News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mundial 2014

Started by rpo.castro, 03 de December de 2013, 17:56

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Ganhou a melhor selecção. Foi uma final, no entanto, muito equilibrada, em que a Argentina esteve bem tacticamente e em que a Alemanha, creio eu, sofreu por ter de alterar a configuração do seu meio-campo, pelas lesões de Kehdira e depois de Kramer - Özil não garantiu a intensidade de jogo que o trio habitual traz. A Alemanha acabou até por ter alguma sorte porque os argentinos tiveram pelo menos três chances que lhes poderiam ter dado o golo (então a de Higuain é uma coisa incrível). E pareceu sempre que o golo poderia cair para qualquer dos lados, com a Alemanha a perder demasiadas vezes a posse de bola e a dar oportunidades para a Argentina, nomeadamente através de Messi, contra-atacar.

No fim, caiu o Mundial para a Alemanha e caiu para a melhor equipa. Não é uma equipa inexpugnável, tem debilidades (e.g., é uma equipa "coxa"), mas colectivamente, foi a melhor. E Götze fez jus ao nome!* ;)

* Götze, em alemão, significa ídolo.

rpo.castro

Para mim James rodríguez foi o melhor do mundial. O que ele jogou e levou a selecção às costas. Já para não falar de 2 grandes golos dos 5 marcados.
A alemanha a melhor equipa sem duvida
Quem não sente não é filho de boa gente.

Cmcorreia

Se foi por andar com a equipa às costas e ter levado a equipa onde levou (final) então o Messi tb merece o titulo de melhor do mundial!! Mas se fosse eu a escolher seria Muller por tudo o que dá à melhor equipa do torneio.
Esta Argentina só chegou onde chegou pela qualidade individual dos jogadores (principalmente Messi e Di Maria). Como equipa eram/são pior que nada (parecem Portugal, mas com melhores jogadores, nisso é que esteve a diferença), sempre 7/8 a defender e só 2/3 para atacar. Chegaram à final porque os 2/3 da frente lá conseguiram uns milagres!!
Que pena que estes jogadores argentinos não fossem comandados por alguém que perceba o que é o futebol de hoje em dia (organização colectiva), e não pense que o futebol já não é como no passado, colocar os melhores e eles que decidam!! Num torneio curto até pode resultar (com a Argentina quase que dava, e até tiveram algumas e boas oportunidades para marcar), numa competição tipo campeonato não me parece!!
O Brasil viveu do mesmo problema da Argentina, a diferença é que os defesas médios argentinos não foram "anjinhos" como os brasileiros, só defendiam e pronto, os da frente que resolvessem, os brasileiros (David Luiz à cabeça) queriam ser tudo, depois eram só buracos!!!

Uma palavra para a  Costa Rica, Chile e Argélia, neste mundial, embora com estilos diferentes, até porque tinham jogadores diferentes foram organizados e tentaram jogar todos os momentos do jogo e aquilo que ele pedia, não quer dizer que fossem sempre eficazes, mas pelo menos não fugiram aos seus princípios!!

Um Aparte:

Espero que o Braga da próxima época seja muito mais parecido nos princípios com a Alemanha do que com a Argentina. E para quem pensa que significa estar a jogar em posse de bola, não é disso que estou a falar. Eu quero uma equipa que jogue todos os momentos do jogo, que não se ponha a defender com muitos à espera de erros para colocar contra-ataques e resolver com os "avançados". Esse futebol já era. Que defenda bem quando é para defender, que coloque muita gente a atacar, e quando perca a bola recupere da melhor forma possível, e mesmo com poucos (quando perder a bola) que defenda bem. Isto trabalha-se!!!
Cláudio Correia

rpo.castro

O Messi teve influência directa em alguns resultados da Argentina. Toda a gente já sabe que é daqueles jogadores que pode estar 80 minutos fora do jogo, mas basta um instante em que consiga agarrar a bola e fazer a diferença, mas para mim o jogador mais importante para a Argentina ter chegado onde chegou foi Mascherano, preponderante em manter a coesão defensiva da Argentina.

A Argentina é uma selecção de astros, tal como o Brasil ou a Alemanha. Já a Colômbia tinha alguns jogadores bons, e 1 ou 2 muito bons.

Além das desilusões óbvias, esperava mais da Holanda e Bélgica pelo pouco que fizeram contra a Argentina

barinho

Para mim o Messi ganhar o prémio de melhor jogador do torneio é das maiores anedotas de sempre,tão má como quando ganhou a Bola de Ouro em 2010 em detrimento do Sneijder ou pelo menos do Xavi ou Iniesta.São destas coisas que provam que ele é o menino bonito da Fifa e que querem fazer dele algo que não é,que é o melhor jogador de todos os tempos.

Pelo menos o Mundial foi ganho pela melhor equipa.

Pedro A.

Quote from: barinho on 14 de July de 2014, 11:55
Para mim o Messi ganhar o prémio de melhor jogador do torneio é das maiores anedotas de sempre,tão má como quando ganhou a Bola de Ouro em 2010 em detrimento do Sneijder ou pelo menos do Xavi ou Iniesta.São destas coisas que provam que ele é o menino bonito da Fifa e que querem fazer dele algo que não é,que é o melhor jogador de todos os tempos.

Pelo menos o Mundial foi ganho pela melhor equipa.
tudo dito, é que nem o melhor da sua seleção foi...

Cmcorreia

Quote from: rpo.castro on 14 de July de 2014, 11:49
...Mascherano, preponderante em manter a coesão defensiva da Argentina.

RPO. Castro defender com muitos e todos desorganizados (é cada um por si, fé, muita correria e muita luta) não é, na minha opinião, coesão defensiva.
A argentina se lhe tirasses os 3 da frente (Messi, Higuain e Di Maria, por vezes Lavezzi) era igual a uma qq banal equipa deste mundial, pusesses no seu lugar os avançados de Portugal e provavelmente nem da fase de grupos passavam!!
E não estou a dizer que eles são fracos jogadores, estavam era entregues a sua sorte, foi só sangue suor e lágrimas e fé no Messi (e Di Maria).
E atenção que este jogo da final até foi dos melhores (junto com a Holanda), imagina como foram os outros.
A Holanda apesar de tudo tb jogava pouco colectivamente, vivia das arrancadas do Robben, no jogo que faltou espaço (Argentina defendia/defende sempre com 7/8 sem nunca sair de lá) o Robben não desiquilibrou!!

E vai ver os jogos da Argentina para ver como em todos o Messi é que teve direta ou indiretamente participação nos lances de perigo, quer tenham dado golo ou não!
Não estou a defender o prémio de Messi, já disse que para mim era Muller que devia ter ganho, mas foi nele que a Argentina se apoiou, e se chegou à final a ele muito o deve, na minha modesta opinião!!
Cláudio Correia

rvx

Nisso, discordo. Se a Argentina soube fazer algo bem, então isso foi defender. É verdade que eles defenderam sempre com muitos jogadores, com bloco baixo, mas fizeram-no de forma bem organizada. Contra a Holanda e Bélgica, foi visível a forma como eles não davam espaço entre linhas. A prova disso foi a inoperabilidade da Alemanha e dos avançados da Holanda.

Quanto a isso de defender com muitos, há várias formas de defender bem. Uma é através de posse, levada ao extremo pela Espanha e feito pela Alemanha neste mundial. Exige também pressão alta. Outra é a usada pela Argentina, e usada pelo Braga recentemente. Nenhuma é mais legítima do que a outra. Simplesmente, a primeira é mais difícil de concretizar, porque exige jogadores para isso.

Mas não concordo nada com essa tendência de depreciar uma equipa que defende da melhor forma que pode. O JJ disse que defender com muitos qualquer um pode, mas a verdade é que na liga Portuguesa, quando se tem um plantel como o do Benfica, é fácil defender com poucos e sufocar adversários como o Arouca. Mau é quando as equipas se desorganizam, e não usam as suas melhores armas para vencer os jogos. Por exemplo, a Costa Rica, contra a Holanda, poderia ter arriscado mais e dado um melhor espectáculo, mas nunca poderiam sonhar com as meias. Da forma que jogaram, quase causaram um choque. Para mim, esta atitude competitiva é perfeitamente legítima, pois eles estavam lá para ultrapassar a eliminatória, e não para jogar bonito.

rpo.castro

Quote from: rvx on 14 de July de 2014, 13:10
Nisso, discordo. Se a Argentina soube fazer algo bem, então isso foi defender. É verdade que eles defenderam sempre com muitos jogadores, com bloco baixo, mas fizeram-no de forma bem organizada. Contra a Holanda e Bélgica, foi visível a forma como eles não davam espaço entre linhas. A prova disso foi a inoperabilidade da Alemanha e dos avançados da Holanda.

Quanto a isso de defender com muitos, há várias formas de defender bem. Uma é através de posse, levada ao extremo pela Espanha e feito pela Alemanha neste mundial. Exige também pressão alta. Outra é a usada pela Argentina, e usada pelo Braga recentemente. Nenhuma é mais legítima do que a outra. Simplesmente, a primeira é mais difícil de concretizar, porque exige jogadores para isso.

Mas não concordo nada com essa tendência de depreciar uma equipa que defende da melhor forma que pode. O JJ disse que defender com muitos qualquer um pode, mas a verdade é que na liga Portuguesa, quando se tem um plantel como o do Benfica, é fácil defender com poucos e sufocar adversários como o Arouca. Mau é quando as equipas se desorganizam, e não usam as suas melhores armas para vencer os jogos. Por exemplo, a Costa Rica, contra a Holanda, poderia ter arriscado mais e dado um melhor espectáculo, mas nunca poderiam sonhar com as meias. Da forma que jogaram, quase causaram um choque. Para mim, esta atitude competitiva é perfeitamente legítima, pois eles estavam lá para ultrapassar a eliminatória, e não para jogar bonito.
A minha opinião, mas muito bem escrito

Cmcorreia

Quote from: rvx on 14 de July de 2014, 13:10
... Nenhuma é mais legítima do que a outra. Simplesmente, a primeira é mais difícil de concretizar, porque exige jogadores para isso.

Mas eu nunca critiquei a legitimidade de nada, cada um faz o que quer, agora eu posso ou não concordar, e posso apontar o que poderia fazer diferente.
E não me digas que a Argentina não tem jogadores para jogar de outra forma, é um atentado à qualidade dos seus jogadores...

A Costa Rica defende mais do que ataca porque é limitada, a Argentina foi por opção, e é isso que eu critiquei, e mesmo a Costa Rica quando foi possível tentou atacar. Outra equipa que fez isso muito bem foi a Argélia.

Ou seja, eu nunca critiquei a legitimidade, eu critiquei foi a opção, que são coisas diferentes. E continuo com a minha opinião que a Argentina não tinha uma grande organização quer ofensiva quer defensiva, viveu da qualidade individual dos seus jogadores.

Como é lógico é perfeitamente legitimo que pensem o contrário...

E só mais uma coisa, para mim saber defender bem não é só "sofrer pouco golos", assim como atacar bem não é só "marcar muitos golos". Existem nos jogos bastantes condicionantes que podem alterar o facto de sofrer/marcar golos.
Cláudio Correia

rvx

Talvez pudesse jogar melhor, ou mais bonito. Não sei se não deveria ter usado alguém como Enzo a número 8, mas se o fizesse perderia solidez defensiva. E a verdade é que não conseguiram o objectivo máximo por muito pouco. Eu consigo compreender Sabella. A Argentina foi bastante má a defender nos últimos torneios, quando tinha o melhor ataque, pelo que pedia-se que fosse muito mais cautelosa. A baixa de Di Maria também condicionou-os muito. Portanto, não consigo criticar esta equipa. Mas a Alemanha foi claramente melhor ao longo do torneio, e isto sem Reus. Para além do médio defensivo, a única fraqueza deles foi a falta de mais laterais como Lahm.

PAF

No final ganhou aquela que foi de longe a melhor equipa e quando assim é nada a dizer.

A Argentina até conseguiu fazer o que as outras tentaram mas só conseguiram durante breves minutos, que foi surpreender a Alemanha em alguns contra ataques e não sofrer. Mas foi sempre uma equipa muito limitada, muito de marcha atrás e com a frente muito desinspirada ( se calhar uma coisa deixou mais visível a outra). Basta dizer que nos 4 jogos importantes desde a  fase de grupos (que não foi nada famosa) e com 2 dos jogos a serem de 120 minutos a Argentina marcou 2 golos (em 420 minutos) e nas meias e final praticamente não criou uma jogada de golo digna desse nome (a melhor até foi uma oferta alemã, que nunca se pode falhar a este nível).

Isto leva ao melhor do Mundial,como é possível ser Messi... nos jogos decisivos simplesmente desapareceu e leva o prémio.
Pergunto-me quem é que vota nestes prémios, os jornalistas não me parece, são unânimes em dizer que não foi o melhor, os jogadores a mesma coisa (nem os argentinos  acham que foi o melhor da sua seleção), para o público também não o foi. Enfim, é o futebol gerido por corruptos, onde só o dinheiro importa.

Curiosamente ou se calhar não, é o melhor do Mundial, mas nem sequer no 11 escolhido pela FIFA está!