News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste


Carlos Carvalhal: «Eficácia foi a diferença»

Treinador do Sp. Braga e a goleada em Tondela


Carlos Carvalhal, técnico do Sp. Braga, estava satisfeito com o triunfo em Tondela (0-4).

"Não foi diferente do que fizemos com o Santa Clara, em que tivemos só baixa eficácia e isso foi a diferença para hoje, em que nas primeiras quatro situações fizemos logo três golos. Apesar da forte reação do Tondela na segunda parte, estivemos sempre equilibrados. Terminámos o jogo com o Moura, de 19 anos, e o Gomes de 17, e não sofremos golos. São dados importantes. E tínhamos adeptos à espera, reforçando a necessidade de abrir as portas em segurança", explicou.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/carlos-carvalhal-eficacia-foi-a-diferenca?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste


Rui Fonte homenageado em Tondela

Beirões entregam aos guerreiros uma camisola com o nome e número do avançado bracarense e a mensagem "volta rápido"




Rui Fonte continua a recuperar de lesão mas nem por isso deixou de ter destaque em Tondela, ainda antes do início da partida. Em nome dos beirões, o capitão Ricardo Alves entregou aos guerreiros uma camisola com o nome e número do avançado bracarense e a mensagem "volta rápido", dado que foi precisamente no Estádio João Cardoso que o jogador contraiu a rutura de ligamentos no joelho esquerdo, em julho.

Na altura, Rui Fonte saiu lesionado aos 67 minutos do jogo da penúltima jornada da Liga, sendo posteriormente operado, com o tempo de recuperação estimado em 6 meses.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/rui-fonte-homenageado-em-tondela?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

SC Braga constrói goleada em 22 minutos em Tondela

O SC Braga conquistou hoje os primeiros pontos na I Liga portuguesa de futebol, com uma goleada (4-0) em Tondela construída em 22 minutos, durante a primeira parte.

Os bracarenses, que tinham perdido os dois primeiros jogos, inauguraram o marcador aos 22, minutos, pelo defesa central Bruno Viana, e, em seis minutos, sentenciaram o encontro, com tentos do também brasileiro Galeno, aos 26, e Ricardo Horta, aos 29.

Galeno repetiria o feito, ainda no primeiro tempo, aos 43, fixando o resultado final, que ditou o terceiro jogo sem vencer para o Tondela, 17.º e penúltimo classificado, com um ponto.

A formação comandada por Carlos Carvalhal confirmou a superioridade na primeira parte, frente ao conjunto tondelense, que fez o primeiro remate à baliza de Matheus aos 36 minutos, pelo pé de Tomislav Strkalj, já os visitantes venciam por 3-0.

O avançado Paulinho teve oportunidade para ampliar a vantagem, pouco depois disso, aos 39, mas rematou por cima, enquanto o Tondela tentava visar a baliza bracarense, mas Salvador Agra atirou para as mãos de Matheus e, na recarga, Bebeto não acertou na baliza.

Aos 42 minutos, Babacar Niasse defendeu para canto uma investida de Paulinho e, na sequência deste lance, cobrado por Iuri Medeiros, Galeno 'bisou', com um remate de cabeça.

Na segunda parte, o Tondela 'cresceu' e conseguiu chegar à grande área do Sporting de Braga mais vezes criando alguns momentos de perigo (58, 68, 70 e 74 minutos) com remates de Ricardo Alves, Khacef, Soleymane Anne e novamente Khacef, respetivamente.

A controlar a vantagem, o Sporting de Braga recuou no terreno, mas conseguiu acercar-se da baliza anfitriã, nomeadamente por Paulinho (56), Castro (63) e Moura (75), que quase marcava no primeiro lance que protagonizou.

O Sporting de Braga lutou para fazer uma 'mão cheia' de golos, com André Horta (85) a rematar por cima da baliza e dois cabeceamentos seguidos de Carmo(87 e 88).

A última oportunidade para o Tondela reduzir, surgiu no tempo de compensação, quando o guarda-redes Matheus derrubou Soleymane Anne na grande área.

Na conversão da grande penalidade, Salvador Agra permitiu a defesa do guardião brasileiro, que também negou o tento ao ex-jogador dos bracarenses na recarga.

Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela.

Tondela – SC Braga, 0-4.

Ao intervalo: 0-4.

Marcadores:

0-1, Bruno Viana, 22 minutos.

0-2, Galeno, 26.

0-3, Ricardo Horta, 29.

0-4, Galeno, 43.

Equipas:

Tondela:
Babacar Niasse, Bebeto (Souleymane Anne, 66), Yohan Tavares, Ricardo Alves, Filipe Ferreira (Naoufel Khacef, 46), Jhon Murillo, Jaume Grau, Pedro Augusto, Salvador Agra, Tomislav Strkalj (Rafael Barbosa, 66) e João Pedro (Enzo Martinez, 46).

(Suplentes:
Pedro Trigueira, Jaquité, Ruben Fonseca, João Mendes, Abdel Medioub, Enzo Martinez, Naoufel Khacef, Rafael Barbosa e Souleymane Anne).

Treinador: Pako Ayestarán.

SC Braga:
Matheus, Ricardo Esgaio, Bruno Viana, David Carmo, Sequeira, Galeno (Moura, 77), Castro (João Novais, 77), Fransérgio (R. Gomes, 88), Iuri Medeiros (André Horta, 71), Ricardo Horta (Abel Ruiz , 88) e Paulinho.

(Suplentes:
Tiago Sá, Tormena, João Novais, Al Musrati, André Horta, R. Gomes, Schettine, Abel Ruiz e Moura).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bebeto (60 minutos).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido a pandemia de covid-19.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-constroi-goleada-em-22-minutos-em-tondela

Lipeste

Ketchup aberto ao melhor estilo minhoto

O futebol tem destas coisas. Depois de um massacre de pólvora seca frente ao Santa Clara, o SC Braga encontrou com qualidade - e facilidade - o caminho do golo em Tondela, conquistando o primeiro triunfo nesta edição da Liga NOS com uma exibição dominadora no Estádio João Cardoso (0x4).

Os minhotos realizaram uma primeira parte de alto nível e controlaram a confortável vantagem até ao final. O Tondela melhorou após o intervalo com uma mudança de sistema, mas os beirões precisam de sérias mudanças para evitarem sofrimento esta época.

Um rápido descalabro

O SC Braga apareceu com uma maior dimensão atacante para a partida. Carvalhal manteve a aposta num sistema de quatro defesas, com Iuri e Galeno nas alas, enquanto Fransérgio voltou ao centro do terreno para fazer dupla junto a André Castro. A partida até teve um início equilibrado e sem grandes lances ofensivos, mas, num instante, tudo viria a mudar.


André Castro esteve muito dinâmico no meio-campo

Num canto, os minhotos chegaram ao golo que procuravam desde a partida frente ao Santa Clara. O brasileiro Fransérgio desviou ao primeiro poste um cruzamento do pé esquerdo - saudades desta qualidade - de Iuri Medeiros, que permitiu a Bruno Viana, no seguimento, abrir o ativo. Tento que devolveu a tranquilidade à equipa de Carlos Carvalhal, que não ficou por aqui...

Sem justificação, o Tondela sentiu demasiado o golo e perdeu o norte, permitindo aos Arsenalistas soltarem-se no ataque. Após uma fantástica mudança de direção de Iuri, o talentoso Galeno fez a diferença com a sua velocidade e capacidade técnica para o 0x2, num remate muito bem colocado na sequência de um corte incompleto de Yohan.

O mesmo Yohan não ficou bem na fotografia poucos momentos mais tarde. Permitiu a fuga no espaço de Ricardo Horta a passe de Paulinho, com o mais velho da dupla de irmãos do plantel minhoto a cruzar e, depois, aparecer para finalizar um cruzamento rasteiro de Galeno. Muita dinâmica, qualidade e fome pelo golo do SC Braga no João Cardoso!

Quando o Tondela procurava finalmente estabilizar o jogo e chegar forte a zonas de finalização, os homens de Carlos Carvalhal voltaram a golpear as aspirações dos beirões. Niasse fez uma excelente defesa a remate de Paulinho, porém, no canto consequência desta jogada ficou mal na fotografia na tentativa de resposta a um cabeceamento de Galeno, que bisou no derradeiro capítulo final do primeiro tempo de sonho da sua equipa.

Sinais de alguma esperança

Com pouco a perder, Pako Ayestarán alterou a disposição tática da sua equipa ao intervalo e colocou os tondelenses a atuarem num 3x4x3, mexendo também em duas unidades. O conjunto da casa reagiu bem a estas mudanças e deu outra cara no segundo tempo, perante um SC Braga mais relaxado em campo.

Paulinho, após perda de Pedro Augusto, tentou surpreender o gigante Niasse num chapéu de longe, com a bola a passar muito perto da barra. Após este lance, os minhotos baixaram um pouco as suas linhas e Tondela ganhou outro ´peito` para o jogo: Strkalj - raro erro de Matheus -, Rafael Barbosa e Souleymane tiveram boas oportunidades para marcarem um tento que os beirões justificavam.

Este momento de algum fulgor caseiro terminou na reta final da partida e o SC Braga criou momentos atacantes de qualidade que podiam ter permitido a goleada ter outros nomes, sendo Niasse o responsável pelo manter o resultado em 0x4. Já na compensação, Matheus - desconcentrado ao longo do jogo - derrubou Souleymane na área minhota, mas redimiu-se com defesa ao remate de Salvador Agra.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=299054

Lipeste

Tondela-Sp.Braga, 0-4 (crónica)

Foi a todo o gás e com vontade de somar os primeiros pontos desta época que o Sp. Braga entrou para dentro das quatro linhas. Uma atuação bem contrastante com a do Tondela, que entrou muito desinspirado e pouco fez durante todo o encontro.

Apesar do frio que se fazia sentir, o motor do Braga demorou pouco a aquecer e a intensidade da equipa do Minho rapidamente se fez sentir. Aos poucos o conjunto comandado por Carlos Carvalhal foi-se superiorizando ao adversário e aos 22 minutos surgiu o primeiro golo do encontro. Canto batido por Iuri Medeiros, Paulinho desvia ao primeiro poste e Bruno Viana só teve de encostar ao segundo poste.

Estava feito o mais difícil. A partir deste momento o Braga colocou o pé no acelerador e nunca mais abrandou. Um autêntico atropelo que o Tondela sofreu a partir daí.

Três minutos depois do primeiro golo, aos 25, Galeno de fora da área, rematou em jeito e deixou Niasse no chão sem hipótese de impedir o seu primeiro tento no encontro.

Só continuava a dar Braga e como não há dois sem três, foi outra vez o extremo brasileiro que agitou as águas. Galeno assistiu para Ricardo Horta fazer o 0-3 para a equipa visitante. Metade do primeiro tempo jogado e o Braga mostrava-se implacável e destemido a colocar um ponto final nos jogos sem vencer.

Os minhotos não mostravam sinais nem intenções de querer abrandar o ritmo e continuavam uma autêntica locomotiva. Ainda antes do apito final da primeira parte, Galeno voltou a apontar mais um tento, desta vez de cabeça, depois de um canto batido por Iuri Medeiros.

Ao intervalo, Pako Ayestarán, treinador do Tondela, tentou mudar o paradigma do encontro e apostou no setor mais defensivo, que até ao momento estava a ter uma noite para esquecer.

Mohamed Khacef e Enzo Martinez estrearam-se pelos auriverdes e deram uma nova alma à última linha beirã. Na segunda metade o Tondela já apareceu de cara lavada e conseguiu equilibrar mais o jogo.

Aos 66 minutos o técnico espanhol voltou a mexer e foi a vez de mexer no ataque. Entrou Rafael Barbosa e Souleymane Anne, que também assinalou hoje a sua estreia. O avançado mauritano acabou mesmo por criar uma das hipóteses de maior perigo para o lado do Tondela, mas sem sucesso.

Na segunda parte o Braga acabou mesmo por abrandar e geriu o resultado de forma tranquila e segura. Nota para a atitude demonstrada na segunda metade por parte da equipa beirã, que melhorou razoavelmente a qualidade de jogo apresentada nos primeiros 45 minutos.

Babacar Niasse que estava a ter uma noite para esquecer, na segunda parte veio a ser um dos homens em destaque na formação beirã, ao negar várias chances claras de golo ao Braga.

O jogo não acabou sem um penálti a favor do Tondela, mas que Matheus defendeu de forma imperiosa e negou assim o golo a Salvador Agra, aquele que ia ser o único tento da equipa beirã no encontro.

Com esta vitória o Braga soma os primeiros pontos da temporada e terminadcom a sequência de dois jogos a perder no arranque da Liga.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/jogos-hoje/tondela-sp-braga-0-4-cronica

Lipeste

Tondela-Sp.Braga, 0-4 (destaques)

A FIGURA: Galeno

A noite de Galeno


Uma noite memorável do extremo brasileiro. Dois golos e uma assistência. Galeno foi a figura em destaque no ataque bracarense com uma exibição muito segura e muito bem conseguida.

O MOMENTO:
Matheus nega golo de penálti a Salvador Agra, 90+5 minutos


A um minuto do final o Tondela beneficia de uma grande penalidade e vê aqui a melhor hipótese para somar um ponto de honra no encontro. Contudo, foi Matheus quem levou a melhor sobre Salvador Agra ao defender o penálti.

OUTROS DESTAQUES:

Jaume Grau

Foi um dos jogadores mais interventivos na formação beirã. Disse presente no meio campo. Distribui bem o jogo e ajudou no setor defensivo, tornando-se no quinto elemento da defesa beirã

Niasse

Depois de uma primeira parte desastrosa, onde sofreu quatro golos, foi o guardião do Tondela quem impediu que o Braga dilatasse o marcador na segunda parte. Várias saídas dos postes e defesas bastante consistentes.

Iuri Medeiros

Bateu o canto do primeiro golo e assistiu Galeno no quarto golo do Braga. De forma subtil foi criando oportunidades para a sua equipa e acabou por destabilizar a defensiva beirã por diversas vezes.

Ricardo Horta

Foi pelo flanco esquerdo do ataque bracarense que foram surgindo as melhores oportunidades de golo. Aos 28 minutos ainda fez o gosto ao pé. Depois de um passe de Galeno

Bruno Viana

Uma exibição defensiva segura presenteada com um golo. O central do Braga teve uma exibição consistente e acabou por ser feliz no ataque.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/03-10-2020/tondela-sp-braga-0-4-destaques

Lipeste

Carvalhal: «Este jogo não foi diferente do que fizemos com o Santa Clara»

Treinador do Sp. Braga analisou o triunfo robusto frente ao Tondela

Rafael Santos

Declarações do treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, na conferência de imprensa após a vitória com o Tondela, por 4-0, em jogo da terceira jornada da Liga:

«Na minha opinião, o jogo não foi diferente do que fizemos com o Santa Clara. Hoje [sábado] os níveis de eficácia foram maiores, conseguimos, se calhar, nas primeiras quatro situações de golo fazer três golos e, depois, ainda temos mais uma oportunidade clara e acabámos por fazer o quarto.

Na segunda parte a eficácia já não foi tão boa, apesar de termos criado oportunidade.

Conseguimos uma vitória boa, robusta, que nos moraliza e não sofremos golos que é uma coisa importante na nossa equipa, porque, no fundo, queremos que a equipa esteja permanentemente equilibrada.

Não demos muitas hipóteses, apesar da forte reação do Tondela na segunda parte e de uma ou outra situação de perigo que, realmente, tiveram, a equipa esteve sempre equilibrada da nossa parte.

O meu agradecimento aos muitos adeptos que estavam à nossa espera, para nos apoiar. Vieram aqui e isso também reforça a necessidade de abrir as portas aos adeptos, evidentemente com segurança, porque as pessoas estão ávidas de futebol.

No caso dos adeptos do Sporting Clube de Braga estiveram aqui em bom número, antes do jogo a apoiarem-nos, e vieram aqui só para nos apoiar e voltaram outra vez para casa.

Espero que amanhã haja a possibilidade de abrir a porta e ter alguns adeptos dentro do estádio já que, parece-me a mim, estas experiências, este fim de semana, foram bem-sucedidas.

[Sobre o encerramento do mercado de transferências, na terça-feira] Nós sabemos que os nossos jogadores são muito cobiçados. A partir de terça-feira vamo focar-nos todos no Sp. Braga e vamos definitivamente arrancar com toda a gente focada para uma excelente época e animar o campeonato".

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/liga/carvalhal-este-jogo-nao-foi-diferente-do-que-fizemos-com-o-santa-clara

rpo.castro

Expectativa por Fábio Abreu

Por Pascoal Sousa

Com o mercado a caminhar para o fecho, a saída de Fábio Abreu parece estar em contagem decrescente. O SC Braga é um dos interessados no ponta de lança angolano, mas só se Paulinho for transferido.

Da mesma forma, o Moreirense só contratará uma alternativa se Fábio Abreu sair e a escolha já está feita: Daniel dos Anjos, 24 anos, do Benfica B entrará imediatamente para o ataque mal um pretendente dê aos cónegos os valores pedidos por Fábio Abreu.

Para reforçar o ataque chega seguramente William, ex-Al-Faisaly, que é aguardado nas próximas horas.

A BOLA
Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste

Beirões homenageiam Rui Fonte

Momento simbólico, mas carregado de emoção antes do apito inicial do Tondela-SC Braga, quando Ricardo Alves ofereceu a Ricardo Esgaio uma camisola do Tondela com o número 17 e com o nome de Rui Fonte estampado nas costas.

Foi precisamente no Estádio João Cardoso que o avançado dos arsenalistas se lesionou com gravidade, a 20 de julho, na partida  da 33.ª jornada que os auriverdes venceram por 1-0, golo de Yohan Tavares. Rui Fonte magoou-se num lance com Tiago Almeida, teve de sair de maca e o terrível diagnóstico foi conhecido um dia depois: lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo. O avançado foi operado e atravessa agora um período de recuperação nunca inferior a seis meses.

Um gesto bonito, pois, que deixou sensibilizados os guerreiros do Minho e, com toda a certeza, Rui Fonte.

em: https://www-abola-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.abola.pt/amp/noticias/ver/862899?usqp=mq331AQFKAGwASA%3D&amp_js_v=0.1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.abola.pt%2Fnnh%2F2020-10-04%2Fbeiroes-homenageiam-rui-fonte%2F862899

Lipeste

CD Tondela 0-4 SC Braga: "Chapa quatro" assegura primeira vitória bracarense

A CRÓNICA – NÃO HÁ FOME QUE NÃO DÊ EM FARTURA E QUE O DIGA O CD TONDELA


A noite fria de Tondela foi palco do encontro entre a equipa da casa e o SC Braga, num jogo ao qual as duas formações chegavam sem terem ainda provado o sabor da vitória na atual edição da Liga Portuguesa.

O primeiro momento de perigo surgiu pouco depois da marca dos dez minutos, para a formação bracarense. Na sequência de um bom trabalho de Paulinho, Galeno cruzou para a entrada da área, onde Iuri Medeiros apareceu e finalizou, mas sem sucesso. Todavia, a oportunidade seguinte já teve a conclusão desejada. Na sequência de um pontapé de canto, Bruno Viana apareceu isolado ao segundo poste e, após um desvio inicial, encostou perto da linha de golo. Estava inaugurado o marcador a favor do Braga.

O domínio dos bracarenses era evidente e aproveitaram-no para aumentar a vantagem. Uma bela entrada de Galeno pelo corredor direito só terminou quando o brasileiro fletiu para o meio e finalizou, batendo Niasse. O ímpeto do Braga não parou por aqui e fizeram de pronto o terceiro, desta vez com Galeno a assistir e Ricardo Horta a finalizar no centro da área. Três golos sem resposta antes da meia hora!

O jogo passou por uma fase mais adormecida, mas a três minutos do intervalo Paulinho testou a atenção de Niasse, com o guardião senegalês a defender para canto. Ora, na sequência desse canto, Galeno voltou a fazer mexer o placar: uma vez mais, um jogador bracarense apareceu isolado ao segundo poste e só teve de cabecear para levar os homens de Carlos Carvalhal para o intervalo com uma vantagem de quatro golos sem resposta.

Na segunda parte, o CD Tondela apareceu por algumas vezes (e com perigo) junto da área do Braga. A oportunidade de maior evidência surgiu ao minuto 70, quando Souley (entrado minutos antes) cortou da direita para o meio e rematou de pé esquerdo, rente ao poste da baliza de Matheus. A resposta do Braga foi perentória e surgiu por Francisco Moura, primeiro, e André Horta, depois, mas nenhuma das oportunidades foi finalizada com sucesso.

Já depois do minuto 90, Matheus cometeu penálti sobre Souley. Contudo, redimiu-se ao defender a conversão de Salvador Agra. O resultado ficou fixado em 0-4, valendo ao Braga a grande primeira parte que protagonizou. Do lado do Tondela, há muito a melhorar para o longo campeonato que ainda tem pela frente.

A FIGURA

Wenderson Galeno –
Que exibição do extremo brasileiro! Com dois golos apontados e ainda uma assistência feita, foi o materializador de que o Braga vinha precisando nos dois primeiros jogos do campeonato. Sempre encostado à ala esquerda, mostrou-se muito ao jogo e não deu um segundo de descanso a Bebeto, que não foi capaz de lidar com o brasileiro.

O FORA DE JOGO

Primeira parte do CD Tondela – Em duas palavras: um desastre. Depois de uma entrada muito fraca, a resposta a cada golo adversário não surgiu e, com o avolumar do resultado, ficou impossível reentrar na discussão do jogo. Com um ponto em três jogos, Pako Ayestaran tem muito em que trabalhar para levar a formação beirã a "bom porto".

ANÁLISE TÁTICA – CD TONDELA

Dispostos em 4-3-3, os tondelenses demonstraram grandes debilidades durante todo o encontro. A defender, nunca conseguiram travar o veloz e tecnicista ataque adversário; a atacar, não foram capazes de incomodar a linha recuada do Braga. Uma exibição muito pobre da equipa beirã.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Babacar Niasse (4)
Bebeto (3)
Yohan Tavares (4)
Ricardo Alves (4)
Filipe Ferreira (4)
Jaume Grau (5)
Pedro Augusto (4)
João Pedro (5)
Jhon Murillo (4)
Salvador Agra (4)
Tomislav Strkalj (4)

SUBS UTILIZADOS

Enzo Martinez (4)
Mohamed Khacef (5)
Rafael Barbosa (5)
Souley (5)

ANÁLISE TÁTICA – SC BRAGA

Organizados num aparente 4-2-3-1 (a defender), a equipa desdobrava-se em 3-4-3 no momento ofensivo. Estas mudanças e trocas de posições constantes baralharam a defesa caseira e deram frutos durante todo o encontro, com especial relevo durante a primeira parte.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Matheus (7)
Ricardo Esgaio (7)
Bruno Viana (7)
David Carmo (7)
Nuno Sequeira (7)
Fransérgio (7)
André Castro (7)
Wenderson Galeno (9)
Ricardo Horta (8)
Iuri Medeiros (6)
Paulinho (7)

SUBS UTILIZADOS

André Horta (6)
João Novais (6)
Francisco Moura (6)
Abel Ruiz (-)
Rodrigo Gomes (-)

BnR NA CONFERÊNCIA

SC Braga


BnR – O Galeno foi hoje titular e fez uma exibição incrível. Será ele opção mais regular daqui para a frente?

Carlos Carvalhal – Isso veremos no futuro. O Galeno começou muito mais tarde a época, jogou pouco com o FC Porto pouco tempo e no último jogo já entrou 45 minutos. Há outras situações idênticas, como o Horta, o Paulinho e o Schettine, que passaram todos por problemas físicos, mas vamos precisar da equipa toda a cem por cento, sobretudo quando começarem os jogos da Liga Europa.

CD Tondela

BnR – Depois de dois jogos com resultados equilibrados, o Tondela cai hoje com estrondo. O que tem de mudar para que a época seja mais tranquila do que a última?

Pako Ayestaran – Nos dois jogos anteriores demos uma boa imagem, fomos competitivos. Hoje tivemos pela frente uma grande equipa, que posiciona muitos jogadores por dentro e foi por aí que se superiorizaram. Na segunda parte mudamos o sistema e colocamos também jogadores por dentro, como o Rafael Barbosa, e aí já fomos mais capazes de controlar o Braga.

em:
https://bolanarede.pt/nacional/clubesportugueses/cd-tondela-0-4-sc-braga-chapa-quatro-assegura-primeira-vitoria-bracarense/

Lipeste

Furacão Braga 'varre' Tondela

O SC Braga conquistou hoje os primeiros pontos na I Liga portuguesa de futebol, com uma goleada (4-0) em Tondela construída em 22 minutos, durante a primeira parte.

Os bracarenses, que tinham perdido os dois primeiros jogos, inauguraram o marcador aos 22, minutos, pelo defesa central Bruno Viana, e, em seis minutos, sentenciaram o encontro, com tentos do também brasileiro Galeno, aos 26, e Ricardo Horta, aos 29.

Galeno repetiria o feito, ainda no primeiro tempo, aos 43, fixando o resultado final, que ditou o terceiro jogo sem vencer para o Tondela, 17.º e penúltimo classificado, com um ponto.

A formação comandada por Carlos Carvalhal confirmou a superioridade na primeira parte, frente ao conjunto tondelense, que fez o primeiro remate à baliza de Matheus aos 36 minutos, pelo pé de Tomislav Strkalj, já os visitantes venciam por 3-0.

O avançado Paulinho teve oportunidade para ampliar a vantagem, pouco depois disso, aos 39, mas rematou por cima, enquanto o Tondela tentava visar a baliza bracarense, mas Salvador Agra atirou para as mãos de Matheus e, na recarga, Bebeto não acertou na baliza.

Aos 42 minutos, Babacar Niasse defendeu para canto uma investida de Paulinho e, na sequência deste lance, cobrado por Iuri Medeiros, Galeno 'bisou', com um remate de cabeça.

Na segunda parte, o Tondela 'cresceu' e conseguiu chegar à grande área do Sporting de Braga mais vezes criando alguns momentos de perigo (58, 68, 70 e 74 minutos) com remates de Ricardo Alves, Khacef, Soleymane Anne e novamente Khacef, respetivamente.

A controlar a vantagem, o SC Braga recuou no terreno, mas conseguiu acercar-se da baliza anfitriã, nomeadamente por Paulinho (56), Castro (63) e Moura (75), que quase marcava no primeiro lance que protagonizou.

O Sporting de Braga lutou para fazer uma 'mão cheia' de golos, com André Horta (85) a rematar por cima da baliza e dois cabeceamentos seguidos de Carmo(87 e 88).

A última oportunidade para o Tondela reduzir, surgiu no tempo de compensação, quando o guarda-redes Matheus derrubou Soleymane Anne na grande área.

Na conversão da grande penalidade, Salvador Agra permitiu a defesa do guardião brasileiro, que também negou o tento ao ex-jogador dos bracarenses na recarga.

Destaque para a estreia, aos 88 minutos, do jovem vila-verdense Rodrigo Gomes, de apenas 17 anos, no plantel dos guerreiros do Minho.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela.

Tondela – SC Braga, 0-4.

Ao intervalo: 0-4.

Marcadores:

0-1, Bruno Viana, 22 minutos.

0-2, Galeno, 26.

0-3, Ricardo Horta, 29.

0-4, Galeno, 43.

Equipas:

– Tondela:
Babacar Niasse, Bebeto (Souleymane Anne, 66), Yohan Tavares, Ricardo Alves, Filipe Ferreira (Naoufel Khacef, 46), Jhon Murillo, Jaume Grau, Pedro Augusto, Salvador Agra, Tomislav Strkalj (Rafael Barbosa, 66) e João Pedro (Enzo Martinez, 46).

(Suplentes:
Pedro Trigueira, Jaquité, Ruben Fonseca, João Mendes, Abdel Medioub, Enzo Martinez, Naoufel Khacef, Rafael Barbosa e Souleymane Anne).

Treinador: Pako Ayestarán.

 – SC Braga:
Matheus, Ricardo Esgaio, Bruno Viana, David Carmo, Sequeira, Galeno (Moura, 77), Castro (João Novais, 77), Fransérgio (R. Gomes, 88), Iuri Medeiros (André Horta, 71), Ricardo Horta (Abel Ruiz , 88) e Paulinho.

(Suplentes:
Tiago Sá, Tormena, João Novais, Al Musrati, André Horta, R. Gomes, Schettine, Abel Ruiz e Moura).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bebeto (60 minutos).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido a pandemia de covid-19.

em:
https://ominho.pt/furacao-braga-varre-tondela/

Lipeste


"O meu agradecimento aos muitos adeptos que estavam à nossa espera"
Carlos Carvalhal


Declarações após o jogo entre Tondela e SC Braga, da terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no sábado, em Tondela e que terminou com a vitória dos bracarenses, por 4-0:

– Carlos Carvalhal (Treinador do SC Braga):
"Na minha opinião, o jogo não foi diferente do que fizemos com o Santa Clara. Hoje os níveis de eficácia foram maiores, conseguimos, se calhar, nas primeiras quatro situações de golo fazer três golos e, depois, ainda temos mais uma oportunidade clara e acabámos por fazer o quarto.

Na segunda parte a eficácia já não foi tão boa, apesar de termos criado oportunidade.

Conseguimos uma vitória boa, robusta, que nos moraliza e não sofremos golos que é uma coisa importante na nossa equipa, porque, no fundo, queremos que a equipa esteja permanentemente equilibrada.

Não demos muitas hipóteses, apesar da forte reação do Tondela na segunda parte e de uma ou outra situação de perigo que, realmente, tiveram, a equipa esteve sempre equilibrada da nossa parte.

O meu agradecimento aos muitos adeptos que estavam à nossa espera, para nos apoiar. Vieram aqui e isso também reforça a necessidade de abrir as portas aos adeptos, evidentemente com segurança, porque as pessoas estão ávidas de futebol.

No caso dos adeptos do Braga estiveram aqui em bom número, antes do jogo a apoiarem-nos, e vieram aqui só para nos apoiar e voltaram outra vez para casa.

Espero que amanhã haja a possibilidade de abrir a porta e ter alguns adeptos dentro do estádio já que, parece-me a mim, estas experiências, este fim de semana, foram bem-sucedidas.

[Sobre o encerramento do mercado de transferências, na terça-feira] Nós sabemos que os nossos jogadores são muito cobiçados. A partir de terça-feira vamo-nos focar todos no Braga e vamos definitivamente arrancar com toda a gente focada para uma excelente época e animar o campeonato".

– Pako Ayestarán (Treinador do Tondela):
"Nenhum treinador espera perder o jogo de início e muito menos perder por quatro golos na primeira parte.

No primeiro tempo [os jogadores do Sporting de Braga] foram muito superiores a nós.

Nos dois jogos anteriores demos uma boa imagem, fomos muito competitivos e hoje tínhamos pela frente uma grande equipa, uma equipa que fez uma grande exibição na primeira parte.

Pensámos que na primeira parte conseguíamos controlar as alas, porque sabíamos que eles posicionam muitos jogadores por dentro (...) mas não fomos capazes e, no segundo tempo, com a mudança de sistema (...) controlámos melhor o jogo e tivemos as nossas oportunidades, mas não fizemos golo.

Prefiro esquecer [os primeiros 45 minutos], porque quando se faz um primeiro tempo como este todos temos algo para analisar, e o primeiro sou eu. Há que aprender com o que aconteceu, mas principalmente esquecer, porque nós não somos a equipa que jogou na primeira parte, somos mais o que fizemos no segundo tempo também.

A agressividade não vem só com um jogador. A equipa tem de conseguir que as bolas cheguem no momento adequado ao lugar adequado".

em:https://ominho.pt/o-meu-agradecimento-aos-muitos-adeptos-que-estavam-a-nossa-espera/


Lipeste

Suspense com Paulinho até ao fim
Por Pascoal Sousa

Hoje, no resto da Europa, e amanhã, em Portugal, fecha-se a janela de transferências de verão com Paulinho ainda na iminência de sair.

Como A BOLA deu conta, o Sporting é, desde há muito tempo, o grande interessado no goleador e conta fazer encaixes suficientes para investir na compra dos direitos económicos de Paulinho - ou pelo menos parte deles. Salvador colocou a bitola elevada - 30 milhões de euros -, mas admite-se que em face do atual quadro pandémico um negócio um pouco abaixo daquele valor não será de desprezar. Em Inglaterra e Itália há também equipas interessadas, mas nenhuma parece disposta a investir o que o presidente bracarense pede.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-10-05/sc-braga-suspense-com-paulinho-ate-ao-fim/863017/471

Lipeste

GA­LE­NO RE­SIS­TIU AO AS­SÉ­DIO GRE­GO

Es­te­ve na mi­ra de clu­bes como o Olym­pi­a­cos, su­pe­rou pro­ble­mas fí­si­cos e vol­tou a bri­lhar


Ga­le­no vi­veu, em Ton­de­la, a sua pri­mei­ra gran­de noi­te ao ser­vi­ço do Sp. Bra­ga na pre­sen­te tem­po­ra­da. Au­tor de dois go­los e uma as­sis­tên­cia, o bra­si­lei­ro foi o ho­mem do jo­go e re­cupe­rou uma au­ra de figura ar­se­na­lis­ta que ain­da não ti­nha apre­sen­ta­do em 2020/21, de­pois de ter si­do um dos jo­ga­do­res mais in­flu­en­tes du­ran­te a cam­pa­nha tran­sa­ta. Um tra­je­to que des­per­tou o in­te­res­se de vá­ri­os clu­bes ao lon­go do defeso e, de res­to, Ga­le­no es­te­ve na mi­ra de vá­ri­os clu­bes, en­tre eles o Olym­pi­a­cos.

Sa­be o nos­so jor­nal que o em­ble­ma de Ate­nas, ori­en­ta­do por Pe­dro Mar­tins, ten­tou a con­tra­ta­ção do ca­mi­so­la 90 do Sp. Bra­ga ain­da an­tes de ter avan­ça­do pa­ra a aqui­si­ção de Bru­ma, tor­na­da ofi­ci­al nos úl­ti­mos di­as. A re­sis­tên­cia a es­te as­sé­dio do mer­ca­do an­dou de bra­ço da­do com um tra­ba­lho es­pe­cí­fi­co e cri­te­ri­o­so du­ran­te a pré-tem­po­ra­da e mes­mo nas pri­mei­ras se­ma­nas da épo­ca ofi­ci­al. É que Ga­le­no re­gres­sou das fé­ri­as, no Bra­sil, com ma­ze­las fí­si­cas e per­deu al­gum tem­po em re­la­ção aos res­tan­tes com­pa­nhei­ros na pre­pa­ra­ção de 2020/21, daí uma apos­ta cau­te­lo­sa no jo­ga­dor nos dois pri­mei­ros jo­gos.

A exi­bi­ção em Ton­de­la sus­ten­ta a con­fi­an­ça de­po­si­ta­da pe­la equi­pa téc­ni­ca, con­vic­ta de que Ga­le­no é um jo­ga­dor mui­to im­por­tan­te no 3x4x3 e po­de, por cer­to, en­ca­rar o futuro pró­xi­mo com mai­or do­se de am­bi­ção. É que após a pa­ra­gem pa­ra as se­le­ções vol­ta­rá a Liga e ar­ran­ca­rá a cam­pa­nha na Liga Eu­ro­pa.


em: https://www.pressreader.com/portugal/record-portugal/20201005/282394106905573

Lipeste

Que assim seja:

CARVALHAL RENDIDO AOS ALAS DE RAIZ

Iu­ri Medeiros e Ga­le­no con­ven­ce­ram o téc­ni­co e, pe­la pri­mei­ra vez, nes­ta épo­ca, fo­ram ti­tu­la­res. Em Ton­de­la, o ata­que ga­nhou efi­cá­cia e di­na­mis­mo, ace­le­ran­do pa­ra uma go­le­a­da

Adap­ta­ções de Fran­sér­gio e Fran­cis­co Mou­ra à po­si­ção de ex­tre­mo pas­sa­ram pa­ra se­gun­do pla­no. No no­vo de­se­nho tá­ti­co do Bra­ga (4x2x3x1), Ri­car­do Hor­ta sur­giu ain­da nas cos­tas do pon­ta de lan­ça Pau­li­nho


Su­plen­tes uti­li­za­dos nas du­as pri­mei­ras ron­das da li­ga, fren­te ao FC Por­to e San­ta Cla­ra, Iu­ri Medeiros e Ga­le­no con­quis­ta­ram por fim Car­los Carvalhal e ali­nha­ram de iní­cio em Ton­de­la, tor­nan­do-se fun­da­men­tais na cons­tru­ção da pri­mei­ra vi­tó­ria da épo­ca, em for­ma de go­le­a­da (0-4). O pri­mei­ro es­te­ve na gé­ne­se dos re­ma­tes cer­tei­ros de Bru­no Vi­a­na e Ga­le­no (dois); já o bra­si­lei­ro, pa­ra além do bis que ano­tou, ain­da as­sis­tiu Ri­car­do Hor­ta pa­ra o ter­cei­ro go­lo dos bra­ca­ren­ses. Com o mes­mo Ri­car­do Hor­ta des­vi­a­do pa­ra a po­si­ção 10, de mo­do a atu­ar nas cos­tas do pon­ta de lan­ça Pau­li­nho, en­qua­dra­do num es­que­ma em 4x2x3x1, o ata­que apre­sen­tou de iní­cio, pe­la pri­mei­ra vez, nes­ta tem­po­ra­da, dois ex­tre­mos pu­ros e a equi­pa saiu a ga­nhar es­pe­ci­al­men­te­no apro­vei­ta­men­to das opor­tu­ni­da­des cri­a­das, co­mo re­co­nhe­ce­ria, no fi­nal, o pró­prio trei­na­dor dos ar­se­na­lis­tas.

"A gran­de di­fe­ren­ça [pa­ra os jo­gos an­te­ri­o­res] es­te­ve na efi­cá­cia", co­men­tou.

Pa­ra trás, fi­ca­ram os de­se­nhos tá­ti­cos em 3x4x3 (con­tra oFCPor­to)e4x3x3 (di­an­te do San­ta Cla­ra), com adap­ta­ções pou­co con­vin­cen­tes à po­si­ção de ex­tre­mo. No Dragão, Fran­sér­gio sur­giu so­bre a di­rei­ta, en­quan­to na re­ce­ção ao San­ta Cla­ra, se­ria Fran­cis­co Mou­ra, um la­te­ral-es­quer­do, a ten­tar des­bra­var ca­mi­nho pe­lo flan­co ca­nho­to do ata­que. Ex­pe­ri­ên­ci­as ou não, a ver­da­de é que não vin­ga­ram den­tro do que se­ria ex­pec­tá­vel, ao pon­to de Mou­ra ter si­do até o pri­mei­ro jo­ga­dor a ser subs­ti­tuí­do (lo­go ao in­ter­va­lo) na par­ti­da com os aço­ri­a­nos, dan­do o lu­gar en­tão a Ga­le­no. Já no mi­o­lo do mei­o­cam­po, de­sa­pa­re­ce­ram Al Mus­ra­ti e An­dré Hor­ta, co­mo pri­mei­ras op­ções, em fun­ção do re­cuo no ter­re­no de Fran­sér­gio e da en­tra­da de An­dré Cas­tro. A es­treia na fa­se de gru­pos da Li­ga Eu­ro­pa, fren­te ao AEK, apro­xi­ma-se (se­rá a 22 de ou­tu­bro) e o mais cer­to é que Carvalhal re­pli­que a no­va ar­ru­ma­ção do­sar se­na lis­tas.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201005/282179358540823

Lipeste

Pau­li­nho: sus­pen­se po­de du­rar até ama­nhã

SAD tem al­vos de­fi­ni­dos pa­ra com­pen­sar a saí­da do avan­ça­do no fe­cho do mer­ca­do


A con­tra­ta­ção de um avan­ça­do po­de­rá tor­nar-se nu­ma pri­o­ri­da­de pa­ra o Bra­ga nas úl­ti­mas ho­ras do mer­ca­do de trans­fe­rên­ci­as de ve­rão (en­cer­ra ama­nhã). Co­bi­ça­do pe­lo Spor­ting e por clu­bes in­gle­ses, Pau­li­nho pa­re­ce es­tar na por­ta de saí­da, mas não par­ti­rá a qual­quer pre­ço, sen­do in­ten­ção da so­ci­e­da­de des­por­ti­va ne­go­ciá-lo por um va­lor a ron­dar 20 mi­lhões de eu­ros. Se a trans­fe­rên­cia avan­çar, os bra­ca­ren­ses tra­ta­rão de as­se­gu­rar ou­tro pon­ta de lan­ça, estando re­fe­ren­ci­a­das vá­ri­as al­ter­na­ti­vas.

Mais di­fí­cil se­rá o cen­tral Lu­cas Ve­rís­si­mo, ago­ra igual­men­te nos pla­nos do FC Por­to [ler pá­gi­nas 20-21]. De­pois de ter vis­to re­jei­ta­da uma pro­pos­ta de cer­ca de 4,8 mi­lhões de eu­ros pe­lo de­fe­sa bra­si­lei­ro, a so­ci­e­da­de des­por­ti­va che­gou à fas­quia dos cin­co mi­lhões e, mais uma vez, o San­tos de­cli­nou a ofer­ta dos mi­nho­tos, dei­xan­do bem cla­ro, con­for­me re­por­tou o jor­nal "A Tri­bu­na", que não acei­ta ne­go­ci­ar por me­nos de 6,5 mi­lhões. Se­me­lhan­te ver­ba da­rá pa­ra co­brir as dí­vi­das com que se de­ba­te atu­al­men­te o clu­be de São Pau­lo. Re­fe­ren­ci­a­do há al­gum tem­po pe­lo Ben­fi­ca, Ve­rís­si­mo tam­bém es­tá no ra­dar do Ro­ma, do téc­ni­co por­tu­guês Pau­lo Fon­se­ca.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201005/282187948475415

Lipeste

47,06%

FOI A PER­CEN­TA­GEM DE EFI­CÁ­CIA DO BRA­GA NA FI­NA­LI­ZA­ÇÃO, DI­AN­TE DO TON­DE­LA. DE UM TO­TAL DE 17 RE­MA­TES, OI­TO FO­RAM À BA­LI­ZA

em:
https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201005/282196538410007

Lipeste


Mário Rui está impedido de viajar e Fernando Santos chama outro lateral-esquerdo à Seleção

Sequeira, defesa do Sp. Braga, convocado pela primeira vez


Nuno Sequeira foi este domingo convocado por Fernando Santos para os trabalhos da Seleção Nacional tendo em vista os encontros diante da Espanha (particular), França e Suécia, entre dois últimos a contar para a Liga das Nações.

A chamada do lateral-esquerdo do Sporting de Braga deve-se à impossibilidade de Mário Rui, defesa do Nápoles, de sair de Itália, devido ao surto de Covid-19 que atualmente atinge o plantel da equipa transalpina - que hoje não entrou em campo diante da Juventus pelos mesmos motivos.

em: https://www.record.pt/futebol/selecoes/detalhe/sequeira-convocado-por-fernando-santos-para-os-jogos-frente-a-espanha-franca-e-suecia?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Sequeira rende Mário Rui na seleção nacional

Nuno Sequeira foi o escolhido por Fernando Santos para substituir Mário Rui na convocatória para o jogo amigável com Espanha e os jogos da Liga das Nações com França e Suécia.

O lateral do Nápoles está impedido de sair de Itália devido ao surto de Covid-19 que atingiu o plantel Azzurri e permite assim a estreia de Sequeira, que se passa a ser o único representante do Braga na lista de convocados.

Recorde-se que a equipa das quinas tem o primeiro duelo, frente a Espanha, agendado para 7 de outubro, seguindo-se os dois duelos da Liga das Nações, a 11 e 14 de outubro, diante de França e Suécia.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=299195