoje-e-define-caminho-ate-a-final

Lipeste

«Rodrigo tem a habilidade de Neymar e a objetividade de Cristiano, é um bocadinho dos dois!»

Com 17 anos, cinco meses e três dias, Rodrigo Gomes tornou-se no jogador mais jovem a jogar de início pelo SC Braga nos últimos trinta anos. Quebrou um recorde que pertencia ao nigeriano Sanson. Foi no Jamor, diante do Olímpico do Montijo, na Taça de Portugal, uma estreia a titular que durou 69 minutos, corolário de outras oportunidades já gozadas esta época, dadas por Carvalhal, depois de ter começado a exibir-se em grande plano na Liga Revelação.


Álvaro Oliveira, lateral-direito dos sub-19 do SC Braga, acompanhou quase sempre o trajeto de Rodrigo, desde que um tinha 7 anos e o outro 8. Começaram juntos na Casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, chegaram ao clube arsenalista e fizeram etapa de formação no Palmeiras.

«Pode dar muita velocidade e intensidade. E com isso surpreende os adversários», garante o lateral-direito, que vê um novo Trincão na pedreira. Que apenas dispensa o jogo jogado na relva pelo comando da PlayStation: «Se aos 16 e 17 anos já conseguiu esta projeção, tem tudo para chegar aos mesmos níveis e a um clube como o Barcelona. Ele tem a habilidade do Neymar e a objetividade do Cristiano. É um bocadinho dos dois!»

em:
https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-16/sc-braga-rodrigo-tem-a-habilidade-de-neymar-e-a-objetividade-de-cristiano-e-um/871813/471

Lipeste

Taça de Portugal: Confira o sorteio dos oitavos de final


Decorreu esta quarta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal, ficando também definido, desde já, o emparelhamento dos jogos até às meias-finais.

 

O FC Porto, detentor do troféu, terá pela frente o vencedor da eliminatória entre Nacional e Leixões, enquanto o Benfica irá até à Amadora visitar o histórico Estrela. O Sporting irá defrontar, fora de portas, o vencedor do jogo entre Marítimo e Salgueiros.

 Sorteio completo:

Fafe – Belenenses SAD/Espinho

Estrela da Amadora – Benfica

Rio Ave – Estoril

SC Braga – Torreense

Marítimo/Salgueiros - Sporting

Moreirense - Santa Clara

UD Leiria/Gil Vicente - Académico Viseu

Nacional/Leixões - FC Porto

em: https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/871865

Lipeste

Carlos Carvalhal aposta em equipa que «respira saúde» para bater Estoril

Carlos Carvalhal fez o lançamento dos quartos de final da Taça da Liga frente ao Estoril (quinta-feira, 20.15 horas), referindo que a formação do SC Braga, apesar do calendário apertada, «respira saúde».

«Estamos num ótimo momento, temos vindo a fazer bons jogos e a conseguir bons resultados. Depois do jogo da taça, estamos focados no jogo com o Estoril. É um jogo que se adivinha difícil, como todos os jogos hoje em dia. A equipa está focada, respira saúde e ambiciona chegar à Final Four, esse é o nosso objetivo. Um respeito muito grande pelo Estoril e sabemos que é necessário estarmos a top para ultrapassar este adversário, mas estamos bem preparados. Preparámo-nos muito bem para o jogo e vamos abordá-lo com o objetivo de chegar à Final Four», disse aos meios do clube, comentando a mentalidade ofensiva que a equipa tem mostrado:

« Sempre senti a equipa muito competitiva desde o início. A competição é isso mesmo: competir para ganhar. Quando fazemos jogos internos e reduzidos há uma vontade de vencer, muito mais temos em jogos oficiais. Somos animais de competição desde a nossa infância. Temos abordado estes jogos de forma muito séria, como fizemos no último jogo [com o Olímpico do Montijo, vitória por 7-0], e amanhã com um adversário com valia de primeira liga.»

O treinador comentou também a escolha de Matheus como melhor guarda-redes da Liga no mês de novembro: «Felizmente, temos um guarda-redes que representa a organização defensiva da equipa. A organização defensiva da equipa faz com que a equipa não sofra golos. Está de parabéns o Matheus por ser o último bastião, mas está de parabéns a organização defensiva da equipa. Quando eu digo a organização defensiva englobo os guarda-redes que lutam pelo lugar com ele, o Rogério e o Tiago Sá. Fico muito satisfeito pelo Matheus, mas sinto que o prémio é para toda a organização defensiva.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-16/sc-braga-carlos-carvalhal-aposta-em-equipa-que-respira-saude-para-bater-estoril/871853/471

Lipeste

«Acho que o Sp. Braga vai entrar com a carne toda no assador»

Bruno Pinheiro não espera grandes mudanças no onze tipo do Sp. Braga e assumiu que pretende valorizar o plantel do Estoril no encontro dos quartos de final da Taça da Liga


O treinador do Estoril não acredita em poupanças do lado do Sporting de Braga para o jogo dos quartos de final da Taça da Liga, antecipando que os minhotos vão entrar em campo com a melhor equipa.

«Acho que o [Sporting de] Braga vai entrar com a carne toda no assador», referiu Bruno Pinheiro, em conferência de imprensa.

O técnico dos canarinhos referiu que não houve muito tempo para preparar a partida, mas expressou confiança no plantel: «Os jogadores cada vez mais compreendem o jogo e cada vez são mais competentes, a tarefa para um treinador acaba por ficar facilitada».

Bruno Pinheiro defendeu que «a equipa que melhor interpretar o jogo e for mais capaz de aplicar o que ele pede, será a que terá mais probabilidades de vencer». 

«Trabalhamos muito com o plantel em entender o jogo e quando somos capazes de o compreender e de aplicar os detalhes que o jogo pede, as probabilidades aumentam. Acredito que, na teoria, estejamos muito longe de ser favoritos, na prática espero que se consiga equilibrar», reforçou. 

O treinador do Estoril lembrou que a Taça da Liga não é o objetivo do clube, mas garantiu que não a vai desvalorizar. 

«A prioridade será sempre a II Liga. No entanto, estas provas acabam por trazer o real valor que a equipa até hoje mostrou e é pela competência que temos tido que estamos a disputar a Taça da Liga. Nesse sentido, esperemos que seja mais um jogo que permita a nossa valorização. Temos consciência do grau de dificuldade e, com respeito e humildade, vamos tentar entrar em campo para ganhar», esclareceu. 

O desafio dos quartos de final da Taça da Liga entre o Sporting de Braga e o Estoril está marcado para esta quinta-feira, às 20h15, em Braga. 

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-da-liga/estoril/acho-que-o-sp-braga-vai-entrar-com-a-carne-toda-no-assador

Lipeste

Carvalhal e a competitividade: ″Até as crianças de seis anos são assim...″

Carlos Carvalhal, treinador do Braga, fez a antevisão ao jogo com o Estoril, dos quartos de final da Taça da Liga.

Eliminatória com o Estoril:

"Estamos num momento muito bom em termos coletivos, com uma dinâmica muito boa. Temos vindo a fazer bons jogos, bons resultados. Depois do jogo da Taça, focámo-nos totalmente na partida com o Estoril e adivinha-se mais um jogo difícil. Estamos muito determinados e focados. A equipa respira saúde e está com muita vontade de ganhar. Temos a ambição de entrar na final-four da Taça da Liga e, nesse sentido, este é o jogo mais importante das nossas vidas. A equipa está mais do que preparada para o jogo, tendo um respeito enorme pelo Estoril. E se calhar até foi bom o Estoril ter eliminado o Boavista. Teremos de estar no máximo das nossas capacidades para ultrapassarmos este adversário. Vamos estar a top no jogo. Num curto espaço de tempo, preparámo-nos muito bem e vamos abordá-lo de uma forma muito forte".

Competitividade:

"Desde o início da época, senti sempre a equipa competitiva. Fomos incutindo algumas ideias e a equipa tem dado uma resposta absolutamente fantástica. Os jogadores têm sido inexcedíveis ao abordarem cada jogo, para ganhar. Até as crianças de seis anos são assim. Nós somos animais de competição, desde a nossa infância. Esta equipa do Braga é muito competitiva ao abordar cada jogo de forma muito séria. Foi assim no último jogo e agora temos pela frente um adversário com características de I Liga".

Matheus e o prémio de melhor guarda-redes de novembro:

"Está de parabéns o Matheus por ser o último bastião, mas está de parabéns toda a organização defensiva da equipa. E neste prémuio englobo aqui também os guarda-redes que lutam por um lugar com ele. O Tiago Sá, por exemplo, esteve exemplar nos últimos dois jogos. Estou muito contente pelo Matheus, porque é um excelente guarda-redes e um dos melhores da nossa liga. Tem um enorme potencial e está a fazer uma época extraordinária. Por um lado, temos um guarda-redes que representa a organização defensiva da equipa; por outro, esta equipa é das mais concretizadoras do campeonato. Encontrámos um equilíbrio entre não sofrer golos e marcá-los, mas há sempre coisas para melhorar".

Marca (37 golos em 17 jogos):

"Temos o melhor registo ofensivo desde há 76 anos. É extraordinário, mas já tivemos uma eficácia muito reduzida em alguns jogos. Podíamos ter feito mais golos. Recordo-me por exemplo do jogo com o Santa Clara: tivemos imensas oportunidades e não concretizámos. Agora somos uma equipa mais concretizadora e estou muito satisfeito".

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carlos-carvalhal-ate-as-criancas-de-seis-anos-sao-assim-13145516.html

Lipeste

Carlos Carvalhal: "Ambicionamos chegar à Final Four" - Sporting Clube de Braga

No lançamento dos quartos de final da Taça da Liga frente ao Estoril Praia, Carlos Carvalhal afirmou que os Gverreiros ambicionam chegar à Final Four da competição e que estão preparados para o duelo com a formação liderada Bruno Pinheiro. O técnico do conjunto arsenalista mostrou-se satisfeito com o  prémio de melhor guarda-redes atribuído a Matheus e pelo SC Braga ter neste momento o melhor registo ofensivo desde há 76 anos.

Expectativas:

"Antes de falar do adversário, vou falar da nossa equipa. Estamos num ótimo momento, temos vindo a fazer bons jogos e a conseguir bons resultados. Depois do jogo da taça, estamos focados no jogo com o Estoril. É um jogo que se adivinha difícil, como todos os jogos hoje em dia. A equipa está focada, respira saúde e ambiciona chegar à Final Four, esse é o nosso objetivo. Um respeito muito grande pelo Estoril e sabemos que é necessário estarmos a top para ultrapassar este adversário, mas estamos bem preparados. Preparámo-nos muito bem para o jogo e vamos abordá-lo com o objetivo de chegar à Final Four".

Abordagem ofensiva:

"Criamos essa mentalidade. Quando fazemos jogos internos e reduzidos há uma vontade de vencer, muito mais temos em jogos oficias. Sempre senti a equipa muito competitiva desde o início. A competição é isso mesmo: competir para ganhar. Nós somos animais de competição desde a nossa infância. Temos abordado estes jogos de forma muito séria, como fizemos no último jogo, e amanhã com um adversário de muito mais valia, um adversário com valia de primeira liga. Vamos enfrentar este adversário com muita vontade de chegar à Final Four". 

Prémio de melhor guarda-redes:

"Felizmente, temos um guarda-redes que representa a organização defensiva da equipa. A organização defensiva da equipa faz com que a equipa não sofra golos. Está de parabéns o Matheus por ser o último bastião, mas está de parabéns a organização defensiva da equipa. Quando eu digo a organização defensiva englobo os guarda-redes que lutam pelo lugar com ele, o Rogério e o Tiago Sá. Fico muito satisfeito pelo Matheus, mas sinto que o prémio é para toda a organização defensiva".

Registo:

"Tomei conhecimento pela comunicação social, creio que é o melhor registo desde há 76 anos. Eu recordo que nós tivemos jogos em que tivemos uma eficácia muito reduzida. Ultimamente temos vindo a acertar o capítulo da finalização. Fico satisfeito pelo facto do Matheus receber o prémio que representa a organização defensiva da equipa e saber no mesmo dia que o SC Braga tem o melhor registo ofensivo desde há 76 anos. Mas isto não desfoca o mais importante, que é o que vai acontecer amanhã. O nosso foco está todo no jogo com o Estoril".

em: https://scbraga.pt/carlos-carvalhal-ambicionamos-chegar-a-final-four/

Lipeste

SCU Torreense é o próximo adversário dos Gverreiros na prova rainha - Sporting Clube de Braga

Está definido o adversário do SC Braga nos oitavos de final da Taça de Portugal. O sorteio realizado, esta quarta-feira, na Cidade do Futebol ditou que os Gverreiros do Minho terão pela frente o SCU Torreense.

Neste sorteio também foi definido o enquadramento dos quartos de final e das meias finais da competição. O SC Braga e o Torreense podem encontrar o Moreirense ou o Santa Clara na eliminatória seguinte e o Académico de Viseu, o Porto, o Leixões, Nacional, o Gil Vicente ou o União de Leiria nas meias finais da prova rainha.

em: https://scbraga.pt/scu-torreense-e-o-proximo-adversario-dos-gverreiros-na-prova-rainha/

Lipeste

"Acho que foi bom o Estoril ter vencido o Boavista", diz Carvalhal

SC Braga tem "um respeito muito grande" pelo Estoril, adversário na Taça da Liga, depois de eliminar os axadrezados

O treinador Carlos Carvalhal frisou hoje que o SC Braga "respira saúde" e está "muito determinado" em vencer o Estoril Praia, da II Liga, e marcar presença na 'final four' da Taça da Liga.

Depois da goleada sobre o Olímpico do Montijo, do Campeonato de Portugal, por 7-0, na segunda-feira, a contar para a Taça de Portugal, o SC Braga vai defrontar para a Taça da Liga, na quinta-feira, o Estoril Praia, que eliminou o Boavista na mesma competição (2-1).

Para Carlos Carvalhal, "foi bom" os estorilistas terem vencido uma equipa da I Liga, para que o SC Braga saiba que tem que estar no máximo para atingir a 'final four' da Taça da Liga.

"A equipa está mais do que preparada para o jogo. Temos um respeito muito grande pelo Estoril e, reforçando esse respeito, acho que foi bom o Estoril ter vencido o Boavista. Deu para perceber que é necessário estarmos a 'top' para ultrapassar este adversário", disse o treinador à televisão do clube.

O técnico destacou o "momento muitíssimo bom" que o SC Braga atravessa, com "bons jogos e bons resultados" e, apesar de esperar um "jogo difícil" diante dos canarinhos, frisou que a "equipa respira saúde, está muito determinada e focada, com uma vontade muito grande de estar na 'final four'".

O treinador lembrou a "forma muito séria" como os bracarenses têm abordado as partidas, o que espera ver repetido na quinta-feira, diante de "uma equipa de muita qualidade", na qual encontra "características de I Liga".

Carlos Carvalhal realçou ainda a competitividade que existe no plantel "desde o início".

"Fomos incutindo algumas ideias em relação à competitividade e a equipa tem dado uma resposta absolutamente fantástica, os jogadores têm sido inexcedíveis na forma como abordam as competições - competir para ganhar", disse.

Matheus venceu o prémio de melhor guarda-redes da I Liga em novembro e Carlos Carvalhal deixou elogios ao guardião, "um dos melhores" do campeonato e que "está a fazer uma época extraordinária".

"Está de parabéns o Matheus, por ser o último bastião, mas também a organização defensiva toda da equipa, que faz com que não sofra golos, e aí englobo os guarda-redes que lutam com ele, o Rogério e o Tiago Sá, que esteve exemplar nos dois últimos jogos", disse.

O treinador notou que, simultaneamente ao bom desempenho defensivo, o SC Braga é uma "das equipas mais concretizadoras".

"Li que é o melhor registo desde há 76 anos, o que é extraordinário. Mas também tivemos jogos com uma eficácia muito reduzida, recordo o jogo com o Santa Clara, por exemplo, em que tivemos imensas oportunidades e não as concretizamos", disse.

O técnico não pode contar com David Carmo, castigado, nem com os lesionados Moura, Rui Fonte e Gaitán.

SC Braga, quarto classificado da I Liga, e Estoril Praia, líder da II Liga, defrontam-se a partir das 20h15 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, em jogo que será arbitrado por Luís Godinho, da associação de Évora.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-respira-saude-e-quer-final-four-da-taca-da-liga-afirma-carvalhal

Lipeste

Carlos Carvalhal sublinha "vontade de ganhar" do Sp. Braga: «Respiramos saúde»

Minhotos recebem Estoril nos 'quartos' da Allianz Cup
 

O Sp. Braga recebe quinta-feira o Estoril, jogo dos quartos de final da Allianz Cup, e Carlos Carvalhal não esconde o bom momento que os minhotos atravessam.

"Antes de falar do adversário vou ter de falar da nossa equipa, porque estamos num momento muito bom, em termos de dinâmica de grupo também. Temos vindo a fazer bons jogos e com resultados e claro que a nossa focalização depois do jogo da Taça de Portugal está toda no jogo com o Estoril, um jogo que se adivinha difícil, como todos os jogos hoje em dia, pois não há nenhum jogo absolutamente fácil. Estamos muito determinados, focados, a equipa respira saúde e está com muita vontade de ganhar. Temos a ambição e foco de entrar na final four e esse é o objetivo do momento e nosso grande foco. É o jogo mais importante das nossas vidas porque é o próximo", afirmou hoje aos canais do clube.

E prosseguiu: "A equipa está mais do que preparada para este jogo, com um respeito muito grande pelo Estoril. Se calhar, reforçando esse respeito, acho que foi bom o Estoril ter vencido o Boavista, porque deu para perceber isso, se é que havia necessidade. Sabemos que temos de estar a top para ultrapassar este adversário."

"Temos a certeza que a nossa equipa vai estar a top neste jogo, porque tem treinado muito bem. Acho que nos preparámos, num curto de espaço de tempo, muito bem para este jogo e vamos abordá-lo de uma forma muito forte para chegarmos à final four".

Mentalidade vencedora bem incutida

"Temos tentado criar essa mentalidade, mesmos nos jogos internos, reduzidos percebemos que há uma vontade muito grande de vencer e isso ainda mais se justifica quanto temos a responsabilidade de fazer jogos oficiais. Senti sempre a equipa muito competitiva desde o início, fomos também incutindo algumas ideias relativamente à competitividade e a equipa tem dado uma resposta absolutamente fantástica. Os jogadores têm sido inexcedíveis na formam como abordam a competição e as competições são isto mesmo, é competir para ganhar. Até nas crianças de seis anos se nota isso, porque toda a gente gosta de ganhar. No fundo, somos animais de competição desde a nossa infância e é isso que temos no nosso grupo, uma equipa muito competitiva. Temos abordado todos os jogos de uma forma muito séria, como fizemos no último jogo e neste, com um adversário de muito mais valia em que até podemos dizer tem características de 1ª Liga, vamos fazê-lo com todas as nossas forças e com todas as nossas capacidades para podermos chegar à final four".

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/carlos-carvalhal-sublinha-vontade-de-ganhar-do-sp-braga-respiramos-saude?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Treinador do Torreense reencontra Carvalhal 11 anos após 'susto' em Alvalade

Eliminatória da Taça de Portugal está agendada para decorrer entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2021


Os treinadores do Torreense e Sporting de Braga vão voltar a encontrar-se nos oitavos de final da Taça de Portugal, dito o sorteio, 11 anos após o 'susto' de Filipe Moreira a Carlos Carvalhal.

Então ao serviço do Mafra, o atual técnico do Torreense perdeu em Alvalade por 4-3, frente ao Sporting, então comandado por Carvalhal, num jogo em que o chinês Chang Chengdong completou um 'hat-trick' aos 90 minutos de um jogo que os 'leões' chegaram a estar a vencer por 4-1.

"Foi um dia especial, o encontro com um treinador de quem gosto bastante e sou amigo. Agora reencontramo-nos, ele noutro Sporting e eu, não no Mafra, mas perto, no Torreense", recordou o técnico do clube do distrito de Lisboa.

Caprichos de um sorteio que coloca os 'arsenalistas' no caminho do Torreense, entre 12 e 14 de janeiro, uma data que "ainda está tão longe", mas que não impede Filipe Moreira de garantir que, até lá, "seja no Campeonato de Portugal ou na Taça", a sua equipa entrará sempre em campo para "prestigiar" o emblema.

"Somos uma das equipas que ainda não perdeu nesta época em Portugal, em 10 jogos, mas o futebol é o momento. Orgulho e objetivo é representar este clube em qualquer competição e honra é fazer com que se possa repetir a história, como já aconteceu com o Torreense em edições mais antigas", salientou.

Sobre a dificuldade de enfrentar o atual quarto classificado da I Liga e a possibilidade de surpreender os minhotos, Filipe Moreira lembrou que isso "é o que as equipas pequenas sonham fazer nesta competição" e prometeu que todo o grupo de trabalho vai "procurar materializar os sonhos e orgulhar o Torreense".

"Vamos ter a nossa quinta final nesta competição, porque para quem vem do Campeonato de Portugal, todas as eliminatórias são finais. Respeitamos ao máximo este adversário e é um prazer enorme sermos confrontados com uma equipa do calibre e qualidade do Sporting de Braga, mas vamos tentar tirar o máximo de prazer deste jogo", prometeu o treinador.

O Torreense visita o Sporting de Braga nos oitavos de final da Taça de Portugal, eliminatória que está agendada para decorrer entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2021.

Na presente edição da competição, a equipa de Filipe Moreira já deixou pelo caminho o União de Almeirim (3-0, em casa), o Idanhense (8-0, fora), o Alverca (2-0, casa) e o Amora (1-0, casa).

em: https://www.record.pt/futebol/detalhe/treinador-do-torreense-reencontra-carvalhal-11-anos-apos-susto-em-alvalade?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

17/12/2020
.


.

CAR­VA­LHAL PÕE "SAÚDE" À PRO­VA

Go­le­a­dor do Za­ma­lek na mi­ra pa­ra ja­nei­ro


A re­cen­te go­le­a­da apli­ca­da ao Olím­pi­co do Mon­ti­jo, pa­ra a Ta­ça de Por­tu­gal, não sa­ci­ou por com­ple­to o Bra­ga. Na an­te­vi­são ao jo­go com o Es­to­ril, Car­los Car­va­lhal deu con­ta de uma equi­pa "de­ter­mi­na­da" em che­gar lon­ge em to­das as com­pe­ti­çõe­se, na­tu­ral­men­te, in­te­res­sa­da em le­var a me­lhor nos quar­tos-de-fi­nal da Ta­ça da Li­ga. "A equi­pa res­pi­ra saúde e es­tá com mui­ta von­ta­de de ga­nhar. Te­mos a am­bi­ção de en­trar na fi­nal-four da Ta­ça da Li­ga e, nes­se sen­ti­do, es­te é o jo­go mais im­por­tan­te das nos­sas vi­das. Num cur­to es­pa­ço de tem­po, pre­pa­rá­mo-nos mui­to bem e va­mos abor­dá-lo de uma for­ma mui­to for­te", pro­me­teu, enal­te­cen­do o es­pí­ri­to com­pe­ti­ti­vo dos jo­ga­do­res. "Os jo­ga­do­res têm si­do inex­ce­dí­veis, dan­do res­pos­tas fan­tás­ti­cas. Até as cri­an­ças de seis anos são as­sim. So­mos ani­mais de com­pe­ti­ção, des­de a nos­sa in­fân­cia, e es­ta equi­pa do Bra­ga é mui­to com­pe­ti­ti­va ao abor­dar ca­da jo­go de for­ma mui­to sé­ria. Foi as­sim no úl­ti­mo e ago­ra te­mos pe­la fren­te um ad­ver­sá­rio com características de I Li­ga", apre­ci­ou.

Do­no se­nhor da ba­li­za bra­ca­ren­se no cam­pe­o­na­to e na Li­ga Eu­ro­pa, Matheus ven­ceu pré­mio de me­lhor guar­da-re­des de no­vem­bro e, na opi­nião do trei­na­dor, se­me­lhan­te dis­tin­ção aca­ba por re­fle­tir "to­da a or­ga­ni­za­ção de­fen­si­va da equi­pa". "Nes­se pré­mio en­glo­bo aqui tam­bém os guar­da­re­des que lu­tam por um lu­gar com ele. O Ti­a­go Sá, por exem­plo, es­te­ve exem­plar nos úl­ti­mos dois jo­gos. Es­tou mui­to con­ten­te pe­lo Matheus, por­que é um ex­ce­len­te guar­da­re­des e um dos me­lho­res da nos­sa li­ga. En­con­trá­mos um equi­lí­brio en­tre não so­frer go­lo­se­mar­cá-los,mashá­sem­pre coi­sas pa­ra me­lho­rar", ava­li­ou Car­va­lhal, con­gra­tu­lan­do-se pe­lo "me­lhor re­gis­to ofen­si­vo des­de há 76 anos" (37 go­los em 17 jo­gos). "É ex­tra­or­di­ná­rio, mas já ti­ve­mos uma efi­cá­cia mui­to re­du­zi­da em al­guns jo­gos, co­mo acon­te­ceu con­tra o San­ta Cla­ra. Ago­ra so­mos uma equi­pa mais con­cre­ti­za­do­ra e es­tou mui­to sa­tis­fei­to.

"En­con­trá­mos um equi­lí­brio en­tre não so­frer go­los e mar­cá-los, mas há que me­lho­rar"
Car­los Car­va­lhal
Trei­na­dor do Bra­ga

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201217/281921660641233

Lipeste

ES­TO­RIL: BEM PER­TO DA HIS­TÓ­RIA

O trei­na­dor Bru­no Pi­nhei­ro acre­di­ta que po­de su­pre­en­der o Bra­ga e che­gar pe­la pri­mei­ra vez às mei­as-fi­nais da pro­va

Es­to­ril po­de che­gar pe­la pri­mei­ra vez às mei­as-fi­nais da Ta­ça da Li­ga. Con­tu­do, o lí­der da II Li­ga tem de triun­far ho­je no ter­re­no do Bra­ga, uma ta­re­fa com­pli­ca­da, mas não im­pos­sí­vel". Es­ta­mos lon­ge de ser fa­vo­ri­tos, mas quan­do so­mos ca­pa­zes de fa­zer bem as coi­sas, as nos­sas hi­pó­te­ses de ven­cer au­men­tam", cons­ta­tou o trei­na­dor Bru­no Pi­nhei­ro. Os­ca­na­ri­nho­ses­tão­num­bom mo­men­to, pois, além da li­de­ran­ça no cam­pe­o­na­to, afas­ta­ram no sá­ba­do o Boavista da Ta­ça de Por­tu­gal. "Foi uma vi­tó­ria mui­to sa­bo­ro­sa e ago­ra te­mos de man­ter a mes­ma com­pe­tên­cia an­te o Bra­ga", aler­tou o téc­ni­co. Pa­ra es­te en­con­tro, Bru­no Pi­nhei­ro não po­de con­tar, por le­são, com o la­te­ral-di­rei­to João Di­o­go e o mé­dio-ofen­si­vo Zé Va­len­te. O de­fe­sa so­freu um trau­ma re­nal no jo­go da Ta­ça e es­tá hos­pi­ta­li­za­do.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201217/281930250575825

Lipeste

JOÃOZINHO AS­SU­ME ER­ROS

Joãozinho (na fo­to) re­gres­sa ho­je a Bra­ga, clu­be que re­pre­sen­tou em 2013/14. A pas­sa­gem pe­lo Mi­nho não cor­reu co­mo era de­se­ja­da e o o la­te­ral-es­quer­do do Es­to­ril as­su­me o ser ros­que co­me­teu nes­sa fa­se ."Não me apli­ca­va bem e não era for­te men­tal­men­te pa­ra es­tar àque­le ní­vel. Tam­bém não ti­nha as pes­so­as in­di­ca­das ao meu la­do. Tu­do mu­dou quan­do fui pa­ra o es­tran­gei­ro e com o nas­ci­men­to do meu fi­lho ga­nhei ou­tra es­ta­bi­li­da­de", lem­brou o ca­pi­tão ca­na­ri­nho, con­fi­an­te nu­ma sur­pre­sa: "É di­fí­cil jo­gar em Bra­ga, mas va­mos en­trar pa­ra ga­nhar e sem au­to­car­ro".

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201217/281934545543121

Lipeste

Go­le­a­dor do Za­ma­lek no ra­dar

Me­lhor mar­ca­dor do Za­ma­lek em 2019/20 (16 go­los e três as­sis­tên­ci­as em 46 jo­gos), épo­ca que ter­mi­nou no mês pas­sa­do no Egi­to, Mos­ta­fa Moha­med é um dos no­mes que o Bra­ga equa­ci­o­na com vis­ta ao re­for­ço do ata­que em ja­nei­ro. O in­ter­na­ci­o­nal egíp­cio de 23 anos che­gou a ser con­si­de­ra­do pa­ra com­pen­sar a even­tu­al ven­da de Pau­li­nho no ve­rão e ago­ra po­de­rá tor­nar-se con­cor­ren­te di­re­to do avançado por­tu­guês, uma vez que Abel Ruiz pas­sou a ser op­ção co­mo ala es­quer­do, com­pen­san­do o afas­ta­men­to pro­lon­ga­do de Fran­cis­co Mou­ra, por le­são.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201217/281917365673937

Lipeste

Hor­ta e Pau­li­nho de olho no tro­no de go­le­a­dor

Du­pla de avan­ça­dos tem bo­as me­mó­ri­as do Es­to­ril e a por­ta da his­tó­ria ar­se­na­lis­ta es­can­ca­ra­da


Ri­car­do Hor­ta (60 go­los/197 jo­gos) e Pau­li­nho (58/145) es­tão na lu­ta pe­lo tí­tu­lo de me­lhor mar­ca­dor da his­tó­ria dos guer­rei­ros do Mi­nho. O pri­mei­ro já igua­lou Má­rio (60/113) no ter­cei­ro pos­to, o se­gun­do vem lo­go atrás. Pe­la fren­te es­tão ape­nas os mí­ti­cos Ka­ro­glan (65/212) e Chi­co Gor­do (76/145). Es­te jo­go fren­te ao Es­to­ril, dos quar­tos de fi­nal da Ta­ça da Li­ga apa­ren­ta ser, pa­ra a atu­al du­pla de ata­can­tes do Bra­ga, o mo­men­to ide­al pa­ra fa­ze­rem a aproximação ao tro­no dos go­le­a­do­res.

Bra­ga e Es­to­ril, ago­ra na Li­ga 2, não se de­fron­tam des­de a edi­ção 2017/18 do pri­mei­ro es­ca­lão. Na al­tu­ra, os ar­se­na­lis­tas ven­ce­ram os dois jo­gos, em ca­sa e fo­ra, por 6-0. Ri­car­do Hor­ta mar­cou dois go­los em ca­da um e Pau­li­nho bi­sou num de­les. Sen­do cer­to que não há par­ti­das iguais, a ver­da­de é que a du­pla apa­ren­ta ter ap­ti­dão pa­ra fa­tu­rar fren­te aos ca­na­ri­nhos.

Es­ta épo­ca, Ri­car­do Hor­ta e Pau­li­nho so­mam cin­co go­los ca­da um, sen­do que o me­lhor mar­ca­dor da equi­pa é Ga­le­no. Os três ata­can­tes são os prin­ci­pais res­pon­sá­veis por a equi­pa de Car­va­lhal ter a me­lhor mé­dia de go­los por jo­go do Bra­ga nos úl­ti­mos 76 anos. Da­do es­ta­tís­ti­co que não dei­xou o trei­na­dor in­di­fe­ren­te no lan­ça­men­to do jo­go de ho­je. "Fi­co sa­tis­fei­to pe­lo fac­to do Matheus ter re­ce­bi­do o pré­mio de me­lhor guar­da-re­des, que re­pre­sen­ta a or­ga­ni­za­ção de­fen­si­va da equi­pa, e sa­ber que o Bra­ga tem o me­lhor re­gis­to ofen­si­vo des­de há 76 anos. Mas o nos­so fo­co es­tá to­do no jo­go com o Es­to­ril, em pas­sar­mos à fi­nal four da Ta­ça da Li­ga. Res­pei­to pe­lo Es­to­ril, mas va­mos com tu­do", pro­me­teu o téc­ni­co, em de­cla­ra­ções à Next.

A ten­tar tra­var a con­cre­ti­za­ção des­se ob­je­ti­vo es­ta­rá um su­per-Es­to­ril, em pro­va nas ta­ças e lí­der da Li­ga 2. "Com res­pei­to e hu­mil­da­de va­mos ten­tar en­trar em cam­po pa­ra ga­nhar", pro­me­teu o téc­ni­co ca­na­ri­nho, Bru­no Pi­nhei­ro.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20201217/282535840964241

Lipeste

Clás­si­cos à vis­ta nas mei­as-fi­nais da pro­va-rai­nha

Nos oi­ta­vos, F.C. Por­to jo­ga fo­ra com o Na­ci­o­nal ou o Lei­xões. Ben­fi­ca de­fron­ta Es­tre­la e Spor­ting me­de for­ças com o ven­ce­dor do Ma­rí­ti­mo-Sal­guei­ros.

Ben­fi­ca-Spor­ting e F. C. Por­to-Bra­ga. Po­dem ser es­tes os jo­gos das mei­as-fi­nais da pro­va-rai­nha do fu­te­bol por­tu­guês, se­gun­do di­tou o sor­teio, re­a­li­za­do na Ci­da­de do Fu­te­bol, em Oei­ras. Na hi­pó­te­se de eli­mi­na­rem to­dos os ad­ver­sá­ri­os até es­sa fa­se, os três gran­des e o em­ble­ma mi­nho­to têm en­con­tro mar­ca­do en­tre fe­ve­rei­ro e mar­ço. Mas, até lá, ain­da há mui­to pa­ra jo­gar um pou­co por to­do o país.

Pa­ra já, es­tão aí os oi­ta­vos de fi­nal. O F. C. Por­to, de­ten­tor do tro­féu, vai de­fron­tar o ven­ce­dor do jo­go en­tre o Na­ci­o­nal, da Li­ga, e o Lei­xões, da Li­ga2, no Fun­chal ou em Ma­to­si­nhos. Os ma­dei­ren­ses, ori­en­ta­dos por Luís Frei­re, ocu­pam o 10.º lu­gar no cam­pe­o­na­to, en­quan­to o ad­ver­sá­rio es­tá no 15.º pos­to do se­gun­do es­ca­lão. Já o Ben­fi­ca jo­ga na Re­bo­lei­ra com o Es­tre­la da Ama­do­ra, atu­al lí­der da sé­rie G do Cam­pe­o­na­to de Por­tu­gal. Na úl­ti­ma eli­mi­na­tó­ria, os ama­do­ren­ses fi­ze­ram "Ta­ça" ao der­ro­tar o Fa­ren­se, da Li­ga, por 1-0.

O ob­je­ti­vo do Es­tre­la, li­de­ra­do por An­dré Ge­ral­des, é re­gres­sar a cur­to pra­zo ao prin­ci­pal cam­pe­o­na­to por­tu­guês. O trei­na­dor do Ben­fi­ca, Jor­ge Je­sus, vol­ta a uma ca­sa on­de tra­ba­lhou, por du­as ve­zes, en­tre 1998 e 2000 e 2001 e 2003.

O Spor­ting des­lo­ca-se ao re­du­to do ven­ce­dor da par­ti­da en­tre o Ma­rí­ti­mo e o Sal­guei­ros. A equi­pa por­tu­en­se es­tá no meio da ta­be­la da sé­rie C do Cam­pe­o­na­to de Por­tu­gal.

Por seu la­do, o Bra­ga re­ce­be o Tor­re­en­se, que mi­li­ta, igual­men­te, no ter­cei­ro es­ca­lão do fu­te­bol na­ci­o­nal. Os du­e­los dos oi­ta­vos es­tão agen­da­dos pa­ra 12, 13 e 14 de ja­nei­ro de 2021.

LN - Li­ga NOS
LPS – Li­ga Por­tu­gal SABSEG
CP – Cam­pe­o­na­to de Por­tu­gal


em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20201217/282570200702609

Lipeste

Rolando com a porta aberta em janeiro
Por Pascoal Sousa

O SC Braga aborda o jogo com o Estoril sem David Carmo, central que cumpre o segundo jogo de castigo em virtude do cartão vermelho que lhe foi exibido na partida com o Belenenses SAD. Carvalhal tem quatro centrais disponíveis, embora um deles, Rolando, já não seja convocado desde o jogo com o Leicester (3-3), sendo que não somou um minuto em jogos oficiais.


Parece, portanto, claro que o internacional português não tem espaço na equipa e que a saída em janeiro é uma possibilidade que vai ganhando cada vez mais força. 

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-17/sc-braga-rolando-com-a-porta-aberta-em-janeiro/871929/471

Lipeste

Já foi apontado ao futebol espanhol e está na mira do Braga para o ataque

Mostafa Mohamed brilha no Zamalek de Jaime Pacheco e tem o Braga interessado.

Melhor marcador do Zamalek em 2019/20 (16 golos e três assistências em 46 jogos), época que terminou no mês passado no Egito, Mostafa Mohamed é um dos nomes que o Braga equaciona com vista ao reforço do ataque em janeiro.

O internacional egípcio de 23 anos chegou a ser considerado para compensar a eventual venda de Paulinho no verão e agora poderá tornar-se concorrente direto do avançado português, uma vez que Abel Ruiz passou a ser opção como ala esquerdo, compensando o afastamento prolongado de Francisco Moura, por lesão.

Mohamed tem todo o percurso feito até ao momento no Egito, com passagens ainda pelo El Dakhleya, Tanta e El Geish, sempre cedido pelo Zamalek, que tem Jaime Pacheco como treinador. Recentemente foi noticiado em Espanha o interesse de alguns clubes daquele país (
https://en.as.com/en/2020/09/28/football/1601316306_586079.html )
em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/ja-foi-apontado-ao-futebol-espanhol-e-esta-na-mira-do-braga-para-o-ataque-13148216.html

Lipeste

SC Braga e Estoril lutam por última vaga na 'final four' da Taça da Liga

O SC Braga, vencedor da edição 2019/20 da Taça da Liga, procura assegurar hoje um lugar na 'final four' da competição, na receção ao Estoril Praia, da II Liga.

Os bracarenses, que ergueram o troféu na época passada pela segunda vez, depois da conquista em 2012/13, disputam frente ao líder do segundo escalão a última vaga nas meias-finais, que vão ser disputadas em Leiria, em 16 e 17 de janeiro de 2021.

O jogo entre o SC Braga e o Estoril Praia está agendado para as 20:15, no Estádio Municipal de Braga, numa partida que será dirigida por Luís Godinho, da associação de Évora.

Com menos espaço no calendário, devido à pandemia da covid-19, a Taça da Liga é este ano disputada apenas por oito equipas, as seis primeiras da I Liga e as duas primeiras da II Liga no final de novembro.

O Sporting, que ganhou na terça-feira ao Mafra, viu o FC Porto e o Benfica conquistarem também uma vaga na fase final da competição, depois das vitórias de quarta-feira sobre o Paços de Ferreira e o Vitória de Guimarães, respetivamente.

Programa dos quartos de final da Taça da Liga:

- Terça-feira, 15 de dezembro:
Sporting (I) - Mafra (II), 2-0

- Quarta-feira, 16 de dezembro:
FC Porto (I) - Paços de Ferreira (I), 2-1
Benfica (I) - Vitória de Guimarães (I), 1-1 (4-1 nas grande penalidades)

- Quinta-feira, 17 de dezembro:
SC Braga (I) - Estoril Praia (II), 20h15

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-e-estoril-lutam-por-ultima-vaga-na-final-four-da-taca-da-liga