News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Época 2012/2013: que balanço?

Started by Olho Vivo, 12 de May de 2013, 12:05

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

#220
Quote from: magico_scbraga on 12 de June de 2013, 02:35
Olho Vivo, não sei se o teu comentário se dirigiu a quem concordou com o Peseiro quanto a um eventual desequilíbrio no plantel.
Não sei se isto significa estar alheado da realidade, ou ter perdido o sentido da realidade, mas a verdade é que, precisamente por não nos podermos comparar com os ditos três grandes, não podemos encarar como tão negativa assim uma época em que conquistamos um 4º lugar e uma Taça da Liga.
Eu sei que o 4º, por significar que ficamos atrás do modesto Paços, é encarado como o fim do mundo.
E que a Taça da Liga conquistada frente ao Porto, por ter sido conseguida sob o comando do Peseiro, é desvalorizada.
Mas, por favor, saibam reconhecer que a vaga de lesões que afectou a nossa equipa contribuiu, e muito, para a inconstância que ao longo da época fomos demonstrado e que nos impediu de alcançar o 3º lugar.
E que a conquista da Taça da Liga, apesar de tal vaga de lesões, que nos amputou do fantástico avançado que é Éder, foi, na verdadeira acepção da palavra, uma .. conquista!
E que o nosso plantel, não sendo fraco, era desiquilibrado. Como anteriormente referi, faltava-nos alguém que pudesse render o Custódio. Ficamos sem o Ismaily, que é bem melhor do que o Elderson. Perdemos o Lima, que é um dos melhores avançados a actuar em Portugal. E, por fim, não tivemos extremos capazes de imprimir velocidade ao nosso jogo.
Não significa isto que os jogadores que temos sejam fracos, porque não o são, e até temos vários internacionais! Significa, isso sim, que temos posições que estavam mal preenchidas.
E, apesar de tudo isto, fomos a única equipa a ganhar ao Porto. Conquistamos a Taça da Liga. Apuramo-nos para a Champions após eliminar a Udinese. Estivemos a um passo das meias-finais da Taça de Portugal.
Ganhamos em Guimarães, ao fim de alguns anos. Fizemos uma grande exibição na Luz. Brilhamos em Old Trafford.
Nem tudo foi mau, portanto!


Mas alguém disse que tudo foi mau ou que as lesões foram irrelevantes!?!? Já o disse aqui várias vezes, se Éder não se tem lesionado, acredito que ainda chegaríamos ao terceiro lugar, nas circunstâncias únicas que se reuniram nesta temporada (com um Sporting a fazer uma liga ridícula). Já não cola, para mim, o argumento das lesões lá atrás - tirando numa ou noutra circunstância pontual, nem com os melhores centrais do mundo haveria remédio para uma equipa que defendia colectivamente como a nossa. E, depois, a continuidade de Santos no onze, depois de as primeiras figuras terem recuperado, mostra que talvez Peseiro se tenha equivocado quando lançou mão de um central com que não contava (Haas) quando as lesões no eixo da defesa surgiram. Disse na altura e sem ver qualquer jogo da equipa B que duvidava que não houvesse por lá um central com mais qualidade...

Volto a dizer, acho inconcebível que um adepto do Braga não reconheça a categoria dos meios que Peseiro tinha em mãos. Perdemos o Lima!? Mas não ganhámos Éder!?!? Ou alguém julga que teríamos capacidade para ter Lima e Éder no mesmo plantel!? E as alternativas a Éder eram piores do que as alternativas a Lima na época passada!? Tínhamos Nuno Gomes, um jogador de grande classe, sem dúvida, mas ainda bem que Lima não se lesionou e não foi preciso lançar o Nuno só na frente, com o andamento que infelizmente já não tem. As alternativas a Custódio na época passada eram melhores!? Mas quem, os que foram dispensados por Peseiro - Vinicius e Luís Alberto!? E toda a gente percebeu porque saiu Ismaily. Se o comportamento da equipa tivesse sido outro até aí, se pelo menos tivéssemos sido apurados para a Liga Europa, estou certo que se aguentaria até final da época.

Peseiro reconheceu ontem os efeitos perniciosos de expectativas desmedidas - promovidas por si e por António Salvador. Mas se falar em título foi um disparate, o pódio não o seria. Mas falar em pódio à partida para um campeonato significa dizer que temos por objectivo atingir uma pontuação na ordem dos 60 pontos, uma liga semelhante à de Jardim. Por acaso, até nem seria preciso tanto. Infelizmente, Peseiro apenas conseguiu replicar a liga do seu Sporting, que o painel do programa Grande Área tanto elogia. E é mesmo curioso: a pontuação que esse Sporting registou (convertendo os 61 pontos em 34 jogos para uma pontuação equivalente em 30) não chegava para ficar à frente do Paços de Ferreira nesta época!!!!

Mas se outros motivos não houvesse, temos aspectos qualitativos - que são subjectivos mas que, pelo menos para mim, desqualificam o trabalho de Peseiro. Eu não concebo uma equipa que tenha ambições com o grau de (des)organização da nossa equipa. É inconcebível a forma desorganizada como a nossa equipa se apresentava em campo. E repare-se: estamos a falar de um plantel muito semelhante ao que fez a segunda volta da época passada.  44 golos sofridos em 30 jogos da Liga, 13 golos em 6 jogos da fase de grupos da LC (5 do Cluj, 8º classificado da liga romena!!!) não são explicáveis por lesões nem meias lesões. Como se nas épocas passadas não tivéssemos também sido assolados por lesões graves, que também tiveram efeitos no comportamento da equipa (e estou a lembrar-me da recta final da época de Jardim). E não me venham dizer que é uma questão de tempo. Eu reconheço que é preciso tempo para implementar alterações mas... uma temporada não chega para se verem progressos!?!?

O que se trata aqui é de fazer uma avaliação do trabalho de José Peseiro, nas circunstâncias em que ele se produziu. Não posso deixar de insistir neste aspecto. As circunstâncias em que ele sucedeu: plantel com meios como nunca víramos; uma liga com um Sporting à deriva; uma fase de grupos da LC muito acessível (ponderado o grau de dificuldade da competição). Houve coisas boas? Houve. A passagem à fase de grupos da LC, por exemplo. O jogo de Istambul. A final da Taça da Liga. Mas uma temporada não são meia dúzia de bons jogos. E (o que para mim é o pior de tudo), tenho dúvidas de que possamos partir para as próximas ligas com a mesma confiança com que penso que poderíamos ter partido para esta última. Tenho dúvidas, por exemplo, que possamos dizer a priori, com o plantel com que partiremos para a próxima época, que poderemos almejar fazer uma Liga de 60 ou mais pontos. O plantel ainda não está definido mas... Isto significa que em condições de normalidade, mesmo com um Sporting com menos meios do que teve este ano, será difícil chegar ao terceiro lugar - que será sempre o maior prémio da época. Esta época foi, quanto a mim, um grande retrocesso. Destruiu-se o que de bom havia (e não é verdade que o Braga de Jardim fosse uma equipa só de transições) e o que surgiu em seu lugar não dá quaisquer garantias. Vai ser preciso começar quase do zero. Jesualdo terá um belo osso para roer...

Pé Ligeiro

Quote from: Olho Vivo on 12 de June de 2013, 15:12
Esta época foi, quanto a mim, um grande retrocesso. Destruiu-se o que de bom havia (e não é verdade que o Braga de Jardim fosse uma equipa só de transições) e o que surgiu em seu lugar não dá quaisquer garantias. Vai ser preciso começar quase do zero. Jesualdo terá um belo osso para roer...

Concordando com todo o texto que o Olho Vivo escreveu, destaco apenas a parte final, por uma questão de economia de espaço e por ter noção de que a infeliz passagem de Peseiro pelo Braga vai deixar sequelas para o futuro. Jesualdo vai ter um sem dúvida um osso duro de roer...
BRAGA SEMPRE MAIS!

disco infiltrator

Estava à espera que o peseiro aparecesse numa entrevista, feita por um amiguinho jornalista, a tentar limpar a imagem, só não esperava que fosse tão cedo. Por um lado, melhor assim pois fica o assunto já arrumado.

O resumo é muito simples, por muitas desculpas que essa pessoa continue a criar, tinhamos o melhor plantel de sempre - incomparavelmente melhor que o do Paços de Ferreira e, até, do que o do Sporting - mas tivemos um péssimo treinador que não soube trabalhar a matéria prima que teve entre mãos. Treinador esse que contou sempre com o apoio e cobertura da direcção e da maioria dos adeptos. Ficou muito clara a incompetência e, já na minha  avaliação, a falta de carácter e coragem para assumir e a humildade para corrigir.

Vamos e estamos a pagar as consequências desta passagem infeliz pelo nosso SCB mas temos que olhar para a frente e com otimismo. Não podemos perder mais tempo a falar do peseiro, é um assunto arrumado. Bola para a frente!

rpo.castro

Quote from: disco infiltrator on 12 de June de 2013, 19:36
Estava à espera que o peseiro aparecesse numa entrevista, feita por um amiguinho jornalista, a tentar limpar a imagem, só não esperava que fosse tão cedo. Por um lado, melhor assim pois fica o assunto já arrumado.
Não estava à espera de uma coisa tão à descarada. Uma "entrevista" encomendada com perguntas combinadas para branquear o que se passou nesta época e vender o modelo de futebol de ataque de peseiro que é bom, mas nunca funcionou.

Bem queria ver até ao fim, mas a meio já estava nauseado.

Que ao menos esta entrevista sirva para enganar uns pacóvios de preferência na china ou na austrália.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Vasco Soares

Peço desculpas se não tiver a reproduzir com exatidao a noticia, mas é algo que serve de analogia.
O ministro das finanças aponta como uma das causas do fraco crescimento económico a questão da meteorologia que se fez sentir no nosso país.
O que numa comissão qualquer na Assembleia da República motivou que um deputado da opsicao  brincasse com a situação e pergunta se se era melhor começar a usar o borda d'agua para fazer previsões económico-financeiras.
Eu pergunto se depois dessa "nojeira" de entrevista deveríamos tambem durante a época ter levado o borda d'agua para QD perdemos por causa do vento, ou algum livro de medicina desportiva para prever-mos algu lesão e consequente afectação do rendimento despótivo, ou se por sua vez todos, repito todos os frequentadores do axa esta época, devessem levar para o estádio um psico-analista para nos ajudar a compreender certos e determinados comportamentos da nossa equipa.
Tudo isto para dizer que quer a situação do ministro das finanças, quer do peseiro teriam de facto imensa graça senão fossem assuntos sérios demais...

rpo.castro

Quote from: vasco soares on 12 de June de 2013, 22:50
Peço desculpas se não tiver a reproduzir com exatidao a noticia, mas é algo que serve de analogia.
O ministro das finanças aponta como uma das causas do fraco crescimento económico a questão da meteorologia que se fez sentir no nosso país.
O que numa comissão qualquer na Assembleia da República motivou que um deputado da opsicao  brincasse com a situação e pergunta se se era melhor começar a usar o borda d'agua para fazer previsões económico-financeiras.
Eu pergunto se depois dessa "nojeira" de entrevista deveríamos tambem durante a época ter levado o borda d'agua para QD perdemos por causa do vento, ou algum livro de medicina desportiva para prever-mos algu lesão e consequente afectação do rendimento despótivo, ou se por sua vez todos, repito todos os frequentadores do axa esta época, devessem levar para o estádio um psico-analista para nos ajudar a compreender certos e determinados comportamentos da nossa equipa.
Tudo isto para dizer que quer a situação do ministro das finanças, quer do peseiro teriam de facto imensa graça senão fossem assuntos sérios demais...
Reproduziste com maior exactidão que os supostos jornalistas desportivos que temos.

Continuando em off-topic, o deputado do pcp não só levou o borda d' água, como leu algumas previsões que vão explicar o fraco desempenho da economia portuguesa, devido à chuva: "As notícias não são boas. Água de julho, no rio faz barulho, chuva de agosto apressa o Mosto, em setembro pelo São Mateus não peça chuva a Deus"

O ministro da economia (o álvaro dos pasteis de nata) mijou-se a rir. E enquanto eles riem, nós choramos....
Quem não sente não é filho de boa gente.

Vasco Soares

Quote from: rpo.castro on 12 de June de 2013, 23:15
Quote from: vasco soares on 12 de June de 2013, 22:50
Peço desculpas se não tiver a reproduzir com exatidao a noticia, mas é algo que serve de analogia.
O ministro das finanças aponta como uma das causas do fraco crescimento económico a questão da meteorologia que se fez sentir no nosso país.
O que numa comissão qualquer na Assembleia da República motivou que um deputado da opsicao  brincasse com a situação e pergunta se se era melhor começar a usar o borda d'agua para fazer previsões económico-financeiras.
Eu pergunto se depois dessa "nojeira" de entrevista deveríamos tambem durante a época ter levado o borda d'agua para QD perdemos por causa do vento, ou algum livro de medicina desportiva para prever-mos algu lesão e consequente afectação do rendimento despótivo, ou se por sua vez todos, repito todos os frequentadores do axa esta época, devessem levar para o estádio um psico-analista para nos ajudar a compreender certos e determinados comportamentos da nossa equipa.
Tudo isto para dizer que quer a situação do ministro das finanças, quer do peseiro teriam de facto imensa graça senão fossem assuntos sérios demais...
Reproduziste com maior exactidão que os supostos jornalistas desportivos que temos.

Continuando em off-topic, o deputado do pcp não só levou o borda d' água, como leu algumas previsões que vão explicar o fraco desempenho da economia portuguesa, devido à chuva: "As notícias não são boas. Água de julho, no rio faz barulho, chuva de agosto apressa o Mosto, em setembro pelo São Mateus não peça chuva a Deus"

O ministro da economia (o álvaro dos pasteis de nata) mijou-se a rir. E enquanto eles riem, nós choramos....
Foi mesmo isso rpo.Castro , mas devíamos ser nos ,braguistas , a completar o borda d'agua com proverbios do género:
"bom era o fevereiro se nos tivesse levado o peseiro"

Kilo

Quote from: vasco soares on 12 de June de 2013, 23:29
Quote from: rpo.castro on 12 de June de 2013, 23:15
Quote from: vasco soares on 12 de June de 2013, 22:50
Peço desculpas se não tiver a reproduzir com exatidao a noticia, mas é algo que serve de analogia.
O ministro das finanças aponta como uma das causas do fraco crescimento económico a questão da meteorologia que se fez sentir no nosso país.
O que numa comissão qualquer na Assembleia da República motivou que um deputado da opsicao  brincasse com a situação e pergunta se se era melhor começar a usar o borda d'agua para fazer previsões económico-financeiras.
Eu pergunto se depois dessa "nojeira" de entrevista deveríamos tambem durante a época ter levado o borda d'agua para QD perdemos por causa do vento, ou algum livro de medicina desportiva para prever-mos algu lesão e consequente afectação do rendimento despótivo, ou se por sua vez todos, repito todos os frequentadores do axa esta época, devessem levar para o estádio um psico-analista para nos ajudar a compreender certos e determinados comportamentos da nossa equipa.
Tudo isto para dizer que quer a situação do ministro das finanças, quer do peseiro teriam de facto imensa graça senão fossem assuntos sérios demais...
Reproduziste com maior exactidão que os supostos jornalistas desportivos que temos.

Continuando em off-topic, o deputado do pcp não só levou o borda d' água, como leu algumas previsões que vão explicar o fraco desempenho da economia portuguesa, devido à chuva: "As notícias não são boas. Água de julho, no rio faz barulho, chuva de agosto apressa o Mosto, em setembro pelo São Mateus não peça chuva a Deus"

O ministro da economia (o álvaro dos pasteis de nata) mijou-se a rir. E enquanto eles riem, nós choramos....
Foi mesmo isso rpo.Castro , mas devíamos ser nos ,braguistas , a completar o borda d'agua com proverbios do género:
"bom era o fevereiro se nos tivesse levado o peseiro"


"bom era o JANEIRO se nos tivesse levado o peseiro"

Podia ser que não tivessemos sido eliminados pela aquela anedota de equipa aqui do lado. Ele e o Salino, já agora.

Bracarense

Quote from: Zé Cometa on 12 de June de 2013, 23:33

"bom era o JANEIRO se nos tivesse levado o peseiro"


E assim nasce um dito popular bracarense.

Lipeste

Comparando o que aqui se escreveu com aquilo que hoje se diz de Peseiro noutros tópicos deste forum só AS parece ter mudado de opinião (a confirmar-se o regresso).

Magicobraga


El Che

so disparates que se le neste forum....


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Pé Ligeiro

Quote from: Pé Ligeiro on 12 de June de 2013, 15:45
Quote from: Olho Vivo on 12 de June de 2013, 15:12
Esta época foi, quanto a mim, um grande retrocesso. Destruiu-se o que de bom havia (e não é verdade que o Braga de Jardim fosse uma equipa só de transições) e o que surgiu em seu lugar não dá quaisquer garantias. Vai ser preciso começar quase do zero. Jesualdo terá um belo osso para roer...

Concordando com todo o texto que o Olho Vivo escreveu, destaco apenas a parte final, por uma questão de economia de espaço e por ter noção de que a infeliz passagem de Peseiro pelo Braga vai deixar sequelas para o futuro. Jesualdo vai ter um sem dúvida um osso duro de roer...

Este era o estado de espírito quando o Peseiro foi despedido...
Será que quem o despediu por incompetência o vai contratar outra vez? Ou vai ser obrigado a isso pelo Jorge Mendes?
BRAGA SEMPRE MAIS!

rpo.castro

Quote from: Pé Ligeiro on 05 de June de 2016, 01:19
Quote from: Pé Ligeiro on 12 de June de 2013, 15:45
Quote from: Olho Vivo on 12 de June de 2013, 15:12
Esta época foi, quanto a mim, um grande retrocesso. Destruiu-se o que de bom havia (e não é verdade que o Braga de Jardim fosse uma equipa só de transições) e o que surgiu em seu lugar não dá quaisquer garantias. Vai ser preciso começar quase do zero. Jesualdo terá um belo osso para roer...

Concordando com todo o texto que o Olho Vivo escreveu, destaco apenas a parte final, por uma questão de economia de espaço e por ter noção de que a infeliz passagem de Peseiro pelo Braga vai deixar sequelas para o futuro. Jesualdo vai ter um sem dúvida um osso duro de roer...

Este era o estado de espírito quando o Peseiro foi despedido...
Será que quem o despediu por incompetência o vai contratar outra vez? Ou vai ser obrigado a isso pelo Jorge Mendes?
Depois de anos de sucessivo crescimento, com Peseiro (elevadas expectativas) há um retrocesso. Com jesualdo a debacle total. Sérgio conceição junta os cacos e faz regressar a normalidade. PF volta a elevar a fasquia. E agora?
Quem não sente não é filho de boa gente.