News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Data de nascimento do S.C.Braga

Started by PMPF, 08 de December de 2010, 14:18

Previous topic - Next topic

Legião

Ex-dirigentes lamentam que direção ignore tema da fundação

Um grupo de sócios e adeptos do Sporting de Braga assinalou hoje o que defende ser o centenário do clube e alguns ex-dirigentes lamentaram que a atual direção, presidida por António Salvador, ignore o tema.

Uma das cerca de 20 pessoas que compareceram na praça do Pópulo, local dos primeiros jogos de futebol na cidade, no dealbar do século XX, era António Duarte, antigo diretor do futebol do Sporting de Braga.

"Há indicadores muito fortes que isto tem consistência e não temos que ter medo da história. Queremos que ela seja investigada, temos a Universidade do Minho, que é uma instituição apropriada para o efeito", apontou.

António Duarte deu exemplos de "outros clubes, como o Olhanense, o Vitória de Setúbal, o Boavista, o Benfica ou o FC Porto, que aprofundaram a sua data de nascimento", ponto em que foi secundado por Luís Sousa, antigo presidente do clube (1991).

"Lamento a falta de interesse que os órgãos sociais do clube, nomeadamente a sua direção, têm demonstrado. É uma pena que um jornal com o prestígio na altura do Echos do Minho tivesse publicado uma notícia que todos conhecem, e que não foi inventada, e que haja pessoas que não têm essa sensibilidade", frisou.

Luís Sousa revelou que o grupo já teve "várias reuniões" com o presidente da mesa da assembleia-geral (AG) do Sporting de Braga, José Manuel Fernandes, sobre o assunto.

"Ele até se mostrou sensível, mas presumo que não terá tido por parte do órgão executivo a indicação que podia avançar", disse.

O antigo presidente dos "arsenalistas" considerou ainda que a realização de uma AG para discutir o tema, conforme proposta do presidente da câmara municipal de Braga, Ricardo Rio, há poucos dias, seria "muito complicado" porque, ao abrigo dos estatutos, teria que ser convocada por um elevado número de sócios e, depois, todos teriam que estar presentes nessa reunião.

"A acontecer, terá que partir da direção ou da mesa da AG", disse.

Há cerca de quatro anos, um elemento deste grupo de sócios e adeptos do Braga, Evandro Lopes, descobriu uma notícia do jornal Echos do Minho, de 16 de setembro de 1914, sobre a constituição de um clube com o nome Sporting Club de Braga, com os nomes que constituíam os respetivos órgãos sociais.

A data oficial do nascimento do Sporting de Braga é de 1921.

SAPO DESPORTO

Em http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/09/16/ex-dirigentes-lamentam-que-dire-o-ignore-tema-da-funda-o
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Casimiro9

Quote from: rpo.castro on 10 de June de 2014, 12:36
Os elementos que para já são conhecidos, levam a que 16 de setembro de 2014 seja um dia como outro qualquer, mas isto sou eu que provavelmente não cultivo o braguismo..

Hoje fui ler a imprensa diária e verifiquei que o dia 16 de setembro de 2014 não foi um dia como outro qualquer.

Há que tirar os óculos de couro e colocar uns óculos de vidro!

Apesar da direcção do clube e alguns adeptos ignorarem, há outros adeptos mais inteligentes que não deixam as coisas importantes cair no esquecimento.

Casimiro9

Quote from: Gverreiroscb1921 on 11 de October de 2013, 13:06
nasceu em 1914 ou 1919 e foi fundado em 1921, este ultimo, é o que "conta", estou certo ou errado?

Há que tirar os óculos de couro e colocar uns óculos de vidro.

Legião

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva



Alfarrábio

Mensagem enviada pelo Presidente da A.G. do SCB aos membros da Tertúlia que festejavam o Centenário do Clube em:

http://bibobraga.blogspot.pt/

Alfarrábio

#207
Momentos da passada terça-feira, 16 Setembro 2014...100 anos depois!


















































Alfarrábio

#208




Sérgio Gonçalves

Por curiosidade, o símbolo que apresentam não é que faz capa numa revista de desporto de Braga de 1924? Em que jornal é que viram que esse símbolo é do Sporting Clube de Braga de 1914? Veio a cores esse jornal? Não sei se querem responder, mas eu ficaria agradecido.
Sócio nº 2014


comandantX

O Suevo-Bracarense mencionou no post da AG:

"Quanto à data de fundação, não gostei dos argumentos invocados. Basicamente, referiu que, por um lado, os dados são pouco "credíveis" (não foi este o termo), e por outro, que elementos desse grupo quando fizeram parte de direções anteriores nada fizeram nesse sentido. Quanto a este último argumento, na minha opinião, não faz qualquer sentido, pois não foi nenhum destes elementos (presumo que se referia aos ex presidentes) que despoletaram estes novos factos. ( e muito mais haveria para dizer sobre isto)."

Questiono-vos a existência de registos audio e/ou video ou notas na imprensa escrita sobre o que António Salvador preferiu sobre este tema.

Obrigado!
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

comandantX

Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Alfarrábio



Braga Sport Club em 1925.

Para aqueles que quiserem celebrar os 94 anos em que o Celestino Lobo foi eleito como membro da sua direcção a 6 de Janeiro de 1921.

Sérgio Gonçalves

Braga Sport Club não é o mesmo que Sporting Clube de Braga, é anterior ao último
Sócio nº 2014

Alfarrábio

Quote from: Sérgio Gonçalves on 13 de December de 2014, 21:12
Braga Sport Club não é o mesmo que Sporting Clube de Braga, é anterior ao último

Parece que não percebeste a crítica.
OK, então o Celestino Lobo, que é tido como um dos fundadores a 19 de Janeiro de 1921, 13 dias antes desta data foi eleito membro de direcção de um outro clube, chamado Braga Sport Clube.
Mais informações relevantes para provar o nevoeiro em volta da real data de fundação do SC Braga e que a actual direcção nada faz para o dissipar.

comandantX

Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Olho Vivo

Há uma coisa que eu nunca percebi, da parte de quem, com mérito, apresentou indícios de que a data de nascimento do nosso clube é anterior a 1921. Se a direcção do clube mostra pouco interesse em debruçar-se sobre o assunto porque não convocar uma AG do clube para discutir o assunto? Devo dizer que não fiquei completamente convencido pela data de 1914 (o artigo dos Echos do Minho é relevante mas só como ponto de partida para uma investigação mais aprofundada) mas já não tenho dúvidas de que o clube é anterior à data de fundação oficial. Mas se as pessoas que fizeram esta "descoberta" quiserem convocar uma AG do clube, não tenho dúvidas de que reuniriam o número de assinaturas suficientes para o fazer. Eu assinaria o pedido dessa AG.

Dracul

Eu também assino e acho que este assunto é demasiado importante para continuar a ser esquecido pela direcção do nosso clube.
Há que apurar a verdade, seja 1914, 1919 ou 1921.