News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Data de nascimento do S.C.Braga

Started by PMPF, 08 de December de 2010, 14:18

Previous topic - Next topic

ibn1992

Quote from: ruis on 12 de September de 2014, 16:57
E vão continuar a estarem calados, enquanto não haver 250 sócios a requerer uma assembleia geral extraordinária, conforme previsto no artigo 51º dos estatutos do clube, as pessoas que dizem que o Braga nasceu em 1914, vão continuar a pregar para as paredes. Se há interesse em alterar e há provas, os sócios têm que meter mãos á obra.

Ora nem mais. Já na altura que assiti a uma intervenção sobre este assunto disse o mesmo. Tentaram a via mais democrática e não conseguiram? Bora então enveredar pela outra. Se há estatutos eles tem de ser cumpridos. Analise-se os mesmos, veja-se o que é necessário e reuanan-se as assinaturas necessárias para convocar uma assembleia geral extraordinária.

Eu, concordando ou não com a alteração, serei um dos que asina, pois o não-interesse e o não-debate, nunca foram solução para nada.

Legião

Presidente da Câmara quer assembleia para discutir fundação
Ricardo Rio quer "história fiel" do clube

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, considera que o Sp. Braga devia convocar uma assembleia-geral para discutir a questão da data de fundação do clube. Frisando falar enquanto adepto e sócio do clube e não como autarca, Ricardo Rio disse hoje à Rádio Universitária do Minho que "gostaria de ver uma história fiel" do Sp. Braga.

"A partir do momento em que está aparentemente comprovado que a fundação foi, de facto, em 1914, é uma oportunidade que se desperdiça não assinalar condignamente o centenário efetivo do clube este ano", afirmou.

O autarca social-democrata notou, contudo, que essa "é uma decisão que compete aos órgãos sociais, à assembleia-geral do clube". "Não havendo por parte do clube nenhuma iniciativa nesse sentido, naturalmente que temos que respeitar, mas acho que é uma decisão que deveria ser claramente colocada em sede de assembleia-geral", defendeu.

A agência Lusa tentou ouvir o presidente da mesa da AG do Sp. Braga, José Manuel Fernandes, mas sem sucesso. Contudo, um grupo de sócios e adeptos do Sp. Braga vai mesmo comemorar a 16 de setembro o que entende ser o centenário dos "arsenalistas".

O grupo "Sporting Clube de Braga 16/09/1914", que reúne regularmente em tertúlias e do qual fazem parte antigos dirigentes do clube como os ex-presidentes Luís Machado e Luís Sousa ou o ex-diretor do futebol António Duarte, lembra que "no próximo dia 16 de setembro comemoram-se 100 anos da publicação da notícia do jornal Echos do Minho a versar a constituição dos primeiros órgãos sociais do Sporting Clube de Braga".

Para as 18 horas está marcada uma concentração em frente ao edifício da Câmara Municipal de Braga. Meia hora depois, no edifício da Junta de Freguesia da Sé, haverá uma exposição com réplicas do referido jornal e o historiador Rui Ferreira fará uma palestra sobre o tema. A partir das 19:30 está agendado um jantar de confraternização num restaurante do centro da cidade. A data oficial de nascimento do Sporting de Braga é 1921.

Em http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/sporting_braga/interior.aspx?content_id=903956
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Alfarrábio

Cachecol Centenário, já tenho o meu para o grande dia 16 Setembro;)



NeeDXxPT

[url="http://bit.ly/1s82pZh"]http://bit.ly/1s82pZh[/url]

Alfarrábio

Quote from: NeeDXxx on 14 de September de 2014, 21:51
Pode mostrar esticado?

Lamento, mas ainda não, na próxima terça-feira será revelado.  ;)

Esteja atento ao programa:

16 DE SETEMBRO DE 2014

18:00 - Concentração no LARGO do PÓPULO, junto da estátua do
Marechal Gomes da Costa, no mesmo local onde se realizou o primeiro
jogo de futebol em Braga, do qual há registo fotográfico.
Portanto, um local com enorme simbolismo em termos de história do
futebol na cidade de Braga.

18:30 - Exposição com réplicas do jornal ECHOS DO MINHO,
seguida de uma palestra a cargo do Dr. Rui Ferreira, no edifício da
Junta de Freguesia da Sé.

19:30 - Jantar de confraternização num restaurante, situado
no largo das Carvalheiras.


dioogo

Alfarrabio existe um site/blog com esse nome certo? Aquilo é um autentico museu de verdadeiras reliquias, adorei ver varias noticias dos tempos mais longincuos.... é seu esse site/blog?
"Perderemos batalhas, mas jamais perderemos a guerra"

Alfarrábio

Quote from: dioogo on 14 de September de 2014, 22:10
Alfarrabio existe um site/blog com esse nome certo? Aquilo é um autentico museu de verdadeiras reliquias, adorei ver varias noticias dos tempos mais longincuos.... é seu esse site/blog?

;)

dioogo

Quote from: Alfarrábio on 14 de September de 2014, 22:12
Quote from: dioogo on 14 de September de 2014, 22:10
Alfarrabio existe um site/blog com esse nome certo? Aquilo é um autentico museu de verdadeiras reliquias, adorei ver varias noticias dos tempos mais longincuos.... é seu esse site/blog?

;)

Desde ja parabens pelo site/blog é realmente fantastico...  ;D ;D
"Perderemos batalhas, mas jamais perderemos a guerra"

Alfarrábio

#188


por Rui Ferreira no DM

Casimiro9

Está na hora de olhar com seriedade para estes novos factos descobertos.
O que a direcção do SC Braga tem feito é assobiar para o lado, enquanto uma data de adeptos prefere continuar a olhar para a história estabelecida em 1921 com óculos de couro, quando a história deve ser observada com óculos de vidro.


joao1999

Tenho só uma pequena dúvida se a noticia é do dia 16/09/1914, então deverá querer dizer que a constituição dos primeiros órgãos sociais do Sporting Clube de Braga foi feita dias antes ou não??

comandantX

Caro Joao99, como podes verificar no excerto do Echos do Minho, há referência a "novo clube". Se na altura não haveria necessidade de procedimentos legais de monta, o nascimento e baptismo ficam assinalados na imprensa escrita. Mas se não for suficiente, alega uma noitada bem passada de 15 para 16 Setembro que continua a alimentar paixões 100 anos depois. :)
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

joao1999

Quote from: comandantX on 16 de September de 2014, 13:59
Caro Joao99, como podes verificar no excerto do Echos do Minho, há referência a "novo clube". Se na altura não haveria necessidade de procedimentos legais de monta, o nascimento e baptismo ficam assinalados na imprensa escrita. Mas se não for suficiente, alega uma noitada bem passada de 15 para 16 Setembro que continua a alimentar paixões 100 anos depois. :)
Ok obrigado  :)

miguel_afonso

Este é um assunto que está a ser  tratado de forma vergonhosa pela Direção do SC Braga.
O próprio Presidente da Assembleia Geral que tem em sua posse toda a documentação e ainda não consegui expressar a sua opinião sobre a data de Fundação do Clube. Mais do que as derrotas e os chutos na bola, a forma como uma questão tão importante é tratada, no ano em que acredito que deveríamos festejar o centenário deixa-me triste e desgastado com as pessoas que neste momento dirigem o SC Braga!

comandantX

Quote from: miguel_afonso on 16 de September de 2014, 16:39
Este é um assunto que está a ser  tratado de forma vergonhosa pela Direção do SC Braga.
O próprio Presidente da Assembleia Geral que tem em sua posse toda a documentação e ainda não consegui expressar a sua opinião sobre a data de Fundação do Clube. Mais do que as derrotas e os chutos na bola, a forma como uma questão tão importante é tratada, no ano em que acredito que deveríamos festejar o centenário deixa-me triste e desgastado com as pessoas que neste momento dirigem o SC Braga!

O presidente da AG anterior, sr. José Mendes, teve 3 anos para tratar do assunto desde que este veio a baila em Dezembro 2010 com a apresentação do livro, História da Bola em Baga.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Casimiro9

Quote from: Gverreiro21 on 22 de December de 2013, 22:44
loool isto está a rossar o cumulo do ridiculo!!!! se eu nao acreditar num dos Fundadores do Clube e num dos Sócios mais antigos do Clube, vou acreditar em quem??!!!!!! em jornais??!!! jornais que muitos criticam porque sao falsos e hipocritas??!!! um jornal é mais verdadeiro que um Fundador??!! o "ecos do minho" é mais verdadeiro que os outros jornais?! e a ser...a noticia que deram dessa epoca nao retrata verdade nenhuma...é uma informação muito escassa e que indica os orgaos sociais desse hipotetico clube e que nada tem haver com os orgaos sociais do SCBraga!! Bem se isto é pa colocar palhaçada num assunto tao serio e delicado nao me volto a pronunciar........esta mais que claro que com esse tipo de argumentos a vossa credibilidade esvaneia-se acentuadamente.....

Alguns adeptos do clube, como este Guerreiro21, também abordam o tema com demasiada petulância. Ou seja, não são capazes de tirar os óculos de couro e colocar uns óculos de vidro!

Casimiro9

Quote from: rpo.castro on 19 de December de 2013, 10:04

Esse curto texto já é mais do que conhecido por todos. Mas é só nisto que se baseiam para afirmar a pés juntos que o actual SCB nasceu nessa data?

Devemos querer saber a verdadeira história do clube, não impor uma data só porque fica melhor, usando uma prova circunstancial e frágil (e não me venham com clube A ou B fez assim ou assado, porque quero que esses clubes se fdm).

Outro exemplo de alguma falta de elasticidade mental.
Pergunto eu quantos clubes se podem dar ao luxo de lhes ser servida de bandeja algo tão interessante como esta descoberta que fizeram em relação ao SC BRAGA???
Ainda por cima, a descoberta acrescenta antiguidade, o contrário é que seria mau!
Mesmo que a direcção entenda que não se deve mudar a data oficial de fundação, tinha pelo menos a obrigação de se pronunciar sobre os factos que lhe foram apresentados e, mais importante, dá-los a conhecer aos sócios e não ter que ser um grupo de adeptos a fazê-lo.

Lateralus

Tenho para mim que esta situação estará a ser propositadamente ignorada, pelo menos até que o Braga cumpra o centenário oficial. A partir daí, sim, esta questão será examinada com outros olhos.

rpo.castro

Quote from: Casimiro9 on 16 de September de 2014, 17:36
Quote from: rpo.castro on 19 de December de 2013, 10:04

Esse curto texto já é mais do que conhecido por todos. Mas é só nisto que se baseiam para afirmar a pés juntos que o actual SCB nasceu nessa data?

Devemos querer saber a verdadeira história do clube, não impor uma data só porque fica melhor, usando uma prova circunstancial e frágil (e não me venham com clube A ou B fez assim ou assado, porque quero que esses clubes se fdm).
Oh artista, porque não copias o post todo em vez de retirares uma parte que altera totalmente?
"elasticidade moral" tens tu a mais
Outro exemplo de alguma falta de elasticidade mental.
Pergunto eu quantos clubes se podem dar ao luxo de lhes ser servida de bandeja algo tão interessante como esta descoberta que fizeram em relação ao SC BRAGA???
Ainda por cima, a descoberta acrescenta antiguidade, o contrário é que seria mau!
Mesmo que a direcção entenda que não se deve mudar a data oficial de fundação, tinha pelo menos a obrigação de se pronunciar sobre os factos que lhe foram apresentados e, mais importante, dá-los a conhecer aos sócios e não ter que ser um grupo de adeptos a fazê-lo.
Quem não sente não é filho de boa gente.

SCBraga 1921

De facto é lamentável esta situação. No mínimo um esclarecimento por parte do clube ficava bem. Agora, ignorar é que não.