News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

www.maisfutebol.iol.pt

Liga: Al Musrati eleito melhor médio do mês de fevereiro

Al Musrati, jogador libanês do Sp. Braga, foi eleito o melhor médio da Liga no mês de fevereiro, destacando-se à frente dos sportinguistas João Palhinha e de João Mário.

O médio da equipa de Carlos Carvalhal esteve em particular destaque na ascensão dos minhotos ao segundo lugar da Liga, num período que contou com cinco vitórias e um empate, e recolheu a preferência de 30,07 por cento dos votos dos treinadores principais da prova, superando a concorrência de Palhinha (18,95%) e de João Mário (10,46%).

Pulmão [emoji298], eficácia e visão [emoji872] no meio-campo dos Gverreiros.

Os treinadores elegeram @MoatasemMusrati como o 𝗠𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿 𝗠𝗲́𝗱𝗶𝗼 𝗱𝗼 𝗠𝗲̂𝘀 de fevereiro! [emoji122]#LigaPortugal #LigaNOS #criatalento #createstalent #futebolcomtalento https://t.co/oYCar6tcvV

https://twitter.com/ligaportugal/status/1369585952373567491?ref_src=twsrc%5Etfw


em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/joao-palhinha/liga-al-musrati-eleito-melhor-medio-do-mes-de-fevereiro

Lipeste

www.zerozero.pt

Dérbi vermelho em noite de eficácia (e de estrelas)

A noite era de Champions, mas no Minho disputou-se o eterno dérbi entre SC Braga e Vitória SC. A equipa da casa deu uma lição de eficácia na primeira parte e usou a segunda para controlar um adversário que só a espaços foi capaz de criar algum perigo.

Num dérbi que se esperava quentinho, a ausência dos adeptos pode ter provocado um jogo bem mais calmo, sobretudo na primeira parte, em que as faltas foram poucas e os duelos também. Abel Ruiz mostrou o porquê de ser o substituto à altura de Paulinho e desmontou o Vitória. Nessa mesma noite de estrelas, os Guerreiros voltaram a subir ao segundo lugar da classificação, que dá direito ao apuramento direto para a Liga dos Campeões da próxima temporada.

Pragmatismo e eficácia

Com mais tempo para preparar o dérbi do que o normal, Carvalhal só teve de pedir à sua equipa para entrar mais ligada e atenta ao jogo do que o adversário, isto porque, apesar de todo o peso do duelo, com o qual os conquistadores estão bem familiarizados, a diferença do ritmo inicial notou-se e quando João Henriques deu por isso já era tarde demais. Graças a um lançamento lateral (que já tinha sido fatal), Abel Ruiz apanhou a defesa adversária a dormir e serviu Piazón, que teve tempo para tudo.

Num jogo em que o resultado importa bem mais do que a exibição, o conjunto da casa não teve problemas em dar a iniciativa de jogo ao eterno rival, que mostrava dificuldades em criar lances de perigo. Também porque se pede outro tipo de luta num jogo destes, o Vitória perdia nos duelos e nas faltas.

Com a posse de bola a seu favor, cabia a Edwards e Rochinha a tarefa de tentar furar as linhas bem organizadas dos Guerreiros, que ainda tinham um tal de Al Musrati. Cada vez com maior preponderância, o médio líbio controlou o meio campo de tal forma que os vitorianos procuravam as linhas para encontrar espaço.

Bem mais pragmático e eficaz, o SC Braga chegou ao segundo por intermédio de Abel Ruiz num belo trabalho do avançado espanhol. A passividade dos visitante voltou a estar em evidência e tudo pareceu fácil na zona central do ataque com muito espaço de manobra e um toque sublime sobre Mumin a desbloquear.

Um pouco diferente do que tem sido habitual na temporada, os homens de Carvalhal terminaram a primeira parte com números muito inferiores de posse de bola, mas com uma vantagem justa pela maneira como aproveitaram as oportunidades que tiveram. Edwards ainda mandou uma bola à barra em cima da ordem para recolher, mas a vantagem era confortável ao intervalo.

O mesmo filme

Para o Vitória era obrigatório evitar uma entrada igual à da primeira parte, que seria fatal. Por isso, a ideia foi assumir cedo e foi isso mesmo que aconteceu. Dez minutos de alta intensidade encostaram os arsenalistas à sua área e por duas vezes Bruno Duarte ficou a centímetros do golo.

Só que o golo não apareceu e os Guerreiros voltaram a crescer, sempre de forma controlada e sem arriscar muito, até que porque o resultado era favorável e permitia a subida ao segundo lugar da classificação. 

Já depois de Abel Ruiz ter ameaçado o terceiro, que acabou anulado por posição irregular do espanhol, João Henriques deu Quaresma ao jogo para o lugar de Edwards, que até vinha sendo um dos mais desequilibradores do jogo. A entrada do Mustang trouxe critério nos cruzamentos, mas a falta da referência Estupinán foi notória, porque a dificuldade em obrigar Matheus a se esforçar manteve-se.

O recém-entrado Sporar saltou do banco para sentenciar o dérbi com o terceiro golo. Num 3x0 algo exagerado, mas nada injusto, o SC Braga voltou a sorrir num dérbi que tem sido cada vez mais vermelho. 

Terça, 09 Março 2021 - 21:45
Estádio Municipal de Braga
Hugo Miguel

Lances Capitais


GOLO SC Braga!
Lucas Piazón marca
Lucas Piazón marca o seu 6º golo na prova (17 jogos)

26´
GOLO INVALIDADO SC Braga

Ricardo Horta está fora de jogo quando recebe o passe de Galeno. 8 cm...

40´
GOLO SC Braga!
Abel Ruiz marca
Abel Ruiz marca o seu 2º golo na prova (14 jogos)

55´
GOLO INVALIDADO SC Braga

Ficam dúvidas sobre se Abel Ruiz estava em fora de jogo. O espanhol é lançado e, isolado, pica a bola por cima de Varela

85´
GOLO SC Braga!
Andras Sporar marca
Andras Sporar marca o seu 4º golo na prova (18 jogos)

Positivo
Finalmente, Abel


Abel Ruiz já tinha mostrado no Dragão que é capaz de ser decisivo e, no dérbi desta terça-feira, comprovou mesmo que é o substituto a Paulinho que os adeptos desejavam. Uma assistência e um golo (de muita qualidade) deram o mote para um jogo tranquilo e para a afirmação do jovem espanhol.

Negativo
Nem oito, nem 80


Tanto se falou dos incidentes do dérbi da primeira volta, que este teve luta a menos. O ambiente não é o mesmo devido à ausência dos adeptos, mas esperava-se em campo um jogo bem mais quente e rasgadinho do que realmente foi.

O Árbitro

Hugo Miguel poderia ter tido um jogo agitado, até pelo exemplo da primeira volta, mas soube controlar as ocorrências e não deixar sair do normalO 

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=315787

www.zerozero.pt

Para uns foi dérbi, para outros nem tanto

A BRILHAR


Avançado
21 anos
Abel Ruiz
Substituto à altura


No espaço de uma semana deixou bem claro que quer ser figura desta equipa. Depois da exibição no Dragão, voltou a ser determinante no dérbi com uma assistência e um golo que deram uma vantagem confortável à equipa. Solto do peso da herança de Paulinho, o espanhol está lançado para assumir um papel de destaque. Trabalhou bem sem bola, mas foi quando a teve que se evidenciou. O toque que deu para ultrapassar Mumin é de craque.

Médio
24 anos
Al Musrati
Um verdadeiro polvo


Já ninguém fica indiferente à presença do médio líbio na equipa do SC Braga. Com bola é capaz de segurar e dar equilíbrio em construção, juntando a capacidade física que lhe permite ganhar quase todos os duelos. Quando não a tem faz questão de a ir buscar e sempre com critério. Pressiona e recupera em todo o lado e está cada vez mais pronto para dar o salto.

Defesa
19 anos
Bruno Rodrigues
Não acusou o peso


Podíamos ter escolhido qualquer um da linha de centrais, mas o jovem da formação que cumpriu apenas o quinto jogo pela formação principal destacou-se no meio de jogadores experientes. Num dérbi que podia pesar, Bruno Rodrigues teve a frieza para evitar males maiores e mesmo quando foi ultrapassado teve a capacidade para recuperar. Ainda marcou um golo, mas foi anulado por posição irregular de Horta.

Médio
25 anos
Rochinha
Ainda tentou


Rochinha foi chamado várias vezes a tentar desbloquear as linhas organizadas do adversário que fechavam todos os caminhos. Começou como extremo, acabou como ala a fazer o corredor todo e esteve sempre envolvido nos lances de perigo no ataque. A falta de discernimento da equipa à frente da baliza prejudicaram uma boa exibição do português.

Médio
31 anos
André André
Dos poucos que sente


O capitão é sempre um dos mais influentes na equipa e voltou a ser neste dérbi. O técnico tinha lembrado da sua importância na antevisão e André André não desiludiu. Notou-se que era o que mais queria, até pelas reações aos golos sofridos, mas faltou-lhe apoio. Esteve bem na ligação ao jogo e também a defender.

NO BOLSO

Defesa
21 anos
Zié Ouattara
A representação da passividade


Começou logo amarelado e desde aí foi a melhor representação do desacerto da defesa vimaranense. No meio da passividade, o lateral foi incapaz de travar de Galeno no lance do primeiro golo. Também foi facilmente batido várias vezes numa exibição para esquecer.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=315803

Lipeste

www.zerozero.pt

Al Musrati é o melhor médio do mês de fevereiro

«Pulmão, eficácia e visão» é assim que a Liga Portugal descreve Al Musrati, o melhor médio do mês de fevereiro a atuar na Liga NOS. O médio bracarense bateu a concorrência dos sportinguistas João Palhinha (18,95 por cento) e João Mário (10,46 por cento) e reuniu 30,07 por cento das preferências dos treinadores da Primeira Liga.

Durante o mês de fevereiro, o líbio do SC Braga foi titular nos seis jogos da equipa de Carlos Carvalhal e foi peça crucial para os Guerreiros do Minho conquistarem 16 pontos provenientes de cinco vitórias e um empate (contra o FC Porto).

Esta época, ( https://www.zerozero.pt/jogador.php?id=391681&search=1&search_string=al+musrati&searchdb=1 ) o camisola 8 arsenalista já alinhou em 34 jogos pela equipa bracarense, tendo marcado dois golos. 

Pulmão [emoji298], eficácia e visão [emoji872] no meio-campo dos Gverreiros. Os treinadores elegeram @MoatasemMusrati como o 𝗠𝗲𝗹𝗵𝗼𝗿 𝗠𝗲́𝗱𝗶𝗼 𝗱𝗼 𝗠𝗲̂𝘀 de fevereiro! [emoji122]#LigaPortugal #LigaNOS #criatalento #createstalent #futebolcomtalento https://t.co/oYCar6tcvV

https://twitter.com/ligaportugal/status/1369585952373567491?ref_src=twsrc%5Etfw

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=315806

Lipeste

www.bancada.pt

Veja o programa da 23.ª jornada da I Liga

Sporting em Tondela, SC Braga em Famalicão, FC Porto recebe Paços e Benfica joga em casa com o Boavista.

O líder Sporting visita o Tondela, no sábado, num encontro em que pode dar mais um passo a caminho da conquista da I Liga, com SC Braga, FC Porto e Benfica à espera de um 'tropeção'.

Na 23.ª jornada, além da deslocação dos leões ao terreno do atual 10.ª classificado, o SC Braga, segundo posicionado, joga na casa do Famalicão, e o FC Porto, terceiro, recebe o Paços de Ferreira, quinto classificado e equipa sensação do campeonato.

Destaque ainda para o Benfica, quarto posicionado, que recebe o Boavista, no regresso do técnico Jesualdo Ferreira ao Estádio da Luz, em Lisboa.

Em Tondela, o Sporting procura manter pelo menos os nove pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga e também continuar imbatível na atual edição da prova, num encontro em que já deverá contar com o lateral Pedro Porro, que falhou a última jornada devido a lesão, enquanto o avançado Paulinho ainda continua indisponível, também por questões físicas.

Nas duas últimas temporadas, o Sporting saiu derrotado de Tondela, em 2019/20 por 1-0 e em 2018/19 por 2-1.

Este será o primeiro jogo da equipa de Rúben Amorim desde que o técnico, e também o emblema lisboeta, foram acusados de fraude pela Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFPF) devido a alegadas irregularidades na inscrição do treinador.

O Tondela tem um registo desastroso fora de casa, com 10 derrotas, um empate e sem qualquer triunfo, mas o cenário muda radicalmente quando joga no Estádio João Cardoso. Em casa, a formação do espanhol Pako Ayestarán leva cinco triunfo consecutivos, num total de sete, e apenas caiu duas vezes.

Na primeira volta, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, o Sporting goleou o Tondela, por 4-0, com um 'bis' de Pedro Gonçalves.

Também no sábado, antes do jogo dos 'leões', o Benfica, que está a 13 pontos da liderança, vai tentar alcançar a terceira vitória consecutiva na I Liga na receção ao Boavista, 14.º, que vem de um motivador triunfo sobre o Famalicão (3-0), o mesmo resultado alcançado pelos 'axadrezados' na primeira volta diante dos 'encarnados', naquele que foi o primeiro desaire do conjunto orientado por Jorge Jesus na prova.

O jogo marca ainda o regresso de Jesualdo Ferreira à Luz, num clube em que passou vários anos com adjunto e que chegou a treinar em 2001/02 e 2002/03.

No domingo, é a vez de o campeão FC Porto, a 10 pontos do primeiro lugar, entrar em campo na receção ao Paços de Ferreira, dias depois de ter 'sobrevivido' em Turim frente à Juventus e carimbado a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões.

Depois de um jogo muito intenso e que só ficou decidido no prolongamento, é esperado que o técnico Sérgio Conceição faça algumas alterações no onze inicial, na tentativa de pôr fim a uma série de dois jogos seguidos sem vencer no Dragão.

Os campeões nacionais vão ter pela frente um dos responsáveis pelas duas derrotas que somam no campeonato, depois do Paços de Ferreira ter vencido na primeira volta, na Mata Real, por 3-2.

Depois de ter alcançado uma série de seis vitórias seguidas, a equipa de Pepa passa por uma fase algo irregular, com dois triunfos e duas derrotas nos últimos quatro jogos.

Na segunda-feira, o SC Braga, que aparece agora com principal perseguidor do Sporting, fecha a ronda no Minho, no campo do instável Famalicão, 17.º e penúltimo classificado, que vai estrear o técnico Ivo Vieira, o terceiro treinador esta temporada, depois da saída de Silas durante a semana.

Ivo Vieira regressa ao futebol português para treinar o sexto clube da sua carreira na I Liga, depois de uma primeira experiência fora do país, no Al-Wehda, da Arábia Saudita.

A formação de Carlos Carvalhal aparece nesta fase em grande forma, com sete triunfos e um empate nos últimos oito jogos para o campeonato e é preciso recuar até janeiro para encontrar o último desaire na prova.

O triunfo por 3-0 na última jornada sobre o Vitória de Guimarães, o eterno rival minhoto, demonstra a excelente fase que os bracarenses estão a viver.

A ronda arranca na sexta-feira com o dérbi madeirense entre Nacional e Marítimo, depois de uma semana em que o emblema tricolor dispensou o técnico Milton Mendes, numa altura em que está na última posição da I Liga. O espanhol Júlio Velázquez tem sido apontado pela imprensa desportivo com o sucessor.

Programa da 23.ª jornada:

- Sexta-feira, 12 de março:
Nacional-Marítimo, 20h30

- Sábado, 13 de março:
Farense-Belenenses SAD, 15h30
Santa Clara-Portimonense, 17h00 locais (18h00, em Lisboa)
Benfica-Boavista, 18h00
Tondela-Sporting, 20h30

- Domingo, 14 de março:
Moreirense-Rio Ave, 15h00
Vitória de Guimarães-Gil Vicente, 17h30
FC Porto-Paços de Ferreira, 20h00

- Segunda-feira, 15 de março:
Famalicão - SC Braga, 20h15[/b[

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/veja-o-programa-da-23a-jornada-da-i-liga

Lipeste

www.bancada.pt

Proença espera regresso de público aos estádios em 19 de abril

"Será o momento para o regresso do calor dos cânticos, do conforto dos aplausos, do vibrar das emoções"


O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse hoje esperar que em 19 de abril possa voltar a haver público nos estádios, depois de o Governo ter anunciado o plano de desconfinamento.

"Esperança. É o que sentimos ao assistir à comunicação pública do Governo! Faz amanhã [sexta-feira] um ano que tomámos a decisão, mais difícil desde que estamos na Liga, de suspender as competições profissionais. Hoje, olhamos para o futuro a acreditar que, em breve, em 19 de abril, poderemos ter os adeptos connosco nas bancadas", escreveu Pedro Proença, na sua página oficial no Facebook.

Na mesma mensagem, Proença acredita que nessa data poderá voltar a haver jogos com público, depois de o Governo apontar 19 de abril a possibilidade de "eventos exteriores com lotação reduzida", assim como "a reabertura das salas de espetáculos".

"Estamos certos que esse será o momento para o regresso do calor dos cânticos, do conforto dos aplausos, do vibrar das emoções, daquele que ao longo deste dificil período nunca, por um único momento que fosse, deixámos cair no esquecimento: os nossos adeptos", considera.

O Governo vai autorizar a prática de todas as modalidades desportivas a partir de 03 de maio, de acordo com o plano de desconfinamento devido à covid-19, anunciado hoje pelo primeiro-ministro, António Costa.

Desde meados de janeiro, quando foi decretado o novo confinamento, apenas era "permitida a atividade física e o treino de desportos individuais ao ar livre, assim como todas as atividades de treino e competitivas profissionais e equiparadas".

Assim, de acordo com o plano hoje apresentado, a partir de 03 de maio serão autorizadas "todas as modalidades desportivas", numa data em que serão autorizados "grandes eventos exteriores com diminuição de lotação".

Em 05 de abril, após a Páscoa, poderão ser praticadas as modalidades de baixo risco, assim como a atividade ao ar livre até quatro pessoas.

As modalidades desportivas de médio risco serão autorizadas a partir de 19 de abril, quando será permitida a atividade física ao ar livre até seis pessoas, a abertura de ginásios sem aulas de grupo e a realização de eventos exteriores com diminuição de lotação.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/proenca-espera-regresso-de-publico-aos-estadios-em-19-de-abril

Lipeste

www.record.pt


Abel Ruiz ganhou corrida a Sporar pela titularidade no ataque do Sp. Braga

Últimos 10 jogos marcam a definição do sucessor de Paulinho e o espanhol 'sprintou' perto da meta


Abel Ruiz ganhou a corrida a Sporar na luta pela sucessão de Paulinho. Tomando como ponto de partida os últimos 10 jogos, precisamente desde a estreia do esloveno, na receção ao Portimonense, o espanhol acabou por convencer mais e como que 'sprintou' nos últimos três jogos, em que foi titular, marcou quatro golos e ainda teve uma assistência.

A verdade é que Carlos Carvalhal concedeu as mesmas oportunidades aos dois avançados, ao ponto de haver uma contínua rotação entre ambos nos sete primeiros jogos.

Sporar e Ruiz foram alternando entre o onze e o banco e em cinco jogos até com a substituição direta entre ambos. O ponto de viragem deu-se na Madeira, na vitória sobre o Nacional, onde Abel Ruiz se destacou, marcando um golo e com duas bolas no poste, sendo que aí Sporar nem sequer foi convocado, ficando em Braga a recuperar de uma lesão que sofrera em Roma. Depois, Ruiz explodiu no Dragão como o herói da meia-final da Taça e voltou a estar em grande no dérbi do Minho, ante o Vitória, onde curiosamente Sporar se estreou a marcar pelo Sp. Braga.

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/abel-ruiz-ganhou-corrida-a-sporar-pela-titularidade-no-ataque-do-sp-braga?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16155415225099&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fabel-ruiz-ganhou-corrida-a-sporar-pela-titularidade-no-ataque-do-sp-braga

Lipeste

www.abola.pt

Abel Ruiz já conquistou guerreiros

Entrou na época a carregar o pesado fardo de ter sido a contratação mais cara do SC Braga - custou oito milhões de euros, num negócio que envolveu a transferência de Trincão para o Barcelona -, porém, desde janeiro, Abel Ruiz aliviou a pressão e desconfianças e já conquistou, em definitivo, a legião de simpatizantes dos guerreiros.

O belo golo e o desempenho consistente frente ao Vitória de Guimarães, consumados num bem-sucedido 3-0 - quinto triunfo consecutivo em jogos entre os dois emblemas; e nunca, numa só temporada, os arsenalistas tinham vencido todos os dérbis do Minho... -, permitiram ao avançado espanhol ser coroado com a distinção de MVP, numa votação feita por adeptos bracarenses. É o terceiro prémio que o atacante recolhe em nove ocasiões: Al Musrati (3), Zé Carlos, João Novais e Piazón foram os restantes distinguidos.

«Muito obrigado adeptos!», agradeceu Abel Ruiz aos seus apoiantes através dos canais de Comunicação do SC Braga, evidenciando humildade no momento de receber o troféu: «Poderia ter sido de qualquer companheiro. Todos fizemos um grande jogo.»

Não há duas, sem três ????@AbelRuizOrtega já recebeu o prémio de Homem do Jogo ?? @Betano_PT da partida frente ao Vitória SC e aproveitou ainda para descrever a jogada GENIAL que deu no seu golo! https://t.co/Bd8CH88PI7

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1370067190087581701?ref_src=twsrc%5Etfw

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-03-12/sc-braga-abel-ruiz-ja-conquistou-guerreiros/882376/471

Lipeste

www.ojogo.pt

Arquivado processo disciplinar instaurado a Artur Jorge e ao Braga



Em causa estava um possível ilícito por falsas declarações e falta de habilitações.

O processo disciplinar instaurado a Artur Jorge, e ao Braga, após participação da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, foi arquivado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Em causa estava um possível ilícito por falsas declarações e falta de habilitações, mas quando Artur Jorge assumiu a equipa do Braga, em julho de 2020, já estava inscrito no quarto nível do curso de treinadores.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/arquivado-processo-disciplinar-instaurado-a-artur-jorge-e-ao-braga-13445194.html

Lipeste

www.tribunaexpresso.pt

Governo apoia clubes e federações desportivas com 65 milhões de euros

"Trata-se de um apoio histórico e robusto, que ascende a 65 ME, para um setor de relevância social e económica muito significativa, que tem sido particularmente afetado pela pandemia de covid-19", de acordo com o Ministério da Educação


O Governo vai apoiar o setor desportivo com 65 milhões de euros (ME), dirigidos a clubes e federações, numa medida de combate à pandemia de covid-19 presente na resolução do Conselho de Ministros hoje aprovada.

"Trata-se de um apoio histórico e robusto, que ascende a 65 ME, para um setor de relevância social e económica muito significativa, que tem sido particularmente afetado pela pandemia de covid-19", explicou o Ministério da Educação, em comunicado.

A ajuda será efetuada através do lançamento do fundo de apoio para a recuperação da atividade física e desportiva, num montante de 35 ME, e do programa Federações+Desportivas, "através de uma linha de crédito no montante global de 30 ME, dirigida a federações com estatuto de utilidade pública desportiva".

O primeiro, que "será dinamizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e dirigido aos clubes desportivos constituídos como associações sem fins lucrativos", será dividido entre três medidas, entre as quais se destaca a "REATIVAR DESPORTO, que disponibilizará um montante de 30 ME a fundo perdido para apoio direto a clubes desportivos no processo de retoma da atividade desportiva federada".

As outras duas medidas passam pelo reforço "da edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) de 2021, para cinco ME, o que representa "uma dotação adicional de três ME", e "do montante disponível para a tranche destinada exclusivamente a clubes desportivos na edição do Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) 2021, para três ME", num acréscimo de dois ME ao valor inicial.

Este reforço "permitirá dar condições aos clubes para desenvolverem atividades desportivas para a população, presenciais ou à distância, ajustadas ao contexto de pandemia".

"Desde o início da pandemia que houve uma preocupação constante na salvaguarda da atividade física e do desporto, dentro das limitações impostas para defender a saúde pública. Foram também garantidas medidas excecionais de natureza administrativa para permitir que os agentes desportivos conseguissem dar resposta aos constrangimentos causados por este contexto", acrescentou a tutela.

"A atividade física e o desporto apresentam-se hoje como fenómenos sociais agregadores na sociedade atual"

O Ministério da Educação esclarece que, apesar de o setor "ter já beneficiado de medidas criadas pelo Governo", num valor de cerca de 76 ME, "tornou-se fundamental criar apoios específicos, adicionais, direcionados à recuperação das organizações desportivas constituídas como associações sem fins lucrativos, tendo em conta a importância dos clubes desportivos enquanto células base do sistema desportivo".

"A atividade física e o desporto apresentam-se hoje como fenómenos sociais agregadores na sociedade atual, pelo seu poder identitário e de envolvimento de famílias, atletas, treinadores e outros agentes desportivos, bem como pelo movimento que gera por via da formação e dos quadros competitivos, envolvendo cerca de 10 mil clubes e milhares de instalações desportivas", lê-se ainda no comunicado.

Várias estruturas desportivas nacionais, nomeadamente Comité Olímpico de Portugal (COP), Confederação do Desporto de Portugal (CDP) e Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), criticaram o Governo, por ter excluído recomendações de Bruxelas e objetivos da Estratégia Portugal 2030, nos domínios da atividade física e desportiva das populações, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para aceder às verbas comunitárias pós-crise da pandemia de covid-19.

O PRR de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que vai ser autorizada a prática de todas as modalidades desportivas a partir de 3 de maio, de acordo com o plano de desconfinamento hoje anunciado.

Desde meados de janeiro, quando foi decretado o novo confinamento, apenas era "permitida a atividade física e o treino de desportos individuais ao ar livre, assim como todas as atividades de treino e competitivas profissionais e equiparadas".

em: https://tribunaexpresso.pt/atualidade/2021-03-11-Governo-apoia-clubes-e-federacoes-desportivas-com-65-milhoes-de-euros

Lipeste

lateralesquerdo.com

Que Indivíduos/Jogadores estamos a formar? Que Vida/Jogo estamos a propensiar

Em primeiro lugar, começo por expor algumas ideias retiradas do livro de Carlos Neto, Libertem as Crianças. Livro importante para quem quer perceber melhor o que é um Indivíduo e o fenómeno antropossocial (estando o FUTEBOL necessariamente implicado) em que crescemos e vivemos! No fundo, para quem quer ser melhor, enquanto pessoa e humano – pensar o passado, o PRESENTE e o FUTURO (codificação de uma temporalidade).

A evolução das espécies aconteceu por meio da seleção natural, bem como, pela empatia e pela cooperação intra e entre espécies, de uma forma cognitivamente e intuitivamente intrínseca a cada ser vivo! Foram criadas condições para que existisse vida na Terra até surgir o homem e a mulher como expoente máximo da expressão da vida. Contudo, ao longo dos anos fomos ignorando condições essenciais para o nosso crescimento e correto desenvolvimento (como um Todo!) enquanto indivíduos participativos no presente e futuro da humanidade e sustentabilidade do planeta. A massiva industrialização e "venda" (no sentido explícito, de troca monetária e no sentido implícito de colocarmos uma venda nos olhos, tornando-nos sonâmbulos) às necessidades mais supérfluas tiraram a vida às cidades e às pessoas. Com isso, roubámos a parte mais significativa e significante da nossa vida, a infância!!

https://www.lateralesquerdo.com/wp-content/uploads/2021/03/Entrevista_VitorFrade_16072014_1-3.mp3
(Entrevista Professor Vítor Frade, FADEUP)

Nós, homens e mulheres, somos o ser vivo que tem a infância mais prolongada e, está mais do que provado, que é durante este período de cerca de 20 anos (!!) que criamos o nosso EU, possuidor de um conjunto de valores e princípios, que serão o nosso suporte ou a nossa forma de atuar o resto da vida – processo de ACULTURAÇÃO (a própria expressão remete-nos para o que é fundamental para a aprendizagem; as (con)vivências de CORPO INTEIRO, numa CULTURA, na AÇÃO, dentro de um espaço e de um tempo). Se colocamos as crianças a viver dentro de uma bolha (julgando ser o mais benéfico para estas), onde não há autonomia para assumir riscos, para brincar livre e espontaneamente, para socializar, para criar amizades e inimizades, como estamos a preparar o seu futuro, numa vida que acontece sobretudo com caos, com inconstância e que cada vez mais exige que sejamos inovadores e criativos? "Criança saudável tem os joelhos esfolados"(!), afirma Carlos Neto. O Jogo e o Brincar são determinantes para as crianças crescerem de forma sustentada e coerente (todas as espécies no início da sua vida necessitam da fase da descoberta, do brincar). Por isso, é urgente voltar a democratizar as cidades e trazê-las de volta para as crianças, para que estas se sintam parte da sociedade, com autonomia e segurança, para se expressarem, para se moverem de forma livre (sem agir livremente) e se sentirem incluídas e parte integrante do futuro, não apenas parte do futuro porque o tempo assim o dita. A escola, espaço crucial, para além do familiar, para o desenvolvimento e APRENDIZAGEM AUTOECOHETERO das crianças, tem que passar a ser, verdadeiramente, um espaço de ensino/aprendizagem, onde se promova: a pertença, a autonomia, a partilha, o conflito, o contacto com a natureza, a reflexão, a crítica, o elogio, a troca de ideias, a imaginação, a criatividade...a escola atual está mais do que ultrapassada, já o sabemos, mas pouco ou nada fazemos para alterar esse paradigma – o modelo: alunos sentados e professor debita informação como, metaforicamente, esponjas absorvem água da torneira (esquecemo-nos que depois de as espremermos, as esponjas com pouco ou nada ficam), não tem qualquer sentido nem direção! A aprendizagem tem que envolver o Corpo todo! Qualquer pessoa se envolve e apreende mais em qualquer que seja a atividade se estiver de "corpo e alma", sentindo-se parte interativa e participativa do projeto (binómio coletivo/individual) – a concentração não é a luta por estar concentrado, é sim, estar subconscientemente implicado, com prazer no que se faz. De facto, não somos todos iguais, as necessidades de um não são, de todo, as necessidades de outro; os estímulos que necessita o Joaquim não são, com certeza, os mesmos que precisa a Rita; o futuro do António não vai ser o mesmo relativamente ao da Joana. Atualmente, educamos e formamos para que sejam todos e todas iguais, independentemente dos seus interesses e motivações maiores (tens que ser bom a português, a matemática, físico-química, ciências, porque é isso o que a sociedade exige, pois essas áreas são o futuro, dizem os entendidos...ser médico ou engenheiro é o que todos têm que ser. Tiraste má nota ou não gostas de música ou de educação física? Não faz mal, o teu Corpo e a tua Expressividade não interessam para nada, porque são acessórios do essencial, dizem os entendidos. Aprender é com a cabeça, por isso, senta-te, cala-te, está quieto, ouve e tens (?) de estar concentrado, porque o adulto entendido vai começar a falar). Acrescento ainda mais uma nota: um estudo revela que os reclusos têm mais tempo livre e de recreação do que as crianças de hoje em dia...no mínimo, isto deveria ser perturbador para todos nós!

Assim, O JOGO e o BRINCAR têm que estar permanentemente na vida dos mais jovens, não sendo apenas parte do (pouco) tempo livre de que dispõem, mas sim, como o lado mais importante deste período da vida deles, funcionando como o alicerce para uma melhor e mais producente aprendizagem do português, da matemática, da física, etc.

Concomitantemente, discutimos inúmeras vezes sobre o que devemos ensinar e/ou fazer aprender na formação, nomeadamente no futebol e a grande dúvida é, invariavelmente, se devemos focar-nos na técnica (tornando o jogador o mais capaz possível no conforto com a bola) ou se devemos exacerbar a tática (tornando o jogador o mais capaz possível no conforto com o jogo). Antes demais, é importante relembrar que o Jogo começou sendo Jogo, tinha tudo...bola, balizas, colegas, oposição, limites do campo, regras e jogo. Se andávamos mais juntos, mais afastados, passávamos com a parte de dentro do pé ou usávamos o pé mais fraco, acima de tudo, era JOGO (e as circunstâncias "encarregavam-se" de nos aportar  diferentes recursos e um critério congruente com a nossa capacidade enquanto CORPO, como todo, AutoEcoHetero Engendração)!

https://www.lateralesquerdo.com/wp-content/uploads/2021/03/Entrevista_VitorFrade_16072014_2-2.mp3
(Entrevista Professor Vítor Frade, FADEUP) 

Deste modo, dentro do Jogo há espaço para todas as "táticas", "técnicas" e "físicos" que queiram, mas nenhuma atua sozinha ou é sub/sobrestimada.  O objetivo é ganhar, seja de que maneira for...é marcar o golo da vitória, é fazer o corte que vale a vitória, é ter o orgulho de ser o vencedor. No fundo, é um espaço que promove: a superação, a transcendência, a empatia, a socio afetividade, a democracia, o descobrir, o imaginar, o criar, o inovar, entre outras coisas, pois a subjetividade é inquantificável. Portanto, quando pensamos em formação temos, necessariamente, que pensar nos jogadores, no indivíduo! Enquanto treinadores temos a responsabilidade de olhar para o talento de cada um, identificá-lo, potenciá-lo e, se possível, maximizá-lo! Não temos o direito de condicionar o potencial de cada um. Como e de que forma podemos e devemos fazer isto? (temos dois médios que só jogam em passe, podem jogar juntos? Temos dois extremos que só vão por fora, podem jogar ao mesmo tempo?...). Primeiramente, temos, necessariamente, que tecer um juízo de valor sobre o jogo, ou seja, Jogo há só um, no conjunto de regras e limites estabelecidos para todos, mas a(s) Forma(s) como o jogamos são infinitas. As idiossincrasias de cada país, ou seja, de cada jogo influenciam a forma como o jogamos e moldam o jogador que o joga (em tudo o que constituí qualquer ser humano: fisiologicamente, biomecanicamente, neuralmente, ao nível muscular, celular, etc). Importante recordarmos que é com e no JOGO (TODO) que isto acontece e se desenvolve, seja um jogo de 5×5, 3×3 ou 11×11. O corpo aprende contextualmente, isto é, aprende com a emoção, com a recordação e com a imagética. O antecipar e pré ativar regiões somatossensoriais, recordando situações vividas semelhantes e relacionando-nas com a circunstância vivida no aqui e agora, torna-nos capazes de agir de forma mais harmoniosa, em menos tempo e, sobretudo, complexificando o gesto E FORMA como o fazemos (PLASTESPECIFICIDADE PRECOCE). Para tal acontecer, o Corpo precisa de apre(e)nder na vivência de algo idêntico ao que está a acontecer no aqui e agora, precisa de espaço e de tempo para se encontrar e se sintonizar com a exatidão e a precisão. Ou seja, nós, treinadores, temos que estabelecer Um critério para o Jogo, que pretendemos "passar" aos jogadores como uma intencionalidade/sentimentalidade COLETIVA e INDIVIDUAL.

https://www.lateralesquerdo.com/wp-content/uploads/2021/03/Entrevista_VitorFrade_16072014_3-1.mp3
(Entrevista Professor Vítor Frade, FADEUP) 

A partir deste momento, a nossa arte, o nosso saber sobre um saber fazer (a contrução da coisa...) será fundamental. Através da interação e sinergias que se estabelecem entre os jogadores é que vamos ser capazes de perceber quais os jogadores mais habilitados para jogar o nosso Jogar. Não nos adianta de nada ter um médio centro que joga muito bem em passe e outro que joga muito bem em condução, se eles não encontrarem um lugar onde o jogo de um e o do outro se encontrem e se potenciem (sempre com a nossa Intencção Prévia, Ideia como suporte!!).

Para que não haja confusão, o papel do treinador é fazer aprender, mas também, ensinar. Fazemos aprender pela propensão e configuração que damos aos nossos treinos, mas também, através da nossa intervenção, ensinamos. Isto é, quando nos apercebemos que algo está a impedir a manifestação do nosso jogar em jogo, seja o problema individual, setorial, intersetorial, etc, devemos intervir sobre isso! Havendo toda a legitimidade para intervir/treinar sobre a mais ínfima parte (que, na realidade, é um pormaior), como por exemplo, a orientação corporal ou sobre algo mais abrangente como a articulação e sintonização de um setor ou dupla.

Todos nós adoraríamos que existisse mais futebol de rua e queixamo-nos que a falta dele está a inibir a criatividade e engenho dos jogadores. Sendo assim, enquanto treinadores o que é que fazemos para que isto aconteça? O que é que defendemos e propensiamos em treino para que consigamos, de certa forma, fazer regressar o futebol de rua para estas gerações? É com treinos em que o jogo aparece durante 30 minutos, três vezes por semana, e o resto do tempo estamos a treinar conceitos "táticos" ou técnicos? Se apregoas o regresso do tão aclamado (e fundamental) futebol de rua, é lógico defenderes que o importante desde os 4, 5 ou 6 anos é que os jogadores saibam o que é um passe, uma receção, um remate ou uma finta? Por outro lado, se defendes a importância do futebol de rua, é pertinente andares a pedir a míudos de 7, 8 ou 9 anos que o passe tem que ser para o lateral, depois para o médio centro, depois para o avançado e depois um remate para a baliza? A "selvajaria" é uma parte crucial do jogo e do treino, pelo "desenrascar" e Inteligência que despoleta, que queremos que os jogadores tenham em si, para, no futuro, (re)conhecerem situações semelhantes e agirem, não só, reagindo a estas, mas antecipando (velocidade das velocidades) e prevendo o que vai acontecer para melhor fazerem.

O pensamento linear, quadrado e geométrico leva-nos ao controlo e à razão. Qual é afinal, o papel da ciência? É a procura de uma racionalidade e veracidade naquilo que estudamos? Ou o caminho será convergir com a Humanidade e ir de encontro à sua antropossocialidade ("mais que total"), onde o incerto, o fractal e o espaço imagético estão livres para serem descobertos?

"Porém, será que temos ideias claras quanto ao lugar da ciência na totalidade da vida humana – o que deverá exatamente fazer e por que fins se deve pautar? Este último aspeto é crucial, pois, a menos que a ciência seja orientada por uma motivação consciente ética, em especial pela compaixão, os seus efeitos podem não ser benéficos. Na realidade, podem provocar grandes danos." (Dalai Lama, 2006).

em: https://www.lateralesquerdo.com/2021/03/11/que-individuos-jogadores-estamos-a-formar-que-vida-jogo-estamos-a-propensiar/

Lipeste

www.ojogo.pt

Sporar estreou-se a marcar pelo Braga e logo contra o adversário predileto

Entre o Sporting e o Braga, Sporar já marcou três golos ao Vitória, o adversário que mais sofre com a pontaria do esloveno. Minhotos vão decidir ainda se avançam para a compra do passe do ponta de lança

Andraz Sporar suspirou de alívio no dérbi minhoto com o Vitória de Guimarães. Emprestado pelo Sporting até ao final da temporada, o ponta de lança esloveno estreou-se finalmente a marcar com a camisola do Braga, isto depois de oito jogos em branco, e apresentou outros argumentos para a luta com Abel Ruiz pela conquista de um lugar na frente de ataque da equipa de Carlos Carvalhal.

O jejum de golos de Sporar, que progressivamente começava a tornar-se um problema, até por uma questão de confiança do próprio jogador, foi resolvido perante o adversário predileto. É que o Vitória de Guimarães é a vítima preferida do internacional esloveno, que vai já em três golos marcados a este adversário, seguindo-se o Tondela, com dois remates certeiros. Depois de uma assistência de João Novais, Sporar fechou a contagem no dérbi minhoto ao apontar o terceiro golo da noite.

Ainda que, por esta altura, esteja relegado para uma posição secundária, devido ao momento explosivo de Abel Ruiz, o ponta de lança está em avaliação constante até ao fim da época, porque o Braga vai ter ainda de decidir se acionará a opção de compra do passe, conforme estipulado no negócio que levou Paulinho para o Sporting, no derradeiro dia do mercado de janeiro. A sociedade desportiva bracarense poderá ficar com o jogador por 7,5 milhões de euros, um valor semelhante ao do negócio com Abel Ruiz, contratado ao Barcelona por oito milhões de euros.

Mesmo que o Braga não avance para a aquisição definitiva dos direitos económicos de Sporar, uma decisão que apenas será tomada no final da temporada e em função do rendimento do ponta de lança até lá, convém salientar que, se o Sporting decidir transferir o jogador na janela de transferências de verão, o clube minhoto terá direito a 15 por cento. Esse foi um dos pontos acordados na negociação entre os clubes, da mesma forma que ficou estabelecido que seria o emblema lisboeta a suportar a totalidade do pagamento dos salários ao jogador até ao fim da época, o que equivale a um milhão de euros.

Ruiz viu um espaço e disparou

Autor de uma assistência e um golo no dérbi minhoto, Abel Ruiz foi eleito pelos adeptos do Braga como o homem do jogo, prémio que recebeu ontem. O ponta de lança espanhol aproveitou para explicar o lance que resultou no segundo golo. "Vi um espaço entre o lateral e o central, levantei a bola e rematei à baliza. Felizmente, correu bem e foi um grande golo. Fiquei contente pela vitória", declarou Ruiz, que agradeceu o apoio. "Fui o escolhido, mas na verdade o prémio podia ir para qualquer um. Todos fizeram um grande jogo".

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/sporar-estreou-se-a-marcar-pelo-braga-e-logo-contra-o-adversario-predileto-13449615.html

Lipeste

desporto.sapo.pt

Opinião: Chegados a duas finais e no 2.º lugar da I Liga, até onde pode ir o SC Braga?

João Almeida Rosa analisa a equipa de Carlos Carvalhal e até onde a mesma pode chegar no que falta da época.

"Na minha opinião, [o SC Braga] é a melhor equipa a jogar em Portugal. Estou a falar da beleza e da forma como chegam à baliza adversária. Quando têm bola, para mim, talvez seja a melhor equipa a jogar em Portugal". As palavras são de Sérgio Conceição, remontam ao início do mês e, desde então, este tem sido o debate: é de facto a equipa bracarense a que melhor joga em Portugal?

O técnico do FC Porto falou especificamente do momento ofensivo – "quando têm bola" – e, além disso, deixou claro que está em causa uma questão de estética – "estou a falar da beleza". Nesse sentido, e embora os gostos cada um tenha os seus, parece-me justo considerar que os guerreiros são, efetivamente, a equipa com a organização ofensiva mais interessante de Portugal. Capazes de atacar por dentro e por fora, em espaços curtos ou maiores, são a equipa mais completa e com mais soluções a nível coletivo.

O que acaba por limitar este modelo de jogo positivo, que se desdobra em mais do que um sistema (o 3-4-3 é muito utilizado, mas também já se viu a equipa disposta em linhas de 4 defesas), é a menor qualidade individual da linha defensiva quando comparada com a dos restantes candidatos, especialmente no que aos centrais diz respeito. O SC Braga acaba, por isso, por ser uma equipa bem menos segura do ponto de vista defensivo sobretudo do que o Sporting CP.

Ainda assim, mesmo com a longuíssima sucessão de jogos que teve, várias ausências prolongadas por lesão e até a saída de Paulinho no mercado de janeiro, Carlos Carvalhal tem conseguido manter uma regularidade espetacular. O SC Braga encontra-se no 2.º lugar da Liga NOS e na final da Taça de Portugal, isto já depois de ter chegado à final da Taça da Liga, que perdeu para os leões, e à fase a eliminar da Liga Europa, caindo somente perante a AS Roma de Paulo Fonseca.

A competência coletiva que o técnico conseguiu incutir é o principal fator de diferenciação, mas quando há esta clarividência de todo o grupo perante as ideias do treinador, os valores individuais aparecem com maior regularidade. Além dos já estabelecidos Ricardo Horta e Paulinho, a equipa tem visto Matheus realizar a melhor temporada desde que está em Portugal, Al Musrati confirmar o potencial que lhe era reconhecido em Vila do Conde (é dos melhores médios defensivos da Liga), e até Piazon e Abel Ruiz têm aparecido muito bem nesta 2.ª volta, fazendo esquecer rapidamente a perda de Paulinho.

Assim, a 9 pontos do líder Sporting CP, pensar no título pode suar a uma meta demasiado alta, mas existindo ainda um encontro entre as duas formações por se jogar, não é um cenário a excluir totalmente, embora garantir um lugar na próxima Liga dos Campeões pareça o cenário mais viável. Num ano em que o SL Benfica investiu como nunca, em que os leões realizam uma das melhores temporadas de sempre e, claro, ainda há o campeão FC Porto, garantir um lugar no dois primeiros seria magnífico e mesmo no top-3 seria sempre um sucesso para o clube de Braga. 

Sendo ou não quem melhor joga em Portugal, por aquilo que fez até aqui, a equipa dos guerreiros e os seus adeptos têm toda a legitimidade para sonhar alto. Seja isso imaginar o hino da Liga dos Campeões a tocar na Pedreira no próximo ano ou até pensar no título daqui a poucos meses. Para tal, todos os jogos até ao final serão fundamentais, mas o embate com o SL Benfica daqui a duas jornadas é fundamental. E, nesse confronto direto, nos últimos três jogos... ganharam os de Braga.

em: https://desporto.sapo.pt/opiniao/artigos/opiniao-chegados-a-2-finais-e-no-2-o-lugar-ate-onde-pode-ir-o-sc-braga

Lipeste

www.zerozero.pt

Apuramento portista reforça quinto lugar português esta época

Portugal é sexto do ranking UEFA, no qual conta o coeficiente somado das últimas cinco épocas (a atual inclusive), e está firme no quinto lugar, se olharmos apenas para o desempenho por país esta época.

A França também só estava com um representante (o Lille caiu nos 16 avos da Liga Europa, tal como Benfica e SC Braga), mas o PSG seguiu em frente, pelo que não deu para Portugal ganhar terreno em relação aos gauleses.

Ainda assim, à conta dos pontos de bónus encaixados pela passagem portista aos quartos de final da prova milionária, Portugal conseguiu situar-se num patamar interessante, que é o quinto melhor em 2020/2021 (à frente de França, precisamente), com alguma margem, embora praticamente sem hipótese de subir além desse lugar.

Recorde-se que Portugal já garantiu o sexto lugar no ranking (no acumulado) até final da época, o que significa que, para além da próxima época, também em 2022/2023 vão ser seis equipas lusas nas competições europeias, três delas na Liga dos Campeões - duas de forma direta, uma por pré-eliminatória.





em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=316012

Lipeste

www.rtp.pt


Tondela, única equipa que ainda não perdeu pontos em casa em 2021, recebe o líder, Sporting.

Números e Curiosidades - Jornada 23

- Estão marcados até ao momento 468 golos (164 de jogadores portugueses).

- Pedro Gonçalves (Spo) é o melhor marcador do campeonato com 15 golos.

- Pedro Gonçalves já bisou por 5 vezes... Seferovic por 3 vezes.

- FC Porto tem o melhor ataque com 47 golos.

- Sporting tem a melhor defesa, com 11 golos sofridos.

- 69 grandes penalidades assinaladas (49 convertidas).

- 41 cartões vermelhos mostrados, em 198 jogos.

- 2-1, o resultado mais repetido, já aconteceu por 39 vezes.

- Estádio com mais golos – Dragão - 34 golos.

- Estádio com menos golos – Barcelos - 20 golos.

O que vai acontecer na 23.ª jornada (6.ª da 2ª volta):

- O regresso de mais 2 treinadores a este campeonato, respectivamente o 28.º e 29.º. Ivo Vieira no Famalicão e Julio Velazquez no Marítimo.

- O confronto entre os dois treinadores com mais jogos na I Liga (dos treinadores em ação), Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira

- O jogo 200 deste campeonato.

- Vamos ter 3 dérbis nesta jornada.

- 20.º dérbi madeirense, Nacional como visitado.

- 7.º dérbi minhoto em Famalicão, entre o Famalicão e o Sp. Braga.

- 20.º dérbi minhoto entre Vitória SC e Gil Vicente em Guimarães.

- 22.º encontro na história na invicta entre o FC Porto e o Paços.

- Um encontro inédito em Faro, o Farense - Belenenses SAD.

- 10.º encontro em Moreira de Cónegos entre Moreirense e Rio Ave. Jogam pela 7.ª época consecutiva.

- 3.º confronto em São Miguel entre Santa Clara e Portimonense, e todos consecutivos.

- 6.º encontro em Tondela entre tondelenses e Sporting, e todos de forma consecutiva.

- E o 58.º clássico na Luz entre o Benfica e o Boavista.

- Ricardo Soares vai completar 70 jogos como treinador na I Liga.

O que poderá acontecer nesta jornada:

- O Marítimo voltar a vencer o dérbi na Choupana... 14 anos depois (!). Últimos 6 confrontos, 6 vitórias do Nacional (!).

- O Boavista voltar a vencer na Luz... 22 anos depois (!). Últimos 15 confrontos, 10 vitórias do Benfica e 5 empates.

- O Paços vencer pela primeira vez na sua história na Invicta o FC Porto, em 21 confrontos, 18 vitória do Porto e 3 empates.

- Tondela continuar a ser a única equipa sem perder pontos em casa em 2021 (5 jogos, 5 vitórias)... recebe o Sporting.

- Nova mudança de lanterna vermelha no campeonato.

- O Sporting aumentar o seu recorde de sempre e somar a 23.ª jornada consecutiva sem perder.

- O Famalicão ver a cartolina amarela pela 57.ª jornada consecutiva.

- O Marítimo somar a sua 9.ª consecutiva sem vencer.

- O Vitória SC sofrer pela 7.ª jornada consecutiva (a equipa que sofre golos há mais tempo).

- O Benfica completar 4 jornadas consecutivas sem sofrer golos, inédito nesta época.

- O Nacional continuar a marcar em todos os jogos da segunda volta (!). Só madeirenses e Sp. Braga o fizeram.

- Braga vencer pela 5.ª jornada consecutiva.

- E o Famalicão voltar a marcar 1 golo em casa... 2 meses depois (!)

Séries em aberto à entrada para a 23.ª jornada:

- Não marca há mais tempo: Famalicão – 275 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo: Benfica - 320 minutos.

- Não marca há mais tempo em casa: Famalicão - 430 minutos.

- Não marca há mais tempo fora: Paços – 230 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo em casa: Benfica– 310 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo fora: Benfica – 230 minutos.

- Marca há mais jornadas consecutivas: Sp. Braga – 8 jornadas.

- Sofre golos há mais jornadas consecutivas: Vitória SC – 6 jornadas.

- Mais jornadas consecutivas sem vencer: Marítimo - 8 jornadas.

- Mais jornadas sem empatar: Tondela - 12 jornadas.

- Mais jornadas sem perder: Sporting - 22 jornadas.

- Mais vitórias consecutivas: Sp. Braga - 4 jornadas.

- Mais empates consecutivos: ninguém.

- Mais derrotas consecutivas: Nacional – 4 jornadas.

Séries "incríveis":

- Famalicão vê cartões há 56 jornadas consecutivas.

- Sp. Braga marca golos há 8 jornadas consecutivas.

- Estádio do Sp. Braga não vê um 0-0 há 5 anos e 5 meses (4 outubro 2015).

- Tondela não vence fora de casa há 8 meses.

- Sporting não perde fora há 7 meses.

- Kieszek joga há 56 jornadas consecutivas.

- Ruben Amorim continua sem nunca perder em casa para a I Liga, 21 jogos - 0 derrotas.

- Famalicão não marca um golo em casa há 430 minutos (!).

- Tondela não empata 1 jogo há 12 jornadas consecutivas (!)

- Luiz Carlos (Paços) e Edwards (VSC) jogaram todos os jogos deste campeonato e continuam sem verem nenhum amarelo (!)

Curiosidades:

- 198 jogos até ao momento, 86 vitórias para as equipas visitadas e 62 vitórias para as equipas visitantes (50 empates).

- Jornada 22 foi a jornada com menos cartões amarelos mostrados, "apenas" 28.

Sabia que:

- O Sporting é a equipa com mais golos portugueses? (27)

- O Braga já teve 17 jogadores diferentes neste campeonato a marcar golos?

- O Nacional marcou em todas as jornadas na 2.ª volta?

- O Tondela é a única equipa que ainda não perdeu pontos em casa em 2021? (5 jogos – 5 vitórias)

- O Marítimo é atualmente a equipa que há mais tempo não vence no campeonato?

- O Famalicão é a equipa com mais cartões amarelos no campeonato? (66)

- O Benfica é a equipa com mais cantos? (134)

- Tondela não vence 1 jogo fora há 8 meses?

- Nacional e Benfica ainda não tiveram penáltis a favor?

Destaque:

- Vão estar em confrontos os 2 treinadores com mais jogos (dos treinadores em atividade no campeonato). Jorge Jesus (576) contra Jesualdo Ferreira (363). A soma de jogos na I Liga destes 2 treinadores dá.... 939 jogos. (!)

- Na jornada 21 bateu-se o recorde de menos cartões amarelos mostrados, apenas 29... mas na jornada 22 (última)... ainda se viram menos (!)... 28 cartões (!).

em: https://www.rtp.pt/noticias/1a-liga/numeros-e-curiosidades-jornada-23_d1303940

Lipeste

www.pressnet.pt

Quim eleito melhor guarda-redes da história do SC Braga

O primeiro nome "XI do Centenário"


A iniciativa decorre da comemoração do ano de centenário dos 'arsenalistas' e consiste em eleger "o melhor onze e o melhor treinador da sua história", segundo uma nota publicada no portal oficial.

Quim, como sempre foi conhecido no mundo do futebol, começou a carreira nos 'gverreiros' do Minho aos 14 anos, no plantel júnior. Nove épocas depois, aos 22, assume a titularidade no plantel sénior sob o comando dos espanhóis Fernando Castro Santos e Alberto Pazos.

https://youtu.be/aAQNBck71BI

Foi o guardião das redes bracarenses ao longo de outras seis épocas, rumando ao Benfica em 2004. Regressa a Braga em 2010 onde fica mais três temporadas, terminando a carreira em 2018 no Desportivo das Aves, com 42 anos.

No total, representou o SC Braga durante 18 temporadas, quatro delas nos escalões de formação.

Hoje com 45 anos, Quim agradeceu a distinção através de um vídeo publicado nas redes sociais do emblema braguista.

https://www.facebook.com/watch/?v=2924531004535291

Pelos minhotos ganhou uma Taça da Liga  na época 2012/13. Venceu ainda dois campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça pelos 'encarnados' e uma Taça de Portugal pelo Aves.

O escrutínio para o "XI do Centenário", como é agora apelidada a iniciativa, foi levado a cabo por via digital, através da aplicação oficial do clube, e através de boletim físico de voto, disponível aos sócios nas lojas oficiais.

Os restantes vencedores são anunciados durante este mês de março.

em:
https://pressnet.pt/2021/03/09/quim-eleito-melhor-guarda-redes-da-historia-do-sc-braga/


www.pressnet.pt

Marcelo Goiano eleito melhor defesa direito da história do SC Braga

O futebolista brasileiro Marcelo Goiano foi eleito pelos associados do SC Braga como melhor lateral-direito de sempre do clube .

A iniciativa decorre da comemoração do ano de centenário dos 'arsenalistas' e consiste em eleger "o melhor onze e o melhor treinador da sua história", segundo uma nota publicada no portal oficial.

em: https://pressnet.pt/2021/03/11/marcelo-goiano-eleito-melhor-defesa-direito-da-historia-do-sc-braga/

Lipeste

www.abola.pt

Al Musrati eleito melhor jogador da Liga em fevereiro

Al Musrati, médio do SC Braga, foi eleito o melhor jogador da Liga em fevereiro, reunindo 19,61 por cento das preferências dos treinadores principais da prova.

O jogador líbio, de 24 anos, superou a concorrência de Sebastián Coates (18,95%) e João Palhinha (11,76%), ambos do Sporting.


Al Musrati junta a distinção de melhor jogador de fevereiro à de melhor médio da Liga no mês transato.

???????? ???? em ????! ??@MoatasemMusrati não é só o Melhor Médio de fevereiro: o jogador líbio ???? foi também o mais votado para ?????????????? ???? ????^?? da #LigaNOS!#LigaPortugal #criatalento #createstalent #futebolcomtalento https://t.co/GfcpjSDrOQ
https://twitter.com/ligaportugal/status/1370378122814709767?ref_src=twsrc%5Etfw

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-03-12/liga-al-musrati-eleito-melhor-jogador-da-liga-em-fevereiro/882420/471

Lipeste

www.ojogo.pt

Musrati foi o mais votado e é eleito Jogador do Mês de fevereiro da Liga NOS

Al Musrati é o jogador do mês de fevereiro.

Médio do Braga recolheu 19,61% dos votos dos treinadores da I Liga. É o Jogador do Mês de fevereiro da I Liga.

Al Musrati foi considerado "Jogador do Mês" da Liga NOS no mês de fevereiro, pela Liga Portugal.

Com 19,61% dos votos dos treinadores da competição, Al Musrati superou a concorrência de Sebastián Coates (18,95%) e João Palhinha (11,76%), ambos do Sporting.

O médio do Braga foi preponderante para o registo de cinco vitórias e um empate alcançado pelo clube minhoto, no período de tempo em questão. Aos 24 anos, e assinando grandes exibições, o líbio arrebatou as distinções de "Jogador do Mês" e, também, de "Médio do Mês" de fevereiro.

Esta época, o internacional líbio soma 34 jogos, 19 dos quais no campeonato.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/al-musrati-foi-o-mais-votado-e-e-eleito-jogador-do-mes-de-fevereiro-da-liga-nos-13450482.html

Lipeste

www.record.pt

Al Musrati eleito melhor jogador da Liga NOS em fevereiro

Médio do Sp. Braga supera Coates e Palhinha, ambos do Sporting


O médio líbio Al Musrati, do Sporting de Braga, foi eleito o melhor jogador da Liga NOS durante o mês de fevereiro, superando dois jogadores do Sporting na votação dos treinadores, anunciou esta sexta-feira o organismo.

Musrati, que já tinha sido considerado o melhor médio durante esse mesmo período, obteve 19,61% dos votos, superando o defesa uruguaio Sebastián Coates, que foi segundo com 18,95%, e o médio João Palhinha, terceiro com 11,76%.

Mesmo assim, o Sporting, líder da Liga NOS, foi a equipa mais premiada em fevereiro, com Rúben Amorim a receber o prémio de melhor treinador, ficando à frente de Carlos Carvalhal (Sporting de Braga) e Daniel Ramos (Santa Clara), respetivamente, o espanhol Adán o galardão de melhor guarda-redes e Coates o de melhor defesa.

O prémio de melhor avançado foi para o iraniano Taremi, do FC Porto.

Na Liga Sabseg, igualmente referente a fevereiro, Samu, médio do Vizela, ficou com o 'título' de melhor jogador e Filipe Rocha, do Feirense, foi eleito o melhor treinador.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/al-musrati-eleito-melhor-jogador-da-liga-nos-em-fevereiro?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

www.bancada.pt

SC Braga contra a "injustiça gritante" da distinção a Rúben Amorim

Alexandre Carvalho apresenta "contas" que foram "convenientemente deixadas de parte", na eleição do treinador do mês

A escolha, pela Liga, de Rúben Amorim como vencedor do 'Prémio Vitor Oliveira - Treinador do Mês', relativo a fevereiro, causou indignação no SC Braga, manifestada através do diretor de Comunicação e Imagem do clube arsenalista, Alexandre Carvalho.

Numa votação a cargo dos treinadores do principal escalão nacional, o técnico do Sporting "conseguiu 36,60 por cento das escolhas dos companheiros de profissão", como realçou a Liga. O segundo mais votado foi Carlos Carvalhal, com 30,07 por cento, com Daniel Ramos, do Santa Clara, a encerrar o pódio, com 10,46 por cento.

No mês de fevereiro, Rúben Amorim levou o Sporting a quatro vitórias e um empate, este no clássico com o FC Porto. Um registo semelhante ao alcançado por Carvalhal, que também conduziu o SC Braga a quatro triunfos e a um empate com o FC Porto.

A diferença, apontou Alexandre Carvalho é que a equipa bracarense fez nesse mês "mais três jogos", dois para a Liga Europa e um para a Taça de Portugal. "Gerir uma equipa centra-se nos resultados, mas é absurdo não se analisar o contexto. Amorim tem, obviamente, mérito, mas neste mês relegar  Carvalhal para uma posição que não a de vencedor é de uma injustiça gritante, ainda para mais quando a votação é feita... por treinadores", criticou o dirigente do SC Braga, através das redes sociais.

Insistindo nesses três jogos 'a mais' da formação minhota, aquele responsável lamentou que essas "contas" tenham sido "convenientemente deixadas de parte" pelos treinadores que votaram para o prémio atribuído pela Liga. "Os números não mentem", reforçou.

Mais do que menorizar o registo de Amorim, o diretor de comunicação do SC Braga espera que se valorize o trabalho de Carlos Carvalhal, que, apesar da boa campanha nas provas internas e até numa competição europeia, nunca recebeu, esta temporada, o prémio de melhor treinador do mês.

"Em jeito de resumo, ficam factos para reflexão: o SC Braga está no segundo lugar da I Liga, na final da Taça de Portugal, esteve na final da Taça da Liga e chegou aos 16 avos de final da Liga Europa. Quantas vezes foi Carlos Carvalhal eleito treinador do mês? Nenhuma...", apontou Alexandre Carvalho.

Rúben Amorim venceu o 'Prémio Vitor Oliveira - Treinador do Mês' de fevereiro numa altura em que corre um processo por suspeita de fraude. Na sequência de uma participação apresentada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, em março de 2020, a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional deduziu acusação contra a SAD e o treinador do Sporting, este mês.

A Comissão de Instrutores investiga se houve "fraude na inscrição de Rúben Amorim como treinador", considerando que exerceu funções como técnico principal sem ter a necessária habilitação. A provar-se a acusação de fraude, Rúben Amorim pode ser condenado "a uma sanção de um a seis anos de suspensão de atividade".

"Não vou estar a comentar um caso que está a ser tratado por advogados. Estou de consciência tranquila e o Sporting também. Não tememos nada", comentou hoje Rúben Amorim, quando questionado sobre o caso, durante a conferência de imprensa de lançamento do duelo frente ao Tondela.

Gerir uma equipa centra-se nos resultados, mas é absurdo não se analisar o contexto. Amorim tem, obviamente, mérito, mas neste mês relegar Carvalhal para uma posição que não a de vencedor é de uma injustiça gritante, ainda para mais quando a votação é feita... por treinadores.

https://twitter.com/Alex_Carvalho/status/1370328783530655747?ref_src=twsrc%5Etfw

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-contra-a-injustica-gritante-da-distincao-a-ruben-amorim

Lipeste

www.bancada.pt

Al Musrati eleito melhor jogador da I Liga em fevereiro

Jogador do SC Braga superou Sebastián Coates e João Palhinha, segundo e terceiro classificados

O médio líbio Al Musrati, do SC Braga, foi eleito o melhor jogador da I Liga portuguesa de futebol durante o mês de fevereiro, superando dois jogadores do Sporting na votação dos treinadores, anunciou hoje o organismo.

Al Musrati, que já tinha sido considerado o melhor médio durante esse mesmo período, obteve 19,61 por cento dos votos, superando o defesa uruguaio Sebastián Coates, que foi segundo com 18,95 por cento, e o médio João Palhinha, terceiro com 11,76.

Mesmo assim, o Sporting, líder da I Liga, foi a equipa mais premiada em fevereiro, com Rúben Amorim a receber o prémio de melhor treinador, ficando à frente de Carlos Carvalhal (SC Braga) e Daniel Ramos (Santa Clara), respetivamente, o espanhol Adán o galardão de melhor guarda-redes e Coates o de melhor defesa.

O prémio de melhor avançado foi para o iraniano Taremi, do FC Porto.

Na II Liga, igualmente referente a fevereiro, Samu, médio do Vizela, ficou com o 'título' de melhor jogador e Filipe Rocha, do Feirense, foi eleito o melhor treinador.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/al-musrati-eleito-melhor-jogador-da-i-liga-em-fevereiro