News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

A crónica do Sp. Braga-Estoril, 3-1: em defesa do título joga-se pelo seguro

Sp. Braga teve sempre bem controlada a presença em Leiria e soube reconhecer um bom adversário


Tudo normal na final four de Leiria, com os quatro favoritos apurados e o Sp. Braga a juntar-se a Sporting, FC Porto e Benfica. Foi um jogo bem interessante entre o 4º da 1ª Liga e o líder da Liga Sabseg, com a equipa de Carlos Carvalhal a nunca permitir grandes veleidades ao adversário, jogando claramente pelo seguro, dando jus também ao nome da prova, para continuar em condições de defender o título conquistado em janeiro deste ano, em Braga.

O melhor elogio que se pode fazer a este bem interessante Estoril é que obrigou o Sp. Braga a reconhecer o seu valor, principalmente quando Carvalhal decidiu fazer entrar Al Musrati, pouco depois de André Franco reduzir para 2-1. A ideia era voltar a ganhar o domínio do meio-campo que os arsenalistas estavam ligeiramente a perder, até pela fogosidade contrária e confiança adquirida com o golo.

Mas foram sensivelmente apenas cinco minutos os que deixaram a discussão da eliminatória com um ponto de interrogação, já que rapidamente o Sp. Braga voltou a controlar as ações no centro do terreno e seria até o próprio Al Musrati a lançar Galeno na esquerda na origem do 3-1 que literalmente 'matou' o jogo.

Foi também o terceiro golo de Paulinho em noite de profunda inspiração do avançado e que, paradoxalmente, começou com o protagonista a permitir a defesa de Thiago Silva no penálti aos 14 minutos. Paulinho foi rápido na recarga, viria a fazer o 2-0, depois de assistência de Esgaio, com o mesmo pé direito e ainda o terceiro com o pé esquerdo. O futebol é isto, como dizem os entendidos ou passou-se assim!

HOMEM DO JOGO

O nome de PAULINHO
nem precisava de estar por aqui. Foram três golos, dois com o pé direito e começou a falhar um penálti!

ARBITRAGEM

Luís Godinho (3) - Jogo sem grandes sobressaltos e a controlar bem no capítulo disciplinar. Errou no lance do 3-1

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/allianz-cup/detalhe/a-cronica-do-sp-braga-estoril-3-1-em-defesa-do-titulo-joga-se-pelo-seguro?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Paulinho é sonho de Natal do Sporting

Rúben Amorim insiste no avançado do Sp. Braga. Negócio é difícil, mas direção estuda soluções


Uma das prioridades do Sporting, em janeiro, passa por assegurar mais um avançado, e Rúben Amorim há muito que já definiu o seu alvo preferencial: Paulinho. O técnico conhece o jogador do Sp. Braga do curto período em que treinou no Minho, pelo que conhece o seu sistema, e por isso poderia rapidamente transformar em golos o investimento que a SAD leonina seria obrigada a realizar.

Naturalmente, Frederico Varandas gostaria de satisfazer o desejo do técnico e, sabe Record, o presidente do Sporting e o diretor desportivo Hugo Viana estão a estudar diferentes soluções que possam viabilizar o negócio, que se afigura como muito difícil, até porque as relações entre os clubes estão crispadas. Do lado do Sp. Braga, o líder António Salvador quer resistir a vender um dos jogadores mais influentes para Carlos Carvalhal, numa altura em que os bracarenses lutam na Liga pelos lugares cimeiros.

Todavia, uma das chaves do negócio pode passar pelo envolvimento de Jorge Mendes. O empresário tem relações privilegiadas com os dois emblemas e pode formular uma solução de negócio que beneficie todas as partes. Refira-se que Paulinho, de 28 anos, renovou com o Sp. Braga em outubro passado, até 2025, e foi blindado por uma cláusula de 30 milhões de euros, o valor que António Salvador exige para fechar o negócio.

Em todo o caso, a SAD tem mais opções em carteira. Yaremchuk (Gent) foi oferecido, mas é demasiado caro. O ucraniano deve rumar à Roma.

Irregularidade trama Sporar

Há pouco menos de um ano, a SAD tentou solucionar os problemas ofensivos criados com a saída de Bas Dost ao contratar Sporar. Os leões acordaram pagar 6 milhões de euros, mais variáveis, ao Slovan Bratislava – parte da dívida ainda está por saldar –, e o jogador até à data tem registado um rendimento irregular. Em 31 jogos, o esloveno marcou 10 golos...

Uma das prioridades do Sporting, em janeiro, passa por assegurar mais um avançado, e Rúben Amorim há muito que já definiu o seu alvo preferencial: Paulinho. O técnico conhece o jogador do Sp. Braga do curto perí...

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/amp/paulinho-e-sonho-de-natal-do-sporting?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16082887224724&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsporting%2Fdetalhe%2Fpaulinho-e-sonho-de-natal-do-sporting

-----


É o Blá blá blá blá blá do costume.

Lipeste

Já só faltava o Campeão de Inverno

No mesmo palco onde foi coroado campeão de inverno na temporada passada, o SC Braga garantiu a presença na fase final da Allianz Cup, a disputar-se em janeiro do próximo ano, juntando-se a Sporting, FC Porto e Benfica.

Os detentores do troféu bateram o Estoril por 3x1, com o destaque a ir para Paulinho, autor de um hat-trick. O líder da II Liga deixou uma boa imagem, mas caiu da competição.

Sem medo de arriscar

Carvalhal estava avisado do perigo deste Estoril, que não há muito tempo afastou o Boavista da Taça de Portugal. O técnico fez questão de alertar para isso na conferência de antevisão e a resposta chegou a uma hora do apito inicial. Sem rotação, os minhotos foram a jogo com os mais utilizados para atacar o último lugar na final four da competição que venceram na temporada passada.

André Vidigal foi um dos mais inconformados

A Equipa da Linha tem estado em bom plano na II Liga, praticando um futebol positivo. Bruno Pinheiro confiou praticamente nos mesmos da eliminação das panteras na Taça de Portugal e, fiel à sua identidade, entrou no Municipal de Braga com a intenção de jogar com critério e em futebol apoiado. 

Essa ideia, frente a um adversário de alta rotação, pode ter consequências graves, se não for executado na perfeição. Foi isso que podia ter acontecido aos dez minutos de jogo, quando uma perda de bola na própria área só não deu golo por atrapalhação dos bracarenses. Antes, já Thiago Rodrigues tinha evitado o primeiro com uma excelente intervenção a um cabeceamento de Ricardo Horta.

O guarda-redes voltou a mostrar serviço ao defender uma grande penalidade a Paulinho, mas já não conseguiu evitar a recarga do internacional português.

A desvantagem não incomodou os canarinhos, que voltaram a cumprir as ordens do treinador e conseguiram equilibrar o domínio. A posse de bola no meio campo ofensivo deu origem a várias situações de ataque, quase sempre sem perigo, à exceção de uma entrada na área de Vidigal, em que se pedia remate mais cedo.

O resultado ao intervalo justificava-se pelas oportunidades concretas, mas ficou a boa mostra do Estoril, que não deve medo de assumir o jogo na cara do adversário.

Maturidade veio ao cima

Mesmo a abrir a segunda parte, a barra abanou com estrondo. Gamboa voltou a perder em zona perigosa, mas agradeceu o excesso de pontaria de Fransérgio, que só conseguiu acertar na trave. 

Gverreiros do Minho vão defender o título em Leiria

No melhor momento do SC Braga na partida, Paulinho aumentou a vantagem. Horta encontrou Esgaio no espaço, que, com um passe atrasado, serviu o ponta de lança para o segundo da conta pessoal. A resposta foi quase imediata, um pouco contra a maré. André Franco recebeu de Aziz e colocou a bola fora do alcance de Matheus.

Com o resultado novamente em aberto, Carvalhal viu o Estoril subir as linhas para tentar o empate e respondeu com a entrada de Al Musrati, passando a ter três homens no miolo. As armas passaram a estar apontadas ao contra golpe e foi assim que Paulinho chegou ao hat-trick, sentenciando a partida e assegurando a presença na final-four em Leiria.

KANCES CAPITAIS

14´
GOLO SC Braga!
Paulinho marca Paulinho marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)

59´
GOLO SC Braga!
Paulinho marca Paulinho marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)

64´
GOLO Estoril Praia!
André Franco marca André Franco marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)

78´
GOLO SC Braga!
Paulinho marca Paulinho marca o seu 3º golo na prova (1 jogos)

POSITIVO
Ideias de primeira


O Estoril pode ter caído da Taça da Liga, mas fê-lo de pé. A equipa de Bruno Pinheiro joga bem e isso traduz-se nos resultados. Frente a, provavelmente, o melhor adversário que enfrentou na temporada, deixou boa imagem e, a continuar assim, pode ir bem longe. 

NEGATIVO
Os de sempre


O facto de voltarmos a ter os mesmos sempre na final-four não é necessariamente mau, mas a verdade é que esta competição, tendo em conta todas as condicionantes, está nivelada por cima e acaba por não ser surpresa em ver os do costume nas fases de decisão.

ARBITRO
Luís Godinho devia ter sido aconselhado a rever as imagens do terceiro golo do SC Braga, onde parece ter havido falta no lance. De resto, arbitragem tranquila.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=306985

Lipeste

Paulinho até a bola de jogo levou

Avançado
28 anos
Paulinho
Três golos chegam para ser a figura


Não há muito a dizer. Teve no máximo quatro oportunidades de golo e marcou três golos. Falhou um penálti e marcou na recarga e depois aproveitou dois lances de ataque rápido de duas assistências para fazer mais dois golos. Para além disso, ainda foi muito importante na pressão e nas recuperações de bola que a equipa minhota fez na saída de jogo do Estoril.

Defesa
27 anos
Ricardo Esgaio
Sobe e desce impressionante


Chega quase a ser chocante a forma como Ricardo Esgaio consegue subir e descer pelo flanco direito. Em poucos segundos passa de um seguro lateral direito para um extremo direito de elite e o segundo golo do Braga mostrou exatamente isso. Fez a assistência para esse golo e por mais do que uma vez foi bem perigoso pelo flanco.

Avançado
23 anos
Wenderson Galeno
Uma verdadeira seta


Quando tem espaço é uma ameaça constante e neste jogo teve espaço. Não só fez a assistência para o 3x1, como foi o principal criador das jogadas de perigo do Braga. Uma ou outra melhor decisão e o jogo podia ter terminado com bastantes mais golos para os minhotos.

Avançado
22 anos
André Franco
O golo e não só


Tal como Miguel Crespo, também André Franco mostrou muito bom toque de bola. O golo foi a cereja no topo de uma exibição muito esclarecida. É a prova da qualidade do Estoril e mostra bem o porquê da equipa da Linha ser a líder da Segunda Liga.

Guarda Redes
24 anos
Thiago Rodrigues
Adiou tudo o que pode


É o guarda-redes das Taças do Estoril e mostrou muita qualidade. É certo que uma ou outra vez colocou os colegas em posições complicadas na saída apoiada, mas esse é também o preço da maneira de jogar da equipa do Estoril. Fora isso, fez o que pode para negar golos ao Braga, especialmente antes do 1x0. Fez pelo menos duas grandes defesas e ainda travou a grande penalidade de Paulinho. Não teve qualquer hipótese nos golos sofridos.

Avançado
26 anos
Iuri Medeiros
Apagado


Não se pode dizer que tenha jogado mal, mas não foi o jogador relevante no sistema ofensivo que costuma ser. Faltou-lhe alguma intensidade e algum espaço para jogar mais ao meio. Não foi surpresa quando saiu de campo.

Médio
24 anos
João Gamboa
Tanta perda de bola


Foi melhorando na segunda parte, mas a quantidade de perdas de bola na saída de jogo foi impressionante. Em dois desses lances deixou jogadores do Braga em grandes posições para marcar, como foi o caso quando Fransérgio acertou na barra. Precisava de ter sido mais direto.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=306998

Lipeste

Pouco utilizado no Olympiacos, Rúben Vinagre é opção para o Braga em janeiro

A lesão grave sofrida por Francisco Moura colocou o Braga em alerta e a procurar uma alternativa no mercado de inverno que, de acordo com O Jogo, já foi encontrada. Rúben Vinagre vai, ao que tudo indica, reforçar os minhotos por empréstimo do Wolverhampton.

O lateral português foi emprestado ao Olympiacos no passado mercado de verão - chegou a estar nas cogitações do FC Porto -, mas uma lesão na seleção sub-21 fez com que perdesse espaço na equipa comandada por Pedro Martins (apenas quatro jogos disputados até ao momento).

Assim, procurando jogar com maior regularidade, Rúben Vinagre é forte hipótese para reforçar os arsenalistas na próxima janela de transferências até ao final da época.

em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=307017

Lipeste

SC Braga apura-se para a Final Four da Allianz Cup

Vitória tranquila dos arsenalistas valeu passagem para as meias finais da Allianz Cup.                                                              
O SC Braga venceu esta quinta-feira, o Estoril-Praia por 3-1. O jogo, realizado no Estádio Municipal de Braga, contou para os quartos de final da Allianz Cup. Paulinho fez os três golos minhotos.

Na primeira parte, o SC Braga entrou a todo o gás e criou várias ocasiões para marcar. Ricardo Horta, aos dez minutos, obrigou Thiago a uma boa defesa. Aos 14 minutos, Paulinho inaugurou o marcador para a equipa de Braga. Depois de desperdiçar um penalti conquistado por Ricardo Horta, o internacional português foi mais rápido que o guardião estorilista e marcou na recarga.

O Estoril-Praia respondeu no reinício da partida, com um remate cruzado de Joãozinho, defendido por Matheus. A partir daqui a formação da zona de Lisboa conseguiu impor um pouco do seu futebol, mas sem criar oportunidades de perigo. Até ao intervalo, este foi o cenário encontrado e as equipas recolheram aos balneários com os bracarenses em vantagem.

O SC Braga abriu o segundo tempo com um remate forte de Fransérgio ao ferro da baliza de Thiago, depois de uma perda de bola de João Gamboa. Depois deste aviso, houve alguns lances em ambas as áreas, mas sem incomodar os guarda-redes. Esta situação mudou apenas no minuto 60, com o 2-0. A jogada rápida iniciada por Ricardo Horta passou por Ricardo Esgaio, que cruzou atrasado para o pé do goleador arsenalista, Paulinho, fazendo o segundo da partida.

A equipa de Bruno Pinheiro não demorou muito tempo a dar resposta ao golo sofrido. Aos 64 minutos, André Franco fez o primeiro dos líderes da segunda liga. Aziz recebeu um lançamento da esquerda, entrou na área do SC Braga, cruzou rasteiro para a meia lua da grande área, onde André Franco rematou forte e colocado ao primeiro poste de Matheus.

Aos 78 minutos, Paulinho fechou as contas da equipa da casa com o hat-trick. O ponta de lança recebeu um passe de Galeno e só precisou de colocar a bola no fundo das redes dos estorilistas. Até ao fim do jogo, o Estoril-Praia tentou reduzir a desvantagem, mas sem criar muito perigo. O único lance de registo foi o livre de André Franco, atirado à malha lateral da baliza. No fim dos 90 minutos, os pupilos de Carlos Carvalhal venceram o Estoril-Praia por 3-1.

Com este resultado, o SC Braga garante o apuramento para a Final Four da Allianz Cup, a ser realizada em Leiria. Na próxima partida, os minhotos recebem o Rio Ave na décima jornada da Liga NOS. O encontro está marcado para dia 22 (?) de dezembro.

em: http://www.comumonline.com/2020/12/sc-braga-apura-se-para-a-final-four-da-allianz-cup/

Lipeste

SC Braga vence Estoril e junta-se aos três grandes "metralhas" na 'final-four'


Um 'hat-trick' de Paulinho deu hoje a vitória ao Sporting de Braga sobre o Estoril Praia, 3-1, e colocou os minhotos na 'final-four' da Taça da Liga pela terceira vez consecutiva.

O internacional português marcou aos 14, na recarga a um penálti que desperdiçou, 59 e 78 minutos, com André Franco a reduzir pelo meio (64), e materializou um triunfo justo dos minhotos, num jogo em que o Estoril Praia deixou uma imagem de futebol positivo.

A turma de Carlos Carvalhal junta-se a Sporting, FC Porto e Benfica na 'final four' em Leiria, entre 16 a 23 de janeiro de 2021 depois de uma partida em que entrou pressionante, mas foi perdendo algum 'gás', para o que contribuiu um adversário, líder da II Liga, que mostrou qualidade.

Logo aos nove minutos, só uma defesa enorme de Thiago a cabeceamento de Ricardo Horta impediu o primeiro e, pouco depois, o guardião brasileiro corrigiu um mau passe com uma rápida 'mancha' sobre Iuri Medeiros (11).

Aos 13 minutos, Ricardo Horta foi derrubado por Miguel Crespo na grande área e Paulinho, na conversão da grande penalidade, fez o primeiro da partida - Thiago ainda defendeu o primeiro remate, mas o avançado não perdoou na recarga.

Joãozinho subiu bem no flanco esquerdo e obrigou Matheus a defesa atenta (16) e Vidigal também teve uma incursão perigosa pelo mesmo lado (35), mas foram duas exceções na produção ofensiva quase nula dos visitantes no primeiro período.

A abrir a segunda parte, Fransérgio desperdiçou uma claríssima situação de golo, atirando com estrondo à barra, não aproveitando mais um deslize da defensiva estorilista na tentativa de sair a jogar desde o seu guarda-redes (46).

O segundo golo chegou aos 59 minutos, com Paulinho, com muita calma, a fazer o melhor desvio após assistência de Esgaio.

O Estoril Praia reagiu bem e, pouco depois, reduziu, com André Franco a rematar na 'cabeça' da área sem oposição, após assistência de Yakubu Aziz (64).

A turma de Bruno Pinheiro cresceu e metia muita gente na área minhota, mas seria num remate de muito longe de Hugo Gomes, que Matheus defendeu com alguma dificuldade, que criou mais perigo (75).

Na melhor fase dos visitantes, chegou o terceiro golo, por Paulinho, que voltou a rematar de primeira agora após assistência de Galeno (78).

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-vence-estoril-e-junta-se-aos-tres-grandes-na-final-four

Lipeste

'Hat-trick' de Paulinho coloca SC Braga na 'final four' de Leiria

Os bracarenses venceram o Estoril Praia por 3-1




Paulinho assinou os três golos que colocaram o SC Braga na final four da Taça da Liga. Os bracarenses venceram por 3-1 frente ao Estoril.

A turma de Carlos Carvalhal junta-se a Sporting, FC Porto e Benfica na 'final four' em Leiria, entre 16 a 23 de janeiro de 2021 depois de uma partida em que entrou pressionante, mas foi perdendo algum 'gás', para o que contribuiu um adversário, líder da II Liga, que mostrou qualidade.

Logo aos nove minutos, só uma defesa enorme de Thiago a cabeceamento de Ricardo Horta impediu o primeiro e, pouco depois, o guardião brasileiro corrigiu um mau passe com uma rápida 'mancha' sobre Iuri Medeiros (11).

O SC Braga colocou-se em vantagem à passagem do minuto 14, fruto de grande penalidade, assinalada por Luís Godinho depois de falta de Crespo sobre Ricardo Horta. Paulinho viu Thiago defender o primeiro remate mas na recarga o avançado inaugurou o marcador.

Joãozinho subiu bem no flanco esquerdo e obrigou Matheus a defesa atenta (16) e Vidigal também teve uma incursão perigosa pelo mesmo lado (35), mas foram duas exceções na produção ofensiva quase nula dos visitantes no primeiro período.

A abrir a segunda parte, Fransérgio desperdiçou uma claríssima situação de golo, atirando com estrondo à barra, não aproveitando mais um deslize da defensiva estorilista na tentativa de sair a jogar desde o seu guarda-redes (46).

O segundo tento dos Gverreiros chegou aos 59 minutos. Ricardo Horta, com um passe longo, colocou em Esgaio que já no interior da área cruzou para Paulinho bisar na partida.

À passagem do minuto 64, o Estoril reduziu por André Franco que, depois de controlar o esférico após passe de Aziz, rematou para o fundo da baliza defendida por Matheus.

A turma de Bruno Pinheiro cresceu e metia muita gente na área minhota, mas seria num remate de muito longe de Hugo Gomes, que Matheus defendeu com alguma dificuldade, que criou mais perigo (75).

Numa altura em que o Estoril acreditava num empate que levasse o jogo a penáltis, os bracarenses voltaram a colocar-se com dois golos de vantagem. À passagem do minuto 78, Galeno passou para Paulinho que apareceu para desviar a bola para o fundo da baliza do Estoril e assinar um 'hat-trick'.

Com esta vitória, o Sporting de Braga junta-se ao Sporting, FC Porto e Benfica e fecha as equipas apuradas para a 'final-four' da competição, que vai decorrer entre 16 e 23 de janeiro, em Leiria.

em:
https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-da-liga/artigos/hat-trick-de-paulinho-coloca-sc-braga-na-final-four-de-leiria

Lipeste

SC Braga segue em todas as competições e Carvalhal não esconde a satisfação: "Melhor só na feira de Espinho"

Carlos Carvalhal era um treinador feliz depois de ver o SC Braga carimbar a passagem para a 'final four' da Taça da Liga, com a vitória frente ao Estoril Praia por 3-1.

Na flash interview após o apito final, o técnico revelou estar muito satisfeito com a produtividade da equipa, a melhor em 77 anos do SC Braga. Carvalhal destacou ainda a campanha que a sua equipa tem efetuado até ao momento.

"Estou muito satisfeito com a equipa, muito satisfeito com os jogadores. Estamos bem posicionados no campeonato, seguimos em frente na Taça de Portugal, fizemos um percurso brilhante na Liga Europa e nesta competição vamos à 'final four'. Melhor só na feira de Espinho", disse, aos microfones da Sport TV.

Questionado sobre a final four e os grandes jogos que são esperados em Leiria, o técnico dos bracarenses preferiu focar-se no jogo da próxima terça-feira frente ao Rio Ave e em... compotas, numa alusão aos conselhos da DGS para o Natal.

"Neste momento o mais importante é preparar o jogo com o Rio Ave, não podemos perder o foco dos próximo jogo. Depois temos temos tempo para falar desse. O importante é o próximo jogo e ir para casa fazer umas compotazinhas para dar aos vizinhos no Natal", disse, visivelmente bem disposto.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-da-liga/artigos/sc-braga-segue-em-todas-as-competicoes-e-carvalhal-nao-esconde-a-satisfacao-melhor-so-na-feira-de-espinho

Lipeste

SC Braga é o clube em que mais adeptos foram sujeitos a medidas de interdição

O futebol, com 1.577, concentrou a maioria dos 1.719 incidentes registados durante a época 2019/20, segundo o Relatório de Análise da Violência em Contexto Desportivo (RAViD). SC Braga e Vitória SC estão no 'top 3' no que a medidas de interdição sobre adeptos diz respeito.

Este documento reuniu os dados recolhidos entre 01 de julho de 2019 e 31 de agosto de 2020 — a época foi alargada devido à adequação das competições às condicionantes da pandemia de covid-19 —, pelo Ponto Nacional de Informações sobre Desporto (PNID) e pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD).

O RAViD destaca a entrada em vigor de 222 medidas de interdição de acesso a recinto desportivo, 93 das quais resultantes de decisão da APCVD e as restantes 129 determinadas por autoridades judiciárias.

Segundo o RAViD, esta "significativa subida do número de medidas de interdição aplicadas" decorreu da criação da APCVD, da alteração legislativa que prevê a aplicação da medida cautelar de interdição e da criação do projeto piloto desenvolvido inicialmente entre o PNID/PSP e a Procuradoria Geral da República (PGR), nos círculos judiciais de Braga e Guimarães, que promoveu a suspensão dos inquéritos por aplicação de injunções materializadas na proibição temporária de entrada em recintos desportivos e "que urge continuar e expandir a nível nacional".

"Trata-se do número mais elevado de sempre de medidas de interdição entradas em vigor numa só época desportiva, em Portugal, contrastando com apenas 20 medidas de interdição aplicadas na época desportiva anterior (2018/19) e com o anterior máximo registado, de 47 medidas de interdição, da época desportiva 2017/18", lê-se no documento.

Cinco clubes concentram 65% destes adeptos sujeitos a medidas de interdição, com 54 do SC Braga, 45 do Sporting, 19 do Vitória SC, 13 do FC Porto e outros 13 do Benfica, sendo 78 de outros emblemas (35,1%).

ncitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância foi o principal motivo para estas sanções, em 69 casos, seguido de agressões (62), posse ou uso de pirotecnia (44), invasão de área de jogo (19), arremesso de objetos (14) e injúrias (14).

Comparativamente à época anterior, as autoridades acentuaram uma diminuição de 44% do número de incidentes — foram 3.891 em 2018/19 —, uma situação justificada "pelas fortes limitações impostas pela pandemia, que, numa primeira fase, levou à interrupção de competições desportivas e, após retoma das competições profissionais, implicou que os espetáculos desportivos decorressem sem a presença de público".

A grande maioria dos incidentes, cerca de 91%, ocorreu em competições futebolísticas, com especial incidência em jogos da I Liga (912), mas também com ocorrências noutras provas, casos de distritais (147), Taça da Liga (135), taças europeias (109), escalões de formação (109), Taça de Portugal (70), II Liga (31), Campeonato de Portugal (31), jogos particulares (20), futebol feminino (11) e encontros de seleções (2).

Relativamente aos incidentes ocorridos na I Liga, 63% (575 casos) ficaram a dever-se à posse ou uso de artefactos pirotécnicos, bastante acima dos outros ilícitos registados: incumprimento de deveres do promotor (57), danos (56), arremesso de objetos (48), incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância (38), agressões (34), injúrias (16), adeptos alcoolizados (13), invasão do terreno de jogo (8), venda ilícita de bilhetes (7), roubo ou furto (6), posse ou consumo de estupefacientes (4) e outros (50).

Destas ocorrências, resultaram 20 detenções e a identificação de 198 indivíduos.

O relatório dá ainda conta da atividade da APCVD, que, ao longo da época, proferiu 371 decisões condenatórias com caráter definitivo, das quais 144 determinando a interdição do acesso aos recintos desportivos. Destas, 93 já entraram em vigor, mais uma vez com particular incidência no recurso à pirotecnia (50), à frente dos 29 atos ou incitamentos à violência e dos oito episódios de incitamento ao racismo, à xenofobia e à intolerância, e do arremesso de objetos (6).

Mais uma vez, a maioria dos casos (80) ocorreu no futebol, sobretudo na I Liga (45), sendo que 10 foram registados no futsal e três no hóquei em patins, em 92,6% dos casos praticados por homens, que praticamente em metade dos casos (56%) são membros de Grupos Organizados de Adeptos (GOA).

em: https://pressnet.pt/2020/12/17/sc-braga-e-o-clube-em-que-mais-adeptos-foram-sujeitos-a-medidas-de-interdicao/

Lipeste

Sporting de Braga vence Estoril e fecha apurados para 'final-four' da Taça da Liga

Braga, 17 dez 2020 (Lusa) – O Sporting de Braga venceu hoje o Estoril Praia por 3-1, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga de futebol, com um 'hat-trick' do avançado Paulinho, e é um último apurado para a 'final-four'.

A jogar em casa, o Sporting de Braga, da I Liga, adiantou-se no marcador aos 14 minutos, por intermédio de Paulinho, na recarga a uma grande penalidade que desperdiçou, com o internacional português a marcar de novo aos 64 e 78, enquanto André Franco, aos 64, marcou o golo da equipa da II Liga.

Com esta vitória, o Sporting de Braga junta-se ao Sporting, FC Porto e Benfica e fecha as equipas apuradas para a 'final-four' da competição, este ano num formato reduzido, devido à pandemia de covid-19, que vai decorrer entre 16 e 23 de janeiro, em Leiria.

AJO // AJO
Lusa/fim

em: https://www.lusa.pt/article/VMbiH32UzR1uGWfTX%7eNF3jMSZM5iuSI1/sporting-de-braga-vence-estoril-e-fecha-apurados-para-final-four-da-ta%C3%A7a-da-liga

Lipeste

Guerreiros do Minho marcham para a defesa do troféu em Leiria

O Sporting Clube de Braga junta-se ao Sporting, FC Porto e Benfica na final four da Taça da Liga da época 2020/21. Com vontade de defender o troféu em Leira, a equipa dos Guerreiros do Minho não facilitaram no duelo com o Estoril-Praia e venceram por uma bola a zero, a partida dos 'quartos' de final, realizada sobre o frio gélido do Estádio Municipal de Braga.

Equipa bracarense entrou a todo o gás no jogo, a mostrar logo ao adversário o que queria. Velocidade de Galeno deixou os estorilistas em sentido. Na baliza, o guardião Thiago foi valendo para as primeiras encomendas dos Guerreiros, travando os selos de Ricardo Horta (com defesa espectacular) e Iuri Medeiros, aos 10 e 11 minutos.

O conjunto de Carvalhal estava com a corda toda e pouco depois chegou mesmo à vantagem. Paulinho, à segunda tentativa, bateu o guarda-redes do Estoril na marcação de uma grande penalidade, a castigar um falta de Crespo sobre Ricardo Horta.

O Estoril reagiu, sacudiu pressão dos Guerreiros, e após o quarto de hora chegou-se finalmente à frente num remate de Joãozinho. Na resposta, o goleador Paulinho podia ter bisado.
À meia hora de jogo, a formação canarinha tentou intensificar a sua reacção, mas o SC Braga pareceu sempre ter tudo controlado até ao intervalo.

A segunda parte começou como a primeira: com o SC Braga a carregar forte, e logo na primeira jogada o médio Fransérgio surgiu no coração da área mas atirou com estrondo à barra da baliza do Estoril. Um desperdício incrível... que ainda alimentou a esperança dos homens da II Liga.

Mas aos 59 minutos, Paulinho desfez as dúvidas! Jogada desenhada pela ala direita, com Ricardo Horta a servir R.Esgaio e este a cruzar com conta, peso e medida para o 'matador' dos Guerreiros bisar na partida.
O resultado parecia feito, mas a verdade é que o Estoril não se deu por vencido e relançou a discussão apenas cinco minutos depois, num remate de André Franco, após passe de Aziz.

A emoção voltou a aquecer a noite na 'pedreira' de Dume, mas aos 78 minutos o avançado Paulinho sossegou os corações dos adeptos bracarenses que assistiram ao jogo em casa, pela Tv, rádio ou internet. Contra-ataque de Galeno deu a Paulinho a oportunidade do hat-trick, selando a vitória do SC Braga.

em: https://correiodominho.pt/noticias/guerreiros-do-minho-marcham-para-a-defesa-do-trofeu-em-leiria/128118

Lipeste


Show de Paulinho carimba Final Four


Excelente espetáculo de futebol – muito por responsabilidade de um grande Estoril – e a Final Four da Allianz Cup no sapatinho do SC Braga.

Paulinho vestiu o fato de Pai Natal e, com um hattrick, ofereceu um triunfo por 3-1 sobre os canarinhos.

O jogo começou com uma toada de domínio bracarense que, após uma série de avisos, chegou à vantagem ainda no primeiro quarto de hora de jogo.

Dava mais SC Braga mas o Estoril, com um futebol personalizado, foi assustando Matheus de quando em vez.

O segundo tempo decorreu na mesma toada e teve o mesmos contornos. Avisos... e o 2-0 a surgir à passagem da hora de jogo.

Reagiu, também com golo, o Estoril Praia... mas esta era a noite do número 20. Grande jogada coletiva e Paulinho a completar o hattrick.

em: https://scbraga.pt/show-de-paulinho-carimba-final-four/

Lipeste

Carlos Carvalhal: "Vitória justíssima contra um adversário muito difícil"

Após a vitória frente ao Estoril-Praia (3-1) e consequente qualificação para a Final Four da Taça da Liga, Carlos Carvalhal elogia a exibição da equipa, perante um Estoril forte e "atrevido". O técnico admite que o calendário dos Gverreiros é "complicado", mas é fruto dos bons resultados nesta época.

Objetivo cumprido:

"Estudamos o Estoril muito bem. Os meus jogadores foram bravos e interpretaram bem o jogo. Pressionamos bem o adversário na primeira fase de construção. Obrigamos o Estoril a cometer erros e acabamos por fazer o golo. Na segunda parte, a intenção foi a mesma. Acabamos por fazer o 2-0, o Estoril teve uma boa reação, conseguindo fazer o 2-1. Depois conseguimos estancar e equilibrar o jogo e, logo a seguir, tranquilamente, conseguimos controlar na fase final do jogo. Foi uma vitória justíssima contra um adversário muito difícil".

Calendário apertado: 

"Estamos em todas as competições porque tivemos mérito. Estamos bem posicionados no campeonato, na Liga Europa fizemos, até agora, um percurso brilhante, estamos na próxima eliminatória na Taça de Portugal e estamos na Final Four na Taça da Liga. Até março, vamos jogar quase de três em três dias. Fundamentalmente, depois da lesão do Moura, o Galeno tem sido um pouco sobrecarregado e vamos tentar equilibrar o plantel em janeiro".

Pressão para os próximos desafios:

"A minha pressão é acordar amanhã e preparar o jogo contra o Rio Ave. Foco no próximo jogo, um jogo importante contra um bom adversário. Essa é a minha pressão".

em: https://scbraga.pt/carlos-carvalhal-vitoria-justissima-contra-um-adversario-muito-dificil/

Lipeste

Braga fecha apurados para a 'final four' da Taça da Liga

Braga venceu o Estoril e juntou-se a Sporting, FC Porto e Benfica na final four da prova.

O Sporting de Braga venceu esta quinta-feira o Estoril Praia por 3-1, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga de futebol, com um 'hat-trick' do avançado Paulinho, e é um último apurado para a 'final-four'.

A jogar em casa, o Sporting de Braga, da I Liga, adiantou-se no marcador aos 14 minutos, por intermédio de Paulinho, na recarga a uma grande penalidade que desperdiçou, com o internacional português a marcar de novo aos 64 e 78, enquanto André Franco, aos 64, marcou o golo da equipa da II Liga.

Com esta vitória, o Sporting de Braga junta-se ao Sporting, FC Porto e Benfica e fecha as equipas apuradas para a 'final-four' da competição, este ano num formato reduzido, devido à pandemia de covid-19, que vai decorrer entre 16 e 23 de janeiro, em Leiria.

em: https://tribunaexpresso.pt/futebol-nacional/2020-12-17-Braga-fecha-apurados-para-a-final-four-da-Taca-da-Liga

Lipeste

Braga apanha última carruagem para a final four com hat-trick de Paulinho

Arsenalistas juntam-se a Benfica, FC Porto e Sporting na final four da Taça da Liga.

=

Já só havia um último bilhete na viagem até à final four da Taça da Liga. Esse bilhete foi esta quinta-feira arrecadado pelo Sp. Braga que, na Pedreira, derrotou o Estoril-Praia por 3-1, com uma exibição que Paulinho dificilmente esquecerá.

A equipa da casa começou melhor e aos 15 minutos já vencia por 1-0. Ricardo Horta sofreu falta dentro da grande área da equipa do Estoril e o árbitro assinalou grande penalidade a favor dos bracarenses. Paulinho, chamado à conversão, não finalizou à primeira, mas acertou à segunda. Na recarga do penálti, o avançado do Sp. Braga inaugurou o marcador.

A equipa de Carlos Carvalhal estava melhor na partida e foi com naturalidade que chegou ao intervalo em vantagem. No segundo tempo, Paulinho voltou a marcar e aos 60 minutos as esperanças estorilistas ficaram beliscadas... mas não caíram por terra. Muito por culpa do jovem André Franco. O extremo do Estoril deixou o Sp. Braga em sobressalto, aos 64 minutos, ao reduzir para 1-2, após um bom remate de pé esquerdo.

Contudo, quando faltavam 12 minutos para o final, Paulinho, aí sim, sentenciou o encontro. Após assistência de Galeno, o camisola 20 do Sp. Braga apontou o seu terceiro golo na partida e carimbou a passagem arsenalista à final four da Taça da Liga. Desta forma, os minhotos juntam-se assim a Benfica, Sporting e FC Porto na luta pelo troféu.

em:
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1649444/braga-apanha-ultima-carruagem-para-a-final-four-com-hat-trick-de-paulinho

Lipeste

Sp. Braga: Vinagre equacionado como alternativa a Sequeira


Internacional sub-21 está emprestado pelo Wolverhampton ao Olympiakos


Rúben Vinagre está na lista do Sp. Braga como potencial reforço para a lateral esquerda.

A SAD liderada por António Salvador estuda a possibilidade de contratar uma alternativa a Sequeira, ainda mais tendo em conta que Francisco Moura, que era uma opção para esse lugar, lesionou-se com gravidade após ter brilhado diante do Benfica, na Luz.

Nesse sentido Rúben Vinagre surge como um nome aliciante para rumar a Sp. Braga, até porque o internacional sub-21 português não vive uma situação cómoda neste momento: emprestado pelo Wolverhampton ao Olympiakos, tem estado tapado por Jose Holebas, e por isso foi utilizado apenas quatro vezes por Pedro Martins na equipa grega.

Um regresso a Portugal seria aliciante para Rúben Vinagre, mas, de acordo com as informações recolhidas pelo Maisfutebol, não se pode dizer (pelo menos para já) que Braga seja um destino provável na reabertura de mercado. É uma solução que está a ser equacionada pelas diferentes partes.

Rúben Vinagre representou Barreirense, Belenenses e Sporting na formação. Aos 16 anos assinou pelo Mónaco, e desde 2017 está vinculado ao Wolverhampton, clube pelo qual somou 69 jogos (e três golos).

em: https://maisfutebol.iol.pt/mercado/transferencias/sp-braga-vinagre-equacionado-como-alternativa-a-sequeira

Lipeste

Um resumo do que aí vem

Final-four e agora, o que se segue?


Ficou fechado o quadro para a etapa final da competição, que este ano foi ajustada para fazer face a um calendário mais apertado das várias competições. Os favoritos ganharam e seguem para a decisão final, que passa a acontecer em Leiria e que volta a ter um conceito semelhante ao que, nos anos anteriores, se assistiu no Algarve e em Braga.

A cidade do Lis vai receber a final-four da prova nestes três anos que se seguem e a intenção do município é devolver à população a estreita ligação ao futebol, que tem andado distante desde que o União desceu, em 2012.

Na próxima segunda-feira, dia 21, por volta das 12h, haverá sorteio para definir as meias-finais, a realizar a 19 e 20 de janeiro, numa semana que culminará na final, dia 23. Todos os jogos são disputados no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.

Alguns pormenores a ter em conta

SC Braga é o atual campeão

Esta é a segunda vez que estas quatro equipas chegam, em conjunto, às meias-finais desta competição, depois de 2018/2019 (dragões derrotaram águias, leões bateram minhotos nos penáltis). E neste lote estão praticamente todos os vencedores da competição: o Benfica tem 7, SC Braga e Sporting somam duas no palmarés.

Vitória FC e Moreirense foram os outros vencedores, sendo que o FC Porto é o único que se pode estrear a ganhar esta competição.

Até que chegue a final-four, em todos os fins de semana há futebol e está marcada para a jornada anterior um escaldante FC Porto x Benfica - curiosamente, no ano passado houve FC Porto x SC Braga e Sporting x Benfica a anteceder a fase decisiva desta competição.

O fim janeiro vai ser apertado para estas equipas, já que também estão nos oitavos de final da Taça de Portugal (jogam-se a 13) e eventualmente nos quartos de final (a 28), isto com a Liga NOS sempre em andamento - até para o fim de semana da final está marcada uma jornada. E ainda há um Sporting x Benfica para o campeonato a 31 de janeiro...

Um novo desafio para a organização

Em tempos de verdadeira incerteza, embora o começo da vacinação possa ser animador, existem muitas dúvidas sobre a presença de público nas bancadas do estádio leiriense.

FC Porto ainda procura a primeira

Um dos baluartes do conceito de final-four tem sido a fan zone, que foi ganhando adeptos e afluência ao longo dos anos e que foi visto como um caso de sucesso por parte da Liga, da organização e do município de Braga, tal a envolvência da população - sobretudo de faixas etárias mais jovens.

Ora, perante este estado de dúvida, a organização tem em marcha a venda de bilhetes, embora prevendo a devolução do dinheiro caso, na altura, a DGS não permita a presença de público. Quanto à fan zone, pelo que o zerozero soube, não existe hipótese de manter o conceito dos anos anteriores, pela tendência para o aglomerado de pessoas, mas já estão a ser pensadas alternativas.

A Liga Portugal acredita que essa envolvência deve ser procurada novamente e que a abordagem pela via digital vai surtir efeito positivo, embora muitas das inciativas pensadas ainda estejam em fase de estudo.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=307029

Lipeste

Ricardo Horta está seguro na Pedreira

Arsenalistas desmentem interesse do FC Porto no extremo


Ricardo Horta está seguro no Sp. Braga e não vai deixar a Pedreira no mercado de inverno. Segundo o que Record apurou, os arsenalistas desmentem o alegado interesse do FC Porto, veiculado esta tarde pela SIC Notícias, não existindo qualquer negociação em curso.

O extremo, de 26 anos, já no fecho do mercado que se estendeu para o outono foi alvo de uma investida do RB Leipzig, que pretendia apresentar uma proposta de 13 milhões de euros, insuficiente para demover António Salvador a negociá-lo. O emblema minhoto não abre mão de um trunfo que está vinculado até 2024 a menos que seja exercida a cláusula de rescisão, cifrada em 30 milhões de euros, fasquia que também foi indicada aos alemães e será válida para outros candidatos que decidam avançar. 

De resto, o Sp. Braga negociou a aquisição de Ricardo Horta, em 2017, diretamente com o Málaga, sem a intervenção de qualquer fundo. Nesse sentido, qualquer decisão relacionada com o futuro do jogador passa única e exclusivamente pelos arsenalistas.

Por último, Record mantém que o objetivo do FC Porto e Sérgio Conceição para os flancos do ataque continua a ser o brasileiro Pepê, do Grémio, que, fruto da sua projeção, é prioritário mesmo que o negócio tenha de ser adiado do inverno para o verão.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/ricardo-horta-esta-seguro-na-pedreira?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

19/12/2020
.
.

"Pau­li­nho? Que me pas­se de­pres­sa"

Ka­ro­glan, o se­gun­do me­lhor mar­ca­dor da his­tó­ria do clu­be, es­tá a tor­cer pe­los go­los do pon­ta de lan­ça. Já só fal­tam cin­co

O hat trick ao Es­to­ril ele­vou Pau­li­nho a ter­cei­ro me­lhor mar­ca­dor da his­tó­ria do Bra­ga, com 61 go­los apon­ta­dos em pou­co mais de três épo­cas. O re­cor­de de Chi­co Gor­do, de 76 go­los, es­tá na mira

Ka­ro­glan es­tá qua­se a des­cer um lu­gar no pó­dio dos me­lho­res mar­ca­do­res de sem­pre da his­tó­ria do Bra­ga, mas não se im­por­ta na­da com is­so, ou me­lhor, até faz for­ça pa­ra que a ul­tra­pas­sa­gem se­ja fei­ta a gran­de ve­lo­ci­da­de. An­te­on­tem, fren­te ao Es­to­ril, Pau­li­nho fez um hat trick, pas­sou o com­pa­nhei­ro Ri­car­do Hor­ta e che­gou aos 61 go­los com a ca­mi­so­la ar­se­na­lis­ta, o ter­cei­ro me­lhor re­gis­to do clu­be em ma­té­ria de fi­na­li­za­ção. O pon­ta de lan­ça es­tá ago­ra a qua­tro ti­ros cer­tei­ros de igua­lar o go­le­a­dor cro­a­ta, que apon­tou 65 go­los ao lon­go de seis temporadas no Mi­nho (en­tre 1993/94 e 1998/99). "O Pau­li­nho vai pas­sar ra­pi­da­men­te por mim. Com a efi­cá­cia que es­tá a ter, é ape­nas uma ques­tão de tempo. E, na ver­da­de, es­pe­ro que me pas­se de­pres­sa, se­rá um bom si­nal pa­ra o Bra­ga e tam­bém pa­ra ele", de­se­jou Ka­ro­glan a par­tir de Za­greb, na Croá­cia.

Pau­li­nho pre­ci­sou de me­ta­de do tempo do cro­a­ta pa­ra atin­gir a fas­quia dos 60 go­los, al­go que o ex-jo­ga­dor ex­pli­ca com o ti­po de fu­te­bol pra­ti­ca­do atu­al­men­te. "Acho que ago­ra é mais fá­cil mar­car go­los, bas­ta ter bons ex­tre­mos. No meu tempo eu ti­nha que cru­zar e qua­se que ti­nha de ir a cor­rer de­pres­sa pa­ra a área pa­ra fi­na­li­zar... Ve­jo al­guns jo­gos do Bra­ga sem­pre que posso e o Pau­li­nho es­tá de pa­ra­béns, tal co­mo o clu­be, que es­tá a fa­zer uma gran­de épo­ca. E se o Pau­li­nho con­ti­nu­ar a mar­car go­los e pas­sar por mim, é por­que o Bra­ga es­ta­rá bem."

E se ul­tra­pas­sar Ka­ro­glan pa­re­ce um pla­no per­fei­ta­men­te ra­zoá­vel pa­ra ser con­cre­ti­za­do es­ta épo­ca, a pos­si­bi­li­da­de de Pau­li­nho ser o me­lhor mar­ca­dor de sem­pre da his­tó­ria do Bra­ga já dei­xou de ser uma mi­ra­gem; pa­ra tal acon­te­cer, bas­ta que o pon­ta de lan­ça se­ja tão efi­caz co­mo na úl­ti­ma tem­po­ra­da, quan­do al­can­çou 25 re­ma­tes cer­tei­ros. Pa­ra já, o re­cor­de con­ti­nua a ser de Chi­co Gor­do, au­tor de 76 go­los ao lon­go de cin­co épo­cas (en­tre 1975/76 e 1979/80).

"No meu tempo, ti­nha que cru­zar e qua­se que ti­nha de ir a cor­rer pa­ra a área pa­ra fi­na­li­zar"
Ka­ro­glan, Ex-jo­ga­dor do Bra­ga

em:
https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201219/281517933719669