News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

desporto.sapo.pt

Sporting sofreu (e muito) para sair de Braga com os três pontos

A jogar com dez elementos desde os 18 minutos, o líder do campeonato conseguiu marcar aos 81'.

O Sporting venceu, este domingo, o SC Braga por 1-0 no encontro da 29.ª jornada do campeonato português. O atual líder conseguiu somar a segunda vitória nos últimos cinco jogos, dando mais fôlego pontual (7 de vantagem) face ao principal adversário, FC Porto, que joga amanhã em Moreira de Cónegos.

O único golo da vitória leonina foi apontado aos 81 minutos.

O conjunto 'verde e branco' somou assim o segundo triunfo nos derradeiros cinco jogos, e ambos com grande dificuldade, no reduto do Farense (1-0) e agora em Braga (1-0). A equipa de Alvalade soma ainda três empates, dois em Alvalade, com Famalicão (1-1) e Belenenses SAD (2-2), e um fora, em Moreira de Cónegos (1-1).

Quanto aos onzes, Rúben Amorim (nas bancada a cumprir castigo) fez duas alterações no onze comparativamente ao empate diante do Belenenses. Feddal entrou para o lugar de Matheus Reis e, no ataque, Nuno Santos rendeu Tiago Tomás. Do lado da equipa da casa, o técnico Carlos Carvalhal repetiu a equipa inicial que venceu o Boavista na última jornada.

Balde de água fria para o Sporting logo aos 18 minutos com a expulsão de Gonçalo Inácio, que viu o segundo cartão amarelo, após faltas sobre Gaitán (10') e Galeno (18').

O único golo da partida foi apontado por Matheus Nunes aos 81 minutos. Após um pontapé livre ensaiado de Porro, a desmarcar Matheus Nunes, este fugiu à defesa minhota e rematou cruzado, a bater Matheus, que ficou mal na fotografia.

Destaque para a grande exibição do guarda-redes leonino, Adán, que fez inúmeras defesas e grande nível. O guardião espanhol viu ainda um cartão amarelo no tempo de compensação, falhando assim o próximo jogo com o Nacional. Do lado da equipa da casa, nota muito positiva para Al Musrati.

Os leões somam agora 73 pontos, mais sete do que o segundo classificado, o FC Porto, que visita na segunda-feira o Moreirense.

Já o SC Braga, que nos últimos 14 jogos só tinha perdido um, frente ao Benfica, falhou o assalto ao terceiro lugar do campeonato, ocupado precisamente pelas 'águias', mantendo-se com 58 pontos, menos dois do que o seu rival direto, que nesta jornada recebe o Santa Clara.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sporting-sofreu-e-muito-para-sair-de-braga-com-os-tres-pontos

Lipeste

desporto.sapo.pt

Ricardo Esgaio: "O Sporting foi feliz num lance de bola parada, como na Taça da Liga"

Lateral do SC Braga lamentou falta de eficácia frente aos 'leões'.

Declarações de Ricardo Esgaio, lateral direito do SC Braga, à Sport TV, após a derrota diante do Sporting (0-1), no Estádio Municipal de Braga, da 29.ª jornada da I Liga.

"Tivemos inúmeras oportunidades para marcar golo. Não conseguimos. O Sporting foi feliz num lance de bola parada, como na Taça da Liga. É o futebol. Tentamos dar o nosso melhor, não conseguimos a vitória. Vamos trabalhar para o próximo jogo, que é o mais importante."

"Com menos um acabaram por se meter mais perto da área deles. Os espaços eram menores, mas conseguimos ter várias oportunidades para marcar. O Sporting conseguiu ter na única oportunidade que teve. Parabéns ao Sporting, foi mais eficaz."

"Nós pensamos jogo a jogo. O jogo com o Sporting já foi, temos uns dias para preparar o jogo com o Marítimo. Queremos ganhar já o que vem aí. Estamos cientes da qualidade da equipa e do que falta jogar. Faltam uns quantos jogos do campeonato e temos a final da Taça [de Portugal]. Vamos trabalhar para conseguir o melhor resultado possível. Já agora, dar uma palavra de agradecimento aos nossos adeptos que foram fantásticos na chegada ao Estádio."

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/ricardo-esgaio-o-sporting-foi-feliz-num-lance-de-bola-parada-como-na-taca-da-liga

Lipeste

desporto.sapo.pt

Matheus Nunes: "É uma felicidade muito grande poder ajudar a equipa"

Médio do Sporting garantiu os três pontos em Braga.

Declarações de Matheus Nunes, médio do Sporting, à Sport TV, após o triunfo sobre o SC Braga (1-0), no Estádio Municipal de Braga, da 29.ª jornada da I Liga.

"É uma felicidade muito grande poder contribuir e ajudar a equipa. É para isso que trabalho todas as semanas. Agora é continuar o nosso caminho, o caminho que temos feito até agora."

[O que lhe pediu a equipa técnica] "Para ajudar. Sabíamos que ia ser difícil com menos um, sabíamos que íamos passar a maior parte do tempo a defender... Foi para ajudar a defender e, com bola, contra-atacar."

"É um jogo como todos os outros. As vitórias que conseguimos também foram contra boas equipas: o Braga é uma boa equipa e quisemos fazer um bom jogo para sair daqui com um bom resultado."

[Jogo decisivo para o título?] "Não. É jogo a jogo. Para a semana é contra o Nacional e vamos buscar os três pontos mais uma vez."

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/matheus-nunes-e-uma-felicidade-muito-grande-poder-ajudar-a-equipa

Lipeste

Rúben Amorim explica ida de polícia ao camarote

Treinador do Sporting cumpriu mais um jogo de castigo e não pôde sentar-se no banco de suplentes.

Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, em conferência de imprensa, após o triunfo sobre o SC Braga (1-0), no Estádio Municipal de Braga, da 29.ª jornada da I Liga.

"Foi dizer-me que tinha de pôr a máscara. Esqueci-me que estava a ver o jogo e às vezes sou um adepto. Confirmem para ver que estou a dizer verdade".

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/ruben-amorim-explica-ida-de-policia-ao-camarote

Lipeste

desporto.sapo.pt

Rúben Amorim: "A partir dos 20 minutos não houve jogo"

Treinador do Sporting analisou o triunfo sobre o SC Braga.

Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, em conferência de imprensa, após o triunfo sobre o SC Braga (1-0), no Estádio Municipal de Braga, da 29.ª jornada da I Liga.

"Dar mérito aos jogadores num jogo muito complicado contra uma excelente equipa. A partir dos 20 minutos, ficar com menos um jogador, soubemos sofrer. Somos bons a defender num bloco mais baixo. Até aos 20 minutos o jogo foi dividido. Tivemos duas oportunidades seguidas. O SC Braga também teve, numa distração do Nuno Mendes. A partir dos 20 minutos não houve jogo. Houve uma equipa a atacar, outra a defender e a tentar sair. Acabámos por fazer o golo, ganhámos e é seguir em frente."

[É possível sair deste jogo sem assumir a candidatura ao título?] "É possível, porque perdemos muitos pontos nesta fase. Não podemos andar nesta montanha russa, ora somos candidatos ora perdemos pontos e está tudo em causa. Temos de ter os pés assentes na terra. Temos de trabalhar muito, temos de preparar bem o Max, que o Adán levou o quinto amarelo, o Max tem muito talento; temos de recuperar os jogadores, porque jogaram muito tempo a menos um e pensar que o nacional é mais um jogo em que podemos perder pontos."

"Só no fim é que vamos ver. Até os empates que tivemos, esse ponto pode fazer a diferença. No fim vamos fazer essas contas. Também diziam que não perdendo no Dragão o campeonato estava decidido. Temos de ter plena noção. Tendo estes exemplos todos, seria um erro para nós. É uma prova para todos os adeptos, toda a gente no Sporting, que sei que estão a sofrer, eu compreendo. Mas tem de ser jogo a jogo. Quando estivermos, ou se estivermos, a três pontos do título, seremos candidatos."

"Não podemos andar nesta montanha russa de emoções. Compreendo os adeptos, mas cabe-me a mim manter algum discernimento num grupo de jogadores tão jovem. É seguir em frente. É uma boa vitória. não vamos esconder, a jogar aqui com menos um nesta fase da época. Nós queremos muito e somos um exemplo de uma equipa que tem muito a melhorar, mas é forte nesta parte."

[Entrada de Matheus Nunes] "O Neto é um jogador muito forte e está habituado a jogar com os outros dois centrais. Para mim o Coates é o melhor a tirar bolas de cabeça e, estando numa zona central, não era puxado por ninguém para fora dessa zona. Aí defendemos melhor. O Neto é muito agressivo. Passámos muitas horas a treinar assim. O treinar com menos um já o fizemos muitas vezes. É possível e temos de estar preparados para isso. Temos de melhorar na parte ofensiva com menos um. O Matheus foi mais o que se passou no Dragão e com o SC Braga em Alvalade. É um jogador que defende bem e depois tem grande capacidade de ir à frente. Ganha muito metros, conduz a bola. Foi isso que tentámos. Umas vezes resulta, outras não, acabou por resultar."

[Equipa sentiu a ausência de Rúben Amorim?] "Este ano já estive outros três jogos de fora. Deve ser um recorde as quatro expulsões. A equipa técnica sabe o que fazer e a equipa está bem. Claro que é diferente. Nós temos vários líderes. Soubemos sofrer. Não é nada de mais. É mais uma vitória, mas falta muito campeonato."

[Expulsão de Gonçalo Inácio] "O lance do Gonçalo Inácio é discutível, mas é verdade. Realçar a tranquilidade dele, se calhar a mais. Temos de gerir isso dessa forma. Sabemos que eles vão errar, mas vamos ganhar muito com eles no futuro."

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/ruben-amorim-a-partir-dos-20-minutos-nao-houve-jogo

Lipeste

desporto.sapo.pt

Carlos Carvalhal: "Acaba por ser um jogo com uma história muito fácil de contar"

Treinador do SC Braga analisou a derrota diante do Sporting.

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, à Sport TV, após a derrota diante do Sporting (0-1), no Estádio Municipal de Braga, da 29.ª jornada da I Liga.

"Procurámos chegar à vitória desde o minuto um. Onze contra onze, fomos a equipa com mais oportunidades, a única equipa que conseguiu chegar à baliza adversária, por inúmeras vezes durante o jogo inteiro. Evidentemente que quando o Sporting ficou reduzido a 10 baixou linhas, nós continuámos a criar oportunidades em sequência, na segunda parte a mesma tónica, na única vez que o Sporting chegou perto da baliza conseguiu fazer golo, continuámos a ter oportunidades. O guarda-redes do Sporting fez uma excelente exibição.

"A nossa intenção era brindar os adeptos com uma vitória, fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. Fizemos um jogo muitíssimo bom. Evidentemente que quando uma equipa como Sporting se fecha é preciso ter paciência, é preciso rodar o jogo, não é fácil criar oportunidades. Fomos testando, tivemos uma ou outra situação boa para finalizar, não conseguimos. Acaba por ser um jogo com uma história muito fácil de contar, o Sporting sai com uma vitória muito feliz, há que dar os parabéns ao Sporting. A ter o mínimo de eficácia podíamos ter um resultado muito bom."

[Golo do Sporting] "Estávamos avisados, foi um golo muito parecido com o da Taça da Liga, é uma distração, o Sporting teve mérito de saber aproveitar essa oportunidade. Mérito do Sporting para a forma como Sporting defendeu e algum demérito da nossa parte em não conseguirmos aproveitar as oportunidades, porque criámos mas não concretizámos."

[Objetivos do SC Braga] "Vamos continuar a tentar somar pontos, o objetivo é tentar fazer mais pontos do que no ano passado, vamos tentar fazer o máximo número de pontos possível, foi ao que nos propusemos. Estamos num caminho bom, poderia ser melhor, e temos ainda uma final da Taça para disputar."

"O Sporting está à frente, está numa luta. Vai lutar fortemente, como o FC Porto e Benfica e SC Braga para conseguir o máximo número de pontos e ver quem chega ao fim à frente, em segundo, terceiro e quarto."

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/carlos-carvalhal-acaba-por-ser-um-jogo-com-uma-historia-muito-facil-de-contar

Lipeste

desporto.sapo.pt

Análise: Triunfo leonino em Braga muito importante na rota do título

Um golo de Matheus Nunes deu uma vitória quase épica ao Sporting sobre o SC Braga na 29.ª jornada da I Liga, com os 'leões' a jogarem mais de 75 minutos com menos um.

O filme do jogo

O único golo da partida surgiu aos 81 minutos, quando Matheus Nunes rematou cruzado, descaído sobre a direita, após um lance de bola parada que enganou toda a equipa bracarense.

O Sporting, que jogou com menos um jogador mais de 75 minutos dada a expulsão de Gonçalo Inácio aos 18 minutos (viu dois cartões amarelos no espaço de oito minutos), garante a presença na Liga dos Campeões (pelo menos na terceira pré-eliminatória), uma vez que, matematicamente, é certo que não ficará abaixo do terceiro lugar.

Os 'leões' reagiram da melhor forma ao empate caseiro com o Belenenses SAD (2-2) e colocam agora pressão sobre o FC Porto, de quem distam agora sete pontos, à condição. Os 'dragões' jogam na segunda-feira com o Moreirense.

Os onzes

Carlos Carvalhal apresentou o mesmo 'onze' da jornada anterior (vitória 2-1 ao Boavista), enquanto Rúben Amorim, a cumprir o terceiro jogo de castigo, fez apenas uma alteração, fazendo regressar Feddal ao eixo defensivo.

O Sporting, que venceu o terceiro jogo aos minhotos esta época, depois do 2-0 para o campeonato, em Alvalade, e o 1-0 na final da Taça da Liga, mostrou porque é a melhor defesa do campeonato, mostrando uma enorme competência a esse nível quando se viu reduzido bem cedo a 10 jogadores: Coates, Feddal e Palhinha foram enormes.

A equipa de Carlos Carvalhal viu-se obrigada a um jogo de paciência, mas as constantes lateralizações do jogo, tentando desposicionar o Sporting, não surtiram efeito, até porque eram feitas de forma muito previsível e lenta. O Benfica pode fugir no terceiro lugar se vencer na segunda-feira o Santa Clara.

Jogo dominado pelo nervosismo e expulsão

O Sporting começou o jogo nervoso e alguns erros dos mais jovens, como Gonçalo Inácio e Nuno Mendes, poderiam ter causado danos, como aos 15 minutos, quando após um erro do lateral esquerdo 'leonino', Abel Ruiz se isolou mas, depois de ladear Adán, perdeu ângulo e a oportunidade gorou-se.

O Sporting ficou a jogar com menos uma unidade desde os 18 minutos, porque Gonçalo Inácio viu dois cartões amarelos em oito minutos e a partir daí quase só 'deu' Sporting de Braga.

Contudo, a equipa da casa sentiu muitas dificuldades em criar situações de real perigo, tendo Adán neutralizado com alguma facilidade, mas atenção, um cabeceamento de Fransérgio (38) e um remate de Galano (39).

Neto e Matheus Nunes entraram ao intervalo (saíram Nuno Santos e Paulinho) e, aos 62 minutos, Galeno teve na cabeça uma grande ocasião, após belo cruzamento de Gaitán, mas Adán, com uma grande defesa, segurou o nulo.

O Sporting refrescava a sua equipa, agora com Tiago Tomás e Matheus Reis a contribuírem para o grande espírito de sacrifício 'leonino', e Carlos Carvalhal lançou André Castro e Al Musrati - na primeira vez que tocou na bola, o médio líbio disparou com muito perigo (68).

Borja e Piazon foram as últimas aposta do técnico 'arsenalista', mas foi Fransérgio, de cabeça, após grande centro de Esgaio, a 'assustar' o último reduto contrário - Adán estava no caminho da bola (80).

O momento do jogo

O único golo da partida foi apontado por Matheus Nunes aos 81 minutos. Após um pontapé livre ensaiado de Porro, a desmarcar Matheus Nunes, este fugiu à defesa minhota e rematou cruzado, a bater Matheus, que ficou mal na fotografia.

Os melhores da partida

Destaque para a grande exibição do guarda-redes leonino, Adán, que fez inúmeras defesas e grande nível. O guardião espanhol viu ainda um cartão amarelo no tempo de compensação, falhando assim o próximo jogo com o Nacional. Do lado da equipa da casa, nota muito positiva para Al Musrati.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/analise-braga-sporting

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

SC Braga-Sporting, 0-1 (crónica)

Estrelinha em forma de Matheus Nunes


Sangue, suor e Matheus Nunes no triunfo do Sporting na pedreira (0-1). O homem dos grandes jogos foi lançado ao intervalo e abanou com as redes no único remate enquadrado que o Sporting fez em todo o jogo, dando uma vitória tão sofrida quanto saborosa aos leões no terreno do Sp. Braga.

Em inferioridade numérica desde cedo, a partir dos dezoito minutos devido à expulsão de Gonçalo Inácio, cedo os leões foram subjugados pelo Sp. Braga. Em vários momentos terão pensado em como iriam arranjar forças para segurar o nulo no marcador num jogo em que o Sp. Braga passou a ter mais responsabilidade a partir da expulsão.

Numa bola parada, um lance em tudo idêntico ao que valeu a conquista da Taça da Liga frente a este mesmo Sp. Braga, a estrelinha do leão teve a forma de Matheus Nunes. O médio brasileiro, que já tinha resolvido outros jogos de grau de dificuldade elevado, disferiu o remate certeiro que valeu o triunfo ao Sporting.

Já se faziam contas a nova perda de pontos por parte dos leões, mas um lance definiu o jogo. Dominou o Sp. Braga, mas faltou astúcia para dar mais expressão a tamanho caudal ofensivo. à condição, o Sporting fica com sete pontos de vantagem para o segundo lugar. 

Leão enjaulado

Apareceu em campo com a lição bem estudada o Sp. Braga. Deu a iniciativa ao Sporting, mas um cedência venenosa para pressionar alto, provocar o erro e rapidamente tentar ferir a equipa de Rúben Amorim. Uma estratégia que ficou bem vincada desde os instantes iniciais do encontro.

Mudou, contudo, o paradigma a meio da primeira parte. Em apenas nove minutos Gonçalo Inácio viu duas cartolinas amarelas e deixou o Sporting em inferioridade numérica. Manteve-se o jogo no meio campo leonino, mas desta vez com a bola a estar do lado do Sp. Braga que se lançou para o ataque de forma mais declarada.

Somou várias aproximações à baliza potencialmente perigosas a equipa de Carlos Carvalhal, mas faltava o engenho para as traduzir em oportunidades reais, como no lance em que Ruiz ao tentar driblar Adán alargou demasiado a finta e perdeu ângulo de remate. Entre defesas do guarda-redes e cortes de Coates o conjunto de Alvalade foi-se aguentando.

Para amostra apenas um lance ofensivo, quando ainda estavam onze para onze. Na sequência de um canto Paulinho cabeceou ligeiramente ao lado. Pote ainda tentou a emenda ao segundo poste, mas sem sucesso.

Matheus Nunes solta as amarras

Nuno Santos e Paulinho ficaram-se pelo banco ao intervalo, a equipa técnica de Ruben Amorim, que viu o jogo nos camarotes, equilibrou a defesa com Neto e acrescentou Matheus Nunes à manobra ofensiva para tentar explorar a mobilidade do médio brasileiro.

Com o sentido de maior obrigação de atacar o jogo por parte do Sp. Braga, por estar em superioridade numérica, o conjunto de Carvalhal relegou os leões ao seu meio campo, sempre com uma enorme dose de calculismo para evitar dissabores. Desgarrado, com a noção de que pouco tinha atirar do jogo, o Sporting foi-se agarrando ao nulo.

O cerco arsenalista foi-se intensificado com o evoluir do cronómetro, resistiu como pôde o leão, com um Coates sobre-humano na defesa e Adán inspirado quando foi preciso a travar alguns remates do Sp. Braga.

Até que já perto do final do encontro, ao minuto 81, o Sporting foi buscar a estrelinha por Matheus Nunes. Lance idêntico ao que deu a Taça da Liga aos leões, também frente ao Sp. Braga, a culminar com o remate cruzado com contornos triunfais para o conjunto de Alvalade.

Não conseguiram segurar os festejos os jogadores do Sporting pós o apito final. Festa tremenda. De um jogo em que os leões pareciam não ter condições para tirar mais do que o empate, valeu a alma, ou a estrelinha, a carimbar os três pontos num terreno difícil.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/25-04-2021/sp-braga-sporting-0-1-cronica

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

SC Braga-Sporting, 0-1 (destaques)

Matheus Nunes: a resolução dos grandes duelos

FIGURA: Matheus Nunes

Foi aposta ao intervalo para dar mobilidade e expressão ao ataque do Sporting, chamando a si a veia goleador para resolver grandes jogos, como já tinha acontecido com o Sp. Braga e com o Benfica. Justificou plenamente a aposta, não só pelo golo, mas também pelo equilíbrio que ajudou a dar à equipa. Resolve o jogo num lance de bola parada com o único remate enquadrado em todo o jogo por parte dos leões. Teve a forma de estrelinha.

MOEMNTO: golo de Matheus Nunes (81')

Jogada de laboratório tirada a papel químico do lance com que o Sporting bateu os guerreiros na Taça da Liga. Porro simula o cruzamento mas abre para Matheus Nunes na direita, que com um remate cruzado bate Matheus. Disparo seco com selo de golo a valer os três pontos ao conjunto de Ruben Amorim.

NEGATIVO: Inácio expulso em nove minutos
Arrancada de Galeno pelo meio campo do Sp. Braga após uma recuperação e bola cirúrgica dos arsenalistas, o extremo encaminhava-se para a área e foi travado por Gonçalo Inácio, com o braço, que já tinha amarelo. Protestos letais dos responsáveis do Sp. Braga, Inácio foi punido com a segunda cartolina amarela no espaço de nove minutos, deixando o Sporting em inferioridade numérica numa fase precoce do encontro. Ingenuidade de Gonçalo Inácio.

OUTROS DESTAQUES

Adán


Fez um conjunto de defesas de grande nível, mantendo a baliza do Sporting a zeros. Não teve uma noite de propriamente muito trabalho, mas a espaços teve de intervir,

Galeno

Uma autêntica flecha, que obrigou os adversários a ter de recorrer à falta para o travar. Com as suas acelerações provocou desequilíbrios e "sacou" a expulsão a Gonçalo Inácio. Está num dos remates mais perigosos do Sp. Braga, de cabeça já na segunda metade.

Coates

Deu o peito às balas, literalmente. O capitão parecia omnipresente no setor mais recuado do Sporting, fazendo vários cortes providenciais e sendo o escudo a vários remates bracarenses. Segurou os leões em várias fases do encontro.

Castro

Acrescenta intensidade e rapidez de execução ao meio campo do Sp. Braga. A regressar após lesão, volta a ser imprescindível para Carvalhal pelo que dá à equipa em termos ofensivos, defensivos e de equilíbrio da própria equipa.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/matheus-nunes/sp-braga-sporting-0-1-destaques

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«O Sporting foi feliz numa bola parada... como na Taça da Liga»

Após o a derrota com o SC Braga

Ricardo Esgaio, jogador do Sp. Braga, em declarações na zona de entrevistas rápidas da Sport Tv, após a derrota diante do Sporting.


«Tivemos inúmeras oportunidades, não conseguimos marcar e o Sporting foi feliz numa bola parada, de novo, como aconteceu na Taça da Liga. É o futebol. Tentámos dar o nosso melhor, mas não conseguimos a vitória.

Com menos um, eles defenderam mais perto da área e os espaços foram menos para nós. Mas mesmo assim tivemos muitas oportunidades. Parabéns ao Sporting, que foi mais eficaz.

[sobre os objetivos que restam ao Sp. Braga]

«Pensamos jogo a jogo. Com o Sporting já foi, agora temos de vencer o Marítimo.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/reportagem/o-sporting-foi-feliz-numa-bola-parada-como-na-taca-da-liga

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Matheus Nunes: «É uma felicidade muito grande poder ajudar a equipa»

Matheus Nunes, autor do golo do Sporting, na vitória sobre o Sp. Braga (1-0), em declarações à Sport TV:


[Já tinha marcado ao Benfica, está talhado para os jogos grandes?]

- É uma felicidade muito grande poder contribuir e ajudar a equipa, é para isso que trabalho todas as semanas. Agora é continuar o nosso caminho.

[O que lhe disseram quando entrou ao intervalo?]

- Para ajudar a equipa. Sabíamos que ia ser difícil com menos um jogador, sabíamos que íamos passar a maior parte do jogo a defender. Fui ajudar os colegas, basicamente passou por isso. Ajudar a defender e, quando tiver bola, procurar contra-atacar.

[É uma vitória que sabe especialmente bem?]

- É um jogo como todos os outros. As vitórias que temos conseguido também foram frente a grandes equipas, nenhuma equipa é fácil. O Sp. Braga é uma boa equipa como todas as outras e mais uma vez tivemos de fazer um bom jogo paras sair daqui com um bom resultado.

[Foi um jogo decisivo para o título?]
Não, é jogo a jogo. O próximo é contra o Nacional e vamos buscar os três pontos mais uma vez.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sporting/liga/matheus-nunes-e-uma-felicidade-muito-grande-poder-ajudar-a-equipa

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«Onze contra onze fomos a única equipa a criar oportunidades»

Carlos Carvalhal após a derrota com o Sporting

Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, em declarações na zona de entrevistas rápidas da Sport Tv, após a derrota com o Sporting, em casa.

«Procurámos chegar à vitória desde o minuto um. Onze contra onze, fomos a equipa mais, com mais oportunidades e a única equipa a conseguir chegar à área contrária durante todo o jogo. Quando o Sporting ficou reduzido a dez baixou as linhas, mas continuámos a criar oportunidades em sequência. Na segunda parte, a mesma tónica e na única vez que me lembro de ver o Sporting chegar à nossa baliza, conseguiu fazer golo. Acho que o guarda-redes do Sporting fez uma excelente exibição.

A nossa intenção era brindar os adeptos que nos apoiaram até aqui com uma vitória, não o conseguimos, mas fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para o conseguir.

É um jogo com uma história muito fácil de contar, e o Sporting sai daqui com um resultado muito feliz.»

[sobre o golo sofrido]

«Estávamos avisados para aquela situação, é um golo muito parecido com o que sofremos na final da Taça da Liga, houve uma desconcentração e o Sporting teve o mérito de aproveitar essa distração. E isto é para quem faz golos.»

[sobre os objetivos do Sp. Braga]

«Vamos continuar a tentar somar pontos, objetivo era bater a meta do que o Sp. Braga fez no ano passado. Vamos tentar fazer o máximo de pontos possível. Estamos num caminho que não é excelente, mas é bom. Ainda temos também a final da Taça para disputar. O Sporting vai lutar forte para conseguir o máximo de pontos e no final vê-se quem fica à frente».

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/sporting/onze-contra-onze-fomos-a-unica-equipa-a-criar-oportunidades

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«Golo resultou de um lance de inteligência pura dos jogadores»

Carlos Fernandes, adjunto de Ruben Amorim, em declarações à Sport TV



Carlos Fernandes, adjunto de Ruben Amorim (suspenso), em declarações à Sport TV, depois do triunfo do Sporting em Braga (1-0), em jogo da 29.ª jornada da Liga:

[Vitória saborosa e importante]

- A nossa vitória tem sido o que o Ruben tem dito semana a semana. É mais um jogo. Se tivéssemos ganho algum dos jogos que empatámos é hoje tivéssemos perdido teríamos mais pontos do que temos hoje, portanto é literalmente jogo a jogo porque todos valem três pontos. Quero realçar aqui o trabalho dos jogadores, foi uma entrega espetacular do princípio ao fim. Com a expulsão o jogo ficou dificílimo. Organizámo-nos lá atrás, com um jogo de muita entregam, muito sacrifício, com muita organização defensiva, muita competência. Num lance de inteligência pura dos jogadores, descobriram um espaço, o Matheus soube aproveitá-lo e fomos felizes. Agarrámo-nos uns aos outros e isso acaba por ser o mais importante.

[Marcou o Matheus Nunes que rendeu o Paulinho. Qual foi a ideia?]

- A jogar com menos um não temos jogado com um homem fixo na frente, tentámos jogar com dois homens mais rápidos nas alas. O Matheus entrou com essa intenção, de explorar o corredor e o contra-ataque e fechar também o corredor e ajudar o Porro.

[Foi um passo decisivo para o título?]

- Não. O nosso foco agora está no jogo com o Nacional e vai continuar a ser assim.

[Opinião sobre Expulsão de Inácio?]

- Não tenho opinião formada.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sporting/liga/golo-resultou-de-um-lance-de-inteligencia-pura-dos-jogadores

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Calendário: o que falta a Sporting, FC Porto, Benfica e Braga

O Sporting venceu em Braga e afastou os minhotos definitivamente do título e aumentou para sete a vantagem para o FC Porto. Os dragões entram em campo nesta segunda-feira, tal como o Benfica, a outra equipa que, matematicamente, ainda pode chegar ao título.

O Maisfutebol apresenta o calendário que falta aos três primeiros classificados da Liga, que lutam tanto pelo título como pelo importante acesso à Liga dos Campeões, aqui com Sp. Braga incluído.

SPORTING (73 pontos):

Nacional (casa)

Rio Ave (fora)

Boavista (casa)

Benfica (fora)

Marítimo (casa)

FC PORTO (66 pontos):

Moreirense (fora)

Famalicão (casa)

Benfica (fora)

Farense (casa)

Rio Ave (fora)

Belenenses (casa)

BENFICA (60 pontos):

Santa Clara (casa)

Tondela (fora)

FC Porto (casa)

Nacional (fora)

Sporting (casa)

V. Guimarães (fora)

SC BRAGA (58 pontos):

Marítimo (fora)

Paços de Ferreira (casa)

Gil Vicente (fora)

Moreirense (casa)

Portimonense (fora)

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/sp-braga/calendario-o-que-falta-a-sporting-fc-porto-e-benfica

Lipeste

Amorim abordado por polícia no camarote «por estar sem máscara»

Sp. Braga-Sporting, 0-1 (reportagem)

Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Brega, após o triunfo (0-1) sobre o Sp. Braga:

[Foi abordado por polícia no camarote em que estava a ver o jogo. Qual o motivo?] «Foi a máscara. Tenho de estar com máscara, foi dizer que tinha de pôr a máscara porque esqueci-me. Pereço um adepto, foi só isso, deveriam confirmar isso junto da polícia».

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/sporting/amorim-abordado-por-policia-no-camarote-por-estar-sem-mascara

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Carvalhal: «Expulsão foi má para o jogo»

SC Braga-Sporting, 0-1 (reportagem)

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (0-1) frente ao Sporting:

«Acho que este é um jogo que os próprios números expressam o que se passou no campo. Até onze contra onze fomos a equipa mais perigosa, o Sporting não conseguiu acercar-se da nossa baliza, o guarda-redes do Sporting já tinha feito boas defesas. Foi uma história muito igual, circular a bola, pela direita, pela esquerda, com oportunidades significativas, uma única vez que o Sporting conseguiu ir na frente, numa falta, que me lembre foi o único remate à baliza em todo o jogo e tiveram a felicidade de vencer. Foi mau para o jogo a expulsão, o Sporting fechou-se muito, empurrámos o Sporting para trás, mas tínhamos de ter cuidado. Terminar este jogo empatado já ficávamos tristes, com a derrota ficamos desapontados. Sofremos o golo numa desatenção muito idêntica á que nos custou a Taça da Liga, foi fatal. Fomos perdulários, o guarda-redes fez uma exibição muito boa, na minha opinião fizemos o que tínhamos a fazer, abrir o campo, circular a bola, controlámos o jogo na totalidade».

[Desapontado com a falta de eficácia] «Estaria ainda mais desapontado se eventualmente não tivéssemos feito um bom jogo, se não fossemos agressivos, se não reagíssemos à perda da bola. Tivemos mais oportunidades, claramente. Tentamos fazer golo, se fossemos eficazes nos últimos três jogos tínhamos um largo número de golos. Hoje, contra uma equipa como o Sporting tivemos dez oportunidades de golo, o que é bom».

[Demasiada paciência?] «Qual era a opção? Meter bolas na frente? O Sporting tinha cinco defesas mais uma linha de quatro. Não é mandar tudo para o molho, não adiantava nada, o Sporting tem uma zona central fortíssima, fizemos o que nos competia, abrir o campo e circulámos a bola, não adiantava nada bater contra o muro. Tínhamos de rodar à direita e à esquerda. Criámos oportunidades, faltaram os golos, sim, e sentimo-nos prejudicados com isso».

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/sporting/carlos-carvalhal-expulsao-foi-ma-para-o-jogo

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Carvalhal: «Terceiro lugar? No final vamos ver a classificação»

SC Braga-Sporting, 0-1 (reportagem)


Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (0-1) frente ao Sporting:

[Terceiro lugar] «Estamos apostados em fazer o maior número possível de pontos, dizemos isso desde o início. O ano passado o Braga fez 60 pontos, este ano temos 58 pontos, queríamos já hoje bater essa marca, não conseguimos. Vamos já atrás de bater essa marca no Marítimo, queremos somar o maior número de pontos, bater os 60 pontos e depois ir atrás de outras marcas. No final vamos ver a classificação».

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/sporting/carlos-carvalhal-terceiro-lugar-no-final-vamos-ver-a-classificacao

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

SC Braga-Sporting: tensão ao intervalo levou polícia aos camarotes

Discussão entre Hugo Viana e António Caldas na origem


Além da emoção dentro das quatro linhas, o Sp. Braga-Sporting foi vivido de forma intensa também nos camarotes da Pedreira.

Parte da comitiva do Sporting foi colocada num camarote junto àquele que era ocupado pela televisão dos arsenalistas, tendo havido alguns momentos de tensão.

Além de várias trocas de palavras, segundo foi possível confirmar pelo Maisfutebol, ao intervalo registou-se uma discussão mais acesa entre Hugo Viana, diretor-desportivo do Sporting, e António Caldas, comentador do canal de televisão do Sp. Braga, que obrigou à chamada da polícia à zona dos camarotes.

A situação terá ficado escrita nos relatórios tanto dos delegados da Liga como da polícia presente no estádio. 

Recorde-se que na conferência de imprensa Ruben Amorim, treinador do Sporting, confirmou que também ele foi chamado à atenção pela polícia por não estar a utilizar máscara.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/amorim/sp-braga-sporting-tensao-ao-intervalo-levou-policia-aos-camarotes

Lipeste

zerozero.pt

Mais uma estrelinha (de garra) numa vasta constelação

Era visto, por muitos, como um jogo decisivo para as contas finais do campeonato - liderança e luta pelo acesso à Liga dos Campeões - e, a bem da verdade, pode ter sido um clique crucial para o que resta da temporada. O líder Sporting venceu por 0x1 na deslocação à casa do SC Braga e cumpriu com a missão de não deixar cair mais pontos para o FC Porto. O jogo ficou marcado pela expulsão precoce de Gonçalo Inácio, aos 18 minutos, e foi dominado pelos bracarenses que, ainda assim, não encontraram o caminho para o golo e desperdiçaram a oportunidade de continuar a morder os calcanhares ao Benfica.

Depois do incêndio, apareceram os bombeiros

Sendo ou não encarado decisivo por ambos os treinadores, o certo é que os onzes iniciais não deixaram margem para dúvidas quanto à importância do jogo. Amorim regressou ao esquema e ao onze habituais, com Feddal e Nuno Santos de início, e Carlos Carvalhal privilegiou a boa forma de Gaitán, colocando Fransérgio ao lado de Castro no meio-campo.

[emoji355]️85' SCB 0-1 SCP

Aos 81 minutos, o [emoji881]Sporting fez golo no único remate enquadrado com a baliza: no total, os leões cinco remates https://t.co/TadO0pIB2j

https://twitter.com/playmaker_PT/status/1386421545292079104?ref_src=twsrc%5Etfw

O histórico de duelos desta temporada (e não só) entre SC Braga e Sporting CP anteviam uma partida intensa desde o primeiro minuto, praticamente sem uma fase inicial de maior estudo. Assim foi. Mais bola do leão, mais atrevimento dos gverreiros em zonas ofensivas, com as movimentações de Abel Ruiz a causarem desconforto na defesa visitante.

O espanhol, isolado, teve uma oportunidade flagrante bem cedo, mas contornou Adán pelo pior caminho e perdeu ângulo para o remate. Logo depois, Raúl Silva efetuou um corte perigosíssimo, praticamente no limite do autogolo. Foram quase 20 minutos sem uma ocasião palpável - com alguns erros da defesa verde e branca -, até que tudo virou de pernas para o ar.

Aos 18 minutos, e já amarelado, Gonçalo Inácio errou um passe e travou Galeno em falta num lance de potencial perigo, levando a que Artur Soares Dias exibisse o segundo cartão ao jovem central, que desfalcou a sua equipa numa fase precoce e desnivelou o encontro.

Não foi o único a errar - que o diga Pedro Porro - durante o tempo que esteve em campo e a dupla Gaitán-Galeno apareceu como principal suspeita dessa precipitação, explorando de forma exímia os espaços entre ala e lateral e, também, entre defesa e meio-campo. Por isso, a partir desse momento, a tendência passou a ser vermelha e branca com naturalidade.

Com linhas ainda mais adiantadas e uma pressão mais sufocante, o Braga assenhorou-se do jogo. Nem sempre com as melhores decisões, mas sempre com perigo, fazendo com que Coates, Feddal e Adán ganhassem maior protagonismo. Aí, o guardião do Sporting acabou mesmo por ser a principal figura, evitando, com duas ótimas defesas, o golo a Fransérgio e Galeno antes do intervalo.

Ser dominado... E ter a estrelinha

Pediam-se mexidas na equipa leonina e as instruções de Rúben Amorim, que cumpriu terceiro jogo de castigo, foram claras: Paulinho e Nuno Santos deram lugar a Matheus Nunes e Neto numa perspetiva de fechar espaços ao adversário.

[emoji355]️30' SCB 0-0 SCP

[emoji3544]Foi a 5.ª expulsão do [emoji881]Sporting nesta temporada:
[emoji1257]Coates
[emoji1201]Pote x2
[emoji1201]Gonçalo Inácio
[emoji1201]João Pereira (banco)

[emoji672]A última vez que os leões viram um jogador expulso em campo tinha sido na final da Taça da Liga frente ao SC Braga. https://t.co/UFTZ28qo2k

https://twitter.com/playmaker_PT/status/1386403164136505345?ref_src=twsrc%5Etfw   

Mais compacto e povoado, o Sporting aguentou como pôde. Matheus ajudou a travar a asa esquerda arsenalista e trouxe intensidade na pressão e Neto acrescentou mais presença na área, atendendo aos cruzamentos e bolas paradas.

Como seria expectável, o Braga continuou no comando do jogo, a tentar, com paciência, encontrar uma brecha. Os espaços apareceram - não com a frequência desejada - e foram, de facto, aproveitados... O problema é que Adán - mais uma vez decisivo - e a linha defensiva dos leões deram conta do recado, mesmo em grande esforço.

De longe ou de perto, a avalanche ofensiva dos gverreiros, face à impotência do adversário em zonas adiantadas, ganhava força com o passar dos minutos, deixando a sensação de que, a qualquer altura, o golo poderia acontecer. E aconteceu... Na baliza de Matheus.

Num lance de bola parada aparentemente inofensivo, Matheus Nunes fugiu à marcação, apareceu sozinho e rematou para o fundo das redes bracarenses, dando uma vantagem inesperada à formação de Alvalade, que segurou o triunfo, com muito sofrimento, até ao apito final. A liderança, que poderia ficar ameaçada por um ponto, já não corre riscos esta jornada. Afinal, jogo decisivo... Ou não?

Domingo, 25 Abril 2021 - 20:00
Estádio Municipal de Braga
Artur Soares Dias



Lances Capitais

18´
Cartão vermelho para Gonçalo Inácio (Sporting)
Gonçalo Inácio vê o seu 1º vermelho na prova (17 jogos)

81'
GOLO Sporting!

Matheus Nunes marca o seu 3º golo na prova (26 jogos)

A Chave

Poderiam bem ser as defesas de Adán ou os cortes heróicos de Coates, mas é impossível não incluir a entrada de Matheus Nunes: o jovem médio entrou na segunda parte e foi o herói de um jogo de elevada importância para o Sporting.

O Árbitro

No cômputo geral, dirigiu bem o encontro, mas o segundo cartão amarelo a Gonçalo Inácio deixa algumas dúvidas. A falta existe e é evidente, até porque que trava um potencial lance de perigo, mas a verdade é que Galeno não se ia isolar.

O Melhor
Matheus e espírito de entreajuda


Jogar reduzido a 10 desde o minuto 18 e aguentar uma das melhores equipas do nosso campeonato até ao fim é uma tarefa hercúlea. O Sporting alimentou-se das adversidades e conquistou, com muito sofrimento, a vitória final. Matheus Nunes, uma vez mais, apareceu em grande plano.

O Pior
Distração fatal


Superior durante praticamente todo o jogo, o Braga deixou-se adormecer num lance... E perdeu o jogo. Uma única falha de concentração de elevado custo.

Sabia que...by playmaker stats

Esta noite, Matheus Nunes a fazer um golo semelhante (livre batido em profundidade) com o de Porro na final da Taça da Liga frente ao SC Braga (1-0).

Os leões marcaram nos três últimos jogos (4 golos) frente aos arsenalistas e não sofreram

Rúben Amorim quebrou um recorde com 20 anos: com os leões a vencer três jogos consecutivos o SC Braga.

Os jogos foram todos realizados em 2021 e entre os dois treinadores (vs Caravalhal):
1 título
3 vitórias
4 golos
0 sofridos

Sporting não vencia na «pedreira» desde a antepenúltima jornada da temporada 2016/17, ou seja, há precisamente 4 anos:
25 Abr. 2021 V 0-1 Sporting
30 Abr. 2017 V 2-3 Sporting

Nos últimos cinco jogos fora de casa na Liga NOS 2020/21, o Sporting fez apenas 4 golos em 11 remates à baliza, que resultaram em 3 vitórias e 2 empates.

Matematicamente, o SC Braga já não consegue alcançar o 1.º lugar: tem 15 pontos de desvantagem para o Sporting em 15 possíveis.

Os arsenalistas perdem no confronto direto para os rivais, fez 4 pontos em 6 jogos (1V, 1E, 4D).

Sporting está a um jogo de igualar o máximo de jogos sem perder numa temporada da Liga Portuguesa:
30 Benfica (1972/73)
30 Benfica (1977/78)
30 FC Porto (2010/11)
30 FC Porto (2012/13)
29 Sporting (2020/21)

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=320937

Lipeste

zerozero.pt

As figuras do SC Braga x SportingCP

Patrões da entreajuda


Os principais destaques do jogo entre SC Braga e Sporting CP, que os leões venceram por 0x1.

Defesa
30 anos
Sebastián Coates
Inacreditável


Difícil contar o número de cortes decisivos de Coates durante todo o jogo. Mais uma exibição absolutamente hercúlea do uruguaio, claramente um dos melhores em campo a par de Adán. Muita qualidade na forma como lê, interceta e se antecipa aos lances. É capitão e um enorme Patrón da defesa leonina.

Guarda Redes
33 anos
Antonio Adán
Guarda-redes que dão vitórias


Certamente que poucos acreditariam na presente temporada de Adán. Mas o certo é que o guardião espanhol tem sido um dos jogadores mais decisivos do Sporting esta temporada. Na Pedreira voltou a sê-lo com várias defesas de grande nível. Para além disso, é uma voz de comando preciosa.

Avançado
23 anos
Wenderson Galeno
Deu muito trabalho


É verdade que a entrada de Matheus Nunes ajudou a fechar o flanco e a retirar protagonismo ao brasileiro e a Gaitán - procurou, depois, zonas interiores -, mas, sobretudo na primeira parte, Galeno deu muitas dores de cabeça a Porro e Gonçalo Inácio, tanto que está no lance que dita a expulsão de Gonçalo Inácio. Se não pecasse tanto na decisão...

Defesa
31 anos
Zouhair Feddal
Voltou em bom plano


Talvez não num plano tão destacado com Coates e Adán, mas Feddal cumpriu a sua missão com sucesso no regresso ao onze titular. O marroquino manteve a serenidade mesmo em momentos de maior aperto e procurou sempre fechar espaços na sua área de ação.

Médio
33 anos
André Castro
Em todo o lado


Com bola, sem bola... Castro esteve sempre em alta rotação. Construiu, apareceu em zonas de finalização e procurou dar sempre mais o jogo do Braga, travando e ganhando duelos no meio-campo. 

Médio
22 anos
Matheus Nunes
Decisivo


Já depois de ter sido decisivo contra o Benfica e entrado muito bem contra o FC Porto, Matheus Nunes volta a ser muito importante para o Sporting, dando mesmo a vitória aos leões na Pedreira.

Defesa
19 anos
Gonçalo Inácio
Erros que servem para crescer


Foi, obviamente, uma noite para esquecer de Gonçalo Inácio. O jovem defesa dos leões cometeu alguns erros, sobretudo a nível do passe, que levaram posteriormente à expulsão. É jovem, vai crescer e aprender com os erros no futuro. A qualidade está lá e é bem evidente.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=320939