News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic







Lipeste

pressnet.pt

Carlos Carvalhal "É um jogo de 180 minutos, tem duas partes"

Treinador do Braga lança a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal com o FC Porto e reconhece que será um jogo diferente em relação ao do campeonato.

Meia-final com o FC Porto: "O foco é só um, isto é, tentar conseguir um bom resultado e manter a eliminatória em aberto. Nada vai ficar decidido neste jogo, seja qual o resultado. Queremos fazer um bom jogo e vamos respeitar o adversário. É um jogo com 180 minutos, em que vamos jogar a primeira parte e, mais tarde, no Dragão, jogaremos a segunda metade. A partida tem características diferentes, porque há a questão dos golos marcados fora de casa, o que pode fazer a diferença. Vamos abordar este jogo à imagem do que se faz nas competições europeias".

Análise ao duelo anterior: "Fizemos um jogo bom a partir de determinada altura, mas reconheço que podemos fazer melhor. O FC Porto fez um jogo muito sério, à imagem do que faz nos jogos mais importantes que tem. Para eles era também um jogo importante. Nestes jogos contra equipas fortíssimas, temos que estar ao melhor nível para vencer".

Estado psicológico da equipa: "Todos os treinadores sabem que [anular a desvantagem e empatar nos descontos] é algo que dá uma força muito grande. Só acreditando até ao último minuto, com uma crença grande, é que se consegue reverter jogos. É um sintoma de saúde mental forte. Fizemos isso nos dois últimos jogos; é muito bom para presente e para o futuro. É sinal que estamos inteiros e acreditamos até ao fim nas capacidades da equipa".

Peso das substituições: "O André Horta já tinha entrado muito bem com o Moreirense, o Abel Ruiz e o próprio Nico Gaitán também fizeram o mesmo. Temos feito sentir aos jogadores que quem entra terá que acrescentar algo, não é para ser apenas mais um. Todos os que entraram, acrescentaram algo à equipa nos jogos com o Portimonense e o FC Porto"

em: https://pressnet.pt/2021/02/09/carlos-carvalhal-e-um-jogo-de-180-minutos-tem-duas-partes/

Lipeste

desporto.sapo.pt

Antevisão SC Braga vs FC Porto: Dragões e arsenalistas jogam hoje o segundo 'round'

SC Braga e FC Porto dão o pontapé de saída das meias-finais da Taça de Portugal na Pedreira, num encontro agendado para esta quarta-feira (20h15).

Este é o segundo dos três confrontos entre as duas formações no espaço de 27 dias. O primeiro já foi disputado, resultando num empate. Os dragões marcaram por Sérgio Oliveira (36 minutos), de grande penalidade, e Taremi (54), mas o Braga chegou ao empate por Fransérgio (87) e Gaitán (90+4), quando o FC Porto jogava em inferioridade numérica, por expulsão de Corona (60).

Sérgio Conceição acabou por ser expulso já perto do final do jogo com o Sporting de Braga, depois do golo do empate da equipa arsenalista, ao ver o segundo cartão amarelo. Assim, Sérgio Conceição escapa a uma suspensão e vai poder estar no banco da equipa na partida da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, de novo frente ao Sporting de Braga. O CD confirmou ainda um jogo de castigo para o mexicano Jesus Corona, que foi expulso na partida com o Sporting de Braga, depois de ver um duplo cartão amarelo.

Momento de forma: FC Porto desequilibrado, Braga embalado

O Braga está num dos seus melhores momentos da época. A equipa de Carlos Carvalhal 'respira' saúde e está numa sequência de boas resultados. Esta época, por exemplo, já venceu o Benfica duas vezes, uma para a I Liga na Luz e outra na meia-final da Taça da Liga. Os 'guerreiros' perderam Paulinho para o Sporting mas continuam a ter uma grande equipa, reforçada com as chegadas de Lucas Piazón, Christian Borja e Andraz Sporar.

O FC Porto vem de um empate (2-2) em Braga e de um nulo no Jamor frente ao B-SAD. Apesar de os campeões nacionais se queixarem da arbitragem, o futebol praticado pelos homens de Sérgio Conceição tem mostrado muitas lacunas.

Histórico de confrontos

Na Taça de Portugal, FC Porto e SC Braga já disputaram 19 encontros, com domínio para os dragões, com 13 triunfos. Os minhotos venceram por três vezes e pelo mesmo número saíram três empate destes duelos nortenhos.

Dessas 19 partidas, seis foram disputadas em Braga, terreno muito equilibrado, uma vez que resultaram em dois triunfos bracarenses, dois empates e duas vitórias portista. Recorde-se que esta primeira mão disputa-se na capital minhota.

Na época 2018/19, dragões e arsenalistas disputaram as meias-finais da prova rainha, sendo que o FC Porto acabou por levar a melhor. Vitória de 3-0 no Dragão e empate a um golo na Pedreira.

O que disse o treinador Carlos Carvalhal

O treinador Carlos Carvalhal disse que o Sporting de Braga "é capaz de fazer melhor" na nova receção ao FC Porto, na quarta-feira, agora na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol.

Três dias depois do empate (2-2) na 18.ª jornada da I Liga, num jogo 'louco' em que os minhotos anularam a desvantagem de dois golos muito perto do fim, as duas equipas voltam a defrontar-se na 'Pedreira', mas o técnico considera que "são jogos com características diferentes". "Este é um jogo de 180 minutos, amanhã [quarta-feira] é a primeira parte e, depois, haverá a segunda parte no 'Dragão'", completou.

O técnico dos minhotos quer "manter a eliminatória em aberto, porque não vai ficar nada decidido". "Queremos fazer um bom jogo, procurar ganhá-lo para criar vantagem para o jogo da segunda mão", disse na antevisão da partida à televisão do clube.

"Há a questão dos golos marcados fora, que pode fazer a diferença, pelo que temos que abordar este jogo à imagem do que fazemos nas competições europeias, quando são a eliminar, e vamos estar preparados", afirmou.

em:
https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-de-portugal/artigos/antevisao-sc-braga-vs-fc-porto-dragoes-e-arsenalistas-jogam-hoje-o-segundo-round

Lipeste

correiodominho.pt

Carlos Carvalhal: "É acreditar até ao último minuto que se faz as coisas acontecer"
Miguel Machado

Três dias depois do empate (2-2) para o campeonato, o SC Braga volta a receber o FC Porto desta vez a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Na memória dos Guerreiros está ainda a recuperação fantástica de dois golos de des- vantagem nos últimos minutos no jogo de domingo, mas o treinador Carlos Carvalhal afirma que os seus jogadores ainda são capazes de fazer melhor neste reencontro com os dragões.
"São jogos com características diferentes. Este é um jogo de 180 minutos, amanhã (hoje) vamos jogar agora a primeira parte e depois haverá a segunda parte no Dragão. Mas acredito que somos capazes de fazer melhor do que no último jogo. Queremos fazer um bom jogo, procurar ganhá-lo para criar vantagem para o jogo da segunda mão", afirmou na antevisão do jogo.

Treinador do SC Braga enaltece ainda o espírito forte dos seus jogadores, como ficou demonstrado no jogo anterior. "É acreditar até ao último minuto que faz conquistar as coisas acontecer. Só assim é que se consegue reverter jogos. É sinal que o grupo está com uma saúde mental muito forte", destacou.
Apesar de confiante, o treinador arsenalista refere que "nada vai ficar já definido" esta noite, e que o SC Braga vai ter que abordar o jogo "à imagem do que faz nas competições europeias", alertando para a questão dos golos marcados fora de casa que "poderão fazer a diferença" no desfecho da eliminatória.

Quanto ao adversário, Carvalhal diz que o FC Porto é uma equipa de Champions e quando está top "é extremamente forte" mas salientou também que a equipa do SC Braga já provou esta temporada que gosta destes jogos, dando como exemplo o duelo caseiro para a Liga Europa com o Leicester (3-3) que está a discutir o título em Inglaterra, e que "só não ganhámos por uma questão de pormenor no último segundo", recordou.
Partida começa às 20.15 horas na pedreira com arbitragem de Luis Godinho da AF Évora.

Sérgio Conceição pode sentar-se no banco, Corona é baixa

Após a expulsão no jogo de domingo passado, da 18.ª jornada da Liga, o treinador do FC Porto foi ontem apenas multado em 1.020 euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação pelo que pode dirigir hoje a sua equipa no banco. O CD confirmou ainda um jogo de castigo ao mexicano Jesus Corona, que foi expulso na partida com o SC Braga, aos 60 minutos, por duplo cartão amarelo.

em: https://correiodominho.pt/noticias/carlos-carvalhal-e-acreditar-ate-ao-ultimo-minuto-que-se-faz-as-coisas-acontecer/129023

Lipeste

noticiasaominuto.com

Sp. Braga-FC Porto: Segundo round na Pedreira, agora para a Taça

Jogo tem o pontapé de saída marcado para as 20h45.

Após o empate a dois golos para a I Liga, Sp. Braga e FC Porto voltam a encontrar-se três dias depois em jogo a contar para a 1.ª mão das meias finais da Taça de Portugal.

A presença no Jamor está em jogo e nenhuma equipa vai querer facilitar. Do lado do FC Porto, Sérgio Conceição estará no banco apesar da expulsão no último encontro frente aos arsenalistas, ao contrário de Jesús Corona, que cumprirá castigo devido ao vermelho visto no decorrer da segunda parte.

Quanto ao Sp. Braga, Carvalhal optou por um discurso conservador, referindo no entanto que o resultado pretendido é apenas e só a vitória. O treinador do Sp. Braga está confiante, mas sabe do poderio dos campeões nacionais.

O apito inicial será dado às 20h15 na Pedreira por Luís Godinho, o árbitro nomeado para esta partida.

Treinadores em discurso direto

Carlos Carvalhal


Eliminatória: "Este é um jogo de 180 minutos, amanhã [quarta-feira] é a primeira parte e, depois, haverá a segunda parte no Dragão. Queremos fazer um bom jogo, procurar ganhá-lo para criar vantagem para o jogo da segunda mão".

Jogo para o campeonato: "Muito por força do coletivo do FC Porto, que levou o jogo muito a sério, à imagem daquilo que faz nos jogos mais importantes que tem, tenho que dar um crédito muito grande ao FC Porto na forma como anulou a nossa dinâmica".

Jogo contra 'grandes': "Já provámos que conseguimos bater-nos com equipas destas, recordo o jogo [da Liga Europa, 3-3] com o Leicester, que está a discutir o título em Inglaterra e fizemos um jogo fantástico, não ganhámos por uma questão de pormenor no último segundo".

Sérgio Conceição

Não fez antevisão à partida.

Últimos onzes

Sp. Braga:
Matheus, Esgaio, Tormena, David Carmo, Raúl Silva, Al Musrati, João Novais, Fransérgio, Ricardo Horta, Galeno e Abel Ruiz.

FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba, Sarr, Sérgio Oliveira, Uribe, Corona, Luis Díaz, Marega e Taremi.

Últimos resultados

Sp. Braga:
V-V-V-V-E

FC Porto: V-V-V-E-E

Ausências

Sp. Braga:
André Castro, Iuri Medeiros, Sequeira, Francisco Moura e Rui Fonte.

FC Porto:  Marcano,  Mbaye, Otávio, Nanu e Zaidu (em dúvida).

em:
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1686087/sp-braga-fc-porto-segundo-round-na-pedreira-agora-para-a-taca


Lipeste

zerozero.pt

23 curiosidades sobre o SC Braga x FC Porto

SC Braga e FC Porto defrontam-se pelas 20h15m, em jogo a contar para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal , numa partida que será arbitrada por Luís Godinho.

Conheça as principais curiosidades do desafio.

160.º jogo entre SC Braga e FC Porto, com os portistas a apresentarem vantagem: somam 108 vitórias, contra 23 triunfos dos bracarenses

Com o SC Braga como anfitrião, as duas equipas defrontaram-se por 74 vezes, com os portistas como vencedores em mais de metade dos jogos (39). Os bracarenses venceram por 16 vezes

Na Taça de Portugal, este é o 20.º jogo entre as duas equipas, com 13 vitórias para o FC Porto e três triunfos para os minhotos

O FC Porto só venceu um dos seis últimos jogos frente ao SC Braga

Esta época, este é o terceiro duelo entre as duas equipas.

Na Liga NOS, o FC Porto venceu no Estádio do Dragão por 3-1, enquanto que no passado domingo, no Estádio Municipal de Braga, registou-se um empate 2-2

O FC Porto não ganhou nas três últimas deslocações ao Estádio Municipal de Braga (quatro se juntaramos a final da Taça da Liga, considerada em campo neutro)

Tudo empatado nos jogos entre as duas equipas na Taça de Portugal em casa do SC Braga: seis jogos, duas vitórias para cada equipa e dois empates

O SC Braga não perdeu nas duas últimas receções ao FC Porto na Taça de Portugal

O último jogo entre as duas equipas na Taça de Portugal foi em 2018/19, também nas meias-finais da prova, registando-se um empate 1-1 em Braga

O SC Braga marcou nos sete últimos jogos disputados frente ao FC Porto 

O SC Braga não perde há cinco jogos

O SC Braga só perdeu um dos sete últimos jogos

O SC Braga não perde em casa há 14 jogos

Em casa, o SC Braga só perdeu um dos 25 últimos jogos disputados na Taça de Portugal (1-2 frente ao SC Covilhã)

O FC Porto soma dois empates consecutivos

O FC Porto não perde há cinco jogos

O FC Porto só perdeu um dos 23 últimos jogos

Fora de casa, o FC Porto não perde há 11 jogos

O FC Porto soma seis vitórias consecutivas na Taça de Portugal Na Taça de Portugal, o FC Porto não perde há 18 jogos

O FC Porto só perdeu um dos 33 últimos jogos disputados na Taça de Portugal

Taremi marcou nos quatro jogos realizados nesta edição da Taça de Portugal

Abel Ruiz marcou nos quatro jogos realizados nesta edição da Taça de Portugal (cinco golos)

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=312686



Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga: Sporting e Sp. Braga em destaque na equipa da 18.ª jornada

Coates e Porro nos leões, Gaitán e Musrati dos minhotos


O Sporting e o Sporting de Braga, com dois jogadores cada, são os clubes mais representados na 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. Os leões colocam Coates e Pedro Porro, ao passo que os minhotos contam com Gaitán e Musrati.

Coates foi mesmo a figura da jornada, nas pontuações combinadas do Maisfutebol e do SofaScore, com o bis na vitória do Sporting por 2-1. Já Gaitán foi decisivo para o empate do Sp. Braga ante o FC Porto, apontando o 2-2 final na Pedreira.

Benfica, Paços de Ferreira, Belenenses SAD, Boavista, Santa Clara, FC Porto e V. Guimarães também estão representados, com um jogador cada.

No caso dos avançados, as pontuações combinadas de Taremi, Estupiñán e Cassierra davam um total de 10,9 pontos, mas prevaleceram os dianteiros de FC Porto e V. Guimarães. No caso do iraniano, recorreu-se ao quarto critério de desempate, olhando aos golos marcados pelo FC Porto (dois). No caso de Estupiñán, prevaleceu pelos minutos jogados (quinto critério) ante a Belenenses SAD, uma vez que Cassierra foi substituído no Jamor.

A equipa da jornada:

Critérios de desempate nas notas atribuídas pelo Maisfutebol:

1-Influência direta do jogador em causa no resultado, através da marcação de golos;

2-Pontos conseguidos pela sua equipa;

3-No caso dos defesas e dos guarda-redes, o número de golos sofridos pela sua equipa e, só depois, o número de golos marcados;

4-No caso dos médios e avançados, o número de golos marcados pela sua equipa e, só depois, o número de golos sofridos;

5-Minutos jogados;

6-Critério disciplinar;

7-Classificação das respetivas equipas.

em: https://maisfutebol.iol.pt/equipa-da-jornada/sofascore/liga-sporting-e-sp-braga-em-destaque-na-equipa-da-18-jornada

Lipeste

bancada.pt

FC Porto e SC Braga começam a disputar uma vaga no Jamor

Jogo das meias-finais da Taça de Portugal


O FC Porto, detentor do troféu, visita o Sporting de Braga na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, três dias depois do traumático empate, enquanto o Benfica joga na casa do 'secundário' Estoril Praia.

O confronto disputado no domingo, de abertura da 18.ª jornada da I Liga, provocou danos psicológicos, uma vez que o FC Porto vencia por 2-0 a menos de cinco minutos do fim, e pode deixar a equipa portuense mais distante do líder Sporting, que fecha hoje a ronda no estádio do Gil Vicente, mas não só.

O campeão nacional perdeu para o segundo 'round' com os minhotos o contributo do extremo mexicano Corona, um dos jogadores mais influentes, que esteve na génese do segundo golo marcado pelos 'dragões' em Braga, mas foi expulso aos 60 minutos, tal como sucedeu com o treinador Sérgio Conceição, já em período de compensação.

O lesionado Otávio é outra baixa de vulto para o jogo de quarta-feira, mas o Braga também se debate com a necessidade de encontrar um substituto à altura do goleador Paulinho, que se transferiu em janeiro para o Sporting, apesar de os 'arsenalistas' terem recebido dos 'leões' o defesa Borja e o avançado Sporar, além de um encaixe financeiro significativo.

A favor da equipa portuense, que na época passada conquistou pela 17.ª vez a Taça de Portugal, igualando o pecúlio do rival Sporting, joga a estatística da prova: o FC Porto superou o Braga em 14 confrontos anteriores (entre os quais as finais de 1977 e 1998) e apenas foi superado em dois, o mais doloroso o jogo decisivo de 2016, no desempate por grandes penalidades.

O percurso do FC Porto na edição 2020/21 começou com um triunfo por 2-0 sobre um adversário do Campeonato de Portugal, o Fabril do Barreiro, seguindo-se três embates, e alguns sobressaltos, frente a equipas da I Liga, o Tondela (2-1), o Nacional (4-2, após prolongamento) e o Gil Vicente (2-0).

O Sporting de Braga, que, além do título alcançado em 2016, apenas conquistou mais um, 50 anos antes (1966), teve o trajeto mais facilitado, pois apenas nos quartos de final defrontou um primodivisionário, o Santa Clara (triunfo por 2-1), depois de ter 'despachado' três equipas do terceiro escalão: Trofense (2-1), Olímpico do Montijo (7-0) e Torriense (5-0).

O Benfica, recordista de títulos na competição, com 26 troféus, pode encontrar na Taça de Portugal uma forma de minimizar os danos, numa época em que o grande objetivo, a reconquista do campeonato, parece condenado ao insucesso, ocupando o quarto lugar, a oito pontos do Sporting, que tem menos um jogo.

Já com o treinador Jorge Jesus no banco de suplentes, recuperado da covid-19, os 'encarnados' regressaram na segunda-feira às vitórias, ao imporem-se por 2-0 na receção ao Famalicão, na 18.ª jornada da I Liga, após terem alcançado apenas um triunfo nos seis jogos anteriores, em várias competições.

O único sucesso durante aquela série negativa foi obtido, precisamente, na Taça de Portugal, e de forma concludente, por 3-0, sobre o Belenenses SAD, o mais destacado de todos os adversários na prova, em que deixou ainda pelo caminho Paredes (1-0), Club Football Estrela (4-0), ambos do terceiro escalão, e Vilafranquense (5-0), da II Liga.

O Benfica poderá atingir a final tendo defrontado apenas uma equipa da divisão principal, mas antes terá de bater o Estoril, segundo classificado na II Liga, que já eliminou três primodivisionários, casos do Boavista (2-1), Rio Ave (2-1) e Marítimo (3-1, após prolongamento), depois de deixar pelo caminho o Sertanense (4-0) e o Lusitano de Évora (5-0).

Na quinta-feira, o Estoril começará a lutar em casa pela reedição da única presença na final da Taça de Portugal, em 1944, na qual foi goleado por 8-0 pelo Benfica, o resultado mais desnivelado de sempre, enquanto os jogos da segunda mão estão marcados para os estádios do Dragão e da Luz, em 03 de março.

- Programa das meias-finais:

Primeira mão:

- Quarta-feira, 10 fev:

Sporting de Braga – FC Porto, 20:15

- Quinta-feira, 11 fev:

Estoril Praia – Benfica, 20:15

Segunda mão:

- Quarta-feira, 03 mar:

FC Porto – Sporting de Braga

Benfica – Estoril Praia

em : https://bancada.pt/artigos/portugal/fc-porto-e-sc-braga-comecam-a-disputar-uma-vaga-no-jamor

Lipeste

proscout.pt

Desempenho colectivo na 1ª volta da Liga NOS

A ProScout dedicou-se a vários artigos e relatórios sobre o final da primeira volta da Liga NOS e da Liga Portugal SABSEG. Depois de destaques mais individuais aos craques de cada campeonato, terminamos com uma visão mais colectiva das equipas da Liga NOS, abordando as melhores e piores equipas em diferentes momentos e ações do jogo, tentando interpretar alguns dos dados estatísticos que recolhemos e podendo comparar estilos, identidades e o rendimento de diferentes equipas, recorrendo a dados estatísticos menos tradicionais do que pontos, golos marcados, golos sofridos, algo que podem ver nesta imagem, com a tabela classificativa ao final da jornada 17 (entretanto desatualizada, e com Farense e Vitoria SC a terem um jogo em atraso):

O segredo do líder: a defesa
O Sporting de Rúben Amorim tem sido, de longe, a melhor equipa da Liga, e destaca-se principalmente pela sua solidez defensiva. A melhor defesa do campeonato, composta principalmente por Adán/Porro/Neto/Coates/Feddal/Nuno Mendes, tem estado em grande plano, com excelente coordenação defensiva, assumindo alguns riscos mas sempre muito organizada e sem permitir grandes oportunidades aos adversários. Na tabela acima, vemos os "Expected goals" dos adversários de todas as equipas da liga, confirmando alguns dos factos que se verificaram ao longo das diferentes jornadas: a qualidade defensiva de Sporting e Vitoria SC (imagem de marca de ambas as equipas), e a fragilidade de Boavista e Tondela (confirmando a posição de ambas na tabela, que se pode ver assinalado a verde junto à barra de cada equipa).

O big-four da Liga NOS: atacar muito e bem

A diferença de qualidade individual e colectiva das melhores equipas em Portugal vê-se, principalmente, no momento ofensivo: FC Porto, Benfica, Sporting e Sporting Braga atacam e marcam mais do que todos os outros clubes da competição. Avaliando a quantidade de vezes que as equipas entram na área adversária e os golos que marcaram, o FC Porto de Sérgio Conceição justifica o melhor ataque da prova, o Benfica confirma não só a falta de eficácia que tem tido, mas principalmente os problemas de decisão no último terço: é das equipas que mais vezes entra na área adversária, mas não consegue tornar esse domínio em golos. Do lado contrário, é muito interessante verificar a identidade do Paços de Ferreira de Pepa: não precisa de aparecer muitas vezes na área para ser um dos melhores ataques da prova. O Belenenses SAD também mostra que em Portugal, ser o pior ataque da liga não significa estar em zonas de descida, ao contrário do Farense, que estando bem longe desses números, não evita o último lugar da tabela.

Paços, a grande surpresa da liga, e o caso estranho do Rio Ave


O Paços de Ferreira tem sido a equipa sensação da temporada, fazendo da organização defensiva e da capacidade de chegar ao ataque rapidamente as suas forças maiores (artigo completo sobre o Paços, aqui). Na primeira tabela, vemos que o Paços é, de longe, a melhor equipa a contra-atacar da liga, sendo a que mais remates obtém no momento de transição ofensiva. Já na segunda tabela, confirmamos também que o Paços consegue marcar muitos golos sem precisar de posses de bola elaboradas e mais longas, ao contrário do Rio Ave, que é das equipas com as posses de bola mais longas, mas tem muitos problemas em converter essa posse em oportunidades de golo. Outro exercício possível de fazer é a comparação entre Farense e Famalicão, duas equipas com os mesmos golos marcados (um de diferença), mas posses de bola muito mais longas por parte do Famalicão.

A melhor defesa é o ataque? Talvez

Uma questão muito falada, mas que nem sempre se comprova é a relação entre a posse de bola e a aproximação à vitória. Existem inúmeros jogos em que o vencedor acaba por ter menos posse de bola, criando alguma controvérsia entre treinadores, adeptos e críticos no que toca à justiça dos resultados. Ora, se um resultado pode sempre ser mais aleatório, no que toca a competições a longo prazo, as coisas acabam por ser mais fidedignas e possíveis de comparar estilos, rendimento e resultados. Pode-se aproximar uma equipa da vitória de muitas maneiras, mas ter mais a bola e conceder poucas oportunidades aos adversários é sem dúvida uma delas (estando perto de marcar e mais longe de sofrer, naturalmente). Em Portugal, salvo raras exceções (Rio Ave e Paços de Ferreira são mais uma vez os principais outliers), quem tem mais bola acaba por conceder menos oportunidades, ou oportunidades menos flagrantes do que as restantes equipas. Com o tamanho dos círculos na tabela acima representados pela classificação na tabela, podemos também ver que este estilo tem que estar relacionado com eficácia, e que ao não ser eficaz pode levar as equipas a lugares mais baixos da tabela (círculos mais pequenos, Rio Ave e Famalicão) e mais oportunidades dadas ao adversário (Portimonense e Nacional).

em: https://www.proscout.pt/desempenho-colectivo-na-1a-volta-da-liga-nos/

Lipeste


Braga e Porto medem forças no Estádio Municipal de Braga, num encontro para esta fase da Taça de Portugal (Meias‑finais). Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas nos últimos 8 jogos. No entanto, a última vez que se encontraram neste estádio foi a 07‑02‑2021, num jogo para a Primeira Liga, que acabou num empate por (2‑2). Os golos do encontro foram marcados por N. Gaitan (90' ) e Fransergio (87' ) para o Braga e por M. Taremi (54' ) e Sergio Oliveira (36' ) para o Porto. Neste encontro o factor casa poderá ter um papel importante, já que o Braga apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Previsão

? ? ?
(...)

Análise Braga

Para chegar a esta fase da Taça de Portugal (Meias‑finais), a equipa da casa teve de eliminar: Santa Clara, Torreense, Olimpico do Montijo e Trofense. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias e 6 derrotas como visitante, com 33 golos marcados e 21 sofridos; contra 13 vitórias e 2 empates no seu estádio, com 34 golos marcados e 11 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa o Braga regista 9 vitórias e 1 empate.

Nesta prova, ganhou os últimos 4 jogos que disputou. O seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um golo nos últimos 4 jogos para esta competição. Nos 15 jogos que disputou, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 5 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 17 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 5 dos seus 12 golos entre os minutos (76'‑90').

O Braga entra nesta partida depois de um empate caseiro, a duas bolas, na receção ao mesmo "inimigo" desta atuação. O clube da casa costuma atuar num sistema tático em 5-2-3, privilegiando um estilo de jogo mais pausado. Neste desenho, os três intervenientes responsáveis por lançar o pânico na área adversária são Fransérgio, Abel Ruiz e Ricardo Horta. João Novais é o cérebro da equipa, sendo que este jogador é responsável para definir e conduzir as investidas ofensivas do conjunto caseiro. O treinador Carlos Carvalhal não vai poder contar com Rui Fonte, Iuri Medeiros e Francisco Moura por se encontrarem lesionados.

Análise Porto

Para chegar a esta fase da Taça de Portugal (Meias‑finais), a equipa visitante teve de eliminar: Gil Vicente, Nacional, Tondela e Fabril Barreiro. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 8 vitórias, 4 empates e 3 derrotas como visitante; contra 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota no seu estádio. Nos últimos 10 jogos como visitante o Porto ganhou 7, empatou 2 e perdeu 1. O seu ataque tem marcado com grande regularidade, já que marcou sempre pelo menos um golo nos últimos 4 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que não costuma sentir dificuldades para abrir o marcador: marcou o primeiro golo em 12 dos últimos 15 jogos, desses 12 chegou ao intervalo em vantagem em 9 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90' em 9.

O Porto entra neste embate depois de um empate forasteiro, a duas bolas, na visita ao mesmo adversário deste encontro. O clube azul e branco costuma atuar num sistema tático em 4-4-2, contrariamente ao "inimigo" desta primeira mão da meia final da Taça de Portugal, onde os dois homens mais avançados são Mehdi Taremi e Moussa Marega, com destaque para o último que se encontra numa excelente forma. Na zona central do relvado é possível que atuem Luis Díaz, Mateus Uribe, Sérgio Oliveira e Jesús Corona. O treinador Sérgio Conceição não vai poder contar com Otávio, João Mário, Nanú e Iván Marcano por se encontrarem lesionados.

Lê mais em: https://www.academiadasapostas.com/stats/match/portugal/taca-de-portugal/sporting-braga/porto/kznmOLw6DQxJd/preview


Lipeste

abola.pt

«Acredito que vou fazer do SC Braga um clube grande»

Um ano depois de ter sido contratado pelo SC Braga ao Barcelona, Abel Ruiz , 21 anos, começa a ganhar destaque e falou ao jornal As sobre a experiência.

«Um avançado está para marcar golos. Sou um avançado que também gosta de assistir e ajudar os companheiros, mas o avançado tem de fazer golos. Agora estou numa boa fase e espero mantê-la. Levei quatro ou cinco meses em que só tinha jogado dois ou três jogos. Um jogador jovem como eu precisa de minutos e aqui não os estava a ter», disse, ele que leva seis golos e três assistências na presente temporada.

«As coisas mudaram. Estou a ter regularidade e isso faz-me muito feliz. Vim para aqui para desfrutar do futebol de elite e agora estou a consegui-lo. Vim para disfrutar do futebol de elite e agora estou a consegui-lo», explicou, garantindo encarar com «com toda a normalidade» a expectativa criada em torno da sua chegada ao clube.

«Confio nas minhas possibilidades e sei que, tendo minutos, vou fazer do SC Braga um clube grande. Em Braga encontrei uma equipa que quer tornar-se no primeiro clube do país e está a fazer por consegui-lo. Estão a fazer-se bem as coisas. Passo a passo. O objetivo é jogar a Champions na próxima temporada», apontou.

Entre o desejo de poder um dia mais tarde jogar no Valência ou até regressar ao Barcelona, Abel Ruiz assumiu ainda outro sonho: voltar à seleção de Espanha, pela qual se sagrou campeão europeu de sub-17 e sub-19. «Todos os avançados espanhóis querem ser o "9" de Espanha e eu persigo esse sonho desde que me estreei na seleção sub-16. É o meu objetivo», vincou.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-02-10/sc-braga-acredito-que-vou-fazer-do-sc-braga-um-clube-grande/878568/471