News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

Carmo já passou dois vermelhos

David Carmo já encarnou o verdadeiro exterminador implacável na pedreira. A pose de duro não ficou pela curta-metragem de apresentação do equipamento. O jovem central de 21 anos tem cimentado o rótulo, impondo-se como central autoritário, dominador, mas também com tendência a pisar o risco, destruindo jogadas de forma mais dolorosa para os adversários. Com o Belenenses SAD recebeu o segundo vermelho direto na Liga, já o tinha visto no dérbi do Minho, em Guimarães, acabando punindo com três jogos de suspensão. Outro castigo virá agora.


Numa época fértil e generosa em grandes momentos, desde a imposição no onze, à renovação e ao já propalado intenso namoro do Manchester United, Carmo também expõe a sua face mais dura, que intimida, mas também prejudica. O central terá, forçosamente, de rever o seu grau de agressividade no jogo, uma fúria serena e cirúrgica porque não é de grandes falas ou ameaças. Os 21 anos sugerem que há ainda um longo trabalho pela frente no que toca ao aprimorar de qualidades, de contenção de riscos, e, naturalmente, de experiência.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-08/sc-braga-carmo-ja-passou-dois-vermelhos/870846/471

Lipeste

Os 5 de jogadores "carrascos"* dos três metralhas em Portugal
* Só um deles não joga ou jogou no Braga

Há muito que o futebol português está dividido em dois campeonatos distintos, dentro de um mesmo. Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal são, devido à sua maior capacidade financeira, conhecidos como os três grandes, e acabam por terminar o ano nos três lugares cimeiros da tabela classificativa, apesar de um ou outro deslize como aconteceu na época transata no caso dos Leões. Do outro lado estão todas as restantes equipas que, apesar da qualidade que possam ter, lutam por objetivos diferentes que não impliquem o título de campeão.

Ainda assim, quem acompanha o futebol nacional sabe que nos últimos anos o Sporting Clube de Braga tem entrado em discussões mais acesas por esses lugares ocupados pelos três grandes, ainda que a disputa do título seja sempre uma miragem. Qualidade nos seus ativos já mostrou que tem, essencialmente de há duas épocas para cá, bem como capacidade de competir na Europa. Falta, no entanto, dar esse passo em frente e começar a materializar toda a qualidade que apresentam dentro das quatro linhas para podermos começar a falar em "quatro grandes" do futebol português.

Por enquanto, permanecemos apenas com estes três, mas desengane-se quem pensa que o campeonato se resolve apenas nos jogos entre eles e que todos os outros são meros passeios que acabam por dar a vitória sempre para o mesmo lado. Cada vez mais temos o prazer de ver equipas com muita qualidade no nosso campeonato que, apesar da evidente inferioridade a todos os níveis, acabam por tirar muitos pontos aos grandes.

É neste âmbito que hoje fazemos referência a alguns desses jogos, apresentando os cinco jogadores carrascos dos três grandes, que se destacaram por marcarem com alguma frequência a estas equipas de calibre bem superior. A tendência é, como será visível, apresentar jogadores do SC Braga que, por ser claramente o quarto na hierarquia, faz muitos golos em qualquer jogo. Ainda assim, há muitos atletas de outros clubes que não cabem nesta lista mas cujos golos foram igualmente determinantes nas histórias dos jogos em questão.

5. Laionel Silva – O avançado brasileiro jogou em quatro equipas portuguesas diferentes e acabou por ser um pequeno pesadelo para a equipa do SL Benfica. Foi ao serviço da Académica de Coimbra OAF e do Gil Vicente FC que Laionel fez dois golos aos encarnados e acabou por dar às suas equipas, uma vitória e um empate, respetivamente. É também de notar que ambos os golos foram na era Jorge Jesus, atual treinador das águias. 

4. Dyego Sousa – Mais um avançado brasileiro a encabeçar esta lista. Dyego Sousa teve, no ano passado, uma época para esquecer ao serviço do SL Benfica mas os motivos para a sua contratação são bem válidos e percetíveis. O ponta-de-lança encontrou no SC Braga condições para jogar o seu melhor futebol e acabou por ser um pesadelo especialmente para o Sporting CP, equipa a quem marcou por três vezes. Também os encarnados já sofreram na pele a influência do jogador, mas apenas por uma vez, também ao serviço dos minhotos. A sua boa fase acabou por lhe valer a chamada à Seleção Nacional, mas hoje, Dyego Sousa parece estar com dificuldades em reencontrar-se no futebol português. 

3. Ricardo Horta – O português não é um ponta-de-lança mas tem vindo a ter muita influência na manobra ofensiva do SC Braga, sendo capaz de fazer muitos golo e assistências por época. Prova disso mesmo é que já faturou por três vezes contra o Sporting CP e duas vezes frente ao FC Porto, sempre ao serviço dos minhotos. É um dos grandes jogadores do nosso campeonato que tinha lugar em qualquer uma das três grandes equipas e que cada vez mais mostra que está preparado para palcos maiores, algo que mais cedo ou mais tarde deverá acontecer. 

2. Iuri Medeiros – Quando se ouve este nome nos arredores do Estádio da Luz, os adeptos do SL Benfica já sabem que não vai ser coisa boa. O português deve ser um dos maiores pesadelos da história dos encarnados, tendo já marcado por cinco ocasiões ao serviço de vários clubes portugueses. Para além disso, já mostrou que mais a Norte também consegue causar estragos e fez dois golos ao FC Porto, assumindo um registo incrível frente a equipas grandes. 

1. Wilson Eduardo – O extremo, irmão de João Mário, teve vários anos no futebol português e acabou mesmo por representar o Sporting CP, equipa a quem tantos golos marcou durante a sua carreira. Feitas as contas, foram seis golos contra a equipa de Alvalade, marcados ao serviço de clubes como o SC Braga, o SC Olhanense e a Académica de Coimbra OAF. Ainda assim, o seu registo vai para além de um só clube, uma vez que acabou por atormentar também SL Benfica e FC Porto, conseguindo marcar a estas equipas, respetivamente, três e dois golos. No total foram 11 tentos contra os três grandes de Portugal, de um jogador que assume assim um dos mais belos registos do futebol português.

em: https://bolanarede.pt/nacional/clubesportugueses/os-5-de-jogadores-carrascos-dos-tres-grandes-em-portugal/

Lipeste

Já apurados, Braga e Benfica vão tentar primeiro lugar nos respetivos grupos da Liga Europa

O Sporting de Braga e o Benfica, já apurados para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, ainda podem vencer os respetivos grupos e garantirem assim o estatuto de cabeças de série no sorteio: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/passaporte-para-os-16-avos-esta-carimbado-e-agora-o-que-falta-a-benfica-e-braga-para-vencerem-os-seus-grupos

Caso conquistem a vitória nos seus agrupamentos, as equipas lusas conseguiriam evitar nos 16 avos de final defrontar alguma doas oito equipas que 'descem' da Liga dos Campeões, bem como outros quatro vencedores de grupo da fase de grupos da Liga Europa.

No entanto, tanto 'águias' como minhotos partem em desvantagem para a derradeira jornada desta fase de grupos da prova, pelo que para garantirem esse estatuto terão de somar sempre mais pontos do que o seu principal rival no grupo, com os 'encarnados' a jogarem na Bélgica diante do Standard de Liège e os 'arsenalistas' a receberem os ucranianos do Zorya.

As duas equipas terão sempre de somar pontos e esperar que os escoceses do Rangers, no caso do Benfica, e os ingleses do Leicester, na perspetiva do Braga, façam menos pontos na deslocação a casa dos polacos do Lech Poznan e na receção aos gregos do AEK, respetivamente.

Nos grupos A e B, Roma, de Paulo Fonseca, e Arsenal já asseguraram o primeiro lugar, restando saber quais os conjuntos que os acompanharão, sendo que, na 'poule' A, basta aos suíços do Young Boys um empate na receção aos romenos do Cluj para garantirem o segundo lugar, enquanto, na B, os noruegueses do Molde viajam à Áustria com a vantagem de poderem empatar, ou mesmo perderem, desde que a derrota seja apenas por um golo de diferença e sempre superior a um resultado de 1-0 frente ao Rapid Viena.

Já nas 'poules' C e E, a questão dos dois primeiros lugares está decidida, pelo que Slavia de Praga e Bayer Leverkusen vão dsiscutir entre si o vencedor no C, com os alemães a terem de vencer na receção aos checos, enquanto, no E, Granada e PSV Eindhoven também lutam pela vitória.

Na derradeira ronda, os espanhóis, que lideram com 10 pontos, deslocam-se a Salónica para defrontar os gregos do PAOK, e os holandeses recebem os cipriotas do Omonia, num jogo teoricamente mais acessível do que aquele que o Granada vai ter na Grécia. O PSV terá sempre e vencer o seu jogo e esperar que o Granada não vença a sua partida.

No grupo F, há três 'galos' para dois 'poleiros': Nápoles (que lidera com 10 pontos), Real Sociedad e AZ Alkmaar (segundo e terceiro, com oito cada), com os dois primeiros a enfrentarem-se no San Paolo, enquanto a equipa holandesa se desloca ao terreno do já eliminado Rijeka, da Croácia.

No grupo I, o Villarreal já garantiu a vaga nos 16 avos de final, faltando saber se será o Maccabi Telavive ou o Sivasspor a acompanhar os espanhóis, sendo que o jogo decisivo está marcado para Israel, onde a equipa israelita recebe a equipa turca.

De destacar ainda no grupo H a disputa do primeiro lugar entre Lille e AC Milan ou no grupo J entre os belgas do Antuérpia e os ingleses do Tottenham, treinados por José Mourinho, atuais líderes da 'Premier League', a par do Liverpool.

No grupo K, o Dínamo de Zagreb já 'carimbou o passaporte' para a fase seguinte, faltando definir quem o acompanha entre os austríacos do Wolfsberger e os holandeses do Feyennord, enquanto, no grupo L, o Hoffenheim e o sérvios do Estrela Vermelha já se apuraram, com os alemães a terem já garantido o primeiro lugar.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/ja-apurados-benfica-e-braga-vao-tentar-primeiro-lugar-nos-respetivos-grupos-da-liga-europa

https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1642655/benfica-e-sp-braga-ainda-podem-vencer-grupos-e-ser-cabecas-de-serie

https://bancada.pt/artigos/grandefutebol/benfica-e-braga-ainda-podem-vencer-grupos-e-ser-cabecas-de-serie-no-sorteio

Lipeste

Liga Europa. Braga e Benfica ainda podem vencer grupos e ser cabeças de série no sorteio

Equipas estão apuradas para os 16 avos de final da competição


O Sporting de Braga e o Benfica, já apurados para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, ainda podem vencer os respetivos grupos e garantirem assim o estatuto de cabeças de série no sorteio.

Caso conquistem a vitória nos seus grupos, as equipas lusas conseguiriam evitar nos 16 avos de final algumas das oito equipas que 'descem' da Liga dos Campeões, bem como outros quatro vencedores de grupo da fase de grupos da Liga Europa.

No entanto, tanto 'águias' como minhotos ("gverreiros") partem em desvantagem para a derradeira jornada desta fase de grupos da Liga Europa, pelo que para garantirem esse estatuto terão de somar sempre mais pontos do que o seu principal rival no grupo, com os 'encarnados' a jogarem na Bélgica diante do Standard de Liège e os 'arsenalistas' a receberem os ucranianos do Zorya.

As duas equipas terão sempre de somar pontos e esperar que os escoceses do Rangers, no caso do Benfica, e os ingleses do Leicester, na perspetiva do Braga, façam menos pontos na deslocação a casa dos polacos do Lech Poznan e na receção aos gregos do AEK, respetivamente.

Grupos A e B

Nos grupos A e B, Roma, de Paulo Fonseca, e Arsenal já asseguraram o primeiro lugar, restando saber quais os conjuntos que os acompanharão, sendo que, na 'poule' A, basta aos suíços do Young Boys um empate na receção aos romenos do Cluj para garantirem o segundo lugar, enquanto, na B, os noruegueses do Molde viajam à Áustria com a vantagem de poderem empatar, ou mesmo perderem, desde que a derrota seja apenas por um golo de diferença e sempre superior a um resultado de 1-0 frente ao Rapid Viena.

Grupos C e E

Já nas 'poules' C e E, a questão dos dois primeiros lugares está decidida, pelo que Slavia de Praga e Bayer Leverkusen vão dsiscutir entre si o vencedor no C, com os alemães a terem de vencer na receção aos checos, enquanto, no E, Granada e PSV Eindhoven também lutam pela vitória.

Na derradeira ronda, os espanhóis, que lideram com 10 pontos, deslocam-se a Salónica para defrontar os gregos do PAOK, e os holandeses recebem os cipriotas do Omonia, num jogo teoricamente mais acessível do que aquele que o Granada vai ter na Grécia. O PSV terá sempre e vencer o seu jogo e esperar que o Granada não vença a sua partida.

Grupo F

No grupo F, há três 'galos' para dois 'poleiros': Nápoles (que lidera com 10 pontos), Real Sociedad e AZ Alkmaar (segundo e terceiro, com oito cada), com os dois primeiros a enfrentarem-se no San Paolo, enquanto a equipa holandesa se desloca ao terreno do já eliminado Rijeka, da Croácia.

Grupo I

No grupo I, o Villarreal já garantiu a vaga nos 16 avos de final, faltando saber se será o Maccabi Telavive ou o Sivasspor a acompanhar os espanhóis, sendo que o jogo decisivo está marcado para Israel, onde a equipa israelita recebe a equipa turca.

Grupo H

De destacar ainda no grupo H a disputa do primeiro lugar entre Lille e AC Milan ou no grupo J entre os belgas do Antuérpia e os ingleses do Tottenham, treinados por José Mourinho, atuais líderes da 'Premier League', a par do Liverpool.

Grupos K e L

No grupo K, o Dínamo de Zagreb já 'carimbou o passaporte' para a fase seguinte, faltando definir quem o acompanha entre os austríacos do Wolfsberger e os holandeses do Feyennord, enquanto, no grupo L, o Hoffenheim e o sérvios do Estrela Vermelha já se apuraram, com os alemães a terem já garantido o primeiro lugar

em: https://sicnoticias.pt/especiais/liga-europa/2020-12-08-Liga-Europa.-Benfica-e-Braga-ainda-podem-vencer-grupos-e-ser-cabecas-de-serie-no-sorteio

Lipeste

Investimento esteve à espera e vai a jogo pela primeira vez, contra o Zorya

Zé Carlos, defesa direito de 22 anos, contratado ao Leixões por 100 mil euros (único que significou uma compra dos minhotos a outro clube esta época), vai estrear-se esta quinta-feira frente ao Zorya a contar para Liga Europa, visto Ricardo Esgaio se encontrar suspenso por acumulação de amarelos e ser obrigado a assistir à partida da bancada.

Trata-se de mais um sinal de aposta na juventude, após Carlos Carvalhal já ter colocado em campo Moura e Rodrigo Gomes. Agora, é a vez do lateral, de 22 anos, que se prepara para abrir a porta das competições europeias, ele que ainda não jogou no escalão principal do futebol português.

O defesa entrou no radar bracarense, durante a época passada, após o embate entre o SC Braga e o Leça (3x1), para a Taça de Portugal. No entanto, no mercado de inverno foi reforço do Leixões, que adquiriu os direitos do jogador por 25 mil euros. 

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=305960

Lipeste

Braga considera que DGS e Governo estão a ″aprisionar o futebol″

Minhotos assistiram "com assumida inveja a alguns jogos na Premier League" que já contaram com a presença do público e torcem para que se verifique o mesmo em Portugal


O Braga não desiste de se bater pelo regresso do público aos estádios. O tema foi abordado na newsletter oficial do clube liderado por António Salvador, com a DGS e o Governo a serem responsabilizados pela "redoma estéril e sem vida" em que se encontra o futebol português.

"Assistimos, com assumida inveja, a alguns jogos na Premier League este fim de semana e não podemos deixar de questionar o que será necessário para que a DGS e o Governo deixem de aprisionar o futebol numa redoma estéril e sem vida. Devolvam-nos a verdadeira lógica do desporto: a partilha de emoções, de sentimentos, de tristezas e de alegrias. Devolvam-nos o calor humano, as lágrimas, os gritos e aplausos. Devolvam-nos o futebol, pois ontem... já era demasiado tarde".

Na "Voz da Legião" são ainda enviadas indiretas à arbitragem do jogo com o Belenenses, do qual saíram derrotados os bracarenses: "Apesar de algumas decisões pouco claras por parte da equipa de arbitragem e do VAR, não nos vamos esconder nem escudar em potenciais erros alheios: perdemos por culpa própria. Ponto. Aprendemos com os erros e iremos reerguer-nos mais fortes, mais conscientes, mais ávidos por vitórias e ainda mais ambiciosos. Seguir em frente de cabeça erguida e com o orgulho intocável será sempre a resposta de um Gverreiro".

Os minhotos prometem uma reação imediata e sublinham que nem é preciso recuar muito no tempo para se encontrar um dos melhores registos da equipa nesta temporada. "Na mesma medida em que não achávamos que éramos invencíveis após dois ciclos vitoriosos (o último culminado com uma estrondosa goleada em Atenas), também agora não nos penitenciaremos pelo deslize no Estádio do Jamor", pode ainda ler-se na referida newsletter.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/braga-acha-que-a-dgs-e-o-governo-estao-a-aprisionar-o-futebol-13117411.html

Lipeste

"O que será necessário para que DGS e Governo deixem de aprisionar o futebol?"

"Devolvam-nos a verdadeira lógica do desporto: a partilha de emoções, de sentimentos, de tristezas e de alegrias"

O SC Braga voltou esta terça-feira a incidir sobre a ausência de público nos estádios portugueses. Através da newsletter semanal, os arsenalistas 'apontam o dedo' à Direção-Geral de Saúde e ao Governo, falando numa "prisão" para o futebol. 

"Assistimos, com assumida inveja, a alguns jogos na Premier League este fim de semana e não podemos deixar de questionar o que será necessário para que a DGS e o Governo deixem de aprisionar o futebol numa redoma estéril e sem vida", começam por escrever. 

"Devolvam-nos a verdadeira lógica do desporto: a partilha de emoções, de sentimentos, de tristezas e de alegrias. Devolvam-nos o calor humano, as lágrimas, os gritos e os aplausos. Devolvam-nos o futebol, pois ontem... já era demasiado tarde", continuam. 

Na newsletter, o SC Braga faz ainda uma referência à derrota sofrida diante do Belenenses SAD, garantindo  que "apesar de algumas decisões pouco claras" de arbitragem, o desaire aconteceu por "culpa própria". 

"Não nos vamos esconder nem escudar em potenciais erros alheios: perdemos por culpa própria. Ponto. Aprendemos com os erros e iremos reerguer-nos mais fortes, mais conscientes, mais ávidos por vitórias e ainda mais ambiciosos", pode ler-se. 

A terminar, os minhotos recusam ainda serem "colados a este ou aquele objetivo", nomeadamente de candidatos ao título, falando numa "pressão-extra" que nunca se predispuseram a aceitar. 

"As nossas metas estão bem definidas desde o primeiro dia da pré-época e assentam numa premissa transversal a todo o Clube: jogo a jogo, seja onde e contra quem for, lutaremos sempre pela vitória", rematam.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/o-que-sera-necessario-para-que-dgs-e-governo-deixem-de-aprisionar-o-futebol

Lipeste

9/12/2020
.



.

Ven­cer gru­po va­le re­cor­de na Li­ga Eu­ro­pa

Mi­nho­tos po­dem ser clube luso mais ve­zes apu­ra­do no pri­mei­ro lu­gar


A Li­ga Eu­ro­pa é ca­da vez mais uma das prai­as fa­vo­ri­tas dos mi­nho­tos, ten­do-se ve­ri­fi­ca­do nas úl­ti­mas épo­cas um in­te­res­san­te cres­ci­men­to na fa­se de grupos.

Os úl­ti­mos pri­mei­ros lu­ga­res do Braga na fa­se de gru­pos fo­ram al­can­ça­dos em 2017/18 (Abel Fer­rei­ra) e na épo­ca an­te­ri­or ( Sá Pin­to)

É ver­da­de que já em 2010/11 o Braga foi fi­na­lis­ta ven­ci­do (pe­lo FC Por­to), mas nes­sa al­tu­ra che­ga­ria lá a par­tir dos 16 avos-de-fi­nal, vin­do da Li­ga dos Cam­peões, le­van­do de­pois a me­lhor so­bre Le­ch Poz­nan, Li­ver­po­ol, Dí­na­mo de Ki­ev e Benfica. Só em 2015/16 é que o clube sa­bo­re­ou, pe­la pri­mei­ra vez, um pri­mei­ro lu­gar no fe­cho de uma fa­se de gru­pos, avan­çan­do pa­ra a eta­pa se­guin­te da pro­va co­mo ca­be­ça de sé­rie. Com Paulo Fonseca co­mo trei­na­dor, a equi­pa ape­nas cai­ria aos pés do Shakh­tar nos quar­tos-de-fi­nal em me­a­dos de abril de 2016, con­quis­tan­do­no mês se­guin­te a Ta­ça de Por­tu­gal, di­an­te do FC Por­to.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201209/281960315331493

Lipeste

Jackpot de um mi­lhão de eu­ros em dis­cus­são

Pres­tí­gio à par­te, o Braga tem a ga­ran­tia de que nes­ta edi­ção da Li­ga Eu­ro­pa em­bol­sa­rá pe­lo me­nos 5,29 mi­lhões de eu­ros, is­to na even­tu­a­li­da­de de ter­mi­nar a fa­se de gru­pos em se­gun­do lu­gar – pre­mi­a­do com 500 mil eu­ros. Ca­so ven­ça o gru­po G, jun­ta­rá um mi­lhão de eu­ros (em vez de 500 mil eu­ros) aos 4,79 mi­lhões já ame­a­lha­dos pe­la par­ti­ci­pa­ção na fa­se de gru­pos (2,9 mi­lhões), pe­las três vi­tó­ri­as (1,7 mi­lhões) di­an­te do AEK, em ca­sa e fo­ra, e Zorya (fo­ra); e pe­lo em­pa­te com o Lei­ces­ter na Pe­drei­ra (190 mil eu­ros). Uma se­gun­da vi­tó­ria, com o Zorya, ren­de­rá mais 570 mil eu­ros.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201209/281951725396901

Lipeste

GO­VER­NO E DGS VI­SA­DOS

O Braga não de­sis­te de se ba­ter pe­lo re­gres­so do pú­bli­co aos es­tá­di­os. O te­ma foi abor­da­do na news­let­ter Voz da Le­gião, com a DGS e o Go­ver­no a se­rem res­pon­sa­bi­li­za­dos pe­la "re­do­ma es­té­ril" em que se en­con­tra o fu­te­bol. "As­sis­ti­mos, com in­ve­ja, a jo­gos na Pre­mi­er Le­a­gue e não po­de­mos dei­xar de ques­ti­o­nar o que se­rá ne­ces­sá­rio pa­ra que dei­xem de apri­si­o­nar o fu­te­bol".

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201209/281947430429605

Lipeste

UEFA DESIGNOU PO­LA­CO

O po­la­co Daniel Ste­fansky foi o ár­bi­tro es­co­lhi­do pa­ra api­tar o jo­go en­tre o Braga e o Zorya. O juiz te­rá co­mo as­sis­ten­tes Dawid Igor Go­lis e Krzysz­tof Myr­mus. Uma ho­ra e meia an­tes de Carlos Car­va­lhal pro­je­tar o jo­go, An­tó­nio Sal­va­dor mar­ca­rá pre­sen­ça no lan­ça­men­to da cam­pa­nha so­li­dá­ria "Jun­tos pe­lo Co­mér­cio", uma par­ce­ria com a As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al de Braga.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201209/281956020364197

Lipeste

DGS e Go­ver­no no pon­to de mira dos guer­rei­ros

"O que se­rá ne­ces­sá­rio pa­ra que deixem de apri­si­o­nar o fu­te­bol?", ques­ti­o­nam bra­ca­ren­ses.

A SAD pre­si­di­da por António Sal­va­dor se­gue fir­me na lu­ta pe­lo re­gres­so dos adep­tos aos es­tá­di­os de fu­te­bol. E jo­gou ao ata­que, na news­let­ter se­ma­nal.

"As­sis­ti­mos, com as­su­mi­da in­ve­ja, a al­guns jo­gos na Pre­mi­er Le­a­gue es­te fim de se­ma­na e não po­de­mos dei­xar de ques­ti­o­nar o que se­rá ne­ces­sá­rio pa­ra que a DGS e o Go­ver­no deixem de apri­si­o­nar o fu­te­bol nu­ma re­do­ma es­té­ril e sem vi­da. De­vol­vam-nos a verdadeira ló­gi­ca do des­por­to: a par­ti­lha de emo­ções, de sen­ti­men­tos, de tris­te­zas e de ale­gri­as. De­vol­vam-nos o ca­lor hu­ma­no, as lá­gri­mas, os gri­tos e aplau­sos. De­vol­vam-nos o fu­te­bol, pois on­tem já era de­ma­si­a­do tar­de", po­de ler-se.

O plan­tel do S. C. Braga pre­pa­ra o jo­go de ama­nhã, fren­te ao Zorya, que se­rá di­ri­gi­do pe­lo po­la­co Da­ni­el Ste­fans­ki. Gai­tán, Mou­ra e Fonte se­rão baixas por le­são e Es­gaio cum­pre cas­ti­go. Carvalhal fa­rá al­gu­ma ges­tão, mas um dos ti­tu­la­res se­rá Da­vid Car­mo, ex­pul­so no úl­ti­mo jo­go da Li­ga, pe­la se­gun­da vez na épo­ca. Es­te é um si­nal da confiança que to­da a es­tru­tu­ra de­po­si­ta no jo­vem de­fe­sa cen­tral.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20201209/282514366112330

Lipeste

Flancos precisam de injeção de frescura

A receção ao Zorya é o primeiro de três jogos que separam a equipa de um regresso à Liga. Momento indicado, apesar do primeiro lugar ainda em jogo no grupo - discussão com o Leicester - para uma gestão cuidadosa de Carlos Carvalhal, sabendo que um bom rendimento não se compadece com uma revolução.

De qualquer modo, há jogadores impedidos e outros mais necessitados de repouso e, por outro lado, há aqueles que necessitam de ritmo para apurarem maior e melhor concorrência para os habituais titulares.


Defendendo uma equipa competitiva, Carvalhal olha para os extremos com atenção particular, já que tanto Galeno como Iuri Medeiros têm sido muitos desgastados, face à ausência de alternativas com Gaitán e Moura lesionados. O açoriano e o brasileiro podem ser descontados do plano inicial do treinador, o que daria espaço a um desvio para a direita de Ricardo Horta e uma aposta no espanhol Abel Ruiz, de quem ainda se esperam golos e exibições categóricas, face ao avultado investimento feito junto do Barcelona. Mesmo sendo ponta de lança, o campeão da Europa de sub-17 e sub-19, podia jogar sobre a esquerda, procurando vingar aparições discretas.
 

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-12-09/sc-braga-flancos-precisam-de-injecao-de-frescura/870984/471

Lipeste

Braga: vencer o grupo dá recorde na Liga Europa e jackpot de um milhão

Empatado com o Sporting em primeiros lugares na fase preliminar, o Braga vencerá o grupo G se bater o Zorya e o Leicester não o conseguir fazer diante do AEK ou se empatar e a equipa inglesa perder

De passaporte carimbado para os 16 avos-de-final da Liga Europa desde a goleada imposta ao AEK na Grécia, na penúltima jornada do grupo G, o Braga espreita um novo máximo nacional em provas da UEFA.

Caso supere o Zorya amanhã e o Leicester, que também soma dez pontos, não triunfe diante do AEK ou se empatar e a formação britânica perder, os comandados de Carlos Carvalhal vencerão o grupo, tornando-se na equipa portuguesa que mais vezes concluiu a fase preliminar da prova em primeiro lugar desde 2009/10, época em que a Taça UEFA passou a chamar-se Liga Europa, com um novo formato competitivo.

À entrada para a última ronda, o Braga segue empatado com o Sporting (cada um com três primeiros lugares), surgindo depois o FC Porto (dois) e o Benfica (um).

A Liga Europa é cada vez mais uma das praias favoritas dos minhotos, tendo-se verificado nas últimas épocas um interessante crescimento na fase de grupos . É verdade que já em 2010/11 o Braga foi finalista vencido (pelo FC Porto), mas nessa altura chegaria lá a partir dos 16 avos-de-final, vindo da Liga dos Campeões, levando depois a melhor sobre Lech Poznan, Liverpool, Dínamo de Kiev e Benfica. Só em 2015/16 é que o clube saboreou, pela primeira vez, um primeiro lugar no fecho de uma fase de grupos, avançando para a etapa seguinte da prova como cabeça de série.

Com Paulo Fonseca como treinador, a equipa apenas cairia aos pés do Shakhtar nos quartos-de-final em meados de abril de 2016, conquistando no mês seguinte a Taça de Portugal, diante do FC Porto.

Jackpot de um milhão de euros em discussão

Prestígio à parte, o Braga tem a garantia de que nesta edição da Liga Europa embolsará pelo menos 5,29 milhões de euros, isto na eventualidade de terminar a fase de grupos em segundo lugar - premiado com 500 mil euros.

Caso vença o grupo G, juntará um milhão de euros (em vez de 500 mil euros) aos 4,79 milhões já amealhados pela participação na fase de grupos (2,9 milhões), pelas três vitórias (1,7 milhões) diante do AEK, em casa e fora, e Zorya (fora); e pelo empate com o Leicester na Pedreira (190 mil euros). Uma segunda vitória, com o Zorya, renderá mais 570 mil euros.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/braga-vencer-o-grupo-da-recorde-na-liga-europa-e-jackpot-de-um-milhao-13119334.html

Lipeste

Sp. Braga: os possíveis adversários vindos da Champions

Já se conhecem quatro das oito equipas que vão cair da Liga milionária



Manchester United caiu da Champions e é um adversário a evitar

Os jogos desta terça-feira definiram os terceiros classificados de quatro grupos da Liga dos Campeões. E isso é importante para Benfica e Sp. Braga, pois essas equipas irão entrar no sorteio dos 16 avos de final da segunda prova da UEFA. As quatro melhores juntam-se aos vencedores dos grupos na Liga Europa e serão cabeças-de-série; as quatro piores juntam-se aos segundos classificados da Liga Europa nos não-cabeças-de-série.

As duas equipas portuguesas ainda não sabem se ficam em primeiro ou segundo dos respetivos grupos, mas ambas partem para a última jornada em desvantagem. Se forem primeiros, já sabem que evitam Manchester United e Club Brugge, bem como o terceiro do grupo B da Champions (Borussia Moenchengladbach, Shakhtar, Real Madrid ou Inter) e o do grupo D (Ajax ou Atalanta).

Se forem segundos, então não poderão cruzar-se com Krasnodar e Dínamo Kiev, bem como com as equipas que saltarem do grupo A (At. Madrid ou Salzburgo) e do grupo C (Olympiacos ou Marselha), cuja pontuação atual já não lhes permite passar para a Liga Europa como cabeça de série.

em: https://www.record.pt/internacional/competicoes-de-clubes/liga-europa/detalhe/a-atencao-de-benfica-e-sp-braga-os-possiveis-adversarios-vindos-da-champions?ref=Sp. Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Carlos Carvalhal reforça prestígio arsenalista no Velho Continente

Um treinador que dá vitórias dentro e fora de campo. Numa temporada atípica devido à pandemia da Covid-19, que tem afectado fortemente as finanças dos clubes devido à falta de adeptos nos jogos e tudo o que isso implica, nomeadamente perda de receitas, a excelente campanha que o SC Braga está a fazer na Liga Europa está a ser um pouco o 'fiel da balança' em termos financeiros.

Até ao momento, a SAD arsenalista já acumulou lucros a rondar os 8,1 milhões de euros, para os quais contribuiram decisivamente os 570 mil euros por vitória (a multiplicar por três) mais 190 mil euros pelo empate registado.

Os valores acumulados dizem respeito à entrada na fase de grupos e ao prémio de apuramento já garantido para os dezasseis avos de final da competição. Estes números só no que dizem respeito aos resultados desportivos da equipa liderada por Carlos Carvalhal.

A somar aos números do cofre, sobressai também o prestígio amealhado pelo clube bracarense pelo apuramento já assegurado para a próxima fase da prova europeia com uma das melhores performances de sempre, e jogadores colocados na equipa da Semana, como Galeno na ronda anterior. Sendo que a equipa do SC chega a esta derradeira ronda 'ufeira' ainda com a possibilidade de lutar pelo 1.º lugar do grupo, juntamente com os excêntricos do Leicester, para tentar ser um dos cabeça-de-série no sorteio da próxima fase a eliminar.

em: https://correiodominho.pt/noticias/carlos-carvalhal-reforca-prestigio-arsenalista-no-velho-continente/127966

Lipeste

Centralão David Carmo precisa de se acalmar um bocado

O papel de 'Exterminador Implacável' que David Carmo desempenhou com êxito durante a apresentação do terceiro equipamento do SC Braga, durante o início da época, parece estar a ser levado também à letra pelo central nos relvados.

Aposta inequívoca do treinador Carlos Carvalhal nesta temporada, o defesa central de 21 anos tem sido peça nuclear na equipa do SC Braga mas a par da evolução fantástica no eixo defensivo, se calhar, precisa de controlar melhor a 'versão' temível que ganhou como ator.

Isto porque o jovem 'centralão' já viu dois cartões vermelhos directos esta época: o primeiro no dérbi em Guimarães na 5.ª jornada (aos 83 minutos), e no passado domingo diante do Belenenses SAD na 9.ª jornada da I Liga (aos 62 minutos), ambos fruto de entradas desnecessárias no meio campo. Se bem que no último jogo pareceu mais uma abordagem azarada de David Carmo (terá escorregado).
Seja como for, vem aí mais uma suspensão... De resto, o central dos Guerreiros já pagou três jogos de castigo no campeonato, ficando na bancada nos jogos com FC Famalicão, Benfica e Trofense (Taça de Portugal).

A nível de cartões amarelos, David Carmo já viu seis esta temporada, três deles na fase de grupos da Liga Europa — nas primeiras três rondas — que também já lhe custou um jogo na bancada na 4.ª jornada na recepção ao Leicester (3-3).
Com valor que já lhe valeu elogios na Europa, não há dúvida que 'centralão' é o papel que melhor assenta a David Carmo.

em: https://correiodominho.pt/noticias/centralao-david-carmo-precisa-de-se-acalmar-um-bocado/127968

Lipeste

Off topic

"Com a pandemia perdemos cerca de 70 por cento dos atletas


É uma pandemia que deixou o país e o mundo em alerta e travou as modalidades desportivas cuja base de formação é a principal aposta de futuro. Entre elas o basquetebol. Nos últimos anos, a Associação de Basquetebol de Braga cresceu, em média, 10 a 15 por cento a cada ano, chegando perto dos dois mil atletas e 15 clubes. Números que a Covid-19 refreou.
"Estamos numa situação de paragem face à pandemia em todas as modalidades e os escalões de formação estão todos parados, apenas os escalões seniores e as ligas é que estão a jogar, o que está a gerar um problema em termos logísticos de calendarização, tem sido muito complicado gerir esta situação toda", explicou José Gomes, director técnico da AB Braga, no programa Fórum Desporto da Rádio Antena Minho, lembrando que a formação está "parada desde Fevereiro".
"Neste momento, perdemos cerca de 70 por cento dos atletas. Já é um dado adquirido. Tínhamos perto de dois mil atletas, a modalidade vinha em crescendo e agora temos 600 atletas a treinar", alertou o responsável, considerando que a "paragem não é benéfica" e trará efeitos negativos num trabalho de anos.
"Penso que será transversal a todas as modalidades, não só ao basquetebol. Isto vai ser difícil de retomar, vamos ter de fazer um novo trabalho de mobilização, claro que temos o know-how, já sabemos onde ir e como fazemos, temos experiência de longos anos, mas a questão será o retomar depois a confiança dos atletas e dos pais, pelo menos dois/três anos vamos pagar e estes atletas, que estão um ano sem competir, muitos deles chamados às selecções nacionais, vão ter dificuldades em ser chamados às competições internacionais. Vamos pagar essa factura, pela diferença que vai existir entre os atletas que já estão a competir, como os espanhóis, franceses e polacos, por exemplo, vão estar sempre um passo à nossa frente. Acreditamos que o confinamento é necessário, mas vamos pagar esta factura na evolução dos atletas", frisou o dirigente.
José Gomes acrescenta que "vai demorar algum tempo para recuperar tudo isto", tendo em conta o crescimento e aposta da última década: "a AB Braga estava em crescendo e cortaram-nos a cabeça. Estávamos a crescer uma média de 10/15 por cento todos os anos. Foram anos de muito trabalho, tínhamos 350 atletas e 4/5 clubes e, neste momento, tínhamos quase 2 mil atletas, 15 clubes e 100 treinadores. Os escalões mais complicados de recuperar serão os sub-18 e sub-19, se os perdermos agora, será mais complicado recuperá-los. Há muitos investigadores que apelam à prática desportiva e a Organização Mundial de Saúde também apela para combater a pandemia e como prevenção de saúde. Acreditamos que seriamos capazes, como educadores e formadores, de levar a bom cabo a realização dos jogos. A solução seria voltarmos a competir".

em:
https://correiodominho.pt/noticias/com-a-pandemia-perdemos-cerca-de-70-por-cento-dos-atletas/127975

Lipeste

Carvalhal elogia PSG e Basaksehir e defende Jesus: «Foi mal interpretado»

Treinador condenou o episódio racista no encontro da Liga dos Campeões e relembrou o episódio de Jorge Jesus com uma jornalista


Antigo treinador do Istambul Basaksehir, Carlos Carvalhal comentou esta quarta-feira os incidentes racistas que interromperam a partida do emblema turco frente ao Paris Saint-Germain, da Liga dos Campeões.

O atual técnico do Sp. Braga afirmou que ambas as equipas fizeram bem ao abandonar o terreno do jogo, mas pediu cautela na avaliação destes casos, lembrando a situação de Jorge Jesus com uma jornalista após a vitória do Benfica frente ao Marítimo.

«O Webó foi meu jogador, também me dou muito bem com o treinador. É uma situação lamentável. Não quero entrar no exagero, temos de ter algum cuidado na sociedade. Ainda há pouco tempo um colega meu treinador [Jorge Jesus] apresentou, se calhar com alguma infelicidade, um argumento que utilizaria com uma pessoa de raça branca, negra, género feminino, género masculino. Utilizaria aquela expressão que já utilizou no passado e foi, na minha opinião, muito mal interpretado. Veio logo à tona o feminismo, a defesa das mulheres, etc», afirmou.

«Temos de ter algum equilíbrio, mas não nesta situação. Temos de ser implacáveis com o racismo. Volto a dizê-lo, isto não é um problema do futebol, é um problema da sociedade. É a sociedade que tem de educar as pessoas, não o futebol. É lamentável, temos de erradicar este tipo de comportamentos. A opção das duas equipas foi a correta. Fazer ver a toda a gente que por muitos interesses que o futebol tenha, alguns valores estão acima do dinheiro e do poder», atirou.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/carlos-carvalhal/carvalhal-elogia-psg-e-basaksehir-e-defende-jesus-foi-mal-interpretado

Lipeste

Carvalhal: «Enganei-me, o Sp. Braga fez um trajeto espetacular»

Treinador dos bracarenses não esconde o «orgulho» com o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa


Carlos Carvalhal é um homem orgulhoso dos seus jogadores, que conseguiram o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa a uma jornada do fim da fase de grupos.

O técnico dos bracarenses admite até que antecipava um cenário mais difícil antes do início da competição.

«Sinto-me muito orgulhoso e satisfeito com o trabalho realizado num contexto difícil. Acidentes [referência à derrota com o Belenenses] acontecem a todas as equipas, principalmente às que estão nas competições europeias. Mas temos estado muito bem em todas as competições. Disse logo que este era um grupo muito equilibrado, mas enganei-me porque o Sp. Braga fez um trajeto espetacular», disse, em conferência de imprensa. O Zorya provou a sua capacidade, nós ganhámos lá com grande mérito, mas num jogo equilibrado.

«Este era um grupo nada fácil e conseguir chegar ao último jogo já com a qualificação garantida faz de mim um treinador muito orgulhoso e muito feliz com os meus jogadores», prosseguiu.

Carvalhal admite algumas mudanças para a partida na Rússia: Este é um jogo em que vou olhar para o meu plantel e entender quais são os melhores jogadores que temos neste momento. O Esgaio não pode jogar porque está castigado, o Castro também não, precisa de descansar. De resto vou olhar para cada posição vou perceber quais são os melhores e vou avançar com os onzes melhores. Cada jogo é uma oportunidade.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/carlos-carvalhal/carvalhal-enganei-me-o-sp-braga-fez-um-trajeto-espetacular