News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

WERDER BREMEN vs S.C BRAGA --» Comentários durante e no fim do jogo

Started by BRAGA FOREVER, 13 de February de 2008, 15:41

Previous topic - Next topic

JORGEXINA

Este mesmo jogo se tem ficado 3-2 andava tudo a dizer que fizemos um bom jogo e que os jogadores só jogam nos grandes jogos (o que não deixa de ser verdade), como levamos 3-0 não jogaram nada e são os piores jogadores que há!! é lógico que eu não estou contente coma atitude de muitos jogadores em muitos outros jogos e durante muitas semanas, mas neste jogo parece-me de todo injusto dizer que não jogamos nada, que são uns nabos, que o treinador é burro, pk fizemos um bom jogo, defendemos dentro do possível bem (devido ao défice de altura, só o P.Jorge conseguía ganhar bolas de cabeça, tinha de andar a fazer de bombeiro a todas a bolas aéreas), conseguimos circular a bola durante parte da 2 parte no campo deles (tudo bem q consentida, mas circulamos) tivemos 3 ou 4 oportunidades de golo contra o Werder bremen, que mais queriam???
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

Olho Vivo

Quote from: Pedro Ribeiro on 14 de February de 2008, 00:02
O Braga jogou durante a primeira parte no campo todo, se calhar (pelo menos é a minha opinião) demasiado adiantado e exposto aos contra-ataques adversários! A primeira parte foi disputada a elevado ritmo de parte a parte! Não fomos uma equipa equilibrada em termos defensivos, demos demasiado espaço entre a linha defensiva e o meio-campo (vide segundo golo sofrido) exactamente porque nem sempre os homens do meio-campo eram suficientemente rápidos a reporem o seu posicionamento. Mas ao mesmo tempo provocámos iguais desequilíbrios no adversário, sobretudo nas costas dos seus laterais, que nos poderiam ter rendido alguns golos!


"Apesar da esperada entrada de Contreras para o meio-campo, as cautelas defensivas que se perspectivaram para o jogo da parte dos bracarenses não se confirmaram, e sobretudo até ao intervalo a partida foi um turbilhão de emoções, todas negativas para os bracarenses. (...) O lance [penalty falhado por Linz] não deitou abaixo a equipa portuguesa, que conseguiu criar sensação de perigo sempre que se aproximou da baliza germânica. (...)  Para além de defender mal, a equipa de Hugo Almeida (...) ataca bem e confundiu várias vezes a defesa arsenalista."

in JN

JailBreak

Boas

Não consegui ver o jogo, queria ver e queria ver também a primeira actuação do Matheus ai em Braga.

Mas o resultado é muito complicado

Mas desde o dia do sorteio que ja todos sabiam que ia ser muito, mas muito complicado.

JailBreak
Em Zurique... nomeadamente... Birmensdorf

Carvalhinha

Quote from: Kilo on 13 de February de 2008, 21:52
Quem toca na bola é o avançado de cabeça e não o Carlos Fernandes! A mão está lá perto, mas não toca, claramente!

Pois foi! Viu-se bem na televisão.

Quote from: Jotacc on 13 de February de 2008, 22:57
«Está sempre tudo em aberto» (Manuel Machado)

Ah?! Custa muito admitir a verdade? Já fomos eliminados. Onde é que o Braga marca três golos em casa, e não sofre nenhum? Há gente que mais vale nem abrir a boca.

4338

Em termos ofensivos o SCB não esteve mal e criou perigo, o meio campo foi o costume e a nossa defesa teve culpa nos 2 primeiros golos, o 1º muitas culpas para PS que nem se faz à bola e o segundo foi uma jogada suicída deixando espaço à entrada da área para um jogador do Bremen!

Pelo que vi o Matheus será uma boa aposta para o futuro pena que 3/4 do nosso meio campo se resumiu a defender (Frechaut nao subiu muito, Contreras a médio defensivo e mais uma exibição de fraca qualidade por parte do vandinho) ficando o Jorginho numa posição mais ofensiva, assim não há equipa que marque golos!

Como disse criamos perigo e não tivemos o sangue frio para marcar os 2 penalties (que por sinal foram marcados a média altura para os 2/3 de comprimento da baliza onde o GR chega facilmente) que nos foram oferecidos pela equipa de arbitragem!

De resto vira o disco e toca o mesmo, as substituições não foram as mais acertadas insistindo na tocha do Jailson e tirando o Matheus, o Wender esteve relativamente bem e à experiência e sabendo que ambos actuam do lado esquerdo eu teria apostado jogar com estes dois elementos em campo (Wender e Matheus)!

Espero apenas uma boa exibiçao na 2ª mão, lá estarei para gritar e para o que for preciso, confesso que já acho dificil um apuramento mas a esperança é a última a morrer!

Melhores dias virão!

Daniela.C

É  uma grande tristeza... Não me consigo convencer como é que deitamos fora duas oportunidades que nos foram dadas. Sabiamos que o adversário era dificil, mas nada é impossível. Dois penaltis... ou é mesmo muito azar ou não soubemos mesmo fazer melhor, dois golos fora iam ser muito importantes, mesmo que perdessemos por 3-2.

Sinto muito, mas por mais que o Braga tenha jogado bem, não senti entusiamos na equipa, às vezes parece que não se esforçam ao máximo para serem mais e melhores. Isto foi o que senti como adepta atenta do S.C.Braga, se não foi isto que aconteceu demonstrem-me o contrário.
É claro que não falo de todos os jogadores, mas uma boa parte deles,  parace não ter amor aquela camisola que veste que nós tanto nos orgulhamos.

PUSH!... É que não ganhar jogos na Liga, sermos eliminados da Taça de Portugal, na Liga Intercalar só temos feito figuras e falhar dois penaltis na UEFA... enfim. Algo não está bem, é notório aos olhos de todos e se a muitos não custa, lembrem-se dos sócios, dos adeptos que acreditam sempre na equipa.
;)

Arsenalista

Assim não dá!!!
Acho que esta é a melhor expressão que encontrei para definir o que aconteceu no jogo de ontem à noite.
Se à partida já tinhamos menos argumentos que o adversário, associado ao facto de estar a jogar fora, ainda por cima falhar dois penaltis e sermos tão permissivos defensivamente...
Quanto aos penaltis não me venham com a história que é sorte ou azar, porque a maior parte dos pénaltis entram mesmo!! Também se treinam estes lances de bola parada... existem mesmo os chamados "especialistas" de bola parada, temos nós algum?

Quanto aos golos que sofremos... só tenho a dizer que o pénalti que sofremos, que nem discuto se foi bem ou mal assinalado, é um filme já visto pelo nosso C. Fernandes, na passada época... Como é possivel saltar daquela maneira... parecia que estava nas "vindimas", os bracinhos dentro da área tem de andar cá em baixo! senão as probabilidades de a bola ir aos braços é muito elevada, será assim tão dificil...

De resto nem tudo foi mau, acho que a equipa se estendeu bem no campo, jogando bem do meio campo para a frente, criando situações de perigo ao adversário, na minha opnião onde a coisa se complicou mesmo foi pela defesa. Mas isso é um facto que tenho constatado esta época, estamos muito fraquinhos no esquema defensivo, vejam já quantos golos sofremos para o campeonato, comparem com épocas anteriores... temos tantos golos sofridos à 18ª jornada como à duas épocas atrás em 34 jogos!!!

Enfim, tenho esperado durante esta época que a equipe encontre finalmente a motivação e ambição para correr atrás dos bons resultados... não tem acontecido, e cada vez acredito menos, acho já não poderemos fazer muito mais que rever os objectivos por baixo, que será uma qualificação para as competições europeias para a próxima época.

No entanto mesmo que fiquemos por terra nesta fase, já foi uma presença digna e meritória numa competição tão competitiva como a taça UEFA o é, sim porque não poderemos nunca esquecer o que se fez no passado, principalmente na fase de grupos onde tivemos uma participação acima das expectativas!
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Migu3l Cruz

Visto este jogo, esta série de resultados, esta atitude dos jogadores e treinador, chego à conclusão que o Braga é uma equipa medíocre a fujir para o fraco, com jogadores mimados e pseudo-vedetas que não valem o seu valor real. Foi um erro do Salvador por a fasquia para este ano tão alta, quando nem uma equipa competitiva preparou. Neste momento o Braga é uma equipa que luta pelos lugares do meio da tabela do campeonato e temos que nos resignar a isso. Neste momento não acredito sequer num lugar europeu.

Sinto um desânimo e tristesa enormes, mas há que se realista e abrir os olhos para uma realidade bem diferente de que imaginamos no início da temporada.


Abraço
Braga Cidade e Clube sempre no coração

Xixas

Para mim o problema do Braga neste momento é um grande cancro que se vai instalando e ocupando todos os orgãos um a um, começa por baixo pelo Paulo Santos que tem a mania que defende as bolas com os olhos, e não tenham dúvidas os últimos jogos a culpa de todos os golos que sofre são dele excepto um ou dois é dele, tirem-no da baliza por favor senão isso ainda vai ser pior. A seguir vêm os  seus colegas que parece que já andam a jogar pra trás do pau outra vez, são malcriados uns com os outros que o diga quem foi à Amadora e ouviu, certas e determinadas coisas. Uns até se esforçam mas depois o que fazem é minado por outros que em vez de andarem a ir para Vigo ou não e frequentem certas e determinadas casas de meninas se deitassem cedo, a história era outra. A seguir vem essa grande cabeça pensadora com bigode mais conhecido por dicionário, esse gajo nunca devia ter vindo para o Braga se as pessoas na direcção fossem mesmo Bracarenses como disse no outro dia num jornal da cidade ele nunca teria vindo, por isso assim desejamos que se passe ao fresco com a maior brevidade possível. E por fim temos o grande gestor e não passa disso António Salvador senhor todo poderoso dentro da estrutura do Braga, mas que como presidente é um verdadeiro zero à esquerda ou à direita, é à vontade do freguês. Agora que não ponha os próximos jogos com bilhetes mesmo baratos para incentivar as pessoas a comparecer ao estádio e ver talvez o Braga a ganhar e eu quero ver onde isto vai parar.
Talvez seja bom comparecermos também aos treinos e pressioná-los a ver como as coisas correm, talvez um dos males também seja esse a pouca gente que vai ver os treinos, portanto aqueles que puderem, vão lá incentivar pressionar, encorajar porque nunca se esqueçam este clube é nosso, não dos jogadores não do presidente e nem por sombras do treinador... É nosso só nosso
Xixas

Bracaraugustano

Não ganhamos em casa ao Boavistinha, ao Belenenses,... e ainda não está tudo resolvido? Pois, vamos ganhar 4-0 a essa equipita do Werder Bremen... Haja vergonha. Mais uma vez sofremos um golo nos primeiros minutos... mais uma vez sofremos um golo nos descontos... Seja contra o Werder Bremen, seja contra quem for, já mete nojo. Que falta de estaleca psicológica que esta equipa tem... ahh, pois, são jovens... bem... jovens? Jogadores experientes e não sabem controlar as emoções e têm desconcentrações fatais a toda a hora. Mais vale dedicarem-se à pesca...

PAF

Jogamos bem e perdemos 3-0... imagino se tivessemos jogado mal!!
O jogar bem é muito subjectivo! Se jogar bem é ter 2/3remates perigosos á baliza em 90minutos(2 de penalty para mais inventados), entãio o Braga fez um grande jogo.
A 1ªparte o Braga jogou até razoável, isto porque o os alemães deixaram uma avenida para o Braga atacar, que pouco foi aproveitada, com tanto espaço deu a aparência que o Braga estava a jogar até bem, só que chegando à área as coisas complicaram-se. E na defesa então era um arrepio a cada ataque dos alemães.
Na 2ªparte os alemães a ganhar por 2-0 contiveram-se(ou seja deixaram de atacar como uns malucos, como fizeram na 1ªparte) e aí viu-se que o Braga não tinha a minima hipotesse.

Se uma equipa que tem 7jogadores totalmente defensivos(se contarmos o Vandinho, que nem defende nem ataca até são 8) não joga à defesa não sei o que é jogar defensivamente!

Contratamos um defesa central... que afinal era trinco! tou sempre a aprender!!
Que é feito do Brun? será que ontem não fez falta? Derá que não joga mais que o Vandinho ou que o Stélvio?
Se calhar os adeptos é que não percebem nada de futebol!

Augusto Gomes

A um adepto do futebol, como eu, cumpre dizer "que já estamos eliminados".

Mas se eu fosse adepto do Werder Bremen já diria de outra forma, isto é, que "tudo indicava que passariamos a eliminatória, mas o futebol é um jogo que ainda tem que ser jogado".

Mas a um treinador (e a um jogador e a um presidente) cumpre também dizer que há um jogo para fazer e para ganhar (inclusivé tentar a passagem).Senão com que moral os jogadores entram em campo?Eles lá dentro sabem bem que "de cem em cem anos" há milagres no futebol...

Não podemos é sofrer golos!
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Zeus

É incrível,2 penaltis falhados... mas serviu para confirmar que o grande problema deste Braga está na mente dos jogadores, pois estão sem auto-confiança, a equipa abala muito facilmente. Daí que se sofra golos sempre no ínicio e no fim dos jogos.
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

Pedro_RBA

Deste jogo não tenho grande coisa a dizer.. Quando se falha 2 penalties e se sofre 1 nos descontos (onde é que eu ja vi isto?) pouco se pode dizer.. Ou fazer.. Culpa do treinador ontem não me parece ter sido.. Só se fosse ele a marcar os penalties.. De resto até gostei do Braga. O resultado deita quase por terra qualquer hipotese de recuperação em Braga..Com o 3-2 já era outra história.

Por outro lado já sabiamos que ia ser dificil.. muito dificil.

Domingo é OBRIGATÓRIO ganhar!! Sem desculpas, sem problemas, sem confusões! Apenas entrar para jogar e ganhar!

Saudações Ultras

fmrabit

  Não vale a pena chorar mais sobre os penaltys desperdiçados, pelo menos vamos ser falados na Europa como o clube que perdeu 3-0, sofreu o primeiro golo aos 4 m. sofreu o 3º nos descontos e ainda falhou dois penaltys!!!

rikiz

Eu conyionuo sem compreender alguns dos foristas que por aqui comentam. Teem duadilidade de critérios gritantes, pior que os árbitros da bwin ;D ;D.

Se o treinador vem com um discurso derrotista criticam porque não tem ambições, se diz que a eliminatória está em aberta  só inventa, é um burro, não percebe nada. Pois então peguem nas declarações do treinador do Bremen, e vejam que ele, diz a mesma coisa, a eliminatória não está decidida, chamem maluco ao alemão, o gajo é tolo, o homem anda a comer muito bacalhau.  Quem é capaz de prever que o Braga não pode ganhar por três golos aqui? Voces conseguem, se teem alguma forma de prever digam-me o resultado. Este Bremen, não é um Bayern, tem um ataque demolidor, mas na defesa ainda é mais fraco que o Braga, e ontem vi uma equipa bafejada pela sorte e outra que tudo fez para contrariar isso, mas era daqueles dias em que podiam estar 5 horas a jogar que a bola não entrava.

Hoje vejam os jornais diários, e vejam os elogios que há a alguns jogadores do Braga, o Contreras que não deixou o Diego jogar, o Linz que foi uma dor de cabeça para a defesa alemã, o joão Pereira que foio um guerreiro, Paulo Jorge e  Rodriguez que secaram os avançados alemães, o Paulo Santos, que embora esteja mal no primeiro golo, fez um bom jogo, o vandinho, que fez o melhor jogo nesta época. E o esquema táctico do treinador no meu entender foi o mais apropriado, o Bremen é forte no meio campo ofensivo, é bom no ataque, jogava em casa e queriam que o Braga fosse jogar com 4 avançados. O treinador sabia que se o Braga ganhasse o duelo do meio campo e secasse o Diego, pouco ou nada o Bremen fazia, era essa a intenção e não colocar autocarros em frente da baliza, como se fala por aqui. Claro que uma equipa que joga desta forma não pode ter o futebol rendilhado e bonito que todos gostam de ver, tem que ser um futebol mais directo a explorar espaços nas costas da defesa e atecnica de alguns elementos.

Não critiquem só por não gostarem do treinador, eu nos últimos dois jogos já vi outra  determinação, outra garra e vontade nos jogadores, não vejo é essa garra e vontade por parte de alguns adeptos que criticam criticam e criticam.
ENORME E MÀGICO BRAGA
E                M            B

estilus

Quote from: Arsenal Braga on 13 de February de 2008, 23:42
Quote from: estilus on 13 de February de 2008, 22:56
Quote from: Arsenal Braga on 13 de February de 2008, 22:44
Penso que pouco há a dizer, a não ser que não se pode falhar 2 penalties a este nível de competição...
Estamos eliminados, há que encarar com seriedade a 2ª mão, nada mais se pode exigir a não ser que dignifiquem o SC Braga.

Foi mais uma derrota para Portugal, daqui a dois anos, nem sequer o 4º lugar dará acesso às competições europeias, por isso, penso que se poderá dizer com propriedade, que o Braga, tem agora que apostar tudo em acabar pelo menos em 6º lugar na LIGA BWIN este ano, para pela última vez nos próximos 3 a 4 anos, poder jogar mais uma vez na UEFA.

Esta vai ser uma época que poderá marcar uma viragem na política do Braga, que necessariamente não terá condições financeiras, sem a UEFA, para suportar orçamento tão elevado. Pior ainda, acaba-se a montra europeia e a venda de jogadores fica muito mais dificil. A venda de activos da SAD será a única hipótese de ainda este ano, salvarmos a época a nível financeiro, já que o desportivo está comprometido.

Um abraço.

Amigo, que dinheiro é que a Taça Uefa dá?
Nenhum! Há casos em que dá prejuízo como já disseram certos presidentes... A não ser que vás mesmo muito longe, ou que tenhas assistências na ordem dos 35.000, e preços elevados...
Não é salvação para ninguém...
Agora, é uma boa montra, isso é...

Agora o senhor MM, com o "está tudo em aberto" é que me espantou... São 0-3 com o Bremen sr Machado...

Quando lá andaste, de facto não vos correu nada bem...e na TV não deu nenhum jogo...

O segredo é esse! Transmissões televisivas, bilheteira nos melhores jogos e contratos publicitários que se conseguem com base nas participações nas competições europeias.

Sabes quanto rendeu o jogo Braga-Bayern na TV?? Sabes quanto rendeu ter 3000 ingleses a um preço na ordem dos 60€, no jogo Braga - Tottenham, o ano passado? Não? Tenta descobriri e vais perceber o quão importante é participar na UEFA.

Calha num grupo onde te saia na fase de grupos tipo 2 equipas de leste fora, ou da Europa mais a leste, e em casa equipas que não sejam Inglesas e tu vais ver o € que dá...

Krak

Pois é, mais uma vez deram-nos o bacalhau....

Já cheira a podre....

Mas não deixa de ser justo o resultado....

Na 2ª mão não se exige que passemos mas que ganhemos o jogo.

E pro ano há mais.... será?????

Olho Vivo

Foi uma partida com um grande sabor a frustração, com um resultado que não reflecte o que se passou em campo. Não estou desiludido com a exibição, creio que os jogadores estiveram à altura do adversário e não desprestigiaram o nome do clube. A derrota também faz parte da vida mesmo quando damos o nosso máximo, seja porque enfrentámos quem é mais forte do que nós, seja porque cometemos erros inadvertidos demasiado penalizadores. Creio que ontem os erros pesaram mais do que o valor do adversário, o que só aumenta o nosso sentimento de frustração. É que este Werder Bremen, por muito forte que seja no plano ofensivo, era mesmo, em minha opinião, uma equipa ao alcance do melhor Braga...

O Braga apresentou-se, no plano táctico, num 4-4-2, com um meio-campo em losango mas com o vértice direito – Frechaut - mais aberto (como assinalou bem o Vlad), compensando a tendência de Matheus para cair sobre o flanco esquerdo:

PAULO SANTOS

JOÃO PEREIRA               PAULO JORGE               RODRIGUEZ              C.FERNANDES

CONTRERAS

FRECHAUT                         VANDINHO                   

JORGINHO

                    LINZ                                   MATHEUS


Manuel Machado fez a opção de jogar 10 contra 10, colocando Conterás na marcação directa a Diego. E de facto conseguiu-o. Diego foi completamente anulado... mas também Contreras não jogou! Ora, para mim, foi um erro esta opção. Concordaria com a opção (e disse-o aqui várias vezes no tópico de lançamento da partida) caso Contreras tivesse a missão de, sempre que necessário, se juntar aos centrais, acompanhando a presença de dois avançados (e vários médios) na área e procurando compensar o nosso défice (atroz) no jogo aéreo. Se a ideia era "eliminar" Diego, essa missão nunca deveria implicar o despovoamento da "cabeça da área". Diego, recuando várias vezes no terreno e arrastando consigo Contreras, conseguiu abrir espaço muitas vezes nessa zona, facto não compensado pelos restantes médios – Frechaut e Vandinho. E aqui residiu uma das razões para algum desequilíbrio defensivo que patenteámos ao longo de todo o encontro. Deveríamos ter jogado com as linhas mais juntas, com o meio-campo mais próximo da linha defensiva, aceitando o avanço da equipa do Werder para depois sair em velocidade para o contra-ataque, aproveitando a (extrema) vulnerabilidade dos alemães sobretudo em lançamentos nas costas dos laterais. Neste sentido, não me parece que a opção por Linz neste esquema fosse a mais indicada. Pese alguma mobilidade para um avançado com as suas características, a Linz não se pode pedir que partindo de uma ala, arranque em diagonais para a baliza com a bola controlada, em velocidade e forçando o um contra um com os centrais. Linz é mais estático, mais finalizador. MM optou por Linz, apostando nas subidas de João Pereira e em alguma compensação de Frechaut, mas a verdade é que fomos pouco ameaçadores por esse flanco, sobretudo no primeiro tempo.

A equipa, contudo, assumiu uma postura mais temerária e jogou no campo todo. Jogou olhos nos olhos com o adversário, permitindo espaço entre linhas por onde os médios alemães se infiltravam, criando perigo sobretudo sempre que os cruzamentos ou segundas bolas sobravam para a entrada da área. Em contrapartida,, também nós fomos capazes de colocar a nu as fragilidades defensivas do adversário, criando perigo em muitas ocasiões, duas delas terminando em grandes-penalidades.

Assim, na primeira parte a diferença foi feita pela eficácia e... pela propensão ao erro. Começar um jogo desta importância com um golo sofrido a frio, ainda por cima evitável (dois homens na barreira!? golpe de vista!?), não augurava nada de bom. Mas nesse momento, quando eu pensaria que iríamos assistir a um descalabro, a equipa mostrou maturidade e não se perturbou. Continuou a jogar o jogo pelo jogo, sem descontrolo emocional e mesmo com uma grande-penalidade desperdiçada, mesmo com um segundo golo sofrido (este sim, expondo as fragilidades do nosso posicionamento táctico), nunca me pareceu uma equipa perturbada e à deriva. Ameaçou sempre a baliza adversária, tendo conquistado mais uma grande-penalidade em mais um lance em que Matheus ganhou as costas da defensiva contraria. Como é evidente, falhar dois castigos máximos em cerca de meia hora não lembraria ao mais pessimista. Enfim, saímos para o intervalo com um resultado que não espelhava, nem de perto nem de longe o que se havia passado no relvado.

Apenas para ilustrar o meu ponto de vista, quanto ao erro que foi o excessivo adiantamento do nosso meio-campo, reparem no lance do segundo golo sofrido. Hugo Almeida sai da grande área, arrastando consigo um dos centrais (salvo erro, Rodriguez) e quando se vira e cruza rasteiro... há mais jogadores do Werder Bremen do que defensores do Braga!!!! Os alemães tinham cinco homens dentro da grande área  (o avançado Rosenberg e todos os seus médios!) para os nossos restantes três defesas e Contreras). Não pode acontecer a superioridade numérica do adversário dentro da nossa grande-área!!!! Faltou o recuo atempado quer de Vandinho quer de Frechaut. Esteve aqui um dos motivos para a nossa exibição defensivamente desequilibrada.

A segunda parte foi muito diferente. O Werder Bremen recuou um pouco as suas linhas, procurou gerir melhor a sua posse de bola e obrigou-nos a assumir mais o jogo. Nessas circunstâncias, tivemos muito maiores dificuldades porque nos falta qualidade de passe e saber gerir com paciência a posse de bola. Tivemos menos ocasiões para o contra-ataque (com a equipa adversária mais recuada) se bem que tenha pairado sempre a possibilidade de marcarmos (tamanha a fragilidade defensiva do adversário). Talvez por isso MM não tenha nunca mexido na estrutura porque o 2-1 seria um resultado que, em vista do que mostrou o Werder Bremen, seria possível reverter na Pedreira. Contudo, a verdade é que, em termos de oportunidades de golo, na segunda parte, o terceiro golo dos alemães esteve mais próximo do que o nosso golo, fruto da esmagadora superioridade alemã no jogo aéreo. Esta é aliás uma lacuna muito grave da nossa equipa que com o actual plantel não me parece fácil resolver. Cantos e livres indirectos nas faixas laterais são um suplício... O terceiro golo, ainda que tendo origem numa grande-penalidade inexistente (mas que em lance corrido parece existir), é apenas um exemplo da nossa dificuldade em lidar com o futebol aéreo do adversário. Foi uma machadada tremenda no ânimo de todos (jogadores e adeptos), mais que na eliminatória que provavelmente estaria, mesmo com 2-0, comprometida...


Do ponto de vista individual:

Paulo Santos: algumas grandes defesas mas demasiados erros graves, um deles talvez decisivo, ao originar um golo na nossa baliza logo aos quatro minutos. Não se entende como a barreira só tem dois homens... e golpe de vista!? Errar aceita-se desde que não haja desleixo. Assim, não. Penso que a brincadeira que originou o quarto golo no Dragão já lhe deveria ter valido o banco. Esta apenas reforça a minha ideia. Oportunidade para Pawel.

João Pereira: creio que está em perda física. Cometeu mais erros no passe do que o costume, nem sempre teve discernimento. Tentou um corte arriscadíssimo desviando a bola para o meio da área, felizmente para os pés de Paulo Jorge. Contudo, a sua exibição, ao contrario da equipa, foi de menos a mais. Algumas cavalgadas ao seu estilo apenas na segunda parte...

Carlos Fernandes: exibição cinzenta, muito condicionada pelas suas obrigações defensivas. Não comprometeu... até ao último minuto dos descontos. É certo que responsabilizar um jogador por uma falta que não terá cometido não é justo. Mas não se pode saltar com o braço no ar. É que a mim, a primeira impressão que tive foi a de que era mesmo grande-penalidade...

Paulo Jorge: dos poucos homens capazes de ganhar lances de cabeça aos adversários. Não me parece contudo estar num bom momento. Alguns cortes atabalhoados e algumas faltas escusadas prejudicaram a sua exibição.

Rodriguez: pareceu-me melhor que Paulo Jorge, muito bem com a bola à flor da rela e quando solicitado em velocidade. Mais dificuldades no jogo aéreo... e uma grande-penalidade cometida (ainda que à primeira vista não me tivesse parecido ).

Contreras: se a missão era secar Diego... exibição sem mácula. Creio contudo que foi um desperdício inutilizar Contreras desta forma. É um jogador com inteligência e que sabe sair a jogar. Fez um excelente teste na posição de trinco frente ao Aves, sem que tenha estado em funções de marcação ao homem. Foi substituído, creio, por uma questão de cautela (cartão amarelo).

Frechaut: teve uma primeira parte cinzenta, muito descaído sobre a direita e muitas vezes apanhado em contra-pé quando o Werder saía para ataques rápidos. Melhorou na segunda metade, de volta às suas funções habituais, impondo o físico e a sua capacidade posicional. Pena nem sempre o primeiro passe ter saído bem.

Vandinho: ao contrario do que para aqui li, penso que esteve globalmente bem. É verdade que, tal como Frechaut, foi algumas vezes "apanhado com as calças na mão"  mas isso, do meu ponto de vista sucedeu porque fomos excessivamente temerários. Assumiu na primeira parte uma posição mais central do que Frechaut, uma vez que Matheus, à sua frente, tinha natural tendência para cair para a ala esquerda.  Na segunda metade, procurou surgir mais vezes na frente. Numa delas, ganhou bem as costas ao lateral-direito alemão, fazendo um passe soberbo(!) para Linz, em esforço, desperdiçar. Já se sabe que o passe é uma pecha, mas ontem até nesse capítulo esteve melhor. Agora, não se pode pedir ao actual Vandinho que seja o de antigamente. A intensidade e a velocidade que impõe ao seu futebol já não é a mesma... nem pode ser...

Jorginho: com liberdade para deambular pela frente em apoio a Matheus e a Linz, naquela que será a sua posição por vocação, não fez um jogo brilhante (longe disso). Procurou aqui e ali desequilibrar mas os duelos individuais também não lhe saíram bem. Foi pena porque me parece que este tipo de jogo é talhado para as suas características. Acresce a isto a penalidade falhada...

Matheus: bom jogo, sobretudo no primeiro tempo, em que ganhou muitos duelos individuais com os defesas adversários, aproveitando também as avenidas que a defesa do Werder Bremen ia abrindo, sobretudo na faixa esquerda. Faltou-lhe um parceiro com características semelhantes na outra faixa, com quem pudesse fazer constantes trocas posicionais, de forma a baralhar a defensiva contraria (o que não seria difícil). Quebrou muito de rendimento na segunda metade, quer pelo recuo do adversário quer por alguma quebra física, o que ditou a sua substituição.

Linz: não fez um mau jogo. Foi móvel, dentro do que são as suas características, mas evidentemente tem a tendência para estar sempre perto da baliza adversária. Creio que não era disso que ontem precisávamos. Deu sempre trabalho à defensiva contrária: "cavou" uma grande penalidade (que falhou), e rematou sempre que pôde, algumas vezes com grande perigo (duas vezes às malhas laterais). A grande-penalidade desperdiçada penaliza a sua exibição.

Stélvio: entrou com "ganas" mas precisa de moderar os seus ímpetos. Jogou no vértice direito do losango (e não como extremo como aqui li), mas com instruções de se integrar no ataque sempre que pudesse. Pena que tenha tentado ludibriar o árbitro, procurando uma (terceira!?) grande-penalidade, quando poderia tentar visar com perigo a baliza após uma excelente recepção com o peito. Está ainda um pouco "verde"...

Wender: percebe-se a sua entrada quando o Werder recuara as suas linhas. Precisávamos de um "abre-latas", numa altura em que Matheus tinha perdido um pouco do seu fôlego. Contudo,  Wender não conseguiu entrar no jogo...

Jaílson: substituiu Jorginho, talvez procurando uma maior presença na área. Mas a equipa já revelava pouca capacidade de se chegar à frente e... foi mais um que passou ao lado do jogo.


Uma última nota para dizer que, olhando para os últimos jogos, é impressionante o número de vezes que erros individuais ditam derrotas ou empates comprometedores. Todos têm direito ao erro desde que este não decorra de desleixo ou falta de concentração. Mas não se pode deixar instalar uma cultura de desresponsabilização individual, até por respeito com TODOS os profissionais que fazem parte do plantel. Isto é algo que jogadores, responsáveis técnicos (e bem assim, a outro nível, dirigentes) devem ter sempre presente. E o mesmo se aplica aos adeptos, sempre prontos a responsabilizar técnicos e nunca jogadores. E responsabilizar não significa etiquetar ninguém de mau profissional. Significa reconhecer que num plantel há várias alternativas e que se um jogador dá mostras de continuada má forma ou reiteradamente comete erros atribuíveis a faltas reiteradas de concentração ou desleixo, há colegas que podem fazer com competência as suas funções que os obrigarão a redobrar esforços para voltar a merecer a confiança dos responsáveis técnicos.

Aos jogadores na sua globalidade, cumpre-me dizer, apesar de tudo, que não envergonharam o clube. Não entro no coro dos que dizem que não deram tudo ou não tiveram ambição. Pelo contrário, o vosso trabalho merecia mais, mas há que redobrar esforços e olhar em frente, pensar ganhar ao V.Setúbal e depois jogar o jogo pelo jogo frente aos alemães, sem pressões de espécie alguma e mostra que o resultado de ontem não fez jus ao vosso esforço.

FORÇA BRAGA!

Satmar

Na Home Page do nosso SuperBraga aparece: Que Raio de Jogo! é verdade, jamais o irei esquecer, vou lembrá-lo como mum dos jogos mais tristes e arrepiantes a que assisti. Custa ver o nosso Braga a auto destruir-se, é a minha opinião. Podemos arranjar mil e uma desculpas, mas isto não vai mudar com facilidade.Custa-me dizer, mas se no tempo de J.Costa batemos no fundo, agora já o perfurámos.Só com muita união de balneário, o que não há garanto-vos, e com um treinador que não este, e com muito tempo, as coisas mudarão. Pr agora resta-nos sofrer dia a dia, ver o Nosso Mágico a cair, mas sempre com a confiança que um dia VAMOS GANHAR, e apartir daí a força anímica vai aparecer, mas para isso SUEM AS CAMISOLAS.
FORÇA BRAGA!!!!