News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic




Lipeste


Lipeste

ojogo.pt

Roger marcou com 15 anos e a fama chegou a Espanha: ″Menino prodígio″

Jovem jogador do Braga viveu uma tarde de domingo memorável


Roger, jovem jogador de 15 anos do Braga, viveu um dia de domingo especial, ao estrear-se a marcar na principal equipa minhota na goleada (5-0) em casa do Moitense, para a Taça de Portugal. Com tão tenra idade, a promessa tem sido alvo de muito destaque, até por parte da imprensa espanhola.

Esta segunda-feira, o jornal espanhol "As", na versão online, dedica um artigo a Roger, a quem chama de "menino prodígio". "Já sabe o que é marcar por um importante clube do panorama português", pode ler-se, referindo ainda a aposta feita pelo Braga na formação e a forma como abraçou Carvalhal nos festejos.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/roger-marcou-com-15-anos-e-a-fama-chegou-a-espanha-menino-prodigio-14232553.html

Lipeste

record.pt

Promessa do atletismo Mariana Machado renova com SC Braga até 2024

A atleta Mariana Machado renovou contrato com o SC Braga até 2024, informou esta segunda-feira o clube minhoto.

"É um momento muito especial. Este voto de confiança do clube é muito importante para mim. Era algo que já ansiava há muito tempo, que o Braga apostasse mais alguns anos no meu percurso, porque ainda tenho muito para dar ao atletismo e ao SC Braga", declarou a campeã nacional de 5.000 metros na cerimónia da assinatura do contrato.

Mariana Machado, que completa 21 anos em novembro, disse ainda querer "dar muitas alegrias e conquistas" ao Sporting de Braga e apontou como um dos seus principais objetivos a presença nos próximos Jogos Olímpicos, em Paris, em 2024.

"É para estar nos Jogos Olímpicos que eu trabalho, é um sonho que tenho", frisou, recebendo a seguir o apoio do presidente arsenalista, que afirmou acreditar "cegamente" nessa presença.

"És uma das melhores atletas da tua geração, não só de Portugal, como da Europa e do mundo, e acredito que vais chegar ao patamar mais alto do atletismo europeu", disse António Salvador.

A sua treinadora, Sameiro Araújo, frisou que a renovação do contrato "é de extrema importância" não só para a atleta, como para o clube.

"A própria Mariana diz que não se sentia bem com a camisola de outro clube, revê-se nos princípios do Sporting de Braga, que a catapultou e fez chegar onde ela já chegou", notou.

Atual campeã nacional de 3.000 metros de pista coberta (fevereiro de 2021), de 5.000 metros (junho de 2021) e de estrada (setembro de 2021), Mariana Machado já foi várias vezes campeã nacional de corta-mato juvenil e júnior, tendo este ano alcançado o título de campeã nacional absoluta de corta-mato curto.

Foi também várias vezes campeã nacional de 1.500 metros no escalão júnior e sub-23 e foi quarta classificada desta prova no Campeonato do Mundo júnior.

em: https://www.record.pt/modalidades/atletismo/detalhe/promessa-do-atletismo-mariana-machado-renova-com-sp-braga-ate-2024?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

desporto.sapo.pt

Promessa do atletismo Mariana Machado renova com Sporting de Braga até 2024

Mariana Machado quer "dar muitas alegrias e conquistas" ao Sporting de Braga e apontou como um dos seus principais objetivos a presença nos próximos Jogos Olímpicos.

A atleta Mariana Machado renovou contrato com o Sporting de Braga até 2024, informou o clube minhoto.

"É um momento muito especial. Este voto de confiança do clube é muito importante para mim. Era algo que já ansiava há muito tempo, que o Braga apostasse mais alguns anos no meu percurso, porque ainda tenho muito para dar ao atletismo e ao Sporting de Braga", declarou a campeã nacional de 5.000 metros na cerimónia da assinatura do contrato.

Mariana Machado, que completa 21 anos em novembro, disse ainda querer "dar muitas alegrias e conquistas" ao Sporting de Braga e apontou como um dos seus principais objetivos a presença nos próximos Jogos Olímpicos, em Paris, em 2024.

"É para estar nos Jogos Olímpicos que eu trabalho, é um sonho que tenho", frisou, recebendo a seguir o apoio do presidente 'arsenalista', que afirmou acreditar "cegamente" nessa presença.

"És uma das melhores atletas da tua geração, não só de Portugal, como da Europa e do mundo, e acredito que vais chegar ao patamar mais alto do atletismo europeu", disse António Salvador.

A sua treinadora, Sameiro Araújo, frisou que a renovação do contrato "é de extrema importância" não só para a atleta, como para o clube.

"A própria Mariana diz que não se sentia bem com a camisola de outro clube, revê-se nos princípios do Sporting de Braga, que a catapultou e fez chegar onde ela já chegou", notou.

Atual campeã nacional de 3.000 metros de pista coberta (fevereiro de 2021), de 5.000 metros (junho de 2021) e de estrada (setembro de 2021), Mariana Machado já foi várias vezes campeã nacional de corta-mato juvenil e júnior, tendo este ano alcançado o título de campeã nacional absoluta de corta-mato curto.

Foi também várias vezes campeã nacional de 1.500 metros no escalão júnior e sub-23 e foi quarta classificada desta prova no Campeonato do Mundo júnior.

em: https://desporto.sapo.pt/modalidades/atletismo/artigos/promessa-do-atletismo-mariana-machado-renova-com-sporting-de-braga-ate-2024

Lipeste

desporto.sapo.pt

Braga com jogo decisivo na Bulgária para continuar na corrida aos 'oitavos' da Liga Europa

Os arsenalistas ocupam o segundo lugar da 'poule', com três pontos, a três dos sérvios do Estrela Vermelha, formação que lidera e que soma dois triunfos em outros tantos jogos.

O Sporting de Braga volta a ter na quinta-feira um encontro decisivo nas ambições de apuramento para os oitavos de final da Liga Europa de futebol, ao deslocar-se à Bulgária para defrontar o Ludogorets.

Em encontro da terceira jornada do grupo F, os 'arsenalistas' surgem motivados com o triunfo na última ronda - vitória por 3-1 na receção aos dinamarqueses do Midtjylland -, o que lhes permitiu chegar ao segundo lugar da 'poule', com três pontos, a três dos sérvios do Estrela Vermelha, formação que lidera e que soma dois triunfos em outros tantos jogos.

Com o Estrela Vermelha a poder destacar-se ainda mais na liderança, caso vença em casa do Midtjylland, o Sporting de Braga poderá ser obrigado a vencer na Bulgária, para continuar na perseguição ao primeiro posto, que dá passagem direta aos oitavos de final da prova, enquanto o segundo lugar assegura os 16 avos de final e o terceiro posto a passagem aos 16 avos de final da Liga Conferência Europa.

Depois da paragem dos campeonatos para os compromissos das seleções e para a disputa no passado fim de semana da terceira eliminatória da Taça de Portugal, o Braga apresenta-se em casa do Ludogorets sem grande desgaste, tendo afastado da Taça o Moitense, equipa dos distritais e que foi goleada por 5-0 na receção ao conjunto da divisão maior.

A paragem do campeonato foi ainda aproveitada pelo treinador Carlos Carvalhal para "trabalhar o equilíbrio da equipa", tendo este admitido que alguns jogadores apresentam ritmos diferentes, como Sequeira, Ricardo Horta e Castro, que vieram de paragens, Iuri Medeiros e Moura, que estiveram quase um ano parados, enquanto Chiquinho, Diogo Leite e Yan Couto integraram-se mais tarde.

Pela frente, o Braga defronta um Ludogorets que lidera na Bulgária, embora com mais um jogo e dois pontos do que o segundo, o CSKA Sófia, contando nas suas fileiras com o português Josué Sá, autor do primeiro golo na vitória (4-0) do passado fim de semana sobre o Tsarsko Selo, último classificado, e com o franco-português Claude Gonçalves.

A terceira ronda da fase de grupos Liga Europa conta ainda com vários jogos em plano de destaque, caso da receção dos russos do Spartak Moscovo, orientados pelo português Rui Vitória, aos ingleses do Leicester, em jogo do Grupo C, e que assume caráter decisivo para a equipa inglesa, em quarto e último lugar com um ponto, enquanto a equipa russa surpreendeu na última ronda em casa do Nápoles (3-2).

Em Eindhoven, PSV e Mónaco jogam entre si a liderança do Grupo B, que comandam com quatro pontos, sendo igualmente de referir a deslocação do Galatasaray, de Pedro Martins, a casa do Eintracht Frankfurt, no qual alinha o avançado Gonçalo Paciência.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/braga-com-jogo-decisivo-na-bulgaria-para-continuar-na-corrida-aos-oitavos-da-liga-europa

Lipeste

Taça: sorteio da quarta eliminatória marcado para quinta-feira

As 32 equipas ainda em prova vão conhecer os adversários


Realiza-se na próxima quinta-feira o sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal, anunciou nesta segunda-feira a Federação Portuguesa de Futebol.

A sorte das 32 equipas ainda em prova vai ser conhecida na Cidade do Futebol, a partir das 17h00.

Recorde-se que se qualificaram para esta fase 15 equipas da Liga, dez da II Liga, três da Liga 3 e quatro do Campeonato de Portugal.

Liga

Vitória de Guimarães

Vizela

Sp. Braga

Estoril Praia

Gil Vicente

Paços de Ferreira

Portimonense

Belenenses SAD

Tondela

Moreirense

Santa Clara

Benfica

Famalicão

FC Porto

Sporting

II Liga

Varzim

Mafra

Penafiel

Farense

Rio Ave

Leixões

Feirense

Casa Pia

Vilafranquense

Estrela da Amadora

Liga 3/b]

Alverca

Torreense

Caldas

Campeonato de Portugal

Leça

Paredes

Serpa

Olhanense

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-portugal/benfica/taca-sorteio-da-quarta-eliminatoria-marcado-para-quinta-feira

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Quem é Roger, o miúdo de 15 anos que faz sensação em Braga?

Nascido em Bafatá, viajou para Portugal com 13 anos acompanhado pelo tio e uma Bíblia debaixo do braço. Nunca mais regressou à Guiné, nem quando pai faleceu há pouco mais de uma semana. Um irmão mais velho tem sido o apoio em Lisboa e os dois choraram quando o miúdo marcou para a Taça... e se lembraram do sonho do pai

Sérgio Pereira

Já tinha sido notícia em agosto, quando bateu o recorde de Dário Essugo e se tornou o mais jovem jogador a jogar na primeira divisão. Mas Roger tornou-se definitivamente destaque este domingo, ao fazer um golo na vitória sobre o Moitense, em jogo da Taça. Com 15 anos apenas.

Mas quem é afinal Roger Fernandes?

Nascido a 21 de novembro de 2005 em Bafatá, no leste da Guiné-Bissau, o esquerdino viveu toda a vida naquela que é a segunda cidade do país, com uma família numerosa: o pai, a mãe e cinco irmãos: duas irmãs e três irmãos, um dos quais viajou também para Portugal.

Começou a jogar nas ruas de Bafatá e nunca teve verdadeiramente escola de futebol. O que não o impediu de sobressair entre vários miúdos que tentavam utilizar o futebol para dar o salto na vida.

«O Roger é meu sobrinho. Disseram-me que tinha potencial e que tinha de o ver. Fiz-me à estrada, fui fazer uma visita familiar a Bafatá e aproveitei para ver o Roger jogar, naqueles pelados de África, quase impraticáveis. Quando o vi não hesitei e disse que ia trazer o Roger para Portugal», conta Eusébio Fernandes, empresário de jogadores que é pai de Joelson Fernandes e tio de Roger.

«Ele nunca jogou em nenhum clube, nem no campeonato nacional, nem nada disso. Ele esteve três ou quatro meses numa academia em Bissau, para onde o Eusébio o levou antes de viajar para Portugal. Mas foi tudo o que ele teve em futebol de formação», conta Ismael Embaló, irmão de Roger que joga nos Açores.

«Mas ele até no quarto joga à bola. Levava uma bola e começava a dar toques contra a parede. Era um hábito que ainda tem. Outro dia fui ter com ele a Braga e continua a fazer a mesma coisa lá no quarto. Ele só quer jogar, jogar, jogar. Lá em Bafatá ia para a escola, mas faltava às aulas e ficava a jogar. Chegava a casa com a roupa toda suja, os meus pais chateavam-se. Mas ele não ligava. Na escola até lhe chamavam 'Bola'. Ou isso ou 'Dybala'. Alguns tratavam-no por 'Dybala'.»

A partir daí Eusébio fez o contacto com o SC Braga, que se predispôs a observar o miúdo. Tudo isto em 2019, quando Roger tinha apenas treze anos.

«Quando o trouxe de Bissau já tinha feito o contacto com o SC Braga, com o diretor Hugo Vieira, tinha-lhe dito que tinha um miúdo da Guiné com muita qualidade. Ele disse para o trazer, que o iriam observar, e assim aconteceu», acrescenta o empresário.

Neste entretanto, enquanto as coisas eram tratadas, Roger ficou numa academia de futebol em Bissau, para onde Eusébio Mango Fernandes o levou. Na capital da Guiné o jovem de então apenas treze anos aproveitou para reencontrar o irmão mais velho, que se tinha formado em medicina.

«Quando saímos de Bissau, ele estava com a Bíblia debaixo do braço. É um rapaz muito humilde e dedicado. É uma pessoa de fé e gosta de ler a Bíblia. São pessoas religiosas e agarram muito as palavras que estão na Bíblia. A despedida foi dura. Estava a ir para o desconhecido. Vieram todos a Bissau despedir-se dele, muitas lágrimas, o normal», acrescenta Eusébio.

O voo que trazia Roger e Eusébio Fernandes chegou a Lisboa de madrugada e no aeroporto o jovem tinha à espera o irmão Ismael Embaló.

«Já não o via há dois anos, por isso quis ir ter com ele ao aeroporto. Fui a pé de Sacavém e regressei, de madrugada. Estivemos a falar um bocadinho, dei-lhe alguns conselhos, expliquei-lhe que aqui o futebol é diferente e que tem de marcar mais, depois ele seguiu para Aveiro com o meu tio.»

Eusébio conta, no entanto, que fizeram uma paragem antes de chegar a Aveiro.

«Aterrámos de madrugada e no dia seguinte o Joelson ia jogar pelos juvenis em Leiria. Disse ao Roger que ia levá-lo para minha casa em Aveiro, mas que antes disso íamos parar em Leiria para ver o jogo do Joelson. Estávamos a ver o jogo, o Joelson estava a jogar a extremo esquerdo e passados dez ou quinze minutos o Roger diz-me: 'Ó tio, eu jogava nesta equipa'. Perguntei-lhe qual equipa e ele respondeu-me. 'No Sporting.'»

Seguiu então para Aveiro, com os primos Joelson Fernandes e Saná, passou o fim de semana em casa do tio e no domingo foi ver um jogo de futebol de um clube lá da zona.

«Na segunda-feira fui levá-lo a Braga, pediram-me para o deixar ficar lá uns dias. Passado dois dias, o Hugo Vieira ligou-me a dizer que iam ficar com ele. A partir daí ficou no Sp. Braga.»

Entretanto passaram mais de dois anos e Roger nunca mais regressou à Guiné-Bissau. Nem sequer quando pai faleceu, há pouco mais de uma semana.

«Éramos para ir, mas o voo chegava lá depois do funeral e não fomos. Eu vim dos Açores para Lisboa, o Roger pediu para vir ter comigo e ficámos uns dias. Eu tinha de vir porque já sabia que o Roger ia estar mal. Eu também, claro, mas ele é mais novo. Tinha de o apoiar», conta o irmão.

«Por isso ele chorou quando fez aquele golo na Taça de Portugal. Eu estava lá nas bancadas a vê-lo e também chorei. No momento em que marcou não resisti, lembrei-me logo do meu pai. Ele sempre quis que nós estivéssemos aí, a dar nas vistas. Ele adorava futebol, era fanático do Sporting. Nas últimas semanas, mesmo doente estava sempre a ouvir os relatos do SC Braga. Nunca viu o Roger jogar na equipa principal. No fim do jogo pulou e veio ter comigo. Ele estava a chorar e eu também chorei, chorámos os dois outra vez. Depois fez questão de me dar aquela camisola.»

Ismael Embaló é pouco mais velho do que Roger, tem 19 anos, veio para Portugal há cinco para jogar futebol e atualmente representa o Velense, da Ilha de São Jorge, nos Açores.

Quando veio para Portugal, ficou dois anos sem jogar, por ser menor, não ser português e não poder ser inscrito. Um problema que Roger também passou, embora por um período mais curto. Até que a nacionalidade portuguesa chegou e os dois puderam por fim ser inscritos.

«Para a semana vem a Portugal o meu irmão mais velho, que é médico. Vem fazer um estágio e estar connosco. Já não vejo a minha família há cinco anos e o Roger há mais de dois», conta.

Os dois irmãos estavam juntos, aliás, quando o mais novo recebeu a notícia de que Carlos Carvalhal o queria observar junto aos jogadores da equipa principal na pré-temporada.

«Disse-me que ia passar a férias a Lisboa para estar com o irmão. Tinha acabado de chegar a Lisboa, porque os campeonatos jovens acabaram mais tarde, quando o diretor da formação Hugo Vieira me ligou a dizer que o Roger tinha de voltar já para Braga, porque ele tinha falado com o Carvalhal e o miúdo ia fazer uns treinos na equipa principal. O Hugo Vieira foi fundamental no crescimento de Roger», conta Eusébio.

«'O mister vai observá-lo. Se gostar dele, fica, se não regressa a Lisboa para férias', disse-me. Eu liguei-lhe, disse-lhe que tinha de viajar de imediato para Braga porque ia ser observado na equipa principal. Ele ficou aos saltos, muito contente. Organizou tudo e estivemos sempre em contacto. No dia a seguir viajou de comboio. Depois o Carvalhal gostou dele e ele ficou.»

O irmão Ismael conta que desde que começou a treinar com a equipa principal, Roger deixou a residência do Sp. Braga e foi instalado num hotel, para evitar problemas relacionados com a covid.

«Anda de boleia com o Lucas Mineiro, que o vai buscar sempre ao hotel. Treina e continua na escola a fazer os estudos», revela Ismael, adiantando que agora o irmão já não falta às aulas.

«Nada disso. Já estive lá com ele e fiquei admirado. Treina com a equipa, depois vai para a escola, regressa ao quarto e vai estudar.»

Aos 15 anos, quase a fazer 16, Roger Fernandes foi obrigado a crescer depressa.

«O início foi muito complicado. Primeiro não podia jogar por não estar inscrito, depois veio a pandemia e acabaram os campeonatos jovens. Falávamos por telefone, eu ia a Braga visitá-lo, às vezes ao fim de semana vinha a minha casa. Eu não o conseguia ver, porque os treinos são fechados e não havia competição, mas o Hugo Vieira passava-me boas indicações.»

Depois da chuva veio o sol e com ele o arco-íris: nos últimos meses tudo se precipitou na vida de Roger. Foi chamado, estreou-se, fez um golo e mereceu muitos elogios de Carlos Carvalhal.

«O Roger começou a treinar e gostei dele desde o primeiro toque na bola. Gostei tanto que jogou a titular no primeiro jogo-treino com o Vizela. Nesse dia à noite, como sempre, revi o jogo em casa. Uma das minhas preocupações era o posicionamento defensivo e ofensivo do Roger para o corrigir. Passam os minutos e nem um apontamento! Chego ao fim dos 45 minutos e a folha dele estava em branco... fiquei intrigado», escreveu o treinador nas redes sociais.

«Hoje chamei-o e o diálogo foi mais ou menos assim:
- Roger, onde aprendeste a posicionar-te assim?
- Mister, foi a ver vídeos!
- Vídeos de quem?
- Do Braga! E como o mister me meteu na posição do Galeno, eu estive atento para ver como se posicionava. Vi como se movimentava e procurei fazer igual.
- E percebeste tudo?
- Só tenho uma dúvida.
Dizia respeito a um determinado posicionamento do lateral adversário. Um aspeto de detalhe... Fantástico. Ele não foi ver o Barcelona ou o Liverpool. Ele estudou a equipa onde quer jogar. As ideias fundamentais e depois foi procurar nas imagens o posicionamento do jogador que joga na sua posição para o estudar. Nunca tinha vivido uma situação destas.»

Provavelmente por isso, quando fez aquele golo inicial da carreira, neste domingo, Roger correu a dar um abraço a Carlos Carvalhal. Depois chorou.

«Receber aquela notícia foi muito complicado para o Roger. Ele tinha um grande amor ao pai. Foi um momento duro e chorou muito. O pai tinha o sonho de vê-lo ser jogador de futebol.»

Um sonho que o menino de 15 anos vai alimentando pouco a pouco.

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1449786822343733248?t=t2xUL4YP-r9dyLvb0J-mKA&s=15

em: https://maisfutebol.iol.pt/historia/sp-braga/quem-e-roger-o-miudo-de-15-anos-que-faz-sensacao-em-braga

Lipeste

pt.uefa.com

Factos do Ludogorets - Braga

Sem qualquer vitória em 14 jogos na fase de grupos e e a eliminar da UEFA Europa League, o Ludogorets, campeão da Bulgária, pretende travar a série negra quando receber o Braga, vencedor da Taça de Portugal, em Razgrad.

• O Ludogorets iniciou a sua campanha no Grupo F com um empate 1-1 no terreno do Midtjylland e perdeu depois em casa, por 0-1, contra o Estrela Vermelha na segunda jornada, resultado que ditou a saída do treinador lituano Valdas Dambrauskas. O Braga também foi derrotado no dia de estreia, em Belgrado, por 2-1, mas respondeu com um triunfo em casa por 3-1 sobre o conjunto dinamarquês, numa partida em que Galeno marcou por duas vezes.

Confrontos anteriores

• As duas equipas ficaram inseridas no mesmo grupo da UEFA Europa League de 2017/18. O Ludogorets venceu por 2-0 em Portugal e empatou 1-1 na Bulgária, embora tenha sido o Braga a terminar no topo, com dez pontos, mais um do que o Ludogorets, segundo classificado.

• Estes dois confrontos continuam a ser os únicos do Ludogorets nas competições da UEFA frente a adversários portugueses e também são os únicos anteriores do Braga contra equipas da Bulgária.

Guia de forma

Ludogorets


• O Ludogorets conquistou o décimo título consecutivo na Liga búlgara em 2020/21 – a mais longa série em curso de um clube europeu, mais um do que o Bayern na Alemanha e mais dois do que o Salzburgo na Áustria –, mas não teve o mesmo sucesso a nível europeu. Após ter sido afastado pelo Midtjylland nas pré-eliminatórias da UEFA Champions League, perdeu os seis jogos do seu grupo da UEFA Europa League.

• Esta temporada, sob o comando do técnico Dambaruskas, o Ludogorets chegou ao "play-off" da UEFA Champions League depois de ultrapassar o Shakhtyor Soligorsk (1-0 c, 1-0 f), o Mura (0-0 f, 3-1 c) e o Olympiacos ( 1-1 f, 2-2 c, 4-1 nos penáltis), mas foi eliminado pelo Malmö (0-2 f, 2-1 c), situação que o colocou na fase de grupos da UEFA Europa League pela sexta vez. A equipa búlgara alcançou os oitavos-de-final em três das últimas cinco tentativas, tendo vencido o grupo uma vez, na campanha de estreia em 2013/14, altura em que chegou aos oitavos-de-final – o seu melhor desempenho até à data.

• O Ludogorets perdeu os últimos cinco jogos em casa na UEFA Europa League e não venceu os derradeiros sete (E1 D6), pelo que o seu registo na prova nessa condição (da fase de grupos à final) é de V4 E6 D11.

Braga

• O apuramento do Braga para a fase de grupos da UEFA Europa League, a 17ª qualificação europeia do clube nos últimos 18 anos, foi conseguida em duas frentes: com o quarto lugar na Liga portuguesa de 2020/21 e o terceiro triunfo na Taça de Portugal ao bater o Benfica na final, por 2-0. A equipa de Carlos Carvalhal atingiu também os 16 avos-de-final da UEFA Europa League, tendo terminado no segundo lugar do seu grupo com os mesmos pontos do Leicester City, mas com desvantagem no confronto directo, antes de cair frente à Roma (0-2 c, 1-3 f).

• A equipa do norte de Portugal disputa a fase de grupos da UEFA Europa League pela sétima vez – e a sexta nas últimas sete temporadas. O Braga avançou para a fase a eliminar em seis dessas campanhas, embora o seu melhor desempenho tenha ocorrido na época de 2010/11, quando perdeu na final diante dos compatriotas do Porto após transitar a meio da época da UEFA Champions League.

• O registo do Braga fora de casa na fase de grupos da UEFA Europa League é de V8 E6 D5, com cinco triunfos em sete nas últimas três épocas. As excepções foram as derrotas por 4-0 no terreno do Leicester na terceira jornada da época passada – a maior dos minhotos nesta fase da competição – e em Setembro passado frente ao Estrela Vermelha.

Ligações e curiosidades

• O defesa português Josué Sá, do Ludogorets, passou cinco anos no Vitória SC (2012–17), rival local do Braga e marcou um golo quando as duas equipas se defrontaram na Liga portuguesa de 2016/17 e o conjunto de Guimarães venceu fora por 2-1.

• O médio angolano Show, do campeão búlgaro, alinhou duas temporadas em Portugal entre 2019 e 2021 emprestado pelo LOSC Lille, uma no Belenenses e outra no Boavista.

• Claude Gonçalves, do Ludogorets, jogou quatro épocas em Portugal ao serviço do Tondela (2016–18) e do Gil Vicente (2019–21), tendo marcado por este último no empate 1-1 em casa com o Braga a 9 de Maio deste ano.

Galeno é um dos melhores marcadores desta época com três golos em dois jogos
• O avançado brasileiro Galeno, do Braga, é um dos melhores marcadores da UEFA Europa League após duas jornadas com três golos, estando empatado com Victor Osimhen, do Nápoles, e Karl Toko Ekambi, do Lyon.

• Esta é a quinta campanha seguida do Ludogorets na fase de grupos da UEFA Europa League – a sequência mais longa entre os 32 participantes desta época. O recorde da competição de seis presenças consecutivas foi estabelecido pelo PSV Eindhoven de 2009/10 a 2014/15.

• O Ludogorets foi um dos três clubes a perder os seis jogos do seu grupo na UEFA Europa League na época passada – tal como o Dundalk e o Gent – e um dos sete no total em 12 anos de história da competição.

• O Ludogorets é um dos oito actuais campeões nacionais a disputar a fase de grupos da UEFA Europa League de 2021/22, enquanto o Braga é um dos seis vencedores de taças presentes.

em: https://pt.uefa.com/uefaeuropaleague/news/026e-136badee34fe-05584ecde0bc-1000--factos-do-ludogorets-braga/


Lipeste

BRAGA

CONVOCADOS: PFC LUDOGORETS VS SC BRAGA

O SC Braga enfrenta, esta quinta-feira (17h45), o PFC Ludogorets em jogo a contar para a 3ª jornada da Fase de Grupos da UEFA Europa League.

Carlos Carvalhal convocou 24 jogadores para o primeiro desafio europeu da temporada.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Matheus, Tiago Sá, Lukas Hornicek

Defesas: Yan Couto, Sequeira, Tormena, Diogo Leite, Paulo Oliveira, Fabiano, Bruno Rodrigues, Raul Silva, Moura

Médios: Al Musrati, André Horta, Piazon, Chiquinho, Lucas Mineiro, Castro

Avançados: Galeno, Abel Ruiz, Ricardo Horta, Iuri Medeiros, Vitinha e Mario González

em: https://scbraga.pt/convocados-pfc-ludogorets-vs-sc-braga/


Lipeste

O Jogo



A Bola

Record



JN

Correio do Minho




cm



Lipeste

abola.pt

Árbitro da Estónia para o SC Braga; Tiago Martins apita duelo de portugueses

Kristo Tohver, da Estónia, foi o árbitro escolhido pela UEFA para apitar o Ludogorets-SC Braga, partida referente à terceira jornada do Grupo F da Liga Europa que está agendada para as 17.45 horas da próxima quinta-feira, em Razgrad, na Bulgária.

Silver Koiv e Sten Klaasen, também da Estónia, serão os árbitros assistentes, enquanto o neerlandês Dennis Higler assumirá as funções de vídeo-árbitro.

Já o árbitro português Tiago Martins foi designado para dirigir a receção do Eintracht Frankfurt, de Gonçalo Paciência, ao Olympiakos, comandado por Pedro Martins e onde jogam ainda Rúben Semedo e Rony Lopes.

Luís Campos e Pedro Almeida serão os assistentes, João Pinheiro o vídeo-árbitro e Luís Godinho o assistente de vídeo-árbitro nesta partida do Grupo D.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-10-19/liga-europa-arbitro-da-estonia-para-o-sc-braga-tiago-martins-apita-duelo-de-port/909509/471

Lipeste

abola.pt

Carvalhal leva 24 à Bulgária

Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, chamou 24 jogadores para a viagem à Bulgária, onde os guerreiros do Minho jogam na quinta-feira, diante do Ludogorets, partida referente à 3.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.

Destaque para a inclusão do defesa Raul Silva, após lesão, assim como para o jovem avançado Vitinha, que bisou diante do Moitense, na goleada por 5-0, domingo, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.


Eis os convocados:
 

Guarda-redes: Matheus, Tiago Sá, Lukas Hornicek;

Defesas: Yan Couto, Sequeira, Tormena, Diogo Leite, Paulo Oliveira, Fabiano, Bruno Rodrigues, Raul Silva, Moura;

Médios: Al Musrati, André Horta, Piazon, Chiquinho, Lucas Mineiro, Castro;

Avançados: Galeno, Abel Ruiz, Ricardo Horta, Iuri Medeiros, Vitinha e Mario González.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-10-19/sc-braga-carvalhal-leva-24-a-bulgaria/909542/471

Lipeste

ojogo.pt

Árbitro estónio vai dirigir a visita do Braga ao Ludogorets

O estónio Kristo Tohver é o árbitro do jogo desta quinta-feira entre os búlgaros do Ludogorets e o Braga, relativo à terceira jornada do Grupo F da Liga Europa, informou esta terça-feira a UEFA.

Para o jogo em Razgrad, na Bulgária, que tem início às 17h45 (horas de Lisboa), Kristo Tohver terá como árbitros assistentes os seus compatriotas Silver Koiv e Sten Klaasen, e no videoárbitro o holandês Dennis Higler.

Na competição, o Braga é segundo classificado, com três pontos, num grupo em que a liderança pertence ao Estrela Vermelha, com seis, após duas jornadas. O Ludogorets e o Midtjylland têm um ponto.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/arbitro-estonio-vai-dirigir-a-visita-do-braga-ao-ludogorets--14234171.html

Lipeste

ojogo.pt

Raul Silva volta a ser opção: confira os eleitos de Carvalhal para ida à Bulgária

Defesa-central esteve lesionado. Vitinha, autor de um bis na terceira eliminatória da Taça de Portugal, foi igualmente convocado, sendo outra das novidades


O treinador do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal, convocou Raul Silva para a deslocação à Bulgária, para defrontar o Ludogorets, na próxima quinta-feira, em jogo da terceira jornada do Frupo F da Liga Europa.

O experiente defesa central brasileiro está de volta às opções do técnico dos minhotos após recuperar de lesão e integra a lista dos 24 jogadores escolhidos para o desafio europeu.

Há ainda destaque para a inclusão do ponta de lança Vitinha, que "bisou" diante do Moitense, na goleada por 5-0, domingo, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Braga, que partiu hoje para a Bulgária, realiza na quarta-feira o habitual treino no recinto do adversário, pelas 17:30 (em Lisboa) e, meia hora antes, Carlos Carvalhal e um jogador fazem a antevisão da partida em conferência de imprensa.

Braga, segundo classificado do Grupo F, com três pontos, e Ludogorets, terceiro, com um, defrontam-se a partir das 17:45 de quinta-feira, no Ludogorets Arena, em Razgrad, Bulgária, jogo que será arbitrado pelo estónio Kristo Tohve.

Lista dos 24 convocados do Braga:

- Guarda-redes: Matheus, Tiago Sá e Lukas Hornicek.

- Defesas: Yan Couto, Sequeira, Tormena, Diogo Leite, Paulo Oliveira, Fabiano, Bruno Rodrigues, Raul Silva e Moura.

- Médios: Al Musrati, André Horta, Piazon, Chiquinho, Lucas Mineiro e Castro.

- Avançados: Galeno, Abel Ruiz, Ricardo Horta, Iuri Medeiros, Vitinha e Mario González.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/raul-silva-volta-a-ser-opcao-confira-os-eleitos-de-carvalhal-para-ida-a-bulgaria-14235121.html