News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste


Boletim Clínico – Informação

Francisco Moura lesionou-se no treino desta quarta-feira e passa a estar incluído no Boletim Clínico do SC Braga.

BOLETIM CLÍNICO:

Francisco Moura – Entorse do joelho esquerdo com lesão do ligamento cruzado anterior. Tempo estimado de paragem de 6 meses.

em: https://scbraga.pt/boletim-clinico-informacao/

Lipeste

Francisco Moura lesiona-se no joelho esquerdo e pára seis meses

O defesa Francisco Moura do S. C. Braga lesionou-se no joelho esquerdo durante o treino desta quarta-feira, vai ser operado nos próximos dias e vai parar cerca de seis meses, avançou o clube.

O lateral esquerdo, que tem sido aposta frequente (oito jogos, entre campeonato e Liga Europa, e dois golos) do treinador, Carlos Carvalhal, sofreu uma entorse do joelho esquerdo com lesão do ligamento cruzado anterior.

O jovem jogador (21 anos) será alvo de uma intervenção cirúrgica nos próximos dias e os responsáveis arsenalistas estimam uma paragem de seis meses.

Por seu lado, Fransérgio fez esta quarta-feira novo teste à covid-19, depois de ter testado positivo a 2 de novembro, que voltou a dar inconclusivo, como há dois dias. Fará novo rastreio na sexta-feira.

O médio brasileiro continua a trabalhar isolado, em casa, e só será reintegrado em treino no estádio, isolado ou em grupo, quando o resultado do teste for negativo.

em: https://www.jn.pt/desporto/francisco-moura-lesiona-se-no-joelho-esquerdo-e-para-seis-meses-13049923.html

Lipeste

Francisco Moura lesiona-se com gravidade no joelho esquerdo

Francisco Moura lesionou-se, hoje, no treino no joelho esquerdo e, depois de ser operado nos próximos dias, vai parar cerca de seis meses, informou o Sporting de Braga, segundo classificado da I Liga de futebol.

O lateral/extremo esquerdo, que tem sido aposta frequente (oito jogos, entre campeonato e Liga Europa, e dois golos) do treinador, Carlos Carvalhal, sofreu uma entorse do joelho esquerdo com lesão do ligamento cruzado anterior.

O jovem jogador (21 anos) será alvo de uma intervenção cirúrgica nos próximos dias e os responsáveis 'arsenalistas' estimam uma paragem de seis meses.

Quanto a Fransérgio, o jogador fez hoje novo teste à covid-19, depois de ter testado positivo em 02 de novembro, que voltou a dar inconclusivo, como há dois dias. Fará novo rastreio na sexta-feira.

O médio brasileiro continua a trabalhar isolado, em casa, e só será reintegrado em treino no estádio, isolado ou em grupo, quando o resultado do teste for negativo, revelou o Sporting de Braga.

em: https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/francisco-moura-lesiona-se-com-gravidade-no-joelho-esquerdo_d1276415

Lipeste

19/11/2020


Épo­ca aca­bou pa­ra Mou­ra

La­te­ral so­fre ro­tu­ra de li­ga­men­tos do jo­e­lho es­quer­do e o clu­be ava­lia as so­lu­ções nas ca­ma­das in­fe­ri­o­res. Ida ao mer­ca­do em janeiro es­tá em aberto


Ro­tu­ra de li­ga­men­tos no jo­e­lho es­quer­do le­va SAD a equa­ci­o­nar ida ao mer­ca­do

La­te­ral de 21 anos es­ta­va a ser uma das apos­tas de Carlos Car­va­lhal. Tem­po mí­ni­mo de pa­ra­gem é de seis me­ses, ou se­ja, de­ve­rá es­tar pronto no fim de maio, já de­pois de con­cluí­da a tem­po­ra­da

Francisco Mou­ra pas­sou de um mo­men­to de so­nho pa­ra um pe­sa­de­lo bem re­al. He­rói do Bra­ga na Luz, com dois go­los mar­ca­dos, e a pos­si­bi­li­da­de de con­ti­nu­ar co­mo pri­mei­ra op­ção de Carlos Car­va­lhal, o la­te­ral es­quer­do so­freu on­tem uma ro­tu­ra de li­ga­men­tos do jo­e­lho es­quer­do num lan­ce apa­ren­te­men­te nor­mal no trei­no. O jo­ga­dor de 21 anos en­fren­ta ago­ra uma pa­ra­gem nun­ca in­fe­ri­or a seis me­ses, pe­lo que não po­de jo­gar mais es­ta épo­ca.

A le­são foi um du­ro cho­que pa­ra o es­quer­di­no e dei­xou tam­bém o plan­tel ar­se­na­lis­ta aba­la­do. Co­nhe­ci­da a gra­vi­da­de do pro­ble­ma, Mou­ra re­ce­beu de ime­di­a­to o apoio dos com­pa­nhei­ros e co­me­çou a men­ta­li­zar-se pa­ra o que vem aí, is­to é, uma re­cupe­ra­ção lon­ga e di­fí­cil. De acor­do com a in­for­ma­ção pres­ta­da pe­lo clu­be, o la­te­ral so­freu uma en­tor­se com le­são do li­ga­men­to cru­za­do an­te­ri­or; vai ser su­jei­to a in­ter­ven­ção ci­rúr­gi­ca nos pró­xi­mos di­as. Fa­zen­do as con­tas ao tem­po es­ti­ma­do de pa­ra­gem, Mou­ra de­ve­rá es­tar em con­di­ções de vol­tar aos rel­va­dos ape­nas no fim de maio, ou se­ja, já de­pois de ter­mi­na­do o cam­pe­o­na­to.

O afas­ta­men­to do de­fe­sa, que até vi­nha a ser uti­li­za­do nu­ma po­si­ção mais avan­ça­da do ter­re­no, co­lo­ca um de­sa­fio su­ple­men­tar a Carlos Car­va­lhal, is­to é, ou in­te­gra no plan­tel um jo­ga­dor das ca­ma­das jo­vens com ca­rac­te­rís­ti­cas idên­ti­cas ou en­tão vai ao mer­ca­do em ja­nei­ro.

Leonardo Bu­ta, de­fe­sa-es­quer­do de 18 anos, é uma das so­lu­ções em ci­ma da me­sa e, curi­o­sa­men­te, on­tem até es­te­ve no trei­no (ver pe­ça à par­te), uma op­ção do trei­na­dor que não te­ve a ver com a le­são de Mou­ra, até por­que a de­ci­são foi to­ma­da na vés­pe­ra. Bu­ta faz par­te da equi­pa de sub-23, com se­te jo­gos re­a­li­za­dos es­ta épo­ca, mas tam­bém so­ma uma par­ti­da pe­los bês; po­de ser igual­men­te uti­li­za­do co­mo ex­tre­mo. Ape­sar do po­ten­ci­al já de­mons­tra­do, tra­ta-se de um jo­ga­dor que pre­ci­sa na­tu­ral­men­te de ser tra­ba­lha­do e que não tem ex­pe­ri­ên­cia com­pe­ti­ti­va ao mais al­to ní­vel.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201119/281479278956610

Lipeste

Uma pausa no cres­ci­men­to

Em­pres­ta­do à Aca­dé­mi­ca na última épo­ca, Mou­ra foi cha­ma­do de vol­ta ao Bra­ga e Carlos Car­va­lhal fi­cou im­pres­si­o­na­do com ele lo­go nos pri­mei­ros trei­nos, tan­to as­sim que op­tou por in­cluí-lo de­fi­ni­ti­va­men­te no plan­tel. Co­mo o treinador de­ci­diu uti­li­zar o jogador nu­ma po­si­ção mais avan­ça­da, ca­paz de fazer to­do o cor­re­dor es­quer­do, dis­so re­sul­tou tam­bém a saída de Mu­ri­lo Sou­za pa­ra o Mai­or­ca, de Es­pa­nha. Mou­ra foi uti­li­za­do em oi­to jo­gos, com um to­tal de 265 mi­nu­tos re­par­ti­dos en­tre cam­pe­o­na­to e Liga Eu­ro­pa.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201119/281775631700034

Lipeste

8

Car­los Car­va­lhal lan­çou Mou­ra em oi­to jo­gos es­ta épo­ca: três na Li­ga Eu­ro­pa e cin­co no cam­pe­o­na­to. Na Luz, na úl­ti­ma jor­na­da, apon­tou dois dos três golos do Braga na vi­tó­ria por 3-2

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201119/281767041765442

Lipeste

CO­VID-19 MAIS UM TES­TE IN­CON­CLU­SI­VO PA­RA FRANSÉRGIO

Fransérgio con­ti­nua sem au­to­ri­za­ção pa­ra vol­tar aos trei­nos do Bra­ga de­pois de ter si­do in­fe­ta­do com co­vid-19. O mé­dio te­ve an­te­on­tem o se­gun­do tes­te com re­sul­ta­do in­con­clu­si­vo e vai ser su­jei­to a no­vo exa­me de des­pis­ta­gem ama­nhã (re­sul­ta­do se­rá co­nhe­ci­do no sá­ba­do). Fransérgio cum­pre um pro­gra­ma de trei­no em ca­sa pa­ra ten­tar man­ter os ní­veis mí­ni­mos de forma fí­si­ca.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201119/281762746798146

Lipeste

OP­ÇÃO SAINT-ÉTI­EN­NE FI­COU COM NEYOU

Yvan Neyou dei­xou de per­ten­cer ao Bra­ga. O mé­dio es­ta­va em­pres­ta­do ao SaintÉ­ti­en­ne, que exer­ceu a op­ção de com­pra. O ne­gó­cio ren­deu meio mi­lhão de euros à SAD. Em re­la­ção ao trei­no, Carlos Car­va­lhal cha­mou Le­o­nar­do Bu­ta (18 anos, de­fe­sa), Edu­ar­do Schur­r­le (19 anos, mé­dio) e Ví­tor Oli­vei­ra (20 anos, pon­ta de lan­ça), to­dos em pla­no de des­ta­que nas equi­pas in­fe­ri­o­res.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201119/281771336732738

Lipeste

Mou­ra le­si­o­na-se num jo­e­lho e vai pa­rar seis me­ses

Fransérgio com se­gun­do tes­te in­con­clu­si­vo à co­vid-19. Saint-Éti­en­ne dá meio mi­lhão por Neyou


Fran­cis­co Mou­ra le­si­o­nou-se no jo­e­lho es­quer­do, te­rá de ser ope­ra­do nos pró­xi­mos di­as e vai pa­rar du­ran­te cer­ca de seis me­ses.

No de­cor­rer do trei­no da equi­pa mi­nho­ta, o la­te­ral/ex­tre­mo es­quer­do, de 21 anos, so­freu uma en­tor­se no jo­e­lho es­quer­do, com le­são do li­ga­men­to cruzado an­te­ri­or.

De­pois de ter si­do o he­rói, no triun­fo (3-2), no pe­núl­ti­mo do­min­go, na Luz, fren­te ao Benfica, jo­go em que apon­tou dois golos, o azar ba­teu à por­ta de Mou­ra, jogador que es­ta­va a ser apos­ta do téc­ni­co Carlos Car­va­lhal, que o uti­li­za­ra em oi­to dos dez jo­gos já dis­pu­ta­dos.

Fran­cis­co Mou­ra tem o res­to de 2020/21 co­mo per­di­do, só de­ven­do es­tar ap­to a vol­tar a com­pe­tir na pró­xi­ma épo­ca.

In­de­fi­ni­da con­ti­nua a si­tu­a­ção de Fransérgio. De­pois de a 3 de no­vem­bro ter tes­ta­do po­si­ti­vo à co­vid-19 e fa­lha­do o jo­go em Lei­ces­ter, o mé­dio bra­si­lei­ro já soma dois tes­tes in­con­clu­si­vos.

O jogador, que tem pre­vis­to pa­ra ama­nhã a re­a­li­za­ção de um no­vo ras­treio, con­ti­nua a cum­prir em ca­sa um pro­gra­ma es­pe­cí­fi­co de trei­no e só voltará à pe­drei­ra qu­an­do tes­tar ne­ga­ti­vo.

En­tre­tan­to, o Saint-Éti­en­ne, 15.o clas­si­fi­ca­do da Liga de Fran­ça, anun­ci­ou ter exer­ci­do a op­ção de com­pra por Yvan Neyou, mé­dio ca­ma­ro­nês de 23 anos que nun­ca jo­gou pe­la equi­pa prin­ci­pal dos mi­nho­tos e es­tá ce­di­do ao clu­be fran­cês, des­de a épo­ca pas­sa­da.

Se­gun­do o JN apu­rou, ape­sar do anún­cio, que com­pre­en­de um vín­culo até 2024, o Saint-Éti­en­ne ain­da não pa­gou a cláusula, fi­xa­da em 500 mil euros e por is­so os ar­se­na­lis­tas ain­da não anun­ci­a­ram a ven­da.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20201119/282484301303666

Lipeste

Ânimo, caro Moura!

Foi uma quarta-feira terrível para o jovem Francisco Moura, que durante o treino de ontem contraiu uma lesão grave, que o vai impedir de dar o contributo à equipa no que resta da época.

A informação foi veiculada de forma oficial, pelo clube, durante a tarde de ontem, com o nome do jovem de 21 anos a constar do boletim clínico depois de ter sofrido uma entorse do joelho esquerdo com lesão do ligamento cruzado anterior.
Para este tipo de lesões, o tempo estimado de paragem é de cerca de seis meses, pelo que, no melhor dos cenários, Moura apenas deverá voltar a treinar-se sem limitações no próximo mês de Maio.

É certo que o período de recuperação varia de caso para caso, mas o primeiro passo passa pela intervenção cirúrgica a que Moura será submetido nos próximos dias. Depois, fará tratamento e, mais tarde, partirá, de forma gradual, para trabalho específico de fortalecimento articular e muscular da zona afectada.

O último passo será o trabalho no relvado, com exercícios com bola a confirmarem a plena recuperação e a aptidão para voltar a treinar com os restantes colegas.

Ainda no que toca ao treino de ontem, nota para a chamada ao convívio com os 'grandes' de mais duas pérolas da formação: Eduardo Schurrle e Vítor Oliveira, médio e ponta-de-lança, respectivamente, da equipa B, uma dupla que se tem exibido a grande nível na formação orientada por Vasco Faísca.

Para além destes dois jovens, Leonardo Buta voltou a merecer a chamada de Carlos Carvalhal.

em: https://correiodominho.pt/noticias/animo-caro-moura/127594

Lipeste

Paulinho está de volta à Trofa

Paulinho vai voltar ao estádio do Trofense para discutir a Taça de Portugal e entrar em corredores que não atravessa desde a época 2012/2013. Naquele clube, o ponta de lança do SC Braga cumpriu a temporada em que se anunciou aos campeonatos profissionais, tendo concluído a campanha com 11 golos.


Depois de se evidenciar no Santa Maria, na 3.ª Divisão, o professor Neca apostou em Paulinho - tinha 20 anos - no emblema então da Liga 2. Tiago era o capitão de equipa e o responsável por fazer as honras da casa. «Por ser o mais velho, pelo meu passado e experiência, tinha a missão de transmitir determinados valores», recorda o antigo jogador de Benfica, FC Porto e Boavista, entre outros emblemas, que apresenta boas lembranças do convívio com o avançado. «Era humilde e gostava de ouvir os mais velhos para aprender. Também era ambicioso e aproveitava todas as oportunidades», vinca de Paulinho, apostando que foi com este carácter que o avançado dos guerreiros «chegou até ao que é hoje, jogador de uma das equipas mais importantes de Portugal e da Seleção Nacional».
Tiago comenta que acompanha a carreira do antigo companheiro e avalia que Paulinho «refinou o potencial» evidenciado ao serviço do Trofense, «de homem de área, rápido e com faro pelo golo».

Vem aí o jogo com o Trofense e Tiago está certo que Paulinho poderá desequilibrar. «Conheço-o bem. Não vai facilitar, mesmo se teve compromisso da Seleção por estes dias. Se espreitar o golo... marcará. Também sei que festejará, mas discretamente», acredita.
 

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-11-19/sc-braga-paulinho-esta-de-volta-a-trofa/868629/471

Lipeste

Formação do Sp. Braga à lupa: "Há muito talento por lapidar"

Rui Santos, antigo coordenador da formação do Sporting de Braga, analisa o momento de forma de Pedro Neto, Trincão, David Carmo e Francisco Moura. Os jovens formados em Braga vistos por quem tão bem os conhece.


A formação do Sporting de Braga está a dar que falar. As camadas jovens são um dos pontos fortes do clube liderado por António Salvador e neste momento há quatro jogadores que assumem papel de particular revelo na atualidade nacional e... internacional. Francisco Trincão, Pedro Neto, Francisco Moura e David Carmo têm estado em destaque e representam, por esta altura, o selo da qualidade que abunda nos escalões de formação da equipa bracarense.

Os primeiros estiveram presentes na última convocatória da seleção nacional, com Neto até a fazer a estreia a marcar, ao passo que Moura bisou na Luz, diante do Benfica. Por seu turno, David Carmo tem agitado o mercado de transferências e já foi associado a clubes de renome como AS Roma e Manchester United.

Rui Santos conhece bem estes quatro produtos da formação do Sporting de Braga e não tem dúvidas em afirmar que o futuro do clube está assegurado.

"Esses miúdos que passaram pelas minhas mãos fazem de mim, e de toda a nossa estrutura da formação na altura, um treinador e coordenador de formação orgulhoso. São os meus miúdos, como eu costumo dizer. Eles têm muito talento e já o tinham na altura. O Pedro Neto e o Trincão queimaram algumas etapas. Afirmaram-se mais rapidamente por serem jogadores irreverentes e por serem jogadores muito distintos", começa por dizer o antigo coordenador da formação do Sporting de Braga.

David Carmo precisa de regularidade 

Se Trincão e Pedro Neto já estão noutro patamar competitivo, David Carmo e Francisco Moura ainda têm que cimentar uma posição incontestável no onze de Carlos Carvalhal. Rui Santos recorda a chegada do defesa central a Braga, vindo do Sanjonanense, e identifica os aspetos a melhorar.

"O David Carmo chegou do Sanjoanense e era aquele miúdo com um porte atlético muito alto e um pouco descoordenado. Mas rapidamente fizemos um programa para desenvolver algumas capacidades motoras e atingiu um patamar de excelência. Foi melhorando dia após dia, jogo após jogo. É um miúdo que precisa de confiança. Com a filosofia do Sporting de Braga, ao apostar nos miúdos, eles vão estar nervosos nos primeiros jogos, mas depois a qualidade de cada um vem ao de cima. Claro que a regularidade desejada ainda não foi alcançada, mas ele é um miúdo que vai superar estas dores de crescimento", explica o agora treinador de 44 anos, prosseguindo.

"Ainda acusa ali alguma inexperiência e imaturidade. É um jovem ambicioso e que quer ganhar. Subiu de patamar em patamar graças ao seu trabalho. Quer mostrar-se, mas às vezes é preciso mais controlo emocional. Não se pode deixar engolir pelo calor do jogo, tal como aconteceu contra o Vitória SC. Isto é fácil dizer a um jogador mais velho, mas ele tem apenas 21 anos. Com o tempo, vai aprender a controlar essa impetuosidade", justifica.

A conversa que mudou a carreira de Moura

Moura tem sido aposta como lateral esquerdo, mas a sua posição de raiz não era na defesa. O jovem jogador arsenalista foi 'lapidado' nas camadas jovens e foi o próprio Rui Santos quem o aconselhou a descer no terreno de jogo. Moura até não estava muito convencido de que era o melhor a fazer, porque não gostava de defender, mas lá aceitou a sugestão. Esta adaptação é agora considerada um sucesso. Ainda assim, o azar bateu à porta de Moura: Uma lesão grave no joelho esquerdo, contraída no treino de quarta-feira, deve custar-lhe o resto da temporada.
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1629759/oficial-francisco-moura-lesiona-se-e-fica-seis-meses-fora-de-competicao

"O Francisco Moura é um caso de um jovem atleta que era um ala esquerdo e que jogava mais no ataque. Detetámos nele qualidades para ser lateral esquerdo. Ele não se vai importar que eu conte isto: ele não gostava de defender. Tive de lhe explicar que se ele quisesse chegar à elite do futebol teria que atacar, mas também teria que recuar para defender. Eu até lhe disse: 'Isto é como o mar, vai e volta. Tu também de tens de ser assim'. Ele perguntou-me porque estava preocupado com ele e eu disse-lhe que tinha um potencial enorme, mas tinha de ser mais participativo a nível defensivo. Ele, com 17 anos, entendeu, porque é um miúdo muito inteligente. Tornou-se num jogador ainda mais completo", recorda Rui Santos, para depois também revelar que fez questão de felicitar o jovem jogador minhoto após os dois golos marcados diante do Benfica.

"Trocámos umas mensagens depois de ele ter marcado aqueles dois golos na Luz e ele nunca mais se esqueceu daquela nossa conversa. É um episódio engraçado, especialmente por ver onde ele conseguiu chegar. O mérito é todo dele. Teve capacidade de encaixe, refletiu e evoluiu. [/b]Agora chegou ao seu auge com dois golos no Estádio da Luz, o que não está ao alcance de qualquer um. Tem qualidade técnica, qualidade tática, uma visão de jogo extremamente apurada e já passou pelas duas posições. [/b]Vai dar conta do recado", vaticina.

O segredo de Paulinho

Paulinho é outro dos maiores rostos atuais do Sporting de Braga. O avançado português, que foi chamado por Fernando Santos à seleção nacional pela primeira vez e que correspondeu com dois golos diante de Andorra, não fez a formação no Minho mas é visto por Rui Santos como um atleta à imagem do clube: um guerreiro.

O treinador de 44 anos trabalhou com Paulinho na altura em que teve de pegar na equipa depois de Abel Ferreira deixar o comando técnico e enquanto estava a ser ultimada a chegada de Ricardo Sá Pinto. Nesse curto período de uma semana, Rui Santos ficou rendido à entrega de Paulinho nos treinos.

"Trabalhei com o Paulinho durante uma semana quando fiz aquela sucessão entre o Abel e o Sá Pinto. Denotei logo uma coisa no Paulinho. Trabalha muito e arduamente. É um atleta que nunca vira a cara a luta, mas nos treinos ele mostra muito trabalho. O jogo é o reflexo dos treinos e o Paulinho é um guerreiro dentro de campo. Aliado a isso, os meninos olham para estes atletas como uma referência para chegar ao sucesso", destaca, antes de ser frisar que o avançado do Sp. Braga reúne todas as valências para ajudar Portugal a defender o título de campeão europeu no próximo verão.

"Sim, pode ser uma opção para o Euro'2020. O Paulinho foi um dos melhores marcadores do último campeonato, faz golos com regularidade e tem uma particularidade que considero importante. Sendo um avançado não vira a cara a luta e faz logo pressão à equipa adversária no momento defensivo. É um jogador completo e pode ajudar a seleção na concretização dos golos que estão cada vez mais caros no futebol atual", defende Rui Santos.

Braga com argumentos para lutar pelo título

O sucesso do Sporting de Braga não se resume apenas aos jogadores formados e que têm estado na montra do futebol. Na presente temporada, a formação orientada por Carlos Carvalhal tem estado em bom plano e no último jogo conseguiu arrancar uma importante vitória (3-2) na visita ao Estádio da Luz.

"Todos nós conhecemos as qualidades que Carvalhal tem enquanto treinador. Mais contente fico ainda porque, além da excelente campanha neste início da temporada, ele aposta nos miúdos da formação. Temos agora o Rodrigo Gomes, outros dos talentos que o Braga tem. O clube tem essa identidade de formação e tem de continuar a apostar nela. Quando o Braga aposta em jogadores da formação, eles vão dando uma reposta muito positiva. Aliás, quando chegam à equipa A nem uma temporada lá ficam. São agora titulares no Barcelona, Wolverhampton... Temos de continuar a ter a coragem de apostar neles. Não podem ser só 10 minutos na equipa A. É continuar a dar-lhes minutos, horas e uma sucessão de jogos completos para que eles atingem um patamar de regularidade e excelência o mais precocemente possível. Há muito talento por lapidar",  argumenta, antes de prosseguir.

"O Braga já esteve a lutar pelo título com o Domingos Paciência, numa equipa técnica da qual eu fazia parte. O mundo do futebol em Portugal só está habituado a que Sporting, Benfica e FC Porto sejam campeões. O Boavista fugiu à regra e acredito que o Braga também o possa fazer. Tem tudo para ser campeão nacional. Esta época ou dentro de cinco anos. Com o Domingos fomos vice-campeões e estivemos condicionados com os castigos do Vandinho e do Mossoró. O futebol português tem de ter outros candidatos: Braga, Boavista, Vitória SC... Há clubes com muita ambição e com muita competência para lá chegar. Temos de abrir os horizontes, só assim o futebol português fica ganhar."

As próximas descobertas da formação

Rui Santos foi ainda desafiado a enumerar os próximos jovens talentos que podem chegar à equipa principal e garantiu que não faltam nomes que prometem dar que falar.

"Temos um Schürrle que com idade de júnior já fazia parte da equipa B. É um médio com muita qualidade. Um Bruno Rodrigues com um perfil físico similar ao do David Carmo. São dois atletas que com idade de junior e que já competiam nos campeonatos seniores. Esses são os que realço mais, mas também temos um Nuno Cunha, que é um miúdo da formação que o Benfica até veio buscá-lo, mas que acabou por regressar. O André Ferreira que é um caso muito similar ao do Francisco Moura, era um jovem atleta que jogava em posições mais adiantadas do terreno mas rapidamente se tornou num jogador com enorme e elevado potencial na posição de lateral direito  Temos ali um leque de talentos. Abrindo as portas as estes miúdos, eles vão dar respostas mais que positivas", remata o antigo coordenador da formação do Sporting de Braga.

em: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1628419/formacao-do-sp-braga-a-lupa-ha-muito-talento-por-lapidar


Lipeste


"Va­mos dar mais atle­tas à Se­le­ção"

Pau­li­nho as­se­gu­ra que há ma­té­ria-pri­ma de qua­li­da­de na Pe­drei­ra


"Ape­sar de não co­le­ci­o­nar ca­mi­so­las, es­ta vou guar­dar..."
Pau­li­nho
Pon­ta de lan­ça do Bra­ga

Cha­ma­do pe­la pri­mei­ra vez pa­ra re­pre­sen­tar Por­tu­gal, Pau­li­nho vol­tou a Bra­ga com três in­ter­na­ci­o­na­li­za­ções e dois go­los mar­ca­dos, e tam­bém com uma mo­ti­va­ção ex­tra pa­ra fa­zer uma gran­de épo­ca

Pau­li­nho re­gres­sou a Bra­ga com um sor­ri­so ras­ga­do de­pois de uma se­ma­na e meia na Se­le­ção Na­ci­o­nal, si­nal de que cum­priu o de­ver, tan­to mais que foi uti­li­za­do nos três jo­gos e apon­tou dois go­los, e es­sen­ci­al­men­te por­que con­cre­ti­zou um so­nho que per­se­guia há mui­to tem­po. "Sin­to­me mais fe­liz e tam­bém mais con­cre­ti­za­do, em­bo­ra ago­ra com uma res­pon­sa­bi­li­da­de e mo­ti­va­ção su­pe­ri­o­res pa­ra o Bra­ga fa­zer uma gran­de épo­ca", co­men­tou à Next o pon­ta de lan­ça, que tra­çou ain­da um fu­tu­ro ri­so­nho pa­ra os jo­ga­do­res ar­se­na­lis­tas. "Acre­di­to que to­dos os adeptos se sin­tam fe­li­zes por mim, pe­lo Bra­ga e por aqui­lo que o clu­be re­pre­sen­ta hoje no futebol por­tu­guês, is­to é, uma equi­pa que tem jo­ga­do­res de qua­li­da­de pa­ra es­tar na Se­le­ção. Já se es­ta­va a ve­ri­fi­car, mas acre­di­to que, a par­tir de ago­ra, va­mos ter mui­tos atle­tas na Se­le­ção en­quan­to re­pre­sen­tan­tes do Bra­ga".

Pau­li­nho deu con­ta que vi­veu "du­as se­ma­nas bri­lhan­tes" no pe­río­do que com­pre­en­deu os jo­gos com o Lei­ces­ter e o Benfica e de­pois com a ida à Se­le­ção, ten­do fes­te­ja­do o 28.º ani­ver­sá­rio pe­lo meio. "Nem es­ti­ve com a fa­mí­lia e os ami­gos. Saí­mos de In­gla­ter­ra di­re­tos pa­ra Lis­boa e de lá fui pa­ra a Se­le­ção, tu­do num con­tex­to mui­to com­pe­ti­ti­vo", des­cre­veu o jo­ga­dor, que fi­cou bem im­pres­si­o­na­do com o am­bi­en­te que en­con­trou na equi­pa por­tu­gue­sa. "Fui mui­to bem re­ce­bi­do por um gru­po jo­vem, am­bi­ci­o­so e com uma qua­li­da­de hu­ma­na igual à de­mons­tra­da pe­los jo­ga­do­res. To­da a gen­te me re­ce­beu bem, in­cluin­do o Cris­ti­a­no. Foi is­so que me aju­dou a sen­tir tão bem nos jo­gos. Jo­guei, mar­quei, cor­res­pon­di e, ha­ven­do mais jo­gos em mar­ço, que­ro dar o má­xi­mo pa­ra po­der ser uma op­ção vá­li­da". A ex­pe­ri­ên­cia foi tão mar­can­te que o pon­ta de lan­ça do Bra­ga ad­mi­tiu ter aber­to uma ex­ce­ção na for­ma de guar­dar as me­mó­ri­as dos mo­men­tos es­pe­ci­ais da car­rei­ra. "Vou guar­dar a ca­mi­so­la [da es­treia]. Ape­sar de não co­le­ci­o­nar ca­mi­so­las e de não ter o há­bi­to de as tro­car, es­ta é das pou­cas que vou guar­dar e acre­di­to que fi­que co­mi­go pa­ra sem­pre", con­tou, con­ven­ci­do que che­gou a es­te pa­ta­mar ape­nas "gra­ças ao tra­ba­lho" de­sen­vol­vi­do du­ran­te a car­rei­ra.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201120/281522228631713

Lipeste

"Foi uma in­je­ção de mo­ti­va­ção mui­to boa"

O jo­go com o Tro­fen­se, pa­ra a Ta­ça de Por­tu­gal, vai ser "es­pe­ci­al" pa­ra Pau­li­nho. "Foi o clu­be que me lan­çou. Na­que­la al­tu­ra es­ta­va num mo­men­to di­fí­cil fi­nan­cei­ra­men­te e ha­via sa­lá­ri­os em atra­so, mas só guar­do coi­sas bo­as", dis­se.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201120/281827171309729

Lipeste

NEYOU AIN­DA PO­DE DAR MAIS MEIO MI­LHÃO

Médio camaronês deixou o Braga na época passada, para rumar a França.


A ida de­fi­ni­ti­va de Yvan Neyou pa­ra o Saint-Éti­en­ne, por meio mi­lhão de eu­ros, po­de ain­da ren­der mais di­nhei­ro ao Bra­ga. Se o mé­dio fi­zer dez jo­gos na equi­pa prin­ci­pal dos fran­ce­ses, a SAD re­ce­be­rá mais 250 mil eu­ros e se atin­gir os 25 jo­gos o va­lor su­bi­rá pa­ra meio mi­lhão. O Bra­ga tem ain­da 20 por cen­to de uma fu­tu­ra ven­da en­quan­to Neyou es­ti­ver no Saint-Éti­en­ne.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201120/281818581375137

Lipeste

RUI FON­TE JÁ ESTÁ NO REL­VA­DO

Rui Fon­te co­me­çou uma no­va eta­pa no pro­ces­so de re­*****­pe­ra­ção da ro­tu­ra de li­ga­men­tos do jo­e­lho es­quer­do, so­fri­da em ju­lho. O pon­ta de lan­ça co­me­çou a re­a­li­zar tra­ba­lho in­di­vi­du­al no rel­va­do sob a ori­en­ta­ção de Francisco Mi­ran­da. O mo­men­to foi as­si­na­la­do nas re­des so­ci­ais e me­re­ceu mui­tos co­men­tá­ri­os, não só de jo­ga­do­res do Bra­ga mas tam­bém de ou­tros clu­bes.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201120/281822876342433

Lipeste

Pau­li­nho fe­liz até pe­la re­ce­ção de CR7 na se­le­ção

Avan­ça­do, ra­di­an­te com es­treia pe­las qui­nas, vai guar­dar a ca­mi­so­la e quer vol­tar a ser cha­ma­do


Pau­li­nho con­cre­ti­zou, aos 28 anos, o so­nho de jo­gar na se­le­ção A por­tu­gue­sa e não es­con­de a fe­li­ci­da­de pe­lo ob­je­ti­vo atin­gi­do.

"Sin­to-me fe­liz , mas tam­bém com mais res­pon­sa­bi­li­da­de e mo­ti­va­ção pa­ra fa­zer­mos uma gran­de épo­ca", dis­se Pau­li­nho ao pro­gra­ma "Jo­go a jo­go", da NEXT, o ca­nal do Sporting de Bra­ga.

De vol­ta à pe­drei­ra, com três in­ter­na­ci­o­na­li­za­ções e dois go­los no cur­rí­culo, o avan­ça­do ad­mi­tiu ter vi­vi­do "du­as se­ma­nas bri­lhan­tes", a que jun­tou o 28.o ani­ver­sá­rio, dois di­as an­tes da es­treia pe­las qui­nas.

"To­da a gen­te me re­ce­beu mui­to bem, in­clu­si­ve o Cris­ti­a­no. Além das qua­li­da­des co­mo jo­ga­do­res, do pon­to de vis­ta hu­ma­no são do me­lhor. O gru­po é pa­re­ci­do com o do Bra­ga", com­pa­rou Pau­li­nho, la­men­tan­do, ape­nas, que Portugal, in­fe­liz­men­te, "não con­se­guiu o que pre­ten­dia".

Cer­to de que o Bra­ga vai ter em bre­ve "mui­tos jo­ga­do­res na se­le­ção", pen­sa vol­tar a ser cha­ma­do em mar­ço. "Vou dar o má­xi­mo pa­ra is­so, mas fo­ca­do nos ob­je­ti­vos do Bra­ga", fri­sou.

Pa­ra não per­der o en­can­to da es­treia por Portugal, Pau­li­nho vai fi­car com a ca­mi­so­la do jo­go com An­dor­ra. "Nem te­nho es­se há­bi­to, mas es­ta vou guar­dar, bem guar­da­di­nha", pro­me­teu.

NEYOU PO­DE VALER MAIS

A trans­fe­rên­cia de Yan Neyou pa­ra o Saint-Éti­en­ne po­de valer mais meio mi­lhão de eu­ros. O clu­be fran­cês exer­ceu a op­ção pe­lo mé­dio ca­ma­ro­nês e vai pa­gar 500 mil eu­ros, mas o mon­tan­te po­de­rá du­pli­car, me­di­an­te o nú­me­ro de en­con­tros que o jo­ga­dor fa­ça pe­la equi­pa prin­ci­pal: 250 mil eu­ros (dez jo­gos) e ou­tro tan­to (25.o jo­go).

O Bra­ga re­ser­vou, ain­da, 20%, de uma even­tu­al fu­tu­ra ven­da.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20201120/282600265422864

Lipeste

Res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al do clu­be va­le distinção

O Bra­ga foi dis­tin­gui­do com o pri­mei­ro pré­mio de Res­pon­sa­bi­li­da­de So­ci­al da Li­ga, em 2020-21, en­tre­gue pe­la Fun­da­ção do Fu­te­bol. A distinção foi atri­buí­da pe­la ini­ci­a­ti­va "A Nos­sa Sa­la", que aju­dou à re­cupe­ra­ção e re­e­qui­pa­men­to de 17 sa­las de in­ter­na­men­to do Hos­pi­tal de Bra­ga, ten­do o clu­be fi­nan­ci­a­do a in­ter­ven­ção to­tal de du­as. An­tó­nio Sal­va­dor dis­se que o pré­mio "é um mo­ti­vo de gran­de sa­tis­fa­ção e or­gu­lho", pa­ra o clu­be a que pre­si­de.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20201120/282634625161232

Lipeste

Sp. Braga: Neyou no Saint-Étienne rende um milhão de euros

Minhotos ficam com 20 por cento de futura venda

Sérgio Pires

A transferência definitiva de Yvan Neyou do Sporting de Braga para o Saint-Étienne rende, no imediato, meio milhão de euros aos cofres dos minhotos, num encaixe que pode duplicar mediante objetivos, apurou o Maisfutebol.

Do outro meio milhão de euros do acordo, 250 mil são garantidos quando o médio realizar dez jogos pela equipa principal. Os outros 250 mil, quando Neyou fizer um total de 25 jogos pelos «verts». Contudo, estes objetivos são válidos a partir do momento da mudança. Não entram nas contas, por isso, os nove jogos que Neyou já fez pelo emblema francês em 2020/2021.

Os bracarenses reservam 20 por cento de uma futura venda ou empréstimo do atleta de 23 anos do Saint-Étienne para outro clube.

Com formação feita por inteiro no futebol francês, Neyou estreou-se como sénior no Sedan. Jogou depois no Laval, antes da mudança para Portugal, na época 2018/2019. No Sporting de Braga, em ano e meio, fez 21 jogos e dois golos pela equipa B e um pelos sub-23.

em: https://maisfutebol.iol.pt/internacional/yvan-neyou/sp-braga-neyou-no-saint-etienne-rende-um-milhao-de-euros