News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Época 2012/2013: que balanço?

Started by Olho Vivo, 12 de May de 2013, 12:05

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

A época não terminou mas já nada pode a equipa fazer para alterar o que quer que seja do balanço desta temporada. Fica este tópico aberto para que cada um diga de sua justiça: que expectativas tinha e como, em função delas avalia a época? O que correu bem e o que falhou? Que consequências terão os resultados desta época no no caminho de progressão que o clube tem feito nos últimos anos?

Para começar, fica uma opinião de Luís Sobral, jornalista do maisfutebol:


Sp. Braga: como evitar o fim de ciclo?

Para o ano pelo menos será diferente

Por Luís Sobral

António Salvador foi bastante esclarecedor: para alguns o tempo em Braga acabou.

Os próximos explicar-nos-ão quantos são alguns. E sobretudo quem são.

Mas não custa muito adivinhar.

À frente do cortejo deverá estar José Peseiro, o treinador, que depois da saída dará uma ou outra entrevista a lembrar todas as lesões no plantel, mais os momentos de azar. Ninguém o ouvirá. Termina atrás do Paços de Ferreira e isso acaba por ofuscar a Taça da Liga, o título há muito desejado.

Além do treinador, é previsível que diversos jogadores de peso saiam. Não por falta de qualidade ou fadiga de ganhar. Sobretudo porque as receitas vão baixar muito sem acesso à Liga dos Campeões.

O próximo ano terá de ser gerido com muita delicadeza.

Sem as receitas europeias, o Sp. Braga está obrigado a diminuir a massa salarial. Mas não pode fazê-lo ao ponto de colocar em causa aquele que deve voltar a ser o principal objetivo do clube: apurar-se para a Liga dos Campeões. Evitar o fim de ciclo vai ser uma tarefa árdua.

bruce

Um dos aspecto positivos foi a entrada na champions, porque depois 5 derrotas na fase de grupos...
Éder grande afirmação, pena a lesão porque era dos poucos que dava tudo em campo.
O ultimo aspecto positivo é a conquista da taça da liga.


Negativos tem dezenas deles, mas não adianta falar, é por atras das costas e pensar no futuro


LS

A verdade é uma, esta época tivemos dinheiro, e resolvemos ter o plantel mais caro de sempre. Até aqui tudo bem, o pior é quando vemos quem constitui o plantel mais caro de sempre...

Vedetas (Micael, NAC, Carlão, Barbosa, Amorim, Beto), curiosamente, para quem gosta de Portugueses no plantel (eu gosto), maior parte dos vedetismos que vemos no nosso plantel são de jogadores portugueses que pensam que são os maiores. Micael pelo que sei, é um veneno no balneário, mesmo nos treinos pega-se com toda a gente.

Depois temos jogadores que já deram muito ao SCB mas infelizmente não duram para sempre, como os casos de Alan, Quim, Paulo César...

E ainda mais umas contratações para supostas 2as linhas, Djamal, Hass, Baiano, ate mesmo João Pedro, que, enfim...

Ou seja, tivemos dinheiro para investir nesta equipa, mas não soubemos investir, preferimos ficar com jogadores que já nada acrescentavam à equipa, e a ganhar balurdios, e ir buscar vedetas... Isto a juntar ao condutor da carruagem, deu este resultado. Mas para mim, tem mais culpa quem constituiu esta equipa mais cara de sempre do nosso SCB, do que própriamente o Pesetas.

Em vez de termos ido buscar vedetas e ficado com jogadores em fim de carreira, podiamos ter rondado as melhores equipas da liga, tirando os 3 do costume, e pescando os seus melhores jogadores, e jogadores com vontade de jogar e mostrar serviço, como fizemos quando veio para cá o judas, sendo o projecto consolidado no ano do Minguinhos. Mas pronto.


Agora no próximo ano é isso que penso que vai ser feito, que já devia ter sido feito este ano, o problema é que no próximo ano, não haverá metade do dinheiro que houve este ano....

Foi claramente um erro de gestao que vamos pagar caro, porque temos pelo menos 2 anos pela frente para construir uma equipa desde o guarda-redes ate ao avançado, e esperar que tenhamos um "bom engenheiro chefe", a construir esta obra...

Bracarense

Positivo:

Taça da Liga
Passagem à fase de grupos da Champions
alguns momentos de futebol ofensivo
Revelação e confirmação de 2 ou 3 jogadores


Negativo:

a incompetência do pseudo-treinador
perder o 3º lugar
quantidade de golos sofridos
campanha medíocre na fase de grupos da champions
eliminação triste pelos espanhóis na Taça de Portugal

barinho

Época 2012/2013 e não 2013/2014  ;).Já tá tudo com a cabeça na próxima época.

Apesar da conquista da Taça da Liga e da entrada na fase de grupos da Champions,o balanço só pode ser negativo.A não entrada no playoff da Champions num ano horrível do Sporting,a  desvalorização de jogadores,o fraco futebol.

Acontece,não se pode acertar sempre,diz muito também do nosso crescimento que um 4º lugar,uma taça e uma presença na fase de grupos da Champions seja já considerado insuficiente.Mas é essa ambição que nos faz crescer.Para o ano tenho confiança numa época "à Braga".

Pé Ligeiro

Esta época foi marcada desde o seu início por uma falta de humildade considerável, até diria mais, por uma grande sobranceria. Desde a forma como foi cortada a ligação com o treinador anterior, à forma como eram encarados os jogos. Parecia que não havia necessidade de usar o "fato macaco", que as vitórias iriam aparecer.

Infelizmente, foi a falta de visão e teimosia do presidente Salvador ao despedir Leonardo Jardim, a contratar Peseiro e não o ter mandado embora a tempo de poder segurar o 3º lugar, que originou o rombo que vamos levar nas receitas futuras. Embora não apague aquilo que Salvador fez de bom nos vários anos que esteve à frente do Braga, há que reconhecer que este ano a sua gestão foi desastrosa, foi um autêntico "Annus horribilis"! Acredito que apesar das limitações orçamentais que iremos ter, que nos obrigarão a encarar a (s) próxima(s) época(s) de forma diferente, é homem para corrigir os erros cometidos, dar a volta e encontrar boas soluções para o futuro.

BRAGA SEMPRE MAIS!

boneli

Acabou a época mas não acabou o Braga....para quem já viu o Braga a lutar para não descer, o que se passou esta época é apenas um pequeno precalço que acontence com todos os clubes do mundo. Para crescer é preciso errar e o Salvador para mim que é o grande responsável por este quarto lugar e vai tratar de endireitar esta situação, não fosse ele também o reponsável por este crecimento do Braga.

Por um lado ganhamos a Taça da Liga que foi bom....por outro o 4º lugar numa época que tinhamos tudo para ficar com o terceiro! Aliado a isto o péssimo futebol praticado mais as lesões. Enfim..melhores dias virão.
Treinador e muiro jogador vai embora e apesar do que muita gente diz acho que  o Peseiro só não saiu mas cedo porque tinhamos de pagar uma grande indeminização. Deviamos nos por um pouco no lugar do Salvador, pois não é fácil gerir isto tudo. Muitos dizem que era mais barato despedi-lo do que não ir á liga dos campeões. Acredito mas nós que somos simples sócios e adeptos é fácil opinar o que não é a mesma coisa que tomar decisões e nisso dou o beneficio da duvida ao nosso Presidente.

Preferia o 3º lugar á taça da liga mas essa é nossa e ninguém nos tira e se os outros as contabizam como titulos oficiais nós também a vamos utilizar....eheheheh

Vamos ver as movimentações de treinador e jogadore..quem sai quem entre e uma coisa tenho a certeza sangue novo precisa-se e para ano cá estarei a apoiar o ENORME BRAGA.

José Soares

Noutros tempos teria sidio uma época fantástica. A conquista de uma taça, mesmo que a da Liga, e um 4º lugar eram motivo para grande alegria.

Mas hoje de nada valem quando vemos o estádio triste e os adeptos cada vez mais distantes da equipa.

Pelo menos dez derrotas no campeonato, 5 na liga dos campeões, dezenas e dezenas de golos sofridos, eliminação miserável da Taça de Portugal, etc...etc...etc...

Jogadores que antes admiravamos agora já nem os podemos ver. E vão sair muitos. Os melhores.Não acredito que se consiga evitar a saída de Éder pois creio que será com a sua venda que vamos pagar a próxima época.

Vamos ter uma equipa mais jovem e mais barata comandada por um treinador também ele inexperiente. Pode dar certo, mas tem todos os condimentos para também dar errado. Basta pensar na margem de tolerância que todos já ultrapassamos e que qualquer futuro deslize acentuará. Agora é que vamos ver se somos mesmo grandes.

Demos muitos passos atrás. E que me desculpe quem já tanto deu ao Braga mas a culpa é toda de quem manda.


rvx

Positivo:
-Título.
-Apuramento para a fase de grupos da CL.
-Futebol ofensivo da primeira metade.

Negativo:
-O grande aspecto negativo desta equipa foi, sem grandes dúvidas, a nossa desorganização, não só em termos defensivos, como, também, a falta de jogo colectivo com a qualidade de anos anteriores. Ao contrário do que alguns estão a afirmar, o problema não se tratou de vedetismo. Com os mesmos "vedetas" (à excepção do Micael), fizemos uma excelente época passada. O que é que mudou? Peseiro, obviamente. Não tenho nada contra a pessoa, mas nota-se que não é rigoroso. Não desenvolveu qualquer rigor táctico e exigiu um desempenho ofensivo demasiado elevado na primeira metade, de tal forma que os jogadores ressentiram-se, no que respeita a lesões e cansaço.

Anabela

Só o facto do Paços ficar à nossa frente, e, com isso, perdermos a hipótese de disputar o play off da CL faz-me pensar que a época foi negativa.

Claro, há que lembrar que conquistamos um título e conseguimos o acesso à fase de grupos da CL (início da época) mas a fase de grupos foi tão má (excepção para os jogos como MU) que uma pessoa até esquece que esteve na fase de grupos....

easy_scb

Perdemos 2 jogos com Porto, Paços, Sporting e Nacional.

Inadmissível para uma equipa que queria reduzir o espaço que existia para os grandes.

Cmcorreia

Boas,
Agora já podemos fazer um balanço do que foi a época desportiva do SC Braga.
Antes de falar do futebol, vou só dizer que está foi, para mim, a todos os níveis uma das piores épocas de Salvador, senão mesmo a pior. E quando falo em pior, não me refiro essencialmente aos resultados e exibições, julgo que este ano o SC Braga esteve no global um desastre, adeptos incluídos!
Para mim a época começou mal com a maneira como se procedeu à troca de treinador, e a carga que se colocou sobre todos com o elevar da fasquia – Jogar para ganhar títulos!!!
A filosofia mudou... A atitude também, no meu entender para pior, a sensação com que fiquei é que houve muita sobranceria (para não dizer arrogância) no princípio da época, e mesmo no seu desenrolar. Neste aspeto todos contribuíram, adeptos incluídos. Pareceu-me ao longo de toda  a época, e principalmente com o afundar do Sporting, que houve excesso de confiança e que o 3ª lugar era um dado adquirido, para mim foi um tiro no pé!!
Contudo acho que Peseiro e a sua equipa técnica tb têm a sua quota de responsabilidade, que por sinal é bastante elevada. Nunca conseguimos ser uma equipa, tivemos muitos momentos de grande fulgor ofensivo, mas nunca fomos organizados defensivamente, no fundo nunca fomos uma equipa organizada. Peseiro nunca foi um bem amado (Jardim tb não o foi na 1ª volta, Domingos tb não no inicio da época),  e com o avolumar de resultados negativos o divórcio com os adeptos foi evidente, e isso tb contribui para a época negativa.

Campeonato

No inicio da época apontava para uma pontuação entre os 54 e 65 pontos, que eram os limiares do que considerava uma época muito boa (65 pts) e uma época fraca (54 pts). Como se constata agora (no máximo fazemos 53 pts) a época foi ainda pior do que o mínimo que achava eu seria exigido. Muitos fatores contribuíram para isso, desde lances infelizes até às lesões e catadupa, mas nada disso justifica o futebol desgarrado que jogamos a época toda, sempre à espera que as coisas se resolvessem por elas próprias e nunca tentado resolve-las, neste campo a culpa só pode ser apontada a Peseiro. Vamos ficar em 4º Lugar, não é uma tragédia, mas penso que Salvador deve tirar muitas ilações desta época, ele (estrutura) também contribuiu para estes resultados.
Taças
Não costumo fazer muitos prognósticos devido ao caracter de incerteza dos sorteios.
Na Taça da Liga julgo que estivemos muito bem e ganhamos o troféu – Muito Importante para dar "dimensão" a este Braga do novo milénio.
Na taça de Portugal foi o descalabro!!! Não podíamos ter sido eliminados da maneira que fomos... Julgo que este jogo abalou toda a nossa 2º volta do campeonato.
Champions
Depois do brilharete no play-off, uma decepção!!! No mínimo antevia uma passagem para a liga europa, nem isso conseguimos, além do mais só ganhamos 1 jogo e perdemos 5, aqui ficou patente a falta de organização coletiva da nossa equipa, perdemos os 5 jogos quase todos da mesma forma (exceção feita em Manchester), muito mal Peseiro

No global a época foi sofrível, atenuada com a conquista da taça da liga mas sendo esta uma competição quase sem peso não apaga toda a restante época. Peseiro não conseguiu os objectivos a que se propôs, lutar por títulos e ser uma equipa afirmativa. Apesar de a espaços isso até ter acontecido não fomos nada regulares, antes pelo contrário. De ressalvar que não fui a favor de saída de Peseiro, e continuo a achar que mesmo que tivesse saído, o 3º lugar não seria uma certeza! (é esta é a minha opinião). Peseiro tem muitas culpas no cartório, mas toda a estrutura do Braga tem de assumir tb a suas responsabilidades!!

Agora há que meter mãos a obra e não pensar que o que aconteceu é uma tragédia (até pq não é), a vida não acaba nesta época, o importante é aprender e tentar sempre melhorar, só assim seremos melhores no futuro.
Cláudio Correia

A.COSTA

#12
Positivo da época:

- Apuramento (sofrido, mas saboroso - eu estive nos 2 jogos) para a fase de grupos da Liga dos Campeões;

- Alguns momentos de bom futebol na CL - exemplo os 2 jogos com Man. United ou a vitória excelnet na Turquia;

- Ter ALAN nos melhores marcadores da CL;

- Ter vencido a Taça da Liga. 1 título é sempre 1 título e eu estive lá para ajudar à conquista. "Ido numa Hiace" foi 1 dia de festa tremendo, com grandes companheiros;

- Ter vencido o fictício "campeonato do Minho". Foi o pleno que resultou em 18 pontos conquistados. Excelente;

O 4º lugar, ue não sendo grande coisa podia ser pior. Que o digam os lagartos que estão fora das competições europeias;

- Ter sido a única equipa nacional a derrotar o FCPorto. E logo em dose dupla.

Negativo:

- Campanha pontual na fase de grupos da CL. Simplesmente miserável;

- A perda do 3º lugar para um impensável Paços de Ferreira, num ano em que a lagartagem esteve ao seu "melhor" nível;

- A eliminação vergonhosa da taça de Portugal. Nunca poderia ter acontecido;

- O desempenho com as equipas (teoricamente) mais fortes - FCP, SLB, Paços e Sporting - que de 24 pontos possíveis conseguimos 1 e deitámos fora 23 pontos. É ponto a mais para quem quer ficar no topo;

- Sofrer tantos golos é insustentável. A equipa nunca revelou consistência o que se pagou demasiado caro;

- A falta de união no grupo e de atitude nos jogadores. Um plantel com tanta qualidade tinha obrigação de suar mais e vencer muito mais, apesar das contrariedades;

- As lesões. Perder os 5 centrais e, essencialmente, ÉDER foi fatal. Não houve alternativas à altura das exigências. Foi uma pena não ter sido feita a aposta em ZÉ LUIS e eventeualmente em RABIOLA ou outro da equipa B.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Arsenalista

#13
Há uma coisa que é preciso lembrar, quer se goste quer não, o Peseiro montou a equipa e fê-la jogar à sua imagem, como já o havia feito noutros clubes por onde passou. Uma equipa de ataque, que joga em posse de bola e que fatura golos, basta olhar para o numero de golos marcados durante esta época.

Já quando esteve no Sporting, na época 04-05, os numeros foram muito parecidos, terminou a época como a equipa mais concretizadora do campeonato, mas a nível defensivo deixou muito a desejar...
Não me dei ao trabalho de verificar os numeros nas outras equipas por onde passou, mas a ideia de Salvador quando o trouxe para Braga foi tornar a equipa a assumir os jogos, em ataque continuo... mas a verdade é que para isso acontecer temos que assumir riscos e tem que haver no plantel jogadores que se adaptem a esse esquema.

A verdade é que nunca conseguiu equilibrar a equipa, principalmente em termos de processos defensivos, e se calhar foi por isso que conseguiu fazer tantos golos.

Não me parece que o plantel se tenha adaptado ao estilo de jogo de Peseiro, mas é o jogo que ele sabe implementar em campo, penso que tem dificuldade em perceber o futebol de outra forma que não seja em ataque.

Fez o que sabia, não correu bem, é tempo de refletir e pensar porque se tormam certas decisões, porque foi ele o escolhido.

Valeu pela taça da liga e pela entrada na champions, e em ambos teve alguma sorte, que até vai contra o rótulo que constantemente lhe colocam de pé frio, ao passar duas eliminatórias pela marcação de grandes penalidades, play off da chapions e meias finais da taça da liga, faltou o essêncial no campeonato.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

lince

Positiva sem dúvida, fica apenas a sensação que a equipa podia e deveria dar muito mais.

O que se está a passar neste momento são apenas sinais de crescimento.

Se pensássemos  aqui à uns anos numa época como esta era um sonho.

Saudações Braguistas

rpo.castro

A melhor analogia para esta época é a do fósforo.

Brilhante no início mas que pouco dura e cedo se apaga, com alguns fogachos pelo meio.

Arranjem um isqueiro.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Kilo

Quote from: Cmcorreia on 12 de May de 2013, 20:37
Boas,
Agora já podemos fazer um balanço do que foi a época desportiva do SC Braga.
Antes de falar do futebol, vou só dizer que está foi, para mim, a todos os níveis uma das piores épocas de Salvador, senão mesmo a pior. E quando falo em pior, não me refiro essencialmente aos resultados e exibições, julgo que este ano o SC Braga esteve no global um desastre, adeptos incluídos!
Para mim a época começou mal com a maneira como se procedeu à troca de treinador, e a carga que se colocou sobre todos com o elevar da fasquia – Jogar para ganhar títulos!!!
A filosofia mudou... A atitude também, no meu entender para pior, a sensação com que fiquei é que houve muita sobranceria (para não dizer arrogância) no princípio da época, e mesmo no seu desenrolar. Neste aspeto todos contribuíram, adeptos incluídos. Pareceu-me ao longo de toda  a época, e principalmente com o afundar do Sporting, que houve excesso de confiança e que o 3ª lugar era um dado adquirido, para mim foi um tiro no pé!!
Contudo acho que Peseiro e a sua equipa técnica tb têm a sua quota de responsabilidade, que por sinal é bastante elevada. Nunca conseguimos ser uma equipa, tivemos muitos momentos de grande fulgor ofensivo, mas nunca fomos organizados defensivamente, no fundo nunca fomos uma equipa organizada. Peseiro nunca foi um bem amado (Jardim tb não o foi na 1ª volta, Domingos tb não no inicio da época),  e com o avolumar de resultados negativos o divórcio com os adeptos foi evidente, e isso tb contribui para a época negativa.

Campeonato

No inicio da época apontava para uma pontuação entre os 54 e 65 pontos, que eram os limiares do que considerava uma época muito boa (65 pts) e uma época fraca (54 pts). Como se constata agora (no máximo fazemos 53 pts) a época foi ainda pior do que o mínimo que achava eu seria exigido. Muitos fatores contribuíram para isso, desde lances infelizes até às lesões e catadupa, mas nada disso justifica o futebol desgarrado que jogamos a época toda, sempre à espera que as coisas se resolvessem por elas próprias e nunca tentado resolve-las, neste campo a culpa só pode ser apontada a Peseiro. Vamos ficar em 4º Lugar, não é uma tragédia, mas penso que Salvador deve tirar muitas ilações desta época, ele (estrutura) também contribuiu para estes resultados.
Taças
Não costumo fazer muitos prognósticos devido ao caracter de incerteza dos sorteios.
Na Taça da Liga julgo que estivemos muito bem e ganhamos o troféu – Muito Importante para dar "dimensão" a este Braga do novo milénio.
Na taça de Portugal foi o descalabro!!! Não podíamos ter sido eliminados da maneira que fomos... Julgo que este jogo abalou toda a nossa 2º volta do campeonato.
Champions
Depois do brilharete no play-off, uma decepção!!! No mínimo antevia uma passagem para a liga europa, nem isso conseguimos, além do mais só ganhamos 1 jogo e perdemos 5, aqui ficou patente a falta de organização coletiva da nossa equipa, perdemos os 5 jogos quase todos da mesma forma (exceção feita em Manchester), muito mal Peseiro

No global a época foi sofrível, atenuada com a conquista da taça da liga mas sendo esta uma competição quase sem peso não apaga toda a restante época. Peseiro não conseguiu os objectivos a que se propôs, lutar por títulos e ser uma equipa afirmativa. Apesar de a espaços isso até ter acontecido não fomos nada regulares, antes pelo contrário. De ressalvar que não fui a favor de saída de Peseiro, e continuo a achar que mesmo que tivesse saído, o 3º lugar não seria uma certeza! (é esta é a minha opinião). Peseiro tem muitas culpas no cartório, mas toda a estrutura do Braga tem de assumir tb a suas responsabilidades!!

Agora há que meter mãos a obra e não pensar que o que aconteceu é uma tragédia (até pq não é), a vida não acaba nesta época, o importante é aprender e tentar sempre melhorar, só assim seremos melhores no futuro.

Tudo dito. Podia escrever também um texto mas ia repetir, em grande parte, estas palavras.

Mais do que sermos uma equipa ofensiva e dominadora, temos que pensar que com os parcos recursos que temos em relação aos dois primeiros, temos que ser inteligentes e perspicazes, tanto em campo como fora dele e, este ano, não fomos.

A somar a isto, não esquecer muitos tristes episódios passados fora dos relvados.

Ainda bem que a época terminou e que sirva para todos, a todos os níveis, pensarmos no que seremos daqui para a frente. A imagem, hoje em dia, também joga e a nossa, nesta época, arrastou-se pela lama.


Olho Vivo

Esta foi uma época, em minha opinião, francamente negativa, malgrado a conquista da Taça da Liga. Parece quase ridícula esta afirmação atendendo a que poucos troféus temos nas nossas vitrines mas eu, e esta é uma opinião muito pessoal, considero que as Taças são competições menores que não são grande indicador da evolução dos clubes. Por muito que gostemos de as vencer (e não quero ser mal-agradecido, foi realmente uma alegria que estes jogadores e equipa técnica nos trouxeram), não são estas vitórias que fazem crescer os clubes. O que os faz crescer, como nós somos exemplo nos últimos dez anos, é a regularidade nos campeonatos nacionais e nas provas europeias. E é por isto que considero esta temporada um estrondoso falhanço.

Exagero da minha parte? Não. Sempre vi esta época como uma possibilidade de um salto em frente. O terceiro lugar na Liga daria, pela primeira vez nos últimos anos, acesso ao playoff da Liga dos Campeões (sucedeu o ano passado mas por circunstâncias especiais). Tínhamos um plantel como nunca tivemos. Não perfeito, com um ou outro desequilíbrio mas... sucederá mais alguma vez termos um meio-campo e ataque formado exclusivamente por internacionais portugueses, complementados por Mossoró e Alan!? Duvido que alguma vez nos próximos tempos voltemos a ter um plantel com esta categoria. Estávamos neste sentido mais perto dos grandes. Ainda longe de Benfica e Porto mas bem perto de um Sporting em crise (que, ainda assim, gastava no início de época quase quatro vezes mais do que nós!). Tínhamos a oportunidade de chegar ainda mais próximo do Sporting, caso fôssemos capazes de lhes roubar o terceiro lugar. Isto seria algo impensável há meia dúzia de anos. Porventura, com isso, contribuiríamos para tornar-lhes a vida mais difícil e para estreitar o fosso que ainda vai existindo. Acresce a isto que, vivendo o país num ambiente económico depressivo, maior relevância ainda ganharia o objectivo Liga dos Campeões. Não esqueço as palavras de António Salvador em Dezembro , numa entrevista a A BOLA TV: a SAD estava nos limites (orçamentais).

As coisas, a meu ver, não começaram bem. A saída nunca, muito bem explicada, de um treinador ganhador que tinha tudo para fazer evoluir a equipa não fez grande sentido. Depois de uma época de aprendizagem (porque é isso que acontece com treinadores jovens que têm de gerir pela primeira vez jogos das competições europeias em conjunto com partidas das competições nacionais), desperdiçámos o capital humano que ajudamos a construir. Esta estória nunca foi bem explicada mas repito o que já disse: como não tomo António Salvador por parvo, não acredito que, se a responsabilidade da saída fosse do treinador, o nosso presidente ficasse com o ónus da responsabilidade desse abandono. Penso, sinceramente, que foi uma decisão ditada por alguma falta de realismo.

Contratou-se José Peseiro. Não tive nada a opor à decisão. A verdade é apenas uma: hoje reconheço que os poucos jogos que vejo, a minha ignorância quase total em matéria de treino e o facto de não acompanhar de perto o trabalho das diferentes equipas (nem conhecer o "mundo de futebol"), tornam quase impossível fazer uma boa avaliação da valia de um treinador (ou até de um jogador). Tenho apenas a imagem produzida pelo pouco que vou vendo das equipas trabalhadas por este ou aquele treinador. De Peseiro, conhecia a fama de azarado – mas, como não acredito muito em sorte e azar, acolhi a escolha com algum optimismo, sabendo no entanto que Peseiro seria um treinador de corte com o passado. Muito iria mudar e isso seria sempre um risco – porque o que já existia era uma equipa ganhadora.

Mas logo demos, a meu ver, um tiro no pé, na definição dos objectivos da época, reveladora de algum irrealismo – que teve efeitos muito negativos durante a temporada. Deixamos sempre subentendido que poderíamos ser candidatos ao título. Hoje, esta ideia é, no mínimo ridícula, mas nunca recusámos esse cálice. Imposição de Salvador que Peseiro aceitou. Um grande disparate. Os objectivos devem ser traçados de forma ambiciosa mas realista, sob pena de, quando se tornar evidente o seu irrealismo, sobrevir na equipa e nos adeptos um pernicioso desânimo. Foi isto que foi sucedendo durante a época. A forma como os adeptos foram reagindo ao evoluir da época, comprova-o.

No plano competitivo, as coisas até começaram bem. Garantiu-se um objectivo muito importante, com a ultrapassagem da Udinese no playoff da LC. E até com alguma sorte, desmentindo o rótulo de azarado de Peseiro, ainda que deva ser dito que a equipa se exibiu em bom nível na eliminatória. Mas rapidamente se tornou evidente a bipolaridade desta nossa equipa – capaz de várias caras em diferentes jogos e mesmo num mesmo jogo. Em muitos jogos, fomos capazes de uma produção ofensiva muito grande mas, em simultâneo, íamos dando mostras de uma fragilidade defensiva inaceitável – que nos custou imensos pontos, na Liga e na LC. Para mim, o jogo paradigmático da época foi o Braga-Olhanense – volume ofensivo avassalador mas... fragilidade defensiva gritante que proporcionou ao adversário marcar cada vez que "foi lá abaixo". Se durante algum tempo ainda coloquei a hipótese de se tratar de uma fase de transição de modelos de jogo, o passar dos meses desmentiu essa ideia. Pura e simplesmente, o nosso modelo de jogo era irresponsável, a equipa era demasiado desequilibrada, incompetente defensivamente. Não se pode querer atacar com muita gente se não sabemos defender com menos gente e se não sabemos como conter as saídas para o ataque do adversário no momento da perda de bola. Percebi então de onde vinha o "azar" de Peseiro. A maioria das derrotas na fase de grupos da LC mostrou à saciedade a fonte do nosso azar. (cont.)

Olho Vivo

(cont.) Isto tornou-se evidente relativamente cedo, muito antes da onda de lesões que dizimou a nossa linha defensiva. Ia-nos valendo a crise desportiva do Sporting, já que a ideia de podermos intrometer-nos entre Benfica e Porto rapidamente se revelou uma Quimera. Este facto e a eliminação das provas europeias trouxe algum desânimo. Era evidente que tínhamos de ajustar "em baixa" o discurso de início da temporada. A questão que se punha era: conseguiríamos mesmo assim, com Peseiro, assegurar o terceiro lugar, o objectivo fundamental para a SAD? Acredito que Salvador ponderou prós e contras. Acredito também que a cláusula de rescisão de Peseiro fosse muito elevada, porventura tanto quanto o prémio de participação no playoff da LC. [Em contrapartida, não acredito nada que tenha havido convites a meio da temporada e que Salvador não tenha permitido a saída de Peseiro, como se disse]. Salvador optou por manter Peseiro – e eu se calhar teria feito o mesmo, nestes pressupostos.

Simplesmente, o comportamento bipolar da equipa manteve-se, com uma agravante: a onde de lesões que dizimou o plantel, em particular a nossa linha defensiva – ainda que eu julgue que, ponderadas as coisas, o efeito mais grave sobreveio da lesão de Éder. Deixamos de ser tão acutilantes do ponto de vista ofensivo: menos volume de jogo e menos golos marcados. Durante alguns jogos, pareceu que as baixas, ao imporem algum realismo (linhas mais baixas, onzes de tracção "menos dianteira") poderiam trazer-nos alguns benefícios. Mas o comportamento bipolar da equipa manteve-se, incapaz de manter um mínimo de regularidade, mesmo durante os 90 minutos. Jogos aparentemente controlados terminaram frequentemente com amargos de boca para nós. Neste último terço da Liga, já era evidente que o Paços de Ferreira era concorrência muito séria pelo terceiro lugar e que seria preciso sermos melhores do que até aí tínhamos sido. Mas não. Se há coisa de que não se pode acusar esta equipa é de não manter um padrão de... irregularidade. A derrota frente ao Sporting em casa, pessoalmente, desenganou-me. Já não teríamos força para lá chegar. Ainda sonhei (e de facto era possível a um bom Braga) mas mais com o optimismo do adepto do que com a necessária dose de realismo. E pronto, o jogo de Sábado terminou a condizer com a época: um jogo aparentemente controlado, com a sorte a nosso favor (leia-se, resultados que nos interessavam) e completo desnorte repentino (ajudado, é verdade, pela passividade do nosso banco que, à semelhança de outros jogos, não reagiu às alterações tácticas introduzidas pelo adversário). É verdade que pelo meio, tivemos os brilharetes nas Taças (Vitórias frente ao Porto e Benfica) – mas também esqueci o episódio lamentável de Guimarães. De qualquer forma, não acho que meia dúzia de jogos nas Taças alterem o perfil da época. Numa época em que o terceiro lugar dava acesso ao playoff da LC, frente ao pior Sporting da história, um Sporting obrigado a reduzir o seu orçamento de forma drástica, esta era uma oportunidade histórica de deles nos aproximarmos ainda mais, qualificando-nos para a LC.

Para além da perda desta oportunidade histórica – já que não acredito num Sporting que faça um campeonato tão fraco como o que fez nesta temporada (com Jesualdo de início teria ficado à vontade no terceiro lugar) – este fracasso vai impor-nos grandes dificuldades económicas. Não estou ainda seguro a que ponto porque penso que nesta temporada nos esticamos mais do que a conta (e tenho muito receio do clima económico que vivemos), mas de certeza que vamos ter um plantel, na próxima época, bem inferior a este. E até admito que tenhamos de deixar sair joias da coroa por valores abaixo do que poderíamos fazer caso tivéssemos essa possibilidade.

Temos dado quase sempre passos em frente, época após época. Mas agora, provavelmente vamos ser obrigados a dar dois atrás. Temos de começar de novo, com menos ambição mas com realismo. Evidentemente, temos de começar com outro técnico. É preciso chegar a um acordo que seja pouco oneroso com José Peseiro. O clube deu-lhe a oportunidade de terminar a época – mesmo sendo evidente desde cedo que o comportamento da equipa estava longe do que o plantel justificaria. Espero que ele saiba reconhecer isso e que se possa chegar a um acordo não demasiado pesado para o clube. Tenho pena que as coisas tenham terminado assim, prefiro que os treinadores saiam de Braga com sucesso (preferia que saísse com o terceiro lugar no bolso – mas defenderia a sua saída à mesma) mas, sem querer beliscar o seu profissionalismo nem as suas qualidades humanas, penso que a sua saída é a melhor solução para nós e também para si. Fica, pelo menos, ligado à nossa conquista da Taça da Liga – que também enriquece o seu currículo.

disco infiltrator

Após praticamente ter terminado a época, embora seja fácil "falar" quando tudo terminou e tudo está definido, lanço a seguinte questão: Alguém tem alguma dúvida, que dado o contexto em que decorreu a época para os nossos adversários diretos, com um treinador minimamente competente o SCB teria terminado - com toda a certeza - no 3º lugar? Eu não tenho a menor dúvida disso.

Este treinador é mau e fez um trabalho muito mau no SCB. É este o resumo da época para mim, não há desculpas de lesões e de desiquilibrios no plantel. A análise do Olho Vivo está excelente e toca em vários pontos importantes mas para mim, apesar de tudo o que foi referido, com um treinador minimamente competente os nossos objetivos seriam alcançados.