News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Data de nascimento do S.C.Braga

Started by PMPF, 08 de December de 2010, 14:18

Previous topic - Next topic

Duarte

Imaginemos que aqui um grupo de amigos do superbraga se reúne para fazer uma equipa de treinos e jogos amigáveis ao domingo de manhã (como se vê ou via muito por aí nos pelados das freguesias) e só uns 5 anos mais tarde é que decidem se registar para competir, e por exemplo, os principais "fundadores" por motivos da vida já não participem na equipa. Quem são considerados os fundadores? Os que estiveram no início do tudo, ou os que simplesmente foram entregar os papeis ao registo?

P.S.: Ponham-se no lugar de quem esteve no início de tudo.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com


Gverreiro21

Se não me informaram mal, e também segundo o jornalista Eugénio Queirós, dessa tertúlia fazem parte entre outros: "Américo dos Móveis Bem-Hur, Tinoco da Mebra, José Manuel da Bragaconta, Jonas Pinto Ribeiro, Dr. Francisco Parente, Gomes da Cunha  e Márcio Gomes da Cunha, José Setenta, Dr.Cerqueira, Abilio Santana Ribeiro, Dr. Carlos Portal, Domingos do Stand Correia, Joãozinho Espingardeiro, Mota ex Vereador da CM VV, Dr. João Paz, Enf. Carlos Pedro, José Portela etc, etc. Bem como empresários da Galiza."........ Na minha opinião nao é nada bom haver tertulias e grupos de elite num clube, acabam por ser um cancro na coesão e progressão de uma instituição desportiva, veja-se o caso recente do scp e anteriormente do slb!! Arranjam pretextos como a data de fundação do clube, para criar instabilidade e apoiantes......para dessa forma começarem a abrir caminho para os "tachos" no interior do clube...........

ric

Quote from: Gverreiro21 on 27 de November de 2013, 12:00
Se não me informaram mal, e também segundo o jornalista Eugénio Queirós, dessa tertúlia fazem parte entre outros: "Américo dos Móveis Bem-Hur, Tinoco da Mebra, José Manuel da Bragaconta, Jonas Pinto Ribeiro, Dr. Francisco Parente, Gomes da Cunha  e Márcio Gomes da Cunha, José Setenta, Dr.Cerqueira, Abilio Santana Ribeiro, Dr. Carlos Portal, Domingos do Stand Correia, Joãozinho Espingardeiro, Mota ex Vereador da CM VV, Dr. João Paz, Enf. Carlos Pedro, José Portela etc, etc. Bem como empresários da Galiza."........ Na minha opinião nao é nada bom haver tertulias e grupos de elite num clube, acabam por ser um cancro na coesão e progressão de uma instituição desportiva, veja-se o caso recente do scp e anteriormente do slb!! Arranjam pretextos como a data de fundação do clube, para criar instabilidade e apoiantes......para dessa forma começarem a abrir caminho para os "tachos" no interior do clube...........

Não vejas isto desta forma... nunca este encontro serviu ou teve de base qq objectivo de cargos. Nem sequer 8ª coluna é... Convém não espingardar quando não se sabe...

Alfarrábio

Na entrevista da passada quinta-feira, Mesquita Machado elogiou o grupo de bracarenses que está a investigar a fundação do clube, considerando "extremamente louvável" a investigação "para que a história do clube seja a verdadeira".

in CM, 29 Novembro 2013

Rádio Voz do Neiva 98.7 FM

A recente discussão sobre as origens do Sporting do Clube de Braga, levantada por um grupo de sócios e adeptos, não tem como objectivo criar polémicas nem servir de instrumento de protagonismo de indivíduo A, B ou C.
O objectivo é tão somente despertar as consciências para factos reais que apontam para a existência do clube em anos anteriores à data actualmente instituída como fundação, porque há documentos fidedignos a relatar actividade em 1914.
Antes de me alongar na explicação, convidava os curiosos a deslocarem-se à Biblioteca Pública Municipal e a requisitarem o jornal Echos do Minho do dia 16 de Setembro de 1914.

Saudações Braguistas.

http://www.youtube.com/watch?v=SiZG2s7ccoE
A Equipa de Desporto
www.bolaprafrente.pt
Rádio Voz do Neiva | 98.7 FM

rpo.castro

Quote from: 2195 on 19 de December de 2013, 09:47
A recente discussão sobre as origens do Sporting do Clube de Braga, levantada por um grupo de sócios e adeptos, não tem como objectivo criar polémicas nem servir de instrumento de protagonismo de indivíduo A, B ou C.
O objectivo é tão somente despertar as consciências para factos reais que apontam para a existência do clube em anos anteriores à data actualmente instituída como fundação, porque há documentos fidedignos a relatar actividade em 1914.
Antes de me alongar na explicação, convidava os curiosos a deslocarem-se à Biblioteca Pública Municipal e a requisitarem o jornal Echos do Minho do dia 16 de Setembro de 1914.

Saudações Braguistas.

http://www.youtube.com/watch?v=SiZG2s7ccoE
Esse curto texto já é mais do que conhecido por todos. Mas é só nisto que se baseiam para afirmar a pés juntos que o actual SCB nasceu nessa data?

Este texto, junto com o trabalho desenvolvido quer pelos investigadores que o descobriram, quer pela comissão que tem realizado as tertúlias deve servir de base para se solicitar uma investigação sobre se esse clube de 1914 é o mesmo (re)fundado a 1919 (registado a 1921).

Devemos querer saber a verdadeira história do clube, não impor uma data só porque fica melhor, usando uma prova circunstancial e frágil (e não me venham com clube A ou B fez assim ou assado, porque quero que esses clubes se fdm).
Quem não sente não é filho de boa gente.

Rádio Voz do Neiva 98.7 FM

Não se trata de querer "impor" nenhuma data, porque nesse caso cair-se-ia no mesmo erro de quem impôs como data de fundação o dia 19 de Janeiro de 1921, o dia em que foram registados os estatutos.
Da mesma forma que nós celebramos os nossos aniversários no dia em que nascemos e não no dia em que os nossos pais nos registaram no cartório, porque se há-de dizer que o clube foi fundado em 1921 se já existia antes?
Depois, argumente-se o que se quiser, quanto mais antigo o clube for, mais prestígio tem. Obviamente que não se vai inventar uma data com base em dados falsos ou duvidosos só para se acrescentar antiguidade. Mas também, se surgirem factos novos verdadeiros e incontestáveis que revogam os actualmente conhecidos, não devemos ser pedantes ao ponto de não admitir sequer discutir a revogação da história anterior.
Se o clube foi fundado em 1914 ou 1919, cada qual tire as conclusões que quiser. O que posso garantir é que em 1921 é que não foi.
Simplesmente, a discussão em torno do ano de 1914 é de extrema importância porque se for reconhecida, no próximo ano o clube completa o centenário, e esse tem que ser comemorado em 2014. Em 2015 já era.

Já agora uma outra achega: tem havido uma tendência de relativizar e até dar pouco crédito ás notícias do jornal Echos do Minho de 1914 (porque houve duas, não apenas uma!), mas ninguém ainda questionou se o que vem escrito nos livros históricos produzidos pelo clube foi redigido com rigor.
É que num desses livros publicado em 1985, no capítulo relacionado com a fundação do clube utilizam-se expressões do género "Seria aí por volta de(...)", "Sabe-se, no entanto, que (...)", "Havia, dizem, (...)", "(...)e segundo contam pessoas ainda vivas(...)".
Além disso, há uma pessoa de quem se tem jurado a pés juntos ter sido um dos fundadores do "Sporting Club de Braga" em 19 de Janeiro de 1921. Ora, num jornal do dia 6 de Janeiro de 1921  é noticiado que essa mesma pessoa tinha acabado de tomar posse como dirigente de um outro clube da cidade daquela época, chamado "Braga Sport Club", que não tinha nada a ver com o "Sporting Club de Braga". Para além de que no célebre documento entregue no Governo Civil em 19/01/1921, também não consta a assinatura dessa pessoa.


A Equipa de Desporto
www.bolaprafrente.pt
Rádio Voz do Neiva | 98.7 FM

Freitas

Se existem provas que a data de fundação foi em 1914, não sei porquê esta resistência á mudança. Se está documentado num jornal...que mais provas é que queremos??? A assinatura do Papa ou do presidente da República??!! Para o ano fazemos 100 anos e parece que anda toda a gente a assobiar para o lado! Mudem a data e acaba-se a discussão.
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

rpo.castro

#149
Quote from: Freitas on 19 de December de 2013, 11:42
Se existem provas que a data de fundação foi em 1914, não sei porquê esta resistência á mudança. Se está documentado num jornal...que mais provas é que queremos??? A assinatura do Papa ou do presidente da República??!! Para o ano fazemos 100 anos e parece que anda toda a gente a assobiar para o lado! Mudem a data e acaba-se a discussão.
Se te chamares francisco manuel x y, e se num jornal aparecer que alguém com o mesmo nome que tu nasceu em 1914, é o suficiente para concluir que essa pessoa com o mesmo nome és tu?

Aumentar em 5 anos a data do clube que prestígio traz ao clube? garante apuramento para a champions todos os anos?
E celebrar o centenário em 2014 baseado em 2 notícias do echos do minho (muito próximas) para depois passados uns anos descobrir-se que se tratava de um outro SCB que prestigio traria? Ou seria motivo de chacota?

História sim, mas com fundamentos e credibilidade.

Alguém sugeriu ir à biblioteca consultar um jornal. Eu sugiro que façam como eu, perder uns dias nos arquivos de jornais, como o diário do minho ou correio e fazerem algo parecido com pesquisa.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Rádio Voz do Neiva 98.7 FM

Quote from: rpo.castro on 19 de December de 2013, 11:57

História sim, mas com fundamentos e credibilidade.


Mais uma vez lanço a questão: a história actual relacionada com a fundação,  reconhecida pelo clube e defendida por quem aponta insuficiências aos factos de 1914, que fundamento tem?

Uma história que é escrita recorrendo a expressões do género "Seria aí por volta de(...)", "Sabe-se, no entanto, que (...)", "Havia, dizem, (...)", "(...)e segundo contam pessoas ainda vivas(...)" tem mais credibilidade do que as notícias do principal jornal diário da cidade de Braga na época?

A Equipa de Desporto
www.bolaprafrente.pt
Rádio Voz do Neiva | 98.7 FM

Sérgio Gonçalves

#151
Por ter o mesmo nome o clube é o mesmo? No fundo a discussão é isto, correto? Isto é, se eu hoje pegar num punhado de amigos e re-fundar o Foot-Ball Club de Braga posso dizer que é o mesmo clube que existiu nos primórdios do futebol bracarense? Honestamente, ou há algo que ligue efectivamente os dois clubes (direções, símbolo, camisola, etc) ou então não aceito (enquanto associado numa hipotética AG votaria contra) qualquer mudança de data de nascimento.
Adicionlamente não entendo o argumento de que um clube mais antigo tem mais prestigio do que um clube mais recente, ou será que a Naval 1º Maio tem mais prestigio que o Vitória Sport Clube? O que dá prestigio ao clube são as vitórias e não os anos de fundação.
Sócio nº 2014

JCosta

eu penso que sim. Que em parte a discusão é sobre se é o mesmo clube.
Mas ainda há outra questão. O que é o nascimento de um clube. Se é o momento da sua formalização (1921), se o momento da escolha dos seus orgãos sociaia ou se é o momento do início da sua atividade (pano para mangas).

Eu penso que o início da sua atividade.

Penso que a escolha de orgãos sociais não vale nada se disso não se passar. Pelos dados recolhidos em 1914, o clube não saiu do papel (papel que nem é formal).

Se surgirem mais dados poderei apoiar 1914. Com o se sabe não.
Saudinha... da boa.

A.COSTA

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Trovisco7

Quote from: Sérgio Gonçalves on 01 de November de 2013, 11:45
Quote from: Freitas on 01 de November de 2013, 11:41
Penso que este assunto é muito importante e a SAD do nosso clube deveria ter outra sensibilidade para com o mesmo. É urgente chegar a uma conclusão, caso contrário, poderemos no futuro aceitar a data 1914 como a verdadeira data do nascimento do nosso clube e entretanto o 100º aniversário já tenha passado sem o comemoramos!

Acho que é um assunto para o clube e não SAD. É um assunto para os sócios também.
A SAD não tem absolutamente nada com a data.
É um assunto do Clube que precisa de ser analisado com rigor atendendo à importância que tem.
Se existem referências fidedignas do nascimento do Clube em 1914, deve-se encarar esta data
como muito importante e muito próxima do centenário.

Rádio Voz do Neiva 98.7 FM

Mais uma acha para a fogueira...

Para se perceber o quanto a história da génese do Sporting de Braga peca por falta de rigor, veja-se a seguinte imagem duma publicação do clube no ano de 1924.

Alguém me ajuda a encontrar o verde e o branco, que "diziam" ser as cores originais do clube?

A Equipa de Desporto
www.bolaprafrente.pt
Rádio Voz do Neiva | 98.7 FM

Sérgio Gonçalves

Esta será a ultima vez que me vou pronunciar sobre esta revista. É sempre a mesma conversa com os mesmos argumentos...

O primeiro jogo que há registo do SC Braga é contra o Algés e Dafundo e segundo palavras de um dos fundadores jogamos de verde e branco. A revista apresentada em cima é data de 1924 logo 5 anos após o SC Braga actual ter tido inicio. Que vem provar esta revista afinal? Que em 1924 jogávamos como Benfica.
Sócio nº 2014

Luís Duarte

Quote from: A.COSTA on 19 de December de 2013, 18:18
A que se deve a opção 1998????

Penso que seja a data da criação da SAD ::) é uma espécie de sátira...

Gverreiro21

2195, com todo o respeito mas o teu conhecimento pela História do SCBraga é que peca por falta de rigor.....francamente.....se não conhecem a História pelo menos nao usurpem os factos!! quem defende 1914 esta cada vez mais a deixar de ter credibilidade pois os argumentos sao sempre os mesmo nao trazem nada de novo, e para agravar aparecem sempre alguns a mandar postas de bacalhau sobre a Historia do Enorme que se percebe que nao a conhecem minimamente....ou entao fazem prepositadamente para induzir em erro os Sócios! Quanto a mim um clube deve festejar o aniversario na data Oficial da Fundação, que foi em 1921, e ainda bem que é assim porque dá mais tempo para o jovem SCBraga ganhar pelo menos 1 Liga Nacional antes de completar os 100 anos! O verde e branco à imagem do sporting foi utilizado em 1919 pelo nosso neo-Clube, porque foi assim que o Clube nasceu, e para além das provas fisicas como são o caso da camisola de jogo e de pelo menos 1 galhardete, existe ainda o testemunho real  de 2 pessoas, 1 dos Sócios mais antigos de Clube, e o outro de um dos Fundadores mais emblemáticos do Clube e que fundou o Clube em 1921, de seu nome  Celestino Lobo. O vermelho e branco à imagem do benfica surgiu aquando da fundação oficial dai a 1º bandeira ser vermelha e branca, e graças a Deus Szabo trouxe as mangas brancas com o equipamento à imagem do arsenal! Esta é a verdade. Metam na cabeça, que nao somos um clube de cores, nem de datas de moda, somos um Clube de uma cidade e de uma região, precisamente de um simbolo lindo!

Rádio Voz do Neiva 98.7 FM

Guerreiro21, porque é que dizes que quem defende 1914 está a cada vez mais a deixar de ter credibilidade? Os factos apresentados são baseados em jornais e documentos escritos. Será que esses escritos valem menos do que os testemunhos de algumas pessoas? E se valem menos, porquê?

Eu confio na veracidade dos jornais da época, os mesmos que noticiaram em 6/1/1921 que o Sr. Celestino Lobo fazia parte da recém-empossada direcção do BRAGA SPORT CLUB. Os mesmos jornais que publicaram uma  crónica escrita pelo Sr. Celestino Lobo em 3/3/1921, dum jogo do BRAGA SPORT CLUB em Barcelos, sendo que o mesmo C.L. assinou a crónica enquanto dirigente do BRAGA SPORT CLUB.

Podia o Sr. Celestino Lobo ser fundador do Sporting Clube de Braga em 19/01/1921, sendo ao mesmo tempo dirigente do BRAGA SPORT CLUB? Podia, mas não era a mesma coisa.  ;)

Abraços e Bom Natal!
A Equipa de Desporto
www.bolaprafrente.pt
Rádio Voz do Neiva | 98.7 FM