News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

Micael Sequeira deixa Sp. Braga e vai treinar no Usbequistão

Coordenador técnico abandona minhotos para orientar Lokomotiv Tashkent


Micael Sequeira, até este momento coordenador técnico do Sp. Braga, rescindiu esta quarta-feira contrato com o clube minhoto para assumir o comando técnico de uma equipa do Usbequistão.

"O SC Braga informa que chegou a acordo com Micael Sequeira para a rescisão amigável da ligação entre as partes.

O técnico de 47 anos vai prosseguir a sua carreira desportiva no Uzbequistão, assumindo o cargo de treinador principal do Lokomotiv Tashkent. 

O SC Braga agradece a Micael Sequeira toda a dedicação e profissionalismo demonstrado ao longo de mais de uma década ao serviço do Clube, não esquecendo o importante papel desempenhado nos vários escalões de formação. 

Ele que foi, também, um dos obreiros da conquista da Taça da Liga em 2020.

Desejamos a Micael Sequeira as maiores felicidades para esta nova etapa da sua carreira", anunciou o Sp. Braga.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/micael-sequeira-deixa-sp-braga-e-vai-treinar-no-uzbequistao?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Carlos Carvalhal: «Vamos entrar em mais um ciclo de jogos terrível»

Treinador do Sp. Braga na antevisão do jogo com o Marítimo


Na antevisão do jogo com o Marítimo, o treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, mostrou-se muito satisfeito com o rendimento e as exibições da sua equipa.

"Jogos de três em três dias, com o contexto do covid e de um plantel que não é muito extenso defrontar adversários como o AEK, Leicester, Benfica, Porto, Sporting, V. Guimraães e Boavista num começo de época tudo menos fácil conseguir este registo neste contexto de elevada densidade competitiva, de jogos fora de casa com a máxima dificuldade, obviamente que fico muito satisfeito. Satisfeito pelo registo e pela qualidade de jogo que é evidenciada pela maior parte das pessoas, que dizem que o Sp. Braga joga muito bem, é das melhores equipas a jogar na Liga NOS e nós estamos a trabalhar para que acontecem vitórias e haja também o lado qualitativo, pela valorização dos jogadores e estarmos bem posicionados em diversas frentes", referiu, citado no site do clube minhoto.

"Os jogos são todos difíceis na Liga NOS e em todos os campeonatos, neste momento não há um jogo fácil. As equipas tem bons jogadores e bons treinadores e esse é o caso do Marítimo. Encontrou o caminho nos últimos jogos, tem conseguido resultados e estamos a espera de um jogo difícil frente a uma equipa boa muito bem orientada. Por outro lado, vamos ter um Sp. Braga muito focado e com muita vontade de vencer o jogo. É o próximo jogo, o mais importante da nossa vida e creio que nos preparamos bem. O Marítimo tem pontes fortes e pontos fracos como todas as equipas, o nosso papel é dentro da nossa dinâmica fazer sobressair os pontos fracos do adversário e esconder ao máximo os pontos fortes que a equipa tem também", sublinhou.

Quanto às ausências, Carlos Carvalhal diz lamentar "pelos jogadores que gostariam de estar presentes", mas sublinha: "É com os jogadores que estão disponíveis que temos de ganhar jogos. Vamos entrar em mais um ciclo de jogos terrível, num grupo pequeno onde temos vindo a recrutar jogadores na equipa B e nos Sub-23, o mesmo que vai acontecer amanhã. A única coisa que temos de fazer é focar sempre no jogo seguinte, o próximo é o Marítimo e o foco está todo nesse jogo. Vamos fazer tudo para vencer o Marítimo, estamos confiantes, a equipa está sólida e isso é muito importante para conseguir ganhar, que é o que esperamos fazer no jogo de amanhã", referiu.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/carlos-carvalhal-vamos-entrar-em-mais-um-ciclo-de-jogos-terrivel?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

Sporting pode igualar oferta do Sp. Braga por Iuri Medeiros

Leões asseguraram possibilidade de resgate quando venderam o extremo ao Nuremberga


O Sp. Braga está determinado  em  segurar  Iuri  Medeiros mas... o Sporting ainda terá uma palavra a dizer sobre o futuro do extremo, de 26 anos. Na verdade, será Rúben Amorim a tomar a primeira decisão e a mais importante, isto é,  se  existe  interesse em resgatar o ex leão. No entanto, se a resposta do treinador for positiva, então os leões poderão entrar  na  'corrida' e,  para  garantir o regresso de Iuri a Alvalade, bastará igualar a oferta do Sp. Braga, ou de qualquer outro clube, diga-se. 

UMA ÉPOCA
Iuri esteve ligado ao Sporting entre 2005 e 2019 mas só jogou na equipa principal em 2017/18, com Jorge Jesus. Participou em 11 jogos e marcou 1 golo


Mas vamos por partes. Iuri Medeiros pertenceu aos quadros do Sporting  até  à  época  2018/19, quando  esteve  cedido  ao  Legia Varsóvia. No verão de 2019, a administração de Frederico Varandas chegou a acordo com o Nuremberga e transferiu o jogador para  o  clube  alemão  por  2  milhões  de  euros.  Deduzindo  comissões e outros gastos, o encaixe real do Sporting cifrou-se em 1,8 milhões de euros; e Iuri passou a ser do Nuremberga.

Ora, no início desta temporada,  após  ter  realizado  apenas  11 jogos no emblema germânico, o atacante  foi  emprestado  ao  Sp Braga. E as partes estabeleceram uma opção de compra de 1,5 milhões de euros, que os arsenalistas  poderão  exercer  até  junho. Como  Record  noticiou  na  sua edição  de  ontem, essa intenção existe,  e  tanto  assim  é  que  já  há inclusive negociações entre o Sp. Braga e os representantes de Iuri Medeiros no sentido de negociar o  futuro  contrato  do  açoriano, que será válido até 2025.

Os prazos contratualizados

Antes que tudo isto se concretize, porém, o Sporting terá de ser formalmente  notificado  pelo  Nuremberga da proposta do Sp. Braga. Foi isso, sabe Record, que ficou  previsto  e  contratualizado em 2019 entre a SAD leonina e os alemães.  E  esse  compromisso terá de ser respeitado à letra, sob pena de o Nuremberga incorrer em penalizações decorrentes do mesmo. Uma cláusula específica do  acordo  define  as  condições exatas mediante as quais o Sporting pode acionar o seu direito de igualar  qualquer  proposta  pelo jogador. E a primeira premissa é que essa oferta tem de ser formalizada e aceite por escrito por parte do clube da 2ª divisão alemã. Se
isso  acontecer,  o  Nuremberga terá  três  dias  para  informar  o Sporting, também por escrito, de que há uma proposta por Iuri. E é neste momento que a SAD verde e branca pode intervir, exercendo o direito que está consagrado no acordo de transferência. Ainda assim, o Sporting terá regras e prazos a cumprir. Desde logo, ficam obrigados a responder ainda e sempre por escrito, no intervalo máximo de sete dias, se desejam  ou  não  igualar  a  oferta  em causa.  Se o Sporting quiser fazê--lo, em condições iguais, e informar  o  Nuremberga  dentro  do prazo,  têm  automaticamente aberta a porta para abrir negociações com o jogador. O que devem fazer até dois dias após a luz verde do  Nuremberga,  cumpridos  os pressupostos anteriores. 

Iuri Medeiros, em última análise, terá a palavra sobre o clube onde quer prosseguir a carreira, e o facto é que o acordo não prevê quaisquer  penalizações  para  o Nuremberga  se  o  Sporting  não chegar a um entendimento com Iuri. Se, pelo contrário, Iuri aceitar  a  oferta  do  Sporting,  os  dois lados têm três dias para fechar a transferência.

Garantidos ainda 10% de futura venda

Quando vendeu os direitos desportivos e económicos de Iuri Medeiros ao Nuremberga, além de salvaguardar o direito de igualar uma futura proposta pelo jogador, o Sporting assegurou ainda parte de um encaixe numa posterior venda. A informação está detalhada nos relatórios periódicos enviados à CMVM e prevê que a SAD encaixará 10% de uma futura venda do jogador, de 26 anos. Na eventualidade de Rúben Amorim não querer contar com Iuri, o que fará com que o Sporting não se envolva no negócio entre Sp. Braga e Nuremberga, os leões ficarão sempre a ganhar do ponto de vista financeiro. A concretizar-se o valor previsto na opção de compra dos arsenalistas, ou seja, 1,5 milhões de euros, o clube de Alvalade receberá 150 mil euros. Cenários que dependem, antes de mais, de um aval de... Rúben Amorim.

Relações tensas por Amorim e Paulinho

Ao longo da época passada, as relações entre o Sporting e o Sp. Braga degradaram-se ao ponto de o clube arsenalista ter chegado a ameaçar os leões com os tribunais. No centro do furacão esteve a transferência de Rúben Amorim do Minho para Alvalade, no início de março. O Sporting concordou em pagar a cláusula de rescisão do técnico, de 10 milhões de euros, mas falhou o prazo para liquidar a primeira prestação, na sequência da crise provocada pela pandemia de coronavírus, e o ambiente institucional nunca mais foi o mesmo. O impasse entretanto foi resolvido com um segundo plano de pagamentos, mas tornou a convivência muito difícil. Foi por isso que o interesse dos leões em Paulinho, que se mantém vivo, nunca chegou a ser consumado.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/sporting-pode-igualar-oferta-do-sp-braga-por-iuri-medeiros

Lipeste

A Bola



Carvalhal: «Estou satisfeitíssimo»

«SATISFEITÍSSIMO.» Este foi o adjetivo, no seu grau superlativo, que Carlos Carvalhal encontrou para descrever o seu sentimento face ao comportamento do SC Braga até ao momento.

A equipa minhota encontra-se envolvida em todas as frentes competitivas, com indicadores desportivos positivos e a apresentar qualidade de jogo. Os guerreiros somam 15 triunfos nos 21 desafios realizados na Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa, o que equivale a uma taxa de 71 por cento de sucesso num «contexto difícil, de jogos de três em três dias, agora também com o Covid-19, e um plantel que não é muito extenso», notou o treinador.

«Estamos bem posicionados em diversas frentes. Conseguir esse registo num contexto de elevada densidade competitiva e, ao mesmo tempo, nos jogos fora de casa com o máximo da dificuldade que temos no nosso Campeonato, deixa-me satisfeito pelo registo, mas mais satisfeito pela qualidade de jogo, porque o SC Braga é das melhores equipas a jogar na Liga», evidenciou, igualmente, Carvalhal, enaltecendo a nota artística dos guerreiros: «Estamos a trabalhar para que aconteçam vitórias e para que haja também o lado qualitativo, da valorização de profissionais.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-01-07/sc-braga-carvalhal-estou-satisfeitissimo/874081/471

Lipeste

JM

MA­RÍ­TI­MO EM BRA­GA CON­TRA A 'HIS­TÓ­RIA'

Equi­pa ma­dei­ren­se sur­ge em Bra­ga com o ob­je­ti­vo de con­tra­ri­ar o fa­vo­ri­tis­mo dos do­nos da ca­sa, nu­ma ta­re­fa que não se adi­vi­nha fá­cil.

O Ma­rí­ti­mo en­tra es­ta noi­te em cam­po para de­fron­tar o Bra­ga, nu­ma mis­são com­pli­ca­da mas não de to­do im­pos­sí­vel, se bem que o his­tó­ri­co de con­fron­tos en­tre in­su­la­res e bra­ca­ren­ses é fa­vo­rá­vel aos da Ci­da­de dos Ar­ce­bis­pos.

Nes­se sen­ti­do, Mil­ton Mendes, trei­na­dor da equi­pa ma­dei­ren­se, tem co­mo ob­je­ti­vo con­tra­ri­ar a his­tó­ria mais re­cen­te nos con­fron­tos en­tre os dois em­ble­mas. É que a úl­ti­ma vez que o Ma­rí­ti­mo con­se­guiu so­mar três pon­tos na 'Ci­da­de dos Ar­ce­bis­pos" foi já na lon­gín­qua tem­po­ra­da de 2014/2015. Des­de en­tão, e cla­ro, no que a jo­gos da Li­ga diz res­pei­to, o me­lhor que os ma­dei­ren­ses con­se­gui­ram fo­ram dois em­pa­tes, 3-3, em 2016/17, e mais re­cen­te­men­te 2-2, em 2019/20.

A equi­pa do Ma­rí­ti­mo vem de uma sen­da de bons re­sul­ta­dos, se bem que, nes­te qua­dro, en­tra o em­pa­te ca­sei­ro an­te o Bo­a­vis­ta, sem go­los, de­pois de du­as vi­tó­ri­as con­se­*****­ti­vas, fren­te ao Be­le­nen­ses e Rio Ave, res­pe­ti­vamente.

Rodrigo Pinho é o jo­ga­dor em des­ta­que no Ma­rí­ti­mo. Para além de já ter mar­ca­do se­te go­los na I Li­ga, o avan­ça­do bra­si­lei­ro é sem­pre uma 'se­ta apon­ta­da' às ba­li­zas ad­ver­sá­ri­as. Por tu­do is­to, o Bra­ga que se cui­de es­ta noi­te. men­te, re­sul­ta­dos que até per­mi­ti­ram ao con­jun­to in­su­lar 'res­pi­rar me­lhor' nes­ta fa­se do cam­pe­o­na­to.

É cer­to que do ou­tro la­do es­tá uma equi­pa que es­ta tem­po­ra­da so­ma já oi­to vi­tó­ri­as, is­to quan­do já de­fron­tou ad­ver­sá­ri­os co­mo Ben­fi­ca, o FC Por­to, o Spor­ting, o Vi­tó­ria de Guimarães, o Bo­a­vis­ta.

São 15 vi­tó­ri­as nos 21 jo­gos re­a­li­za­dos até ao mo­men­to em to­das as com­pe­ti­ções (71 por cen­to de triun­fos)

Não se po­de­rá es­pe­rar um Ma­rí­ti­mo a jo­gar 'olhos nos olhos', no en­tan­to, é cer­to que Mil­ton Mendes pre­pa­rou uma es­tra­té­gia no sen­ti­do de con­tra­ri­ar o fa­vo­ri­tis­mo dos do­nos da ca­sa e on­de, por exem­plo, mui­tas das es­pe­ran­ças ver­de-ru­bras pas­sa­rão pe­la pon­ta­ria de Ro­dri­go Pi­nho.

Re­fi­ra-se que Spor­ting de Bra­ga, quar­to clas­si­fi­ca­do, com 24 pon­tos, e o Ma­rí­ti­mo, oi­ta­vo, com 14, de­fron­tam-se a par­tir das 21h00 des­ta quin­ta-fei­ra, no Es­tá­dio Mu­ni­ci­pal de Bra­ga, jo­go que se­rá ar­bi­tra­do por Hél­der Ma­lhei­ro, da as­so­ci­a­ção de Lis­boa.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-madeira/20210107/282179358713932


Lipeste

CARVALHAL ES­PE­RA UM JO­GO DI­FÍ­CIL

Car­los Carvalhal, trei­na­dor do Bra­ga, não es­tá à es­pe­ra de fa­ci­li­da­des, es­ta noi­te, no em­ba­te fren­te ao Ma­rí­ti­mo. O téc­ni­co diz mes­mo que a equi­pa ma­dei­ren­se "en­con­trou o ca­mi­nho".

"Os jo­gos são to­dos di­fí­ceis na I Li­ga, co­mo em to­dos os cam­pe­o­na­tos, as equi­pas são or­ga­ni­za­das, têm bons jo­ga­do­res e bons trei­na­do­res, co­mo é o ca­so do Ma­rí­ti­mo, que en­con­trou o ca­mi­nho nos úl­ti­mos jo­gos, tem con­se­gui­do re­sul­ta­dos e es­ta­mos à es­pe­ra de um jo­go evi­den­te­men­te di­fí­cil", dis­se.

Ainda as­sim, Car­los Carvalhal ga­ran­tiu um Bra­ga "com mui­ta von­ta­de de ven­cer", ten­do re­ve­la­do, que a equi­pa téc­ni­ca fez "al­gum tra­ba­lho de fo­ca­li­za­ção dos jo­ga­do­res para es­te jo­go".

São vá­ri­as as au­sên­ci­as no Bra­ga, no en­tan­to, "o mais im­por­tan­te que te­mos de fa­zer é fo­car­mo-nos no jo­go se­guin­te, nes­te ca­so é com o Ma­rí­ti­mo, es­ta­mos mui­to con­fi­an­tes, a equi­pa es­tá mui­to só­li­da e is­so é mui­to im­por­tan­te para ga­nhar", re­for­çou.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-madeira/20210107/282183653681228

Lipeste

JN


Atacar ciclo terrível com  total confiança

Carvalhal alerta que Marítimo encontrou o caminho certo. Registo de vitórias satisfaz técnico

Arnaldo Martins

Carlos Carvalhal é um técnico com alto astral. Nota-se na expressão e no discurso. O treinador bracarense confessa a "satisfação pelo registo de vitórias num contexto difícil" frente a adversários poderosos, tanto na Liga Europa como no campeonato, mas para a frente é que é o caminho e a receção ao Marítimo merece toda a atenção.

"O Marítimo encontrou o caminho nos últimos jogos, tem conseguido resultados e estamos à espera de um jogo difícil frente a uma equipa boa e bem orientada. Não há jogos fáceis na Liga", aponta Carvalhal, que desvaloriza as baixas na equipa, devido a lesão e ao novo coronavírus: "Lamento pelos jogadores que gostariam de estar presentes, mas é com os que estão disponíveis que temos de ganhar jogos. Vamos entrar em mais um ciclo de jogos terrível, num grupo pequeno onde temos vindo a recrutar jogadores na equipa B e nos sub-23, e o mesmo que vai acontecer amanhã [hoje]".

Os bracarenses voltam à ação depois da derrota (2-0) com o Sporting, num jogo onde apenas "houve menos eficácia" em relação à golea-da obtida no Bessa (1-4) so-bre o Boavista. "Os compor-tamentos foram iguais, a eficácia é que foi diferente", sintetizou Carvalhal. "Vamos fazer tudo para vencer, a equipa está sólida e confiante", acrescentou.

O Marítimo, com Milton Mendes, apenas perdeu um jogo nos últimos quatro na Liga, e procura manter a re-toma. Jorge Correa é a grande dúvida.

SAÍDA OFICIALIZADA

O clube minhoto anunciou a saída de Micael Sequeira, que desempenhava as funções de coordena-dor técnico. O trei-nador, 47 anos, rescindiu contrato e vai treinar Lokomotiv Tashkent, do Uzbe-quistão.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20210107/282372632242144

Lipeste

DNM


Mis­são di­fí­cil em Bra­ga

Mis­são di­fí­cil es­ta noi­te pa­ra o Ma­rí­ti­mo em Bra­ga, pe­ran­te uma das mais for­tes equi­pas da I Li­ga por­tu­gue­sa de fu­te­bol.

De fac­to, em to­da a pre­sen­te tem­po­ra­da, ten­do em con­ta as di­fe­ren­tes com­pe­ti­ções em que es­tá en­vol­vi­do (Li­ga, Li­ga Eu­ro­pa, Ta­ça de Por­tu­gal e Ta­ça da Li­ga) o Spor­ting de Bra­ga ape­nas per­deu cin­co jo­gos, qua­tro de­les pa­ra a I Li­ga (FC Por­to, San­ta Cla­ra, Be­le­nen­ses SAD e Spor­ting), em­pa­tou um (Lei­ces­ter City pa­ra a Li­ga Eu­ro­pa) e ven­ceu os res­tan­tes 15 jo­gos. Na sua ca­sa por curi­o­sa­men­te tem ape­nas 9 jo­gos dis­pu­ta­dos, cin­co pa­ra a Li­ga, e ape­nas con­sen­tiu uma der­ro­ta na con­di­ção de equi­pa vi­si­ta­da, di­an­te do San­ta Cla­ra, lo­go à se­gun­da jor­na­da do cam­pe­o­na­to por­tu­guês.

Da­qui se in­fe­re as di­fi­cul­da­des que vão os ver­de-ru­bros en­con­trar pe­ran­te uma equi­pa po­de­ro­sa e que, es­ta noi­te, até po­de­rá apre­sen­tar-se mais for­te de­fen­si­va­men­te, se se con­fir­mar a re­cupe­ra­ção de al­guns dos jo­ga­do­res que es­ta­vam im­pe­di­dos de dar o seu con­tri­bu­to à for­ma­ção bra­ca­ren­se por cau­sa da Co­vid19.

MA­RÍ­TI­MO JO­GA ES­TA NOI­TE NA EM BRA­GA E SE­RÁ PRE­CI­SO MUI­TA COM­PE­TÊN­CIA PA­RA PONTUAR

Mas es­ta­rá o Ma­rí­ti­mo con­de­na­do a ser me­ro es­pec­ta­dor do jo­go? Jul­ga­mos que es­te Ma­rí­ti­mo de Mil­ton Men­des, sem ainda ter atin­gi­do um pa­ta­mar de ex­ce­lên­cia, mas em com­pa­ra­ção com a era Li­to Vi­di­gal, é hoje uma equi­pa mais bem or­ga­ni­za­da, com uma ideia cla­ra de jo­go, con­subs­tan­ci­a­da nu­ma mai­or pos­se e mai­or cir­cula­ção da bo­la, as­sen­te pre­fe­ren­ci­al­men­te num 3x5x2, com la­te­rais pro­jec­ta­dos e dois avan­ça­dos que se en­ten­dem bem.

Ago­ra, es­tá a equi­pa já no pon­to? Cla­ra­men­te que não, pois há (ainda) tra­ba­lho a fa­zer, quer no pro­ces­so de­fen­si­vo (on­de já se re­gis­tam me­lho­ri­as) quer no pla­no ofen­si­vo. Fun­da­men­tal­men­te é nes­te ul­ti­mo pro­ces­so, fun­da­men­tal­men­te con­tra equi­pas que de­fen­dem bem e com blo­cos mais bai­xos, que a equi­pa tem sen­ti­do di­fi­cul­da­des em ser mais cri­a­ti­va na pro­cura de si­tu­a­ções de fi­na­li­za­ção, que fo­ram no­tó­ri­as no ul­ti­mo jo­go em ca­sa, fren­te ao Bo­a­vis­ta.

Na­tu­ral­men­te que o Ma­rí­ti­mo vai en­con­trar um Bra­ga que quer ser do­mi­nan­te no jo­go, com mais bo­la, mais di­nâ­mi­co e mais ofen­si­vo. Ca­be ao Ma­rí­ti­mo, den­tro do seu sis­te­ma, ser mais con­sis­ten­te e prag­má­ti­co de­fen­si­va­men­te e apro­vei­tar os es­pa­ços que lhe se­rão even­tu­al­men­te con­ce­di­dos pa­ra pro­curar fe­rir o seu ad­ver­sá­rio.

Mil­ton Men­des uma vez mais não fa­lou an­tes da par­ti­da des­ta noi­te, nu­ma op­ção da SAD ma­ri­ti­mis­ta que se man­tém des­de a saí­da de Vi­di­gal, pe­lo que fi­cou por sa­ber qual a abor­da­gem que fa­rá ao jo­go, quais as su­as pers­pec­ti­va, mes­mo que se pen­se que não an­da­rão lon­ge da­que­las aqui ana­li­sa­das na pe­ça.

Mai­or vi­tó­ria fo­ra: 1-4 (I Di­vi­são 1977/1978)

Mai­or der­ro­ta fo­ra: 6-1 (I Li­ga /2016)

Jo­go com mais go­los: 6-1 (I Di­vi­são 1977/1978)

Úl­ti­mo jo­go fo­ra: 2-1 (Ta­ça da Li­ga 2019/2020)

em:
https://www.pressreader.com/portugal/diario-de-noticias-madeira/20210107/281844351265239

Lipeste

Jor­ge Cor­rea de vol­ta Ali­pour ainda de fo­ra

O Ma­rí­ti­mo re­a­li­zou a ul­ti­ma ses­são de tra­ba­lho, an­tes do jo­go des­ta noi­te, já no Nor­te do país, mais con­cre­ta­men­te no cam­po dos Dra­gões San­di­nen­ses, em Gaia. Mil­ton Men­des con­tou com qua­se to­do o plan­tel, pois le­vou pa­ra o Por­to 22 jo­ga­do­res. Ape­nas Jef­fer­son (so­freu le­são mus­cular) Ali Ali­pour (recuperar de le­são muscular ao ní­vel do adu­tor), o cen­tral Ker­kez e avan­ça­do Mar­ce­li­nho (por op­ção) e ainda Je­an Cle­ber (es­tá im­pe­di­do de trei­nar com o gru­po) não in­cluí­ram a ca­ra­va­na que se vai man­ter no Por­to de­pois do em­ba­te des­ta noi­te com o Bra­ga, re­gres­san­do à Ma­dei­ra so­men­te ao ini­cio da ma­nhã des­te sá­ba­do.

En­tre os jo­ga­do­res con­vo­ca­dos, des­ta­que pa­ra as cha­ma­das do mé­dio co­lom­bi­a­no Di­e­go Mo­re­no (tem es­ta­do fo­ra as op­ções de Mil­ton Men­des, tam­bém por le­sões, po­den­do even­tu­al­men­te es­tar de saí­da nes­te mês), do ma­dei­ren­se André Te­les (já ti­nha si­do cha­ma­do pa­ra os jo­gos com o Sal­guei­ros, na Ta­ça de Por­tu­gal, e Rio Ave) e o ar­gen­ti­no Jor­ge Cor­rea, que se­guiu ainda com al­gu­mas li­mi­ta­ções fí­si­cas em fa­ce da le­são que o tra­vou nos ul­ti­mos di­as, mas que in­cluiu o trei­no de on­tem e po­de ser op­ção pa­ra hoje.

Tu­do in­di­ca que Mil­ton Men­des vai man­ter o `on­ze' ti­tu­lar nos dois úl­ti­mos jo­gos da Li­ga (Rio Ave e Bo­a­vis­ta) e igual­men­te vai con­ti­nu­ar no 3x5x2, mes­mo que se ad­mi­ta, pa­ra es­te jo­go com o Bra­ga, al­gu­mas nu­an­ces den­tro do sis­te­ma tác­ti­co.

em: https://www.pressreader.com/portugal/diario-de-noticias-madeira/20210107/281852941199831

Lipeste

CM

CARVALHAL FELIZ COM ELOGIOS

AUSÊNCIAS • Quatro baixas confirmadas para o jogo com o Marítimo


Fico satisfeito pelo registo e pela qualidade de jogo que é evidenciada pela maior parte das pessoas, que dizem que o Braga joga muito bem e que é das melhores equi-pas a jogar na Liga. Estamos a trabalhar para que aconteçam vitórias e para que haja também o lado qualitativo da valorização dos jogadores. Estamos bem posicionados em diversas fren-tes", disse ontem Carlos Carva-lhal, treinador do Sp. Braga, em antevisão ao jogo de hoje (21h00) com o Marítimo, para a 13ª jornada da Liga, mostrando--se contente com o desempe-nho da sua equipa esta época.

O técnico bracarense abordou ainda as baixas de Bruno Viana, David Carmo, Tormena e Cas-tro infetados com a Covid-19:

"Não lamento ausências. É com os jogadores que estão disponí-veis que temos de ganhar jogos. Vamos entrar em mais um ciclo de jogos terrível, com um grupo pequeno ".

Sobre o Marítimo, Carvalhal  afirmou: "Não há um jogo fácil. Encontrou o caminho nos últi-mos jogos, tem conseguido re-sultados e estou à espera de um jogo difícil".

em: www.cmjornal.pt

Lipeste

Carlos Carvalhal: «Vamos entrar num ciclo terrível»

O treinador Carlos Carvalhal afirmou hoje estar «satisfeitíssimo» com o registo de vitórias do Sporting de Braga esta época e prometeu uma equipa no máximo das suas capacidades para vencer o Marítimo, quinta-feira, da 13.ª jornada da Liga.

Para o técnico, que afirma que este janeiro vai começar um ciclo terrível, o começo de época foi difícil, com «adversários como o AEK Atenas, o Leicester», na Liga Europa, e visitas aos terrenos do «Benfica, o FC Porto, o Sporting, o Vitória de Guimarães, o Boavista».

«Conseguir esse registo num contexto de elevada densidade competitiva e, ao mesmo tempo, nos jogos fora de casa do máximo da dificuldade que temos no nosso campeonato, deixa-me satisfeito, também pela qualidade de jogo, porque o Sporting de Braga é das melhores equipas a jogar na Liga», afirmou à televisão do clube.

Os minhotos vêm de uma derrota em Alvalade, com o Sporting (2-0), enquanto os madeirenses de um empate caseiro com o Boavista (0-0), mas antes tinham registado duas vitórias seguidas.

«Os jogos são todos difíceis na I Liga, como em todos os campeonatos, as equipas são organizadas, têm bons jogadores e bons treinadores, como é o caso do Marítimo, que encontrou o caminho nos últimos jogos, tem conseguido resultados e estamos à espera de um jogo evidentemente difícil», disse Carvalhal que na preparação para este jogo não pôde contar com vários jogadores para o jogo.

Bruno Viana, Tormena, David Carmo e Castro, todos infetados com o novo coronavírus, ficaram de fora do jogo com o Boavista e com o Sporting.

«Ver-se privado de cinco jogadores do nada e fazer o que conseguimos no Boavista [vitória por 4-1] foi muito bom, e da mesma forma o fizemos em Alvalade, o nível exibicional foi idêntico, num jogo [Boavista] houve eficácia, noutro [Sporting] faltou eficácia», afirmou.

O treinador, contudo, diz não lamentar ausências.

«É com os que estão disponíveis temos de ganhar os jogos. Vamos entrar num ciclo terrível, a partir do jogo com o Torreense [13 de janeiro, para a Taça de Portugal] vamos jogar de três em três dias praticamente até março, num grupo muito pequeno temos vindo a recrutar jovens jogadores na equipa B e nos sub-23 e o mesmo vai acontecer amanhã [quinta-feira]. O mais importante que temos de fazer é focarmo-nos no jogo seguinte, neste caso é com o Marítimo, estamos muito confiantes, a equipa está muito sólida e isso é muito importante para ganha», reforçou.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 24 pontos, e o Marítimo, oitavo, com 14, defrontam-se a partir das 21:00 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Hélder Malheiro, da associação de Lisboa.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/liga/carlos-carvalhal-vamos-entrar-num-ciclo-terrivel

Lipeste

"SC Braga é das melhores equipas a jogar na Liga", defende Carvalhal

Técnico diz-se "satisfeitíssimo" com registo dos minhotos e promete equipa forte para vencer Marítimo


O treinador Carlos Carvalhal afirmou hoje estar "satisfeitíssimo" com o registo de vitórias do SC Braga esta época e prometeu uma equipa forte para vencer o Marítimo, quinta-feira, da 13.ª jornada da I Liga.

O SC Braga tem 15 vitórias nos 21 jogos realizados até ao momento em todas as competições (71 por cento de triunfos), o que deixa Carlos Carvalhal "satisfeitíssimo" tendo em conta o "contexto difícil, de jogos de três em três dias, agora com o covid-19 também, e de um plantel que não é muito extenso".

Para o técnico, que fazia a antevisão à receção aos insulares à televisão do clube, foi "um começo de época tudo menos fácil", com "adversários como o AEK Atenas, o Leicester", na Liga Europa, e visitas aos terrenos do "Benfica, o FC Porto, o Sporting, o Vitória de Guimarães, o Boavista".

"Conseguir esse registo num contexto de elevada densidade competitiva e, ao mesmo tempo, nos jogos fora de casa do máximo da dificuldade que temos no nosso campeonato, deixa-me satisfeito pelo registo, mas mais satisfeito pela qualidade de jogo, porque o SC Braga é das melhores equipas a jogar na Liga", disse.

Os minhotos vêm de uma derrota em Alvalade, com o Sporting (2-0), enquanto os madeirenses de um empate caseiro com o Boavista (0-0), mas antes tinham registado duas vitórias seguidas.

"Os jogos são todos difíceis na I Liga, como em todos os campeonatos, as equipas são organizadas, têm bons jogadores e bons treinadores, como é o caso do Marítimo, que encontrou o caminho nos últimos jogos, tem conseguido resultados e estamos à espera de um jogo evidentemente difícil", disse.

Carlos Carvalhal garantiu um SC Braga "muito focado, a 'top', com muita vontade de vencer", tendo revelado, salientando a sua importância, que a equipa técnica fez "algum trabalho de focalização dos jogadores para este jogo".

Bruno Viana, Tormena, David Carmo e Castro, todos infetados com o novo coronavírus (questionado pela Lusa pela situação atual, o clube diz não divulgar os resultados dos testes aos jogadores), ficaram de fora do jogo com o Boavista e com o Sporting, a que se juntou a ausência de Galeno no Bessa, por lesão.

"Ver-se privado de cinco jogadores e fazermos o que conseguimos no Boavista [vitória por 4-1] foi muito bom. E da mesma forma o fizemos em Alvalade: o nível exibicional foi idêntico. Num jogo houve eficácia, no outro faltou eficácia", afirmou.

O treinador, contudo, diz não lamentar ausências: "É com os que estão disponíveis temos de ganhar os jogos".

"Vamos entrar num ciclo terrível, a partir do jogo com o Torreense [13 de janeiro, para a Taça de Portugal] vamos jogar de três em três dias praticamente até março, num grupo muito pequeno temos vindo a recrutar jovens jogadores na equipa B e nos sub-23 e o mesmo vai acontecer amanhã. O mais importante que temos de fazer é focarmo-nos no jogo seguinte, neste caso é com o Marítimo, estamos muito confiantes, a equipa está muito sólida e isso é muito importante para ganhar", reforçou.

O SC Braga, quarto classificado, com 24 pontos, e o Marítimo, oitavo, com 14, defrontam-se a partir das 21h00 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Hélder Malheiro, da AF Lisboa.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-e-das-melhores-equipas-a-jogar-na-liga-defende-carvalhal

Lipeste

Carlos Carvalhal "satisfeitíssimo" com registo de vitórias do SC Braga

O treinador Carlos Carvalhal afirmou esta quarta-feira estar "satisfeitíssimo" com o registo de vitórias do Sporting de Braga esta época e prometeu uma equipa a 'top' para vencer o Marítimo, quinta-feira, da 13.ª jornada da I Liga de futebol.

O Sporting de Braga tem 15 vitórias nos 21 jogos realizados até ao momento em todas as competições (71 por cento de triunfos), o que deixa Carlos Carvalhal "satisfeitíssimo" tendo em conta o "contexto difícil, de jogos de três em três dias, agora com o covid-19 também, e de um plantel que não é muito extenso".

Para o técnico, que fazia a antevisão à receção aos insulares à televisão do clube, foi "um começo de época tudo menos fácil", com "adversários como o AEK Atenas, o Leicester", na Liga Europa, e visitas aos terrenos do "Benfica, o FC Porto, o Sporting, o Vitória de Guimarães, o Boavista".

"Conseguir esse registo num contexto de elevada densidade competitiva e, ao mesmo tempo, nos jogos fora de casa do máximo da dificuldade que temos no nosso campeonato, deixa-me satisfeito pelo registo, mas mais satisfeito pela qualidade de jogo, porque o Sporting de Braga é das melhores equipas a jogar na Liga", disse.

Os minhotos vêm de uma derrota em Alvalade, com o Sporting (2-0), enquanto os madeirenses de um empate caseiro com o Boavista (0-0), mas antes tinham registado duas vitórias seguidas.

"Os jogos são todos difíceis na I Liga, como em todos os campeonatos, as equipas são organizadas, têm bons jogadores e bons treinadores, como é o caso do Marítimo, que encontrou o caminho nos últimos jogos, tem conseguido resultados e estamos à espera de um jogo evidentemente difícil", disse.

Carlos Carvalhal garantiu um Sporting de Braga "muito focado, a 'top', com muita vontade de vencer", tendo revelado, salientando a sua importância, que a equipa técnica fez "algum trabalho de focalização dos jogadores para este jogo".

Bruno Viana, Tormena, David Carmo e Castro, todos infetados com o novo coronavírus (questionado pela Lusa pela situação atual, o clube diz não divulgar os resultados dos testes aos jogadores), ficaram de fora do jogo com o Boavista e com o Sporting, a que se juntou a ausência de Galeno no Bessa, por lesão.

"Ver-se privado de cinco jogadores do nada e fazer o que conseguimos no Boavista [vitória por 4-1] foi muito bom, e da mesma forma o fizemos em Alvalade, o nível exibicional foi idêntico, num jogo [Boavista] houve eficácia, noutro [Sporting] faltou eficácia", afirmou.

O treinador, contudo, diz não lamentar ausências.

"É com os que estão disponíveis temos de ganhar os jogos. Vamos entrar num ciclo terrível, a partir do jogo com o Torreense [13 de janeiro, para a Taça de Portugal] vamos jogar de três em três dias praticamente até março, num grupo muito pequeno temos vindo a recrutar jovens jogadores na equipa B e nos sub-23 e o mesmo vai acontecer amanhã [quinta-feira]. O mais importante que temos de fazer é focarmo-nos no jogo seguinte, neste caso é com o Marítimo, estamos muito confiantes, a equipa está muito sólida e isso é muito importante para ganhar", reforçou.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 24 pontos, e o Marítimo, oitavo, com 14, defrontam-se a partir das 21:00 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Hélder Malheiro, da associação de Lisboa.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/carlos-carvalhal-satisfeitissimo-com-registo-de-vitorias-do-sc-braga

Lipeste

Off topic 

SC Braga deixa escapar primeira Taça da Liga Feminina

Intensidade e equilíbrio foram as palavras-chave da partida
                  

Esta quarta-feira, o SL Benfica e o SC Braga mediram forças no Estádio Municipal de Aveiro para apurar o vencedor da primeira edição da Taça da Liga Feminina referente à época 2019/2020. As atletas de Lisboa foram mais eficazes e triunfaram por 3-0.

O jogo começou de forma muito equilibrada e uma excelente oportunidade surgiu aos seis minutos para as benfiquistas. Com um cabeceamento, Cloé Lacasse não conseguiu colocar a bola no fundo das redes bracarenses. De seguida, a minhota Delgadillo realizou um cruzamento que se mostrou perigoso, porém cortado por Sílvia Rebelo.

Perto dos 20 minutos de jogo, ficou evidente a pressão feita pelas Gverreiras na equipa lisboeta e Carole Costa fez um corte de recurso para lançamento. Ágata Filipa foi muito persistente ao evitar Catarina Amado à esquerda e rematou contra a baliza da guardiã Carolina Vilão.

Num ato responsivo, Andreia Faria fez tremer as redes do SC Braga. A médio benfiquista escapou às adversárias e atirou com alguma distância. No entanto, o esférico passou muito perto da baliza. A partida decorreu de maneira nivelada e, aos 35 minutos, Catarina Amado finalizou uma bola parada com sucesso. Contudo, após consulta do VAR o golo foi invalidado por fora de jogo.

Pouco tempo antes do intervalo, o SL Benfica inaugurou o marcador. Matilde Fidalgo fez o cruzamento para Ana Vitória que dominou com excelência. Depois, com a bola nos pés, Nycole cruzou para Lacasse. A Canadiana empurrou o esférico, de forma exata, para o fundo das redes protegidas por Marie Hourihan.

Na segunda parte, as atletas de Miguel Santos entraram confiantes. Cindy König finalizou uma jogada muito interessante que acabou invalidada pelo VAR. No seguimento do duelo, com uma assistência de Nycole, Ana Vitória alterou os parciais para 2-0.

Um toque com o braço de Diana Gomes resultou em pênalti para as jogadoras de Filipa Patão. Apesar da guardiã minhota ter acertado no lado, não conseguiu chegar à bola. Assim, Nycole converteu a grande penalidade e fixou o 3-0 no marcador.

Com esta vitória, o SL Benfica levou para casa a primeira Taça da Liga Feminina. As equipas voltam a encontrar-se dia 13 de janeiro pelas 20h15 para a final da Taça de Portugal Feminina.

iga BPI. Equipas minhotas conhecem caminhos para a segunda ronda:
( http://www.comumonline.com/2021/01/equipas-minhotas-conhecem-caminhos-para-a-segunda-ronda-da-liga-bpi/ )

em:                                   
http://www.comumonline.com/2021/01/sc-braga-deixa-escapar-primeira-taca-da-liga-feminina/                                                       

Lipeste

Carlos Carvalhal «satisfeitíssimo» com registo de vitórias do SC Braga

Sporting de Braga, quarto classificado, com 24 pontos, e o Marítimo, oitavo, com 14, defrontam-se a partir das 21h00 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga.

O treinador Carlos Carvalhal afirmou hoje estar "satisfeitíssimo" com o registo de vitórias do Sporting de Braga esta época e prometeu uma equipa a 'top' para vencer o Marítimo, quinta-feira, da 13.ª jornada da I Liga de futebol.

O Sporting de Braga tem 15 vitórias nos 21 jogos realizados até ao momento em todas as competições (71 por cento de triunfos), o que deixa Carlos Carvalhal "satisfeitíssimo" tendo em conta o "contexto difícil, de jogos de três em três dias, agora com o covid-19 também, e de um plantel que não é muito extenso".

Para o técnico, que fazia a antevisão à receção aos insulares à televisão do clube, foi "um começo de época tudo menos fácil", com "adversários como o AEK Atenas, o Leicester", na Liga Europa, e visitas aos terrenos do "Benfica, o FC Porto, o Sporting, o Vitória de Guimarães, o Boavista".

"Conseguir esse registo num contexto de elevada densidade competitiva e, ao mesmo tempo, nos jogos fora de casa do máximo da dificuldade que temos no nosso campeonato, deixa-me satisfeito pelo registo, mas mais satisfeito pela qualidade de jogo, porque o Sporting de Braga é das melhores equipas a jogar na Liga", disse.


em: https://www.diariodominho.pt/2021/01/06/carlos-carvalhal-satisfeitissimo-com-registo-de-vitorias-do-sc-braga/

Lipeste

Micael Sequeira deixa SC Braga e ruma ao Uzbequistão

Foi «um dos obreiros da conquista da Taça da Liga em 2020», destaca o SC Braga, desejando boa sorte ao treinador na aventura no Lokomotiv Tashkent.

Micael Sequeira, que desempenhava as funções de coordenador-tecnico — tecnico-de-rendimento-desportivo no SC Braga, de 47 anos, «vai prosseguir a sua carreira desportiva no Uzbequistão, assumindo o cargo de treinador principal do Lokomotiv Tashkent», anunciou, ontem, o SC Braga.

«O SC Braga informa que chegou a acordo com Micael Sequeira para a rescisão amigável da ligação entre as partes. (...) O SC Braga agradece a Micael Sequeira toda a dedicação e profissionalismo demonstrado ao longo de mais de uma década ao serviço do Clube, não esquecendo o importante papel desempenhado nos vários escalões de formação. Ele que foi, também, um dos obreiros da conquista da Taça da Liga em 2020. Desejamos a Micael Sequeira as maiores felicidades para esta nova etapa da sua carreira», pode ler-se na nota.

Numa declaração postada na sua página oficial no facebook, Micael Sequeira fez questão de agradecer a Dani Chabrega, treinador espanhol dos guarda-redes que labora no Lokomotiv Tashkent e que foi campeão com ele na Arábia Saudita, tendo este sido fundamental na mudança, porque convenceu os responsáveis do clube do Uzbequistão a apostar nele.

«O futebol é a minha vida. Nele me vejo e revejo, todos os dias. E por onde tenho passado, procuro deixar uma marca de sucesso. Nos dois últimos anos, festejamos bastante juntos. Com jogadores, dirigentes e milhares de adeptos. Da Arábia Saudita até Braga, se percebe que o desporto-rei não conhece limites e fronteiras quando se trata de vencer. E depois daquele saboroso campeonato com os jovens do Al Nassr, saio da cidade natal com a satisfação da conquista da Taça da Liga e do terceiro lugar no campeonato. Por isso, arrisco calculadamente viajar de novo para a capital de um país longínquo, por onde já passaram treinadores como Luiz Filipe Scolari e Héctor Cúper, e me espera o enorme desafio de comandar como técnico principal o clube (PFC Lokomotiv Tashkent Uzbequistão) da capital que tem feito jus aos seus pergaminhos e onde a palavra de ordem, uma vez mais, é VENCER. Um sentido obrigado a todos os elementos da estrutura do S.C.Braga e a uma massa adepta espetacular que levo no coração», pode ler-se na declaração.

«Um sentido obrigado a todos os elementos da estrutura do S.C.Braga e a uma massa adepta espetacular que levo no coração»

Micael Sequeira, treinador adjunto na época 2019/20, assumira, em setembro último, o cargo de "Coordenador técnico – Técnico de Rendimento Desportivo" do Sporting de Braga.

Na última época, Micael Sequeira, de 47 anos, coadjuvou Rúben Amorim, Custódio Castro e Artur Jorge, tendo já orientado como técnico adjunto e principal, num percurso que começou há mais de duas décadas, diversas equipas da formação 'arsenalista', assim como a equipa B, entre experiências noutros clubes.

O jovem técnico assumiu, então, as funções de técnico da "perfomance desportiva" no Sporting de Braga, fazendo a ligação entre a equipa principal e os escalões imediatamente abaixo (equipa B, sub-23 e sub-19).

Agora, ruma ao Uzbequistão.


em: https://www.diariodominho.pt/2021/01/06/micael-sequeira-deixa-sc-braga-e-ruma-ao-uzbequistao/

Lipeste

SC Braga vs Marítimo

Braga e Marítimo enfrentam‑se no Estádio Municipal de Braga, num encontro para a 13ª jornada da Primeira Liga. O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 5 jogos ganhou 3 e empatou 2. De facto, no último confronto neste estádio, para a Taça da Liga, a 13‑10‑2019, o Sporting Braga ganhou por (2‑1). Os golos do jogo foram marcados por Paulinho (34' ) e André Horta (11' ) para o Braga e por F. Bambock (66' ) para o Marítimo. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel decisivo, pois o Marítimo tem apresentado diferenças de rendimento nos seus jogos em casa e como visitante.


A tentar reagir à derrota em Lisboa, o Braga procurará aproveitar o fator casa e voltar às vitórias o mais rapidamente possível. A boa dinâmica ofensiva da equipa minhota deverá ser suficiente para criar problemas à defesa do Marítimo, que, por sua vez, tem recolhido alguns frutos da postura mais afoita que tem tido em campo desde a entrada do treinador Milton Mendes. Espera-se, assim, um jogo com algum ascendente do Braga, mas com oportunidades de golo de parte a parte, até porque ambas as equipas são um pouco vulneráveis na transição defensiva.

Análise Braga

A equipa da casa está atualmente na 4ª posição, com 24 pontos conquistados, depois de 8 vitórias e 4 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Boavista por (1‑4). No último, perdeu fora contra o Sporting CP por (2‑0). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias e 6 derrotas como visitante, com 35 golos marcados e 22 sofridos; contra 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas no seu estádio, com 30 golos marcados e 13 sofridos. Para o campeonato, o Braga conquistou 12 pontos em 15 possíveis, depois de 4 vitórias e 1 derrota nos últimos 5 jogos que disputou no seu estádio.

Nesta prova, ganhou os últimos 4 jogos que disputou em casa. O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 9 dos seus últimos 12 jogos para a Primeira Liga, desses 9 chegou ao intervalo em vantagem em 6 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90' em 8. Há 1 período em destaque nos últimos 10 encontros disputados em casa para todas as competições: sofreu 3 dos seus 6 golos entre os minutos (76'‑90').

O Braga chega à 13.ª jornada da Liga NOS com um trajeto mediano, tendo em conta as ambições de se intrometer com os três "grandes" na luta pelo título e por um lugar de acesso à Liga dos Campeões da próxima época. Na 4.ª posição da tabela classificativa, a formação liderada pelo treinador Carlos Carvalhal soma 24 pontos, menos quatro que FC Porto e Benfica e já menos oito que o líder Sporting. No passado fim-de-semana, o Braga foi incapaz de aumentar a sequência de cinco vitórias consecutivas, na visita a Alvalade, onde perdeu (2-0) com o Sporting, num jogo ingrato. Isto porque os minhotos criaram primeiro mais e melhores oportunidades de golo, mas pecaram na finalização e, do outro lado do campo, cometeram erros defensivos que acabaram por ditar a derrota.

Análise Marítimo

A equipa visitante está atualmente na 7ª posição, com 14 pontos conquistados, depois de 4 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Rio Ave por (1‑3). No último jogo, empatou em casa contra o Boavista por (0‑0). Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 2 empates e 9 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 6 empates e 3 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o Marítimo conquistou 6 pontos em 18 possíveis, depois de 2 vitórias e 4 derrotas nos últimos 6 jogos que disputou como visitante. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 12 jogos nesta prova, apenas conseguiu 1 reviravolta nos 4 jogos em que sofreu o primeiro golo.

O Marítimo tem feito uma campanha globalmente equilibrada na sua luta pela fuga aos lugares de despromoção à Liga Portugal 2. No 8.º lugar da tabela classificativa, o conjunto madeirense totaliza um registo de 14 pontos, tal como o Santa Clara, com uma vantagem de três pontos para a zona de descida. Desde que Lito Vidigal abandonou o comando técnico, tendo sido substituído por Milton Mendes, o Marítimo tem vindo a crescer passo a passo e dado bons sinais nos seus jogos. Depois de vencer o Rio Ave (1-3), fora de portas, a equipa insular voltou a somar pontos, na última ronda, ao empatar, a 0-0, na receção ao Boavista. Isto num jogo repartido e equilibrado, onde o empate acaba por se ajustar bem à realidade daquilo que as duas equipas produziram durante os 90 minutos.

Lê mais em: https://www.academiadasapostas.com/stats/match/portugal/primeira-liga/sporting-braga/maritimo/3355411/preview


Lipeste

Números e Curiosidades - Jornada 13

- Estão marcados até ao momento 255 golos (86 de jogadores portugueses).

- Pedro Gonçalves (Spo) é o melhor marcador do campeonato com 11 golos.

- Pedro Gonçalves já bisou por 4 vezes (!)

- Darwin (Ben) e Douglas Tanque (PF) marcam há 2 jornadas consecutivas.

- FC Porto tem o melhor ataque com 31 golos.

- Sporting tem a melhor defesa, com 8 golos sofridos.

- 38 grandes penalidades assinaladas (24 convertidas).

- 28 cartões vermelhos mostrados, em 107 jogos.

- 1-0, o resultado mais repetido, já aconteceu por 21 vezes.

- Estádio com mais golos – Dragão - 26 golos.

- Estádio com menos golos – Rio Ave - 9 golos.

O que vai acontecer na 13.ª jornada:

- Vamos ter o 4.º treinador no Paços, Vasco Seabra. Depois de Ricardo Soares, César Peixoto e Leandro Mendes.

- Sporting vai à Choupana pela 20.ª vez. Nacional não vence em casa o Sporting há 10 anos e não consegue marcar um golo há 7!

- FC Porto visita Famalicão pela 8.ª vez.

- Belenenses SAD recebe o Paços pela 2.ª temporada consecutiva.

- Benfica recebe o Tondela pela 6.ª época consecutiva.

- Boavista recebe o Santa Clara pela 6.ª vez, nas 5 anteriores... 5 vitórias do Boavista.

- Daniel Ramos regressa ao Bessa (onde treinou antes de ir para o Santa Clara).

- O confronto entre as duas equipas há mais tempo no escalão principal (excluindo os chamados 3 grandes). Vamos ter o Sp. Braga–Marítimo pela 36.ª época consecutiva.

- Vamos ter o 11.º dérbi minhoto e de concelho entre Moreirense e Vitória SC.

- Vamos voltar a ter um Farense–Gil Vicente 18 anos depois.

- E pela 12.ª vez vão defrontar-se Rio Ave e Portimonense em Vila do Conde.

- Ricardo Soares vai realizar o seu 60.º jogo como treinador na I liga.

O que poderá acontecer nesta jornada:

- Mudança de lanterna vermelha no campeonato. (O líder será sempre o mesmo)

- O Nacional voltar a vencer em casa o Sporting... 10 anos depois.

- FC Porto somar a 7.ª vitória consecutiva.

- Jesualdo Ferreira conseguir a sua primeira vitória neste seu regresso à I Liga.

- O Santa Clara conseguir pontuar pela 1.ª vez na sua história no estádio do Bessa.

- O golo 900 da história do Rio Ave na I liga, tem neste momento 897.

- O golo 200 da história do Santa Clara na I liga, tem neste momento 196.

- O Sporting somar a 14.ª jornada consecutiva sem perder.

- O Famalicão ver a cartolina amarela pela 47.ª jornada consecutiva.

- O Farense sofrer golos pela 13.ª jornada consecutiva (!)

- Kiezek (RA) jogar pela 47.ª jornada consecutiva. Jogador atualmente a jogar há mais tempo consecutivo sem falhar 1 segundo.

- O FC Porto marcar pela 20.ª jornada consecutiva.

- Sporting continuar a marcar em todas as jornadas (!)

- O Famalicão voltar aos golos 300 minutos depois.

- O Rio Ave somar a 4.ª derrota consecutiva, inédito nos últimos tempos.

- O Sp. Braga somar a 15.ª jornada consecutiva sem empatar.

- O Vitória SC completar 6 meses sem perder fora de casa.

- O estádio do Sp. Braga completar 87 jornadas sempre com golos (5 anos e 3 meses)

Séries em aberto à entrada para a 13.ª jornada:

- Não marca há mais tempo: Famalicão – 270 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo: Gil Vicente - 200 minutos.

- Não marca há mais tempo em casa: Gil Vicente - 180 minutos.

- Não marca há mais tempo fora: Belenenses SAD – 490 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo em casa: Braga – 275 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo fora: Vitória SC – 200 minutos.

- Marca há mais jornadas consecutivas: FC Porto – 19 jornadas.

- Sofre golos há mais jornadas consecutivas: Farense – 12 jornadas.

- Mais jornadas consecutivas sem vencer: Boavista - 6 jornadas.

- Mais jornadas sem empatar: Braga - 14 jornadas.

- Mais jornadas sem perder: Sporting - 12 jornadas.

- Mais vitórias consecutivas: FC Porto - 6 jornadas.

- Mais empates consecutivos: Benfica -1 jornada

- Mais derrotas consecutivas: Rio Ave -3 jornadas.

Séries "incríveis":

- Famalicão vê cartões há 44 jornadas consecutivas.

- Farense sofre golos há 12 jornadas consecutivas.

- FC Porto marca em casa há 51 jornadas consecutivas.

- Estádio do Sp. Braga não vê um 0-0 há 5 anos e 3 meses (4 outubro 2015).

- Boavista não vence fora de CASA há 7 meses.

- Kieszek joga há 46 jornadas consecutivas.

- Ruben Amorim continua sem nunca perder em casa para a I liga, 16 jogos - 0 derrotas.

- Belenenses SAD não marca um golo fora há 490 minutos (!). São 3 meses e meio sem o fazer.

Curiosidades:

- 107 jogos até ao momento, 47 vitórias para as equipas visitadas e 32 vitórias para as equipas visitantes (28 empates).

- Na última jornada não tivemos qualquer cartão vermelho (!)

Sabia que:

- O Sporting é a equipa com mais golos portugueses? (18)

- Só o Sporting e o FC Porto marcaram em todas as jornadas?

- O Braga é a equipa com mais cantos no campeonato? (73)

- O Boavista é atualmente a equipa que há mais tempo não vence no campeonato?

- O Famalicão é a equipa com mais cartões amarelos no campeonato? (40)

- Boavista não vence 1 jogo fora há 7 meses?

DESTAQUES

- Vai jogar-se nesta jornada o já clássico Sp. Braga–Marítimo. São as duas equipas imediatamente a seguir aos chamados 3 grandes que estão há mais tempo consecutivo na I liga. Braga chegou em 1975/76 e NUNCA mais desceu ... o Marítimo chegou em 1985/86 e nunca mais desceu. Vão defrontar-se pela 36.ª época consecutiva (!)

em:
https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/numeros-e-curiosidades-jornada-13_d1287666