News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

Pau­li­nho re­vis­to em al­ta

O Sp. Bra­ga e Pau­li­nho vão en­ce­tar ne­go­ci­a­ções ten­do em vis­ta a re­no­va­ção do con­tra­to do go­le­a­dor, em prin­cí­pio por mais du­as épo­cas e re­vis­to em al­ta, ob­vi­a­men­te no or­de­na­do e tal­vez até na cláu­su­la de res­ci­são, que é nes­te mo­men­to de 30 mi­lhões de eu­ros! Quer is­to di­zer que o avan­ça­do se­rá com­pen­sa­do, tal co­mo pro­me­te­ra António Sal­va­dor, pe­lo fac­to de ter con­ti­nu­a­do em Bra­ga após o fe­cho de mer­ca­do e de uma in­ten­sa co­bi­ça de vá­ri­os em­ble­mas, com o Spor­ting à ca­be­ça. Os mi­nho­tos não con­fir­mam nem se com­pro­me­tem com ne­nhum dos 'nú­me­ros' que vi­e­ram a pú­bli­co so­bre es­ta ma­té­ria, re­gis­tan­do ape­nas que a SAD mi­nho­ta re­*****­sou "vá­ri­as pro­pos­tas" dos leões, mas des­men­tin­do ca­te­go­ri­ca­men­te que te­nha ha­vi­do con­tac­tos di­re­tos en­tre os dois pre­si­den­tes so­bre es­ta ma­té­ria.

em: https://www.pressreader.com/portugal/record-portugal/20201008/282252372991223

Lipeste

Con­tra­ta­ções ci­rúr­gi­cas con­so­li­dam a equi­pa

Com ape­nas seis en­tra­das, os mi­nho­tos fo­ram os que fi­ze­ram me­nos in­ves­ti­das no mer­ca­do de trans­fe­rên­ci­as. Op­ção per­mi­te ter es­pa­ço no plan­tel pa­ra apos­tar na for­ma­ção


O Braga pri­vi­le­gi­ou a apos­ta na con­ti­nui­da­de e fez con­tra­ta­ções ci­rúr­gi­cas, pro­por­ci­o­nais às saí­das. Fi­cou a lar­ga dis­tân­cia do Bo­a­vis­ta, Fa­ma­li­cão e Vi­tó­ria, os que mais con­tra­ta­ram.

O Braga foi a equi­pa que fez me­nos con­tra­ta­ções na ja­ne­la de trans­fe­rên­ci­as que en­cer­rou­an­te­on­tem,uma­op­ção que vi­sou pri­vi­le­gi­ar o cres­ci­men­to da equi­pa nu­ma épo­ca em que o ter­cei­ro lu­gar tem brin­de, ou se­ja, aces­so às prée­li­mi­na­tó­ri­as­daLi­ga­dosCam­peões. A so­ci­e­da­de des­por­ti­va mi­nho­ta fez so­men­te seis ope­ra­ções de en­tra­da, um nú­me­ro mui­to dis­tan­te do clu­be que es­te­ve mais ati­vo no mer­ca­do: o Bo­a­vis­ta con­tra­tou 20 jo­ga­do­res. Fa­ma­li­cão, com 18, e Vi­tó­ria, com 16, fe­cha­ram o top três.

Zé Car­los, Al Mus­ra­ti, Cas­tro, Iu­ri Me­dei­ros, Gai­tán e Schet­ti­ne fo­ram os jo­ga­do­res con­tra­ta­dos pe­lo Braga, to­dos eles nu­ma fa­se pre­co­ce da ja­ne­la de trans­fe­rên­ci­as, aos quais há a jun­tar o re­gres­so de Fran­cis­co Mou­ra ao clu­be após em­prés­ti­mo de uma épo­ca à Aca­dé­mi­ca. O re­du­zi­do nú­me­ro de con­tra­ta­ções jus­ti­fi­ca-se com a per­ma­nên­cia de gran­de par­te dos jo­ga­do­res. Por exem­plo, no úl­ti­mo on­ze uti­li­za­do, em Ton­de­la, ve­ri­fi­ca-se que oi­to jo­ga­do­res têm mui­to­sa­nos­de­ca­sa(Matheus,

Cas­tro foi um dos re­for­ços do Braga no de­fe­so

Es­gaio, Bru­no Vi­a­na, Da­vid Car­mo, Se­quei­ra, Fran­sér­gio, Ri­car­do Hor­ta e Pau­li­nho), is­to sem in­cluir Ga­le­no, que cum­pre a se­gun­da tem­po­ra­da no Mi­nho. A apos­ta do Braga é cla­ra­men­te no de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel da equi­pa, que tem um nú­cleo du­ro alar­ga­do e no qual se tor­na di­fí­cil en­trar. Dos re­for­ços, ape­nas Cas­tro e Iu­ri Me­dei­ros fo­ram

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201008/282024739723978

Lipeste

6

Braga con­tra­tou seis re­for­ços e foi o clu­be me­nos ati­vo no mer­ca­do de ve­rão.

Por ou­tro la­do, as pou­cas in­ves­ti­das bra­ca­ren­ses na úl­ti­ma ja­ne­la de trans­fe­rên­ci­as, per­mi­te a Car­los Car­va­lhal re­ser­var es­pa­ço no plan­tel pa­ra apos­ta­s em­ jo­ga­do­res­ da­ for­ma­ção. Além de Fran­cis­co Mou­ra, o trei­na­dor tem in­sis­ti­do em Ro­dri­go Go­mes, que se es­tre­ou em Ton­de­la ape­nas com 17 anos, e tam­bém Her­nâ­ni.

Con­vém re­fe­rir que o nú­me­ro de con­tra­ta­ções (seis) é pro­por­ci­o­nal ao das saí­das após a úl­ti­ma épo­ca (se­te, sem con­tar com Fa­bi­a­no, Sa­mu­el e San­ca, miú­dos que Ar­tur Jor­ge lan­çou na re­ta fi­nal de 2019/20). A per­ma­nên­ci­a­ de Pau­li­nho­ no Mi­nho tam­bém im­pe­diu a che­ga­da de mais ca­ras no­vas ao plan­tel.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201008/282033329658570

Lipeste

Críticas na ″newsletter″ valem processo disciplinar ao Braga

Conselho de Disciplina instaurou processo disciplinar ao clube arsenalista.

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou um processo disciplinar ao Braga na sequência de "alegadas declarações proferidas em órgão de comunicação social ou 'newsletter' daquela sociedade desportiva".

O processo, refere o CD, foi enviado no dia 1 de outubro à Comissão de Instrutores da Liga.

A "newsletter", denominada "Voz da Legião", começou a ser publicada a 22 de setembro e só as duas primeiras edições poderão estar incluídas nos factos relatados pela missiva do CD.

Na primeira edição, o Braga questionou a grande penalidade assinalada sobre Marega no jogo com o FC Porto, no Dragão, que os arsenalistas perderam por 3-1. "E se as cores das camisolas fossem outras? Ou a área fosse a contrária? Pois... nunca saberemos, não é? O que é uma pena, diga-se", assinalou o emblema minhoto.

Na edição seguinte, novas críticas à arbitragem: "Mas, justiça seja feita: o 'rigor' das arbitragens em Portugal (mais em alguns campos do que noutros...) tem sido levado a um extremo que muito deve 'orgulhar' todos aqueles que, factualmente, saíram beneficiados nestas primeiras jornadas da Liga".

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/criticas-na-newsletter-valem-processo-disciplinar-ao-braga-12897071.html

Lipeste

A lista de jogadores inscritos pelo Braga na Liga Europa

Os arsenalistas integram o grupo G, juntamente com Leicester, AEK Atenas e Zorya.

A UEFA também divulgou esta quinta-feira a lista de jogadores inscritos pelo Braga para a fase de grupos da Liga Europa, com a esperada ausência de Rui Fonte - a recuperar de uma lesão complicada - a ser a principal nota de relevo.

De resto, todos os nomes do plantel às ordens de Carlos Carvalhal constam na Lista A entregue pelo clube arsenalista, sendo que outros futebolistas da formação podem ser inscritos via Lista B, exemplo de Rodrigo Gomes, jovem avançado de 17 anos.

O Braga, recorde-se, integra o grupo G da Liga Europa, juntamente com Leicester, AEK Atenas e Zorya.

Confira a lista de inscritos do Braga:

- Guarda-redes: Matheus, Tiago Sá e Rogério Santos;

- Defesas: Zé Carlos, Tormena, Sequeira, Rolando, David Carmo, Raul Silva, Bruno Viana, Ricardo Esgaio e Francisco Moura;

- Médios: João Novais, Al Musrati, André Horta, Fransérgio, Gaitán e André Castro;

- Avançados: Iuri Medeiros, Abel Ruiz, Paulinho, Ricardo Horta, Hernâni, Galeno e Schettine.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/a-lista-de-jogadores-inscritos-pelo-braga-na-liga-europa-12897838.html

Lipeste

SAD bracarense apresenta o maior resultado de sempre: confira os números

Resultado líquido positivo da sociedade desportiva foi superior a 22 milhões de euros.

A sociedade desportiva do Braga apresentou um resultado líquido positivo ligeiramente superior a 22 milhões de euros, o que se traduz na melhor performance de sempre desde a criação da SAD. No exercício anterior, o resultado positivo fora um pouco superior a seis milhões de euros. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) excedeu os 30 milhões de euros.

As contas verdes da sociedade arsenalista deveram-se, em boa parte, às mais-valias geradas pelas transferências, sobretudo a de Francisco Trincão para o Barcelona, que representou a entrada de 25 milhões de euros nos cofres da SAD. O volume de negócios do exercício situou-se nos 68 milhões de euros.

O último exercício financeiro gerou resultados que permitiram atingir os 41 milhões de euros de capitais próprios, além de uma autonomia financeira superior a 41 por cento.

O passivo registou um aumento de 11 por cento e passou a ser de 58 milhões de euros.

O Relatório e Contas vai ser votado em Assembleia Geral de acionistas no dia 27 de outubro, pelas 17h30.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/sad-bracarense-com-maior-resultado-de-sempre-12898205.html

Lipeste

CON­TAS COM LU­CROS DE MAIS DE 22 MI­LHÕES

SAD di­vul­gou aque­le que é "o mai­or re­sul­ta­do de sem­pre" re­fe­ren­te ao re­la­tó­rio e con­tas 2019/20


O Sp. Bra­ga di­vul­gou on­tem o re­la­tó­rio e con­tas da SAD cor­res­pon­den­te ao exer­cí­cio 2019/20, que re­ve­lou um re­sul­ta­do lí­qui­do su­pe­ri­or a 22 mi­lhões de euros. Tra­ta-se do "mai­or re­sul­ta­do de sem­pre da so­ci­e­da­de" e, se­gun­do os mi­nho­tos, su­pe­ra "to­das as ex­pec­ta­ti­vas ini­ci­al­men­te pre­vis­tas". Se­gun­do a SAD li­de­ra­da por An­tó­nio Sal­va­dor, es­te re­sul­ta­do "as­su­me mai­or re­le­vo fa­ce ao con­tex­to epi­de­mi­o­ló­gi­co vi­ven­ci­a­do, o qual le­vou à in­ter­rup­ção das com­pe­ti­ções des­por­ti­vas e ge­rou gran­de in­cer­te­za no mer­ca­do e na in­dús­tria do fu­te­bol". No do­*****­men­to en­vi­a­do às re­da­ções, ve­ri­fi­ca-se que a so­ci­e­da­de des­por­ti­va bra­ca­ren­se atin­giu um va­lor de 41 mi­lhões de euros de ca­pi­tais pró­pri­os e um vo­lu­me de ne­gó­ci­os a ron­dar os 68 mi­lhões, ten­do pa­ra es­te úl­ti­mo con­tri­buí­do de for­ma de­ci­si­va a ven­da de Fran­cis­co Trin­cão ao Bar­ce­lo­na por cer­ca de 25 mi­lhões, "o que con­tri­buiu de for­ma sig­ni­fi­ca­ti­va pa­ra um vo­lu­me de ne­gó­ci­os de cer­ca de 68 mi­lhões de euros". O pas­si­vo au­men­tou cer­ca de 11% e ron­da os 58 mi­lhões, "em gran­de par­te mo­ti­va­do por com­pro­mis­sos com tran­sa­ções de atle­tas", en­quan­to o ati­vo tam­bém cres­ceu (cer­ca de 39%) e es­tá ago­ra próximo dos 99 mi­lhões de euros.

O do­*****­men­to se­rá sub­me­ti­do a apro­va­ção dos aci­o­nis­tas da SAD mi­nho­ta em as­sem­bleia ge­ral agen­da­da pa­ra o próximo dia 27, pe­las 17h30.

em: https://www.pressreader.com/portugal/record-portugal/20201009/282037624628578

Lipeste

SAD APRE­SEN­TOU LUCRO DE 22 MI­LHÕES

Exer­cí­cio fi­nan­cei­ro da épo­ca 2019/20 com con­tas no ver­de ape­sar do con­tex­to ad­ver­so re­sul­tan­te da si­tu­a­ção epi­de­mi­o­ló­gi­ca

Pe­lo se­gun­do ano con­se­*****­ti­vo, a so­ci­e­da­de des­por­ti­va dos mi­nho­tos apre­sen­tou con­tas po­si­ti­vas e ge­rou o mai­or re­sul­ta­do de sem­pre des­de a sua cri­a­ção. Trans­fe­rên­cia de Trin­cão deu um for­te im­pul­so


A so­ci­e­da­de des­por­ti­va do Bra­ga apre­sen­tou um re­sul­ta­do lí­qui­do po­si­ti­vo su­pe­ri­or a 22 mi­lhões de eu­ros e ob­te­ve, des­ta for­ma, o exer­cí­cio fi­nan­cei­ro mais lu­cra­ti­vo de sem­pre. O re­la­tó­rio e con­tas res­pei­tan­te à épo­ca 2019/20 foi cons­truí­do em ci­ma de um con­tex­to es­pe­ci­al­men­te ad­ver­so, de à pa­ra­gem do cam­pe­o­na­to por ra­zões sa­ni­tá­ri­as, com per­das de re­cei­tas, mas is­so não evi­tou a subida dos lu­cros. No exer­cí­cio de 2018/29, re­cor­de­se, o re­sul­ta­do lí­qui­do po­si­ti­vo fo­ra de 6,1 mi­lhões de eu­ros, o me­lhor de sem­pre à da­ta.

No exer­cí­cio fi­nan­cei­ro que vai ser vo­ta­do pe­los aci­o­nis­tas em as­sem­bleia geral mar­ca­da pa­ra o dia 27 de ou­tu­bro, a so­ci­e­da­de des­por­ti­va mi­nho­ta al­can­çou um EBITDA (lu­cros an­tes de ju­ros, im­pos­tos, de­pre­ci­a­ção e amor­ti­za­ção) que ex­ce­deu os 30 mi­lhões de eu­ros, mais do do­bro do an­te­ri­or (13,1 mi­lhões de eu­ros). No tal con­tex­to epi­de­mi­o­ló­gi­co, as con­tas po­si­ti­vas bra­ca­ren­ses as­sen­ta­ram, em boa par­te, na trans­fe­rên­cia de Fran­cis­co Trin­cão pa­ra o Barcelona, que re­sul­tou na en­tra­da de apro­xi­ma­da­men­te 25 mi­lhões de eu­ros nos co­fres da so­ci­e­da­de (os res­tan­tes sete mi­lhões foram, co­mo se sa­be, pa­ra a in­ter­me­di­a­ção de Jor­ge Men­des ), mas, ain­da as­sim, registou-seu­ma des­ci­da em re­la­ção ao exer­cí­cio an­te­ri­or no que diz res­pei­to a mais-va­li­as em ope­ra­ções com di­rei­tos de atle­tas (28 mi­lhões em 2018/19). O vo­lu­me de ne­gó­ci­os no exer­cí­cio em apre­ço atin­giu os 68 mi­lhões de eu­ros e ge­rou resultados que per­mi­ti­ram atin­gir os 41 mi­lhões de eu­ros de ca­pi­tais pró­pri­os, o que re­pre­sen­ta uma au­to­no­mia fi­nan­cei­ra su­pe­ri­or a 41 por cen­to.

As re­mu­ne­ra­ções do pes­so­al, ru­bri­ca que cos­tu­ma ter um pe­so sig­ni­fi­ca­ti­vo nas con­tas, si­tu­a­ram-se nos 13 mi­lhões de eu­ros, abai­xo dos 18,5 mi­lhões re­gis­ta­dos no exer­cí­cio an­te­ri­or, ha­ven­do ain­da a con­ta­bi­li­zar pré­mi­os de de­sem­pe­nho (2,3 mi­lhões), en­car­gos so­bre re­mu­ne­ra­ções (pou­co mais de um milhão) e se­gu­ros de aci­den­tes de tra­ba­lho (1,7 mi­lhões).

O pas­si­vo da SAD bra­ca­ren­se si­tua-se ago­ra nos 58 mi­lhões de eu­ros, uma subida de 11 por cen­to em re­la­ção a 2018/19, o que foi ex­pli­ca­do pe­la so­ci­e­da­de com os com­pro­mis­sos as­su­mi­dos com tran­sa­ções de atle­tas. O ati­vo cres­ceu cer­ca de 39 por cen­to e pas­sou a ser de 99 mi­lhões de eu­ros.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201009/281904480641948

Lipeste

41

So­ci­e­da­de des­por­ti­va do Bra­ga ge­rou resultados que per­mi­ti­ram atin­gir os 41 mi­lhões de ca­pi­tais pró­pri­os; no exer­cí­cio an­te­ri­or, os ca­pi­tais pró­pri­os eram de 19 mi­lhões

58

PAS­SI­VO SI­TUA-SE NOS 58 MI­LHÕES, APÓS UMA SUBIDA DE 11 POR CEN­TO

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201009/textview

Lipeste

Ne­ces­si­da­de de ven­der con­ti­nua

Os resultados po­si­ti­vos do exer­cí­cio da úl­ti­ma épo­ca não di­mi­nu­em a ne­ces­si­da­de de a SAD fa­zer mais-va­li­as fi­nan­cei­ras es­ta tem­po­ra­da. Após a trans­fe­rên­cia de Trin­cão, que en­trou no exer­cí­cio de 2019/20, a so­ci­e­da­de des­por­ti­va não re­a­li­zou mais mo­vi­men­ta­ções avul­ta­das (a mais alta foi a de Has­san pa­ra o Olym­pi­a­cos, por 2,5 mi­lhões de eu­ros, e hou­ve ain­da o em­prés­ti­mo de Fá­bio Mar­tins ao Al-Sha­bab, por um milhão). No en­tan­to, fal­ta ain­da re­ce­ber a ver­ba de Rú­ben Amorim. Mes­mo as­sim, te­rá de ha­ver for­ço­sa­men­te mais ven­das a cur­to pra­zo.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201009/281917365543836

Lipeste

PAULINHO CASTRO AIN­DA TEMEU O PI­OR

Paulinho foi o gran­de agi­ta­dor do mercado de trans­fe­rên­ci­as do Bra­ga e a si­tu­a­ção não pas­sou des­per­ce­bi­da ao plan­tel. Tan­to as­sim que Castro não re­sis­tiu a fa­zer uma pi­a­da iró­ni­ca e bem elu­ci­da­ti­va nas re­des so­ci­ais. "Che­guei a te­mer o pi­or", es­cre­veu.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201009/281913070576540

Lipeste

Três jovens inscritos na Liga Europa, Rui Fonte de fora

O SC Braga inscreveu 25 jogadores na UEFA com vista à participação na Liga Europa, onde terá Leicester (Inglaterra), AEK de Atenas (Grécia) e Zorya (Ucrânia) como adversários no Grupo G.

Destaque para a ausência de Rui Fonte, avançado que se encontra a recuperar de grave lesão no joelho, e para as inscrições de três jovens: os defesas Francisco Moura e Zé Carlos e o avançado Hernâni Infande.

Eis a lista de inscritos da equipa liderada por Carlos Carvalhal:

Guarda-redes:
Matheus, Tiago Sá e Rogério Santos.

Defesas:
Zé Carlos, Vítor Tormena, Sequeira, Rolando, David Carmo, Raúl Silva, Bruno Viana, Ricardo Esgaio e Francisco Moura.

Médios:
João Novais, Al Musrati, André Horta, Fransérgio, Iuri Medeiros e André Castro.

Avançados:
Abel Ruiz, Gaitán, Paulinho, Ricardo Horta, Hernâni, Galeno e Schettine.

em: https://www-abola-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.abola.pt/amp/noticias/ver/863388?usqp=mq331AQFKAGwASA%3D&amp_js_v=0.1#aoh=16022386540573&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.abola.pt%2Fnnh%2F2020-10-08%2Ftres-jovens-inscritos-na-liga-europa-rui-fonte-de-fora%2F863388

Lipeste

AL MUSRATI CONVOCADO PARA A SELEÇÃO LÍBIA

Al Musrati está convocado para representar a Líbia no encontro particular frente às Ilhas Comores. O Gverreiro do Minho tem brilhado em Portugal nas últimas temporadas e continua a ser uma peça fundamental na Seleção Líbia.

O jogo amigável contra as Ilhas Comores irá realizar-se amanhã (8 de outubro), na Tunísia.

em: https://scbraga.pt/al-musrati-convocado-para-a-selecao-libia/

Lipeste

"Maravilhado" com Paulinho, Carvalhal explica detalhes que o avançado tem

O treinador Carlos Carvalhal elogiou hoje o avançado Paulinho, considerando que foi o jogador que mais o surpreendeu desde que assumiu o comando técnico da equipa de futebol do Sporting de Braga.

"Visto de fora, parece um bom jogador, visto de perto é um excelente jogador. Foi o jogador que mais me surpreendeu", afirmou, em entrevista aos meios de comunicação do clube, numa análise ao primeiro mês de competição.

O técnico revelou que, da imagem que tinha de Paulinho, "estava à espera de um bom jogador, com capacidade de ligação, de ataque ao espaço, com capacidade técnica e de finalização, com os dois pés, mas mais com o esquerdo, e jogo de cabeça".

"Mas, depois de contactar com ele diariamente, fiquei maravilhado, é um jogador muitíssimo melhor do que se vê de fora, é um jogador diferenciado", afirmou.

Carlos Carvalhal destacou igualmente um defesa central.

"O David Carmo também me surpreendeu, de fora não tinha noção da real valia e do potencial que ele tem, é um jogador de uma dimensão muitíssimo maior do que aquela que eu tinha visto de fora", disse.

Recém-chamado à seleção principal por Fernando Santos, "Sequeira é um exemplo não só para o Sporting de Braga e não só para o futebol, mas para toda a gente, para a sociedade", considerou o treinador.

Para Carvalhal, esta chamada significa que "vale a pena trabalhar com afinco, vale a pena ser honesto, porque ser chamado à seleção 'AA' aos 30 anos é possível e o Sequeira demonstrou-o, independentemente da idade ou de nunca ter sido internacional na formação".

O treinador manifestou-se ainda satisfeito pelo encerramento do mercado, porque, por muito focados e profissionais que os jogadores sejam, a possibilidade de haver uma transferência "mexe sempre com a cabeça".

"É legítima alguma instabilidade em função de uma possível saída, muitas vezes para um país distante, isso mexe sempre com a sua intimidade. A partir do momento em que o mercado fecha, essa pequena instabilidade desaparece e isso é bom", disse.

Carlos Carvalhal desejou que "as regras do mercado mudem" e que este "feche quando os campeonatos começam", mostrando-se também "contra" a reabertura da 'janela', em janeiro.

"Preferia uma planificação para um ano inteiro, com um plantel curto e recurso às equipas B e mais jovens", o que traria benefícios ao próprio futebol português, frisando ainda que "a aposta na formação não é compatível com um plantel de 26 ou 27 jogadores, porque a janela [para os jovens] estaria fechada".

Defendendo que a equipa está "no bom caminho" e dentro do que perspetivava, Carlos Carvalhal analisou também as três jornadas da I Liga já decorridas, começando por lembrar a derrota por 3-1 na estreia, no Estádio do Dragão, diante do FC Porto.

"Fizemos um grande jogo, dividimo-lo, e perdemos apenas nos pormenores, podíamos ter feito mais pontos", disse.

Já a primeira parte do jogo, em casa, com o Santa Clara (derrota por 1-0), na segunda ronda, foi "sofrível", mas a segunda foi "excelente": "Foi aquele jogo que acontece uma vez na época, em que podíamos ter ganho confortavelmente e acabámos por não conseguir pontos".

Da visita a Tondela, na terceira jornada, veio a primeira vitória e com uma goleada por 4-0.

"Foi uma exibição concludente, a grande diferença desse jogo para os dois anteriores foi apenas a eficácia", disse.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/carlos-carvalhal-diz-se-maravilhado-com-paulinho

Lipeste


HORÁRIOS DEFINIDOS ATÉ À 9ª JORNADA

 

Gverreiro, já podes organizar a tua vida em função da nossa equipa. Sim, nós sabemos que o fazes! Mas agora temos todos a vida facilitada, com os horários da Liga NOS – da 4.ª à 9.ª jornada – a já estarem definidos.

Com constante alternância entre competições internas e europeias, os encontros da Legião ficaram quase todos agendados para domingo às 20h00. Será assim contra o Vitória SC, o SL Benfica, SC Farense e Belenenses SAD.

O CD Nacional – já na próxima jornada – visita a Pedreira a um sábado, sendo que o FC Famalicão o fará a uma segunda-feira.

Jornada 4 

SC Braga – CD Nacional | 18H00 | Sábado, 17 de outubro

 
Jornada 5

Vitória SC – SC Braga | 20H00 | Domingo, 25 de outubro

 
Jornada 6

SC Braga – FC Famalicão | 18H45 | Segunda-feira, 02 de novembro

 
Jornada 7

SL Benfica – SC Braga | 20H00 | Domingo, 08 de novembro

 
Jornada 8

SC Braga – SC Farense | 20H00 | Domingo, 29 de novembro

 
Jornada 9

Belenenses SAD – SC Braga | 20H00 | Domingo, 06 de dezembro

em: https://scbraga.pt/horarios-definidos-ate-a-9a-jornada/

Zusco

Dois ou três defesas? Com que médios e extremos? A análise profunda ao SC Braga
Arsenalistas apresentaram-se renovados em Tondela

O clima entre Braga e Carvalhal começou de forma intensa. «O céu é o limite», foram as palavras do treinador quando foi apresentado como novo treinador do clube. Prometeu que iria apresentar uma proposta de jogo ousada, e que iria fazer dois excelentes anos no SC Braga. Porém, nem tudo foi um mar de rosas no início do campeonato, pelo menos até à terceira jornada, em que os arsenalistas se deslocaram a Tondela. Observámos, com muita atenção, que equipa se está a montar. E estas foram as conclusões...

O contexto

Carvalhal vinha de uma grande época em Vila do Conde e encontrou uma equipa que, no meio de um grande rebuliço (foram cinco treinadores num ano), conseguiu resultados bastante aceitáveis, com a conquista da Taça da Liga e com a obtenção do último lugar no pódio.
Em termos de sistemas (que é disso que queremos falar), alguém teria de ceder. Carlos Carvalhal vinha de um sistema de 4x3x3, que já era seu hábito, ao passo que os bracarenses passaram a época a mexer e mudar, embora com o desenho de três defesas a dar melhores resultados. E foi este último o que prevaleceu - ou, pelo menos, foi isso que a pré-época indicou.
Voltando a Tondela... O SC Braga ainda não tinha pontuado na Liga NOS e apenas tinha marcado um golo na primeira jornada. Carlos Carvalhal iniciou o campeonato a jogar com uma linha de três defesas (3x4x3). Raúl Silva meteu água no Dragão, cometeu uma grande penalidade e ainda foi expulso a partir do banco por protestos, o que fez com que Carlos Carvalhal tenha repensado o sistema da equipa sem o brasileiro.
Na segunda jornada, os minhotos receberam o Santa Clara e apresentaram um sistema em 4x4x2, com dois homens na frente: Ricardo Horta e Paulinho. Os bracarenses dominaram o jogo, com quase 70 por cento de posse de bola e com 23 remates (ver estatísticas no quadro), porém, não concretizaram nenhum com sucesso.
O técnico natural de Braga gostou do caudal ofensivo da equipa e manteve as renovadas ideias de jogo em Tondela, mesmo que mudando peças do xadrez: Fransérgio passou do corredor direito para o corredor central para fazer dupla com André Castro e entregou as alas a Galeno e Iuri Medeiros, mantendo na frente Ricardo Horta e Paulinho. A dinâmica do Braga, principalmente nos primeiros 45 minutos, foi extraordinária e tem uma explicação muito mais profunda do que números de jogadores e sistemas.

O ataque...
Em termos ofensivos, é um regalo observar a química da turma de Carvalhal, seja com bola ou sem bola. Quando a posse de bola estava no lado esquerdo, era Esgaio quem dava profundidade ao corredor direito, com Iuri Medeiros a jogar mais por dentro ao lado de um dos avançados, enquanto o outro homem da frente recuava para dar uma linha de passe no centro do terreno. Quando a construção ocorria do lado direito era Galeno quem dava essa mesma profundidade a bombordo da navegação bracarense. Sequeira apenas subia no terreno em situações de risco muito reduzido. Muitos ataques pouco deram contra o Santa Clara
Na frente de ataque jogaram Ricardo Horta e Paulinho, que foram autênticas dores de cabeça para a defesa beirã pelas suas movimentações. Ambos com capacidade técnico-tática para recuarem no campo e participarem na construção de jogo, iam variando os seus movimentos de forma a confundir a defesa adversária. Quando um descia, o outro procurava colocar-se nas costas dos centrais para atacar a profundidade.
Nas alas, Carvalhal promoveu uma dupla inédita ao onze titular - Galeno e Iuri Medeiros - e foram eles os jogadores mais decisivos nesta vitória folgada dos guerreiros do Minho, participando em todos os golos da equipa bracarense.
Mais que a assistência de Iuri e os dois golos e uma assistência de Galeno, importa realçar as movimentações destes dois jogadores. Com bola, a ordem foi sempre de procurar jogo interior e combinações com os dois colegas da frente. Foi assim que Galeno fez um excelente golo (o segundo do Braga em Tondela) e que Iuri criou várias jogadas de perigo para os companheiros, com passes teleguiados a sair do seu pé esquerdo. Muito raramente, se é que alguma vez o fez durante os noventa minutos, o Braga tentou ganhar a linha de fundo. Galeno foi o melhor em campo.
No meio-campo, Fransérgio fez uma exibição de grande classe. O papel do médio que esteve mais encostado às alas nas duas primeiras jornadas foi o de médio mais recuado, com indicações para jogar rápido e simples. Foi assim que o brasileiro controlou o ritmo do jogo do Braga, gerindo perfeitamente os timings com uma leitura de jogo muito boa, variando entre jogar simples e rápido ou lançar a bola rapidamente nas alas quando sentia que o jogo necessitava de velocidade.
André Castro foi o parceiro de meio-campo e ficou com o papel de média área a área, o chamado box to box, que cumpriu na perfeição, mostrando um grande pulmão ao longo de todo o encontro. Tanto estava disponível para apoiar o ataque, como estava no sítio certo defensivamente para cortar lances perigosos.

A Defesa
Em termos defensivos, o Braga demonstrou mais uma vez que nada neste jogo aconteceu por acaso e que todos os processos têm sido trabalhados ao pormenor durante a semana. Apesar do sistema do Braga ter sido claramente um 4x4x2 com bola, sem ela o Braga defendeu a maior parte dos lances com uma linha de cinco homens, com Galeno a juntar-se aos quatro defesas e Siqueira a jogar ao lado dos outros dois centrais. Bruno Viana e David Carmo formaram a dupla.
Precisamente os dois homens de que ainda nos falta falar, Bruno Viana e David Carmo, fizeram exibições imperiais sem qualquer erro a apontar, incluindo um golo por parte do brasileiro.
Com uma linha de cinco homens atrás, Ricardo Horta descaía para a esquerda para ajudar na pressão alta e em todo o campo do Braga com os restantes membros da equipa.

A mudança definitiva?
Carlos Carvalhal mostrou-se extremamente satisfeito com a exibição da sua equipa no final do jogo. Não confirmou, naturalmente, a permanência de Galeno e Iuri no onze quando questionado sobre o assunto, mas, depois dta grande exibição, dificilmente vai tirar ambos os jogadores do onze. O mesmo se pode dizer da dupla de centrais, sendo que Raúl Silva terá de lutar para regressar à equipa após uma primeira jornada desastrosa para o brasileiro.
O 4x4x2 de Carvalhal veio para ficar, mas, como explicámos neste artigo, esta equipa é muito mais que números. Foi uma perfeita harmonia produzida pelo SC Braga no estádio João Cardoso e dificilmente o técnico vai deixar de querer ouvir o tom dela nos próximos tempos.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=299551

Lipeste

[«Paulinho? Fiquei maravilhado. É muitíssimo melhor do que se vê de fora»

Carlos Carvalhal, nos canais de informação do SC Braga, falou sobre a atualidade do clube e apontou quem mais o surpreendeu.

«Paulinho? Visto de fora parece um bom jogador e visto de perto é um excelente jogador. Foi quem mais me surpreendeu. Estava à espera de um Paulinho bom jogador, é a imagem que tenho de jogar contra ele: um jogador com capacidade de ligação, de ataque ao espaço, de capacidade técnica, de finalização, mais com o pé esquerdo do que com o direito mas com os dois pés, e também o jogo de cabeça... depois de contactar com ele diariamente fiquei maravilhado. É um jogador muitíssimo melhor do que aquilo que se vê de fora», disse o treinador do SC Braga sobre o ponta de lança do plantel que orienta.

Carvalhal falou também de David Carmo, central de 21 anos sobre o qual admitiu que não tinha «noção de fora da real valia e do potencial que ele tem» e também do lateral-esquerdo Sequeira, o mais recente internacional português e que Carlos Carvalhal entende ser «um exemplo para toda a gente» e  «não só para o futebol» mas também «para a sociedade».
«Vale a pena trabalhar, vale a pena ser honesto, trabalhar com afinco. Chegar aos 30 anos e ser chamado à seleção A é possível, o Sequeira demonstrou que é possível. Isto não é só para o futebol, é para a vida. Se trabalharmos nunca temos uma idade exagerada para atingirmos um objetivo alto, isto é um bom exemplo», disse o técnico.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-10-09/sc-braga-paulinho-fiquei-maravilhado-e-muitissimo-melhor-do-que-se-ve-de-fora/863542/471

Lipeste

Carlos Carvalhal assume: ″Sou contra a janela de mercado de janeiro″

O treinador do Braga falou sobre o percurso da equipa ao canal do clube


Jogo com FC Porto:

"Analisando os jogos friamente, e alguém com consciência e o mínimo de conhecimento sobre o jogo, perceberá claramente que nós no primeiro jogo com o FC Porto fizemos um belo jogo, dividimos o jogo. Disse-o no final, acabámos por perder apenas por pequenos pormenores. Em termos exibicionais fizemos um jogo muito bom e podíamos ter conseguido mais pontos".

Jogo com Santa Clara:

"A primeira parte do jogo aqui com o Santa Clara foi sofrível. Não foi boa. Segunda parte excelente. Duas bolas nos postes, seis ou sete oportunidades de golo. Aquele jogo que normalmente acontece uma vez na época, que poderíamos ter ganho confortavelmente mas acabamos por não conseguir pontos. A nível exibicional demos continuidade, sobretudo na segunda parte, ao que fizemos com o FC Porto".

Jogo com Tondela:

"Com o Tondela foi uma exibição concludente. A grande diferença para os dois anteriores foi apenas a eficácia. Se os níveis de eficácia se mantivessem podíamos ter feito mais golos".

Desempenho:

"Até ao momento estamos no bom caminho. A nível exibicional, dentro daquilo que perspetivamos para o jogo, uma melhoria da qualidade de jogo, ela tem vindo a acontecer. Temos que dar continuidade ao trabalho porque vem aí um ciclo de jogos terrível, com jogos a meio da semana, e temos que estar preparados para o que aí vem".

Mercado:

"Um dos clubes que eu penso que mexerá mais em Portugal é o Braga. Neste momento o Braga é muito ativo no mercado, o nosso presidente é extremamente ativo no mercado, de uma forma muito inteligente. Os jogadores do Braga são apetecíveis. Há sempre propostas pelos nossos jogadores. Estas coisas mexem sempre com a cabeça dos jogadores. A maior parte das vezes eles sabem o que se passa porque os empresários dão-lhes a conhecer. É legítima esta instabilidade. Por muito profissionais que os jogadores sejam isto mexe sempre com a sua intimidade. A partir do momento em que o mercado está fechado, creio que esta parte já vai desaparecer. A focalização vai ser a 100%. Espero que as regras do mercado mudem e que fechem sempre que o campeonato começa. Sou contra a janela de janeiro. Preferia que se fizesse uma planificação no início do ano para o ano inteiro e depois um plantel curto, sempre com um olhar nos sub-23, na equipa B, nos sub-19 também... A puxar os miúdos para a equipa de futebol profissional. Se calhar isso beneficiaria o futebol português. Mas estas são as regras de jogo e temos que as aceitar e viver com elas".

Aposta na formação:

"Temos um plantel curto. Falha um por alguma razão, como por exemplo o Sequeira foi chamado à seleção nacional, imediatamente foi chamado o Zé Pedro, da equipa de sub-23. O Vítor também está aqui, o avançado da equipa B. Está também o Hernâni. O Rodrigo Gomes foi chamado à seleção, não está aqui. Já estreámos este ano o Moura, que faz parte do plantel e em quem depositamos muita confiança. Estreou-se também o Rodrigo Gomes. Esta é a dinâmica que definimos no clube, apostar forte na formação e isso não era compatível num plantel de 26 ou 27 jogadores".

Jogadores que mais surpreenderam:

"Não gosto de falar individualmente. Há um ou outro que me surpreendeu. O jogador que visto de fora parece um bom jogador e visto de perto é um excelente jogador é o Paulinho. Foi o jogador que mais me surpreendeu porque eu estava à espera de um Paulinho bom jogador mas depois de contactar diariamente com ele fiquei maravilhado. É um jogador muito melhor do que se vê de fora. Um jogador diferenciado. O Carmo também me surpreendeu. Não tinha noção da sua qualidade. Um jogador com uma dimensão muito maior do que a que via de fora".

Sequeira:

"O Sequeira é um exemplo para todos. E não só para o futebol mas para a sociedade. Vale a pena trabalhar, vale a pena ser honesto, vale a pena trabalhar com afinco porque numa carreira chegar aos 30 anos e ser chamado à seleção A é possível. E o Sequeira demonstrou que é possível".

Potenciar jogadores:

"Sei que os jogadores do Braga têm sido observados. O meu papel como treinador é tentar fazer evoluir a equipa, fazer evoluir os jogadores, ganhar jogos, mas também tentar que os jogadores joguem a um nível de excelência para que possam participar em jogos de excelência como são os da seleção nacional. É o meu propósito tentar que a nossa equipa faça um futebol que permita que as pessoas olhem para os nossos jogadores e os sintam valorizados e que depois dessa valorização entendam que eles estão ao nível de excelência para jogar na seleção nacional ".

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carlos-carvalhal-estamos-no-bom-caminho-12901788.html

Lipeste

"Não nos des­vi­a­re­mos da ges­tão es­cru­pu­lo­sa"

An­tó­nio Sal­va­dor tra­ça o ca­mi­nho a se­guir após resultados his­tó­ri­cos nas con­tas da SAD


Os mais de 22 mi­lhões de eu­ros de re­sul­ta­do lí­qui­do apre­sen­ta­dos no exer­cí­cio de 2019/20 da SAD per­mi­te aos mi­nho­tos en­ca­rar o fu­tu­ro com es­pe­ran­ça e am­bi­ção, mas An­tó­nio Sal­va­dor ga­ran­te que não irá mu­dar a es­tra­té­gia que tem se­gui­do. Num de­poi­men­to con­ce­di­do a Record, o pre­si­den­te do Sp. Bra­ga ga­ran­tiu que não irá "ul­tra­pas­sar a li­nha entre o in­ves­ti­men­to cons­ci­en­te e o aven­tu­ris­mo po­pu­lis­ta". "Não são es­tes resultados que nos des­vi­a­rão da es­tra­té­gia que temos se­gui­do nos úl­ti­mos anos - em dez épo­cas, a SAD só apre­sen­tou con­tas ne­ga­ti­vas em três. Vi­ve­mos tem­pos de in­cer­te­za devido à pandemia, não sa­be­mos o que o fu­tu­ro nos re­ser­va e, por is­so, tu­do o que fi­ze­mos e va­mos con­ti­nu­ar a fa­zer re­ge-se por uma es­cru­pu­lo­sa ges­tão fi­nan­cei­ra e des­por­ti­va", co­me­çou por re­fe­rir.

"Va­mos con­ti­nu­ar a ser com­pe­ti­ti­vos; va­mos con­ti­nu­ar a man­ter a qua­li­da­de das nos­sas equi­pas; va­mos man­ter es­ta cur­va as­cen­den­te de cres­ci­men­to na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal; mas tam­bém ire­mos con­ti­nu­ar a ter cau­te­las fi­nan­cei­ras e a não ul­tra­pas­sar a li­nha entre o in­ves­ti­men­to cons­ci­en­te e o aven­tu­ris­mo po­pu­lis­ta. Estamos a avan­çar com a cons­tru­ção da Ci­da­de Des­por­ti­va e is­so im­pli­ca um ób­vio in­ves­ti­men­to su­ple­men­tar. Mas estamos a apos­tar con­sis­ten­te­men­te no pre­sen­te e no fu­tu­ro do clu­be", acres­cen­tou.

Sal­va­dor des­ta­cou ain­da a per­ma­nen­te apos­ta na for­ma­ção, al­go que deu fru­tos re­cen­te­men­te com a ven­da de Trin­cão ao Barcelona. "Es­se pen­sa­men­to es­tá en­rai­za­do e tem si­do am­plamen­te de­mons­tra­do pe­la cons­tan­te apos­ta em jo­ga­do­res oriun­dos do ex­ce­len­te tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do na Ci­da­de Des­por­ti­va. Os ca­sos de Ne­to e Trin­cão são pa­ra­dig­má­ti­cos, mas há ou­tros miú­dos que vão ser ca­sos sé­ri­os. Hor­ni­cek, Da­vid Car­mo e Fran­cis­co Mou­ra já es­tão no plan­tel prin­ci­pal; Ro­dri­go Go­mes tem ape­nas 17 anos e já se es­tre­ou pe­la equi­pa prin­ci­pal", vin­cou.

em: https://www.pressreader.com/portugal/record-portugal/20201010/281964610186339

Lipeste

Al­mo­fa­da per­mi­tiu não ven­der ago­ra

An­tó­nio Sal­va­dor ex­pli­cou, de cer­to mo­do, por que ra­zão a SAD aca­bou por não re­a­li­zar ne­nhu­ma ven­da nes­te mercado de ve­rão, ten­do in­clu­si­ve re­jei­ta­do al­gu­mas pro­pos­tas por jo­ga­do­res. "Co­mo to­dos os clubes em Por­tu­gal, o Sp. Bra­ga apre­sen­ta um per­fil ven­de­dor.

Já o dis­se e re­pi­to que temos a im­pe­ri­al ne­ces­si­da­de de en­cai­xar, anu­al­men­te, cer­ca de 15 mi­lhões de eu­ros lí­qui­dos oriun­dos de ven­das, de for­ma a man­ter as con­tas no ver­de. A al­mo­fa­da fi­nan­cei­ra tra­zi­da da tem­po­ra­da pas­sa­da per­mi­tiu-nos, nes­ta fa­se, não pro­ce­der a ne­nhu­ma ven­da sig­ni­fi­ca­ti­va pa­ra 2020/21. Con­se­gui­mos man­ter a es­tru­tu­ra do plan­tel, apos­tan­do cla­ra­men­te na ver­ten­te com­pe­ti­ti­va", ex­pli­cou. "Mas, is­to não quer di­zer que, até ao fi­nal da tem­po­ra­da, não te­nha­mos de en­cai­xar os tais 15 mi­lhões de eu­ros lí­qui­dos", avi­sou.

em: https://www.pressreader.com/portugal/record-portugal/20201010/281977495088227