News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

SC BRAGA vs ZORYA

Braga e Zorya Luhansk enfrentam‑se no Estádio Municipal de Braga, num jogo para esta fase da UEFA Europa League (Fase de grupos). O historial de confrontos diretos recentes é favorável à equipa da casa, que regista 1 vitória e 2 empates nos últimos 3 jogos. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Zorya Luhansk apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Um jogo que se espera muito aberto e com vários lances de interesse. Tanto o Braga como o Zorya devem atuar de forma muito ofensiva, tendo em conta o grande desequilíbrio entre os plantéis. Além disto, o último embate entre os dois emblemas terminou com vários tentos no marcador final (1-2 a favor do Braga).

Análise Braga

Depois de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota, a equipa da casa está atualmente na 2ª posição, com 10 pontos conquistados. No último jogo, ganhou por (2‑4) fora contra o AEK Athens, depois de no jogo anterior, ter empatado por (3‑3) em casa com o Leicester City. Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 1 empate e 7 derrotas como visitante; contra 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a Primeira Liga, perdeu com o Belenenses fora por (2‑1). Nos últimos 10 jogos em casa o Braga regista 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 4 dos últimos 5 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 4 dos últimos 5 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que não costuma sentir dificuldades para abrir o marcador: marcou o primeiro golo em 12 dos últimos 15 jogos, desses 12 chegou ao intervalo em vantagem em 9 e conseguiu manter a vantagem até ao final do jogo em 10. Nos últimos 7 jogos em casa para todas as competições há 1 período que se destaca: marcou 4 dos seus 10 golos entre os minutos (76'‑90').

A turma do Braga entra neste jogo com uma derrota, por 2-1, na viagem ao terreno do Belenenses, em jogo a contar para o campeonato português: o único tento da equipa foi assinado por Paulinho. De salientar que os bracarenses já garantiram o acesso à próxima fase da Liga Europa. O clube português é uma equipa que gosta de jogar no meio campo do oponente, com o objetivo de atacar de uma forma mais organizada. Quando investe no processo ofensivo, normalmente, fá-lo através do corredor direito, com o intuito de aproveitar a profundidade oferecida pelo extremo Iuri Medeiros. Para este jogo o técnico Carlos Carvalhal não pode contar com Francisco Moura e Rui Fonte, ambos com problemas físicos.

Análise Zorya

Depois de 2 vitórias e 3 derrotas, a equipa visitante está atualmente na 3ª posição, com 6 pontos conquistados. No último jogo, ganhou por (1‑0) em casa contra o Leicester City, depois de no jogo anterior, ter ganho por (0‑3) fora com o AEK Athens. Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas no seu estádio. No último jogo que disputou, para a Premier League, ganhou ao Dnipro‑1 em casa por (3‑1). Nos últimos 10 jogos como visitante o Zorya Luhansk ganhou 4, empatou 3 e perdeu 3. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 4 dos últimos 5 jogos para esta competição. Em 11 jogos, nunca conseguiu dar a volta ao marcador nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo. Nos últimos 15 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 6 dos seus 15 golos entre os minutos (61'‑75').

A turma ucraniana do Zorya entra neste jogo com uma vitória, por 3-1, na viagem ao terreno do Dnipro, registando desta forma o quarto triunfo seguido em jogos oficiais: os golos da equipa foram rubricados por Dmytro Ivanisenya e Artem Gromov (2). De salientar que os visitantes já se encontram eliminados desta Liga Europa. O mister Viktor Skripnik deve atuar em 4-3-3 privilegiando um estilo de jogo mais cauteloso, atacando através dos corredores laterais. O Zorya é uma equipa que gosta de jogar no seu meio campo, com o objetivo de tentar surpreender o seu adversário através do contra-ataque. Não existem ausências importantes para este jogo.

Lê mais em: https://www.academiadasapostas.com/stats/match/europa/uefa-europa-league/sporting-braga/zorya/ajxQR8LN7ZBe1/preview

Lipeste

Bracarenses procuram 1.º triunfo caseira frente a ucranianos

15 curiosidades sobre o SC Braga x Zorya


SC Braga e Zorya defrontam-se pelas 20h, em jogo a contar para o Grupo G da Fase de Grupos da Liga Europa, numa partida que será arbitrada pelo polaco Daniel Stefański. Conheça as principais curiosidades do desafio.

Quarto jogo entre SC Braga e Zorya, com os bracarenses invictos: uma vitória e dois empates
 

Em Braga, as duas equipas encontraram-se uma vez, em 2018, na pré-eliminatória de acesso à Liga Europa. 2x2 foi o resultado final
 

O SC Braga nunca venceu uma equipa ucraniana em casa: em cinco jogos, soma dois empates e três derrotas
 

O jogo disputado em Braga em agosto de 2018 foi o único realizado pelo Zorya em Portugal
 

Este é o 30.º jogo em solo nacional entre equipas portuguesas e ucranias, com vantagem para as equipas lusas, que somam 14 vitórias, cinco empates e 10 derrotas
 

As equipas portuguesas não perderam nas quatro últimas receções a equipas ucranianas
 

A última equipa portuguesas a perder em casa frente a um rival ucraniano foi, precisamente, o SC Braga: 2x4 frente ao Shakhtar, em 2016/17
 

O SC Braga vem de uma derrota, a única nos seis últimos jogos
 

O SC Braga ainda não perdeu em casa nesta edição da Liga Europa (uma vitória e um empate)
 

O SC Braga sofreu golos nos quatro últimos jogos realizados na Liga Europa
 

Nos seis jogos realizados em casa esta época, o SC Braga só perdeu um - logo o primeiro, frente ao Santa Clara
 

O Zorya soma quatro vitórias consecutivas
 

O Zorya não perde há cinco jogos
 

O Zorya soma duas vitórias consecutivas na Liga Europa, sem sofrer qualquer golo
 

O Zorya venceu os dois últimos jogos realizados fora de casa, ambos por 0x3
 
em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=306203

Lipeste

11/12/2020
.


.

LE: Sp. Braga-Zorya, 2-0 (crónica)

O Sp. Braga fechou a participação no Grupo G da Liga Europa com um triunfo sobre o Zorya (2-0), igualando em pontos o Leicester no topo da classificação. No confronto direto vale a goleada imposta pelos ingleses para ditar o segundo lugar à equipa de Carlos Carvalhal, que partiu para este jogo já com o passaporte assegurado para os 16-avos-de-final.

Num embate pouco intenso e em que o técnico arsenalista mexeu muito na equipa, acabaram por ser dois dos mais utilizados, dois suspeitos do costume, a fazer a diferença e a carimbar o triunfo. Galeno está na origem do primeiro golo, que acaba por ser um autogolo, Ricardo Horta marcou um minuto após entrar em campo. Apenas depois de uma hora de jogo foi encontrado o caminho para o golo pelos bracarenses.

Tendo, então, já o apuramento confirmado, Carlos Carvalhal operou uma autêntica revolução no onze bracarense, mantendo apenas David Carmo e Galeno na equipa comparativamente com o jogo em Belém. Destaque para a estreia absoluta de Zé Carlos com a camisola arsenalista.

Hino ao desperdício

Tendo o destino já traçado, um pouco como era expectável, os dois conjuntos não imprimiram ao jogo o ritmo que seria imposto caso ainda houvesse algum objetivo em disputa. Foi notória a pouca intensidade de parte a parte, sem rasgos de genialidade e de motivação.

Mesmo assim, as segundas linhas do Sp. Braga foram para o período de descanso já com um hino ao desperdício esquematizado numa pauta em que se registavam várias desafinações. Entre as muitas tentativas de André Horta de fora da área, Zé Carlos, Abel Ruiz e Galeno foram os que tiveram as notas mais graves.

Perdidas incríveis dos bracarenses. Zé Carlos atirou por cima na pequena área, Galeno atirou ao lado fazendo o mais difícil também na pequena área ao atirar ao lado e Abel Ruiz teve tempo para tudo, apareceu isolado e nem sequer o tentaram importunar, mas o espanhol atitou contra o corpo do guarda-redes.

Uma hora de tolerância

Do King Power Stadium ecoava uma vantagem de dois golos do Leicester sobre o AEK, o que deixava as contas do primeiro lugar praticamente arrumadas, tirando ainda mais interesse ao encontro da pedreira.

Alheia a isso, depois de uma hora de tolerância, a equipa bracarense agarrou o triunfo com dois dos jogadores com mais minutos. Espevitado na esquerda, Galeno arranjou espaço para rematar cruzado, sendo que Aabu Hanna emendou para a própria baliza ao minuto 61.

Apenas sete minutos depois, instantes depois de ter entrado em campo, Ricardo Horta fez o gosto ao pé, ultrapassando Paulinho na marca de jogador com mais golos marcados nas competições europeias ao serviço do Sp. Braga.

Triunfo dos guerreiros no fecho do Grupo G, olhando agora a equipa de Carlos Carvalhal para a fase  a eliminar. O sorteio ditará a sorte arsenalista na próxima segunda-feira.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/zorya-luhansk/le-sp-braga-zorya-2-0-cronica

Lipeste

LE: Sp. Braga-Zorya, 2-0 (destaques)

2 - 3 minutes

FIGURA: Galeno
Um dos que manteve o lugar no onze, Galeno não elevou o conta rotações à sua performance habitual, mas ainda assim foi dos que mais conseguiu acelerar com um jogo morno. A fazer o corredor esquerdo, o brasileiro ganhou várias vezes terreno à concorrência e está na origem do primeiro golo ao trabalhar bem na esquerda antes de rematar. Foi traído: autogolo quando Hanna tentava o corte.

MOMENTO: autogolo de Abu Hanna
Oficialmente é atribuído autogolo ao defesa do Zorya, mas na ficha de serviço oficiosa Galeno é o autor. Trabalho sobre o lado esquerdo do ataque a iludir o oponente direto, rematando depois cruzado com o pé esquerdo. A bola levava selo de golo, mas Abu Hanna na ânsia de fazer o corte acabou por antecipar o golo.

OUTROS DESTAQUES

Kabaev

O extremo de 25 anos que cumpre a quarta época consecutiva no Zorya foi dos mais insistentes no ataque da equipa ucraniana. Rematou a rasar o poste a instantes do intervalo num dos lances mais perigosos do Zorya.

André Horta
Colecionou remates sem a direção certa, mas mesmo rematando ao lado, foi dos mais espevitados e atrevidos do conjunto de Carlos Carvalhal. Criou espaços e apareceu por diversas ocasiões em zona de finalização.

Shevchenko
Habitual titular da baliza do Zorya, o guarda-redes voltou a estar entre os postes após ter sido preterido no último jogo. Prestação consistente com o momento alto ao negar o golo quando Abel Ruiz apareceu completamente isolado.

Iuri Medeiros e Ricardo Horta
Entraram e no minuto seguinte fizeram estragos. Passe sublime de Iuri a solicitar a desmarcação de Ricardo Horta, no primeiro toque no esférico o atacante atirou cruzado para o fundo das redes. Pormenores técnicos de fino recorte, com destaque para o passe de Iuri Medeiros.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/zorya-luhansk/le-sp-braga-zorya-2-0-destaques

Lipeste

Liga Europa: os possíveis adversários do Sp. Braga

Bracarenses não são cabeças de série no sorteio dos 16 avos de final


Manchester United, Ajax, Shakthar, Brugge, Roma, Arsenal, Villarreal, Din. Zagreb, Hoffenheim, Bayer Leverkusen, PSV Eindhoven, 
Nápoles, Leicester*, Milan, Rangers ou Tottenham.

*O Rangers só pode ser adversário do Sp. Braga;

em: https://maisfutebol.iol.pt/sorteio/10-12-2020/liga-europa-os-possiveis-adversarios-de-benfica-e-sp-braga

Lipeste

Liga Europa: todos os apurados para a próxima fase

Dois golos nos descontos valeram aos suíços do Young Boys a vitória com reviravolta diante do Cluj, da Roménia, e o respetivo apuramento para a próxima fase da Liga Europa.

Além dos suíços, também Real Sociedad, que empatou em Nápoles, beneficiando da derrota do AZ Alkmaar em Rijeka, e o Molde, que empatou na Áustria, vencendo o duelo direto com o Rapid Viena, compõem o trio que se junta às equipas já apuradas para os 16 avos-de-final da Liga Europa.

Os resultados dos jogos desta tarde, da 6.ª jornada, decidiram o que faltava em três dos grupos e colocaram mais três equipas na fase seguinte.

Nos jogos da noite Leicester e Sp. Braga já tinham o apuramento assegurado antes do início da partida, tal como Lille e AC Milan, Tottenham e Antuérpia, Din. Zagreb, Villarreal, Hoffenheim, juntando-se à lista o Wolfsberger, Maccabi Tel Aviv, e Estrela Vermelha.

Todos os apurados: 

Roma

Young Boys

Arsenal

Molde

Slavia de Praga

Bayer Leverkusen

Benfica

Rangers

Granada 

PSV

Nápoles

Real Sociedad

Leicester

Sp. Braga

Lille

Milan

Villarreal

Antuérpia

Tottenham

Dínamo Zagreb

Hoffenheim

Estrela Vermelha

Wolfsberger

Maccabi Tel Aviv

--

Resultados dos jogos das 17h55:

Grupo A: CSKA Sofia-Roma, 3-1; Young Boys-Cluj, 2-1

Grupo B: Dundalk-Arsenal, 2-4; Rapid Viena-Molde, 2-2

Grupo C: Hapoel Beer Sheva-Nice, 1-0; Bayer Leverkusen-Slavia Praga, 4-0

Grupo D: St. Liege-BENFICA, 2-2; Lech Poznan-Rangers, 0-2

Grupo E: PAOK-Granada, 0-0; PSV-Omonia Nicosia, 4-0

Grupo F: Nápoles-Real Sociedad, 1-1; Rijeka-AZ Alkmaar, 2-1

Resultados dos jogos das 20h:

Grupo G: Leicester-AEK, 2-0; Sp. Braga-Zorya;

Grupo H: Celtic-Lille, 3-2; Sparta Praga-Milan, 0-1;

Grupo I: Maccabi Tel Aviv-Sivasspor, 1-0; Villarreal-Qarabag (adiado);

Grupo J: Ludogorets-LASK, 1-3; Tottenham-Antuérpia, 2-0;

Grupo K: Din. Zagreb-CSKA Moscovo, 3-1; Wolfsberger-Feynoord, 1-0;

Grupo L: Hoffenheim-Gent, 4-1; Slovan Liberec-Estrela Vermelha, 0-0.

em:
https://maisfutebol.iol.pt/benfica/sp-braga/liga-europa-todos-os-apurados-para-a-proxima-fase

Lipeste

Viktor Skrypnyk: «O Sp. Braga mostrou o seu profissionalismo»

Declarações de Viktor Skrypnyk, treinador do Zorya, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota por duas bolas a zero frente ao Sp. Braga:

«Parabéns ao Sp. Braga. Demos o nosso máximo, lutámos por um resultado positivo, mas o Sp. Braga mostrou o seu profissionalismos e não conseguimos mais, ainda assim estamos contentes pela nossa prestação».

[Sp. Braga e Leicester passam justamente à próxima fase?] «Sim. Acho que são duas equipas muito boas. Nós somos uma equipa jovem, não entramos nas competições europeias, penso que são as duas melhores equipas.

[Que jogadores que mais chamaram atenção no Sp. Braga?] «O Sp. Braga é forte no coletivo, joga bem taticamente. Grande parte da equipa que defrontámos há dois anos mantém-se, 80 por cento, a equipa em si é muito boa».

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/zorya-luhansk/viktor-skrypnyk-o-sp-braga-mostrou-o-seu-profissionalismo

Lipeste

Carlos Carvalhal: «O Manchester United é o meu desejo»

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o trunfo sobre os ucranianos do Zorya:

[Nove alterações que não se notaram na identidade da equipa] «É das coisas que fazem um treinador feliz: quando se altera e há reposta, a identidade mantém-se e se vence o jogo. Esta é uma equipa forte a jogar na forma que gostam de jogar, no último terço, foi assim eu ganhou ao AEK e ao Leicester. Obrigamos a que jogasse muito tempo no seu meio campo, eles não gostam, e cometeram erros. Construímos oportunidades e acabámos por ganhar».

[Percurso na fase de grupos] «Fizemos um percurso espetacular. Recordo que não conseguimos o primeiro lugar porque no último minuto frente ao Leicester sofremos um golo. Marcámos muitos golos, somos uma equipa com uma identidade forte e fizemos muitos pontos para o ranking de Portugal, o que é importante».

[Adversário nos 16-avos-de-final] «Gostava de ter pela frente um adversário forte, gostava de jogar contra o Manchester United, era o meu desejo. Independentemente do adversário, sabendo que nesta altura estamos numa Champions League, vamos discutir sempre o resultado».

[Estreia de Zé Carlos] «Estará dentro de uma análise feita aos jogadores menos utilizados, e estiveram todos bem. Tenho satisfação por trocar jogadores e a identidade manter-se. Os jogadores menos utilizados deram uma resposta muito boa».

[Galeno sem descanso] «O Galeno vive um pouco da lesão do Moura. Temos dois jogadores por posição, o Moura está lesionado, sobra o Galeno. Não está saturado, tem uma boa recuperação, e vamos gerir. O Galeno tem uma facilidade muito grande de recuperar entre jogos e mantém sempre um nível muito alto. Temos níveis fisiológicos, dados práticos, que indicam isso».

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/carlos-carvalhal-16-avos-de-final-gostava-de-encontrar-o-manchester-united

Lipeste

«Quero um Manchester United, um Tottenham...»

Carlos Carvalhal era naturalmente um treinador orgulhoso após a vitória (2-0) do SC Braga na receção ao Zorya. Quanto ao sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa, o treinador dos guerreiros, contrariando as expectativas, espera medir forças...  com um grande de Inglaterra.

«Quero uma equipa forte. Gostava de ter uma equipa inglesa forte... Um Manchester United, um Tottenham... Os níveis motivacionais iam ser altos, mas é uma questão de preferência. Saia quem sair, vamos lutar para estar na próxima fase, isso é certo», afiança.

Análise à vitória sobre o Zorya: «Esta é uma vitória que deixa um treinador extremamente feliz. Fizemos várias mudanças e fizemos com que o jogo não fosse tão difícil. O Zorya é uma equipa muito forte a jogar no último terço e sujeita-se às transições. O que conseguimos fazer muito bem é que levámos sempre o jogo para o meio-campo ofensivo. Estavam fora do seu habitat e na primeira parte já merecíamos estar a vencer. Chegámos ao 1-0 com naturalidade e o 2-0 também foi natural devido à nossa fluidez de jogo. Todos os meus jogadores estão preparados para jogar.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-10/sc-braga-quero-um-manchester-united-um-tottenham/871213/471

Lipeste

«É um absurdo, temos de mudar isto»

No final do jogo com o Zorya, Carlos Carvalhal explicou, em tom crítico, por que razão não lançou os jovens da formação do SC Braga que levou para o banco de suplentes no derradeiro encontro da fase de grupos da Liga Europa.

«Os miúdos, nós temos aqui um problema. (...) Se os meto a jogar um minuto que seja, não podem jogar nas fases finais dos seus campeonatos, nem nos três jogos finais da sua competição. É absurdo, tem de se mudar isto. (...) São jogadores em que estamos de olho neles, mas não têm ainda uma oportunidade clara para jogar. Estar a dar 20 ou 25 minutos a um jovem e depois não ele pode jogar mais na sua equipa... tem de ser mudado, não está correto. É uma limitação que temos, esta lei tem de ser alterada, limita muito a aposta nos jovens», argumentou.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-10/sc-braga-e-um-absurdo-temos-de-mudar-isto/871214/471

Lipeste

«Não temos medo nenhum dos tubarões»

Ricardo Horta, autor do golo que selou a vitória do SC Braga frente ao Zorya, encara sem qualquer tipo de receio o sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa, marcado para a próxima segunda-feira.

«O foco principal era a nossa vitória. Tínhamos de esperar que o Leicester não ganhasse, mas foi uma grande fase de grupos. Esta Liga Europa está a tornar-se quase uma Liga dos Campeões. Nós, como clube, queremos andar no meio desses grandes clubes e agora vamos ver o sorteio», disse, relativizando a contingência de os guerreiros não serem cabeças de série no sorteio: «Vamos valorizar ao máximo o clube e sem medo nenhum desses tubarões.»

em:
https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-10/sc-braga-nao-temos-medo-nenhum-dos-tubaroes/871216/471

Lipeste

€9,1 milhões já entraram nos cofres

O SC Braga teve um encaixe bastante proveitoso com a participação na fase de grupos da edição  de 2020/2021 da Liga Europa. O presidente António Salvador já pode fazer as contas a uma entrada nos cofres de 9,1 milhões de euros. Para já...

O acesso à prova resultou num proveito instantâneo de 2,92 milhões de euros, recebendo o incremento de 2,28 milhões de euros pelos quatro triunfos (dois frente ao Zorya e outros tantos diante do AEK) e 190 mil euros pelo empate registado em casa diante do Leicester, o adversário maior forte do grupo e que terminou na primeira posição. Pelo segundo lugar, os minhotos arrecadaram mais meio milhão de euros de receita.

A passagem aos 16 avos de final resultou num novo encaixe de 500 mil euros, a que se juntou, finalmente, a receita de 2,71 milhões de euros proveniente do coeficiente do ranking do SC Braga. O clube português estava colocado no 11.º lugar entre todos os participantes da Liga Europa.

Nestas contas, ainda não estão avaliados os ganhos relativos à quota de mercado destinada aos bracarenses, que sairá de uma divisão com o Benfica.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-11/sc-braga-9-1-milhoes-ja-entraram-nos-cofres/871232/471

Lipeste

Carlos Carvalhal: «Quero uma equipa inglesa forte. Um Manchester United, um Tottenham...»

Após a vitória do Sp. Braga sobre o Zorya, por 2-0, para a Liga Europa, Carlos Carvalhal falou num triunfo que "deixa um treinador muito feliz". À Sport TV, o treinador dos minhotos gostou da exibição da sua equipa e até revelou que tipo de adversário quer apanhar nos 16 avos da competição.

Sobre o jogo

"É uma vitória que deixa um treinador muito feliz. Fizemos diversas alterações na equipa, mantivemos a identidade. Fizemos com que o jogo não fosse tão difícil. Qual foi a fórmula? Esta equipa está habituada a jogar e a empurrar os adversários para o último terço, com dois laterais abertos, dois pontas-de-lança, três jogadores entrelinhas... ofensivamente é uma equipa que causa muito dano porque tem paciência para esperar entrelinhas, com forte meia distância, com jogadores de muita qualidade. O que conseguimos fazer muito bem, os jogadores foram exemplares a fazer isso, foi que conseguimos levar o jogo para o meio-campo ofensivo e obrigámos a que eles jogassem longe da baliza, ou seja, fora do seu habitat. E assim cometem mais erros, se calhar podíamos ter marcado na 1ª parte, merecíamos estar a vencer por 2 ou 3-0 na primeira parte. Chegámos com naturalidade ao 1-0, o 2-0 foi consequência natural da fluidez do nosso jogo. Fiquei um treinador extremamente feliz porque todos os jogadores estão preparados para jogar e com uma atitude muito positiva para contribuir para as vitórias da equipa." 

Substituições que deixaram os miúdos no banco

"Em função do trabalho dos avançados, de pressão à frente e juntar linhas atrás, o Schettine a pressionar o 6 adversário, o Abel e o André a pressionar os centrais adversários e depois terem de fazer um linha de quatro... um trabalho que fizeram de forma exemplar. Sabíamos que teríamos de fazer substituições para continuar a ter dimensão de jogo, até porque temos jogo na 2ª feira. Zé Carlos saiu por desgaste. "

Mas temos um problema com os miúdos: só os posso colocar em caso de necessidade absoluta. Porque se os meto a jogar um minuto que seja, eles não podem jogar nas fases finais dos seus campeonatos. É absurdo e tem de ser mudado, não pode haver esta limitação."

Sorteio?

"A minha vontade é encontrar uma equipa forte, inglesa. Preferia encontrar uma equipa forte inglesa... um Manchester United, um Tottenham. Os níveis motivacionais são mais fortes, para aferir as nossas competências. Seja qual for o adversário, vamos tentar passar à próxima eliminatória."

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/carlos-carvalhal-quero-uma-equipa-inglesa-forte-um-manchester-united-um-tottenham?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Ricardo Horta: «A Liga Europa é quase uma Champions»

Avançado garante um Sp. Braga "sem medo" para enfrentar qualquer adversário nos 16 avos-de-final


Ricardo Horta entrou em campo aos 68 minutos e na primeira intervenção fez o segundo golo do Sp. Braga no triunfo (2-0) diante do Zorya. Após o encontro, o avançado mostrou-se satisfeito, lamentou que não tenha sido possível terminar o grupo no 1.º lugar mas disse que os minhotos não temem nenhum adversário na fase seguinte da Liga Europa.

"Entrei para ajudar, estávamos a vencer e com mais um golo iríamos vencer. Foi isso que fiz. Ajudei a equipa e ganhámos que é o mais importante. O foco era a vitória, fazer o nosso trabalho e ver o que Leicester iria fazer. Mas foi uma excelente fase de grupos, um grande duelo e acabar com os mesmos pontos que o Leicester é meritório. A Liga Europa é quase uma Champions League, com equipas fortes e queremos andar no meio desses grande clubes. Estar entre os grandes clubes é gratificante e queremos valorizar o clube, sem medo nenhum", afirmou Ricardo Horta, que é agora o melhor marcador do Sp. Braga nas competições europeias, com 13 golos, mais um do que Paulinho.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/ricardo-horta-a-liga-europa-e-quase-uma-champions?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Tiago Sá: «Cumprimos com o que míster pediu»

Guarda-redes foi titular no triunfo (2-0) do Sp. Braga diante do Zorya


Após a vitória do Sp. Braga (2-0) na receção aos ucranianos do Zorya, Tiago Sá, que foi titular na baliza dos minhotos, destacou a exibição positiva da equipa orientada por Carlos Carvalhal.

"Sabíamos que ia ser muito difícil, mas neste jogo estivemos mais juntos, mais coesos, não demos espaços entrelinhas. Cumprimos com o que míster pediu. Já podíamos estar a ganhar ao intervalo, mas concretizámos na segunda parte", afirmou o jovem guarda-redes.

Sobre o adversário da próxima fase, Tiago Sá prefere apontar ao jogo da Taça de Portugal. "A Liga Europa tem equipas muito fortes. Não pensamos já no adversário. Temos é de pensar no jogo de segunda-feira", concluiu.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/tiago-sa-cumprimos-com-o-que-mister-pediu?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Zé Carlos: «Foi uma noite especial para mim e que vou recordar»

Jovem lateral-direito estreou-se a titular com Carlos Carvalhal


A cumprir a estreia como titular no Sp. Braga, o lateral-direito Zé Carlos não escondeu a felicidade no final da partida. Aos microfones da Sport TV, o ex-Leixões, que foi rendido aos 74 minutos por lesão (entrou Bruno Viana), confessou que quer que seja o primeiro de muitos jogos.

"Foi uma noite especial sem dúvida, e que vou recordar", começou por referir o lateral, de 22 anos. "Foi um jogo desgastante para mim, também me levo ao limite e foi normal a substituição."

Na retina ficou um lance, no arranque da partida, em que Zé Carlos teve o golo nos pés mas a bola ganhou muita altura, na sequência do remate de pé esquerdo. "Estreia perfeita ou faltou o golo? Claro que seria mais especial ter marcado mas vou ter mais oportunidades", prometeu.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/ze-carlos-foi-uma-noite-especial-para-mim-e-que-vou-recordar?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Treinador do Zorya: «Parabéns ao Sp. Braga, mostrou o seu profissionalismo»

Viktor Skripnik reconheceu mérito da formação minhota após sair derrotado (0-2) em Braga


Viktor Skripnik, treinador do Zorya Luhansk, reconheceu esta quinta-feira o mérito das equipas de Leicester e Sporting de Braga na qualificação para os 16 avos-de-final da Liga Europa, justificando a sua posição com o "profissionalismo" demonstrado pela formação minhota no encontro de hoje, em Braga.

"Parabéns ao Sporting de Braga. Nós demos o nosso máximo, queríamos um resultado positivo, mas o Braga mostrou o seu profissionalismo. Concordo [que Sporting de Braga e Leicester foram as melhores equipas do grupo], são duas equipas muito boas. A nossa equipa é muito jovem, não entramos todos os anos nas competições europeias, tivemos um jogo não muito agradável com o AEK Atenas [derrota por 4-1, em casa], mas no geral estivemos bem", apontou.

Que jogadores destaca do Sp. Braga?

"Não destaco nenhum, destaco o coletivo, a equipa em si é muito boa. Em comparação com a equipa com que jogámos há dois anos, 80 por cento da composição mantém-se", concluiu.

em:
https://www.record.pt/internacional/competicoes-de-clubes/liga-europa/detalhe/treinador-do-zorya-parabens-ao-sp-braga-mostrou-o-seu-profissionalismo?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

"Esta Liga Europa está a tornar-se uma Champions, mas sem medo nenhum"

Declarações de Ricardo Horta após a vitória do Braga por 2-0 frente ao Zorya, na última ronda da fase de grupos da Liga Europa.

Entrou e marcou: "Entrei para ajudar, ajudei com um golo e ganhámos, que é o mais importante. O foco principal era a nossa vitória e esperar que o Leicester não ganhasse".

Trajeto na Liga Europa: "Fizemos uma excelente fase de grupos e acabarmos com os mesmos pontos que o Leicester é meritório".

Sorteio dos 16 avos de final: "Esta Liga Europa está a tornar-se quase uma Liga dos Campeões. Queremos andar no meio desses grandes clubes. Sem medo nenhum".

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/esta-liga-europa-esta-a-tornar-se-uma-champions-mas-sem-medo-nenhum-13127142.html

Lipeste

Carvalhal: ″Os miúdos... Nós temos aqui um problema, é absurdo″

Carlos Carvalhal fala das regras da utilização dos jovens na equipa principal, após o triunfo sobre o Zorya, 2-0, na última jornada da fase de grupos da Liga Europa.

Análise: "Esta foi uma vitória que deixa um treinador extremamente feliz. Fizemos várias alterações, mantivemos a nossa identidade. Fizemos com que o jogo não fosse tão difícil. Qual foi a fórmula? O Zorya é uma equipa habituada a jogar no último terço e muito forte a jogar no último terço, sujeita-se a transições, mas causa muito dano. O que conseguimos fazer muito bem é que levámos o jogo para meio campo defensivo deles, obrigámos a jogar fora do seu habitat, a cometer erros. O 1-0 apareceu com naturalidade, o 2-0 acaba por ser sequência natural do nosso jogo. Todos os meus jogadores estão preparados para jogar e com uma atitude muito positiva".

Substituições: "Na segunda parte tinha pensado as substituições em função do trabalho do Abel, do Schettine... Um trabalho que fizeram de forma exemplar, mas sabíamos que a determinada altura teríamos de substituir para ganhar dimensão. O Zé Carlos não tem jogado, saiu por desgaste, o Al Musrati pelo João Novais foi a pensar em segunda-feira, no jogo da Taça".

Alguns jovens que estavam no banco não entraram: "[Com] Os miúdos, nós temos aqui um problema. Se metesse um jovem jogador dos que estavam no banco, e gostaria de os ter metido, esse jogador não poderia jogar os últimos três jogos da fase regular da equipa B, nem a fase final, a partir de fevereiro, março, não jogaria mais. Temos dois tipos de situações: o Rodrigo Gomes é uma aposta nossa, está connosco, não tem tido oportunidades, mas está a treinar connosco. Mas há outros que não são de momento uma aposta, mas pontualmente podem ser utilizados. A lei tem que ser revista".

Nota: No ponto 7 do artigo 51.º do regulamento do Campeonato de Portugal lê-se que "um jogador que tenha participado num jogo da equipa principal poderá ser utilizado, pela equipa B, exclusivamente na 1.ª fase da prova com exceção das últimas três jornadas dessa fase". Ou seja, Schurrle, Bruno Rodrigues e Vítor Silva, se entrassem esta quinta-feira, não podiam disputar a etapa que definirá quem sobe. Ao que O JOGO apurou, Carvalhal só esta quinta-feira teve conhecimento dessa regra, daí a reação no final.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carvalhal-os-miudos-nos-temos-aqui-um-problema-e-absurdo-13127151.html

Lipeste

Carvalhal revela preferência no sorteio: ″A contrariar a maior parte das pessoas...″

Treinador do Braga prefere apanhar uma equipa forte, de preferência inglesa, na próxima eliminatória da Liga Europa.

Carlos Carvalhal, treinador do Braga, após o triunfo sobre o Zorya, por 2-0, abordou o sorteio da próxima eliminatória da Liga Europa, com equipas bastante fortes, várias que caíram da Liga dos Campeões, mas outras que já se encontravam na prova.

O treinador do emblema minhoto garante que prefere uma equipa forte, ao contrário de grande parte das pessoas do clube.

"Sinceramente, a minha vontade, a contrariar a maior parte das pessoas com que falei aqui do clube... Eu quero encontrar uma equipa forte. Gostava de uma equipa inglesa forte, há várias ainda [em competição]. O Manchester United ou o Tottenham", começou por dizer, explicando depois o motivo:

"Os níveis motivacionais estão sempre mais altos, dá para aferir as nossas competências e preferia. Mas são preferências e, o que o sorteio ditar, vamos a jogo e vamos tentar passar a próxima eliminatória, qualquer que seja o adversário, isso seguramente".

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carvalhal-revela-preferencia-nos-adversarios-a-contrariar-a-maior-parte-das-pessoas-13127168.html