News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

record.pt

Reerguer as tropas em cenário adverso

Guerreiros procuram voltar aos triunfos nos Arcos, onde só venceram quatro vezes no séc. XXI


O Estádio dos Arcos tem sido um palco de poucas memórias felizes para o Sp. Braga, mas é lá que os arsenalistas vão procurar dar uma sapatada na recente quebra de rendimento exibicional e com reflexos nos resultados e na classificação, com a queda do 2º para o 4º lugar e com o atraso em relação ao pódio a ter-se dilatado na última jornada.

A reflexão após o empate com o Belenenses SAD foi feita internamente, tal como é hábito após cada encontro, e a frustração foi assumida pelo próprio clube na newsletter semanal. O momento é de concentração em prol de uma reação cabal à fase menos fulgurante dos guerreiros e isso passa por regressar aos triunfos já no próximo sábado à noite, na visita ao Rio Ave, terreno onde os bracarenses venceram apenas um dos últimos nove jogos oficiais. Aliás, se olharmos ao registo desde a viragem do milénio, percebemos que para o Sp. Braga as deslocações ao recinto do Rio Ave estão ao nível dos três grande no que toca à escassez de triunfos. E é disso que os minhotos precisam, sob pena de verem Benfica e FC Porto fugirem ainda mais na corrida pelos milhões da Liga dos Campeões e ser criado um fosso ainda mais difícil de eliminar na reta final do campeonato.

Derrota recente

Na última visita a Vila do Conde, a 30 de junho passado, o SCBraga perdeu por 4-3 diante de um Rio Ave treinado por Carlos Carvalhal e onde jogou Al Musrati (Piazon não participou no desafio), resultado que precipitou a saída de Custódio do comando dos guerreiros do Minho.

em:
https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/reerguer-as-tropas-em-cenario-adverso?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16184646935740&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Freerguer-as-tropas-em-cenario-adverso

Lipeste



Lipeste



Lipeste

abola.pt

Homenagem aos profissionais de saúde

António Salvador deslocou-se ontem ao Hospital de Braga para entregar o prémio Gverreiro de Ouro e Mérito, que habitualmente destaca a personalidade ou entidade que mais se destacou ao longo do ano a nível desportivo, social ou solidário. O gesto deveria ter ocorrido no âmbito da gala Legião de Ouro, no entanto, o emblema minhoto, face ao contexto em que vivemos, foi obrigado a cancelar, logo no início de janeiro, a cerimónia em que se enaltecem os desempenhos e valores evidenciados por atletas, técnicos e parceiros dos arsenalistas e que, este ano, se adivinhava ainda mais especial por assinalar o centenário do clube.


O presidente do SC Braga fez, porém, questão de entregar pessoalmente a estatueta dourada ao presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, em representação dos profissionais de saúde daquela unidade hospitalar minhota que «ao longo do último ano estiveram estoicamente na linha da frente no combate ao Covid-19», assinalou o líder do SC Braga.


«A justiça desta distinção está por demais exposta nos desafios que todos nós, sem exceção, tivemos de enfrentar desde o início desta pandemia. A forma tantas vezes cruel como as nossas vidas foram afetadas pelo vírus levou-nos aos pontos mais extremos da nossa resistência», destacou António Salvador, assinalando, ainda, que «num dos momentos mais críticos da civilização moderna emergiram autênticos super-heróis».


em:
https://www.abola.pt/Clubes/2021-04-15/sc-braga-homenagem-aos-profissionais-de-saude/886599/471

Lipeste

bancada.pt

Pontos por equipa para o ranking da UEFA

FCP 23 pts; SLB 10.5 pts; SCB 9 pts;  Rio Ave 3.5 pts e SCP 2 pts


A chama do dragão na Liga dos Campeões foi apagada na passada terça-feira, em Sevilha, pelo Chelsea mas para trás ficou uma campanha com mais altos do que baixos, com momentos de glória e emoção em tons de um azul de ouro como a épica passagem frente à Juventus ou a luta que os portistas deram, por exemplo, ao poderoso Manchester City na fase de grupos.

 Depois do adeus, é tempo de se fazerem as contas, não apenas aos milhões que a formação de Sérgio Conceição 'ofereceu' aos cofres da SAD portista mas também aos pontos que a campanha do dragão deu a Portugal no ranking da UEFA onde o FC Porto, sozinho, alcançou quase tantos pontos para esta contabilidade como as outras equipas portuguesas juntas na edição 2020/21 das provas europeias que já não contam com qualquer representante luso.

 Se Portugal mantém o sexto lugar neste ranking bem pode agradecer em grande medida à equipa liderada por Pinto da Costa e a carreira que fez na prova milionária da UEFA, onde só foi 'traída' pelo rigor britânico do Chelsea que foi capaz de passar a eliminatória num agregado de 2-1, com direito a uma vitória para cada lado. O FC Porto perdeu 'em casa' por 2-0 e venceu 'fora' por 1-0.

 Dos 48 pontos que Portugal terminou a campanha europeia em 2020/21, o FC Porto conseguiu amealhar 23 pontos, enquanto que os restantes 25 foram por contributo das demais equipas lusas que entraram em ação nas provas sob tutela da UEFA nesta temporada. Benfica, Sporting, SC Braga e Rio Ave juntos deram, é certo, mais pontos a Portugal mas nenhuma delas, de forma isolada, se aproximou sequer dos FC Porto.

 A equipa de Jorge Jesus conseguiu contribuir com 10.5 pontos para o ranking de clubes da UEFA, durante a campanha europeia, que terminou nos 16 avos de final da Liga Europa aos pés do Arsenal, enquanto que o SC Braga, que também caiu nessa fase da Liga Europa, deu nove pontos a Portugal, sendo que o Rio Ave, que caiu na zona de apuramento para a fase de grupos, entregou 3.5 pontos, mais um e meio que o Sporting. A equipa de Rúben Amorim caiu na mesma fase que os de Vila do Conde mas a turma de Alvalade só conseguiu contribuir com dois pontos para o ranking.

 O FC Porto tem sido por isso a 'força motora' além fronteiras do futebol nacional se se analisarem os últimos cinco anos das provas europeias. O FC Porto deu 87.000 pontos, seguido pelo Benfica com 58.000 pontos, enquanto que o Sporting, com 45.500, fecha este pódio. Em quarto lugar surge o SC Braga, que contribuiu com 35.000 pontos nos últimos cinco anos.

em: https://bancada.pt/artigos/grandefutebol/fc-porto-sozinho-deu-quase-tantos-pontos-a-portugal-como-outras-equipas-juntas

Lipeste

ominho.pt

André Castro prepara regresso no SC Braga

André Castro está prestes a regressar às opções de Carlos Carvalhal depois de mais de dois meses parado após lesão.

A informação está a ser avançada pelo jornal A BOLA, recordando os sete pontos perdidos para o campeonato nos últimos cinco jogos.

Segundo o periódico, André Castro poderá agora ressurgir na primeira linha da equipa após lesão contraída a 04 de fevereiro.

Inicialmente, pensou-se que o problema seria menos grave, com a paragem de alguns dias, mas o diagnóstico concluiu que a entorse no pé era grave.

Sem André Castro, os 'arsenalistas' continuaram com um bom percurso no mês de fevereiro e parte de março, vencendo a Taça da Liga. No entanto, os últimos resultados não têm sido animadores para os "gverreiros do Minho".

O SC Braga ocupa a quarta posição da Liga, com 54 pontos, menos três que o terceiro (Benfica) e menos seis que o segundo (FC Porto). Sporting lidera com 66 pontos, mais doze que os 'braguistas'.

em: https://ominho.pt/andre-castro-prepara-regresso-no-sc-braga/

Lipeste

www.ojogo.pt

Liga NOS tem dos piores registos de tempo útil de jogo e é das mais faltosas da Europa

Estudo do CIES Football Observatory analisou parâmetros como o tempo útil de jogo, tempo total de jogo, número de faltas e tempo perdido por cada falta, em 37 campeonatos da Europa.

O CIES Football Observatory fez um estudo sobre o tempo útil de jogo em 37 campeonatos europeus: as 30 principais divisões, as cinco segundas divisões dos Big-5 (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) e ainda a Liga dos Campeões e a Liga Europa. O período analisado foi de 1 de julho de 2019 a 3 de março de 2021.

Em Portugal, foram tidos em conta 495 jogos

E começando pelo tempo útil de jogo, a Liga NOS aparece numa das posições mais baixas, sendo a quinta liga em que menos tempo se joga, efetivamente. Se a média de tempo útil nos 37 campeonatos analisados é de 61,3%, por terras lusitanas é apenas de 58,3%. Pior só mesmo a segunda divisão espanhola (55,9%), a liga da República Chéquia (56,8%), o Championship (57,2%), de Inglaterra, e a primeira liga da Grécia (57,5%).

Por outro lado, em Portugal é onde se joga mais tempo, no total - em média, 1h37m51s. É o quarto campeonato europeu com mais tempo de jogo, mas, como referido, o quinto com menos tempo útil.

O estudo indica que a principal razão para as paragens de jogo tem a ver com a bola fora das quarto linhas. Neste fator, Portugal aparece no 14.º lugar da lista, com 20,4% de tempo do jogo com a bola fora.

Outro indicador analisado foi a percentagem de tempo de jogo parado devido a faltas e, aqui, a liga portuguesa volta a estar em destaque pela negativa. É a terceira mais interrompida por faltas, o que corresponde a 17,4% do tempo de paragem. Na liderança está o campeonato grego (19%) e, de seguida, a segunda divisão de Espanha (18,3%).

E analisando o número de faltas cometidas por jogo, Portugal ocupa o quarto lugar da lista, com uma média de 31,7 faltas por encontro. O campeonato da Sérvia é o mais faltoso, com uma média de 35,6 faltas.

A fechar, o CIES Football Observatory olhou para o tempo que se perde sempre que é assinalada uma falta. Em média, na Liga NOS, perdem-se 32,2 segundos por falta, colocando a prova no décimo lugar. Na liderança está a liga turca, com 35,1 segundos perdidos.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/noticias/liga-nos-tem-um-dos-piores-registos-de-tempo-util-de-jogo-e-e-uma-mais-faltosas-da-europa-13574894.html

Lipeste

Relatório Mensal do Observatório de Futebol CIES
n ° 64 - abril de 2021

Análise pan-europeia sobre a fluidez dos jogos de futebol


(...)

https://football-observatory.com/IMG/sites/mr/mr64/en/

Lipeste

zerozero.pt

Já são conhecidos os restantes árbitros da jornada:

Farense-Sporting
Árbitro; Hugo Miguel
Assistentes: Bruno Jesus e Ricardo Santos
Quarto árbitro:  Hélder Malheiro
VAR: Vítor Ferreira e
AVAR Valdemar Maia

Boavista-Paços de Ferreira
Árbitro: Tiago Martins
Assistentes: Pedro Mota e Hugo Ribeiro
Quarto árbitro: João Malheiro Pinto VAR: Rui Oliveira
AVAR: Bruno Rodrigues

Vitória SC-CD Santa Clara
Árbitro: Rui Costa
Assistentes: Nuno Manso e João Bessa Silva
4.º árbitro: Cláudio Pereira
VAR: Manuel Oliveira
AVAR: Tiago Leandro

Moreirense FC-CD Tondela
Árbitro: Iancu Vasilica
Assistentes: Álvaro Mesquita e Nélson Cunha
4.º árbitro: Carlos Macedo
VAR: Fábio Melo
AVAR: Sérgio Jesus

Belenenses SAD-Marítimo M.
Árbitro: António Nobre
Assistentes: Pedro Ribeiro e Nuno Pereira
4.º árbitro: Flávio Lima
VAR: Luís Ferreira
AVAR: Inácio Pereira

SL Benfica-Gil Vicente FC
Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Bruno Rodrigues e Pedro Martins
4.º árbitro: André Narciso
VAR: Tiago Martins
AVAR: Pedro Mota

Rio Ave FC-SC Braga
Árbitro: Nuno Almeida
Assistentes: André Campos e Carlos Campos
4.º árbitro: Marcos Brazão
VAR: Bruno Esteves
AVAR: Rui Cidade

FC Famalicão-Potimonense SC
Árbitro: Luís Godinho
Assistentes: Rui Teixeira e Valter Rufo
4.º árbitro: David Silva
VAR: Hugo Miguel
AVAR: Bruno Jesus

CD Nacional-FC Porto
Árbitro: João Pinheiro
Assistentes: Tiago Costa e Nuno Eiras
4.º árbitro: João Gonçalves
VAR: Artur Soares Dias
AVAR: Rui Licínio

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=319738

Lipeste

ojogo.pt

António Costa: ″Antes da próxima época, seguramente não haverá adeptos nos estádios″

Primeiro-ministro António Costa garantiu que os adeptos não poderão voltar aos estádios antes do início da próxima época.

Na conferência de imprensa que serviu para apresentar a terceira fase de desconfinamento em Portugal, António Costa confirmou que não haverá público nos estádios antes do início da próxima temporada.

"Antes da próxima época, seguramente não haverá adeptos nos estádios. Isso está claro", disse o primeiro-ministro.

Em 1 de abril, o primeiro-ministro já tinha descartado adeptos quer no Grande Prémio de Moto GP, em Portimão, de sexta-feira a domingo, e no regresso da Fórmula 1 ao mesmo local, daqui a duas semanas.

Antes, Costa confirmou a retoma das modalidades desportivas de médio risco, "assim como a atividade física ao ar livre de até seis pessoas", a partir de segunda-feira, na terceira fase de desconfinamento.

Depois do regresso da prática de modalidades desportivas de baixo risco, e da atividade física em grupos de até quatro pessoas, em 05 de abril, o Conselho de Ministros decidiu confirmar o avançar das medidas de desconfinamento a partir de segunda-feira, dia 19, na "generalidade" do território nacional, face à pandemia de covid-19.

No lote de médio risco estão incluídas as principais modalidades coletivas, casos do andebol, basquetebol, futebol, futsal, hóquei em patins e voleibol, cujas divisões profissionais prosseguiram durante o segundo confinamento geral, em vigor desde 15 de janeiro.

Corfebol, futebol de praia, hóquei e hóquei em linha, polo aquático, aquatlon, hóquei subaquático e râguebi subaquático também regressarão ao ativo, assim como o râguebi em cadeira de rodas, que completará o leque de desportos para pessoas com deficiência.

Além das modalidades de médio risco, o Governo expande a atividade física ao ar livre até grupos de seis pessoas.

Também os treinos do desporto de formação, nesta gradação de risco, poderão voltar, na sequência do que já tinha confirmado, ainda em março, o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo.

Para a frente ficarão as modalidades de alto risco, avançando, se houver uma evolução pandémica favorável, de segunda-feira a duas semanas.

Segundo determinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), o regresso às atividades desportivas nestes escalões tem imposição obrigatória de um teste à covid-19 antes da retoma, definindo ainda as categorias de risco, pelo tipo de modalidade ou pela situação epidemiológica a nível regional e local.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/noticias/antonio-costa-antes-da-proxima-epoca-seguramente-nao-havera-adeptos-nos-estadios-13575710.html


Lipeste






Lipeste

record.pt

Matheus: «Frase 'Aqui é Braga!' surgiu naturalmente. Mas ficou, para os adversários nos respeitarem»

Guarda-redes recordou momentos marcantes no Sp. Braga, onde chegou em 2014/15


Matheus e Marcelo Goiano foram convidados pelo Sp. Braga a recordar, através da Next, alguns momentos marcantes vividos no clube, que comemora os 100 anos em 2021, passando pela conquista da Taça de Portugal em 2016 ou pelas aventuras europeias.

"Após um jogo da Liga Europa, em que nos apurámos para a fase seguinte, chegámos ao balneário e aí é que surgiu a frase 'Aqui é Braga!'. Estávamos na brincadeira mas a coisa era séria e ficou. Era para os adversários nos respeitarem, pois esta é a nossa casa, a nossa fortaleza. Essa frase surgiu naturalmente mas pegou e, ano após ano, continua a ser lembrada. Aqui é Braga!", contou Matheus, guarda-redes de 29 anos que chegou ao clube em 2014/15. É natural do Brasil, mas há cerca de um ano adquiriu também a nacionalidade portuguesa.

Marcelo Goiano, de 33 anos, chegou à Pedreira ao mesmo tempo que o amigo, mas saiu há dois anos para os turcos do Sivasspor. No entanto, não foi esquecido pelos guerreiros nem pelos seus adeptos, já que foi incluído no onze ideal do centenário do Sp. Braga.

O lateral-direito recordou a conquista da Taça de Portugal, em 2016, frente ao FC Porto. "Foi difícil, porque na época anterior tínhamos perdido nos penáltis [diante do Sporting]. Então, quando os dois jogadores do FC Porto erraram os penáltis eu percebi que podia marcar e dar o título. É uma pressão... Mas é a responsabilidade boa de saber que podes gravar o teu nome na história do clube. Graças a Deus consegui fazer o golo e o Sp. Braga conquistou o troféu que tanto desejava", anotou Goiano.

Por André Gonçalves

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/matheus-frase-aqui-e-braga-surgiu-naturalmente-mas-ficou-para-os-adversarios-nos-respeitarem?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Nélson Oliveira é desejado para o ataque do Sp. Braga

Avançado está em fim de contrato com o AEK e pode chegar no verão. Gregos tentam renovar


Nélson Oliveira perfila-se como potencial reforço do Sp. Braga na próxima época. Segundo avançou ontem o jornal grego 'Sportime', a SAD minhota está no terreno no sentido de poder assegurar o ponta-de-lança de 29 anos, cujo contrato com o AEK termina em junho próximo.

O emblema de Atenas, de resto, pretende renovar o vínculo do jogador e estaria disposto a pagar 800 mil euros por ano para o segurar até 2023, pois é o único que ainda não o fez entre o lote de elementos cujo acordo terminava no fim da época, mas o processo não será fácil. Até porque, de acordo com o mesmo diário desportivo, Nélson Oliveira vê com bons olhos a possibilidade de regressar ao seu país natal, ele que é natural de Barcelos e foi pai em outubro passado.

Nélson Oliveira cumpre a segunda temporada no AEK, totalizando 26 golos e ainda 10 assistências. Foi titular nos dois jogos diante dos guerreiros na fase de grupos da Liga Europa, tendo até marcado um golo em Atenas.

O internacional português pode ser uma solução importante para a frente de ataque bracarense, tendo em conta a provável saída de Sporar para o Sporting no final desta época, já que a opção de compra é de 7,5 milhões de euros e o Sp. Braga teria de passar a assumir os encargos salariais, atualmente da responsabilidade dos leões.

Nélson Oliveira já passou pela formação dos minhotos. Como sénior, jogou no Benfica, P. Ferreira e Rio Ave, entre outros clubes estrangeiros.

Gomes não descarta apoio a Peixoto

João Gomes, que em 2018 saiu do Sp. Braga em litígio com o clube, não descarta apoiar António Pedro Peixoto numa possível candidatura às eleições do clube, ainda este ano. "Vamos ver, vamos ver" , disse Gomes ao nosso jornal. Já Peixoto, derrotado por Salvador em 2017, decidirá se avança ou não na próxima semana, pois ainda está trabalhar em "duas ou três situações".

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/nelson-oliveira-e-desejado-para-o-ataque-do-sp-braga?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16185604448708&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fnelson-oliveira-e-desejado-para-o-ataque-do-sp-braga