News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

bancada.pt

SC Braga visita Famalicão à procura do segundo lugar

Duelo arranca às 20h15 desta segunda-feira


O Sporting de Braga desloca-se hoje ao terreno do 'aflito' Famalicão em busca de regressar ao segundo lugar, no encerramento da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, após a vitória do FC Porto.

Um dia depois de os 'azuis e brancos' baterem o Paços de Ferreira (2-0) no Dragão, é a vez dos minhotos entrarem em campo para tentarem recolocar-se no lugar em que começaram a ronda.

Os minhotos estão pressionados também pela vitória dos restantes rivais, do líder Sporting, com o Tondela (1-0), ao Benfica, com o Boavista (2-0), precisando de vencer para continuarem a nove pontos dos 'leões', por um lado, e de manter as 'águias' a quatro pontos, por outro.

Do outro lado deste dérbi minhoto estará o Famalicão que vem de uma derrota pesada, por 3-0 com o Boavista, que pôs fim a três jogos seguidos a pontuar, estreando um novo técnico ao comando, Ivo Vieira.

Agora, os famalicenses estão no 17.º e penúltimo lugar do campeonato, com 19 pontos, os mesmos do lanterna-vermelha Farense, após Gil Vicente e Marítimo vencerem nesta ronda e 'escaparem' da zona de descida.

A jornada começou com a vitória dos maritimistas no dérbi da Madeira, em casa do Nacional (2-1), enquanto o Gil Vicente foi a casa do Vitória de Guimarães vencer por 4-2, no outro jogo entre equipas do Minho desta ronda.

Programa e resultados da 23.ª jornada:

- Sexta-feira, 12 mar:

Nacional – Marítimo, 1-2

- Sábado, 13 mar:

Farense - Belenenses SAD, 0-1

Santa Clara – Portimonense, 2-0

Benfica – Boavista, 2-0

Tondela – Sporting, 0-1

- Domingo, 14 mar:

Moreirense - Rio Ave, 1-1

Vitória de Guimarães - Gil Vicente, 2-4

FC Porto - Paços de Ferreira, 2-0

- Segunda-feira, 15 mar:

Famalicão - Sporting de Braga, 20:15

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-visita-famalicao-a-procura-do-segundo-lugar

Lipeste

proscout.pt

O Jogo das vontades

Caracterizamos muitos atletas como "bons jogadores" não só pelo talento do qual carecem, como da vontade que os faz querer ter esse mesmo "rótulo".

Conseguimos, inclusive, definir a qualidade de um jogador quando ele é apenas uma criança. Uma criança que trás com ela, características peculiares, procurando sempre encontrar as mais variadas formas de mostrar o sentimento que nutre pelo futebol.

Nessas crianças é importante criar uma responsabilidade um tanto "desfalcada", porque nem todas elas vão ser a melhor opção para uma vitória com número de golos... mas, se um jovem atleta se apresenta há hora da concentração, se aperta os atacadores da chuteiras antes do jogo, de forma a que não o atrapalhe em qualquer situação, se o seu olhar apenas se desloca na direção da bola, se o nervosismo é tanto ou igual ao teu, tu tens que o meter a jogar.

Não importa que ele remate para fora, ou que nem remate na direção da baliza. Não importa se num cabeceamento ele não chega à bola. Não importa se numa situação isolada ele não decide da melhor forma. Não importa para ti, mas acredita que para ele vai importar.

Para ele a vontade de vencer é maior que a tua. Para ele a vitória é a melhor forma dele (te) mostrar que todos os detalhes antes do jogo são insuficientes para tudo aquilo que ele queria que tivesse acontecido: que o remate fosse motivo de festejo, porque tinha sido golo. Que o cabeceamento naquele momento podia ter sido uma intervenção positiva para a sua equipa. Que naquela situação isolada, a bola ia por cima do guarda-redes.

Para ele – e "ele" dentro de um conjunto significativo "deles" – a vontade individual e para contigo, é ponto assente, porque se tu lhe deres a oportunidade, ele mostra-te de é dela que a sua vontade é feita.

Author: Daniela Azevedo

em: https://www.proscout.pt/o-jogo-das-vontades/

Lipeste

scbraga.pt

ABEL RUIZ CONVOCADO PARA A SELEÇÃO SUB-21 DE ESPANHA

Abel Ruiz foi convocado por Luis de La Fuente para representar a Seleção Sub-21 de Espanha na Fase de Grupos do Campeonato da Europa de 2021.

A Seleção Sub-21 de Espanha irá enfrentar a Eslovénia (24 de março), a Itália (27 de março) e a República Checa (30 de março) na fase de grupos desta competição. 

Abel Ruiz soma esta temporada 10 golos em 27 jogos ao serviço do SC Braga, estando a viver uma das melhores fases da carreira.

em: https://scbraga.pt/abel-ruiz-convocado-para-a-selecao-sub-21-de-espanha/

Lipeste

Quim eleito melhor guarda-redes da história do SC Braga

O primeiro nome "XI do Centenário"


A iniciativa decorre da comemoração do ano de centenário dos 'arsenalistas' e consiste em eleger "o melhor onze e o melhor treinador da sua história", segundo uma nota publicada no portal oficial.

Quim, como sempre foi conhecido no mundo do futebol, começou a carreira nos 'gverreiros' do Minho aos 14 anos, no plantel júnior. Nove épocas depois, aos 22, assume a titularidade no plantel sénior sob o comando dos espanhóis Fernando Castro Santos e Alberto Pazos.

https://youtu.be/aAQNBck71BI

Foi o guardião das redes bracarenses ao longo de outras seis épocas, rumando ao Benfica em 2004. Regressa a Braga em 2010 onde fica mais três temporadas, terminando a carreira em 2018 no Desportivo das Aves, com 42 anos.

No total, representou o SC Braga durante 18 temporadas, quatro delas nos escalões de formação.

Hoje com 45 anos, Quim agradeceu a distinção através de um vídeo publicado nas redes sociais do emblema braguista.

https://www.facebook.com/watch/?v=2924531004535291

Pelos minhotos ganhou uma Taça da Liga  na época 2012/13. Venceu ainda dois campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça pelos 'encarnados' e uma Taça de Portugal pelo Aves.

O escrutínio para o "XI do Centenário", como é agora apelidada a iniciativa, foi levado a cabo por via digital, através da aplicação oficial do clube, e através de boletim físico de voto, disponível aos sócios nas lojas oficiais.

Os restantes vencedores são anunciados durante este mês de março.

em:
https://pressnet.pt/2021/03/09/quim-eleito-melhor-guarda-redes-da-historia-do-sc-braga/


Marcelo Goiano eleito melhor defesa direito da história do SC Braga

O futebolista brasileiro Marcelo Goiano foi eleito pelos associados do SC Braga como melhor lateral-direito de sempre do clube .

A iniciativa decorre da comemoração do ano de centenário dos 'arsenalistas' e consiste em eleger "o melhor onze e o melhor treinador da sua história", segundo uma nota publicada no portal oficial.

em: https://pressnet.pt/2021/03/11/marcelo-goiano-eleito-melhor-defesa-direito-da-historia-do-sc-braga/



Moisés eleito um dos dois melhores centrais da história do SC Braga

Moisés Moura Pinheiro, natural de Minas Gerais (Brasil), foi eleito pelos associados do SC Braga como um dos dois melhores defesas centrais de sempre do clube, foi hoje anunciado.

A iniciativa decorre da comemoração do ano de centenário dos 'arsenalistas' e consiste em eleger "o melhor onze e o melhor treinador da sua história", segundo uma nota publicada no portal oficial.
https://t.co/Bk8robJd7f

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1370811900771045380?ref_src=twsrc%5Etfw

Moisés (ou Xerife como ficou conhecido em Braga) começou a carreira sénior no Vitória da Bahia em 1997. Em 2002 muda-se para a Rússia onde, durante três temporadas e meia, representou Spartak de Moscovo e Krylya Sovetov. Em 2005 regressa ao Brasil, alinhando pelo Cruzeiro e pelo Flamengo.

Chega a Portugal em 2008, onde alinha meia época no Boavista antes de rumar ao SC Braga. Nos 'gverreiros' do Minho esteve apenas três temporadas, entre 2008 e 2011, rumando depois ao Al-Rayan. Ainda teve uma experiência no futebol chinês até terminar a carreira no país natal, na Portuguesa, em 2014.

https://youtu.be/c5FLKPk-3uY

Hoje com 41 anos e a treinar os sub-19 do clube minhoto, Moisés agradeceu a distinção através de um vídeo publicado nas redes sociais do emblema braguista.

Mensagem do nosso XERIFE: 

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1370819451218694147?ref_src=twsrc%5Etfw 

Pelos minhotos ganhou uma Taça Intertoto em 2008. Na carreira tem ainda uma Taça da Rússia ao serviço do Spartak de Moscovo.

O escrutínio para o "XI do Centenário", como é agora apelidada a iniciativa, foi levado a cabo por via digital, através da aplicação oficial do clube, e através de boletim físico de voto, disponível aos sócios nas lojas oficiais.

A votação decorreu de 11 de janeiro a 28 de fevereiro e os vencedores são anunciados durante este mês de março.

Antes de Moisés, também Quim e Marcelo Goiano já foram anunciados como o guarda-redes e o lateral direito favorito dos sócios.

em: https://ominho.pt/moises-eleito-um-dos-dois-melhores-centrais-da-historia-do-sc-braga/


Artur Jorge eleito um dos dois melhores centrais da história do SC Braga 

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1371476286321872897?s=15

Mensagem de Artur Jorge

[emoji2788] "Seremos sempre maiores, quanto maior e mais valorizada for #ANOSSAHISTORIA" - 𝐀𝐑𝐓𝐔𝐑 𝐉𝐎𝐑𝐆𝐄

As palavras de um verdadeiro 𝔊𝔳𝔢𝔯𝔯𝔢𝔦𝔯𝔬 [emoji3538][emoji837][emoji836]️
https://t.co/v0dkNkVUfJ

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1371468728563548162?s=15

Antes de Artur Jorge também Quim, Marcelo Goiano e Moisés já foram anunciados como o guarda-redes, o lateral direito e o outro central favorito dos sócios.

Lipeste

zerozero.pt

22 curiosidades sobre o FC Famalicão x SC Braga

FC Famalicão e SC Braga  defrontam-se pelas 20h15m, em jogo a contar para a 23.ª Jornada da Liga NOS, numa partida que coloca frente a frente o 17.º e o 3.º da classificação geral, com 30 pontos a separá-los. Conheça as principais curiosidades do desafio.

FC Famalicão e SC Braga defrontaram-se por 36 vezes, com vantagem dos bracarenses, que somam 16 vitórias, contra 12 triunfos dos famalicenses
 

No Estádio Municipal de Famalicão, as duas equipas defrontaram-se por 17 vezes, com clara vantagem da equipa da casa, que ganhou por 11 vezes, enquanto a equipa bracarense ganhou em apenas uma ocasião
 

Na Liga NOS, foram 13 os jogos realizados entre as duas equipas, com três vitórias dos famalicenses e seis dos bracarenses
 

O SC Braga nunca ganhou em casa do FC Famalicão: em seis jogos, soma três empates e três derrotas
 

A única vitória do SC Braga em casa do FC Famalicão foi em 1967/68: 1-3 na Taça de Portugal
 

A última vitória do FC Famalicão frente ao SC Braga foi em 1993/94: 1-0 em casa
 

Na época passada, as duas equipas empataram 0-0 em Famalicão
 

Na primeira volta, o SC Braga venceu por 1-0
 

O FC Famalicão não ganha há dois jogos
 

Nos oito últimos jogos, o FC Famalicão só venceu um
 

O FC Famalicão não marcou nos dois últimos jogos
 

Nos seis últimos jogos, o FC Famalicão só marcou um golo
 

O FC Famalicão não ganha em casa há sete jogos
 

Em casa, o FC Famalicão só venceu um jogo esta época: 2-1 ao Marítimo
 

Em casa, o FC Famalicão não marca há quatro jogos
 

O FC Famalicão empatou os dois últimos jogos em casa, ambos 0-0
 

O SC Braga soma três vitórias consecutivas
 

Na Liga NOS, o SC Braga soma quatro vitórias consecutivas
 

O SC Braga não perde na Liga NOS há oito jogos (sete vitórias e um empate)
 

Fora de casa, o SC Braga soma três vitórias consecutivas
 

Abel Ruiz marcou nos três últimos jogos
 

Lucas Piázon marcou nos dois últimos jogos
 
Segunda, 15 Março 2021 - 20:15
Estádio Municipal de Famalicão
Manuel Oliveira

em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=316436

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Espanha: Abel Ruiz chamado para o Europeu de sub-21

Jogador do Sp. Braga foi o único atleta a jogar em Portugal chamado por Luis de la Fuente


Abel Ruiz integra a lista de convocados da seleção sub-21 de Espanha para a fase de grupos do Europeu.

O jogador do Sp. Braga é o único atleta espanhol a jogar em Portugal chamado para esta seleção, sendo que Pedro Porro, lateral do Sporting, foi convocado para a seleção principal.

A seleção espanhola, que se concentra a 22 de março, defronta na fase de grupos Eslovénia, Itália e República Checa.

[emoji3544] OFICIAL | Estos son los jugadores convocados por Luis de la Fuente para disputar la Fase de Grupos del Europeo Sub-21.

[emoji739] El combinado nacional, encuadrado dentro Grupo [emoji2403], se enfrentará a Italia, Eslovenia y República Checa.

https://t.co/XxnFuImiMu#U21EURO https://t.co/xXbMiOmGOS

https://twitter.com/SeFutbol/status/1371420947052425221?ref_src=twsrc%5Etfw

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/euro2021/espanha-abel-ruiz-chamado-para-o-europeu-de-sub-21

Lipeste

abola.pt

Abel Ruiz convocado para os sub-21 de Espanha

Abel Ruiz, avançado do SC Braga, integra a lista de convocados de Luis de la Fuente, selecionador dos sub-21 de Espanha, para o Europeu do escalão que vai arrancar a 24 de março na Hungria e na Eslovénia.

Trata-se de um regresso já que Abel Ruiz não jogava pela seleção desde setembro de 2019, tendo ajudado na vitória sobre o Cazaquistão. Ao todo, participou em três jogos de qualificação para o Europeu.

Em destaque no SC Braga, com dez golos marcados em 27 jogos, o jovem avançado de 21 anos volta a merecer a confiança de Luis de la Fuente que também o orientou nos sub-18 e sub-19.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-03-15/sc-braga-abel-ruiz-convocado-para-os-sub-21-de-espanha/882795/471

Lipeste

ojogo.pt

Avançado do Braga nos eleitos de Espanha para o Europeu de sub-21

Abel Ruiz convocado por Luis de la Fuente


Abel Ruiz é o único representante "português" nos convocados de Espanha para o campeonato da Europa de sub-21, cuja fase de grupos vai jogar-se neste mês de março na Hungria e na Eslovénia


O avançado do Braga, que agarrou a titularidade após a saída de Paulinho para o Sporting, é um dos 23 eleitos de Luis de la Fuente, que não poderá contar com Pedro Porro (Sporting), presença habitual nas escolhas, uma vez que o lateral-direito foi chamado à seleção principal.

Pepelu, médio do V. Guimarães, estava nos pré-convocados, mas não surge na derradeira lista.

Em 2020/21, pelo Braga, Abel Ruiz já apontou 10 golos em 27 jogos.

A seleção espanhola de sub-21 vai jogar contra Eslovénia, Itália e Chéquia nos dias 24, 27 e 30 de março, respetivamente.

Confira a lista completa de eleitos de Espanha para o Euro sub-21:

- Guarda-redes: Josep Martínez, Álvaro Fernández e Álex Domínguez;

- Defesas: Pozo, Pipa, Cucurella, Pedrosa, Miranda, Cuenca, Guillamón, Mingueza e Mateu Morey;

- Médios: Zubimendi, Moncayola, Gonzalo Villar, Fran Beltrán, Riqui Puig, Manu García e Puado;

- Avançados: Brahim Díaz, Barrenetxea, Dani Gómez e Abel Ruiz.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/avancado-do-braga-nos-eleitos-de-espanha-para-o-europeu-de-sub-21-13459012.html

Lipeste

record.pt

Abel Ruiz vai representar Espanha no Euro sub-21

Avançado do Sp. Braga integra convocatória final


Abel Ruiz vai ausentar-se dos trabalhos do Sp. Braga nesta próxima paragem para as seleções, já que irá participar no Euro sub-21. O avançado integra a convocatória final da Seleção espanhola que terá jogos contra a Eslovénia (dia 24 de março), Itália (27) e República Checa (30) na fase de grupos.

Abel Ruiz voltará para competir pelos arsenalistas na reta final da temporada, uma vez que a fase a eliminar do euro sub-21 só irá arrancar em finais de maio, na semana seguinte à final da Taça de Portugal onde o Sp. Braga estará presente.

Por André Gonçalves

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/abel-ruiz-vai-representar-espanha-no-euro-sub-21?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

bancada.pt

"Sporting, Benfica e FC Porto sempre a falar do mesmo e o SC Braga não aparece"

Presidente da Assembleia Geral SAD do SC Braga diz que só quem anda "distraído" é que se admira com crescimento minhoto


O presidente da Assembleia Geral da SAD do SC Braga, António Marques, lamenta que o emblema minhoto não tenha espaço mediático semelhante ao que é dado a Benfica, FC Porto e Sporting nas televisões e programas de debate e comentários nestes anos em que o emblema bracarense, sob a tutela de António Salvador, tem vindo a rivalizar com os ditos 'três grandes' do futebol português.

"Lamentam muitas vezes que nos programas de televisão tenham Sporting, Benfica e FC Porto sempre a falar do mesmo e o SC Braga não aparece, não passa. Mas é a lógica das coisas. Haveremos de mudar isso", comentou António Marques, dizendo que só se surpreende com a evolução do emblema arsenalista, nos últimos anos, quem anda "distraído".

"Só quem estava distraído é que não estava muito convocado para esta ideia de um SC Braga melhor, a crescer, com peso quer como clube quer como instituição que diz muito não só ao futebol da cidade e da região mas também ao país e à Europa", assinalou o dirigente bracarense, concordando que o SC Braga tem praticado um futebol de 'encher o olho'.

"Temos tido jogos felizes e bem conseguidos. Um ou outro não tem saído bem mas é normal. É um gosto ver o SC Braga jogar este ano", assegurou António Marques, dizendo que o emblema bracarense não assume a candidatura ao título, mas percebendo que Sérgio Conceição o assuma, por exemplo.

"Vivemos num enquadramento da pandemia em que se vive um dia de cada vez. O treinador Carlos Carvalhal foi muito feliz ao dizer que é um jogo de cada vez e no final fazem-se as contas. Vamos ver", disse António Marques, na TSF, concordando com a leitura de Sérgio Conceição na luta pelo título.

"O Sérgio Conceição tem toda a legitimidade e direito de pensar como entende porque matematicamente ainda é possível, apesar de o Sporting estar a jogar um bom futebol mas também tem sido muito feliz. Lembro-me que nos últimos dois jogos marcou nos últimos minutos. Tudo é possível, vamos ver."

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sporting-benfica-e-fc-porto-sempre-a-falar-do-mesmo-e-o-sc-braga-nao-aparece


Lipeste

bolanarede.pt

FC Famalicão 2-2 SC Braga: Insistência até ao fim deu empate

A CRÓNICA: NOVA FACETA FAMALICENSE NÃO PERDOOU OS GUERREIROS


Foi o jogo de estreia de Ivo Vieira no comando técnico do FC Famalicão, sendo o sucessor de Silas, o que fazia esperar uma nova faceta dos famalicenses, apesar do tempo de trabalho que a nova equipa técnica teve de preparação para o encontro. Do lado do SC Braga, o mesmo de sempre se esperava, sendo que a única alteração foi a introdução de Borja no onze inicial, em detrimento de Sequeira.

Passou apenas uma semana desde o último encontro disputado pelos famalicenses, que não têm sido de todo felizes ao longo da época, mas o início do duelo frente aos arsenalistas demonstrou uma equipa da casa muito aguerrida e com uma nova cara, apesar de manter o onze base utilizado.

A verdade é que esta nova faceta do FC Famalicão deu resultado, pelo menos dentro dos 20 minutos iniciais do encontro. Na sequência de um livre, com uma enorme confusão dentro da pequena área, foi Anderson que conseguiu rematar a bola para o fundo das redes de Matheus. Aos 18 minutos de jogo, o FC Famalicão colocou-se em vantagem no marcador. Lia-se 1-0 na tela.

O SC Braga partiu em missão após sofrer e começou a carregar no jogo. A partir dos 30 minutos tomou conta da partida e as oportunidades apareceram. Aos 36 minutos, o árbitro Manuel Oliveira concedeu uma grande penalidade favorável à equipa de Carlos Carvalhal, depois de Ricardo Horta cair na grande área do Famalicão, e foi mesmo o português a converter da marca dos onze metros. Empatava-se a partida no reduto famalicense.

Sem dar tempo para respirar, veio a reviravolta. Canto batido ao segundo poste da baliza e um cabeceamento de Tormena fez chegar a bola a Al Musrati, que, na recarga, fez o que tinha a fazer: consumar o segundo golo dos bracarenses. Foi a cinco minutos do soar do apito para o intervalo, mas a partida assim permaneceu.

A segunda parte começou da mesma forma que a primeira. O FC Famalicão entrou aguerrido e com vontade de se sobrepor ao SC Braga.

Diogo Figueiras teve nos pés a oportunidade de empatar a partida aos 55 minutos, estando mesmo a centímetros de o conseguir. Depois de um cruzamento rasteiro certeiro, o jogador do Famalicão não foi feliz. Mas os famalicenses não desistiam por nada. Ivo Rodrigues, totalmente do meio da rua, mandou uma autêntica bomba que acabou por embater no poste. Numa questão de segundos, a turma de Ivo Vieira fez tremer, no sentido literal, a baliza de Matheus.

Os minutos passavam e o Famalicão permanecia em superioridade no terreno a nível de construção de jogo e de perigo para a área adversária. Os famalicenses insistiam, persistiam não desistiam, mas continuavam a ser os arsenalistas a estar por cima do resultado (apesar de por pouco tempo).

Enquanto se ouvia um "é até ao fim" vindo dos membros do Famalicão presentes no Estádio Municipal de Famalicão, Heriberto Tavares não teve qualquer tipo de piedade e, à entrada da área, rematou para um golo sem defesa possível de Matheus. Faltavam apenas cinco minutos para o final do encontro e lia-se uma igualdade a dois golos no marcador.

GO-LA-ÇO [emoji122][emoji122][emoji122][emoji122]
[emoji460]️ Que bola @heritavares91!

[emoji836]️[emoji838] #NasciVilaNova #amordeperdicao https://t.co/vgcq5JW2dH

https://twitter.com/FCF1931_Oficial/status/1371588693555830786?ref_src=twsrc%5Etfw

E foi até ao fim. Dividiram-se os pontos, indo um para cada lado. O Famalicão persistiu e deu a cara à luta contra os guerreiros de Braga, terminando o encontro com uma igualdade no marcador a duas bolas.

A FIGURA

[emoji433] A tomada de posse do mister Ivo Vieira
[emoji327] As primeiras declarações em https://t.co/sbqpeIaVjQ

[emoji836][emoji838] #NasciVilaNova #amordeperdicao https://t.co/vYqP5rtSzJ

https://twitter.com/FCF1931_Oficial/status/1369358556802211845?ref_src=twsrc%5Etfw

"Nova cara" do FC Famalicão – Novo treinador, novos ares, nova cara. Existiu uma diferença notória na atitude e exibição da equipa famalicense neste encontro frente ao SC Braga, comparando com os jogos anteriores. A entrada de Ivo Vieira trouxe esperança ao FC Famalicão.

O FORA DE JOGO

Galeno –
Possivelmente por estar na iminência de poder ser advertido com cartão amarelo, podendo vir a falhar o próximo encontro do SC Braga, Galeno não esteve nos seus melhores dias nem praticou uma das suas melhores exibições. É um jogador que costuma ser dos que mais influencia a construção ofensiva dos arsenalistas, mas esteve algo apagado.

ANÁLISE TÁTICA – FC FAMALICÃO

Com a estreia de Ivo Vieira no comando técnico do Famalicão, o onze girou na base do 4-4-2, moldável num 4-1-3-2 em momentos defensivos, com Gustavo Assunção encarregue de ocupar a zona entre o miolo e a linha defensiva.

Essa mesma última linha foi composta por quatro jogadores: Rúben Vinagre e Diogo Figueiras nas alas, com Riccieli e Babic na zona central da defesa.

O meio-campo foi composto por Pepê e Gustavo Assunção, com a companhia de Gil Dias e Joaquin Pereyra, encarregues de servir pelas alas, os homens mais avançados Anderson e Ivo Rodrigues. Este último serviu também de elo na construção de jogo entre o meio-campo e o ataque.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Luiz Júnior (6)

Rúben Vinagre (6)

Riccieli (6)

Babic (6)

Diogo Figueiras (7)

Gil Dias (6)

Pepê (6)

Gustavo Assunção (6)

Joaquin Pereyra (6)

Ivo (6)

Anderson (6)

SUBS UTILIZADOS

Kraev (6)

Heriberto Tavares (7)

Fernando Valenzuela (6)

Alexandre Guedes (6)

Diogo Queirós (5)

ANÁLISE TÁTICA – SC BRAGA

Carlos Carvalhal montou, como habitualmente, um 4-2-3-1, mas moldável num 4-4-2 em transições defensivas, com Ricardo Esgaio e Borja bastante subidos no terreno que toca às suas posições como laterais. Este último foi a alteração sonante no onze inicial dos guerreiros. A restante linha defensiva manteve-se ocupada por Bruno Rodrigues e Tormena.

O meio-campo compôs-se com cinco jogadores, sendo Al Murasti e Fransérgio os mais recuados no terreno, com a tarefa de fazer a ligação entre setores na construção de jogo. Os restantes, Galeno, Ricardo Horta e Lucas Piazón, eram os homens mais avançados, encarregues de servir Abel Ruiz.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Matheus (6)

Ricardo Esgaio (6)

Bruno Rodrigues (6)

Tormena (6)

Borja (6)

Ricardo Horta (6)

Al Musrati (7)

Fransérgio (6)

Lucas Piázon (7)

Galeno (5)

Abel Ruiz (6)

SUBS UTILIZADOS

João Novais (6)

Nico Gaitan (6)

Sporar (5)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC Famalicão

BnR: Sendo este o seu primeiro jogo no comando técnico do FC Famalicão, o que achou da exibição da equipa e quais são os pontos que acredita que têm de ser melhorados?

Ivo Vieira:
Nós temos de melhorar todos os momentos do jogo: com e sem bola, no momento ofensivo, no momento defensivo, mesmo na zona intermédia. Não tive assim tanto tempo para trabalhar e temos de fazer alguns ajustes. Temos de melhorar, nitidamente, os resultados. Este resultado não nos traz conforto. Obviamente que a tabela é que vai ditar o que vai acontecer, mas nós é que podemos fazer algo para alterar as coisas. Vamos ter a humildade de perceber que o jogar bem tem de estar associado à vontade e ao querer.

SC Braga

BnR:
O SC Braga apresentou algum desgaste notório na segunda parte. Acredita que foi um dos fatores para o resultado obtido aqui em Famalicão?

Carlos Carvalhal: Falta saber onde está o ponto de interseção entre o desgaste e o mérito do adversário, porque o adversário também fez pela vida. Fez mudanças, colocou jogadores frescos na frente, jogadores rápidos. Evidentemente que falta perceber se foi a capacidade do Famalicão ou incapacidade nossa. Para mim, foi mais o mérito e a capacidade do Famalicão.

em: https://bolanarede.pt/nacional/clubesportugueses/fcfamalicao-2-2-sc-braga-insistencia-ate-ao-fim-deu-empate/

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Famalicão-Sp. Braga, 2-2 (crónica)

Sp. Braga não quebra o enguiço famalicense e cai para o 3.º lugar

Nuno Dantas

Que jogo! Emoção até ao final, jogadas de belo efeito, fantásticas defesas, uma pitada de polémica e quatro golos. A igualdade entre Famalicão e o Sp. Braga teve isto tudo e provocou mudanças no pódio da Liga. Os bracarenses, que estavam pressionados pelo triunfo da véspera do FC Porto e pelo peso da história uma vez que nunca haviam vencido para a Liga em solo famalicense, fizeram um mau jogo e desceram para o 3.º lugar do campeonato.

O empate acaba por ser lisonjeiro para a turma arsenalista, já que do outro lado esteve um super-Famalicão que apareceu transfigurado e cheio de uma vitamina chamada Ivo Vieira. O treinador de 45 anos teve uma estreia muito positiva e deixou um cheirinho daquilo que esta equipa ainda pode fazer na ponta final do campeonato.

Carlos Carvalhal, que na antevisão da partida tinha dito que os bracarenses iam a Famalicão "com tudo e mais alguma coisa", fez apenas uma alteração em relação ao encontro com o Vitória de Guimarães. Borja rendeu Nuno Sequeira no lado esquerdo da defesa e, de resto, manteve a velha máxima de que em equipa que ganha não se muda.

Já Ivo Vieira marcava a estreia com cinco alterações no onze titular. Além do castigado Ugarte – viu vermelho no Bessa -, o técnico deixou de fora Diogo Queirós, Lukovic, Heriberto e Alexandre Guedes, fazendo entrar Diogo Figueiras, Gustavo Assunção, Joaquín Pereyra, Ivo Rodrigues e Anderson. Contudo, a principal mudança do novo treinador foi na serenidade que trouxe turma famalicense, que entrou na partida a mandar.

A turma local apostou na posse de bola, na circulação com paciência até abrir brechas no adversário, na variação de flanco e, acima de tudo, tratando o esférico com qualidade. Já os guerreiros pareciam algo surpreendidos por encontrar um adversário que, apesar de ocupar os lugares do fundo da tabela, assumia o jogo e jogava de igual para igual. E, ao contrário do que o técnico prometera, não foi a jogo "com tudo.

Ivo Rodrigues abriu as hostilidades, com um remate frontal, mas foi Anderson que deu expressão à superioridade famalicense. Após livre, Babic ganhou de cabeça e, com muita confusão à mistura, entregou a Anderson que, frente a Matheus, não perdoou.

A formação arsenalista reagiu e os da casa, por sua vez, encolheram-se. O assalto à baliza famalicense só terminou com a reviravolta. A igualdade surgiu de grande penalidade. Ricardo Horta caiu na área e Manuel Oliveira assinalou de pronto grande penalidade. O mesmo jogador, na conversão, rematou forte para o fundo das redes. Pouco depois, após canto, Tormena ganhou nas alturas e cabeceou para o segundo poste onde apareceu Al Musrati a rematar para o segundo golo bracarense. Estava feita a viragem e ainda podia ter sido mais alargada, não fosse a excelente defesa de Luiz Júnior a parar cabeçda de Abel Ruiz.

Massacre famalicense

Os famalicenses voltaram a entrar melhor na segunda metade e foram, aos poucos, empurrando os bracarenses para a sua área. Os locais tiveram oportunidades para fazer o segundo, o terceiro, o quarto... foi um autêntico massacre à baliza de Matheus, que foi adiando ao máximo o golo.

Diogo Figueiras foi o primeiro a ficar perto do golo, mas após boa combinação no ataque, o remate, já dentro da área, saiu a rasar o poste. Depois foi Ivo Rodrigues a rematar em arco e a acertar com estrondo no poste. Tremia o Sp. Braga, que não conseguia reagir ao ataque avassalador dos locais.

Carlos Carvalhal tentou segurar o meio campo, tirando Galeno e colocando João Novais. Depois, refrescou o ataque, lançando Sporar e Nico Gaitan. Do outro lado, Ivo Vieira também mexeu. Entre as mudanças estava Heriberto, que havia de ser o herói do encontro.

Também lançado no segundo tempo, o búlgaro Kraev mostrou as credenciais que havia deixado na temporada passada em Barcelos e ficou, também ele, muito perto do golo. Primeiro rematou solto rente ao poste; depois, deixou três adversários para trás e rematou para boa defesa de Matheus.

O melhor ficou para o fim. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura, diz o ditado e disse Heriberto. Pegou no esférico na esquerda, puxou para dentro e em arco colocou o esférico na gaveta. Grande golo a dar alguma justiça ao marcador e a mostrar que podem contar com os famalicenses na luta pela manutenção.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/15-03-2021/famalicao-sp-braga-2-2-cronica 

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Famalicão-Sp. Braga, 2-2 (destaques)

Heriberto entrou, marcou e deu um ponto ao Famalicão


FIGURA: Heriberto (Famalicão)


Perdeu a titularidade com Ivo Rodrigues, mas mostrou ao técnico que vai lutar por um lugar no onze. O Famalicão tentou durante toda a segunda parte chegar ao empate. Oportunidade atrás de oportunidade falhada, até que Heriberto saltou do banco e, poucos minutos depois, fez um excelente golo e deu a igualdade aos locais.

MOMENTO DO JOGO: Um golo que merecia o festejo de adeptos

Já perto do final da partida, Heriberto fez o empate frente ao Sp. Braga. A emoção do jogo, a igualdade alcançada já perto do final e a espetacularidade do golo, levou a grandes festejos no relvado. Contudo, sentiu-se a falta do público, que merecia ter visto ao vivo este encontro e este golo.

OUTROS DESTAQUES

Ivo Rodrigues (Famalicão):
Regresso à titularidade com uma mão cheia de excelentes jogadas, sendo um dos destaques da turma local. Ficou perto do golo, mas viu o poste negá-lo.

Anderson (Famalicão): Outro regresso à titularidade e fez o que lhe é pedido. Teve uma oportunidade e meteu-a lá dentro. Simples e eficaz. Lutou muito no ataque, principalmente no primeiro tempo, mas nem sempre foi apoiado da melhor forma.

Al Musrati (Sp. Braga): Um poço de energia no meio campo bracarense apontou o segundo golo da época. Não conseguiu parar o ímpeto ofensivo dos famalicenses.

em:
https://maisfutebol.iol.pt/liga/15-03-2021/famalicao-sp-braga-2-2-destaques

Lipeste


maisfutebol.iol.pt

Carlos Carvalhal: «Este jogo ia ser difícil para qualquer equipa do mundo»

Treinador bracarense prefere dar mérito ao adversário pela reação no segundo tempo

Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa, após igualdade a dois frente ao Famalicão:


«Este jogo ia ser difícil para qualquer equipa do mundo. Houve mudança de treinador, que desperta sempre os jogadores que não jogam, num clube e numa equipa que tem muitos bons jogadores e que está numa posição que não é desta equipa. Entrámos razoavelmente bem no jogo, o Famalicão acaba por fazer o 1-0 num lance de bola parada e depois tivemos a capacidade para reagir e de virar o resultado.

Na segunda parte, queríamos fazer o terceiro golo para quase acabar o jogo, mas a verdade é que o Famalicão reagiu muito bem e fez uma boa segunda parte. A nossa equipa perdeu a capacidade de pressão à frente e estivemos demasiado tempo a defender o resultado, mas temos de dar mérito ao Famalicão.

[era fundamental chegar ao jogo com o Benfica no 2.º lugar?] Não vou responder a essa questão porque para nós era importante ganhar hoje e não o de amanhã. Fizemos tudo e tentámos vencer o jogo de hoje. Não estamos a olhar para a classificação nem estamos preocupados com o jogo seguinte.

[Sp. Braga desgastado na segunda parte] Falta saber aqui onde está o ponto de interceção entre o desgaste e o mérito do adversário que fez pela vida. Meteu jogadores frescos na frente e falta saber se foi maior a capacidade do adversário o demérito nosso, para mim foi mérito do Famalicão.

[sai desiludido com este resultado?] Não saio desiludido, sabia que ia ser um jogo difícil. Como posso estar desiludido se em nove jogos tenho sete vitória e dois empates? Estou extremamente satisfeito com aquilo que a minha equipa está a fazer nas diferentes frentes. Gostaríamos de ter três pontos, mas não foi possível.

[Abel Ruiz nos sub-21 de Espanha] Ficamos satisfeitos com a convocatória. É um dos jovens que temos na equipa, fez há pouco 21 anos. O Abel tem aproveitado as oportunidades e estamos satisfeitos que tenha voltado à seleção».

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/sp-braga/carlos-carvalhal-este-jogo-ia-ser-dificil-para-qualquer-equipa-do-mundo



Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Ivo Vieira: «Para o futuro pretendo uma equipa virada para o ataque»

Técnico famalicense satisfeito com o comportamento dos jogadores

Ivo Vieira, treinador do Famalicão, na sala de imprensa, após igualdade a dois frente ao Sp. Braga:


«Na antevisão eu tinha dito que muita coisa tinha de mudar, em termos estratégicos isso leva-nos a provocar um impacto naquilo que é o comportamento dos atletas. Não se consegue mudar tudo, mas queríamos mudar uma percentagem e os jogadores acabam por ter muito mérito naquilo que foi o jogo. Na primeira parte, o Sp. Braga controlou quase o jogo todo, mas depois do 1-0 tivemos duas ou três situações que poderíamos ter melhores tomadas de decisão e é aqui que podemos melhorar.

Na segunda parte a equipa encontrou-se com aquilo que eu pretendo para o futuro, que é uma equipa mais virada para o ataque, para a baliza do adversário. Estou satisfeito com o comportamento da equipa, mas para aquilo que é a qualidade dos jogadores, tenho a noção que podem acrescentar muito mais.

[o que pode melhorar na equipa?] Temos de melhorar em todos os momentos do jogo. No momento ofensivo, no defensivo, a dinâmica que temos com os médios, não tive muito tempo para trabalhar, mas temos de melhorar acima de tudo nos resultados. Não é um resultado que nos traz conforto no momento em que estamos. Queremos jogar bem e isso tem de estar associado ao querer.

[mudança de treinador gera sempre uma reação da equipa] É inequívoco que o comportamento dos atletas foi muito bom. Claro que têm de melhorar os aspetos táticos, sob a minha orientação, agora nós sabemos que no futebol não podemos fugir à realidade. Sabemos que quando há uma mudança de liderança que há uma reação, cabe-nos dar a direção para essa ação dos mesmos.

[pressão asfixiante do Famalicão. É a imagem que pretende?] Depois de estar em desvantagem, obviamente que tínhamos que correr atrás, correr mais riscos, tínhamos que procurar o empate e depois procurámos o 3-2. Era o resultado que procurávamos e que trabalhámos para que isso acontecesse, embora tivéssemos um opositor de grande valia no outro lado. Encostar o Braga ou não, fizemos o nosso jogo.

[o que procurou com as mexidas na frente?] O que aconteceu e no fundo tentar ganhar o jogo. Primeiro empatar e depois ganhar o jogo, não conseguimos, mas tentámos. Arriscamos cá trás no dois contra dois, mas os atletas tiveram um comportamento fenomenal. Eles têm caracter e lutam pelo que acreditam»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/famalicao/ivo-vieira-para-o-futuro-pretendo-uma-equipa-virada-para-o-ataque

Lipeste

zerozero.pt

Dérbi minhoto termina empatado

O que herdou Ivo Vieira...


Não haverá no futebol português muitos casos como o que aconteceu a Ivo Vieira. Pegar numa equipa que está em zona de descida, na entrada para a reta final da Liga, mas, ao mesmo tempo, pegar num plantel com uma qualidade impressionante. Num polémico e emocionante dérbi minhoto, os de Famalicão receberam e empataram (2x2) com o Braga, que falha o regresso ao 2º posto da Liga NOS. E escrevemos polémico por causa de Manuel Oliveira e do seu VAR, que validaram um golo que não deveria ter sido validado e ainda marcaram um penálti que não deviam ter marcado. Mas já lá vamos...

Primeiro temos de dar duas notas. A primeira para a qualidade individual do Famalicão. É certo que nem sempre aconteceu durante o que já se jogou na temporada, mas, pelo menos esta segunda-feira, ficamos novamente com a sensação de que esta equipa tem o que é preciso para se salvar na luta pela manutenção.

Já em relação ao Braga, temos de falar de uma equipa que não teve a inspiração de Piazón, Ruiz ou Horta e que acabou por ter um dos jogos mais complicados da temporada.

Os erros e os golos

Vamos então ao jogo e à polémica. Não se pode dizer que tenha havido uma equipa dominante na primeira parte. O Braga teve mais bola, pressionou mais alto, mas o Famalicão encontrou sempre forma de sair, com os jogadores dos flancos a serem sempre capazes de encontrar espaço nas costas de Galeno/Borja e de Esgaio. 

E foi num desses lances que veio o primeiro golo. Ivo Rodrigues trabalhou sobre Esgaio e ganhou um livre na lateral. Essa bola parada acabou num golo da equipa da casa, marcado por Anderson. O problema é que o remate final do avançado do Famalicão (que foi a surpresa de Ivo Vieira) foi precedido de um toque na mão de Babic, o que deveria ter anulado o lance.

Essa desvantagem trouxe a melhor fase do Braga no jogo. A equipa forasteira carregou e deu a volta ao marcador em três minutos. Só que até essa boa fase do Braga teve polémica. E teve-a porque Ricardo Horta cavou uma grande penalidade que deixa muitas dúvidas e isso deu o empate.

45 minutos de um sentido

A história da segunda parte foi bem diferente...Se terminamos o primeiro tempo com a ideia que o Braga foi ligeiramente superior, o que se passou nos segundos 45 minutos foi um domínio quase total dos da casa. Desde um falhanço incrível de Diogo Figueiras a um remate incrível de Ivo Rodrigues ao poste, a equipa de Ivo Vieira teve várias oportunidades de golo.

A certa altura parecia que o Braga até ia conseguir aguentar a pressão do Famalicão, só que Ivo Vieira tinha outra cartada. Se a primeira aposta em Anderson resultou, ainda resultou melhor a aposta no seu substituto. Heri entrou, pegou na bola pela esquerda e fez um empate que teve tanto de espetacular como justo.

Este 2x2 deixa-nos duas certezas. Primeiro, o Braga perdeu pontos, é certo, mas a luta pelo segundo lugar vai ter a equipa de Carvalhal até ao fim. A outra ideia é que este Famalicão tem tudo para estar bem melhor do que a classificação indica e Ivo Vieira herdou uma situação preocupante, mas muito interessante.

Segunda, 15 Março 2021 - 20:15
Estádio Municipal de Famalicão
Manuel Oliveira

2-2

Anderson Oliveira 18'
Heriberto Tavares 87'

Ricardo Horta 36' (g.p.)
Al Musrati 39'


Lances Capitais

18´
GOLO FC Famalicão!
Anderson Oliveira marca
o seu 2º golo na prova (13 jogos)

36´
GOLO SC Braga
Ricardo Horta marca de grande penalidade!
o seu 8º golo na prova (21 jogos)

39´
GOLO SC Braga!
Al Musrati marca
o seu 2º golo na prova (20 jogos)

87´
GOLO FC Famalicão!
Heriberto Tavares marca
o seu 1º golo na prova (8 jogos)

Positivo

Individualidades do Famalicão


Ainda têm muito para assimilar de Ivo Vieira, mas a ideia que fica é que não será complicado ao novo treinador do Famalicão colocar as individualidades a jogar num sistema coletivo. Com a matéria-prima disponível, o trabalho fica mais fácil.

Negativo

Segunda parte do Braga


Percebeu-se que o Braga ia tentar baixar o ritmo do jogo na segunda parte. A vencer e com um ataque muito rápido, pensou-se que se ia ver o que se viu no dérbi contra o Vitória na passada semana. Uma equipa mais atrás, mas sempre pronta a lançar as motas na frente. O problema é que a estratégia correu mal, já que a equipa de Carvalhal não teve capacidade para gelar o Famalicão.

O Árbitro

Algumas, para não dizer muitas dúvidas no 1x0. Antes do golo há uma bola que bate na mão de Babic. De acordo com a regra em vigor (que só será alterada a partir de 1 de julho), o lance deveria ter sido anulado. Também a grande penalidade que deu o 1x1 deixa muitas dúvidas.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=316480

Lipeste

desporto.sapo.pt

Ivo Vieira: "Os jogadores foram fantásticos"

O Famalicão empatou a duas bolas com o SC Braga.

Ivo Vieira, treinador do Famalicão, realçou que, apesar do pouco tempo para trabalhar com a equipa, os jogadores deram uma boa resposta no empate a duas bolas com o SC Braga.

"É difícil numa semana alterar o que queremos em profundidade. Foi nítido o comportamento dos jogadores a querer ganhar, a querer disputar o jogo contra uma equipa muito boa. (...) Tinha de haver um safanão naqueles que estavam a ser os resultados, a equipa deu resposta, os jogadores foram fantásticos naquilo que foi o trabalho", disse na flash interview da Sport TV.

O técnico afirma que ainda há muito trabalho para fazer e que este é apenas um passo numa longa caminhada.

"Contra um adversário muito difícil, a equipa respondeu de forma cabal. Obviamente que ainda temos de melhorar em alguns aspetos, no que a equipa pode dar no futuro, mas ainda não conseguimos nada. Somámos um ponto, é importante para a nossa caminhada, mas temos de fazer muito mais do que fizemos hoje", notou.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/ivo-vieira-os-jogadores-foram-fantasticos

Lipeste

desporto.sapo.pt

Carvalhal: "O Famalicão acabou por justificar o empate"

O SC Braga empatou a duas bolas com o Famalicão.

Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, considerou que a partida de hoje frente ao Famalicão era de grau de dificuldade elevada, pela mudança na equipa famalicense e admitiu que a equipa de Ivo Vieira mereceu o resultado.

"Nós sabíamos que ia ser um jogo difícil. Houve uma mudança de treinador, o Famalicão está numa situação incómoda, mas nós sabemos que tem bons jogadores. (...) Abordamos bem o jogo, ficámos a perder e tivemos a serenidade de dar a volta ao resultado. (...) O Famalicão acabou por justificar o empate, porque fez uma segunda parte bem melhor do que a nossa", disse, na flash interview da Sport TV.

"Muito mérito, é mais mérito do Famalicão, temos de dar mérito a quem faz pela vida, a quem trabalha, a quem corre, a quem mete o pé e a quem fez por justificar o empate", acrescentou.

O SC Braga voltou a perder pontos na I Liga, quatro jogos depois, mas Carvalhal realça o facto de a equipa não perder há nove jogos.

"Eu gostaria de mais três pontos, obviamente. Não sendo possível, conseguimos um ponto. Estamos a somar pontos, já não perdemos há nove jogos, dois empates, sete vitórias. O jogo foi muito complicado, seria complicado para qualquer equipa hoje, seria um jogo complicado para todos", concluiu.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/carvalhal-o-famalicao-acabou-por-justificar-o-empate