News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Época 2012/2013: que balanço?

Started by Olho Vivo, 12 de May de 2013, 12:05

Previous topic - Next topic

Marco253

Com a razia que se prevê na equipa profissional de futebol para a época 2013/14, espero nao voltarmos aos tempos em que nos contentavamos com 4os e 5os lugares...espero estar enganado, mas diminuição de orçamento e compras a custo zero (às vezes dá bom resultado...) nao me parece suficiente pra ganharmos campeonatos. Por outro lado, temos que admitir que o país está em crise e o dinheiro "está caro", mas os outros não brincam em serviço, definitivamente.

Olho Vivo

Quote from: Marco253 on 16 de May de 2013, 14:50
Com a razia que se prevê na equipa profissional de futebol para a época 2013/14, espero nao voltarmos aos tempos em que nos contentavamos com 4os e 5os lugares...espero estar enganado, mas diminuição de orçamento e compras a custo zero (às vezes dá bom resultado...) nao me parece suficiente pra ganharmos campeonatos. Por outro lado, temos que admitir que o país está em crise e o dinheiro "está caro", mas os outros não brincam em serviço, definitivamente.

Ganhar campeonatos!?!? Não sei se devemos sequer assumir sem rodeios, publicamente e à partida, o objectivo 3º lugar - tudo depende do que for o nosso plantel (se teremos de o refazer quase por completo ou não) e, obviamente, do que forem os nossos adversários. Não podemos voltar a cometer os erros desta temporada, na definição de objectivos. Temos de ser ambiciosos mas conscientes, realistas. Esta é uma questão muito importante na preparação da próxima época. Nesta, neste aspecto, falhámos!

NightHawk

#42
Quote from: Olho Vivo on 16 de May de 2013, 15:12
Quote from: Marco253 on 16 de May de 2013, 14:50
Com a razia que se prevê na equipa profissional de futebol para a época 2013/14, espero nao voltarmos aos tempos em que nos contentavamos com 4os e 5os lugares...espero estar enganado, mas diminuição de orçamento e compras a custo zero (às vezes dá bom resultado...) nao me parece suficiente pra ganharmos campeonatos. Por outro lado, temos que admitir que o país está em crise e o dinheiro "está caro", mas os outros não brincam em serviço, definitivamente.

Ganhar campeonatos!?!? Não sei se devemos sequer assumir sem rodeios, publicamente e à partida, o objectivo 3º lugar - tudo depende do que for o nosso plantel (se teremos de o refazer quase por completo ou não) e, obviamente, do que forem os nossos adversários. Não podemos voltar a cometer os erros desta temporada, na definição de objectivos. Temos de ser ambiciosos mas conscientes, realistas. Esta é uma questão muito importante na preparação da próxima época. Nesta, neste aspecto, falhámos!

Vamos assumir o quê então? a candidatura ao 4º lugar!? Isso somos nós "OBRIGADOS" mesmo com metade do orçamento porque temos condições muito acima de todos os outros clubes fora os 3 grandes.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra, às vezes dá a entender que só porque não vamos à Champions, no ano passado éramos ricos e na próxima época vamos estar na miséria. Temos que baixar o orçamento mas isso todos os clubes, sem excepção, vão ter que fazer. Não faz sentido algum, no meu entender, mudar de objectivos só por termos um orçamento mais baixo. O Sporting tb vai ter um orçamento mais baixo.

O Paços com um orçamento ridículo (em comparação) ficou em 3º porque quer o Braga quer o Sporting foram incompetentes. Não há outra palavra fomos, claramente, incompetentes.

Com orçamentos inferiores já ficamos em 2º, em 3º e fomos a uma final europeia. O Guimarães, a jogar com as reservas do ano passado e completamente falido e o Estoril que veio da 2ª liga ficaram bem próximos de nós.

Não é a ambição nem os objectivos que têm que mudar, é a competência. Não é a lutar pelos objectivos de há 5 anos atrás que vamos evoluir.

O objectivo para o próximo campeonato tem que ser ficar entre os 3 primeiros. Podemos não o conseguir pois Benfica e Porto estão demasiadamente longe e o Sporting irá, certamente, se equilibrar, mas temos que estar na luta pelo 3º lugar, não podemos, como neste ano, ficar a 30(!) pontos do 2º lugar e, em comparação com o ano passado, a 13 pontos do 3º.

VERMELHO MAGICO

Balanço da época reduzido a números:
Se tivéssemos ganho os jogos em casa aos 3 que ficaram acima mais ao sporting (e não era nada de mais há pouco tempo atras com outro treinador) e não tivéssemos dado os 3 pontos ao nacional, a classificação era esta:
Porto --------- 72
Benfica------- 71
BRAGA------- 64
Paços--------  51
Pois claro, mudava muito. E com certeza ninguém é campeão de nada nem vai à champions perdendo em casa tantos jogos.
Os números não mentem.
COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

Olho Vivo

Quote from: NightHawk on 16 de May de 2013, 19:58
Quote from: Olho Vivo on 16 de May de 2013, 15:12
Quote from: Marco253 on 16 de May de 2013, 14:50
Com a razia que se prevê na equipa profissional de futebol para a época 2013/14, espero nao voltarmos aos tempos em que nos contentavamos com 4os e 5os lugares...espero estar enganado, mas diminuição de orçamento e compras a custo zero (às vezes dá bom resultado...) nao me parece suficiente pra ganharmos campeonatos. Por outro lado, temos que admitir que o país está em crise e o dinheiro "está caro", mas os outros não brincam em serviço, definitivamente.

Ganhar campeonatos!?!? Não sei se devemos sequer assumir sem rodeios, publicamente e à partida, o objectivo 3º lugar - tudo depende do que for o nosso plantel (se teremos de o refazer quase por completo ou não) e, obviamente, do que forem os nossos adversários. Não podemos voltar a cometer os erros desta temporada, na definição de objectivos. Temos de ser ambiciosos mas conscientes, realistas. Esta é uma questão muito importante na preparação da próxima época. Nesta, neste aspecto, falhámos!

Vamos assumir o quê então? a candidatura ao 4º lugar!? Isso somos nós "OBRIGADOS" mesmo com metade do orçamento porque temos condições muito acima de todos os outros clubes fora os 3 grandes.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra, às vezes dá a entender que só porque não vamos à Champions, no ano passado éramos ricos e na próxima época vamos estar na miséria. Temos que baixar o orçamento mas isso todos os clubes, sem excepção, vão ter que fazer. Não faz sentido algum, no meu entender, mudar de objectivos só por termos um orçamento mais baixo. O Sporting tb vai ter um orçamento mais baixo.

O Paços com um orçamento ridículo (em comparação) ficou em 3º porque quer o Braga quer o Sporting foram incompetentes. Não há outra palavra fomos, claramente, incompetentes.

Com orçamentos inferiores já ficamos em 2º, em 3º e fomos a uma final europeia. O Guimarães, a jogar com as reservas do ano passado e completamente falido e o Estoril que veio da 2ª liga ficaram bem próximos de nós.

Não é a ambição nem os objectivos que têm que mudar, é a competência. Não é a lutar pelos objectivos de há 5 anos atrás que vamos evoluir.

O objectivo para o próximo campeonato tem que ser ficar entre os 3 primeiros. Podemos não o conseguir pois Benfica e Porto estão demasiadamente longe e o Sporting irá, certamente, se equilibrar, mas temos que estar na luta pelo 3º lugar, não podemos, como neste ano, ficar a 30(!) pontos do 2º lugar e, em comparação com o ano passado, a 13 pontos do 3º.

Sinceramente, não sei se as pessoas olham para as contas da nossa SAD. O Braga possivelmente terá gasto só cerca de 8 milhões acima do que facturou. Gasta quase o dobro do que factura, exceptuando prémios de participação em competições europeias e transferências. Para além de que estamos numa altura em que não é fácil obter financiamento bancário para suprir quebras, mesmo que pontuais, de tesouraria. Penso que vamos ter um plantel bastante enfraquecido em relação ao actual e que será preciso perceber até onde vamos recuar (e ainda falta muito para se perceber isso) para definir objectivos.  Não tenho dúvidas de que o Sporting, na próxima época, com um bom treinador, fará muito melhor do que nesta, mesmo com um plantel teoricamente inferior. Espero que estejamos à altura de competir com eles mas, sinceramente, não sei qual o nível do nosso próximo plantel. Também depende da concorrência. Por exemplo, eu estou pessoalmente convencido de que, mesmo com Peseiro, se não tivéssemos perdido Éder nas meias-finais da Taça da Liga, frente ao Benfica, teríamos chegado no final ao terceiro lugar do campeonato - é um exercício meramente especulativo, mas é a minha convicção. Disse até na altura (e mantenho, mesmo sabendo que viríamos a vencer a Taça) que preferia ter sido eliminado a perder Éder. Isso faria a minha opinião sobre Peseiro mudar? Não, não faria. Há aspectos qualitativos que são mais importantes no planeamento do futuro. As debilidades que a nossa equipa mostrou, ponderando a valia do plantel, não seriam apagadas pelo facto de podermos ter mais 5-6 pontos.

De resto, uma coisa são os objectivos definidos internamente, outra os objectivos publicamente assumidos. Não por acaso, as nossas melhores temporadas ocorreram sem que tivéssemos assumido à cabeça objectivos extremamente ambiciosos. Há que ter calma e ver qual a relação de forças que se estabelecerá à partida para a próxima época. E depois, uma coisa é dizer "o terceiro lugar é um objectivo inequívoco e sem o atingirmos a época será um fracasso"; outra coisa será estabelecer que pretendemos estar mais próximos dos metralhas para, sendo possível, podermos chegar a um posto de LC. No fundo dizer que queremos estar nessa luta. Isso implica, acredito eu, alcançar um pecúlio pontual a rondar os 60 pontos. Será possível lá chegar, com um plantel mais fraco? Nesta temporada era seguramente mas não chegamos nem perto. Mas se chegarmos lá e o Sporting fizer melhor? Será a época um fracasso? É isto que temos de ponderar quando estabelecemos objectivos. Com cuidado. É evidente que não podemos ficar-nos por estabelecer como alvo "apenas" o quarto lugar (ainda que haja que perceber melhor o nível do próximo plantel), mas temos de ser realistas. O que podemos fazer depende muito do que os nossos adversários mais fortes fizerem. E o Sporting, mesmo em austeridade, terá certamente mais meios do que nós para chegar ao terceiro lugar.

magico_scbraga

#45
A propósito de algumas opiniões acerca do trabalho do Peseiro, eu faço a seguinte pergunta : por que razão não tivemos, ao longo da época, um Braga tão consistente como aquele que vimos em jogos como a meia-final frente ao Benfica, a final frente ao Porto e os dois jogos frente ao Manchester ?
Nestes jogos, a motivação não falta. Nestes jogos não é necessário que o treinador faça um apelo aos jogadores no sentido de estes se transcenderem.
O pior aconteceu em jogos em que eramos, à partida, favoritos.
Falo de jogos como o do 4-4 com o Olhanense, o 2-3 com o Paços, o 1-3 frente ao Nacional, entre outros.
Nesses jogos, talvez fruto de alguma sobranceria por parte dos jogadores, e não de uma qualidade excepcional dos jogadores adversários, levamos um autêntico baile e vimos um Braga pior do que apático.
E isto é algo que me leva a pensar que o problema de Peseiro não reside na falta de conhecimento táctico, mas na falta de "pulso" e na dificuldade em lidar com as expectativas do plantel.
Não digo que o Peseiro não tenha sido, no decorrer de alguns jogos, completamente inoperante, mas a verdade é que, se fizemos jogos tão consistentes como os jogos acima referidos, há nisso mérito do treinador.
No entanto, e corroborando da opinião do "enormeBraga", os jogadores não são seres inimputáveis.
Eles têm, ou deviam ter, a responsabilidade de, enquanto profissionais, dar o máximo em todos os jogos.
Não digo que não tenha havido, da parte do Peseiro, uma má gestão das expectativas e alguma incapacidade em fazer com que os jogadores encarassem todos os jogos com o mesmo profissionalismo e seriedade, mas, quando falha a seriedade e a motivação na abordagem a alguns jogos, a responsabilidade não pode ser apenas do treinador.
É que eu, depois de ter visto o que se passou frente ao Nacional, não posso deixar de responsabilizar a equipa por aquilo que se passou em alguns jogos.
E isto não invalida que eu pense que devemos mudar de treinador, porque até acho que é isso que deve acontecer, mas não consigo ser "cego" ao ponto de achar, por exemplo, que a responsabilidade de sofrermos 3 golos em 4 minutos é fundamentalmente do Peseiro.
Todos nós, "jogadores de futebol aos sábados", sabemos que uma equipa que se permite sofrer 3 golos em 4 minutos ou é uma equipa de "toscos", ou é uma equipa de desleixados.
E a mim parece-me, honestamente, que houve muito desleixo ao longo da época.
Não tenho uma visão redutora quanto ao papel que um treinador deve desempenhar numa equipa de futebol mas, como disse, os jogadores não são inimputáveis, estando, por isso, também sujeitos à crítica.
Exemplo paradigmático da falta de seriedade na abordagem a alguns jogos é, diga-se, o jogo em casa frente ao Paços. Na primeira parte do jogo fizemos uma exibição terrível e completamente desgarrada; na segunda parte, os jogadores decidiram correr. Sim, porque durante a primeira parte fizeram tudo menos correr e suar a camisola.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

sedas

Quote from: magico_scbraga on 17 de May de 2013, 00:56
A propósito de algumas opiniões acerca do trabalho do Peseiro, eu faço a seguinte pergunta : por que razão não tivemos, ao longo da época, um Braga tão consistente como aquele que vimos em jogos como a meia-final frente ao Benfica, a final frente ao Porto e os dois jogos frente ao Manchester ?
Nestes jogos, a motivação não falta. Nestes jogos não é necessário que o treinador faça um apelo aos jogadores no sentido de estes se transcenderem.
O pior aconteceu em jogos em que eramos, à partida, favoritos.
Falo de jogos como o do 4-4 com o Olhanense, o 2-3 com o Paços, o 1-3 frente ao Nacional, entre outros.
Nesses jogos, talvez fruto de alguma sobranceria por parte dos jogadores, e não de uma qualidade excepcional dos jogadores adversários, levamos um autêntico baile e vimos um Braga pior do que apático.
E isto é algo que me leva a pensar que o problema de Peseiro não reside na falta de conhecimento táctico, mas na falta de "pulso" e na dificuldade em lidar com as expectativas do plantel.
Não digo que o Peseiro não tenha sido, no decorrer de alguns jogos, completamente inoperante, mas a verdade é que, se fizemos jogos tão consistentes como os jogos acima referidos, há nisso mérito do treinador.
No entanto, e corroborando da opinião do "enormeBraga", os jogadores não são seres inimputáveis.
Eles têm, ou deviam ter, a responsabilidade de, enquanto profissionais, dar o máximo em todos os jogos.
Não digo que não tenha havido, da parte do Peseiro, uma má gestão das expectativas e alguma incapacidade em fazer com que os jogadores encarassem todos os jogos com o mesmo profissionalismo e seriedade, mas, quando falha a seriedade e a motivação na abordagem a alguns jogos, a responsabilidade não pode ser apenas do treinador.
É que eu, depois de ter visto o que se passou frente ao Nacional, não posso deixar de responsabilizar a equipa por aquilo que se passou em alguns jogos.
E isto não invalida que eu pense que devemos mudar de treinador, porque até acho que é isso que deve acontecer, mas não consigo ser "cego" ao ponto de achar, por exemplo, que a responsabilidade de sofrermos 3 golos em 4 minutos é fundamentalmente do Peseiro.
Todos nós, "jogadores de futebol aos sábados", sabemos que uma equipa que se permite sofrer 3 golos em 4 minutos ou é uma equipa de "toscos", ou é uma equipa de desleixados.
E a mim parece-me, honestamente, que houve muito desleixo ao longo da época.
Não tenho uma visão redutora quanto ao papel que um treinador deve desempenhar numa equipa de futebol mas, como disse, os jogadores não são inimputáveis, estando, por isso, também sujeitos à crítica.
Exemplo paradigmático da falta de seriedade na abordagem a alguns jogos é, diga-se, o jogo em casa frente ao Paços. Na primeira parte do jogo fizemos uma exibição terrível e completamente desgarrada; na segunda parte, os jogadores decidiram correr. Sim, porque durante a primeira parte fizeram tudo menos correr e suar a camisola.

Isto vai completamente de encontro ao que o nosso presidente disse após o jogo com o Nacional..

É óbvio que o jogadores têm sérias responsabilidades no que se passou, e uma limpeza no balneário nesta altura vai ajudar muito a que as coisas corram melhor na próxima época...

Mas até nesse ponto o treinador é responsável.. Após derrotas não se dá folgas nem se faz treinos à porta fechada, faz-se como o Mourinho faz e abre-se o treino aos adeptos para os jogadores serem assobiados e terem a pressão de render mais no jogo seguinte..

O problema do Peseiro não é só táctico, é também ao nível de controlo do balneário, mas isso já tinha sido visto nos lagartos quando o Rochemback o mandou "levar no cú" entre outras situações..

Lipeste

#47
«Mais do que títulos quero jogar na Champions» – António Salvador

O presidente do SC Braga, António Salvador, reconheceu que era muito importante para as ambições da equipa garantir a presença na Liga dos Campeões, pelo que agora será preciso readaptar o projeto para a próxima época.

«A partir da próxima segunda-feira vamos começar trabalhar na nova temporada. Esta época havia um objetivo claro que podia ter sido alcançado, pelo que foi uma desilusão não o conseguirmos. Vamos ultrapassar esta situação e na próxima época voltar a lutar por objetivos claros», afirmou António Salvador, após o SC Braga ter entregado 9.5 toneladas de comida recolhida depois do jogo com o Nacional para pessoas carenciadas.

O presidente reconheceu que vão ser necessárias alterações: «Já tinha dito no final do último jogo que haveria redimensionamentos a fazer no clube e temos que nos adaptar a nova realidade na próxima semana vamos conversar e ver o que será alterado».

Salvador também abordou o futuro do treinador José Peseiro: «Será discutido no final do campeonato. Ele tem contrato, mas o objetivo não foi alcançado».

Para o dirigente não chega ter conquistado a Taça da Liga: «Este clube e eu pessoalmente quero sempre mais. Sempre disse que era importante não ganhar apenas títulos, porque mais que títulos quero a equipa a jogar na Europa e na Liga dos Campeões. Sei que para os adeptos pode não contar, mas tinha dito na final da Taça da Liga que era importante voltar a conseguir marcar presença na Champions».

in: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=402662

Lipeste

Tal como o nosso presidente também faço um balanço negativo desta temporada...a TL não apaga o falhanço e a desilusão do não apuramento para a Champions.

Num ano horrível para o scp é ainda mais marcante pela negativa termos perdido o apuramento para a Champions para um clube com um orçamento que é de apenas 10% quando comparado com o nosso.

Relativamente a Peseiro tenho a mesma opinião de Salvador, não cumpriu os objectivos logo a porta de saída deve ser o seu destino por opção do mesmo caso contrário não sei se estaremos em condições de o indemnizar pelo ano de contrato que lhe resta.

NightHawk

#49
Quote from: Olho Vivo on 16 de May de 2013, 22:11
Quote from: NightHawk on 16 de May de 2013, 19:58
Quote from: Olho Vivo on 16 de May de 2013, 15:12
Quote from: Marco253 on 16 de May de 2013, 14:50
Com a razia que se prevê na equipa profissional de futebol para a época 2013/14, espero nao voltarmos aos tempos em que nos contentavamos com 4os e 5os lugares...espero estar enganado, mas diminuição de orçamento e compras a custo zero (às vezes dá bom resultado...) nao me parece suficiente pra ganharmos campeonatos. Por outro lado, temos que admitir que o país está em crise e o dinheiro "está caro", mas os outros não brincam em serviço, definitivamente.

Ganhar campeonatos!?!? Não sei se devemos sequer assumir sem rodeios, publicamente e à partida, o objectivo 3º lugar - tudo depende do que for o nosso plantel (se teremos de o refazer quase por completo ou não) e, obviamente, do que forem os nossos adversários. Não podemos voltar a cometer os erros desta temporada, na definição de objectivos. Temos de ser ambiciosos mas conscientes, realistas. Esta é uma questão muito importante na preparação da próxima época. Nesta, neste aspecto, falhámos!

Vamos assumir o quê então? a candidatura ao 4º lugar!? Isso somos nós "OBRIGADOS" mesmo com metade do orçamento porque temos condições muito acima de todos os outros clubes fora os 3 grandes.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra, às vezes dá a entender que só porque não vamos à Champions, no ano passado éramos ricos e na próxima época vamos estar na miséria. Temos que baixar o orçamento mas isso todos os clubes, sem excepção, vão ter que fazer. Não faz sentido algum, no meu entender, mudar de objectivos só por termos um orçamento mais baixo. O Sporting tb vai ter um orçamento mais baixo.

O Paços com um orçamento ridículo (em comparação) ficou em 3º porque quer o Braga quer o Sporting foram incompetentes. Não há outra palavra fomos, claramente, incompetentes.

Com orçamentos inferiores já ficamos em 2º, em 3º e fomos a uma final europeia. O Guimarães, a jogar com as reservas do ano passado e completamente falido e o Estoril que veio da 2ª liga ficaram bem próximos de nós.

Não é a ambição nem os objectivos que têm que mudar, é a competência. Não é a lutar pelos objectivos de há 5 anos atrás que vamos evoluir.

O objectivo para o próximo campeonato tem que ser ficar entre os 3 primeiros. Podemos não o conseguir pois Benfica e Porto estão demasiadamente longe e o Sporting irá, certamente, se equilibrar, mas temos que estar na luta pelo 3º lugar, não podemos, como neste ano, ficar a 30(!) pontos do 2º lugar e, em comparação com o ano passado, a 13 pontos do 3º.

Sinceramente, não sei se as pessoas olham para as contas da nossa SAD. O Braga possivelmente terá gasto só cerca de 8 milhões acima do que facturou. Gasta quase o dobro do que factura, exceptuando prémios de participação em competições europeias e transferências. Para além de que estamos numa altura em que não é fácil obter financiamento bancário para suprir quebras, mesmo que pontuais, de tesouraria. Penso que vamos ter um plantel bastante enfraquecido em relação ao actual e que será preciso perceber até onde vamos recuar (e ainda falta muito para se perceber isso) para definir objectivos.  Não tenho dúvidas de que o Sporting, na próxima época, com um bom treinador, fará muito melhor do que nesta, mesmo com um plantel teoricamente inferior. Espero que estejamos à altura de competir com eles mas, sinceramente, não sei qual o nível do nosso próximo plantel. Também depende da concorrência. Por exemplo, eu estou pessoalmente convencido de que, mesmo com Peseiro, se não tivéssemos perdido Éder nas meias-finais da Taça da Liga, frente ao Benfica, teríamos chegado no final ao terceiro lugar do campeonato - é um exercício meramente especulativo, mas é a minha convicção. Disse até na altura (e mantenho, mesmo sabendo que viríamos a vencer a Taça) que preferia ter sido eliminado a perder Éder. Isso faria a minha opinião sobre Peseiro mudar? Não, não faria. Há aspectos qualitativos que são mais importantes no planeamento do futuro. As debilidades que a nossa equipa mostrou, ponderando a valia do plantel, não seriam apagadas pelo facto de podermos ter mais 5-6 pontos.

De resto, uma coisa são os objectivos definidos internamente, outra os objectivos publicamente assumidos. Não por acaso, as nossas melhores temporadas ocorreram sem que tivéssemos assumido à cabeça objectivos extremamente ambiciosos. Há que ter calma e ver qual a relação de forças que se estabelecerá à partida para a próxima época. E depois, uma coisa é dizer "o terceiro lugar é um objectivo inequívoco e sem o atingirmos a época será um fracasso"; outra coisa será estabelecer que pretendemos estar mais próximos dos metralhas para, sendo possível, podermos chegar a um posto de LC. No fundo dizer que queremos estar nessa luta. Isso implica, acredito eu, alcançar um pecúlio pontual a rondar os 60 pontos. Será possível lá chegar, com um plantel mais fraco? Nesta temporada era seguramente mas não chegamos nem perto. Mas se chegarmos lá e o Sporting fizer melhor? Será a época um fracasso? É isto que temos de ponderar quando estabelecemos objectivos. Com cuidado. É evidente que não podemos ficar-nos por estabelecer como alvo "apenas" o quarto lugar (ainda que haja que perceber melhor o nível do próximo plantel), mas temos de ser realistas. O que podemos fazer depende muito do que os nossos adversários mais fortes fizerem. E o Sporting, mesmo em austeridade, terá certamente mais meios do que nós para chegar ao terceiro lugar.

Ora bem, eu admito que não sou expert em gestão e não sei em rigor e passo a passo o nosso relatório e contas, mas pelo menos sei que tivemos um exercício positivo de 5M € no ano anterior.

As receitas "extraordinárias" que falas não são tão extraordinárias quanto isso a meu ver.

A participação na Champions e a venda de activos são objectivos concretos de um clube, é o resultado da sua actividade.

Da mesma forma que uma empresa planifica o ano seguinte para atingir determinado objectivo em termos de vendas, em redução de custos e melhoria de performance, um clube de futebol também o faz. As vendas de produto de uma empresa não são receitas extraordinárias, são as receitas obtidas pelo exercicio da sua actividade. O produto de um clube de futebol são os seus jogadores e treinadores e são "vendidos" de várias formas: venda do passe, venda de marketing, brand awareness do clube via jogadores (p.e. ficamos muito conhecidos lá fora por termos JVP e Nuno Gomes a jogar cá, ou pelo Eduardo ter sido o GR titular no mundial 2012). Se fossemos só contar com o dinheiro de patrocínios, quotas e bilhetes então nenhum clube em Portugal conseguiria sequer passar as pré-eliminatórias das competições europeias.

As épocas têm que ser preparadas de acordo com o que se fez no ano anterior em termos de receitas e gastos e os objectivos a que se propõe atingir no ano seguinte. No ano passado em transferências e com a Champions garantimos mais de 20 milhoes de euros e dão uma almofada para a necessária redução de custos este ano devido ao facto de não termos, a meu ver conseguido nenhum dos objectivos cruciais: Ida à Champions, aumento da performance de jogadores com vista à sua venda.

Se estamos preocupados com o facto de termos que reduzir custos que dirão todos os outros clubes à excepção de Benfica e Porto?

Que vai ser muito mais difícil ficar em 3º lugar do que este ano isso não tenho duvidas porque o Sporting vai estar melhor, mas isso não nos pode fazer recuar nos objectivos de fazer o clube crescer e continuar a lutar por objectivos maiores. Na próxima época temos que lutar pelos 3 primeiros da mesma forma que o fizemos nas 3 épocas anteriores. Se conseguimos ou não, isso ninguém o pode afirmar mas temos pelo menos que estar lá, na luta e não ficar a 30 pontos do 2º como neste ano.

Quanto ao afirmar publicamente que o objectivo é ficar nos 3 primeiros acho que temos que o fazer por uma simples razão: Se dissermos publicamente que o objectivo é ser a 4ª equipa depois dos 3 grandes então estamos já a assumir um retrocesso em relação às 3 ultimas épocas que exteriormente por investidores, patrocinadores e jogadores será muito mal aceite. Acham que a vamos conseguir manter ou melhorar patrocínios como os que temos se não assumirmos que queremos fazer frente aos melhores?

Aquiles

Boas,
A época foi o que foi e revejo a minha apreciação nas mensagens bem estruturadas do "OlhoVivo".

A minha maior decepção é mesmo o facto de que a forma de jogar da Equipa deixou de entusiasmar os adeptos. Sentir no Estádio Axa que o pulbico raramente se emplogava com o nosso jogo, acho que foi mesmo a maior decepção.

Até atacamos muito, até fazemos muitos golos, mas parece sempre tudo atabalhoado, parece tudo feito com um esforço desmedido, eu que me limito a ver os jogos em casa e pouco mais nem sequer consigo encontrar uma explicação razoavel para este aspecto.

Positivo, o 10ª apuramento para as competições europeias consecutivo e uma Taça da Liga.

Abraço Braguista

rpo.castro

A actividade profissional de um clube é a realização de eventos. Daí que as receitas ordinárias estejam associadas a todos os aspectos da realização desses eventos. Comprar e vender passes de jogadores são coisas extraordinárias à actividade dos clubes e só uma parcela dos clubes consegue gerar. As receitas extraordinárias devem ser analisadas separadamente pois não seguem nenhuma tendência-são virtude de termos jogadores vendaveis ou não, é não podem ser realmente programadas e geridas a longo prazo. Resumo temos de analisar a evolução das despesas e receitas ordinárias para perceber a saúde de um. Clube. Clubes que dependam das transferências não são saudáveis por serem voláteis. Basta alterar conjutura ou leis, como a Bosman para virar tudo do avesso
Quem não sente não é filho de boa gente.

NightHawk

Quote from: rpo.castro on 18 de May de 2013, 20:02
A actividade profissional de um clube é a realização de eventos. Daí que as receitas ordinárias estejam associadas a todos os aspectos da realização desses eventos. Comprar e vender passes de jogadores são coisas extraordinárias à actividade dos clubes e só uma parcela dos clubes consegue gerar. As receitas extraordinárias devem ser analisadas separadamente pois não seguem nenhuma tendência-são virtude de termos jogadores vendaveis ou não, é não podem ser realmente programadas e geridas a longo prazo. Resumo temos de analisar a evolução das despesas e receitas ordinárias para perceber a saúde de um. Clube. Clubes que dependam das transferências não são saudáveis por serem voláteis. Basta alterar conjutura ou leis, como a Bosman para virar tudo do avesso

Concordo e discordo :)

Concordo com o que dizes que não é a contar com receitas de jogadores que podemos preparar as épocas. Certo, não podemos contar com o incerto, mas um clube que queira estar ao melhor nível tem que ter como objectivo ter 1 ou 2 jogadores vendáveis e isso para mim é um objectivo desportivo tal como ganhar uma taça ou ganhar o campeonato, tem que ser um objectivo do clube, tal como uma empresa tem como objectivo num ano aumentar as vendas em X%. Para isso, a empresa cria um plano que leve ao aumento de vendas: investe no desenvolvimento de um produto, investe em marketing, muda a forma de trabalhar, etc. Num clube tem que ser igual.

Se não fossem as consecutivas participações na Champions e a venda de jogadores nunca Benfica e Porto teriam conseguido planteis como os que têm actualmente.

Ao preparar a nova época, claro que não vamos fazer um orçamento a contar com essas receitas "extraordinárias", apenas contamos com as ordinárias mais as extraordinárias dos anos anteriores, mas tem que ser um objectivo da estrutura ter 1 ou 2 jogadores prontos a vender.

Não foi por acaso que quando LJ foi apresentado como treinador do Braga disse que os objectivos eram: Lutar pela Champions, ganhar uma das taças e desenvolver jogadores para se tornarem em referências. Este ultimo objectivo é exactamente a isso que me refiro.

Se não conseguirmos vender jogadores nem conseguirmos ir à champions as probabilidades de evoluirmos são diminutas porque estaremos sempre a fazer orçamentos com base no ordinário: publicidade, quotas, bilhetes e pouco mais.

castroferreira

Uma época com altos e baixos.
Uma epoca em que sacrificamos e bemo treinador por alguns resultados.
Uma epoca carregada de lesoes..
Uma epoca em que nao se diz muito no forum as más ESCOLHAS e a má opção da escolha do treinador, ninguém diz que o Antonio Salvador mandou o Jardim embora e foi buscar o forcado de nome Pesseiro para "DESTREINAR" a equipa.

Muita PARRA, muitos jogadores de qualidade, mas pouca uva... os resultados fazem-se dentro do campo e para isso é preciso, sorte, orientaçao, qualidade e muita lutaaaaaaaaaaa..


espero que para o ano o JESUALDO FERREIRA, faça melhor.

BRAGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
COM O BRAGA NO CORAÇÃO

rpo.castro

NightHawk

Concordo com praticamente tudo o que dizes, e por isso se constata que a não ida à Champions este ano é um retrocesso para O clube.
Discordo quando referes Porto e Benfica. Para mim não são clubes saudáveis nem exemplos a seguir. Vasta ver os enormes passivos e necessidade de venda de jogadores. Se ficarem 3 épocas arredados da Champions e sem venderem jogadores, ficarão como o Sporting.
Por isso acho que o clube tem de apostar mais em cativar os sócios e criar a marca SC Braga de forma e estarmos menos dependentes de receitas extraordinárias.
Quem não sente não é filho de boa gente.

A.COSTA

#55
Os dados não mentem:


O S.C.Braga fez 52 pontos. Na época passada fez 62 pontos. Esta época -10 pontos.

Esta época o S.C.Braga teve 10 derrotas. Na época passada teve 6 derrotas. Vimos o Braga perder +4 vezes esta época.

Em termos de golos esta época regista 60 (marcados) - 44 (sofridos), num saldo global de +16 golos. A época passada houve registo de 59 (marcados) - 29 (sofridos), num saldo global de +30 golos. Marcámos + 1 golo esta época e sofremos, pasme-se, + 15 golos esta época. É muita incompetência defensiva de facto.



Registo                      2011-2012                     2012-2013                 Saldo desta época

Pontos                                62                                 52                          - 10 pontos
Derrotas                               6                                 10                           + 4 derrotas sofridas
Golos marcados                  59                                 60                           + 1 golo marcado
Golos sofridos                     29                                 44                          + 15 golos sofridos
Diferença de golos              30                                 16                          - 14 golos
Classificação                       3º                                  4º                            - 1 lugar
Título                                   0                                   1                             Taça da Liga
Melhores marcadores da época:



ÉDER                   16
ALAN                   12
H. VIANA             10
R. MICAEL             7
MOSSORÓ             6
R. AMORIM            5
ZÉ LUÍS                 5
CARLÃO                 4
CUSTÓDIO             3



[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

GALEGO

PROFUNDO E AMPLO ANALISE
________________________

Sporting Clube de Braga : na hora decisiva (capítulo I)

________________________________________

Podem ler no seguinte link

www.guerreirosdobraga.blogspot.com

miguel_afonso

Repost - Analise ao "fabuloso" trabalho de Jose Peseiro

Com todo o respeito, eu sou um tipo dado a números, como podem facilmente confirmar em outros "posts".
Assim sendo e como os números não mentem vamos analisar a carreira de J. Peseiro, sem demagogias, analisando os resultados que o homem conseguiu enquanto Treinador.

A primeira coisa que salta a vista na carreira de 20 anos como Treinador Principal é que o Peseiro tem 0 Titulos.
Conseguiu uma subida de divisão em 2001/2002 com o Nacional em 3º lugar, quando os 3 primeiros davam acesso a subir de divisão.

Um analise mais cuidada a sua carreira até a sua chegada a 1º Liga, analisamos o seguinte:


Uma carreira banal, onde o dado mais interessante é a diferença entre golos sofridos e marcados.
Um dado curioso:


A media de golos por jogos marcados e sofridos é um habito que Peseiro ainda demonstra hoje.
Sofre em media pelo menos um golo por jogo e em media não marca mais de 1...

Toda a gente sabe que Peseiro foi adjunto de Queiroz no Real Madrid.
Peseiro então com uma época de 1ª Liga em Portugal, para merecer tal honra seria suposto ter feito uma época excepcional no Nacional da Madeira. Vejamos então os números:



Uma época brilhante de facto.
Dado curioso J. Peseiro consegue em media sofrer mais golos por jogo do que os que consegue marcar:



A passagem no R. Madrid vou ignorar pois ele era T. Adjunto, mas todos sabemos os resultados foram fracos. O Real abre-lhe a porta do Sporting onde ele consegue a alcunha do "Quase".
Analisemos então os resultados no Sporting:



As duas épocas são praticamente uma pois Peseiro em 05/06 disputou apenas um jogo.
Este foi o seu canto de cisne, onde consegui melhores resultados mas mesmo assim não ganhou absolutamente nada, alias perdendo as 3 competições nos momentos finais.

Não consegui dados da sua passagem pelo Al Hilal em 06/07.
Mas em 07/08 Peseiro chega ao Panathinaikos e consegue um 3º lugar numa equipa que luta para ser campeã. Alias perde o segundo lugar para um AEK onde jogavam imagine-se Edinho, Manu e Manduca...



Dado curioso finalmente Peseiro sobre em media sofrer um golo a cada 2 jogos...



Em 08/09 Peseiro chega á Roménia ao Rapid Bucareste.
Chega em Julho é despedido em Outubro e depois readmitido e despedido novamente em Janeiro.
Foi expulso duas vezes e esteve envolvido num incidente num derby da cidade.


(8V, 4E, 4D)

Mais um folha de serviços banal.

Como Seleccionar da Arabia Saudita os números são estes:



Praticamente um empate técnico e mais um registo vulgar...

É depois escolhido para treinar o SC Braga e o resto nos conhecemos...

E como números são números:



Melhor ainda:



Em media Peseiro sofre um golo em cada jogo que disputa e em media marca 1,5.
Se houvessem meios golos estaria mais descansado.

Estes são os formidáveis números de 20 anos de carreira!
Não estamos a falar de um Treinador jovem que pode crescer, estamos a falar de um consagrado que o que ainda não aprendeu, não irá alterar...


Este são os dados pré SC Braga.
Vejamos o seu trabalho no nosso clube.



E



Nada a dizer J. Peseiro esteve ao seu nível. Pena é o seu nível ser fraquinho...

E com esta época onde finalmente conquista o seu primeiro titulo depois de 20 anos de carreira, aqui ficam os dados:



e



Estamos perante um Treinador que cujo o histórico da sua carreira é negativo com apenas 45% de vitorias e isto apesar de ter treinado o Sporting, o Braga e o Nacional.

Peseiro é na minha opinião um fenômeno criado pela imprensa, a sua defesa na praça publica chega a ser ridícula...
Os números não mentem Peseiro é isto! Espero que o nosso Presidente da próxima vez, pesquise um bocadinho melhor o CV dos candidatos (eu sei que não se pode acertar sempre).

Para mim esta foi uma das piores épocas de sempre do SC Braga, não pelo futebol, não pelos resultados, mas pelo retrocesso competitivo e de mentalidade. Temo que Peseiro tenha alterado o nosso ADN GVERREIRO e isso seria muito mais grave que qualquer mau resultado...

Magicobraga

Quote from: miguel_afonso on 20 de May de 2013, 08:54

Para mim esta foi uma das piores épocas de sempre do SC Braga, não pelo futebol, não pelos resultados, mas pelo retrocesso competitivo e de mentalidade. Temo que Peseiro tenha alterado o nosso ADN GVERREIRO e isso seria muito mais grave que qualquer mau resultado...

Nem mais!

PS: Grande analise.

Arsenalista

#59
Sem tirar mérito à análise numérica feita ao trabalho profissional do mister Peseiro, mas esta não deveria ter sido feita antes de o contratar?

Eu sempre fui reticente em relação a este treinador pelo trajeto que apresentava, e estes são de facto os números, muitas vezes não contam só as estatísticas, senão nunca teríamos contratado Jardim, Domingos, ou até mesmo J. Jesus...

E já agora uma correcção aos numeros, ele não tem 0 títulos, agora já tem 1 :)
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva