News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

scbraga.pt

Empate em jogo de loucos

Bem, agora que já respiramos fundo, estamos prontos para contar a história deste jogo. Simplesmente de loucos. Golos, expulsões, intensidade em nível altíssimos... e uma igualdade a uma bola na primeira-mão da Taça de Portugal.

À semelhança do encontro de domingo, o FC Porto voltou a entrar melhor e chegou cedo à vantagem por Taremi. Procurou reagir o SC Braga mas, embora com domínio das operações, não conseguiu criar grandes lances de perigo no primeiro tempo.

A segunda parte trouxe um SC Braga forte e mais assertivo no último terço... e uma sucessão de eventos verdadeiramente louca.

E tudo começou na lesão arrepiante de David Carmo – a quem deixamos desde já a nossa força -, que culminou na expulsão de Luis Diaz.

Seguiu-se um fortíssimo assédio à baliza de Diogo Costa, que se intensificou com a expulsão de Uribe por agressão a Esgaio.

Luta, muita luta. SC Braga, muito SC Braga. O golo do empate? Nos pés de Fransérgio aos 90+11′.

Venham daí as próximas batalhas. Por nós. Pelo David Carmo.

em: https://scbraga.pt/empate-em-jogo-de-loucos/

Lipeste

scbraga.pt

Carlos Carvalhal: "Está tudo em aberto"

Após o empate frente ao FC Porto (1-1), o técnico Carlos Carvalhal mostrou-se satisfeito com a atitude da equipa que conseguiu, mais uma vez, resgatar um empate diante dos 'azuis e brancos' nos instantes finais. Carlos Carvalhal lamenta a lesão de David Carmo e afirma que está tudo por decidir rumo à final da Taça de Portugal.

Empate nos últimos suspiros: "Procurámos fazer o nosso jogo. A primeira parte foi equilibrada e nós tivemos as nossas oportunidades. O Porto teve a felicidade de fazer o golo na primeira parte. Na segunda parte, fomos em busca do resultado. Com as expulsões, acabamos por ficar ainda mais por cima do jogo. Chegamos ao 1-1 e foi pena não termos conseguido vencer. Está tudo em aberto e temos mais um jogo para disputar".

Lesão de David Carmo: "O que mais se lamenta desta noite. Preteria uma vitória neste jogo para não ter um jogador lesionado. Não tenho mais informações neste momento".

em: https://scbraga.pt/carlos-carvalhal-esta-tudo-em-aberto/

Lipeste

goalpoint.pt





A primeira mão da meia-final da Taça de Portugal entre Braga e Porto foi quente. O empate 1-1 acaba por ser ofuscado por diversos incidentes, todos lamentáveis. O primeiro a lesão grave de David Carmo, após lance com Luis Díaz – que acabou expulso. Depois, já bem dentro dos longos minutos de descontos, a agressão de Matheus Uribe a Ricardo Esgaio, que deixou os "dragões" com nove elementos. Os minhotos aproveitaram para empatar num dos últimos lances do jogo. Mehdi Taremi e Fransérgio fizeram o melhor do encontro, os golos.

O retrato da mudança no jogo após a expulsão de Luis Díaz

Resumo
O jogo explicado em números


Carlos Carvalhal aprendeu com o "erro" do jogo da Liga NOS, há poucos dias, e apresentou-se de início com o esquema que conseguiu dar a volta ao "dragão" na segunda parte, um 4-4-2 com Wenderson Galeno na esquerda, Lucas Piazón na direita e Andraz Sporar na frente. O Porto apresentou apenas duas alterações em relação a essa partida, com Diogo Costa na baliza no lugar de Marchesín e Fábio Vieira a render Jesús Corona.

Logo aos nove minutos o 1-0. E que golo. Matheus saiu-se sem nexo da área para afastar de cabeça, mas colocou a bola nos pés de Mehdi Taremi que, de primeira, fez um chapéu monumental ao guarda-redes brasileiro. Dois remates para os "dragões", ambos enquadrados, e estava inaugurado o marcador.

18' | Braga 0-1 Porto

O golo de Taremi teve 0.03 xG, mesmo sem o guarda-redes na baliza


No primeiro quarto-de-hora o domínio era dos portistas, que registavam 62% de posse e os tais dois disparos, contra nenhum dos homens da casa, mas ambas as formações apresentavam eficácias de passe um pouco baixas: os "arsenalistas" 72% e os portistas 73%. O futebol dos dois lados ainda era algo confuso.

Em desvantagem, os minhotos começaram a pegar no jogo aos poucos e à meia-hora já registavam 51% de posse, mas só um disparo, desenquadrado, permitindo cinco aos "azuis-e-brancos", dois com boa direcção.

30' | Braga 0-1 Porto

1-5 em remates a favor do FCP


Contudo, os forasteiros estavam a sentir dificuldade em rematar na área bracarense, somando quatro de fora. No número de faltas, os da casa lideravam, com sete, contra três, e em cantos tudo empatado (dois para cada).

40' | Braga 0-1 Porto

11-3 em faltas, mesmo sem Corona em campo


Intervalo Vantagem lógica do FC Porto ao descanso, por tudo o que aconteceu na primeira parte. A posse de bola não é o melhor indicador de análise, pois o Braga equilibrou nesse capítulo, mas nunca soube decidir bem o último passe, pelo que o seu poder ofensivo foi limitado. Ao invés, os "dragões" aproveitaram para rematar sempre que conseguiam chegar ao último terço, terminando esta etapa com oito disparos contra dois, três enquadrados contra nenhum e um grande golo apontado por Taremi, após erro de Matheus. O melhor em campo ao intervalo era mesmo o iraniano, com um GoialPoint Rating de 6.8, graças a três remates, dois enquadrados, cinco acções com bola na área contrária e sucesso nas três tentativas de drible.

INTERVALO | Braga 0 – 1 Porto

"Dragão" chega ao descanso em vantagem e autor dos únicos remates enquadrados do encontro

GoalPoint Ratings @ 45'

Mehdi Taremi 6.8
Sérgio Oliveira 6.7
Wilson Manafá  6.1
Matheus Magalhães 4.4


Arranque de segundo tempo com uma grande perdida para o Braga. Aos 49 minutos, Sporar fugiu a todos, mas tentou colocar em demasia a bola à saída de Diogo Costa e esta acabou por sair rente ao poste direito. Um sinal das intenções bracarenses, com os minhotos a reentrarem na partida empenhados em chegar ao empate.

55' | Braga 0-1 Porto

Das 8 acções do FCP na área do Braga, 5 foram de Taremi, 4 delas em zona frontal


A hora de jogo chegou com os "arsenalistas a registarem 64% de posse no segundo tempo e os dois únicos remates desta fase, mas sem a melhor direcção, e as três únicas acções com bola na área contrária desde o descanso. Neste período o "dragão" pouco conseguia passar do seu meio-campo, mas quando conseguiu, aos 65 minutos, Luis Díaz fugiu pela esquerda e obrigou Matheus a grande defesa.

58' | Braga 0-1 Porto

Os desenhos que Al Musrati anda a fazer com os pés através do passe:

Tentativas: 31
Eficácia: 90%
Distância média: 26,5 metros
Progressão média: 6,4 metros


Esse lance, contudo, foi de infelicidade para David Carmo, pois o colombiano acabou por atingir o central bracarense quando este tinha o pé no chão. Lesão grave e arrepiante que marcou o jogo e que o juiz considerou passível de vermelho directo para o extremo.

As melhoras, David Carmo

Se o Braga já estava a pressionar, com mais um o domínio acentuou-se bastante, mas teve pela frente um Porto que, neste contexto, não teve qualquer problema em recuar para a sua grande área e defender com unhas e dentes a vantagem. Assim, a tarefa minhota acabou por se tornar mais complicada, mas esteve quase a empatar aos 94 minutos (foram 12 de descontos), numa jogada confusa em que Pepe evitou o golo quase em cima da linha.

81' | Braga 0-1 Porto

As acções com bola e perdas de posse de Moussa Marega


Mas o jogo ainda teria muitos incidentes. A começar com novo vermelho para um jogador do Porto, Matheus Uribe, por agressão a Ricardo Esgaio. Cenas feias que estragaram o que restava da partida. Mas nos poucos minutos que restavam, o Braga aproveitou a vantagem numérica de dois jogadores para empatar. Sprorar cabeceou ao poste, a bola sobrou para Fransérgio e este "fuzilou", empatando a partida.

[ Posicionamentos médios reflecte a segunda parte de intensa pressão do Braga ]

O melhor em campo GoalPoint

Num jogo de luta, o MVP da partida foi um dos jogadores que melhor encararam esse espírito, mas de forma positiva (fez só duas faltas). Al Musrati terminou o jogo com um GoalPoint Rating de 7.9, tendo enchido o campo e participado com qualidade nos vários momentos de jogo. Ofensivamente criou uma ocasião flagrante, fez cinco passes ofensivos valiosos e completou 90% dos 58 passes que realizou. Dos 12 passes longos teve êxito em 11 e somou 14 passes progressivos eficazes. Defensivamente apresentou 11 recuperações de posse, seis acções defensivas no meio-campo contrário e assinou o máximo de desarmes na partida (5).

89' | Braga 0-1 Porto

Al Musrati lidera em::
Eficácia de passe: 90%
Passes longos certos: 11
Passes progressivos: 12
Desarmes: 4
Acções defensivas no meio-campo adversário: 6


Jogadores em foco

Fransérgio 7.6 –
Terceiro jogo consecutivo de Fransérgio a marcar. O médio brasileiro é um perigo quando se integra na área e fez um golo desta forma. Além disso, realizou quatro remates, oito passes progressivos valiosos, completou as suas tentativas de drible e participou em oito duelos aéreos ofensivos (ganhou só dois).

Sérgio Oliveira 6.6 – O melhor elemento do FC Porto. O médio completou as três tentativas de drible e esteve muito atento no seu posicionamento, terminando a partida com quatro bloqueios de passe.

Mehdi Taremi 6.5 – O iraniano não pára de marcar. Desta feita mais um golo, a aproveitar um erro tremendo de Matheus, com um belo chapéu. Excelente a forma como se posiciona sempre nos espaços vazios, dando linhas de passe e ganhando muitas segundas bolas. Com dois remates enquadrados em três, somou cinco acções com bola na área contrária, todas na primeira parte, completou três de quatro tentativas de drible e ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou.

Chancel Mbemba 6.3 – Solidez é o nome do meio de Mbemba. O congolês voltou a estar muito consistente, ganhando cinco de seis duelos aéreos defensivos e somando quatro intercepções e incríveis 14 alívios.

Nico Gaitán 6.2 – Mais uma vez o argentino entrou e mexeu no jogo, nos cerca de 31 minutos em que esteve em campo. O extremo fez o centro que Sporar cabeceou ao poste, antes da recarga de Fransérgio. Fez dois passes para finalização, cinco passes ofensivos valiosos e completou três de seis cruzamentos.

David Carmo 5.5 – Uma palavra para o azarado na noite. O central bracarense estava a fazer uma partida discreta, muito por culpa do pouco trabalho na segunda parte. Mas estava bem no passe, com nove longos completos em 16 e 11 passes progressivos eficazes. Que volte rápido aos relvados.

em: https://goalpoint.pt/braga-porto-taca-portugal-202021_106828

Lipeste

record.pt

Especialista Record mudou de opinião sobre expulsão de Luis Díaz e mostra exemplo de um Chelsea-Valencia

Jorge Faustino diz ter errado na sua primeira apreciação ao lance e sublinha que o vermelho foi bem mostrado


As Leis de Jogo são claras quanto à maior parte das situações que podem ocorrer no terreno de jogo. Existem, no entanto, momentos e casos de jogo onde, pelo número de fatores que contribuem para a sua especificidade, as Leis não conseguem nem podem ser suficientemente objetivas e claras deixando a "resposta" para uma série de incidentes remetida para as interpretações e indicações que vão sendo feitas pelas entidades que regem o futebol e a arbitragem. A comissão de arbitragem da UEFA é uma dessas entidades. Recentemente, e como faz regularmente, divulgou uma série de vídeos de lances ocorridos em jogos das suas competições com as respetivas interpretações e decisões. Um destes lances ocorreu no jogo Chelsea – Valencia (Liga dos Campeões, 17 de Setembro de 2019) onde Francis Coquelin (Valencia), ao efetuar um passe, acertou com a sola da bota no pé/tornozelo de Mount (Chelsea) num contacto em tudo idêntico ao que ocorreu entre Luis Díaz e David Carmo. O árbitro exibiu cartão amarelo pela ação e a UEFA veio depois dizer que aquela ação deveria ser enquadrada com falta grosseira com consequente expulsão.

Posso achar que é injusto para o jogador que joga a bola e acaba por acertar, de forma involuntária e inevitável, no pé de um adversário. Posso não concordar, e não concordo, com a interpretação e indicação de expulsar um jogador nestas condições. Podemos "tudo"... menos criticar quem decidiu bem com base nos pressupostos e indicações que recebeu. E a jurisprudência que se pode aplicar em Portugal é a que vem da FIFA e UEFA e não de outros campeonatos (por exemplo o inglês).

O Luís Godinho decidiu bem ao expulsar Luis Diaz. Ponto.

O papel que desempenho na comunicação social serve para esclarecer e informar. Tenho obrigação de saber mais e de questionar mais que os demais. Cometi um erro grave de análise e avaliação num momento critico para a arbitragem. Ao Luís Godinho, em particular, e a todos os que esperam que eu seja a voz esclarecida e esclarecedora sobre as Leis de Jogo, as minhas desculpas. O Luís Godinho fez aquilo que tinha de fazer. Acertou. Eu não fiz o que é suposto fazer. Errei.

Nota: Sublinho que esta minha mudança de opinião se deve a esta indicação da UEFA (com a qual não concordo). Escrevi no jornal de ontem "David Carmo chegou atrasado para tentar jogar a bola e colocou o pé na zona onde Luis Diaz ia (tinha de) pousar/apoiar o pé após rematar. Lance infeliz, com consequência grave, mas sem "culpa"/infração de Luis Diaz. Vermelho mal exibido." Hoje mantenho toda a descrição do lance, alterando apenas a frase final para "... mas com infração de Luis Díaz. Vermelho bem exibido de acordo com as indicações da UEFA". Mas acrescento: Se este contacto inevitável é vermelho, qual a opinião/leitura da UEFA e CA FPF relativamente a um lance diferente mas de consequências igualmente graves (Nanu e Kritciuk)?...Hoje faço parte do ruído. Hoje, parte por desconhecimento, parte por não estar totalmente de acordo com as instruções dadas aos árbitros, dei opinião pública de discordância com uma decisã...

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/arbitragem/amp/especialista-record-mudou-de-opiniao-sobre-expulsao-de-luis-diaz-e-mostra-exemplo-de-um-chelsea-valencia?usqp=mq331AQTKAFQApgBs7eX--mE4YWAAbABIA%3D%3D&amp_js_v=a6&amp_gsa=1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&csi=0&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Farbitragem%2Fdetalhe%2Fespecialista-record-mudou-de-opiniao-sobre-expulsao-de-luis-diaz-e-mostra-exemplo-de-um-chelsea-valencia

Lipeste

ojogo.pt

De Barcelona ao Sporting: as muitas mensagens de apoio a David Carmo

Vários ex-companheiros e colegas de profissão deixaram palavras de incentivo ao central, gravemente lesionado.

O azar bateu à porta de David Carmo no encontro entre Braga e FC Porto, da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O central sofreu uma fratura do tornozelo direito e vai parar durante quatro meses, no mínimo, depois de ter tentado evitar um remate de Luis Díaz, que acabou expulso.

Nas redes sociais, escreveu que "é só mais um obstáculo", numa mensagem de esperança que recolheu vários comentários de apoio.

"Muita força guerreiro", escreveu João Palhinha, médio do Sporting que alinhou com Carmo no Braga. "És o melhor", respondeu, por seu lado, Francisco Trincão, também um ex-arsenalista, agora nos quadros do Barcelona.

Rafael Leão, Yuri Ribeiro, Diogo Viana, Alex Pinto e Wilson Eduardo são apenas mais alguns exemplos de jogadores que deixaram força ao defesa de 21 anos, além de muitos dos atuais companheiros de equipa.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/de-barcelona-ao-sporting-as-muitas-mensagens-de-apoio-a-david-carmo-13341182.html

Lipeste

ojogo.pt

Ricardo Esgaio após o jogo com o FC Porto: ″Nunca virarei a cara à luta″

Palavras do lateral do Braga após um jogo quente, sendo disso exemplo a expulsão de Uribe.

Ricardo Esgaio, lateral do Braga, publicou esta quinta-feira uma mensagem nas redes sociais, depois do polémico encontro da Taça de Portugal com o FC Porto, que terminou empatado a um golo.

O jogador, um dos mais influentes da equipa minhota, escreveu que "o futebol merece respeito, tal como todos os jogadores que estão envolvidos nele". E assegurou: "Nunca virarei a cara à luta".

"Quem me conhece sabe que nunca virarei a cara à luta até o jogo acabar. O futebol merece respeito, tal como todos os jogadores que estão envolvidos nele. No entanto, há situações que ultrapassam tudo isso. Metam a mão na consciência e pensem antes de dizer o que quer que seja. Grande trabalho de toda a equipa", surge escrito no Instagram.

Esgaio, recorde-se, envolveu-se numa picardia com Uribe, que acabou por resultar na expulsão do médio colombiano do FC Porto.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/ricardo-esgaio-apos-o-jogo-com-o-fc-porto-nunca-virarei-a-cara-a-luta-13341621.html

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Sp. Braga: Bruno Viana a caminho do Flamengo por empréstimo

Bruno Viana vai prosseguir a carreira no Flamengo, por empréstimo do Sp. Braga.


Afastado da equipa principal por falta de compromisso, o jogador de 26 anos vai regressar ao Brasil para representar a antiga equipa de Jorge Jesus: a cedência é até dezembro de 2021 e contempla uma opção de compra de sete milhões de euros.

O acordo entre os dois clubes está fechado e Bruno Viana já está inclusivamente no Rio de Janeiro. Nos próximos dias devem cumprir-se as últimas burocracias e o negócio deve ser oficializado.

Peça importante dos arsenalistas nas últimas três épocas e meia, o defesa-central foi afastado por Carvalhal no mês de janeiro, devido a uma falta de empenho que não agradou nem ao técnico nem à direção do clube.

Agora, cinco anos depois de ter deixado o Cruzeiro - onde se formou -, Bruno Viana está de regresso ao Brasil, para jogar ao serviço do Flamengo.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/brasil/sp-braga-bruno-viana-a-caminho-do-flamengo-por-emprestimo

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Explicação de Godinho a Díaz: «É sem querer, mas partes-lhe o pé»

Conversa entre o árbitro e o extremo do FC Porto foi captada


O lance de que resultou a lesão grave de David Carmo foi o momento-chave do jogo entre o Sp. Braga e o FC Porto, com tudo o que desse lance resultou.

Desde logo, além da lesão do central arsenalista, porque Luis Díaz acabou expulso, decisão que indignou todos os jogadores e responsáveis do FC Porto.

Luís Godinho, o árbitro da partida considerou que, apesar de não ter sido intencional, a abordagem do colombiano ao lance era merecedora de cartão vermelho direto.

E isso mesmo explicou ao jogador do FC Porto, numa conversa captada pelos microfones junto ao relvado, conforme pode perceber no vídeo associado a este artigo.

«Tu rematas à baliza, levas o pé esticado, é sem querer, mas partes-lhe o pé», disse o árbitro a Luis Díaz.

em: https://maisfutebol.iol.pt/fc-porto/sp-braga/explicacao-de-godinho-a-diaz-e-sem-querer-mas-partes-lhe-o-pe

Lipeste

record.pt

Esgaio reage após ser insultado nas redes sociais: «Pensem antes de dizer o que quer que seja»

Lateral-direito do Sp. Braga esteve envolvido no lance que resulta na expulsão do portista Uribe


Esgaio foi um dos protagonistas principais do encontro de ontem entre o Sp. Braga e o FC Porto, ao ter estado envolvido no lance que culminou com a expulsão de Mateus Uribe, médio azul e branco, já nos descontos do desafio.

O lateral-direito deixou uma mensagem na rede social Instagram onde defendeu que o futebol "merece respeito" e pediu para que as pessoas "metam a mão na consciência", isto depois de ter sido alvo de várias mensagens com insultos, nas redes sociais, ao longo das últimas horas.

"Quem me conhece sabe que nunca virarei a cara à luta até o jogo acabar! O futebol merece respeito, tal como todos os jogadores que estão envolvidos nele. No entanto, há situações que ultrapassam tudo isso. Metam a mão na consciência e pensem antes de dizer o que quer que seja! Grande trabalho de toda a equipa, vamos por mais", escreveu Esgaio.

Por André Gonçalves

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/esgaio-reage-apos-ser-insultado-nas-redes-sociais-pensem-antes-de-dizer-o-que-quer-que-seja?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Conceição vs. Carvalhal: Duelo de treinadores com clara vantagem para o portista

Técnicos defrontaram-se cinco vezes nos últimos dois anos


Minutos muito intensos, num jogo com uma arbitragem polémica, que culminou com dois jogadores portistas expulsos, o treinador do FC Porto dirigiu-se ao homólogo do Sp. Braga visivelmente agastado. Nas imagens da TVI foi audível o que Conceição disse a Carvalhal. "11 contra 11 levavas cinco ou seis. Isto é uma vergonha", afirmou o técnico.

Veio-me cumprimentar e desejar felicidades"

Na flash interview, o treinador dos minhotos tentou desvalorizar a situação. "Ele veio cumprimentar-me e desejar felicidades. Eu não falei nada. Já na Taça da Liga também não falei nada e agora também não volto a falar nada. Se têm câmaras, ponham lá os microfones. Desejou-me felicidades, cumprimentou-me e foi isso", explicou à TVI.

O pedido de desculpas

Mas a conversa claramente que não foi assim. De tal forma que, apurou Record, mais tarde Sérgio Conceição dirigiu-se ao balneário do Sp. Braga para pedir pessoalmente desculpas a Carlos Carvalhal. Uma atitude que terá sanado os ânimos entre ambos.

Carlos Carvalhal nunca venceu Sérgio Conceição

Desportivamente falando, o duelo de treinadores entre Sérgio Conceição é recente. Desde que Conceição começou a carreira como técnico principal, em 2011 ao serviço do Olhanense, Carlos Carvalhal passou a maior parte dos anos a treinar no estrangeiro. Os dois passaram a disputar o mesmo campeonato apenas em 2019, quando o atual treinador do Sp. Braga regressou a Portugal para orientar o Rio Ave.

Desde então, Sérgio Conceição e Carlos Carvalhal defrontaram-se cinco vezes. Conceição venceu dois desses jogos, os outros três deram empate. Carvalhal nunca conseguiu vencer o homólogo como técnico.

A primeira vez que ambos se defrontaram enquanto treinadores foi em Setembro de 2019, numa deslocação do FC Porto de Conceição a Vila do Conde. Os dragões venceram o Rio Ave por 1-0 nessa partida com um golo solitário de Marega. Na segunda volta dessa edição da Liga, o primeiro dissabor para o técnico portista, com Carvalhal a garantir um empate (1-1) em pleno Estádio do Dragão. Uma contrariedade para o FC Porto que ainda assim não evitaria a conquista do título de campeão nacional no final da temporada.

Já esta época, mais três duelos entre ambos. Logo na primeira jornada do campeonato, o FC Porto aplicou um 3-1 ao Sp. Braga. Sérgio Oliveira e um bis de Alex Telles de penálti elevaram o marcador para os dragões. André Castro até tinha marcado primeiro para os minhotos.

Depois, seguiram-se estes dois empates consecutivos em apenas três dias. No domingo, na 18ª jornada da Liga, um golo ao cair do pano de Nico Gaitán "roubou" mais dois pontos ao FC Porto. Sérgio Oliveira e Taremi tinham dado vantagem confortável aos azuis e brancos, mas a expulsão de Corona aos 60 minutos deixou o FC Porto em dificuldades. Aproveitadas por Fransérgio, que reduziu aos 87', e o tal golpe de Gaitán já aos 90+4'. Um golo que surgiu já depois da expulsão de Sérgio Conceição.

Esta quarta-feira, o derradeiro quinto duelo entre Conceição e Carlos Carvalhal, que terminou então com novo empate a um golo.Sérgio Conceição e Carlos Carvalhal protagonizaram uma acesa troca de palavras mal Luís Godinho apitou para o final do Sp. Braga-FC Porto da 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal.

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/amp/conceicao-vs-carvalhal-duelo-de-treinadores-com-clara-vantagem-para-o-portista?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16130821284552&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fdetalhe%2Fconceicao-vs-carvalhal-duelo-de-treinadores-com-clara-vantagem-para-o-portista

Lipeste

desporto.sapo.pt

Análise SC Braga 1-1 FC Porto: Empate recheado de emoções a caminho do Jamor

Em Braga, o avançado iraniano Taremi marcou o primeiro golo da partida para o FC Porto, aos nove minutos, mas já em período de descontos (90+12) o médio Fransérgio apontou o golo do empate, numa altura em que os 'azuis e brancos' já estavam reduzidos a nove.

Filme do Jogo

SC Braga e FC Porto empataram 1-1 na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, num jogo marcado pela grave lesão de David Carmo e em que os 'dragões' acabaram com nove unidades.

Tal como há três dias, no jogo do campeonato no mesmo estádio (2-2), os 'dragões' deixaram fugir a vitória em tempo de compensação (90+12), com um golo de Fransérgio a igualar a partida após Taremi, mais de 90 minutos antes, ter inaugurado o marcador.

O jogo ficou ainda marcado pela grave lesão de David Carmo, lance que ditou a expulsão de Luís Díaz (70), numa decisão polémica de Luís Godinho, após visionar as imagens, que motivou fortes protestos dos portistas. Uma agressão de Uribe a Esgaio motivou a expulsão de Uribe (90+7), pelo que os portistas terminaram o jogo reduzidos a nove.

Primeira parte equilibrada com golo prematuro do FC Porto

Em relação ao jogo de domingo, o SC Braga apresentou três alterações, com Sequeira, Piazon e Sporar a serem titulares, enquanto no FC Porto registo para duas mudanças com Diogo Costa na baliza e Fábio Vieira em vez do castigado Corona.

Logo aos seis minutos, Sérgio Oliveira 'disparou' de muito longe, num livre direto, obrigado Matheus a defesa difícil, mas pouco depois o guardião dos minhotos ficou ligado ao golo inaugural do jogo ao querer interromper fora da área um lançamento longo de Mbemba.

De cabeça, Matheus cortou efetivamente a bola, mas esta sobrou para Taremi que, de primeira, a meio do meio-campo atacante portista, fez um belo 'chapéu' sobre todos os adversários (nove minutos).

O SC Braga demonstrava dificuldade em ligar o seu jogo ofensivo e via o FC Porto criar mais perigo e Taremi esteve muito perto de bisar - Matheus, desta vez, opôs-se de forma decisiva (32).

As emoções estavam todas reservadas para o segundo tempo

O SC Braga surgiu transfigurado no segundo tempo, muito mais intenso e rápido a trocar a bola e Sporar deixou dois avisos em dois minutos, sobretudo o segundo, uma clara ocasião de golo: servido por Al Musrati, o ponta-de-lança esloveno tirou Mbemba do caminho, mas, na cara de Diogo Leite, atirou ligeiramente ao lado (49).

À passagem da hora de jogo, Carlos carvalhal fez uma tripla substituição, lançando Borja, André Horta e Gaitán, e o lance que marcaria o jogo surgiu logo a seguir com a lesão de David Carmo.

O extremo colombiano obrigou Matheus a grande defesa (66), mas, na disputa do lance, lesionou com gravidade, aparentemente no tornozelo direito, o jovem central dos minhotos.

Momento do Jogo

David Carmo foi de imediato assistido - a ambulância entrou mesmo em campo e o jogador seguiu para o hospital - e Luís Godinho, alertado pelo VAR, foi ver as imagens e considerou haver motivo para expulsar Luís Díaz, perante os protestos dos restantes colegas e responsáveis portistas que defendiam ter sido um lance sem intenção.

Em vantagem numérica, Carvalhal alargou a frente de ataque com Abel Ruiz e, em superioridade numérica, Fransérgio 'assustou' (81), Pepe tirou quase em cima da linha de baliza (99+4) e, já com mais dois jogadores, Sporar atirou ao poste e, na recarga, Fransérgio rematou sem apelo.

Ainda houve tempo para Matheus Uribe ser expulso. Com os ânimos exaltados depois de um lance com André Horta, Matheus Uribe atinge Esgaio com a cabeça e é expulso por Luís Godinho.

A segunda mão terá lugar no Estádio do Dragão, no Porto, em 03 de março.



em: https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-de-portugal/artigos/analise-sc-braga-1-1-fc-porto-empate-recheado-de-emocoes-a-caminho-do-jamor

Lipeste

desporto.sapo.pt

Esgaio insultado nas redes sociais: "Pensem antes de dizer o que quer que seja"

O lateral-direito do SC Braga esteve envolvido no lance que resultou na expulsão do portista Matheus Uribe.


Esgaio foi um dos protagonistas do duelo escaldante de ontem entre o SC Braga e o FC Porto, ao ter estado envolvido no lance que culminou com a expulsão do portista Mateus Uribe, já em tempo de descontos.

O lateral-direito deixou, esta quinta-feira, uma mensagem na rede social Instagram onde defendeu que o futebol "merece respeito", pedindo às pessoas que "metam a mão na consciência".

O jogador do SC Braga foi alvo de várias mensagens com insultos, nas redes sociais, ao longo das últimas horas.

"Quem me conhece sabe que nunca virarei a cara à luta até o jogo acabar! O futebol merece respeito, tal como todos os jogadores que estão envolvidos nele. No entanto, há situações que ultrapassam tudo isso. Metam a mão na consciência e pensem antes de dizer o que quer que seja! Grande trabalho de toda a equipa, vamos por mais", escreveu Esgaio.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-de-portugal/artigos/esgaio-insultado-nas-redes-sociais-pensem-antes-de-dizer-o-que-quer-que-seja

Lipeste

bancada.pt

"Conhecendo o Conceição e o estado do FC Porto parece-nos normal a reação"

"É uma forma muita própria de jogar dos sul-americanos", diz bracarense António Marques sobre Luis Díaz


O presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD do SC Braga faz um apelo à serenidade para que a tensão no futebol português baixe. "Temos que descer esta tensão, dos dirigentes, dos treinadores, dos jogadores porque, caso contrário, de um momento para o outro os jogos podem ser uma batalha campal", disse António Marques.

O dirigente dos bracarenses sustentou ainda que é preciso "amenizar os ânimos e descer um pouco à terra". "A crise pandémica, mesmo num contexto de erros, não justifica tudo o que se está a passar", referiu o líder da Mesa da Assembleia da SAD do SC Braga, que lamenta as incidências da noite de quarta-feira no Municipal de Braga, com Sérgio Conceição e vários elementos do banco do FC Porto.

"Conhecendo o Sérgio Conceição e o estado do FC Porto parece-nos normal que haja uma reação daquela maneira", lamentou António Marques, criticando a atitude do banco portista durante a partida.

"Não me parece aceitável os excessos que houve, mas é futebol", declarou o dirigente dos minhotos, elogiando a reação de Carlos Carvalhal que, na sala de imprensa, desvalorizou qualquer tipo de troca mais 'quente' de palavras com Sérgio Conceição.

António Marques antes de aprovar a aparente serenidade com que o treinador do Braga reagiu à conversa com Sérgio Conceição, nos instantes que se seguiram ao apito final do árbitro.

"Carlos Carvalhal fez muito bem em não responder. Diz que não ouviu e acredito que não tenha ouvido algumas das eventuais provocações", sustentou António Marques, apelando ao "sentido de responsabilidade e grande nobreza perante erros que têm acontecido".

Na Renascença, o dirigente arsenalista afirmou ainda que, do lado bracarense, "as coisas estão completamente sanadas". "O FC Porto e o Sérgio Conceição, em particular, é responsável por aquilo que faz e não há muito mais a dizer sobre isso".

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/conhecendo-o-conceicao-e-o-estado-do-fc-porto-parece-nos-normal-a-reacao






Lipeste

jogo.pt

Raul Sil­va na va­ga de Da­vid Car­mo

Cen­tral bra­si­lei­ro em van­ta­gem so­bre Ro­lan­do

Com mais mi­nu­tos do que Ro­lan­do, Raul Sil­va es­tá um pas­so à fren­te nas ações bem su­ce­di­das, nos du­e­los ga­nhos e nas in­ter­ce­ções. O in­ter­na­ci­o­nal por­tu­guês do­mi­na nas re­cupe­ra­ções e per­de me­nos bo­las


A ha­bi­tu­al de­fe­sa a três do Bra­ga se­rá retomada fren­te ao San­ta Cla­ra e te­rá Raul Sil­va co­mo no­vo in­tér­pre­te, na con­di­ção de ti­tu­lar. Co­mo con­sequên­cia da saí­da de Bru­no Vi­a­na e da le­são de lon­ga du­ra­ção de Da­vid Car­mo, o jo­vemRo­dri­gues( es­tre­a­do no B es­sa ), oriun­do dos bês, pas­sa­rá a est ar­mais pró­xi­mo da equi­pa, mas Car­los Car­va­lhal não dei­xa­rá de jo­gar pe­lo se­gu­ro no ime­di­a­to, apos­tan­do na ex­pe­ri­ên­cia e qua­li­da­de do de­fe­sa bra­si­lei­ro, ao la­do de Tor­me­na e Se­quei­ra (ou Bor­ja).

Op­ção re­gu­lar des­de o fi­nal de ja­nei­ro, Raul Sil­va só não foi con­vo­ca­do pa­ra o jo­go com o FC Por­to, da pri­mei­ra mão da meia fi­nal da Taça de Por­tu­gal, por uma qu­es­tão de ges­tão do plan­tel, e tem ago­ra a pos­si­bi­li­da­de de re­cupe­rar em for­ça o tem­po per­di­do, de­pois de ter so­fri­do uma gra­ve le­são no jo­e­lho es­quer­do que o afas­tou da equi­pa du­ran­te uma boa par­te de 2018/19 e pe­lo me­nos me­ta­de da épo­ca pas­sa­da, com efei­tos ain­da na atu­al. Le­va mais mi­nu­tos (1020) do que Ro­lan­do (429), que sal­tou do ban­co do su­plen­tes quan­do se ve­ri­fi­cou o in­for­tú­nio de Car­mo, apre­sen­tan­do mé­di­as su­pe­ri­o­res às do in­ter­na­ci­o­nal por­tu­guês nas ações bem su­ce­di­das por jo­go (79,88 con­tra 72,03), nos du­e­los ga­nhos (15,69 con­tra 12,78) e ain­da nas in­ter­ce­ções (5,02 con­tra 3,28).

Com uma mé­dia de pas­ses cer­tos (54,41) mui­to se­me­lhan­te à de Raul Sil­va (54,32), o ex-de­fe­sa do Mar­se­lha recupera, por ou­tro la­do, mais ve­zes a bo­la por jo­go (mé­dia de 10,54 con­tra 8,12) e per­de-a me­nos (3,64) do que o "Xe­ri­fe" dos ar­se­na­lis­tas (7,88).

Pre­sen­te em 16 jo­gos nes­ta épo­ca, Raul Sil­va fi­cou as­so­ci­a­do a 11 vi­tó­ri­as e dois em­pa­tes

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210212/281509343883910

Lipeste

ojogo.pt

VI­A­NA NE­GO­CEIA NO BRA­SIL

En­tre Bra­ga e Fla­men­go es­tá tu­do acer­ta­do pa­ra um em­prés­ti­mo com op­ção de se com­pra. Só fal­ta o acor­do com o cen­tral


A gra­ve le­são so­fri­da por Da­vid Car­mo não vai tra­var a saí­da de Bru­no Vi­a­na. Dis­pen­sa­do por Car­los Car­va­lhal por ale­ga­da fal­ta de em­pe­nho nos úl­ti­mos trei­nos e jo­gos, o cen­tral es­tá a ca­mi­nho do Fla­men­go, sen­do to­tal o acor­do com a SAD do Bra­ga pa­ra um em­prés­ti­mo vá­li­do até de­zem­bro, com op­ção de com­pra fi­xa­da em se­te mi­lhões de eu­ros. O jo­ga­dor já se en­con­tra no Bra­sil pa­ra ne­go­ci­ar os ter­mos do con­tra­to, tu­do apon­tan­do pa­ra que nas pró­xi­mas ho­ras se­ja anun­ci­a­do co­mo re­for­ço do clu­be ca­ri­o­ca, que che­gou a ten­tá-lo quan­do ain­da ti­nha Jor­ge Je­sus co­mo treinador.

A ve­ri­fi­car-se a pos­te­ri­or ven­da do pas­se de Bru­no Vi­a­na, a SAD fe­cha­rá as­sim mais um ne­gó­cio lu­cra­ti­vo, de­pois de ter pa­go cer­ca de três mi­lhões de eu­ros ao Olym­pi­a­cos em 2018 pe­la to­ta­li­da­de dos di­rei­tos eco­nó­mi­cos.

em:
https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210212/281878711071366