News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Data de nascimento do S.C.Braga

Started by PMPF, 08 de December de 2010, 14:18

Previous topic - Next topic

jaimeh

Quote from: luis67 on 23 de January de 2015, 17:31
Por amor de Deus! O início da primeira guerra não teve qualquer impacto em Portugal e muito menos na cidade de Braga! Aliás, sem rádio nem TV, tenho a certeza que 80 por cento dos bracarenses só muito depois de 14 é que souberam o que foi a 1ª GM.
Portugal entra na guerra em 1917, com a formação do Corpo Expedicionário Português, com um misero exercito de 4500 homens que só entra em combate em 1918, na fase final da guerra, na batalha de La Lys. Como é que isto podia impedir a redação e aprovação de estatutos de um clube em Braga?

Lista de mortos na 1ª Guerra Mundial e apenas tem os nomes começados pela letra A,
mais os mortos (alguns a título de exemplo) da zona Braga.

Soldado, Manuel D. Costa, França, 06-06-1919, Braga;
N° 65898, unidade : B.S.A., sep.C-17-19

Soldado, Feliciano Cunha, França, 25-07-1918, Vila Verde;
N° 29640, unidade : S.T.A., morto em combate, sep. D-20-6

Abelum - Jose Joaquim - soldado
Abreu - Cesario Duarte - soldado
Abreu - Domingos de - soldado
Abreu - Germano Martins - 1° cabo
Abreu - Serafim - soldado
Acates - Antonio - soldado
Adelino - Manuel - soldado
Adriano - Jose - soldado
Afonso - Jose - soldado
Afonso - Jose - 1° cabo
Afonso - Jose - soldado
Agra - Ricardo Gomes - soldado
Aguiar - Antonio de - soldado
Albano - Joaquim Francisco - soldado
Albano - Jose - militar
Albino - Antonio - soldado
Albino - Manuel - soldado
Albuquerque - Antonio de - soldado
Aldeia - Antonio Joaquim da - soldado
Alexandre - Eduardo - soldado
Alexandre - Joaquim - 1° cabo
Alexandrino - Joao - soldado
Alfredo - - soldado
Alfredo - - soldado
Almeida - Amadeu Augusto Martins - alferes
Almeida - Abel de - 1° cabo
Almeida - Abel Esteves de - 2° cabo
Almeida - Acacio Monteiro de - 1° cabo
Almeida - Adriano de - soldado
Almeida - Alexandre Avelino de - soldado
Almeida - Alfredo de - soldado
Almeida - Antonio de - soldado
Almeida - Antonio Durico de - soldado
Almeida - Braz Bento de - soldado
Almeida - David de - soldado
Almeida - Elisario Tavares de - 1° cabo
Almeida - Felismino de - soldado
Almeida - Francisco de - soldado
Almeida - Francisco d' - soldado
Almeida - Henrique Soares de - soldado
Almeida - Jose Augusto Ferreira de - soldado
Almeida - Joaquim de - soldado
Almeida - Joaquim de - soldado
Almeida - Jose Ferreira de - soldado
Almeida - Luis Lopes de - soldado
Almeida - Manuel Marques de - soldado
Almeida - Mario Gomes de - soldado
Almeida - Tercio Rodrigues de - 1° cabo
Alvares - Manuel - soldado
Alves - Acacio Augusto - soldado
Alves - Antonio Roque - soldado
Alves - Bernardino - soldado
Alves - Carlos Pereira - soldado
Alves - Daniel - soldado
Alves - Eduardo - soldado
Alves - Firmino - soldado
Alves - Francisco - soldado
Alves - Francisco Antonio - soldado
Alves - Isidoro - soldado
Alves - Jeremias - soldado
Alves - Joao Manuel - soldado
Alves - Jose - soldado
Alves - Jose - soldado
Alves - Jose - militar
Alves - Jose - soldado
Alves - Jose Marinho - soldado
Alves - Leonel - 2° cabo
Alves - Luis Francisco Braz - soldado
Alves - Manuel - soldado
Alves - Manuel Enes - 2° cabo
Alves - Porfirio Manuel - soldado
Alves - Raul - mar. civ.
Amaral - Joao - soldado
Amendoeira - Joao Martins - soldado
Amorim - Alberto Antunes de - soldado
Anastacio - Henrique - soldado
Andrade - Antonio de - soldado
Andre - Henrique - soldado
Andre - Joao - soldado
Anselmo - Antonio - 2° cabo
Antonio - - soldado
Antonio - Faustino - soldado
Antonio - Francisco - 1° cabo
Antonio - Francisco - soldado
Antonio - Francisco - soldado
Antonio - Francisco - soldado
Antonio - Joao - soldado
Antonio - Jose - soldado
Antonio - Jose - soldado
Antonio - Manuel - soldado
Antunes - Albano - soldado
Antunes - Antonio - soldado
Antunes - Bernardino Jose - soldado
Antunes - Domingos de - 1° cabo
Antunes - Francisco - soldado
Antunes - Joaquim - soldado
Antunes - Jose - soldado
Antunes - Jose - soldado
Antunes - Jose - soldado
Antunes - Manuel - soldado
Antunes - Manuel - soldado
Apolinario - Francisco Jose - soldado
Apolonia - Francisco Guerreiro - soldado
Apolonia - Manuel Antonio - soldado
Araujo - Anibal Martins de - 1° cabo
Araujo - Antonio de - soldado
Araujo - Antonio Baptista de - soldado
Araujo - Antonio Joaquim Bucela de - 2° sargento
Araujo - Constantino Maria - 1° cabo
Araujo - Domingos Barbosa de - soldado
Araujo - Jose Manuel Martins de - soldado
Araujo - Manuel Benjamim de - 2° sargento
Arez - Antonio Galiano - soldado
Arezes - Manuel Narciso - soldado
Arial - Henrique - soldado
Arrais - Alexandre - soldado
Assunçao - Antonio d' - soldado
Assunçao - Jose Freitas - 2° sargento
Augusto - Adelino - soldado
Augusto - Albino - soldado
Augusto - Aniceto - soldado
Augusto - Antonio - soldado
Augusto - Carlos - 1° cabo
Augusto - Joaquim - soldado
Augusto - Jose - soldado
Augusto - Jose - soldado
Augusto - Jose - soldado
Auxilio - Firmino Santos - 2° cabo
Azevedo - Antonio Ferreira de - soldado
Azevedo - Antonio Flores de - tenente
Azevedo - Antonio Lopes de - soldado
Azevedo - Henrique de - soldado
Azevedo - Joao de - soldado
Azevedo - Jose Rodrigues de - soldado

Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Cmcorreia

Houve muita gente desta região de Braga a participar na 1ª Guerra Mundial (o meu bisavô paterno participou nessa guerra por exemplo).

Julgo que nunca comentei este assunto, porque essencialmente não tenho opinião sustentada. E isso deve-se muito à minha falta de interesse (não que não me importe, apenas porque não dei muita relevância), contudo reconheço que quem investigou e alertou para estes factos fez um trabalho excepcional e de grande valor para o clube, e até para a própria cidade, eu é que estou em falha por não dar a devida atenção.

Resumidamente, e pelo que li (sem me ter debruçado muito sobre o assunto), julgo que houve um clube com o nome Sporting Clube de Braga anterior a 19121 (ou mesmo 1919), sendo que não é muito claro que tenha sido esse clube a origem do nosso.

Também me pareceu (li algures aqui pelo forum) que nesses anos (entre 1919 e 1921) houve uma série de clubes na cidade, muitos com as mesmas pessoas...

E acho que é aqui que pode começar a confusão... Pelo que li não ficava nada admirado que o Sporting Clube de Braga de 1921 (ou 19) fosse a união de vários clubes (incluindo um com o mesmo nome que tenha surgido mais cedo).

Assim, e esta é apenas a minha opinião, é um assunto que devia ser tratado de uma forma mais séria pelos órgãos sociais do clube, que se pegasse nos dados e se continuasse a investigação. Não me chocaria que continuasse como data oficial do clube a que está neste momento, mesmo que o clube tenha começado informalmente antes, desde que isso fosse mencionado na sua história!!

O Salvador fala em dados concretos, mas por muito menos já outros mudaram a data de nascimento, como disse não é preciso mudar a data de fundação oficial, mas pode-se, e deve-se, contar a história tal como ela foi, e a história não é algo exacto como muitos pensam...

Mais uma vez quero felicitar as pessoas que iniciaram, e continuam, com esta "batalha"!! Merecem ser reconhecidos.
     
Cláudio Correia

luis67

peço desculpa se a minha mensagem pareceu pouco respeitosa em relação aos que morreram; na verdade faleceram cerca de 7000 soldados, a esmagadora maioria em Abril de 1918, na batalha de LaLys.Foi uma tragédia inútil e disparatada, a segunda maior mortandade em guerras por parte do nosso país (só superada pela guerra colonial de Salazar).
O que eu digo e mantenho é que entre 1914 e 1917 a guerra não seria causa suficiente para que o clube visse os seus estatutos aprovados.
Seja como for,acho isto uma questão secundaríssima.Mais urgente é continuar a luta contra o biclubismo.Esse  é o maior cancro do nosso clube e até é uma das causas deste tipo de discussões inuteis, mais interessadas em atacar os dirigentes, sabe-se bem porquê.

comandantX

Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

comandantX

Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

comandantX

Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

comandantX

Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Rádio Voz do Neiva 98.7 FM

A Equipa de Desporto
www.bolaprafrente.pt
Rádio Voz do Neiva | 98.7 FM

Rádio Voz do Neiva 98.7 FM

A Equipa de Desporto
www.bolaprafrente.pt
Rádio Voz do Neiva | 98.7 FM

Casimiro9

Amanhã vai haver um jantar de bracarenses que vão festejar o aniversário.
Num jornal de 1914 vem lá uma notícia a dizer a fundação do clube e o nome dos primeiros dirigentes.
O António Salvador ignorou, porque a descoberta foi feita por um indivíduo de Braga, que tem um blog satírico e é particularmente crítico com o presidente.
Mas também por ignorância e pouca destreza mental da direção, esta data nunca foi investigada.




Casimiro9

Há que por uns óculos de vidro e tirar os óculos de couro!!!


Casimiro9

Braga - O Emanuel é bem mais fino que alguns Tones, Doutores & Engenheiros de Braga
Novo hino foi apresentado antes do jogo
envolto em polémica por não referencia data da fundação
Domingo, 17 agosto de 2014 | 20:19
Autor: LUSA




O novo hino do Sporting de Braga, apresentado hoje antes do jogo com o Boavista, não faz qualquer referência ao ano de fundação, questão que não é consensual no clube minhoto, ao contrário do anterior. "Só quem te ama é que entende" é o título do novo hino, cuja letra, contrariamente à do anterior, não faz qualquer referência à data de fundação do Sporting de Braga.

O tema é polémico no seio dos sócios bracarenses e há mesmo um grupo que considera que o clube devia comemorar este ano, em setembro, o seu centenário, tendo por base notícias de 1914 que dão conta da criação de um clube com o mesmo nome. Contudo, a data de nascimento oficial é de 1921, data que o hino tradicional frisava, mas a música composta por Emanuel não versa o assunto. A canção foi apresentada antes do jogo com o Boavista, da primeira jornada da I Liga de futebol.



Casimiro9

A BOLA

SC BRAGA
Tertúlia celebra 101 anos da `fundação´
14:17 - 15-09-2015
A-  A  A+
A tertúlia «Sporting Clube de Braga 16-09-1914» assinala esta quarta-feira, num jantar num restaurante da cidade, os 101 anos do clube, data que reivindicam como sendo a da fundação do emblema.

Pelos estatutos, o SC Braga foi oficialmente fundado em 1921, mas documentos históricos entretanto descobertos e publicado provam que em 1914 foi estatutariamente formado um clube com a denominação de SC Braga, e cujo primeiro presidente foi António de Oliveira Braga.

Recentemente, a Direção bracarense, liderada por António Salvador, mostrou abertura para discutir o tema. Evandro Lopes tem sido o principal impulsionar da tertúlia e publicou um livro sobre capítulos menos conhecidos da história do clube, apresentando os documentos que provam que a fundação foi há 101 anos.
Pascoal Sousa


http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=571117

Casimiro9

Os fascinantes 101 anos do Braga

http://dornomenisco.blogspot.pt/2015/09/os-fascinante-101-do-braga.html

PS: a história dos 101 anos do SC Braga é tudo menos descabida. Os documentos descobertos por Evandro Lopes provam que, de facto, houve um SC Braga fundado em 1914, com estatutos e uma direção. Oficialmente o clube foi fundado em 1921, mas a sua história (não só esta, outras) está cheia de espaços vazios e até alguns paradoxos temporais. O que aconteceu, então? A I Guerra Mundial começou a 28 de julho de 1914. Pouco depois era fundado «este» Sporting Clube de Braga, mas é natural que por causa da guerra tivesse suspendido a atividade. Aconteceu em quase toda a Europa. Redescobrir a história é um exercício fascinante, ao qual nos devemos dedicar com paixão mas também com razão. Sabe-se que em Portugal a data de fundação do Benfica e do FC Porto não são, de todo, consensuais e até chegam a colidir com os métodos científicos do trabalho historiográfico.

Publicada por Pascoal Sousa em 14:54:00

Casimiro9

Até a MÉLINHA já sabe que o Braga é de 1914!


Casimiro9

Para ler com toda a atenção, sobretudo "o Clube que se informe junto dos "Doutores" a quem pagou para saber a sua História e até hoje...."

http://farricocoiii.blogspot.pt/search?q=mitos+da+funda%C3%A7%C3%A3o&view=classic