News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

Hora de apagar más memórias

Embalado por quatro vitórias seguidas, o SC Braga está de visita à cidade ucraniana de Zaporizhya, sabendo que esta quinta-feira tem tudo para ser o dia em que se quebra uma malapata contra equipas deste país (dez jogos, zero vitórias) e em que se ajustam contas contra um adversário de má memória.

Em 2018 o Braga foi eliminado pelo Zorya no caminho para a Liga Europa

Foi há pouco mais de dois anos que os bracarenses se deixaram surpreender contra um underdog ucraniano que nem precisou de vencer qualquer dos dois jogos para afastar a então equipa de Abel Ferreira da rota europeia.

Os tempos são outros, o Braga está mais do que avisado para os perigos deste Zorya e vem de triunfos vitais na entrada em cena na Europa e ainda no eterno dérbi minhoto. O momento é positivo, bastará que a equipa dê sequência e não se deixe surpreender como dessa vez.

Duas incógnitas até à hora de jogo

A jogar a 400 quilómetros da cidade de origem, Luhansk, devido aos conflitos no leste da Ucrânia, o Zorya chega a esta prova depois de ter sido terceiro classificado da Liga. Desde essa eliminatória de 2018 houve muitas mudanças no plantel, tanto que os autores dos golos contra o Braga já por lá não andam. Nem anda o treinador, pertencendo agora o cargo ao antigo internacional ucraniano Viktor Skrypnyk, um homem com longo histórico em vários escalões do Werder Bremen.

Se as condições atmosféricas não deverão ser preocupação (a temperatura não será muito diferente da sentida em Braga por estes dias), as qualidades desta equipa do Zorya são suficientes para que o Braga encare este jogo com um otimismo muito cuidadoso. Os ucranianos não começaram bem o campeonato nacional, mas têm vindo a recuperar terreno, estão agora no 7º lugar e chegam a este jogo depois de uma goleada caseira por 4x0. Antes disso houve uma derrota relativamente natural em Leicester (3x0).

Galeno é uma de duas dúvidas para o encontro

Carlos Carvalhal pode bem acreditar no triunfo, até porque grande parte do plantel está disponível e viajou para a Ucrânia, ao contrário do que acontece com a equipa da casa, que tem várias lesões. Nesta altura há apenas duas dúvidas por esclarecer na equipa bracarense até à hora do jogo: Galeno e Schettine, ainda algo condicionados na véspera e que terão de esperar até ao dia de jogo para saber se entram em campo.

Depois do triunfo na primeira jornada contra o AEK, a equipa do Braga sabe que uma vitória na primeira deslocação poderá ser ainda mais importante para as contas finais e para ambicionar o apuramento num grupo em que, para já, acompanha o Leicester como um dos dois principais candidatos.

Quinta, 29 Outubro 2020 - 17:55

Slavutych Arena

Giorgi Kruashvili

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=301851

Lipeste

Antevisão: SC Braga quer quebrar 'malapata' frente às equipas ucranianas

O Sporting de Braga desloca-se, esta quinta-feira à Ucrânia onde vai medir forças com o quase desconhecido Zorya.


Já se sabe que os bracarenses entraram com o pé direito na fase de grupos da Liga Europa depois da vitória gorda frente aos gregos do AEK e o conjunto orientado por Carlos Carvalhal dar continuidade ao bom momento. O Zorya tem tido ultimamente um percurso algo irregular, depois de ter arrancado com o pé esquerdo a fase de grupos, ao ser derrotado fora de portas frente ao Leicester City por 3-0. Espera-se ainda assim um bom encontro entre duas equipas que privilegiam a posse de bola.

Momento de forma das duas equipas

Analisemos portanto os momentos de forma das duas equipas: Nas últimas oito partidas, o Zorya somou apenas duas vitórias, obtidas ambas na Liga ucraniana. No último fim de semana derrotou o Rukh Vynnyky (4-0) e no final de setembro impôs-se frente ao FC Lvic, numa goleada fora de portas por 5-0. Os ucranianos somaram três derrotas, frente ao Leicester City (3-0), Mariupol (0-1) e Desna (3-1). Empates foram três: Frente ao Kolos Kovalivka (1-1), Dínamo Kiev (1-1) e Shakhtar Donetsk (2-2). Nessas oito partidas, o Zorya apontou 14 golos e sofreu 11. Na Liga ucraniana ocupa o 8.º lugar com nove pontos em sete partidas. Já o Sporting de Braga vem de quatro triunfos consecutivos: Frente ao V. Guimarães (0-1), AEK (3-0), Nacional (2-1) e Tondela (0-4). Na Liga NOS, os bracarenses já somaram duas derrotas, nos embates contra o Santa Clara (0-1) e FC Porto (3-1). No campeonato português, os arsenalistas apontaram até ao momento oito golos e sofreram cinco. Na Liga Europa, lideram o grupo G, com três pontos, depois da vitória frente aos gregos, os mesmos do Leicester. Galeno, Ricardo Horta e Paulinho fizeram os golos dos bracarenses.

Histórico do confronto entre as duas equipas

São fáceis de analisar os embates entre as duas equipas, já que SC Braga e Zorya só se encontraram por duas vezes nas competições europeias. Os dois confrontos tiveram lugar na pré-eliminatória da Liga Europa, onde o SC Braga acabou por cair com alguma surpresa na temporada de 18/19. Na 1.ª mão, empate a uma bola no terreno dos ucranianos. Já em Portugal, e apesar da vantagem lusa na eliminatória, o Zorya arrancou um empate a duas bolas, resultado que permitiu à equipa de leste da Europa seguir em frente na eliminatória. Em dez encontros frente a equipas ucranianas, o Sporting de Braga nunca venceu: Em dez jogos somou quatro empates e seis derrotas.

Ausências e dúvidas

Na conferência de antevisão da partida, o treinador Carlos Carvalhal confirmou que Gaitán pode ser aposta para o encontro na Ucrânia. Disse ainda que não é certo que Galeno e Schettine possam ser opção para o encontro. De resto, o técnico chamou 25 jogadores para o encontro, sendo que a única ausência é a de Hernâni, jogador de 19 anos da equipa B.

O que dizem os intervenientes

Na conferência de imprensa de antevisão da partida, o treinador do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal antevê "dificuldades" no reduto dos ucranianos, sublinhou no entanto que o objetivo passa por vencer.

"Na altura do sorteio, disse que esta era uma equipa que não dizia muito a Portugal, mas a competência é muito alta, o Zorya é uma boa equipa, forte. Estamos à espera de dificuldades, tem os seus pontos fortes e fracos, como todas as equipas do mundo, e vamos ter de estar muito concentrados durante os 90 minutos para conseguir vencer, que é o nosso objetivo", referiu o técnico.

Também no lançamento do encontro, Ricardo Horta, jogador bracarense comentou o facto do SC Braga ter sido eliminado pelos ucranianos na temporada passada.

"Sabemos disso, que o balanço não está a nosso favor, mas queremos acabar com essa malapata e, se entrarmos muito fortes em jogo, vamos conseguir terminar com esse ciclo sem vencer as equipas ucranianas", disse Ricardo Horta.

O avançado referiu também que os bracarenses estão empenhados em quebrar o ciclo negativo: "Sabemos disso, que o balanço não está a nosso favor, mas queremos acabar com essa malapata e, se entrarmos muito fortes em jogo, vamos conseguir terminar com esse ciclo sem vencer as equipas ucranianas", acrescentou.

Sporting de Braga e Zorya defrontam-se a partir das 17:55 de quinta-feira, no Estádio Zaporizhya City, em Zaporizhya, na Ucrânia, jogo que será arbitrado pelo georgiano Giorgi Kruashvili.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/sc-braga-quer-quebrar-malapata-frente-as-equipas-ucranianas

Lipeste

Bracarenses com péssimos registos frente a ucranianos

10 curiosidades sobre o Zorya x SC Braga



O SC Braga cumpre o primeiro jogo oficial de 2018/19 na Ucrânica frente ao Zorya, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Conheça as principais curiosidades do encontro.

Zorya e SC Braga protagonizam duelo inédito: é a primeira vez que as duas equipas se defrontam.

O Zorya nunca defrontou uma equipa portuguesa.

A equipa ucraniana soma três derrotas consecutivas nas competições europeias.

Para além de ter perdido os três últimos jogos nas competições europeias, o Zorya não marcou qualquer golo.

Este é já o quarto jogo da época para o Zorya. Até ao momento, conseguiu todos os resultados possíveis.

O SC Braga já disputou oito jogos frente a equipas ucranianas – e nunca venceu (dois empates e seis derrotas).

A equipa bracarense perdeu os quatro últimos jogos disputados frente a equipas ucranianas.

A jogar em solo ucraniano, o SC Braga soma três derrotas e um empate.

O único jogo que o SC Braga não perdeu na Ucrânia foi em 2010/11, nos quartos de final da Liga Europa, quando conseguiu um empate a um golo.

O autogolo de Gusev nesse jogo disputado em abril de 2011 foi o único dos bracarenses na Ucrãnia

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=227967


PEDRØ XVI

Quote from: Lipeste on 29 de October de 2020, 10:15
Bracarenses com péssimos registos frente a ucranianos

10 curiosidades sobre o Zorya x SC Braga



O SC Braga cumpre o primeiro jogo oficial de 2018/19 na Ucrânica frente ao Zorya, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Conheça as principais curiosidades do encontro.

Zorya e SC Braga protagonizam duelo inédito: é a primeira vez que as duas equipas se defrontam.

O Zorya nunca defrontou uma equipa portuguesa.

A equipa ucraniana soma três derrotas consecutivas nas competições europeias.

Para além de ter perdido os três últimos jogos nas competições europeias, o Zorya não marcou qualquer golo.

Este é já o quarto jogo da época para o Zorya. Até ao momento, conseguiu todos os resultados possíveis.

O SC Braga já disputou oito jogos frente a equipas ucranianas – e nunca venceu (dois empates e seis derrotas).

A equipa bracarense perdeu os quatro últimos jogos disputados frente a equipas ucranianas.

A jogar em solo ucraniano, o SC Braga soma três derrotas e um empate.

O único jogo que o SC Braga não perdeu na Ucrânia foi em 2010/11, nos quartos de final da Liga Europa, quando conseguiu um empate a um golo.

O autogolo de Gusev nesse jogo disputado em abril de 2011 foi o único dos bracarenses na Ucrãnia

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=227967
Esta noticia é de 2018/2019
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Lipeste


Prognóstico Zorya Luhansk Braga

Zorya Luhansk e Braga medem forças no Slavutych‑Arena, num encontro para esta fase da UEFA Europa League (Fase de grupos). Nos últimos 3 anos apenas há registo de 2 confrontos diretos entre estas duas equipas: um a 16‑08‑2018, que terminou com um empate por (2‑2), e o mais recente a 09‑08‑2018, que terminou com um empate por (1‑1).

Análise do Zorya

A equipa da casa disputa o segundo jogo no Grupo G, depois de ter perdido por (3‑0) no seu primeiro jogo, contra o Leicester City. No último jogo que disputou, para a Premier League, ganhou ao Rukh Vynnyky em casa por (4‑0). Nos últimos 10 jogos em casa o Zorya Luhansk regista 4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos.

O conjunto do Zorya Lugasnk parte para este jogo motivado depois de um grande triunfo, por 4-0, na receção ao Rukh Vynnyky, em jogo a contar para o Campeonato da Ucrânia. De salientar que os caseiros perderam o primeiro jogo na fase de grupos da Liga Europa, frente ao Leicester por 3-0. Neste jogo antevê-se que o treinador Viktor Skripnik atue à imagem do último encontro, ou seja, o 4-3-3, privilegiando a organização do seu bloco e os sucessivos contra-ataques pelos corredores, explorando da melhor forma o espaço nas costas do adversário. Vladyslav Kochergin é o grande goleador do Zorya Lugasnk com 4 golos assinados. Para este jogo o comandante da casa não pode contar com Zauri Makharadze devido a problemas físicos.

Análise do Sporting Braga

A equipa visitante disputa o seu segundo jogo do Grupo G, depois de ter ganho por (3‑0) no seu primeiro jogo nesta fase de grupos, contra o AEK Athens. No último jogo que disputou, para a Primeira Liga, ganhou ao Vitória Guimarães fora por (0‑1). Nos últimos 10 jogos como visitante o Braga ganhou 4, empatou 1 e perdeu 5. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos. Há 1 período em destaque nos últimos 4 encontros disputados como visitante para todas as competições: marcou 5 dos seus 6 golos entre os minutos (16'‑30').

A turma do Sporting Braga arranca para este jogo muito motivado depois de uma grande vitória, por 0-1, na viagem ao terreno do eterno rival Vitória SC: o único tento da partida foi marcado por Ricardo Esgaio. De salientar que os bracarenses entraram na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o AEK Atenas por 3-0. Nesta viagem ao terreno do Zorya, o comandante Carlos Carvalhal deve atuar no habitual 4-4-2 sendo Ricardo Horta e Paulinho as referências mais ofensivas da equipa visitante. Por outro lado, Galeno é o goleador do Braga nesta temporada com 3 golos assinados. De fora deste jogo está Rui Fonte devido a lesão.

Sugestão de Aposta:

(...)

em: https://www.academiadasapostas.com/stats/match/europa/uefa-europa-league/zorya/sporting-braga/o1qZpBwp1Qn5B/preview

Lipeste

O regresso de um carrasco atravessado na garganta

O destino quis que Zorya e SC Braga se voltassem a encontrar duas épocas depois, num adversário da má memória para os arsenalistas. Em agosto de 2018, a equipa então orientada por Abel Ferreira foi surpreendida pela capacidade dos ucranianos e acabou eliminada da terceira pré-eliminatória da Liga Europa devido aos golos fora de casa, após dois empates. Uma rara mancha negra nas recentes campanhas internacionais dos minhotos.

Com duelo agora marcado na fase de grupos, o Zorya apresenta-se uma equipa diferente e, talvez, com menos talento individual após a saída do núcleo de brasileiros. Porém, a competitividade e capacidade de chegar de forma perigosa ao ataque continuam a ser características que colocam o SC Braga em sentido de alerta.

Conforto com bola e boa organização

Liderado pelo técnico Viktor Skrypnyk, o conjunto ucraniano apresenta um ADN vincado num 4x4x2 losango, com os médios alas a jogarem bastante por dentro. Por isto, os laterais têm muita liberdade e espaço para subir, sendo bastante importantes na manobra ofensiva do Zorya. O trinco Dmytro Ivanisenya é o grande estabilizador de uma equipa que procura ter bola, independentemente do adversário.

Zorya causou grande surpresa em Braga

A mobilidade é outro dos pontos mais recorrentes desta equipa. Normalmente, os três médios mais ofensivos e a dupla de ataque trocam bastante de movimentos, na aposta em confundir as marcações adversárias. Isto leva a alas aparecerem a finalizar na área adversária ou um atacante vir atrás para organizar jogo com regularidade. O experiente Oleks Gladkiy acaba por ser a referência mais fixa dos ucranianos, sendo um atleta muito virado para a finalização.

Defensivamente, o Zorya gosta de pressionar alto e não deixar os adversários terem bola com facilidade. A velocidade dos jogadores mais recuados permite à equipa atuar com linhas avançadas, num conjunto muito solidário neste tipo de momentos. A concentração e as bolas paradas são áreas onde os ucranianos têm tendência a ceder e que o SC Braga deve explorar com os seus argumentos mais fortes.

Nos duelos mais complicados do não muito competitivo campeonato ucraniano, o Zorya deixou boas imagens nos embates já realizados esta época frente a Shakhtar Donetsk e Dynamo Kiev, ao conseguir arrancar dois empates. Na estreia europeia de 2020/21, a equipa de Viktor Skrypnyk não teve argumentos para a intensidade do Leicester City, num jogo onde a equipa cometeu vários erros infantis.

Ponto Forte
Capacidade de remate


Uma das principais armas ofensivas dos ucranianos. Através de combinações e tabelas, o Zorya tem facilidade em colocar elementos atacantes com espaço em zona de tiro, com vários atletas a destacarem-se neste aspeto. Esta época, já vários tentos surgiram desta forma.

Ponto Fraco
Lucidez


O Zorya é uma equipa com capacidades técnicas e de organização que permitem à equipa ter bola em qualquer cenário. Porém, o entusiasmo acaba por ser demasiado em algumas ocasiões, com os homens de Viktor Skrypnyk a subirem demasiado no terreno e serem apanhados em contra-ataque, mesmo contra adversários teoricamente mais fortes.

HISTÓRIA
Humildade que procura aproximar-se dos gigantes


O clube foi reativado e assumiu o nome atual em 1964, após anos de instabilidade no pós-segunda guerra mundial. A década de 70 teve algum sucesso, mas o emblema acabou por perder impacto e não ter grande relevo. Atualmente, o Zorya vive uma fase muito positiva da sua história ao assumir um espaço deixado pela queda de Dnipro e Metalist: estar no nível mais próximo dos dois gigantes do futebol ucraniano, Shakhtar e Dynamo. 

A ESTRELA
Vladyslav Kabaev


Na sua quarta época no Zorya, o médio ofensivo/avançado tem tido uma passagem sempre a crescer pelo clube. Dinâmico e com um belo pé esquerdo, muito do jogo dos ucranianos passa pela sua cabeça. Nota também para a sua excelente capacidade de remate, que o torna num atleta perigoso e a quem não se deve dar espaço

O TREINADOR
Viktor Skrypnyk


O antigo internacional ucraniano passou vários anos na estrutura do Werder Bremen, onde em 2015 teve a oportunidade de assumir o comando da equipa principal do conjunto germânico. Após uma curta passagem pela Letónia, assinou pelo Zorya na última época e trabalha para continuar a aproximar o clube dos gigantes do país

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=301830

Lipeste

FIFA 21 | Esgaio, Guerreiro e Lopes na equipa da semana [emoji294]

O FIFA 21 não pára de olhar para a Liga NOS e para os portugueses que jogam lá fora, na hora de destacar os jogadores que, semanalmente, mais se evidenciam. A EA Sports, criadora do famoso videojogo, realçou as prestações de três jogadores lusos: a de Ricardo Esgaio, no dérbi do Minho entre Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, na "Cidade Berço"; a de Anthony Lopes, pelo Lyon; e também a de Raphäel Guerreiro, ao serviço do Dortmund.

Esgaio foi uma das figuras do triunfo "arsenalista" em casa do grande rival. O lateral foi mesmo o autor do golo visitante, sendo um perigo a atacar – dois passes para finalização e quatro valiosos (certos, a menos de 25 metros da baliza contrária) – e um garante de segurança a defender, com quatro desarmes na sua conta. Preencheu todo o corredor direito com energia e critério, como lhe é hábito.


A brilhar em França e na Alemanha

Anthony Lopes não realizou uma exibição de encantar, mas esteve em bom plano na goleada que o Lyon impôs ao Mónaco, de Florentino Luís. O guardião realizou quatro defesas, duas delas a remates já no interior da sua grande área, apontou uma saída pelo solo eficaz e acertou seis de 13 passes longos.



Quanto a Guerreiro, o esquerdino do Dortmund fez uma exibição de encher o olho no dérbi do Ruhr, ante o Schalke de Gonçalo Paciência, que a sua equipa venceu por 3-0. O português fez uma assistência em três passes para finalização, 12 passes progressivos certos, completou quatro de cinco tentativas de drible e registou três intercepções.

Parabéns Ricardo , Anthony e Raphäel!

em:
https://goalpoint.pt/fifa-21-esgaio-guerreiro-e-lopes-na-equipa-da-semana_97626

Lipeste

Jogador do mês | Galeno prova que o banco não é para ele [emoji294]

T reinador novo, métodos e sistemas diferentes, a mesma "música". Já na época passada o Sporting de Braga teve cinco técnicos, diversos modelos de jogo, e nem por isso a equipa deu mostras de quebra, recuperando o terceiro lugar. Um dos protagonistas de 2019/20 na Pedreira foi Wenderson Galeno e nem o novo treinador (Carlos Carvalhal) nem a perda inicial da titularidade tiveram qualquer impacto na produtividade do brasileiro.

O arranque de Liga pode ter sido tímido e a partir do banco, mas Galeno chega ao fim dos primeiros cinco jogos como Jogador do Mês GoalPoint Ratings, referente a Setembro e Outubro, o melhor no universo de futebolistas com mais de 300 minutos de utilização. Enquanto Carvalhal o colocou no banco o Braga baqueou. A partir do momento em que o "mister" lhe deu a titularidade os "gverreiros" venceram sempre e Galeno somou golos, assistências, passes, dribles e outros registos que lhe valeram um rating acumulado de 7.73, o melhor registo individual do arranque 20/21.

No período em análise, Galeno fez dois golos e outras tantas assistências (um peso de 57% nos golos do Braga, somando tentos e passes para golo, enquanto esteve em campo), mas a sua qualidade estendeu-se muito para lá deste factor. Ainda que tenha disputado apenas 68% dos minutos possíveis nas primeiras jornadas, o brasileiro foi o segundo jogador da Liga NOS com mais passes para finalização em termos absolutos. Foram 11 no total (3,2 em média por 90 minutos), com destaque para os quatro realizados na terceira jornada e os cinco na quarta. E também foi o segundo atleta com mais acções com bola na área contrária, apenas atrás das 39 de Jesús Corona.

Curiosamente menos propenso ao drible do que aquando da eleição semelhante obtida em 19/20, Galeno tentou ainda assim o drible em 14 ocasiões, com sucesso em oito (57% de eficácia). Outro aspecto em destaque no jogo de Wenderson é o número de passes ofensivos valiosos (a menos de 25 metros da baliza contrária) que acumula: foram 19 nos 306 minutos jogados. Sendo um extremo, o ex-Porto não enjeita o cruzamento sempre que pode, sabendo que na área tem um cabeceador de qualidade em Paulinho. Galeno é, nesta altura, o jogador da Liga com mais cruzamentos de bola corrida por 90 minutos (5,3), acima de um dos "reis" do cruzamento do futebol português, Ricardo Quaresma (5,2), embora não ultrapasse os 17% de eficácia, uma eficácia um pouco abaixo da média.

Recital em Tondela, pesadelo para o Nacional

O ponto alto nestes cinco desafios aconteceu à terceira jornada. O Braga vinha de duas derrotas seguidas, por 3-1 na visita ao FC Porto e por 1-0 na recepção ao Santa Clara. As dúvidas começaram a surgir sobre a época "arsenalista", mas na deslocação a Tondela, os comandados de Carvalhal deram uma demonstração de poder e qualidade. Vitória por 4-0 e um "virar de mesa" para a equipa, sob a batuta de Galeno, na sua primeira titularidade.

Os "statscards" das duas melhores exibições de Galeno nestas 5 jornadas



Nesta partida o extremo apontou dois golos em três remates, dois deles enquadrados. Além do bis, uma assistência, nos tais quatro passes para finalização que falámos anteriormente, mais quatro passes valiosos e cinco acções com bola na área beirã. E desengane-se quem pensa que o brasileiro não ajuda nos processos defensivos, pois foram oito as recuperações de posse ao longo da partida. No final, um extraordinário 9.8, a roçar a perfeição.

Destaque também para a partida em Braga frente ao Nacional, que os minhotos venceram por 2-1. Só a exibição de grande categoria de Fransérgio tirou o MVP GoalPoint a Galeno, autor de uma excelente exibição: um golo, cinco passes para finalização, três dribles eficazes em cinco tentativas, mas também 19 acções com bola na grande área contrária, o número mais alto que um jogador atingiu até ao momento na Liga NOS 20/21 num só encontro – algo bem visível no "heat map" -, mais seis que as 13 de Jesús Corona, do Porto, em casa com o Marítimo.

Notas metodológicas:

O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.

Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.

em: https://goalpoint.pt/jogador-do-mes-galeno-prova-que-o-banco-nao-e-para-ele_97595

Lipeste

Quote from: PEDRØ XVI on 29 de October de 2020, 10:22
Quote from: Lipeste on 29 de October de 2020, 10:15
Bracarenses com péssimos registos frente a ucranianos

10 curiosidades sobre o Zorya x SC Braga



O SC Braga cumpre o primeiro jogo oficial de 2018/19 na Ucrânica frente ao Zorya, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Conheça as principais curiosidades do encontro.

Zorya e SC Braga protagonizam duelo inédito: é a primeira vez que as duas equipas se defrontam.

O Zorya nunca defrontou uma equipa portuguesa.

A equipa ucraniana soma três derrotas consecutivas nas competições europeias.

Para além de ter perdido os três últimos jogos nas competições europeias, o Zorya não marcou qualquer golo.

Este é já o quarto jogo da época para o Zorya. Até ao momento, conseguiu todos os resultados possíveis.

O SC Braga já disputou oito jogos frente a equipas ucranianas – e nunca venceu (dois empates e seis derrotas).

A equipa bracarense perdeu os quatro últimos jogos disputados frente a equipas ucranianas.

A jogar em solo ucraniano, o SC Braga soma três derrotas e um empate.

O único jogo que o SC Braga não perdeu na Ucrânia foi em 2010/11, nos quartos de final da Liga Europa, quando conseguiu um empate a um golo.

O autogolo de Gusev nesse jogo disputado em abril de 2011 foi o único dos bracarenses na Ucrãnia

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=227967
Esta noticia é de 2018/2019
Descubra as diferenças [emoji16]: 

15 curiosidades sobre o Zorya x SC Braga


Zorya e SC Braga defrontam-se pelas 17h55m, em jogo a contar para a 2.ª jornada do Grupo G da Fase de Grupos da Liga Europa, numa partida que será arbitrada pelo georgiano Giorgi Kruashvili. Conheça as principais curiosidades do desafio.

Zorya e SC Braga defrontam-se pela terceira vez. Nos dois jogos realizados, em 2018/19, verificaram-se dois empates


No jogo disputado na Ucrânia entre as duas equipas, verificou-se um empate a um golo


O SC Braga nunca ganhou na Ucrânia: em cinco jogos, soma dois empates e três derrotas


Empate total no histórico de confrontos entre equipas ucranianas e portuguesas na Ucrânia: 28 jogos, 10 vitórias para cada país e oito igualdades


O Zorya vem de uma vitória, a única nos quatro últimos jogos


Nos seis últimos jogos, o Zorya só perdeu um


O Zorya perdeu os quatro últimos jogos realizados na Liga Europa


O Zorya não marcou qualquer golo nos quatro últimos jogos realizados em casa na Liga Europa


O Zorya só ganhou um dos seis jogos realizados em casa na Liga Europa: 2x1 ao Hertha, em 2017/18


O SC Braga soma quatro vitórias consecutivas


O SC Braga só sofreu um golo nos quatro últimos jogos


O SC Braga marcou nos três jogos realizados fora de casa esta época


O SC Braga venceu os três jogos que realizou fora de casa na fase de grupos da Liga Europa na época passada


Ricardo Horta marcou nos dois jogos realizados pelo SC Braga frente ao Zorya


Carlos Carvalhal defronta uma equipa ucraniana pela segunda vez na sua carreira de treinador: em 2011/12, ao serviço do Besiktas, defrontou o Dynamo Kyiv (vitória em casa por 1x0 e derrota fora pelo mesmo resultado)

Quinta, 29 Outubro 2020 - 17:55

Slavutych Arena

em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=301908

Lipeste

Gaitán titular na Ucrânia

Pela primeira vez nesta temporada, o argentino Nicolás Gaitán vai ser titular no conjunto do SC Braga que irá começar o jogo diante do Zorya, para a Liga Europa.

Onze dos bracarenses escolhido por Carlos Carvalhal:

Matheus; Bruno Viana, Raúl Silva e David Carmo; Ricardo Esgaio, Fransérgio, André Castro e Francisco Moura; Nicolás Gaitán, Ricardo Horta e Paulinho.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2020-10-29/sc-braga-gaitan-titular-na-ucrania/866056/471

Lipeste

Sequeira falha jogo do Braga frente ao Zorya por problemas físicos

Lateral-esquerdo fez parte da lista de 25 convocados que viajaram para a Ucrânia


O lateral esquerdo Sequeira ficou de fora da ficha de jogo apresentada pelo técnico Carlos Carvalhal, por motivos de ordem física, para o jogo do Braga, esta quinta-feira, frente ao Zorya, na Ucrânia, solo no qual os guerreiros minhotos nunca triunfaram.

O internacional português, que fora titular no dérbi frente ao Vitória de Guimarães, decorrido no passado fim-de-semana, fez parte da lista de 25 convocados de Carvalhal, mas não vai poder dar o seu contributo na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa.

Além de Sequeira, também o avançado português Rui Fonte ficou de fora dos eleitos do treinador Carlos Carvalhal para enfrentar o Zorya, por ainda estar a recuperar de uma lesão.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/sequeira-falha-jogo-do-braga-frente-ao-zorya-por-problemas-fisicos-12978112.html

Lipeste

Braga triunfa na Ucrânia e continua 100% vitorioso na Liga Europa

Dois jogos e duas vitórias do Braga na fase de grupos da Liga Europa 2020/21


Golos de Paulinho e Gaitán, ainda na primeira parte, valeram ao Braga uma vitória tranquila em casa do Zorya, por 2-1, na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa. A equipa ucraniana marcou ao minuto 96, por Ivanisenia.

A equipa minhota cedo resolveu o jogo com os golos de Paulinho, logo aos três minutos, e do argentino Nico Gaitan, aos 11, em estreia em jogos oficiais pelos bracarenses, de nada valendo aos ucranianos o golo anotado por Ivanisenia, aos 96.

Com esta vitória, o Sporting de Braga reparte a liderança do grupo com os ingleses do Leicester, que hoje venceram em casa dos gregos do AEK Atenas por 2-1, tendo as duas equipas seis pontos e o mesmo número de golos marcados e sofridos, enquanto os outros dois conjuntos do grupo ainda não pontuaram.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/braga-triunfa-na-ucrania-e-continua-100-vitorioso-na-liga-europa-12978820.html

Lipeste

Estreia de sonho de Gaitán no Sp. Braga: dez minutos e um golaço no registo

Argentino precisou de apenas 10 minutos para confirmar aposta


Em estreia absoluta pelo Sp. Braga, Nico Gaitán precisou de apenas dez minutos para aproveitar a chance de Carlos Carvalhal. Diante do Zorya, numa jogada de contra-ataque rápida dos minhotos, o argentino concluiu de forma fantástica, com um remate de letra (ou de bico...) que só parou no fundo da rede. Nico não marcava desde 14 de julho do ano passado, quando fez um golo pelos Chicago Fire diante do FC Cincinnati.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/estreia-de-sonho-de-gaitan-no-sp-braga-dez-minutos-e-um-golaco-no-registo?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

SC Braga derrota Zorya com classe de Paulinho e magia de Gaitán 

Minhotos continuam na liderança do grupo G da Liga Europa


O SC Braga venceu esta tarde o Zorya, por 2-1, em jogo da segunda jornada do grupo G da Liga Europa, realizado na Arena Slavutych, na Ucrânia.

Paulinho abriu o marcador logo aos três minutos, com Nico Gaitán, que se estreou pelos guerreiros do Minho, a ampliar a vantagem aos 11.

Já nos descontos, o Zorya reduziu, por Dmytro Ivanisenya.

O resultado mantém o SC Braga na liderança do grupo, com seis pontos, a par do Leicester, que esta tarde triunfou na visita ao AEK Atenas (1-2).

Crónica no Bancada dentro de momentos.

em: https://bancada.pt/artigos/grandefutebol/sc-braga-derrota-zorya-com-classe-de-paulinho-e-magia-de-gaitan

Lipeste

SC Braga quebra 'malapata' na Ucrânia e soma e segue na Liga Europa

Bracarenses venceram o Zorya por 2-1, com golos de Paulinho e Gaitán, em partida da segunda jornada do grupo D da Liga Europa.

O SC Braga tinha na Ucrânia uma 'malapata' para desmontar. Nunca os bracarenses tinham ganho frente a uma equipa deste país frio e distante. O próprio Zorya era um conjunto de 'má memória' para os bracarenses, já que tinha deixado pelo caminho há duas temporadas os lusos na 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, depois de dois empates, primeiro a uma bola em Braga e depois um 2-2 que custou a eliminação.

Um par de anos volvidos e o SC Braga é outro, mais matreiro e avisado para o que estes quase perfeitos desconhecidos da Europa podem fazer. O momento é de confiança depois de quatro triunfos consecutivos, um dos quais no arranque da fase de grupos frente ao AEK (3-0).

Para a partida frente aos ucranianos, Carvalhal mudou a estrutura da equipa, apostando num sistema a três ou de cinco a defender, com David Carmo, Raúl Silva e Bruno Viana. Mas a grande novidade foi a inclusão de Nico Gaitán no onze, no primeiro jogo oficial do argentino com a camisola dos bracarenses. Duelo pois então frente ao sétimo classificado da liga ucraniana. Estádio com público, pelo menos com o suficiente para se fazer ouvir - Estavam algumas centenas na bancadas.

Equipa com boa dinâmica e simplicidade de processos é assim que define a equipa de Carvalhal. Aplicou essa filosofia logo a abrir, com o golo madrugador de Paulinho. Que melhor forma de começar um embate para as competições europeias. Grande jogada do Sporting de Braga pelo lado direito, com Ricardo Esgaio a assistir para a finalização imperial do dianteiro que já fez suspirar Rúben Amorim.

Que mais poderia querer Carvalhal. Alguns minutos volvidos, aos 11´, novo grande momento de um jogador que respira classe e a quem a técnica não abandona, apesar do andar dos anos. Paulinho a conduzir, Ricardo Horta a colocar no extremo argentino que disparou de forma portentosa para o fundo da baliza.

Os dois tiros na 'espinha' a abrir não atordoaram o Zorya, conjunto pouco dado a dar uma luta por perdida. Tecnicamente inferior ao SC Braga, aos da casa sobrava a fibra e o coração. Matheus foi então chamado a jogo em diversas ocasiões. Primeiro a remate de Nazaryna, depois em tentativa de Kochergin, este último um do mais inconformados do conjunto ucraniano.

À beira do intervalo, Yurchenko quis figurar como herói para os da casa. Primeiro solto na frente, rematou forte, mas sem direção. Já na compensação do intervalo, o mesmo Yurchenko esteve próximo de reduzir o marcador, com a bola a passar a rasar o poste.

O SC Braga segurou com as duas mãos a vantagem ao intervalo. No segundo tempo, os de Carvalhal continuaram a querer controlar a bola, mas era o Zorya a aparecer com mais perigo junto da área. Os ucranianos goleavam no número de cantos, acumulavam situações, mas também o desacerto. Nazaryna, com tudo, esteve perto ao minuto 66´. Seguiu-se Kabayev a criar problemas. Carvalhal mexia no xadrez tentando congelar o jogo, tirando Gaitán e Ricardo Horta e lançando Medeiros e André Horta. A 10 minutos do fim, nova gestão com a saída do 'hiper' importante Paulinho e Castro e as entradas de Schettine e Musrati. Nos últimos 10 minutos, os bracarenses voltaram a querer dizer presente. André Horta ameaçou, num tiro contra a muralha bracarense. Aos 84´, Schettine teve o golo nos pés, mas Vasilj saiu corajoso da baliza. Os arsenalistas acabaram o encontro a mandar, mas o Zorya ainda foi a tempo de reduzir, num pontapé de fora da área de Ivanisenya mesmo ao fechar o pano.

Foi ao 11.º jogo que o Sporting de Braga venceu pela primeira vez uma equipa ucraniana. Com este resultado, os bracarenses lideram o grupo com seis pontos, com os mesmo do Leicester que bateu o AEK por 2-1.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/sc-braga-quebra-malapata-na-ucrania-e-soma-e-segue-na-liga-europa

Lipeste


Zorya Luhansk [emoji739] Braga | "Nota artística" em triunfo minhoto







Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos "arsenalistas" controlar e lidar com o domínio do Zorya Luhansk, que atacou muito, mas só conseguiu reduzir perto do fim, fixando o 2-1 final. Paulinho e Nico Gaitán foram os heróis da partida.

Logo aos três minutos, Ricardo Esgaio arrancou um cruzamento da direita e Paulinho, na grande área, desviou com classe para o 1-0, no primeiro ataque dos portugueses. Aos 11 o grande momento do primeiro tempo. A estrear-se em jogos oficiais pelo Braga (o primeiro que realizou desde a paragem de todas as competições devido ao Covid-19), Nico Gaitán rematou com potência e colocação, num gesto técnico perfeito, à entrada da área, para o 2-0.

Dois golos de rajada que obrigaram os ucranianos a subir e a atacar e chegaram mesmo ao descanso com números superiores, na posse de bola, na qualidade do passe e até na quantidade de remates. No entanto, os minhotos enquadraram os únicos três disparos que realizaram e capitalizaram essa qualidade ofensiva em golos. Gaitán, com um rating de 7.2, liderava os ratings, pelo golo e pelos dois dribles eficazes.

INTERVALO
Zorya Luhansk 0 – 2 Braga

Dois golos de grande qualidade, de Paulinho e Gaitán, colocam os minhotos na frente, mas o jogo não está fácil

Zorya 0-2 Braga

GoalPoint Ratings 45'
1° Nico Gaitán  7.2
2° Paulinho  6.4
3° Fransérgio  6.3
-  André Castro  4.8

Confortável com a vantagem, o Braga não precisou de ir para cima do seu adversário e esperou por ele. O Zorya teve sempre mais bola no segundo tempo, embora em termos ofensivos não tenha conseguido rematar com tanta facilidade. O mesmo na outra extremidade, com os minhotos a chegarem aos 70 minutos sem qualquer acção com bola na área ucraniana. Contudo, o jogo parecia controlado pelos portugueses... e estava mesmo, com os homens da casa a fazerem o seu golo já para lá da compensação, com um bom remate de Dmitriy Ivanisenya.

APITO FINAL – FULL TIME

Termina a partida na Ucrânia: Gverreiros cumprem o objectivo e garantem os 3 pontos em noite europeia!

Nicolás Gaitán 7.0 - Grande regresso à competição do argentino. Ainda não é capaz de completar 90 minutos (jogou 66), mas enquanto esteve em campo deu para recordar a "magia" de Nico. O grande golo de marcou foi a cereja no topo de um bolo que teve ainda como "ingredientes" dois dribles eficazes (100%), quatro recuperações de posse e duas intercepções.

Paulinho 6.4 – O seu golo aos três minutos deu o mote. O ponta-de-lança entrou de rompante na área ucraniana para corresponder com categoria a um cruzamento de Esgaio. Fez ainda um passe para finalização e ajudou defensivamente com três alívios.

em: https://goalpoint.pt/zorya-luhansk-braga-uel-202021_97829

Lipeste

Liga Europa: Zorya-Sp. Braga, 1-2 (crónica)
Mágico número 11

Por: Ricardo Jorge Castro

Minuto 11: magia de Nico Gaitán, na estreia pelo Sporting de Braga.

Paulinho: golo 11 pelo Sp. Braga nas competições europeias, a empatar o recorde do clube com Alan e Ricardo Horta.

Jogo 11 contra equipas ucranianas: primeira vitória para os minhotos.

Em campo, 11 jogadores que defenderam as cores bracarenses e portuguesas para mais uma vitória importante na Liga Europa.

Simbolismos e coincidências numéricas à parte, a equipa de Carlos Carvalhal fez valer uma entrada arrasadora em campo para vencer o Zorya na Ucrânia, por 2-1, vingando a história da terceira pré-eliminatória de há dois anos para colocar-se em boa posição de apuramento no grupo G.

Os minhotos chegam aos seis pontos, tantos quantos o Leicester, que venceu o AEK na Grécia (1-2). Gregos e ucranianos seguem sem pontos. Posição sem dúvida mais confortável.

Duas aproximações madrugadoras bastaram para fazer a diferença, na quinta vitória seguida do Sp. Braga esta época.

Aos quatro minutos, Paulinho recebeu de peito uma bola longa de Matheus, Ricardo Horta solicitou Esgaio, que cruzou para Paulinho desviar de primeira. Depois, a magia de Gaitán, feliz no primeiro jogo pelo clube: Raúl Silva conduziu a bola desde o meio campo e colocou para um remate de primeira e indefensável do argentino, ao canto da baliza. Vasilj ficou a ver a obra de arte.

Certo é que o Zorya não se desorientou com o revés em dose dupla e, apoiado na posse de bola que privilegia no seu jogo, foi para a frente, ao ataque. Kabaev e Korchegin foram homens perigosos nas movimentações atacantes e Matheus não teve descanso em várias tentativas dos ucranianos.

A primeira, com alguma clareza, surgiu num remate defendido a dois tempos, de Nazaryna (15m). Mas foi perto do intervalo que a equipa comandada por Skripnik intensificou a ofensiva. Yurchenko, por duas vezes, ficou a dever a si e à equipa o golo. Alívio para o Sp. Braga, que foi quase sempre cirúrgico e inteligente em vantagem, mas nem sempre de forma absolutamente tranquila.

A verdade é que o Zorya chegou ao intervalo a vencer em quase tudo, menos no que mais interessava: 60-40 em posse de bola, 10-3 em remates (6-3 nos enquadrados), 4-0 em cantos. Mas a defensiva bracarense esteve irrepreensível. Quando não esteve, beneficiou da falta de pontaria dos homens de leste.

Isso aconteceu já na segunda parte, por exemplo, ao minuto 66. Num dos dez cantos a favor do Zorya - o Sp. Braga dispôs do seu único aos 83 minutos - Ivanisenya falhou de forma incrível na pequena área.

A gerir, umas vezes melhor, outras nem tanto, o Sp. Braga foi adiando a eficácia do Zorya e até podia ter selado as contas pelo recém-entrado Schettine: Vasilj fez a mancha (83m). André Horta também mexeu com um lance de génio pela esquerda, mas teve oposição do guardião (85m).

Já a queimar o quinto e último minuto de compensação, Ivanisenya redimiu-se e deu uma alegria fugaz aos 853 adeptos nas bancadas, com um belo golo de fora da área. Não chegou e ainda bem para o Sp. Braga, que traz os três pontos para Portugal e vai, dentro de uma semana, discutir a liderança isolada a Inglaterra.

em: https://maisfutebol.iol.pt/ucrania/nico-gaitan/liga-europa-zorya-sp-braga-1-2-cronica

Lipeste

Gaitán: «Feliz por voltar a jogar e ajudar a equipa com um golo»

Argentino fez estreia oficial pelo Sp. Braga e marcou um golaço no triunfo na Ucrânia[


Declarações do futebolista do Sp. Braga, Nico Gaitán, à SportTV, após a vitória por 2-1 ante o Zorya, na Ucrânia, em jogo da segunda jornada do grupo G da Liga Europa:

«Acho que foi um jogo muito competitivo, como é nas competições europeias. A equipa esteve forte, estou muito feliz por voltar a jogar, por ajudar a equipa com um golo e agradecer o apoio que recebi neste período em que tive a lesão, que foi no início do campeonato. A equipa ajudou-me sempre e deu-me moral para recuperar bem.»

[Ansiedade por jogar:] «É muito difícil, é muito difícil ficar de fora e pronto. Passou, demorou, mais do que o normal, mas estou feliz por voltar a jogar, por ajudar a equipa e pelos três pontos.»

[Sensações no golo:] «Passei muitas coisas, que pouca gente sabe. Hoje é o aniversário do meu irmão e quero mandar um abraço forte, que tenha um bom dia, sei que está com a família.»

[Ideia de jogo do treinador:] «Sempre que seja ter bola e jogar, bola no pé, para mim ajuda. Gosto de jogar com bola e a nossa equipa está habituada a jogar com bola e isso torna-se fácil para mim.»

[Duas vitórias no grupo a abrir:] «É importante ganhar sempre, conseguimos três pontos importantes, temos seis de avanço para o adversário de hoje e acho que está bem encaminhado para nós, mas ainda falta muito pela frente.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/gaitan-feliz-por-voltar-a-jogar-e-ajudar-a-equipa-com-um-golo

Lipeste

Carvalhal: «O mais importante é a meia, o brinco e a tatuagem»

Treinador desabafou após a vitória na Ucrânia, por ninguém ter destacado que o Sp. Braga foi o clube com mais remates na primeira jornada da Liga Europa



Declarações do treinador do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal, à SportTV, após a vitória por 2-1 ante o Zorya, na Ucrânia, em jogo da segunda jornada do grupo G da Liga Europa. Na análise ao encontro, o técnico dos minhotos, entre um pedido de desculpas pelo desabafo, criticou o facto de não ter sido destacado que o Sp. Braga foi a equipa com mais remates em toda a primeira jornada da prova, ante o AEK Atenas, total de 22:

«Esperávamos um jogo assim. Sabíamos os pontos fortes e debilidades do adversário. Explorámos rapidamente as debilidades e controlámos os pontos fortes: muita gente entrelinhas, constroem com três jogadores, dinâmica ofensiva com dois avançados, com o trio do losango entrelinhas, dois laterais abertos e dois pontas-de-lança obrigam o adversário a ir para trás. É difícil contrarias uma dinâmica assim.»

«A partir do 2-0, os jogadores instintivamente juntaram-se mais. Penso que o fizeram bem. Havia outro momento em que o adversário tinha fragilidades, na forma como se desequilibra na fase ofensiva, porque deixa só três jogadores no equilíbrio. Não saímos com a fluidez que podíamos, mas numa ou outra vez que saímos, criámos problemas. Tivemos foi muito tempo sem sair para ataque nesse período e podíamos ter feito melhor nesse período, mas com 2-0, uma sequência terrível de jogos, é natural o instinto de os jogadores se agarrarem. Era importante não sofrer golos, acabámos por sofrer um golo no último minuto, podíamos marcado o 3-0 também, tivemos situação no final. Interessam os três pontos e é importante ganhar. Ganhar assim também, como foi importante ganhar ao AEK Atenas, fazendo 22 remates.»

«Vou ter de dizer isto: uma equipa portuguesa, nas estatísticas da UEFA, fez 22 remates no jogo com o AEK e foi a equipa na Liga Europa que mais atacou naquela jornada e não houve ninguém que valorizasse esse facto. Não percebo. Como é que com equipas brutais na competição, não se valoriza a equipa que mais atacou na jornada. Eu fico incrédulo, porque o mais importante, depois, é a meia do Manel, o brinco do Joaquim e a tatuagem do António. Isto é que é importante. Desculpem o desabafo, mas eu fiquei revoltado, tinha isto entalado. E não é por ter ganho, quero lá saber. Mas há que valorizar, o Sp. Braga fez mais pontos para Portugal, voltou agora a fazer mais pontos para Portugal, para o ranking.»

«Não queremos nada de especial, mas que as coisas que fazemos sejam minimamente valorizadas. Que alguém diga: o Sp. Braga foi a equipa que mais ataques fez naquela jornada. Hoje, se calhar, temos de dizer o contrário, estivemos a sofrer, tivemos que nos agarrar, com uma equipa valorosa. A equipa foi mais uma vez estoica, como foi com nove em Guimarães e conseguimos três pontos importantes que dão uma vantagem boa, mas nada está resolvido no grupo.»

SC BRAGA lidera topp-10 de equipas mais rematadoras na primeira jornada da Liga Europa (Fonte UEFA):



em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/carvalhal-o-mais-importante-e-a-meia-o-brinco-e-a-tatuagem

Lipeste

«Gaitán é excelente jogador, não está no máximo e tem de ser gerido»

Treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, abordou ainda ausências por lesão de Sequeira e Galeno, jogadores que vai tentar ter, no limite, para a deslocação ao Benfica


Declarações do treinador do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal, à SportTV, após a vitória por 2-1 ante o Zorya, na Ucrânia, em jogo da segunda jornada do grupo G da Liga Europa.

[Mudanças na segunda parte, para ter bola e procurar transição com as substituições:] «A intenção foi essa. O Ricardo Horta começou a ficar desgastado, o Nico também – foi o primeiro jogo. O André [Horta] é um jogador com bola, tem jogo, o Iuri também. Faltou, se calhar, outra unidade de mais velocidade na frente. A ausência do Galeno - não pelo Moura que esteve bem - mas com um substituto para o Moura podíamos ter ferido mais. É uma equipa que se expõe a contra-ataque, mas obrigou-nos a defender muito bem.»

«Temos o jogo mais importante da nossa vida, o próximo com o Famalicão, é o que estamos focados e depois vamos ter o jogo com o Leicester para decidir, sabendo que vamos ter jogos segunda [Famalicão] e quinta [Leicester], com domingo na Luz [Benfica]. Vão ser mais três jogos de dificuldade elevada. Temos gerido a equipa, temos jogadores que também não foram utilizados e podem jogar, têm competência: João Novais, Abel Ruiz, o Tomena que entrou na parte final, Rolando, Zé Carlos. Isto colmata a lesão do Sequeira e do próprio Galeno, não sabemos ainda se vão recuperar pelo menos para o Benfica, esperemos que sim.»

[Lesões de Sequeira e Galeno, que não jogaram na Ucrânia:] «Numa primeira avaliação é muscular [Sequeira], normalmente é uma semana. O Galeno é joelho, que está inflamado. Vai fazer um exame quando voltarmos a Portugal no sábado, vamos tentar recuperá-lo, talvez para o Leicester, talvez para o Benfica.»

[Gaitán:] «O Gaitán é um excelente jogador, não está no máximo da sua condição, tem de ser bem gerido, não temos pressa em metê-lo, importa é que seja útil e vamos tentar gerir de forma que exponha o seu futebol, dentro do espírito de equipa, numa intensidade alta, transição defensiva alta, circulação de bola intensa e fez 60 minutos de bom nível, mas sabemos que pode fazer mais. A equipa também pode fazer mais e melhor.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/nico-gaitan/gaitan-e-excelente-jogador-nao-esta-no-maximo-e-tem-de-ser-gerido