News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Época 2012/2013: que balanço?

Started by Olho Vivo, 12 de May de 2013, 12:05

Previous topic - Next topic

DeBarceloscomAmor <3


vitor scb

Vai, vai com Deus e nunca mais voltes

enormeBRAGA

Pois eu subscrevo Peseiro. Plantel curto e desequilibrado. Sem banco, sem alternativas a variadíssimas posições, nomeadamente no meio campo, e lado esquerdo. aliás após a saída de Ismaily, o lado esquerdo não mais existiu, e não se foi ao mercado tentar colmatar esse mesmo lado. Disse precisamente isto, à muito tempo. Mas para muitos este plantel era fortíssimo. Isto aliado às lesões, a algum azar, que o houve, más arbitragens, e claro alguns erros da equipa técnica, deu nisto, que quanto a mim, não foi nenhum descalabro. Mas como nós, na cabeça de alguns somos grandes, bate-se no homem. Será que foi Peseiro que mandou Luis Alberto embora? Não sei...
#VãoTerDeContarConnosco

vitor scb

Este nao engana deve ir para as Arabias

Olho Vivo

Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 23:48
Pois eu subscrevo Peseiro. Plantel curto e desequilibrado.

Desculpa mas esta afirmação é de quem não tem memória histórica do que foi o Braga ao longo dos anos, mesmo dos últimos. Mas alguma vez na nossa história tivemos qualidade como tivemos esta temporada!?!? Mais: estou seguro de que o perfil do plantel - particularmente a quase ausência de alas - foi por opção de Peseiro.

O Peseiro confirmou a ideia que tinha de que é uma pessoa bem formada, mas falhou de forma rotunda com o melhor plantel da história do Braga (e sobretudo por isso). Com um plantel inferior (como os que Jesualdo teve, por exemplo), eu até daria de barato que o seu trabalho teria sido positivo. Mas não. Na "conversa" que ouvimos hoje faltou a apreciação qualitativa ao trabalho de Peseiro. Nenhuma equipa tão desequilibrada quanto foi sempre a nossa alguma vez poderá ter objectivos grandes...

vitor scb

Quote from: Olho Vivo on 11 de June de 2013, 23:57
Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 23:48
Pois eu subscrevo Peseiro. Plantel curto e desequilibrado.

Desculpa mas esta afirmação é de quem não tem memória histórica do que foi o Braga ao longo dos anos, mesmo dos últimos. Mas alguma vez na nossa história tivemos qualidade como tivemos esta temporada!?!? Mais: estou seguro de que o perfil do plantel - particularmente a quase ausência de alas - foi por opção de Peseiro.

O Peseiro confirmou a ideia que tinha de que é uma pessoa bem formada, mas falhou de forma rotunda com o melhor plantel da história do Braga (e sobretudo por isso). Com um plantel inferior (como os que Jesualdo teve, por exemplo), eu até daria de barato que o seu trabalho teria sido positivo. Mas não. Na "conversa" que ouvimos hoje faltou a apreciação qualitativa ao trabalho de Peseiro. Nenhuma equipa tão desequilibrada quanto foi sempre a nossa alguma vez poderá ter objectivos grandes...

Concordo planamente 

easy_scb

Peseiro é bem falante e tem uma imprensa que o ajuda a ficar bem nas fotografias.

Houve um momento especialmente peculiar nesta entrevista. Quando Peseiro falou nas transições e que os jogadores do Braga não eram capazes de as interpretar.

Um bom treinador teria-se apercebido desse facto no máximo em Outubro e teria encontrado alternativa. Pelo contrário o nosso treinador não o fez. Em Maio sofremos golos da mesma forma que sofríamos em Setembro.

rpo.castro

Planteis desiquilibrados?

Uma equipa que não tinha nenhum defesa esquerdo decente e só um defesa direito. Apenas 2 centrais de qualidade e apenas 2 jogadores para o duplo pivot do meio campo não é um plantel desiquilibrado? Terminou em 2º no campeonato e foi à final da liga europa.

Uma equipa sem banco, sem alternativas aos laterais, extremos, médios ou ponta de lança, que jogou grande parte do ano sem 1 dos extremos não é desiquilibrada? foi campeã.

já me cansa essa do plantel desiquilibrado, como se fosse possível ter um plantel perfeito com o nosso orçamento. Não era excelente? não, mas era bem melhor do que este fulano pinta, assim como ele e o seu "sistema tático" é muito pior do que ele e os paineleiros pintam.

Quando ouço estes gajos a falar, apercebo-me que só vêm os resumos de alguns dos jogos do braga...
Quem não sente não é filho de boa gente.

Mais Norte

#208
Não estava a pensar participar neste tópico pois já estou a pensar com força na próxima época, mas aqui vai a minha opinião porque também acho que tínhamos um dos melhores plantéis de sempre (com alguns desequilíbrios, é certo).

Senão, vejamos:

G. Redes: Quim e Beto (dois internacionais)

Defesas - Direitos: Salino e Baiano (mesmos do ano passado)

Centrais – Douglão, P. Vinícius, NAC, que são os mesmos do ano passado, depois Haas, depois Sasso, depois Santos (que bem) 

Defesas – Esquerdos: Elderson e Ismaily (se o Braga não tivesse sido desastroso na Europa o último teria continuado). Sei que é sacrilégio para a maior parte dos foristas, mas eu até prefiro o Elderson.

Médios: R. Micael, Custódio, R. Amorim, R. Micael, Hugo Viana, cinco internacionais, Mossoró, Djamal

Extremos – Direitos: Alan (e João Pedro a partir de Janeiro)

Extremos – Esquerdos: Hélder Barbosa que deu boas provas no ano passado

Pontas de Lança: Éder, Zé Luís e Carlão (davam, e até deram quando utilizados, boas garantias)

Havia desequilíbrios, sim senhor:

- Alguém que ocupasse o lugar de Custódio com total competência

- Dois extremos, um para cada lado.

Acho que todos os participantes neste fórum se aperceberam destas fragilidades no início da época.

Peseiro, e a equipa técnica, não?

Penso que não teria sido difícil colmatar estes desequilíbrios, sobressaindo o caso de Vinícius que até estava cá.

Pelo que vi, e muitas vezes não entendi nada do que se passava no campo (culpa minha, claro), para Peseiro não havia necessidade de extremos.

Mesmo assim, é preciso dizer, verdade seja dita, que em vários jogos os nossos jogadores estiveram simplesmente irreconhecíveis (para não dizer pior). E houve as lesões, claro.

Venha o novo ano.

Força Braga.

magico_scbraga

Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 23:48
Pois eu subscrevo Peseiro. Plantel curto e desequilibrado. Sem banco, sem alternativas a variadíssimas posições, nomeadamente no meio campo, e lado esquerdo. aliás após a saída de Ismaily, o lado esquerdo não mais existiu, e não se foi ao mercado tentar colmatar esse mesmo lado. Disse precisamente isto, à muito tempo. Mas para muitos este plantel era fortíssimo. Isto aliado às lesões, a algum azar, que o houve, más arbitragens, e claro alguns erros da equipa técnica, deu nisto, que quanto a mim, não foi nenhum descalabro. Mas como nós, na cabeça de alguns somos grandes, bate-se no homem. Será que foi Peseiro que mandou Luis Alberto embora? Não sei...

A entrevista que hoje fizeram ao Peseiro serviu para, pelo menos, "colocar as coisas em pratos limpos".
Concordei com quase tudo o que foi dito pelo Peseiro mas vou ficar-me pela ideia, que ele expressou, de que temos um plantel desequilibrado e excessivamente afectado por lesões. Concordando com ela, obviamente.
No início da época tinhamos uma defesa relativamente bem composta. Do lado esquerdo, Ismaily e Elderson; do lado direito, Salino e Baiano; no centro, NAC, Paulo Vinicius, Douglão e Haas.
Lembrem-se, no entanto, que a meio da época perdemos o Ismaily, que era, justamente, o jogador que até ao momento se estava a afirmar como o mais-valioso do eixo defensivo. E ficamos com o Elderson.
E a isto acrescem as inúmeras lesões com que nos fomos confrontando (ex: Douglão e NAC durante alguns meses; Paulo Vinicius durante umas semanas).
Relativamente ao nosso meio-campo, creio ser unânime que, embora fosse composto por muitos jogadores, era manifestamente desequilibrado.
Hugo Viana, sendo um excelente jogador do ponto de vista da visão de jogo e da qualidade de passe, é lento, pouco intenso e pouco pressionante. Características que, quer queiramos quer não, não se coadunam com o estilo de jogo que o Peseiro queria implementar. Um estilo de jogo que se caracteriza por uma "subida das linhas", pela chamada pressão alta e que exige, obviamente, um desgaste físico tremendo. Um desgaste que o Viana não conseguia suportar.
Tivemos Rúben Amorim, que é, a meu ver, o jogador mais completo daquele meio-campo. Também o Amorim se foi lesionando.
Tivemos um magnífico Custódio, é certo. Mas, Custódio tinha como substituto .. o próprio Custódio. Djamal lesionado durante toda uma época, Mauro a jogar pela equipa B e, provavelmente, sem traquejo para assumir a responsabilidade de substituir o Custódio, sendo certo que o Mauro é mais um box-to-box do que um trinco.. Adiante.
Rúben Micael. Excelente jogador, sem dúvida. Também ele, a jogar condicionado desde o jogo de Alvalade, se viu sujeito a operação.
Mossoró é, de facto, um excelente jogador. Qualidade é algo que ninguém lhe pode negar. Nem o próprio Peseiro.
Dito isto : não vos parece que tinhamos um meio-campo curto, não preparado para o desgaste físico que jogar em 4 competições (Liga dos Campeões incluída) implica ?
Quanto ao ataque, aquilo que mais nos impressiona é a escassez de alternativas para jogar nas alas.
Alan já não é o que era. Hélder Barbosa deixa muito a desejar. João Pedro, que entrou a meio da época, não teve tempo para se afirmar.
No que diz respeito a pontas-de-lança, impressiona, sem dúvida, a qualidade de Éder, que tinha como alternativas Carlão, que não passa daquilo, e Zé Luís, que não se conseguiu afirmar como uma verdadeira alternativa, ainda que, amiúde, fosse marcando alguns golos.
Tendo Éder ficado lesionado, restava-nos um destes dois. Optou-se por Carlão. Jogou aquilo que vimos.
E Lima saiu logo no início da época. Uma saída que ainda nenhum de nós "engoliu".
Um dos avançados mais completos e finalizadores do futebol português, que fez excelentes jogos frente à Udinese e Benfica, sai de cena, deixando, pelo menos por enquanto (porque acredito no Zé Luis), Éder como única alternativa credível e pensável.

Feita esta análise, retirem as conclusões que quiserem. Discordarão de mim, sem dúvida. Mas acredito que isto vos fará pensar.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Pé Ligeiro

Quote from: vitor scb on 12 de June de 2013, 00:02
Quote from: Olho Vivo on 11 de June de 2013, 23:57
Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 23:48
Pois eu subscrevo Peseiro. Plantel curto e desequilibrado.

Desculpa mas esta afirmação é de quem não tem memória histórica do que foi o Braga ao longo dos anos, mesmo dos últimos. Mas alguma vez na nossa história tivemos qualidade como tivemos esta temporada!?!? Mais: estou seguro de que o perfil do plantel - particularmente a quase ausência de alas - foi por opção de Peseiro.

O Peseiro confirmou a ideia que tinha de que é uma pessoa bem formada, mas falhou de forma rotunda com o melhor plantel da história do Braga (e sobretudo por isso). Com um plantel inferior (como os que Jesualdo teve, por exemplo), eu até daria de barato que o seu trabalho teria sido positivo. Mas não. Na "conversa" que ouvimos hoje faltou a apreciação qualitativa ao trabalho de Peseiro. Nenhuma equipa tão desequilibrada quanto foi sempre a nossa alguma vez poderá ter objectivos grandes...

Concordo planamente

Não há dúvidas que o Peseiro teve um elenco ao seu dispor como nenhum outro. O que aconteceu é que com ele, com a forma como armava a equipa para os jogos, os jogadores pareciam quase banais. Peseiro em vez de acrescentar valor à equipa, produzia o efeito contrário - retirava valor à equipa. Por isso eu disse e repito, não foi o Peseiro que ganhou a Taça da Liga, foi a equipa do Braga apesar do Peseiro. Foram os jogadores do Braga.
BRAGA SEMPRE MAIS!

Olho Vivo

#211
Eu só acrescento mais uma observação: há pessoas que não devem ter o sentido da realidade. Nós somos o Braga, repito o Braga. É o clube de que somos adeptos mas é ainda, comparando com os metralhas, o "modesto" Braga. Se me dissessem há uns anos (e não preciso recuar muito) que, do meio-campo para diante, nós apresentaríamos um elenco composto "apenas" por internacionais A portugueses, acrescidos daqueles que foram nas últimas épocas provavelmente duas das maiores figuras da equipa (Alan e Mossoró), sendo que alguns teriam de se sentar frequentemente no banco, eu ficaria espantado. Não é por acaso que Salvador afirmou que a SAD estava nos seus limites (orçamentais). Este custo tinha correspondência na qualidade do plantel, independentemente de defeitos que pudesse ter (que, como o rpo.castro referiu e bem, mesmo os planteis de equipas de topo apresentam).

Mas as análises que hoje se fazem, desvalorizando a qualidade dos nossos jogadores, são o melhor testemunho de como foi miserável a época que fizemos. Como bem sublinhou o Pé Ligeiro, conseguimos (pelos vistos) fazer crer a muitos que alguns dos nossos bons jogadores (alguns duma classe como poucas vezes se viu com a nossa camisola vestida) são fracos ou pelo menos banais. Não vou ao exagero de dizer que o treinador só tem responsabilidade nas derrotas e nenhum mérito nas vitórias, mas já dizia o poeta, "fraco rei faz fraca a forte gente". A nossa equipa foi quase sempre, nas últimas épocas, mais do que a soma das partes (por isso se superando, frequentemente); esta última valia menos no seu conjunto do que a soma das suas individualidades. E não há argumento mais forte do que este para exprimir o fracasso do trabalho de um treinador.

magico_scbraga

#212
Olho Vivo, não sei se o teu comentário se dirigiu a quem concordou com o Peseiro quanto a um eventual desequilíbrio no plantel.
Não sei se isto significa estar alheado da realidade, ou ter perdido o sentido da realidade, mas a verdade é que, precisamente por não nos podermos comparar com os ditos três grandes, não podemos encarar como tão negativa assim uma época em que conquistamos um 4º lugar e uma Taça da Liga.
Eu sei que o 4º, por significar que ficamos atrás do modesto Paços, é encarado como o fim do mundo.
E que a Taça da Liga conquistada frente ao Porto, por ter sido conseguida sob o comando do Peseiro, é desvalorizada.
Mas, por favor, saibam reconhecer que a vaga de lesões que afectou a nossa equipa contribuiu, e muito, para a inconstância que ao longo da época fomos demonstrado e que nos impediu de alcançar o 3º lugar.
E que a conquista da Taça da Liga, apesar de tal vaga de lesões, que nos amputou do fantástico avançado que é Éder, foi, na verdadeira acepção da palavra, uma .. conquista!
E que o nosso plantel, não sendo fraco, era desiquilibrado. Como anteriormente referi, faltava-nos alguém que pudesse render o Custódio. Ficamos sem o Ismaily, que é bem melhor do que o Elderson. Perdemos o Lima, que é um dos melhores avançados a actuar em Portugal. E, por fim, não tivemos extremos capazes de imprimir velocidade ao nosso jogo.
Não significa isto que os jogadores que temos sejam fracos, porque não o são, e até temos vários internacionais! Significa, isso sim, que temos posições que estavam mal preenchidas.
E, apesar de tudo isto, fomos a única equipa a ganhar ao Porto. Conquistamos a Taça da Liga. Apuramo-nos para a Champions após eliminar a Udinese. Estivemos a um passo das meias-finais da Taça de Portugal.
Ganhamos em Guimarães, ao fim de alguns anos. Fizemos uma grande exibição na Luz. Brilhamos em Old Trafford.
Nem tudo foi mau, portanto!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Braga1921

#213
Quote from: Olho Vivo on 11 de June de 2013, 23:57
Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 23:48
Pois eu subscrevo Peseiro. Plantel curto e desequilibrado.

Desculpa mas esta afirmação é de quem não tem memória histórica do que foi o Braga ao longo dos anos, mesmo dos últimos. Mas alguma vez na nossa história tivemos qualidade como tivemos esta temporada!?!? Mais: estou seguro de que o perfil do plantel - particularmente a quase ausência de alas - foi por opção de Peseiro.

O Peseiro confirmou a ideia que tinha de que é uma pessoa bem formada, mas falhou de forma rotunda com o melhor plantel da história do Braga (e sobretudo por isso). Com um plantel inferior (como os que Jesualdo teve, por exemplo), eu até daria de barato que o seu trabalho teria sido positivo. Mas não. Na "conversa" que ouvimos hoje faltou a apreciação qualitativa ao trabalho de Peseiro. Nenhuma equipa tão desequilibrada quanto foi sempre a nossa alguma vez poderá ter objectivos grandes...

Nem vale apena entrar muito por aqui , o EnormeBraga foi e vai ser sempre um defensor do Peseiro... foi rara a vez que durante toda a época que andamos aqui no fórum o vi apontar seja o que fosse à má gestão dele. Mas é apenas a sua opinião e não tenho nada contra isso, mas o Peseiro vir dizer que o Braga não tinha opções no banco e ser por isso que as vezes fazia substituições aos 80 e 90' é completamente...anedótico.

Sendo assim não sei o que anda o Zé Luis , João Pedro , Amorim e etc a fazer no banco se são inúteis...como o Peseiro fez querer parecer (Sim , a pergunta foi feita já depois dos jogadores estarem recuperados).

Ainda mais incompreensível é o facto de mencionar que o Braga não tem jogadores para transições...como disse o isi_scb e bem , um bom treinador tinha-se apercebido isso em Outubro e arranjado maneira de contornar as coisas, aproveitava o mercado e ia buscar jogadores com essas caracteristicas. No entanto o que fez ele? Nada , continuou a insistir no seu esquema de jogo.

brigada da relote

#214
Já falei demasiado sobre esse "treinador" e não vi sequer um segundo da entrevista, mas estou muito atento ao que por aqui se escreve. Por isso, só queria dizer que fraco é o treinador que impõe um estilo de jogo aos seus jogadores em vez de implementar um estilo de jogo conforme os jogadores que tem à disposição. Faltou extremos? Ele nunca quis extremos, jogava sempre com interiores para deixar as alas para os laterais. Quis um central, fomos a correr buscar um central às 3 pancadas. Não tem soluções no banco? Mas entre 40 e tal jogadores que se encontram distribuídos pela equipa principal e equipa B, não há jogadores suficientes para compor um banco com qualidade? Em Braga? O Peseiro treinou o Braga ou o clube da terra dele? Então passa a época a dizer que está contente com o que tem, que chega e sobra para cumprir os objectivos e agora vem-se chorar? Que tristeza Peseiro.

Cmcorreia

Tb não ouvi a entrevista, mas a fazer fé no que se escreveu por aqui sobre a mesma, acho que Peseiro usou a mesma para sacudir a água do capote.
Eu acho que a época teve bastante condicionantes, algumas que atrapalharam o trabalho de Peseiro, agora vir dizer que a culpa era dos jogadores (no fundo foi o que ele disse, deduzindo pelo que se vai aqui escrevendo) só revela a sua falta de tato para ser treinador de futebol.
Treinar implica saber do jogo, saber escolher os melhores jogadores possíveis, mas numa equipa como o Braga treinar tem de ser muito mais potenciar o que temos, porque não podemos ter muito melhor, Peseiro nessa linha falhou redondamente. É fácil treinar tendo os melhores jogadores (e mesmo assim há alguns que nem assim lá vão), mas em equipas como o Braga não é fácil porque por muito que queiramos iremos ter sempre planteis desequilibrados, não nos é possível ter 22 jogadores todos do mesmo nível, quanto mais 30 ou 40 (aliás nenhuma equipa do mundo tem isso).
Mas adiante, Peseiro lavou a cara, mas para nós adeptos do braga ele ficará como o treinador que podia e devia ter feito muito mais, outros o fizeram com muito menos!!
Cláudio Correia

rpo.castro

Alguns esquecem-se ou não se querem lembrar que quando surgem as lesões, já tinhamos arrumado da Europa e tinhamos um fosso enorme para o duo da frente.
Quem não sente não é filho de boa gente.

brigada da relote

Peseiro explica saída do Sporting de Braga (vídeo)

Em entrevista à RTP, o treinador José Peseiro lamentou as expectativas demasiado elevadas e as lesões, mas disse também que, ainda assim, conseguiu afastar alguns rótulos.

in http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=658605&tm=3&layout=122&visual=61

Bracarense

#218
Estive agora a ver a "entrevista" do Peseiro.

Serviu para confirmar algumas ideias que tinha:
- Peseiro é incapaz de assumir a sua incapacidade para lidar com um plantel que não é "equilibrado" à la Barcelona; gostaria de saber na opinião dele qual o clube português que tem um plantel equilibrado, pois o campeão não é certamente, nem o Paços, nem o Sporting e apenas talvez o Benfica se aproxime disso;
- ser jornalista é uma coisa da qual os elementos deste programa nem sequer se aproximam;
- para trabalhar no mundo do futebol, melhor do que ser bom no que se faz é ter bons "amigos" na comunicação social;
- é interessante ouvir alguém dizer que as suas ideias não se adequam ao que tem mas que insiste e é incapaz de mudar ou tentar mudar - acho que isto se enquadra numa qualquer definição de disturbio mental


Boa viagem sr. Peseiro; vá para bem longe e de preferência reforme-se pois acho que não há muitos clubes no mundo que mereçam tal incompetência.

TiagoHV

Quote from: magico_scbraga on 12 de June de 2013, 02:35
Olho Vivo, não sei se o teu comentário se dirigiu a quem concordou com o Peseiro quanto a um eventual desequilíbrio no plantel.
Não sei se isto significa estar alheado da realidade, ou ter perdido o sentido da realidade, mas a verdade é que, precisamente por não nos podermos comparar com os ditos três grandes, não podemos encarar como tão negativa assim uma época em que conquistamos um 4º lugar e uma Taça da Liga.
Eu sei que o 4º, por significar que ficamos atrás do modesto Paços, é encarado como o fim do mundo.
E que a Taça da Liga conquistada frente ao Porto, por ter sido conseguida sob o comando do Peseiro, é desvalorizada.
Mas, por favor, saibam reconhecer que a vaga de lesões que afectou a nossa equipa contribuiu, e muito, para a inconstância que ao longo da época fomos demonstrado e que nos impediu de alcançar o 3º lugar.
E que a conquista da Taça da Liga, apesar de tal vaga de lesões, que nos amputou do fantástico avançado que é Éder, foi, na verdadeira acepção da palavra, uma .. conquista!
E que o nosso plantel, não sendo fraco, era desiquilibrado. Como anteriormente referi, faltava-nos alguém que pudesse render o Custódio. Ficamos sem o Ismaily, que é bem melhor do que o Elderson. Perdemos o Lima, que é um dos melhores avançados a actuar em Portugal. E, por fim, não tivemos extremos capazes de imprimir velocidade ao nosso jogo.
Não significa isto que os jogadores que temos sejam fracos, porque não o são, e até temos vários internacionais! Significa, isso sim, que temos posições que estavam mal preenchidas.
E, apesar de tudo isto, fomos a única equipa a ganhar ao Porto. Conquistamos a Taça da Liga. Apuramo-nos para a Champions após eliminar a Udinese. Estivemos a um passo das meias-finais da Taça de Portugal.
Ganhamos em Guimarães, ao fim de alguns anos. Fizemos uma grande exibição na Luz. Brilhamos em Old Trafford.
Nem tudo foi mau, portanto!

Não vale a pena caro forista.... Esteve tudo mal.... É a crise....
Na derrota e na vitória!