News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mundial 2014

Started by rpo.castro, 03 de December de 2013, 17:56

Previous topic - Next topic

enormeBRAGA

Portanto, se há desorganização defensiva, há diretamente um facilitismo em conceder oportunidades de golo à equipa adversária... Digo eu, que ao que parece sou um nabo... Pois bem, onde é que as houve? 

A inclusão do Tottenham na conversa, e admito estar errado, não foi com estes que as galinhas jogaram com menos um?  Se não foi, retiro o que disse...

Enviado do meu tmn smart a60 através de Tapatalk

#VãoTerDeContarConnosco

Cmcorreia

Quote from: enormeBRAGA on 18 de June de 2014, 18:39
Portanto, se há desorganização defensiva, há diretamente um facilitismo em conceder oportunidades de golo à equipa adversária... Digo eu, que ao que parece sou um nabo... Pois bem, onde é que as houve? 

A inclusão do Tottenham na conversa, e admito estar errado, não foi com estes que as galinhas jogaram com menos um?  Se não foi, retiro o que disse...

Enviado do meu tmn smart a60 através de Tapatalk

Eu não te julgo nabo (nem sei porque fizeste essa analogia), eu é que não te consigo explicar por palavras aquilo que quero dizer, o problema é meu, é um problema de expressão, ok!!

Tentando explicar, o que tu dizes não tem ligação direta, até porque definir uma oportunidade de golo é uma coisa muito complicada. O que é para ti pode não ser para mim. Eu não gosto de falar em oportunidades de golo, porque em última análise qq remate à baliza é uma oportunidade, e se assim não for então á golos que não surgem de oportunidades de golo, certo?

Podes estar completamente desorganizado e o adversário não aproveitar, certo? Podes estar desorganizado e o adversário cometer erros técnicos, sem rematar à baliza, certo?

Foi isto que quis dizer, não sei se consegui ser explicito, mas como já disse tenho pouca capacidade de argumentar de forma simples e escrita.

Eu por acaso estava a pensar no Porto (e acho que Juventus) nem sei se jogaram com menos um com o Tottenham, se calhar jogaram, mas foi só um exemplo que utilizei, queres outro, o Braga de Domingos contra o Dinamo de Kiev, mas há mais exemplos, e acho que exemplificam bem o que pretendia dizer.
Cláudio Correia

PAF

Cm correia estás-te a esquecer do principal pormenor de jogar com menos um... é que Portugal já perdia por 2-0 e não estava em vantagem na eliminatória e tinha pela frente a melhor selecção do mundo provavelmente.
O Braga e o Slb estavam em vantagem no que toca à europa.
O jogo do Porto não é exemplo para ninguém, estamos a falar do pior Porto dos últimos 30 anos provavelmente! O Porto nesse jogo foi simplesmente anedótico.

Portugal num jogo muito, muito mau, com dezenas de erros defensivos e ofensivos, fez tantos remates como a Alemanha, que teve uma eficácia de quase 30%,teve pelo menos 2 ou 3 boas situações que podia ter marcado e um penalty roubado.

Quanto ao arbitro, o penalty até o Rei de Espanha viu que não era... e já agora um 3-1 pode ser uma diferença abismal para o 4-0 em termos de classificação final, esperemos que não. Ainda ontem no Brasil houve um lance semelhante, até com um agarrão bem mais evidente e o arbitro mandou simplesmente seguir e bem segundo os entendidos.

Cmcorreia

PAF, é lógico que o jogo para Portugal acabou com a expulsão, nem discuto isso, o que queria fazer ver é que os erros defensivos (que pareceram mais evidentes na 2 parte) aconteceram porque a equipa é desorganizada e não porque tinha menos 1, acho que só não vê quem não quer... Se os lances que vocês reclamam do árbitro não tiveram influência? Claro que tiveram, mas no fundo todas as decisões do arbitro e dos jogadores têm, e na minha opinião se o penalty e discutível não tenho duvidas que Pepe é bem expulso... O futebol é muito aleatório e há muitas variáveis que não são controláveis, a chamada sorte tb joga, como se costuma dizer mas naquilo que se pode controlar, que é organização tática, estivemos deploráveis, e isso é que contribuiu para o jogo que fizemos, na minha opinião, que vale tanto como a vossa, quando falo é para tentar não branquear a miséria que estava a ser e foi a nos exibição coletiva, independentemente dos remates e das oportunidades que surgiram nos primeiros minutos.

Espero melhoras no próximo jogo, mas se apostar no mesmo modelo (que nada tem ver com a tática), na mesma forma de jogar, o mais certo é estarmos aqui outra vez a discutir que tivemos muitas oportunidades, muitos remates mas não ganhamos.
Sinceramente esta seleção faz-me lembrar e muito o nosso Braga, e todos vimos como acabou...
Cláudio Correia

Pedro A.

Espanha fora do mundial  :o

Kilo

Depois do que vi jogadores como Neymar, Thiago Silva, Sérgio Ramos e Silva a fazer neste Mundial, mais me convenço da "encomenda" que foi a expulsão de Pepe.

Espero bem que os jogadores se unam em torno do que se passou em campo na segunda feira, em torno das barbaridades que foram ditas por esse mundo fora (Portugal incluído) e que no domingo calem muita gentinha!

Temos imensas limitações, a todos os níveis, e mesmo assim temos estado muito bem em quase todos os grande momentos. Há que dar valor e confiar no que tem sido feito, concordemos ou não com muitas das opções tomadas. Sigaaaaaa  ;)

PAF

Eu por acaso acho que Portugal cometeu muitos mais erros na 1ªparte que na 2ª.
Na 2ª parte as oportunidades da Alemanha foram em contra ataque quando Portugal arriscou um pouquinho e abriu espaços atrás e o jogo foi jogado em ritmo de passeio. O 3-0 matou psicologicamente Portugal tanto como o 1º golo em termos de ambições e do que estava definido para o jogo.
Na 1ª parte esses espaços foram por erros crassos. E não é porque a equipa é desorganizada, é porque não houve equipa, foi apenas e só isso que faltou. Houve dezenas de erros individuais, que pouco tiveram a ver com o treinador. É quase como a Espanha hoje, vejo pela net tudo a criticar del bosque, esquecem-se que é o mesmo que ganhou tudo nos últimos anos, ele não desaprendeu, há coisas que um treinador não controla por muita táctica que ele mude ou invente.
O que acabou com o jogo foi o 1º golo, toda a táctica de Portugal ruiu ali, basta dizer que não fizemos mais nenhum contra ataque em 80minutos, quando em 10 tínhamos feito 2 muito perigosos!

A expulsão de Pepe não concordo com ela porque há milhares de situações daquelas por ano e diria que nem 1 em cada mil dá expulsão. Mais injusta se torna quando já vimos Neymar a dar cotoveladas e a levar amarelo, Diego Costa nem isso, vimos Ramos à pouco a dar uma patada e nem falta foi, vimos Tiago do Brasil a ter uma entrada assassina vermelho nem vê-lo. Parece que há regras que são só para o Pepe, que diga-se foi a 1ª vez que foi expulso na selecção e já há quase 3 anos que não era expulso.

Quando eu tento justificar algumas situações não quero de modo algum defender o indefensável, tal como não o fiz durante a época do Braga. O jogo foi mau demais e íamos acabar por perder de qualquer forma parece-me, mesmo que não houvesse aquele penalty. Mas isto digo eu agora, mas quem sabe se Portugal não marcava um golo nos entretantos e a equipa ganhava confiança e pelo contrário a Alemanha ia-se abaixo? O futebol como sabemos é uma ciência muito pouco exacta.
Acabei de dizer à segundos aqui em casa que só um milagre safa Portugal, esta Espanha é um bom exemplo, quando as coisas começam muito mal, é difícil recuperar psicologicamente principalmente, prece que tudo corre mal.
Pior ainda os EUA defendem razoavelmente e com muita, muita gente, mesmo com o Gana estavam sempre 10 ou 11 atrás da linha da bola. O empate não nos serve.

Sérgio Gonçalves

Portugal terá sempre dificuldades com as melhores equipas, com aquelas que melhor sabem jogar futebol. Isto não acontece porque o adversário é melhor, mas sim porque nós ajudamos a cavar o fosso. Podia dar o exemplo do Chile, mas porque acho que a Espanha estava presa por arames dou outro exemplo, o México. Individualmente este Méximo é muito inferior a este Brasil, no entanto, ontem, durante todo o jogo o México controlou-o e tivesse mais alguma qualidade individual e poderia ter vencido o Brasil. O Herrera que aqui no Porto é desprezado por grande parte dos adeptos do Porto, tem estado a um nível, diria, inesperado. Portugal cometeu erros defensivos primários contra a Alemanha, marcação ao homem a uma equipa com tamanha qualidade é um risco tremendo. Tenho pensado que Portugal começou a perder este jogo com a Alemanha porque no último Europeu perdeu nos ultimos minutos. A Alemanha, pelo contrário, começou a vencer nesse mesmo jogo. Atente-se nas palavras do selecionador alemão:

"Optámos por Muller para fazer recuar Bruno Alves e Pepe, porque eles acompanham o jogador que estão a marcar e isso deu mais espaço a Gotze e Ozil, que ocuparam os espaços entre as linhas".

Isto é trabalho. O primeiro golo (descurando se é ou nao penalti, não alimento mais essa discussão) é a prova disto, trocas de bolas abrindo buracos na defesa e depois procurar o espaço. Parece simples mas é muito complicado faze-lo. Podem dizer "Ah e tal, mas até esse lance não tinham feito nada disso". Verdade, mas acredito que se nesse lance não tivesse sido golo mais lances destes existiriam. As dúvidas ficarão desfeitas nos proximos jogos deste Mundial.

Agora, mais calmo, admito que Portugal possa levar de vencido EUA e Gana e apurar-se para os 1/8s não por estar melhor, mas porque estas seleções não potenciam tanto as nossas limitações, os nossos problemas. No jogo directo - que espero de ambos - acredito que a marcação ao homem seja menos prejudicial (desde que o espaço seja bem controlado). E é isto que eu mais critico esta seleção, é não trabalhar para minorar as suas limitações, não pretendo que Portugal jogue como faz a Espanha, mas pelo menos ter mais qualidade defensiva e conseguir produzir mais do que alguns ataques rápidos com bola no extremo ou bola alta recuperada. Portugal pode não ter um plantel com muitas soluções mas dá para bem mais do que isto, é necessário é trabalho.

Se este conjunto tem feito muito, de certa forma sim, tem garantido a presença em todas as fases finais e ainda recentemente foi a uma meia final do Campeonato Europeu e isso é muito meritorio, só acho que se trabalhassemos melhor, podiamos ter mais sucesso.
Sócio nº 2014

Kilo

Mas o Brasil, por exemplo, é uma selecção muito mais fácil de controlar que a Alemanha.

O Brasil vive da inspiração de Neymar. Tem um meio campo musculado com Paulinho e Luiz Gustavo.

A Alemanha, tem Khedira, Kroos, Gotze, Ozil e Muller. São, além de perfeitos na essência do que é o futebol (passe e recepção), jogadores super inteligentes a ler o jogo e a perceber exactamente o que fazer e em que momento. São, para mim, dos conjuntos mais difíceis de contrariar.

A arbitragem não desculpa a derrota, claro que não, mas ajudou, e de que maneira, a que esta acontecesse da forma que aconteceu. Disso não duvido. Nem tivemos oportunidade de dar luta.

Onde estaria o Brasil se Neymar fosse expulso quando perdiam contra a Croácia? Ou o Thiago Silva a cerca de 20 minutos do fim contra o México? Repito, não é desculpa, mas são situações que influenciam fortemente o desenvolvimento dos jogos.

Cmcorreia

Quote from: PAF on 18 de June de 2014, 22:28
Na 1ª parte esses espaços foram por erros crassos. E não é porque a equipa é desorganizada, é porque não houve equipa, foi apenas e só isso que faltou. Houve dezenas de erros individuais, que pouco tiveram a ver com o treinador. É quase como a Espanha hoje, vejo pela net tudo a criticar del bosque, esquecem-se que é o mesmo que ganhou tudo nos últimos anos, ele não desaprendeu, há coisas que um treinador não controla por muita táctica que ele mude ou invente.
O que acabou com o jogo foi o 1º golo, toda a táctica de Portugal ruiu ali, basta dizer que não fizemos mais nenhum contra ataque em 80minutos, quando em 10 tínhamos feito 2 muito perigosos!

PAF, até concordo com o que dizes menos nesta parte, dizes que os erros pouco tiveram a ver com o treinador, pois eu acho que ele foi o maior culpado. A forma como ele montou a equipa e como a organizou só durou como dizes 10 minutos, isso não pode acontecer, ele tem de ter uma estratégia para o jogo todo, e se sofresse aos 2 minutos um golo?

Para não me alongar basta ver a analise do Sérgio Gonçalves, no fundo era o que queria dizer e o que tb já disse o Olho Vivo, eu, como já admiti, é que tenho pouco jeito para a escrita e posso não me ter expresso da melhor forma.

Como já disse é logico que as decisões do árbitro influenciam o jogo, mas influenciam todos os jogos, quantas vezes ganhamos e os adversarios reclamam e nós dizemos que não foi por isso, que foi porque fomos melhores? É isso que eu gostava que os adeptos do Braga em especial fizessem quando analisam o jogo, sei contudo que é difícil, eu tb sou parcial às vezes, tento é ser o mais justo possível com aquilo que julgo correto.
Cláudio Correia

enormeBRAGA

Cmcorreia, desculpa, sou eu novamente  :P

O lance do penalti mudou completamente o jogo. Portugal até estava em crescendo, e, os lances da Alemanha eram completamente inconsequentes, e, nós estavamos a começar a controlar o jogo, já estavamos com mais posse de bola, e até tínhamos 3, contra 1 remates. Eu sei que rematar mais, não é sinónimo de mais golos, mas quer dizer alguma coisa. O jogo estava a mudar para o nosso lado, o nosso meio campo estava a começar a tomar conta das operações. Tive o cuidado de rever os primeiros minutos, e após o erro de Patrício, até ao penalti, a Alemanha não fez rigorosamente nada, e foi nesses minutos que Portugal poderia ter marcado, principalmente no lance de Ronaldo, após passe de Miguel Veloso, que recuperara a bola a meio campo, salvo erro a Khedira. Depois surge o lance do penalti, que provem de dois ressaltos ganhos pela equipa alemã, e depois se dá aquela sequência de três, passes de primeira, que destabiliza a defesa. João Pereira, ganhou posição, mas foi empurado por Gotze com o braço esquerdo. Daí a sua queda, e o agarrão. Atenção, não estou a dizer que JP se agarrou para não cair, não, mas há falta anterior de Gotze.
Quanto ao lance de Pepe, como já o disse aqui, ainda hoje no Austrália vs. Holanda, há um jogador holandês que dá duas "peitaças" a um jogador australiano por similar penalidade... Nada aconteceu... aliás, como normalmente acontece. Quando muito, cartão amarelo aos dois, e ficava por aí. O vermelho foi um exagero.
#VãoTerDeContarConnosco

rvx

Porque é que vão buscar exemplos de fora? A mesma selecção esteve muito perto de bater a Alemanha e aguentou com a Espanha do tiki taka. Perdemos a coesão em dois anos, em parte devido à má forma de vários jogadores.

PAF

Os erros tiveram pouco a ver com o treinador no sentido em que não foram provocados por ele. Nenhum dos golos alemães nasce de um erro do treinador, nem lá perto, tudo erros individuais, tl como quase todas as oportunidades da Alemanha.
Que treinador consegue ter estratégia quando Patricio passa bolas aos avançados, Pepe e Bruno Alves são comidos num canto que pareciam 2 anões, João pereira perde uma bola que não podia em zona proibida, Ronaldo faz o mesmo mais à frente e Bruno Alves assiste Muller?
Até ao 2-0 Portugal estava mal por culpa destes erros individuais e não por culpa da táctica. Com 2-0 e com 10 ao treinador não restava nada mais que sofrer poucos ou controlar danos que foi o que tentou fazer. Uma equipa desmoralizada a perder 2-0 contra outra candidata a ser campeã super moralizada não há em minha opinião muito a fazer.

Quando se ganha todas as tácticas parecem fantásticas... e quando se perde o contrário. Mas alguém acha que Portugal não estudou bem a Alemanha? Cabe na cabeça de alguém isso? Que qualquer treinador neste mundial não conhece os seus adversários de cor e salteado? Que as jogadas não foram preparadas ao milimetro?
Claro que quando se ganha pode-se dizer o que se quiser que tudo parece lógico e genial! É o caso da citação que o Sergio faz sobre o Muller, no jogo teve influencia de zero nos golos por exemplo e Ozil acho que nem apareceu nenhuma vez na zona de finalização e Gotze ou apareceu uma ou também nenhuma.

O México jogou bem ontem? Tenho duvidas disso... mas são opiniões. Acho que jogou bem porque não perdeu! se tivesse levado 2 ou 3 como facilmente podia ter levado, não fosse a exibição fantástica do guarda redes e ninguém diria que o México jogou bem. Por exemplo a Croácia jogou em minha opinião muito melhor que o México contra o Brasil, só que levou 3-1.

Por fim, Portugal perdeu com a Alemanha, 1º porque é muito, mas muito inferior, 2º porque esteve num dia mau, 3º porque cometeu erros inadmissíveis até numa equipa de regional, 4º teve um guarda redes que quase não existiu, 5º o arbitro cometeu erros graves e deve haver mais alguns. Há dias assim, espero que não sejam torneios assim... é que para os mais esquecidos já tivemos vários e com selecções bem superiores a esta.

Sérgio Gonçalves

PAF, por favor reve o primeiro golo. Nao vês la as declarações do treinador alemão. Ja agora, para ti, o que são erros do treinador?
Sócio nº 2014

miguel_afonso

PAF

O Selecionador a levar tipos em baixa de forma e lesionados ou a recuperar de lesões não tem responsabilidades?
Um Selecionador que em 2 anos não promove nenhuma alteração, não descobre nenhum jogador, não aposta em ninguém não tem responsabilidades?

Um Selecionador que nunca defendeu regras que protejam o jogador nacional, que nunca emitiu a sua opinião a não ser sobre naturalizações pode depois falar de  base de recrutamento?

O que andou a fazer P. Bento em 2 anos?
Que trabalho realizou na Federação?

Queres mais erros do que estes? Dificilmente os encontras...

Sérgio Gonçalves

Miguel_afonso, creio que alguns desses erros que atribuis a Paulo Bento não são da responsabilidade dele, pelo menos na minha perspectiva. O Paulo Bento não pode obrigar as equipas a lançar jovens, não tem tempo de treino para adaptar jogadores, etc. O período onde mais o treinador nacional pode trabalhar é na véspera das grandes competições e isso é fracamente pouco. Muito do trabalho que falas tem de feito pelos clubes em articulação com a FPF e não do treinador, já que este está de passagem. É da responsabilidade de Paulo Bento levar os melhores (globalmente fê-lo) e aqueles que mais podem dar à selecção em vários aspectos, técnicos, tácticos e até mesmo motivacionais. O treinador deve montar uma equipa que minore os seus defeitos e potencie as suas principais virtudes. Por exemplo, Ronaldo é um jogador letal a aparecer no espaço entre defesas em velocidade e finalizar (golo contra Holanda no Euro 2012). É dos melhores do mundo nesse momento do jogo. Adicionalmente é um jogador que vive de explosões, como tal é normal que esteja alheado do processo defensivo. Desta forma como deve Portugal potenciar as melhores capacidades de Ronaldo? Será que colocando Hugo Almeida conseguimos isso? Creio que não. É colocando um jogador que recue, puxe um central e abra esse espaço, um jogador como Éder que descaia sobre a lateral. É nestas coisas que critico Paulo Bento, limita-se a jogar com os meus de sempre...
Sócio nº 2014

rvx

Portugal jogou com a defesa subida e tentou jogar o jogo pelo jogo com a Alemanha. Isto foi um erro táctico do Bento. Não tínhamos condições de discutir o jogo com um meio campo tão lento. Acho que nossa hipótese era recuar e juntar mais as linhas. Sem espaço entre a defesa e o meio campo, aqueles avançados alemães não teriam tido a mesma liberdade. Poderíamos ter marcado em contra-ataque, e perder pela margem mínima teria sido um resultado aceitável. Agora, somos obrigados a ganhar aos USA no inferno da Amazónia. Não estou muito optimista.

Quanto à convocatória, ele poderia e deveria ter apostado em jovens durante a qualificação. Agora, talvez fosse tarde de mais. Ele poderia ter levado alguns jogadores como suplentes, mas nunca como titulares que dessem algumas garantias.

PAF

Quote from: Sérgio Gonçalves on 19 de June de 2014, 08:22
PAF, por favor reve o primeiro golo. Nao vês la as declarações do treinador alemão. Ja agora, para ti, o que são erros do treinador?
No primeiro golo vejo zero da jogada que falas,mesmo zero, Pepe até está sozinho ao meio sem marcar ninguém, nem sequer foi atrás do avançado, apenas tentou adivinhar o lance, nada mais que isso, João Pereira está com quem devia estar e foi comido embora em minha opinião sem sofrer falta e sem cometer. Aquele é lance normal de um jogo. Em qualquer jogo é aquilo que acontece. Bruno alves acompanhou o avançado como é e seria normal. O que faz a jogada é o toque de calcanhar.

E como disse em todo o jogo esse pormenor nem existiu. Ozil e Gotze não apareceram na zona de finalização em jogadas desse género.

Erros do treinador era se ele inventasse e não inventou, pôs a equipa esperada, seria se nos golos houvesse culpa declarada do treinador, mas não houve. Em termos tacticos a equipa foi jogando o que se esperava, houve em minha opinião muitos erros individuais nas decisões das jogadas e principalmente no passe, e muita falta de entrega nos lances, uma equipa muito macia, sem fazer faltas a deixar os alemães jogar a seu belo prazer e nestes 3 aspectos parece-me que PB pouco pode influenciar, não acredito que ele tenha dito para deixar jogar, para não encostarem ao jogador que tem a bola e pressionar como Veloso fez logo no início e quase dava golo.
A influência do treinador no resultado final é mínima, como os jogadores se apresentaram até podia tirar 10 e meter outros tantos que as coisas não mudavam.
Podia ter jogado mais fechado com 10 ou 11 atrás da linha da bola, podia, no finalo resultado seria diferente?Se calhar no final perdia 1 ou 2-0 porque a equipa estaria muito cá atrás, ou levava na mesma 4, da forma que Patricio defendeu e os centrais e laterais jogaram e da forma como o meio campo foi mole.

Quanto a Paulo Bento inventar jogadores... o slb joga com zero portugueses, o Porto a mesma coisa e o Sporting joga com algumas jovens promessas ou nem isso e o Paulo Bento é que vai descobrir jogadores? Onde?
Quem são as novas promessas do futebol português? Eu não conheço nenhum com valor já confirmado.

rpo.castro

Deixo aqui um artigo interessante sobre as utilização do esquema com 3 centrais, que tem dado bons frutos: http://www.maisfutebol.iol.pt/taticas-esquemas-tres-centrais-analise-argentinaccio-sabella-van-gaal/53a0820e0cf26de6a3705a08.html

Acrescente-se que posteriormente a esta notícia, o Chile ontem utilizou também esta tática e arrumou a Espanha.

Até que ponto este esquema, à partida estranho para as equipas europeias, não poderá ser implementado?
Poderá este sistema equilibrar uma defesa em que os laterais não sejam tão fortes do ponto de vista defensivo?

Será o indicado para jogar contra equipas mais fortes fisicamente, e com maior posse de bola?
Quem não sente não é filho de boa gente.

Sérgio Gonçalves

PAF, não me leves a mal, mas antes de deixar de comentar este assunto.

Quote from: PAF on 19 de June de 2014, 14:58
Quote from: Sérgio Gonçalves on 19 de June de 2014, 08:22
No primeiro golo vejo zero da jogada que falas,mesmo zero, Pepe até está sozinho ao meio sem marcar ninguém, nem sequer foi atrás do avançado, apenas tentou adivinhar o lance, nada mais que isso, João Pereira está com quem devia estar e foi comido embora em minha opinião sem sofrer falta e sem cometer. Aquele é lance normal de um jogo. Em qualquer jogo é aquilo que acontece. Bruno alves acompanhou o avançado como é e seria normal. O que faz a jogada é o toque de calcanhar.

E como disse em todo o jogo esse pormenor nem existiu. Ozil e Gotze não apareceram na zona de finalização em jogadas desse género.

Erros do treinador era se ele inventasse e não inventou, pôs a equipa esperada, seria se nos golos houvesse culpa declarada do treinador, mas não houve. Em termos tacticos a equipa foi jogando o que se esperava, houve em minha opinião muitos erros individuais nas decisões das jogadas e principalmente no passe, e muita falta de entrega nos lances, uma equipa muito macia, sem fazer faltas a deixar os alemães jogar a seu belo prazer e nestes 3 aspectos parece-me que PB pouco pode influenciar, não acredito que ele tenha dito para deixar jogar, para não encostarem ao jogador que tem a bola e pressionar como Veloso fez logo no início e quase dava golo.
A influência do treinador no resultado final é mínima, como os jogadores se apresentaram até podia tirar 10 e meter outros tantos que as coisas não mudavam.
Podia ter jogado mais fechado com 10 ou 11 atrás da linha da bola, podia, no finalo resultado seria diferente?Se calhar no final perdia 1 ou 2-0 porque a equipa estaria muito cá atrás, ou levava na mesma 4, da forma que Patricio defendeu e os centrais e laterais jogaram e da forma como o meio campo foi mole.

Quanto a Paulo Bento inventar jogadores... o slb joga com zero portugueses, o Porto a mesma coisa e o Sporting joga com algumas jovens promessas ou nem isso e o Paulo Bento é que vai descobrir jogadores? Onde?
Quem são as novas promessas do futebol português? Eu não conheço nenhum com valor já confirmado.

Mas o penalti não é cometido sobre o Gotze? Aquilo não é uma zona de finalização? E onde está o Muller? E os centrais Portugueses? Estão na sua zona? Estão a fazer uma linha defensiva?
Sócio nº 2014