News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A BOLA fomenta mal-estar entre Braga e V.Guimarães

Started by Olho Vivo, 25 de July de 2008, 01:24

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Guerra aberta no Minho

Rivalidade entre V. Guimarães e Sp. Braga levada ao extremo Vitorianos ganharam Douglas, perderam Alan e Renteria e tentaram roubar Mossoró FC Porto apoia bracarenses e Benfica aliou-se aos vimaranenses

Por ANTÓNIO CASANOVA

NO Minho já não havia memória de algo assim. Subitamente, as posições extremaram-se. Mesmo nunca esquecidos por adeptos mais fervorosos e claques mais ou menos organizadas (entre pedradas e sopapos, há sempre relatos e registos de vidros partidos, chapa amolgada e, também, feridos nos permanentes reencontros das duas equipas), os ódios e rivalidades dos maiores emblemas minhotos foram inquestionavelmente diluídos num passado recente, por operações de charme promovidas pelas últimas direcções de ambos os clubes (alguém já esqueceu a conferência conjunta entre Vítor Magalhães e António Salvador, na véspera do enésimo jogo entre vimaranenses e arsenalistas, há três épocas?) e por relações de amizade entre dirigentes (sabiam que os actuais líderes do Sp. Braga e V. Guimarães, além de partilharem o mesmo ramo de actividade, nunca esconderam os laços de franca harmonia que os unem?).

Incrivelmente, surpreendentemente, surge agora o recuperar de uma história quase centenária, feita e construída à base de intrigas, de ataques verbais, de denúncias de roubos de jogadores, de confrontos de adeptos à entrada e saída das duas cidades separadas por uma dúzia de quilómetros, com o expoente máximo dessa rivalidade a vislumbrar-se entre as quatro linhas de um relvado de futebol e as bancadas que rodeiam o terreno de jogo.

Porquê tanto fel novamente destilado? Porquê despertar rancores, abominações, aversões e inimizades que estavam praticamente adormecidos e controlados?

ORIGEM DE NOVOS ÓDIOS

A Champions League surge, decididamente, como causador máximo do reacender de desamores e animosidades que começam a ser levados ao extremo, apesar de tentativas vãs de posições mais ou menos diplomáticas entre dirigentes dos dois clubes. Sim, não há como camuflar sentimento tão lancinante e facilmente perceptível nos diálogos cruzados e outras conversas vadias — em Braga não faltou quem se roesse terrivelmente de inveja pela proeza vitoriana de atingir o 3.º lugar e a hipótese de jogar a última pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões; em Guimarães, pelo contrário, os adeptos, naturalmente ufanos, continuam a atirar à cara dos vizinhos conquista tão singular. Mas, verdadeiramente, não foi por aí ou, melhor, não foi só por isso que os dois clubes começaram a transformar o mercado de jogadores no cenário preferido para uma guerra aberta.

Tudo começou, tudo teve real origem na união V. Guimarães-Benfica e na luta que os dois emblemas travaram na UEFA contra o FC Porto. Defendiam vitorianos e benfiquistas que os dragões não deviam poder jogar nesta edição da Champions. Os portistas não apreciaram nem um pouco a colagem do Vitória ao Benfica, até pela aliança férrea que azuis e vimaranenses exibiram na última temporada (entre cedências, compra e venda de jogadores, os vitorianos, imaginem!, chegaram a receber do FC Porto 420 mil euros a mais na transferência de Rabiola para o Dragão, em jeito de compensação por Jorginho ter ido para Braga...). Pior do que não terem gostado nada da afronta vitoriana, os dragões tentam demonstrá-lo com actos e decisões a tentar privilegiar descaradamente o Sp. Braga.

DOUGLAS, O PRIMEIRO

Assim, além de terem inviabilizado a transferência de futebolistas do Dragão para o Castelo (Alan, Adriano, Pitbull e Renteria eram alguns dos que estavam inicialmente prometidos ao Vitória), o FC Porto acabaria por ceder a título definitivo o primeiro daquela lista ao Sp. Braga e fê-lo um dia depois de Manuel Cajuda quase ter pedinchado publicamente pelo empréstimo do atacante brasileiro, um dos mais valiosos jogadores da dourada época 07/08 vimaranense.

Mais: o FC Porto também já chegou a acordo com os bracarenses para o empréstimo de Renteria e falta só este aterrar na Invicta (o colombiano aguarda por um visto de saída do seu país) para ser reencaminhado para a cidade dos Arcebispos.

Contas feitas, a vantagem do Sp. Braga sobre o V. Guimarães é óbvia: no jogo pela contratação de jogadores, os bracarenses chegaram ao dois-a-zero com extrema facilidade e alto patrocínio portista.

O que poucos sabem e A BOLA está em condições de revelar é que o braço de ferro travado entre Sp. Braga e Vitória começou com um triunfo dos últimos. O jogador em causa era Douglas, que já veste de branco e esteve a um pequeno passo de vestir de vermelho. Mas os 600 mil euros oferecidos pelos vitorianos ao América de Minas Gerais superaram enormemente (o dobro, diz-se) a oferta bracarense.

TRÊS-A-UM

O score é, pois, de dois-a-um, a favor dos bracarenses. Perdão, era de dois-a-um, pois actualmente é de três-a-um. Passamos a explicar: os vitorianos, nas últimas horas, fizeram tudo para tentar desviar Márcio Mossoró do Sp. Braga. Chegaram a telefonar para o Internacional de Porto Alegre a anunciar que estavam dispostos a superar qualquer oferta de compra do passe do ex-maritimista feita pelos bracarenses, oferecessem estes meio, um ou dois milhões de euros por Mossoró. O Vitória buscava a révanche por ter visto fugir Alan, mas não foi a tempo. Isto porque, quando telefonaram de Guimarães a fazer tão ousada proposta, já Mossoró estava vendido e tinha tudo acertado com o Sp. Braga. A prova está no contrato ontem assinado.

Só uma dúvida: há mais golpes preparados? Há mais jogadores para desviar ou roubar ao rival? Haja o que houver, não restam dúvidas de que este Verão minhoto será escaldante.

in A BOLA



Realmente, só precisávamos de uma "notícia" destas para azedar o ambiente...

easy_scb

È incitar a um extremar de opinioes e de uma 'guerra'...a história do 'tres-a-um' nao tem lógica nenhuma assim como desconfio muito da historia do Mossoró...nao acredito nessa posiçao do vitoria de querer roubar a qualquer custo o Mossoró...enfim mau jornalismo...

Kilo

 Pelo menos deu para rir um bocado! Enfim, uma tristeza ao nível do nosso país... :-\

semprebraga

A BOLA??? Mas alguém acha que A Bola é um jornal???

Pé Ligeiro

Eles sabem o que têm que fazer para incendiar o ambiente!

É preciso que os adeptos dos dois clubes sejam inteligentes e não se deixem manipular por notícias destas!

Este jornal e outros que por aí andam, estão ao serviço dos 3 grandes e não aceitam de bom grado que outros clubes possam pôr em causa a hegemonia desse triunvirato!

Os clubes médios e pequenos têm é que se unir para lutar contra o favorecimento a todos os níveis dos mesmos do costume...

BRAGA SEMPRE MAIS!

4338

Atrevo-me a dizer que 'A Bola' ''armou o cão''!

Se as coisas entre vimaranenses e Braguistas já não eram muito amistosas com isto quase que fico com medo de sair à rua, pelo relato feito por esses jornaleiros até parece a Guerra Fria ou assim, tarda nada começam a competir pelos roupeiros e pelos cortadores de relva uns dos outros segundo parece...LOL

Isso não foi roubar jogadores, isso foi saber negociar, algum dos jogadores envolvidos tinha assinado ou estava muito muito próximo de o fazer? Creio que não, a única coisa que espero deste guimarães é que nos ajude a abalar os 3 ''grandes'' ficando em 3º lugar, mesmo atrás do nosso SCB  ;D ;D ;D


Entendam que quero com isto dizer que tanto o SCB como a espanholada têm o ''dever'' de roubar as atenções neste campeonato e mostrar ao país e além-fronteiras que também se joga futebol no minho, o Setúbal tambem poderá ajudar nesta batalha contra a 'descentralização' dos vencedores de campeonatos e taças!

A rivalidade é bonita quando se sabe estabelecer limites, mas há aspectos, como esta notícia, que não são saudáveis, era preferível estarmos todos do mesmo lado e a lutar por um futebol de melhor qualidade e sem tanta trafulhice! (Apesar de irmãos de certos presidentes serem A, B ou C; ou apesar de 'colinhos', 'vaquinhas' o que lhes queiram chamar!)

Tal como disse Braguistas e vimaranenses devem entender esta notícia como mais uma baboseira feita por jornaleiros sem carácter. Cada vez mais acredito em equipas como o SCB, o VSC e o Vit. Setúbal para 'animar' o futebol nacional, claro que há uma grande diferença financeira entre estes e os ditos 3 mamões mas a longo prazo estas equipas podem vencer umas taças, fazerem excelentes participações em competições europeias e quiça acabar no 'pódio' no final das temporadas, digo isto porque ainda acredito haver solução para esta palhaçada a que ainda chamamos de 'futebol'.....

Haja bom senso por parte de jornaleiros, e espero que nós, adeptos dos clubes ditos ''inferiores'' (não sei em que aspectos!!) consigamos tornar este futebol mais bonito, encher estádios e afins, vibrar com as nossas equipas mais do que aqueles que torcem pelos .... Não gostavam de uma competição nacional de futebol mais renhida? Com uma CS mais imparcial?

Eu gostava, imenso!


Olho Vivo

#6
Quote from: semprebraga on 25 de July de 2008, 01:37
A BOLA??? Mas alguém acha que A Bola é um jornal???


Sem querer discutir a qualidade do nosso jornalismo desportivo, é ingénuo pensar que ele não tem relevância na formação da opinião pública (neste caso nas questões desportivas) e na definição das preferências clubísticas...

Lamento que seja esta a mesma gente que, depois de lançar gasolina para a fogueira, se venha arvorar em arauta do desportivismo e fair-play quando as coisas azedam... como se nada do que se passa não fosse (também e em parte) consequência de uma certa forma de fazer "jornalismo"...

BRAGA FOREVER

#7
Quote from: Pedro Ribeiro on 25 de July de 2008, 01:24


O score é, pois, de dois-a-um, a favor dos bracarenses. Perdão, era de dois-a-um, pois actualmente é de três-a-um. Passamos a explicar: os vitorianos, nas últimas horas, fizeram tudo para tentar desviar Márcio Mossoró do Sp. Braga. Chegaram a telefonar para o Internacional de Porto Alegre a anunciar que estavam dispostos a superar qualquer oferta de compra do passe do ex-maritimista feita pelos bracarenses, oferecessem estes meio, um ou dois milhões de euros por Mossoró. O Vitória buscava a révanche por ter visto fugir Alan, mas não foi a tempo. Isto porque, quando telefonaram de Guimarães a fazer tão ousada proposta, já Mossoró estava vendido e tinha tudo acertado com o Sp. Braga. A prova está no contrato ontem assinado.

in A BOLA



A ser verdade,então toma lá que é fresquinha...e eu gosto!  :P

Eu gostei da "notícia" pelo resultado final,pois ganhamos 3-1! ;D

Mais vale levar "na boa" estes artigos,não vale a pena ler isto a sério.
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Zezinho 3005

Quote from: Pedro Ribeiro on 25 de July de 2008, 01:24
Passamos a explicar: os vitorianos, nas últimas horas, fizeram tudo para tentar desviar Márcio Mossoró do Sp. Braga.

Oh cajuda mete gelo que isso passa!!!

Os manolos podem tar a nossa frente em algumas coisas,mas agora tentarem competir co salvador em termos de negocios????ainda xeiram muito a lente.......

Zeus

Nós não somos assim tão maus...
Ainda podíamos fazer pior, não se esqueçam que 30% do João Alves pertence ao Braga ele só está lá porque nós deixamos... ;D ;D

Não somos assim tão maus vizinhos ::)
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

Pedro Coelho

Não sei como é que A Bola foi capaz de publicar uma notícia... Com factos de relevo... Com informações não desmentidas até agora por aqui... Ao que isto chegou...

Heisenberg

Quote from: Zeus on 25 de July de 2008, 02:16
Nós não somos assim tão maus...
Ainda podíamos fazer pior, não se esqueçam que 30% do João Alves pertence ao Braga ele só está lá porque nós deixamos... ;D ;D

Não somos assim tão maus vizinhos ::)

Pois é, mas essa agora é que fazia um jeitaço para o nosso meio campo!

Quanto a estas "noticias", ou diarreias mentais, de onde vem, já não há que admirar...

Afonso Matos


Kilo

 Engraçado... O Jogo refere-se exactamente ao mesmo na edição de hoje! Da luta por Douglas, por Mossoro e por Alan...

É a p*** da maluqueira ;D ;D

Olho Vivo

#14
Quote from: Pedro Coelho on 25 de July de 2008, 02:22
Não sei como é que A Bola foi capaz de publicar uma notícia... Com factos de relevo... Com informações não desmentidas até agora por aqui... Ao que isto chegou...


"Factos":

Quote
- Guerra aberta

- Subitamente, as posições extremaram-se.

- (...) tanto fel (...) destilado?

- NOVOS ÓDIOS

- (...) a vantagem do Sp. Braga sobre o V. Guimarães é óbvia: no jogo pela contratação de jogadores, os bracarenses chegaram ao dois-a-zero (...)

- TRÊS-A-UM

- Só uma dúvida: há mais golpes preparados? Há mais jogadores para desviar ou roubar ao rival? Haja o que houver, não restam dúvidas de que este Verão minhoto será escaldante.



Se isto são factos...

O único facto novo (verdadeiro ou não) seria a tentativa de "rapto" de Mossoró. Quanto a Douglas, a notícia tem barbas e foi relatada pel' O JOGO há quase um mês:

Quote"Escapou" ao Braga de Jesus

Denominados de clubes rivais, Braga e Guimarães chegaram a ser coincidentes no interesse por Douglas. Avalizado por Jorge Jesus, o ponta-de-lança chegou a motivar conversações entre os seus representantes e a SAD arsenalista, mas o Guimarães venceu a corrida ao avançar com uma proposta melhor.



Em clubes de dimensão semelhante, com objectivos idênticos, que trabalham com os mesmos empresários é perfeitamente normal haver situações de interesse coincidente em muitos jogadores. O que não é o mesmo que comprar apenas para "lixar" a concorrência (nem nós temos arcaboiço para isso). Eu não acho que o interesse em Alan tenha sido apenas motivado por picar o rival V.Guimarães (e eu até nem sou fã do jogador) - o que do ponto de vista económico seria uma estupidez. O que diríamos então da coincidência de interesse em alguns jogadores que publicamente Braga e Belenenses manifestaram logo no início do defeso (tendo um dos jogadores ido até parar ao.. Nacional). Estamos em guerra com o Belenenses?

O que está aqui em causa é mais uma vez o estender da guerra Porto-Benfica. É verdade que nos pusemos a jeito, não tendo o cuidado de vincar uma posição de neutralidade e distanciamento, mas isto não passa de efeitos colaterais dessa guerra, para a qual nos querem arrastar. Espero que não nos deixemos cair numa guerra (essa sim) que não é nossa... e da qual não retiraremos quaisquer dividendos...


Nota: aqui fica um trecho de um artigo de opinião (João Bonzinho, A BOLA):

(...) O FC Porto (estava mesmo a ver-se) transferiu para Braga a óptima relação que tinha com os homens de Guimarães. Jogará no torneio bracarense, para Braga que foi mandado o ex-emprestado ao V. Guimarães, Alan, e consta mesmo que os portistas foram ao clube do D. Afonso Henriques sacar, imaginem, toda a equipa de sub-14 para a pôr a jogar no rival e mais modesto Vizela.

Como se sabe, e volta a ver-se, quando se irritam, os homens do FC Porto não fazem a coisa por menos. Para os nossos amigos tudo, para os nossos inimigos nada. Se bem o dizem, melhor o executam. (...)

Afinal, quem são os protagonistas da tal "guerra"?

spinto

Vocês ainda não perceberam que querem-nos atacar por serem um jornal lampião e ao mesmo tempo ter fortes ligações a guimarães.

Eles querem é vender jornais no minho.

Ó JORNALISTA ANTÓNIO CASANOVA, VAI DAR BANHO AO CÃO, INFORMA EM VEZ DE DESISNFORMAR E EXTREMAR POSIÇÕES, A RIVALIDADE EXTREMA É BOA PARA VENDER MAS POR MINHA PARTE VAIS PRÓ DESEMPREGO.

desculpem o caps
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

JOAO CARLOS

Este tipo de notícias são uma patetice. Mesmo sendo verdade, e não faço ideia se sim ou não, não é desta forma que se contribui em nada para o melhoramento, que se necessita urgente, das relações entre os clubes. Não só Braga e Guimarães mas todos os que incorporam a Liga. Agora falando como adepto fervoroso e não querendo pôr mais lenha na fogueira digo que não ganhámos 3-1 mas sim 3-0. Perceberão isso quando virem o Douglas jogar... Está a anos-luz de qualquer um dos outros.

JR1287

A notícia, que é mais um artigo de opinião, além de pateta, é perigosa!!!
No que aqui li, vejo que somos inteligentes e desvalorizamos este artigo; os adeptos do Guim que lerem a notícia, alguns também serão inteligentes e vão fazer o mesmo. Mas para os fanáticos braguistas e vitorianos, alguns deles menos inteligentes que nós, vão levar a sério, vão levar a mal, e acreditem que vão voltar os insultos, as ameaças e as agressões sem sentido. Graças a artigos como este, não antevejo nada de bom para um futuro próximo!!!
Apelo aos vitorianos que costumam vir aqui que, tal como nós estamos a fazer, desvalorizem estas tretas, e se mantenham calmos.
E para demonstrar que não me revejo nestas guerras, vou fazer algo, com um destino específico, e que nunca fiz antes na vida! - Boa sorte, Vitória, espero que fiquem bem classificados, de preferência logo atrás de nós, em segundo lugar.
Mantenhamos todos a calma, e ignoremos estes incendiários ridículos!!!

Apenas_Braga

Quote from: Ferreira-Braga on 25 de July de 2008, 01:41
Eles sabem o que têm que fazer para incendiar o ambiente!
É preciso que os adeptos dos dois clubes sejam inteligentes e não se deixem manipular por notícias destas!
Este jornal e outros que por aí andam, estão ao serviço dos 3 grandes e não aceitam de bom grado que outros clubes possam pôr em causa a hegemonia desse triunvirato!
Os clubes médios e pequenos têm é que se unir para lutar contra o favorecimento a todos os níveis dos mesmos do costume...

Concordo plenamente, a rivalidade sempre existiu e sempre existirá, falo da revalizar salutar.

O que esse jornal quer é dizer que as pessoas de Braga e Guimarães, são arroaceiras, que só existe violência, etc., etc., esquecendo-se desses dois clubes da capital que até MATAM pessoas, enfim ...
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

Freitas

À boleia do tricampeão em direcção à Europa
ANTÓNIO TADEIA

O maior beneficiado da guerra jurídica lançada por Benfica e V. Guimarães contra o FC Porto na UEFA e no Tribunal Arbitral do Desporto foi, até agora, o Sp. Braga. No ano em que aposta mais forte desde a separação de Jesualdo Ferreira, o clube do Minho já acolheu um dispensado de luxo do tricampeão nacional, como é Alan, e pode vir a receber outro, no caso Renteria. Se juntarmos a esses nomes o plantel que já existia no Minho, a capacidade de movimentação de Carlos Freitas no mercado e a habilidade para descobrir jogadores de Jorge Jesus, podemos bem dizer que o Sp. Braga pode fazer nesta Liga o que o V. Guimarães fez na última: intrometer-se entre os grandes.

Da época passada transitam alguns valores seguros. Ainda que só 13 dos 29 jogadores usados na última temporada pelos três treinadores ao serviço de António Salvador tenham passado para o actual plantel, entre eles estão elementos com provas dadas, como o lateral João Pereira, já campeão nacional pelo Benfica; o instável mas por vezes brilhante César Peixoto, que ajudou o FC Porto a vencer três campeonatos, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões; Linz, letal jogador de área que fez 16 golos entre a Liga e a UEFA; ou ainda o promissor Stélvio e o já muitas vezes cobiçado Rodriguez. Outros, como Madrid, Frechaut e Vandinho, procuram recuperar o fulgor de há algumas épocas, ao passo que por exemplo Matheus só precisa de se lembrar dos onze golos que fez em meia temporada no V. Setúbal, antes de se apagar no regresso ao Braga e à sua rotação acelerada de treinadores.

Ora a esta base o Sp. Braga juntou excelentes jogadores, quase todos recrutados no mercado interno, para se correrem menos riscos. Eduardo, uma das bases do sucesso de Carvalhal em Setúbal, voltou para se ocupar pela primeira vez das balizas do seu clube, sete anos e meio depois de se ter estreado na equipa B. Moisés, velho conhecido de Carlos Freitas - que o trouxe para o Sporting há anos, vendo o negócio gorar-se por causa de um castigo da FIFA ao jogador - chega do Boavista e passa a ter a companhia de André Leone, seu colega no Cruzeiro campeão mineiro em 2006. Evaldo, sólido lateral esquerdo que falhou apenas quatro jogos do Marítimo nos últimos três anos, pode completar a defesa com qualidade. Luís Aguiar, a principal inspiração ofensiva na segunda metade da época da Académica, durante a qual fez seis assistências, trará capacidade para o último passe, em bola corrida ou parada. Alan, autor de cinco passes para golo na caminhada do V. Guimarães até ao terceiro lugar, ajudará a dar largura ao jogo, factor em que será certamente ajudado pelo mais móvel dos avançados, seja ele Paulo César (cinco golos e uma assistência na U. Leiria), Mossoró (sete golos e dois passes decisivos no Marítimo) ou mais alguém que possa chegar. ( in O JOGO )

ESTE TÍTULO É NO MÍNIMO HILARIANTE PARA NÃO DIZER PROVOCATÓRIO.......
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE