News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

Salvador deseja estádios reabertos

António Salvador,  que celebrou ontem 50 anos, assinou o boletim informativo do SC Braga numa mensagem de balanço de 2020 e a perspetivar 2021.

«Esperança e crença. Estas são as duas palavras que queremos esculpir nos desejos para o ano do nosso centenário», pode ler-se no documento, no qual se recorda a conquista da Taça da Liga e a contratação de Carlos Carvalhal, «um treinador que encaixa perfeitamente na filosofia» do clube e que lidera um grupo «capaz de enfrentar todas as tempestades com a coragem e a determinação de autênticos guerreiros».

Por fim, o líder dos minhotos formulou um desejo: «Ansiamos pelo dia em que nos deixem reabrir as portas de todos os estádios. Só aí é que o futebol voltará a cumprir-se na sua plenitude. Caso contrário, os prejuízos serão irreparáveis para todos os clubes em Portugal.»
 

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-30/sc-braga-salvador-deseja-estadios-reabertos/873277/471

Lipeste

Sequeira em dúvida

A presença de Sequeira no jogo com o Sporting, no próximo sábado, está, por enquanto, no plano das dúvidas. O lateral-esquerdo do SC Braga abandonou o jogo frente ao Boavista ao minuto 49 com queixas musculares e, numa primeira avaliação do departamento médico, foi-lhe diagnosticada uma «mialgia na coxa esquerda». O futebolista dos guerreiros será novamente reavaliado hoje de manhã, de forma a conhecer-se com maior profundidade o problema que o afeta.

Sob a atenção dos clínicos bracarenses encontram-se os quatro futebolistas que acusaram positivo para Covid-19: os centrais David Carmo, Tormena e Bruno Viana e o médio Castro. É certo que apenas retomarão os trabalhos após apresentarem um  teste negativo para o coronavírus.
 
em:
https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-30/sc-braga-sequeiraem-duvida/873287/471

Lipeste

Paulinho tema de conversa em Alvalade

As recentes declarações do treinador do SC Braga, Carlos Carvalhal, assegurando que Paulinho não sairá no mercado de inverno, não demovem ainda, pelo menos para já, a administração do Sporting de tentar atacar o avançado de 28 anos dos minhotos. Leões e bracarenses jogam sábado em Alvalade para a Liga e além do jogo dentro das quatro linhas preparam-se para jogar também fora delas, com Paulinho a dever ser tema de conversa entre as duas partes, com os verdes e brancos a poderem fazer abordagem para saber mais em concreto das reais possibilidades de contratarem o atacante que Rúben Amorim deseja já desde o mercado de verão.    


«Não estou preocupado, o Paulinho fica até junho, a não ser que batam a cláusula de rescisão», garantia Carlos Carvalhal na conferência de imprensa no final do jogo com o Boavista, vitória minhota por 4-1, segunda-feira no Estádio do Bessa. «No final da época é provável que saia mas fiquei muito satisfeito por ouvir o treinador do Sporting dizer que não vai haver mexidas em termos de mercado, para ver se acaba o circo relativamente aos jogadores do SC Braga, acho que agora fechou em relação a possível ingresso do Paulinho no Sporting», continuou Carvalhal, terminando: «Estas especulações são terríveis tanto para os jogadores como para as equipas. Mas o Paulinho tem boa cabeça, está de corpo e alma no SC Braga, vai fazer muitos golos e no final da época vai fazer a transferência que tanto anseia e que é também interesse do clube.»

Com estas declarações quis o treinador bracarense encerrar a novela da possível transferência de um dos principais elementos do plantel, com quem muito conta até maio na luta pelas quatro frentes em que ainda está inserido - campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa. Mas os verdes e brancos ainda não desistiram e estão empenhados em oferecer o avançado que Rúben Amorim sempre quis e que tentaram negociar até ao fecho da janela de transferências de verão, que este ano encerrou apenas no outono, a 5 de outubro, devido à pandemia de Covid-19.

em:
https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-30/sporting-paulinho-tema-de-conversa-em-alvalade/873288/471

Lipeste

David Carmo no onze revelação da Liga Europa (Liga Europa)


Darwin Nuñez, avançado uruguaio do Benfica, e David Carmo, defesa-central português do SC Braga, integram o onze revelação da fase de grupos da Liga Europa. A equipa foi selecionada por repórteres e editores do UEFA com base em dois critérios: idade até 24 anos; estreia na Liga Europa em 2020 ou experiência reduzida até então e evolução significativa durante este ano.

«Presença regular na seleção principal do Uruguai, Darwin entrou de rompante na Europa ao marcar cinco golos na fase de grupos e é, sem dúvida, um jogador a seguir de perto», escreve a UEFA sobre o atacante das águias, estendendo os elogios ao defensor dos minhotos: «Defesa-central ao jeito de Virgil van Dijk, Carmo estreou-se apenas pelo Braga em janeiro e é agora titular habitual.»

Eis a equipa revelação da Liga Europa:

Guarda-redes: Ivan Nevistic, 22 anos (Rijeka)
 

Defesas: Joško Gvardiol, 18 anos (Dínamo Zagreb); David Carmo, 21 anos (SC Braga); Wesley Fofana, 19 anos (Leicester); e Sven Botman, 20 anos (Lille)

Médios: Florian Wirtz, 17 anos (Leverkusen); Takefusa Kubo, 19 anos (Villarreal) e Lovro Majer, 22 anos (Dínamo Zagreb)

Avançados: Amine Gouiri, 20 anos (Nice); Darwin Nuñez, 21 anos (Benfica) e Donyell Malen, 21 anos (PSV Eindhoven).

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-30/liga-europa-darwin-e-david-carmo-no-onze-revelacao-da-liga-europa/873297/471

Lipeste

Guerreiros com melhor registo do século

O robusto, seguro e consistente triunfo (4-1) frente ao Boavista, anteontem à noite, no Bessa, foi mais uma expressão magnífica deste SC Braga versão 2020/2021... que já não espanta ninguém.


A imagem que a equipa de Carlos Carvalhal transmite desde o início de temporada nas provas nacionais e internacionais coloca os guerreiros a partilhar a ambição dos três grandes e a conhecer as críticas mais positivas, sendo endereçadas para Braga palavras que refletem exibições admiráveis e desempenhos acompanhados de êxitos absolutos.

Aliás, os resultados destes guerreiros são já os melhores deste século, comparativo que, contudo, não é relativo a períodos homólogos. O conjunto de Carlos Carvalhal já cumpriu 20 compromissos oficiais, entre Liga Europa (6), Liga (11), Taça de Portugal (2) e Taça da Liga (1) e apresenta uma impressionante percentagem de vitórias: 75 por cento! Não há na última década melhor marca, sendo certo que nos 10 anos anteriores os registos foram também inferiores.

em:
https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-30/sc-braga-guerreiros-com-melhor-registo-do-seculo/873300/471

Lipeste

António Salvador deixa elogios a Carlos Carvalhal

Presidente do Sp. Braga diz que o técnico "encaixa perfeitamente na filosofia" do clube


António Salvador fez questão de se despedir de 2020 com uma mensagem para os sócios e adeptos do Sp. Braga.

Assinando a última edição da newsletter 'Voz da Legião' deste ano civil, o presidente falou de vários pontos da atualidade arsenalista, com o trabalho de Carlos Carvalhal à cabeça. "Encaixa perfeitamente na filosofia do Sp. Braga. Ambicioso, focado, apaixonado pelo clube e pela cidade, o míster Carlos Carvalhal está a fazer um trabalho de grande importância neste contexto de constante crescimento que todos desejamos para o Sp. Braga", escreveu o presidente.

Sobre 2020, Salvador destacou a conquista da Taça da Liga, a conquista do terceiro lugar do campeonato, o vincar do ADN europeu do Sp. Braga e a forma que o clube encontrou para conseguir contrariar as adversidades provocadas pela pandemia. 

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/antonio-salvador-deixa-elogios-a-carlos-carvalhal?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Problemas sem fim no Sp. Braga: Muitas baixas para Alvalade

Quatro infetados por Covid-19 falham visita ao Sporting e Sequeira está em dúvida




As dores de cabeça de Carlos Carvalhal parecem não ter fim. O técnico tem tido semanas difíceis devido às muitas baixas que se têm verificado e os últimos dias ainda agudizaram mais esta situação. Sem contar com cinco jogadores habitualmente importantes para o jogo do Bessa - David Carmo, Bruno Viana, Tormena e Castro por causa da Covid-19 e Galeno devido a lesão -, o técnico viu Sequeira juntar-se à lista de problemas, não sabendo ainda se o terá para Alvalade.

O lateral saiu lesionado do encontro frente ao Boavista, com uma mialgia na coxa, estando, para já, em dúvida. Certo por esta altura é que nenhum dos outros cinco jogadores estará disponível, visto que os infetados ainda estarão inseridos no período de recobro obrigatório após teste positivo e Galeno ainda tem umas semanas de paragem.

Assim, Carvalhal terá novamente de recorrer a uma manobra de recurso. No Bessa, Iuri fez toda a ala de início, no lugar de Galeno, e Esgaio passou para a esquerda após a lesão de Sequeira. Esta é uma opção viável para Alvalade. Ora, a julgar pelas respostas recentes da equipa às adversidades, há pelo menos a crença de que será possível manter o mesmo nível competitivo.

Gaitán foi a boa notícia

Nico Gaitán voltou a jogar e é agora mais uma opção para Carlos Carvalhal. O argentino está recuperado dos problemas físicos e procura agora ganhar o melhor ritmo. 

As dores de cabeça de Carlos Carvalhal parecem não ter fim. O técnico tem tido semanas difíceis devido às muitas baixas que se têm verificado e os últimos dias ainda agudizaram mais esta situação...

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/problemas-sem-fim-no-sp-braga-muitas-baixas-para-alvalade?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16093363871955&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fproblemas-sem-fim-no-sp-braga-muitas-baixas-para-alvalade

Lipeste

"Sem pú­bli­co os pre­juí­zos se­rão ir­re­pa­rá­veis"

Sal­va­dor exal­ta es­pí­ri­to da equi­pa, mas alerta pa­ra ou­tros pe­ri­gos

No ba­lan­ço a 2020, o pre­si­den­te do Bra­ga re­cor­dou a con­quis­ta da Ta­ça da Li­ga e o ter­cei­ro lu­gar, e aler­tou pa­ra a ne­ces­si­da­de de o pú­bli­co vol­tar aos es­tá­di­os, com ur­gên­cia


"Que o iní­cio da va­ci­na­ção se­ja o mo­te que to­dos es­pe­rá­va­mos pa­ra que 2021 se­ja o ano do re­gres­so à nor­ma­li­da­de. An­si­a­mos pe­lo dia em que nos dei­xem re­a­brir as por­tas de to­dos os es­tá­di­os. Ca­so con­trá­rio, os pre­juí­zos se­rão ir­re­pa­rá­veis pa­ra to­dos os clu­bes", pa­la­vras de An­tó­nio Sal­va­dor, pu­bli­ca­das nu­ma news­let­ter do clu­be, no dia em que com­ple­tou 50 anos, ins­pi­ra­do pela go­le­a­da apli­ca­da pe­lo Bra­ga ao Bo­a­vis­ta, no Bes­sa. O pre­si­den­te do clu­be pas­sou em re­vis­ta o ano ci­vil de 2020 na news­let­ter "Voz da Le­gião" e não pou­pou nos elo­gi­os à equi­pa. "Cons­truí­mos um gru­po ex­tre­ma­men­te uni­do, so­li­dá­rio, ca­paz de en­fren­tar to­das as tempestades com a co­ra­gem e a de­ter­mi­na­ção de au­tên­ti­cos guer­rei­ros. Os re­sul­ta­dos fa­lam por si: es­ta­mos em to­das as fren­tes e am­bi­ção é al­go que es­tá bem pre­sen­te nes­te gru­po de tra­ba­lho. Aliás, a exi­bi­ção com o Bo­a­vis­ta, após uma se­ma­na atí­pi­ca, não dei­xa mar­gem pa­ra equí­vo­cos: ga­nhar, jo­go a jo­go, sem­pre!", vin­cou, cer­to de que acer­tou em cheio ao apos­tar no re­gres­so do trei­na­dor Car­los Car­va­lhal: "Pa­ra es­ta tem­po­ra­da, con­tra­ta­mos um trei­na­dor que en­cai­xa per­fei­ta­men­te na fi­lo­so­fia do Bra­ga. Am­bi­ci­o­so, fo­ca­do, apai­xo­na­do pe­lo Clu­be e pela ci­da­de, o mis­ter Car­los Car­va­lhal es­tá a fa­zer um tra­ba­lho de gran­de im­por­tân­cia nes­te con­tex­to de cons­tan­te cres­ci­men­to que to­dos de­se­ja­mos pa­ra o Bra­ga".

Pu­xan­do um pou­co mais atrás a fi­ta do tem­po, Sal­va­dor re­cor­dou, po­rém, que já a épo­ca an­te­ri­or foi mar­can­te. "Con­quis­tá­mos a Ta­ça da Li­ga em ple­no Es­tá­dio Mu­ni­ci­pal, al­go am­bi­ci­o­na­do por to­dos nós, pela ci­da­de e pela re­gião. No cam­pe­o­na­to ga­ran­ti­mos o ter­cei­ro lu­gar e o me­re­ci­do aces­so di­re­to à fa­se de gru­pos da Li­ga Eu­ro­pa, com­pe­ti­ção na qual já cons­truí­mos um le­ga­do, fru­to da nos­sa pre­sen­ça con­tí­nua em gran­des pal­cos".

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201230/281500753868130

Lipeste

Se­quei­ra em ris­co pa­ra Al­va­la­de

La­te­ral tem uma mi­al­gia na co­xa es­quer­da e po­de jun­tar-se à ex­ten­sa lis­ta de baixas


Su­pe­ra­do o Bo­a­vis­ta, Car­los Car­va­lhal de­pa­ra-se com um no­vo cons­tran­gi­men­to: Se­quei­ra. O la­te­ral-es­quer­do apre­sen­tou qu­ei­xas na co­xa es­quer­da no de­cor­rer do jo­go dis­pu­ta­do no Bes­sa, aca­ban­do por ser subs­ti­tuí­do no se­gun­do tem­po, e po­de­rá fa­lhar a vi­si­ta ao Spor­ting, do pró­xi­mo sá­ba­do, alar­gan­do um pou­co mais o qua­dro de baixas da equi­pa, cons­ti­tuí­do por Bru­no Vi­a­na, Tor­me­na, Da­vid Car­mo e André Cas­tro, to­dos in­fe­ta­dos com co­vid-19, e ain­da por Fran­cis­co Mou­ra, Ga­le­no e Rui Fon­te.

O pri­mei­ro di­ag­nós­ti­co ao pro­ble­ma de Se­quei­ra apon­tou pa­ra uma le­são sim­ples (uma mi­al­gia), mas só en­tre ho­je e ama­nhã é que Car­los Car­va­lhal sa­be­rá se po­de­rá con­tar com o o de­fe­sa pa­ra a des­lo­ca­ção ao Es­tá­dio de Al­va­la­de. O le­que de op­ções en­co­lheu con­si­de­ra­vel­men­te nos úl­ti­mos di­as, atin­gin­do es­pe­ci­al­men­te a de­fe­sa, tu­do apon­tan­do pa­ra que Raul Silva e Ro­lan­do vol­tem a for­mar du­pla na zo­na cen­tral, sen­do a no­va al­ter­na­ti­va Bru­no Ro­dri­gues (18 anos), es­tre­a­do já na pon­ta fi­nal do jo­go com o Bo­a­vis­ta. Com for­ma­ção cum­pri­da no Fa­bril do Barreiro, Spor­ting, V. Se­tú­bal e Bra­ga, o jo­vem de­fe­sa as­cen­deu à equi­pa B na épo­ca an­te­ri­or.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201230/282093459354978

Lipeste

MAR­CA DU­PLA A DOIS GO­LOS DE KAROGLAN

Ri­car­do Hor­ta e Pau­li­nho se­guem ago­ra la­do a la­do na per­se­gui­ção a Karoglan, o se­gun­do me­lhor mar­ca­dor de sem­pre do Bra­ga, com 65 go­los. Fren­te ao Bo­a­vis­ta, o ex­tre­mo to­ta­li­zou 200 jo­gos pe­los ar­se­na­lis­tas e fez bis, so­man­do ago­ra 63 re­ma­tes cer­tei­ros. Já o pon­ta de lan­ça atin­giu o mes­mo nú­me­ro ao fa­tu­rar tam­bém no Bes­sa, le­van­do qua­tro jo­gos se­gui­dos a mar­car.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201230/282071984518498

Lipeste

PA­RA­BÉNS TRINCÃO NÃO FOI ES­QUE­CI­DO

Fran­cis­co Trincão com­ple­tou on­tem 21 anos e não foi es­que­ci­do pe­lo Bra­ga. Nas re­des so­ci­ais, o clu­be as­si­na­lou o ani­ver­sá­rio do ex­tre­mo do Bar­ce­lo­na com a se­guin­te men­sa­gem: "No­va pé­ro­la do Bar­ce­lo­na, mas pa­ra sem­pre Gver­rei­ro de Ou­ro". A trans­fe­rên­cia re­cor­de do in­ter­na­ci­o­nal por­tu­guês sub21 pa­ra o Barça, por 31 mi­lhões de eu­ros, foi acer­ta­da em ja­nei­ro de 2020.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201230/282067689551202

Lipeste

5

Le­va cin­co vi­tó­ri­as con­se­*****­ti­vas. De­pois de ter per­di­do, fo­ra de ca­sa, fren­te ao Be­le­nen­ses, ba­teu Zorya, Olím­pi­co do Montijo, Es­to­ril, Rio Ave e Bo­a­vis­ta.

em:
https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201230/282089164387682

2,35

Em 20 jo­gos nes­te épo­ca, pa­ra a Li­ga, Li­ga Eu­ro­pa, Ta­ça de Por­tu­gal e Ta­ça da li­ga, o Bra­ga já co­le­ci­o­nou 47 go­los. Em mé­dia, faz 2,35 por jo­go.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201230/282084869420386

Lipeste

UEFA coloca David Carmo e Darwin na Equipa Revelação do ano da Liga Europa

A UEFA anunciou a sua Equipa Revelação do ano na Liga Europa e o destaque vai para a inclusão de dois nomes que jogam em equipas portuguesas, o avançado do Benfica Darwin Núñez e o central do SC Braga David Carmo.

Numa equipa repleta de talento, a UEFA escolheu onze jovens jogadores que despontaram na UEFA Europa League durante o ano civil de 2020, tendo por base que estes tenham feito a sua estreia na prova este ano, ou que tenham demonstrada uma evolução significativa depois de uma experiência reduzida em anos anteriores, e que tenham menos de 24 anos.

A equipa foi selecionada por repórteres e editores do site oficial da UEFA e conta com um guarda-redes, quatro defesas, três médios e três defesas. No setor mais recuado surge o primeiro nome bem conhecido do futebol português, com David Carmo a ser um dos defesas escolhidos e a ser mesmo comparado pelo organismo que rege o futebol europeu a Virgil Van Dijk, defesa do Liverpool.

No ataque surge Darwin Núñez. O avançado do Benfica foi uma das grandes figuras desta última fase de grupos da Liga Europa, ao rubricar cinco golos noutros tantos jogos e a UEFA diz mesmo que o uruguaio é um jogador «a seguir de perto».

A restante equipa conta com algumas das maiores promessas a ter em atenção no futebol europeu e mundial nos próximos anos, como é o caso do central Josko Gvardiol (Dínamo Zagreb), os médios Florian Wirtz (Bayer Leverkusen) e Takefusa Kubo (Villarreal) e o avançado Donyell Malen (PSV), assim como alguns nomes mais desconhecidos, como o guarda-redes Ivan Nevistić (Rijeka) ou o defesa Sven Botman (Lille).

Eis a Equipa Revelação do ano da Liga Europa:

Ivan Nevistić (Rijeka)

Joško Gvardiol (Dínamo Zagreb)

David Carmo (Braga)

Wesley Fofana (Leicester)

Sven Botman (LOSC Lille)

Florian Wirtz (Leverkusen)

Takefusa Kubo (Villarreal)

Lovro Majer (Dínamo Zagreb)

Amine Gouiri (Nice)

Darwin Nuñez (Benfica)

Donyell Malen (PSV)

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=307912

Lipeste

"Difícil não é chegar à Europa de vez em quando", diz Salvador

António Salvador deixou uma mensagem aos associados do SC Braga em jeito de balanço do ano que está de saída e abrindo desafios para 2021, que está aí 'à porta'.

O presidente do SC Braga promete aos bracarenses um clube "ainda mais forte, ainda mais capaz, ainda mais preparado para enfrentar todas as adversidades".

"Um SC Braga que continuará a honrar a sua história, mas que terá sempre os olhos postos no futuro", avisou António Salvador, explicando que o ano de 2020 foi exigente mas na hora de fazer as contas olha com "orgulho" para o que se fez no Minho.

"Conseguimos ultrapassar as contrariedades, alcançando o final de mais um ano civil com motivos de orgulho", diz António Salvador, com referência à conquista da Taça da Liga, ao terceiro lugar no campeonato e consequente acesso à fase de grupos da Liga Europa.

"Já construímos um legado, fruto da nossa presença contínua em grandes palcos. Aliás, difícil não é chegar à Europa de vez em quando; difícil é, todos os anos, assumir o objetivo de lá chegar e permanentemente alcançá-lo! É um grande desafio, admitimos. Mas é a única forma que sabemos e queremos trabalhar neste clube", afirmou o líder máximo do emblema minhoto.

Depois de deixar elogios a Carlos Carvalhal na mensagem partilhada no site oficial do SC Braga, António Salvador diz que o emblema arsenalista tem um grupo "capaz de enfrentar todas as tempestades com a coragem e a determinação de autênticos gverreiros".

"Os resultados falam por si: estamos em todas as frentes e ambição é algo que está bem presente neste grupo de trabalho", assinala o líder do clube bracarense, que na última ronda venceu no Bessa e na próxima jornada joga em Alvalade.

António Salvador aproveitou ainda a mensagem para pedir um regresso do público aos estádios de futebol, esperando que 2021 determine esse regresso.

"Não concebemos o ano de 2021 sem termos a nossa força motora a apoiar-nos nos estádios de Portugal e da Europa. Que o início do período de vacinação seja o mote que todos esperávamos para que 2021 seja, efetivamente, o ano do regresso à normalidade."

O presidente dos minhotos diz que só quando os adeptos voltarem às bancadas é que o futebol voltará a ser o que se pretende. "Ansiamos pelo dia em que nos deixem reabrir as portas de todos os estádios. Só aí é que o futebol voltará a cumprir-se na sua plenitude."

Se tal não acontecer, António Salvador avisa, desde já, que "os prejuízos serão irreparáveis para todos os clubes em Portugal".

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/dificil-nao-e-chegar-a-europa-de-vez-em-quando-diz-salvador

Lipeste

David Carmo e Darwin Nuñez no onze revelação da Liga Europa

A UEFA deu a conhecer na última terça-feira o onze revelação da Liga Europa, ou seja, os 11 jogadores jovens que se estrearam esta época na competição e que se destacaram dos restantes.

Na escolha* realizada pelos repórteres e editores da UEFA, surgem dois jogadores que militam na I Liga: David Carmo, do SC Braga e Darwin Nuñez, do Benfica.

O bracarense é um dos quatro defesas escolhidos para este onze, juntamente com Gvardiol, do Dinamo Zagreb, Fofana, do Leicester e Botmand, do Lille. A UEFA compara o jogador de 21 anos com um dos principais defesas europeus.

"Um central nos moldes de Virgil van Dijk, [David] Carmo só se estreou no SC Braga em janeiro mas já segurou o seu lugar", lê-se no site da competição.

Já o avançado uruguaio do Benfica surge neste onze na companhia de Gouiri, do Nice e Malen, do PSV na frente de ataque. A UEFA destaca os golos marcados na fase de grupos, bem como o seu papel na seleção do Uruguai.

"Um regular na Seleção senior do Uruguai, os cinco golos de Nuñez na fase de grupos destacaram-no como um dos jogadores a ter em atenção", escreveu a UEFA.

O onze revelação:

Guarda-redes: Ivan Nevistic (22 anos, Rijeka)

Defesas: Josko Gvardiol (18 anos, Dinamo Zagreb), David Carmo (21 anos, SC Braga), Wesley Fofana (19 anos, Leicester), Sven Botman (20 anos, Lille)

Médios: Florian Wirtz (17 anos, Leverkusen), Takefusa Kubo (19 anos, Villarreal), Lovro Majer (22 anos, Dinamo Zagreb)

Avançados: Amine Gouiri (20 anos, Nice), Darwin Nuñez (21 anos, Benfica), Donyell Malen (21 anos, PSV).

*A escolha da UEFA foi limitada a dois critérios: jogadores com idade igual ou inferior a 24 anos e que tenham realizado a sua estreia na Liga Europa em 2020 ou com experiência limitada na competição que se tenham destacado este ano.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/david-carmo-e-darwin-nunez-no-onze-revelacao-da-liga-europa

Lipeste

Carvalhal assegura que Paulinho não sai em janeiro. Mas o Sporting não desiste do avançado que Rúben Amorim tanto quer

Carlos Carvalhal, treinador do Sporting de Braga, tem uma certeza: o avançado Paulinho não vai sair em janeiro. "Não estou preocupado," diz o técnico bracarense. Mas a SAD do Sporting não desiste de aquecer o mercado interno com a contratação do jogador de 28 anos

As duas equipas defrontam-se no próximo sábado em Alvalade, em jogo a contar para a Liga, sendo que o jogo não se resumirá às quatro linhas. O jornal "A Bola" avança que os bastidores serão animados por conversas entre dirigentes de ambos os clubes. Lembre-se que Rúben Amorim pretende ter o avançado ao seu serviço desde que chegou ao Sporting.

Por seu turno, Carvalhal continua despreocupado, como garantiu no final do jogo com o Boavista: "Não estou preocupado, o Paulinho fica até junho, a não ser que batam a cláusula de rescisão." Menos segura está a continuação do avançado no plantel arsenalista quando chegar o verão. "No final da época é provável que saia mas fiquei muito satisfeito por ouvir o treinador do Sporting dizer que não vai haver mexidas em termos de mercado, para ver se acaba o circo relativamente aos jogadores do Sporting de Braga".

O técnico explicou ainda: "Estas especulações são terríveis tanto para os jogadores como para as equipas. Mas o Paulinho tem boa cabeça, está de corpo e alma no Sporting de Braga, vai fazer muitos golos e no final da época vai fazer a transferência por que tanto anseia e que é também interesse do clube".

em: https://tribunaexpresso.pt/revista-de-imprensa/2020-12-30-Carvalhal-assegura-que-Paulinho-nao-sai-em-janeiro.-Mas-o-Sporting-nao-desiste-do-avancado-que-Ruben-Amorim-tanto-quer


Lipeste


Lipeste

.

8 M€ E JOGADORES POR PAU­LI­NHO

Spor­ting e Bra­ga man­têm diá­lo­go pe­lo avan­ça­do pa­ra che­gar a um en­ten­di­men­to: Ilo­ri, Ca­ma­cho e Bor­ja dis­cuti­dos


An­tó­nio Salvador pre­ten­de 15 M€ e ou­tros 5 M€ por ob­je­ti­vos, mas, ape­sar da von­ta­de de Rú­ben Amorim, Fre­de­ri­co Va­ran­das re­cusa che­gar a es­ses va­lo­res nes­ta fa­se da tem­po­ra­da

Têm si­do múl­ti­plos os con­tac­tos e con­ver­sas entre Spor­ting e Bra­ga no sen­ti­do de vi­a­bi­li­za rum acor­do pa­ra a trans­fe­rên­cia de Pau­li­nho pa­ra Al­va­la­de–os quais são ofi­ci­al­men­te ne­ga­dos pe­las par­tes, e con­ti­nu­a­rão a sê-lo – e o úl­ti­mo dos quais, se­gun­do O JO­GO apu­rou, en­vol­veu uma oferta por par­te dos res­pon­sá­veis le­o­ni­nos que en­glo­ba­va um va­lor mo­ne­tá­rio e a ce­dên­cia a tí­tu­lo de­fi­ni­ti­vo e por em­prés­ti­mo de atle­tas dos qua­dros do atu­al lí­der do cam­pe­o­na­to. De acor­do com in­for­ma­ções re­co­lhi­das pe­lo nos­so jor­nal, em ci­ma da me­sa foi co­lo­ca­do um pa­ga­men­to na or­dem dos oi­to mi­lhões de eu­ros – que se­ria par­ce­la­do – e a pos­si­bi­li­da­de de ce­der a tí­tu­lo de­fi­ni­ti­vo Ti­a­go Ilo­ri e/ou Ra­fa­el Ca­ma­cho, além do em­prés­ti­mo de Cris­ti­an Bor­ja, al­go que não foi ao en­con­tro do lí­der dos ar­se­na­lis­tas, An­tó­nio Salvador.

Mas es­te não foi o úni­co a di­zer que não à pos­si­bi­li­da­de. Tam­bém um dos en­vol­vi­dos, Ra­fa­el Ca­ma­cho, não se mos­trou in­te­res­sa­do na mu­dan­ça, re­pe­tin­do aqui­lo que se ve­ri­fi­cou em ou­tu­bro úl­ti­mo com Spo­rar, no­me pe­di­do por An­tó­nio Salvador co­mo par­te de um even­tu­al acor­do e que os leões até te­ri­am dis­po­ni­bi­li­da­de pa­ra acei­tar se a ver­ba pe­di­da pe­lo internacional por­tu­guês de 28 anos não fos­se os 15 M€. Ora, em Al­va­la­de, o téc­ni­co Rú­ben Amorim há mui­to que de­fi­niu o seu an­ti­go jo­ga­dor co­mo um al­vo pri­o­ri­tá­rio e fê-lo sa­ber jun­to de Fre­de­ri­co Va­ran­das, mes­mo sa­ben­do que tal mo­vi­men­ta­ção de mer­ca­do é mui­to di­fí­cil de con­su­mar, nem tan­to pe­lo fac­to de Pau­li­nho ter re­no­va­do re­cen­te­men­te até 2025, mas sim por questões fi­nan­cei­ras e po­lí­ti­cas, ain­da re­sul­ta­do da pró­pria mu­dan­ça do trei­na­dor pa­ra Al­va­la­de, pro­ve­ni­en­te pre­ci­sa­men­te do Bra­ga. A po­lé­mi­ca em tor­no do pa­ga­men­to do téc­ni­co – ver­ba li­gei­ra­men­te aci­ma dos 12 M€ –, o fac­to de os ar­se­na­lis­tas apre­sen­ta­rem am­bi­ções des­por­ti­vas não mui­to dis­tan­tes das dos leões são as­pe­tos de re­le­vo.

Ain­da as­sim, em Al­va­la­de, fa­ce à in­sis­tên­cia não as­su­mi­da pa­ra o ex­te­ri­or, Rú­ben Amorim con­ti­nua a apon­tar ba­te­ri­as pa­ra Pau­li­nho e o Spor­ting vai di­a­lo­gan­do com o Bra­ga na pro­cura de so­lu­ções, is­to quan­do a ja­ne­la de trans­fe­rên­ci­as de ja­nei­ro es­tá pres­tes a abrir. É cer­to que to­dos os en­vol­vi­dos olham pa­ra o acor­do nes­te pe­río­do co­mo com­ple­xo e o pró­prio trei­na­dor Car­los Car­va­lhal, no fi­nal do en­con­tro entre o Bo­a­vis­ta e o Bra­ga, dis­se es­pe­rar que se te­nha "fe­cha­do de­fi­ni­ti­va­men

No fe­cho do úl­ti­mo mer­ca­do de trans­fe­rên­ci­as, em ou­tu­bro, os dois clu­bes ne­go­ci­a­ram o avan­ça­do, ten­do os ar­se­na­lis­tas pe­di­do a ce­dên­cia de Spo­rar. Car­los Car­va­lhal, após o jo­go do Bes­sa, afir­mou que o avan­ça­do "fi­ca até ao fi­nal da épo­ca"

te o cir­co pa­ra a co­mu­ni­ca­ção so­ci­al re­la­ti­va­men­te ao Pau­li­nho so­bre o pos­sí­vel in­gres­so pa­ra o Spor­ting". No en­tan­to, ou­tras von­ta­des têm fa­la­do, e vão con­ti­nu­ar a fa­zê-lo, so­bre o mes­mo, sa­ben­do to­dos qual o de­se­jo do jo­ga­dor. Cer­to é que os di­ri­gen­tes le­o­ni­nos, apu­rou o nos­so jor­nal, des­car­tam qual­quer in­ves­ti­men­to fi­nan­cei­ro su­pe­ri­or ao men­ci­o­na­do, em par­ti­cuar na re­a­ber­tu­ra do mer­ca­do, nes­ta fa­se da épo­ca, daí que o úni­co ca­mi­nho vis­to co­mo pos­sí­vel a Sul pas­sa pe­la ce­dên­cia de atle­tas, ce­ná­rio que co­lhe pou­co agra­do no Mi­nho. Aliás, no úl­ti­mo dia de mer­ca­do, em ou­tu­bro, o Spor­ting che­gou mes­mo a co­lo­car a pos­si­bi­li­da­de de pa­gar de for­ma par­ce­la­da 11 M€, fa­lou-se igual­men­te de Iva­nil­do Fer­nan­des co­mo no­me a se­guir pa­ra o Bra­ga, is­to além do internacional es­lo­ve­no, mas os dois pre­si­den­tes não se en­ten­de­ram e o ne­gó­cio não se fez.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201231/281758451908018

Lipeste


"O ZÉ CAR­LOS NÃO VAI TREMER EM AL­VA­LA­DE"

La­te­ral po­de ocu­par lu­gar de Se­quei­ra, em dú­vi­da por le­são. Do­min­gos Bar­ros, seu ex-trei­na­dor, apos­ta que da­rá con­ta do re­ca­do.

Con­tra­ta­do pe­los bra­ca­ren­ses es­te Ve­rão, ao Lei­xões, foi no Le­ça que re­cuou de ex­tre­mo pa­ra la­te­ral di­rei­to. "Vi­mos que tem po­ten­ci­al pa­ra fa­zer o cor­re­dor to­do", re­cor­dou o téc­ni­co.

Se­quei­ra não de­ve re­cupe­rar de um pro­ble­ma mus­cular na co­xa es­quer­da pa­ra o jo­go de sá­ba­do, em Al­va­la­de. Em­bo­ra Iu­ri Me­dei­ros tam­bém se­ja uma hi­pó­te­se a con­si­de­rar pa­ra ocu­par a va­ga na es­quer­da da de­fe­sa do Bra­ga no du­e­lo com o Spor­ting, Zé Car­los é a so­lu­ção mais pro­vá­vel que Car­los Car­va­lhal en­con­tra­rá pa­ra su­prir a qua­se cer­ta au­sên­cia de um dos in­dis­cutí­veis da sua es­tru­tu­ra. Co­mo, aliás, acon­te­ceu na vi­si­ta ao Bes­sa, quan­do Se­quei­ra se le­si­o­nou aos 50', en­tran­do o ex-jo­ga­dor do Lei­xões. Há tam­bém a pos­si­bi­li­da­de de Zé Car­los jo­gar no seu lu­gar de raiz, la­te­ral-di­rei­to, e tran­si­tar Es­gaio pa­ra o flan­co opos­to. A con­fir­mar-se a apos­ta no jo­ga­dor de 22 anos, o es­tu­dan­te de fi­si­o­te­ra­pia se­rá mais um ca­so de as­cen­são me­teó­ri­ca. Me­nos de um ano de­pois de ter par­ti­ci­pa­do num Le­ça-Es­pi­nho, pa­ra o Cam­pe­o­na­to de Por­tu­gal (trans­fe­riu-se no fi­nal de ja­nei­ro pa­ra o Lei­xões, ten­do fei­to cin­co jo­gos na II Li­ga), po­de­rá es­tre­ar-se num pal­co de um gran­de. "O Zé Car­los não vai tremer", pers­pe­ti­vou Do­min­gos Bar­ros, trei­na­dor do Le­ça FC, que ori­en­tou o la­te­ral em 75 jo­gos, in­cluin­do na Di­vi­são de Eli­te da AF Por­to. "É mui­to equi­li­bra­do, com mui­ta se­gu­ran­ça em si pró­prio. Se for op­ção, es­ta se­rá a pri­mei­ra vez que vai jo­gar no es­tá­dio de um dos três gran­des, o que po­de­rá pro­vo­car al­gu­ma an­si­e­da­de, mas vai pas­sar dois ou três mi­nu­tos de­pois do jo­go co­me­çar, por­que é um atle­ta men­tal­men­te mui­to for­te", res­sal­vou, re­cor­dan­do que Zé Car­los "era ex­tre­mo de raiz nas ca­ma­das jo­vens do Lei­xões", tam­bém foi no Le­ça FC, e na épo­ca pas­sa­da é que re­cuou pa­ra la­te­ral. "Con­si­de­rá­mos que ti­nha po­ten­ci­al pa­ra fa­zer o cor­re­dor to­do e ser um bom de­fe­sa-di­rei­to e foi uma apos­ta com su­ces­so", in­di­cou, com or­gu­lho, adi­an­tan­do que fez dois jo­gos a la­te­ral-es­quer­do "em si­tu­a­ções pon­tu­ais, co­mo acon­te­ceu com o Bo­a­vis­ta".

Do­min­gos Bar­ros en­ten­de que "pe­la for­ma co­mo en­ca­ra ca­da de­sa­fio" e as op­ções da equi­pa téc­ni­ca "não te­rá pro­ble­mas" na adap­ta­ção à po­si­ção. "Pas­san­do pa­ra a es­quer­da, a úni­ca di­fe­ren­ça se­rá a ver­ti­ca­li­da­de. Vai pu­xar mais pa­ra o pé di­rei­to e pro­cuar mais o jo­go in­te­ri­or, mas em ter­mos de com­pe­tên­cia não te­rá pro­ble­mas", re­su­miu.

"É mui­to equi­li­bra­do, com mui­ta se­gu­ran­ça em si pró­prio, a an­si­e­da­de vai pas­sar dois ou três mi­nu­tos de­pois do jo­go co­me­çar"

Do­min­gos Bar­ros Trei­na­dor do Le­ça

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201231/281848646221234

Car­mo na equi­pa jo­vem de 2020 da Li­ga Eu­ro­pa

Jo­ga­dor de 21 anos é des­cri­to pe­la UEFA co­mo "um cen­tral ao jei­to de Vir­gil van Dijk"

A cum­prir um pe­río­do de iso­la­men­to em ca­sa por ter acu­sa­do po­si­ti­vo à covid-19, Da­vid Car­mo re­ce­beu uma boa no­tí­cia que o dei­xou na­tu­ral­men­te or­gu­lho­so e ex­tre­ma­men­te fe­liz. O cen­tral de 21 anos foi es­co­lhi­do pe­la UEFA pa­ra in­te­grar a equi­pa de jo­vens jogadores que des­pon­ta­ram na Li­ga Eu­ro­pa du­ran­te o ano ci­vil de 2020.

O jo­ga­dor da equi­pa ar­se­na­lis­ta, que em no­vem­bro pro­lo­gou o con­tra­to com o clu­be mi­nho­to até 2025 e fi­cou com uma cláu­su­la de res­ci­são de 40 mi­lhões de eu­ros (era de 20 mi­lhões), é des­cri­to pe­la UEFA co­mo "um de­fe­sa­cen­tral ao jei­to de Vir­gil van Dijk", internacional ho­lan­dês do Li­ver­po­ol, e fi­gu­ra na de­fe­sa com Gvar­di­ol, do Dí­na­mo Za­greb, Wes­ley Fo­fa­na, do Lei­ces­ter, e Sven Bot­man, do Lil­le.

Tam­bém Darwin Nuñez, pon­ta de lan­ça uru­guaio do Benfica, es­tá no on­ze re­ve­la­ção da UEFA, jun­ta­men­te com os avan­ça­dos Goui­ri, do Ni­ce, e Donyell Ma­len, do PSV Eindho­ven. O guar­da-re­des Ivan Ne­vis­tic, do Ri­je­ka, e os mé­di­os Flo­ri­an Wirtz (Le­ver­ku­sen), Ta­ke­fu­sa Ku­bo (Vil­lar­re­al) e Lo­vro Ma­jer (Dí­na­mo Za­greb), com­ple­tam a lis­te de elei­tos.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201231/281857236155826