News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

.
Dupla infernal do Sp. Braga ataca o leão

Paulinho e Ricardo Horta vão a Alvalade em grande forma. Marcaram 11 dos últimos 19 golos da equipa


A boa temporada que o Sp. Braga está a protagonizar até ao momento tem assentado, sobretudo, numa produção ofensiva de grande nível, tal como comprovam os 47 golos marcados em 20 jogos. A equipa arsenalista tem dado que fazer às defesas contrárias, sobretudo nas últimas semanas. Nos últimos cinco jogos, o Sp. Braga marcou 19 golos, havendo na maioria deles um impacto direto de uma dupla que tem partilhado o estatuto de figura: Ricardo Horta e Paulinho.

Os dois jogadores atravessam um momento de grande fulgor e, se dúvidas houvesse, os números não mentem: nos últimos 19 golos da equipa, os dois dianteiros marcaram 11, mais de metade. Destes, seis pertencem a Paulinho, todos eles apontados nos quatro jogos mais recentes, e cinco pertencem ao camisola 21, que os dividiu pelas cinco partidas, não tendo marcado apenas no duelo com o Estoril Praia, no qual brilhou o camisola 20, com um hat trick.

Com Alvalade no horizonte, a dupla procura manter os motores quentes, desejosa de fazer os mesmos estragos que fez há coisa de um ano, quando ajudou o Sp. Braga a ultrapassar o Sporting mas meias-finais da Allianz Cup, prova que os arsenalistas acabariam por vencer. Nesse encontro, Horta fez o primeiro e Paulinho completou a festa com um golo a garantir a vitória já nos minutos finais. Boas memórias que ambos querem repetir para manter a equipa no comboio da frente.

Bateria de testes sem novos casos

Depois de um minissurto ter começado no seio do plantel do Sp. Braga, com quatro jogadores a testarem positivo nas vésperas do jogo com o Boavista – David Carmo, Tormena, Bruno Viana e Castro –, os arsenalistas voltaram a realizar novos testes. No entanto, desta nova bateria de exames não houve qualquer caso novo. Entretanto, Juvy Kooner, jogador canadiano, assinou pelo Sp. Braga, tendo como destino a equipa de sub-19.

A boa temporada que o Sp. Braga está a protagonizar até ao momento tem assentado, sobretudo, numa produção ofensiva de grande nível, tal como comprovam os 47 golos marcados em 20 jogos. A equipa arsenalista tem dado ...

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/dupla-infernal-do-sp-braga-ataca-o-leao?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16094114358762&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fdupla-infernal-do-sp-braga-ataca-o-leao

Lipeste

Bessa foi teste para Alvalade

Carlos Carvalhal encontrou soluções para substituir unidades que testaram positivo para Covid-19 • Goleada ao Boavista sustentada em atletas pouco utilizados • Também vão a Alvalade


O cenário de Covid-19 que afastou quatro habituais titulares do SC Braga para o jogo com o Boavista mantém-se para o due-lo com o Sporting. De acordo com o protocolo da Direção-Geral da Saúde, o período de afastamento da competição de David Carmo, Tor-mena, Bruno Viana e Castro foi, des-de logo, conhecido, pelo que Car-los Carvalhal teve de encontrar soluções no plantel para a desloca-ção ao Bessa, desafio que se revelou um bem-sucedido teste para o com-promisso com os leões, de capital importância para a luta pelos pri-meiros lugares da Liga.

Frente ao Boavista, o treinador dos guerreiros foi obrigado a mexer no eixo defensivo: utilizou de início um dos profissionais menos utili-zados no decorrer da época — Raul Silva era o 19.º do plantel arsenalis-tas em presenças em campo — e um atleta cujo nome chegou a ser apon-tado como possibilidade para deixar a pedreira em janeiro — Rolando, sem minutos cumpridos nos 19 jo-gos até então realizados pelos mi-nhotos em quatro provas distintas.

Zé Carlos foi chamado a substi-tuir o lesionado Sequeira e poderá ser investido de idênticas funções dian-te dos  verdes e brancos, numa nova adaptação à esquerda. Bruno Ro-Por PEDRO BARROSdrigues, de 19 anos, experimentou no Bessa as primeiras sensações da Liga e entra, também, nos planos de Carlos Carvalhal para o desafio com o Sporting.

em: www.record.pt

Lipeste

Carmo eleito pela UEFA

David Carmo foi ontem motivo de amplo destaque por ter sido eleito pelos repórteres da UEFA para o onze revela-ção da Liga Europa no ano civil de 2020. 

«Defesa-central ao jeito de Virgil van Dijk, Carmo estreou-se pelo SC Braga apenas em janeiro e é agora ti-tular habitual», é assim descrito o atle-ta de 21 anos. 

Entretanto, o plantel já cumpriu novo rastreio ao Covid-19 e não foram detetados novos casos positivos. Já Sequeira foi reavaliado pelos clínicos do clube, mantendo-se a condição de dú-vida para o jogo com o Sporting.

em: www.record.pt

Lipeste

AS 'NOVAS' APOSTAS DOS GUERREIROS PARA FAZER FACE À AUSÊNCIA DE QUATRO HABITUAIS TITULARES

Treinador dos guerreiros foi bem-sucedido com as panteras e espera voltar a sê-lo com os leões.

ROLANDO
Posição - Defesa-central 
Jogos - 1
Minutos - 90

MRAUL SILVA
Posição - Defesa-central
Jogos - 8
Minutos - 534

BRUNO RODRIGUES
Posição - Defesa-central
Jogos - 1
Minutos - 1

ZÉ CARLOS
Posição - Lateral-direito 
Jogos - 3
Minutos - 203

em: www.record.pt

Lipeste

OFF TOPIC

Cartas anunciam fim da canoagem em Alvalade e atletas podem rumar ao Sp. Braga

Sporting informou atletas que estão livres a partir de hoje, dia em que terminam os contratos


Em agosto, o nosso jornal já tinha avançado com a forte hipótese de o Sporting acabar ou pelo menos suspender a modalidade de canoagem no clube. A confirmação chega agora, depois de os leões terem ontem enviado cartas aos atletas a informá-los de que não renovará os vínculos contratuais, e que a partir de hoje, último dia de dezembro de 2020, são atletas livres para seguirem outros caminhos.

Artur Pereira é um desses atletas e deu conta do sucedido com uma nota publicada nas redes sociais, onde avança com a razão pela qual o Sporting pôs fim à ligação. "Foram anos muito felizes na minha carreira e da qual me orgulharei sempre. Infelizmente o Sporting não tem orçamento para continuar com a modalidade", escreveu, lembrando ainda os companheiros de clube. "Quero agradecer a todos os membros da família que criámos, o Emanuel Silva, a Francisca Laia, o David Varela e o Kevin Santos, que sempre foram incansáveis, só quero que o futuro seja junto de vocês."

O nosso jornal sabe que os atletas acima referidos por Artur Pereira, os olímpicos Emanuel Silva (no clube desde 2011), Francisca Laia (desde 2016) e David Varela (desde 2017), assim como Kevin Santos, também receberam cartas do Sporting a anunciar o fim da ligação.

Esta decisão do clube leonino chega a apenas oito meses dos Jogos Olímpicos e numa altura em que os atletas preparam essa importante prova. Emanuel Silva e David Varela já estão apurados, integrados na equipa do K4, já Francisca Laia trabalha para conseguir ainda o apuramento para Tóquio.

Do Sporting, também já saiu, por decisão igualmente do clube, Norberto Mourão, também já apurado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. 

A caminho do Sp. Braga?

O Sp. Braga pode ser o destino dos canoístas que agora deixam o Sporting. "Estamos ainda a avaliar a hipótese de termos a modalidade", disse-nos Joel Pereira, diretor-geral das modalidades do clube minhoto, para quem a prioridade é outra: "Manter as modalidades que temos e onde temos expressão, como a natação, o atletismo, taekwondo ou o karaté."

O dirigente do Sp. Braga refere que a atual conjuntura económica, resultante da pandemia, não ajuda a que o clube abra as portas a mais uma modalidade, mas via com bons olhos acrescentar a canoagem e Emanuel Silva ao seu ecletismo. "Trata-se de uma modalidade e de um atleta com medalhas olímpicas e mundiais", mas acrescenta, "ainda que não haja uma decisão definitiva, é difícil avançar com o projeto".

Em agosto, o nosso jornal já tinha avançado com a forte hipótese de o Sporting acabar ou pelo menos suspender a modalidade de canoagem no clube. A confirmação chega agora, depois de os leões terem ontem enviado ...

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/modalidades/canoagem/amp/cartas-anunciam-fim-da-canoagem-em-alvalade-e-atletas-podem-rumar-ao-sp-braga?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16094116171630&amp_ct=1609411619003&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Fmodalidades%2Fcanoagem%2Fdetalhe%2Fcartas-anunciam-fim-da-canoagem-em-alvalade-e-atletas-podem-rumar-ao-sp-braga

Lipeste

FOL­GA RA­RI­DA­DE ATÉ AO FI­NAL DO MÊS

O Jogo

31 dez. 2020

O Bra­ga go­zou on­tem um dia de fol­ga, o que não de­ve­rá acon­te­cer tão ce­do, fa­ce ao ca­len­dá­rio aper­ta­do até ao fim de ja­nei­ro. De­pois do jo­go de sá­ba­do, em Al­va­la­de, es­pe­ram mais seis jo­gos à equi­pa de Car­los Car­va­lhal até ao dia 31 de ja­nei­ro.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201231/281844351253938


Lipeste

11

O Jogo

31 dez. 2020

A 26 de ja­nei­ro des­te ano, pe­lo Le­ça, Zé Car­los de­fron­tou o Es­pi­nho, pa­ra o Cam­pe­o­na­to de Por­tu­gal. Pou­co mais de on­ze me­ses de­pois, po­de­rá es­tre­ar-se num pal­co de um gran­de

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201231/281840056286642

Lipeste

Paulinho tem recorde à vista no reencontro com Amorim

Atacante nunca marcou em cinco jogos consecutivos, mas pode atingir esse feito se faturar em Alvalade, no primeiro jogo de 2021


Paulinho vive um período de grande ins-piração, tendo marcado go-los nos últimos quatro jo-gos que disputou com a ca-misola dos guerreiros do Minho. Se conseguir man-ter a contagem viva em Al-valade, no primeiro jogo de 2021, referente à 12.o jorna-da da Liga, então baterá um recorde de carreira.

A primeira vez que o ata-cante, de 28 anos, logrou fa-turar em quatro jogos con-secutivos ao serviço do S. C. Braga foi na época passada, tendo iniciado a contagem no jogo de estreia de Ruben Amorim no banco dos mi-nhotos, na goleada ao Bele-nenses SAD, por 7-1. Mais tarde, já com o treinador no comando técnico do Spor-ting, repetiu o feito, mas voltou a ficar em branco ao quinto jogo. Agora, tem nova oportunidade de que-brar esse enguiço, sendo que em 2016/17, no Gil Vi-cente, também não conse-guiu ir além dos quatro jo-gos seguidos a marcar. Paulinho iniciou a presente época de mansinho, mas este ciclo goleador permi-tiu-lhe chegar ao topo dos melhores marcadores da equipa, com 10 golos, à fren-te de Ricardo Horta (oito). 

Foi esta aptidão para mar-car que fez com que Ruben Amorim manifestasse o de-sejo de contratá-lo para o Sporting, no verão, mas An-tónio Salvador foi intransi-gente e apontou para o va-lor abaixo da cláusula de res-cisão, situada nos 30 mi-lhões de euros. Conforme Carvalhal deixou claro após o triunfo sobre o Boavista, o presidente não baixará a fas-quia no mercado de janeiro, pelo que Paulinho não será tema de conversa entre Sal-vador e Varandas.

em: www.jn.pt

Lipeste

PONTARIA

Despique com Ricardo Horta por  lugar na história


Paulinho e Ricardo Horta levam, cada um, 63 golos pelo S. C. Braga e estão a apenas dois de igualar Karoglan, que se man￾tém como segundo me￾lhor marcador da história do clube, só atrás de Chi￾co Gordo (76). Se não chegarem propostas mi￾lionárias à pedreira, em janeiro, Paulinho e Horta poderão subir ao trono.
De resto, o S. C. Braga fol￾gou ontem, mas Sequeira foi reavaliado e segue em dúvida para Alvalade.

em: www.jn.pt

Lipeste

LEÕES PAGAM PRIMEIRA PRESTAÇÃO POR RÚBEN
O clube de Alvalade já pagou a primeira prestação do passe de Rúben Amorim ao SCBraga, segundo o novo acordo alcançado pelos dois presidentes. No dia 15 entraram 2,5 milhões de euros nos cofres arsenalistas.

HOJE REALIZAM-SE TESTES À COVID-19
Apesar de contar com quatro infetados com o novo co-ronavírus, o SCBraga não abranda na estratégia de contenção da doença. Por isso, todo o plantel e staff técnico realiza hoje novo teste à Covid-19.

SEQUEIRA FAZ TREINO ESPECÍFICO 
É provável que possa dar  o seu contributo à equipa no jogo de sábado, mas o defesa esquerdo Sequeira saiu com queixas da partida no Bessa e realiza, estes dias, treino específico de recuperação.

em: www.cm.pt



Lipeste

ARMA PARA ALVALADE CHAMA-SE... PAULINHO

ESTRATÉGIA - Carvalhal quer criatividade para vencer em Alvalade


O ponta de lança que Rúben Amorim tanto anseia (quis no verão e volta a pretender no inverno) é a arma que Carlos Car-valhal vai apontar à baliza leonina, no próximo sábado. 

Sem a possibilidade de contar com o músculo de Castro (infe-tado com a Covid-19) no meio--campo, nem com a velocidade de Galeno (lesionado), pelo lado esquerdo, o técnico arsenalista vai  urdir a estratégia para o de-safio frente ao Sporting a partir do engenho de três artistas: Fransérgio, Ricardo Horta e Paulinho.

Mas as novidades não se ficam pelos setores mais avançados. A defesa, devido aos casos de Covid-19, que obrigaram ao isola-mento profilático de Bruno Viana, Victor Tormena e David Carmo, também terá uma dupla de centrais menos habitual: Rolando e Raúl Silva.
EQUIPA INICIAL DOS BRACARENSES DEVE SER  A MESMA DO BESSA
Mas voltemos à estratégia ofensiva dos 'guerreiros'. O construtor, na fase de transição, será Fransérgio, que contará, lá na frente, com a criatividade de Ricardo Horta e com a acutilância de Paulinho. O avançado que Alvalade quer ver de verde será provavelmente o alvo preferencial de marcação por parte dos defensores do Sporting. 

Por parte do Sp. Braga, a equipa que entrar em campo no sá-bado não será muito diferente da que iniciou o jogo no Bessa. O carregamento do piano ficará a cargo de João Novais e de Al Musrati. Quanto aos corredo-res, os já batidos Ricardo Esgaio (pela direita) e Sequeira (pela esquerda) devem dar conta do recado. Depois, uma equipa joga o que a outra deixar.

em: www.cm.pt

Lipeste

OLHAR  DO ADEPTO
"Quem é o favorito neste novo clássico do futebol português?"



SCB
João Magalhães
Advogado

Quando queremos eleger o favorito deste novo clássico português, sabemos que o SCBraga foi o campeão de inverno da época passada.

Sabemos também que Rúben Amorim representou uma aposta de António Salvador, que os resultados desportivos coroaram.

Se o SCBraga vencer, o Sporting deve ainda mais a Rúben Amorim, ao Braga. E o favorito continua nas apostas António Salvador e o Braga, com Carlos Carva-lhal. Qualquer que seja o re-sultado, deve-o ao Braga.

SCP
André Pinotes  Batista
Comentador CM/CMTV

Apesar de existir um abis-mo histórico entre os museus do Sporting e da sua antiga filial, os bracarenses são uma equipa bem gerida na  última década, que apresenta um projeto sólido e muita quali-dade individual e coletiva.   Neste quadro, espera-se um jogo repartido, de alta intensidade, cujo desfecho é impossível de prever. Um teste ao líder, que não podia chegar em melhor altura. Com o perfume destas equi-pas, quem tem a ganhar é o fute-bol português.

em: www.cm.pt

Lipeste

uefa tece rasgados elogios ao defesa do SC Braga

Luso David "Virgil van Dijk" Carmona equipa-revelação da Liga Europa


O jovem central David Carmo, do SC Braga, faz parte da equipa--revelação da fase de grupos da Liga Europa.O melhor onze foi ex-colhido por repórteres e editores do UEFA com ba-se em dois critérios: idade até 24 anos; estreia na Liga Europa em 2020 ou experiência reduzida até en-tão e evolução significativa durante este ano. «Defesa--central ao jeito de Virgil van Dijk, Carmo estreou--se apenas pelo Braga em janeiro e é agora titular ha-bitual», é assim que a UE FA descreve o defesa, de 21 anos, que renovou, re-centemente, o vínculo com o SC Braga até 2025 (tem clausula de 25 milhões de euros). Campeão euroepu de sub-19 por Portugal, em 2018, o defesa «participou em cinco jogos e foi fun-damental para a excelen-te campanha da formação liderada por Carlos Carva-lhal», destaca, numa nota publicada no site oficial, o clube minhoto.

em: www.diatiodominho.pt

Lipeste

Revelação

Os onze eleitos


Eis a equipa revelação da fase de grupos da Liga Europa destacando-se a presença, para além de David Carmo, de Darwin Nuñez, ponta-de--lança uruguaio do Benfica que leva cinco golos na prova:

Guarda-redes: Ivan Nevistic, 22 anos (Rijeka)
Defesas: Joško Gvardiol, 18 anos (Dínamo Za-greb); David Carmo, 21 anos (SC Braga); Wes-ley Fofana, 19 anos (Leicester); e Sven Botman, 20 anos (Lille)
Médios: Florian Wirtz, 17 anos (Leverkusen); Takefusa Kubo, 19 anos (Villarreal) e Lovro Ma-jer, 22 anos (Dínamo Zagreb)
Avançados: Amine Gouiri, 20 anos (Nice); Darwin Nuñez, 21 anos (Benfica) e Donyell Ma-len, 21 anos (PSV Eindhoven).

em: www.diariodominho.pt

Lipeste

Sporting e SC Braga dominam onze da jornada

Sporting e SC Braga, com três jogadores cada, dominam o onze da 11.ª jornada da Liga eleito pelos adeptos no Twitter oficial da Liga Portugal a partir de uma pré-seleção de jogadores feita por Ricardo Rocha.



?? Já é conhecido o ????? "???? ???? ??????????????!"

Participaste na votação no nosso Twitter? #LigaPortugal #LigaNOS #criatalento #createstalent #futebolcomtalento https://t.co/cc0QESWsp3

— Liga Portugal (@ligaportugal) December 31, 2020



Eis os mais votados pelos escolha dos adeptos:

Guarda-redes:


Adán – 63,4%
Amir – 18,4%
Daniel Guimarães – 18,2%


Defesas centrais:

Raul Silva – 38,3%
Zainadine – 34,2%
Nogueira – 18,3%
Maracás – 9,2%


Lateral direito:

Pedro Porro – 50,3%
Ricardo Esgaio – 40,4%
Rúben Freitas – 9,3%


Lateral esquerdo:

Sequeira – 62%
Hermes – 27,6%
Vigário – 10,4%


Médio defensivo:

Weigl – 41,9%
Uribe – 36,1%
Lucas Mineiro – 22%


Médio centro e médio ofensivo:

João Mário – 39,3%
Fransérgio – 31,2%
Claude Gonçalves – 17%
Rúben Micael – 12,5%


Extremos:

Luis Díaz – 47,9%
Rafa – 27,5%
Ricardo Horta – 18,4%
Lourency – 6,3%


Ponta de lança:

Taremi – 58,6%
Tiago Tomás – 30,9%
Tagueu – 10,5%



em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-31/liga-sporting-e-sc-braga-dominam-onze-da-jornada/873379/471

Lipeste

ONZE ZZ DA JORNADA | Dois dragões e dois repetentes

Terminou mais uma jornada da Liga NOS e o zerozero reuniu as notas da performance dos jogadores ao longo da ronda onze e elaborou mais um onze zz da jornada.

As notas são atribuídas pelo jornalista que faz o acompanhamento da partida ao minuto e pelo jornalista que assiste ao encontro no estádio, para que o nível de subjetividade seja o mais reduzido possível, e podem ser consultadas no final de todas as partidas, no campo performance presente na ficha de jogo.

Num onze com sete equipas representadas, destaque para o Marítimo, que coloca três jogadores no onze da jornada, com Joel Tagueu e Ricardo Horta (SC Braga)a repetirem a presença da jornada anterior. O FC Porto também coloca dois jogadores no onze.

Aqui está o «Onze ZZ da jornada» [emoji294]

No final da partida, todos os jogadores recebem uma avaliação, que pode ser consultada na ficha do próprio jogo, no campo performance.

Entre os que tiveram pontuação mais alta, esta foi a equipa elaborada pelo nosso jornal [emoji3578]

https://t.co/LSqbQ1wjzD

Antonio Adán
Cláudio Winck
Marcelo Hermes
Fábio Pacheco
Ryan Gauld
Yan Matheus
Luis Díaz
Rochinha
Ricardo Horta
Mehdi Taremi
Joel Tagueu

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=308008

Lipeste

E se houvesse um campeão só do ano de 2020, quem seria?

O ano de 2020 chega esta quinta-feira ao fim. Um ano marcado pela COVID-19, que ditou a interrupção da I Liga portuguesa durante cerca de três meses. Ainda assim, foram 31 as jornadas da prova disputadas, entre a conclusão da edição de 2019/20 e o arranque da edição 2020/21.

O FC Porto (que entrou para o ano de 2020 atrás do Benfica) acabou por terminar na frente da temporada 2019/20 e o ano termina agora com o Sporting na frente da temporada 2020/21. Mas...e se o campeão fosse ditado pelos resultados do ano civil, quem levaria o ceptro?

O SAPO Desporto aproveitou este derradeiro dia de 2020 para mergulhar nas classificações e fazer as contas. Quem somou mais pontos ao longo dos 31 jogos da I Liga disputados neste ano? Quem marcou mais golos? Quem ganhou mais jogos? E como seria a classificação da I Liga 2020, no que aos quatro principais clubes - Benfica, FC Porto, Sporting e Sp.Braga, diz respeito?

As conclusões - algumas, pelo menos - dão que pensar e podem até considerar-se surpreendentes.

FC Porto campeão, mas o 'vice-campeão' é...o Sp.Braga

O campeão de 2020 seria o FC Porto, com um total de 72 pontos somados ao longo do ano. A turma de Sérgio Conceição foi também a que mais golos marcou: 74.

Mas a primeira surpresa surge no segundo lugar, que pertence ao Braga. O conjunto minhoto somou, em 2020, mais pontos (e mais vitórias) do que Benfica e Sporting na I Liga: 66 pontos e 21 vitórias, mais concretamente. O conjunto minhoto, recorde-se, estava num pouco lisonjeiro 10.º lugar da tabela do campeonato de 19/20 no final de 2019, mas recuperou até ao 3.º posto no fim da prova e deu continuidade aos bons resultados no que já se jogou da época 2020/21.

A fechar este pódio, com 65 pontos (menos um ponto do que o Braga), o Benfica. Note-se que as 'águias' entraram em 2020 no topo da I Liga 19/20, mas deixaram depois ultrapassar-se pelo FC Porto, fruto de uma série de resultados menos conseguidos na retoma 'pós-COVID'. O conjunto da Luz foi também, a par do Braga, aquele que entre os candidatos ao título mais golos sofreu:  33.

O Sporting, apesar da boa época interna de 2020/21 que está a realizar, acaba por pagar caro uma primeira metade de 2020 para esquecer e fica-se pelo quarto posto, ainda assim com apenas menos dois pontos somados do que o 'eterno rival' Benfica. A equipa verde e branca foi a que menos jogos ganhou e, de longe, a que menos golos marcou (51), mas curiosamente foi aquela que menos sofreu: 27 golos sofridos nos 31 jogos disputados na I Liga em 2020.

Mais abaixo, o fosso é grande. A quinta equipa que somou mais pontos ao longo do ano foi o V.Guimarães, mas a uns distantes 15 pontos dos somados pelo Sporting e a 24 do 'campeão' FC Porto. Ainda assim, e muito por culpa do bom registo defensivo que apresentam esta época, os Vimaranenses apresentam a segunda melhor defesa do ano, em igualdade com o FC Porto, superada pela do Sporting mas à frente da de Benfica e Braga.

Eis a classificação da 'I Liga 2020'

1 - FCP  72Pts J31 V23 E3 D5 GM74  GS31 DG+43

2 - SCB  66Pts J31 V21 E3 D7 GM68 GS33 DG+35

3 - SLB  65Pts J31 V20 E5 D6 GM59 GS33 DG+26

4 - SCP  63Pts J31 V19 E6 D6 GM51 GS27 DG+24

5 - VSC  48Pts J31 V14 E6 V11 GM42 GS 31 DG+11

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/e-se-houvesse-um-campeao-so-do-ano-de-2020-quem-seria

Lipeste

1/1/2021
.

.

O MUN­DO DE ROLANDO VI­ROU AO CON­TRÁ­RIO

Com a saí­da pra­ti­ca­men­te cer­ta nes­te mer­ca­do, o cen­tral sal­tou pa­ra o on­ze e jo­ga os trun­fos da ex­pe­ri­ên­cia na vi­si­ta ao Spor­ting


Num ápi­ce, a co­vid-19 dei­xou três centrais in­dis­po­ní­veis. Dei­xar a Pe­drei­ra man­tém-se um ce­ná­rio plau­sí­vel, mas im­pen­sá­vel ago­ra. De­sa­fi­os exi­gen­tes são coi­sa que não fal­tam ao de­fe­sa de 35 anos

O fu­te­bol sem­pre foi re­che­a­do de re­vi­ra­vol­tas e o ca­so de Rolando é ape­nas mais um exem­plo. Co­mo já se sa­bia, o cen­tral es­ta­va com via li­vre pa­ra pro­curar no­vo clu­be no mer­ca­do que ago­ra re­a­bre, mas a co­vid-19 mu­dou dras­ti­ca­men­te a si­tu­a­ção: de re­pen­te, um pe­que­no sur­to dei­xa fo­ra de jo­go três centrais – Bru­no Vi­a­na, Tor­me­na e Da­vid

Car­mo – e Rolando sal­ta di­re­ta­men­te pa­ra o on­ze. Na vi­tó­ria (4-1) em ca­sa do Bo­a­vis­ta, o ca­mi­so­la 6 fez du­pla no ei­xo de­fen­si­vo com Raúl Sil­va e re­pe­ti­rá a ex­pe­ri­ên­cia amanhã, em ca­sa do Spor­ting. Is­to não sig­ni­fi­ca que a saí­da do de­fe­sa de 35 anos não ve­nha a con­su­mar-se, mas o cer­to é que, nes­te mo­men­to, Rolando é uma pe­ça im­pres­cin­dí­vel pa­ra Car­los Car­va­lhal, que tam­bém tem o la­te­ral-es­quer­do Se­quei­ra ain­da em dú­vi­da pa­ra o du­e­lo com o líder da I Li­ga. Nes­te ce­ná­rio de­sa­fi­an­te, a ex­pe­ri­ên­cia de Rolando re­ves­te­se de im­por­tân­cia. O in­ter­na­ci­o­nal por­tu­guês es­tá com pou­co rit­mo de jo­go, não jo­ga­va des­de 30 de ju­nho – tam­bém só fi­ze­ra três par­ti­das em 2019/20 – mas dei­xou in­di­ca­do­res po­si­ti­vos no Bes­sa: acu­mu­lou 14 ações en­tre in­ter­ce­ções, re­cupe­ra­ções de bo­la e alí­vi­os. Pers­pe­ti­va-se um de­sa­fio de má­xi­ma exi­gên­cia pa­ra amanhã, mas não é na­da a que Rolando não es­te­ja ha­bi­tu­a­do, nu­ma car­rei­ra que con­tem­pla, por exem­plo, 213 jo­gos no cam­pe­o­na­to por­tu­guês, 22 na Li­ga dos Cam­peões, 36 na Li­ga Eu­ro­pa, dez ofi­ci­ais por Por­tu­gal e, já ago­ra, 17 par­ti­das di­an­te do Spor­ting. São jo­gos em que a ex­pe­ri­ên­cia, ali­a­da à se­re­ni­da­de que Rolando de­mons­trou no Bes­sa, po­de mui­to bem fa­zer a di­fe­ren­ça.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210101/281809991517032

Lipeste

488

En­tre Por­tu­gal, Bél­gi­ca, Itá­lia e Fran­ça, Rolando tem 488 jo­gos; 22 na Cham­pi­ons e 17 di­an­te dos leões

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210101/281801401582440

Lipeste

Bru­no Ro­dri­gues re­no­va até 2025

De­pois de, no úl­ti­mo jo­go, se ter es­tre­a­do pe­la equi­pa prin­ci­pal do Bra­ga, Bru­no Ro­dri­gues re­no­vou até 2025. O cen­tral de 19 anos (tam­bém po­de jo­gar a mé­dio de­fen­si­vo) tem es­ta­do em bom pla­no pe­la equi­pa B e viu o mé­ri­to re­co­nhe­ci­do. "Acho que se con­ti­nu­ar as­sim vou ter mais opor­tu­ni­da­des na equi­pa A", afir­mou o jo­vem, que nes­te mo­men­to é a úni­ca al­ter­na­ti­va a Raúl Sil­va e a Rolando, pe­lo que se­gui­rá bem den­tro dos pla­nos do trei­na­dor Car­los Car­va­lhal e com le­gí­ti­mas as­pi­ra­ções de acres­cen­tar mi­nu­tos no ní­vel mais al­to.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210101/281805696549736