News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

Adeptos do Benfica pedem Al Musrati

Adeptos do Benfica invadiram as redes sociais do médio-centro Al Musrati, do SC Braga, que está referenciado pelos encarnados, pedindo-lhe para ir para o Benfica. «Come to Benfica [vem para o Benfica]» foi até um dos assuntos do dia no Twitter.

A BOLA, recorde-se, noticiou o interesse do clube da Luz no jogador líbio no passado dia 24 de fevereiro. Contratar Al Musrati, no entanto, não será fácil. O jogador, de 24 anos, tem cláusula de rescisão de €30 milhões, e contrato com o SC Braga até 2024.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-03-05/sc-braga-adeptos-do-benfica-pedem-al-musrati/881501/471

Lipeste

Até virem à Pedreira a imprensa vermelha vai noticiar o interesse dos milhafres em meio plantel e depois disso, até final da época, irão noticiar a saída desses e de todos os outros para todo lado, nada de novo.


Arsenalista

Quote from: Lipeste on 05 de March de 2021, 09:34
O jogador, de 24 anos, tem cláusula de rescisão de €30 milhões, e contrato com o SC Braga até 2024.
Este valor da clausula já me parece mais em linha com o valor/potencial do jogador.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Lipeste

www.bolanarede.pt

As 5 equipas "extra-grandes" com mais pódios na Primeira Liga

Comparativamente a outros campeonatos da Europa e do Mundo, a Primeira Liga Portuguesa é uma das competições nas quais o número de campeões nacionais é drasticamente reduzido. E mesmo olhando para os constituintes do pódio – dada a habitual e massiva presença de SL Benfica, FC Porto e Sporting CP –, o cenário não é muito diferente.

Ainda assim, ao longo de toda a História, nove clubes conseguiram contrariar a tendência e intrometeram-se entre os três primeiros lugares do campeonato.

Neste artigo, apresentamos as cinco equipas que mais vezes conseguiram posicionar-se no topo da tabela, sendo que de fora da lista ficaram Atlético CF (com dois pódios), CUF, Académica OAF e FC Paços de Ferreira (os três com uma presença no pódio).

Na lista dos cinco clubes, destaque para o facto de o primeiro classificado ter mais conquistas nesse registo do que o somatório das restantes quatro equipas. Quem constitui este top-5? Vamos descobrir!

5. SC Braga (três pódios) –
https://t.co/g24OLGQ6ol

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1262377838696697857?ref_src=twsrc%5Etfw

Começamos pela equipa sensação das últimas duas décadas, embora nesta curta lista apareça no último posto no que toca ao número de vezes que ficou no pódio.

Desde a entrada de António Salvador para o cargo de presidente em 2003, o SC Braga tem sido um dos destaques no panorama português e até europeu.

Os arsenalistas começaram a figurar mais vezes entre os primeiros cinco lugares e alcançariam um histórico segundo lugar em 2009/10, sob o comando de Domingos Paciência. Tal feito não só valeu a estreia na Liga dos Campeões, como ainda se seguiu uma final da Liga Europa na época seguinte.

O SC Braga voltou à carga em 2011/12 (época em que Lima foi um dos melhores marcadores do campeonato), com novo acesso à "Champions", mas desta vez fruto de um terceiro lugar. A terceira e última vez não poderia ser mais recente, dado que aconteceu precisamente na temporada passada, exatamente com os mesmos pontos que o quarto classificado Sporting CP.

A tudo isto, o emblema bracarense pode ainda acrescentar no século XXI a Intertoto (2009), a Taça de Portugal (2015) e as duas Taças da Liga (2013 e 2020). É certo que, historicamente, o SC Braga aparece em quinto nesta lista, mas será também o clube "extra-grandes" a estar mais próximo de conquistar novo pódio em Portugal. O passado mais recente fala por si e a presente temporada (embora longe de terminar) não é exceção.

4. Vitória SC (quatro pódios) – Com a mesma quantidade de pódios que o terceiro classificado da lista, eis que aparece o Vitória SC, com classificações muito espaçadas na História.

Depois de vários anos de altos e baixos, a equipa de Guimarães ameaçou o terceiro lugar em 1963/64 (altura em que até teve os mesmos pontos que o Sporting CP), mas só o conseguiria pela primeira vez em 1968/69, com um terceiro lugar.

A partir dessa temporada, o Vitória SC começou a afirmar-se no pelotão da frente, mas só voltou a intrometer-se na luta pelas primeiras três posições da frente em 1986/87, altura em que interrompeu uma sequência de dez temporadas apenas e só com os três "grandes" a terminar no pódio. Nessa época, Paulinho Cascavel foi inclusive o melhor marcador da Primeira Liga.

Já com o campeonato disputado a triunfos a três pontos, os vimaranenses voltariam a ser terceiros classificados em 1997/98, feito que se repetiu em 2007/08. Logo na época da subida de divisão, Manuel Cajuda levou o Vitória SC a uma posição que possibilitou um inédito apuramento para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.

Desde essa altura, o conjunto de Guimarães acrescentou uma Taça de Portugal (2013) à Supertaça da década de 80 e, no campeonato, tem persistido no objetivo europeu. Contudo, o fosso que se criou entre os primeiros três (às vezes quatro) classificados para os restantes tem sido um obstáculo para a equipa do Berço regressar aos lugares de pódio.

3. Vitória FC (quatro pódios) – Mantendo o mesmo número de pódios, viajamos de Guimarães para Setúbal, com a particularidade de o Vitória FC ter conseguido uma vice-liderança, em comparação ao Vitória SC.

Nos anos 60, os sadinos começaram a cimentar-se nos primeiros seis lugares e conseguiram mesmo fechar a época 1969/70 na terceira posição, aproveitando a surpreendente queda do FC Porto para o nono lugar.

Logo no arranque da década seguinte, o Vitória FC arrecadou três pódios consecutivos, com um segundo lugar em 1971/72 e duas classificações no terceiro posto nas épocas seguintes. Todos estes feitos foram conseguidos com José Maria Pedroto ao leme, um técnico que, embora não tenha conquistado títulos, deixou um marco assinalável na História do emblema do Sado.

Seguiu-se uma fase intermitente até ao final do século e, neste milénio, apesar da conquista da Taça da Liga e da terceira Taça de Portugal, o Vitória FC caiu a pique na Primeira Liga, com sucessivos anos a ficar ligeiramente acima da linha de água.

A crise económica e diretiva falou mais alto na temporada passada e ditou a descida administrativa ao Campeonato de Portugal. Ainda assim, os sadinos de tudo farão para regressar ao principal escalão, dado que ainda são o sexto clube com mais participações na Liga, atrás dos três "grandes" e de Belenenses e Vitória SC.

2. Boavista FC (seis pódios) – Os axadrezados foram uma das últimas equipas a conquistar um lugar entre os três melhores classificados de um campeonato, mas inteiramente a tempo de se conseguirem posicionar em segundo lugar nesta lista.

Nesse registo, o Boavista teve a particularidade de ter ficado mais vezes no segundo lugar do que no terceiro posto, algo que pode ser detalhado em duas fases distintas.

A primeira aconteceu entre as épocas 1975/76 e 1991/92, numa altura em que o emblema do Bessa crescia e solidificava uma posição na primeira metade da tabela, acrescentando ainda as quatro Taças de Portugal conquistadas. Nesse período, o Boavista arrecadou uma vice-liderança pouco depois do '25 de abril' e ainda o último lugar do pódio por duas ocasiões, em 1988/89 e em 1991/92 – época em que Ricky foi o melhor marcador do campeonato.

Já a segunda fase foi comandada em pleno por Jaime Pacheco e teve lugar nos anos da viragem do milénio. Em 1998/99, as panteras negras ficaram novamente em segundo lugar e isso valeu-lhes a estreia na Liga dos Campeões na temporada seguinte. O momento mais marcante ficou reservado para 2000/01, com a conquista da Primeira Liga – numa luta intensa com o rival FC Porto até ao último segundo –, ao que se seguiu uma nova vice-liderança em 2001/02.

Na sequência do processo 'Apito Final', o Boavista acabaria por ser despromovido à Segunda Liga em 2007/08, regressando sete anos depois no alargamento do campeonato para 18 equipas. Desde aí, os axadrezados têm sentido dificuldades para retomar os tempos áureos, comprometendo-se maioritariamente com o objetivo da manutenção.

1. CF Os Belenenses (19 pódios) – O estatuto de líder destacado vai para a histórica equipa de Belém, embora não tenha propriamente vivido dias felizes nos últimos tempos.

Entre 1936/37 e o final da década de 50, o CF 'Os Belenenses' conquistou um lugar no pódio em 16 das 26 temporadas, sendo que o maior destaque vai para o campeonato conquistado em 1945/46, às ordens de Augusto Silva.

Nesse período, o campeonato português oscilou entre oito e 14 participantes, mas o Belenenses foi a equipa que sempre se manteve perto do topo e foi ganhando algumas corridas ao FC Porto. Além do campeonato, o clube do Restelo arrecadou ainda 13 terceiros lugares (*) e duas vice-lideranças, uma das quais com os mesmos pontos que o campeão SL Benfica, em 1954/55. Nota ainda para Matateu, avançado português que foi um dos maiores goleadores dos anos 50.

Após a década de 60, os azuis do Restelo até conquistaram a terceira Taça de Portugal da História e uma Intertoto, mas certo é que, apesar do crescimento europeu, perderam gás na luta pelo topo do campeonato – conquistaram um segundo posto em 1972/73 e dois terceiros postos em 1975/76 e 1987/88. No total, foram 19 as ocasiões em que o Belenenses se intrometeu na luta por um lugar no pódio.

Atualmente, o emblema lisboeta encontra-se a disputar as distritais, após a divisão com a SAD do clube desde 2018... Poderá o Belenenses reencontrar-se com a História e, em breve, regressar à Primeira Liga?



(*) – 1939/40, 1940/41, 1941/42, 1942/43, 1944/45, 1946/47, 1947/48, 1948/49, 1952/43, 1955/56, 1956/57, 1958/59 e 1959/60.

em: https://bolanarede.pt/nacional/clubesportugueses/as-5-equipas-extra-grandes-com-mais-podios-na-primeira-liga/

Lipeste

jogo.pt

"Abel Ruiz é mais po­ten­te do que eu"

Brilha em Braga e encanta lenda espanhola: "Pode ser o 9 da seleção"

His­tó­ri­co David Vil­la apa­dri­nha per­cur­so do com­pa­tri­o­ta e apon­ta-o à se­le­ção es­pa­nho­la

Ren­di­men­to re­cen­te do pon­ta de lan­ça do Bra­ga não sur­pre­en­de o his­tó­ri­co go­le­a­dor da se­le­ção es­pa­nho­la, que lhe au­gu­ra um fu­tu­ro de so­nho. Des­ta­ca-lhe o apro­vei­ta­men­to que faz dos es­pa­ços


David Villa fala em exclusivo a O JOGO sobre o "boom" de Abel Ruiz espanhol e até o considera mais potente do que ele próprio.

Abel Ruiz de­sa­tou a mar­car go­los com a ca­mi­so­la do Bra­ga e, após a saí­da de Pau­li­nho, as­su­miu-se cla­ra­men­te co­mo re­fe­rên­cia ofen­si­va da equi­pa de Car­va­lhal. A veia go­le­a­do­ra do pon­ta de lan­ça, ex­pres­sa com o bis ao FC Por­to, an­te­on­tem, até po­de ter apa­nha­do mui­ta gen­te des­pre­ve­ni­da, mas não David Vil­la, his­tó­ri­co go­le­a­dor da se­le­ção de Es­pa­nha e com pas­sa­gens pe­lo Va­lên­cia, Bar­ce­lo­na e Atlé­ti­co Ma­drid.

"Atu­al­men­te, ain­da é um pou­co ce­do pa­ra fa­lar nis­so, mas es­tou se­gu­ro de que as pes­so­as da fe­de­ra­ção olham pa­ra o Abel Ruiz co­mo um 9 de fu­tu­ro. O tra­ba­lho de­le aca­ba­rá por le­vá-lo à se­le­ção e es­tou con­ven­ci­do de que po­de ser o 9 da Ro­ja, por­que tem con­di­ções pa­ra is­so. De­ve ir pas­so a pas­so e apro­vei­tar, pa­ra já, o es­pa­ço­nos sub-21. Mas, co­mes­ta tra­je­tó­ria que es­tá a ter, pen­so que o Abel vai che­gar à se­le­ção de Es­pa­nha", ale­ga David Vil­la a O JO­GO.

Au­tor de no­ve go­los pe­lo Bra­ga, se­te de­les na Ta­ça de Por­tu­gal, pro­va em queéo me­lhor mar­ca­dor, o pon­ta de lan­ça nun­ca es­con­deu que ti­nha David Vil la co­mo re­fe­rên­cia, até pe­las se­me­lhan­ças na for­ma de jo­gar. Ago­ra com 39 anos, cer­ca de um ano após ter ter­mi­na­do a car­rei­ra nos ja­po­ne­ses do Vis­sel Ko­be, o mai­or go­le­a­dor da Ro­ja (59 go­los) en­con­tra es­sas se­me­lhan­ças quan­do vê o bra­ca­ren­se em ação. "O Abel des­mar­ca-se mui­to bem e tem um jo­go mui­to po­ten­te, se ca­lhar até é mais po­ten­te do que eu era, por­que fi­si­ca­men­teém ais for­te. Éverd ade que a jo­gar co­mo 9 ele con­se­gue apro­vei­tar mui­to bem os es­pa­ços, con­se­gue fa­zer des­mar­ca­ções e, tal­vez por is­so, se pa­re­ça co­mi­go. Eu tam­bém gos­ta­va de ata­car os de­fe­sas e ir pa­ra ci­ma de­les, era um jo­ga­dor que apro­vei­ta­va os es­pa­ços. Mes­mo as­sim, acho que ele é mais for­te e po­ten­te do que eu nos úl­ti­mos me­tros de­vi­do a uma ca­pa­ci­da­de fí­si­ca su­pe­ri­or", ana­li­sa o ex-jo­ga­dor as­tu­ri­a­no, "fe­liz" pe­lo mo­men­to de Ruiz em Bra­ga. "Sou­be so­frer quan­do não jo­ga­va com re­gu­la­ri­da­de. Ago­ra es­tá a fa­zê-lo e a mar­car go­los. O Abel ga­nhou o seu es­pa­ço no Bra­ga à cus­ta de tra­ba­lho e de uma enor­me von­ta­de de triun­far".

Ru­mo a um pa­ta­mar ele­va­do

David Vil­la con­si­de­ra que Abel Ruiz "tem po­ten­ci­al pa­ra che­gar a um pa­ta­mar ele­va­do", em­bo­ra pre­ci­se de tem­po pa­ra con­so­li­dar o seu jo­go. "Quan­do se fa­la de jo­ga­do­res com es­te po­ten­ci­al, não só o Abel Ruiz co­mo ou­tros, fi­ca di­fí­cil ana­li­sar e pre­ver até on­de po­dem che­gar. Ele es­tá a fa­zer coi­sas mui­to bo­as, mas tem ca­pa­ci­da­de pa­ra mais, por­que tem con­di­ções pa­ra is­so. Tem de ter pa­ci­ên­cia, por­que ape­nas tem 21 anos, e po­de, na­tu­ral­men­te, evo­luir. Tem to­das as con­di­ções do mun­do pa­ra che­gar ao pa­ta­mar que qui­ser", pro­je­ta o ex-jo­ga­dor.

GO­LE­A­DOR EM AL­TA EM ES­PA­NHA

O bis de Abel Ruiz com o FC Por­to, na Ta­ça de Por­tu­gal, eco­ou por Es­pa­nha e, on­tem, o jor­nal AS deu es­pa­ço ao te­ma. "Es­tá ago­ra a bri­lhar num cam­pe­o­na­to du­ro co­mo é o por­tu­guês. Um ca­mi­nho ás­pe­ro e di­fí­cil pa­ra um jo­vem que ain­da vai a tem­po de tu­do, mes­mo fo­ra do Barça", es­cre­veu o jor­nal. O tí­tu­lo da pe­ça foi es­te: "De re­ne­ga­do no Bar­ce­lo­na a es­tre­la em Por­tu­gal".


BRA­GA É BOM CLU­BE PA­RA CRES­CER

For­ma­do em La Ma­sia, Abel Ruiz sal­tou do Bar­ce­lo­na pa­ra o Bra­ga há pou­co mais de um ano e a car­rei­ra con­ti­nu­ou a ser se­gui­da com aten­ção em Es­pa­nha, co­mo ates­ta David Vil­la. "O Bra­ga é um bom clu­be pa­ra o Abel Ruiz, de­vi­do ao al­to ní­vel des­por­ti­vo e or­ga­ni­za­ci­o­nal que tem evi­den­ci­a­do, co­mo se viu na Li­ga Eu­ro­pa. Além dis­so, o cam­pe­o­na­to por­tu­guês é bom", diz Vil­la.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210305/281964610457249

Lipeste

www.rtp.pt

Carlos Carvalhakl vai completar 200 jogos como treinador na I Liga.

Números e Curiosidades – Jornada 22

- Estão marcados até ao momento 444 golos (153 de jogadores portugueses).

- Pedro Gonçalves (Spo) é o melhor marcador do campeonato com 14 golos

- Pedro Gonçalves já bisou por 5 vezes (!)

- FC Porto tem o melhor ataque com 45 golos.

- Sporting tem a melhor defesa, com 10 golos sofridos.

- 68 grandes penalidades assinaladas (48 convertidas).

- 40 cartões vermelhos mostrados, em 189 jogos.

- 2-1, o resultado mais repetido, já aconteceu por 37 vezes.

- Estádio com mais golos – Dragão - 34 golos.

- Estádio com menos golos – Barcelos - 18 golos.

O que vai acontecer na 22.ª jornada (5.ª da 2ª volta):

- Portimonense – Tondela pela 4ª época consecutiva.

- Paços - Nacional voltam a defrontar-se 3 anos depois na Capital do Móvel

- Sporting recebe o Santa Clara pela 6ª vez em Alvalade. NUNCA os açorianos venceram em Alvalade, e só marcaram 2 golos.

- FC Porto viaja a Barcelos pela 20ª vez, nos últimos 3 confrontos houve sempre golos para as duas equipas

- Rio Ave e Farense voltam a defrontar-se em Vila do Conde ... 20 anos depois (!)

- Vamos ter o duelo dos "M's" deste campeonato, Moreirense viaja à Madeira para defrontar o Marítimo pela 7ª época consecutiva.

- Pela 2ª época consecutiva vamos ter um Boavista - Famalicão.

- Vamos ter o 3º confronto consecutivo entre a Belenenses SAD e o Benfica no Jamor.

- E o 62º dérbi minhoto na história entre ambos em Braga. Nos últimos 16 confrontos, o Braga venceu 14 vezes (!). Vitória SC apenas venceu uma.

- Carlos Carvalhal vai completar 200 jogos como treinador na I Liga.

O que poderá acontecer nesta jornada:[/b]

- Rubem Amorim continuar invicto em casa, como treinador (20 jogos – 0 derrotas)

- Pawel Kieszek (RA) chegar aos 5000 minutos consecutivos a jogar na I liga (são 55 jornadas consecutivas)

- O Vitória SC vencer em Braga pela 2.ª vez nos últimos 17 anos (!)

- O Santa Clara vencer pela 1.ª vez na sua história em Alvalade.

- Nova mudança de lanterna vermelha no campeonato. Na 2.ª volta... 4 jornadas... 4 lanternas vermelhas diferentes.

- O Sporting somar a 22.ª jornada consecutiva sem perder.

- O estádio do Braga ter golos pela ... 92ª jornada consecutiva (!)

- O Famalicão ver a cartolina amarela pela 56.ª jornada consecutiva.

- O Marítimo somar a sua 8.ª consecutiva sem vencer.

- O Tondela voltar a vencer fora ... 8 meses depois.

- O Vitória SC sofrer pela 6.ª jornada consecutiva (a equipa que sofre golos há mais tempo)

- O Farense somar o seu 4.º empate consecutivo.

Séries em aberto à entrada para a 22.ª jornada:

- Não marca há mais tempo: Rio Ave – 195 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo: Sporting - 325 minutos.

- Não marca há mais tempo em casa: Famalicão - 430 minutos.

- Não marca há mais tempo fora: Paços – 230 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo em casa: Benfica– 310 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo fora: Famalicão – 170 minutos.

- Marca há mais jornadas consecutivas: Sp. Braga – 7 jornadas.

- Sofre golos há mais jornadas consecutivas: Vitória SC – 5 jornadas.

- Mais jornadas consecutivas sem vencer: Marítimo - 7 jornadas.

- Mais jornadas sem empatar: Tondela - 11 jornadas.

- Mais jornadas sem perder: Sporting - 21 jornadas.

- Mais vitórias consecutivas: Sp. Braga - 3 jornadas.

- Mais empates consecutivos: Farense – 3 jornadas.

- Mais derrotas consecutivas: Nacional – 3 jornadas.

Séries "incríveis":

- Famalicão vê cartões há 55 jornadas consecutivas.

- Tondela marca golos há 6 jornadas consecutivas.

- Estádio do Sp. Braga não vê um 0-0 há 5 anos e 5 meses (4 outubro 2015).

- Tondela não vence fora de casa há 8 meses.

- Sporting não perde fora há 7 meses.

- Kieszek joga há 55 jornadas consecutivas.

- Ruben Amorim continua sem nunca perder em casa para a I liga, 20 jogos - 0 derrotas.

- Famalicão não marca um golo em casa há 430 minutos (!).

- Tondela não empata 1 jogo há 11 jornadas consecutivas (!)

- Luiz Carlos (Paços), Pasinato (Mor) e Edwards (VSC) jogaram todos os jogos deste campeonato e continuam sem verem nenhum amarelo (!)

Curiosidades:

- 189 jogos até ao momento, 80 vitórias para as equipas visitadas e 59 vitórias para as equipas visitantes (50 empates).

- Jornada 21 foi a jornada com menos cartões amarelos mostrados, "apenas" 29.

Sabia que:

- O Sporting é a equipa com mais golos portugueses? (26)

- O Braga já teve 17 jogadores diferentes neste campeonato a marcar golos? (Abel Ruiz foi o último)

- O Tondela marcou em todas as jornadas na 2ª volta?

- O Tondela é a única equipa que ainda não perdeu pontos em casa em 2021? (5 jogos – 5 vitórias)

- O Marítimo é atualmente a equipa que há mais tempo não vence no campeonato?

- O Famalicão é a equipa com mais cartões amarelos no campeonato? (64)

- O Benfica é a equipa com mais cantos? (129)

- Tondela não vence 1 jogo fora há 8 meses?

- Nacional e Benfica ainda não tiveram penaltis a favor?

Destaque:

- Carlos Carvalhal vai completar nesta jornada... 200 jogos como treinador na I Liga. 

Os 200 jogos de Carlos Carvalhal:

Desp. Aves – 21 jogos
Belenenses – 42 jogos
Sp. Braga – 9 (1ª passagem) mais 22 (actual) - 31 jogos
Beira Mar – 5 jogos
Vitória FC – 30 jogos
Marítimo – 17 jogos
Sporting – 20 jogos
Rio Ave – 34 jogos

em: https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/numeros-e-curiosidades-jornada-22_d1302061

Lipeste

www.record.pt

Final da Taça de Portugal vai ser em Coimbra

Palco recebe igualmente a final da Taça de Portugal feminina bem como o último e decisivo jogo do Campeonato de Portugal


A final da Taça de Portugal entre Sp. Braga e  Benfica vai realizar-se em Coimbra no Estádio Cidade de Coimbra, pela 2.ª vez consecutiva, a 23 de maio.

Coimbra vai receber igualmente a final da Taça de Portugal feminina, a disputar no dia 30 de maio, bem como o último e decisivo jogo do Campeonato de Portugal, a 12 de junho.

O estado do relvado do Jamor e o facto de o local ser propício ao ajuntamento de pessoas foram pontos levados em conta nesta decisão de escolher Coimbra.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, manifestou o seu agrado por esta decisão.

"O evento é bem-vindo a Coimbra! É mais um estímulo para não desistirmos e continuarmos a acreditar em melhores dias. Acolher um jogo tão marcante como a final da Taça de Portugal, tal como aconteceu em agosto passado, enche-nos de responsabilidade e satisfação, especialmente nesta fase em que devemos recriar esperança e evidenciar às pessoas que continua a haver energia para promover acontecimentos mesmo nestes tempos difíceis que vivemos", disse citado no site da FPF.

Manuel Machado manifestou que "gostaria que o espetáculo fosse aberto o público e ver um estádio cheio de público, de energia e de alegria" mas frisou: "Não temos poderes para determinar isso, sendo preponderantes as recomendações da Direção Geral da Saúde que devemos sempre respeitar".

O presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Horácio Antunes, por sua vez referiu: "Quero em meu nome e da AF Coimbra e em conjunto com a Câmara Municipal e a Académica OAF congratular-me pelo facto de a FPF nos ter escolhido para a realização das finais da Taça de Portugal e do Campeonato de Portugal".

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/taca-de-portugal/detalhe/final-da-taca-de-portugal-vai-ser-em-coimbra?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

www.abola.pt

Final entre Benfica e SC Braga será em Coimbra

À semelhança do que aconteceu na época passada, então devido à pandemia, a final da Taça de Portugal será disputada no Estádio Cidade de Coimbra, casa da Académica, a 23 de maio, entre Benfica e SC Braga.

Na base da decisão da Federação Portuguesa de Futebol está o deficiente estado do relvado do estádio do Jamor, situação que, de resto, tem impedido a Belenenses SAD de se treinar no recinto.

Esta será a sétima vez (1961, 1975, 1976, 1977, 1983 e 2020) que a final da 'prova rainha' do futebol português não se disputará no Estádio Nacional.

O Estádio de Coimbra irá também a acolher a final da Taça de Portugal feminina, a 30 de maio, e a final do Campeonato de Portugal, a 12 de junho.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-03-05/taca-de-portugal-final-entre-benfica-e-sc-braga-sera-em-coimbra/881570/471

Lipeste

Se o relvado de Coimbra for o melhor do país então está bem.

Lipeste

www.zerozero.pt

Final da Taça de Portugal (e não só) volta a Coimbra

O estádio Cidade de Coimbra vai voltar a receber a final da Taça de Portugal. Depois de na temporada passada o FC Porto ter vencido o Benfica no estádio da Académica de Coimbra, agora é a vez de Braga e novamente o Benfica disputarem a prova rainha na cidade dos estudantes.

O jogo está marcado para dia 23 de maio e decisão deve-se, em parte, às constantes más condições que o relvado do Jamor tem apresentado nos últimos anos.

Para além da final da Taça de Portugal Masculina, também a Feminina (30 de maio) e a final do Campeonato de Portugal (12 de junho) vão ser disputados em Coimbra.

Domingo, 23 Maio 2021 - 17:00
Estádio Cidade de Coimbra


em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=315303

Lipeste

www.zerozero.pt

As baixas para a jornada 22

Lesionados, castigados e em dúvida para esta jornada:está tudo aqui


De partida para a 22ª jornada, olhamos para aqueles que não vão poder estar (castigados, lesionados ou outras razões de impedimento) e para os que ainda são dúvida.

Em qualquer altura, pode ver aqui a atualização dos jogadores na folha de ausências do campeonato.

Paços de Ferreira x Nacional 05/03 18:30 SportTv 2

Paços de Ferreira: Jorge Silva (Lesão); Mohamed Diaby (Rotura tendão de aquiles);

Nacional: Daniel Guimarães (Lesão); Marco Matias (Lesão pé direito); João Camacho (Em dúvida);

Sporting x Santa Clara 05/03 20:45 SportTv 1

Sporting: Paulinho (Lesão); Pedro Porro (Lesão);

Santa Clara: Júlio Romão (Lesão Joelho); Cristian Tassano (Lesão); João Costinha (Lesão Muscular);

Portimonense x CD Tondela 06/03 15:30 SportTv 1

Portimonense: Lucas Fernandes (Lesão); Ewerton Pereira (Em dúvida); Lucas Possignolo (Lesão);

CD Tondela: Bebeto (Lesão Muscular);

Gil Vicente x FC Porto 06/03 18:00 SportTv 1

Gil Vicente: Leandrinho (Em dúvida); Alaa Abbas (Em dúvida); Miullen (Lesão); Rúben Fernandes (Expulsão);

FC Porto: Mouhamed Mbaye (Lesão); Pepe (Em dúvida); Sérgio Oliveira (Em dúvida); Chancel Mbemba (Lesão);

Boavista x FC Famalicão 06/03 20:30 SportTv 1

Boavista: Miguel Reisinho (Lesão); Adil Rami (Em dúvida);

FC Famalicão: Bruno Jordão (Lesão Muscular); Ivo Rodrigues (Pubalgia); João Neto (Lesão); Leonardo Campana (Lesão); Iván Jaime (Em dúvida);

Marítimo x Moreirense 07/03 17:30 SportTv 1

Marítimo: Charles Silva (Lesão); Jorge Correa (Em dúvida); Tim Söderström (Lesão); Zainadine Júnior (Lesão); Edgar Costa (Lesão); Pedro Pelágio (Em dúvida);

Moreirense: Sori Mané (Lesão Joelho); Pedro Amador (Lesão Joelho); Pedro Nuno (Lesão Joelho);

Rio Ave x Farense 07/03 20:00 SportTv 1

Rio Ave: Júnio Rocha (Lesão); Nikola Jambor (Lesão); André Pereira (Lesão); Fábio Coentrão (Em dúvida); Ivo Pinto (Em dúvida); Ronan David (Lesão Muscular);

Farense: Madi Queta (Em dúvida); César Martins (Em dúvida); Alvarinho (Lesão); Pedro Henrique (Lesão); André Pinto (Expulsão); Fabrício Isidoro (Série Amarelos); Ryan Gauld (Série Amarelos);

Belenenses SAD x Benfica 08/03 20:15 SportTv 1

Belenenses SAD: Gonçalo Silva (Em dúvida); Eduardo Kau (Lesão Joelho); Chima Akas (Em dúvida); Nilton Varela (Em dúvida); Miguel Cardoso (Em dúvida);

Benfica: André Almeida (Lesão Joelho); Darwin Núñez (Tendinite);

SC Braga x V. Guimarães 09/03 21:45 SportTv 1

SC Braga: Rui Fonte (Lesão Joelho); Francisco Moura (Lesão Joelho); Iuri Medeiros (Lesão Joelho); André Castro (Em dúvida); David Carmo (Lesão);

V. Guimarães: Joseph Amoah (Lesão Muscular); Matheus Mascarenhas (Lesão Joelho); Sílvio (Lesão Muscular); Ricardo Quaresma (Lesão Joelho);

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=315306






Lipeste

www.maisfutebol.iol.pt

Taça de Portugal: final volta a ser no Estádio Cidade de Coimbra

Sp. Braga e Benfica decidem título a 23 de maio


A final da 81.ª edição da Taça de Portugal, entre o Sp. Braga e o Benfica, vai voltar a realizar-se em Coimbra, a 23 de maio, anunciou esta sexta-feira a Federação Portuguesa de Futebol.

Sabe o Maisfutebol que as razões para a mudança da final da Taça do Jamor para Coimbra se prendem com a qualidade do relvado, por um lado, e com a necessidade de evitar ajuntamentos de adeptos na Mata do Jamor, como é tradição no Estádio Nacional, por outro lado.

O Estádio Cidade de Coimbra, que já recebeu a última edição da prova rainha, vai receber igualmente a final da Taça de Portugal feminina, a disputar no dia 30 de maio, bem como o último e decisivo jogo do Campeonato de Portugal, a 12 de junho.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, manifesta o seu agrado por Coimbra ser anfitriã desta «cimeira» do futebol português. «O evento é bem-vindo a Coimbra! É mais um estímulo para não desistirmos e continuarmos a acreditar em melhores dias. Acolher um jogo tão marcante como a final da Taça de Portugal, tal como aconteceu em agosto passado, enche-nos de responsabilidade e satisfação, especialmente nesta fase em que devemos recriar esperança e evidenciar às pessoas que continua a haver energia para promover acontecimentos mesmo nestes tempos difíceis que vivemos», destacou o autarca.

O munícipe sublinha tratar-se de «uma mensagem de motivação e esperança para todos os nossos concidadãos que assim podem acompanhar um evento que congrega as pessoas para três competições nacionais».

Manuel Machado «gostaria que o espetáculo fosse aberto o público e ver um estádio cheio de público, de energia e de alegria. Mas não temos poderes para determinar isso, sendo preponderantes as recomendações da Direção Geral da Saúde que devemos sempre respeitar», referiu ainda.

O presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Horácio Antunes, também manifestou-se mostra-se grato pela escolha da FPF. 'Quero em meu nome e da AF Coimbra e em conjunto com a Câmara Municipal e a Académica OAF congratular-me pelo facto de a FPF nos ter escolhido para a realização das finais da Taça de Portugal e do Campeonato de Portugal».

Sobre as finais da Taça de Portugal, o líder associativo sublinha a «enorme honra poder receber a festa do futebol português, aquela que atrai multidões e que faz com que este evento desportivo se transforme numa festa nacional». Reportando-se à decisão que já conhece finalistas, o dirigente refere que Coimbra «irá certamente desfrutar com o Benfica e o Sp. Braga de uma sã e alegre convivência desportiva».

em: https://maisfutebol.iol.pt/geral/05-03-2021/taca-de-portugal-final-vai-ser-no-estadio-cidade-de-coimbra

Lipeste

www.record.pt

Quatro golos e 5 assistências: mês louco de Lucas Piazon

Adaptação do brasileiro surpreendeu no pós-Covid-19


Lucas Piazon acaba de ter um mês louco com a camisola do Sp. Braga, atendendo à elevada influência no processo de jogo da equipa de Carvalhal. Os números não deixam dúvidas: foram quatro golos e cinco assistências no espaço de 28 dias, sendo que teve ação importante noutros lances que resultaram em golo, como foi o caso do segundo tento arsenalista frente ao FC Porto, na passada quarta-feira.

O brasileiro, de 26 anos, demonstrou uma capacidade de adaptação à nova equipa que, segundo apurámos, superou mesmo as expectativas dos responsáveis minhotos. Não estaria em causa o fator técnico, até porque foi levado para o Rio Ave por Carlos Carvalhal e o próprio fez força para que a possibilidade de Piazon rumar ao Minho em janeiro último se concretizasse, mas sim a adaptação a um novo clube e um novo balneário. E neste aspeto contou com a preciosa ajuda de Rui Fonte, antigo companheiro no Fulham.


 Piazon fez o terceiro golo do Sp. Braga ao FC Porto com um livre 'onde a coruja dorme'

Lucas Piazon superou essa fase de adaptação com distinção, depois de já ter dado um pontapé no vírus da Covid-19. Esteve infetado em dezembro passado, quando ainda pertencia aos quadros do Rio Ave, e esse dado obrigou os responsáveis bracarenses a terem um cuidado muito especial com a sua condição física, pelo que a primeira prioridade foi mesmo a recuperação dos seus índices competitivos.

Piazon foi uma aposta certeira no mercado de inverno, que se tornou necessária após a lesão de Iuri Medeiros. "Além de tornar o jogo fácil e da sua capacidade técnica, tem muito andamento. É um jogador de equipa", sintetizou Carvalhal, no Dragão. 

Livre ensaiado foi muito elogiado

Lucas Piazon pertence a um grupo de alguns jogadores bracarenses que ficam sempre mais um bom pedaço de tempo depois dos treinos a ensaiar livres diretos, de tal modo que, mal foi assinalada a falta de Otávio, os elementos do banco incentivaram Piazon. O seu golo no Dragão foi o primeiro de livre direto do Sp. Braga esta temporada e foi muito elogiado nas redes sociais, por colegas do Sp. Braga e não só, como são os casos de David Luiz (Arsenal) ou Palmieri (Chelsea).

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/quatro-golos-e-5-assistencias-mes-louco-de-lucas-piazon?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16150203806704&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fquatro-golos-e-5-assistencias-mes-louco-de-lucas-piazon

Lipeste

www.abola.pt

Matheus já está ligado à história

Determinante no apuramento do SC Braga para a final de Coimbra, Matheus é outra força inequívoca da equipa, marcando a sua preponderância na baliza. O brasileiro vai ser nome lembrado para a posteridade no Minho, ele que, jogando frente ao Benfica, igualará o compatriota Alan como jogador com mais finais disputadas pelo clube (7).

E se vencer a Taça de Portugal ficará creditado como o mais titulado da história bracarense, pois é o único no plantel que conta já com dois troféus levantados, no caso a Taça de Portugal de 2015/2016 e a Taça da Liga de 2019/2020, ambas ganhas ao FC Porto,  o adversário eliminado agora pelos minhotos. Matheus tem suportado de forma flagrante muitos dos sonhos que ecoam na pedreira.
 

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-03-06/sc-braga-matheus-ja-estaligado-a-historia/881644/471

Lipeste

www.tribunaexpresso.pt

Em Portugal, joga-se pouco à bola: em média, cada jogo tem 49 minutos de tempo útil

A Tribuna Expresso analisou todos os jogos de todas as jornadas da Liga até agora disputadas para chegar a uma conclusão: praticamente só se joga uma parte das duas que compõem um encontro de futebol. Culpa dos árbitros? Dos jogadores? Uma questão cultural? Ou estará tudo misturado num só bolo sensaborão


É uma regra de ouro: sabemos há não sei quanto tempo que, por cada substituição feita num jogo, o árbitro concede uns 30 segundos compensatórios, uma espécie de bónus pelo tempo perdido a verem-se jogadores a entrar e a sair de campo. Um jogo ter mais três minutos no final para se jogar — como um exercício de contrabalanço por seis substituições feitas — é, porém, quase um ato de repetido gozo na cara de quem vê, joga ou trabalha em futebol. Sobretudo se o fizer em Portugal.

A piada faz-se sozinha, por ser tão descarada: num desporto cujas regras ditam que a duração é sempre de 90 minutos, a média de tempo em que a bola esteve a mexer nas 21 jornadas da Liga NOS já realizadas esta época é de 49,26 minutos, segundo dados da InStat recolhidos pelo Expresso. Chama-se a isto tempo útil de jogo; em Portugal, parece ter o defeito da inutilidade, porque uma partida de futebol tem duas partes e neste burgo não se joga em praticamente uma delas.




em: https://tribunaexpresso.pt/futebol-nacional/2021-03-05-Em-Portugal-joga-se-pouco-a-bola-em-media-cada-jogo-tem-49-minutos-de-tempo-util