News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

Se­quei­ra em dú­vi­da po­de ser oi­ta­va bai­xa nos Guer­rei­ros

La­te­ral-es­quer­do saiu le­si­o­na­do, no Bes­sa, e per­ma­ne­ce in­cer­to pa­ra Al­va­la­de. Zé Car­los, Ri­car­do Es­gaio e até Iu­ri Me­dei­ros são pos­sí­veis so­lu­ções


Le­sões e ca­sos de co­vid-19 põem à pro­va a re­sis­tên­cia do Bra­ga, que de­pois dos cen­trais po­de­rá ser for­ça­do a mu­dar tam­bém os flan­cos da de­fe­sa, pa­ra fin­tar a pos­sí­vel au­sên­cia de Se­quei­ra.

Até on­de irá a re­sis­tên­cia des­te Bra­ga que in­sis­te em rein­ven­tar-se em am­bi­ção, ale­gria no jo­go e go­los, mes­mo quan­do as di­fi­cul­da­des aper­tam? De­pois de ter res­pon­di­do com uma vi­tó­ria ex­pres­si­va e inequí­vo­ca (1-4), no Bes­sa, a uma sé­rie de ca­sos de co­vid-19 que obri­gou a mu­dar o ei­xo da de­fe­sa, o de­sa­fio po­de­rá ser, ho­je, alar­ga­do aos flan­cos, ca­so Se­quei­ra não re­cupe­re das quei­xas mus­cula­res que o obri­ga­ram a abandonar o en­con­tro com o Bo­a­vis­ta no iní­cio da se­gun­da par­te.

Às le­sões de Rui Fon­te, Ga­le­no e Mou­ra, a des­pis­ta­gem de co­vid-19 an­te­ri­or ao jo­go com o Bo­a­vis­ta acres­cen­tou os cen­trais Bruno Vi­a­na, Ví­tor Tor­me­na e Da­vid Car­mo à lis­ta de im­pe­di­dos tam­bém pa­ra a des­lo­ca­ção a Al­va­la­de. Na ex­pec­ta­ti­va de que a no­va ron­da de tes­tes que pre­ce­de o en­con­tro com o Spor­ting não re­ve­le mais in­fe­ta­dos - o fi­si­o­te­ra­peu­ta Fran­cis­co Mi­ran­da tam­bém tes­tou po­si­ti­vo -, o me­lhor ce­ná­rio in­clui se­te au­sên­ci­as e uma oi­ta­va po­de ser mais exi­gen­te. Se­quei­ra, 30 anos, é um ti­tu­lar in­dis­cutí­vel, um pi­lar das vá­ri­as ver­sões da de­fe­sa do Bra­ga das úl­ti­mas tem­po­ra­das, de­ci­si­vo tam­bém no apoio ao se­tor ofen­si­vo. No Bes­sa, quan­do, aos 50 mi­nu­tos, fi­cou cla­ro que não ti­nha con­di­ções de per­ma­ne­cer em cam­po, de­vi­do a um pro­ble­ma mus­cular na co­xa es­quer­da - a equi­pa ven­cia, en­tão, por 0-3 -, Car­los Car­va­lhal op­tou por es­tre­ar no cam­pe­o­na­to Zé Car­los, um la­te­ral-di­rei­to de raiz. O de­fe­sa, 22 anos, con­tra­ta­do ao Lei­xões , res­pon­deu bem ao de­sa­fio. Ca­so te­nha de re­pe­tir a adaptação, di­an­te do Spor­ting, as cir­cuns­tân­ci­as se­rão bem di­fe­ren­tes e, em te­o­ria, mais exi­gen­tes. Por is­so mes­mo, ca­so Se­quei­ra não recupe­re, o trei­na­dor po­de­rá op­tar por co­lo­car Zé Car­los no ha­bi­tat na­tu­ral, o la­do di­rei­to da de­fe­sa, e des­lo­car Ri­car­do Es­gaio pa­ra a es­quer­da, em­pur­ra­do pe­la vas­ta ex­pe­ri­ên­cia acu­mu­la­da, a par do es­pí­ri­to de sa­cri­fí­cio de que o plan­tel bra­ca­ren­se tem si­do exem­plo. Ou­tra hi­pó­te­se se­rá fa­zer re­cuar o ex­tre­mo Iu­ri Me­dei­ros pa­ra o lu­gar de Se­quei­ra. Nes­te ca­so, e a man­ter a es­tru­tu­ra mais pró­xi­ma pos­sí­vel da que re­sol­veu em me­nos de meia ho­ra o en­con­tro com o Bo­a­vis­ta, o Bra­ga des­lo­ca­ria Ri­car­do Hor­ta pa­ra o flan­co es­quer­do e abri­ria es­pa­ço pa­ra André Hor­ta à di­rei­ta.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210102/281496458905591

8

Ca­so Se­quei­ra não pos­sa ir a jo­go, o Bra­ga en­fren­ta­rá o Spor­ting li­mi­ta­do por um to­tal de oi­to au­sen­tes. O de­fe­sa é o úni­co em dú­vi­da

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210102/281775631779831

Lipeste

Sem a UEFA so­bra "fres­*****­ra"

À bo­leia da abor­da­gem da "qu­a­li­da­de" e do "ex­ce­len­te trei­na­dor" do Spor­ting, Car­va­lhal to­cou num pon­to sen­sí­vel da equi­pa que se­gue em es­ta­do de gra­ça na I Li­ga e "não es­tá nas com­pe­ti­ções eu­ro­pei­as". Evi­ta, as­sim, uma "so­bre­car­ga" que "po­de­ria pe­na­li­zar no cam­pe­o­na­to ou não", re­fe­riu, mas que os ad­ver­sá­ri­os do to­po da ta­be­la sen­tem "num ou nou­tro jo­go". "O Spor­ting não tem ti­do es­ta pro­va ex­tra e tem-se apre­sen­ta­do com uma fres­*****­ra mui­to gran­de e a pra­ti­car um bom fu­te­bol", ad­mi­tiu o trei­na­dor de um Bra­ga que es­tá "em to­das as fren­tes".

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210102/281754156943351

Lipeste

Da­vid Car­mo apon­ta­do a In­gla­ter­ra

O pri­mei­ro dia do mer­ca­do de in­ver­no te­ve o cen­tral do Bra­ga as­so­ci­a­do ao Li­ver­po­ol


Car­los Car­va­lhal cha­mou-lhe "cir­co", re­cen­te­men­te, e o pri­mei­ro dia do mer­ca­do de in­ver­no ati­rou di­re­to à Pe­drei­ra, on­de já an­tes ti­nham che­ga­do no­tí­ci­as do interesse de clu­bes in­gle­ses na con­tra­ta­ção do cen­tral Da­vid Car­mo. On­tem, sem que te­nha si­do pos­sí­vel iden­ti­fi­car a fon­te, atri­buí­da à im­pren­sa in­gle­sa, cir­*****­la­ram nas re­des so­ci­ais ecos de uma pos­sí­vel trans­fe­rên­cia do de­fe­sa pa­ra o Li­ver­po­ol, que pre­ci­sa de um cen­tral. O no­me de Da­vid Car­mo, 21 anos, es­ta­rá em con­cor­rên­cia com o de Sven Bot­man, 20 anos, do Lil­le (Fran­ça), e os re­pre­sen­tan­tes dos jo­ga­do­res, ale­ga­men­te, já ao cor­ren­te do as­sun­to. O cen­tral, atu­al­men­te in­fe­ta­do com co­vid-19, tem uma cláu­su­la de res­ci­são de 40 mi­lhões de eu­ros.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210102/281779926747127

Lipeste

Carvalhal: ″O Sporting vai enfrentar um adversário muito complicado″

Treinador do Braga fez a antevisão ao encontro da jornada 12.

Carlos Carvalhal fez esta sexta-feira a antevisão ao jogo com o Sporting (sábado, às 18h00), mostrando confiança num bom resultado. As baixas na equipa, garante, não fazem cair o otimismo num bom resultado.

"A confiança é sempre a mesma. Temos um plantel onde depositamos demasiada confiança em todos os elementos. Eu disse aos jogadores que não queria nenhum jogador que pensasse que não pudesse jogar o jogo seguinte. Por isso, é que fizemos um plantel curto e por isso é que temos ido buscar jogadores à equipa B e Sub-23 para colmatar uma ausência natural. Neste momento coincidiu ter mais ausências, mas disse sempre que não há titulares, há jogadores disponíveis e jogadores indisponíveis", afirmou. "O Braga será sempre o Braga a entrar em campo, o Braga que entrou em campo no Boavista e que entrará seguindo o lema de sempre: 100% de respeito, 0% de receio. Preparamo-nos muito bem para o jogo", assegurou.

Quando ao jogo, Carvalhal espera uma tarefa bem difícil, deixando elogios ao Sporting de Rúben Amorim. Mas também não tem dúvidas que os minhotos serão um osso duro de roer. "Vamos fazer o nosso jogo e interpretar o que o jogo nos está a pedir, é sempre um jogo de forças entre o que queremos fazer e o que o adversário nos proporciona. Quando o adversário nos obriga a fazer aquilo que nós não queremos, nós preparamo-nos bem também. Estou à espera de um Sporting com qualidade, com um excelente treinador e uma boa equipa", vincou.

"É justo dizer que não está sobrecarregado com competições europeias. Nós, o FC Porto e o Benfica sentimos o peso durante a semana de ter jogado nas competições europeias, não só os clubes portugueses, mas também as grandes equipas europeias sentem. O Sporting não tem tido esta prova extra e tem-se apresentado com uma frescura muito grande e a praticar um bom futebol. Por outro lado, o Sporting vai enfrentar um adversário muito complicado, um adversário que defende bem, que ataca bem pois tem uma média de golos a roçar o excelente, uma equipa que gosta de competir para ganhar. Portanto, está em cima do tabuleiro de jogo todos os ingredientes para termos um bom jogo de futebol", rematou.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carvalhal-o-sporting-vai-enfrentar-um-adversario-muito-complicado-13187804.html

Lipeste

O mundo de Rolando virou ao contrário

Com a saída praticamente certa neste mercado, Rolando saltou para o onze e joga os trunfos da experiência na visita ao Sporting


O futebol sempre foi recheado de reviravoltas e o caso de Rolando é apenas mais um exemplo. Como já se sabia, o central estava com via livre para procurar novo clube no mercado que agora reabre, mas a covid-19 mudou drasticamente a situação: de repente, um pequeno surto deixa fora de jogo três centrais - Bruno Viana, Tormena e David Carmo - e Rolando salta diretamente para o onze. Na vitória (4-1) em casa do Boavista, o camisola 6 fez dupla no eixo defensivo com Raúl Silva e repetirá a experiência amanhã, em casa do Sporting.

Isto não significa que a saída do defesa de 35 anos não venha a consumar-se, mas o certo é que, neste momento, Rolando é uma peça imprescindível para Carlos Carvalhal, que também tem o lateral-esquerdo Sequeira ainda em dúvida para o duelo com o líder da I Liga.

Neste cenário desafiante, a experiência de Rolando reveste-se de importância. O internacional português está com pouco ritmo de jogo, não jogava desde 30 de junho - também só fizera três partidas em 2019/20 - mas deixou indicadores positivos no Bessa: acumulou 14 ações entre interceções, recuperações de bola e alívios. Perspetiva-se um desafio de máxima exigência para amanhã, mas não é nada a que Rolando não esteja habituado, numa carreira que contempla, por exemplo, 213 jogos no campeonato português, 22 na Liga dos Campeões, 36 na Liga Europa, dez oficiais por Portugal e, já agora, 17 partidas diante do Sporting. São jogos em que a experiência, aliada à serenidade que Rolando demonstrou no Bessa, pode muito bem fazer a diferença.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/o-mundo-de-rolando-virou-ao-contrario-13188288.html


Lipeste

Carvalhal garante «zero por cento de receio» para Alvalade

O treinador do SC Braga garante que a sua equipa vai apresentar-se sábado em Alvalade com respeito pelo Sporting, mas também «com vontade muito grande de vencer» o atual líder do campeonato.

Pese embora algumas ausências, pois Bruno Viana, Castro David Carmo e Tormena recuperam de Covid-19, enquanto Galeno está lesionado e Sequeira em dúvida, Carlos Carvalhal salientou:

«Será sempre o SC Braga a entrar em campo, o SC Braga que entrou em campo no Boavista e será o que entrar frente ao Sporting, seguindo o lema de sempre: 100% de respeito, 0% de receio. Preparámo-nos muito bem para o jogo, temos muito respeito pelo Sporting, mas também temos muita confiança e vontade muito grande de vencer.»

«Estou à espera de um Sporting com qualidade, com um excelente treinador e uma boa equipa. É justo dizer, não está sobrecarregado com competições europeias. Nós, o FC Porto e o Benfica, sentimos num ou outro jogo o peso de jogarmos a meio da semana nas competições europeias. O Sporting não tem tido esta prova extra e tem-se apresentado com uma frescura muito grande e a praticar bom futebol. É disso que estamos à espera, mas, por outro lado, o Sporting vai encontrar um adversário muito complicado, um adversário que defende bem, que fundamentalmente ataca bem, pois tem uma média de golos a roçar o excelente, uma equipa que gosta de competir para ganhar. Portanto, está em cima do tabuleiro todos os ingredientes para termos um bom jogo de futebol», perspetivou, em declarações difundidas pelos canais oficiais do clube.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-01-01/sc-braga-carvalhal-garante-zero-por-cento-de-receio-para-alvalade/873448/471

Lipeste

Liverpool na pista de David Carmo

Abriu oficialmente a janela de transferências de Inverno e de Inglaterra chega neste primeiro dia do novo ano a informação de que o Liverpool tem sob mira David Carmo (21 anos), defesa-central do SC Braga.


Já associado a Manchester United e Leicester, o jovem defensor arsenalista faz furor hoje na Imprensa inglesa, com vários sites também a amplificarem o alegado interesse do campeão em título da Premier League em David Carmo.
 

Recentemente eleito para o onze revelação da Liga Europa, a própria UEFA já comparou David Carmo a Virgil van Dijk, poderoso central do Liverpool, que recupera de grave lesão sofrida em outubro. O holandês foi operado aos ligamentos do joelho direito e dificilmente voltará a competir nesta época.
 

A fim de colmatar tão relevante baixa, Jurgen Klopp aponta baterias a David Carmo, que em novembro renovou contrato com o SC Braga até 2025, tendo sido blindado por uma cláusula de 40 milhões de euros.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-01-01/sc-braga-liverpool-na-pista-de-david-carmo/873452/471

Lipeste

Equipa debilitada no eixo defensivo

O cenário alarmante que se colocou para o jogo com o Boavista no Bessa com quatro baixas por Covid-19 vai manter-se na deslocação do SC Braga a Alvalade este sábado.

Carlos Carvalhal tem notoriamente enfraquecidas as defesas no eixo central, permanecendo impossibilitado de contar com os centrais David Carmo, Tormena e Bruno Viana, e o médio defensivo Castro. Os jogadores cumprem ainda o escrupuloso plano de isolamento profilático.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-01-02/sc-braga-equipa-debilitadano-eixo-defensivo/873494/471

Lipeste

Carlos Carvalhal: «Sporting não tem tido a sobrecarga dos jogos europeus»

Treinador do Sp. Braga fez a antevisão à partida com os leões


Naquele que é o jogo de cartaz da jornada 12 da Liga NOS, o Sp. Braga desloca-se a Lisboa para enfrentar o Sporting. Na antevisão à partida, Carlos Carvalhal elogiou o adversário, sublinhou o facto de os leões não estarem inseridos nas competições europeias e realçou a vontade da sua equipa em conquistar os três pontos.

"O Sporting tem qualidade, um excelente treinador e uma boa equipa. Não tem a sobrecarga europeia que os podia prejudicar no campeonato ou não, mas evidentemente que as equipas que estão nas competições europeias sentem o peso de ter jogado a meio da semana num ou outro jogo do campeonato. Isso acontece com Benfica, FC Porto e Sp. Braga, mas também com os grandes clubes do futebol europeu. O Sporting não tem tido esta prova extra e tem-se apresentado com uma frescura muito grande nestes primeiros jogos e tem praticado um bom futebol", referiu o técnico, que, no entanto, vincou também as qualidades da sua equipa: "Penso que o Sporting vai encontrar um adversário complicado. Um adversário que defende bem, que ataca bem - temos uma média de golos a roçar o excelente -, que interpreta bem os jogos e que é competitivo. Estarão em cima do tabuleiro de jogo todos os ingredientes para termos um grande jogo de futebol".

Apesar de os minhotos estarem a contas com alguns casos de Covid-19 no plantel, Carlos Carvalhal recusou usar isso como desculpa para o que quer que fosse. O técnico frisou que tem confiança em todos os jogadores, realçando que a imagem da equipa no embate deste sábado será a mesma que foi deixada nas partidas anteriores. "Neste momento temos mais ausências, mas aqui não há titulares, há jogadores disponíveis ou indisponíveis. Vai ser sempre o Sp. Braga a entrar em campo, seguindo o lema de que temos 100 por cento de respeito pelo Sporting, mas zero por cento de medo", disse.

O técnico concluiu afirmando que está preparado para fazer ajustes ao longo da partida em função daquilo que o jogo lhe pedir: "Vamos fazer o nosso jogo e interpretar o que o encontro estiver a pedir. É um jogo de forças entre o que tu queres e o que o adversário te proporciona. Quando conseguimos fazer o que queremos, damos uma resposta boa. Quando o adversário nos obriga a fazer o que não queremos, também nos preparámos bem. Temos de perceber o que se está a passar no jogo e dar uma resposta. Isso tem acontecido desde que começámos o nosso trajeto. Vamos a jogo para fazer uma boa exibição e para conquistamos os três pontos".

A partida entre Sporting e Sp. Braga está agendada para as 18 horas deste sábado.

Por Diogo Matos

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/carlos-carvalhal-sporting-nao-tem-tido-a-sobrecarga-dos-jogos-europeus?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Lesões abrem a porta a Zé Carlos

Carlos Carvalhal prepara-se para lançar uma novidade no 'onze' do Sp. Braga


Perante o facto de Sequeira ter sido substituído na partida frente ao Boavista com um problema muscular na coxa esquerda e de Francisco Moura ainda estar no processo de recuperação à cirurgia feita ao joelho esquerdo, Zé Carlos deve fazer parte das apostas iniciais de Carlos Carvalhal na partida de hoje.

O jovem, de 22 anos, fez a sua estreia na Liga NOS no último encontro dos arsenalistas, rendendo o lesionado Sequeira, que não deve recuperar a tempo. Apesar de ter atuado tanto na esquerda como na direita na partida frente aos axadrezados, a opção mais provável deve passar mesmo pela adaptação de Ricardo Esgaio ao lado esquerdo da defesa.

Na sua primeira temporada ao serviço do Sp. Braga, o jovem lateral, que em 2019/20 atuou no Leça (Campeonato de Portugal) e no Leixões (2ª Liga), soma três jogos disputados.

Para além de Sequeira e Francisco Moura, Carlos Carvalhal não pode contar com Tormena, Bruno Viana, David Carmo e Castro, infetados com Covid-19 e a cumprirem isolamento profilático, Galeno, a contas com um problema no adutor, e ainda Rui Fonte, que foi operado em julho a uma rotura do ligamento cruzado do joelho esquerdo.

Perante o facto de Sequeira ter sido substituído na partida frente ao Boavista com um problema muscular na coxa esquerda e de Francisco Moura ainda estar no processo de recuperação à cirurgia feita ao joelho esquerdo, Zé...

em:
https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/lesoes-abrem-a-porta-a-ze-carlos?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16095821183383&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Flesoes-abrem-a-porta-a-ze-carlos

Lipeste

Liverpool atento às exibições de David Carmo

De acordo com notícias veiculadas a partir de Inglaterra


Produto da formação do Sp. Braga, David Carmo assumiu-se como titular da equipa principal na temporada passada e, desde aí, tem gerado interesse junto de alguns clubes de topo europeu.

De acordo com notícias veiculadas a partir de Inglaterra, o Liverpool está atento às exibições do defesa-central de 21 anos e pode avançar com uma proposta neste mercado de janeiro. O atual campeão inglês tem tido vários problemas com lesões ao longo da época, sendo o caso mais flagrante a operação ao joelho a que foi submetido Van Dijk. De resto, esta já não é a primeira vez que David Carmo é associado a clubes ingleses. No passado, o jovem já foi apontado como possível reforço do Leicester e do Manchester United. Depois de ter renovado no passado mês de novembro até 2025, David Carmo ficou blindado por uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

Por Diogo Matos

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/liverpool-atento-as-exibicoes-de-david-carmo?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais



Lipeste

TODO O RESPEITO E NENHUM MEDO

BAIXAS Arsenalistas jogam em Alvalade sem seis dos habituais titulares

CONFIANÇA Para Carvalhal não há jogadores suplentes nos minhotos


Mesmo sem contar com seis dos habituais titula-res, quatro por causa da Covid-19 (Bruno Viana, Victor Tormena, David Carmo e Cas-tro) e dois devido a lesão (Gale-no e Sequeira), Carlos Carvalhal afirma que o Sp. Braga vai apre-sentar-se em Alvalade com o objetivo de ganhar o jogo. 

"O Sp. Braga não tem susuplentes nem titulares, tem um plan-tel composto por jogadores em que eu tenho total confiança", disse o técnico arsenalista antes do primeiro jogo do ano.

Carvalhal manifesta "todo o respeito pela equipa do Spor-ting, que é forte e muito bem orientada", mas afirma que, "apesar de cem por cento de respeito", entrará em campo com "zero por cento de medo".

O maior problema dos mi-nhotos será mesmo a asa es-querda, na medida em que não poderão contar com Sequeira na defesa e Galeno no ataque, eles que vinham a revelar um bom entendimento. 

Apostado em ser o responsá-vel pela primeira derrota do Sporting na Liga, Carlos Carva-lhal lembra a "excelente média de golos" da sua equipa.


Paulinho só sai pelos 30 milhões da cláusula

O interesse de Rúben Amorim e do Sporting em Paulinho pode esbarrar na intransigência da SAD arsenalista, que não quer perder o ponta de lança no mercado de inverno. Ao que o CM apurou, o jogador só sairá se alguém bater a cláusula de rescisão, que é de 30 milhões de euros. De resto, o Sp. Braga não está recetivo a trocas de jogadores, admitindo que Paulinho continuará em Braga até junho e que só depois rumará ao estrangeiro.

OLHAR  DO ADEPTO
O interesse  do Sporting em Paulinho pode ter influência  no jogo?


André Pinotes  Batista
SCP

Temos de encarar estas situações com naturalidade e racionalidade. Pauli-nho é um profissional de cor-po inteiro, altamente habituado a lidar com a pressão inerente à abertura das janelas de mercados. A única forma em que o interesse do Sporting no avançado do Sp. Braga po-deria impactar o jogo era se, de facto, o internacional portu-guês já equipasse de verde e- branco. Ainda não sendo o caso, será apenas mais uma dor de cabeça para a linha defensiva do líder do campeonato.

João Magalhães
SCB


O futebol vai muito além das 4 linhas. O Sporting sente no Sp. Braga (SCB) o grande rival desta época, e sente-o pelos investimentos financeiros a que a procura do título o obrigou e por isso a derrota do Sporting faz mais campeão o SCB e o seu presidente António Salva-dor. Mais do que influenciar o resultado, quer-se influenciar Paulinho para as-sim influenciar o jogo. No SCB todos são "Paulinho" e até Paulinho vai ser Paulinho na vitória do SCB.

em: https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/sp-braga-com-todo-o-respeito-e-nenhum-medo-contra-o-sporting?ref=Desporto_DestaquesPrincipais


Lipeste

Carvalhal garante Sp. Braga a discutir vitória em Alvalade

O treinador Carlos Carvalhal desvalorizou esta sexta-feira as várias baixas no plantel e assegurou um Sp. Braga a tentar vencer no terreno do Sporting, no sábado, para a 12.ª jornada da I Liga.

Bruno Viana, Tormena, David Carmo e Castro, todos infectados com covid-19, estão fora do jogo com os "leões", tal como os lesionados Moura e Galeno, além de Rui Fonte, este há mais tempo afastado devido a uma lesão no joelho. O lateral esquerdo Sequeira está ainda em dúvida, com queixas musculares.

"Depositamos total confiança no plantel. Disse aos jogadores que não queria ninguém que não pensasse que podia jogar. Por isso, fizemos um plantel curto. Temos ido buscar jogadores à equipa B e aos sub-23 para colmatar uma ou outra ausência natural", afirmou o técnico na antevisão da partida com o Sporting.

Ano novo, a mesma MENTALIDADE de sempre!

Clica para a antevisão completa do duelo frente ao @Sporting_CP

— SC Braga (@SCBragaOficial) January 1, 2021 https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1345027710175875074?ref_src=twsrc%5Etfw

Para Carlos Carvalhal, "não há titulares!" "Há jogadores disponíveis ou indisponíveis, e [independentemente das baixas] o Sp. Braga será sempre o Sp. Braga, seguindo o lema de 100% de respeito pelo Sporting, zero de medo".

O treinador deixou elogios a um adversário "dificílimo, que ainda não perdeu este ano no campeonato", assumindo que os minhotos se prepararam "muito bem" para discutir a vitória. "Temos muita confiança e vamos discutir os três pontos. É sempre um jogo de forças entre aquilo que queres e o que o adversário te proporciona: quando conseguimos fazer o que queremos, damos uma resposta boa; quando o adversário nos obriga a fazer o que não queremos, percebemos e damos uma resposta adequada", disse.

Carlos Carvalhal afirmou estar "à espera de um Sporting que tem qualidade, um excelente treinador, uma boa equipa, com boa organização, um grande clube", não deixando de assinalar o facto de os lisboetas não terem conseguido chegar à fase de grupos da Liga Europa, o que lhes permite apresentarem-se mais "frescos" no campeonato.

"O Sporting não está na competição europeia, não tem esta prova extra e tem-se apresentado para todos os jogos com uma frescura muito grande. Não tem tido esta sobrecarga que também os podia penalizar no campeonato. As equipas que estão - nós, o FC Porto e o Benfica -, sentem o peso de jogar a meio da semana nas competições europeias", realça, considerando que até grandes equipas como o "Barcelona, Real Madrid, Bayern Munique ou Liverpool" acusam o desgaste.

Por outro lado, "o Sporting vai encontrar um adversário muito complicado, que defende bem e ataca bem", com "uma média de golos a roçar o excelente". "Uma equipa que interpreta bem os jogos e que é muito competitiva, que gosta de competir e de ganhar", acrescenta.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 24 pontos, e Sporting, primeiro, com 29, defrontam-se a partir das 18h de sábado, no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, em jogo que será arbitrado por Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.

em: https://www.publico.pt/2021/01/01/desporto/noticia/carvalhal-garante-sp-braga-discutir-vitoria-alvalade-1944782

Lipeste

Só dragões e arsenalistas conquistaram títulos no ano que agora terminou. Museu de Alvalade é o que atravessa maior seca

A mais recente prova do ca-lendário português, que garante ao vencedor o título de campeão de inverno, é a primeira a ser discutida neste ano de 2021, de 19 a 23 de janeiro, em Leiria. A final four da Taça da Liga volta a ser disputada pelos quatro clubes que mais se têm destacado no futebol luso e, mesmo que não dê acesso às compe-tições da UEFA, nem prémios financeiros relevantes, pode oferecer ao vencedor um balão de moral para as provas que continuarão em aberto.

No caso de o triunfo final sorrir ao Sporting, que disputa as "meias" frente ao F. C. Porto, o significado será ainda maior, uma vez que, em comparação com dra-gões, guerreiros do Minho e águias, são os leões que es-tão há mais tempo sem con-quistar qualquer troféu. O último alcançado pelo clube de Alvalade foi a edição 2018/19 da Taça de Portugal. Alguns meses depois, o Ben-fica conquistou a edição 2019 da Supertaça Cândido de Oliveira.

Em 2020, só F. C. Porto e S. C. Braga conquistaram títu-los. Os azuis e brancos leva-ram o campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça, en-quanto a Taça da Liga sorriu aos arsenalistas, então trei-nados por Ruben Amorim. 

Desta feita, na Taça da Liga, a equipa agora treinada por Carlos Carvalhal, que defronta o Benfica na meia--final, não beneficiará do fa-tor casa, uma vez que a final a quatro mudou-se de malas e bagagens para Leiria, mas também não será isso a fazer esmorecer o objetivo do Bra-ga de revalidar o título.

Quanto ao F. C. Porto, dos quatros finalistas é o único que ainda não conquistou qualquer Taça da Liga e Sér-gio Conceição já fez saber que teria muito gosto em ser o primeiro treinador a depo-sitar o troféu corresponden-te no Museu do F. C. Porto.

Esta será a 14.ª edição da prova e o Benfica já a venceu em sete diferentes ocasiões, enquanto o Sporting ergueu o troféu por duas vezes, tan-tas quantas o Braga.

Lipeste

Primeiro jogo de 2021 na I Liga opõe líder Sporting ao SC Braga

O Sporting, líder isolado da I Liga portuguesa de futebol, recebe hoje o quarto classificado Sporting de Braga, abrindo o ano de 2021 com um teste de elevada dificuldade às aspirações ao título, no jogo inaugural da 12.ª jornada.

'Leões' e minhotos defrontam-se no primeiro jogo de 2021 no escalão máximo do futebol português, entrando em campo um dia antes dos rivais na luta pelo título: o Benfica, segundo classificado, e o campeão FC Porto, terceiro, só jogam no domingo, com Santa Clara e Moreirense, respetivamente.

Os lisboetas, no topo com 29 pontos, mais dois do que as 'águias', quatro do que os 'dragões' e cinco do que os 'guerreiros', têm sofrido para vencer nos últimos dois jogos, com Farense (1-0) e Belenenses SAD (2-1), ao passo que a formação de Carlos Carvalhal tem mostrado o seu melhor futebol.

Vitórias folgadas com Rio Ave (3-0) e Boavista (4-1) atestam o bom momento em Braga, com a visita ao Estádio José Alvalade, agendada para as 18:00 de hoje e arbitrada por Fábio Veríssimo, a funcionar como 'tira teimas' das credenciais ao título quer do líder quer dos perseguidores.

Se o treinador Rúben Amorim deverá contar com os 'recuperados' Nuno Mendes e Jovane, o técnico dos bracarenses não tem a mesma sorte, com Sequeira em dúvida e Tormena, Bruno Viana, David Carmo e André Castro como baixas certas, devido a teste positivo ao novo coronavírus.

Depois do desafio de cartaz da 12.ª ronda, o Santa Clara recebe a visita do Benfica, pelas 16:00 nos Açores (17:00 em Lisboa), enquanto o Estádio do Dragão é palco para a receção do FC Porto ao Moreirense, pelas 21:00, numa jornada que termina pelas 21:15 de segunda-feira com o dérbi algarvio entre Portimonense e Farense.

Programa da 12.ª jornada:

- Sábado, 02 jan:

Sporting - Sporting de Braga, 18:00.

- Domingo, 03 jan:

Tondela – Famalicão, 13:00.

Vitória de Guimarães – Nacional, 15:00.

Marítimo – Boavista, 15:00.

Santa Clara – Benfica, 16:00 locais (17:00, horas de Lisboa).

Paços de Ferreira - Rio Ave, 19:00.

FC Porto – Moreirense, 21:00.

- Segunda-feira, 04 jan:

Gil Vicente - Belenenses SAD, 19:00.

Portimonense – Farense, 21:15.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/primeiro-jogo-de-2021-na-i-liga-opoe-lider-sporting-ao-sc-braga

Lipeste

Rúben Amorim e o duelo frente ao SC Braga: "Espero um jogo complicadíssimo, como são todos"

Rúben Amorim, treinador do Sporting, fez nesta dia de Ano Novo a antevisão à partida de amanhã frente ao SC Braga a contar para a 12.ª jornada da I Liga. O técnico leonino espera um jogo complicado frente a uma grande equipa como é o emblema bracanense.

Amorim abordou ainda o processo disciplinar que lhe foi imposto pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e os elogios que lhe foram deixados por André Villas-Boas numa entrevista publicada esta sexta-feira pelo jornal 'O Jogo'.

O que espera do jogo: 
"Espero um jogo complicadíssimo, como são todos. O SC Braga tem um excelente plantel, um bom treinador, é um clube já habituado a estes jogos, com jogadores experientes, que têm uma ligação muito especial entre eles. Nós estamos preparados para o jogo, claramente. Somos uma equipa que sabe jogar com os momentos do jogo, aqui ou ali temos alguma inexperiência em certos momentos mas já nos adaptamos bem e os resultados assim o dizes. Espero mais um jogo do campeonato nacional que vale apenas três pontos, onde vamos defrontar uma excelente equipa mas estaremos preparados"

Sporting a perder fulgor?: 
"As equipas tambem nos estudam, temos dias mais inspirados que outros, mas noto que o nosso empate em Famalicão, para mim pessoalmente, foi o nosso melhor jogo e foi o jogo que empatamos. Não podemos ver só pelo resultado em si. Penso que em Guimarães houve momentos em que não estávamos tão bem a controlar o jogo como controlamos com o Farense, por exemplo. Nós temos de olhar não só para o resultado, mas para o jogo em si, tirar o bom e o mau e preparar os próximos. O importante é que temos ganho. Também rodámos a equipa toda frente ao Mafra, podemos fazer uma avaliação muito boa desse jogo porque metemos jogadores muito jovens que não têm experiência de Primeira Liga. (...) Este jogo vai ser completamente diferente e estou á espera de um grande jogos da minha equipa porque é isso que eles fazem durante a semana. Vai trabalhar no máximo, porque isso é inegociável"

Sente-se perseguido com este novo processo disciplinar: 
"Não me sinto nada perseguido. Nós quando somos jogadores é que pensamos isso dos treinadores, eu não tenho nada essa mentalidade. Tenho mais visibilidade porque estou no Sporting, sou um treinador sem o nível - tenho nível para ser treinador, não tenho nível para ser o treinador principal - e isso cria mais problemas à nossa equipa técnica. Não é mais que isso, tenho apenas mais visibilidade. Isso em certas coisas é muito bom, noutras é mau. Mas às vezes também me custa um pouco a entender porque sim, eu e o Emanuel [Ferro] tivemos algumas conversas com o quarto árbitro para eu voltar ao banco sendo um campo muito difícil de chegar à equipa, eu mesmo para falar com o Emanuel tinha de ir a meio caminho... Mas as coisas são como são e há que enfrentar tudo, se instauraram o processo o Sporting também me ajuda nessa parte e há que aceitar"

Rumores podem destabilizar Paulinho: 
"Isso têm de perguntar ao treinador do SC Braga porque ele é que é treinador dele, ele é que esta dia-a-dia com ele. Isto faz parte do futebol, eu vejo isso com naturalidade, mas não tenho mais comentários a fazer, porque eu não sou o treinador do Paulinho, essa pergunta tem de ser feita ao seu treinador"

Ter Paulinho é sonho?: 
"Eu não tenho sonhos, o sonho para mim é já amanhã vencer o SC Braga. Eu já respondi a essa pergunta, nós não controlamos o mercado, se entrar um jogador será para o projeto de Sporting, já disse isto várias vezes"

Jogo especial: 
"Vou reencontrar pessoas que me marcaram, num cidade em que adorei estar mesmo como jogador e treinador. Foi o clube que me deu a oportunidade e eu serei sempre grato ao SC Braga por isso, mas não mais que isso. Os treinadores dizem todos o mesmo: é especial quando ganhamos e é esse o meu objetivo"

Braga mais frágil com as baixas: 
"Nós não somos a melhor equipa para falar nisso, claramente. Nunca nos queixámos das nossas baixas, fomos a equipa mais prejudicada com a COVID, mesmo numa altura inicial em que o plantel teve de parar de treinar. Depois fomos para o Algarve, saímos das nossas casa, tivemos quatro jogos com jogadores infetados, fomos eliminados da Liga Europa e nunca tivemos aqui ninguém a dizer que fomos eliminados pelas baixas de COVID. Não vou ser eu a dizer que o SC Braga está mais fraco pelas baixas. Têm um grande plantel, faz parte do jogo, não os vejo mais fracos, como foi óbvio no último jogos em que venceram o Boavista por 4-1. Estamos preparados para um SC Braga na máxima força"

Retrospetiva a um 2020 'louco': 
"Nós pensamos naquilo que foi feito no último ano, foi um ano muito diferente, é obvio que não esperava este meu trajeto. Tive bastante sorte, tive competência, tive muita gente de qualidade ao meu lado, mas há que pensar no amanhã e isto muda de um momento para o outro. Talvez mais nas férias pensamos mais naquilo que se passou"

A sua contratação foi o  ponto de viragem do Sporting em 2020: 
"Depende da perspetiva. Se me estivesse a perguntar isso no final da época passada em que nós perdemos nos últimos minutos a qualificação para a Europa, o 3.º lugar, certamente ninguém diria que tinha sido um ponto de viragem, foi visto como um falhanço. Como eu costumo dizer, o futebol é momento. Hoje se calhar há pessoas que pensam que pode ter sido um passo muito importante no Sporting, vamos ver amanhã depois do jogo. Vivemos do resultado e há que ter os pés bem assentes na terra"

Individualidades podem fazer a diferença: 
"Eu penso que os grandes momentos das equipas esta época estão relacionados com as individualidades mas também pela força coletiva dos planteis. Nós temos jogadores no campo e no banco que podem fazer a diferença e o SC Braga também. Falando do SC Braga são jogadores que têm uma ligação especial, sei que têm porque os treinei. Qualquer um deles pode fazer a diferença. O futebol é muito de coletivo, de jogadas individuais que podem virar o jogo de um momento para o outro"

Feddal:
"Está convocado, penso que está em condições"

Declarações de Carvalhal que relacionou a liderança leonina com a ausência da Europa:
"É um facto, o SC Braga tem mais quatro jogos que o Sporting, isso é um facto. Não há muito a dizer sobre isso. O que nos interessa é vencer o próximo jogo, não damos muita atenção a isso"

Sem vitórias frente aos três primeiros classificados: 
"É verdade, ainda não vencemos frente aos três primeiros classificados, nenhum dos três classificados nos venceu, podemos ver as coisas das duas maneiras, não entra no jogo. O jogo com o SC Braga vale tantos pontos como com o Belenenses SAD. Somos capazes de vencer a FC Porto, Benfica, SC Braga e perder contra Portimonense, Boavista... e é mesmo assim, temos de estar no máximo e estando no máximo somos capazes de vencer qualquer equipa"

André Villas-Boas disse que Amorim tinha "uma chama única": 
"Êxito como mister Villas-Boas já não vou ter porque estou fora da Europa, por isso já não vou ganhar a Liga Europa. É sempre bom ouvir [elogios], mas faz parte da juventude e da forma de estar no jogos, transmito isso, daí talvez os processos e as expulsões. Vou melhorar nisso, não vou perder essa chama porque trabalho com gente jovem que às vezes tem mais chama que eu, portanto é agradável, mas vale o que vale e agradeço todos os elogios"

Pedro Gonçalves: 
"Nós às vezes procuramos uma razão ou outra para a desinspiração de determinado jogador, mas faz parte do jogo, faz parte do futebol. Vou pela minha experiência como jogador, nós às vezes estamos num mau momento e temos um jogo espetacular, noutros estamos num bom momento e temos um jogo em que bloqueamos. O Pedro tem jogado muito bem, fez um início de época que não é normal em nenhum jogador e meteu a fasquia tão alta que agora tem de encontrar o seu normal, faz parte"

Nuno Santos: 
"Tem feito um trabalho incrível pela equipa, como todos os outros. No último jogo ficou de fora porque também temos jogadores como o Tabata que também apareceram bem e que lutam todos os dias por um lugar. Dependendo da estratégia para cada jogo, nós escolhemos os melhores. Eu tento não encontrar grandes razões para jogos menos conseguidos e mais conseguidos, olho mais para equipa"

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/ruben-amorim-e-o-duelo-frente-ao-sc-braga-espero-um-jogo-complicadissimo-como-sao-todos