superbraga.com

Superbraga - O Fórum "Super"... => 1 - Futebol / Clube / SAD => Topic started by: Olho Vivo on 12 de May de 2013, 12:05

Title: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Olho Vivo on 12 de May de 2013, 12:05
A época não terminou mas já nada pode a equipa fazer para alterar o que quer que seja do balanço desta temporada. Fica este tópico aberto para que cada um diga de sua justiça: que expectativas tinha e como, em função delas avalia a época? O que correu bem e o que falhou? Que consequências terão os resultados desta época no no caminho de progressão que o clube tem feito nos últimos anos?

Para começar, fica uma opinião de Luís Sobral, jornalista do maisfutebol:


Sp. Braga: como evitar o fim de ciclo?

Para o ano pelo menos será diferente

Por Luís Sobral

António Salvador foi bastante esclarecedor: para alguns o tempo em Braga acabou.

Os próximos explicar-nos-ão quantos são alguns. E sobretudo quem são.

Mas não custa muito adivinhar.

À frente do cortejo deverá estar José Peseiro, o treinador, que depois da saída dará uma ou outra entrevista a lembrar todas as lesões no plantel, mais os momentos de azar. Ninguém o ouvirá. Termina atrás do Paços de Ferreira e isso acaba por ofuscar a Taça da Liga, o título há muito desejado.

Além do treinador, é previsível que diversos jogadores de peso saiam. Não por falta de qualidade ou fadiga de ganhar. Sobretudo porque as receitas vão baixar muito sem acesso à Liga dos Campeões.

O próximo ano terá de ser gerido com muita delicadeza.

Sem as receitas europeias, o Sp. Braga está obrigado a diminuir a massa salarial. Mas não pode fazê-lo ao ponto de colocar em causa aquele que deve voltar a ser o principal objetivo do clube: apurar-se para a Liga dos Campeões. Evitar o fim de ciclo vai ser uma tarefa árdua.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: bruce on 12 de May de 2013, 12:11
Um dos aspecto positivos foi a entrada na champions, porque depois 5 derrotas na fase de grupos...
Éder grande afirmação, pena a lesão porque era dos poucos que dava tudo em campo.
O ultimo aspecto positivo é a conquista da taça da liga.


Negativos tem dezenas deles, mas não adianta falar, é por atras das costas e pensar no futuro

Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: LS on 12 de May de 2013, 12:12
A verdade é uma, esta época tivemos dinheiro, e resolvemos ter o plantel mais caro de sempre. Até aqui tudo bem, o pior é quando vemos quem constitui o plantel mais caro de sempre...

Vedetas (Micael, NAC, Carlão, Barbosa, Amorim, Beto), curiosamente, para quem gosta de Portugueses no plantel (eu gosto), maior parte dos vedetismos que vemos no nosso plantel são de jogadores portugueses que pensam que são os maiores. Micael pelo que sei, é um veneno no balneário, mesmo nos treinos pega-se com toda a gente.

Depois temos jogadores que já deram muito ao SCB mas infelizmente não duram para sempre, como os casos de Alan, Quim, Paulo César...

E ainda mais umas contratações para supostas 2as linhas, Djamal, Hass, Baiano, ate mesmo João Pedro, que, enfim...

Ou seja, tivemos dinheiro para investir nesta equipa, mas não soubemos investir, preferimos ficar com jogadores que já nada acrescentavam à equipa, e a ganhar balurdios, e ir buscar vedetas... Isto a juntar ao condutor da carruagem, deu este resultado. Mas para mim, tem mais culpa quem constituiu esta equipa mais cara de sempre do nosso SCB, do que própriamente o Pesetas.

Em vez de termos ido buscar vedetas e ficado com jogadores em fim de carreira, podiamos ter rondado as melhores equipas da liga, tirando os 3 do costume, e pescando os seus melhores jogadores, e jogadores com vontade de jogar e mostrar serviço, como fizemos quando veio para cá o judas, sendo o projecto consolidado no ano do Minguinhos. Mas pronto.


Agora no próximo ano é isso que penso que vai ser feito, que já devia ter sido feito este ano, o problema é que no próximo ano, não haverá metade do dinheiro que houve este ano....

Foi claramente um erro de gestao que vamos pagar caro, porque temos pelo menos 2 anos pela frente para construir uma equipa desde o guarda-redes ate ao avançado, e esperar que tenhamos um "bom engenheiro chefe", a construir esta obra...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Bracarense on 12 de May de 2013, 12:24
Positivo:

Taça da Liga
Passagem à fase de grupos da Champions
alguns momentos de futebol ofensivo
Revelação e confirmação de 2 ou 3 jogadores


Negativo:

a incompetência do pseudo-treinador
perder o 3º lugar
quantidade de golos sofridos
campanha medíocre na fase de grupos da champions
eliminação triste pelos espanhóis na Taça de Portugal
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 12 de May de 2013, 12:44
Época 2012/2013 e não 2013/2014  ;).Já tá tudo com a cabeça na próxima época.

Apesar da conquista da Taça da Liga e da entrada na fase de grupos da Champions,o balanço só pode ser negativo.A não entrada no playoff da Champions num ano horrível do Sporting,a  desvalorização de jogadores,o fraco futebol.

Acontece,não se pode acertar sempre,diz muito também do nosso crescimento que um 4º lugar,uma taça e uma presença na fase de grupos da Champions seja já considerado insuficiente.Mas é essa ambição que nos faz crescer.Para o ano tenho confiança numa época "à Braga".
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Pé Ligeiro on 12 de May de 2013, 13:21
Esta época foi marcada desde o seu início por uma falta de humildade considerável, até diria mais, por uma grande sobranceria. Desde a forma como foi cortada a ligação com o treinador anterior, à forma como eram encarados os jogos. Parecia que não havia necessidade de usar o "fato macaco", que as vitórias iriam aparecer.

Infelizmente, foi a falta de visão e teimosia do presidente Salvador ao despedir Leonardo Jardim, a contratar Peseiro e não o ter mandado embora a tempo de poder segurar o 3º lugar, que originou o rombo que vamos levar nas receitas futuras. Embora não apague aquilo que Salvador fez de bom nos vários anos que esteve à frente do Braga, há que reconhecer que este ano a sua gestão foi desastrosa, foi um autêntico "Annus horribilis"! Acredito que apesar das limitações orçamentais que iremos ter, que nos obrigarão a encarar a (s) próxima(s) época(s) de forma diferente, é homem para corrigir os erros cometidos, dar a volta e encontrar boas soluções para o futuro.

Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: boneli on 12 de May de 2013, 13:49
Acabou a época mas não acabou o Braga....para quem já viu o Braga a lutar para não descer, o que se passou esta época é apenas um pequeno precalço que acontence com todos os clubes do mundo. Para crescer é preciso errar e o Salvador para mim que é o grande responsável por este quarto lugar e vai tratar de endireitar esta situação, não fosse ele também o reponsável por este crecimento do Braga.

Por um lado ganhamos a Taça da Liga que foi bom....por outro o 4º lugar numa época que tinhamos tudo para ficar com o terceiro! Aliado a isto o péssimo futebol praticado mais as lesões. Enfim..melhores dias virão.
Treinador e muiro jogador vai embora e apesar do que muita gente diz acho que  o Peseiro só não saiu mas cedo porque tinhamos de pagar uma grande indeminização. Deviamos nos por um pouco no lugar do Salvador, pois não é fácil gerir isto tudo. Muitos dizem que era mais barato despedi-lo do que não ir á liga dos campeões. Acredito mas nós que somos simples sócios e adeptos é fácil opinar o que não é a mesma coisa que tomar decisões e nisso dou o beneficio da duvida ao nosso Presidente.

Preferia o 3º lugar á taça da liga mas essa é nossa e ninguém nos tira e se os outros as contabizam como titulos oficiais nós também a vamos utilizar....eheheheh

Vamos ver as movimentações de treinador e jogadore..quem sai quem entre e uma coisa tenho a certeza sangue novo precisa-se e para ano cá estarei a apoiar o ENORME BRAGA.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: José Soares on 12 de May de 2013, 14:10
Noutros tempos teria sidio uma época fantástica. A conquista de uma taça, mesmo que a da Liga, e um 4º lugar eram motivo para grande alegria.

Mas hoje de nada valem quando vemos o estádio triste e os adeptos cada vez mais distantes da equipa.

Pelo menos dez derrotas no campeonato, 5 na liga dos campeões, dezenas e dezenas de golos sofridos, eliminação miserável da Taça de Portugal, etc...etc...etc...

Jogadores que antes admiravamos agora já nem os podemos ver. E vão sair muitos. Os melhores.Não acredito que se consiga evitar a saída de Éder pois creio que será com a sua venda que vamos pagar a próxima época.

Vamos ter uma equipa mais jovem e mais barata comandada por um treinador também ele inexperiente. Pode dar certo, mas tem todos os condimentos para também dar errado. Basta pensar na margem de tolerância que todos já ultrapassamos e que qualquer futuro deslize acentuará. Agora é que vamos ver se somos mesmo grandes.

Demos muitos passos atrás. E que me desculpe quem já tanto deu ao Braga mas a culpa é toda de quem manda.

Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: rvx on 12 de May de 2013, 14:41
Positivo:
-Título.
-Apuramento para a fase de grupos da CL.
-Futebol ofensivo da primeira metade.

Negativo:
-O grande aspecto negativo desta equipa foi, sem grandes dúvidas, a nossa desorganização, não só em termos defensivos, como, também, a falta de jogo colectivo com a qualidade de anos anteriores. Ao contrário do que alguns estão a afirmar, o problema não se tratou de vedetismo. Com os mesmos "vedetas" (à excepção do Micael), fizemos uma excelente época passada. O que é que mudou? Peseiro, obviamente. Não tenho nada contra a pessoa, mas nota-se que não é rigoroso. Não desenvolveu qualquer rigor táctico e exigiu um desempenho ofensivo demasiado elevado na primeira metade, de tal forma que os jogadores ressentiram-se, no que respeita a lesões e cansaço.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Anabela on 12 de May de 2013, 20:02
Só o facto do Paços ficar à nossa frente, e, com isso, perdermos a hipótese de disputar o play off da CL faz-me pensar que a época foi negativa.

Claro, há que lembrar que conquistamos um título e conseguimos o acesso à fase de grupos da CL (início da época) mas a fase de grupos foi tão má (excepção para os jogos como MU) que uma pessoa até esquece que esteve na fase de grupos....
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: easy_scb on 12 de May de 2013, 20:04
Perdemos 2 jogos com Porto, Paços, Sporting e Nacional.

Inadmissível para uma equipa que queria reduzir o espaço que existia para os grandes.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Cmcorreia on 12 de May de 2013, 20:37
Boas,
Agora já podemos fazer um balanço do que foi a época desportiva do SC Braga.
Antes de falar do futebol, vou só dizer que está foi, para mim, a todos os níveis uma das piores épocas de Salvador, senão mesmo a pior. E quando falo em pior, não me refiro essencialmente aos resultados e exibições, julgo que este ano o SC Braga esteve no global um desastre, adeptos incluídos!
Para mim a época começou mal com a maneira como se procedeu à troca de treinador, e a carga que se colocou sobre todos com o elevar da fasquia – Jogar para ganhar títulos!!!
A filosofia mudou... A atitude também, no meu entender para pior, a sensação com que fiquei é que houve muita sobranceria (para não dizer arrogância) no princípio da época, e mesmo no seu desenrolar. Neste aspeto todos contribuíram, adeptos incluídos. Pareceu-me ao longo de toda  a época, e principalmente com o afundar do Sporting, que houve excesso de confiança e que o 3ª lugar era um dado adquirido, para mim foi um tiro no pé!!
Contudo acho que Peseiro e a sua equipa técnica tb têm a sua quota de responsabilidade, que por sinal é bastante elevada. Nunca conseguimos ser uma equipa, tivemos muitos momentos de grande fulgor ofensivo, mas nunca fomos organizados defensivamente, no fundo nunca fomos uma equipa organizada. Peseiro nunca foi um bem amado (Jardim tb não o foi na 1ª volta, Domingos tb não no inicio da época),  e com o avolumar de resultados negativos o divórcio com os adeptos foi evidente, e isso tb contribui para a época negativa.

Campeonato

No inicio da época apontava para uma pontuação entre os 54 e 65 pontos, que eram os limiares do que considerava uma época muito boa (65 pts) e uma época fraca (54 pts). Como se constata agora (no máximo fazemos 53 pts) a época foi ainda pior do que o mínimo que achava eu seria exigido. Muitos fatores contribuíram para isso, desde lances infelizes até às lesões e catadupa, mas nada disso justifica o futebol desgarrado que jogamos a época toda, sempre à espera que as coisas se resolvessem por elas próprias e nunca tentado resolve-las, neste campo a culpa só pode ser apontada a Peseiro. Vamos ficar em 4º Lugar, não é uma tragédia, mas penso que Salvador deve tirar muitas ilações desta época, ele (estrutura) também contribuiu para estes resultados.
Taças
Não costumo fazer muitos prognósticos devido ao caracter de incerteza dos sorteios.
Na Taça da Liga julgo que estivemos muito bem e ganhamos o troféu – Muito Importante para dar "dimensão" a este Braga do novo milénio.
Na taça de Portugal foi o descalabro!!! Não podíamos ter sido eliminados da maneira que fomos... Julgo que este jogo abalou toda a nossa 2º volta do campeonato.
Champions
Depois do brilharete no play-off, uma decepção!!! No mínimo antevia uma passagem para a liga europa, nem isso conseguimos, além do mais só ganhamos 1 jogo e perdemos 5, aqui ficou patente a falta de organização coletiva da nossa equipa, perdemos os 5 jogos quase todos da mesma forma (exceção feita em Manchester), muito mal Peseiro

No global a época foi sofrível, atenuada com a conquista da taça da liga mas sendo esta uma competição quase sem peso não apaga toda a restante época. Peseiro não conseguiu os objectivos a que se propôs, lutar por títulos e ser uma equipa afirmativa. Apesar de a espaços isso até ter acontecido não fomos nada regulares, antes pelo contrário. De ressalvar que não fui a favor de saída de Peseiro, e continuo a achar que mesmo que tivesse saído, o 3º lugar não seria uma certeza! (é esta é a minha opinião). Peseiro tem muitas culpas no cartório, mas toda a estrutura do Braga tem de assumir tb a suas responsabilidades!!

Agora há que meter mãos a obra e não pensar que o que aconteceu é uma tragédia (até pq não é), a vida não acaba nesta época, o importante é aprender e tentar sempre melhorar, só assim seremos melhores no futuro.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: A.COSTA on 12 de May de 2013, 21:00
Positivo da época:

- Apuramento (sofrido, mas saboroso - eu estive nos 2 jogos) para a fase de grupos da Liga dos Campeões;

- Alguns momentos de bom futebol na CL - exemplo os 2 jogos com Man. United ou a vitória excelnet na Turquia;

- Ter ALAN nos melhores marcadores da CL;

- Ter vencido a Taça da Liga. 1 título é sempre 1 título e eu estive lá para ajudar à conquista. "Ido numa Hiace" foi 1 dia de festa tremendo, com grandes companheiros;

- Ter vencido o fictício "campeonato do Minho". Foi o pleno que resultou em 18 pontos conquistados. Excelente;

O 4º lugar, ue não sendo grande coisa podia ser pior. Que o digam os lagartos que estão fora das competições europeias;

- Ter sido a única equipa nacional a derrotar o FCPorto. E logo em dose dupla.

Negativo:

- Campanha pontual na fase de grupos da CL. Simplesmente miserável;

- A perda do 3º lugar para um impensável Paços de Ferreira, num ano em que a lagartagem esteve ao seu "melhor" nível;

- A eliminação vergonhosa da taça de Portugal. Nunca poderia ter acontecido;

- O desempenho com as equipas (teoricamente) mais fortes - FCP, SLB, Paços e Sporting - que de 24 pontos possíveis conseguimos 1 e deitámos fora 23 pontos. É ponto a mais para quem quer ficar no topo;

- Sofrer tantos golos é insustentável. A equipa nunca revelou consistência o que se pagou demasiado caro;

- A falta de união no grupo e de atitude nos jogadores. Um plantel com tanta qualidade tinha obrigação de suar mais e vencer muito mais, apesar das contrariedades;

- As lesões. Perder os 5 centrais e, essencialmente, ÉDER foi fatal. Não houve alternativas à altura das exigências. Foi uma pena não ter sido feita a aposta em ZÉ LUIS e eventeualmente em RABIOLA ou outro da equipa B.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Arsenalista on 12 de May de 2013, 22:45
Há uma coisa que é preciso lembrar, quer se goste quer não, o Peseiro montou a equipa e fê-la jogar à sua imagem, como já o havia feito noutros clubes por onde passou. Uma equipa de ataque, que joga em posse de bola e que fatura golos, basta olhar para o numero de golos marcados durante esta época.

Já quando esteve no Sporting, na época 04-05, os numeros foram muito parecidos, terminou a época como a equipa mais concretizadora do campeonato, mas a nível defensivo deixou muito a desejar...
Não me dei ao trabalho de verificar os numeros nas outras equipas por onde passou, mas a ideia de Salvador quando o trouxe para Braga foi tornar a equipa a assumir os jogos, em ataque continuo... mas a verdade é que para isso acontecer temos que assumir riscos e tem que haver no plantel jogadores que se adaptem a esse esquema.

A verdade é que nunca conseguiu equilibrar a equipa, principalmente em termos de processos defensivos, e se calhar foi por isso que conseguiu fazer tantos golos.

Não me parece que o plantel se tenha adaptado ao estilo de jogo de Peseiro, mas é o jogo que ele sabe implementar em campo, penso que tem dificuldade em perceber o futebol de outra forma que não seja em ataque.

Fez o que sabia, não correu bem, é tempo de refletir e pensar porque se tormam certas decisões, porque foi ele o escolhido.

Valeu pela taça da liga e pela entrada na champions, e em ambos teve alguma sorte, que até vai contra o rótulo que constantemente lhe colocam de pé frio, ao passar duas eliminatórias pela marcação de grandes penalidades, play off da chapions e meias finais da taça da liga, faltou o essêncial no campeonato.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: lince on 12 de May de 2013, 23:03
Positiva sem dúvida, fica apenas a sensação que a equipa podia e deveria dar muito mais.

O que se está a passar neste momento são apenas sinais de crescimento.

Se pensássemos  aqui à uns anos numa época como esta era um sonho.

Saudações Braguistas
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: rpo.castro on 12 de May de 2013, 23:04
A melhor analogia para esta época é a do fósforo.

Brilhante no início mas que pouco dura e cedo se apaga, com alguns fogachos pelo meio.

Arranjem um isqueiro.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Kilo on 13 de May de 2013, 00:13
Quote from: Cmcorreia on 12 de May de 2013, 20:37
Boas,
Agora já podemos fazer um balanço do que foi a época desportiva do SC Braga.
Antes de falar do futebol, vou só dizer que está foi, para mim, a todos os níveis uma das piores épocas de Salvador, senão mesmo a pior. E quando falo em pior, não me refiro essencialmente aos resultados e exibições, julgo que este ano o SC Braga esteve no global um desastre, adeptos incluídos!
Para mim a época começou mal com a maneira como se procedeu à troca de treinador, e a carga que se colocou sobre todos com o elevar da fasquia – Jogar para ganhar títulos!!!
A filosofia mudou... A atitude também, no meu entender para pior, a sensação com que fiquei é que houve muita sobranceria (para não dizer arrogância) no princípio da época, e mesmo no seu desenrolar. Neste aspeto todos contribuíram, adeptos incluídos. Pareceu-me ao longo de toda  a época, e principalmente com o afundar do Sporting, que houve excesso de confiança e que o 3ª lugar era um dado adquirido, para mim foi um tiro no pé!!
Contudo acho que Peseiro e a sua equipa técnica tb têm a sua quota de responsabilidade, que por sinal é bastante elevada. Nunca conseguimos ser uma equipa, tivemos muitos momentos de grande fulgor ofensivo, mas nunca fomos organizados defensivamente, no fundo nunca fomos uma equipa organizada. Peseiro nunca foi um bem amado (Jardim tb não o foi na 1ª volta, Domingos tb não no inicio da época),  e com o avolumar de resultados negativos o divórcio com os adeptos foi evidente, e isso tb contribui para a época negativa.

Campeonato

No inicio da época apontava para uma pontuação entre os 54 e 65 pontos, que eram os limiares do que considerava uma época muito boa (65 pts) e uma época fraca (54 pts). Como se constata agora (no máximo fazemos 53 pts) a época foi ainda pior do que o mínimo que achava eu seria exigido. Muitos fatores contribuíram para isso, desde lances infelizes até às lesões e catadupa, mas nada disso justifica o futebol desgarrado que jogamos a época toda, sempre à espera que as coisas se resolvessem por elas próprias e nunca tentado resolve-las, neste campo a culpa só pode ser apontada a Peseiro. Vamos ficar em 4º Lugar, não é uma tragédia, mas penso que Salvador deve tirar muitas ilações desta época, ele (estrutura) também contribuiu para estes resultados.
Taças
Não costumo fazer muitos prognósticos devido ao caracter de incerteza dos sorteios.
Na Taça da Liga julgo que estivemos muito bem e ganhamos o troféu – Muito Importante para dar "dimensão" a este Braga do novo milénio.
Na taça de Portugal foi o descalabro!!! Não podíamos ter sido eliminados da maneira que fomos... Julgo que este jogo abalou toda a nossa 2º volta do campeonato.
Champions
Depois do brilharete no play-off, uma decepção!!! No mínimo antevia uma passagem para a liga europa, nem isso conseguimos, além do mais só ganhamos 1 jogo e perdemos 5, aqui ficou patente a falta de organização coletiva da nossa equipa, perdemos os 5 jogos quase todos da mesma forma (exceção feita em Manchester), muito mal Peseiro

No global a época foi sofrível, atenuada com a conquista da taça da liga mas sendo esta uma competição quase sem peso não apaga toda a restante época. Peseiro não conseguiu os objectivos a que se propôs, lutar por títulos e ser uma equipa afirmativa. Apesar de a espaços isso até ter acontecido não fomos nada regulares, antes pelo contrário. De ressalvar que não fui a favor de saída de Peseiro, e continuo a achar que mesmo que tivesse saído, o 3º lugar não seria uma certeza! (é esta é a minha opinião). Peseiro tem muitas culpas no cartório, mas toda a estrutura do Braga tem de assumir tb a suas responsabilidades!!

Agora há que meter mãos a obra e não pensar que o que aconteceu é uma tragédia (até pq não é), a vida não acaba nesta época, o importante é aprender e tentar sempre melhorar, só assim seremos melhores no futuro.

Tudo dito. Podia escrever também um texto mas ia repetir, em grande parte, estas palavras.

Mais do que sermos uma equipa ofensiva e dominadora, temos que pensar que com os parcos recursos que temos em relação aos dois primeiros, temos que ser inteligentes e perspicazes, tanto em campo como fora dele e, este ano, não fomos.

A somar a isto, não esquecer muitos tristes episódios passados fora dos relvados.

Ainda bem que a época terminou e que sirva para todos, a todos os níveis, pensarmos no que seremos daqui para a frente. A imagem, hoje em dia, também joga e a nossa, nesta época, arrastou-se pela lama.

Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Olho Vivo on 13 de May de 2013, 00:47
Esta foi uma época, em minha opinião, francamente negativa, malgrado a conquista da Taça da Liga. Parece quase ridícula esta afirmação atendendo a que poucos troféus temos nas nossas vitrines mas eu, e esta é uma opinião muito pessoal, considero que as Taças são competições menores que não são grande indicador da evolução dos clubes. Por muito que gostemos de as vencer (e não quero ser mal-agradecido, foi realmente uma alegria que estes jogadores e equipa técnica nos trouxeram), não são estas vitórias que fazem crescer os clubes. O que os faz crescer, como nós somos exemplo nos últimos dez anos, é a regularidade nos campeonatos nacionais e nas provas europeias. E é por isto que considero esta temporada um estrondoso falhanço.

Exagero da minha parte? Não. Sempre vi esta época como uma possibilidade de um salto em frente. O terceiro lugar na Liga daria, pela primeira vez nos últimos anos, acesso ao playoff da Liga dos Campeões (sucedeu o ano passado mas por circunstâncias especiais). Tínhamos um plantel como nunca tivemos. Não perfeito, com um ou outro desequilíbrio mas... sucederá mais alguma vez termos um meio-campo e ataque formado exclusivamente por internacionais portugueses, complementados por Mossoró e Alan!? Duvido que alguma vez nos próximos tempos voltemos a ter um plantel com esta categoria. Estávamos neste sentido mais perto dos grandes. Ainda longe de Benfica e Porto mas bem perto de um Sporting em crise (que, ainda assim, gastava no início de época quase quatro vezes mais do que nós!). Tínhamos a oportunidade de chegar ainda mais próximo do Sporting, caso fôssemos capazes de lhes roubar o terceiro lugar. Isto seria algo impensável há meia dúzia de anos. Porventura, com isso, contribuiríamos para tornar-lhes a vida mais difícil e para estreitar o fosso que ainda vai existindo. Acresce a isto que, vivendo o país num ambiente económico depressivo, maior relevância ainda ganharia o objectivo Liga dos Campeões. Não esqueço as palavras de António Salvador em Dezembro , numa entrevista a A BOLA TV: a SAD estava nos limites (orçamentais).

As coisas, a meu ver, não começaram bem. A saída nunca, muito bem explicada, de um treinador ganhador que tinha tudo para fazer evoluir a equipa não fez grande sentido. Depois de uma época de aprendizagem (porque é isso que acontece com treinadores jovens que têm de gerir pela primeira vez jogos das competições europeias em conjunto com partidas das competições nacionais), desperdiçámos o capital humano que ajudamos a construir. Esta estória nunca foi bem explicada mas repito o que já disse: como não tomo António Salvador por parvo, não acredito que, se a responsabilidade da saída fosse do treinador, o nosso presidente ficasse com o ónus da responsabilidade desse abandono. Penso, sinceramente, que foi uma decisão ditada por alguma falta de realismo.

Contratou-se José Peseiro. Não tive nada a opor à decisão. A verdade é apenas uma: hoje reconheço que os poucos jogos que vejo, a minha ignorância quase total em matéria de treino e o facto de não acompanhar de perto o trabalho das diferentes equipas (nem conhecer o "mundo de futebol"), tornam quase impossível fazer uma boa avaliação da valia de um treinador (ou até de um jogador). Tenho apenas a imagem produzida pelo pouco que vou vendo das equipas trabalhadas por este ou aquele treinador. De Peseiro, conhecia a fama de azarado – mas, como não acredito muito em sorte e azar, acolhi a escolha com algum optimismo, sabendo no entanto que Peseiro seria um treinador de corte com o passado. Muito iria mudar e isso seria sempre um risco – porque o que já existia era uma equipa ganhadora.

Mas logo demos, a meu ver, um tiro no pé, na definição dos objectivos da época, reveladora de algum irrealismo – que teve efeitos muito negativos durante a temporada. Deixamos sempre subentendido que poderíamos ser candidatos ao título. Hoje, esta ideia é, no mínimo ridícula, mas nunca recusámos esse cálice. Imposição de Salvador que Peseiro aceitou. Um grande disparate. Os objectivos devem ser traçados de forma ambiciosa mas realista, sob pena de, quando se tornar evidente o seu irrealismo, sobrevir na equipa e nos adeptos um pernicioso desânimo. Foi isto que foi sucedendo durante a época. A forma como os adeptos foram reagindo ao evoluir da época, comprova-o.

No plano competitivo, as coisas até começaram bem. Garantiu-se um objectivo muito importante, com a ultrapassagem da Udinese no playoff da LC. E até com alguma sorte, desmentindo o rótulo de azarado de Peseiro, ainda que deva ser dito que a equipa se exibiu em bom nível na eliminatória. Mas rapidamente se tornou evidente a bipolaridade desta nossa equipa – capaz de várias caras em diferentes jogos e mesmo num mesmo jogo. Em muitos jogos, fomos capazes de uma produção ofensiva muito grande mas, em simultâneo, íamos dando mostras de uma fragilidade defensiva inaceitável – que nos custou imensos pontos, na Liga e na LC. Para mim, o jogo paradigmático da época foi o Braga-Olhanense – volume ofensivo avassalador mas... fragilidade defensiva gritante que proporcionou ao adversário marcar cada vez que "foi lá abaixo". Se durante algum tempo ainda coloquei a hipótese de se tratar de uma fase de transição de modelos de jogo, o passar dos meses desmentiu essa ideia. Pura e simplesmente, o nosso modelo de jogo era irresponsável, a equipa era demasiado desequilibrada, incompetente defensivamente. Não se pode querer atacar com muita gente se não sabemos defender com menos gente e se não sabemos como conter as saídas para o ataque do adversário no momento da perda de bola. Percebi então de onde vinha o "azar" de Peseiro. A maioria das derrotas na fase de grupos da LC mostrou à saciedade a fonte do nosso azar. (cont.)
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Olho Vivo on 13 de May de 2013, 00:47
(cont.) Isto tornou-se evidente relativamente cedo, muito antes da onda de lesões que dizimou a nossa linha defensiva. Ia-nos valendo a crise desportiva do Sporting, já que a ideia de podermos intrometer-nos entre Benfica e Porto rapidamente se revelou uma Quimera. Este facto e a eliminação das provas europeias trouxe algum desânimo. Era evidente que tínhamos de ajustar "em baixa" o discurso de início da temporada. A questão que se punha era: conseguiríamos mesmo assim, com Peseiro, assegurar o terceiro lugar, o objectivo fundamental para a SAD? Acredito que Salvador ponderou prós e contras. Acredito também que a cláusula de rescisão de Peseiro fosse muito elevada, porventura tanto quanto o prémio de participação no playoff da LC. [Em contrapartida, não acredito nada que tenha havido convites a meio da temporada e que Salvador não tenha permitido a saída de Peseiro, como se disse]. Salvador optou por manter Peseiro – e eu se calhar teria feito o mesmo, nestes pressupostos.

Simplesmente, o comportamento bipolar da equipa manteve-se, com uma agravante: a onde de lesões que dizimou o plantel, em particular a nossa linha defensiva – ainda que eu julgue que, ponderadas as coisas, o efeito mais grave sobreveio da lesão de Éder. Deixamos de ser tão acutilantes do ponto de vista ofensivo: menos volume de jogo e menos golos marcados. Durante alguns jogos, pareceu que as baixas, ao imporem algum realismo (linhas mais baixas, onzes de tracção "menos dianteira") poderiam trazer-nos alguns benefícios. Mas o comportamento bipolar da equipa manteve-se, incapaz de manter um mínimo de regularidade, mesmo durante os 90 minutos. Jogos aparentemente controlados terminaram frequentemente com amargos de boca para nós. Neste último terço da Liga, já era evidente que o Paços de Ferreira era concorrência muito séria pelo terceiro lugar e que seria preciso sermos melhores do que até aí tínhamos sido. Mas não. Se há coisa de que não se pode acusar esta equipa é de não manter um padrão de... irregularidade. A derrota frente ao Sporting em casa, pessoalmente, desenganou-me. Já não teríamos força para lá chegar. Ainda sonhei (e de facto era possível a um bom Braga) mas mais com o optimismo do adepto do que com a necessária dose de realismo. E pronto, o jogo de Sábado terminou a condizer com a época: um jogo aparentemente controlado, com a sorte a nosso favor (leia-se, resultados que nos interessavam) e completo desnorte repentino (ajudado, é verdade, pela passividade do nosso banco que, à semelhança de outros jogos, não reagiu às alterações tácticas introduzidas pelo adversário). É verdade que pelo meio, tivemos os brilharetes nas Taças (Vitórias frente ao Porto e Benfica) – mas também esqueci o episódio lamentável de Guimarães. De qualquer forma, não acho que meia dúzia de jogos nas Taças alterem o perfil da época. Numa época em que o terceiro lugar dava acesso ao playoff da LC, frente ao pior Sporting da história, um Sporting obrigado a reduzir o seu orçamento de forma drástica, esta era uma oportunidade histórica de deles nos aproximarmos ainda mais, qualificando-nos para a LC.

Para além da perda desta oportunidade histórica – já que não acredito num Sporting que faça um campeonato tão fraco como o que fez nesta temporada (com Jesualdo de início teria ficado à vontade no terceiro lugar) – este fracasso vai impor-nos grandes dificuldades económicas. Não estou ainda seguro a que ponto porque penso que nesta temporada nos esticamos mais do que a conta (e tenho muito receio do clima económico que vivemos), mas de certeza que vamos ter um plantel, na próxima época, bem inferior a este. E até admito que tenhamos de deixar sair joias da coroa por valores abaixo do que poderíamos fazer caso tivéssemos essa possibilidade.

Temos dado quase sempre passos em frente, época após época. Mas agora, provavelmente vamos ser obrigados a dar dois atrás. Temos de começar de novo, com menos ambição mas com realismo. Evidentemente, temos de começar com outro técnico. É preciso chegar a um acordo que seja pouco oneroso com José Peseiro. O clube deu-lhe a oportunidade de terminar a época – mesmo sendo evidente desde cedo que o comportamento da equipa estava longe do que o plantel justificaria. Espero que ele saiba reconhecer isso e que se possa chegar a um acordo não demasiado pesado para o clube. Tenho pena que as coisas tenham terminado assim, prefiro que os treinadores saiam de Braga com sucesso (preferia que saísse com o terceiro lugar no bolso – mas defenderia a sua saída à mesma) mas, sem querer beliscar o seu profissionalismo nem as suas qualidades humanas, penso que a sua saída é a melhor solução para nós e também para si. Fica, pelo menos, ligado à nossa conquista da Taça da Liga – que também enriquece o seu currículo.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: disco infiltrator on 13 de May de 2013, 02:03
Após praticamente ter terminado a época, embora seja fácil "falar" quando tudo terminou e tudo está definido, lanço a seguinte questão: Alguém tem alguma dúvida, que dado o contexto em que decorreu a época para os nossos adversários diretos, com um treinador minimamente competente o SCB teria terminado - com toda a certeza - no 3º lugar? Eu não tenho a menor dúvida disso.

Este treinador é mau e fez um trabalho muito mau no SCB. É este o resumo da época para mim, não há desculpas de lesões e de desiquilibrios no plantel. A análise do Olho Vivo está excelente e toca em vários pontos importantes mas para mim, apesar de tudo o que foi referido, com um treinador minimamente competente os nossos objetivos seriam alcançados.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: miguel_afonso on 13 de May de 2013, 08:33
O José Peseiro esteve ao seu nível.
Basta verificar os dados das suas equipas para perceber que o que se passou em Braga este ano é efetivamente o que se passa numa equipa treinada por José Peseiro.

Por isso esta epoca medonha do SC Braga tem apenas um culpado: A. Salvador.
O Presidente que nos trouxe até aqui, também comete erros e este anos cometeu muitos: Contratou Peseiro e manteve-o até ao final do campeonato quando todos adivinhavam o resultado. A responsabilidade principal é sua!

Outra coisa que para mim fica claro esta epoca é o poder da imprensa, o ano passado com L. Jardim se um adepto se manifesta-se negativamente, era capa de jornal o mal estar em Braga. Este ano com Peseiro a imprensa esteve sempre do seu lado, justificando o injustificavél e muitos de nossos fomos manipulados por estes senhores. Lembro que por muito menos o que L. Jardim ouviu no Dragão, Peseiro de asneira em asneira esteve praticamente sempre sossegado.

Para terminar dizer que os GVERREIROS DO MINHO não são estes e isto serve para todos, jogadores, equipa tecnica, dirigentes e adeptos. Principalmente os adeptos que se aburguessaram e isso é o pior que nos podia acontecer.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: sedas on 13 de May de 2013, 11:06
Quote from: miguel_afonso on 13 de May de 2013, 08:33
O José Peseiro esteve ao seu nível.
Basta verificar os dados das suas equipas para perceber que o que se passou em Braga este ano é efetivamente o que se passa numa equipa treinada por José Peseiro.

Por isso esta epoca medonha do SC Braga tem apenas um culpado: A. Salvador.
O Presidente que nos trouxe até aqui, também comete erros e este anos cometeu muitos: Contratou Peseiro e manteve-o até ao final do campeonato quando todos adivinhavam o resultado. A responsabilidade principal é sua!

Outra coisa que para mim fica claro esta epoca é o poder da imprensa, o ano passado com L. Jardim se um adepto se manifesta-se negativamente, era capa de jornal o mal estar em Braga. Este ano com Peseiro a imprensa esteve sempre do seu lado, justificando o injustificavél e muitos de nossos fomos manipulados por estes senhores. Lembro que por muito menos o que L. Jardim ouviu no Dragão, Peseiro de asneira em asneira esteve praticamente sempre sossegado.

Para terminar dizer que os GVERREIROS DO MINHO não são estes e isto serve para todos, jogadores, equipa tecnica, dirigentes e adeptos. Principalmente os adeptos que se aburguessaram e isso é o pior que nos podia acontecer.

Concordo com tudo o que foi dito, mas erros todos cometemos e há que acreditar que o futuro pode ser brilhante...

Pessoalmente olho para esta época como a de 2007/2008 em que demos 1 passo atrás para depois darmos 2 para a frente..

Espero que a história se repita..
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Dracul on 13 de May de 2013, 11:41
Nesta época, de positivo apenas consigo destavar o jogo em Udine com o consequente apuramento para a fase de grupos da Champions e a conquista da Taça da Liga. Poderia aqui incluir os dois grandes jogos contra o Manchester, mas acabaram por ser duas derrotas.

De negativo, muita coisa. A começar pelo inacreditável número de derrotas em casa. É que não me consigo lembrar duma temporada em tivéssemos perdido tantos jogos no nosso estádio.
Também o impensável número de golos sofridos, alguns dele contra equipas do fundo da tabela. A facilidade com que qualquer equipa marcou golos ao Braga este ano levou a que os adeptos passassem os jogos com o coração nas mãos sempre que o adversário atacava.
Outro factor negativo foi a quantidade de lesões, sobretudo na defesa.
E já nem falo das arbitragens, porque este ano nem foi dos piores e nós já estamos habituados, mas a verdade é que o sistema continua a funcionar para os três do costume.
Creio que perdemos espectadores no AXA, mas a fraca época e a crise ajudaram a esse facto.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Rádio Voz do Neiva 98.7 FM on 13 de May de 2013, 11:43
Quote from: sedas on 13 de May de 2013, 11:06

Pessoalmente olho para esta época como a de 2007/2008 em que demos 1 passo atrás para depois darmos 2 para a frente..

Espero que a história se repita..

Concordo.
Em 2007/2008 cometemos exactamente os mesmos erros: expectativas muito altas, aposta errada no treinador, plantel desequilibrado (alguns sectores não tinham 2 jogadores para a mesma posição) e sobrevalorização de alguns pseudo-craques.

Para que o clube permaneça sustentável, o orçamento terá que ser reduzido para baixo dos 10 milhões de Euros, independentemente de alguma venda que se possa fazer. Temos um lote de jogadores apetecívei em termos de mercado, mas cuja saída não será fácil de colmatar: Custódio, Mossoró ou Éder.

À semelhança do que aconteceu em 2008/2009, temos que contratar jogadores de qualidade a custo 0€, o que não é fácil. Até porque contratar jogadores a 0€ implica oferecer salários mais elevados.
Das contratações a realizar, há sectores chave que necessitam ser preenchidos antes de começar a pré-temporada:

Guarda-redes (é o fim da linha para o Quim e o russo precisa de pelo menos mais um ano para consolidar)

Defesa-direito (Precisamos de mais um. Salino sai. Fica o Baiano que esta época não convenceu mas que fez uma excelente primeira-volta com Leonardo Jardim até se lesionar gravemente - com um treinador que lhe dê confiança pode voltar a esse nível).

Defesa-esquerdo (Precisamos de um. O Elderson tem que ser vendido enquanto tem mercado. Quanto à segunda-linha, temos o Paulo Vinicius que faz o lugar, ainda para mais quando temos tantos centrais. O Emídio Rafael não me parece que seja solução.)

Defesas centrais: temos quatro e bons - Douglão, Santos, Sasso e Capela - não precisamos de mais. O NAC pode sair também.

Trinco (a sombra para o Custódio está na equipa B: Mauro ou Patrão - Djamal embora)

Médio 8 (Com a saída do Viana, temos o Luiz Carlos do PF para o lugar - precisamos de mais um)

Playmaker 10 (Precisamos de uma alternativa ao Mossoró - o Micael tem que sair porque pelos visto é um mau elemento no balneário)

Extremos (Precisamos para ambos os flancos - O Alan não vai durar para sempre e não temos um único extremo-esquerdo)

Para ponta-de-lança penso que estamos servidos.


Vamos então aguardar pelo anúncio da contratação do Paulo Fonseca.  ;D



Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: joaomf on 13 de May de 2013, 11:48
Época fraca para um plantel tão valioso e tão experiente.
Na Champions, a prestação foi muito fraquinha com 5 derrotas (perdemos todos os jogos em casa na fase de grupos).
No Campeonato, em 29 jogos temos 10 derrotas. Somos muito ofensivos, mas temos tantos golos marcados (59), como no ano passado, mas sofremos mais 15 (44 vs. 29). Temos menos 13 pontos!
Houve ainda a derrota muito difícil de engolir em Guimarães para a Taça.
Só mesmo a vitória na Taça da Liga e o apuramento para a fase de grupos da Champions se podem considerar os momentos positivos. E nem se pode dizer que Peseiro teve muito azar esta época, pois estes momentos estão ligados a penalties (Em Udine, contra o Benfica na Taça da Liga, contra o Porto na final de Coimbra).

O jogo de hoje foi mais do mesmo. Peseiro raramente consegue mexer na equipa a partir do banco. Não parece trabalhar os aspetos emocionais dos jogadores. Hoje, sofremos o empate e a equipa desmoronou-se. Isto foi o normal esta época. Esta época, a equipa raramente empatou (ou perdeu, ou ganhou). Isto mostra que Peseiro não sabe gerir jogos, controlar os resultados, motivar os seus jogadores em cenários de stress. Face a estes dados, não me passa pela cabeça que Peseiro seja o nosso treinador para o ano.

A não ida à Champions não é dramática, pois não podemos esperar ir lá todos os anos. Temos até de achar que temos tido muita sorte, pois, em duas tentativas, fomos duas vezes. Seria bom e era possível irmos à Champions , num ano em que o Sporting vai obter a sua pior classificação de sempre. Vamos à Europa League que também distribui dinheiro. Do ponto de vista desportivo até é melhor, pois é mais provável fazermos melhores resultados. Temos claramente de alterar de paradigma, já que  não temos hipóteses de lutar com Benfica e Porto pelo título. Para lutar pelo 3º lugar, que deve voltar a ser o objetivo em 2013/14, não precisamos de uma equipa tão cara. Não precisamos de recorrer a jogadores tão caros (Quim, Viana, Carlão, Amorim, Custódio, Micael) para ficar em 4º. O Guimarães com um plantel tão jovem acaba por ficar só a 9 pontos de distância e também conseguiu chegar a uma final.

Finalmente, não percebo onde se gastou o dinheiro amealhado nos últimos tempos (Champions, Lima, Ismaily, Pizzi, Sílvio, Matheus, Moisés, Ewerthon). Tudo somadinho deve dar uns 20 milhões de euros...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: PAF on 13 de May de 2013, 13:16
Quote from: joaomf on 13 de May de 2013, 11:48
Época fraca para um plantel tão valioso e tão experiente.
Na Champions, a prestação foi muito fraquinha com 5 derrotas (perdemos todos os jogos em casa na fase de grupos).
No Campeonato, em 29 jogos temos 10 derrotas. Somos muito ofensivos, mas temos tantos golos marcados (59), como no ano passado, mas sofremos mais 15 (44 vs. 29). Temos menos 13 pontos!
Houve ainda a derrota muito difícil de engolir em Guimarães para a Taça.
Só mesmo a vitória na Taça da Liga e o apuramento para a fase de grupos da Champions se podem considerar os momentos positivos. E nem se pode dizer que Peseiro teve muito azar esta época, pois estes momentos estão ligados a penalties (Em Udine, contra o Benfica na Taça da Liga, contra o Porto na final de Coimbra).

O jogo de hoje foi mais do mesmo. Peseiro raramente consegue mexer na equipa a partir do banco. Não parece trabalhar os aspetos emocionais dos jogadores. Hoje, sofremos o empate e a equipa desmoronou-se. Isto foi o normal esta época. Esta época, a equipa raramente empatou (ou perdeu, ou ganhou). Isto mostra que Peseiro não sabe gerir jogos, controlar os resultados, motivar os seus jogadores em cenários de stress. Face a estes dados, não me passa pela cabeça que Peseiro seja o nosso treinador para o ano.

A não ida à Champions não é dramática, pois não podemos esperar ir lá todos os anos. Temos até de achar que temos tido muita sorte, pois, em duas tentativas, fomos duas vezes. Seria bom e era possível irmos à Champions , num ano em que o Sporting vai obter a sua pior classificação de sempre. Vamos à Europa League que também distribui dinheiro. Do ponto de vista desportivo até é melhor, pois é mais provável fazermos melhores resultados. Temos claramente de alterar de paradigma, já que  não temos hipóteses de lutar com Benfica e Porto pelo título. Para lutar pelo 3º lugar, que deve voltar a ser o objetivo em 2013/14, não precisamos de uma equipa tão cara. Não precisamos de recorrer a jogadores tão caros (Quim, Viana, Carlão, Amorim, Custódio, Micael) para ficar em 4º. O Guimarães com um plantel tão jovem acaba por ficar só a 9 pontos de distância e também conseguiu chegar a uma final.

Finalmente, não percebo onde se gastou o dinheiro amealhado nos últimos tempos (Champions, Lima, Ismaily, Pizzi, Sílvio, Matheus, Moisés, Ewerthon). Tudo somadinho deve dar uns 20 milhões de euros...

Esta é a parte mais fácil, só em prémios vão uns milhões bem largos, por exemplo a participação na Champions mesmo com os milhões é provável que nem dê lucro ou que seja pouco mais que residual, pelos prémios que são pagos aos jogadores e staff. O resto vai no plantel que em custos deve andar no momento 30 a 40% acima daquilo que realmente podemos pagar sem qualquer tipo de receitas extras.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 13 de May de 2013, 13:36
O dinheiro ganho na LC serviu para atrair jogadores melhores,e para manter os melhores.Ou acham que se não fosse isso que conseguíamos pagar salários tão altos e ter tantos internacionais nos planteis.Isto não é ganhar o dinheiro e gastá-lo logo a contratar tudo o que mexe.A pensar assim lixaram-se o Sporting e o Boavista.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: jolive75 on 13 de May de 2013, 14:15
Quote from: A.COSTA on 12 de May de 2013, 21:00
Positivo da época:

- Apuramento (sofrido, mas saboroso - eu estive nos 2 jogos) para a fase de grupos da Liga dos Campeões;

- Alguns momentos de bom futebol na CL - exemplo os 2 jogos com Man. United ou a vitória excelnet na Turquia;

- Ter ALAN nos melhores marcadores da CL;

- Ter vencido a Taça da Liga. 1 título é sempre 1 título e eu estive lá para ajudar à conquista. "Ido numa Hiace" foi 1 dia de festa tremendo, com grandes companheiros;

- Ter vencido o fictício "campeonato do Minho". Foi o pleno que resultou em 18 pontos conquistados. Excelente;

O 4º lugar, ue não sendo grande coisa podia ser pior. Que o digam os lagartos que estão fora das competições europeias;

- Ter sido a única equipa nacional a derrotar o FCPorto. E logo em dose dupla.

Negativo:

- Campanha pontual na fase de grupos da CL. Simplesmente miserável;

- A perda do 3º lugar para um impensável Paços de Ferreira, num ano em que a lagartagem esteve ao seu "melhor" nível;

- A eliminação vergonhosa da taça de Portugal. Nunca poderia ter acontecido;

- O desempenho com as equipas (teoricamente) mais fortes - FCP, SLB, Paços e Sporting - que de 24 pontos possíveis conseguimos 1 e deitámos fora 23 pontos. É ponto a mais para quem quer ficar no topo;

- Sofrer tantos golos é insustentável. A equipa nunca revelou consistência o que se pagou demasiado caro;

- A falta de união no grupo e de atitude nos jogadores. Um plantel com tanta qualidade tinha obrigação de suar mais e vencer muito mais, apesar das contrariedades;

- As lesões. Perder os 5 centrais e, essencialmente, ÉDER foi fatal. Não houve alternativas à altura das exigências. Foi uma pena não ter sido feita a aposta em ZÉ LUIS e eventeualmente em RABIOLA ou outro da equipa B.

Subscrevo.

Queria acrescentar nos aspetos negativos a pouca utilização de Helder Barbosa e a aposta em Carlão
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: GALEGO on 13 de May de 2013, 15:30
Há uns anos, quando o fenómeno este do Peseiro estava a treinar ao Sporting, teve um grande confronto dialéctico nos mass-media com o Manuel Machado (que daquela treinava ao Vitorinha se nao mal me lembro...). O Zé diz cobras e lagartos do Manel... quase caiu o Carmo e a Trindade.

Ontem, depois de que o Braga anotara o 1-0 no marcador, o primeiro que fez o Manuel Machado foi corrigir o seu esquema e preparar ao Mateus para entrar em campo. E depois... o resto, até jogar nos contragolpes com verdadeiros 3 puntas....
Ontem, depois de encaixar o 1-1, o Peseiro bebía agua daquela garrafinha que sempre tem bem disposta... e pouco máis. O rival ía reconstruindo a situaçao, pasaba de empatar a ganhar o jogo... 1-2, e a nossa momia egipcia seguía imperturbável...

Quando as coisas sao assim, quando nem tem amor propio tendo enfrente ao treinador do que falou tantas barbaridades há alguns anos, qué podemos debater ou falar, se está tudo dito?

Os que levamos meses e meses referiendo aquí, depois de fazer o ridículo na liguilha da Champions, que era o momento apropiado para enviar a este homem para casa... agora sentimos imensa tristeza por verificar que tinhamos razao...muita razao.

O dano é evidente : ademáis do desprestigio de nao ser capazes de obter o 3º lugar diante dun Sporting destroçado e dun Paços integrado por um grupo de ilustres desconhecidos... está o daño económico.
De entrada máis de 2 milhoes aos que sempre havería a posibilidade de unir outros 7 máis se o Braga optase á fase de grupos...

Mas por riba disto : o Peseiro destroçou todo o de bom que o Braga tinha. Aniquilou o seu sistema de jogo, a disciplina, a entrega, o esforço continuado... todos os grandes valores que faziam do Braga uma equipa admirável, capaz de dar o 100% no campo, capaz de superar adversidades...
Por contra, o Peseiro instaurou a estupidez do jogo bonito, eu diría jogo inútil, tiqui-taca... como se o Braga fosse o Barcelona mesmo... Ainda é melhor rir que chorar diante da sua proposta futebolística. Instaurou o... é igual que soframos um golo, nos vamos marcar dois... Visionario, contagiou ao plantel da sua filosofía de "bom-vivant" e... pouco a pouco colheitou os resultados.
Que o Braga teve alguns momentos importantes na época?. Sim, mas foi quando os jogadores aplicaram no campo a auto-gestao, quando lembravam de onde vinham, qual era o seu pasado, e deixavam de lado as teorías deste homem.

É evidente que quem contratou a este homem, é também culpável do sucedido. Sería cínico pela minha parte nao lhe atribuir culpas ao Salvador. Mas nao posso esquecer os inúmeros acertos que o Presidente leva colheitados ao frente do Braga. Ele é o responsável do Braga máis grande da história. E ele nao é infalível...
Ainda máis : sou dos convencidos de que este grande erro da contrataçao do Peseiro e a conseguinte aposta por mudar o estilo de jogo, os valores que fizeram grande á equipa do Braga, va resultar positivo, va ser um revulsivo para o desempenho de António Salvador como presidente, nos tempos venideros.
Ainda máis : António Salvador deve penitenciarse por causa do "affaire Peseiro". Se -por qualquer causa- Salvador tinha pensado deixar o Braga ao final deste mandato : á volta dum ano, agora sabe com certeza que, no mínimo, deverá ficar ao frente do Braga, quando menos, máis 3 anos quando a actual presidéncia remate. Este é o meu tirao de orelhas para o Salvador, convencido de que nestes 4 anos que tem por diante, o valioso presidente que temos saberá conduzir de novo ao Braga aos patamares de excelencia de épocas transactas.

"A lo hecho, pecho", decimos en España. O Salvador sabe -porque é inteligente- que errou depositando a súa confiança nas maos deste encantador de presidentes, o dito Peseiro. Agora já está, já pasou o que pasou, e Salvador, com as súas palavras deste sábado, evidenciou que há já alguns meses que tem claro, que tem analizado e digerido que errou...

Agora é momento de rectificar, de asumir o erro, de enmendar a plana, de fazer as coisas com máximo cuidado, de ser capazes de com pouco fazer muito --como já tem demostrado-- e de regresar com o Braga a esse terceiro lugar em Portugal que deve ser o nosso grande objetivo. Os objetivos devem sempre ser reais, que possam ser alcanzados. Formular sonhos como objetivos está muito bem, para um momento de loucura transitória, mas no futebol há que viver, en todos os ordens, de realidades...
E nos, o Braga, esta época vivemos instalados numa especie de bota para adiante, aquí nao passa nada, que o Peseiro alimentou com os seus delirios, fazendo-lhe o jogo ao presidente, num momento de debilidade deste, de modo que assinou um contrato de 2 anos, a quem, em realidade, com um contrato á experiencia, de 3 meses, ía já sobrado...

Agora é o momento de regressar ao pasado bem feito. De recuperar o espíritu do nosso Braga, de deixar bem claro a quem seja o nosso treinador, as que sao as nossas virtudes, os nossos valores, que sao sagrados, e que nao se podem violar... porque eles e só eles sao os que nos devolverao á grandeza, ao orgulho de ser e sentir o Braga.
Todos, com o nosso presidente, devemos estar unidos nesta hora que nao é facil.
Nao deverá cundir o desánimo. Nao deverá entrar a divisao nas nossas filas.


Peseiro já é história -negativa- do Braga. Chegou o seu fim da linha.
Na quinta feira, tem tourada agendada no Campo Pequeno. O presidente devería já indicar que pode ir para Lisboa amanhá mesmo. E que nao regresse. E que o domingo faça o favor de ir no cacilheiro até o Seixal e daí no comboio até Setúbal para dirigir o seu último jogo... E pronto, aí remata a historia.

E nos, os que em verdade somos e seremos sempre o Braga, nada segunda, día 20, sabemos que começa uma nova época, que va ser difícil, mas que devemos afrontar com uniao, com ilusao, com aspiraçoes, con verdadeiro sentimento de braguismo. Com esse espíritu de sentirnos grandes desde a humildade, desde a perseverancia, a insistencia, o esforço solidário, a capacidade para dar o melhor em todo momento... Vamos recuperar esse Braga, o que nos levou a Dublín, o que mesmo da mao do Leonardo nao deixou créditos por maos alheis...

Tivemos um erro no nosso percurso de crescimento sostido. Mas esse erro vainos fazer mais grandes ainda, se sabemos reconhecer qual é o nosso verdadeiro caminho.

E como sempre :
Força Braga!!
A luta continúa!!
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: elcortes on 13 de May de 2013, 23:07
Apesar de a época ainda não ter finalizado em termos matemáticos...finalizou para nós em tl ermos de objectivos.
A época foi à imagem do treinador uma época de altos e baixos..apuramento bem conseguido com execelente futebol contra a Udinese( principalmente em casa) fase de grupos mediocre exceptuando a vitória em Instambul e a quase vitória em Manchester.
No campeonato foi o que já sabemos..muitos bons e momentos muito fracos, neste capitulo nunca fomos muito bons...
O excesso de lesões não me parece só azar há qualquer coisa que não foi bem preparada e a Taça de Portugal aí sim podemos dizer que tivemos bastabte azar em não eliminar o Vitória.

A equipa quase que se salva com a conquista da taça da Liga, mas para este plantel e para a qualidade dele é muito pouco.è impressionante como o Braga mudava as suas exibições de minuto para minuto.
O treinador não teve pulso para este plantel e muito sinceramente para nenhum plantel mais qualitativo. :o

Portanto o Balanço foi negativo,a não quialificação para a champions foi um fracasso!
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Legião on 14 de May de 2013, 14:47
Concordo, no geral, com o que já foi aqui escrito quer pelos aspectos positivos quer negativos, vou só acrescentar mais alguns pontos para não estar a repetir o que já foi dito:

Positivo:

-  Elderson vencedor da CAN

- O facto de atingirmos os 30 000 sócios o mesmo número de lugares no estádio acho que foi um marco simpático.

- A vitória em Guimarães para o campeonato, visto que rompemos com uma tendência que não era favorável nos jogos lá.

- O bom trabalho realizado por Toni e a consequente manutenção na II Liga da Equipa B

- Grandes deslocações como Vila do Conde, Guimarães, Luz, Barcelos, Coimbra (Taça da Liga), entre outras.

- O elevado número de jogadores portugueses no plantel (comparado com o que se vive na maior parte dos clubes portugueses) e destes o número significativo que passaram pela Selecção é algo que nos deve orgulhar.

- Algumas parcerias interessantes que no futuro podem dar frutos, como a realizada no Brasil, por exemplo.

Negativo:

- A saída de Jardim acreditava muito no que o anterior mister poderia fazer num 2º ano à frente da equipa e com o plantel que tinha à disposição.

- O número elevado de lesões prolongadas

- O pouco respeito que a arbitragem e imprensa continua a mostrar pelo Braga

- Penso que tivemos algumas oportunidades para dar minutos a mais miúdos da equipa B, o Sandro e o Mauro são bons exemplos de que devem ser dadas mais oportunidades.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Hélder 79 on 14 de May de 2013, 19:36
Quote from: GALEGO on 13 de May de 2013, 15:30
Há uns anos, quando o fenómeno este do Peseiro estava a treinar ao Sporting, teve um grande confronto dialéctico nos mass-media com o Manuel Machado (que daquela treinava ao Vitorinha se nao mal me lembro...). O Zé diz cobras e lagartos do Manel... quase caiu o Carmo e a Trindade.

Ontem, depois de que o Braga anotara o 1-0 no marcador, o primeiro que fez o Manuel Machado foi corrigir o seu esquema e preparar ao Mateus para entrar em campo. E depois... o resto, até jogar nos contragolpes com verdadeiros 3 puntas....
Ontem, depois de encaixar o 1-1, o Peseiro bebía agua daquela garrafinha que sempre tem bem disposta... e pouco máis. O rival ía reconstruindo a situaçao, pasaba de empatar a ganhar o jogo... 1-2, e a nossa momia egipcia seguía imperturbável...

Quando as coisas sao assim, quando nem tem amor propio tendo enfrente ao treinador do que falou tantas barbaridades há alguns anos, qué podemos debater ou falar, se está tudo dito?

Os que levamos meses e meses referiendo aquí, depois de fazer o ridículo na liguilha da Champions, que era o momento apropiado para enviar a este homem para casa... agora sentimos imensa tristeza por verificar que tinhamos razao...muita razao.

O dano é evidente : ademáis do desprestigio de nao ser capazes de obter o 3º lugar diante dun Sporting destroçado e dun Paços integrado por um grupo de ilustres desconhecidos... está o daño económico.
De entrada máis de 2 milhoes aos que sempre havería a posibilidade de unir outros 7 máis se o Braga optase á fase de grupos...

Mas por riba disto : o Peseiro destroçou todo o de bom que o Braga tinha. Aniquilou o seu sistema de jogo, a disciplina, a entrega, o esforço continuado... todos os grandes valores que faziam do Braga uma equipa admirável, capaz de dar o 100% no campo, capaz de superar adversidades...
Por contra, o Peseiro instaurou a estupidez do jogo bonito, eu diría jogo inútil, tiqui-taca... como se o Braga fosse o Barcelona mesmo... Ainda é melhor rir que chorar diante da sua proposta futebolística. Instaurou o... é igual que soframos um golo, nos vamos marcar dois... Visionario, contagiou ao plantel da sua filosofía de "bom-vivant" e... pouco a pouco colheitou os resultados.
Que o Braga teve alguns momentos importantes na época?. Sim, mas foi quando os jogadores aplicaram no campo a auto-gestao, quando lembravam de onde vinham, qual era o seu pasado, e deixavam de lado as teorías deste homem.

É evidente que quem contratou a este homem, é também culpável do sucedido. Sería cínico pela minha parte nao lhe atribuir culpas ao Salvador. Mas nao posso esquecer os inúmeros acertos que o Presidente leva colheitados ao frente do Braga. Ele é o responsável do Braga máis grande da história. E ele nao é infalível...
Ainda máis : sou dos convencidos de que este grande erro da contrataçao do Peseiro e a conseguinte aposta por mudar o estilo de jogo, os valores que fizeram grande á equipa do Braga, va resultar positivo, va ser um revulsivo para o desempenho de António Salvador como presidente, nos tempos venideros.
Ainda máis : António Salvador deve penitenciarse por causa do "affaire Peseiro". Se -por qualquer causa- Salvador tinha pensado deixar o Braga ao final deste mandato : á volta dum ano, agora sabe com certeza que, no mínimo, deverá ficar ao frente do Braga, quando menos, máis 3 anos quando a actual presidéncia remate. Este é o meu tirao de orelhas para o Salvador, convencido de que nestes 4 anos que tem por diante, o valioso presidente que temos saberá conduzir de novo ao Braga aos patamares de excelencia de épocas transactas.

"A lo hecho, pecho", decimos en España. O Salvador sabe -porque é inteligente- que errou depositando a súa confiança nas maos deste encantador de presidentes, o dito Peseiro. Agora já está, já pasou o que pasou, e Salvador, com as súas palavras deste sábado, evidenciou que há já alguns meses que tem claro, que tem analizado e digerido que errou...

Agora é momento de rectificar, de asumir o erro, de enmendar a plana, de fazer as coisas com máximo cuidado, de ser capazes de com pouco fazer muito --como já tem demostrado-- e de regresar com o Braga a esse terceiro lugar em Portugal que deve ser o nosso grande objetivo. Os objetivos devem sempre ser reais, que possam ser alcanzados. Formular sonhos como objetivos está muito bem, para um momento de loucura transitória, mas no futebol há que viver, en todos os ordens, de realidades...
E nos, o Braga, esta época vivemos instalados numa especie de bota para adiante, aquí nao passa nada, que o Peseiro alimentou com os seus delirios, fazendo-lhe o jogo ao presidente, num momento de debilidade deste, de modo que assinou um contrato de 2 anos, a quem, em realidade, com um contrato á experiencia, de 3 meses, ía já sobrado...

Agora é o momento de regressar ao pasado bem feito. De recuperar o espíritu do nosso Braga, de deixar bem claro a quem seja o nosso treinador, as que sao as nossas virtudes, os nossos valores, que sao sagrados, e que nao se podem violar... porque eles e só eles sao os que nos devolverao á grandeza, ao orgulho de ser e sentir o Braga.
Todos, com o nosso presidente, devemos estar unidos nesta hora que nao é facil.
Nao deverá cundir o desánimo. Nao deverá entrar a divisao nas nossas filas.


Peseiro já é história -negativa- do Braga. Chegou o seu fim da linha.
Na quinta feira, tem tourada agendada no Campo Pequeno. O presidente devería já indicar que pode ir para Lisboa amanhá mesmo. E que nao regresse. E que o domingo faça o favor de ir no cacilheiro até o Seixal e daí no comboio até Setúbal para dirigir o seu último jogo... E pronto, aí remata a historia.

E nos, os que em verdade somos e seremos sempre o Braga, nada segunda, día 20, sabemos que começa uma nova época, que va ser difícil, mas que devemos afrontar com uniao, com ilusao, com aspiraçoes, con verdadeiro sentimento de braguismo. Com esse espíritu de sentirnos grandes desde a humildade, desde a perseverancia, a insistencia, o esforço solidário, a capacidade para dar o melhor em todo momento... Vamos recuperar esse Braga, o que nos levou a Dublín, o que mesmo da mao do Leonardo nao deixou créditos por maos alheis...

Tivemos um erro no nosso percurso de crescimento sostido. Mas esse erro vainos fazer mais grandes ainda, se sabemos reconhecer qual é o nosso verdadeiro caminho.

E como sempre :
Força Braga!!
A luta continúa!!


Mais uma vez, 100% de acordo com as palavras e pensamentos do caro "confrade" Galego. Só gostaria de acrescentar mais algumas notas:
  O Braga somos nós, e que jogadores e treinadores, passam por cá e vão embora, mas nós ficamos sempre independentemente do resultado no final da época. Somos nós que com chuva ou com sol estamos ano após ano nas cadeiras de sempre em casa, e no lugar do visitante fora... Somos nós... e que por vezes faz falta uma "época menos boa"para olharmos para os nossos próprios pés, e verificar se estão bem assentes... se será mesmo este o melhor caminho...e até por vezes perder algum olhar mais altivo face a outros clubes e adeptos (eu chamo-lhe síndrome de clube grande).
   Por vezes é positivo ter de descer um degrau para depois poder subir 3 ou 4... Só temos é de ter a humildade(que tanto nos caracteriza) para trabalhar mais e melhor, sem contudo nunca esquecer de onde vieram os erros e ter a coragem de admitir-los e eliminar-los, sem nunca cair no erro de gerar guerras ou divisões internas....são as dores de crescimento, e ainda bem que as sentimos.

  Última nota, aproxima-se o mês de Julho, toca a pensar em renovar os lugares anuais e se ainda não teem adquiram...Vamos voltar a cerrar fileiras, encher a nossa casa e mostrar que a Legião está unida e mais forte do que nunca... ;)

"Quem não sente, não entende..."
   
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: kokas on 15 de May de 2013, 22:14
Depois de ver a final da liga europa acho que a época do BRAGA até foi positiva, ganhamos um titulo !!!!!
Nunca convenceu, jogou mal, Peseiro não esteve bem, no entanto o que fica é um titulo ganho.
Estamos positivamente mal habituados, mas existem mais equipas, e o Paços é um justo merecedor do 3º lugar, como nós já fomos e voltaremos a ser.

BRAGA SEMPRE
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Vasco Soares on 15 de May de 2013, 22:45
É típico dos portugueses... "ha quem esteja pior" dizemos nós quando nos perguntam pela nossa vida.
Isto tem a ver o quê com este tópico?
Tem tudo , porque Hei de ficar satisfeito por ganhar um titulo, quando tínhamos outro ha Mao de semear(taça de Portugal-peço desculpa mas ainda não digéri)
Pq Hei de ficar satisfeito com a entrada na champions, QD a passagem ha aos oitavos tava , não fácil, mas perfeitamente ao nosso alcance.
E acima de tudo porque ficar contente com o 4o quando o 3o era o mínimo exigível, quer por razões internas quer externas ao próprio plantel.
Pq Hei de ficar satisfeito com o futebol dito ofensivo , QD na realidade temos apenas mais "meia dúzia" de golos que na época passada.
Ou tenho que me dar por satisfeito pot ter um processo defensivo ao nível do torcaténse, do arco de baulhe ou do estrelas de figueiredo...
Ou tenho que pedir ao Mário figueiredo (presidente da liga) para as equipas de peseiro jogarem apenas em estádios cobertos, para que a chuva o vento e a neve não interfiram no nosso afamado e deslumbrante tique-taquá.
Deveremos em vez do Rui casaca ter no banco o prof. Mambo, ou o bruxo da cabana do preto velho, para na hora de substituir alguém esse elemento do oculto possa "ajudar" o mister?!
Tenho que ficar satisfeito quando se vê jogadores a jogar contra natura, das suas capacidades naturais.
Tenho que ficar satisfeito QD de um plantel que lutou pelo titulo em dois anos ( nun ano, mais que noutro, e certo) e este ano a grd maioria ê dada como dispensável, fraco, sem qualidade e que muitos deles, como baiano, eldersonn douglao, nac etc etc sejam assobiados a torto e a direito.
Pois , eu não, eu pa esse peditório ja dei, os lagartos já deram, os adeptos do médio-oriente ja deram , alias os únicos que ainda estão dispostos a dar são os frquentadores do campo pequeno, da monumental praça da p.Varzim ou do samouco e apenas e so pq os principais intervinientes (os toiros) não precisam de (des)treinador.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Sérgio Gonçalves on 16 de May de 2013, 10:19
A época foi claramente abaixo das expectativas. O 4º lugar não sendo um mau registo histórico, é seguramente negativo para aquilo que podia e devia ter sido uma realidade, o 3º lugar. Vencemos uma competição menor, mas não deixa de ser uma competição. Vencemos um titulo e participamos na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Foi uma época mediana. Dava-lhe um 3,5/5.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: MaxiSimon on 16 de May de 2013, 11:23
Esta época foi um passo atrás na evolução do nosso Braga, começou até bastante bem, mas depois nunca mais vi uma EQUIPA. Perdemos todos os jogos para o campeonato com os 3 estarolas, perdemos pontos no AXA que nunca deviamos perder... e aquela derrota com o paços em casa foi terrível.
O treinador é um choramingas, veio sempre dizer que a sorte nunca esteve do nosso lado, a sorte dá muito trabalho.
Acabamos a época sem equipa e precisar de uma remodelação profunda, desta vez sem os milhões da champions.
Mas pode vir a ser benéfica esta revolução, vamos ver... Eu vou estar sempre lá...Já só penso na próxima época.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Pé Ligeiro on 16 de May de 2013, 11:46
Na época passada com Leonardo Jardim(que teve que construir uma equipa), o Braga teve uma série de 12 jogos seguidos sem perder (11V+1E), 8 vitórias consecutivas.

Teve outra série de 8 jogos sem perder (7V+1E), com 6 vitórias consecutivas.
Esta época com Peseiro, a melhor série foram 6 jogos sem perder (3 desses jogos foram para a Taça da Liga) (5V+1E), com apenas 3 vitórias consecutivas.

Na época passada, com Leonardo Jardim, em 21 jogos consecutivos (início em 30/11/2011), o Braga teve 18 Vitórias + 2 Empates + 1 Derrota. Esta época, nos 21 jogos a partir da mesma data, o Braga teve 11 Vitórias + 4 Empates + 6 Derrotas.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 16 de May de 2013, 12:22
Quote from: Pé Ligeiro on 16 de May de 2013, 11:46
Na época passada com Leonardo Jardim(que teve que construir uma equipa), o Braga teve uma série de 12 jogos seguidos sem perder (11V+1E), 8 vitórias consecutivas.

Teve outra série de 8 jogos sem perder (7V+1E), com 6 vitórias consecutivas.
Esta época com Peseiro, a melhor série foram 6 jogos sem perder (3 desses jogos foram para a Taça da Liga) (5V+1E), com apenas 3 vitórias consecutivas.

Na época passada, com Leonardo Jardim, em 21 jogos consecutivos (início em 30/11/2011), o Braga teve 18 Vitórias + 2 Empates + 1 Derrota. Esta época, nos 21 jogos a partir da mesma data, o Braga teve 11 Vitórias + 4 Empates + 6 Derrotas.

O Braga o ano passado teve 13 vitórias seguidas.Perdemos no Dragão e depois ganhamos 13 jogos seguidos (2º maior registo de sempre em Portugal,melhor mesmo que o Mourinho),até perdermos na Luz...no último minuto.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Pé Ligeiro on 16 de May de 2013, 14:38
Quote from: barinho on 16 de May de 2013, 12:22
Quote from: Pé Ligeiro on 16 de May de 2013, 11:46
Na época passada com Leonardo Jardim(que teve que construir uma equipa), o Braga teve uma série de 12 jogos seguidos sem perder (11V+1E), 8 vitórias consecutivas.

Teve outra série de 8 jogos sem perder (7V+1E), com 6 vitórias consecutivas.
Esta época com Peseiro, a melhor série foram 6 jogos sem perder (3 desses jogos foram para a Taça da Liga) (5V+1E), com apenas 3 vitórias consecutivas.

Na época passada, com Leonardo Jardim, em 21 jogos consecutivos (início em 30/11/2011), o Braga teve 18 Vitórias + 2 Empates + 1 Derrota. Esta época, nos 21 jogos a partir da mesma data, o Braga teve 11 Vitórias + 4 Empates + 6 Derrotas.

O Braga o ano passado teve 13 vitórias seguidas.Perdemos no Dragão e depois ganhamos 13 jogos seguidos (2º maior registo de sempre em Portugal,melhor mesmo que o Mourinho),até perdermos na Luz...no último minuto.

Se falarmos apenas do campeonato é verdade. Na época passada o Braga teve 13 vitórias seguidas no campeonato. Na análise acima estava a incluir todos os jogos das várias competições.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 16 de May de 2013, 14:48
Ok,não tinha percebido isso  ;).
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Marco253 on 16 de May de 2013, 14:50
Com a razia que se prevê na equipa profissional de futebol para a época 2013/14, espero nao voltarmos aos tempos em que nos contentavamos com 4os e 5os lugares...espero estar enganado, mas diminuição de orçamento e compras a custo zero (às vezes dá bom resultado...) nao me parece suficiente pra ganharmos campeonatos. Por outro lado, temos que admitir que o país está em crise e o dinheiro "está caro", mas os outros não brincam em serviço, definitivamente.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Olho Vivo on 16 de May de 2013, 15:12
Quote from: Marco253 on 16 de May de 2013, 14:50
Com a razia que se prevê na equipa profissional de futebol para a época 2013/14, espero nao voltarmos aos tempos em que nos contentavamos com 4os e 5os lugares...espero estar enganado, mas diminuição de orçamento e compras a custo zero (às vezes dá bom resultado...) nao me parece suficiente pra ganharmos campeonatos. Por outro lado, temos que admitir que o país está em crise e o dinheiro "está caro", mas os outros não brincam em serviço, definitivamente.

Ganhar campeonatos!?!? Não sei se devemos sequer assumir sem rodeios, publicamente e à partida, o objectivo 3º lugar - tudo depende do que for o nosso plantel (se teremos de o refazer quase por completo ou não) e, obviamente, do que forem os nossos adversários. Não podemos voltar a cometer os erros desta temporada, na definição de objectivos. Temos de ser ambiciosos mas conscientes, realistas. Esta é uma questão muito importante na preparação da próxima época. Nesta, neste aspecto, falhámos!
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: NightHawk on 16 de May de 2013, 19:58
Quote from: Olho Vivo on 16 de May de 2013, 15:12
Quote from: Marco253 on 16 de May de 2013, 14:50
Com a razia que se prevê na equipa profissional de futebol para a época 2013/14, espero nao voltarmos aos tempos em que nos contentavamos com 4os e 5os lugares...espero estar enganado, mas diminuição de orçamento e compras a custo zero (às vezes dá bom resultado...) nao me parece suficiente pra ganharmos campeonatos. Por outro lado, temos que admitir que o país está em crise e o dinheiro "está caro", mas os outros não brincam em serviço, definitivamente.

Ganhar campeonatos!?!? Não sei se devemos sequer assumir sem rodeios, publicamente e à partida, o objectivo 3º lugar - tudo depende do que for o nosso plantel (se teremos de o refazer quase por completo ou não) e, obviamente, do que forem os nossos adversários. Não podemos voltar a cometer os erros desta temporada, na definição de objectivos. Temos de ser ambiciosos mas conscientes, realistas. Esta é uma questão muito importante na preparação da próxima época. Nesta, neste aspecto, falhámos!

Vamos assumir o quê então? a candidatura ao 4º lugar!? Isso somos nós "OBRIGADOS" mesmo com metade do orçamento porque temos condições muito acima de todos os outros clubes fora os 3 grandes.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra, às vezes dá a entender que só porque não vamos à Champions, no ano passado éramos ricos e na próxima época vamos estar na miséria. Temos que baixar o orçamento mas isso todos os clubes, sem excepção, vão ter que fazer. Não faz sentido algum, no meu entender, mudar de objectivos só por termos um orçamento mais baixo. O Sporting tb vai ter um orçamento mais baixo.

O Paços com um orçamento ridículo (em comparação) ficou em 3º porque quer o Braga quer o Sporting foram incompetentes. Não há outra palavra fomos, claramente, incompetentes.

Com orçamentos inferiores já ficamos em 2º, em 3º e fomos a uma final europeia. O Guimarães, a jogar com as reservas do ano passado e completamente falido e o Estoril que veio da 2ª liga ficaram bem próximos de nós.

Não é a ambição nem os objectivos que têm que mudar, é a competência. Não é a lutar pelos objectivos de há 5 anos atrás que vamos evoluir.

O objectivo para o próximo campeonato tem que ser ficar entre os 3 primeiros. Podemos não o conseguir pois Benfica e Porto estão demasiadamente longe e o Sporting irá, certamente, se equilibrar, mas temos que estar na luta pelo 3º lugar, não podemos, como neste ano, ficar a 30(!) pontos do 2º lugar e, em comparação com o ano passado, a 13 pontos do 3º.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: VERMELHO MAGICO on 16 de May de 2013, 21:51
Balanço da época reduzido a números:
Se tivéssemos ganho os jogos em casa aos 3 que ficaram acima mais ao sporting (e não era nada de mais há pouco tempo atras com outro treinador) e não tivéssemos dado os 3 pontos ao nacional, a classificação era esta:
Porto --------- 72
Benfica------- 71
BRAGA------- 64
Paços--------  51
Pois claro, mudava muito. E com certeza ninguém é campeão de nada nem vai à champions perdendo em casa tantos jogos.
Os números não mentem.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Olho Vivo on 16 de May de 2013, 22:11
Quote from: NightHawk on 16 de May de 2013, 19:58
Quote from: Olho Vivo on 16 de May de 2013, 15:12
Quote from: Marco253 on 16 de May de 2013, 14:50
Com a razia que se prevê na equipa profissional de futebol para a época 2013/14, espero nao voltarmos aos tempos em que nos contentavamos com 4os e 5os lugares...espero estar enganado, mas diminuição de orçamento e compras a custo zero (às vezes dá bom resultado...) nao me parece suficiente pra ganharmos campeonatos. Por outro lado, temos que admitir que o país está em crise e o dinheiro "está caro", mas os outros não brincam em serviço, definitivamente.

Ganhar campeonatos!?!? Não sei se devemos sequer assumir sem rodeios, publicamente e à partida, o objectivo 3º lugar - tudo depende do que for o nosso plantel (se teremos de o refazer quase por completo ou não) e, obviamente, do que forem os nossos adversários. Não podemos voltar a cometer os erros desta temporada, na definição de objectivos. Temos de ser ambiciosos mas conscientes, realistas. Esta é uma questão muito importante na preparação da próxima época. Nesta, neste aspecto, falhámos!

Vamos assumir o quê então? a candidatura ao 4º lugar!? Isso somos nós "OBRIGADOS" mesmo com metade do orçamento porque temos condições muito acima de todos os outros clubes fora os 3 grandes.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra, às vezes dá a entender que só porque não vamos à Champions, no ano passado éramos ricos e na próxima época vamos estar na miséria. Temos que baixar o orçamento mas isso todos os clubes, sem excepção, vão ter que fazer. Não faz sentido algum, no meu entender, mudar de objectivos só por termos um orçamento mais baixo. O Sporting tb vai ter um orçamento mais baixo.

O Paços com um orçamento ridículo (em comparação) ficou em 3º porque quer o Braga quer o Sporting foram incompetentes. Não há outra palavra fomos, claramente, incompetentes.

Com orçamentos inferiores já ficamos em 2º, em 3º e fomos a uma final europeia. O Guimarães, a jogar com as reservas do ano passado e completamente falido e o Estoril que veio da 2ª liga ficaram bem próximos de nós.

Não é a ambição nem os objectivos que têm que mudar, é a competência. Não é a lutar pelos objectivos de há 5 anos atrás que vamos evoluir.

O objectivo para o próximo campeonato tem que ser ficar entre os 3 primeiros. Podemos não o conseguir pois Benfica e Porto estão demasiadamente longe e o Sporting irá, certamente, se equilibrar, mas temos que estar na luta pelo 3º lugar, não podemos, como neste ano, ficar a 30(!) pontos do 2º lugar e, em comparação com o ano passado, a 13 pontos do 3º.

Sinceramente, não sei se as pessoas olham para as contas da nossa SAD. O Braga possivelmente terá gasto só cerca de 8 milhões acima do que facturou. Gasta quase o dobro do que factura, exceptuando prémios de participação em competições europeias e transferências. Para além de que estamos numa altura em que não é fácil obter financiamento bancário para suprir quebras, mesmo que pontuais, de tesouraria. Penso que vamos ter um plantel bastante enfraquecido em relação ao actual e que será preciso perceber até onde vamos recuar (e ainda falta muito para se perceber isso) para definir objectivos.  Não tenho dúvidas de que o Sporting, na próxima época, com um bom treinador, fará muito melhor do que nesta, mesmo com um plantel teoricamente inferior. Espero que estejamos à altura de competir com eles mas, sinceramente, não sei qual o nível do nosso próximo plantel. Também depende da concorrência. Por exemplo, eu estou pessoalmente convencido de que, mesmo com Peseiro, se não tivéssemos perdido Éder nas meias-finais da Taça da Liga, frente ao Benfica, teríamos chegado no final ao terceiro lugar do campeonato - é um exercício meramente especulativo, mas é a minha convicção. Disse até na altura (e mantenho, mesmo sabendo que viríamos a vencer a Taça) que preferia ter sido eliminado a perder Éder. Isso faria a minha opinião sobre Peseiro mudar? Não, não faria. Há aspectos qualitativos que são mais importantes no planeamento do futuro. As debilidades que a nossa equipa mostrou, ponderando a valia do plantel, não seriam apagadas pelo facto de podermos ter mais 5-6 pontos.

De resto, uma coisa são os objectivos definidos internamente, outra os objectivos publicamente assumidos. Não por acaso, as nossas melhores temporadas ocorreram sem que tivéssemos assumido à cabeça objectivos extremamente ambiciosos. Há que ter calma e ver qual a relação de forças que se estabelecerá à partida para a próxima época. E depois, uma coisa é dizer "o terceiro lugar é um objectivo inequívoco e sem o atingirmos a época será um fracasso"; outra coisa será estabelecer que pretendemos estar mais próximos dos metralhas para, sendo possível, podermos chegar a um posto de LC. No fundo dizer que queremos estar nessa luta. Isso implica, acredito eu, alcançar um pecúlio pontual a rondar os 60 pontos. Será possível lá chegar, com um plantel mais fraco? Nesta temporada era seguramente mas não chegamos nem perto. Mas se chegarmos lá e o Sporting fizer melhor? Será a época um fracasso? É isto que temos de ponderar quando estabelecemos objectivos. Com cuidado. É evidente que não podemos ficar-nos por estabelecer como alvo "apenas" o quarto lugar (ainda que haja que perceber melhor o nível do próximo plantel), mas temos de ser realistas. O que podemos fazer depende muito do que os nossos adversários mais fortes fizerem. E o Sporting, mesmo em austeridade, terá certamente mais meios do que nós para chegar ao terceiro lugar.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: magico_scbraga on 17 de May de 2013, 00:56
A propósito de algumas opiniões acerca do trabalho do Peseiro, eu faço a seguinte pergunta : por que razão não tivemos, ao longo da época, um Braga tão consistente como aquele que vimos em jogos como a meia-final frente ao Benfica, a final frente ao Porto e os dois jogos frente ao Manchester ?
Nestes jogos, a motivação não falta. Nestes jogos não é necessário que o treinador faça um apelo aos jogadores no sentido de estes se transcenderem.
O pior aconteceu em jogos em que eramos, à partida, favoritos.
Falo de jogos como o do 4-4 com o Olhanense, o 2-3 com o Paços, o 1-3 frente ao Nacional, entre outros.
Nesses jogos, talvez fruto de alguma sobranceria por parte dos jogadores, e não de uma qualidade excepcional dos jogadores adversários, levamos um autêntico baile e vimos um Braga pior do que apático.
E isto é algo que me leva a pensar que o problema de Peseiro não reside na falta de conhecimento táctico, mas na falta de "pulso" e na dificuldade em lidar com as expectativas do plantel.
Não digo que o Peseiro não tenha sido, no decorrer de alguns jogos, completamente inoperante, mas a verdade é que, se fizemos jogos tão consistentes como os jogos acima referidos, há nisso mérito do treinador.
No entanto, e corroborando da opinião do "enormeBraga", os jogadores não são seres inimputáveis.
Eles têm, ou deviam ter, a responsabilidade de, enquanto profissionais, dar o máximo em todos os jogos.
Não digo que não tenha havido, da parte do Peseiro, uma má gestão das expectativas e alguma incapacidade em fazer com que os jogadores encarassem todos os jogos com o mesmo profissionalismo e seriedade, mas, quando falha a seriedade e a motivação na abordagem a alguns jogos, a responsabilidade não pode ser apenas do treinador.
É que eu, depois de ter visto o que se passou frente ao Nacional, não posso deixar de responsabilizar a equipa por aquilo que se passou em alguns jogos.
E isto não invalida que eu pense que devemos mudar de treinador, porque até acho que é isso que deve acontecer, mas não consigo ser "cego" ao ponto de achar, por exemplo, que a responsabilidade de sofrermos 3 golos em 4 minutos é fundamentalmente do Peseiro.
Todos nós, "jogadores de futebol aos sábados", sabemos que uma equipa que se permite sofrer 3 golos em 4 minutos ou é uma equipa de "toscos", ou é uma equipa de desleixados.
E a mim parece-me, honestamente, que houve muito desleixo ao longo da época.
Não tenho uma visão redutora quanto ao papel que um treinador deve desempenhar numa equipa de futebol mas, como disse, os jogadores não são inimputáveis, estando, por isso, também sujeitos à crítica.
Exemplo paradigmático da falta de seriedade na abordagem a alguns jogos é, diga-se, o jogo em casa frente ao Paços. Na primeira parte do jogo fizemos uma exibição terrível e completamente desgarrada; na segunda parte, os jogadores decidiram correr. Sim, porque durante a primeira parte fizeram tudo menos correr e suar a camisola.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: sedas on 17 de May de 2013, 15:00
Quote from: magico_scbraga on 17 de May de 2013, 00:56
A propósito de algumas opiniões acerca do trabalho do Peseiro, eu faço a seguinte pergunta : por que razão não tivemos, ao longo da época, um Braga tão consistente como aquele que vimos em jogos como a meia-final frente ao Benfica, a final frente ao Porto e os dois jogos frente ao Manchester ?
Nestes jogos, a motivação não falta. Nestes jogos não é necessário que o treinador faça um apelo aos jogadores no sentido de estes se transcenderem.
O pior aconteceu em jogos em que eramos, à partida, favoritos.
Falo de jogos como o do 4-4 com o Olhanense, o 2-3 com o Paços, o 1-3 frente ao Nacional, entre outros.
Nesses jogos, talvez fruto de alguma sobranceria por parte dos jogadores, e não de uma qualidade excepcional dos jogadores adversários, levamos um autêntico baile e vimos um Braga pior do que apático.
E isto é algo que me leva a pensar que o problema de Peseiro não reside na falta de conhecimento táctico, mas na falta de "pulso" e na dificuldade em lidar com as expectativas do plantel.
Não digo que o Peseiro não tenha sido, no decorrer de alguns jogos, completamente inoperante, mas a verdade é que, se fizemos jogos tão consistentes como os jogos acima referidos, há nisso mérito do treinador.
No entanto, e corroborando da opinião do "enormeBraga", os jogadores não são seres inimputáveis.
Eles têm, ou deviam ter, a responsabilidade de, enquanto profissionais, dar o máximo em todos os jogos.
Não digo que não tenha havido, da parte do Peseiro, uma má gestão das expectativas e alguma incapacidade em fazer com que os jogadores encarassem todos os jogos com o mesmo profissionalismo e seriedade, mas, quando falha a seriedade e a motivação na abordagem a alguns jogos, a responsabilidade não pode ser apenas do treinador.
É que eu, depois de ter visto o que se passou frente ao Nacional, não posso deixar de responsabilizar a equipa por aquilo que se passou em alguns jogos.
E isto não invalida que eu pense que devemos mudar de treinador, porque até acho que é isso que deve acontecer, mas não consigo ser "cego" ao ponto de achar, por exemplo, que a responsabilidade de sofrermos 3 golos em 4 minutos é fundamentalmente do Peseiro.
Todos nós, "jogadores de futebol aos sábados", sabemos que uma equipa que se permite sofrer 3 golos em 4 minutos ou é uma equipa de "toscos", ou é uma equipa de desleixados.
E a mim parece-me, honestamente, que houve muito desleixo ao longo da época.
Não tenho uma visão redutora quanto ao papel que um treinador deve desempenhar numa equipa de futebol mas, como disse, os jogadores não são inimputáveis, estando, por isso, também sujeitos à crítica.
Exemplo paradigmático da falta de seriedade na abordagem a alguns jogos é, diga-se, o jogo em casa frente ao Paços. Na primeira parte do jogo fizemos uma exibição terrível e completamente desgarrada; na segunda parte, os jogadores decidiram correr. Sim, porque durante a primeira parte fizeram tudo menos correr e suar a camisola.

Isto vai completamente de encontro ao que o nosso presidente disse após o jogo com o Nacional..

É óbvio que o jogadores têm sérias responsabilidades no que se passou, e uma limpeza no balneário nesta altura vai ajudar muito a que as coisas corram melhor na próxima época...

Mas até nesse ponto o treinador é responsável.. Após derrotas não se dá folgas nem se faz treinos à porta fechada, faz-se como o Mourinho faz e abre-se o treino aos adeptos para os jogadores serem assobiados e terem a pressão de render mais no jogo seguinte..

O problema do Peseiro não é só táctico, é também ao nível de controlo do balneário, mas isso já tinha sido visto nos lagartos quando o Rochemback o mandou "levar no cú" entre outras situações..
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Lipeste on 17 de May de 2013, 18:44
«Mais do que títulos quero jogar na Champions» – António Salvador

O presidente do SC Braga, António Salvador, reconheceu que era muito importante para as ambições da equipa garantir a presença na Liga dos Campeões, pelo que agora será preciso readaptar o projeto para a próxima época.

«A partir da próxima segunda-feira vamos começar trabalhar na nova temporada. Esta época havia um objetivo claro que podia ter sido alcançado, pelo que foi uma desilusão não o conseguirmos. Vamos ultrapassar esta situação e na próxima época voltar a lutar por objetivos claros», afirmou António Salvador, após o SC Braga ter entregado 9.5 toneladas de comida recolhida depois do jogo com o Nacional para pessoas carenciadas.

O presidente reconheceu que vão ser necessárias alterações: «Já tinha dito no final do último jogo que haveria redimensionamentos a fazer no clube e temos que nos adaptar a nova realidade na próxima semana vamos conversar e ver o que será alterado».

Salvador também abordou o futuro do treinador José Peseiro: «Será discutido no final do campeonato. Ele tem contrato, mas o objetivo não foi alcançado».

Para o dirigente não chega ter conquistado a Taça da Liga: «Este clube e eu pessoalmente quero sempre mais. Sempre disse que era importante não ganhar apenas títulos, porque mais que títulos quero a equipa a jogar na Europa e na Liga dos Campeões. Sei que para os adeptos pode não contar, mas tinha dito na final da Taça da Liga que era importante voltar a conseguir marcar presença na Champions».

in: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=402662
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Lipeste on 17 de May de 2013, 18:55
Tal como o nosso presidente também faço um balanço negativo desta temporada...a TL não apaga o falhanço e a desilusão do não apuramento para a Champions.

Num ano horrível para o scp é ainda mais marcante pela negativa termos perdido o apuramento para a Champions para um clube com um orçamento que é de apenas 10% quando comparado com o nosso.

Relativamente a Peseiro tenho a mesma opinião de Salvador, não cumpriu os objectivos logo a porta de saída deve ser o seu destino por opção do mesmo caso contrário não sei se estaremos em condições de o indemnizar pelo ano de contrato que lhe resta.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: NightHawk on 18 de May de 2013, 16:33
Quote from: Olho Vivo on 16 de May de 2013, 22:11
Quote from: NightHawk on 16 de May de 2013, 19:58
Quote from: Olho Vivo on 16 de May de 2013, 15:12
Quote from: Marco253 on 16 de May de 2013, 14:50
Com a razia que se prevê na equipa profissional de futebol para a época 2013/14, espero nao voltarmos aos tempos em que nos contentavamos com 4os e 5os lugares...espero estar enganado, mas diminuição de orçamento e compras a custo zero (às vezes dá bom resultado...) nao me parece suficiente pra ganharmos campeonatos. Por outro lado, temos que admitir que o país está em crise e o dinheiro "está caro", mas os outros não brincam em serviço, definitivamente.

Ganhar campeonatos!?!? Não sei se devemos sequer assumir sem rodeios, publicamente e à partida, o objectivo 3º lugar - tudo depende do que for o nosso plantel (se teremos de o refazer quase por completo ou não) e, obviamente, do que forem os nossos adversários. Não podemos voltar a cometer os erros desta temporada, na definição de objectivos. Temos de ser ambiciosos mas conscientes, realistas. Esta é uma questão muito importante na preparação da próxima época. Nesta, neste aspecto, falhámos!

Vamos assumir o quê então? a candidatura ao 4º lugar!? Isso somos nós "OBRIGADOS" mesmo com metade do orçamento porque temos condições muito acima de todos os outros clubes fora os 3 grandes.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra, às vezes dá a entender que só porque não vamos à Champions, no ano passado éramos ricos e na próxima época vamos estar na miséria. Temos que baixar o orçamento mas isso todos os clubes, sem excepção, vão ter que fazer. Não faz sentido algum, no meu entender, mudar de objectivos só por termos um orçamento mais baixo. O Sporting tb vai ter um orçamento mais baixo.

O Paços com um orçamento ridículo (em comparação) ficou em 3º porque quer o Braga quer o Sporting foram incompetentes. Não há outra palavra fomos, claramente, incompetentes.

Com orçamentos inferiores já ficamos em 2º, em 3º e fomos a uma final europeia. O Guimarães, a jogar com as reservas do ano passado e completamente falido e o Estoril que veio da 2ª liga ficaram bem próximos de nós.

Não é a ambição nem os objectivos que têm que mudar, é a competência. Não é a lutar pelos objectivos de há 5 anos atrás que vamos evoluir.

O objectivo para o próximo campeonato tem que ser ficar entre os 3 primeiros. Podemos não o conseguir pois Benfica e Porto estão demasiadamente longe e o Sporting irá, certamente, se equilibrar, mas temos que estar na luta pelo 3º lugar, não podemos, como neste ano, ficar a 30(!) pontos do 2º lugar e, em comparação com o ano passado, a 13 pontos do 3º.

Sinceramente, não sei se as pessoas olham para as contas da nossa SAD. O Braga possivelmente terá gasto só cerca de 8 milhões acima do que facturou. Gasta quase o dobro do que factura, exceptuando prémios de participação em competições europeias e transferências. Para além de que estamos numa altura em que não é fácil obter financiamento bancário para suprir quebras, mesmo que pontuais, de tesouraria. Penso que vamos ter um plantel bastante enfraquecido em relação ao actual e que será preciso perceber até onde vamos recuar (e ainda falta muito para se perceber isso) para definir objectivos.  Não tenho dúvidas de que o Sporting, na próxima época, com um bom treinador, fará muito melhor do que nesta, mesmo com um plantel teoricamente inferior. Espero que estejamos à altura de competir com eles mas, sinceramente, não sei qual o nível do nosso próximo plantel. Também depende da concorrência. Por exemplo, eu estou pessoalmente convencido de que, mesmo com Peseiro, se não tivéssemos perdido Éder nas meias-finais da Taça da Liga, frente ao Benfica, teríamos chegado no final ao terceiro lugar do campeonato - é um exercício meramente especulativo, mas é a minha convicção. Disse até na altura (e mantenho, mesmo sabendo que viríamos a vencer a Taça) que preferia ter sido eliminado a perder Éder. Isso faria a minha opinião sobre Peseiro mudar? Não, não faria. Há aspectos qualitativos que são mais importantes no planeamento do futuro. As debilidades que a nossa equipa mostrou, ponderando a valia do plantel, não seriam apagadas pelo facto de podermos ter mais 5-6 pontos.

De resto, uma coisa são os objectivos definidos internamente, outra os objectivos publicamente assumidos. Não por acaso, as nossas melhores temporadas ocorreram sem que tivéssemos assumido à cabeça objectivos extremamente ambiciosos. Há que ter calma e ver qual a relação de forças que se estabelecerá à partida para a próxima época. E depois, uma coisa é dizer "o terceiro lugar é um objectivo inequívoco e sem o atingirmos a época será um fracasso"; outra coisa será estabelecer que pretendemos estar mais próximos dos metralhas para, sendo possível, podermos chegar a um posto de LC. No fundo dizer que queremos estar nessa luta. Isso implica, acredito eu, alcançar um pecúlio pontual a rondar os 60 pontos. Será possível lá chegar, com um plantel mais fraco? Nesta temporada era seguramente mas não chegamos nem perto. Mas se chegarmos lá e o Sporting fizer melhor? Será a época um fracasso? É isto que temos de ponderar quando estabelecemos objectivos. Com cuidado. É evidente que não podemos ficar-nos por estabelecer como alvo "apenas" o quarto lugar (ainda que haja que perceber melhor o nível do próximo plantel), mas temos de ser realistas. O que podemos fazer depende muito do que os nossos adversários mais fortes fizerem. E o Sporting, mesmo em austeridade, terá certamente mais meios do que nós para chegar ao terceiro lugar.

Ora bem, eu admito que não sou expert em gestão e não sei em rigor e passo a passo o nosso relatório e contas, mas pelo menos sei que tivemos um exercício positivo de 5M € no ano anterior.

As receitas "extraordinárias" que falas não são tão extraordinárias quanto isso a meu ver.

A participação na Champions e a venda de activos são objectivos concretos de um clube, é o resultado da sua actividade.

Da mesma forma que uma empresa planifica o ano seguinte para atingir determinado objectivo em termos de vendas, em redução de custos e melhoria de performance, um clube de futebol também o faz. As vendas de produto de uma empresa não são receitas extraordinárias, são as receitas obtidas pelo exercicio da sua actividade. O produto de um clube de futebol são os seus jogadores e treinadores e são "vendidos" de várias formas: venda do passe, venda de marketing, brand awareness do clube via jogadores (p.e. ficamos muito conhecidos lá fora por termos JVP e Nuno Gomes a jogar cá, ou pelo Eduardo ter sido o GR titular no mundial 2012). Se fossemos só contar com o dinheiro de patrocínios, quotas e bilhetes então nenhum clube em Portugal conseguiria sequer passar as pré-eliminatórias das competições europeias.

As épocas têm que ser preparadas de acordo com o que se fez no ano anterior em termos de receitas e gastos e os objectivos a que se propõe atingir no ano seguinte. No ano passado em transferências e com a Champions garantimos mais de 20 milhoes de euros e dão uma almofada para a necessária redução de custos este ano devido ao facto de não termos, a meu ver conseguido nenhum dos objectivos cruciais: Ida à Champions, aumento da performance de jogadores com vista à sua venda.

Se estamos preocupados com o facto de termos que reduzir custos que dirão todos os outros clubes à excepção de Benfica e Porto?

Que vai ser muito mais difícil ficar em 3º lugar do que este ano isso não tenho duvidas porque o Sporting vai estar melhor, mas isso não nos pode fazer recuar nos objectivos de fazer o clube crescer e continuar a lutar por objectivos maiores. Na próxima época temos que lutar pelos 3 primeiros da mesma forma que o fizemos nas 3 épocas anteriores. Se conseguimos ou não, isso ninguém o pode afirmar mas temos pelo menos que estar lá, na luta e não ficar a 30 pontos do 2º como neste ano.

Quanto ao afirmar publicamente que o objectivo é ficar nos 3 primeiros acho que temos que o fazer por uma simples razão: Se dissermos publicamente que o objectivo é ser a 4ª equipa depois dos 3 grandes então estamos já a assumir um retrocesso em relação às 3 ultimas épocas que exteriormente por investidores, patrocinadores e jogadores será muito mal aceite. Acham que a vamos conseguir manter ou melhorar patrocínios como os que temos se não assumirmos que queremos fazer frente aos melhores?
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Aquiles on 18 de May de 2013, 18:11
Boas,
A época foi o que foi e revejo a minha apreciação nas mensagens bem estruturadas do "OlhoVivo".

A minha maior decepção é mesmo o facto de que a forma de jogar da Equipa deixou de entusiasmar os adeptos. Sentir no Estádio Axa que o pulbico raramente se emplogava com o nosso jogo, acho que foi mesmo a maior decepção.

Até atacamos muito, até fazemos muitos golos, mas parece sempre tudo atabalhoado, parece tudo feito com um esforço desmedido, eu que me limito a ver os jogos em casa e pouco mais nem sequer consigo encontrar uma explicação razoavel para este aspecto.

Positivo, o 10ª apuramento para as competições europeias consecutivo e uma Taça da Liga.

Abraço Braguista
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: rpo.castro on 18 de May de 2013, 20:02
A actividade profissional de um clube é a realização de eventos. Daí que as receitas ordinárias estejam associadas a todos os aspectos da realização desses eventos. Comprar e vender passes de jogadores são coisas extraordinárias à actividade dos clubes e só uma parcela dos clubes consegue gerar. As receitas extraordinárias devem ser analisadas separadamente pois não seguem nenhuma tendência-são virtude de termos jogadores vendaveis ou não, é não podem ser realmente programadas e geridas a longo prazo. Resumo temos de analisar a evolução das despesas e receitas ordinárias para perceber a saúde de um. Clube. Clubes que dependam das transferências não são saudáveis por serem voláteis. Basta alterar conjutura ou leis, como a Bosman para virar tudo do avesso
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: NightHawk on 18 de May de 2013, 20:31
Quote from: rpo.castro on 18 de May de 2013, 20:02
A actividade profissional de um clube é a realização de eventos. Daí que as receitas ordinárias estejam associadas a todos os aspectos da realização desses eventos. Comprar e vender passes de jogadores são coisas extraordinárias à actividade dos clubes e só uma parcela dos clubes consegue gerar. As receitas extraordinárias devem ser analisadas separadamente pois não seguem nenhuma tendência-são virtude de termos jogadores vendaveis ou não, é não podem ser realmente programadas e geridas a longo prazo. Resumo temos de analisar a evolução das despesas e receitas ordinárias para perceber a saúde de um. Clube. Clubes que dependam das transferências não são saudáveis por serem voláteis. Basta alterar conjutura ou leis, como a Bosman para virar tudo do avesso

Concordo e discordo :)

Concordo com o que dizes que não é a contar com receitas de jogadores que podemos preparar as épocas. Certo, não podemos contar com o incerto, mas um clube que queira estar ao melhor nível tem que ter como objectivo ter 1 ou 2 jogadores vendáveis e isso para mim é um objectivo desportivo tal como ganhar uma taça ou ganhar o campeonato, tem que ser um objectivo do clube, tal como uma empresa tem como objectivo num ano aumentar as vendas em X%. Para isso, a empresa cria um plano que leve ao aumento de vendas: investe no desenvolvimento de um produto, investe em marketing, muda a forma de trabalhar, etc. Num clube tem que ser igual.

Se não fossem as consecutivas participações na Champions e a venda de jogadores nunca Benfica e Porto teriam conseguido planteis como os que têm actualmente.

Ao preparar a nova época, claro que não vamos fazer um orçamento a contar com essas receitas "extraordinárias", apenas contamos com as ordinárias mais as extraordinárias dos anos anteriores, mas tem que ser um objectivo da estrutura ter 1 ou 2 jogadores prontos a vender.

Não foi por acaso que quando LJ foi apresentado como treinador do Braga disse que os objectivos eram: Lutar pela Champions, ganhar uma das taças e desenvolver jogadores para se tornarem em referências. Este ultimo objectivo é exactamente a isso que me refiro.

Se não conseguirmos vender jogadores nem conseguirmos ir à champions as probabilidades de evoluirmos são diminutas porque estaremos sempre a fazer orçamentos com base no ordinário: publicidade, quotas, bilhetes e pouco mais.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: castroferreira on 19 de May de 2013, 09:09
Uma época com altos e baixos.
Uma epoca em que sacrificamos e bemo treinador por alguns resultados.
Uma epoca carregada de lesoes..
Uma epoca em que nao se diz muito no forum as más ESCOLHAS e a má opção da escolha do treinador, ninguém diz que o Antonio Salvador mandou o Jardim embora e foi buscar o forcado de nome Pesseiro para "DESTREINAR" a equipa.

Muita PARRA, muitos jogadores de qualidade, mas pouca uva... os resultados fazem-se dentro do campo e para isso é preciso, sorte, orientaçao, qualidade e muita lutaaaaaaaaaaa..


espero que para o ano o JESUALDO FERREIRA, faça melhor.

BRAGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: rpo.castro on 19 de May de 2013, 14:31
NightHawk

Concordo com praticamente tudo o que dizes, e por isso se constata que a não ida à Champions este ano é um retrocesso para O clube.
Discordo quando referes Porto e Benfica. Para mim não são clubes saudáveis nem exemplos a seguir. Vasta ver os enormes passivos e necessidade de venda de jogadores. Se ficarem 3 épocas arredados da Champions e sem venderem jogadores, ficarão como o Sporting.
Por isso acho que o clube tem de apostar mais em cativar os sócios e criar a marca SC Braga de forma e estarmos menos dependentes de receitas extraordinárias.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: A.COSTA on 19 de May de 2013, 23:29
Os dados não mentem:

(http://i705.photobucket.com/albums/ww55/atsoc1964/Classificaccedilatildeo2012-2013_zps198eca9c.jpg)

O S.C.Braga fez 52 pontos. Na época passada fez 62 pontos. Esta época -10 pontos.

Esta época o S.C.Braga teve 10 derrotas. Na época passada teve 6 derrotas. Vimos o Braga perder +4 vezes esta época.

Em termos de golos esta época regista 60 (marcados) - 44 (sofridos), num saldo global de +16 golos. A época passada houve registo de 59 (marcados) - 29 (sofridos), num saldo global de +30 golos. Marcámos + 1 golo esta época e sofremos, pasme-se, + 15 golos esta época. É muita incompetência defensiva de facto.



Registo                      2011-2012                     2012-2013                 Saldo desta época

Pontos                                62                                 52                          - 10 pontos
Derrotas                               6                                 10                           + 4 derrotas sofridas
Golos marcados                  59                                 60                           + 1 golo marcado
Golos sofridos                     29                                 44                          + 15 golos sofridos
Diferença de golos              30                                 16                          - 14 golos
Classificação                       3º                                  4º                            - 1 lugar
Título                                   0                                   1                             Taça da Liga
Melhores marcadores da época:



ÉDER                   16
ALAN                   12
H. VIANA             10
R. MICAEL             7
MOSSORÓ             6
R. AMORIM            5
ZÉ LUÍS                 5
CARLÃO                 4
CUSTÓDIO             3



Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: GALEGO on 20 de May de 2013, 03:12
PROFUNDO E AMPLO ANALISE
________________________

Sporting Clube de Braga : na hora decisiva (capítulo I)

________________________________________

Podem ler no seguinte link

www.guerreirosdobraga.blogspot.com (http://www.guerreirosdobraga.blogspot.com)
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: miguel_afonso on 20 de May de 2013, 08:54
Repost - Analise ao "fabuloso" trabalho de Jose Peseiro

Com todo o respeito, eu sou um tipo dado a números, como podem facilmente confirmar em outros "posts".
Assim sendo e como os números não mentem vamos analisar a carreira de J. Peseiro, sem demagogias, analisando os resultados que o homem conseguiu enquanto Treinador.

A primeira coisa que salta a vista na carreira de 20 anos como Treinador Principal é que o Peseiro tem 0 Titulos.
Conseguiu uma subida de divisão em 2001/2002 com o Nacional em 3º lugar, quando os 3 primeiros davam acesso a subir de divisão.

Um analise mais cuidada a sua carreira até a sua chegada a 1º Liga, analisamos o seguinte:
(http://img42.imageshack.us/img42/6072/cdlyifx.png)

Uma carreira banal, onde o dado mais interessante é a diferença entre golos sofridos e marcados.
Um dado curioso:
(http://img195.imageshack.us/img195/5333/tx9nuhz.png)

A media de golos por jogos marcados e sofridos é um habito que Peseiro ainda demonstra hoje.
Sofre em media pelo menos um golo por jogo e em media não marca mais de 1...

Toda a gente sabe que Peseiro foi adjunto de Queiroz no Real Madrid.
Peseiro então com uma época de 1ª Liga em Portugal, para merecer tal honra seria suposto ter feito uma época excepcional no Nacional da Madeira. Vejamos então os números:

(http://img221.imageshack.us/img221/7105/3ace86da08284ce48bf839e.png)

Uma época brilhante de facto.
Dado curioso J. Peseiro consegue em media sofrer mais golos por jogo do que os que consegue marcar:

(http://img27.imageshack.us/img27/9118/7q2n50i.png)

A passagem no R. Madrid vou ignorar pois ele era T. Adjunto, mas todos sabemos os resultados foram fracos. O Real abre-lhe a porta do Sporting onde ele consegue a alcunha do "Quase".
Analisemos então os resultados no Sporting:

(http://img547.imageshack.us/img547/5097/q0h5ro6.png)

As duas épocas são praticamente uma pois Peseiro em 05/06 disputou apenas um jogo.
Este foi o seu canto de cisne, onde consegui melhores resultados mas mesmo assim não ganhou absolutamente nada, alias perdendo as 3 competições nos momentos finais.

Não consegui dados da sua passagem pelo Al Hilal em 06/07.
Mas em 07/08 Peseiro chega ao Panathinaikos e consegue um 3º lugar numa equipa que luta para ser campeã. Alias perde o segundo lugar para um AEK onde jogavam imagine-se Edinho, Manu e Manduca...

(http://img43.imageshack.us/img43/4589/762e3f82675344dfb1f73d5.png)

Dado curioso finalmente Peseiro sobre em media sofrer um golo a cada 2 jogos...

(http://img22.imageshack.us/img22/7646/bkxugbp.png)

Em 08/09 Peseiro chega á Roménia ao Rapid Bucareste.
Chega em Julho é despedido em Outubro e depois readmitido e despedido novamente em Janeiro.
Foi expulso duas vezes e esteve envolvido num incidente num derby da cidade.

(http://img405.imageshack.us/img405/727/2ab455b2801e44819f0f95e.png)
(8V, 4E, 4D)

Mais um folha de serviços banal.

Como Seleccionar da Arabia Saudita os números são estes:

(http://img607.imageshack.us/img607/9393/sskka6n.png)

Praticamente um empate técnico e mais um registo vulgar...

É depois escolhido para treinar o SC Braga e o resto nos conhecemos...

E como números são números:

(http://img825.imageshack.us/img825/6358/k0mlxxu.png)

Melhor ainda:

(http://img24.imageshack.us/img24/8025/cihvzct.png)

Em media Peseiro sofre um golo em cada jogo que disputa e em media marca 1,5.
Se houvessem meios golos estaria mais descansado.

Estes são os formidáveis números de 20 anos de carreira!
Não estamos a falar de um Treinador jovem que pode crescer, estamos a falar de um consagrado que o que ainda não aprendeu, não irá alterar...


Este são os dados pré SC Braga.
Vejamos o seu trabalho no nosso clube.

(http://img856.imageshack.us/img856/706/screenshot27x.jpg)

E

(http://img713.imageshack.us/img713/1173/screenshot28vt.jpg)

Nada a dizer J. Peseiro esteve ao seu nível. Pena é o seu nível ser fraquinho...

E com esta época onde finalmente conquista o seu primeiro titulo depois de 20 anos de carreira, aqui ficam os dados:

(http://img211.imageshack.us/img211/9370/screenshot29rr.jpg)

e

(http://img35.imageshack.us/img35/2039/screenshot30tq.jpg)

Estamos perante um Treinador que cujo o histórico da sua carreira é negativo com apenas 45% de vitorias e isto apesar de ter treinado o Sporting, o Braga e o Nacional.

Peseiro é na minha opinião um fenômeno criado pela imprensa, a sua defesa na praça publica chega a ser ridícula...
Os números não mentem Peseiro é isto! Espero que o nosso Presidente da próxima vez, pesquise um bocadinho melhor o CV dos candidatos (eu sei que não se pode acertar sempre).

Para mim esta foi uma das piores épocas de sempre do SC Braga, não pelo futebol, não pelos resultados, mas pelo retrocesso competitivo e de mentalidade. Temo que Peseiro tenha alterado o nosso ADN GVERREIRO e isso seria muito mais grave que qualquer mau resultado...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Magicobraga on 20 de May de 2013, 09:02
Quote from: miguel_afonso on 20 de May de 2013, 08:54

Para mim esta foi uma das piores épocas de sempre do SC Braga, não pelo futebol, não pelos resultados, mas pelo retrocesso competitivo e de mentalidade. Temo que Peseiro tenha alterado o nosso ADN GVERREIRO e isso seria muito mais grave que qualquer mau resultado...

Nem mais!

PS: Grande analise.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Arsenalista on 20 de May de 2013, 10:00
Sem tirar mérito à análise numérica feita ao trabalho profissional do mister Peseiro, mas esta não deveria ter sido feita antes de o contratar?

Eu sempre fui reticente em relação a este treinador pelo trajeto que apresentava, e estes são de facto os números, muitas vezes não contam só as estatísticas, senão nunca teríamos contratado Jardim, Domingos, ou até mesmo J. Jesus...

E já agora uma correcção aos numeros, ele não tem 0 títulos, agora já tem 1 :)
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: miguel_afonso on 20 de May de 2013, 10:05
Quote from: Arsenalista on 20 de May de 2013, 10:00
Sem tirar mérito à análise numérica feita ao trabalho profissional do mister Peseiro, mas esta não deveria ter sido feita antes de o contratar?

Eu sempre fui reticente em relação a este treinador pelo trajeto que apresentava, e estes são de facto os números, muitas vezes não contam só as estatísticas, senão nunca teríamos contratado Jardim, Domingos, ou até mesmo J. Jesus...

E já agora uma correcção aos numeros, ele não tem 0 títulos, agora já tem 1 :)

Boas

A parte em itálico é de um post anterior onde analisava a carreira de Peseiro.
A parte escrita sem itálico é de hoje e lá fala do 1º titulo de Peseiro!
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Sérgio on 20 de May de 2013, 10:11
Balanço da época?
Finalmente acabou.
Telegraficamente:
1- alegria da entrada da Champions, desilusão da champions;
2- alegria de vencer a Taça da Liga, desilusão de campeonato e Taça de Portugal.

Tudo em ciclos curtos e muito intermitentes. Nunca nos afirmamos, nunca fomos capazes de ser aquilo que nos vem definindo, nunca mostramos em mais que dois jogos seguidos o nosso ADN.

Esta época finalmente acabou...em muitos momentos da época custou-me tanto ver o nosso Braga jogar.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: joaomf on 20 de May de 2013, 21:57
Em termos globais, no campeonato dos campeonatos, somos o 7º clube em Portugal (ranking dos pontos conquistados): http://www.zerozero.pt/competicao.php?op=campclassif&id_comp=3
Estamos a meros 27 pontos do Vitória de Setúbal (que é o 6º e tem mais 8 presenças e mais 116 jogos).
Em condições normais (épocas semelhantes às últimas), mais época, menos época, ultrapassaremos os sadinos. Além disso, "fugimos" de forma  significativa do Boavista, em razão da descida deste clube às divisões inferiores do futebol português.
Em termos de presenças, somos o 8º clube, com 57. Estamos atrás da Ac. Coimbra (que tem 61, mas menos pontos).
O regresso do Belenenses manterá este clube mais uns tempos no 4º lugar.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Mais Norte on 20 de May de 2013, 22:23
A época em números/objectivos:

. Apuramento para a fase de Grupos da Champions 2012/2013 : Positivo

. Passar a fase de Grupos e ficar "pelo menos" na Liga Europa: Negativo

. Apuramento para o Play-Off da Champions para a próxima época: Negativo

. Obtenção de um título (e não me venham dizer que foi o da cerveja): Positivo.

. Venda de jogadores com significativo encaixe financeiro (Lima,Ismaily,??): Em suspenso.

Esta é a frieza dos números.

Agora é valorizá-los. Qualquer um pode fazer a sua interpretação.

Foi uma época penosa, com muitos momentos maus mas também com alguns, poucos, de alegria. Entre estes, a eliminação do Porto, do Benfica e da Udinese, a final da Taça da Liga.

De resto, falhou muita gente: Presidente/Direcção, Treinador/Equipa Técnica, Jogadores/Equipa e, acrescento eu, os Adeptos, estes por várias razões, entre outras, que são bem conhecidas (em Setúbal, corrijam-me se vi mal, foi triste ver apoiantes do Braga separados por um largo espaço no apoio à equipa durante um jogo fora de casa).

Esta época já foi.

Venha outra.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: A.COSTA on 20 de May de 2013, 23:07
Apesar de diversos erros do treinador José Peseiro, o Braga conseguiu aquilo que procurava desde 1966 - vencer 1 título.
Bem sei que venceu a taça Intertoto, que eu valorizo como uma conquista europeia, apesar de ser a menor de todas e a taça FPF que não tem sido reconhecida, sem grande esforço para que esse reconhecimento oficial seja uma realidade.

Pelo exposto digo obrigado José Peseiro pelos imensos momentos de alegria que vivi em Coimbra. E felicidades para o futuro, tendo o bom senso de sair a bem, uma vez que não há condições para continuar em Braga.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: jaimeh on 21 de May de 2013, 00:57
Quote from: A.COSTA on 20 de May de 2013, 23:07
Apesar de diversos erros do treinador José Peseiro, o Braga conseguiu aquilo que procurava desde 1966 - vencer 1 título.
Bem sei que venceu a taça Intertoto, que eu valorizo como uma conquista europeia, apesar de ser a menor de todas e a taça FPF que não tem sido reconhecida, sem grande esforço para que esse reconhecimento oficial seja uma realidade.

Pelo exposto digo obrigado José Peseiro pelos imensos momentos de alegria que vivi em Coimbra. E felicidades para o futuro, tendo o bom senso de sair a bem, uma vez que não há condições para continuar em Braga.

Posso dizer com toda a sinceridade que penso da mesma forma!
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Sá Pinto on 21 de May de 2013, 08:48
Peseiro fez menos um mísero ponto do que Leonardo Jardim fora de portas...vejam onde perdeu os pontos  ::)
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Lateralus on 21 de May de 2013, 21:37
Colocando a época em números: 47 jogos, 23 vitórias, 8 empates e 16 derrotas. 84 golos marcados e 64 sofridos.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: VERMELHO MAGICO on 21 de May de 2013, 22:34
Quote from: Sá Pinto on 21 de May de 2013, 08:48
Peseiro fez menos um mísero ponto do que Leonardo Jardim fora de portas...vejam onde perdeu os pontos  ::)
É nesta tecla que eu bato sempre. Com os 12 pontos que perdemos à má fila em Braga estavamos na praia.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: brigada da relote on 22 de May de 2013, 11:03
Em Udine até tremem com a possibilidade de voltarem a encontrar o Sp. Braga, agora na Liga Europa. ;D ;D ;D
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: nandes on 22 de May de 2013, 11:31
Quote from: Mais Norte on 20 de May de 2013, 22:23
A época em números/objectivos:

. Apuramento para a fase de Grupos da Champions 2012/2013 : Positivo

. Passar a fase de Grupos e ficar "pelo menos" na Liga Europa: Negativo

. Apuramento para o Play-Off da Champions para a próxima época: Negativo

. Obtenção de um título (e não me venham dizer que foi o da cerveja): Positivo.

. Venda de jogadores com significativo encaixe financeiro (Lima,Ismaily,??): Em suspenso.

Esta é a frieza dos números.

Agora é valorizá-los. Qualquer um pode fazer a sua interpretação.

Foi uma época penosa, com muitos momentos maus mas também com alguns, poucos, de alegria. Entre estes, a eliminação do Porto, do Benfica e da Udinese, a final da Taça da Liga.

De resto, falhou muita gente: Presidente/Direcção, Treinador/Equipa Técnica, Jogadores/Equipa e, acrescento eu, os Adeptos, estes por várias razões, entre outras, que são bem conhecidas (em Setúbal, corrijam-me se vi mal, foi triste ver apoiantes do Braga separados por um largo espaço no apoio à equipa durante um jogo fora de casa).

Esta época já foi.

Venha outra.

Como pediste para te corrigirem, vou fazê-lo.

Em Setúbal, foram APENAS AS CLAQUES e a Mélinha na BL e o Barbas nos RB. A separação só aconteceu porque havia um painel de publicidade estática do estádio que não permitia a colocação VISÍVEL das faixas principais das claques juntas pelo que houve necessidade de colocar as faixas e estandartes de cada claque, laterais ao painel publicitário, tendo ficado os elementos afectos a cada claque junto à sua faixa como é lógico e natural, NÃO HOUVE SEPARAÇÃO "BELICISTA" NENHUMA, ANTES PELO CONTRÁRIO, todos conviveram uns com os outros, cantaram juntos e andaram juntos dentro e fora do estádio, até porque não eram assim tantos e o local não é dos mais convidativos a andarem isolados (zona de claques de clubes de Lisboa). Pelo exposto, o que se passou foi SÓ ISTO E APENAS ISTO, não façam mais filmes ou arranjem outros protagonistas...


PS: Na sequência da minha explicação, encontrei uma foto no facebook do Enorme Barroso, que poderá dar uma ideia do que eu disse, repara nos dois paineis de publicidade ao fundo, um verde e outro azul. As faixas tiveram de ser separadas para caber uma numa ponta e outra no meio dos dois paineis.

(https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/954868_453592198059695_460822922_n.jpg)


Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: (S)oon(C)hampion(B)raga on 23 de May de 2013, 00:31
Balanço da temporada??

BOM: 2o título do século XXI para o Sp.Braga

MAU: perda do objectivo Liga dos Campeões e por consequência a perda dos fundos que iam permitir construir o centro de estagio na próxima temporada de 2013-2014
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Mais Norte on 23 de May de 2013, 00:42
Obrigado Nandes pelo esclarecimento.

Ainda bem que aconteceu assim. Só espero que no próximos ano consigamos manter a FORÇA e a

UNIÃO em TODOS OS JOGOS.

...E, já agora, em qualquer circunstância.

Aproveito, porque ainda não o fiz, por saudar J. Peseiro, com quem tenho as minhas discordâncias, pela

conquista da Taça da Liga que vivi com muita intensidade (sobretudo na meia-final e na final).

SOMOS BRAGA.

Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Rádio Voz do Neiva 98.7 FM on 23 de May de 2013, 09:08
Bom dia, alguém me sabe dizer se existe no Youtube, ou outra plataforma semelhante, um vídeo que seja uma espécie de resumo com os momentos principais da época 2012/13 do Braga?

Obrigado
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Marco253 on 23 de May de 2013, 09:23
Na minha modesta opinião foi uma época em certos pontos bem positiva, senão vejamos:

- Um 4º lugar não é mau nem aqui nem na China (há uns anos, não muitos, lutavamos pra nao descer de divisão...)

- Uma taça para abrilhantar o nosso museu já cá canta, feito que muito poucos treinadores que passaram pelo Enorme se podem gabar de conseguir.

- Surgimento de algumas boas revelações (Éder, Elderson - cada vez mais indiscutivel na seleção nigeriana - João Pedro; Aderlan Santos, Lima...)

- Quebrar a barreira dos 30 mil associados, por muito que custe a engolir pelos espanhois.

- Um Braga cada vez mais "Europeu", com presença assidua nos principais palcos do futebol do velho continente, seja por via da Liga Europa ou Champions.

No entanto, nao foi uma época perfeita a todos os niveis (e isso acho que nenhuma equipa pode dizer que atingiu), sendo principal:

- o nao apuramento para a champions (ainda por cima em detrimento do Paços de Ferreira (?) e consequentemente um rombo de 2.1 milhões de euros na tesouraria.

- Exibições irregulares, nomeadamente em alguns jogos ditos fáceis (aquele jogo com o Beira Mar, em Aveiro ainda me está atravessado...)

- A quantidade de golos sofridos...equipa que sonha ganhar alguma coisa não pode sofrer tantos numa só época.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: bruce on 23 de May de 2013, 13:03
José Peseiro: «Não estou desiludido com o nosso trabalho»


Técnico com "futuro a ser decidido"

"O meu futuro está a ser decidido". A frase foi repetida inúmeras vezes por José Peseiro em conferência de imprensa esta quinta-feira. O treinador do Sp. Braga confirmou ter recebido uma "proposta milionária" para ir para a China, em dezembro, - "uma proposta que toda a gente quer, muito boa", sublinhou - não esclarecendo o motivo da recusa.

"A satisfação de ganhar a Taça da Liga minorou o facto de ter perdido essa oportunidade", limitou-se a explicar.

Peseiro fez um balanço positivo da época bracarense, distinguindo "a avaliação sintética ao processo e ao produto".

"No final, não posso dizer que estou desiludido. Assumimos um processo de jogo ofensivo em que teríamos de correr riscos, mas a partir de determinada altura, em dezembro, houve uma série de vicissitudes normais no futebol que nos impediram de continuar consistentes nesse processo. Falo, nomeadamente, das lesões de vários jogadores, muitas delas ao mesmo tempo e com jogadores do mesmo sector. Não me queixei porque não sou de me queixar. Em relação ao produto, entrámos na fase de grupos da Champions que era um objetivo importantíssimo em termos desportivos e, principalmente, em termos financeiros. Por outro lado, apesar de tudo, lutámos pelo 3.º lugar praticamente até ao fim e não tenho dúvidas de que se não tivéssemos tido estes problemas, o 3.º lugar seria nosso, apesar do grande mérito que teve o Paços a quem eu dei os parabéns pela excelente época", afirmou.

E prosseguiu: "Conquistámos a Taça da Liga, que é só o 2.º troféu da história do clube, depois da Taça de Portugal. É também o primeiro troféu da era Salvador e já era merecido".

Aliás, sobre os comentários do dirigente arsenalista, Peseiro preferiu não se alongar.

"Não vou comentar porque, como estão a perceber, neste momento é uma avaliação diferenciada da minha e tenho de a respeitar. Ele fez a sua avaliação, eu faço a minha e, repito, não estou desiludido com o nosso trabalho em Braga


Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Olho Vivo on 23 de May de 2013, 13:11
Quotemas a partir de determinada altura, em dezembro, houve uma série de vicissitudes normais no futebol que nos impediram de continuar consistentes nesse processo.

Aqui é que a análise de Peseiro falha. Nunca fomos consistentes. Nem antes, nem depois. Com lesões ou sem elas, fomos sempre uma equipa desequilibrada.

Admito que pudéssemos ter chegado ainda assim ao terceiro lugar se não tivéssemos perdido Éder a 9-10 jornadas do final. Essa sim, até pelo nosso modelo de jogo, terá sido uma lesão que fez maior mossa. As restantes, no eixo da defesa, não sendo irrelevantes, não podem ser consideradas decisivas já que a equipa, mesmo com as nossas teóricas melhores duplas, foi sempre um passador. O problema estava no processo de jogo.


Nota: considerando estas palavras de Peseiro e tendo ele confirmado a tal proposta da China (em que sinceramente nunca acreditei), julgo que teremos problemas sérios na negociação da rescisão do seu contrato.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Bracarense on 23 de May de 2013, 13:16
Quote from: AP_scb on 23 de May de 2013, 13:03
... não estou desiludido com o nosso trabalho em Braga

E com esta expressão disse tudo.

Afinal o problema dele não era não saber mais para mudar. Era achar que o que fazia estava bem.
Pior do que ser cego é não querer ver.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: TiagoHV on 23 de May de 2013, 13:16
Quote from: Olho Vivo on 23 de May de 2013, 13:11
Quotemas a partir de determinada altura, em dezembro, houve uma série de vicissitudes normais no futebol que nos impediram de continuar consistentes nesse processo.

Nunca fomos consistentes.

Acho injusto dizeres isso.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: TiagoHV on 23 de May de 2013, 13:17
Quote from: Bracarense on 23 de May de 2013, 13:16
Quote from: AP_scb on 23 de May de 2013, 13:03
... não estou desiludido com o nosso trabalho em Braga

E com esta expressão disse tudo.

Afinal o problema dele não era não saber mais para mudar. Era achar que o que fazia estava bem.
Pior do que ser cego é não querer ver.

E não tem motivos para ficar desiludido. Nem ele nem nós!! Siga!
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: SCB! on 23 de May de 2013, 13:22
 «A qualidade de jogo até dezembro foi elevada. Esta época entramos na Champions perante um adversário nada fácil, como foi a Udinese. Essa vitória foi importante tanto a nível desportivo, como financeiro. Estivemos perto das meias-finais da Taça de Portugal e até ao fim lutámos pelo terceiro lugar. Por fim, mais de 40 anos depois este clube ganhou um troféu, que na sua história é o segundo. Este troféu foi ganho com este treinador e equipa e que saiba é o primeiro título da era Salvador».


palavras cheias de humildade de um "treinador" que sempre soube assumir as suas falhas, para as melhorar..

Peseiro, que eu saiba o tens um vasto palmarés cheio de títulos  ::) ::)



não sei se e tão claro que foi este treinador que deu um título ao Braga, ou se foi o inverso..
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: krugger on 23 de May de 2013, 13:27
Que eu saiba o primeiro trofeu do Salvador foi a Intertotto, mas pronto, discurso de fim de linha....
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Kilo on 23 de May de 2013, 13:27
 José Peseiro não é parvo e nem ele, de certeza, acredita nas palavras que proferiu (não acredito que seja demente ao ponto de achar que tem razão no que diz) e está, pura e simplesmente, a defender a indemnização que pretende (e por muito que não gostemos, a que tem direito). As declarações dele são óbvias nesse sentido.

Resta ao Salvador, que cometeu o erro de o ir buscar, pagar.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 23 de May de 2013, 13:29
Temos nós e ele razões para nos sentirmos desiludidos.Quem no início da época não pôs de parte uma candidatura ao título,tem que se sentir desiludido por ficar em 4º atrás do Paços.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: sedas on 23 de May de 2013, 14:05
Quote from: Zé Cometa on 23 de May de 2013, 13:27
José Peseiro não é parvo e nem ele, de certeza, acredita nas palavras que proferiu (não acredito que seja demente ao ponto de achar que tem razão no que diz) e está, pura e simplesmente, a defender a indemnização que pretende (e por muito que não gostemos, a que tem direito). As declarações dele são óbvias nesse sentido.

Resta ao Salvador, que cometeu o erro de o ir buscar, pagar.

Mas o Salvador vai pagar a alguém para não trabalhar???

Que o ponha com trabalhos técnicos, longe do treino da equipa principal.. É funcionário do clube tem de o fazer, é para isso que é pago..

Caso não aceite que apresente a carta de demissão..
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: GALEGO on 23 de May de 2013, 14:10
Acabo de ler as palavras proferidas pelo Peseiro no seu canto do cisne...
Nao sou de fazer lenha do arbore caído... Sempre falo com anterioridade, assim o fizem aquí desde há muitos meses. O tempo me deu a razao e agora... nao tenho nada que dizer ao que este homem acaba de referir. Ele é livre de falar. Nos somos livres de lhe desejar boa viagem e boas touradas.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Kilo on 23 de May de 2013, 14:12
Quote from: sedas on 23 de May de 2013, 14:05
Quote from: Zé Cometa on 23 de May de 2013, 13:27
José Peseiro não é parvo e nem ele, de certeza, acredita nas palavras que proferiu (não acredito que seja demente ao ponto de achar que tem razão no que diz) e está, pura e simplesmente, a defender a indemnização que pretende (e por muito que não gostemos, a que tem direito). As declarações dele são óbvias nesse sentido.

Resta ao Salvador, que cometeu o erro de o ir buscar, pagar.

Mas o Salvador vai pagar a alguém para não trabalhar???

Que o ponha com trabalhos técnicos, longe do treino da equipa principal.. É funcionário do clube tem de o fazer, é para isso que é pago..

Caso não aceite que apresente a carta de demissão..

Há um contrato. Se o queremos rasgar, sem acordo, temos de pagar.

Salvador, depois do que disse de Peseiro, pôs-se a jeito.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Pé Ligeiro on 23 de May de 2013, 14:17
Quote from: Olho Vivo on 23 de May de 2013, 13:11
Quotemas a partir de determinada altura, em dezembro, houve uma série de vicissitudes normais no futebol que nos impediram de continuar consistentes nesse processo.

Aqui é que a análise de Peseiro falha. Nunca fomos consistentes. Nem antes, nem depois. Com lesões ou sem elas, fomos sempre uma equipa desequilibrada.

Admito que pudéssemos ter chegado ainda assim ao terceiro lugar se não tivéssemos perdido Éder a 9-10 jornadas do final. Essa sim, até pelo nosso modelo de jogo, terá sido uma lesão que fez maior mossa. As restantes, no eixo da defesa, não sendo irrelevantes, não podem ser consideradas decisivas já que a equipa, mesmo com as nossas teóricas melhores duplas, foi sempre um passador. O problema estava no processo de jogo.


Nota: considerando estas palavras de Peseiro e tendo ele confirmado a tal proposta da China (em que sinceramente nunca acreditei), julgo que teremos problemas sérios na negociação da rescisão do seu contrato.

O que é preocupante é ele não assumir o seu claro falhanço! O Paços de Ferreira à partida nunca seria adversário directo do Braga, muito menos para ficar à nossa frente. O Braga ficou a 25 pontos do 2º classificado, quando no início da época foi assumido claramente que iria lutar pelo título nacional!
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 23 de May de 2013, 14:38
Olho Vivo, não fica só por Éder, quanto a mim, a lesão de Ruben Amorim, debilitou, e muito, o esquema. Numa altura, em que finalmente se tinha "criado" uma solução para o lado esquerdo, e que começava a dar frutos, eis que surge a lesão. E depois houve ainda a pseudo-estrela Micael, mas este com menos peso no plantel.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Olho Vivo on 23 de May de 2013, 14:44
Quote from: enormeBRAGA on 23 de May de 2013, 14:38
Olho Vivo, não fica só por Éder, quanto a mim, a lesão de Ruben Amorim, debilitou, e muito, o esquema. Numa altura, em que finalmente se tinha "criado" uma solução para o lado esquerdo, e que começava a dar frutos, eis que surge a lesão. E depois houve ainda a pseudo-estrela Micael...

Eu não estou a desconsiderar nenhuma lesão. Apenas a dizer que, em minha opinião, a de Éder é a mais influente. Sem ele, no último terço da Liga, a equipa foi bastante menos goleadora (16 golos em 10 jogos, contra 44 em 20 até então). É um exercício meramente especulativo, mas eu penso que, com Éder até final, mesmo com todas as outras ausências e mesmo com uma equipa desequilibrada, teríamos chegado ao terceiro lugar.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Braga1921 on 23 de May de 2013, 14:44
A partir do momento que ele diz que a época foi positiva e que os adeptos não tem motivos para estar descontentes fiquei atónito.

Fico é extremamente preocupado quando um treinador diz "Quase chegamos à meia-final da Taça de Portugal" QUASE? Nós tinhamos OBRIGAÇAO de ganhar o jogo aquela equipa 50x mais fraca que nós! Agora encarar isso como se eles tivessem sido muito superiores e não tivemos chance? Por favor, vai-te embora Peseiro.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 23 de May de 2013, 14:49
Quote from: Olho Vivo on 23 de May de 2013, 14:44
Quote from: enormeBRAGA on 23 de May de 2013, 14:38
Olho Vivo, não fica só por Éder, quanto a mim, a lesão de Ruben Amorim, debilitou, e muito, o esquema. Numa altura, em que finalmente se tinha "criado" uma solução para o lado esquerdo, e que começava a dar frutos, eis que surge a lesão. E depois houve ainda a pseudo-estrela Micael...

Eu não estou a desconsiderar nenhuma lesão. Apenas a dizer que, em minha opinião, a de Éder é a mais influente. Sem ele, no último terço da Liga, a equipa foi bastante menos goleadora (16 golos em 10 jogos, contra 44 em 22 até então). É um exercício meramente especulativo, mas eu penso que, com Éder até final, mesmo com todas as outras ausências e mesmo com uma equipa desequilibrada, teríamos chegado ao terceiro lugar.

Sim, eu não digo o contrário, apenas saliento a importância quer de um quer de outro. Parece-me as duas mais significativas baixas da época.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: disco infiltrator on 23 de May de 2013, 15:06
Não simpatizo com a figura, tenho que admitir. Profissionalmente acho do mais incompetente que se poderá encontrar e não gosto do discurso, dos hobbies e da falta de coragem em assumir as suas responsabilidades. Mas centrando-me na parte profissional, é verdade que ele tem um contrato e quem o contratou sabe das suas obrigações. Este discurso do peseiro só vem deixar claro que ele não está para deixar barata a sua saída. Até manda uma indireta bem direta ao Presidente.

Agora, resta ao Presidente assumir a sua parte. Que foi uma aposta claramente falhada e que está a custar muito cara ao SCB. Não há que arrastar muito isto, é um grande prejuízo mas maior será se este fulano continuar a nos desgraçar.

Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Braga1921 on 23 de May de 2013, 15:09
Quote from: disco infiltrator on 23 de May de 2013, 15:06
Não simpatizo com a figura, tenho que admitir. Profissionalmente acho do mais incompetente que se poderá encontrar e não gosto do discurso, dos hobbies e da falta de coragem em assumir as suas responsabilidades. Mas centrando-me na parte profissional, é verdade que ele tem um contrato e quem o contratou sabe das suas obrigações. Este discurso do peseiro só vem deixar claro que ele não está para deixar barata a sua saída. Até manda uma indireta bem direta ao Presidente.

Agora, resta ao Presidente assumir a sua parte. Que foi uma aposta claramente falhada e que está a custar muito cara ao SCB. Não há que arrastar muito isto, é um grande prejuízo mas maior será se este fulano continuar a nos desgraçar.

E vamos estar a pagar-lhe 362mil € que é mais ou menos o total do ordenado da época que não vai sequer realizar? Grande vida....falha os objectivos e ainda vai embora de bolsos cheios, espero que se isso acontecer nunca mais meta sequer os pés em Braga.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: disco infiltrator on 23 de May de 2013, 15:42
Quote from: Braga1921 on 23 de May de 2013, 15:09
Quote from: disco infiltrator on 23 de May de 2013, 15:06
Não simpatizo com a figura, tenho que admitir. Profissionalmente acho do mais incompetente que se poderá encontrar e não gosto do discurso, dos hobbies e da falta de coragem em assumir as suas responsabilidades. Mas centrando-me na parte profissional, é verdade que ele tem um contrato e quem o contratou sabe das suas obrigações. Este discurso do peseiro só vem deixar claro que ele não está para deixar barata a sua saída. Até manda uma indireta bem direta ao Presidente.

Agora, resta ao Presidente assumir a sua parte. Que foi uma aposta claramente falhada e que está a custar muito cara ao SCB. Não há que arrastar muito isto, é um grande prejuízo mas maior será se este fulano continuar a nos desgraçar.

E vamos estar a pagar-lhe 362mil € que é mais ou menos o total do ordenado da época que não vai sequer realizar? Grande vida....falha os objectivos e ainda vai embora de bolsos cheios, espero que se isso acontecer nunca mais meta sequer os pés em Braga.

Obviamente que esse não será o cenário ideal mas o que se pode fazer se o fulano não abdicar? Caso fosse numa empresa até se poderia tentar a remota hipotese de um despedimento por justa causa mas, para este caso, não me parece que será possível. Infelizmente. De qualquer forma, espero sinceramente que não ponha mesmo nunca mais os pés em Braga.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 23 de May de 2013, 15:43
Algum clube das arábias ou chinês deve estar ainda interessado nele.O Braga que sonde esses clubes.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Pé Ligeiro on 23 de May de 2013, 17:07
Quote from: Braga1921 on 23 de May de 2013, 15:09
Quote from: disco infiltrator on 23 de May de 2013, 15:06
Não simpatizo com a figura, tenho que admitir. Profissionalmente acho do mais incompetente que se poderá encontrar e não gosto do discurso, dos hobbies e da falta de coragem em assumir as suas responsabilidades. Mas centrando-me na parte profissional, é verdade que ele tem um contrato e quem o contratou sabe das suas obrigações. Este discurso do peseiro só vem deixar claro que ele não está para deixar barata a sua saída. Até manda uma indireta bem direta ao Presidente.

Agora, resta ao Presidente assumir a sua parte. Que foi uma aposta claramente falhada e que está a custar muito cara ao SCB. Não há que arrastar muito isto, é um grande prejuízo mas maior será se este fulano continuar a nos desgraçar.

E vamos estar a pagar-lhe 362mil € que é mais ou menos o total do ordenado da época que não vai sequer realizar? Grande vida....falha os objectivos e ainda vai embora de bolsos cheios, espero que se isso acontecer nunca mais meta sequer os pés em Braga.

A alternativa seria colocá-lo a treinar a equipa B...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: afonbraga on 23 de May de 2013, 18:52
MUITO FRAQUINHA.
>:(

CHAMPIONS LEAGUE
Embora tenha-mos feito algumas exibições agradáveis, o resultado final foi péssimo.

CAMPEONATO
Foi um campeonato muito fraquinho, com exibições deploráveis, em muitos jogos foram melhor os resultados do que as exibições.
Não vencemos nenhum jogo dos nossos adversários directos... por isso...
o 4 .º lugar é o merecido.   >:(

TAÇA DE PORTUGAL
Frente ao nosso eterno rival espanhol (com a equipa B), não fomos capazes de atingir a final!...   >:(

TAÇA DA LIGA
Exceptuando a eleminatoria com com o SLB, não fizemos mais do que a nossa obrigação em atingir a final.
Na final foi o "querer" dos jogadores que fez a diferença e VENCEMOS JUSTAMENTE.  :)

Em Suma:
ÉPOCA MUITO FRAQUINHA PARA TANTOS OBJECTIVOS A ATINGIR...

SOMOS GRANDES,
QUEREMOS MAIS...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Rondo on 23 de May de 2013, 18:55
Quote from: Pé Ligeiro on 23 de May de 2013, 17:07
Quote from: Braga1921 on 23 de May de 2013, 15:09
Quote from: disco infiltrator on 23 de May de 2013, 15:06
Não simpatizo com a figura, tenho que admitir. Profissionalmente acho do mais incompetente que se poderá encontrar e não gosto do discurso, dos hobbies e da falta de coragem em assumir as suas responsabilidades. Mas centrando-me na parte profissional, é verdade que ele tem um contrato e quem o contratou sabe das suas obrigações. Este discurso do peseiro só vem deixar claro que ele não está para deixar barata a sua saída. Até manda uma indireta bem direta ao Presidente.

Agora, resta ao Presidente assumir a sua parte. Que foi uma aposta claramente falhada e que está a custar muito cara ao SCB. Não há que arrastar muito isto, é um grande prejuízo mas maior será se este fulano continuar a nos desgraçar.

E vamos estar a pagar-lhe 362mil € que é mais ou menos o total do ordenado da época que não vai sequer realizar? Grande vida....falha os objectivos e ainda vai embora de bolsos cheios, espero que se isso acontecer nunca mais meta sequer os pés em Braga.

A alternativa seria colocá-lo a treinar a equipa B...
Diogo antes que a alternativa era tratamento à vitorinha. Quem se arma em fino, ou até quem pouco faz tem a casa em permanete vigia com tratamento especial  ::)
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Carvalhinha on 23 de May de 2013, 19:48
Se no início da época alguém me dissesse que iríamos ficar em 4° lugar, e com a Taça da Liga conquistada, seria um motivo de satisfação. Mas olhando para a época em si, naquilo que a equipa fez, tenho a dizer que foi muito pouco. Como já disse num outro tópico não reconheci o meu clube a jogar em campo. E só isso diz muita coisa!

- a equipa basicamente só dava o litro durante 45 minutos
- tínhamos fama de ser uma equipa que menos golos sofria, este ano fartamo-nos de sofrer
- a equipa não conseguiu ganhar um único jogo em casa na Champions League
- num grupo teoricamente acessível não deu para passar à fase seguinte da Champions League
- jogos em que estávamos a ganhar e rapidamente houve mudança no resultado
- as tardias substituições
- a falta de estudo da equipa técnica
- os treinos à porta fechada
- o falar nas antevisões, nas flash-interviews, o próprio discurso de prometer... e não cumprir
- ...

Na minha modesta opinião, o Peseiro destruiu tudo de bom que o Braga tinha alcançado.
Portanto, espero que (desta) vá embora. Não me vai deixar qualquer saudade.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: sergiox on 23 de May de 2013, 19:55
NEGATIVO

quarto lugar no campeonato, participação muito fraca nas competições europeias e eliminação da taça de Portugal contra uma equipa medíocre

excesso de lesões e muitas delas com tempos de paragem que não se percebem

falta de solidariedade.  não era este o treinador que o Salvador queria há muito tempo? Então que seja homenzinho e assuma a opção que tomou, até porque a saída do Jardim nunca foi cabalmente explicada.

ver 'adeptos' do meu clube a agredir (ou pelo menos a tentar) adeptos visitantes e ver que o clube não toma medidas contra essas figuras que envergonham a cidade e o clube.

perceber que grande parte dos adeptos só aparece quando está tudo bem. quando os resultados não são bons só criticam e são os primeiros a levantar-se. adeptos desses não fazem falta nenhuma e se calhar fazia bem verem jogos do campeonato inglês.

POSITIVO

Taça da Liga. uma conquista que fazia muita falta e que estou convicto que terá sequência na próxima época.

ambiente em Coimbra (apesar das tais figuras que fizeram questão de envergonhar mais uma vez o clube a cidade). foi simplesmente fantástico.

chegamos aos 30 000 sócios


EM SUMA
não foi uma época brilhante, mas como em tudo há momentos maus que é preciso saber enfrentar. não é só criticar e aparecer quando está tudo bem. ver as pessoas a abandonar o estádio no jogo contra o nacional revoltou-me porque pensei que o nosso Braga tivesse outro tipo de adeptos. infelizmente enganei-me.
a finalizar acho que o treinador merecia mais respeito dos adeptos e do presidente. o Peseiro podia ter saído em Janeiro e optou por ficar, e com isso perdeu dinheiro. não estou com isto a defender a sua permanência (acho que deve sair) mas no lugar dele, se fosse humilhado desta forma reclamava todos os meus direitos e acho que qualquer um procedia da mesma forma.


Saudações Guerreiras







Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: ddbraga on 23 de May de 2013, 20:06
Um grande aspeto positivo foi a conquista da Taça da Liga e a entrada na Liga dos Campeões.
Aspetos negativos houve muitos:
- Eliminação vergonhosa da LC e da Taça de Portugal;
- Poucos pontos feitos contra os adversários diretos;
- 4º lugar no campeonato;
- 10!! derrotas no campeonato;
- E por fim, aqueles que dizem que caímos na realidade. Isso não é verdade, somos grandes e vamos continuar a ser, deslizes acontecem.

Peseiro que seja homem uma vez na p*** da vida e que saia sem cobrar nada.

Vamos mandar esta época para trás das costas e esperar que a próxima seja melhor.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: maroni on 23 de May de 2013, 20:48
Eu até tenho a quase certeza que estaríamos na luta do topo até ao fim com um treinador como o Domingos ou até o Jardim, agora com este incompetente foi o que toda a gente viu e até o site da uefa previu.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: zétóSCB on 23 de May de 2013, 20:56
Quote from: maroni on 23 de May de 2013, 20:48
Eu até tenho a quase certeza que estaríamos na luta do topo até ao fim com um treinador como o Domingos ou até o Jardim, agora com este incompetente foi o que toda a gente viu e até o site da uefa previu.

O Site da uefa previu? onde é que se pode encontrar isso?
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Olho Vivo on 23 de May de 2013, 20:57
Quote from: ddbraga on 23 de May de 2013, 20:06
Peseiro que seja homem uma vez na p*** da vida e que saia sem cobrar nada.

Tenham um bocadinho de decoro. Também acho que não há condições para Peseiro continuar (e creio que Peseiro tem consciência disso) mas, se de facto Salvador o impediu de aceitar o tal convite da China em Dezembro, como ficou implícito nas declarações do técnico, a nossa posição negocial, mesmo do ponto de vista moral, é muito fraca.

Se as pessoas tiverem bom-senso e não quiserem extremar posições, admito que se possa chegar a um acordo mas, certamente, alguma verba teremos de pagar. Na pior das hipóteses, continuaremos a pagar o salário até Peseiro ingressar em outro clube, esperando que o faça o mais rapidamente possível. Apesar de tudo, para quem está de fora, a sua imagem não sai beliscada da passagem por Braga - e até acrescentou um título ao seu currículo -, pode ser que volte a surgir algum convite do estrangeiro proximamente.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: magico_scbraga on 23 de May de 2013, 23:05
Quote from: ddbraga on 23 de May de 2013, 20:06
Um grande aspeto positivo foi a conquista da Taça da Liga e a entrada na Liga dos Campeões.
Aspetos negativos houve muitos:
- Eliminação vergonhosa da LC e da Taça de Portugal;
- Poucos pontos feitos contra os adversários diretos;
- 4º lugar no campeonato;
- 10!! derrotas no campeonato;
- E por fim, aqueles que dizem que caímos na realidade. Isso não é verdade, somos grandes e vamos continuar a ser, deslizes acontecem.

Peseiro que seja homem uma vez na p*** da vida e que saia sem cobrar nada.

Vamos mandar esta época para trás das costas e esperar que a próxima seja melhor.

Num país de "sindicalistas", fico admirado por ver tanta gente a exigir que o Peseiro saia sem cobrar a indemnização a que tem direito.
E, além de ter direito a tal indemnização, não deve ter ficado muito agradado com o enxovalho público a que foi sujeito.
É que, bem vistas as coisas, o Peseiro nunca tinha tido, até então, uma palavra de indelicadeza para com o SC Braga e conquistou, além disso, uma Taça da Liga, em cujos festejos foi mais do que humilde.
Por estas coisas eu digo : pensem duas vezes antes de falar.
O Leonardo Jardim, que teve para connosco palavras pouco delicadas, está, pelos vistos, imune à vossa critica.
Pode não ter conquistado nada, mas teve a sorte (o mérito, obviamente) de ficar em 3º lugar.
Tivesse ele ficado em 4º, após perder com Paços e Olhanense (em casa), e já não seria o herói que alguns pintam.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: sedas on 24 de May de 2013, 11:51
Quote from: magico_scbraga on 23 de May de 2013, 23:05
Quote from: ddbraga on 23 de May de 2013, 20:06
Um grande aspeto positivo foi a conquista da Taça da Liga e a entrada na Liga dos Campeões.
Aspetos negativos houve muitos:
- Eliminação vergonhosa da LC e da Taça de Portugal;
- Poucos pontos feitos contra os adversários diretos;
- 4º lugar no campeonato;
- 10!! derrotas no campeonato;
- E por fim, aqueles que dizem que caímos na realidade. Isso não é verdade, somos grandes e vamos continuar a ser, deslizes acontecem.

Peseiro que seja homem uma vez na p*** da vida e que saia sem cobrar nada.

Vamos mandar esta época para trás das costas e esperar que a próxima seja melhor.

Num país de "sindicalistas", fico admirado por ver tanta gente a exigir que o Peseiro saia sem cobrar a indemnização a que tem direito.
E, além de ter direito a tal indemnização, não deve ter ficado muito agradado com o enxovalho público a que foi sujeito.
É que, bem vistas as coisas, o Peseiro nunca tinha tido, até então, uma palavra de indelicadeza para com o SC Braga e conquistou, além disso, uma Taça da Liga, em cujos festejos foi mais do que humilde.
Por estas coisas eu digo : pensem duas vezes antes de falar.
O Leonardo Jardim, que teve para connosco palavras pouco delicadas, está, pelos vistos, imune à vossa critica.
Pode não ter conquistado nada, mas teve a sorte (o mérito, obviamente) de ficar em 3º lugar.
Tivesse ele ficado em 4º, após perder com Paços e Olhanense (em casa), e já não seria o herói que alguns pintam.

Se as palavras que teve na conferência de imprensa depois do jogo com o SCP (em que fomos vergonhosamente roubados) não foram indelicadeza para com o Braga eu vou ali e já venho...

Quanto ao que disse no final da conquista da Taça da Liga que o mantenha...

Se na altura o 3º lugar era mais importante que a Taça da Liga, agora também tem de o ser..

Se não se demitir (como devia fazer) que fique no clube até ao final do contrato mas com funções menores em escalões inferiores
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 24 de May de 2013, 12:34
Portanto, os nossos treinadores que já treinaram num outro clube, que por força das circunstâncias, visitam a casa desse mesmo clube, que em pleno estádio, é acarinhado, pelos adeptos, não pode retribuir o gesto, mas se for ao contrário, já pode? É isso?
É que ao que parece, ainda à bem pouco tempo, Jesualdo Ferreira, teve um gesto de carinho para com Braga, o Braga, e adeptos, mas  a novela foi outra...
É só dramas...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Zav on 24 de May de 2013, 12:36
Positivo:
- Qualificação para os grupos da Champions.
- Qualidade de futebol nos primeiros jogos (Udinese, Benfica...). Enchia-me o olho e previa uma grande época.
- Frutos da equipa B (Mauro e Santos, principalmente).
- Conquista da Taça da Liga. (É um título).

Negativo:
- Lesões (muitas lesões, principalmente no setor defensivo.
- Qualidade do futebol. (Entravamos no jogo muito apáticos, sem motivação)
- Quantidade de golos sofridos.
- Fragilidade defensiva (transição defesa - meio campo)
- Futebol praticado (Na global, era um futebol medíocre)
- Substituições
- Falta do trabalho de casa, pois cometemos os mesmos erros jogos, após jogos.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: A.COSTA on 24 de May de 2013, 12:51
PESEIRO deverá exigir o pagamento dos salários. Claro que eu preferia que ele saísse sem qualquer pagamento, mas compreendo que ele não quira sair de mãos a abanar. O mesmo contrato que o impediu de sair em dezembro deve agora valer para lhe pagar o que for acordado.

Concordo com o OLHO VIVO quando pede algum decoro e sublinha a fragilidade negocial, até sob o ponto de vista moral.

Num momento crítico para o país convém sublinhar a ideia de que por trás do treinador está um ser humano que merece respeito enquanto tal. Por isso considero que PESEIRO não é uma mera coisa descartável quando dá jeito. Se não era competente não tinha sido contratado.

Volto a relevar o seguinte:  obrigado JOSÉ PESEIRO pelos momentos de enorme alegria vividos em Coimbra (com boas companhias) na conquista da taça da liga.

Correções ao que disse o ainda treinador do Braga: nem a taça da liga dista mais de 40 anos depois da última conquista - a nível nacional já tínhamos anho a taça da FPF, nem é o 1 troféu da era SALVADOR - vencemos a taça Intertoto a nível internacional.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: GALEGO on 25 de May de 2013, 01:29
REAL MADRID
1- A maior parte dos adeptos consideran que Mourinho fracasou na época e que nao devía de continuar.
2.-Mourinho ainda tinha 3 anos mais de contrato a partir de junho de 2013
3.-O presidente chama ao treinador : nao estam reunidas as condiçoes para que aquí continúes. Fique tranquilo presidente, vou partir já mesmo... eu nao tenho nada que reclamar ao Madrid, e o Madrid nao tem nada que me reclamar . E tao amigos...

Para aqueles que referem que nao se pode comparar o que ganha Mou com o que ganha ZP, cumpre dizer que é verdade. Mas tampouco se pode comparar os 360.000 euros por época (700.000 no total) que ganha ZP com o ordenado, por exemplo, de um professor de escola em Portugal, contratado -por exemplo- por un período -igual- de 2 anos...

A partir daí... ZP está no seu total dereito de reclamar o dinheiro do resto do seu contrato.
E nao poucos adeptos estao no seu dereito de comparar cómo ficaram solucionadas as coisas no caso Madrid-Mourinho com cómo podem quedar solucionadas as coisas no caso Braga-ZP.

Post scriptum // A história do Braga está recheada de multidao de jogadores que ao final de uma época, com contrato em vigor por mais um ano, chegam a acordos com o clube -que nao quere a sua continuidade porque nao estao a dar o litro- e partem para outros lares. Levam com eles mais ou menos dinheiro, pero nao a totalidade do que tinham firmado... Pasa no Braga, no Celta de Vigo e no Sacavenense...ontem, hoje e amanhá...
E ninguém leva a mal o assunto... ninguem se escandaliza.
O ZP está no seu dereito de exigir até o último céntimo. O Braga está no seu dereito de tentar o que tantas vezes é práctica habitual...




Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Satmar on 25 de May de 2013, 22:58
Depois de uma época meio triste, resta pegar nas palavras de Luís Freitas Lobo, hoje durante a final da CL, onde diz que a beleza do futebol está na possibilidade de remediar tudo, pois na nova época tudo começa de novo. Foi uma época cinzenta para o Braga, mas também de aprendizagem com os erros. Acredita em melhorias na próxima época, olhos bem abertos a este defeso. Vamos ter fé.
Uma palavra para o grande jogo, grandíssimo jogo de hoje entre o Bayern e o BDortmund, que acaba esta época futebolística. É ali que está a beleza deste espetáculo, ali está o rigor, a classe e acima de tudo a paixão pelo jogo. E dos adeptos, nada a dizer de mal, fantástico. Hoje tive pena de ver aquele jogo terminar, tamanho ero o gozo que me estava a dar ver este espetáculo. Parabéns a todos.
Força Guerreiros!
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Augusto Gomes on 25 de May de 2013, 23:39
A época até era boa, se é o Sporting a ficar em 3º lugar...
É que este ano não tivemos rival "grande"  para a Liga dos Campeões, é por isso que sabe a uma certa frustração...
Não há muitas oportunidades como esta e para o ano lá voltará o Sporting, possivelmente a ser rival directo...
Ficar em 4º lugar atrás dos 3 grandes e ganhar uma Taça da Liga, era uma época sensacional...
O intruso (Paços de Ferreira) é que estragou tudo...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: sedas on 25 de May de 2013, 23:52
Quote from: enormeBRAGA on 24 de May de 2013, 12:34
Portanto, os nossos treinadores que já treinaram num outro clube, que por força das circunstâncias, visitam a casa desse mesmo clube, que em pleno estádio, é acarinhado, pelos adeptos, não pode retribuir o gesto, mas se for ao contrário, já pode? É isso?
É que ao que parece, ainda à bem pouco tempo, Jesualdo Ferreira, teve um gesto de carinho para com Braga, o Braga, e adeptos, mas  a novela foi outra...
É só dramas...

São situações diferentes..

O Jesualdo falou após um jogo ganho, se tivesse perdido da forma como nós perdemos em Alvalade alguém acredita que ele dissesse o mesmo, ou mesmo que dissesse algo do género não fosse depois de ter falado bastante da forma como a arbitragem tinha influenciado o jogo???

O Peseiro falou após se recusar a falar da forma como perdemos um jogo em que, de penalties por marcar ao golo mal anulado aconteceu de tudo contra nós...

Não falar no que se passou no jogo e depois dizer que gosta muito do Sporting é desrespeitar o clube que lhe paga..

Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Luso on 26 de May de 2013, 01:53
Alan do Braga foi o 6º melhor marcador da edição Champions League 2012/13.

Mesmo assim tantos golos não serviram de nada....
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: GALEGO on 26 de May de 2013, 02:25
Ranking UEFA de clubes 2012-13: España 17.714, Alemania 17.642, Inglaterra 16.428, Italia 14.416, Portugal y Francia 11.750, Turquía 10.200.

CARO BRIGADA DO RELOTE... qué interpretaçao devemos dar a esses números?

Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 02:28
Quote from: sedas on 25 de May de 2013, 23:52
Quote from: enormeBRAGA on 24 de May de 2013, 12:34
Portanto, os nossos treinadores que já treinaram num outro clube, que por força das circunstâncias, visitam a casa desse mesmo clube, que em pleno estádio, é acarinhado, pelos adeptos, não pode retribuir o gesto, mas se for ao contrário, já pode? É isso?
É que ao que parece, ainda à bem pouco tempo, Jesualdo Ferreira, teve um gesto de carinho para com Braga, o Braga, e adeptos, mas  a novela foi outra...
É só dramas...

São situações diferentes..

O Jesualdo falou após um jogo ganho, se tivesse perdido da forma como nós perdemos em Alvalade alguém acredita que ele dissesse o mesmo, ou mesmo que dissesse algo do género não fosse depois de ter falado bastante da forma como a arbitragem tinha influenciado o jogo???

O Peseiro falou após se recusar a falar da forma como perdemos um jogo em que, de penalties por marcar ao golo mal anulado aconteceu de tudo contra nós...

Não falar no que se passou no jogo e depois dizer que gosta muito do Sporting é desrespeitar o clube que lhe paga..

Peseiro raramente falou em arbitragens... Isso foi notório. Em relação, ao resto, não vejo grandes diferenças. Por essa ordem de ideias, desde que se ganhe, pode-se dizer o que bem se entender.

O jornalista perguntou-lhe sobre a recepção a que foi brindado, ele respondeu. Ponto final.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Pé Ligeiro on 26 de May de 2013, 11:00
Quote from: Augusto Gomes on 25 de May de 2013, 23:39
A época até era boa, se é o Sporting a ficar em 3º lugar...
É que este ano não tivemos rival "grande"  para a Liga dos Campeões, é por isso que sabe a uma certa frustração...
Não há muitas oportunidades como esta e para o ano lá voltará o Sporting, possivelmente a ser rival directo...
Ficar em 4º lugar atrás dos 3 grandes e ganhar uma Taça da Liga, era uma época sensacional...
O intruso (Paços de Ferreira) é que estragou tudo...

Não esquecer que o objectivo no arranque da época foi o de lutar pelo título de campeão nacional, aliás foi essa a ideia de contratar este treinador.
Atendendo a tudo o que envolveu esta época, desde o despedimento do treinador anterior à contratação deste e à sua manutenção à frente da equipa até ao fim, apesar dos estragos que ele ia provocando, bem visíveis jogo após jogo, esta época foi claramente negativa. O falhanlo do apuramento para a Liga dos Campeões é totalmente inaceitável, num cenário em que o Sporting andou no meio da tabela e nos últimos lugares, tendo feito a pior época da sua história. Perdermos o 3º lugar para uma equipa como o Paços não lembraria a ninguém no início da época, ou até a meados. Quando se viu a aproximação do perigo (perder o 3º lugar) e vendo que o Peseiro mostrava uma grande incompetência, foi um erro crasso não o ter despedido logo!

Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 12:20
Não me lembro de ouvir alguém dizer que íamos lutar pelo campeonato nacional... íamos-nos tentar intrometer, mas nunca lutar pelo título de peito cheio...
Bem me parecia que havia muita gente enganada...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: RKid on 26 de May de 2013, 12:46
Quote from: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 12:20
Não me lembro de ouvir alguém dizer que íamos lutar pelo campeonato nacional... íamos-nos tentar intrometer, mas nunca lutar pelo título de peito cheio...
Bem me parecia que havia muita gente enganada...

"Vamos lutar pelo título até à exaustão" José Peseiro
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Pé Ligeiro on 26 de May de 2013, 13:35
Quote from: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 12:20
Não me lembro de ouvir alguém dizer que íamos lutar pelo campeonato nacional... íamos-nos tentar intrometer, mas nunca lutar pelo título de peito cheio...
Bem me parecia que havia muita gente enganada...

Nada melhor que recordar as palvras dos próprios protagonistas...

Quote from: JotaCC on 08 de June de 2012, 22:07

José Peseiro ambicioso na apresentação
"Título? Vamos lutar até à exaustão"

Sucessor de Leonardo Jardim afirmou que há condições para lutar pelo primeiro lugar do campeonato, referindo-se ao percurso de anos anteriores.
Relacionadas

José Peseiro não tem dúvidas de que chegou a um clube que tem condições para lutar pelo primeiro lugar. No discurso de apresentação, o sucessor de Leonardo Jardim não escondeu essa ambição e já para a próxima época.

"O Braga conseguiu o segundo lugar e um terceiro, assim como um quarto entre essas duas classificações. Sabendo da realidade do Braga e dos três grandes, não posso deixar de afirmar que é possível. Não vamos colocar de lado a possibilidade de lutar por esse título. Vamos lutar por isso até à exaustão", garantiu.

O novo treinador do Braga quer "continuar na linha de afirmação" do clube, mas também pretende "dar um cunho pessoal". "Desfruto do bom futebol. Entendo o jogo da minha forma. É um desafio, temos dois anos para conseguir isso", declarou, explicando que "o primeiro objetivo é chegar à fase de grupos da Champions".

O JOGO

Embora o próprio treinador tivesse prometido lutar pelo título até à exaustão, para mim a grande falha não é essa, porque tinha noção que seria muito difícil, é sim o ter falhado o apuramento para a Liga dos Campeões. Essa sim, era uma exigência!

Já agora, coloco também uma afirmação minha da mesma altura...

Quote from: Pé Ligeiro on 02 de June de 2012, 17:44
Quote from: Akira Gundam on 02 de June de 2012, 17:28
(...) O jardim é passado, e o treinador que vier, vai ser o melhor do mundo! pelo menos para nós braguistas ;)

Força Braga :)

Vai ser o melhor do mundo, até o Salvador o mandar embora e aí passa logo a ser descartável como lixo e aqueles que antes diziam que era muito bom, passam logo a dizer que este já não interessa e que o próximo que vier é que vai ser bom.

No meio disto tudo os sócios e adeptos vão vendo a caravana passar, batendo palmas e abanando a cabeça...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 14:02
Pois, nunca afirmou que seria campeão. Ia tentar, reconhecendo, que não seria uma responsabilidade do Braga, nem um objectivo concreto. Mas é legítimo, que perante o passado recente, assim o entendesse. E pelos vistos não foi o único. Infelizmente, em Portugal, ser campeão, é um feito heróico, sendo que não fazemos parte do "sistema".
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Fernando Marques on 26 de May de 2013, 16:22
Quote from: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 14:02
Pois, nunca afirmou que seria campeão. Ia tentar, reconhecendo, que não seria uma responsabilidade do Braga, nem um objectivo concreto. Mas é legítimo, que perante o passado recente, assim o entendesse. E pelos vistos não foi o único. Infelizmente, em Portugal, ser campeão, é um feito heróico, sendo que não fazemos parte do "sistema".
Enormebraga, desculpa discordar mas aproveitas cada vírgula no discurso do Sr.Peseiro para o defender. Peseiro, com q.b de culpa do Salvador, enveredou por um discurso péssimo, colocando uma pressão desnecessária nos jogadores. Existem mensagens para dentro do balneário e para o exterior. No meu círculo pessoal de amigos tinha dito que já havíamos começado com o pé esquerdo. Tenho toda a legitimidade para criticar visto que não o fiz durante 80% da época e nunca assobiei ou insultei a personagem.

Agora, não entremos por discussões sobre vírgulas e parágrafos. Ele assumiu que iria lutar pelo título (podia ter dito apenas, pela melhor posição possível..). E aí já começou mal, à la Sporting digamos...

Respeito quando defendes este treinador, é a tua opinião. Na verdade, já tivemos bem pior. O grande problema é que estamos habituados a bem melhor..

Não me vou alongar mais, só queria afirmar é que sejamos sérios e não atiremos areia para os olhos de ninguém. Em termos de discurso para o exterior (C.S), o treinador do "azar nas derrotas" esteve uns furos abaixo do exigido.   
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Matador 123 on 26 de May de 2013, 17:59
Uma dúvida. Se o Benfica ganhar a taça, o BRAGA entra direto na fase de grupos? É que noutro dia, ouvi na RTP a dizer que não, e que mesmo que o clubezeco de lisboa ganhasse, o BRAGA teria de jogar o play-off. Como é ?
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: A.COSTA on 26 de May de 2013, 18:09
Quote from: Matador 123 on 26 de May de 2013, 17:59
Uma dúvida. Se o Benfica ganhar a taça, o BRAGA entra direto na fase de grupos? É que noutro dia, ouvi na RTP a dizer que não, e que mesmo que o clubezeco de lisboa ganhasse, o BRAGA teria de jogar o play-off. Como é ?

A informação que passou na TV estava errada. Se o SLB ganhar o Braga entra direto na fase de grupos.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Matador 123 on 26 de May de 2013, 18:11
Quote from: A.COSTA on 26 de May de 2013, 18:09
Quote from: Matador 123 on 26 de May de 2013, 17:59
Uma dúvida. Se o Benfica ganhar a taça, o BRAGA entra direto na fase de grupos? É que noutro dia, ouvi na RTP a dizer que não, e que mesmo que o clubezeco de lisboa ganhasse, o BRAGA teria de jogar o play-off. Como é ?

A informação que passou na TV estava errada. Se o SLB ganhar o Braga entra direto na fase de grupos.

Ok, obrigado.  ;)
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 18:24
Quote from: Fernando Marques on 26 de May de 2013, 16:22
Quote from: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 14:02
Pois, nunca afirmou que seria campeão. Ia tentar, reconhecendo, que não seria uma responsabilidade do Braga, nem um objectivo concreto. Mas é legítimo, que perante o passado recente, assim o entendesse. E pelos vistos não foi o único. Infelizmente, em Portugal, ser campeão, é um feito heróico, sendo que não fazemos parte do "sistema".
Enormebraga, desculpa discordar mas aproveitas cada vírgula no discurso do Sr.Peseiro para o defender. Peseiro, com q.b de culpa do Salvador, enveredou por um discurso péssimo, colocando uma pressão desnecessária nos jogadores. Existem mensagens para dentro do balneário e para o exterior. No meu círculo pessoal de amigos tinha dito que já havíamos começado com o pé esquerdo. Tenho toda a legitimidade para criticar visto que não o fiz durante 80% da época e nunca assobiei ou insultei a personagem.

Agora, não entremos por discussões sobre vírgulas e parágrafos. Ele assumiu que iria lutar pelo título (podia ter dito apenas, pela melhor posição possível..). E aí já começou mal, à la Sporting digamos...

Respeito quando defendes este treinador, é a tua opinião. Na verdade, já tivemos bem pior. O grande problema é que estamos habituados a bem melhor..

Não me vou alongar mais, só queria afirmar é que sejamos sérios e não atiremos areia para os olhos de ninguém. Em termos de discurso para o exterior (C.S), o treinador do "azar nas derrotas" esteve uns furos abaixo do exigido.

"Não vamos colocar de lado a possibilidade de lutar por esse título. Vamos lutar por isso até à exaustão", garantiu."

Eis o que eu entendo, em outras palavras:
Vamos lutar pela POSSIBILIDADE DE ... até à exaustão...
Diferente de, Vamos lutar PELO TÍTULO... até à exaustão...

Deixa para lá, devo ser eu.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: ZT143 on 26 de May de 2013, 19:38
Muito mau agora, os merdas ganharam a taça
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Vasco Soares on 26 de May de 2013, 19:51
Hoje , se duvidas ainda houvesse, ficou provado que ficamos a dever a nós mesmos a conquista da taça de Portugal, claro que a culpa não é do peseiro, toda pelo menos não é.
Mas como líder máximo tem responsabilidade máxima.
Claro que a culpa, para muitos é dos erros individuais de salino, das falhas clamorosas de custódio e de João pedro... Pois eu sei disso, não esquecer de dar o mérito da conquista da taça da liga ao abdlólaye, pela mesma ordem de ideias...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Hélder 79 on 26 de May de 2013, 20:04
Acaba de ficar pior o balanço desta época  :-\

O bitórinha ganhou a taça de Portugal, e nós teremos de ir ao Play-off da Liga Europa  :(  fdgp.

Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: 200% Braga - B3 on 26 de May de 2013, 20:05
Quote from: vasco soares on 26 de May de 2013, 19:51
Hoje , se duvidas ainda houvesse, ficou provado que ficamos a dever a nós mesmos a conquista da taça de Portugal, claro que a culpa não é do peseiro, toda pelo menos não é.
Mas como líder máximo tem responsabilidade máxima.
Claro que a culpa, para muitos é dos erros individuais de salino, das falhas clamorosas de custódio e de João pedro... Pois eu sei disso, não esquecer de dar o mérito da conquista da taça da liga ao abdlólaye, pela mesma ordem de ideias...
Também, como é óbvio. Há alguma dúvida?
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: sevenDjesus on 26 de May de 2013, 20:11
Apesar de nos prejudicar, temos que dar os parabéns ao Vitória de Guimaraes pela conquista, temos de acabar de vez com rivalidades e juntarmo-nos contra os três do regime que nos calcam quanto podem!
Parabéns Vitório.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 20:19
Quote from: 200% Braga - B3 on 26 de May de 2013, 20:05
Quote from: vasco soares on 26 de May de 2013, 19:51
Hoje , se duvidas ainda houvesse, ficou provado que ficamos a dever a nós mesmos a conquista da taça de Portugal, claro que a culpa não é do peseiro, toda pelo menos não é.
Mas como líder máximo tem responsabilidade máxima.
Claro que a culpa, para muitos é dos erros individuais de salino, das falhas clamorosas de custódio e de João pedro... Pois eu sei disso, não esquecer de dar o mérito da conquista da taça da liga ao abdlólaye, pela mesma ordem de ideias...
Também, como é óbvio. Há alguma dúvida?

Dar mérito ao Abdulaye?  ???
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: 200% Braga - B3 on 26 de May de 2013, 20:41
Quote from: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 20:19
Quote from: 200% Braga - B3 on 26 de May de 2013, 20:05
Quote from: vasco soares on 26 de May de 2013, 19:51
Hoje , se duvidas ainda houvesse, ficou provado que ficamos a dever a nós mesmos a conquista da taça de Portugal, claro que a culpa não é do peseiro, toda pelo menos não é.
Mas como líder máximo tem responsabilidade máxima.
Claro que a culpa, para muitos é dos erros individuais de salino, das falhas clamorosas de custódio e de João pedro... Pois eu sei disso, não esquecer de dar o mérito da conquista da taça da liga ao abdlólaye, pela mesma ordem de ideias...
Também, como é óbvio. Há alguma dúvida?

Dar mérito ao Abdulaye?  ???
Digamos que da mesma forma que o Salino com o erro e Custódio e João Pedro com os falhanços em Guimarães têm mérito na passagem do Vitória às meias. Também o Abdulaye tem a sua quota de mérito na nossa vitória na final da Taça da Liga. Aliás e, pegando na final da taça da liga, pela ordem de ideias de muitos, também a chuva de golos falhados nesse jogo deve ser culpa do Peseiro e aí ficou demonstrada a "superior qualidade dos nossos jogadores no ataque" (que eu concordo que existe e que facilitou e proporcionou mais e melhores jogadas de ataque, não concordo é que se diga que o treinador nada tem a ver com isso, ou seja, naquilo que é bom a culpa é exclusivamente dos jogadores, no que é mau é exclusivamente do treinador). Peseiro tem muitos defeitos mas sempre se bateu no homem, como já aqui disse um forista e bem, por 2 razões: por tudo e por nada.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: magicobragarui on 26 de May de 2013, 20:43
Alguem sabe possiveis equipas que nos podem calhar nos play offs»
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Braga1921 on 26 de May de 2013, 20:45
Quote from: magicobragarui on 26 de May de 2013, 20:43
Alguem sabe possiveis equipas que nos podem calhar nos play offs»

Como sempre , equipas que já estão com 15 ou mais jogos nas pernas .
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Romanus Invictus on 26 de May de 2013, 20:47
Quote from: Braga1921 on 26 de May de 2013, 20:45
Quote from: magicobragarui on 26 de May de 2013, 20:43
Alguem sabe possiveis equipas que nos podem calhar nos play offs»

Como sempre , equipas que já estão com 15 ou mais jogos nas pernas .

Elfsborg v2.0
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 21:17
Quote from: 200% Braga - B3 on 26 de May de 2013, 20:41
Quote from: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 20:19
Quote from: 200% Braga - B3 on 26 de May de 2013, 20:05
Quote from: vasco soares on 26 de May de 2013, 19:51
Hoje , se duvidas ainda houvesse, ficou provado que ficamos a dever a nós mesmos a conquista da taça de Portugal, claro que a culpa não é do peseiro, toda pelo menos não é.
Mas como líder máximo tem responsabilidade máxima.
Claro que a culpa, para muitos é dos erros individuais de salino, das falhas clamorosas de custódio e de João pedro... Pois eu sei disso, não esquecer de dar o mérito da conquista da taça da liga ao abdlólaye, pela mesma ordem de ideias...
Também, como é óbvio. Há alguma dúvida?

Dar mérito ao Abdulaye?  ???
Digamos que da mesma forma que o Salino com o erro e Custódio e João Pedro com os falhanços em Guimarães têm mérito na passagem do Vitória às meias. Também o Abdulaye tem a sua quota de mérito na nossa vitória na final da Taça da Liga. Aliás e, pegando na final da taça da liga, pela ordem de ideias de muitos, também a chuva de golos falhados nesse jogo deve ser culpa do Peseiro e aí ficou demonstrada a "superior qualidade dos nossos jogadores no ataque" (que eu concordo que existe e que facilitou e proporcionou mais e melhores jogadas de ataque, não concordo é que se diga que o treinador nada tem a ver com isso, ou seja, naquilo que é bom a culpa é exclusivamente dos jogadores, no que é mau é exclusivamente do treinador). Peseiro tem muitos defeitos mas sempre se bateu no homem, como já aqui disse um forista e bem, por 2 razões: por tudo e por nada.

Por momentos pensei que ele teve nos pés dois golo feitos, ou então teria isolado Alan... O que ele fez foi uma falta dentro da área, a Mossoró... Onde está o mérito?
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: GALEGO on 26 de May de 2013, 21:39
Quote from: Hélder 79 on 26 de May de 2013, 20:04
Acaba de ficar pior o balanço desta época  :-\

O bitórinha ganhou a taça de Portugal, e nós teremos de ir ao Play-off da Liga Europa  :(  fdgp.

ESTA É A REALIDADE : a fotografía final do Braga na época 2012-13 ficou até desvaída com o acontecido hoje no Jamor.
E ainda temos que estar agradecidos ao Peseiro?.
Pode presumir este indivíduo de obter a Taça da Liga com o plantel que tinha, quando o Rui Vitoria com quatro correcaminhos acaba de obter a Taça de Portugal?. Caiu definitivamente o pano e agora fica Zé Peseiro ao desnudo...
Levenno para a súa casa os seus incondicionais e que ele pelas noites antes de dormir lhes conte uma dessas novelas que tanto gosta de contar para justificar os seus erros...
E o Salvador, que pague o que seja necesario e saque a este indivíduo daquí já, que o ambiente está cada vez máis contaminado e com mal fario... Há que rachar com tanto clima de negatividade que chegou até o de hoje... o que podìa ter acontecido, aconteceu... agora há que correr o risco de que possam eliminarnos no verao e ficar sem Europa em setembro...
Claro que é culpa do Peseiro... MAXIMA CULPA. Os seguidores do Vitoria podem lhe fazer uma homenagem merecida... o VSC é hoje campeao merced ao Peseiro e ao seu nefasto planteamiento do jogo no Afonso Henriques naquela maldita noite de quartos de final a que asistí em persoa no estadio vimaraniense...
O Braga já nao pode perder um minuto máis.
O de hoje colmata o copo da paciencia com este indivíduo incapaz e inepto.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Nakamura on 26 de May de 2013, 21:44
Quote from: sevenDjesus on 26 de May de 2013, 20:11
Apesar de nos prejudicar, temos que dar os parabéns ao Vitória de Guimaraes pela conquista, temos de acabar de vez com rivalidades e juntarmo-nos contra os três do regime que nos calcam quanto podem!
Parabéns Vitório.

Só cá faltava esta!
Lembras-te de eles nos darem parabéns pela conquista da Taça da Liga??
Definitivamente, há aqui muita gente inocente!

Foi simplesmente uma final entre dois clubes que nada dizem ao Braga!  >:(
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Vasco Soares on 26 de May de 2013, 21:45
Mérito?? Teve o mesmo do salino em Guimarães, fez um erro que custou um golo ha sua equipa.
Onde eu queria chegar é que o abdolaye teve um erro, foi um minuto fatídico para eles, mas é so um minuto em 90, do caso do salino ainda foi diferente , foi um erro em 120 minutos, o que quwr dizer que o mérito do ze peseiro na conquista da taça daliga ê proporcionalmente inverso ao demérito dele próprio na eliminação do braga em Guimarães, mas com mais meia hora pa rectificar.
Se se exagera por vezes na critica a peseiro, por outro lado , ainda há muita boa gente que parece que depois de esta época má, ainda pegam nas virgulas, nos pontos de exclamacão para defender o indefensável, na auto estrada braguista segue uma via de pessoas com mais ou menos argumentos , com mais ou menos razões la advogam a subst do treinador , mas nessa mesma" auto-route " vão meia dúzia em contra Mao mas que axam que vão certos, até ha poucos dias faziam se acompanhar pela mais ilustre personalidade deste clube, o seu presidente, que felizmente, ja recuperou e colocou se do lado... Lógico, e certo do que um clube como o nosso deve assentar a sua racionalidade de competição.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 21:54
Vasco, fazer uma falta, é o equivalente a oferecer um golo... ok...  ::)

Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: lince on 26 de May de 2013, 22:00
Boa Noite, perante as afirmações do Sr Ribeiro Cristovão à SIC Noticias fiquei indignado e enviei a seguinte mensagem para a SIC:

"Boa Noite, é favor de informar ao Sr Ribeiro Cristovão que o SCBraga é o quarto clube em numero de adeptos no estádio(ver estatísticas da liga) e que o SCBraga à muito que ultrapassou os 30 000 sócios. É favor de dizer para ele se retratar e que também percebo a sua insignificância perante o SCBraga. Saudações Desportivas"

As mentiras ditas muitas vezes passam a ser verdadeiras.

Saudações Braguistas
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: zétóSCB on 26 de May de 2013, 22:03
Se peseiro nao sai a bem, os adeptos terão de o fazer sair a mal. O que se viu hj foi revoltante. o vitoria com equipa de tostoes sem ordenados em dia ganhou uma taça decente. Sim, porque a taça da liga é uma anedota e todos o sabemos.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: aurelio II on 26 de May de 2013, 22:04
Quote from: lince on 26 de May de 2013, 22:00
Boa Noite, perante as afirmações do Sr Ribeiro Cristovão à SIC Noticias fiquei indignado e enviei a seguinte mensagem para a SIC:

"Boa Noite, é favor de informar ao Sr Ribeiro Cristovão que o SCBraga é o quarto clube em numero de adeptos no estádio(ver estatísticas da liga) e que o SCBraga à muito que ultrapassou os 30 000 sócios. É favor de dizer para ele se retratar e que também percebo a sua insignificância perante o SCBraga. Saudações Desportivas"

As mentiras ditas muitas vezes passam a ser verdadeiras.

Saudações Braguistas

Por acaso ouvi e acho que ele aproveitou para dar algumas alfinetadas no Braga...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 26 de May de 2013, 22:05
Quote from: zétóSCB on 26 de May de 2013, 22:03
Se peseiro nao sai a bem, os adeptos terão de o fazer sair a mal. O que se viu hj foi revoltante. o vitoria com equipa de tostoes sem ordenados em dia ganhou uma taça decente. Sim, porque a taça da liga é uma anedota e todos o sabemos.

Anedota são os teus comentários.Se achas que um título ganho pelo teu clube é anedota então muda de clube.Dass,que raio de mentalidade.E ainda nós nos queixamos dos outros que têm inveja de nós.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 22:08
Quote from: lince on 26 de May de 2013, 22:00
Boa Noite, perante as afirmações do Sr Ribeiro Cristovão à SIC Noticias fiquei indignado e enviei a seguinte mensagem para a SIC:

"Boa Noite, é favor de informar ao Sr Ribeiro Cristovão que o SCBraga é o quarto clube em numero de adeptos no estádio(ver estatísticas da liga) e que o SCBraga à muito que ultrapassou os 30 000 sócios. É favor de dizer para ele se retratar e que também percebo a sua insignificância perante o SCBraga. Saudações Desportivas"

As mentiras ditas muitas vezes passam a ser verdadeiras.

Saudações Braguistas

Junta isto...

Exmos(as) Associados(as) e Portistas,


Caso não tenha ainda tido oportunidade de ler este artigo que foi publicado no Diário de Notícias a 03 de Outubro de 2010, vimos por este meio difundir mais abaixo neste email o referido artigo.

A Casa F.C.Porto não existiria se não fossem os seus Associados e Amigos, por isso antes de mais desejaríamos agradecer o seu apoio e apelar para convidar aqueles seus conhecidos que poderão estar interessados em ser associados ou aqueles que desejem comparecer na nossa Sede.
Caso ainda não seja Associado não hesite!
Contacte este e-mail: direccaocfcpguimaraes@gmail.com e dar-lhe-emos mais detalhes!
Ao contrário do mito que existe, a Casa F.C.Porto de Guimarães não tem problemas de vandalismo nem os seus sócios são ameaçados por serem Associados da Casa, tal apenas aconteceu uma vez na história desta Casa, não mais que todas as outras Casas espalhadas pelo país.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: zétóSCB on 26 de May de 2013, 22:08
Quote from: barinho on 26 de May de 2013, 22:05
Quote from: zétóSCB on 26 de May de 2013, 22:03
Se peseiro nao sai a bem, os adeptos terão de o fazer sair a mal. O que se viu hj foi revoltante. o vitoria com equipa de tostoes sem ordenados em dia ganhou uma taça decente. Sim, porque a taça da liga é uma anedota e todos o sabemos.

Anedota são os teus comentários.Se achas que um título ganho pelo teu clube é anedota então muda de clube.Dass,que raio de mentalidade.E ainda nós nos queixamos dos outros que têm inveja de nós.
até ao ano passado chamavam-lhe aqui a taça da cerveja, liga intercalar, taça da carica... O braga ganhou, passa a ser maior que a champions
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: lince on 26 de May de 2013, 22:11
Quote from: aurelio II on 26 de May de 2013, 22:04
Quote from: lince on 26 de May de 2013, 22:00
Boa Noite, perante as afirmações do Sr Ribeiro Cristovão à SIC Noticias fiquei indignado e enviei a seguinte mensagem para a SIC:

"Boa Noite, é favor de informar ao Sr Ribeiro Cristovão que o SCBraga é o quarto clube em numero de adeptos no estádio(ver estatísticas da liga) e que o SCBraga à muito que ultrapassou os 30 000 sócios. É favor de dizer para ele se retratar e que também percebo a sua insignificância perante o SCBraga. Saudações Desportivas"

As mentiras ditas muitas vezes passam a ser verdadeiras.

Saudações Braguistas

Por acaso ouvi e acho que ele aproveitou para dar algumas alfinetadas no Braga...

Com ele posso eu bem, agora todos sabemos que a comunicação social tem um poder enorme e estas mentiras passam a verdade. Tenho dúvidas que este senhor lei-a as noticias do SCB, ainda deve ver as noticias no canal história.
O crescimento SCB tem ser feito também nestas situações, se não nos respeitam a bem terão de respeitar a mal.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 26 de May de 2013, 22:13
Quote from: zétóSCB on 26 de May de 2013, 22:08
Quote from: barinho on 26 de May de 2013, 22:05
Quote from: zétóSCB on 26 de May de 2013, 22:03
Se peseiro nao sai a bem, os adeptos terão de o fazer sair a mal. O que se viu hj foi revoltante. o vitoria com equipa de tostoes sem ordenados em dia ganhou uma taça decente. Sim, porque a taça da liga é uma anedota e todos o sabemos.

Anedota são os teus comentários.Se achas que um título ganho pelo teu clube é anedota então muda de clube.Dass,que raio de mentalidade.E ainda nós nos queixamos dos outros que têm inveja de nós.
até ao ano passado chamavam-lhe aqui a taça da cerveja, liga intercalar, taça da carica... O braga ganhou, passa a ser maior que a champions

É um título,pra mim sempre foi isso.Um título.Pode ser o que tem menos tradição neste momento em Portugal mas é um título conquistado pelo Braga.E caso não tenhas reparado não estamos propriamente com o museu atafulhado de troféus para podermos desprezar uma Taça.É como digo,quando os nossos próprios adeptos desprezam as nossas façanhas...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: lince on 26 de May de 2013, 22:14
Quote from: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 22:08
Quote from: lince on 26 de May de 2013, 22:00
Boa Noite, perante as afirmações do Sr Ribeiro Cristovão à SIC Noticias fiquei indignado e enviei a seguinte mensagem para a SIC:

"Boa Noite, é favor de informar ao Sr Ribeiro Cristovão que o SCBraga é o quarto clube em numero de adeptos no estádio(ver estatísticas da liga) e que o SCBraga à muito que ultrapassou os 30 000 sócios. É favor de dizer para ele se retratar e que também percebo a sua insignificância perante o SCBraga. Saudações Desportivas"

As mentiras ditas muitas vezes passam a ser verdadeiras.

Saudações Braguistas

Junta isto...

Exmos(as) Associados(as) e Portistas,


Caso não tenha ainda tido oportunidade de ler este artigo que foi publicado no Diário de Notícias a 03 de Outubro de 2010, vimos por este meio difundir mais abaixo neste email o referido artigo.

A Casa F.C.Porto não existiria se não fossem os seus Associados e Amigos, por isso antes de mais desejaríamos agradecer o seu apoio e apelar para convidar aqueles seus conhecidos que poderão estar interessados em ser associados ou aqueles que desejem comparecer na nossa Sede.
Caso ainda não seja Associado não hesite!
Contacte este e-mail: direccaocfcpguimaraes@gmail.com e dar-lhe-emos mais detalhes!
Ao contrário do mito que existe, a Casa F.C.Porto de Guimarães não tem problemas de vandalismo nem os seus sócios são ameaçados por serem Associados da Casa, tal apenas aconteceu uma vez na história desta Casa, não mais que todas as outras Casas espalhadas pelo país.


São mitos como estes que os nossos vizinhos gozam por parte da CS.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: zétóSCB on 26 de May de 2013, 22:19
Quote from: barinho on 26 de May de 2013, 22:13
Quote from: zétóSCB on 26 de May de 2013, 22:08
Quote from: barinho on 26 de May de 2013, 22:05
Quote from: zétóSCB on 26 de May de 2013, 22:03
Se peseiro nao sai a bem, os adeptos terão de o fazer sair a mal. O que se viu hj foi revoltante. o vitoria com equipa de tostoes sem ordenados em dia ganhou uma taça decente. Sim, porque a taça da liga é uma anedota e todos o sabemos.

Anedota são os teus comentários.Se achas que um título ganho pelo teu clube é anedota então muda de clube.Dass,que raio de mentalidade.E ainda nós nos queixamos dos outros que têm inveja de nós.
até ao ano passado chamavam-lhe aqui a taça da cerveja, liga intercalar, taça da carica... O braga ganhou, passa a ser maior que a champions

É um título,pra mim sempre foi isso.Um título.Pode ser o que tem menos tradição neste momento em Portugal mas é um título conquistado pelo Braga.E caso não tenhas reparado não estamos propriamente com o museu atafulhado de troféus para podermos desprezar uma Taça.É como digo,quando os nossos próprios adeptos desprezam as nossas façanhas...

Entre a taça da liga e a prova rainha do futebol portugues qual escolhias? Eu escolhia as duas, mas o senhor peseteiro roubou-nos uma. Eu não desprezo nada, mas esta taça nao tem a mesma importancia que as outras. é um dado adquirido, assim como o campeonato vale mais que a taça de portugal; assim como a champions vale mais que o campeonato portuues.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: darno on 26 de May de 2013, 22:29
Quote from: Nakamura on 26 de May de 2013, 21:44
Quote from: sevenDjesus on 26 de May de 2013, 20:11
Apesar de nos prejudicar, temos que dar os parabéns ao Vitória de Guimaraes pela conquista, temos de acabar de vez com rivalidades e juntarmo-nos contra os três do regime que nos calcam quanto podem!
Parabéns Vitório.

Só cá faltava esta!
Lembras-te de eles nos darem parabéns pela conquista da Taça da Liga??
Definitivamente, há aqui muita gente inocente!

Foi simplesmente uma final entre dois clubes que nada dizem ao Braga!  >:(
concordo aqui nao há amizades qer dizer queres treguas depois daquilo que aconteceu no jogo com a equipa b nao ?
e alem disso eles n nos deram os parabens nos tb nao temos que dar agr essa !!! >:(
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Nakamura on 26 de May de 2013, 22:36
Meus caros,

Hoje passou-se aquilo que eu desde há 15 dias comecei a imaginar: com uma equipa de tostões, o guimerdães acabou por aproveitar as circunstâncias que lhe foram sorrindo: ajuda do sistema na arbitragem vergonhosa em que eliminou o Braga  (encomendada pelos lampiões para terem caminho aberto para o caneco), depois o sorteio das meias com um inofensivo Belenenses, e, posteriormente, o colapso moral e físico dos passarinhos.

Se não tivessemos a vergonha de treinador que temos, podiamos mesmo assim ter superado aquela arbitragem vergonhosa e apoio que lhes foi dado (porque temos plantel muito, muito superior - que deveria ser capaz de dobrar todos esses obstáculos e ainda sair de lá a sorrir).

Recordo ainda que eles, pelo menos, fizeram pela vida e aproveitaram a oportunidade que se lhes deparou (assim como o FCP): nós, depois de uma época miserável, tivemos também a nossa oportunidade em casa com o Nacional... e fizemos o jogo que se viu  >:( >:(

Este ano a equipa do Judas aprendeu um pouco a lição: começou com menos gás e no final do campeonato aguentou mais duas ou três jornadas... quase que dava!

Mas lá veio o inevitável estouro físico e psicológico: na verdade o modelo de jogo que impõe é tão intensivo - exige um esforço tão grande, sobretudo a laterais, trinco e alas - que mais tarde ou mais cedo, passa factura!
Para jogar sempre "em empolgamento/cavalgada" como o Judas gosta, teria que ter 2 plantéis... ou jogadores alemães (estes andam alimentados a "papas" novas, não?)

Lá está, quanto a mim há muito tempo que digo: sofremos do complexo da "mosca" - quanto mais nos quisermos aproximar da luz (sem duplo sentido), mais temos sérias possibilidades de sermos queimados!

Devemos afastar-nos do foco dos vedetismos e dos favoritos...
regressarmos ao discurso da humildade, do empenho, dos Gverreiros!

Termos noção do que somos e não nos querermos estupidamente pôr-nos em "bicos de pés", e, assim, ser alvo da perseguição da imprensa e do sistema - sempre ao serviço dos mesmos.
Não temos que assumir nada! Não somos um dos ditos "grandes".  Somos nós... enormes.
Foi um erro estratégico brutal.
Pura vaidade - muita dela até vaidade pessoal - que nos saiu cara!

Não temos que "assumir as despesas do jogo", ou fazer "pose" para jornalistas!

Temos que nos voltar a fazer de "mortos e enterrados"!

Lá dentro, entre as paredes do balneário, é que sibilinamente o discurso deve ser outro (de guerra, de união, de revolta pelo orgulho deste clube)

Para tentar reconstruir o espírito e orgulho deste clube, fortemente abalado este ano, apesar da "aspirina" de Coimbra!  >:(
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: bruce on 26 de May de 2013, 22:44
Mas alguém liga ao que o lagarto Ribeiro Cristóvão diz??????

Ele é do mais anti benfiquista, portista, braguista que existe. Sempre criticou taça da liga porque o benfica a ganhava. Mas como ele gosta menos do benfica que do braga, este ano como a taça não foi para o benfica elogiou mais um bocado.

Para ele hoje foi como o sporting tivesse ganho.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: 200% Braga - B3 on 26 de May de 2013, 22:59
Quote from: vasco soares on 26 de May de 2013, 21:45
Mérito?? Teve o mesmo do salino em Guimarães, fez um erro que custou um golo ha sua equipa.
Onde eu queria chegar é que o abdolaye teve um erro, foi um minuto fatídico para eles, mas é so um minuto em 90, do caso do salino ainda foi diferente , foi um erro em 120 minutos, o que quwr dizer que o mérito do ze peseiro na conquista da taça daliga ê proporcionalmente inverso ao demérito dele próprio na eliminação do braga em Guimarães, mas com mais meia hora pa rectificar.
Se se exagera por vezes na critica a peseiro, por outro lado , ainda há muita boa gente que parece que depois de esta época má, ainda pegam nas virgulas, nos pontos de exclamacão para defender o indefensável, na auto estrada braguista segue uma via de pessoas com mais ou menos argumentos , com mais ou menos razões la advogam a subst do treinador , mas nessa mesma" auto-route " vão meia dúzia em contra Mao mas que axam que vão certos, até ha poucos dias faziam se acompanhar pela mais ilustre personalidade deste clube, o seu presidente, que felizmente, ja recuperou e colocou se do lado... Lógico, e certo do que um clube como o nosso deve assentar a sua racionalidade de competição.
O Peseiro devia ter levado uma caçadeira para Guimarães e ter morto o Douglas ou então ter desviado aquela bola ao poste do Éder. Eu não sou contra a saída de Peseiro. Não tem condições para continuar, dentre outras razões, é óbvio que se continuasse estaria a prazo e com grande pressão logo à partida. Apenas sou contra a crítica cega que por vezes aqui vejo e vi durante toda a época. Chega(va) a cansar!
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Aquiles on 27 de May de 2013, 00:25
Boas,
Para todos aqueles que enaltecem os espanhois pelo que alcançaram hoje, incluindo os jornaleiros deste país, quero lembrar que em termos de fair-play desportivo esta equipa nem sequer chegava a disputar esta final. Começou a época com um plantel que não podia pagar e fez mesmo a época toda dessa forma, com a sorte de há medida que iam saindo os que não aguentavam a falta de pagamento, ter colmatado com a equipa B.
Peço desculpa, por contraiar todas as teorias, mas deviam ter vergonha na cara. Claro que existe mérito do Rui Vitória, claro que existe mérito dos jogadores, mas se todos os outros que competem com eles construirem planteis que depois não vão pagar, se calhar vamos ter uma competição diferente e estes espanhois não chegariam aonde chegaram.
E um dia (que espero nunca aconteça) o meu Clube o Magnifico SCBraga, também tiver o mesmo comportamento, não diexarei de o criticar da mesma forma.

E fico triste que se glorifique o Rui Vitória e seus pares e não se questione como é que ele comtemporiza com uma direcção que sabe que não vai pagar aos atletas, será que era essa a memória que os seus pais queriam ver homenageada?

Quanto ao balanço, e referindo-me ao jogo em que fomos eliminados pelos espanhois, só posso dizer que jogamos muito mais do que eles e construimos oportuinidades para ganhar de goleada, não o conseguimos mas ninguém pode criticar o Peseiro por isso.

De qualquer forma entendo que o Peseiro deve sair, pois em momento algum a Equipa demonstrou um futebol capaz de galvanizar os adeptos.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Arsenalista on 27 de May de 2013, 00:40
Quote from: Aquiles on 27 de May de 2013, 00:25
Boas,
Para todos aqueles que enaltecem os espanhois pelo que alcançaram hoje, incluindo os jornaleiros deste país, quero lembrar que em termos de fair-play desportivo esta equipa nem sequer chegava a disputar esta final. Começou a época com um plantel que não podia pagar e fez mesmo a época toda dessa forma, com a sorte de há medida que iam saindo os que não aguentavam a falta de pagamento, ter colmatado com a equipa B.
Peço desculpa, por contraiar todas as teorias, mas deviam ter vergonha na cara. Claro que existe mérito do Rui Vitória, claro que existe mérito dos jogadores, mas se todos os outros que competem com eles construirem planteis que depois não vão pagar, se calhar vamos ter uma competição diferente e estes espanhois não chegariam aonde chegaram.
E um dia (que espero nunca aconteça) o meu Clube o Magnifico SCBraga, também tiver o mesmo comportamento, não diexarei de o criticar da mesma forma.

E fico triste que se glorifique o Rui Vitória e seus pares e não se questione como é que ele comtemporiza com uma direcção que sabe que não vai pagar aos atletas, será que era essa a memória que os seus pais queriam ver homenageada?

Quanto ao balanço, e referindo-me ao jogo em que fomos eliminados pelos espanhois, só posso dizer que jogamos muito mais do que eles e construimos oportuinidades para ganhar de goleada, não o conseguimos mas ninguém pode criticar o Peseiro por isso.

De qualquer forma entendo que o Peseiro deve sair, pois em momento algum a Equipa demonstrou um futebol capaz de galvanizar os adeptos.

Ganharam e ganharam bem, e reconheço mérito ao trabalho que fizeram.

Sou do Braga, mas tb sei reconhecer quando os outros tem competência.

E essa do fair-play desportivo é o quê? Existem regras que impeçam as equipas de disputar os jogos se tiverem salários em atraso? Se assim é, é à FPF ou à Liga que compete fazer cumprir as regras...

Quando jogamos com eles, jogamos mais? Não chega. É preciso saber defender e sofrer, coisa que durante toda a época não soubemos fazer.

Vamos começar um novo ciclo, mas tb é importante olhar para dentro e analisar o que correu mal.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Nakamura on 27 de May de 2013, 01:49
Quote from: Arsenalista on 27 de May de 2013, 00:40
Quote from: Aquiles on 27 de May de 2013, 00:25
Boas,
Para todos aqueles que enaltecem os espanhois pelo que alcançaram hoje, incluindo os jornaleiros deste país, quero lembrar que em termos de fair-play desportivo esta equipa nem sequer chegava a disputar esta final. Começou a época com um plantel que não podia pagar e fez mesmo a época toda dessa forma, com a sorte de há medida que iam saindo os que não aguentavam a falta de pagamento, ter colmatado com a equipa B.
Peço desculpa, por contraiar todas as teorias, mas deviam ter vergonha na cara. Claro que existe mérito do Rui Vitória, claro que existe mérito dos jogadores, mas se todos os outros que competem com eles construirem planteis que depois não vão pagar, se calhar vamos ter uma competição diferente e estes espanhois não chegariam aonde chegaram.
E um dia (que espero nunca aconteça) o meu Clube o Magnifico SCBraga, também tiver o mesmo comportamento, não diexarei de o criticar da mesma forma.

E fico triste que se glorifique o Rui Vitória e seus pares e não se questione como é que ele comtemporiza com uma direcção que sabe que não vai pagar aos atletas, será que era essa a memória que os seus pais queriam ver homenageada?

Quanto ao balanço, e referindo-me ao jogo em que fomos eliminados pelos espanhois, só posso dizer que jogamos muito mais do que eles e construimos oportuinidades para ganhar de goleada, não o conseguimos mas ninguém pode criticar o Peseiro por isso.

De qualquer forma entendo que o Peseiro deve sair, pois em momento algum a Equipa demonstrou um futebol capaz de galvanizar os adeptos.

Ganharam e ganharam bem, e reconheço mérito ao trabalho que fizeram.

Sou do Braga, mas tb sei reconhecer quando os outros tem competência.

E essa do fair-play desportivo é o quê? Existem regras que impeçam as equipas de disputar os jogos se tiverem salários em atraso? Se assim é, é à FPF ou à Liga que compete fazer cumprir as regras...

Quando jogamos com eles, jogamos mais? Não chega. É preciso saber defender e sofrer, coisa que durante toda a época não soubemos fazer.

Vamos começar um novo ciclo, mas tb é importante olhar para dentro e analisar o que correu mal.

Não concordo nada!!
Mas ganharam bem porquê?
Simplesmente porque ganharam?
Tiveram a sorte de jogar uma meia-final com uma equipa da 2.ª liga, e, na final, depararam-se com um benfas morto animicamente! Em KO moral. Um destroço moral a arrastar-se em campo...
Um conjunto de bons jogadores que já nem forma uma equipa em termos psicológicos - como no fim Cardozo bem demonstrou.
Não percebo o mérito do Guimerdães nesta final... aproveitaram foi a falta de comparência psicológica da outra equipa!
Como acima digo: tiveram a sorte das circunstâncias os ajudarem (ajuda do sistema no jogo com o Braga, ditando uma final antecipada com o rei do sistema - que nessa altura não suspeitava que iria chegar a esta final psicologica e animicamente KO).
Têm particular mérito em quê?
Jogaram bem? Não.
E ainda por cima, como é dito acima, e bem, anadaram vários meses a jogar com jogadores na sua equipa a quem não tinham condições de pagar!
Então vamos todos apostar nisso: eu para o ano ia buscar p.ex. o Ghilas, seja pelo preço que for... mas só lhe pagava 3 meses e depois "enrolava-o" com cantiguinhas o resto da época... à espera de o tentar revender com lucro e lhe poder pagar no ano seguinte!
Da-se!! Que mérito do car***! Que belo exemplo que ali se apresenta para o futebol português!!
Aproveitaram as circunstâncias que lhes foram favoráveis... e acabaram por ficar com o caneco por um conjunto de circunstâncias a maior parte delas alheias a eles - improváveis e provavelmente irrepetíveis.
Não vejo em que é que estão de particularmente de parabéns.
Nem um bom jogo se pode dizer que tenham feito (mesmo na ausência anímica do opositor)...
Se tivessem feito um jogão de encher o olho e justificassem o estar na final e terem conquistado o troféu, teria que lhes tirar o chapéu e dar-lhes os parabéns... Mas sinceramente, não foi nada disso! Esta taça para eles teve mais de sorte que de mérito...
Olha, só se for um daqueles chavões do futebol: "Parabéns porque acreditaram!"... LOL
Mas isso de acreditar...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: sedas on 27 de May de 2013, 10:08
Quote from: Arsenalista on 27 de May de 2013, 00:40
Quote from: Aquiles on 27 de May de 2013, 00:25
Boas,
Para todos aqueles que enaltecem os espanhois pelo que alcançaram hoje, incluindo os jornaleiros deste país, quero lembrar que em termos de fair-play desportivo esta equipa nem sequer chegava a disputar esta final. Começou a época com um plantel que não podia pagar e fez mesmo a época toda dessa forma, com a sorte de há medida que iam saindo os que não aguentavam a falta de pagamento, ter colmatado com a equipa B.
Peço desculpa, por contraiar todas as teorias, mas deviam ter vergonha na cara. Claro que existe mérito do Rui Vitória, claro que existe mérito dos jogadores, mas se todos os outros que competem com eles construirem planteis que depois não vão pagar, se calhar vamos ter uma competição diferente e estes espanhois não chegariam aonde chegaram.
E um dia (que espero nunca aconteça) o meu Clube o Magnifico SCBraga, também tiver o mesmo comportamento, não diexarei de o criticar da mesma forma.

E fico triste que se glorifique o Rui Vitória e seus pares e não se questione como é que ele comtemporiza com uma direcção que sabe que não vai pagar aos atletas, será que era essa a memória que os seus pais queriam ver homenageada?

Quanto ao balanço, e referindo-me ao jogo em que fomos eliminados pelos espanhois, só posso dizer que jogamos muito mais do que eles e construimos oportuinidades para ganhar de goleada, não o conseguimos mas ninguém pode criticar o Peseiro por isso.

De qualquer forma entendo que o Peseiro deve sair, pois em momento algum a Equipa demonstrou um futebol capaz de galvanizar os adeptos.

Ganharam e ganharam bem, e reconheço mérito ao trabalho que fizeram.

Sou do Braga, mas tb sei reconhecer quando os outros tem competência.

E essa do fair-play desportivo é o quê? Existem regras que impeçam as equipas de disputar os jogos se tiverem salários em atraso? Se assim é, é à FPF ou à Liga que compete fazer cumprir as regras...

Quando jogamos com eles, jogamos mais? Não chega. É preciso saber defender e sofrer, coisa que durante toda a época não soubemos fazer.

Vamos começar um novo ciclo, mas tb é importante olhar para dentro e analisar o que correu mal.

A lei do fair-play financeiro existe e existem regras que proíbem a inscrição dos clubes com salários em atraso.

Infelizmente a direcção da liga está cheia de tachistas para quem o que importa é continuar a comer da gamela e que para não perderem o tacho continuam a permitir que a lei seja transgredida.

Basta ler esta entrevista do Mário Figueiredo para perceber o porquê da não aplicação das leis, e nada tem a ver com desporto. Apenas com a manutenção do tacho.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=404539


Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: sedas on 27 de May de 2013, 10:13
Quanto à vitória dos Espanhóis na Taça, em particular no jogo contra nós, tenho de lhes dar algum mérito...

Foram ajudados pelo árbitro, mas aproveitaram bem o facto de nós não termos treinador e tacticamente ganharam o jogo..

Foram 2 vezes à baliza e marcaram 2 golos, quantas vezes isso nos aconteceu este ano???

Foram mais eficazes a defender e por mais remates que tenhamos feito eles marcaram 2 golos nós 1. Foi a diferença.. Este ano andamos a época toda com o treinador a dizer que fomos superiores mas perdemos, quando o objectivo no futebol é marcar mais golos que o adversário.
Se sofremos mais golos (a maior parte das vezes por incompetência táctica) fomos inferiores,  mesmo que rematemos 50 vezes e  o opositor 2..
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: brigada da relote on 27 de May de 2013, 10:47
(http://i.imgur.com/JrBJ9ub.jpg)

RECORD
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: sedas on 27 de May de 2013, 10:51
Off-topic

Esta é das poucas boas notícias desta época...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior_premium.aspx?content_id=824070

Quem cospe no prato em que come acaba por ser castigado..

Espero que a partir de agora lhe infernizem a vida..
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: bruce on 27 de May de 2013, 10:55
Quote from: sedas on 27 de May de 2013, 10:51
Off-topic

Esta é das poucas boas notícias desta época...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior_premium.aspx?content_id=824070

Quem cospe no prato em que come acaba por ser castigado..

Espero que a partir de agora lhe infernizem a vida..

Agora ri-me  ;D, o que se passou é que ao contrario da época de estreia nas galinhas onde tinha o Eduardo como suplente esta época não tinha rival e facilitou. Quando tinha o Eduardo na sombra aplicava-se mais, mas é bem feita que o cruxifiquem
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Lipeste on 27 de May de 2013, 11:33
Aguardemos para perceber se o fair play da uefa lhes permite a entrada em prova...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Kilo on 27 de May de 2013, 11:59
Quote from: Lipeste on 27 de May de 2013, 11:33
Aguardemos para perceber se o fair play da uefa lhes permite a entrada em prova...

É inacreditável, o futebol português. A bajulação que se faz a um clube que ganhou um título, sim, mas à custa de quê?

O Braga, ao longo destes anos, tem tido jogadores e equipas fantásticas mas, a bem da saúde financeira e de ser um clube cumpridor com todos os seus intervenientes (próprios e fornecedores), vê-se obrigado, ano após ano, a delapiadar o seu plantel vendendo os seus melhores elementos.

Os outros, pelo contrário, não pagam ordenados, não pagam jogadores que depois se tornam decisivos em vitórias importantes, etc etc etc...

Fácil: compramos meia dúzia de craques, não os pagamos, não pagamos os ordenados, ganhamos títulos e fica toda a gente contente e somos levados ao colo por um país inteiro. Até pelos rivais, que foram os mais prejudicados por esta...farsa.

E isto para não falar na forma como lhes correu a época. O Braga, mesmo com todos os defeitos, com metade da "mija" deles tinha ido, no mínimo, à final da Liga dos Campões...  ::)
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 27 de May de 2013, 12:02
Quote from: Zé Cometa on 27 de May de 2013, 11:59
Quote from: Lipeste on 27 de May de 2013, 11:33
Aguardemos para perceber se o fair play da uefa lhes permite a entrada em prova...

É inacreditável, o futebol português. A bajulação que se faz a um clube que ganhou um título, sim, mas à custa de quê?

O Braga, ao longo destes anos, tem tido jogadores e equipas fantásticas mas, a bem da saúde financeira e de ser um clube cumpridor com todos os seus intervenientes (próprios e fornecedores), vê-se obrigado, ano após ano, a delapiadar o seu plantel vendendo os seus melhores elementos.

Os outros, pelo contrário, não pagam ordenados, não pagam jogadores que depois se tornam decisivos em vitórias importantes, etc etc etc...

Fácil: compramos meia dúzia de craques, não os pagamos, não pagamos os ordenados, ganhamos títulos e fica toda a gente contente e somos levados ao colo por um país inteiro. Até pelos rivais, que foram os mais prejudicados por esta...farsa.

E isto para não falar na forma como lhes correu a época. O Braga, mesmo com todos os defeitos, com metade da "mija" deles tinha ido, no mínimo, à final da Liga dos Campões...  ::)

Mas não vês o que se diz na CS?Eles são fantásticos,são um exemplo a seguir porque com todas as dificuldades ganharam uma Taça e fizeram um bom campeonato.Salários em atraso?Isso não interessa!Assim como não interessa que a aposta em jovens tenhas sido feita quase por obrigação.Eu sinceramente gostava de perceber o proteccionismo que esse clube tem na CS.Ou será medo de levar no focinho quando lá vão?
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Kilo on 27 de May de 2013, 12:11
Quote from: barinho on 27 de May de 2013, 12:02
Quote from: Zé Cometa on 27 de May de 2013, 11:59
Quote from: Lipeste on 27 de May de 2013, 11:33
Aguardemos para perceber se o fair play da uefa lhes permite a entrada em prova...

É inacreditável, o futebol português. A bajulação que se faz a um clube que ganhou um título, sim, mas à custa de quê?

O Braga, ao longo destes anos, tem tido jogadores e equipas fantásticas mas, a bem da saúde financeira e de ser um clube cumpridor com todos os seus intervenientes (próprios e fornecedores), vê-se obrigado, ano após ano, a delapiadar o seu plantel vendendo os seus melhores elementos.

Os outros, pelo contrário, não pagam ordenados, não pagam jogadores que depois se tornam decisivos em vitórias importantes, etc etc etc...

Fácil: compramos meia dúzia de craques, não os pagamos, não pagamos os ordenados, ganhamos títulos e fica toda a gente contente e somos levados ao colo por um país inteiro. Até pelos rivais, que foram os mais prejudicados por esta...farsa.

E isto para não falar na forma como lhes correu a época. O Braga, mesmo com todos os defeitos, com metade da "mija" deles tinha ido, no mínimo, à final da Liga dos Campões...  ::)

Mas não vês o que se diz na CS?Eles são fantásticos,são um exemplo a seguir porque com todas as dificuldades ganharam uma Taça e fizeram um bom campeonato.Salários em atraso?Isso não interessa!Assim como não interessa que a aposta em jovens tenhas sido feita quase por obrigação.Eu sinceramente gostava de perceber o proteccionismo que esse clube tem na CS.Ou será medo de levar no focinho quando lá vão?

A questão é mesmo essa.

Mas a gestão de Salvador põe-se a jeito. Nunca, nunca protegeu os sócios do Braga, nunca valorizou o nosso esforço e, ao contrário de outros, nem precisava de mentir à comunicação social para o fazer.

Que este CEO mude um pouco as coisas.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: sedas on 27 de May de 2013, 16:38
Quote from: barinho on 27 de May de 2013, 12:02
Quote from: Zé Cometa on 27 de May de 2013, 11:59
Quote from: Lipeste on 27 de May de 2013, 11:33
Aguardemos para perceber se o fair play da uefa lhes permite a entrada em prova...

É inacreditável, o futebol português. A bajulação que se faz a um clube que ganhou um título, sim, mas à custa de quê?

O Braga, ao longo destes anos, tem tido jogadores e equipas fantásticas mas, a bem da saúde financeira e de ser um clube cumpridor com todos os seus intervenientes (próprios e fornecedores), vê-se obrigado, ano após ano, a delapiadar o seu plantel vendendo os seus melhores elementos.

Os outros, pelo contrário, não pagam ordenados, não pagam jogadores que depois se tornam decisivos em vitórias importantes, etc etc etc...

Fácil: compramos meia dúzia de craques, não os pagamos, não pagamos os ordenados, ganhamos títulos e fica toda a gente contente e somos levados ao colo por um país inteiro. Até pelos rivais, que foram os mais prejudicados por esta...farsa.

E isto para não falar na forma como lhes correu a época. O Braga, mesmo com todos os defeitos, com metade da "mija" deles tinha ido, no mínimo, à final da Liga dos Campões...  ::)

Mas não vês o que se diz na CS?Eles são fantásticos,são um exemplo a seguir porque com todas as dificuldades ganharam uma Taça e fizeram um bom campeonato.Salários em atraso?Isso não interessa!Assim como não interessa que a aposta em jovens tenhas sido feita quase por obrigação.Eu sinceramente gostava de perceber o proteccionismo que esse clube tem na CS.Ou será medo de levar no focinho quando lá vão?

É muito fácil de perceber este proteccionismo... Não incomodam por isso toca a proteger (não é uma vitória na Taça que os incomodará mas sim a luta na Liga) ainda por cima se protegê-los é dar uma bicada em quem os incomoda ainda melhor...

Nós há 10 anos atrás também tínhamos boa imprensa, sempre presente a elogiar os nossos feitos como a final da Taça de 1998 ou as 2 eliminatórias que passamos em 1997/1998 até ao jogo com o Schalke. 

Nos últimos anos começamos a incomodar os do regime (em particular as galinhas de Lisboa) e a intrometer-mo-nos em lutas que para quem dirige a comunicação social não deviam ser nossas, e após uma época que pensavam que era garantida e em que só ganharam com jogadas de túneis e bastidores e mesmo assim só na última jornada, o ataque constante começou..

Antes de nós já o Boavista sofreu com este efeito mediático de entrar numa luta contra os poderes instalados..
Para se chegar a uma meia-final da Taça Uefa, ou passar uma fase de grupos da Champions, como eles fizeram, não basta ser-se um clube de caceteiros (como os apelidava toda a comunicação social) é preciso 1 bocado mais do que isso..

O VSC neste momento tem a vantagem de nunca os ter preocupado realmente, daí toca a enaltecê-los e a apoiar o "mito".  Se algum dia conseguirem incomodá-los esse colinho desaparece..
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Fernando Marques on 27 de May de 2013, 21:13
Quote from: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 18:24
Quote from: Fernando Marques on 26 de May de 2013, 16:22
Quote from: enormeBRAGA on 26 de May de 2013, 14:02
Pois, nunca afirmou que seria campeão. Ia tentar, reconhecendo, que não seria uma responsabilidade do Braga, nem um objectivo concreto. Mas é legítimo, que perante o passado recente, assim o entendesse. E pelos vistos não foi o único. Infelizmente, em Portugal, ser campeão, é um feito heróico, sendo que não fazemos parte do "sistema".
Enormebraga, desculpa discordar mas aproveitas cada vírgula no discurso do Sr.Peseiro para o defender. Peseiro, com q.b de culpa do Salvador, enveredou por um discurso péssimo, colocando uma pressão desnecessária nos jogadores. Existem mensagens para dentro do balneário e para o exterior. No meu círculo pessoal de amigos tinha dito que já havíamos começado com o pé esquerdo. Tenho toda a legitimidade para criticar visto que não o fiz durante 80% da época e nunca assobiei ou insultei a personagem.

Agora, não entremos por discussões sobre vírgulas e parágrafos. Ele assumiu que iria lutar pelo título (podia ter dito apenas, pela melhor posição possível..). E aí já começou mal, à la Sporting digamos...

Respeito quando defendes este treinador, é a tua opinião. Na verdade, já tivemos bem pior. O grande problema é que estamos habituados a bem melhor..

Não me vou alongar mais, só queria afirmar é que sejamos sérios e não atiremos areia para os olhos de ninguém. Em termos de discurso para o exterior (C.S), o treinador do "azar nas derrotas" esteve uns furos abaixo do exigido.

"Não vamos colocar de lado a possibilidade de lutar por esse título. Vamos lutar por isso até à exaustão", garantiu."

Eis o que eu entendo, em outras palavras:
Vamos lutar pela POSSIBILIDADE DE ... até à exaustão...
Diferente de, Vamos lutar PELO TÍTULO... até à exaustão...

Deixa para lá, devo ser eu.
Exacto não é preciso acrescentar mais nada meu caro. Nesse discurso eu não leio, "Vamos lutar pelo melhor possível, tendo em conta que Porto e Benfica são favoritos"

Leio que vamos lutar até à exaustão. É claramente uma forma de pressão para o balneário e conversa da treta para agradar o presidente. Não é um discurso inteligente. Nós não precisamos de assumir que vamos lutar, nós tínhamos de assumir sim, a luta pelo 3º e o que viesse, fruto do trabalho, era bem-vindo. 

São pormenores, mas importantes. Tal como o pormenor do "azar"..
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 27 de May de 2013, 21:46
Caro Fernando, a rematar, a afirmação sobre a POSSIBILIDADE de lutar pelo título, há ainda ," sabemos que não é uma obrigação... "

Claro como a água.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Arsenalista on 27 de May de 2013, 21:57
Não percebo esta discussão de vírgulas, para a temporada que finda, tinhamos 3 objectivos bem definidos pela direcção:

1. Entrar na fase de grupos da CL
2. Vencer uma das taças "domésticas"
3. Ficar entre os 3 primeiros lugares no campeonato

Dois destes objectivos foram conseguidos, outro não, logo o mais importante...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 27 de May de 2013, 22:01
Quote from: Arsenalista on 27 de May de 2013, 21:57
Não percebo esta discussão de vírgulas, para a temporada que finda, tinhamos 3 objectivos bem definidos pela direcção:

1. Entrar na fase de grupos da CL
2. Vencer uma das taças "domésticas"
3. Ficar entre os 3 primeiros lugares no campeonato

Dois destes objectivos foram conseguidos, outro não, logo o mais importante...

até que enfim...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: rvx on 27 de May de 2013, 22:10
Quote from: enormeBRAGA on 27 de May de 2013, 22:01
Quote from: Arsenalista on 27 de May de 2013, 21:57
Não percebo esta discussão de vírgulas, para a temporada que finda, tinhamos 3 objectivos bem definidos pela direcção:

1. Entrar na fase de grupos da CL
2. Vencer uma das taças "domésticas"
3. Ficar entre os 3 primeiros lugares no campeonato

Dois destes objectivos foram conseguidos, outro não, logo o mais importante...

até que enfim...

Não é bem assim. Depois de uma boa estreia na fase de grupos da CL da outra vez, era um objectivo conseguir, no mínimo, atingir a fase de grupos da Liga Europa. Em vez disso, tivemos 5 derrotas em 6 jogos. Portanto, falhamos, no mínimo, metade dos objectivos da época. Não é tempo de tentar desvalorizar os falhanços desta época, porque, como alguns foristas já apontaram, demos dois passos atrás. Perdemos muito dinheiro e uma possibilidade de manter a distância em relação ao Porto e Benfica. A não ser que ocorra um milagre, acredito que, no próximo ano, estaremos mais próximos do Braga de Jesualdo do que do de Domingos e Jardim.

Quanto ao Artur, há um comentário nesse link que diz tudo dele, com diferentes sentidos:

"Até parece um espião, que durante imenso tempo age de forma impecável, ganha a confiança e estima de todos, e nas horas decisivas mostra a verdadeira cara"

É um grande guarda-redes, mas a atitude dele perante o Braga é imperdoável.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: disco infiltrator on 27 de May de 2013, 22:16
Os comentários que estão a surgir a propósito do impacto que teve na media o Vitória ter ganho a Taça e as habituais comparações que são feitas com o SCB, são consequência de algo que está muito errado na atual administração do SCB e para a qual muitos Braguistas chamam a atenção mas, infelizmente, sem reflexos práticos.

Seria interessante, penso eu, debatermos este assunto em outro tópico pois é, para mim, um dos pontos que mais me incomoda quando penso no SCB e no caminho que poderemos seguir.

Resumidamente, continuo a assistir a um Presidente (e respectiva direcção) que não comunica com os sócios, que não os valoriza e nem lhes dá a atenção e respeito que lhe são devidos. A imagem que se passa para fora, e principalmente para aqueles que não conhecem a realidade atual da cidade de Braga e da região, é que o maior ativo do SCB é o Salvador e a sua gestão. Em Guimarães, a imagem que continuamente se passa é que o maior ativo do Vitória são os seus sócios e adeptos que estão sempre com a equipa mesmo nos piores momentos. Isto faz toda a diferença. Em Braga, todos sabemos que as coisas estão a mudar e para bem melhor. Sabemos que os Braguistas estão a crescer, que estamos (felizmente) bem longe do tempo do benfica mandar quando vinha a Braga e que temos adeptos e sócios que seguem o SCB para todo o lado. Mas isso sabemos nós, poucos de fora falam nisso e dão valor a isso. Porque? Porque os primeiros que deverão valorizar os adeptos do SCB terão que ser os próprios adeptos, os Braguistas, os Bracarenses e.....o Presidente e Direcção do clube. Isso não acontece. As entrevistas ao Presidente são sempre centradas na sua pessoa e na sua gestão. Esse trabalho tem mérito mas o clube não vai acabar quando o Salvador sair. O Braga só irá crescer se tiver mais gentes identificadas e que se sintam parte do projeto do SCB. Em Guimarães fazem isso muito bem, em Braga não fazemos isso.

Os adeptos do SCB são os principais Embaixadores do clube. Eu moro fora de Portugal e tento sempre divulgar o SCB, distribuir cachecois e promover a imagem do nosso clube. Acredito que todos fazemos isso mas esse é um trabalho de formiguinha que demora anos e anos a ser construído. A Direcção é que tem que reforçar esse trabalho e indicar um caminho em conjunto e comunhão com sócios e adeptos do SCB. Isso simplesmente não é feito. É preciso ter cuidado com a comunicação é preciso se criar uma sintonia entre adeptos e direcção.

Caso contrário, continuaremos sempre a viver neste mito das comparações com o Vitória, de situações equivocadas e muitas vezes reforçadas por porta-vozes que se criaram e que nada conhecem da realidade do SCB. Tomei conhecimento que, na recente Feira do Livro de Celorico de Basto, o Futre perguntou ao Marcelo Rebelo de Sousa (ambos presentes) porque em Braga as pessoas eram divididas entre o benfica e o Braga e em Guimarães eram só do Vitória. Como seria de se esperar, a resposta do MRS seguiu carregada de disparates e própria de alguém que não conhece a realidade do SCB e das suas gentes. Isso acontece, ainda e em grande parte, por falta de comunicação e divulgação do que é hoje o SCB. É preciso que esta direção comunique, que crie uma identificação forte com os sócios e a cidade. É muito injusto lermos coisas nos jornais e sermos abordados por pessoas de outras cidades e clubes ainda com ideias erradas sobre o SCB e os seus adeptos. O facto de incomodar é chato, mas o grave é que esta imagem errada e essa falta de comunicação e imagem prejudicam imenso o crescimento do clube.

O Vitória bateu no fundo (desceu de divisão) mas suportou-se na imagem que criou de adeptos plenamente identificados com a cidade e o clube. Conseguiram voltar muito graças a essa imagem que criaram. Em Braga, precisamos disso e nesse aspecto o Salvador é péssimo. Custa-me observar que muitos sócios deixem o futuro do clube entregue nas mãos do Salvador sem sequer questionarem. A gestão deste Presidente tem muitos méritos mas, como até observamos esta época, está longe de ser perfeita. Os sócios deverão ser mais interventivos e colocarem essas questões fundamentais para o clube no momento e espaço próprios. Deverão apoiar a direção mas sem nunca deixarem de questionar quando se sentem mal representados.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: amtbraga on 27 de May de 2013, 22:23
Quote from: disco infiltrator on 27 de May de 2013, 22:16
Os comentários que estão a surgir a propósito do impacto que teve na media o Vitória ter ganho a Taça e as habituais comparações que são feitas com o SCB, são consequência de algo que está muito errado na atual administração do SCB e para a qual muitos Braguistas chamam a atenção mas, infelizmente, sem reflexos práticos.

Seria interessante, penso eu, debatermos este assunto em outro tópico pois é, para mim, um dos pontos que mais me incomoda quando penso no SCB e no caminho que poderemos seguir.

Resumidamente, continuo a assistir a um Presidente (e respectiva direcção) que não comunica com os sócios, que não os valoriza e nem lhes dá a atenção e respeito que lhe são devidos. A imagem que se passa para fora, e principalmente para aqueles que não conhecem a realidade atual da cidade de Braga e da região, é que o maior ativo do SCB é o Salvador e a sua gestão. Em Guimarães, a imagem que continuamente se passa é que o maior ativo do Vitória são os seus sócios e adeptos que estão sempre com a equipa mesmo nos piores momentos. Isto faz toda a diferença. Em Braga, todos sabemos que as coisas estão a mudar e para bem melhor. Sabemos que os Braguistas estão a crescer, que estamos (felizmente) bem longe do tempo do benfica mandar quando vinha a Braga e que temos adeptos e sócios que seguem o SCB para todo o lado. Mas isso sabemos nós, poucos de fora falam nisso e dão valor a isso. Porque? Porque os primeiros que deverão valorizar os adeptos do SCB terão que ser os próprios adeptos, os Braguistas, os Bracarenses e.....o Presidente e Direcção do clube. Isso não acontece. As entrevistas ao Presidente são sempre centradas na sua pessoa e na sua gestão. Esse trabalho tem mérito mas o clube não vai acabar quando o Salvador sair. O Braga só irá crescer se tiver mais gentes identificadas e que se sintam parte do projeto do SCB. Em Guimarães fazem isso muito bem, em Braga não fazemos isso.

Os adeptos do SCB são os principais Embaixadores do clube. Eu moro fora de Portugal e tento sempre divulgar o SCB, distribuir cachecois e promover a imagem do nosso clube. Acredito que todos fazemos isso mas esse é um trabalho de formiguinha que demora anos e anos a ser construído. A Direcção é que tem que reforçar esse trabalho e indicar um caminho em conjunto e comunhão com sócios e adeptos do SCB. Isso simplesmente não é feito. É preciso ter cuidado com a comunicação é preciso se criar uma sintonia entre adeptos e direcção.

Caso contrário, continuaremos sempre a viver neste mito das comparações com o Vitória, de situações equivocadas e muitas vezes reforçadas por porta-vozes que se criaram e que nada conhecem da realidade do SCB. Tomei conhecimento que, na recente Feira do Livro de Celorico de Basto, o Futre perguntou ao Marcelo Rebelo de Sousa (ambos presentes) porque em Braga as pessoas eram divididas entre o benfica e o Braga e em Guimarães eram só do Vitória. Como seria de se esperar, a resposta do MRS seguiu carregada de disparates e própria de alguém que não conhece a realidade do SCB e das suas gentes. Isso acontece, ainda e em grande parte, por falta de comunicação e divulgação do que é hoje o SCB. É preciso que esta direção comunique, que crie uma identificação forte com os sócios e a cidade. É muito injusto lermos coisas nos jornais e sermos abordados por pessoas de outras cidades e clubes ainda com ideias erradas sobre o SCB e os seus adeptos. O facto de incomodar é chato, mas o grave é que esta imagem errada e essa falta de comunicação e imagem prejudicam imenso o crescimento do clube.

O Vitória bateu no fundo (desceu de divisão) mas suportou-se na imagem que criou de adeptos plenamente identificados com a cidade e o clube. Conseguiram voltar muito graças a essa imagem que criaram. Em Braga, precisamos disso e nesse aspecto o Salvador é péssimo. Custa-me observar que muitos sócios deixem o futuro do clube entregue nas mãos do Salvador sem sequer questionarem. A gestão deste Presidente tem muitos méritos mas, como até observamos esta época, está longe de ser perfeita. Os sócios deverão ser mais interventivos e colocarem essas questões fundamentais para o clube no momento e espaço próprios. Deverão apoiar a direção mas sem nunca deixarem de questionar quando se sentem mal representados.

Não podia estar mais de acordo.
Em relação ao MRS, sempre que abre a boca para falar do Braga sai sempre asneira. Ele não sabe nada de nada sobre o Braga. O Braga que ele conhece, morreu ha 10 anos.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Pé Ligeiro on 27 de May de 2013, 22:29
Quote from: enormeBRAGA on 27 de May de 2013, 22:01
Quote from: Arsenalista on 27 de May de 2013, 21:57
Não percebo esta discussão de vírgulas, para a temporada que finda, tinhamos 3 objectivos bem definidos pela direcção:

1. Entrar na fase de grupos da CL
2. Vencer uma das taças "domésticas"
3. Ficar entre os 3 primeiros lugares no campeonato

Dois destes objectivos foram conseguidos, outro não, logo o mais importante...

até que enfim...

Que eu saiba o 4º lugar não é nenhum dos 3 primeiros e não representa apenas a diferença de um lugar, representa o não apuramento para a Liga dos Campeões e a consequente perda (potencial) de muitos milhões...
Para além disto, tanto o treinador como o presidente assumiram que o Braga iria lutar pelo título. Foi essa ideia que esteve na base do despedimento do L. Jardim.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Trovisco7 on 27 de May de 2013, 22:33
Quote from: Zé Cometa on 27 de May de 2013, 11:59
Quote from: Lipeste on 27 de May de 2013, 11:33
Aguardemos para perceber se o fair play da uefa lhes permite a entrada em prova...

É inacreditável, o futebol português. A bajulação que se faz a um clube que ganhou um título, sim, mas à custa de quê?

O Braga, ao longo destes anos, tem tido jogadores e equipas fantásticas mas, a bem da saúde financeira e de ser um clube cumpridor com todos os seus intervenientes (próprios e fornecedores), vê-se obrigado, ano após ano, a delapiadar o seu plantel vendendo os seus melhores elementos.

Os outros, pelo contrário, não pagam ordenados, não pagam jogadores que depois se tornam decisivos em vitórias importantes, etc etc etc...

Fácil: compramos meia dúzia de craques, não os pagamos, não pagamos os ordenados, ganhamos títulos e fica toda a gente contente e somos levados ao colo por um país inteiro. Até pelos rivais, que foram os mais prejudicados por esta...farsa.

E isto para não falar na forma como lhes correu a época. O Braga, mesmo com todos os defeitos, com metade da "mija" deles tinha ido, no mínimo, à final da Liga dos Campões...  ::)

Concordo em absoluto. Só nos faltava essa sorte e se calhar até a final dos Campeões ganhávamos.
Uma equipa que se não tivesse tido a incrível sorte que teve ao longo do campeonato, estaria a lutar
era para não descer de divisão, mas HÁ MILAGRES NO FUTEBOL...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: andre.s.c.Braga on 27 de May de 2013, 23:57
Quote from: amtbraga on 27 de May de 2013, 22:23
Quote from: disco infiltrator on 27 de May de 2013, 22:16
Os comentários que estão a surgir a propósito do impacto que teve na media o Vitória ter ganho a Taça e as habituais comparações que são feitas com o SCB, são consequência de algo que está muito errado na atual administração do SCB e para a qual muitos Braguistas chamam a atenção mas, infelizmente, sem reflexos práticos.

Seria interessante, penso eu, debatermos este assunto em outro tópico pois é, para mim, um dos pontos que mais me incomoda quando penso no SCB e no caminho que poderemos seguir.

Resumidamente, continuo a assistir a um Presidente (e respectiva direcção) que não comunica com os sócios, que não os valoriza e nem lhes dá a atenção e respeito que lhe são devidos. A imagem que se passa para fora, e principalmente para aqueles que não conhecem a realidade atual da cidade de Braga e da região, é que o maior ativo do SCB é o Salvador e a sua gestão. Em Guimarães, a imagem que continuamente se passa é que o maior ativo do Vitória são os seus sócios e adeptos que estão sempre com a equipa mesmo nos piores momentos. Isto faz toda a diferença. Em Braga, todos sabemos que as coisas estão a mudar e para bem melhor. Sabemos que os Braguistas estão a crescer, que estamos (felizmente) bem longe do tempo do benfica mandar quando vinha a Braga e que temos adeptos e sócios que seguem o SCB para todo o lado. Mas isso sabemos nós, poucos de fora falam nisso e dão valor a isso. Porque? Porque os primeiros que deverão valorizar os adeptos do SCB terão que ser os próprios adeptos, os Braguistas, os Bracarenses e.....o Presidente e Direcção do clube. Isso não acontece. As entrevistas ao Presidente são sempre centradas na sua pessoa e na sua gestão. Esse trabalho tem mérito mas o clube não vai acabar quando o Salvador sair. O Braga só irá crescer se tiver mais gentes identificadas e que se sintam parte do projeto do SCB. Em Guimarães fazem isso muito bem, em Braga não fazemos isso.

Os adeptos do SCB são os principais Embaixadores do clube. Eu moro fora de Portugal e tento sempre divulgar o SCB, distribuir cachecois e promover a imagem do nosso clube. Acredito que todos fazemos isso mas esse é um trabalho de formiguinha que demora anos e anos a ser construído. A Direcção é que tem que reforçar esse trabalho e indicar um caminho em conjunto e comunhão com sócios e adeptos do SCB. Isso simplesmente não é feito. É preciso ter cuidado com a comunicação é preciso se criar uma sintonia entre adeptos e direcção.

Caso contrário, continuaremos sempre a viver neste mito das comparações com o Vitória, de situações equivocadas e muitas vezes reforçadas por porta-vozes que se criaram e que nada conhecem da realidade do SCB. Tomei conhecimento que, na recente Feira do Livro de Celorico de Basto, o Futre perguntou ao Marcelo Rebelo de Sousa (ambos presentes) porque em Braga as pessoas eram divididas entre o benfica e o Braga e em Guimarães eram só do Vitória. Como seria de se esperar, a resposta do MRS seguiu carregada de disparates e própria de alguém que não conhece a realidade do SCB e das suas gentes. Isso acontece, ainda e em grande parte, por falta de comunicação e divulgação do que é hoje o SCB. É preciso que esta direção comunique, que crie uma identificação forte com os sócios e a cidade. É muito injusto lermos coisas nos jornais e sermos abordados por pessoas de outras cidades e clubes ainda com ideias erradas sobre o SCB e os seus adeptos. O facto de incomodar é chato, mas o grave é que esta imagem errada e essa falta de comunicação e imagem prejudicam imenso o crescimento do clube.

O Vitória bateu no fundo (desceu de divisão) mas suportou-se na imagem que criou de adeptos plenamente identificados com a cidade e o clube. Conseguiram voltar muito graças a essa imagem que criaram. Em Braga, precisamos disso e nesse aspecto o Salvador é péssimo. Custa-me observar que muitos sócios deixem o futuro do clube entregue nas mãos do Salvador sem sequer questionarem. A gestão deste Presidente tem muitos méritos mas, como até observamos esta época, está longe de ser perfeita. Os sócios deverão ser mais interventivos e colocarem essas questões fundamentais para o clube no momento e espaço próprios. Deverão apoiar a direção mas sem nunca deixarem de questionar quando se sentem mal representados.

Não podia estar mais de acordo.
Em relação ao MRS, sempre que abre a boca para falar do Braga sai sempre asneira. Ele não sabe nada de nada sobre o Braga. O Braga que ele conhece, morreu ha 10 anos.
Infelizmente ano após ano sinto uma GRANDE distância entre a direcção/jogadores e adeptos   :(
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: IrmaoEsteves on 28 de May de 2013, 18:00
Sedas é bem verdade, o Artur nestes últimos tempos saiu-me um frangueiro!! :D
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: SCB! on 28 de May de 2013, 21:35
José Peseiro chegou a acordo com o Sp. Braga e já não é treinador do clube. O treinador de 53 anos tinha mais um ano de contrato mas o seu destino estava traçado. Nem a conquista da Taça da Liga convenceu António Salvador. O presidente considerou a época "uma desilusão" e por sua ordem nem sequer o troféu conquistado ao FC Porto foi apresentado aos adeptos, estando já no memorial do clube.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/sporting_braga/interior_premium.aspx?content_id=824388
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Pé Ligeiro on 28 de May de 2013, 21:48
Quote from: JP on 28 de May de 2013, 21:35
José Peseiro chegou a acordo com o Sp. Braga e já não é treinador do clube. O treinador de 53 anos tinha mais um ano de contrato mas o seu destino estava traçado. Nem a conquista da Taça da Liga convenceu António Salvador. O presidente considerou a época "uma desilusão" e por sua ordem nem sequer o troféu conquistado ao FC Porto foi apresentado aos adeptos, estando já no memorial do clube.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/sporting_braga/interior_premium.aspx?content_id=824388

1.º O troféu não foi conquistado ao Porto, porque não era o Porto que o tinha;

2.º O troféu foi conquistado pela equipa, apesar do Peseiro, por isso os jogadores merecem maior reconhecimento;

3.º O facto de o troféu não ter sido mostrado é anedótico e revelador de uma grande falta de consideração para com os sócios e simpatizantes.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 28 de May de 2013, 22:05
Quote from: Pé Ligeiro on 28 de May de 2013, 21:48
Quote from: JP on 28 de May de 2013, 21:35
José Peseiro chegou a acordo com o Sp. Braga e já não é treinador do clube. O treinador de 53 anos tinha mais um ano de contrato mas o seu destino estava traçado. Nem a conquista da Taça da Liga convenceu António Salvador. O presidente considerou a época "uma desilusão" e por sua ordem nem sequer o troféu conquistado ao FC Porto foi apresentado aos adeptos, estando já no memorial do clube.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/sporting_braga/interior_premium.aspx?content_id=824388

1.º O troféu não foi conquistado ao Porto, porque não era o Porto que o tinha;

2.º O troféu foi conquistado pela equipa, apesar do Peseiro, por isso os jogadores merecem maior reconhecimento;

3.º O facto de o troféu não ter sido mostrado é anedótico e revelador de uma grande falta de consideração para com os sócios e simpatizantes.

O facto de ser o record a publicar isto deixa-me um bocado com a pulga atrás da orelha sinceramente.Parece notícia sensacionalista típica deles.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Olho Vivo on 28 de May de 2013, 23:53
Sinceramente, não queria estar a bater mais em Peseiro até porque acho que nós, adeptos, temos pecado por algum exagero. Mas isso não altera a minha avaliação global e custa-me continuar a ouvir, em defesa de Peseiro, comentadores usarem argumentos que são meias-verdades ou até escandalosas mentiras. Ouvi há pouco num programa da RPTn, entre muitos argumentos em defesa do trabalho de Peseiro, dizer-se que o Sporting de Peseiro foi o melhor Sporting dos últimos dez anos e que as equipas do Sporting seguinte o mostraram. Como é possível dizer isto!?!? O Sporting de Peseiro fez 61 pontos em 34 jogos em 2004/2005, ficou em terceiro lugar, atrás do Porto do Fernandez-Couceiro e do Benfica de Trappatoni, o pior campeão da história da Liga portuguesa! Nas quatro épocas seguintes, Paulo Bento fez melhor em TODAS elas, mesmo em 2007/08 em que fez 55 pontos em 30 jogos - nas restantes, então, fez muitíssimo melhor!

E lamento que as análises destes comentadores omitam sempre a realidade do nosso clube - mas isto já é mais normal, esta gente vê o futebol em função dos metralhas e, quanto a isto, pouco há a fazer. Falar-se que a equipa perdeu jogadores importantes*, quando tivemos um plantel cheio de internacionais como nunca se vira na história do clube, jogadores de valor indiscutível, um plantel em termos qualitativos a uma distância inusitada em relação a todos os restantes competidores (metralhas excluídos)? É verdade que tivemos lesões - e, já o disse, considero verdadeiramente influente a ausência de Éder no último terço da Liga. Agora as lesões todas no eixo da defesa? O mau comportamento defensivo da equipa, em qualquer circunstância, fosse com os "melhores" ou com os "piores", mostra que o problema (salvo uma ou outra situação pontual) não esteve fundamentalmente aí. Volto a repetir, com este plantel, 52 pontos em 30 jogos é medíocre. É evidente que também tivemos pontos altos e que esses também são mérito do treinador.

Mas há algo que para mim é um pecado fundamental nestas análises. É que um treinador não deve ser escolhido como prémio por uma época passada. Suponhamos que tínhamos feito mais 3 pontos (a vitória em casa, frente ao Nacional) e ficávamos em terceiro lugar. Faria sentido Peseiro ficar? Para mim, não. A nossa equipa não mostrou um futebol que desse garantias de, no futuro, ser mais consistente e regular, mesmo com meios no limite das nossas possibilidades. Não é pelo péssimo futebol, como por por aqui leio, porque isso é mentira. Uma equipa que marca 60 golos não pode simplesmente jogar "mal". Mas, como também já aqui disse, a finalidade do jogo de futebol não é marcar golos, é marcar mais golos do que o adversário. E isso, com Peseiro à frente, não estaria  minimamente salvaguardado. Iríamos continuar demasiado à mercê da aleatoriedade do jogo, mesmo com melhores recursos do que a maioria dos adversários.

* Perdemos Lima, mas ganhámos Éder. Ficamos pior? Sinceramente, não acho (então, no plano financeiro, nem há discussão). Até penso que, se não se tem lesionado, Éder iria marcar um número de golos semelhante ao que marcou Lima, na época anterior. Éder é diferente, tem coisas a aperfeiçoar no seu jogo (não jogou assim tanto na primeira divisão), mas é um jogador de grande nível. Tomara que o pudéssemos ver por cá mais tempo. A única baixa que foi não tão bem colmatada terá sido Ewerton. Mas recordo que este esteve ausente bastante tempo na época anterior (e no nosso melhor período), tendo sido substituído em grande nível por jogadores do actual plantel.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: magico_scbraga on 29 de May de 2013, 00:46
Quote from: Pé Ligeiro on 28 de May de 2013, 21:48
Quote from: JP on 28 de May de 2013, 21:35
José Peseiro chegou a acordo com o Sp. Braga e já não é treinador do clube. O treinador de 53 anos tinha mais um ano de contrato mas o seu destino estava traçado. Nem a conquista da Taça da Liga convenceu António Salvador. O presidente considerou a época "uma desilusão" e por sua ordem nem sequer o troféu conquistado ao FC Porto foi apresentado aos adeptos, estando já no memorial do clube.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/sporting_braga/interior_premium.aspx?content_id=824388

1.º O troféu não foi conquistado ao Porto, porque não era o Porto que o tinha;

2.º O troféu foi conquistado pela equipa, apesar do Peseiro, por isso os jogadores merecem maior reconhecimento;

3.º O facto de o troféu não ter sido mostrado é anedótico e revelador de uma grande falta de consideração para com os sócios e simpatizantes.

Nada de novo, portanto.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: disco infiltrator on 29 de May de 2013, 15:20
Quote from: magico_scbraga on 29 de May de 2013, 00:46
Quote from: Pé Ligeiro on 28 de May de 2013, 21:48
Quote from: JP on 28 de May de 2013, 21:35
José Peseiro chegou a acordo com o Sp. Braga e já não é treinador do clube. O treinador de 53 anos tinha mais um ano de contrato mas o seu destino estava traçado. Nem a conquista da Taça da Liga convenceu António Salvador. O presidente considerou a época "uma desilusão" e por sua ordem nem sequer o troféu conquistado ao FC Porto foi apresentado aos adeptos, estando já no memorial do clube.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/sporting_braga/interior_premium.aspx?content_id=824388

1.º O troféu não foi conquistado ao Porto, porque não era o Porto que o tinha;

2.º O troféu foi conquistado pela equipa, apesar do Peseiro, por isso os jogadores merecem maior reconhecimento;

3.º O facto de o troféu não ter sido mostrado é anedótico e revelador de uma grande falta de consideração para com os sócios e simpatizantes.

Nada de novo, portanto.

A gestão do Salvador é muito centralizada na sua pessoa, no estilo "posso, quero e mando". No entanto, neste caso em particular da não exibição da Taça, talvez já tenha havido outras razões por trás. Possivelmente, a decisão de despedir o Peseiro já estava mais ou menos tomada e o facto de exibir a Taça com o Peseiro a ser aplaudido poderia ser mais um factor para dar argumentos a esse treinador e, de alguma forma, dificultar a rescisão.

Espero que, agora que o treinador foi embora, se pense em mostrar a Taça aos sócios e simpatizantes numa situação que possa ser oportuna.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: set5 on 02 de June de 2013, 22:15
O Salvador não ia falar a um programa desportivo no fim da época 2012-2013? Eu acho que ouvi isso em algum lado
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 17:41
Hoje na RTPi, Peseiro vai quebrar o silêncio... ???
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: ddbraga on 11 de June de 2013, 18:22
Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 17:41
Hoje na RTPi, Peseiro vai quebrar o silêncio... ???

A que horas?
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 18:36
Quote from: ddbraga on 11 de June de 2013, 18:22
Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 17:41
Hoje na RTPi, Peseiro vai quebrar o silêncio... ???

A que horas?

Julgo ser no programa " Grande Área"
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: vitor scb on 11 de June de 2013, 18:39
Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 18:36
Quote from: ddbraga on 11 de June de 2013, 18:22
Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 17:41
Hoje na RTPi, Peseiro vai quebrar o silêncio... ???

A que horas?

Julgo ser no programa " Grande Área"

Ate quero ver o que vai dizer
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 11 de June de 2013, 22:57
Realmente o Peseiro tem a CS toda do lado dele,há treinadores melhores que não têm metade da boa imprensa que ele tem.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Heisenberg on 11 de June de 2013, 23:00
Completamente. É um treinador de elite, segundo os paineleiros  :o

"O meu estilo de jogo só se adequa se tiver grandes jogadores" - Peseiro

Recomendem este homem ao Barça. É o novo Guardiola.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 11 de June de 2013, 23:02
Epá,eu até não tenho nada contra o homem mas isto parece mesmo encomenda para lhe limpar a imagem e arranjar mercado.Estes gajos viram o Braga mesmo a jogar?
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: krugger on 11 de June de 2013, 23:04
Completamente, fds melhor para limpar a imagem de um treinador é ir a este tipo de programa, vai sair daqui o meljor do mundo e o Salvador o maior incompetente.... pqp
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: BragaAtéMorrer on 11 de June de 2013, 23:10
Quote from: Flip on 11 de June de 2013, 23:00
Completamente. É um treinador de elite, segundo os paineleiros  :o

"O meu estilo de jogo só se adequa se tiver grandes jogadores" - Peseiro

Recomendem este homem ao Barça. É o novo Guardiola.
Apenas disse que os jogadores que o Braga tem, são uma m.e.r.d.a.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: barinho on 11 de June de 2013, 23:13
Isto por acaso está-me a meter um bocado de nojo,apesar de concordar com a parte das lesões.Isto é um lavar de imagem descarado e falar mal dos jogadores assim não se faz.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Robalo on 11 de June de 2013, 23:14
Ta ele a chorar que nao tinha lugar po lugar do Custodio.................

Entao quem emprestou o vinicius ou o luis alberto???Eu?
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Robalo on 11 de June de 2013, 23:16
Ja que fala tanto no jogo em guimaraes,quem iniciou com um onze com o salino a defesa esquerdo?eu?
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Rondo on 11 de June de 2013, 23:16
Não tinha opções no banco por isso nao fazia as substituições. Quem definiu o plantel não me lembro de ter sido eu  ::)
Jogo em Guimarães, inventou duplamente e convencido que fez bem.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: DeBarceloscomAmor <3 on 11 de June de 2013, 23:17
........ Eu Peseiro? Eu?  :P
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: vitor scb on 11 de June de 2013, 23:44
Vai, vai com Deus e nunca mais voltes
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 23:48
Pois eu subscrevo Peseiro. Plantel curto e desequilibrado. Sem banco, sem alternativas a variadíssimas posições, nomeadamente no meio campo, e lado esquerdo. aliás após a saída de Ismaily, o lado esquerdo não mais existiu, e não se foi ao mercado tentar colmatar esse mesmo lado. Disse precisamente isto, à muito tempo. Mas para muitos este plantel era fortíssimo. Isto aliado às lesões, a algum azar, que o houve, más arbitragens, e claro alguns erros da equipa técnica, deu nisto, que quanto a mim, não foi nenhum descalabro. Mas como nós, na cabeça de alguns somos grandes, bate-se no homem. Será que foi Peseiro que mandou Luis Alberto embora? Não sei...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: vitor scb on 11 de June de 2013, 23:51
Este nao engana deve ir para as Arabias
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Olho Vivo on 11 de June de 2013, 23:57
Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 23:48
Pois eu subscrevo Peseiro. Plantel curto e desequilibrado.

Desculpa mas esta afirmação é de quem não tem memória histórica do que foi o Braga ao longo dos anos, mesmo dos últimos. Mas alguma vez na nossa história tivemos qualidade como tivemos esta temporada!?!? Mais: estou seguro de que o perfil do plantel - particularmente a quase ausência de alas - foi por opção de Peseiro.

O Peseiro confirmou a ideia que tinha de que é uma pessoa bem formada, mas falhou de forma rotunda com o melhor plantel da história do Braga (e sobretudo por isso). Com um plantel inferior (como os que Jesualdo teve, por exemplo), eu até daria de barato que o seu trabalho teria sido positivo. Mas não. Na "conversa" que ouvimos hoje faltou a apreciação qualitativa ao trabalho de Peseiro. Nenhuma equipa tão desequilibrada quanto foi sempre a nossa alguma vez poderá ter objectivos grandes...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: vitor scb on 12 de June de 2013, 00:02
Quote from: Olho Vivo on 11 de June de 2013, 23:57
Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 23:48
Pois eu subscrevo Peseiro. Plantel curto e desequilibrado.

Desculpa mas esta afirmação é de quem não tem memória histórica do que foi o Braga ao longo dos anos, mesmo dos últimos. Mas alguma vez na nossa história tivemos qualidade como tivemos esta temporada!?!? Mais: estou seguro de que o perfil do plantel - particularmente a quase ausência de alas - foi por opção de Peseiro.

O Peseiro confirmou a ideia que tinha de que é uma pessoa bem formada, mas falhou de forma rotunda com o melhor plantel da história do Braga (e sobretudo por isso). Com um plantel inferior (como os que Jesualdo teve, por exemplo), eu até daria de barato que o seu trabalho teria sido positivo. Mas não. Na "conversa" que ouvimos hoje faltou a apreciação qualitativa ao trabalho de Peseiro. Nenhuma equipa tão desequilibrada quanto foi sempre a nossa alguma vez poderá ter objectivos grandes...

Concordo planamente 
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: easy_scb on 12 de June de 2013, 00:09
Peseiro é bem falante e tem uma imprensa que o ajuda a ficar bem nas fotografias.

Houve um momento especialmente peculiar nesta entrevista. Quando Peseiro falou nas transições e que os jogadores do Braga não eram capazes de as interpretar.

Um bom treinador teria-se apercebido desse facto no máximo em Outubro e teria encontrado alternativa. Pelo contrário o nosso treinador não o fez. Em Maio sofremos golos da mesma forma que sofríamos em Setembro.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: rpo.castro on 12 de June de 2013, 00:15
Planteis desiquilibrados?

Uma equipa que não tinha nenhum defesa esquerdo decente e só um defesa direito. Apenas 2 centrais de qualidade e apenas 2 jogadores para o duplo pivot do meio campo não é um plantel desiquilibrado? Terminou em 2º no campeonato e foi à final da liga europa.

Uma equipa sem banco, sem alternativas aos laterais, extremos, médios ou ponta de lança, que jogou grande parte do ano sem 1 dos extremos não é desiquilibrada? foi campeã.

já me cansa essa do plantel desiquilibrado, como se fosse possível ter um plantel perfeito com o nosso orçamento. Não era excelente? não, mas era bem melhor do que este fulano pinta, assim como ele e o seu "sistema tático" é muito pior do que ele e os paineleiros pintam.

Quando ouço estes gajos a falar, apercebo-me que só vêm os resumos de alguns dos jogos do braga...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Mais Norte on 12 de June de 2013, 00:16
Não estava a pensar participar neste tópico pois já estou a pensar com força na próxima época, mas aqui vai a minha opinião porque também acho que tínhamos um dos melhores plantéis de sempre (com alguns desequilíbrios, é certo).

Senão, vejamos:

G. Redes: Quim e Beto (dois internacionais)

Defesas - Direitos: Salino e Baiano (mesmos do ano passado)

Centrais – Douglão, P. Vinícius, NAC, que são os mesmos do ano passado, depois Haas, depois Sasso, depois Santos (que bem) 

Defesas – Esquerdos: Elderson e Ismaily (se o Braga não tivesse sido desastroso na Europa o último teria continuado). Sei que é sacrilégio para a maior parte dos foristas, mas eu até prefiro o Elderson.

Médios: R. Micael, Custódio, R. Amorim, R. Micael, Hugo Viana, cinco internacionais, Mossoró, Djamal

Extremos – Direitos: Alan (e João Pedro a partir de Janeiro)

Extremos – Esquerdos: Hélder Barbosa que deu boas provas no ano passado

Pontas de Lança: Éder, Zé Luís e Carlão (davam, e até deram quando utilizados, boas garantias)

Havia desequilíbrios, sim senhor:

- Alguém que ocupasse o lugar de Custódio com total competência

- Dois extremos, um para cada lado.

Acho que todos os participantes neste fórum se aperceberam destas fragilidades no início da época.

Peseiro, e a equipa técnica, não?

Penso que não teria sido difícil colmatar estes desequilíbrios, sobressaindo o caso de Vinícius que até estava cá.

Pelo que vi, e muitas vezes não entendi nada do que se passava no campo (culpa minha, claro), para Peseiro não havia necessidade de extremos.

Mesmo assim, é preciso dizer, verdade seja dita, que em vários jogos os nossos jogadores estiveram simplesmente irreconhecíveis (para não dizer pior). E houve as lesões, claro.

Venha o novo ano.

Força Braga.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: magico_scbraga on 12 de June de 2013, 00:54
Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 23:48
Pois eu subscrevo Peseiro. Plantel curto e desequilibrado. Sem banco, sem alternativas a variadíssimas posições, nomeadamente no meio campo, e lado esquerdo. aliás após a saída de Ismaily, o lado esquerdo não mais existiu, e não se foi ao mercado tentar colmatar esse mesmo lado. Disse precisamente isto, à muito tempo. Mas para muitos este plantel era fortíssimo. Isto aliado às lesões, a algum azar, que o houve, más arbitragens, e claro alguns erros da equipa técnica, deu nisto, que quanto a mim, não foi nenhum descalabro. Mas como nós, na cabeça de alguns somos grandes, bate-se no homem. Será que foi Peseiro que mandou Luis Alberto embora? Não sei...

A entrevista que hoje fizeram ao Peseiro serviu para, pelo menos, "colocar as coisas em pratos limpos".
Concordei com quase tudo o que foi dito pelo Peseiro mas vou ficar-me pela ideia, que ele expressou, de que temos um plantel desequilibrado e excessivamente afectado por lesões. Concordando com ela, obviamente.
No início da época tinhamos uma defesa relativamente bem composta. Do lado esquerdo, Ismaily e Elderson; do lado direito, Salino e Baiano; no centro, NAC, Paulo Vinicius, Douglão e Haas.
Lembrem-se, no entanto, que a meio da época perdemos o Ismaily, que era, justamente, o jogador que até ao momento se estava a afirmar como o mais-valioso do eixo defensivo. E ficamos com o Elderson.
E a isto acrescem as inúmeras lesões com que nos fomos confrontando (ex: Douglão e NAC durante alguns meses; Paulo Vinicius durante umas semanas).
Relativamente ao nosso meio-campo, creio ser unânime que, embora fosse composto por muitos jogadores, era manifestamente desequilibrado.
Hugo Viana, sendo um excelente jogador do ponto de vista da visão de jogo e da qualidade de passe, é lento, pouco intenso e pouco pressionante. Características que, quer queiramos quer não, não se coadunam com o estilo de jogo que o Peseiro queria implementar. Um estilo de jogo que se caracteriza por uma "subida das linhas", pela chamada pressão alta e que exige, obviamente, um desgaste físico tremendo. Um desgaste que o Viana não conseguia suportar.
Tivemos Rúben Amorim, que é, a meu ver, o jogador mais completo daquele meio-campo. Também o Amorim se foi lesionando.
Tivemos um magnífico Custódio, é certo. Mas, Custódio tinha como substituto .. o próprio Custódio. Djamal lesionado durante toda uma época, Mauro a jogar pela equipa B e, provavelmente, sem traquejo para assumir a responsabilidade de substituir o Custódio, sendo certo que o Mauro é mais um box-to-box do que um trinco.. Adiante.
Rúben Micael. Excelente jogador, sem dúvida. Também ele, a jogar condicionado desde o jogo de Alvalade, se viu sujeito a operação.
Mossoró é, de facto, um excelente jogador. Qualidade é algo que ninguém lhe pode negar. Nem o próprio Peseiro.
Dito isto : não vos parece que tinhamos um meio-campo curto, não preparado para o desgaste físico que jogar em 4 competições (Liga dos Campeões incluída) implica ?
Quanto ao ataque, aquilo que mais nos impressiona é a escassez de alternativas para jogar nas alas.
Alan já não é o que era. Hélder Barbosa deixa muito a desejar. João Pedro, que entrou a meio da época, não teve tempo para se afirmar.
No que diz respeito a pontas-de-lança, impressiona, sem dúvida, a qualidade de Éder, que tinha como alternativas Carlão, que não passa daquilo, e Zé Luís, que não se conseguiu afirmar como uma verdadeira alternativa, ainda que, amiúde, fosse marcando alguns golos.
Tendo Éder ficado lesionado, restava-nos um destes dois. Optou-se por Carlão. Jogou aquilo que vimos.
E Lima saiu logo no início da época. Uma saída que ainda nenhum de nós "engoliu".
Um dos avançados mais completos e finalizadores do futebol português, que fez excelentes jogos frente à Udinese e Benfica, sai de cena, deixando, pelo menos por enquanto (porque acredito no Zé Luis), Éder como única alternativa credível e pensável.

Feita esta análise, retirem as conclusões que quiserem. Discordarão de mim, sem dúvida. Mas acredito que isto vos fará pensar.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Pé Ligeiro on 12 de June de 2013, 01:07
Quote from: vitor scb on 12 de June de 2013, 00:02
Quote from: Olho Vivo on 11 de June de 2013, 23:57
Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 23:48
Pois eu subscrevo Peseiro. Plantel curto e desequilibrado.

Desculpa mas esta afirmação é de quem não tem memória histórica do que foi o Braga ao longo dos anos, mesmo dos últimos. Mas alguma vez na nossa história tivemos qualidade como tivemos esta temporada!?!? Mais: estou seguro de que o perfil do plantel - particularmente a quase ausência de alas - foi por opção de Peseiro.

O Peseiro confirmou a ideia que tinha de que é uma pessoa bem formada, mas falhou de forma rotunda com o melhor plantel da história do Braga (e sobretudo por isso). Com um plantel inferior (como os que Jesualdo teve, por exemplo), eu até daria de barato que o seu trabalho teria sido positivo. Mas não. Na "conversa" que ouvimos hoje faltou a apreciação qualitativa ao trabalho de Peseiro. Nenhuma equipa tão desequilibrada quanto foi sempre a nossa alguma vez poderá ter objectivos grandes...

Concordo planamente

Não há dúvidas que o Peseiro teve um elenco ao seu dispor como nenhum outro. O que aconteceu é que com ele, com a forma como armava a equipa para os jogos, os jogadores pareciam quase banais. Peseiro em vez de acrescentar valor à equipa, produzia o efeito contrário - retirava valor à equipa. Por isso eu disse e repito, não foi o Peseiro que ganhou a Taça da Liga, foi a equipa do Braga apesar do Peseiro. Foram os jogadores do Braga.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Olho Vivo on 12 de June de 2013, 01:45
Eu só acrescento mais uma observação: há pessoas que não devem ter o sentido da realidade. Nós somos o Braga, repito o Braga. É o clube de que somos adeptos mas é ainda, comparando com os metralhas, o "modesto" Braga. Se me dissessem há uns anos (e não preciso recuar muito) que, do meio-campo para diante, nós apresentaríamos um elenco composto "apenas" por internacionais A portugueses, acrescidos daqueles que foram nas últimas épocas provavelmente duas das maiores figuras da equipa (Alan e Mossoró), sendo que alguns teriam de se sentar frequentemente no banco, eu ficaria espantado. Não é por acaso que Salvador afirmou que a SAD estava nos seus limites (orçamentais). Este custo tinha correspondência na qualidade do plantel, independentemente de defeitos que pudesse ter (que, como o rpo.castro referiu e bem, mesmo os planteis de equipas de topo apresentam).

Mas as análises que hoje se fazem, desvalorizando a qualidade dos nossos jogadores, são o melhor testemunho de como foi miserável a época que fizemos. Como bem sublinhou o Pé Ligeiro, conseguimos (pelos vistos) fazer crer a muitos que alguns dos nossos bons jogadores (alguns duma classe como poucas vezes se viu com a nossa camisola vestida) são fracos ou pelo menos banais. Não vou ao exagero de dizer que o treinador só tem responsabilidade nas derrotas e nenhum mérito nas vitórias, mas já dizia o poeta, "fraco rei faz fraca a forte gente". A nossa equipa foi quase sempre, nas últimas épocas, mais do que a soma das partes (por isso se superando, frequentemente); esta última valia menos no seu conjunto do que a soma das suas individualidades. E não há argumento mais forte do que este para exprimir o fracasso do trabalho de um treinador.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: magico_scbraga on 12 de June de 2013, 02:35
Olho Vivo, não sei se o teu comentário se dirigiu a quem concordou com o Peseiro quanto a um eventual desequilíbrio no plantel.
Não sei se isto significa estar alheado da realidade, ou ter perdido o sentido da realidade, mas a verdade é que, precisamente por não nos podermos comparar com os ditos três grandes, não podemos encarar como tão negativa assim uma época em que conquistamos um 4º lugar e uma Taça da Liga.
Eu sei que o 4º, por significar que ficamos atrás do modesto Paços, é encarado como o fim do mundo.
E que a Taça da Liga conquistada frente ao Porto, por ter sido conseguida sob o comando do Peseiro, é desvalorizada.
Mas, por favor, saibam reconhecer que a vaga de lesões que afectou a nossa equipa contribuiu, e muito, para a inconstância que ao longo da época fomos demonstrado e que nos impediu de alcançar o 3º lugar.
E que a conquista da Taça da Liga, apesar de tal vaga de lesões, que nos amputou do fantástico avançado que é Éder, foi, na verdadeira acepção da palavra, uma .. conquista!
E que o nosso plantel, não sendo fraco, era desiquilibrado. Como anteriormente referi, faltava-nos alguém que pudesse render o Custódio. Ficamos sem o Ismaily, que é bem melhor do que o Elderson. Perdemos o Lima, que é um dos melhores avançados a actuar em Portugal. E, por fim, não tivemos extremos capazes de imprimir velocidade ao nosso jogo.
Não significa isto que os jogadores que temos sejam fracos, porque não o são, e até temos vários internacionais! Significa, isso sim, que temos posições que estavam mal preenchidas.
E, apesar de tudo isto, fomos a única equipa a ganhar ao Porto. Conquistamos a Taça da Liga. Apuramo-nos para a Champions após eliminar a Udinese. Estivemos a um passo das meias-finais da Taça de Portugal.
Ganhamos em Guimarães, ao fim de alguns anos. Fizemos uma grande exibição na Luz. Brilhamos em Old Trafford.
Nem tudo foi mau, portanto!
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Braga1921 on 12 de June de 2013, 03:29
Quote from: Olho Vivo on 11 de June de 2013, 23:57
Quote from: enormeBRAGA on 11 de June de 2013, 23:48
Pois eu subscrevo Peseiro. Plantel curto e desequilibrado.

Desculpa mas esta afirmação é de quem não tem memória histórica do que foi o Braga ao longo dos anos, mesmo dos últimos. Mas alguma vez na nossa história tivemos qualidade como tivemos esta temporada!?!? Mais: estou seguro de que o perfil do plantel - particularmente a quase ausência de alas - foi por opção de Peseiro.

O Peseiro confirmou a ideia que tinha de que é uma pessoa bem formada, mas falhou de forma rotunda com o melhor plantel da história do Braga (e sobretudo por isso). Com um plantel inferior (como os que Jesualdo teve, por exemplo), eu até daria de barato que o seu trabalho teria sido positivo. Mas não. Na "conversa" que ouvimos hoje faltou a apreciação qualitativa ao trabalho de Peseiro. Nenhuma equipa tão desequilibrada quanto foi sempre a nossa alguma vez poderá ter objectivos grandes...

Nem vale apena entrar muito por aqui , o EnormeBraga foi e vai ser sempre um defensor do Peseiro... foi rara a vez que durante toda a época que andamos aqui no fórum o vi apontar seja o que fosse à má gestão dele. Mas é apenas a sua opinião e não tenho nada contra isso, mas o Peseiro vir dizer que o Braga não tinha opções no banco e ser por isso que as vezes fazia substituições aos 80 e 90' é completamente...anedótico.

Sendo assim não sei o que anda o Zé Luis , João Pedro , Amorim e etc a fazer no banco se são inúteis...como o Peseiro fez querer parecer (Sim , a pergunta foi feita já depois dos jogadores estarem recuperados).

Ainda mais incompreensível é o facto de mencionar que o Braga não tem jogadores para transições...como disse o isi_scb e bem , um bom treinador tinha-se apercebido isso em Outubro e arranjado maneira de contornar as coisas, aproveitava o mercado e ia buscar jogadores com essas caracteristicas. No entanto o que fez ele? Nada , continuou a insistir no seu esquema de jogo.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: brigada da relote on 12 de June de 2013, 09:48
Já falei demasiado sobre esse "treinador" e não vi sequer um segundo da entrevista, mas estou muito atento ao que por aqui se escreve. Por isso, só queria dizer que fraco é o treinador que impõe um estilo de jogo aos seus jogadores em vez de implementar um estilo de jogo conforme os jogadores que tem à disposição. Faltou extremos? Ele nunca quis extremos, jogava sempre com interiores para deixar as alas para os laterais. Quis um central, fomos a correr buscar um central às 3 pancadas. Não tem soluções no banco? Mas entre 40 e tal jogadores que se encontram distribuídos pela equipa principal e equipa B, não há jogadores suficientes para compor um banco com qualidade? Em Braga? O Peseiro treinou o Braga ou o clube da terra dele? Então passa a época a dizer que está contente com o que tem, que chega e sobra para cumprir os objectivos e agora vem-se chorar? Que tristeza Peseiro.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Cmcorreia on 12 de June de 2013, 10:06
Tb não ouvi a entrevista, mas a fazer fé no que se escreveu por aqui sobre a mesma, acho que Peseiro usou a mesma para sacudir a água do capote.
Eu acho que a época teve bastante condicionantes, algumas que atrapalharam o trabalho de Peseiro, agora vir dizer que a culpa era dos jogadores (no fundo foi o que ele disse, deduzindo pelo que se vai aqui escrevendo) só revela a sua falta de tato para ser treinador de futebol.
Treinar implica saber do jogo, saber escolher os melhores jogadores possíveis, mas numa equipa como o Braga treinar tem de ser muito mais potenciar o que temos, porque não podemos ter muito melhor, Peseiro nessa linha falhou redondamente. É fácil treinar tendo os melhores jogadores (e mesmo assim há alguns que nem assim lá vão), mas em equipas como o Braga não é fácil porque por muito que queiramos iremos ter sempre planteis desequilibrados, não nos é possível ter 22 jogadores todos do mesmo nível, quanto mais 30 ou 40 (aliás nenhuma equipa do mundo tem isso).
Mas adiante, Peseiro lavou a cara, mas para nós adeptos do braga ele ficará como o treinador que podia e devia ter feito muito mais, outros o fizeram com muito menos!!
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: rpo.castro on 12 de June de 2013, 10:12
Alguns esquecem-se ou não se querem lembrar que quando surgem as lesões, já tinhamos arrumado da Europa e tinhamos um fosso enorme para o duo da frente.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: brigada da relote on 12 de June de 2013, 10:38
Peseiro explica saída do Sporting de Braga (vídeo)

Em entrevista à RTP, o treinador José Peseiro lamentou as expectativas demasiado elevadas e as lesões, mas disse também que, ainda assim, conseguiu afastar alguns rótulos.

in http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=658605&tm=3&layout=122&visual=61 (http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=658605&tm=3&layout=122&visual=61)
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Bracarense on 12 de June de 2013, 12:59
Estive agora a ver a "entrevista" do Peseiro.

Serviu para confirmar algumas ideias que tinha:
- Peseiro é incapaz de assumir a sua incapacidade para lidar com um plantel que não é "equilibrado" à la Barcelona; gostaria de saber na opinião dele qual o clube português que tem um plantel equilibrado, pois o campeão não é certamente, nem o Paços, nem o Sporting e apenas talvez o Benfica se aproxime disso;
- ser jornalista é uma coisa da qual os elementos deste programa nem sequer se aproximam;
- para trabalhar no mundo do futebol, melhor do que ser bom no que se faz é ter bons "amigos" na comunicação social;
- é interessante ouvir alguém dizer que as suas ideias não se adequam ao que tem mas que insiste e é incapaz de mudar ou tentar mudar - acho que isto se enquadra numa qualquer definição de disturbio mental


Boa viagem sr. Peseiro; vá para bem longe e de preferência reforme-se pois acho que não há muitos clubes no mundo que mereçam tal incompetência.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: TiagoHV on 12 de June de 2013, 13:13
Quote from: magico_scbraga on 12 de June de 2013, 02:35
Olho Vivo, não sei se o teu comentário se dirigiu a quem concordou com o Peseiro quanto a um eventual desequilíbrio no plantel.
Não sei se isto significa estar alheado da realidade, ou ter perdido o sentido da realidade, mas a verdade é que, precisamente por não nos podermos comparar com os ditos três grandes, não podemos encarar como tão negativa assim uma época em que conquistamos um 4º lugar e uma Taça da Liga.
Eu sei que o 4º, por significar que ficamos atrás do modesto Paços, é encarado como o fim do mundo.
E que a Taça da Liga conquistada frente ao Porto, por ter sido conseguida sob o comando do Peseiro, é desvalorizada.
Mas, por favor, saibam reconhecer que a vaga de lesões que afectou a nossa equipa contribuiu, e muito, para a inconstância que ao longo da época fomos demonstrado e que nos impediu de alcançar o 3º lugar.
E que a conquista da Taça da Liga, apesar de tal vaga de lesões, que nos amputou do fantástico avançado que é Éder, foi, na verdadeira acepção da palavra, uma .. conquista!
E que o nosso plantel, não sendo fraco, era desiquilibrado. Como anteriormente referi, faltava-nos alguém que pudesse render o Custódio. Ficamos sem o Ismaily, que é bem melhor do que o Elderson. Perdemos o Lima, que é um dos melhores avançados a actuar em Portugal. E, por fim, não tivemos extremos capazes de imprimir velocidade ao nosso jogo.
Não significa isto que os jogadores que temos sejam fracos, porque não o são, e até temos vários internacionais! Significa, isso sim, que temos posições que estavam mal preenchidas.
E, apesar de tudo isto, fomos a única equipa a ganhar ao Porto. Conquistamos a Taça da Liga. Apuramo-nos para a Champions após eliminar a Udinese. Estivemos a um passo das meias-finais da Taça de Portugal.
Ganhamos em Guimarães, ao fim de alguns anos. Fizemos uma grande exibição na Luz. Brilhamos em Old Trafford.
Nem tudo foi mau, portanto!

Não vale a pena caro forista.... Esteve tudo mal.... É a crise....
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Olho Vivo on 12 de June de 2013, 15:12
Quote from: magico_scbraga on 12 de June de 2013, 02:35
Olho Vivo, não sei se o teu comentário se dirigiu a quem concordou com o Peseiro quanto a um eventual desequilíbrio no plantel.
Não sei se isto significa estar alheado da realidade, ou ter perdido o sentido da realidade, mas a verdade é que, precisamente por não nos podermos comparar com os ditos três grandes, não podemos encarar como tão negativa assim uma época em que conquistamos um 4º lugar e uma Taça da Liga.
Eu sei que o 4º, por significar que ficamos atrás do modesto Paços, é encarado como o fim do mundo.
E que a Taça da Liga conquistada frente ao Porto, por ter sido conseguida sob o comando do Peseiro, é desvalorizada.
Mas, por favor, saibam reconhecer que a vaga de lesões que afectou a nossa equipa contribuiu, e muito, para a inconstância que ao longo da época fomos demonstrado e que nos impediu de alcançar o 3º lugar.
E que a conquista da Taça da Liga, apesar de tal vaga de lesões, que nos amputou do fantástico avançado que é Éder, foi, na verdadeira acepção da palavra, uma .. conquista!
E que o nosso plantel, não sendo fraco, era desiquilibrado. Como anteriormente referi, faltava-nos alguém que pudesse render o Custódio. Ficamos sem o Ismaily, que é bem melhor do que o Elderson. Perdemos o Lima, que é um dos melhores avançados a actuar em Portugal. E, por fim, não tivemos extremos capazes de imprimir velocidade ao nosso jogo.
Não significa isto que os jogadores que temos sejam fracos, porque não o são, e até temos vários internacionais! Significa, isso sim, que temos posições que estavam mal preenchidas.
E, apesar de tudo isto, fomos a única equipa a ganhar ao Porto. Conquistamos a Taça da Liga. Apuramo-nos para a Champions após eliminar a Udinese. Estivemos a um passo das meias-finais da Taça de Portugal.
Ganhamos em Guimarães, ao fim de alguns anos. Fizemos uma grande exibição na Luz. Brilhamos em Old Trafford.
Nem tudo foi mau, portanto!


Mas alguém disse que tudo foi mau ou que as lesões foram irrelevantes!?!? Já o disse aqui várias vezes, se Éder não se tem lesionado, acredito que ainda chegaríamos ao terceiro lugar, nas circunstâncias únicas que se reuniram nesta temporada (com um Sporting a fazer uma liga ridícula). Já não cola, para mim, o argumento das lesões lá atrás - tirando numa ou noutra circunstância pontual, nem com os melhores centrais do mundo haveria remédio para uma equipa que defendia colectivamente como a nossa. E, depois, a continuidade de Santos no onze, depois de as primeiras figuras terem recuperado, mostra que talvez Peseiro se tenha equivocado quando lançou mão de um central com que não contava (Haas) quando as lesões no eixo da defesa surgiram. Disse na altura e sem ver qualquer jogo da equipa B que duvidava que não houvesse por lá um central com mais qualidade...

Volto a dizer, acho inconcebível que um adepto do Braga não reconheça a categoria dos meios que Peseiro tinha em mãos. Perdemos o Lima!? Mas não ganhámos Éder!?!? Ou alguém julga que teríamos capacidade para ter Lima e Éder no mesmo plantel!? E as alternativas a Éder eram piores do que as alternativas a Lima na época passada!? Tínhamos Nuno Gomes, um jogador de grande classe, sem dúvida, mas ainda bem que Lima não se lesionou e não foi preciso lançar o Nuno só na frente, com o andamento que infelizmente já não tem. As alternativas a Custódio na época passada eram melhores!? Mas quem, os que foram dispensados por Peseiro - Vinicius e Luís Alberto!? E toda a gente percebeu porque saiu Ismaily. Se o comportamento da equipa tivesse sido outro até aí, se pelo menos tivéssemos sido apurados para a Liga Europa, estou certo que se aguentaria até final da época.

Peseiro reconheceu ontem os efeitos perniciosos de expectativas desmedidas - promovidas por si e por António Salvador. Mas se falar em título foi um disparate, o pódio não o seria. Mas falar em pódio à partida para um campeonato significa dizer que temos por objectivo atingir uma pontuação na ordem dos 60 pontos, uma liga semelhante à de Jardim. Por acaso, até nem seria preciso tanto. Infelizmente, Peseiro apenas conseguiu replicar a liga do seu Sporting, que o painel do programa Grande Área tanto elogia. E é mesmo curioso: a pontuação que esse Sporting registou (convertendo os 61 pontos em 34 jogos para uma pontuação equivalente em 30) não chegava para ficar à frente do Paços de Ferreira nesta época!!!!

Mas se outros motivos não houvesse, temos aspectos qualitativos - que são subjectivos mas que, pelo menos para mim, desqualificam o trabalho de Peseiro. Eu não concebo uma equipa que tenha ambições com o grau de (des)organização da nossa equipa. É inconcebível a forma desorganizada como a nossa equipa se apresentava em campo. E repare-se: estamos a falar de um plantel muito semelhante ao que fez a segunda volta da época passada.  44 golos sofridos em 30 jogos da Liga, 13 golos em 6 jogos da fase de grupos da LC (5 do Cluj, 8º classificado da liga romena!!!) não são explicáveis por lesões nem meias lesões. Como se nas épocas passadas não tivéssemos também sido assolados por lesões graves, que também tiveram efeitos no comportamento da equipa (e estou a lembrar-me da recta final da época de Jardim). E não me venham dizer que é uma questão de tempo. Eu reconheço que é preciso tempo para implementar alterações mas... uma temporada não chega para se verem progressos!?!?

O que se trata aqui é de fazer uma avaliação do trabalho de José Peseiro, nas circunstâncias em que ele se produziu. Não posso deixar de insistir neste aspecto. As circunstâncias em que ele sucedeu: plantel com meios como nunca víramos; uma liga com um Sporting à deriva; uma fase de grupos da LC muito acessível (ponderado o grau de dificuldade da competição). Houve coisas boas? Houve. A passagem à fase de grupos da LC, por exemplo. O jogo de Istambul. A final da Taça da Liga. Mas uma temporada não são meia dúzia de bons jogos. E (o que para mim é o pior de tudo), tenho dúvidas de que possamos partir para as próximas ligas com a mesma confiança com que penso que poderíamos ter partido para esta última. Tenho dúvidas, por exemplo, que possamos dizer a priori, com o plantel com que partiremos para a próxima época, que poderemos almejar fazer uma Liga de 60 ou mais pontos. O plantel ainda não está definido mas... Isto significa que em condições de normalidade, mesmo com um Sporting com menos meios do que teve este ano, será difícil chegar ao terceiro lugar - que será sempre o maior prémio da época. Esta época foi, quanto a mim, um grande retrocesso. Destruiu-se o que de bom havia (e não é verdade que o Braga de Jardim fosse uma equipa só de transições) e o que surgiu em seu lugar não dá quaisquer garantias. Vai ser preciso começar quase do zero. Jesualdo terá um belo osso para roer...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Pé Ligeiro on 12 de June de 2013, 15:45
Quote from: Olho Vivo on 12 de June de 2013, 15:12
Esta época foi, quanto a mim, um grande retrocesso. Destruiu-se o que de bom havia (e não é verdade que o Braga de Jardim fosse uma equipa só de transições) e o que surgiu em seu lugar não dá quaisquer garantias. Vai ser preciso começar quase do zero. Jesualdo terá um belo osso para roer...

Concordando com todo o texto que o Olho Vivo escreveu, destaco apenas a parte final, por uma questão de economia de espaço e por ter noção de que a infeliz passagem de Peseiro pelo Braga vai deixar sequelas para o futuro. Jesualdo vai ter um sem dúvida um osso duro de roer...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: disco infiltrator on 12 de June de 2013, 19:36
Estava à espera que o peseiro aparecesse numa entrevista, feita por um amiguinho jornalista, a tentar limpar a imagem, só não esperava que fosse tão cedo. Por um lado, melhor assim pois fica o assunto já arrumado.

O resumo é muito simples, por muitas desculpas que essa pessoa continue a criar, tinhamos o melhor plantel de sempre - incomparavelmente melhor que o do Paços de Ferreira e, até, do que o do Sporting - mas tivemos um péssimo treinador que não soube trabalhar a matéria prima que teve entre mãos. Treinador esse que contou sempre com o apoio e cobertura da direcção e da maioria dos adeptos. Ficou muito clara a incompetência e, já na minha  avaliação, a falta de carácter e coragem para assumir e a humildade para corrigir.

Vamos e estamos a pagar as consequências desta passagem infeliz pelo nosso SCB mas temos que olhar para a frente e com otimismo. Não podemos perder mais tempo a falar do peseiro, é um assunto arrumado. Bola para a frente!
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: rpo.castro on 12 de June de 2013, 22:31
Quote from: disco infiltrator on 12 de June de 2013, 19:36
Estava à espera que o peseiro aparecesse numa entrevista, feita por um amiguinho jornalista, a tentar limpar a imagem, só não esperava que fosse tão cedo. Por um lado, melhor assim pois fica o assunto já arrumado.
Não estava à espera de uma coisa tão à descarada. Uma "entrevista" encomendada com perguntas combinadas para branquear o que se passou nesta época e vender o modelo de futebol de ataque de peseiro que é bom, mas nunca funcionou.

Bem queria ver até ao fim, mas a meio já estava nauseado.

Que ao menos esta entrevista sirva para enganar uns pacóvios de preferência na china ou na austrália.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Vasco Soares on 12 de June de 2013, 22:50
Peço desculpas se não tiver a reproduzir com exatidao a noticia, mas é algo que serve de analogia.
O ministro das finanças aponta como uma das causas do fraco crescimento económico a questão da meteorologia que se fez sentir no nosso país.
O que numa comissão qualquer na Assembleia da República motivou que um deputado da opsicao  brincasse com a situação e pergunta se se era melhor começar a usar o borda d'agua para fazer previsões económico-financeiras.
Eu pergunto se depois dessa "nojeira" de entrevista deveríamos tambem durante a época ter levado o borda d'agua para QD perdemos por causa do vento, ou algum livro de medicina desportiva para prever-mos algu lesão e consequente afectação do rendimento despótivo, ou se por sua vez todos, repito todos os frequentadores do axa esta época, devessem levar para o estádio um psico-analista para nos ajudar a compreender certos e determinados comportamentos da nossa equipa.
Tudo isto para dizer que quer a situação do ministro das finanças, quer do peseiro teriam de facto imensa graça senão fossem assuntos sérios demais...
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: rpo.castro on 12 de June de 2013, 23:15
Quote from: vasco soares on 12 de June de 2013, 22:50
Peço desculpas se não tiver a reproduzir com exatidao a noticia, mas é algo que serve de analogia.
O ministro das finanças aponta como uma das causas do fraco crescimento económico a questão da meteorologia que se fez sentir no nosso país.
O que numa comissão qualquer na Assembleia da República motivou que um deputado da opsicao  brincasse com a situação e pergunta se se era melhor começar a usar o borda d'agua para fazer previsões económico-financeiras.
Eu pergunto se depois dessa "nojeira" de entrevista deveríamos tambem durante a época ter levado o borda d'agua para QD perdemos por causa do vento, ou algum livro de medicina desportiva para prever-mos algu lesão e consequente afectação do rendimento despótivo, ou se por sua vez todos, repito todos os frequentadores do axa esta época, devessem levar para o estádio um psico-analista para nos ajudar a compreender certos e determinados comportamentos da nossa equipa.
Tudo isto para dizer que quer a situação do ministro das finanças, quer do peseiro teriam de facto imensa graça senão fossem assuntos sérios demais...
Reproduziste com maior exactidão que os supostos jornalistas desportivos que temos.

Continuando em off-topic, o deputado do pcp não só levou o borda d' água, como leu algumas previsões que vão explicar o fraco desempenho da economia portuguesa, devido à chuva: "As notícias não são boas. Água de julho, no rio faz barulho, chuva de agosto apressa o Mosto, em setembro pelo São Mateus não peça chuva a Deus"

O ministro da economia (o álvaro dos pasteis de nata) mijou-se a rir. E enquanto eles riem, nós choramos....
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Vasco Soares on 12 de June de 2013, 23:29
Quote from: rpo.castro on 12 de June de 2013, 23:15
Quote from: vasco soares on 12 de June de 2013, 22:50
Peço desculpas se não tiver a reproduzir com exatidao a noticia, mas é algo que serve de analogia.
O ministro das finanças aponta como uma das causas do fraco crescimento económico a questão da meteorologia que se fez sentir no nosso país.
O que numa comissão qualquer na Assembleia da República motivou que um deputado da opsicao  brincasse com a situação e pergunta se se era melhor começar a usar o borda d'agua para fazer previsões económico-financeiras.
Eu pergunto se depois dessa "nojeira" de entrevista deveríamos tambem durante a época ter levado o borda d'agua para QD perdemos por causa do vento, ou algum livro de medicina desportiva para prever-mos algu lesão e consequente afectação do rendimento despótivo, ou se por sua vez todos, repito todos os frequentadores do axa esta época, devessem levar para o estádio um psico-analista para nos ajudar a compreender certos e determinados comportamentos da nossa equipa.
Tudo isto para dizer que quer a situação do ministro das finanças, quer do peseiro teriam de facto imensa graça senão fossem assuntos sérios demais...
Reproduziste com maior exactidão que os supostos jornalistas desportivos que temos.

Continuando em off-topic, o deputado do pcp não só levou o borda d' água, como leu algumas previsões que vão explicar o fraco desempenho da economia portuguesa, devido à chuva: "As notícias não são boas. Água de julho, no rio faz barulho, chuva de agosto apressa o Mosto, em setembro pelo São Mateus não peça chuva a Deus"

O ministro da economia (o álvaro dos pasteis de nata) mijou-se a rir. E enquanto eles riem, nós choramos....
Foi mesmo isso rpo.Castro , mas devíamos ser nos ,braguistas , a completar o borda d'agua com proverbios do género:
"bom era o fevereiro se nos tivesse levado o peseiro"
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Kilo on 12 de June de 2013, 23:33
Quote from: vasco soares on 12 de June de 2013, 23:29
Quote from: rpo.castro on 12 de June de 2013, 23:15
Quote from: vasco soares on 12 de June de 2013, 22:50
Peço desculpas se não tiver a reproduzir com exatidao a noticia, mas é algo que serve de analogia.
O ministro das finanças aponta como uma das causas do fraco crescimento económico a questão da meteorologia que se fez sentir no nosso país.
O que numa comissão qualquer na Assembleia da República motivou que um deputado da opsicao  brincasse com a situação e pergunta se se era melhor começar a usar o borda d'agua para fazer previsões económico-financeiras.
Eu pergunto se depois dessa "nojeira" de entrevista deveríamos tambem durante a época ter levado o borda d'agua para QD perdemos por causa do vento, ou algum livro de medicina desportiva para prever-mos algu lesão e consequente afectação do rendimento despótivo, ou se por sua vez todos, repito todos os frequentadores do axa esta época, devessem levar para o estádio um psico-analista para nos ajudar a compreender certos e determinados comportamentos da nossa equipa.
Tudo isto para dizer que quer a situação do ministro das finanças, quer do peseiro teriam de facto imensa graça senão fossem assuntos sérios demais...
Reproduziste com maior exactidão que os supostos jornalistas desportivos que temos.

Continuando em off-topic, o deputado do pcp não só levou o borda d' água, como leu algumas previsões que vão explicar o fraco desempenho da economia portuguesa, devido à chuva: "As notícias não são boas. Água de julho, no rio faz barulho, chuva de agosto apressa o Mosto, em setembro pelo São Mateus não peça chuva a Deus"

O ministro da economia (o álvaro dos pasteis de nata) mijou-se a rir. E enquanto eles riem, nós choramos....
Foi mesmo isso rpo.Castro , mas devíamos ser nos ,braguistas , a completar o borda d'agua com proverbios do género:
"bom era o fevereiro se nos tivesse levado o peseiro"


"bom era o JANEIRO se nos tivesse levado o peseiro"

Podia ser que não tivessemos sido eliminados pela aquela anedota de equipa aqui do lado. Ele e o Salino, já agora.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Bracarense on 12 de June de 2013, 23:47
Quote from: Zé Cometa on 12 de June de 2013, 23:33

"bom era o JANEIRO se nos tivesse levado o peseiro"


E assim nasce um dito popular bracarense.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Lipeste on 04 de June de 2016, 20:10
Comparando o que aqui se escreveu com aquilo que hoje se diz de Peseiro noutros tópicos deste forum só AS parece ter mudado de opinião (a confirmar-se o regresso).
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Magicobraga on 04 de June de 2016, 20:14
Vamos voltar a mediocridade.
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: El Che on 04 de June de 2016, 20:58
so disparates que se le neste forum....


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: Pé Ligeiro on 05 de June de 2016, 01:19
Quote from: Pé Ligeiro on 12 de June de 2013, 15:45
Quote from: Olho Vivo on 12 de June de 2013, 15:12
Esta época foi, quanto a mim, um grande retrocesso. Destruiu-se o que de bom havia (e não é verdade que o Braga de Jardim fosse uma equipa só de transições) e o que surgiu em seu lugar não dá quaisquer garantias. Vai ser preciso começar quase do zero. Jesualdo terá um belo osso para roer...

Concordando com todo o texto que o Olho Vivo escreveu, destaco apenas a parte final, por uma questão de economia de espaço e por ter noção de que a infeliz passagem de Peseiro pelo Braga vai deixar sequelas para o futuro. Jesualdo vai ter um sem dúvida um osso duro de roer...

Este era o estado de espírito quando o Peseiro foi despedido...
Será que quem o despediu por incompetência o vai contratar outra vez? Ou vai ser obrigado a isso pelo Jorge Mendes?
Title: Re: Época 2012/2013: que balanço?
Post by: rpo.castro on 05 de June de 2016, 11:39
Quote from: Pé Ligeiro on 05 de June de 2016, 01:19
Quote from: Pé Ligeiro on 12 de June de 2013, 15:45
Quote from: Olho Vivo on 12 de June de 2013, 15:12
Esta época foi, quanto a mim, um grande retrocesso. Destruiu-se o que de bom havia (e não é verdade que o Braga de Jardim fosse uma equipa só de transições) e o que surgiu em seu lugar não dá quaisquer garantias. Vai ser preciso começar quase do zero. Jesualdo terá um belo osso para roer...

Concordando com todo o texto que o Olho Vivo escreveu, destaco apenas a parte final, por uma questão de economia de espaço e por ter noção de que a infeliz passagem de Peseiro pelo Braga vai deixar sequelas para o futuro. Jesualdo vai ter um sem dúvida um osso duro de roer...

Este era o estado de espírito quando o Peseiro foi despedido...
Será que quem o despediu por incompetência o vai contratar outra vez? Ou vai ser obrigado a isso pelo Jorge Mendes?
Depois de anos de sucessivo crescimento, com Peseiro (elevadas expectativas) há um retrocesso. Com jesualdo a debacle total. Sérgio conceição junta os cacos e faz regressar a normalidade. PF volta a elevar a fasquia. E agora?