News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

Depois da estreia na equipa principal, a renovação de contrato

Três dias depois de se ter estreado pela equipa principal, entrando já nos descontos da partida frente ao Boavista, o jovem central Bruno Rodrigues renovou contrato com o SC Braga, ficando agora ligado ao emblema minhoto até junho de 2025.

«É uma sensação muito boa. Sinto-me feliz. É a demonstração de que o clube acredita em mim e só me traz ainda mais motivação para continuar a trabalhar todos os dias», disse o jovem jogador de 19 anos, citado pelos canais do SC Braga.

Bruno Rodrigues não deixou de se mostrar «muito feliz» pela estreia na equipa principal, mas salientou: «Sinceramente estou mais focado em trabalhar para ter mais oportunidades.»

Certo para o jovem é que «podem esperar o mesmo Bruno». «O mesmo que encontraram e confiaram quando cá cheguei. Acredito que se continuar assim vou ter mais oportunidades no patamar que pretendo», rematou.

em:
https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-31/sc-braga-depois-da-estreia-na-equipa-principal-a-renovacao-de-contrato/873414/471

Lipeste

Bruno Rodrigues renova até 2025 - Sporting Clube de Braga

Afinal ainda há motivos para sorrir neste estranho 2020. Bruno Rodrigues prolongou a sua ligação ao SC Braga, sendo agora Gverreiro até 2025.

Em semana de estreia ao serviço da equipa principal, o defesa central de 19 anos vê agora premiada o seu crescimento ao longo das quatro temporadas de SC Braga.

Momento de felicidade que traz mais motivação

"É uma sensação muito boa. Sinto-me feliz. É a demonstração de que o clube acredita em mim e só me traz ainda mais motivação para continuar a trabalhar todos os dias".

O mesmo Bruno de sempre

"Podem esperar o mesmo Bruno. Trabalhador. O mesmo que encontraram e confiaram quando cá cheguei. Acredito que se continuar assim vou ter mais oportunidades no patamar que pretendo".

A estreia pela equipa principal

"Sinceramente estou mais focado em trabalhar para ter mais oportunidades. Fiquei muito feliz por ver mais um objetivo concretizado. É muito gratificante".

Em grande nível na Equipa B

"Todos os jogadores gostam de ganhar. Estar inserido num grupo que está num grande momento é fantástico. Dá-nos a realidade que queremos e que vamos encontrar na equipa principal".

em: https://scbraga.pt/bruno-rodrigues-renova-ate-2024/

Lipeste

Bruno Rodrigues renova até 2025 com o Sp. Braga

Defesa estreou-se pela equipa principal na última jornada


O defesa central Bruno Rodrigues prolongou o contrato com o Sporting de Braga até 2025, revelou o clube minhoto, quarto classificado da Liga NOS.

O jovem jogador, habitual titular da equipa B que comanda a Série A do Campeonato de Portugal, estreou-se pela equipa principal na última jornada, na vitória por 4-1 dos 'arsenalistas' no terreno do Boavista.

"Estou mais focado em trabalhar para ter mais oportunidades. Fiquei muito feliz por ver mais um objetivo concretizado, é muito gratificante", disse ao sítio oficial dos minhotos, comentando a estreia de segunda-feira.

Com passagens na formação pelo Fabril Barreiro, Sporting e Vitória de Setúbal, Bruno Rodrigues, de 19 anos, chegou a Braga na época 2017/18 e afirma-se "feliz" pela renovação.

"É a demonstração de que o clube acredita em mim e só me traz ainda mais motivação para continuar a trabalhar todos os dias", disse.

Por Lusa

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/bruno-rodrigues-renova-ate-2025-com-o-sp-braga?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

OFICIAL: Sp. Braga renova com Bruno Rodrigues

Semana de sonho para Bruno Rodrigues: na segunda-feira, estreou-se pela equipa principal do Sp. Braga, na vitória frente ao Boavista. Esta quinta-feira, renovou contrato com os bracarenses.

Em comunicado, o emblema minhoto informa que prolonga o vínculo com o jovem central até 2025.

«É uma sensação muito boa. Sinto-me feliz. É a demonstração de que o clube acredita em mim e só me traz ainda mais motivação para continuar a trabalhar todos os dias», disse, citado na nota do clube.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/mercado/oficial-sp-braga-renova-com-bruno-rodrigues

Lipeste

Os 5 momentos mais impactantes de 2020 | Futebol Nacional

Nunca desejamos tanto que um ano acabasse como este. 2020 "fez-nos" a vontade e, alturas como esta, convidam à reflexão e ao balanço do longo ano que agora termina.

No futebol português foram vários os momentos dignos de registo e que valem a pena serem recordados. O Bola na Rede aponta aqueles que podem ser os cinco melhores momentos do ano no futebol nacional:

1. FC Porto conquista a "dobradinha" –
(...)

2. O SC Braga é o Campeão de Inverno [emoji471]
https://t.co/O3Qz0hSc6m

— 4 Linhas [emoji460]️ (@LinhasQuatro)
https://twitter.com/LinhasQuatro/status/1221189730311770114?ref_src=twsrc%5Etfw
January 25, 2020

SC Braga vencedor da Taça da Liga – Depois de eliminar o Sporting CP, o SC Braga encontrou o FC Porto na final da Taça da Liga, uma fase final da competição que se jogou em casa dos minhotos.

Os portistas tentavam "matar o borrego" e conquistar, pela primeira vez, o troféu que lhes escapa há anos, depois de quatro finais jogadas até então. Os bracarenses procuravam repetir o feito que tinham alcançado em 2013 quando ganharam a competição, precisamente, frente ao FC Porto.

Depois de um jogo morno sem grandes oportunidades para ambos lados, Ricardo Horta congelou as aspirações já em tempos de descontos, com um golo aos 95 minutos. O SC Braga de Rúben Amorim, sagrar-se-ia, assim, campeão de inverno numa época que estava a ser muito positiva para os minhotos.

3. Campanha do Rio Ave FC na qualificação para Liga Europa –
(...)

4. Descoberta do Pote (de ouro) –
(...)

5. Jorge Jesus regressa ao campeonato português –
(...)

em: https://bolanarede.pt/nacional/clubesportugueses/os-5-momentos-mais-impactantes-de-2020-futebol-nacional/

Lipeste

Bruno Rodrigues renova até 2025 com o SC Braga

Habitual titular da equipa B estreou-se pela formação principal na última jornada


O defesa central Bruno Rodrigues prolongou o contrato com o Sporting de Braga até 2025, revelou hoje o clube minhoto, quarto classificado da I Liga de futebol.

O jovem jogador, habitual titular da equipa B que comanda a Série A do Campeonato de Portugal, estreou-se pela equipa principal na última jornada, na vitória por 4-1 dos 'arsenalistas' no terreno do Boavista.

"Estou mais focado em trabalhar para ter mais oportunidades. Fiquei muito feliz por ver mais um objetivo concretizado, é muito gratificante", disse ao sítio oficial dos minhotos, comentando a estreia de segunda-feira.

Com passagens na formação pelo Fabril Barreiro, Sporting e Vitória de Setúbal, Bruno Rodrigues, de 19 anos, chegou a Braga na época 2017/18 e afirma-se "feliz" pela renovação.

"É a demonstração de que o clube acredita em mim e só me traz ainda mais motivação para continuar a trabalhar todos os dias", disse.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/bruno-rodrigues-renova-ate-2025-com-o-sc-braga

Lipeste

Bruno Rodrigues renova até 2025 com o Sporting de Braga

=

O defesa central Bruno Rodrigues prolongou o contrato com o Sporting de Braga até 2025, revelou hoje o clube minhoto, quarto classificado da I Liga de futebol.

O jovem jogador, habitual titular da equipa B que comanda a Série A do Campeonato de Portugal, estreou-se pela equipa principal na última jornada, na vitória por 4-1 dos 'arsenalistas' no terreno do Boavista.

"Estou mais focado em trabalhar para ter mais oportunidades. Fiquei muito feliz por ver mais um objetivo concretizado, é muito gratificante", disse ao sítio oficial dos minhotos, comentando a estreia de segunda-feira.

Com passagens na formação pelo Fabril Barreiro, Sporting e Vitória de Setúbal, Bruno Rodrigues, de 19 anos, chegou a Braga na época 2017/18 e afirma-se "feliz" pela renovação.

"É a demonstração de que o clube acredita em mim e só me traz ainda mais motivação para continuar a trabalhar todos os dias", disse.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/bruno-rodrigues-renova-ate-2025-com-o-sporting-de-braga

Lipeste

Taça da Liga, Futebol de Praia, Taekwondo e muito mais...Sp.Braga recorda sucesso do clube em 2020

No derradeiro dia do ano, os 'Gverreiros' publicaram nas redes sociais um curto vídeo a relembrar os êxitos somados pelo clube ao longo dos últimos 12 meses.
A festa dos jogadores do Sporting de Braga com o troféu do Mundialito de clubes Futebol de Praia/AFP Twitter @scbragaoficial 

O ano de 2020 chega ao fim e é altura de balanços. Neste que é o último dia do ano o Sp.Braga aproveitou para, num vídeo publicado nas suas redes sociais, recordar os principais sucessos alcançados pelo clube ao longo dos passados 12 meses.

O futebol está em destaque, claro, com o bom desempenho europeu e a vitória na Taça da Liga, mas o Futebol de Praia também está em evidência, depois de em fevereiro o clube minhoto ter conquistado o 'Mundialito' de clubes da modalidade..

E as memórias não se ficam por aí, com sucessos no taekwondo e no atletismo a merecerem também uma menção.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/taca-da-liga-futebol-de-praia-taekwondo-e-muito-mais-sp-braga-recorda-sucesso-do-clube-em-2020

Lipeste

OFF TOPIC

FIFA e-Sports, a primeira liga jogada nas consolas: o caso do SC Braga Entrevista a João Vaz, jogador do SC Braga


O futebol é, sem dúvida, uma modalidade enraizada na cultura portuguesa e, por consequência, essa paixão pelo jogo começou a replicar-se nas gerações mais novas através dos videojogos, nomeadamente o FIFA, que dá a possibilidade de controlar virtualmente os craques do futebol que nos habituamos a ver jogar na vida real.

Com o passar dos anos, a tecnologia foi evoluindo cada vez mais e este tipo de videojogos começou a ser mais competitivo com a banalização da internet. As noitadas contra amigos nas mesmas consolas foram sendo cada vez mais substituídas pelo jogo online, que teve uma explosão gigante na última década, criando a figura do jogador profissional de FIFA, assim como o aparecimento das equipas de e-sports (desportos virtuais) em várias organizações e clubes de futebol.

Neste momento, todos os clubes da I Liga (com exceção do Benfica) são representados no FIFA por jogadores na sua maioria com contratos profissionais. A FPF tem assumido a tutela desta modalidade, organizando vários torneios a nível nacional, com prémios que têm vindo em crescendo ao longo dos últimos dois anos. Alguns destes jogos são vistos por mais de 10 mil espectadores, números que ultrapassam as assistências de grande parte dos estádios portugueses em jogos de futebol na vida real.

Para tentar descobrir mais sobre este mundo, conversámos com Joel Pereira, Diretor-Geral das modalidades do SC Braga, onde a secção de e-sports, exclusivamente dedicada ao FIFA, é «tratada dentro do clube como outra modalidade qualquer» e onde se «exigem os mesmos valores que a qualquer outro atleta que represente o clube». Os bracarenses são bicampeões nacionais da modalidade.

Sendo ainda uma modalidade em crescimento comparado com outros países, o jogador profissional de FIFA em Portugal ainda sente muitas dificuldades em viver apenas do jogo. Para conhecer o desafio da profissão no nosso país falámos com João Vaz, jogador profissional do clube bracarense e que foi campeão nacional logo no primeiro torneio em que representou o clube, da e-Liga, torneio organizado pela Liga Portugal, que viu a sua terceira edição concluída no passado dia 30 de dezembro, com um total de 50 mil euros - compare-se com os 5 mil da edição que terminou em junho passado. O SC Braga alcançou as meias-finais, falhando a revalidação do título. O jogador explica-nos os desafios da profissão que desempenha com bastante sucesso e que tem conciliar com o facto de ser também professor de educação física, jogador e treinador de futebol e também de ténis.

«Para além de ser jogador profissional de FIFA, sou jogador e treinador de futebol, treinador de ténis e dou aulas de educação física numa escola»

zerozero: Quem é o João Vaz e como é que o FIFA se insere na tua vida ?

João Vaz: Antes de mais obrigado ao zerozero pela oportunidade de dar a conhecer o meu trabalho. Sou licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana e tirei também o Mestrado em Educação Física na mesma faculdade. Sou jogador profissional de FIFA, porque tenho um contrato profissional com o SC Braga, clube que me acolhe desde Maio de 2020. Não é uma profissão que se possa viver só dela neste momento, em Portugal apenas duas ou três pessoas são capazes, eu neste momento ainda não estou nesse patamar, daí ter que conciliar com outras coisas. Sou treinador e jogador de futebol, sou treinador de ténis e ainda dou aulas de educação física numa escola em Castelo Branco.

ZZ: Achas que em breve esse cenário pode mudar e podemos ter mais pessoas a viver apenas de serem jogadores profissionais de FIFA ?

JV: Atualmente é complicado. Temos uma ou duas pessoas no máximo que conseguem viver só disto. O FIFA em Portugal é diferente de lá fora, onde há vários jogadores profissionais que o que fazem no dia a dia é treinar sem se preocuparem com mais nada. Têm centros de estágios para treinar e jogar as competições mais importantes e nós ainda não atingimos esses níveis. Estamos a evoluir, a e-Liga que eu conquistei em junho tinha um prémio de 3 mil euros e neste segundo semestre, em que ocorre nova edição da mesma competição são 50 mil! A evolução é clara. Estamos num bom caminho, mas não vai ser fácil. Têm surgido mais apoios que têm permitido aos jogadores dedicarem-se mais, mas não é fácil viver só disto e quem o quiser fazer tem de trabalhar muito e ter muita qualidade para chegar a esse nível.Em Portugal mesmo jogadores com bom nível ainda não conseguem viver só disto e têm de gerir com outras profissões.

ZZ: Quando o SC Braga te contratou quais foram as expectativas que eles tiveram contigo ? Existia a obrigação de ganhar torneios ou não havia essa exigência ?

JV: O Braga quando me contactou foi numa perspetiva de preencher a vaga para ir à e-Liga, porque a direção dos e-sports mudou antes da competição e tiveram de fazer algumas alterações, então eu fui um dos escolhidos para representar o clube. Não íamos com a obrigatoriedade de vencer o torneio, jogámos com aquela mentalidade de «jogo a jogo» e acabámos por ganhar. Depois disso o meu contrato foi renovado e a expectativa é sempre jogar o melhor possível, sabendo que não é fácil ir lá fora disputar torneios, mas sempre com esse sonho e ambição em mente.

A verdade é que há diferenças quando um jogador é 100 % profissional ou não. Há diferenças entre dedicar-se apenas a jogar e a treinar todos os dias para melhorar e ter de dividir o tempo com outras profissões. Eles lá fora têm mais horas de jogo do que nós e isso acaba por se notar, porque, como em tudo na vida, só com a prática conseguimos chegar ao mais alto nível. Mas temos grande qualidade e mostramos isso não só em Portugal, mas quando vamos lá fora.

ZZ: Se calhar não há muitas pessoas que sabem, mas quase todos os clubes da primeira liga têm equipas de FIFA em Portugal. A entrada destes clubes e também da FPF em cena contribuíram para o crescimento do FIFA em Portugal e para o aumento de prémios e torneios?

JV: É verdade que os clubes vieram dar muita força aos e-sports em Portugal. A FPF começou a fazer torneios porque viu que somos uma comunidade que gosta de futebol, faz parte da nossa cultura, o FIFA é o jogo que melhor representa essa cultura e aquele hábito de jantar com amigos, de fazer torneios 1x1 ou até 2x2 na mesma consola, agora passou a esta parte online e a FPF aproveitou isso bem e foi organizando torneios, no início mais com organizações que nada tinham a ver com clubes e agora mais recentemente tivemos esta grande aposta de clubes da primeira liga e isso veio trazer muito mais força. Há muitos adeptos do Braga que apoiam só por estar a representar o Braga mesmo que não gostem do jogo. As pessoas apoiam o futebol e acabam por apoiar o FIFA por também ser futebol e usarmos o equipamento que eles amam. Os clubes só vieram trazer ainda mais força à modalidade, assim como mais gente para ver, para jogar, a ter curiosidade em como as coisas funcionam, quem são os jogadores, o que se pode ganhar ... E a Covid-19 também acabou por ajudar nesta explosão dos e-sports, com a obrigação de ficar em casa. Este ano houve um crescimento brutal e isso foi aproveitado pela FPF e pelas organizações.

ZZ: Explica-nos o que é ser um jogador «verificado» e porque é que te chamam o «Rei dos cantos estudados».

JV: Ser um jogador verificado em termos oficiais é, em termos de Weekend League, que é a competição de fim-de-semana do FIFA, aberta a todos os jogadores do mundo, fazer 30 jogos  contra adversários aleatórios e quem conseguir fazer 27 vitórias nesses 30 jogos torna-se um «jogador verificado», o que significa que pode aspirar a ir a torneios internacionais com prémios avultados. Passa a ser um jogador mais cotado nacional e internacionalmente.

Relativamente à parte do "homem dos cantos estudados" acho que vem do facto de eu também jogar futebol e achar que este é cada vez mais decidido nos detalhes, nas bolas paradas, nos cantos, livres ... e eu sempre tentei surpreender os meus adversários nesses lances. O ano passado na final da e-Liga marquei um golo assim, numa jogada que quem me via jogar já conhecia, mas esse acabou por ser o momento em que a coisa do "homem dos cantos estudados" pegou. Tento sempre inovar e procurar coisas novas nestes lances.

ZZ: O que é preciso para alguém se tornar profissional no FIFA ? É preciso ter muito mais que skill, como por exemplo a força mental para reagir às adversidades. Pergunto-te também se consideras a necessidade de gastar dinheiro no jogo para obter uma equipa de topo é um entrave a que existam mais profissionais na área ?

JV: Para alguém se tornar profissional tem de saber as «dribble skills» (fintas) . Na versão atual do jogo é o mais importante, porque atualmente é a melhor maneira de desequilibrar e ganhar espaço perante a defesa adversária. Para além disso e para além das táticas que se usam, é muito a parte mental como falaste e bem. É preciso saber não ter bola, saber ter calma a atacar, saber lidar com golos em ressaltos, não perder a calma, porque no fundo isto é e será sempre um jogo, terá sempre problemas, terá sempre aquele fator que equilibra os jogos e temos de ser mais fortes que isso e saber esperar pelo momento certo. Na liga de fim-de-semana é complicado saberes que tens 30 jogos e que tens que os ganhar todos, que a margem de erro praticamente não existe se queres bater-te com os melhores do mundo e nos torneios profissionais ainda mais difícil é.

Para além disso, acho que é importante seres respeitado na comunidade, saberes perder, saberes lidar com as derrotas e analisar o que fizeste de bem e de mal, procurando sempre melhorar.

Relativamente à parte de ter os melhores jogadores possíveis... Faz parte do negócio do jogo. Eles (EA Sports) ganham mais dinheiro com as microtransações do jogo do que com as vendas de cd's. Percebo essa parte deles e quem é profissional e tem apoios consegue ter uma boa equipa mais cedo que todos os outros. Acho que isso pode ser visto de duas perspetivas e é um assunto complicado de tocar. Se todos pudéssemos escolher livremente a EA Sports não lucrava e o jogo perdia o interesse durante a semana porque ninguém ia jogar durante a semana para tentar ganhar esses mesmos jogadores, já para não falar que as equipas provavelmente seriam sempre as mesmas. Poderiam existir mais jogadores ao mais alto nível, mas isso também iria tornar mais difícil definir as competições e não iria haver aquela estratégia de mercado e de saber quando vender e comprar jogadores.

ZZ: Pedia-te para deixares uma mensagem aos mais novos que possam ter aspirações a ser profissionais... que conselhos lhes deixas ?

JV: Já o disse antes, isto é só um jogo. Neste momento temos um jogador do Leipzig que tem 14 anos e ganha a jogadores de topo mundial. Acho que é fundamental conciliar com os estudos, não é obrigatório dedicarmo-nos só a isto, principalmente os mais jovens. É bom termos os nossos estudos, os nossos cursos, a nossa vida bem definida porque os e-sports quer queiramos, quer não, tanto podem durar muito tempo como não. É importante termos um plano de reserva e que não nos esqueçamos que a competição é cada vez mais feroz. Cada vez mais surgem jogadores mais novos, que cresceram a jogar e obrigam os mais velhos a abandonar mais cedo. O mais importante de tudo é manter sempre os estudos e ter sempre um futuro garantido fora dos e-sports.

Aproveito também para agradecer ao zerozero pela iniciativa e pela oportunidade de falar da minha vida e da minha carreira. Espero que este trabalho corra bem e que as pessoas gostem de ler a entrevista e que se interessem mais por este mundo em crescimento que são os e-sports.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=307483&nchapter=2:

Lipeste

Depois da estreia, Bruno Rodrigues renova com o SC Braga até 2025

O SC Braga anunciou esta quinta-feira a renovação contratual do defesa central Bruno Rodrigues até 2025.

O jogador de 19 anos estreou-se pela equipa principal na recente visita ao Boavista, tendo entrado em campo durante os descontos. «Podem esperar o mesmo Bruno. Trabalhador.

O mesmo que encontraram e confiaram quando cá cheguei. Acredito que se continuar assim vou ter mais oportunidades no patamar que pretendo», vincou o jovem defesa na hora da renovação. Bruno Rodrigues está ligado ao SC Braga desde 2017/18, tendo também passado pelas camadas jovens de Fabril Barreiro, Sporting e Vitória FC.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=308070


Lipeste

OFF TOPIC

Revista do Ano. Os pontos altos de um ano que marcou o Minho e o mundo


O ano de 2020 caraterizou-se pelo esbater da normalidade a que estávamos habituados, com vários acontecimentos que marcaram o mundo, o Minho e a academia minhota. Da educação à saúde, passando pelo desporto e pela cultura, o ComUM selecionou, em revista, 20 momentos que marcaram o ano.

PREVPAP e novos mestrados e doutoramentos emergem na UMinho

(Janeiro)


No início do ano, a situação relativa à PREVPAP ficou perto de se resolver, com 30 dos 40 contratos assinados. Ao mesmo tempo, novas apostas em mestrados e doutoramentos mostraram-se como avanços na educação e formação dada pela UMinho. Quanto aos mestrados, desenhavam-se um nas Media Arts e outro na saúde em parceria com instituições dos Estados Unidos da América. Já nos doutoramenos, previa-se uma nova opção em Fabrico Digital Direto, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria.
http://www.comumonline.com/2020/01/prevpap-e-novos-mestrados-e-doutoramentos-emergem-na-uminho/

Paulo Gonçalves morre no Dakar2020

(Janeiro)


Em meados de janeiro, Paulo Gonçalves perdeu a vida após uma queda na sétima etapa do Dakar2020, na Arábia Saudita. O piloto natural de Esposende caiu ao quilómetro 276 da prova, o alerta foi dado às 10:08 e, apesar da prontidão do helicóptero médico, o piloto foi encontrado inconsciente, depois de entrar em paragem cardíaca. O óbito foi declarado no hospital, após várias tentativas de reanimação.
http://www.comumonline.com/2020/01/paulo-goncalves-morre-no-dakar2020/

SC Braga conquista a Allianz Cup

(Janeiro)


A cidade de Braga acolheu, em janeiro, a final four da Allianz Cup pela última vez. No fim, o troféu ficou em casa, com o SC Braga a vencer o FC Porto na final, por 1-0. A equipa minhota conquistou o troféu pela segunda vez, com um remate certeiro de Ricardo Horta ao cair do pano.
http://www.comumonline.com/2020/01/57602/

Futebol de Praia. SC Braga é bicampeão do mundo

(Fevereiro)


No mês de fevereiro, o SC Braga voltou a destacar-se nas areias. A equipa de futebol de praia dos arsenalistas sagrou-se bicampeã mundial da modalidade, em Moscovo, ao bater a equipa da casa, o Spartak de Moscovo, por 8-3. A equipa bracarense juntou-se ao Lokomotiv de Moscovo enquanto a equipa com mais vitórias na prova.
http://www.comumonline.com/2020/02/futebol-de-praia-sc-braga-e-bicampeao-do-mundo/

Coronavírus. Atividades interrompidas em toda a Universidade do Minho

(Março)


Após o primeiro caso de confirmado de Covid-19 na UMinho e a suspensão de atividades no campus de Gualtar, o reitor da instituição, Rui Vieira de Castro, decidiu suspender as atividades em toda a academia. "Atenuar o quadro de grande instabilidade que afeta a vida da Universidade" foi um dos motivos descritos para a tomada desta decisão.
http://www.comumonline.com/2020/03/coronavirus-atividades-interrompidas-em-toda-a-universidade-do-minho/

Desporto nacional suspenso devido à Covid-19

(Março)


A pandemia de Covid-19 chegou em peso a Portugal nos primeiros meses do ano. A 12 de março, veio também o comunicado da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e, posteriormente, da Liga Portugal a anunciar a suspensão das competições desportivas.
http://www.comumonline.com/2020/03/desporto-nacional-suspenso-devido-a-covid-19/

Coronavírus. Parlamento aprova proposta de Estado de Emergência em Portugal

(Março)


A 18 de março, o país viu ser adotado o Estado de Emergência como meio para tomar decisões extraordinárias no combate à pandemia de Covid-19. Depois de 45 anos sem se verem neste contexto, os portugueses viram-se então limitados por várias novas restrições, entre elas o "confinamento compulsivo no domicílio ou em estabelecimento de Saúde", a possibilidade de "interdição das deslocações e da permanência na via pública que não sejam justificadas" e a suspensão do direito à greve e à liberdade de culto.
http://www.comumonline.com/2020/03/coronavirus-parlamento-aprova-proposta-de-estado-de-emergencia-em-portugal/

Enterro da Gata cancelado

(Abril)


A Associação Académica da Universidade do Minho anunciou a 2 de abril o cancelamento das festividades do Enterro da Gata 2020 e de todas as atividades presenciais previstas até ao fim de junho. Em comunicado, a AAUM revelava a "preocupação em salvaguardar a saúde pública em consonância com as recomendações da Direção-Geral de Saúde e do Governo de Portugal", pelo que cancelou a tradição que deveria decorrer entre os dias 8 e 15 de maio.
http://www.comumonline.com/2020/04/enterro-da-gata-cancelado/

Coronavírus. Governo instaura Estado de Calamidade

(Abril)


Na sequência da decisão de Marcelo Rebelo de Sousa de não revalidar o Estado de Emergência, o Conselho de Ministros decidiu ser necessário implementar o Estado de Calamidade. Em declarações aos cidadãos, o primeiro-ministro António Costa descreveu as condições do desconfinamento progressivo e do calendário de retoma das atividades económicas, mas recordou que a mudança "não quer dizer que a pandemia esteja ultrapassada e que o risco tenha diminuído.
http://www.comumonline.com/2020/04/coronavirus-governo-instaura-estado-de-calamidade/

Concertos e festivais de natureza análoga estão autorizados

(Maio)


Depois de, no início do mês, ser proibida a realização de concertos e festivais de natureza análoga, o gabinete de António Costa avançou que concertos e festivais podiam ocorrer em recintos cobertos ou ao ar livre. Para isso, precisavam de cumprir as regras propostas pela Direção-Geral de Saúde e garantir lugares marcados.
http://www.comumonline.com/2020/05/concertos-e-festivais-de-natureza-analoga-estao-autorizados/

Gil Vicente e FC Famalicão promovidos à Liga BPI

(Maio)


Com as provas interrompidas devido à pandemia de Covid-19, a Liga BPI terminou mais cedo e foi anunciada uma reestruturação da prova para a época 2020/21. As equipas minhotas do Gil Vicente e do FC Famalicão, que se encontravam a disputar a subida ao primeiro escalão no momento da interrupção, foram promovidas.
http://www.comumonline.com/2020/05/gil-vicente-e-fc-famalicao-promovidos-a-liga-bpi/

Braga juntou-se numa só voz: "Vidas negras importam"

(Junho)


A morte de George Floyd voltou a mobilizar vozes em todo o mundo no início do mês de junho. Deste modo, a Avenida Central, em Braga, mostrou ser pequena para as centenas de pessoas que marcaram presença na manifestação que, segundo a organização, teve como objetivo combater o racismo e consciencializar para os direitos humanos.
http://www.comumonline.com/2020/06/braga-juntou-se-numa-so-voz-vidas-negras-importam/

Surdina abre as salas de cinema em Portugal

(Julho)


Com estreia prevista nas salas de cinema português em abril, Rodrigo Areias viu o novo projeto ser adiado para julho. Assim, foi o filme que reabriu as portas das salas de cinema no país, depois de estarem fechadas para conter a pandemia de Covid-19. O filme foi gravado na cidade de Guimarães, terra natal de Rodrigo Areias e Valter Hugo Mãe.
http://www.comumonline.com/2020/07/surdina-abre-as-salas-de-cinema-em-portugal/

"A pandemia está a mudar". Pessoas mais jovens podem estar na origem de segunda vaga

(Agosto)


Em agosto, a Organização Mundial de Saúde anunciou que as pessoas na casa dos 20, 30 e 40 anos podiam estar na origem da nova propagação do coronavírus. No mesmo mês, a proporção de jovens entre os infetados aumentou em todo o mundo, muitos sem saber que estariam infetados.
http://www.comumonline.com/2020/08/a-pandemia-esta-a-mudar-pessoas-mais-jovens-podem-ser-a-causa-de-segunda-vaga/

Braga passa a ter o maior campo de basquetebol de rua da Europa

(Agosto)


Uma iniciativa promovida pelo Município de Braga e pela Hoopers deu origem ao maior campo de basquetebol de rua da Europa na Cidade dos Arcebispos. O campo localiza-se no Polidesportivo de São José, nas Enguardas, e pode receber competições da FIBA. O recinto seria inaugurado no dia 10 de setembro.
http://www.comumonline.com/2020/08/braga-passa-a-ter-o-maior-campo-de-basquetebol-de-rua-da-europa/

Covid-19. Governo divulga medidas do Estado de Contingência

(Setembro)


Portugal regressou, a 15 de setembro, à situação de Contingência, no sentido de evitar uma escalada dos contágios, após ter estado em Estado de Alerta desde 1 de julho. A medida visava preparar a possibilidade de aumento do número de infetados pelo coronavírus com o regresso às aulas e ao trabalho.
http://www.comumonline.com/2020/09/covid-19-as-novas-medidas-do-estado-de-contingencia-ja-sao-conhecidas/

Fábrica Confiança classificada como monumento de interesse público

(Outubro)


O edifício da antiga Fábrica Confiança, em Braga, foi classificado como monumento de interesse público. O pedido partiu da Direção-Geral do Património Cultural e foi, então, deferido pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira. A construção representa, sedundo o despacho, "a arquitetura industrial oitocentista, que em muito contribuiu para a definição urbanística do eixo viário principal e de toda a envolvente". 
http://www.comumonline.com/2020/10/fabrica-confianca-classificada-como-monumento-de-interesse-publico/

Parlamento aprova declaração do Estado de Emergência

(Novembro)


Depois de se ver em Estado de Contingência, o país volta a subir ao Estado de Emergência, devido ao número crescente de casos de Covid-19. Esta foi a quarta vez que os portugueses se viram neste contexto desde o início da pandemia. No entanto, desta vez, ao contrário das anteriores, o Estado de Emergência não contemplou o confinamento obrigatório.
http://www.comumonline.com/2020/11/parlamento-aprova-declaracao-do-estado-de-emergencia/

Covid-19. Vacinação em Portugal começa em janeiro

(Dezembro)


A Ministra da Saúde, Marta Temido, apresentou a 3 de dezembro o plano nacional de vacinação contra a Covid-19. Rui Ivo, presidente do Infarmed, avançou que existiam seis acordos com Comissão Europeia, lembrando que o primeiro foi feito com a Astrazeneca, a 14 de agosto, em que 6,9 milhões de doses seriam para Portugal.
http://www.comumonline.com/2020/12/covid-19-vacinacao-em-portugal-comeca-em-janeiro/

Vídeo de praxe da Universidade do Minho é acusado de racismo

(Dezembro)

A 8 de dezembro, circulou pelas redes sociais um vídeo da praxe do curso de Biologia e Geologia (BG), onde se viam os caloiros do respetivo curso num cenário florestal, com saias de palha, latas e o corpo e a cara pintados de preto. Tal situação fez emergir um conjunto de críticas e acusações de racismo ao coletivo praxístico, uma vez que a pintura facial se assemelha à blackface.
http://www.comumonline.com/2020/12/video-da-praxe-da-universidade-do-minho-exibe-blackface-e-e-acusado-de-racismo/

em: http://www.comumonline.com/2020/12/revista-do-ano-os-pontos-altos-de-um-ano-que-marcou-o-minho-e-o-mundo/

Lipeste

Frases de semana 

(...)

"Isto é terrível, este vírus desune, quebra os laços de afetividade. Hoje temos dificuldade em abraçar os nossos pais, avós, amigos, em função desta natureza do vírus, mas quando este vírus está instalado num grupo, é terrível. O que procura, é desunir as pessoas desse grupo, porque a isso obriga. Rotinas completamente diferentes, já tínhamos cuidado e redobrámos. Máscaras, praticamente até ao começo do aquecimento, distâncias em vários balneários. Hoje, no estágio, os jogadores comeram em oito ou dez mesas, separados. O desafio para este jogo foi darmos uma resposta ao vírus. Como? O vírus quer desunir e tínhamos de mostrar que só uma equipa conseguiria vencer o Boavista." Carlos Carvalhal, treinador do Sporting de Braga.

"Não estou minimamente preocupado. O Paulinho vai ficar até ao final da época, a não ser que alguém bata a cláusula. No final da época é muito provável que saia. Fiquei muito satisfeito por ouvir o treinador do Sporting dizer que não haveria mexidas no mercado. Penso que aí fechou definitivamente o circo para a comunicação social relativamente ao Paulinho num possível ingresso para o Sporting." Carlos Carvalhal, treinador do Sporting de Braga.

(...)

em: https://zap.aeiou.pt/linha-fundo-um-ano-destaques-2020-369260

Lipeste

Líder Sporting com teste difícil diante do Braga no primeiro jogo do ano da I Liga

A equipa mais consistente do campeonato teve triunfos complicados nas últimas duas rondas, frente a Farense (1-0), com um golo vitorioso a surgir em tempo de descontos e de penálti, e Belenenses SAD (2-1), sendo que, nesta ronda, terá pela frente o moralizado conjunto bracarense.

O Sporting de Braga, que soma 24 pontos, alcançou dois resultados volumosos – diante de Rio Ave (3-0) e Boavista (4-1), nos quais apontou sete golos e sofreu apenas um, visitando o Estádio José Alvalade com o objetivo de encurtar distâncias para o topo, ocupado pelos leões', com 29, mais dois do que 'encarnados' e mais quatro do que 'dragões'.

Para o primeiro desafio do ano 2021, agendado para as 18:00, existem dúvidas no lado 'leonino', nomeadamente na utilização do defesa central marroquino Zouhair Feddal, que continua a fazer tratamento a um traumatismo no joelho, apesar de já ter trabalhado no relvado.

O defesa Nuno Mendes, que já esteve às ordens de Rúben Amorim, após ter sido substituído no jogo com os 'azuis', e o avançado Jovane Cabral, a treinar sob vigilância médica, deverão estar aptos para o desafio de cartaz da prova.

Na equipa bracarense, os defesas Tormena, Bruno Viana e David Carmo, assim como o médio André Castro, todos infetados pelo novo coronavírus, são baixas certas, enquanto o lateral esquerdo Nuno Sequeira está em dúvida.

No domingo, são seis os encontros do campeonato, com o Benfica, após quatro triunfos consecutivos, a entrar em campo pelas 17:00, no reduto complicado do Santa Clara e com muitas baixas no plantel, principalmente devido à covid-19.

Os avançados Gonçalo Ramos e Haris Seferovic, o capitão de equipa Pizzi, e os defesas João Ferreira e Jardel estão todos infetados com o novo coronavírus e não podem fazer parte das escolhas de Jorge Jesus, tal como o castigado Nicolás Otamendi e os lesionados André Almeida e Gabriel.

Apesar de ter sido derrotado nos últimos dois encontros do campeonato, o Santa Clara ocupa a sétima posição, com 13 pontos, os mesmos de Moreirense, Nacional e Marítimo.

No mesmo dia, mas a partir das 21:00, o campeão FC Porto recebe no Estádio do Dragão o oitavo colocado Moreirense, que vem de um ciclo positivo de três jogos sem perder. Os centrais Pepe e Chancel Mbemba, ambos lesionados, não devem ser opção para o treinador Sérgio Conceição.

Horas antes, Famalicão, 12.º, com 11, e Tondela, 16.º, com nove, vão tentar regressar aos triunfos no confronto entre si, enquanto o Boavista, de Jesualdo Ferreira, também com nove, vai, igualmente, à procura de alcançar o primeiro triunfo desde que o técnico chegou ao Bessa, perante o 'ressuscitado' Marítimo.

Depois do desaire caseiro ante FC Porto (3-2), o quinto classificado Vitória de Guimarães pretende defender a posição, novamente em casa, frente ao Nacional, antes de Paços de Ferreira, que vem logo atrás dos minhotos, em sexto, com 19, receber o Rio Ave (13.º, com 11), já sem o treinador Mário Silva, despedido esta semana.

Na segunda-feira, o Gil Vicente recebe o Belenenses SAD e o lanterna-vermelha Portimonense mede forças com o Farense.

Programa da 12.ª jornada:

- Sábado, 02 jan:

Sporting - Sporting de Braga, 18:00


- Domingo, 03 jan:

Tondela – Famalicão, 13:00

Vitória de Guimarães – Nacional, 15:00

Marítimo – Boavista, 15:00

Santa Clara – Benfica, 16:00 locais (17:00, horas de Lisboa)

Paços de Ferreira - Rio Ave, 19:00

FC Porto – Moreirense, 21:00

- Segunda-feira, 04 jan:

Gil Vicente - Belenenses SAD, 19:00

Portimonense – Farense, 21:15

em: https://www.rtp.pt/noticias/sporting/lider-sporting-com-teste-dificil-diante-do-braga-no-primeiro-jogo-do-ano-da-i-liga_d1286310

Lipeste

Wender: "Perspectivo um grande jogo de futebol onde não há favoritos"

Chegou a Portugal em 1999, pela porta da já extinta Naval 1.º de Maio, onde permaneceu três épocas antes de se mudar para o SC Braga. Aí, esteve sete temporadas, não consecutivas, tornando-se uma das figuras da história do SC Braga.
Totalizou 195 jogos com a camisola dos guerreiros do Minho e viveu de perto, várias vezes, as emoções de um Sporting-SC Braga. Inclusive, chegou a representar os leões, em 2005/06 (ver página 19).
"A sensação é sempre boa, temos a oportunidade de rever os amigos e muitas pessoas com quem trabalhámos. Naturalmente há uma vontade grande de sair vitorioso", notou o antigo avançado, que representou os dois clubes e, em Portugal, jogou ainda no Belenenses.

Aos 45 anos, o pai do jovem Yan Said, que actua nos sub-23 do SC Braga, em conversa com o Correio do Minho, admite estar surpreendido com a liderança do Sporting.
"Não era de esperar que o Sporting estivesse no primeiro lugar isolado, tem surpreendido. Previa que pudesse estar ali na luta, muito próximo das outras equipas, que até investiram muito mais. Neste momento o Sporting está bastante consistente no campeonato. Mesmo quando não consegue impor o seu jogo e a sua qualidade encontra outras alternativas para chegar à vitória", sublinhou, acrescentando que, pese embora a liderança dos leões, não encontra favoritos para o duelo de sábado.

"As duas equipas estão a atravessar um grande momento no campeonato. O Braga está numa sequência muito boa e o Sporting tem conseguido manter a liderança. A nível de performan-ce as duas equipas estão num grande momento e tem tudo para ser um grande jogo", frisou, rejeitando que este possa ser um jogo decisivo nas contas do campeonato, seja qual for o resultado.

"É muito cedo, mas o que pode ser determinante é a nível mental. Quem sair vencedor naturalmente que fica por cima psicologicamente. O SC Braga tem uma boa oportunidade de se aproximar do Sporting, ou então o Sporting pode distanciar-se ainda mais de um dos candidatos. A nível anímico e emocional este será um jogo muito importante para a equipa que conquistar os três pontos", admitiu o antigo jogador e treinador da equipa B dos guerreiros do Minho.

"Acho que isso não vai ter interferência na partida"

As relações entre Sporting e SC Braga já conheceram melhores dias. A transferência de Rúben Amorim para Alvalade continua a dar que falar, mas Wender não acredita que esse possa ser um factor extra de motivação para os jogadores do SC Braga.

"Essa é uma questão directiva e penso que não terá influência nos níveis de motivação. Naturalmente que os jogadores querem vencer, ainda para mais a uma equipa que está no topo da tabela e ainda não perdeu. Isso dá mais moral, mas creio que os jogadores não vão pensar nessa relação menos positiva entre os dois clubes", perspectivou Wender, que vê um SC Braga cada vez mais perto da luta efectiva pelo título.

"Isso é o que todos os adeptos anseiam, que toda a cidade e a própria região esperam. Cada vez mais, a equipa vem encurtando a distância para os outros. A região abraça cada vez mais o clube e essa onda cresce cada vez mais. Penso que seria uma prenda muito interessante para todos aqueles que gostam do clube", notou.

em: https://correiodominho.pt/noticias/wender-perspectivo-um-grande-jogo-de-futebol-onde-nao-ha-favoritos/128254

Lipeste

Nunca o epíteto 'Guerreiros' lhes assentou tão bem

Quantas mais vezes será posta à prova esta equipa? Quanto maior é o desafio que lhe é colocado pela frente, a sensação que fica é a de que a resposta, também ela, acaba por ser ainda mais positiva. Num período particularmente difícil da temporada, em que a sequência de jogos não permite grandes descansos, os guerreiros viram a Covid-19 fazer das suas e retirar das contas, de uma assentada, quatro peças fundamentais no xadrez de Carlos Carvalhal.
O mister, de resto, tem sido exímio na gestão de tantas e tão complicadas limitações. A resposta da equipa tem sido notável e, no último jogo, no Estádio do Bessa, frente ao Boavista, foram contrariadas todas as expectativas. Com uma defesa quase refeita na totalidade, a segurança no terço mais recuado foi ponto assente, numa exibição colectivamente a roçar a perfeição, de onde sobressaiu, uma vez mais, a qualidade individual dos homens da frente, sempre secundados por um sector intermédio também ele de inegável consolidação, mesmo perante a ausência de um dos seus dínamos: André Castro.

O médio de 32 anos é um dos infectados, assim como os centrais Bruno Viana, Tormena e David Carmo. A estes juntam-se os lesionados Moura, Rui Fonte e Galeno. Como se isso já não bastasse, Sequeira saiu com queixas físicas no jogo com o Boavista. Mais tarde, confirmar-se-ia uma mialgia na coxa esquerda e a certeza de que o lateral seria ainda reavaliado, de dia para dia, para se perceber se estaria ou não disponível para a cimeira de bom futebol que se espera que seja o desafio do próximo sábado.
Na verdade, a presença de Sequeira no onze inicial é um cenário que só mais perto da hora do jogo (18 horas) pode ser, ou não, dado como adquirido. Mas as perspectivas não são muito animadoras.

Confirmando-se a ausência do lateral, Zé Carlos deve avançar para a titularidade no lado esquerdo da defesa. Ao centro, Raul Silva e Rolando voltarão a fazer parelha, tentando recriar a dupla de betão que tão bem se entendeu no Bessa (apesar de Rolando ter feito o primeiro jogo esta época e de as rotinas com Raul Silva, teoricamente, não estarem tão bem trabalhadas).

A verdade é que tudo isso é uma questão menor quando em cada um dos atletas do plantel principal se identifica claramente o espírito de guerreiro pelo qual são conhecidos e que os faz encher de orgulho o coração dos adepto,s com tamanhas respostas positivas às várias difculdades que lhes são colocadas no caminho.

Ontem, o plantel gozou uma (merecida!) folga e hoje volta ao trabalho, para o penúltimo apronto (amanhã há novo treino) antes da viagem para Lisboa. Sábado há jogo em Alvalade e a oportunidade é de ouro para encurtar distâncias para o topo da classificação. Sejam (ainda mais) guerreiros, rapazes!

em: https://correiodominho.pt/noticias/nunca-o-epiteto-guerreiros-lhes-assentou-tao-bem/128253

Lipeste



Fábio Veríssimo apita Sporting-SC Braga (Liga)

Fábio Veríssimo foi o árbitro escolhido pela Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o Sporting-SC Braga, partida de maior destaque da 12.ª jornada da Liga.

Conheça todas as nomeações:

Sábado, 2 de janeiro:

Sporting - SC Braga (18 horas)
Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Bruno Rodrigues e Sérgio Jesus
4.º árbitro: António Nobre
VAR: João Pinheiro
AVAR: Tiago Costa


Domingo, 3 de janeiro:

Tondela – Famalicão (13 horas)
Árbitro: Miguel Nogueira
Assistentes: José Luzia e Hugo Coimbra
4.º árbitro: João Casegas
VAR: Rui Oliveira
AVAR: João Bessa Silva

Vitória de Guimarães – Nacional (15 horas)
Árbitro: André Narciso
Assistentes: Paulo Brás e Marco Vieira
4.º árbitro: Carlos Macedo
VAR: Luís Ferreira
AVAR: Rui Licínio

Marítimo - Boavista (15 horas)
Árbitro: Luís Godinho
Assistentes: Rui Teixeira e Válter Rufo
4.º árbitro: Dinis Gorjão
VAR: Fábio Melo
AVAR: Sérgio Jesus

Santa Clara – Benfica (17 horas)
Árbitro: Hélder Malheiro
Assistentes: André Campos e Rui Cidade
4.º árbitro: Flávio Lima
VAR: Rui Costa
AVAR: Nuno Manso

Paços de Ferreira - Rio Ave (19 horas)
Árbitro: Hugo Miguel
Assistentes: Bruno Jesus e Ricardo Santos
4.º árbitro: Marcos Brazão
VAR: Gustavo Correia
AVAR: Inácio Pereira

FC Porto - Moreirense (21 horas)
Árbitro: Manuel Mota
Assistentes: Jorge Fernandes e Luciano Maia
4.º árbitro: Cláudio Pereira
VAR: Vasco Santos
AVAR: Pedro Ribeiro

em: www.abola.pt

Magicobraga

Alguém me arranja o vídeo do golo do Ricardo horta ao Brondby? Já procurei e não encontro.

Carvalhux


Magicobraga


Lipeste

2/1/2021
.


.

Car­los Car­va­lhal: "100% de res­pei­to, 0% de re­ceio"

Car­los Car­va­lhal en­fren­ta o lí­der Spor­ting com se­te bai­xas, uma dú­vi­da e a cer­te­za de que dis­cuti­rá a vi­tó­ria

Pa­ra en­fren­tar a "fres­cura" do pri­mei­ro clas­si­fi­ca­do, imu­ne ao des­gas­te das com­pe­ti­ções eu­ro­pei­as de que foi pre­ma­tu­ra­men­te afas­ta­do, o Bra­ga tem es­sa boa ob­ses­são de nun­ca se ren­der

Bruno Vi­a­na, Ví­tor Tor­me­na, Da­vid Car­mo e Cas­tro es­tão in­fe­ta­dos com co­vid-19; Rui Fon­te, Ga­le­no e Mou­ra re­cupe­ram de le­sões e Se­quei­ra per­ma­ne­ce co­mo uma in­cóg­ni­ta no la­do es­quer­do da de­fe­sa com que o Bra­ga ho­je en­fren­ta­rá o Spor­ting, em Al­va­la­de. Pe­ran­te tan­tas au­sên­ci­as e com um plan­tel as­su­mi­da­men­te "cur­to", o trei­na­dor Car­los Car­va­lhal vai a jo­go com aque­la con­vic­ção que os adep­tos se ha­bi­tu­a­ram a ver na equi­pa, ob­ce­ca­da pe­los go­los, in­ca­paz de se ren­der di­an­te de qu­al­quer obs­tá­culo. Fi­el a es­sa per­so­na­li­da­de co­le­ti­va, Car­va­lhal abor­dou a jor­na­da sem quei­xas. Em­bo­ra qu­al­quer adep­to se sin­ta ten­ta­do a la­men­tar as cir­cuns­tân­ci­as que li­mi­tam pro­fun­da­men­te es­te en­con­tro de equi­pas a trans­bor­dar de am­bi­ção, pa­ra ele re­su­me-se tu­do à "con­fi­an­ça" que tem no bal­neá­rio, e es­sa "é sem­pre a mes­ma", ex­pli­cou­ em­ de­cla­ra­çõe­s a­o­ ca­nal do clu­be.

"O Spor­ting vai en­fren­tar um ad­ver­sá­rio mui­to com­pli­ca­do"
Car­los Car­va­lhal
Trei­na­dor do Bra­ga

"Te­mos um plan­tel em que, des­de o iní­cio, de­po­si­tá­mos to­tal con­fi­an­ça em to­dos. Dis­se-o aos jo­ga­do­res: não que­ria ne­nhum jo­ga­dor no plan­tel que não pen­sas­se que po­de­ria jo­gar no jo­go se­guin­te, e por is­so mes­mo é que fi­ze­mos um plan­tel cur­to, por is­so te­mos ido bus­car jo­ga­do­res à equi­pa B e à de sub-23 tam­bém, pa­ra col­ma­tar uma ou ou­tra au­sên­cia na­tu­ral. Nes­te mo­men­to coin­ci­diu ter­mos mais au­sên­ci­as, mas dis­se sem­pre que não há ti­tu­la­res, há dis­po­ní­veis e jo­ga­do­res in­dis­po­ní­veis", de­cla­rou. "O Bra­ga se­rá sem­pre o Bra­ga a en­trar em cam­po", as­se­gu­rou, e com o "le­ma de sem­pre": "Cem por cen­to de res­pei­to, ze­ro por cen­to de re­ceio". A vi­tó­ria no Bes­sa (1-4), já com as es­co­lhas li­mi­ta­das, de­sig­na­da­men­te, pe­los ca­sos de co­vid-19, ilus­trou a fi­de­li­da­de do plan­tel a es­se prin­cí­pio e es­sa dis­ci­pli­na che­ga ao trei­na­dor pa­ra en­fren­tar o Spor­ting: "Pre­pa­rá­mo-nos mui­to bem pa­ra o jo­go. Sa­be­mos per­ce­ber o que es­tá a acon­te­cer no jo­go e dar a res­pos­ta ade­qua­da. Is­to tem acon­te­ci­do des­de que ini­ciá­mos o nos­so trajeto e é dis­so que es­tou à es­pe­ra". Que não res­tem dú­vi­das: "O Spor­ting vai en­fren­tar um ad­ver­sá­rio mui­to com­pli­ca­do, que de­fen­de bem, ata­ca bem, com uma mé­dia de go­los a ro­çar o ex­ce­len­te, uma equi­pa que in­ter­pre­ta bem os jo­gos e é mui­to com­pe­ti­ti­va".

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210102/281517933742071