News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste


TORMENA É CEN­TRAL "DE EQUI­PA GRAN­DE"

Cen­tral apro­vei­ta bem a opor­tu­ni­da­de quan­do é cha­ma­do ao on­ze. Cas­qui­lha, o seu pri­mei­ro trei­na­dor em Por­tu­gal, ex­pli­ca porquê


Foi ti­tu­lar com o Fa­ma­li­cão e na Luz no lu­gar do cas­ti­ga­do Da­vid Carmo e cum­priu o pa­pel atri­buí­do por Car­va­lhal. Pre­pa­ra-se para es­tar no­va­men­te no on­ze, sá­ba­do, na Tro­fa, para a Ta­ça de Por­tu­gal

Con­tra­ta­do em 2019, Tor­men afez no­ve jo­gos na épo­ca pas­sa­da, ten­do si­do pre­ju­di­ca­do por uma le­são na fi­nal da Ta­ça da Li­ga em que o Bra­ga der­ro­tou o FC Por­to, con­quis­tan­do o tro­féu com um go­lo de Ri­car­do Hor­ta. Ape­sar da au­sên­cia, por le­são, nas dez úl­ti­mas jor­na­das do cam­pe­o­na­to – pós-re­to­ma – houve clu­bes a mos­trar in­te­res­se no seu con­cur­so du­ran­te o mercado de ve­rão. Es­ta tem­po­ra­da, depois de­te­ren­tra­do­na­jor­na­dai­nau­gu­ral, no Dra­gão, com o FC Por­to, ain­da nu­ma fa­se em que ga­nha­va rit­mo após o pe­río­do de recuperação do pro­ble­ma fí­si­co, e nas vi­si­tas a Gui­ma­rães e a Zorya, foi ti­tu­lar com o Fa­ma­li­cão e na Luz, jo­gan­do no lu­gar do cas­ti­ga­do Da­vid Carmo. Nes­tes dois jo­gos e, em especial, no com­pli­ca­do tes­te com o Ben­fi­ca, o cen­tral bra­si­lei­ro cum­priu na ín­te­gra, ten­do um pa­pel de­ter­mi­nan­te na mar­ca­ção a Darwin. "Não vi­ra a ca­ra à lu­ta, não dá na­da por per­di­do, sa­be es­pe­rar pela opor­tu­ni­da­de", sa­li­en­ta Jor­ge Cas­qui­lha, o pri­mei­ro trei­na­dor de Tormena em Por­tu­gal quan­do che­gou ao Gil Vi­cen­te, em 2017, vin­do do São Pau­lo. "Tem-se vis­to no Bra­ga que depois de per­der a ti­tu­la­ri­da­de faz exi­bi­ções po­si­ti­vas quan­do é cha­ma­do, afir­man­do-se como uma apos­ta cre­dí­vel do on­ze", exem­pli­fi­ca. Por "ser mui­to jo­vem", Cas­qui­lha con­si­de­ra que Tormena tem tu­do para "ci­men­tar a posição num clu­be com uma di­men­são ele­va­da". "Se o con­se­guir tem a por­ta aber­ta para um pa­ta­mar su­pe­ri­or", de­fen­de, não ten­do "dú­vi­das que tem to­das as ca­rac­te­rís­ti­cas para po­der re­pre­sen­tar um gran­de".

Jor­ge Cas­qui­lha ex­pli­ca por que ra­zão o jo­ga­dor, que tem con­tra­to com o Bra­ga até 2024,e uma cláu­su­la de 15 mi­lhões de eu­ros, "é um cen­tral de­e­qui­pa­gran­de"."Ase­qui­pas gran­des jo­gam, nor­mal­men­te, num blo­co su­bi­do e por da­rem mui­to es­pa­ço nas cos­tas pre­ci­sam de cen­trais rá­pi­dos para ir bus­car os avan­ça­dos. E o Tormena tem es­sa fa­ci­li­da­de", adi­an­ta o trei­na­dor que re­ce­beu no Gil Vi­cen­te após "ob­ser­va­ções atra­vés de DVD de jo­gos dos sub-23 do São Pau­lo". "Era um jo­ga­dor com es­co­la", re­cor­da. Na al­tu­ra, o que mais cha­mou a aten­ção de Cas­qui­lha foi "a ve­lo­ci­da­de, o jo­go aé­reo e a ele­va­da ca­pa­ci­da­de téc­ni­ca para um cen­tral". E, a par­tir daí, "in­te­grou-se bem, mos­trou ser um jo­ga­dor hu­mil­de, com von­ta­de de apren­der, apro­vei­tou a opor­tu­ni­da­de de cres­cer no Gil e no Por­ti­mo­nen­se e tem es­ta­do em gran­de no Bra­ga".

"Se ci­men­tar a posição num clu­be com uma ele­va­da di­men­são tem a por­ta aber­ta para um pa­ta­mar su­pe­ri­or"

"Não vi­ra a ca­ra à lu­ta, não dá na­da por per­di­do, sa­be es­pe­rar pela opor­tu­ni­da­de" Jor­ge Cas­qui­lha Trei­na­dor

em:https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201116/281921660582053

Lipeste

RI­CAR­DO HOR­TA ES­TA SE­MA­NA

Depois de falhar os jo­gos com Fa­ma­li­cão, Lei­ces­ter e Ben­fi­ca, de­vi­do a uma le­são mus­*****­lar,Ri­car­do Hor­ta re­co­me­ça es­ta se­ma­na a tra­ba­lhar sem li­mi­ta­ções e tu­do in­di­ca que ho­je in­te­gre os tra­ba­lhos da equi­pa de Car­los Car­va­lhal, mas ain­da com al­gu­mas pre­cau­ções. O re­gres­so à com­pe­ti­ção, sá­ba­do, na Tro­fa, para a Ta­ça de Por­tu­gal, é que é pou­co pro­vá­vel.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201116/281913070647461

Lipeste

QUAR­TA JÁ COM MUSRATI E PAU­LI­NHO

Depois de dois di­as de fol­ga, Car­los Car­va­lhal co­me­ça ho­je a pre­pa­rar o jo­go da Ta­ça de Por­tu­gal, sá­ba­do, na Tro­fa, com o Tro­fen­se, e a par­tir de quar­ta-fei­ra con­ta­rá com o gru­po com­ple­to. O lí­bio Al Musrati , que on­tem foi ti­tu­lar na Gui­né Equa­to­ri­al, che­ga ama­nhã e co­me­ça a trei­nar na quar­ta, dia em que Pau­li­nho se jun­ta ao plan­tel após o jo­go de Por­tu­gal, ama­nhã, na Croá­cia.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201116/281917365614757

Lipeste

Al-Musrati, o Patrick Vieira da Líbia

Al Musrati encontra-se com a seleção da Líbia, vivendo um plano de excelência como jogador mais destacado da nação, envolvido pelos elogios sobre a fantástica exibição na Luz, onde foi decisivo com duas assistências. O médio de 24 anos, reforço do SC Braga por indicação de Carvalhal, que o treinara no Rio Ave, já deixou evidentes as suas grandes condições neste arranque de época, capaz de manietar as ideias do rival como lançar ataques com precisão milimétrica.

Al Musrati chegou com 20 anos ao V. Guimarães. Para trás ficou um percurso no Al-Ittihad, atraindo atenções quando foi peça influente na vitória da Líbia no CHAN - CAN para jogadores locais. Tinha 18 anos e tornou-se bandeira da renovação feita pelo basco Javier Clemente. Hoje é o grande embaixador do futebol líbio na Europa, pois nunca perdeu protagonismo na seleção, mesmo quando pouco utilizado no Vitória.

A afirmação de Al Musrati, considerado pelo jornalista Morad Dakhil «o jogador mais comprometido e ético da Líbia na última década e o médio mais proeminente da história do país, respeitado como número 1 em liderança pelos colegas», deu-se num contexto  conturbado, face a uma sangrenta guerra civil que eclodiu em 2011 e levou à execução do ditador Muammar Kadafi. «A queda de regime, a violência que se seguiu, afetou muito o futebol, que estava em desenvolvimento e paralisou as provas. Ele nunca se escondeu, trabalhou sozinho, amadureceu e emergiu com a ida para Portugal.»

Quem o vê em campo, constata a serenidade que faz parte da sua conduta, plena de pudor e consciência religiosa, apesar de um porte físico imponente, que levou a que ganhasse a alcunha de Patrick Vieira. O êxito em Braga é celebrado em Tripoli na expectativa de um troféu ou a saída para clube maior, e as redes sociais dos minhotos ganharam largas centenas de seguidores. A Liga lusa é a nova paixão do povo líbio e Al Musrati o grande chamariz.
 

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-11-16/sc-braga-al-musrati-o-patrick-vieira-da-libia/868261/471

Lipeste

Manchester United na corrida por David Carmo: defesa do Sp. Braga cobiçado por grandes

Cláusula de rescisão está fixada nos 40 milhões de euros


David Carmo renovou recentemente contrato com o Sp. Braga até 2025, tendo ficado blindado com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, valor no entanto que não parece afastar interessados.

Segundo avança 'The Athletic', a Premier League poderá ser em breve o destino do jovem defesa português, com o Manchester United a liderar a lista de interessados na contratação de David Carmo.

Mas os red devils não estarão sozinhos na luta pela contratação do jovem jogador de 21 anos, que se estreou na temporada passada na equipa principal dos minhotos, com o jornalista David Ornstein a assegurar que pelo menos 10 clubes diferentes já entraram em conversações com os representantes do jogador. Entre estes clubes, está além do Manchester United mais um dos seus rivais na Premier League.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/manchester-united-na-corrida-por-david-carmo-defesa-do-sp-braga-cobicado-por-grandes?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste


Segundo o The Athletic

David Carmo na boca de vários tubarões: ingleses avançam interesse do Manchester United


O mercado de verão prometeu ser de mudança para David Carmo - diz-se que António Salvador rejeitou 17 milhões de euros da Roma de Paulo Fonseca -, mas o jovem central acabou por permanecer em Braga para mais tarde ampliar o vínculo contratual. Ainda assim, continua a ser monitorizado por outros colossos.

Esta segunda-feira, o The Athletic informa que o Manchester United está a seguir com atenção a evolução de David Carmo, ele que ocupa uma posição que Ole Gunnar Solskjaer pretende reforçar face às exibições intermitentes dos habituais titulares e aos problemas físicos que teimam em assolar o setor.

O jogador, de 21 anos, renovou recentemente com os arsenalistas até 2025, ficando com uma cláusula de rescisão na ordem dos 40 milhões de euros. Esperam-se novidades no próximo defeso...

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=303758

Lipeste

Fransérgio ainda sem luz verde para regressar aos treinos

O médio Fransérgio continua sem luz verde para regressar aos treinos, depois de ter testado positivo a Covid-19 no passado dia 4 de novembro.

O último teste realizado pelo médio teve resultado inconclusivo, pelo que Fransérgio terá de realizar novo exame para poder ser reintegrado nos trabalhos do plantel.

Fransérgio falhou, recorde-se, os dois últimos jogos dos bracarenses, ante Leicester e Benfica, sendo certo também que não poderá defrontar no sábado o Trofense, para a Taça de Portugal, uma vez que cumpre o segundo jogo de três jogos de suspensão.

em:
https://www.abola.pt/Clubes/2020-11-16/sc-braga-fransergio-ainda-sem-luz-verde-para-regressar-aos-treinos/868320/471

Lipeste

Fransérgio com teste inconclusivo

O médio brasileiro teve um resultado positivo em 2 de novembro, tendo falhado o jogo com o Leicester


Duas semanas depois de ter testado positivo ao novo coronavírus, Fransérgio realizou um teste com resultado inconclusivo e fará outro rastreio na quarta-feira, informou o Braga, segundo classificado da I Liga.

O médio brasileiro teve um resultado positivo em 2 de novembro, tendo falhado, três dias depois, a deslocação ao terreno dos ingleses do Leicester, a contar para a Liga Europa.

Segundo fonte dos "arsenalistas', o jogador fará novo teste na quarta-feira e, até lá, o seu plano de trabalho, assim como o isolamento social, mantém-se inalterado.

Devido a castigo, Fransérgio não poderia ser opção para o jogo no reduto do Trofense, líder da Série C do Campeonato de Portugal, no sábado (19:30), da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/fransergio-com-teste-inconclusivo-13041225.html

Lipeste

Fransérgio testou inconclusivo à Covid-19 e continua em isolamento

Médio só será reintegrado nos trabalhos quando der negativo


Fransérgio vai continuar afastado dos trabalhos do Sp. Braga durante mais alguns dias. O médio fez teste à Covid-19 ontem e hoje foi conhecido o resultado inconclusivo, pelo que o jogador vai manter-se em isolamento e só será reintegrado quando der negativo. Fransérgio fará novo teste esta quarta-feira.

O camisola 27 dos arsenalistas testou positivo dias antes do confronto europeu diante do Leicester e foi de imediato colocado em isolamento.

Por André Gonçalves

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/fransergio-testou-inconclusivo-a-covid-19-e-continua-em-isolamento?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Covid-19: Fransérgio com teste inconclusivo

Jogador do Sp. Braga continua isolado e vai repetir o teste na quarta-feira


Duas semanas depois de ter testado positivo ao novo coronavírus, Fransérgio realizou um teste com resultado inconclusivo e fará outro rastreio na quarta-feira, informou o Sp. Braga.

O médio brasileiro teve um resultado positivo em 02 de novembro, tendo falhado, três dias depois, a deslocação ao terreno dos ingleses do Leicester, a contar para a Liga Europa.

Segundo fonte dos arsenalistas, o jogador fará novo teste na quarta-feira e, até lá, o seu plano de trabalho, assim como o isolamento social, mantém-se inalterado.

Devido a castigo, Fransérgio não poderia ser opção para o jogo no reduto do Trofense, líder da Série C do Campeonato de Portugal, no sábado (19:30), da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/coronavirus/covid-19-fransergio-com-teste-inconclusivo

Lipeste

17/11/2020

Zé Car­los e Ro­lan­do sem uti­li­za­ção

Dos jo­ga­do­res de cam­po dis­po­ní­veis, o de­fe­sa di­rei­to Zé Car­los e o cen­tral Ro­lan­do são os úni­cos que per­ma­ne­cem sem mi­nu­tos es­ta épo­ca. O pri­mei­ro es­tá ta­pa­do por Es­gaio, um dos to­ta­lis­tas de Car­va­lhal, e o se­gun­do per­ma­ne­ce, por en­quan­to, co­mo úl­ti­ma op­ção pa­ra o ei­xo de­fen­si­vo, is­to de­pois de o trei­na­dor já ter uti­li­za­do os res­tan­tes quatro cen­trais. No en­tan­to, Ro­lan­do tem si­do qua­se sem­pre con­vo­ca­do e a sua im­por­tân­cia me­de-se ao ní­vel da ex­pe­ri­ên­cia e dos en­si­na­men­tos aos mais no­vos. O ex­tre­mo Her­nâ­ni tam­bém es­tá sem mi­nu­tos, em­bo­ra nem sem­pre tra­ba­lhe com o plan­tel prin­ci­pal.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201117/281758451826655

Lipeste

SCHETTINE E RUIZ LUTAM PE­LA TA­ÇA

Pau­li­nho po­de­rá ser pou­pa­do no pós-Seleção, até por­que de­pois há jo­go na Li­ga Eu­ro­pa


Es­ta in­ter­rup­ção do cam­pe­o­na­to tem si­do par­ti­cular­men­te apro­vei­ta­da por Gui­lher­me Schettine e Abel Ruiz pa­ra mos­tra­rem a Car­los Car­va­lhal que po­dem ser op­ção válida na Tro­fa, no jo­go da Ta­ça de Por­tu­gal. É que Pau­li­nho es­tá na Seleção Na­ci­o­nal e só...

em: https://www.pressreader.com/portugal/record-portugal/20201117/282093459276020

Lipeste


Ben­fi­ca, Braga e Por­ti­mo­nen­se têm os me­lho­res relvados

Li­ga Por­tu­gal re­ve­lou ran­king à sé­ti­ma jor­na­da do cam­pe­o­na­to. Es­tá­di­os das ilhas na cau­da da ta­be­la


O Es­tá­dio da Luz, o Mu­ni­ci­pal de Braga e o Por­ti­mão Es­tá­dio, as ca­sas de Ben­fi­ca, Braga e Por­ti­mo­nen­se, res­pe­ti­va­men­te, têm os me­lho­res relvados do cam­pe­o­na­to, de acor­do com o ran­king di­vul­ga­do pe­la Li­ga Por­tu­gal. Todos es­tes re­cin­tos re­ce­be­ram cin­co pon­tos, a pon­tu­a­ção má­xi­ma, em todos os jo­gos dis­pu­ta­dos na pro­va. O clu­be al­gar­vio man­tém a tra­di­ção no tra­ta­men­to da rel­va, por­que na épo­ca pas­sa­da te­ve o me­lhor ta­pe­te ver­de na clas­si­fi­ca­ção fi­nal. O Ma­rí­ti­mo tem o pi­or rel­va­do da Li­ga e o de Al­va­la­de, on­de jo­ga o Spor­ting, ocu­pa a oi­ta­va po­si­ção, com uma pon­tu­a­ção de mé­dia de 4,78 pon­tos.

De acor­do com a Li­ga, es­te "ran­king vem dar cor­po a uma das atu­ais ban­dei­ras da Li­ga Por­tu­gal, que tem pro­*****­ra­do sen­si­bi­li­zar to­das as So­ci­e­da­des Des­por­ti­vas pa­ra a im­por­tân­cia de um bom rel­va­do, uma vez que se tra­ta de um fa­tor de ex­tre­ma re­le­vân­cia pa­ra a qua­li­da­de do es­pe­tá­*****­lo".

Todos os relvados são ava­li­a­dos jo­go a jo­go pe­lo Mat­ch Cen­ter da Li­ga Por­tu­gal, com­pos­to pe­los de­le­ga­dos e pe­la equi­pa de ar­bi­tra­gem, des­ta­ca­dos pa­ra o en­con­tro, ten­do em con­ta três pa­râ­me­tros es­sen­ci­ais: es­tru­tu­ra (sis­te­ma de re­ga, ta­xa de in­fil­tra­ção e pla­ni­me­tria), per­for­man­ce (re­gu­la­ri­da­de, com­pac­ta­ção e re­sis­tên­cia à tra­ção) e ma­nu­ten­ção (den­si­da­de, grau de in­fes­ta­ção, al­tu­ra de cor­te, pla­no de ma­nu­ten­ção e as­pe­to vi­su­al", po­de ler-se ain­da na no­ta di­vul­ga­da pe­lo or­ga­nis­mo que re­gu­la o cam­pe­o­na­to na­ci­o­nal.

As equi­pas das ilhas es­tão na cau­da da clas­si­fi­ca­ção, o que se ex­pli­ca, em par­te, por cau­sa de ques­tões re­la­ci­o­na­das com o cli­ma da re­gião.

Quan­to à Li­ga 2, a me­lhor mé­dia per­ten­ce ao rel­va­do do Ben­fi­ca Cam­pus "que, após re­ce­ber quatro en­con­tros, re­gis­ta uma mé­dia de 4,75 pon­tos". É aí on­de jo­ga a equi­pa B dos en­car­na­dos.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20201117/282488596266818

Lipeste

Fransérgio sem al­ta e Ri­car­do Hor­ta na rel­va

Bra­si­lei­ro, com tes­te inconclusivo, faz no­vo exa­me ama­nhã. Por­tu­guês in­te­gra­do aos pou­cos


Fransérgio foi sub­me­ti­do a um tes­te à co­vid-19 que te­ve re­sul­ta­do inconclusivo, es­tan­do pre­vis­to pa­ra ama­nhã um no­vo ras­treio, co­mo for­ma de re­a­va­li­a­ção da si­tu­a­ção clí­ni­ca do jo­ga­dor ar­se­na­lis­ta.

O mé­dio bra­si­lei­ro tes­tou po­si­ti­vo no dia 3 des­te mês, ten­do fa­lha­do a des­lo­ca­ção a Lei­ces­ter, pa­ra a Li­ga Eu­ro­pa e ain­da a vi­si­ta ao Ben­fi­ca, pa­ra o cam­pe­o­na­to.

Du­as se­ma­nas de­pois do tes­te po­si­ti­vo, Fransérgio man­tém-se dis­tan­te do gru­po, em iso­la­men­to so­ci­al, mas a cum­prir um pla­no de tra­ba­lho es­pe­cí­fi­co.

Con­tu­do, mes­mo que en­tre­tan­to o tes­te dê ne­ga­ti­vo, o mé­dio não se­rá op­ção no jo­go no re­du­to do Tro­fen­se, sá­ba­do (19.30 ho­ras), pa­ra a ter­cei­ra eli­mi­na­tó­ria da Ta­ça de Por­tu­gal, pois te­rá de cum­prir o ter­cei­ro e úl­ti­mo jo­go de cas­ti­go, de­vi­do à ex­pul­são em Gui­ma­rães.

O re­gres­so do Braga aos trei­nos, após dois di­as de fol­ga, fi­cou as­si­na­la­do pe­la rein­te­gra­ção, par­ci­al, de Ri­car­do Hor­ta, que fa­lhou os úl­ti­mos três jo­gos, de­vi­do a le­são. No en­tan­to, o jo­ga­dor ain­da tra­ba­lha com li­mi­ta­ções, não se pre­ven­do que pos­sa jo­gar já no sá­ba­do.

Já Al Mus­ra­ti (Lí­bia) e Pau­li­nho (Por­tu­gal) en­con­tram-se, ain­da, ao ser­vi­ço das se­le­ções.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20201117/282497186201410

Lipeste

Tormena é central de ″equipa grande″

Central aproveita bem a oportunidade quando é chamado ao onze. Casquilha, o seu primeiro treinador em Portugal, explica porquê


Contratado em 2019, Tormena fez nove jogos na época passada, tendo sido prejudicado por uma lesão na final da Taça da Liga em que o Braga derrotou o FC Porto, conquistando o troféu com um golo de Ricardo Horta. Apesar da ausência, por lesão, nas dez últimas jornadas do campeonato - pós-retoma - houve clubes a mostrar interesse no seu concurso durante o mercado de verão. Esta temporada, depois de ter entrado na jornada inaugural, no Dragão, com o FC Porto, ainda numa fase em que ganhava ritmo após o período de recuperação do problema físico, e nas visitas a Guimarães e a Zorya, foi titular com o Famalicão e na Luz, jogando no lugar do castigado David Carmo.

Nestes dois jogos e, em especial, no complicado teste com o Benfica, o central brasileiro cumpriu na íntegra, tendo um papel determinante na marcação a Darwin. "Não vira a cara à luta, não dá nada por perdido, sabe esperar pela oportunidade", salienta Jorge Casquilha, o primeiro treinador de Tormena em Portugal quando chegou ao Gil Vicente, em 2017, vindo do São Paulo. "Tem-se visto no Braga que depois de perder a titularidade faz exibições positivas quando é chamado, afirmando-se como uma aposta credível do onze", exemplifica. Por "ser muito jovem", Casquilha considera que Tormena tem tudo para "cimentar a posição num clube com uma dimensão elevada". "Se o conseguir tem a porta aberta para um patamar superior", defende, não tendo "dúvidas que tem todas as características para poder representar um grande".

Jorge Casquilha explica por que razão o jogador, que tem contrato com o Braga até 2024,e uma cláusula de 15 milhões de euros, "é um central de equipa grande". "As equipas grandes jogam, normalmente, num bloco subido e por darem muito espaço nas costas precisam de centrais rápidos para ir buscar os avançados. E o Tormena tem essa facilidade", adianta o treinador que recebeu no Gil Vicente após "observações através de DVD de jogos dos sub-23 do São Paulo". "Era um jogador com escola", recorda. Na altura, o que mais chamou a atenção de Casquilha foi "a velocidade, o jogo aéreo e a elevada capacidade técnica para um central". E, a partir daí, "integrou-se bem, mostrou ser um jogador humilde, com vontade de aprender, aproveitou a oportunidade de crescer no Gil e no Portimonense e tem estado em grande no Braga".

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/tormena-e-central-de-equipa-grande-13042878.html

Lipeste

Teste inconclusivo obriga Fransérgio a manter-se em isolamento

Inconclusivo. Fransérgio mantém-se em isolamento social depois de o teste de despistagem à Covid-19 realizado no domingo ter tido um resultado inconclusivo, obrigando a novo exame de rastreio.

De acordo com informações avançadas pelo SC Braga, o médio volta a ser testado amanhã e até lá o brasileiro mantém inalterado o plano de trabalho, assim como o isolamento social.

Recorde-se que Fransérgio testou positivo à Covid-19 há duas semanas, no dia 2 de Novembro, falhando, a deslocação a Inglaterra para o duelo da Liga Europa com o Leicester, que contou para a terceira jornada do Grupo G.

O médio está assintomático desde o momento em que testou positivo e em isolamento, aguardando para que possa voltar aos trabalhos. Apesar de as normas das autoridades de saúde e da Liga determinarem que um atleta pode voltar aos treinos dez dias depois caso não apresente sintomas, o SC Braga só dá ordem de reintegração de Fransérgio quando o resultado for negativo.

em: https://correiodominho.pt/noticias/teste-inconclusivo-obriga-fransergio-a-manter-se-em-isolamento/127559

rpo.castro

DAVID CARMO COMPARADO A VAN DIJK

Por Pedro Barros

O que têm em comum David Carmo, jovem defesa do SC Braga, e Virgil van Dijk, imponente central holandês do Liverpool e melhor jogador para a UEFA na temporada de 2018/2019? A acreditar no perfil traçado pelo destacado Evening News, periódico de Manchester extremamente próximo dos red devils, aqueles dois defesas-centrais apresentam muitas mais semelhanças do que diferenças.

No elogioso texto sobre o talentoso jogador dos guerreiros são referidos indicadores estatísticos exaustivos relativos a duelos aéreos ganhos (81 por cento), eficácia nas bolas recuperadas (91), qualidade do passe (84) - obtidos pelas prestações do central na Liga portuguesa e na Liga Europa -, dados da estatura (1,93 m, mais três centímetros que a estrela da seleção holandesa) e é, igualmente, traçado um caráter de jogador corajoso e que até chega a ser intimidador, argumentos que são acompanhados da descrição do lance que motivou a expulsão de David Carmo no último dérbi com o rival Vitória de Guimarães. Esta informação completíssima serve, então, para aprovar o interesse do Manchester United no camisola 16 do SC Braga.

Recuperada é, também, a atenção da Roma em David Carmo e uma transferência que não se chegou a efetuar, no último verão, por os italianos não pretenderem pagar 17 milhões de euros, três milhões a menos dos 20 milhões de euros que, na altura, constavam da cláusula de rescisão.

O defesa-central de 21 anos renovou na semana passada a ligação ao SC Braga, prolongando o vínculo até 2025 e com essa mesma cláusula de rescisão a ser aumentada para o dobro, figurando agora nos 40 milhões de euros. Valores que, mesmo assim, não amedrontam o Manchester United e outros emblemas ingleses, refere a mesma publicação.

https://abola.pt/nnh/2020-11-17/sc-braga-david-carmo-comparado-a-van-dijk/868412


Link publicação original Evening News: https://www.manchestereveningnews.co.uk/sport/football/football-news/manchester-united-david-carmo-wiki-19287059
Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste

Apontado ao Manchester United, defesa do Braga é comparado a Van Dijk

David Carmo afirmou-se na defesa dos minhotos e tem despertado atenções fora de portas.

David Carmo renovou recentemente contrato como Braga, até 2025, e ficou "protegido" por uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. O jovem central tem estado em evidência na presente temporada - apenas beliscada pela expulsão no dérbi com o V. Guimarães, que valeu três jogos de suspensão - e nem o valor reforçado da blindagem parece assustar os interessados, que surgem de fora de portas.

Nos últimos dias, a imprensa britânica tem feito eco do alegado interesse do Manchester United no jogador de 21 anos, que se afirmou como titular no eixo recuado da equipa arsenalista. Primeiro foi a ESPN, depois o The Athletic e, agora, é um jornal da cidade inglesa que avalia a evolução de Carmo, comparando o defesa natural de Aveiro a um dos nomes fortes do futebol mundial: Virgil van Dijk.

"O central de 1,96 metros já é comparado a Van Dijk, estrela do Liverpool, devido à elevada estatura e habilidade com a bola", começa por referir o Manchester Evening News, prosseguindo com alguns dados de David Carmo:

"Carmo tem uma presença defensiva intimidante e venceu uns impressionantes 81 por cento dos duelos aéreos esta época, o que sugere que, como Van Dijk, poderá desenvolver a capacidade de ser uma ameaça ofensiva nas bolas paradas de ataque. Defensivamente, tem uma percentagem de 91 por cento de duelos defensivos bem sucedidos, a mais alta da I Liga. Com a bola, já mostrou ser seguro. 35 por cento dos passes que tentou foram para o ataque, uma quantidade impressionante para um defesa-central", acrescenta a publicação.

David Carmo surge na órbita do United numa época em que a linha defensiva dos "red devils" tem sido alvo de duras críticas, face à irregularidade evidenciada por Maguire e Lindelof.

em:
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/apontado-ao-manchester-united-defesa-do-braga-e-comparado-a-van-dijk-13044098.html

Lipeste


Vítor Oliveira - Mais munição no arsenal bracarense

Nascido em 2000, Vítor Oliveira fez grande parte da sua formação no Águias de Alvite de Cabeceiras de Basto, de onde é natural. Em 2017 rumou ao Sporting Clube de Braga jogando nos juniores ao lado de jogadores como David Carmo e Francisco Moura que já conquistaram o seu espaço na equipa principal, sendo que ambos nasceram em 1999. Em 2018/2019 o jovem avançado foi chamado aos sub-18 da Selecção Nacional e dividiu esforços entre os juniores e a recém criada equipa de sub-23. Na época seguinte assumiu-se como um dos destaques da equipa de Sub-23 sendo um dos jogadores mais utilizados e o melhor marcador com 7 golos.

Essas credenciais fizeram os responsáveis do Braga, nomeadamente Vasco Faísca, treinador da equipa B, apostar em Vitinha nessa equipa que disputa o Campeonato de Portugal. E em boa hora. 5 golos em 5 jogos, marcando em todos, foram determinantes para a equipa estar 100% vitoriosa na Serie A. Mas não só de golos é feito o contributo de Vítor Oliveira.

Momento ofensivo

Com 1,84m e capacidade no choque, mas também com boa velocidade de ponta e mobilidade, o cabeceirense mostra uma versatilidade assinalável. Tanto pode jogar como apoio mais fixo, funcionando como pivot, como consegue dar largura ao ataque e explorar a profundidade.

Mostra recursos técnicos que lhe permitem corresponder bem às diversas situações, inclusive no 1 vs 1 ofensivo onde consegue com movimentos eficazes e boa protecção da posse da bola ultrapassar os adversários.

Além disso, mostra uma mentalidade competitiva forte e boa agressividade na disputa dos duelos.

Estas qualidades permitem ao nº99 não só aparecer em zonas de finalização como consegue criar oportunidades para finalizar e assistir.

Momento defensivo

Costuma-se dizer que o avançado tem de ser o primeiro defesa e Vítor Oliveira personifica isso. As características físicas e mentais supra descritas fazem dele um jogador muito útil no processo defensivo ajudando nas recuperações de bola e a travar jogadas com faltas tácticas.

Com esta relação com o golo, mobilidade e capacidade física as comparações com Paulinho, actual ponta-de-lança do Braga, serão inevitáveis. Mas a curta carreira de Vítor Oliveira tem pautado por passos firmes e do tamanho da perna, pelo que terá de continuar a evoluir na equipa B até ter oportunidade de se mostrar no plantel principal, até porque a exigência de ambos os contextos é muito diferente.


Author: Tomé Azevedo
(...)
em: https://www.proscout.pt/vitor-oliveira-mais-municao-no-arsenal-bracarense/