News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

Mika e a receção ao Sp. Braga: «O objetivo é ganhar»

Capitão do Trofense explica que a equipa quer provar que há qualidade no Campeonato de Portugal

Mika mostrou-se confiante para a receção ao Sp. Braga, em jogo para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. O defesa central do Trofense diz que a equipa quer mostrar toda a sua qualidade.

"Nós até preferimos defrontar uma equipa de um escalão maior para demonstramos a nossa qualidade e que as equipas do campeonato de Portugal tem valor", assume o jogador, que não encara assim o adversário como uma 'fava'. "Independentemente da equipa, o objetivo passa por ganhar."

"O jogo é uma montra por ser contra um dos grandes do futebol português e todos queremos dar o nosso melhor" confessou o capitão da equipa da Trofa que confia nos jogadores para serem uma das surpresas da taça, especialmente nos mais experientes da equipa que: "São importantes na hora de transmitir alguma tranquilidade e confiança aos mais jovens. É uma boa base para o plantel ter jogadores assim que dão esse apoio."

Os jogadores treinaram esta manhã no recinto do CD Aves e a expectativa que envolve o grupo é que haja Taça na Trofa.

Por Tiago Vaz
em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/campeonato-de-portugal/detalhe/mika-e-a-rececao-ao-sp-braga-o-objetivo-e-ganhar?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

,Carvalhal antevê jogo da Taça: «Não vamos facilitar absolutamente nada»

Treinador elogiou ainda o "fantástico" desempenho do Sp. Braga no ciclo anterior de jogos

Depois de duas semanas de interregno competitivo, o Sp. Braga regressa à ação este sábado, para defrontar um Trofense que ainda não perdeu esta temporada. O aviso foi dado por André Leão, através de Record, e Carlos Carvalhal até recorreu a esse dado. Uma forma de assegurar que os minhotos não irão "facilitar absolutamente nada".

"Os jogos da Taça nunca são fáceis. O Trofense é uma equipa boa, uma equipa que tem ganho no seu campeonato. Ainda hoje o André Leão disse que está lá desde janeiro e que ainda não perdeu nenhum jogo. Nós temos um respeito muito grande pelo Trofense, preparámos bem o jogo, vamos para o jogo na máxima força e não vamos facilitar absolutamente nada. Temos o intuito de passar à fase seguinte e é com esse objetivo que vamos viajar para a Trofa amanhã, fazendo um jogo muito sério e no máximo da nossa força para passar à próxima eliminatória", referiu o treinador do Sp. Braga, em declarações aos meios do clube.

"Tenho de ser coerente. O que eu tenho dito desde o início é que vamos entrar em todos os jogos para vencer e a minha coerência tem de corresponder com as minhas decisões. É o início de um ciclo, num outro ciclo muito exigente, no qual nós temos o objetivo de jogo a jogo superar os obstáculos que temos pelo caminho. Agora é a vez do Trofense, o jogo mais importante da época porque é o próximo, um jogo da Taça de Portugal e vamos com tudo para tentar vencer este difícil obstáculo e passar à fase seguinte. O foco é apenas este jogo", acrescentou Carvalhal.

Este será o pontapé de saída para mais um exigente ciclo de jogos para os guerreiros do Minho, com Taça de Portugal, Liga Europa, Taça da Liga e Liga NOS na 'ementa'. Mas ambição não falta ao 2.º classificado da Liga NOS, até porque passou com distinção na última sequência complicada de desafios, que antecedeu esta mesma pausa do campeonato.

"A resposta foi fantástica num ciclo de jogos exigente. Perante este ciclo perder apenas no primeiro classificado do campeonato inglês e ganhar todos os outros jogos foi top, foi fantástico. Oxalá possa acontecer neste novo ciclo que vai ser ainda mais difícil, que nós possamos  ganhar a maior parte dos jogos, por isso é que sempre o digo e vou voltar a referir: não olhar para o destino, mas olhar para o caminho. O caminho é sempre o próximo jogo e o foco no próximo jogo. Neste momento é o jogo da Taça de Portugal e vamos com tudo para a Trofa para tentar seguir em frente", referiu.

Por André Gonçalves

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/carvalhal-anteve-jogo-da-taca-nao-vamos-facilitar-absolutamente-nada?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Carlos Carvalhal: «Lesão do Francisco Moura parte-me o coração»

Treinador deseja rápida recuperação ao herói da vitória na Luz e lembra que o grupo "não depende de um jogador"

A pausa do campeonato permitiu ao Sp. Braga saborear com mais alguma tranquilidade o triunfo no Estádio da Luz, sobre o Benfica, por 3-2, onde o herói foi Francisco Moura, com dois golos. Mas esta semana os arsenalistas receberam a má notícia de que o jovem lateral, de 19 anos, vai falhar o que resta da temporada, devido a lesão ligamentar no joelho esquerdo, contraída num treino.

"Parte-me o coração. Principalmente por ele, um jogador jovem de apenas 19 anos,  estava a fazer um início de campeonato muitíssimo bom, vinha de dois golos com o Benfica, falava-se na imprensa na possibilidade de estar no radar do Barcelona e, de repente, num segundo tudo se transforma", começou por dizer Carlos Carvalhal, em declarações aos meios do clube.

"Isto são exemplos da vida, reforça o exemplo que tenho dado aos meus jogadores, aos meus amigos, aos meus filhos e a toda a gente. Nós temos de estar sempre no máximo das nossas capacidades, desfrutar de cada momento porque num segundo a nossa vida pode mudar completamente e depois nós só damos valor ao que estamos viver quando estamos a passar por dificuldades. Ele é um jovem, vai superar esta dificuldade e vai aparecer mais forte, é isso que nós lhe desejamos", acrescentou.

O treinador do Sp. Braga reforçou ainda que o grupo "não depende de um só jogador" e deu exemplos para sustentar essa perspetiva. "Evidentemente que temos de seguir em frente, nós já jogámos neste ciclo exigente sem jogadores importantes dentro do plantel como foi o caso do Ricardo Horta, do Fransérgio e do David Carmo e o grupo respondeu com vitórias e com boas exibições. Isso é sinal que não dependemos só de um jogador e temos essencialmente um grupo muito forte. Este grupo forte vai superar a ausência do Moura, por isso é que lamento por ele porque, gostaria que ele estivesse cá. Mas isto são circunstâncias da vida e desejamos-lhe o melhor e que se restabeleça o mais rapidamente possível", apontou.

Por André Gonçalves

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/carlos-carvalhal-lesao-do-francisco-moura-parte-me-o-coracao?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Ricardo Horta recupera de lesão e está disponível para jogo da Taça

Debelou problema muscular durante a pausa do campeonato, mas Gaitán permanece de fora

Ricardo Horta está recuperado de lesão muscular que o afastou dos últimos três jogos oficiais do Sp. Braga e pode entrar nas escolhas de Carlos Carvalhal para o encontro deste sábado, diante do Trofense, para a Taça de Portugal.

"Para nós [a pausa] foi excelente porque fizemos 7 jogos em 20 dias, um ciclo muito exigente com jogos de grande intensidade também. Há sempre uma ou outra mazela e foi importante para recuperar energias para voltar no máximo da nossa força para atacar este ciclo exigente. Portanto, foi importante para recuperar um ou outro jogador, o Ricardo Horta está completamente restabelecido. O Ricardo Horta é um jogador muito importante na nossa dinâmica e estamos muito satisfeitos por estarmos na nossa máxima força, relativa obviamente, dentro da disponibilidade dos jogadores vamos estar no máximo da nossa capacidade", afirmou o treinador dos arsenalistas, em antevisão à partida aos meios do clube.

Já o argentino Nico Gaitán continua de fora das opções, devido a lesão no gémeo esquerdo contraída no treino do dia seguinte ao duelo com o Leicester, para a Liga Europa. Rui Fonte também continua entregue ao departamento médico. Fransérgio continua isolado à espera de teste negativo à Covid-19 para poder voltar ao Estádio. David Carmo e Fransérgio cumprem este fim-de-semana o último de três jogos de suspensão decretados após o dérbi com o Vitória.

Por André Gonçalves

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/ricardo-horta-recupera-de-lesao-e-esta-disponivel-para-jogo-da-taca?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Carlos Carvalhal: «A lesão de Francisco Moura parte-me o coração»

Treinador diz que o Sp. Braga terá de fazer um «jogo sério» para ultrapassar este sábado o Trofense na Taça de Portugal

Carlos Carvalhal garante que o Sp. Braga está em alerta para o jogo deste sábado com o Trofense, relativo à terceira eliminatória da Taça de Portugal. Apesar do adversário jogar dois escalões abaixo, o treinador dos minhotos diz que a sua equipa terá que fazer um «jogo muito sério» para seguir em frente na prova rainha. O treinador destacou ainda a recuperação de Ricardo Horta e lamentou a lesão grave de Francisco Moura que, depois dos dois golos ao Benfica, pode ter comprometido o resto da temporada.

«Os jogos da Taça nunca são fáceis. O Trofense é uma equipa boa, uma equipa que tem ganho no seu campeonato [lidera a Série C do Campeonato de Portugal]. Ainda hoje o André Leão disse que está lá desde janeiro e que ainda não perdeu nenhum jogo. Temos um respeito muito grande pelo Trofense, preparámos bem o jogo, vamos na máxima força e não vamos facilitar absolutamente nada. Temos o intuito de passar à fase seguinte e queremos fazer um jogo muito sério», afirmou o treinador, em declarações à televisão do clube.

Sobre os objetivos dos bracarenses na competição, o técnico frisou apenas que o Sp. Braga «entra em todos os jogos para vencer» e «jogo a jogo» tentará «superar os obstáculos». «Tenho de ser coerente. Tenho dito desde o início que vamos entrar em todos os jogos para vencer e a minha coerência tem de corresponder às minhas decisões. É o início de um ciclo, num outro ciclo muito exigente, no qual nós temos o objetivo de, jogo a jogo, superar os obstáculos que temos pelo caminho», disse.

Antes da pausa, o Sp. Braga fez sete jogos em 23 dias e «a resposta foi fantástica, num ciclo de jogos exigente». «Perante este ciclo, perder apenas no [atual] primeiro classificado do campeonato inglês [Leicester] e ganhar todos os outros jogos foi fantástico. Oxalá possa acontecer neste novo ciclo, que vai ser ainda mais difícil, que nós possamos ganhar a maior parte dos jogos. Por isso é que digo sempre: não olhar para o destino, mas para o caminho. O caminho é sempre o próximo jogo», reforçou.

O técnico frisou ainda a importância da pausa no campeonato por causa dos compromissos das seleções, que permitiu, por exemplo, a recuperação total de Ricardo Horta. «Para nós foi excelente. Há sempre uma ou outra mazela e foi importante para recuperar energias e voltar no máximo da nossa força para atacar este ciclo exigente. Foi importante para recuperar um ou outro jogador, como o Ricardo Horta, que está completamente restabelecido. Ele é um jogador muito importante na nossa dinâmica. Dentro da disponibilidade dos jogadores, vamos estar no máximo da nossa capacidade», revelou.

Francisco Moura lesionou-se com gravidade num treino, na passada quarta-feira, tendo sofrido uma rutura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, e vai parar cerca de seis meses, perdendo, previsivelmente, o resto da temporada.

«Parte-me o coração, principalmente por ele, um jovem de 21 anos. Estava a fazer um início de campeonato muitíssimo bom, vinha de dois golos com o Benfica, falava-se na imprensa na possibilidade de estar no radar do Barcelona e, de repente, num segundo, tudo se transforma», lamentou.

Carlos Carvalhal realçou que o lateral/extremo esquerdo «é um jovem», «vai superar esta dificuldade e aparecer mais forte» e que a equipa tem de «seguir em frente».

«Já jogámos neste ciclo exigente sem jogadores importantes como o Ricardo Horta, o Fransérgio e o David Carmo e o grupo respondeu com vitórias e com boas exibições. Isso é sinal de que não dependemos só de um jogador e temos um grupo muito forte, que vai superar a ausência do Moura, por isso é que lamento por ele, porque gostaria que estivesse cá», comentou.

David Carmo e Fransérgio, castigados, estão também fora do jogo da Taça de Portugal.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/taca-de-portugal/carlos-carvalhal-a-lesao-de-francisco-moura-parte-me-o-coracao

Lipeste

Mou­ra co­mo inspira­ção

Car­va­lhal la­men­tou le­são do la­te­ral e pe­diu em­pe­nho má­xi­mo ao plan­tel

"Os jo­gos da Ta­ça nun­ca são fá­ceis. O Tro­fen­se é uma equi­pa boa e que tem ga­nho. Não va­mos fa­ci­li­tar ab­so­lu­ta­men­te na­da"

De co­ra­ção par­ti­do com o azar de Fran­cis­co Mou­ra, o trei­na­dor do Bra­ga pe­gou nes­se exem­plo pa­ra pe­dir aos seus jo­ga­do­res má­xi­mo em­pe­nho em to­dos os mo­men­tos, a co­me­çar pe­lo jo­go com o Tro­fen­se Car­los Car­va­lhal apro­vei­tou o lan­ça­men­to do jo­go do Bra­ga com o Tro­fen­se, pa­ra a Ta­ça de Por­tu­gal, pa­ra dei­xar uma pa­la­vra de con­for­to a Fran­cis­co Mou­ra, que na úl­ti­ma quar­ta-fei­ra so­freu uma ro­tu­ra de li­ga­men­tos do jo­e­lho es­quer­do. O trei­na­dor, tal co­mo to­do o plan­tel, fi­cou des­tro­ça­do com o azar do la­te­ral, re­fe­riu que num ápi­ce o bom mo­men­to do jo­ga­dor se des­mo­ro­nou e até fa­lou num su­pos­to in­te­res­se do Bar­ce­lo­na, ba­se­an­do-se nu­ma no­tí­cia do "Mun­do De­por­ti­vo" de que o clu­be ca­ta­lão estaria a se­guir o de­fe­sa bra­ca­ren­se. "Par­te-me o co­ra­ção. Prin­ci­pal­men­te por ele, um jo­ga­dor jo­vem de ape­nas 21 anos. Es­ta­va a fa­zer um iní­cio de cam­pe­o­na­to mui­tís­si­mo bom, vi­nha de dois go­los com o Ben­fi­ca, fa­la­va-se na im­pren­sa na pos­si­bi­li­da­de de es­tar no radar do Bar­ce­lo­na e, de re­pen­te, num se­gun­do tu­do se trans­for­ma", co­men­tou o trei­na­dor do Bra­ga.

O in­for­tú­nio de Mou­ra foi "um exem­plo da vi­da" e fun­da­men­tou uma es­pé­cie de avi­so de Car­va­lhal ao seus jo­ga­do­res. "Te­mos de es­tar sem­pre no má­xi­mo das nos­sas ca­pa­ci­da­des, des­fru­tar de ca­da mo­men­to, por­que num se­gun­do a nos­sa vi­da po­de mu­dar com­ple­ta­men­te", apon­tou o trei­na­dor, cer­to de que "Mou­ra vai su­pe­rar es­ta di­fi­cul­da­de e vai apa­re­cer mais for­te" de­pois de um epi­sódio mar­can­te. "Já jo­gá­mos nes­te ci­clo exigente sem jo­ga­do­res im­por­tan­tes, co­mo Ri­car­do Hor­ta, Fran­sér­gio e Da­vid Car­mo, e res­pon­de­mos com vi­tó­ri­as e bo­as exi­bi­ções. Não de­pen­de­mos só de um jo­ga­dor".

A des­lo­ca­ção a ca­sa do Tro­fen­se mo­ti­vou uma pre­pa­ra­ção for­te do plan­tel bra­ca­ren­se, tam­bém do pon­to de vis­ta psi­co­ló­gi­co, de ma­nei­ra a evi­ta r­sur­pre­sas."Os­ jo­gos­ daTa­ça nun­ca são fá­ceis. O Tro­fen­se é uma equi­pa boa e que tem ga­nho no seu cam­pe­o­na­to. Ain­da ho­je [on­tem], o An­dré Leão dis­se que es­tá lá des­de ja­nei­ro e ain­da não per­deu. Va­mos pa­ra o jo­go na má­xi­ma for­ça e não va­mos fa­ci­li­tar ab­so­lu­ta­men­te na­da, fa­zen­do um jo­go mui­to sé­rio".

A en­tra­da do Bra­ga na Ta­ça de Por­tu­gal abre o se­gun­do ci­clo com­pli­ca­do de jo­gos, por­que na pró­xi­ma se­ma­na re­gres­sa a Li­ga Eu­ro­pa ao ca­len­dá­rio e is­so mo­ti­va in­ter­va­los cur­tos de re­cupera­ção. "No pri­mei­ro ci­clo de jo­gos, a res­pos­ta foi fan­tás­ti­ca; per­der ape­nas no pri­mei­ro clas­si­fi­ca­do do cam­pe­o­na­to in­glês e ga­nhar to­dos os ou­tros jo­gos foi top, foi fan­tás­ti­co. Oxa­lá pos­sa acon­te­cer o mes­mo nes­te no­vo ci­clo, que vai ser ain­da mais di­fí­cil", de­se­jou Car­los Car­va­lhal.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201121/282381222092947

Lipeste

Com­pe­ti­ti­vi­da­de Pou­pan­ça mí­ni­ma na Tro­fa e Ri­car­do Hor­ta es­prei­ta o re­gres­so

O jo­go com o Tro­fen­se até po­dia su­ge­rir mui­tas al­te­ra­ções no on­ze, mas Car­los Car­va­lhal en­ten­de que a equi­pa pre­ci­sa de com­pe­tir de­pois de du­as se­ma­nas de pa­ra­gem e, por is­so, es­tá a pon­de­rar ape­nas a ges­tão mí­ni­ma. Al Mus­ra­ti, por exem­plo, de­ve ser pou­pa­do. Sa­be-se tam­bém que Ri­car­do Hor­ta es­tá con­vo­ca­do, mes­mo que a lis­ta não te­nha si­do di­vul­ga­da, e o ex­tre­mo até po­de­rá so­mar mi­nu­tos após ter de­be­la­do pro­ble­mas muscula­res, res­ta sa­ber se no on­ze ou a par­tir do ban­co. "Es­tá com­ple­ta­men­te res­ta­be­le­ci­do. O Ri­car­do Hor­ta é um jo­ga­dor mui­to im­por­tan­te na nos­sa di­nâ­mi­ca". Abel Ruiz é um dos can­di­da­tos pa­ra en­trar no on­ze.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201121/281706912227475

Lipeste

"Va­mos jo­gar pa­ra ga­nhar"

An­tó­nio Bar­bo­sa as­su­me que vai jo­gar olhos nos olhos com o Bra­ga, por­que es­sa é a fi­lo­so­fia da equi­pa

O téc­ni­co do clu­be do CdP re­co­nhe­ce que o Bra­ga vai co­lo­car di­fi­cul­da­des, mas es­cla­re­ce que a fi­lo­so­fia im­ple­men­ta­da as­sen­ta na am­bi­ção e com­pro­mis­so em re­la­ção à vi­tó­ria, se­ja qual for o ad­ver­sá­rio.

An­tó­nio Bar­bo­sa, trei­na­dor do Tro­fen­se, não al­te­ra o dis­cur­so nem ab­di­ca da am­bi­ção de con­ti­nu­ar na Ta­ça de Por­tu­gal ape­sar de ter o Bra­ga co­mo ad­ver­sá­rio na ter­cei­ra eli­mi­na­tó­ria. E não va­ci­la quan­do ques­ti­o­na­do se vai jo­gar olhos nos olhos com os ar­se­na­lis­tas. "É as­sim que trei­na­mos e jo­ga­mos, quer se­ja con­tra o Bra­ga, o Coim­brões ou o nos­so pró­xi­mo ad­ver­sá­rio no Cam­pe­o­na­to de Por­tu­gal, que é o Sal­guei­ros. Mas o fac­to de que­rer­mos ga­nhar não sig­ni­fi­ca que va­mos pres­si­o­nar al­to no cam­po to­do, pois há uma ver­ten­te es­tra­té­gi­ca nos jo­gos co­le­ti­vos que, por ve­zes, é ne­gli­gen­ci­a­da; tan­to po­de­mos pres­si­o­nar al­to co­mo po­de­mos op­tar por es­tar em de­ter­mi­na­das zo­nas", sus­ten­ta o téc­ni­co do Tro­fen­se.

In­de­pen­den­te­men­te­ da­ di­fe­ren­ça de va­lor en­tre as equi­pas, An­tó­nio Bar­bo­sa dis­si­pa as dú­vi­das em re­la­ção à es­tra­té­gia. "Den­tro das nos­sas ca­pa­ci­da­des e re­cur­sos, é se­gu­ro que va­mos jo­gar pa­ra ga­nhar e es­ta é uma pos­tu­ra que va­mos man­ter, mes­mo que es­te­ja 1-0 pa­ra nós ou pa­ra eles.

An­tó­nio Bar­bo­sa li­de­ra uma equi­pa in­vic­ta no CdP obri­ga­ção é ter a am­bi­ção e o com­pro­mis­so de jo­gar pa­ra ga­nhar", en­fa­ti­za.

An­tó­nio Bar­bo­sa, que em 2017/18, no Vi­la­ver­den­se, eli­mi­nou o Bo­a­vis­ta e só caiu nos oi­ta­vos de fi­nal, em Alvalade, fren­te ao Spor­ting, não acre­di­ta­ em­ re­la­xa­men­to­ por­ par­te do Bra­ga. "O mis­ter Car­los Car­va­lhal é ex­pe­ri­en­te e co­nhe­ce­dor e não vai fa­ci­li­tar. Acre­di­to que fa­ça uma ou du­as al­te­ra­ções, mas vem com a me­lhor equi­pa pa­ra ul­tra­pas­sar es­ta eli­mi­na­tó­ria", con­si­de­ra, en­quan­to sus­ten­ta que es­ta "é uma me­re­ci­da opor­tu­ni­da­de pa­ra os jo­ga­do­res se va­lo­ri­za­rem e mos­tra­rem o que va­lem".

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20201121/281715502162067

Lipeste

Carlos Carvalhal promete «SC Braga na máxima força» na deslocação à Trofa

O técnico do SC Braga, Carlos Carvalhal, promete apresentar amanhã na Trofa (19h30), uma equipa «na máxima força» para a disputa da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal ante o Trofense. «Os jogos da taça nunca são fáceis. O Trofense é uma equipa boa, uma equipa que tem ganho no seu campeonato.

O técnico do SC Braga, Carlos Carvalhal, promete apresentar amanhã na Trofa (19h30), uma equipa «na máxima força» para a disputa da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal ante o Trofense.

«Os jogos da taça nunca são fáceis. O Trofense é uma equipa boa, uma equipa que tem ganho no seu campeonato. Ainda hoje o André Leão disse que está lá desde Janeiro e que ainda não perdeu nenhum jogo. Nós temos um respeito muito grande pelo Trofense, preparamos bem o jogo, vamos para o jogo na máxima força e não vamos facilitar absolutamente nada. Temos o intuito de passar à fase seguinte e é com esse objetivo que vamos viajar para a Trofa amanhã, fazendo um jogo muito sério e no máximo da nossa força para passar à próxima eliminatória», disse o técnico bracarense em declarações prestadas à NEXT.

em: https://www.diariodominho.pt/2020/11/20/carlos-carvalhal-promete-sc-braga-na-maxima-forca-na-deslocacao-a-trofa/

Lipeste

Trofense espreita oportunidade para seguir na Taça

À espreita de uma oportunidade para brilhar, sem nunca esquecer que em campo terá pela frente o 2.º classificado da principal liga do futebol português.

O Clube Desportivo Trofense disputa, este sábado ao início da noite, a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, diante do Sporting de Braga. A preparação para o jogo que se realiza na Trofa tem sido feita no relvado do Desportivo das Aves e no seio da equipa transpira-se motivação.

"Um entusiasmo normal de um jogo de Taça, frente a uma excelente equipa. Estamos com muita ambição para mostrar o nosso valor", confessou o capitão de equipa. Mika admite que, entre o sentimento de preferir encontrar equipas desta valia mais à frente na competição e o de ter a oportunidade de aproveitar a montra que este tipo de jogo dá, neste momento, pesa mais o segundo.

"Preferimos defrontar uma equipa de escalão maior para demonstrar a nossa qualidade e mostrarmos que as equipas do Campeonato de Portugal também têm qualidade", sublinhou, sem deixar claro que há outro sentimento que não se altera, independentemente do adversário: "Querer ganhar".

O treinador do Trofense alinha no mesmo discurso: "Obviamente, este jogo traz-nos uma oportunidade de nos medirmos contra uma equipa que, se calhar, está a ser preparada para lutar pelo título nacional e por esta competição. Temos oportunidade de vermos o que conseguimos fazer, de valorizar os nossos jogadores, porque merecem e porque, às vezes, se esquecem do valor que temos cá. E também traz a oportunidade de percebermos em que ponto estamos como equipa".

O futebol está a mudar, mas apesar de estudos afirmarem que o fator casa está a perder preponderância, não deixa de ser encarado como mais um trunfo.

"Estamos a construir uma zona de conforto, que não era no passado, e o facto de jogarmos em casa, permite-nos ter maior adaptação, mas cada jogo é um jogo e cada jogo tem uma história. Seguramente, o Sporting de Braga quererá fazer a sua história, mas nós também queremos fazer a nossa", admitiu António Barbosa.

António Barbosa não espera que Carlos Carvalhal vá menorizar o jogo, apesar de o Sporting de Braga ter três jogos no espaço de uma semana, para a Taça, Campeonato e Liga Europa.

O jogo entre trofenses e bracarenses realiza-se este sábado às 19h30 e terá relato na página de Facebook da TrofaTv.

em: https://www.onoticiasdatrofa.pt/trofense-espreita-oportunidade-para-seguir-na-taca/

Lipeste

O dia em que o Sp. Braga foi jogar ao pelado do Trofense e não ganhou

Equipas voltam a defrontar-se na Taça de Portugal e muitos ainda recordam eliminatória da época 1986/87

O Trofense recebe no sábado o Sp. Braga em partida da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Apesar de não haver público nas bancadas, o jogo já mexe com população da Trofa, sendo lembrados os confrontos de outros tempos, como aconteceu há 34 anos, na longínqua época 1986/87. Record foi ao baú das recordações e conta-lhe agora a história.

A 23 de novembro de 1986, em partida da 2.ª eliminatória, o Trofense - que nessa época tinha ascendido pela primeira vez à antiga 2.ª divisão nacional, o segundo patamar mais importante do futebol português -, recebeu no seu pelado forte equipa do Sp. Braga, treinada por Humberto Coelho e onde pontificavam jogadores como Jorge Gomes, Alberto Bastos Lopes, Toni Conceição, Artur Correia, António Borges e João Cardoso. Num dia de grandes emoções, o empate (0-0) que nem o prolongamento quebrou, transportou a decisão da eliminatória para o Estádio 1º de Maio, embate no qual o Sp. Braga venceu por 4-1, com um dos golos a ser marcado pelo atual treinador dos arsenalistas, Carlos Carvalhal.

João Pedro Dias foi um dos jogadores que alinharam pelo Trofense nessas duas partidas e relembra a Record esses jogos "Foi uma semana desportiva inesquecível, são momentos que ficam para história. Lembro-me bem desses dois jogos, recordo que no segundo fiz assistência para o golo do Guimarães. Foram duas partidas muito intensas de alegria e festa, na altura tínhamos acabado de subir, o treinador era o Fernando Mendes, a Trofa vivia e respirava futebol, eram comboios especiais... Toda a gente apoiava, havia muito bairrismo, e receber o Sp. Braga no nosso pelado era jogar e sentir o verdadeiro espírito de Taça."

O médio ala que jogava tanto pela direita como pela esquerda, traçou as peripécias dos jogos. "No primeiro, o Sp. Braga impôs o seu jogo numa partida para homens de barba rija. Nós resistimos e conseguimos o empate. Foi um prémio para nós disputar o segundo jogo, foi como uma vitória para o Trofense. No estádio 1º de Maio, o jogo foi mais aberto, com mais oportunidades, perdemos frente a uma poderosa equipa."

Para fechar, João Pedro Dias lançou o confronto de sábado. "Desejo que seja um bom jogo e que a nossa equipa consiga a vitória. Era importante ganhar para o futuro do clube, pode ser a rampa de lançamento para uma época de muito sucesso e contribuía para dar um gosto enorme às gentes da Trofa. Só é pena que jogo não possa ter público, merecia uma casa cheia", concluiu.

Por João Baptista Seixas

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/taca-de-portugal/detalhe/o-dia-em-que-o-sp-braga-foi-jogar-ao-pelado-do-trofense-e-nao-ganhou?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Taça: Trofense-Sp. Braga, 1-2 (crónica)

Galeno roubou o papel de herói a Serginho em noite de homenagens

André Cruz

Ainda não se tinha ouvido o apito inicial e assistiu-se à primeira homenagem da noite. De goleador para goleador, João Tomás ofereceu a Paulinho uma camisola do Trofense, clube que o agora internacional português representou em 2012/13.

Apesar das diferenças existentes entre os dois conjuntos, no papel, em campo foram semelhantes no plano tático: António Barbosa e Carlos Carvalhal optaram pelo 4-4-2, ambos com dois avançados, embora um deles mais recuado.

Carvalhal ia pedindo insistentemente que os minhotos subissem linhas e a equipa foi correspondendo até se instalar no meio-campo da formação caseira.

Os olhos estavam postos em Paulinho – que se estreou recentemente com a Seleção Nacional –, mas foi outro jogador com diminutivo no nome a dar nas vistas: Serginho ia demonstrando toda a experiência de 37 anos de vida, na baliza do Trofense.

O guarda-redes, totalista esta temporada, ia controlando as investidas do Sp. Braga, mas a meio da primeira parte teve mesmo de sujar o equipamento, após remate de fora da área de Castro. Diga-se que, apesar de todo o domínio com bola, esta foi a primeira boa ocasião para a turma da Liga inaugurar o marcador. Diga-se, também, que enquanto teve pilhas, Castro esteve em todo o lado.

O jogo seguia morno - ao contrário da noite na Trofa – e foi preciso esperar pelos últimos minutos do primeiro tempo para alguém gritar golo: Abel Ruiz estreou-se a marcar esta temporada e prosseguiu com a homenagem a Moura, jovem esquerdino que se lesionou gravemente poucos dias depois de ter bisado na vitória sobre o Benfica.

Com um golo sofrido ao cair do pano, o melhor que podia acontecer ao Trofense era o intervalo. A equipa do Campeonato de Portugal entrou com outra postura na etapa complementar, a procurar a igualdade, que encontrou através de um penálti muito contestado pelos forasteiros

Depois da toada morna da primeira parte, o jogo aqueceu e ficou bem quentinho. Mais faltoso, inclusivamente, com André Leão a ver o segundo cartão amarelo ao minuto 65. O experiente médio foi para o banho mais cedo e o jogo mudou completamente. Carvalhal colocou as fichas de ataque em campo, enquanto António Barbosa apostou na velocidade dos homens da frente para sair na transição rapidamente.

Já se esqueceu de Serginho, caro leitor? Pois bem, o guardião do Trofense voltou a chamar as atenções, sobretudo no duelo com Paulinho, que teve duas ocasiões para apontar o golo da vitória.

O jogo ia caminhando para o fim e Serginho já se assumia como homem da noite, mas havia alguém a querer roubar o papel de protagonista: Galeno vestiu a capa de herói, já nos descontos, e os arsenalistas respiraram de alívio com a passagem à próxima fase da Taça de Portugal.

Em dia de homenagens – e como não há duas sem três – vénia seja feita ao Trofense, que deu uma boa réplica e ainda sonhou com uma surpresa, mas terminou com a primeira derrota esta temporada. Já o Sp. Braga conseguiu a primeira vitória do seu historial na Trofa.

FICHA DE JOGO

Estádio Clube Desportivo Trofense, Trofa

TROFENSE:
Serginho; Edu, Mika, João Faria, Simão Martins; André Leão, Vasco Rocha; Bruno Almeida (69m), Yair Castro (61m), Alan Junior (80m) e João Paredes (61m)

Suplentes Trofense: Manu, Daniel Liberal (80m), Benedito, Valter Zacarias (61m), Matheus (61m), Tito Júnior e Keffel (69m)

SP. BRAGA:
Tiago Sá; Esgaio, Tormena, Bruno Viana, Sequeira; Al Musrati (57m), André Castro (76m), Iuri Medeiros (76m), Galeno; Abel Ruiz (57m) e Paulinho.

Suplentes Sp. Braga: Rogério, João Novais (76m), André Horta (57m), Ricardo Horta (57m), Raúl Silva, Rodrigo Gomes e Schettine (76m)

Árbitro: Fábio Melo (AF Porto)

Assistentes: Sérgio Jesus, Carlos Campos e Humberto Teixeira

Disciplina: cartões amarelos para André castro (18m), André Leão (25m e 65m), Yair Castro (29m), André Horta (62m) e Serginho (71m); cartão vermelho para André Leão (65m)

Golos:

0-1: Abel Ruiz (45m);

1-1: Alan Junior (g.p.,50m);

1-2: Galeno (90+3m)

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-portugal/galeno/taca-trofense-sp-braga-1-2-cronica

Lipeste

«Trofense criou-nos mais dificuldades que outros adversários»

Carlos Carvalhal elogia réplica do Trofense

André Cruz

O treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, em declarações na conferência de imprensa após a vitória frente ao Trofense (1-2), em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal:

«[Seriedade foi determinante?] «Antes de mais queria dedicar a vitória ao Moura. Não facilitámos absolutamente nada, não criámos uma cadência de oportunidades, como temos criado nos jogos anteriores, por causa da organização e agressividade do adversário, no bom sentido. Nada que tenha surpreendido, pois estávamos à espera disto do adversário, mas conseguimos abrir o caminho para o golo antes do intervalo. O valoroso adversário conseguiu fazer o 1-1 e com a expulsão conseguimos o resultado final justo, e por números justos. O adversário criou mais dificuldades que muitos ao longo da época.»

«[Temeu prolongamento?] «Não temi. Penso que acabaríamos por ganhar, pelo desequilíbrio de onze jogadores contra dez, e praticamente jogámos no último terço. Podíamos ter marcado em três flagrantes oportunidades antes do golo. Estes jogos de Taça são difíceis, basta ver as dificuldades que as equipas da Liga sofreram estes dias. É uma das boas equipas do Campeonato de Portugal e valoriza a nossa vitória»

«[sobre as oportunidades desperdiçadas por Paulinho] «Não está ansioso por ter falhado, está tranquilo, bastante confiante e se calhar estava a guardar os golos para quinta-feira.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-portugal/sp-braga/carvalhal-trofense-criou-mais-dificuldades-do-que-outros-adversarios

Lipeste

«Jogámos olhos nos olhos com o Sp. Braga»

António Barbosa, treinador do Trofense, orgulhoso da sua equipa

André Cruz

O treinador do Trofense, António Barbosa, em declarações na conferência de imprensa após a derrota frente ao Sp. Braga (1-2), em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal:

[Estratégia para o jogo] «Jogámos olhos nos olhos porque sentimos que os jogadores tinham essa personalidade, fomos ao encontro daquilo que temos vindo a trabalhar. O adversário era fortíssimo e queríamos condicionar a estratégia deles, mas este é o nosso futuro e o nosso caminho.»

[Jogo seria diferente sem a expulsão?] «Provavelmente seria diferente, seguramente com onze seria mais fácil, mas temos de viver com isso. Fica a capacidade dos jogadores se reorganizarem e criarem situações de perigo contra uma equipa fortíssima.»

[Motivação extra nos últimos jogos] «Temos vindo a construir uma equipa com um carácter diferente, com intuito de unir e fazer reerguer o clube e uma cidade que gosta de futebol. Para reaproximar as pessoas temos de ganhar, queremos chamar os trofenses, e isso consegue-se desde a forma de jogar até à forma de estar»

[Elogios de Carvalhal] «De realçar a gentileza de quem teve o mérito de subir paulatinamente na carreira e que valorizou o nosso trabalho. É a postura que precisamos no futebol português.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-portugal/trofense/jogamos-olhos-nos-olhos-com-o-sp-braga

Lipeste

Sp. Braga: Fransérgio ultrapassou a covid e voltou aos treinos

Médio à disposição de Carlos Carvalhal para o próximo

Fransérgio está de regresso aos treinos do Sp. Braga, depois do afastamento motivado pela covid-19, e pode entrar nas opções para o jogo de quinta-feira com o Leicester, a contar para a Liga Europa.

«O Fransérgio já deu negativo no teste à covid-19. Já treinou normalmente este sábado, com os que não estavam convocados, e a partir de agora está em condições de ajudar a equipa. Pode ser opção para quinta-feira», revelou o técnico do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, após a vitória na Trofa, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Fransérgio testou positivo no início do mês e falhou os jogos com Leicester, Benfica e Trofense.

em: https://maisfutebol.iol.pt/carlos-carvalhal/21-11-2020/sp-braga-fransergio-ja-ultrapassou-a-covid-19-e-regressa-aos-treinos

Lipeste

Crónica: Sporting de Braga passa na Trofa com muito 'suor'

O Sporting de Braga qualificou-se hoje para a fase seguinte da Taça de Portugal de futebol após um difícil, mas justo, triunfo por 2-1 em casa do Trofense, do Campeonato de Portugal, conseguido nos descontos.

Galeno, aos 90+3 minutos, desatou o 'nó' de um jogo muito 'suado' para os bracarenses, por culpa própria, porque foram perdulários, com Paulinho em destaque, e muito devido a uma grande exibição do guarda-redes do Trofense, Serginho.

Antes, Abel Ruiz tinha colocado o Sporting de Braga em vantagem (44), mas Alan Júnior, de grande penalidade, colocou o jogo novamente igualado e só com muito suor, mesmo jogando com mais uma unidade desde os 65 minutos, é que a equipa de Carlos Carvalhal evitou o prolongamento.

Iuri Medeiros e Castro (12 e 26) 'aqueceram' as luvas de Serginho, mas o golo só chegou em cima do intervalo: Galeno temporizou na esquerda, Sequeira cruzou, Esgaio amorteceu de cabeça para um remate à meia volta de Abel Ruiz - o avançado espanhol, nos festejos, mostrou uma camisola do colega Moura, que se lesionou com gravidade esta semana.

O Trofense empatou pouco após o reinício, com Alan Júnior a converter uma grande penalidade que puniu uma falta de Al Musrati sobre o ponta-de-lança brasileiro.

Ricardo Horta, aos 67, e Galeno, aos 74, ameaçaram e, com mais perigo ainda, Paulinho (82). A oportunidade mais flagrante foi desperdiçada pelo novo internacional português aos 87: defronte da baliza, Paulinho permitiu uma enorme defesa do guardião que, no minuto seguinte, voltou a evidenciar-se ao parar um remate de Ricardo Horta.

E foi já no período de descontos que surgiu o golo que colocou o Sporting de Braga na fase seguinte, com Galeno, após tabela com Ricardo Horta, a rematar rasteiro (90+3).

Na resposta imediata, Keffel, num canto direto, quase traía Tiago Sá, que com uma defesa de recurso segurou a preciosa vantagem bracarense.

em: https://www.futebol365.pt/artigo/246235-taca-de-portugal-sporting-de-braga-passa-na-trofa-com-muito-suor/

Lipeste

Fransérgio testa negativo e já pode ser opção no Sporting de Braga

O médio Fransérgio já integrou hoje os treinos do Sporting de Braga normalmente depois de ter testado negativo à covid-19, informou o clube da I Liga de futebol.

Foi o treinador da equipa, Carlos Carvalhal, no final da vitória por 2-1 sobre o Trofense, hoje, para a Taça de Portugal, que deu a novidade.

"O Fransérgio já deu teste negativo, hoje já treinou normalmente com os jogadores que não estavam convocados [para o jogo com o Trofense] e já está em condições de ajudar a equipa. Pode ser opção para quinta-feira [Leicester, da Liga Europa], mas esteve muito tempo parado, vamos analisar", disse.

Fransérgio deu positivo para a covid-19 em 02 de novembro e duas semanas depois fez novo teste que deu resultado inconclusivo, o que se repetiu dois dias depois. Na sexta-feira, o médio brasileiro testou negativo.

em: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1632168/fransergio-testa-negativo-e-ja-pode-ser-opcao-no-sporting-de-braga

Lipeste

SC Braga avança para a quarta eliminatória da Taça com golo nos descontos

Galeno deu a passagem aos minhotos com um golo aos 90+3

O Sporting de Braga qualificou-se hoje para a fase seguinte da Taça de Portugal de futebol após um difícil, mas justo, triunfo por 2-1 em casa do Trofense, do Campeonato de Portugal, conseguido nos descontos.

Galeno, aos 90+3 minutos, desatou o 'nó' de um jogo muito 'suado' para os bracarenses, por culpa própria, porque foram perdulários, com Paulinho em destaque, e muito devido a uma grande exibição do guarda-redes do Trofense, Serginho.

Antes, Abel Ruiz tinha colocado o Sporting de Braga em vantagem (44), mas Alan Júnior, de grande penalidade, colocou o jogo novamente igualado e só com muito suor, mesmo jogando com mais uma unidade desde os 65 minutos, é que a equipa de Carlos Carvalhal evitou o prolongamento.

Iuri Medeiros e Castro (12 e 26) 'aqueceram' as luvas de Serginho, mas o golo só chegou em cima do intervalo: Galeno temporizou na esquerda, Sequeira cruzou, Esgaio amorteceu de cabeça para um remate à meia volta de Abel Ruiz - o avançado espanhol, nos festejos, mostrou uma camisola do colega Moura, que se lesionou com gravidade esta semana.

O Trofense empatou pouco após o reinício, com Alan Júnior a converter uma grande penalidade que puniu uma falta de Al Musrati sobre o ponta-de-lança brasileiro.

Ricardo Horta, aos 67, e Galeno, aos 74, ameaçaram e, com mais perigo ainda, Paulinho (82). A oportunidade mais flagrante foi desperdiçada pelo novo internacional português aos 87: defronte da baliza, Paulinho permitiu uma enorme defesa do guardião que, no minuto seguinte, voltou a evidenciar-se ao parar um remate de Ricardo Horta.

E foi já no período de descontos que surgiu o golo que colocou o Sporting de Braga na fase seguinte, com Galeno, após tabela com Ricardo Horta, a rematar rasteiro (90+3).

Na resposta imediata, Keffel, num canto direto, quase traía Tiago Sá, que com uma defesa de recurso segurou a preciosa vantagem bracarense.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-avanca-para-a-quarta-eliminatoria-da-taca-com-golo-nos-descontos