News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

Ingleses anteciparam fim do empréstimo

Chelsea ordena regresso de Piazón


Lucas Piazón já está em Inglaterra. Segundo o que zerozero apurou, o extremo direito brasileiro, que tem empréstimo com o Rio Ave válido até ao fim da época, foi chamado de volta pelo Chelsea, clube ao qual está ligado contratualmente até julho de 2021.

Raio X [Jogador]

35 Jogos
6 Golos Marcados
16 Vitórias
10 Empates
9 Derrotas

Para já, sabe-se apenas que a situação foi recebida com alguma surpresa no emblema vilacondense, que contava com os serviços do extremo de 26 anos até ao fim da presente temporada. Piazón chegou a Vila do Conde no início da época passada e, desde aí, assinou seis golos nos 35 jogos em que participou. No Chelsea, e apesar de estar na reta final do contrato, Piazón é o jogador profissional há mais tempo vinculado ao clube londrino.

Na imprensa desta sexta-feira, o jornal A Bola aponta com uma eventual justificação para este regresso a Inglaterra. Segundo a mesma publicação, o extremo ítalo-brasileiro está a negociar com o SC Braga para reforçar os gverreiros a título definitivo já nesta janela de transferências. A concretizar-se a mudança, Piazón irá reencontrar o técnico que o orientou a época passada em Vila do Conde, Carlos Carvalhal. 

em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=308766

Lipeste

Lesão afasta Paulinho por duas semanas

Paulinho é carta fora do baralho para Carlos Carvalhal nos próximos jogos. O avançado bracarense apresentou queixas musculares após o jogo com o Sporting e, segundo o jornal O Jogo, vai ficar de fora nas próximas duas semanas, falhando, ao que tudo indica, os jogos com o Torreense e com o Paços de Ferreira. 

Recorde-se que, esta quinta-feira, Carlos Carvalhal confirmou a lesão do internacional português, acusando ainda a comunicação social de colocar pressão no jogador, através das notícias que dão conta do alegado interesse do Sporting no jogador. 

«O Paulinho lesionou-se no jogo com o Sporting. E eu não sei se a lesão do Paulinho não teve a ver com alguma perturbação causada pelas notícias constantes que saem quando toda a gente sabe que não vai acontecer nada. Não sei até que ponto ele não jogou até ao limite contra o Sporting, para depois não ser acusado de não jogar bem, porque ia sair. Eu não desejo a ninguém a tentativa de instabilidade feita aos nossos jogadores. Mas a resposta tem sido esta, mais três pontos», referiu o técnico bracarense após a vitória sobre o Marítimo (2x1).

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=308771

Lipeste

Paulinho eleito melhor jogador de dezembro

O Sindicato dos Jogadores elegeu Paulinho como o melhor futebolista do mês de dezembro. O avançado do SC Braga esteve em destaque, ao marcar três golos em três jogos.

Paulinho somou 17.9 por cento dos votos. Na segunda posição surge o avançado maliano Moussa Marega (FC Porto), com 14.59 por cento, seguido do médio Ricardo Horta (SC Braga), com 9.55 por cento.

O ponta-de-lança sucede a Pedro Gonçalves (Sporting), o vencedor de novembro.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-01-08/sc-braga-paulinho-eleito-melhor-jogador-de-dezembro/874234/471

Lipeste

Gala 'Legião de Ouro' cancelada

O SC Braga anunciou, esta sexta-feira, que decidiu cancelar a Gala 'Legião de Ouro', devido à pandemia de Covid-19.

«Esta seria sempre uma decisão difícil de tomar, mas no ano que marca o Centenário do nosso Clube é ainda mais complicado chegarmos à conclusão de que não poderemos realizar um dos eventos mais importantes do ano, ainda para mais numa data tão simbólica. Apesar de tudo isto, entendemos – de forma unânime – que, enquanto entidade de referência regional, nacional e internacional, o SC Braga teria de continuar a ter o mesmo comportamento exemplar que tem demonstrado ao longo dos últimos meses», justifica-se, através de comunicado.

Ainda assim, o clube não vai deixar de atribuir os prémios que distinguem atletas, funcionários, colaboradores, entidades e parceiros ao longo de 2020, numa cerimónia que será transmitida pelos canais oficiais a 15 de janeiro.

Eis o comunicado:

«A situação pandémica que todos vivemos é por demais conhecida e dispensa qualquer tipo de explicação suplementar sobre as suas consequências passadas, presentes e futuras.
 

Por isso, e de forma a respeitar todas as medidas de prevenção, higiene e segurança, o SC Braga decidiu não realizar este ano a habitual Gala 'Legião de Ouro'.
 

Esta seria sempre uma decisão difícil de tomar, mas no ano que marca o Centenário do nosso Clube é ainda mais complicado chegarmos à conclusão de que não poderemos realizar um dos eventos mais importantes do ano, ainda para mais numa data tão simbólica.
 

Apesar de tudo isto, entendemos – de forma unânime – que, enquanto entidade de referência regional, nacional e internacional, o SC Braga teria de continuar a ter o mesmo comportamento exemplar que tem demonstrado ao longo dos últimos meses.
 

No entanto, não podíamos deixar de distinguir e premiar a excelência dos nossos atletas, funcionários, colaboradores, entidades e parceiros ao longo de 2020. Por isso, e preservando a essência desta gala que é já um marco na história do SC Braga, anunciamos hoje as categorias e na sexta-feira, dia 15 de janeiro, todos os galardoados no âmbito da 'Legião de Ouro 2020':

– Atleta Amador do Ano

– Jovem Atleta do Ano

– Atleta Revelação

– Gverreiro Cidade Desportiva

– Parceiro do Ano

– Prémio Fidelização Corporate

– Prémio Carreira

– Atleta do Ano

– Futebolista do Ano

– Treinador do Ano

– Gverreiro Ouro e Mérito

– Gverreiro de Honra

Além destas 12 habituais categorias, o SC Braga decidiu acrescentar no ano do seu Centenário e de forma absolutamente excecional, mais duas distinções:

– Gverreiro Centenário

– Gverreiro Reconhecimento Centenário»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-01-08/sc-braga-gala-legiao-de-ouro-cancelada/874245/471

Lipeste

Paulinho eleito o Melhor Jogador de dezembro pelo Sindicato dos Jogadores

Paulinho foi eleito o Melhor Jogador de dezembro da Primeira Liga pelo Sindicato dos Jogadores.

O Gverreiro marcou três golos nos três jogos do SC Braga na Liga NOS no último mês de 2020.

Paulinho conquistou 17,9% das preferências, seguido pelo avançado maliano Moussa Marega (FC Porto), com 14,59% dos votos, e pelo colega de equipa no SC Braga, Ricardo Horta, com 9,55%.

Paulinho já conta com 10 golos esta temporada e é o melhor artilheiro dos arsenalistas esta temporada.

em: https://scbraga.pt/paulinho-eleito-o-melhor-jogador-de-dezembro-pelo-sindicato-dos-jogadores/

Lipeste

Dion McGhee é Gverreiro - Sporting Clube de Braga

Dion McGhee é o novo reforço do SC Braga. O jovem médio inglês chega a custo zero e assina um contrato válido até final da presente temporada, com mais três de opção.

O médio ofensivo de 20 anos realizou toda a sua formação no Manchester United, clube com o qual terminou ligação na temporada passada. Dion McGhee representou os Red Devils durante mais de 14 anos. 

Dion Mcghee

"Sou médio mas adapto-me bem a diferentes posições. Tenho olhos para a baliza e também gosto de assistir os meus companheiros".

[b[Um 'Red Devil' pronto para explodir em Braga[/b]

"Passei muitos anos no Manchester United, clube onde aprendi muito e me desenvolvi como jogador e como pessoa. Agora quero mostrar tudo isso aqui no SC Braga".

A escolha SC Braga

"As instalações são fantásticas e as pessoas muito simpáticas. Estou a gostar muito. Vim para cá porque é um grande clube, com muita história. Também porque Portugal é um ótimo sítio para viver".

Objetivos enquanto Gverreiro

"Quero manter-me calmo, fazer muitos jogos, não sofrer lesões e dar tudo para chegar à equipa principal. Quero ter a oportunidade de jogar perante estes adeptos maravilhosos".

em: https://scbraga.pt/dion-mcghee-e-gverreiro/

Lipeste

Ex-Manchester United é reforço dos bracarenses

O SC Braga anunciou a contratação de Dion McGhee. O médio inglês de 20 anos estava sem clube, depois de ter terminado o vínculo com o Manchester United.

Formado nos red devils, McGhee realizou nove jogos pela equipa sub-23 na temporada passada. Este ano, o médio inglês ainda chegou a disputar três encontros pela equipa de reservas do Newcastle, todos como titular.

De Terras de Sua Majestade para a Pedreira... Dion McGhee #WelcomeDion
pic.twitter.com/9XwUEB2Nhe

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1347597301448114176?s=20

— SC Braga (@SCBragaOficial)
January 8, 2021

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1347597301448114176?s=15

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-01-08/sc-braga-ex-manchester-united-e-reforco-dos-bracarenses/874263/471

Lipeste

Rio Ave: Lucas Piazón rescinde com o Chelsea e vai jogar no Sp. Braga

Guerreiros do Minho agarram o primeiro reforço de inverno

Pedro Jorge da Cunha

O Sp. Braga assegurou nesta sexta-feira a contratação de Lucas Piazón, até agora jogador do Rio Ave. O médio ofensivo brasileiro já aceitou as condições propostas pelos Guerreiros do Minho e conseguiu antecipar o final do contrato com os vilacondenses, onde jogava por empréstimo do Chelsea. 

Piazón teve um papel muito importante nos bons resultados do Rio Ave durante a última temporada e meia. Fez 35 jogos e seis golos pelos vilacondenses, mas nas últimas semanas desapareceu das opções de Mário Silva - antes de o treinador sair - e depois testou positivo à covid19. 

Importa lembrar que Carlos Carvalhal conhece bem Lucas Piazón, com quem se cruzou no Championship entre 2015 e 2018. Carvalhal pelo Sheffield Wednesday e Piazón pelo Reading e Fulham, sempre cedido pelo Chelsea. 

No passado mês de outubro, Lucas Piazón abriu o coração ao Maisfutebol, em grande entrevista, e assumiu sentir-se «só mais um negócio» para o Chelsea. A ligação durou mais de dez anos e acaba agora, com a entrada do atleta nos quadros do Sp. Braga. O vínculo será de longa duração.

em: https://maisfutebol.iol.pt/mercado/08-01-2021/rio-ave-lucas-piazon-rescinde-com-o-chelsea-e-vai-jogar-no-sp-braga

Lipeste

Lucas Piazón: «O meu futebol cresce nos dias dos jogos grandes»

Entrevista-Maisfutebol a um dos heróis do Rio Ave no duelo histórico contra o AC Milan. O brasileiro cedido pelo Chelsea foi um dos melhores em campo. «No pequeno-almoço do dia a seguir ainda estava cansado e triste» - PARTE I

Pedro Jorge da Cunha

Em 2011, Lucas Piazón era um dos wonderkids da moda. Tinha 17 anos e o Chelsea aceitou pagar 7,5 milhões de euros ao São Paulo pelo seu futebol. Quase uma década depois, Lucas joga no Rio Ave e confirma possuir um talento fora do normal. No histórico jogo contra o AC Milan, realizado na passada semana, o ainda jogador dos blues foi um dos melhores em campo.

Pegou na bola, aceitou a responsabilidade, lutou, correu e jogou muito. Na entrevista ao Maisfutebol, Piazón, 26 anos, confessa que o seu futebol cresce nos dias em que o jogo é grande, mais mediático. Um futebolista que também joga bem com as palavras. 

Maisfutebol – Fez contra o AC Milan a sua melhor exibição com a camisola do Rio Ave?
Lucas Piazón – Diria que foi uma das melhores, sim. Também fiz um bom jogo na Luz, contra o Benfica, para a Taça da Liga. Desta vez, na verdade, toda a gente viu o Rio Ave e esse é um detalhe importante. O AC Milan vinha de um bom momento, sem derrotas, e sabíamos que ia ser difícil. Tentei dar o meu máximo e acho que quase todos os jogadores fizeram uma grande exibição. O desafio passa a ser outro: manter este nível no campeonato.

O que sente um jogador depois de perder daquela forma contra o AC Milan?
O jogo foi muito igual, equilibrado. Estivemos por cima durante grande parte da partida. Bem, foi muito difícil adormecer. Ao pequeno-almoço do dia a seguir ainda estava cansado (risos). Não é fácil. Cheguei a casa carregado de adrenalina, não dava para dormir. Demos uma grande imagem do Rio Ave e representámos bem Portugal na Europa.

Que imagem tinha o Lucas Piazón do Rio Ave antes de chegar a Portugal em 2019?
Bem, antes de eu vir para cá falei muito com o mister Carvalhal. Ele conhecia-me do Championship e convenceu-me a aceitar este desafio. Por isso não fiquei surpreendido ao chegar e a ver as boas condições que o Rio Ave dá. Temos dois bons campos para treinar, é tudo muito perto, a minha casa é aqui ao lado, a estrutura é bastante organizada e dá-me todas as condições para jogar o meu futebol. Ainda por cima, o Rio Ave quer jogar bom futebol, quer ter a bola e qualidade de jogo. O mister Mário Silva quis manter o estilo da equipa: posse de bola, pressão alta e jogar sempre de igual para igual contra qualquer equipa. Os jogadores são quase os mesmos e isso também é muito relevante.

Em que posição o Lucas se sente mais confortável?
Quando cheguei à Europa comecei a jogar sobretudo pela esquerda. Um extremo esquerdo que procurava zonas interiores. Adorava essa posição e joguei aí vários anos. Mais tarde, no meu segundo ano no Fulham, o mister Jokanovic colocou-me na direita. No Rio Ave, com o Carlos Carvalhal, também joguei aí, gostei e fiquei. Tenho jogado quase sempre na direita e gosto muito.

Jogou em Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e Holanda. Onde coloca a liga portuguesa nessa hierarquia?
Coloco bem acima. As pessoas de fora não têm uma ideia real sobre o campeonato português. Já joguei em muitos lugares e posso dizer que em Portugal os jogos são mesmo muito competitivos. Este ano, os clubes reforçaram-se muito bem e vai ser interessante ver como se comportam algumas equipas.

O Rio Ave continuará ambicioso e a tentar a qualificação europeia?
Vamos continuar atrás da melhor versão do nosso jogo e repetir, pelo menos, o que fizemos na época passada. Fizemos uma temporada ótima e a meta é essa, repetir a época anterior. A equipa é praticamente a mesma, há excelentes opções e podemos fazer mais um grande ano.

Marcou quatro golos em Portugal, dois ao Sporting e um ao Benfica [o outro foi ao Santa Clara]. O seu futebol cresce nos dias dos grandes jogos?
(risos) Sempre gostei desses jogos, desde pequeno, o meu futebol cresce nesses dias. Tive um treinador no Reading que me dizia muitas vezes isso: «Você joga sempre bem contra as equipas lá de cima, contra as equipas mais pequenas demora sempre a entrar no jogo». Tento entrar motivado em todos os jogos. Tive muitos altos e baixos na minha carreira, mas a verdade é que muitos desses altos foram contra as equipas mais fortes. Aconteceu agora fazer um grande jogo contra o AC Milan.

E quais são os níveis de motivação quando olha para uma bancada e não vê adeptos?
No início, sinceramente, lidei bem com isso. Nessa altura queríamos era acabar o campeonato, faltavam só dez jogos e queríamos qualificar-nos para a Liga Europa. Agora está a tornar-se estranho, temos a sensação de que falta sempre alguma coisa. São tantos jogos, tanto tempo, que isto está a perder um bocado de graça. Acredito que as coisas podem voltar ao normal em breve.

Já que falamos em adeptos, está a gostar de viver em Vila do Conde e em fazer parte da comunidade? Foi fácil adaptar-se à cidade, depois de tantos anos em Londres?
Muito fácil. O clima no inverno pode ser duro, mas no verão é ótimo. Em Londres demorava 45 minutos a chegar do treino a casa, aqui demoro cinco ou dez. Fui pai há alguns meses, temos um bebé e por isso também ficamos mais tempo em casa. Levo uma vida sossegada, chego a casa e pego no meu filho para dar uma caminhada, é ótimo viver assim. Tenho um filho português (risos).

Foi pai em maio, em plena pandemia. Como geriu emocionalmente a preocupação com o seu filho num período tão complicado?
Havia muitas dúvidas, muito medo de contrair o vírus. A minha mulher tinha muito medo de sair de casa quando estava grávida. Felizmente tudo correu bem, eles foram super bem tratados no hospital e estão ótimos. Temos sido abençoados.

O que gosta mais da vida em Portugal e o que gosta menos?
Bem, uma das coisas que eu gostava da vida em Londres eram os amigos que eu tinha. Porquê? Porque quase todos eles eram de fora do futebol e isso permitia desligar-me do trabalho quando estava fora dos treinos e dos jogos. Em Portugal... gosto muito do tipo de vida que agora levo, mais familiar. Os meus pais também estão cá muitas vezes, adoram Lisboa, querem estar com o neto. Só sinto falta dos meus amigos de fora do futebol, honestamente.

Qual é a grande diferença entre o Rio Ave e os clubes dos empréstimos anteriores?
Para começar, o Rio Ave deu-me a possibilidade de ficar dois anos. Não houve aquele fantasma do «em maio ele volta ao Chelsea». E isso faz toda a diferença.

em: https://maisfutebol.iol.pt/entrevista/rio-ave/lucas-piazon-o-meu-futebol-cresce-nos-dias-dos-jogos-grandes

Lipeste

Lucas Piazón: «Para o Chelsea passei a ser só mais um negócio»

Entrevista-Maisfutebol a um dos heróis do Rio Ave no duelo histórico contra o AC Milan. Ligação aos ingleses dura há dez anos, mas deixou de ser «benéfica para ambas as partes» - PARTE II

Pedro Jorge da Cunha

Em dez anos de ligação contratual ao Chelsea, Lucas Piazón só fez três jogos na primeira equipa dos blues. Chegou com 17 anos ao clube e, antes de chegar ao Rio Ave e ser uma das figuras da equipa, passou por diversos empréstimos: Málaga, Vitesse, Eintracht Frankfurt, Reading, Fulham e Chievo foram apeadeiros de uma carreira que podia ser ainda melhor.

Em entrevista ao Maisfutebol, Lucas admite que a partir de dada altura começou a sentir que o Chelsea se desinteressou do seu valor desportivo, apesar de manter uma ligação constante e positiva com Paulo Ferreira, o português que ainda trabalha com os londrinos e faz o acompanhamento dos jogadores emprestados.

Maisfutebol – Esta é a décima temporada de ligação contratual do Lucas ao Chelsea.
Lucas Piazón – Creio que é isso, sim. Cheguei lá em 2011... é verdade, décima época.

Quais são as vantagens e desvantagens de ter uma ligação destas a um clube como o Chelsea, sabendo-se que tem sido sempre emprestado?
Bem, a partir de dada altura a ligação deixou de ser benéfica para ambas as partes. No início senti-me muito bem. Passei pelos sub23, cheguei à equipa A e mesmo nos primeiros empréstimos eu senti que o Chelsea tinha expetativas e interesse por mim. Eu acreditava que podia voltar e ter oportunidades a qualquer momento. Mais tarde, com o passar das épocas, passei a ser só mais um negócio para eles. Emprestavam-me com a expetativa de me vender e fazer algum dinheiro comigo. Acho que é mais ou menos isso que eles pensam. Tenho de aceitar, porque também aceitei renovar o meu contrato com eles. Disseram-me que só me emprestavam se eu renovasse e eu aceitei. Foi uma relação complicada. Muitas vezes eles não gostavam do que eu dizia nas entrevistas, mas queria deixar bem claro que fui muito feliz nos meus primeiros anos no Chelsea.

O Chelsea escolhe os seus clubes ou o Lucas tem liberdade para fazer essas opções?
Nos primeiros anos era o Chelsea que me sugeria este ou aquele clube e explicava-me as razões. A partir dos meus 22/23 anos deixou de ser assim, porque o maior interesse passou a ser emprestar-me para eu ser vendido.

Tem recebido algum feedback do Chelsea sobre o seu bom rendimento no Rio Ave?
Sim, sobretudo por parte do Paulo Ferreira. O Paulo vinha a Vila do Conde ver muitos jogos, principalmente antes da pandemia. Conheço-o há muitos anos, fomos colegas no Chelsea e ele tem um carinho enorme pela minha família. O Paulinho envia-me muitas mensagens, é uma pessoa espetacular. É ele o responsável pelos atletas emprestados pelo Chelsea.

Em dez anos de ligação ao Chelsea fez um jogo na Premier League.
A 23 de dezembro de 2012. Sofri um penálti e falhei o penálti logo a seguir (risos). Ganhámos 8-0 ao Aston Villa e ainda fiz uma assistência para golo. As coisas correram-me bem. Eu fiz dois jogos para a Taça da Liga, fiz uma assistência logo na minha estreia, e tive essa oportunidade na Premier League, com o Rafa Benítez. Mas três semanas depois eu fui cedido ao Málaga e não tive continuidade.

Tem só 26 anos, mas já viveu muito no futebol.
É verdade. Nunca tive experiências horríveis, nunca joguei num clube mau e já vivi muita coisa. Estive em locais bons, aprendi bastante e será sempre assim. Estou a fazer o segundo ano no Rio Ave e se tiver de sair de Portugal sairei sem problemas, porque já estou acostumado.

Foi importante assinar dois anos pelo Rio Ave e não apenas um?
Sim, sim, eu prefiro sempre assim. Prefiro ter estabilidade e passar mais tempo num sítio, por vários motivos. Por exemplo, quando eu saí da Holanda para a Alemanha tive grandes dificuldades.

Porquê?
O treinador do Vitesse era o Peter Bosz, que está agora no Leverkusen. A ideia dele era sempre ter bola, posse de bola, e quando cheguei ao Eintracht... não tocava na bola (risos). O estilo era radicalmente distinto e tive dificuldades em percebê-lo. Mudei demasiadas vezes. Fiquei dois anos no Fulham e foi muito melhor, rendi bastante bem. No Fulham e no Vitesse sinto que tive épocas muito boas.

E no Málaga ainda jogou na Liga dos Campeões.
Contra o FC Porto, por exemplo. Eliminámos o Porto [em março de 2013]. Tinha 19 anos nessa altura e a equipa era muito forte. Só caímos da Champions contra o Dortmund. Foi uma experiência curta, mas boa.

Sentia em cima de si o peso de ser «o novo Kaká» e o «fenómeno Piazón», como escrevia a imprensa brasileira?
No Málaga nem tanto, porque a equipa era muito experiente e tinha atletas com nome. Na Holanda, talvez sim, todos falavam de mim e esperavam muito de mim. Tive ali alguns jogos menos bons e a pressão aumentou, na Alemanha foi a mesma coisa. Eu era muito novo e não era fácil lidar com essa obrigação. Esperavam que eu fizesse mais do que todos os outros. 

E essa comparação com o Kaká agradava ao Lucas?
Isso surgiu por eu também ser da formação do São Paulo. No Santos eram os novos Robinho ou Neymar. Para mim são comparações que não fazem muito sentido, até porque o Kaká jogava numa posição diferente da minha. Por coincidência tive a possibilidade de jogar contra ele num Málaga-Real Madrid. Falámos e ele deu-me a camisola do Real, foi ótimo.

em: https://maisfutebol.iol.pt/entrevista/rio-ave/lucas-piazon-para-o-chelsea-passei-a-ser-so-mais-um-negocio

Lipeste

Lucas Piazón: «Os treinos do Villas-Boas e do Mourinho eram semelhantes»

Entrevista-Maisfutebol ao médio-ofensivo do Rio Ave, jogador ainda ligado ao Chelsea e que trabalhou em Londres com os dois treinadores portugueses. «No primeiro dia treinei com o Terry, o Lampard e o Drogba...» - PARTE III

Pedro Jorge da Cunha

Não é um caso comum. Lucas Piazón pode dizer que foi treinado por André Villas-Boas e, mais tarde, por José Mourinho no Chelsea. A sua longa ligação aos londrinos permitiu-lhe conviver com algumas das maiores figuras do futebol mundial, como confessa na entrevista ao Maisfutebol. 

Como o mundo da bola é pequeno, Lucas cruzou-se também com três homens que chegaram recentemente ao futebol nacional: Felipe Anderson (FC Porto), Luca Waldschmidt e Gilberto (Benfica). Aos 26 anos, Lucas Piazón é um dos protagonistas do excelente Rio Ave, agora de Mário Silva.

Maisfutebol – O Lucas começou a jogar futebol muito cedo. Qual foi o seu primeiro clube no Brasil?
Lucas Piazón – Eu nasci em São Paulo, mas a minha mãe é de Coritiba e mudámo-nos para lá quando eu tinha cinco ou seis anos. Aliás, fomos para uma cidadezinha próxima de Coritiba, onde viviam os meus avós. Depois é que me mudei para Coritiba, já aos nove anos.

Tem algum antigo futebolista na família?
O irmão do meu avô foi profissional e o meu avô também jogou em muitos clubes, mas não como profissional. O meu pai diz que jogava muito, mas não teve apoio do meu avô. Foi obrigado a estudar até mais tarde. O meu avô foi uma das minhas grandes influências para entrar no mundo do futebol, curiosamente. Em frente à casa dele, do outro lado da rua, havia um campo enorme e ele levava-me para lá quando eu era muito pequenino ainda. No Brasil até é mais comum jogar em campos de futsal e eu tive a sorte de começar logo num campo grande (risos). Ele ensinou-me como bater na bola, tínhamos uma ligação muito forte.

E o futebol surge mais a sério em que fase da sua vida?
Bem, eu tinha 14 anos e saí de casa dos meus pais em Coritiba para ir jogar no São Paulo. Passei a viver no centro de treinos do clube com mais 100 crianças. Fazíamos tudo juntos. Pequeno-almoço, escola, cinema, era ótimo. Queríamos mais liberdade, mais idas ao shopping, mas adorei. Na altura não valorizávamos, agora sim.

Como é que a sua mãe reagiu ao ver o filho de 14 anos a sair para São Paulo?
Para ela não foi fácil. Eu era fanático do São Paulo e quando me chegou a proposta... lembro-me de ir com os meus pais conhecer o centro de treinos do São Paulo e das dúvidas que eles tinham. Hoje em dia já percebo muito melhor esses medos, pois também já sou pai. Por sorte, a minha outra avó morava a meia-hora de lá e foi um apoio importante. Os meus pais visitavam-me uma vez por mês para matar saudades e ver como eu estava.

Na sua cabeça já não havia dúvidas: o futebol era o caminho a seguir.
A partir do momento em que eu saí de casa, tinha que tentar tudo para ser profissional.

E aos 17 anos aparece o Chelsea na sua vida.
Foi completamente inesperado. Eu só ambicionava chegar à equipa principal do São Paulo. Cheguei a outro mundo. Nunca treinei com os profissionais do São Paulo e, de repente, já estava ali ao lado daqueles monstros. Treinei com o plantel principal logo no primeiro dia. John Terry, Lampard, Drogba... «O que estou eu a fazer aqui?» (risos) O treinador era o André Villas-Boas, português.

O André chegou a convocar o Lucas para alguns jogos?
Para três, pelo menos. Eu fiz 18 anos em janeiro e nessa fase havia alguns jogadores ausentes na CAN. O André Villas-Boas chamou-me para algumas partidas.

Gostou de trabalhar com o André Villas-Boas?
Infelizmente não tive o prazer de treinar muito tempo com ele, porque o André depois saiu do Chelsea. Lembro-me que ele fazia treinos completamente diferentes daquilo que eu conhecia no Brasil. Era quase sempre em espaços reduzidos e com grande intensidade. Até me adaptei bem à proposta de trabalho do André. No Brasil nem me passava pela cabeça treinar dessa forma.

Cruzou-se em algum momento com o José Mourinho?
Só em treinos de pré-temporada.

Havia diferenças grandes entre ele e o André?
Não, por acaso não, os treinos deles eram bastante semelhantes. Talvez por o André ter sido auxiliar do Mourinho alguns anos antes.

Lembra-se de jogar nos iniciados do Coritiba com o Felipe Anderson, novo reforço do FC Porto?
Ele jogou lá comigo? Nossa... confesso que não me lembro. [Felipe esteve no Coritiba nos últimos três meses de 2006 e nos primeiros três de 2007]. Por acaso conheço o Felipe porque a minha mãe fez amizade com a namorada dele em Londres. Mas não posso dizer que sou amigo dele. Tivemos um contato rápido. Ele começou muito bem no West Ham, mas com o David Moyes passou a ter poucas oportunidades e fez muito bem em aceitar o convite do FC Porto.

E do Luca Waldschmidt lembra-se melhor?
Desse sim (risos). Foi há menos tempo. Estivemos juntos no Eintracht e ele era muito novinho. Ele jogava mais pela equipa B, mas treinava sempre connosco. Percebi que tinha qualidade, ele era extremo nessa altura. Depois passou a jogar mais pelo centro. Acho que se estreou a titular no último jogo da Bundesliga e fez uma exibição muito boa.

Nas seleções do Brasil jogou com o Gilberto, agora no Benfica.
Em Toulon? Em 2014, sim. Ele estava no Botafogo e gostei muito de jogar com ele. É um lateral ofensivo e tenho a certeza que evoluirá muito com o Jorge Jesus.    

em: https://maisfutebol.iol.pt/entrevista/rio-ave/lucas-piazon-os-treinos-do-villas-boas-e-do-mourinho-eram-semelhantes

Lipeste

OFICIAL: Sp. Braga contrata médio ex-Manchester United

Dion McGhee assina pelos guerreiros


O Sp. Braga anunciou nesta sexta-feira a contratação de Dion McGhee, médio de 20 anos que chega do Newcastle, depois de ter feito a formação no Manchester United, clube que deixou no início da época.

De acordo com a informação divulgada pelos arsenalistas, Dion chega ao clube a custo zero, assina até ao final da época, com mais três épocas de opção. 

em: https://maisfutebol.iol.pt/transferencias/08-01-2021/oficial-sp-braga-contrata-medio-ao-manchester-united

Lipeste

MÉDIO INGLÊS ESTAVA SEM CLUBE

Dion McGhee é reforço bracarense


O SC Braga oficializou esta sexta-feira a contratação do jovem médio inglês Dion McGhee, que se encontrava sem clube desde o verão passado.

Num comunicado partilhado nas suas plataformas oficiais, os Gverreiros anunciaram que o jovem inglês de 20 anos assinou um contrato válido até ao final da temporada, ficando com mais três de opção.

«Passei muitos anos no Manchester United, clube onde aprendi muito e me desenvolvi como jogador e como pessoa. Agora quero mostrar tudo isso aqui no SC Braga. As instalações são fantásticas e as pessoas muito simpáticas. Estou a gostar muito. Vim para cá porque é um grande clube, com muita história. Também porque Portugal é um ótimo sítio para viver», disse McGhee, aos canais oficiais do SC Braga

A imprensa inglesa já tinha avançado na quinta-feira que o negócio estava prestes a ser oficializado, surgindo agora a confirmação que o jogador formado no Manchester United é o mais recente reforço dos bracarenses.

Dion McGhee terminou a sua ligação contratual aos red devils no verão passado, encontrando-se sem clube desde aí. No início da temporada esteve à experiência no Newcastle, onde realizou três jogos pela equipa sub-23, mas acabou por não convencer a formação da Premier League, aterrando agora em Portugal.

em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=308813

Lipeste

Braga anuncia médio formado no Manchester United

Dion com António Salvador

O médio ofensivo realizou toda a formação no Manchester United

O Braga anunciou na tarde desta sexta-feira a contratação de Dion McGhee. Trata-se de um médio inglês, de apenas 20 anos, chega a custo zero, assinando um contrato válido até final da presente temporada, com mais três de opção.

O médio ofensivo realizou toda a formação no Manchester United, clube com teve contrato até à temporada passada, clube que representou durante 14 anos.

Dion McGhee começará a sua ligação ao Braga pela equipa de sub-23.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/braga-anuncia-medio-formado-no-manchester-united-13209696.html

Lipeste

Reforço do Braga apresenta-se: ″Sou médio e tenho olhos para a baliza″

O Braga anunciou esta sexta-feira a contratação de Dion McGhee. Trata-se de um médio, de 20 anos, que chega a custo zero, assinando um contrato válido até final da presente temporada, com mais três de opção. O inglês vai ingressar nos sub-23 dos arsenalistas.

Que tipo de jogador é? "Sou médio mas adapto-me bem a diferentes posições. Tenho olhos para a baliza e também gosto de assistir os meus companheiros. Passei muitos anos no Manchester United, clube onde aprendi muito e me desenvolvi como jogador e como pessoa. Agora quero mostrar tudo isso aqui no Braga."

Escolher o Braga: "As instalações são fantásticas e as pessoas muito simpáticas. Estou a gostar muito. Vim para cá, porque é um grande clube, com muita história. Também porque Portugal é um ótimo sítio para viver."

Objetivos: "Quero manter-me calmo, fazer muitos jogos, não sofrer lesões e dar tudo para chegar à equipa principal. Quero ter a oportunidade de jogar perante estes adeptos maravilhosos."

https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/reforco-do-braga-apresenta-se-sou-medio-e-tenho-olhos-para-a-baliza-13209757.html?jwsource=cl

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/reforco-do-braga-apresenta-se-sou-medio-e-tenho-olhos-para-a-baliza-13209757.html

Lipeste

Braga assinala centenário no Vianna, o café onde tudo começou

A data de nascimento do Sporting de Braga não é consensual entre os sócios e adeptos bracarenses.

O Braga vai assinalar o dia do aniversário dos seus 100 anos com o descerrar de uma placa comemorativa no Café Vianna, local onde um grupo de jovens bracarenses teve a ideia de criar o clube.

A data de nascimento do Sporting de Braga não é consensual entre os sócios e adeptos bracarenses.

Uns defendem o ano de 1914, tendo como base notícias desse ano em jornais da época que dão conta da criação de um clube com o mesmo nome (mas cuja atividade subsequente se desconhece), outros 1919, por existirem documentos desse ano, nomeadamente revistas comemorativas editadas pelo próprio Sporting de Braga, e ainda outros a data oficial: 19 de janeiro de 1921, dia em que o clube foi registado no então Governo Civil de Braga.

Reza a história foi no Café Vianna, cito bem no "coração' da cidade dos Arcebispos, onde um grupo de jovens bracarenses se reunia, que surgiu a ideia de criar um clube e é nesse mesmo estabelecimento que os responsáveis do Sporting de Braga vão descerrar uma placa comemorativa do centenário, às 12:00 de 19 de janeiro.

Antes, pelas 10:30, será hasteada a bandeira na Cidade Desportiva, com a presença da direção presidida por António Salvador.

Este ano, devido à pandemia de covid-19, a entrega dos emblemas de prata e ouro não será feita de forma presencial. Os emblemas serão enviados por correio registado para as moradas dos sócios contemplados com as distinções.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/braga-assinala-centenario-no-vianna-o-cafe-onde-tudo-comecou-13209685.html

Lipeste

Paulinho eleito melhor jogador de dezembro da Liga NOS

Votação do Sindicato de Jogadores


Paulinho foi eleito o Melhor Jogador de dezembro da Liga NOS, pelo Sindicato dos Jogadores. O avançado do Sp. Braga, de 28 anos, marcou três golos nos três jogos que os minhotos realizaram nesse mês.

O internacional português conquistou 17,9% das preferências, seguido pelo avançado maliano Moussa Marega (FC Porto), com 14,59% dos votos, e pelo colega de equipa no Sp. Braga, Ricardo Horta, com 9,55%.

Recorde-se que nos meses anteriores da época 2020/21, os vencedores do prémio Melhor Jogador do mês da Primeira Liga foram Thiago Santana (setembro/outubro) e Pedro Gonçalves (novembro).

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/paulinho-eleito-melhor-jogador-de-dezembro-da-liga-nos?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Gala 'Legião de Ouro' do Sp. Braga cancelada

Habituais prémios serão distribuídos na mesma


A Gala 'Legião de Ouro', que este ano assinalaria o centenário do clube, não vai realizar-se devido à pandemia de covid-19, revelou esta sexta-feira o Sp. Braga que, ainda assim, vai atribuir os habituais prémios."Esta seria sempre uma decisão difícil de tomar, mas no ano que marca o centenário do nosso clube é ainda mais complicado chegarmos à conclusão de que não poderemos realizar um dos eventos mais importantes do ano, ainda para mais numa data tão simbólica", pode ler-se no site oficial do clube.

Os responsáveis do clube bracarense entenderam unanimemente que, "enquanto entidade de referência regional, nacional e internacional, o Sporting de Braga teria de continuar a ter o mesmo comportamento exemplar que tem demonstrado ao longo dos últimos meses".

Pelo que, "de forma a respeitar todas as medidas de prevenção, higiene e segurança, o Sporting de Braga decidiu não realizar este ano a habitual Gala 'Legião de Ouro'", que tem lugar normalmente no mês de janeiro.

Contudo, os 'arsenalistas' vão atribuir os prémios que distinguem atletas, funcionários, colaboradores, entidades e parceiros ao longo de 2020, o que será tornado público a 15 de janeiro.

Além das 12 categorias habituais, o Sporting de Braga decidiu acrescentar no ano do seu centenário, "e de forma absolutamente excecional", mais duas distinções: a de 'Guerreiro Centenário' e a de 'Guerreiro Reconhecimento Centenário'.

A cerimónia de entrega destes galardões será transmitida no dia 30 de janeiro através dos canais oficiais do Sporting de Braga.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/covid-19-gala-legiao-de-ouro-do-sp-braga-cancelada?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Sp. Braga assinala centenário no 'Vianna', café onde teve a sua génese

Data de nascimento do clube não é consensual entre os sócios e adeptos


O Sp. Braga vai assinalar o dia do aniversário dos seus 100 anos com o descerrar de uma placa comemorativa no Café Vianna, local onde um grupo de jovens bracarenses teve a ideia de criar o clube.

A data de nascimento do Sp. Braga não é consensual entre os sócios e adeptos bracarenses.

Uns defendem o ano de 1914, tendo como base notícias desse ano em jornais da época que dão conta da criação de um clube com o mesmo nome (mas cuja atividade subsequente se desconhece), outros 1919, por existirem documentos desse ano, nomeadamente revistas comemorativas editadas pelo próprio Sporting de Braga, e ainda outros a data oficial: 19 de janeiro de 1921, dia em que o clube foi registado no então Governo Civil de Braga.

Reza a história foi no Café Vianna, cito bem no 'coração' da cidade dos Arcebispos, onde um grupo de jovens bracarenses se reunia, que surgiu a ideia de criar um clube e é nesse mesmo estabelecimento que os responsáveis do Sp. Braga vão descerrar uma placa comemorativa do centenário, às 12:00 de 19 de janeiro.

Antes, pelas 10:30, será hasteada a bandeira na Cidade Desportiva, com a presença da direção presidida por António Salvador.

Este ano, devido à pandemia de covid-19, a entrega dos emblemas de prata e ouro não será feita de forma presencial. Os emblemas serão enviados por correio registado para as moradas dos sócios contemplados com as distinções.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/sp-braga-assinala-centenario-no-vianna-cafe-onde-teve-a-sua-genese?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Sp. Braga garante promessa ex-Manchester United

O Sp. Braga anunciou esta sexta-feira a contratação de Dion McGhee, jovem médio formado no Manchester United. O inglês assinou até ao final da temporada, com mais três anos de opção.

O centro-campista, de 20 anos, vai começar pelos sub-23 bracarenses mas a expectativa é a subida à equipa principal de Carlos Carvalhal num futuro próximo.

De Terras de Sua Majestade para a Pedreira... Dion McGhee ! #WelcomeDion pic.twitter.com/9XwUEB2Nhe
https://t.co/9XwUEB2Nhe

— SC Braga (@SCBragaOficial) January 8, 2021
https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1347597301448114176?ref_src=twsrc%5Etfw

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/sp-braga-garante-promessa-ex-manchester-united?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais