News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Data de nascimento do S.C.Braga

Started by PMPF, 08 de December de 2010, 14:18

Previous topic - Next topic

Gverreiro21

loool isto está a rossar o cumulo do ridiculo!!!! se eu nao acreditar num dos Fundadores do Clube e num dos Sócios mais antigos do Clube, vou acreditar em quem??!!!!!! em jornais??!!! jornais que muitos criticam porque sao falsos e hipocritas??!!! um jornal é mais verdadeiro que um Fundador??!! o "ecos do minho" é mais verdadeiro que os outros jornais?! e a ser...a noticia que deram dessa epoca nao retrata verdade nenhuma...é uma informação muito escassa e que indica os orgaos sociais desse hipotetico clube e que nada tem haver com os orgaos sociais do SCBraga!! Bem se isto é pa colocar palhaçada num assunto tao serio e delicado nao me volto a pronunciar........esta mais que claro que com esse tipo de argumentos a vossa credibilidade esvaneia-se acentuadamente.....

Afonso Matos

Sem extremismos nem dogmatismos porque história vai sendo permanentemente reescrita, eis algumas opiniões sobre a data da fundação do S. C.  Braga.

http://youtu.be/PiU3GtQ-Qxo

Alfarrábio

Dr. Henrique Barreto Nunes. Ex- Diretor da Biblioteca Publica de Braga:
https://www.facebook.com/photo.php?v=595127333903749

António Gonçalves - Técnico bibliotecário:
https://www.facebook.com/photo.php?v=601489776600838

Paleólogo Pereira - Memorialista:
https://www.facebook.com/photo.php?v=601490523267430

Alfarrábio



Muito interessante o resultado do inquérito realizado até há pouco tempo.

E sei que cada forista apenas teve direito a 1 voto.

Vem dar razão a quem luta pela veracidade da História do SC Braga.

Trovisco7

Quote from: Alfarrábio on 26 de February de 2014, 21:48


Muito interessante o resultado do inquérito realizado até há pouco tempo.

E sei que cada forista apenas teve direito a 1 voto.

Vem dar razão a quem luta pela veracidade da História do SC Braga.
Curioso também é a votação em 1998 que pode ser senão dos submarinos doutros clubes que
navegam no nosso site.

Alfarrábio

Há pouco dias o Presidente da AG ficou em posse dos dados. Vamos ver no que dá.

Rádio Voz do Neiva 98.7 FM

A Equipa de Desporto
www.bolaprafrente.pt
Rádio Voz do Neiva | 98.7 FM

Legião

Uma curiosidade, poderemos ter nascido no mesmo ano da FPF que celebra este ano 100 anos:

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

comandantX

Outro não culto do Braguismo.

Os corpos sociais do Clube borrifaram-se para as informações que lhe foram fornecidas nos últimos 4 anos para investigar a verdadeira história do SCB.

16 de Setembro de 2014 não passará despercebido pois o Clube nasceu da vontade de "meia-dúzia" de elementos do povo (como é regra geral). E serão sócios e adeptos seus, por poucos ou muitos que sejam, independentemente da classificação na liga ou de o futebol dar ou não retorno financeiro, que celebrarão a primeira referência pública ao Sporting Club de Braga.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

rpo.castro

Os elementos que para já são conhecidos, levam a que 16 de setembro de 2014 seja um dia como outro qualquer, mas isto sou eu que provavelmente não cultivo o braguismo..
Quem não sente não é filho de boa gente.

JCosta

bem dito Castro!
ou quase.

os elementos conhecidos não dão grandes garantias.
Mas a indiferença ou ocultação dos orgãos sociais, que não fariam mais do que a sua obrigação ao promover uma investigação séria e profissional é uma lacuna muito grave do braguismo e seu culto.

pessoalmente, sou a favor de uma profunda imvestigação e contra a alteração da data de fundação. A não ser que surjam dados novos.

JCosta
Força Braga

Saudinha... da boa.

Legião

#171
Grupo de sócios vai comemorar o centenário do Sporting de Braga

O grupo "Sporting Clube de Braga 16/09/1914", que reúne regularmente em tertúlias e do qual fazem parte antigos dirigentes do clube como os ex-presidentes Luís Machado e Luís Sousa ou o ex-diretor do futebol António Duarte, lembra que "no próximo dia 16 de setembro comemoram-se 100 anos da publicação da notícia do jornal Echos Do Minho, a versar a constituição dos primeiros órgãos sociais do Sporting Clube de Braga".

"Como tal, podemos admitir, sem qualquer ponta de receio que neste momento o clube completa um século de história", uma "efeméride" cuja "importância merece ser celebrada de forma condizente", lê-se numa nota enviada à agência Lusa.

Para as 18:00 está marcada uma concentração em frente ao edifício da Câmara Municipal de Braga e, meia hora depois, no edifício da Junta de Freguesia da Sé, haverá uma exposição com réplicas do referido jornal e o historiador Rui Ferreira fará uma palestra sobre o tema.

A partir das 19:30 está agendado um jantar de confraternização num restaurante do centro da cidade.

SAPO DESPORTO

Em http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/09/07/grupo-de-s-cios-vai-comemorar-o-centen-rio-do-sporting-de-braga
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Cardosog

Na minha opinião foi no ano de 21 que o meu Brraga nasceu  :) Antes disso podia haver embrião mas não havia bebé

Casimiro9

Eu vi o recorte do Jornal e de facto tem lá a constituição de uma direcção do Sporting de Club de Braga. Se este jornal existe e até que alguém prove que a notícia é falta, podemos admitir que em 1914 foi constituído um clube com o mesmo nome do clube fundado em 1921.
Mesmo mantendo a data de fundação em 1921, não acho que tenhamos nada a perder com esta novidade.
A direcção deveria tomar uma posição, ou sim, ou sopas.

comandantX

Presidente da Câmara quer assembleia para discutir fundação - RICARDO RIO QUER "HISTÓRIA FIEL" DO CLUBE - in Record 11 Setembro
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Pé Ligeiro

Quote from: Cardosog on 07 de September de 2014, 14:50
Na minha opinião foi no ano de 21 que o meu Brraga nasceu  :) Antes disso podia haver embrião mas não havia bebé

E será que não havia vida, a chamada vida intra-uterina... ?    ;)

Não tenho certezas, nem ideias fixas. Atendendo a que há dúvidas, seria importante investigar profunda e seriamente, para que se apurasse de uma vez por todas a verdadeira realidade.
BRAGA SEMPRE MAIS!

Casimiro9

Quote from: Pé Ligeiro on 12 de September de 2014, 09:53
Quote from: Cardosog on 07 de September de 2014, 14:50
Na minha opinião foi no ano de 21 que o meu Brraga nasceu  :) Antes disso podia haver embrião mas não havia bebé

E será que não havia vida, a chamada vida intra-uterina... ?    ;)

Não tenho certezas, nem ideias fixas. Atendendo a que há dúvidas, seria importante investigar profunda e seriamente, para que se apurasse de uma vez por todas a verdadeira realidade.


Este assunto tem de ser investigado e discutido pelos sócios.
O problema é que a direcção não diz sim, nem não. Limita-se a ignorar. O que está mal.
Além disso, tenho visto também alguma dureza mental da parte de alguns adeptos, que teimam em não tirar os óculos de couro e ver só o ano de 1921. Não pode ser!
Eu não defendo a alteração da data de fundação, mas se há factos novos que alteram a história, vamos investigá-los e depois em assembleia geral os sócios serão chamados a decidir.
De qualquer forma, a iniciativa destes sócios é louvável pelo facto de não deixarem cair o assunto no esquecimento. Além disso, estas descobertas vêm acrescentar antiguidade ao Braga. Seria pior se fosse o contrário, ou seja, descobrir-se que o clube afinal nasceu depois de 21, o que não é o caso e ainda bem.

comandantX

#177
Da Tertúlia SCB 16-09-1914

A data oficial de fundação do Sporting Clube de Braga é o dia 19 de Janeiro de 1921, porquanto nesta data foi realizado o acto de escritura pública dos estatutos do clube no Governo Civil da cidade.

Porém, ao longo das décadas os órgãos sociais do clube admitiram o nascimento do clube em anos anteriores: 1919 ou 1920.
Tais factos estão comprovados em artigos produzidos pelo clube, como por exemplo as revistas comemorativas de 1934, 35 e 36; ou os objectos alusivos às comemorações do cinquentenário no ano de 1970.

Em 2010, no decorrer de uma investigação foram encontradas duas peças noticiosas no Jornal "ECHOS DO MINHO".
A primeira delas, datada de 16 de Setembro de 1914, relatava a constituição dos primeiros órgãos sociais do Sporting Clube de Braga de que há conhecimento até a data.



A segunda, datada de 08 de Outubro de 1914, refere uma alteração na presidência do Conselho Fiscal.

Ao longo do último ano, um grupo de sócios e simpatizantes do Sporting Clube de Braga, popularmente conhecido por Tertúlia "Sporting Clube de Braga 16/9/1914" tem desenvolvido várias iniciativas com o objectivo de alertar a massa associativa do clube, bem como a sociedade civil, da importância destas descobertas para o enriquecimento da história do S.C. de Braga e do desporto bracarense em geral.

A Tertúlia "Sporting Clube de Braga 16/9/1914" entendeu organizar um evento no próximo dia 16 de Setembro, para assinalar o centenário da mais antiga referência histórica ao Sporting Clube de Braga de que há conhecimento, e cujo teor determina o nascimento do clube há cem anos, isto é, sete anos antes da data oficial de fundação.

A Tertúlia "Sporting Clube de Braga 16/9/1914" pretende com este evento divulgar uma vez mais a existência destes factos históricos, bem como, homenagear as pessoas envolvidas na criação do acto de constituição dos primeiros órgãos sociais deste clube.

Para tal, preparou o seguinte programa de comemorações:

PROGRAMA
16 DE SETEMBRO DE 2014

18:00 - Concentração no LARGO do PÓPULO, junto da estátua do Marechal Gomes da Costa, no mesmo local onde se realizou o primeiro jogo de futebol em Braga, do qual há registo fotográfico.
Portanto, um local com enorme simbolismo em termos de história do futebol na cidade de Braga.

18:30 - Exposição com réplicas do jornal ECHOS DO MINHO, seguida de uma palestra a cargo do Dr. Rui Ferreira, no edifício da Junta de Freguesia da Sé.

19:30 - Jantar de confraternização no restaurante BRAC, situado no largo das Carvalheiras.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

joao1999

Na  minha opinião acho que este assunto deveria ser investigado a fundo para se saber realmente a data de nascimento do SC Braga, mas tinha de ser investigado com alguma rapidez visto que caso se confirme a data de 16 de Setembro de 1914 quer dizer que daqui a poucos dias o Braga faria 100 anos, o que não é detodo mau pois só bem acrescentar antiguidade ao SC Braga, mas seja como for só quero saber "a verdade" em relação as datas. Acho incrivel que sejam apenas os sócios a tentar saber data correta enquanto que a Direção, a SAD e o Salvador parecem nem querer saber do assunto continuando "calados" à cerca deste assunto...

ruis

E vão continuar a estarem calados, enquanto não haver 250 sócios a requerer uma assembleia geral extraordinária, conforme previsto no artigo 51º dos estatutos do clube, as pessoas que dizem que o Braga nasceu em 1914, vão continuar a pregar para as paredes. Se há interesse em alterar e há provas, os sócios têm que meter mãos á obra.